BRPI0806146B1 - sistema de poço offshore e método para monitorar tensão em uma coluna de revestimento - Google Patents

sistema de poço offshore e método para monitorar tensão em uma coluna de revestimento Download PDF

Info

Publication number
BRPI0806146B1
BRPI0806146B1 BRPI0806146A BRPI0806146B1 BR PI0806146 B1 BRPI0806146 B1 BR PI0806146B1 BR PI0806146 A BRPI0806146 A BR PI0806146A BR PI0806146 B1 BRPI0806146 B1 BR PI0806146B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
pattern
coating
hanger assembly
wellhead
assembly
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
C Adamek Frank
Original Assignee
Vecto Gray Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Vecto Gray Inc filed Critical Vecto Gray Inc
Publication of BRPI0806146A2 publication Critical patent/BRPI0806146A2/pt
Publication of BRPI0806146B1 publication Critical patent/BRPI0806146B1/pt
Publication of BRPI0806146B8 publication Critical patent/BRPI0806146B8/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E21EARTH OR ROCK DRILLING; MINING
    • E21BEARTH OR ROCK DRILLING; OBTAINING OIL, GAS, WATER, SOLUBLE OR MELTABLE MATERIALS OR A SLURRY OF MINERALS FROM WELLS
    • E21B47/00Survey of boreholes or wells
    • E21B47/002Survey of boreholes or wells by visual inspection
    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01LMEASURING FORCE, STRESS, TORQUE, WORK, MECHANICAL POWER, MECHANICAL EFFICIENCY, OR FLUID PRESSURE
    • G01L1/00Measuring force or stress, in general
    • G01L1/25Measuring force or stress, in general using wave or particle radiation, e.g. X-rays, microwaves, neutrons
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E21EARTH OR ROCK DRILLING; MINING
    • E21BEARTH OR ROCK DRILLING; OBTAINING OIL, GAS, WATER, SOLUBLE OR MELTABLE MATERIALS OR A SLURRY OF MINERALS FROM WELLS
    • E21B47/00Survey of boreholes or wells
    • E21B47/007Measuring stresses in a pipe string or casing

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Geology (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mining & Mineral Resources (AREA)
  • General Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Fluid Mechanics (AREA)
  • Environmental & Geological Engineering (AREA)
  • Geophysics (AREA)
  • Geochemistry & Mineralogy (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Toxicology (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Earth Drilling (AREA)
  • Monitoring And Testing Of Nuclear Reactors (AREA)
  • Investigating Or Analyzing Materials By The Use Of Electric Means (AREA)
  • Investigating Strength Of Materials By Application Of Mechanical Stress (AREA)

Abstract

medição de esforço, tensão e fadiga de tubulação de poço. descreve-se um sistema para monitorar tensão em um revestimento de poço incluindo um ou mais medidores que são fixados a uma superfície externa do revestimento de poço. cada medidor inclui uma ou mais aberturas. durante a operação, variações no formato e espaçamento das aberturas são monitoradas e utilizadas para determinar um nível de tensão no revestimento de poço.

