BRPI0806227A2 - método e aparelho para a implementação do serviço de cnap - Google Patents

método e aparelho para a implementação do serviço de cnap Download PDF

Info

Publication number
BRPI0806227A2
BRPI0806227A2 BRPI0806227-7A BRPI0806227A BRPI0806227A2 BR PI0806227 A2 BRPI0806227 A2 BR PI0806227A2 BR PI0806227 A BRPI0806227 A BR PI0806227A BR PI0806227 A2 BRPI0806227 A2 BR PI0806227A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
calling party
service
party
called
information
Prior art date
Application number
BRPI0806227-7A
Other languages
English (en)
Inventor
Wen Zhou
Original Assignee
Huawei Tech Co Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Huawei Tech Co Ltd filed Critical Huawei Tech Co Ltd
Publication of BRPI0806227A2 publication Critical patent/BRPI0806227A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04MTELEPHONIC COMMUNICATION
    • H04M3/00Automatic or semi-automatic exchanges
    • H04M3/42Systems providing special services or facilities to subscribers
    • H04M3/42025Calling or Called party identification service
    • H04M3/42034Calling party identification service
    • H04M3/42042Notifying the called party of information on the calling party
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04MTELEPHONIC COMMUNICATION
    • H04M2201/00Electronic components, circuits, software, systems or apparatus used in telephone systems
    • H04M2201/22Synchronisation circuits

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)
  • Telephonic Communication Services (AREA)

Abstract

MéTODO E APARELHO PARA A IMPLEMENTAçãO DO SERVIçO DE CNAP. A presente invenção refere-se a um método para a realização do serviço de CNAP, que inclui: o recebimento de uma requisição de serviço enviada pelo sistema de comutação, onde a requisição de serviço porta o identificador da parte chamando e o identificador da parte chamada; a consulta da informação de parte chamando regulada pela parte chamando de acordo com o identificador da parte chamando, e a consulta da informação de localização da parte chamada de acordo com o identificador da parte chamada; após determinar que a MS chamada já está tocando, o envio de uma mensagem flash que contém a informação de parte chamando para a MS chamada de acordo com a informação de localização da parte chamada. A presente invenção também provê um aparelho de serviço de informação de parte chamando de modo conforme. A invenção correlaciona o julgamento do status do processo de conexão de chamada com o tempo de implementação do serviço de CNAP. Portanto, a informação de parte chamando pode ser enviada para a MS chamada em um tempo apropriado, desse modo ajudando a parte chamada na identificação da parte chamando corretamente.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "MÉTODO E APARELHO PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO SERVIÇO DE CNAP".
Campo da Invenção
A presente invenção refere-se a tecnologias de comunicação e, em particular, a um método para a implementação de um serviço de apre- sentação de nome de parte chamando (CNAP) e um apareiho de serviço de informação de parte chamando correspondente. Antecedentes da Invenção
O serviço de CNAP, também conhecido como serviço de infor- mação de parte chamando, é um serviço de valor adicionado. A aplicação do serviço de CNAP é como se segue: quando um usuário origina uma chama- da como uma parte chamando, o sistema de serviço envia a informação de parte chamando regulada pela parte chamando, por exemplo, um cartão comercial e congratulações, para uma estação móvel (MS) de uma parte chamada por meio de uma mensagem flash, de modo que a parte chamada possa obter a informação de parte chamando visualmente. O usuário pode personalizar a informação de parte chamando por cenários, por exemplo, o usuário pode enviar uma informação de parte chamando diferente para par- tes chamadas diferentes em segmentos de tempo diferentes e em áreas di- ferentes, pela regulagem de regras de filtro individualizadas. As mensagens flash são um tipo de mensagem curta. Diferentemente de uma mensagem curta tradicional, a qual é exibida apenas após um usuário pressionar algu- mas teclas, uma mensagem flash é exibida diretamente na tela de uma MS chamada, quando a mensagem flash for recebida, e a mensagem flash ge- ralmente não é salva após a mensagem flash ser exibida.
O serviço de CNAP é diferente do serviço de apresentação de identificação de linha de parte chamando (CLIP). No serviço de CLIP1 o sis- tema de comutação envia o número de parte chamando para a MS chama- da, e a MS chamada exibe o número de parte chamando diretamente ou exibe o nome de parte chamando correspondente ao número de parte cha- mando na agenda de telefones da MS chamada. Se a agenda de telefones da MS chamada não armazenar a informação de usuário chamando corres- pondente ao número chamando, a MS chamada apenas exibirá o número chamando. Mais ainda, a parte chamada nem mesmo é capaz de ver o nú- mero chamando se a parte chamada não tiver assinado o serviço de CLIP. Em contraste com o serviço de CLIP, o serviço de CNAP é regulado pela parte chamando. Quando a parte chamando disca um número chamado, o sistema de serviço envia a informação de parte chamando para a MS cha- mada para facilitar a parte chamada na identificação da parte chamando.
O processo de chamada prévio do serviço de CNAP é breve- mente descrito abaixo, e inclui as etapas a seguir:
(1) uma MS chamando envia uma requisição de chamada para um sistema de comutação.
(2) o sistema de comutação determina que a chamada precisa disparar o serviço de CNAP, e envia uma requisição de informação de parte chamando para um servidor de informação de parte chamando. Ao mesmo tempo ou após o recebimento de uma resposta retornada pelo servidor de informação de parte chamando, o sistema de comutação conecta a chamada à MS chamada.
(3) o servidor de informação de parte chamando armazena a informação de parte chamando regulada pela parte chamando. De acordo com a requisição de informação de parte chamando enviada pelo sistema de comutação, o servidor de informação de parte chamando envia a informação de parte chamando através de uma mensagem flash para a MS chamada para exibição.
Na pesquisa da técnica anterior e do processo na prática, o in- ventor da presente invenção descobre que o envio da informação de parte chamando é independente da conexão da MS chamada após o serviço de CNAP ser disparado pela chamada no processo de chamada precedente. Isto torna difícil garantir que a informação de parte chamando seja enviada para a MS chamada em um tempo apropriado, e não pode ajudar a parte chamada a identificar a parte chamando em alguns casos. Por exemplo, se a informação de parte chamando for enviada para a MS chamada antes de a MS tocar, enquanto a parte chamada está respondendo a uma outra chama- da no momento ou uma outra chamada entrando é recebida, um desenten- dimento poderá ser causado para a parte chamada; ou, se a informação de parte chamando for enviada para a MS chamada após a conversação entre a parte chamando e a parte chamada já começar ou terminar, o serviço de CNAP então é insignificante com respeito a ajudar a parte chamada a co- nhecer a informação de parte chamando de antemão.
Sumário da Invenção
Uma modalidade da presente invenção provê um método para o envio da informação de parte chamando para a MS chamada em um tempo apropriado para a implementação do serviço de CNAP1 e provê um aparelho de serviço de informação de parte chamando.
Um método para a implementação do serviço de CNAP inclui: o recebimento de uma requisição de serviço enviada por um sis- tema de comutação, onde a requisição de serviço porta o identificador de uma parte chamando e o identificador de uma parte chamada;
a consulta da informação de parte chamando regulada pela par- te chamando de acordo com o identificador da parte chamando, a consulta da informação de localização da parte chamada de acordo com o identifica- dor da parte chamada; e
o envio, após a determinação que a MS chamada já está tocan- do, de uma mensagem flash que contém a informação de parte chamando para a MS chamada de acordo com a informação de localização da parte chamada.
Um aparelho de serviço de informação de parte chamando inclui: uma unidade de consulta de localização, adaptada para a con- sulta de uma informação de localização de uma parte chamada de acordo com o identificador da parte chamada; e
uma unidade de processamento de serviço, adaptada para rece- ber uma requisição de serviço enviada por um sistema de comutação, onde a requisição de serviço porta um identificador de uma parte chamando e o identificador da parte chamada, consultar a informação de parte chamando regulada pela parte chamando de acordo com o identificador da parte cha- mando, e enviar, após determinar que a MS chamada já está tocando, uma mensagem flash que contém a informação de parte chamando para a MS chamada de acordo com a informação de localização da parte chamada consultada pela unidade de consulta de localização.
Em uma modalidade da presente invenção, uma mensagem fla- sh que porta a informação de parte chamando é enviada para a MS chama- da após ser determinado que a MS chamada já está tocando. A presente invenção correlaciona julgar o status do processo de conexão de chamada com o tempo de implementação do serviço de CNAP. Portanto, a informação de parte chamando pode ser enviada para a MS chamada em um tempo apropriado, desse modo ajudando a parte chamada na identificação da parte chamando corretamente.
Breve Descrição dos Desenhos
A Figura 1 mostra o procedimento de um método para a imple- mentação do serviço de CNAP de acordo com uma modalidade da presente invenção;
a Figura 2 mostra a estrutura lógica básica de um aparelho de serviço de informação de parte chamando de acordo com uma modalidade da presente invenção;
a Figura 3 mostra o processo de um método para a implementa- ção do serviço de CNAP de acordo com uma primeira modalidade da pre- sente invenção;
a Figura 4 mostra a estrutura lógica de um aparelho de serviço de informação de parte chamando correspondente ao método de acordo com a primeira modalidade da presente invenção;
a Figura 5 mostra um fluxo de sinalização específico da primeira modalidade da presente invenção;
a Figura 6 mostra o processo de um método para a implementa- ção do serviço de CNAP de acordo com uma segunda modalidade da pre- sente invenção;
a Figura 7 mostra a estrutura lógica de um aparelho de serviço de informação de parte chamando correspondente ao método de acordo com a segunda modalidade da presente invenção;
a Figura 8 mostra um fluxo de sinalização específico da segunda modalidade da presente invenção;
a Figura 9 mostra o processo de um método para a implementa- ção do serviço de CNAP de acordo com uma terceira modalidade da presen- te invenção;
a Figura 10 mostra a estrutura lógica de um aparelho de serviço de informação de parte chamando correspondente ao método de acordo com a terceira modalidade da presente invenção; e
a Figura 11 mostra um fluxo de sinalização específico da terceira modalidade da presente invenção.
Descrição Detalhada das Modalidades
Conforme mostrado na Figura 1, o procedimento de um método para a implementação do serviço de CNAP em uma modalidade da presente invenção inclui as etapas a seguir.
Etapa 1: uma requisição de serviço enviada pelo sistema de co- mutação é recebida, onde a requisição de serviço porta um identificador da parte chamando e um identificador da parte chamada.
O sistema de comutação se refere a um sistema de rede que provê serviços de comunicação para a parte chamando e a parte chamada, incluindo o equipamento de comutação em uma central de origem e uma central de terminação, por exemplo, um centro de comutação de serviço mó- vel (MSC), um ponto de comutação de serviço (SSP) e o equipamento que provê serviços de dados relevantes, tal como um registrador de localização de visitante (VLR) e um registrador de localização doméstica (HLR).
A requisição de serviço é uma requisição disparada de acordo com a informação de assinatura de serviço de uma parte no processo de chamada. A requisição de serviço pode ser uma requisição pelo serviço de CNAP ou uma requisição por um outro serviço. Se a requisição de serviço for uma requisição por um outro serviço, o "outro serviço" será correlaciona- do com o serviço de CNAP1 e o serviço de CNAP poderá ser disparado atra- vés da requisição por este serviço. Etapa 2: a informação de parte chamando regulada pela parte chamando é consultada de acordo com o identificador da parte chamando, e a informação de localização da parte chamada é consultada de acordo com o identificador da parte chamada.
As duas operações de consulta na Etapa 2 são usadas para a obtenção dos dados requeridos para o envio da informação de parte cha- mando. As duas operações podem ser implementadas em qualquer tempo após o identificador da parte chamando e o identificador da parte chamada serem obtidos, e antes de a informação de parte chamando ser enviada. Se comparadas com as restrições na Etapa 3, as duas operações podem ser implementadas antes ou após a MS chamada tocar. Mais ainda, a operação de consulta da informação de localização da parte chamada pode ser uma operação exclusiva do processo de serviço de CNAP ou uma operação no processo de implementação de um outro serviço, desde que o resultado de consulta possa ser usado no momento do envio da informação de parte chamando.
Etapa 3: após ser determinado que a MS chamada está tocando, uma mensagem flash que porta a informação de parte chamando é enviada para a MS chamada de acordo com a informação de localização da parte chamada.
O tempo de envio da informação de parte chamando é combina- ção área de serviço no julgamento do status atual do processo de conexão de chamada. O modo de julgamento pode ser diferente de acordo com o sistema real e as características do processo de chamada, incluindo, mas não limitando:
(1) estimar apropriadamente o status de implementação do pro- cesso de conexão de chamada com base no tempo de implementação, por exemplo, adaptando o método de controle do tempo através de um tempori- zador;
(2) monitorar o status de implementação do processo de cone- xão de chamada de forma pró-ativa, por exemplo, adaptando o método de relatório de configuração de um evento de máquina de estado de chamada básica (BCSM) de acordo com as capacidades do sistema de comutação;
(3) julgar o status de implementação do processo de conexão de chamada de acordo com uma mensagem indicativa do status de conexão de chamada atual no processo de conexão de chamada. Este modo requer que
um aparelho de serviço de informação de parte chamando participe no pro- cesso de conexão de chamada diretamente; e
(4) realizar um disparo passivo através de uma mensagem que implica no status de conexão de chamada atual no processo prévio, por e- xemplo, correlacionando o serviço de CNAP com outros serviços existentes
que geralmente são implementados após a MS chamada tocar. O disparo destes serviços é considerado como uma confirmação do toque da MS cha- mada, e não há necessidade de julgar o status de conexão de chamada de forma pró-ativa. O serviço de CNAP é implementado de acordo com a corre- lação de serviço diretamente.
Conforme mostrado na Figura 2, um aparelho de serviço de in- formação de parte chamando para implementação do método precedente em uma modalidade da presente invenção inclui:
uma unidade de consulta de localização 001, adaptada para consultar a informação de localização da parte chamada de acordo com o identificador da parte chamada; e
uma unidade de processamento de serviço 002 adaptada para receber a requisição de ^erviço enviada pelo sistema de comutação, onde a requisição de serviço porta o identificador da parte chamando e o identifica- dor da parte chamada, consultar a informação de parte chamando regulada pela parte chamando de acordo com o identificador da parte chamando, e enviar uma mensagem flash que porta a informação de parte chamando pa- ra a parte chamada de acordo com a informação de localização da parte chamada consultada pela unidade de consulta de localização 001 após de- terminar que a MS chamada já está tocando.
Com base no processo de implementação de serviço específico, o aparelho de serviço de informação de parte chamando precedente pode ser realizado através de uma modificação de um ponto de controle de servi- ço (SCP) na rede inteligente, uma combinação de SCP e um periférico inteli- gente (IP), ou uma modificação do equipamento para operação de outros serviços.
O método precedente e o aparelho são descritos abaixo em de- talhes com referência a modalidades específicas.
Conforme mostrado na Figura 3, um método para a implementa- ção do serviço de CNAP na primeira modalidade da presente invenção inclui as etapas a seguir.
A1. Uma requisição de informação de parte chamando enviada pela central de origem, de acordo com a informação de assinatura da parte chamando, é recebida, quando a requisição de informação de parte cha- mando portar o identificador da parte chamando e o identificador da parte chamada.
Nesta modalidade, a requisição de informação de parte cha- mando é uma requisição para o serviço de CNAP, e é originada pela central de origem do sistema de comutação. O modo de origem desta requisição de informação de parte chamando é similar àquele de origem de uma requisi- ção para um serviço de Aplicativos Personalizados para Lógica Melhorada de Rede Móvel (CAMEL)1 isto é, após o serviço de CNAP ser disparado por uma chamada, a central de origem aprende que a parte chamando assinou o serviço de CNAP de acordo com a informação de assinatura (Informação de Assinatura de CAMEL de Origem, O-CSI) da parte chamando provida pelo HLR, e, assim, dispara a requisição de informação de parte chamando.
A2. A informação de parte chamando regulada pela parte cha- mando é consultada de acordo com o identificador da parte chamando, e a informação de localização da parte chamando é consultada de acordo com o identificador da parte chamada.
A informação de parte chamando regulada pela parte chamando é obtida através de uma consulta ao banco de dados de serviço salvo.
A informação de localização da parte chamando pode ser con- sultada por meio do envio de uma requisição de Enviar Informação de Rote- amento para Mensagem Curta (SRI_for_SM) para o HLR da parte chamada. Α3. Após ser determinado que a MS chamada está tocando, uma mensagem flash que porta a informação de parte chamando é enviada para a MS chamada de acordo com a informação de localização da parte chamada.
Com base nas capacidades da central de origem, os dois modos de julgamento a seguir podem se aplicar.
(1) Se a central de origem não suportar o relatório de um evento de toque (por exemplo, a central de origem suporta apenas CAMEL 1-3), será apropriado regular um tempo de atraso após a requisição de informa- ção de parte chamando ser recebida a partir da central de origem, e deter- minará que a MS chamada já está tocando quando o reator de zona de atra- so espirar. O valor do tempo de atraso "n" é determinado de acordo com as condições da rede de aplicação, e os valores recomendado são de 3 a 10 segundos.
(2) Se a central de origem suportar um relatório de um evento de toque (por exemplo, suportar CAMEL 4), uma requisição para relatório do evento de toque da parte chamada poderá ser enviada para a central de ori- gem após a requisição de informação de parte chamando ser recebida a par- tir da central de origem; após o evento de toque de parte chamada ser rece- bido a partir da central de origem, é determinado que a MS chamada já está tocando.
Para se garantir adicionalmente uma implementação efetiva do serviço, uma condição para julgar um término de serviço pode ser regulada, além das condições de julgamento precedentes. Portanto, a implementação do serviço de CNAP pode parar em alguns casos, para se evitar uma perda de recursos de rede, por exemplo, nos casos a seguir.
A31. Após a requisição de informação de parte chamando ser recebida a partir da central de origem, uma requisição para relatório de um evento de no gancho da parte chamando e/ou um evento de resposta da parte chamada é enviada para a central de origem.
Se o toque da MS chamada também for confirmado através de um relatório de evento, a requisição nesta etapa poderá ser enviada em con- junto com a requisição para relatório de um evento dé toque da parte cha- mada.
Neste caso, a determinação que a MS chamada já está tocando também inclui: o processamento do serviço de informação de parte chaman- do é terminado, após um evento de no gancho da parte chamando ou um evento de resposta da parte chamada ser recebido a partir da central de ori- gem.
Se o toque da MS chamada for determinado através de um tem- porizador de atraso, o julgamento da terminação de serviço poderá ser com- binado com o julgamento de tempo, especificamente, julgar se um evento de no gancho da parte chamando ou um evento de resposta da parte chamada é recebido a partir da central de origem, antes de o temporizador de atraso expirar: se um evento de no gancho da parte chamando ou um evento de resposta da parte chamada for recebido a partir da central de origem antes de o temporizador de atraso expirar, um processamento do serviço de infor- mação de parte chamando será terminado; ou, se um evento de no gancho da parte chamando ou um evento de resposta da parte chamada não for re- cebido a partir da central de origem antes de o temporizador de atraso expi- rar, será determinado que a MS chamada já está tocando quando o tempori- zador de atraso expirar.
Conforme mostrado na Figura 4, um aparelho de serviço de in- formação de parte chamando para implementação do método em uma mo- dalidade da presente invenção inclui:
uma unidade de consulta de localização 101 adaptada para con- sultar a informação de localização da parte chamada de acordo com o identi- ficador da parte chamada; e
uma unidade de processamento de serviço 102, a qual ainda inclui uma subunidade de processamento 1021 e uma subunidade de contro- le 1022.
A subunidade de processamento 1021 é adaptada para receber uma requisição de informação de parte chamando a partir da central de ori- gem de acordo com a informação de assinatura da parte chamando, onde a requisição de informação de parte chamando porta o identificador da parte chamando e o identificador da parte chamada, consultar a informação de parte chamando regulada pela parte chamando de acordo com o identifica- dor da parte chamando, e enviar, conforme instruído pela subunidade de controle 1022, uma mensagem flash que porta a informação de parte cha- mando para a parte chamada, de acordo com a informação de localização da parte chamada encontrada pela unidade de consulta de localização 101.
Se o toque da MS chamada for confirmado através de um relató- rio de evento, a subunidade de processamento 1021 será adicionalmente adaptada para enviar uma requisição para um relatório de um evento de to- que da parte chamada para a central de origem, após o recebimento da re- quisição de informação de parte chamando a partir da central de origem.
Mais ainda, para se proverem adicionalmente as capacidades de julgar uma terminação do serviço de CNAP, a subunidade de processamento 1021 ainda é adaptada para enviar uma requisição, por um relatório de um evento de no gancho da parte chamando e/ou um evento de resposta da parte chamada, para a central de origem, após o recebimento da requisição de informação de parte chamando a partir da central de origem.
A subunidade de controle 1022 é adaptada para julgar o toque da MS chamada após a subunidade de processamento 1021 receber a re- quisição de informação de parte chamando. A subunidade de controle 1022 pode prover as funções a seguir:
(1) no caso de regulagem de um tempo de atraso, instrui a su- bunidade de processamento 1021 para enviar uma mensagem flash que por- ta a informação de parte chamando, quando o temporizador de atraso expi- rar, e ainda julga se um evento de no gancho da parte chamando ou um e- vento de resposta da parte chamada é recebido a partir da central de ori- gem, antes de o temporizador de atraso expirar, e, se um evento de no gan- cho da parte chamando ou um evento de resposta da parte chamada for re- cebido a partir da central de origem, antes de o temporizador de atraso expi- rar, terminará o processamento do serviço de informação de parte chaman- do; e (2) instrui a subunidade de processamento 1021 para enviar uma mensagem flash que porta a informação de parte chamando após o recebimento de um evento de toque da parte chamada a partir da central de origem, e ainda termina o processamento do serviço de informação de parte chamando após o recebimento de um evento de no gancho da parte cha- mando ou de um evento de resposta da parte chamada a partir da central de origem.
O aparelho de serviço de informação de parte chamando nesta modalidade da presente invenção pode ser realizado através de um SGP. Neste caso, o serviço de CNAP pode ser disparado para o SCP pela central de origem através de uma mensagem de Detectar Ponto Inicial (IDP) de a- cordo com o O-CSI; as exigências para o relatório de vários eventos podem ser configuradas para a central de origem pelo SCP através de uma requisi- ção de Requisição de Relatório de Evento de BSCM (RRBE); e a informação de localização da parte chamada pode ser obtida após o SCP enviar uma SRI_for_SM para o HLR da parte chamada.
O esquema técnico desta modalidade assegura que a informa- ção de parte chamando seja enviada para a MS chamada aplicativos a MS chamada tocar e antes de a parte chamada responder à chamada (e/ou an- tes de a parte chamando desligar). Portanto, a parte chamada pode conhe- cer de forma acurada a relação entre a chamada tocando atualmente e a informação de parte chamando recebida, e conhecer a informação de parte chamando de antemão convenientemente.
Para um melhor entendimento da modalidade precedente, é da- do abaixo um exemplo para ilustração do esquema técnico desta modalida- de aplicado em um processo de chamada especifico. Neste exemplo, o SCP trabalha como um aparelho de serviço de informação de parte chamando, a central de origem (MSC / VLR / SSP) suporta CAMEL 2, e o SCP julga o to- que da MS chamada através de um tempo de atraso. Conforme mostrado na Figura 5, o processo de chamada do serviço de CNAP inclui as etapas a se- guir:
a1. O MSC / VLR / SSP de origem recebe uma requisição de chamada de um assinante de serviço de CNAP, dispara o serviço de acordo com o O-CSI da parte chamando e envia uma mensagem de IDP para o SCP doméstico da parte chamando.
a2. O SCP doméstico da parte chamando busca a informação de 5 parte chamando regulada pela parte chamando, e envia uma mensagem de RRBE para o MSC / VLR / SSP de origem para configuração de um evento de no gancho da parte chamando e um evento de resposta da parte chama- da.
a3. O SCP doméstico da parte chamando envia uma mensagem de Continuar (Continue) ou uma mensagem de Conectar (Connect) para o MSC / VLR / SSP de origem para instruir uma continuidade da chamada, e regula o tempo de atraso para η segundos; durante os η segundos, se a cen- tral de origem reportar um evento de no gancho da parte chamando ou um evento de resposta da parte chamada, o SCP terminará o processamento do serviço de informação de parte chamando.
a4. O MSC / VLR / SSP de origem envia uma requisição de En- viar Informação de Roteamento (SRI) para o HLR da parte chamada para consultar o número de roaming da estação móvel (MSRN) da parte chama- da.
a5. O HLR da parte chamada envia uma requisição de Prover um Número de Roaming (PRN) para o MSC / VLR / SSP de término para consultar o MSRN da parte chamada.
a6. O MSC / VLR / SSP de término retorna uma mensagem de PRN_ack, portando o MSRN da parte chamada, para o HLR da parte cha- mada.
a7. O HLR da parte chamada retorna mensagem de SRN_ack, portando o MSRN da parte chamada, para o MSC/VLR/SSP de origem.
a8. O MSC / VLR / SSP de origem envia uma Mensagem de En- dereço Inicial (IAM) para o MSC / VLR / SSP de término de acordo com o MSRN da parte chamada, e conecta a chamada ao MSC / VLR / SSP de término.
a9. O MSC / VLR / SSP de término envia uma requisição de chamada para a MS chamada, e a MS chamada começa a tocar.
a10. O MSC / VLR / SSP de término envia uma mensagem de Endereço Completo (ACM) para o MSC / VLR / SSP de origem.
a11. Quando o temporizador de atraso expira, o SCP doméstico da parte chamando envia uma mensagem de SRI_for_SM mensagem para o HLR da parte chamada.
a12. O HLR da parte chamada retorna uma SRI_for_SM_Ack para o SCP doméstico da parte chamando em resposta à mensagem de S- RI_for_SM, onde a mensagem de SRI_for_SM_Ack porta a informação de localização da parte chamada, o endereço de MSC da parte chamada e a identidade de assinante móvel internacional (IMSI) da parte chamada.
a13. O SCP doméstico da parte chamando envia uma mensa- gem flash "Forward_SM" portando a informação de parte chamando para o MSC de término.
a14. O MSC de término envia a mensagem flash que porta a informação de parte chamando para a MS chamada, e a MS chamada exibe a informação de parte chamando e continua a tocar o tom de campainha.
a15. O MSC de término retorna uma mensagem de For- ward_SM_Ack para o SCP doméstico da parte chamando em resposta à mensagem de Forward_SM.
a16. A parte chamada ouve o toque de campainha, vê a informa- ção de parte chamando, responde à chamada entrando e retorna uma répli- ca para o MSC de término.
a 17. O MSC de término retorna uma Mensagem de Resposta (ANM) para o MSC de origem, e uma conversação entre a parte chamando e a parte chamada começa.
A segunda modalidade da presente invenção provê um método para a implementação do serviço de CNAP. A segunda modalidade difere da primeira modalidade pelo fato de o aparelho de serviço de informação de parte chamando participar no processo de conexão de chamada diretamen- te, e julgar se a MS chamada toca de acordo com uma mensagem indicativa do status de conexão de chamada atual no processo de conexão de chama- da. Conforme mostrado na Figura 6, o processo de implementação inclui as etapas a seguir:
B1. Uma requisição de informação de parte chamando enviada pela central de origem de acordo com a informação de assinatura da parte chamando é recebida, onde a requisição de informação de parte chamando porta o identificador da parte chamando e o identificador da parte chamada.
Para esta etapa, uma referência pode ser feita à etapa A1 da primeira modalidade.
B2. Uma requisição de roteamento de chamada é enviada para a central de origem após a requisição de informação de parte chamando ser recebida a partir da central de origem.
Nesta etapa, o aparelho de serviço de informação de parte cha- mando notifica a central de origem para rotear a chamada para o aparelho de serviço de informação de parte chamando em si, e implementa a conexão de chamada subsequente. Se o aparelho de serviço de informação de parte chamando for realizado com base no SCP, um código de acesso específico poderá preceder o número chamado na mensagem de Conectar enviada pelo SCP para a central de origem. Isto permite que a central de origem ro- teia a chamada para o aparelho de serviço de informação de parte chaman- do de acordo com o código de acesso.
B3. A chamada roteada a partir da central de origem de acordo com a requisição de roteamento de chamada é recebida, uma requisição de conexão de chamada é enviada para a central de término, e uma resposta de conexão a partir da central de término é recebida.
Para esta etapa, uma referência pode ser feita para o processo de conexão de chamada geral. No processo de conexão de chamada, é ne- cessário consultar o HLR da parte chamada para a obtenção do endereço relevante da parte chamada. A resposta retornada pelo HLR da parte cha- mada geralmente inclui a IMSI requerida e o parâmetro de endereço de MSC de término (Endereço VMSC) além do MSRN. Portanto, a informação de endereço obtida neste processo pode ser usada para um envio subsequente da mensagem flash que porta a informação de parte chamando. Também é apropriado que um processo de requisição especial seja implementado para consulta da informação de localização da parte chamada.
B4. A informação de parte chamando regulada pela parte cha- mando é consultada de acordo com o identificador da parte chamando.
Esta etapa é implementada em qualquer tempo antes de uma mensagem flash ser enviada e após a requisição de informação de parte chamando ser recebida.
B5. Após uma resposta de conexão ser recebida a partir da cen- tral de término, é determinado que a MS chamada já está tocando. Uma mensagem flash que porta a informação de parte chamando é enviada para a MS chamada de acordo com a informação de localização da parte chama- da.
Enquanto implementa a conexão de chamada, o aparelho de serviço de informação de parte chamando também pode tocar um tom de campainha de volta (RBT) para a parte chamando de acordo com o proces- so de conexão geral, após o recebimento de uma resposta de conexão a partir da central de término. Se a parte chamada tiver regulado um tom de campainha de volta, o aparelho de serviço de informação de parte chaman- do se conectará à plataforma de RBT para tocar um tom de campainha de volta para a parte chamando.
Devido ao fato de o aparelho de serviço de informação de parte chamando nesta modalidade da presente invenção participar no processo de conexão de chamada diretamente, não é necessário checar o status de co- nexão de chamada atual ao se requisitar que a central de origem reporte um evento de BCSM. Portanto, o aparelho de serviço de informação de parte chamando pode terminar a conversação com a central de origem, após en- viar uma requisição de roteamento de chamada para a central de origem. Também é apropriado que o aparelho de serviço de informação de parte chamando ainda requeira que a central de origem reporte um evento de BCSM. Os processos relevantes são similares àqueles na primeira modali- dade da presente invenção, e, assim, não são repetidamente descritos aqui.
Conforme mostrado na Figura 7, um aparelho de serviço de in- formação de parte chamando para implementação do método em uma mo- dalidade da presente invenção inclui:
uma unidade de consulta de localização 201 adaptada para con- sultar a informação de localização da parte chamada de acordo com o identi- ficador da parte chamada;
uma unidade de processamento de conexão 203 adaptada para receber uma chamada roteada a partir da central de origem de acordo com uma requisição de roteamento de chamada, enviar uma requisição de cone- xão de chamada para a central de término e receber uma resposta de cone- xão da central de término; e
uma unidade de processamento de serviço 202, a qual ainda inclui uma subunidade de processamento 2021 e uma subunidade de contro- le 2022.
A subunidade de processamento 2021 é adaptada para receber uma requisição de informação de parte chamando a partir da central de ori- gem de acordo com a informação de assinatura da parte chamando, onde a requisição de informação de parte chamando porta o identificador da parte chamando e o identificador da parte chamada, envia uma requisição de ro- teamento de chamada para a central de origem após o recebimento da re- quisição de informação de parte chamando a partir da central de origem, consulta a informação de parte chamando regulada pela parte chamando de acordo com o identificador da parte chamando, e envia, conforme instruído peía subunidade de controle 2022, uma mensagem flash que porta a infor- mação de parte chamando para a parte chamada de acordo com a informa- ção de localização da parte chamada encontrada pela unidade de consulta de localização 201.
Mais ainda, para se proverem as capacidades de julgar uma terminação do serviço de CNAP, a subunidade de processamento 2021 é adicionalmente adaptada para enviar uma requisição para relatar um evento de no gancho da parte chamando e/ou um evento de resposta da parte chamada para a central de origem após o recebimento de uma requisição de informação de parte chamando a partir da central de origem. A subunidade de controle 2022 é adaptada para instruir a subu- nidade de processamento 2021 para enviar uma mensagem flash que porta a informação de parte chamando após a determinação que a unidade de processamento de conexão 203 recebe uma resposta de conexão da central de término e, ainda adaptada para terminar o processamento do serviço de informação de parte chamando após o recebimento de um evento de no gancho da parte chamando ou um evento de resposta da parte chamada a partir da central de origem.
O aparelho de serviço de informação de parte chamando nesta modalidade da presente invenção pode ser realizado pela combinação de um SCP e de um IP conectado através de uma interface, onde o IP provê a função de conexão de chamada. Neste caso, a unidade de processamento de serviço 202 é regulada no SCP, enquanto a unidade de consulta de loca- lização 201 e a unidade de processamento de conexão 203 são reguladas no IP. A unidade de consulta de localização 201 que provê a informação de localização da parte chamada, para facilitar o envio de uma mensagem fla- sh, pode ser uma unidade lógica que provê a função de consultar o endere- ço de parte chamada para a unidade de processamento de conexão 203 no processo de conexão de chamada. Neste caso, a unidade de processamen- to de conexão 203 envia uma requisição de conexão de chamada para a central de término de acordo com a informação de localização da parte cha- mada encontrada pela unidade de consulta de localização 201.
O esquema técnico desta modalidade assegura que a informa- ção de parte chamando seja enviada para a MS chamada após a MS cha- mada tocar e antes de a parte chamada responder à chamada (e/ou antes de a parte chamando desligar). Portanto, a parte chamada pode conhecer de forma acurada a relação entre a chamada tocando atualmente e a informa- ção de parte chamando recebida, e conhecer a informação de parte cha- mando de antemão convenientemente.
Para melhor entendimento da modalidade precedente, é dado um exemplo abaixo para ilustração do esquema técnico desta modalidade aplicado em um processo de chamada específico. Neste exemplo, o apare- lho de serviço de informação de parte chamando é a combinação de um SCP e de um IP. Conforme mostrado na Figura 8, o processo de chamada do serviço de CNAP inclui as etapas a seguir:
b1. O MSC / VLR / SSP de origem recebe uma requisição de chamada de um assinante de serviço de CNAP, dispara o serviço de acordo com o O-CSI da parte chamando e envia uma mensagem de IDP para o SCP doméstico da parte chamando.
b2. O SCP doméstico da parte chamando busca a informação de parte chamando regulada pela parte chamando, e envia uma mensagem de RRBE para o MSC / VLR / SSP de origem para configuração de um evento de no gancho da parte chamando e um evento de resposta da parte chama- da (esta etapa é opcional).
b3. O SCP doméstico da parte chamando envia uma mensagem de Conectar com um código de rota específico precedendo o número cha- mado o MSC / VLR / SSP de origem para instruir o MSC de origem para ra- tear a chamada para o IP.
b4. O MSC de origem rateia a chamada para o IP no aparelho de serviço de informação de parte chamando de acordo com o código de rota que preceder o número chamado.
b5 a b8. Uma referência pode ser feita a a4 a a7. O IP no apare- lho de serviço de informação de parte chamando obtém o MSRN da parte chamada, a IMSI e o Endereço VMSC.
b9. O aparelho de serviço de informação de parte chamando envia uma IAM para o MSC / VLR / SSP de término de acordo com o MSRN da parte chamada, e conecta a chamada ao MSC / VLR / SSP de término.
b10. O MSC / VLR / SSP de término envia uma requisição de chamada para a MS chamada, e a MS chamada começa a tocar.
b11. O MSC / VLR / SSP de término envia uma mensagem de ACM para o MSC / VLR / SSP de origem.
b12. O IP no aparelho de serviço de informação de parte cha- mando envia uma mensagem de ACM para o MSC de origem e toca um tom de campainha de retorno para a parte chamando. b13. O SCP doméstico da parte chamando envia uma mensa- gem flash "Forward_SM" portando a informação de parte chamando para o MSC de término; a IMSI e o Endereço de VMSC usados para o envio da mensagem flash podem ser obtidos a partir do SRI_ack recebido na etapa b8, e enviados para o SCP através da interface entre o IP e o SCP.
b14. O MSC de término envia a mensagem flash que porta a informação de parte chamando para a MS chamada, e a MS chamada exibe a informação de parte chamando e continua a tocar o tom de campainha.
b15. O MSC de término retorna uma mensagem de For- ward_SM_Ack para o SCP doméstico da parte chamando em resposta à mensagem de Forward SM.
b16. A parte chamada ouve o toque de campainha, vê a informa- ção de parte chamando, responde à chamada entrando e retorna uma répli- ca para o MSC de término.
b17, O MSC de término retorna uma ANM para o IP no aparelho de serviço de informação de parte chamando.
b18. O IP de término retorna uma ANM para o MSC de origem, e uma conversação entre a parte chamando e a parte chamada começa.
A terceira modalidade da presente invenção provê um método para a implementação do serviço de CNAP. A terceira modalidade difere da primeira modalidade e da segunda modalidade pelo fato de: o serviço de CNAP na terceira modalidade da presente invenção ser correlacionado a um primeiro serviço, e, de acordo com as características do tempo de disparo do primeiro serviço, o disparo do primeiro serviço é considerado como uma con- firmação do toque da MS chamada. Conforme mostrado na Figura 9, o pro- cesso de implementação inclui as etapas a seguir:
C1. A primeira requisição de serviço, enviada pela central de ori- gem de acordo com a informação de assinatura de serviço da parte cha- mando ou da parte chamada após a central de origem receber uma resposta de conexão a partir da central de término é recebida; ou a primeira requisi- ção de serviço, enviada pela central de término de acordo com a assinatura de serviço da parte chamando ou da parte chamada após a central de térmi- no enviar uma requisição de chamada para a MS chamada, é recebida; onde a primeira requisição de serviço porta o identificador da parte chamando e o identificador da parte chamada.
A primeira requisição de serviço é uma requisição para o primei- ro serviço a ser disparado em um tempo específico. O primeiro serviço pode ser disparado pela central de origem após a central de origem receber uma resposta de conexão a partir da central de término, ou disparada pela central de término após a central de término enviar uma requisição de chamada pa- ra a MS chamada.
Nesta modalidade da presente invenção, o serviço de RBT é selecionado como o primeiro serviço, e, assim sendo, o primeiro serviço é uma requisição de serviço de RBT. Nesta modalidade da presente invenção, o serviço de RBT pode ser a RBT de parte chamando ou a RBT de parte chamada, dependendo dos modos de assinatura do serviço de RBT, e pode ser disparado pela central de origem ou pela central de término. O modo de implementação de serviço específico do serviço de RBT pode ser seleciona- do a partir de numerosas soluções praticáveis existentes, conforme requeri- do, e não está limitado nesta modalidade da presente invenção. Por exem- plo, o modo de serviço de RBT disparado pela central de origem pode se aplicar. Isto é, a central de origem, após receber uma resposta de conexão a partir da central de origem, dispara uma requisição de serviço de RBT de acordo com o código de serviço chamado (RBT SS_CODE) obtido a partir do HLR da parte chamada.
C2. A informação de parte chamando regulada pela parte cha- mando é consultada, após ser determinada, de acordo com identificador da parte chamando portado na primeira requisição de serviço, que a parte cha- mando assinou o serviço de CNAP; e a informação de localização da parte chamada é consultada de acordo com o identificador da parte chamada.
Nesta modalidade da presente invenção, o serviço de CNAP é correlacionado ao serviço de RBT, e o serviço de CNAP pode ser disparado indiretamente através de uma requisição de serviço de RBT. Evidentemente, nem todas as partes chamando das chamadas que disparam o serviço de RBT assinaram o serviço de CNAP. Portanto, é necessário garantir que a parte chamando tenha assinado o serviço de CNAP, antes de se consultar a informação de parte chamando.
Com base na correlação entre o serviço de RBT e o serviço de CNAP, o serviço de RBT pode ser considerado como um serviço básico, e o serviço de CNAP pode ser considerado como um serviço adicional. No pro- cesso de chamada, o serviço pode ser implementado se uma parte tiver as- sinado o serviço básico e esta parte ou a outra parte tiver assinado o serviço adicional. Se o serviço de RBT de parte chamando que a parte chamando assina for usado como um serviço básico, a parte chamando precisará assi- nar o serviço de RBT de parte chamando e o serviço de CNAP para a im- plementação da função de apresentação de nome de parte chamando. Nes- te caso, a informação de parte chamando e a informação de RBT da parte chamando estão na mesma plataforma. Se o serviço de RBT de parte cha- mada que a parte chamada assina for usado como um serviço básico, e a parte chamando tiver assinado o serviço de CNAP, a parte chamada precisa- rá assinar o serviço de RBT de parte chamada para a implementação da função de recebimento da informação de parte chamando. Neste caso, a informação de parte chamando da parte chamando e a informação de RBT da parte chamada estão na mesma plataforma.
C3. Uma mensagem flash que porta a informação de parte cha- mando é enviada para a parte chamada de acordo com a informação de lo- calização da parte chamada.
Com base nas características do momento de disparo o serviço de RBT, esta modalidade a presente invenção determina que a MS chamada já está tocando quando uma requisição de serviço de RBT é recebida a par- tir da central de origem ou da central de término. Portanto, o serviço de CNAP pode ser implementado diretamente de acordo com a correlação de serviço.
Conforme mostrado na Figura 10, um aparelho de serviço de informação de parte chamando para implementação do método em uma mo- dalidade da presente invenção inclui: uma unidade de consulta de localização 301, adaptada para consulta ranhura informação de localização da parte chamada de acordo com o identificador da parte chamada; e
uma unidade de processamento de serviço 302, a qual ainda inclui uma primeira unidade de serviço 3021 e uma segunda unidade de ser- viço 3022.
A primeira unidade de serviço 3021 é adaptada para receber a primeira requisição de serviço enviada pela central de origem de acordo com a informação de assinatura de serviço da parte chamada ou a parte chama- da após a central de origem receber uma resposta de conexão a partir da central de término, ou receber a primeira requisição de serviço enviada pela central de término de acordo com a informação de assinatura de serviço da parte chamando ou da parte chamada após a central de término enviar uma requisição de chamada para a MS chamada, onde a primeira requisição de serviço porta o identificador da parte chamando e o identificador da parte chamada.
A segunda unidade de serviço 3022 é adaptada para consultar a informação de parte chamando regulada pela parte chamando de acordo com o identificador da parte chamando após se determinar que a parte cha- mando assinou o serviço de CNAP de acordo com o identificador da parte chamando na primeira requisição de serviço obtida pela primeira unidade de serviço 3021, e enviar uma mensagem flash que porta a informação de parte chamando para a parte chamada de acordo com a informação de localiza- ção da parte chamada encontrada pela unidade de consulta de localização 301, após a consulta e a obtenção da informação de parte chamando regu- lada pela parte chamando.
O aparelho de serviço de informação de chamada nesta modali- dade da presente invenção pode ser realizado através de um aparelho que pode prover serviços de RBT, por exemplo, uma plataforma de RBT. É sufi- ciente adicionar as funções do serviço de CNAP a uma plataforma de RBT existente, e ambos os serviços são disparados pelo mecanismo de disparo do serviço de RBT. Neste caso, a primeira unidade de serviço é a unidade funcional que lida com o serviço de RBT1 e a segunda unidade de serviço é a unidade funcional que lida com o serviço de CNAP disparado de forma sín- crona.
Esta modalidade da presente invenção assegura que a informa- ção de parte chamando seja enviada para a MS chamada após a MS cha- mada tocar, e permite que a parte chamada conheça de forma acurada a relação entre a chamada tocando atualmente e a informação de parte cha- mando recebida. Mais ainda, o serviço pode ser implementado convenien- temente pela adição de funções relevantes com base na plataforma de RBT existente.
Para um melhor entendimento da modalidade precedente, é da- do um exemplo abaixo para ilustração do esquema técnico desta modalida- de da presente invenção aplicado a um processo de chamada específico. Neste exemplo, a plataforma de RBT com funções do serviço de CNAP é usada como um aparelho de serviço de informação de parte chamando, e o modo de serviço de RBT de parte chamada disparado pela central de origem é aplicado. Conforme mostrado na Figura 11, o processo de chamada do serviço de CNAP inclui as etapas a seguir.
c1-c4. Uma referência pode ser feita a a4 a a7. O MSC de ori- gem recebe uma requisição de chamada a partir do assinante de serviço de CNAP, envia um SRI para o HLR da parte chamada e obtém o MSRN e o código de serviço de RBT "SS_CODE" da parte chamada.
c5. O MSC de origem envia uma IAM para o MSC de término de acordo com o MSRN da parte chamada, e conecta a chamada ao MSC de término.
c6. O MSC de término envia uma requisição de chamada para a MS chamada, e a MS chamada começa a tocar.
c7. O MSC de término envia uma mensagem de ACM para o MSC de origem.
c8. O MSC de origem suspende transitoriamente a conexão de voz com o lado chamado, e envia uma IAM para a plataforma de RBT de acordo com o SS_CODE da parte chamada. c9. A plataforma de RBT envia uma mensagem de ACM para o MSC de origem, regula uma conexão de voz com a parte chamando, e toca um tom de campainha de volta para a parte chamando.
c10-c11. Uma referência pode ser feita a a11-a12. A plataforma de RBT obtém o endereço de MSC e a IMSI da parte chamando a partir do HLR da parte chamada.
c12. A plataforma de RBT envia uma mensagem flash "For- ward_SM" portando a informação de parte chamando para o MSC de térmi- no.
c13. O MSC de término envia a mensagem flash que porta a in- formação de parte chamando para a MS chamada, e a MS chamada exibe a informação de parte chamando e continua a tocar o tom de campainha.
c14. O MSC de término retorna uma mensagem de For- ward_SM_Ack para a plataforma de RBT em resposta à mensagem de For- ward_SM.
c15. A parte chamada ouve o toque de campainha, vê a informa- ção de parte chamando, responde à chamada entrando e retorna uma répli- ca para o MSC de término.
c16. O MSC de término retorna uma ANM para a plataforma de RBT.
c17. O RBT de término retorna uma ANM para o MSC de origem; o MSC de origem libera o canal de voz entre a plataforma de RBT e a parte chamando, e faz funcionar o canal de voz entre a parte chamando e a parte chamada, e uma conversação entre a parte chamando e a parte chamada começa.
Em uma modalidade, o meio que pode ser lido em computador que compreende códigos de programa de computador para a implementa- ção de uma apresentação de nome de parte chamando, um serviço de CNAP. Os códigos de programa de computador podem ser uma lógica codi- ficada em um ou mais meios tangíveis para execução. Conforme usado aqui, a lógica codificada em um ou mais meios tangíveis é definida como instru- ções que são executáveis por um processador programado e que são provi- das em meios de armazenamento que podem ser lidos em computador, memórias ou uma combinação dos mesmos. Quando executada, a lógica é operável para o recebimento de uma requisição de serviço a partir de um serviço de um sistema de comutação, onde a requisição de serviço porta um identificador de uma parte chamando e um identificador de uma parte cha- mada; a obtenção de uma informação de parte chamando regulada pela par- te chamando de acordo com o identificador da parte chamando, e uma in- formação de localização da parte chamada de acordo com o identificador da parte chamada; e enviar uma mensagem flash que porta a informação de parte chamando para um terminal chamado de acordo com a informação de localização da parte chamada, quando determinado que o terminal chamado está tocando. Quando executada, a lógica codificada em um ou mais meios tangíveis também é operável para o envio de uma requisição para relatório de um evento de toque da parte chamada para o sistema de comutação, quando a requisição de serviço a partir do sistema de comutação for recebi- da. Quando executada, a lógica codificada em um ou mais meios tangíveis também é operável para enviar uma requisição de roteamento de chamada para o sistema de comutação, quando a requisição de serviço a partir do sistema de comutação for recebida; enviar uma requisição de conexão de chamada para uma central de término do terminal chamado de acordo com uma chamada recebida roteada a partir do sistema de comutação; receber uma resposta de conexão a partir da central de término; e determinar que o terminal chamado está tocando, de acordo com a resposta de conexão da central de término.
Embora a invenção tenha sido descrita através de algumas mo- dalidades de exemplo, a presente invenção não está limitada a essas moda- lidades. É evidente que aqueles versados na técnica podem fazer várias modificações e variações na invenção, sem se desviar do espírito e do es- copo da presente invenção. Pretende-se que a invenção cubra as modifica- ções e as variações providas que caiam no escopo de proteção definido pe- las reivindicações a seguir ou seus equivalentes.

Claims (16)

1. Método para a implementação de um serviço de apresentação de nome de parte chamando (CNAP) inclui: o recebimento de uma requisição de serviço enviada por um sis- tema de comutação, onde a requisição de serviço porta o identificador de uma parte chamando e o identificador de uma parte chamada; a consulta da informação de parte chamando regulada pela par- te chamando de acordo com o identificador da parte chamando, a consulta da informação de localização da parte chamada de acordo com o identifica- dor da parte chamada; e o envio, após a determinação que o terminal chamado já está tocando, de uma mensagem flash que contém a informação de parte cha- mando para o terminal chamado de acordo com a informação de localização da parte chamada.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, em que o recebi- mento de uma requisição de serviço enviada por um sistema de comutação compreende: o recebimento de uma requisição de informação de parte cha- mando enviada, de acordo com a informação de assinatura da parte cha- mando por uma central de origem.
3. Método, de acordo com a reivindicação 2, em que a determi- nação que o terminal chamado está tocando compreende: determinar que o terminal chamado está tocando, quando um temporizador de atraso regulado expirar, de acordo com um tempo de atraso regulado após o recebimento da requisição de informação de parte chaman- do.
4. Método, de acordo com a reivindicação 3, que ainda compre- ende o envio de uma requisição por um relatório de um evento de no gancho da parte chamando ou um evento de resposta da parte chamada para a cen- tral de origem, após o recebimento da requisição de serviço a partir do sis- tema de comutação; onde a determinação que o terminal chamado toca compreende: determinar se um evento de no gancho da parte chamando ou um evento de resposta da parte chamando no tempo de atraso regulado é recebido; terminar o serviço de CNAP, se o evento de no gancho da parte chamando ou o evento de resposta da parte chamada no tempo de atraso regulado for recebido; ou determinar que o terminal chamado está tocando quando o tem- po de atraso regulado expirar, se o evento de no gancho da parte chamando ou evento de resposta da parte chamada no tempo de atraso regulado não for recebido.
5. Método, de acordo com a reivindicação 2, em que após o re- cebimento da requisição de serviço a partir do sistema de comutação o mé- todo ainda compreende pelo menos um dos seguintes: enviar uma requisição por um relatório de um evento de no gan- cho da parte chamando e um evento de resposta da parte chamada e um evento de toque da parte chamada para a central de origem; enviar uma requisição por um relatório de um evento de no gan- cho da parte chamando e um evento de toque da parte chamada para a cen- tral de origem; enviar uma requisição por um relatório de um evento de resposta da parte chamada e um evento de toque da parte chamada para a central de origem; em que a determinação que o terminal chamado está tocando compreende: terminar o serviço de CNAP quando o evento de no gancho da parte chamando ou o evento de resposta da parte chamada for recebido; e determinar que o terminal chamado está tocando quando o e- vento de toque da parte chamada for recebido.
6. Método, de acordo com a reivindicação 2, em que após o re- cebimento da requisição de serviço a partir do sistema de comutação, o mé- todo ainda compreende: o envio de uma requisição de roteamento de chamada para a central de origem; o recebimento de uma chamada roteada de acordo com a requi- sição de roteamento de chamada pela central de origem; o envio de uma requisição de conexão de chamada para uma central de término do terminal chamado; o recebimento de uma resposta de conexão a partir do terminal chamado; em, que a determinação que o terminal chamado está tocando compreende: determinar, de acordo com a resposta de conexão, a partir da central de término, que o terminal chamado está tocando.
7. Método, de acordo com a reivindicação 1, em que o recebi- mento de uma requisição de serviço enviada por um sistema de comutação compreende pelo menos um dos seguintes: o recebimento da requisição de serviço a partir de um primeiro serviço enviado de acordo com uma informação de assinatura de serviço da parte chamando ou da parte chamada, por uma central de origem, após o recebimento de uma resposta de conexão a partir de uma central de término; e o recebimento da requisição de serviço de um primeiro serviço enviado, de acordo com a informação de assinatura de serviço, da parte chamando ou da parte chamada, por uma central de término, após o envio de uma requisição de chamada para o terminal chamado; onde antes da consulta da informação de parte chamando regu- lada pela parte chamando de acordo com o identificador da parte chamando, o método ainda compreende determinar se a parte chamando assinou o ser- viço de CNAP de acordo com o identificador da parte chamando, onde a determinação que o terminal chamado está tocando compreende: determinar que o terminal chamado está tocando após o recebi- mento da requisição de serviço de um primeiro serviço enviada pela central de origem ou pela central de término.
8. Método, de acordo com a reivindicação 7, em que a requisi- ção de serviço de um primeiro serviço é um serviço de toque de campainha de retorno (RBT).
9. Aparelho de serviço de informação de parte chamando, que compreende: uma unidade de consulta de localização, adaptada para a obten- ção de uma interface de lado de cliente de uma parte chamada de acordo com um identificador da parte chamada; e uma unidade de processamento de serviço adaptada para rece- ber uma requisição de serviço enviada por um sistema de comutação, em que a requisição de serviço porta um identificador de uma parte chamando e um identificador de uma parte chamada, consultar a informação de parte chamando regulada pela parte chamando de acordo com o identificador da parte chamando, e enviar uma mensagem flash que porta a informação de parte chamando de um terminal chamado de acordo com uma informação de localização da parte chamada consultada pela unidade de consulta de locali- zação, quando determinando que o terminal chamado está tocando.
10. Aparelho, de acordo com a reivindicação 9, em que a unida- de de processamento de serviço ainda compreende uma subunidade de processamento e uma subunidade de controle; a subunidade de processamento é adaptada para receber uma requisição de informação de parte chamando contendo o identificador da parte chamando e o identificador da parte chamada a partir de uma central de origem de acordo com uma informação de assinatura da parte chamando, consultar a informação de parte chamando regulada pela parte chamando dê acordo com o identificador da parte chamando, e enviar, de acordo com uma instrução da subunidade de controle a mensagem flash que porta a informa- ção de parte chamando para a parte chamada de acordo com a informação de localização da parte chamada; e a subunidade de controle é adaptada para regular um tempori- zador de atraso, e instruir a subunidade de processamento para enviar a mensagem flash, quando se determina que o terminal chamado está tocan- do, quando o tempo de atraso regulado expirar.
11. Aparelho, de acordo com a reivindicação 10, em que a subu- nidade de processamento ainda é adaptada para o envio de uma requisição para um relatório de um evento de no gancho da parte chamando ou um e- vento de resposta da parte chamada par artigo absorvente central de ori- gem, quando receber a requisição de informação de parte chamando a partir da central de origem; em que a subunidade de controle ainda é adaptada para deter- minar se o evento de no gancho da parte chamando ou o evento de resposta da parte chamada é recebido a partir da central de origem, terminar o servi- ço de informação de parte chamando se o evento de no gancho da parte chamando ou o evento de resposta da parte chamada for recebido a partir da central de origem no tempo de atraso pré-regulado, e instruir a subunida- de de processamento para envio da mensagem flash, quando o tempo de atraso regulado expirar.
12. Aparelho, de acordo com a reivindicação 9, em que a unida- de de processamento de serviço ainda compreende uma subunidade de pro- cessamento e uma subunidade de controle; a subunidade de processamento é adaptada para receber uma requisição de informação de parte chamando contendo o identificador da parte chamando e o identificador da parte chamada a partir de uma central de origem de acordo com uma informação de assinatura da parte chamando, enviar uma requisição por um relatório de um evento de no gancho da parte chamando e/ou um evento de resposta da parte chamada e um evento de toque da parte chamada para a central de origem, quando do recebimento da requisição de informação de parte chamando a partir da central de ori- gem, consultar a informação de parte chamando regulada pela parte cha- mando de acordo com o identificador da parte chamando e enviar de acordo com uma instrução a partir da subunidade de controle, a mensagem flash que porta a informação de parte chamando para a parte chamada de acordo com a informação de localização da parte chamada; e a subunidade de controle é adaptada para terminar o serviço de informação de parte chamando, se o evento de no gancho da parte chaman- do ou o evento de resposta da parte chamando for recebido a partir da cen- tral de origem, e instruir a subunidade de processamento para enviar a men- sagem flash, quando recebendo o evento de toque da parte chamada a par- tir da central de origem.
13. Aparelho, de acordo com a reivindicação 9, que ainda com- preende: uma unidade de processamento de conexão, adaptada para re- ceber uma chamada roteada a partir de uma central de origem, de acordo com uma requisição de roteamento de chamada, enviar uma requisição de conexão de chamada para uma central de término do terminal chamado, e receber uma resposta de conexão da central de término; onde a unidade de processamento de serviço ainda compreende uma subunidade de processamento e uma subunidade de controle; a subunidade de processamento é adaptada para receber a re- quisição de informação de parte chamando a partir da central de origem de acordo com uma informação de assinatura da parte chamando, enviar uma requisição de roteamento de chamada para a central de origem, quando re- ceber a requisição de informação de parte chamando a partir da central de origem, obter a informação de parte chamando regulada pela parte chaman- do de acordo com o identificador da parte chamando, e enviar, de acordo com uma instrução a partir da subunidade de controle, a mensagem flash que porta a informação de parte chamando para a parte chamada de acordo com a informação de localização da parte chamada; e a subunidade de controle é adaptada para instruir a subunidade de processamento para enviar a mensagem flash que porta a informação de parte chamando, quando a resposta de conexão for recebida pela unidade de processamento de conexão a partir da central de término.
14. Aparelho, de acordo com a reivindicação 13, em que o apa- relho de serviço de informação de parte chamando compreende um ponto de controle de serviço (SCP) e um periférico inteligente (IP) em comunicação com o SCP através de uma interface; onde a unidade de processamento de serviço é regulada no SCP1 e a unidade de consulta de localização e a unidade de processamento de conexão são reguladas no IP.
15. Aparelho, de acordo com a reivindicação 9, em que a unida- de de processamento de serviço ainda compreende: uma primeira unidade de serviço, adaptada para receber uma primeira requisição de serviço enviada por uma central de origem de acordo com uma informação de assinatura de serviço da parte chamada ou a parte chamada, quando a central de origem receber uma resposta de conexão a partir de uma central de término, ou receber uma primeira requisição de ser- viço enviada por uma central de término de acordo com uma informação de assinatura de serviço da parte chamando ou da parte chamando, quando a central de término enviar uma requisição de chamada para o terminal cha- mado; onde a primeira requisição de serviço porta o identificador da parte chamando e o identificador da parte chamada; e uma segunda unidade de serviço, adaptada para a obtenção da informação de parte chamando regulada pela parte chamando de acordo com o identificador da parte chamando, quando determinando que a parte chamando assinou o serviço de CNAP de acordo com o identificador da par- te chamando na primeira requisição de serviço obtida pela primeira unidade de serviço, e enviar a mensagem flash que porta a informação de parte chamando para a parte chamada de acordo com a informação de localiza- ção da parte chamada encontrada pela unidade de consulta de localização.
16. Aparelho, de acordo com a reivindicação 15, em que o apa- relho de serviço de informação de parte chamando é um aparelho que pode prover serviços de RBT, e a primeira requisição de serviço é uma requisição de serviço de um serviço de tom de campainha de retorno.
BRPI0806227-7A 2007-11-16 2008-05-07 método e aparelho para a implementação do serviço de cnap BRPI0806227A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
CN2007101883115A CN101437089B (zh) 2007-11-16 2007-11-16 实现主叫名显示业务的方法和主叫信息服务设备
CN200710188311.5 2007-11-16
PCT/CN2008/070896 WO2009062403A1 (fr) 2007-11-16 2008-05-07 Procédé pour réaliser un service de présentation du nom de l'appelant et dispositif de service d'informations relatives à l'appelant

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0806227A2 true BRPI0806227A2 (pt) 2011-09-06

Family

ID=40638329

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0806227-7A BRPI0806227A2 (pt) 2007-11-16 2008-05-07 método e aparelho para a implementação do serviço de cnap

Country Status (5)

Country Link
US (1) US8571531B2 (pt)
CN (1) CN101437089B (pt)
BR (1) BRPI0806227A2 (pt)
WO (1) WO2009062403A1 (pt)
ZA (1) ZA200903839B (pt)

Families Citing this family (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN101437089B (zh) 2007-11-16 2013-01-02 华为技术有限公司 实现主叫名显示业务的方法和主叫信息服务设备
US8977242B1 (en) * 2009-04-06 2015-03-10 Wendell Brown Method and apparatus for content presentation in association with a telephone call
CN101702793B (zh) * 2009-11-10 2013-08-21 中兴通讯股份有限公司 Cdma网络中ussd业务的实现方法、系统及设备
US9444854B2 (en) 2010-09-07 2016-09-13 T-Mobile Usa, Inc. Session initiation protocol (SIP) router
CN102088698B (zh) * 2010-12-24 2013-09-04 中国联合网络通信集团有限公司 呼叫方法和系统、呼叫码生成器、呼叫控制器和msc
CN102625258A (zh) * 2011-01-26 2012-08-01 广州晨扬通信技术有限公司 一种智能网方式实现通话后信息推送的方法和系统
CN102158821A (zh) * 2011-02-25 2011-08-17 中兴通讯股份有限公司 一种主叫用户向被叫用户发送信息的方法及系统
EP3216199B1 (en) 2014-11-03 2021-04-07 Telia Company AB Provision of caller information
CN104469744A (zh) * 2014-11-21 2015-03-25 百度在线网络技术(北京)有限公司 通信终端的通话处理方法、通话信息处理方法及装置

Family Cites Families (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5604797A (en) * 1995-12-19 1997-02-18 Adcock; Stanley J. Ring-tone muting device and processing method
US5883943A (en) 1997-11-06 1999-03-16 Ericsson Inc. Calling party name delivery to digital phone subscriber
US20070047523A1 (en) 2001-08-16 2007-03-01 Roamware, Inc. Method and system for call-setup triggered push content
FI20010929A (fi) * 2001-05-04 2002-11-05 Sonera Oyj Tietoliikenneverkko ja menetelmä soittajan tietojen välittämiseksi
CN100440906C (zh) * 2003-04-30 2008-12-03 华为技术有限公司 主叫名显示业务中号码信息的存储与查询方法
CN100396072C (zh) * 2003-05-10 2008-06-18 华为技术有限公司 一种pstn网络中固网短信终端显示主叫用户信息的方法
KR100658055B1 (ko) * 2004-08-31 2006-12-15 햄펙스 주식회사 무선단말기의 플래시 메시지 서비스 방법
WO2006052083A1 (en) * 2004-11-09 2006-05-18 Samsung Electronics Co., Ltd. Network interworking system and method for providing seamless voice service and short message service between wireless communication networks
CN1798203B (zh) * 2004-12-20 2012-03-07 华为技术有限公司 主叫名显示业务的实现方法
CN100531265C (zh) * 2004-12-21 2009-08-19 华为技术有限公司 一种在被叫用户终端上显示主叫信息的方法
CN100583746C (zh) 2004-12-29 2010-01-20 美国博通公司 用于生成安全密钥的方法和系统
CN1980289A (zh) * 2006-11-03 2007-06-13 北京恒信彩虹信息技术有限公司 一种由主叫方向被叫方主动推送来电显示信息的方法
CN101437089B (zh) 2007-11-16 2013-01-02 华为技术有限公司 实现主叫名显示业务的方法和主叫信息服务设备

Also Published As

Publication number Publication date
US8571531B2 (en) 2013-10-29
US20090129578A1 (en) 2009-05-21
CN101437089A (zh) 2009-05-20
CN101437089B (zh) 2013-01-02
WO2009062403A1 (fr) 2009-05-22
ZA200903839B (en) 2016-09-28

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0806227A2 (pt) método e aparelho para a implementação do serviço de cnap
US7340049B2 (en) Feedback to calling communication device on call connected with intelligent network signaling
US8654703B2 (en) Telephone call processing
US8532092B2 (en) Methods, systems, and computer readable media for providing next generation network (NGN)-based end user services to legacy subscribers in a communications network
EP2099242A2 (en) Single IMSI Multi MSISDN service allocating a local number to a roaming subscriber
JP2010531603A5 (pt)
US7961862B2 (en) Method and apparatus for providing ringback in a telecommunications network
GB2431819A (en) Method of realizing call connection in intelligent network system
KR20020097075A (ko) 교환기 음원 송출을 통한 가입자 기반 링백톤 서비스 방법
US20080089504A1 (en) Method for Providing Presence Information in a Telecom Network
US7489769B2 (en) Method and system for providing a continuous tone source using a network node
EP2637429A1 (en) Call establishment to an active SIM card identifier in a mobile communications network
KR20050050542A (ko) 무선 네트워크에서 익명 호출 방향 변경을 위한 방법 및장치
KR20040102834A (ko) 통화 연결음 서비스 방법
ES2434069T3 (es) Un método y sistema para realizar una señal de retorno de llamada en un servicio de central telefónica móvil de grupo
EP3745694B1 (en) Method and telecommunication system for establishing a call via at least one telecommunication network using multiple call numbers
KR20000077243A (ko) 무선 환경에서 지능 전화망의 강화된 서비스를 가능하게하는 방법 및 장치
ZA200906465B (en) Method and apparatus for implementing one-number service
CN101027917A (zh) 智能网方式中个性化回铃音呼叫保护的方法及装置
EP2061222B1 (en) Method and apparatus for implementing the CNAP service
WO2010057435A1 (zh) 一种呼叫处理方法和系统、业务控制点和交换设备
KR100324424B1 (ko) 장시간 불복구호에 대한 자동 진단 방법
US7596219B1 (en) Method and system for preventing endless looping during telephone call set up
CN107295202B (zh) 综合虚拟专用网呼叫的方法及系统
KR20040078176A (ko) 가입자 기반 링백톤 서비스 방법

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B11D Dismissal acc. art. 38, par 2 of ipl - failure to pay fee after grant in time