Description

“SISTEMA DE POÇO OFFSHORE E MÉTODO PARA MONITORAR TENSÃO EM UMA COLUNA DE REVESTIMENTO" REFERÊNCIA CRUZADA A PEDIDOS RELACIONADOS
[001] A presente invenção reivindica o benefício da data de depósito do pedido norte-americano 60/944.895, depositado em 19/6/2007, cuja descrição é aqui incorporada a título de referência. CAMPO TÉCNICO DA PRESENTE INVENÇÃO
[002] Essa descrição refere-se, em geral, à medição de tensão, deformação e fadiga de equipamento tubular de poços de gás e petróleo e, particularmente, a condutos localizados no interior de um alojamento de boca de poço.
DESCRIÇÃO DO ESTADO DA TÉCNICA
[003] Em um tipo de sistema de poço offshore, um conjunto de boca de poço superficial é localizado na extremidade superior de um conduto submarino (riser) que se estende para baixo até um conjunto de boca de poço submarino. O conjunto de boca de poço superficial é montado de forma estacionária em uma plataforma offshore que tem pernas que se estendem até o fundo do mar. O conduto submarino e o conjunto de boca de poço superficial são estacionários em relação à plataforma e não sujeitos a movimentos de corrente e onda.
[004] Um suspensor de revestimento é sustentado em ressaltos de carga do conjunto de boca de poço superficial. O suspensor de revestimento sustenta uma coluna de revestimento que tem uma extremidade inferior que trava ou se amarra em um suspensor de revestimento submarino no alojamento de boca de poço submarino no fundo do mar. O operador deseja aplicar tensão a coluna de revestimento a um nível desejado e manter a coluna de revestimento naquela quantidade de tensão. A aplicação e manutenção de tensão podem ser manipuladas de formas diferentes. Por exemplo, um mecanismo de catraca pode ser empregado. O mecanismo de catraca permite que parte do suspensor de revestimento desloque para cima em relação ao conjunto de boca de poço superficial, porém não para baixo, de modo a manter a tensão. Alternativamente, o suspensor de revestimento pode ter um ressalto de carga ajustável que se fixa em roscas externas no suspensor de revestimento. O suspensor de revestimento pode ter também um perfil interior para fixar-se em uma ferramenta de assentamento. Enquanto uma parte da ferramenta de assentamento puxa para cima sobre o suspensor de revestimento para fornecer a quantidade desejada de tensão na coluna de revestimento, outra parte da ferramenta de assentamento gira o ressalto de carga ajustável para baixo para contato com o ressalto de carga no conjunto de boca de poço superficial.
[005] Após a coluna de revestimento ter sido tensionada e o suspensor de revestimento assentado, o operador removeria tipicamente a ferramenta de assentamento, a seguir instalaria uma vedação ou invólucro entre o diâmetro externo da parte superior do suspensor de revestimento e o furo no conjunto de boca de poço superficial.
[006] Ao instalar a coluna de revestimento, seria vantajoso ser capaz de conhecer a deformação e a quantidade de tensão que existe após o suspensor de revestimento ser ajustado. Além disso, de tempos em tempos, seria útil monitorar a deformação para determinar se a tensão inicial diminuiu, tal como poderia ocorrer se a plataforma assentasse. Fadiga pode ocorrer devido a ciclos de tensão, tanto a partir de alterações térmicas ou outros fatores. Embora o conjunto de boca de poço superficial ser localizado em uma plataforma acima do mar, o suspensor de revestimento é ocultado dentro do alojamento da boca de poço superficial e a coluna de revestimento dentro do conduto submarino. Consequentemente, não é possível medir convencionalmente a deformação do mesmo modo como seria feito com condutos acessíveis.
SUMÁRIO
[007] O sistema de poço offshore da presente invenção tem uma boca de poço submarina e uma boca de poço superficial para instalação em uma plataforma acima da água. A boca de poço superficial tem um eixo geométrico longitudinal e uma parede lateral contendo um orifício de observação. Um conjunto de suspensor de revestimento é assentado dentro da boca de poço superficial. Uma coluna de revestimento tem uma extremidade inferior que trava na boca de poço submarina e uma extremidade superior que se fixa ao conjunto de suspensor de revestimento. O conjunto de suspensor de revestimento é ajustável axialmente dentro da boca de poço superficial para reter uma quantidade selecionada de tensão na coluna de revestimento.
[008] Pelo menos um padrão geométrico é localizado sobre uma superfície externa do conjunto de suspensor de revestimento. O padrão proporciona uma mudança visível na dimensão em resposta a uma mudança na tensão na parte do conjunto de suspensor de revestimento no qual o padrão é localizado. O padrão é localizado para dentro a partir do orifício de observação. Uma leitora ótica é posicionada dentro do orifício de observação na vista do padrão para monitorar qualquer mudança nas dimensões do padrão e proporcionar um sinal em resposta. Um controlador operavelmente acoplado à leitora ótica determina a tensão na coluna de revestimento em resposta ao sinal proporcionado pela leitora ótica.
[009] O padrão geométrico compreende preferivelmente uma pluralidade de padrões geométricos localizados em uma fileira axial sobre a superfície do conjunto de suspensor de revestimento. Se o conjunto de suspensor de revestimento é ajustado axialmente suficientemente na boca de poço superficial, pelo menos um dos padrões desaparece da vista e outra aparece na vista da leitora ótica. Também, na modalidade preferida, existem várias fileiras axiais de padrões posicionadas em torno de pelo menos parte da circunferência do conjunto de suspensor de revestimento; pelo menos um dos padrões é visível pela leitora, não obstante da orientação do conjunto de suspensor de revestimento na boca de poço superficial.
[0010] Preferivelmente, o padrão compreende um filme polimérico fixado ao conjunto de suspensor de revestimento. O filme polimérico pode ter aberturas dispostas geometricamente, as dimensões das quais mudam em resposta à tensão aplicada no conjunto de suspensor de revestimento. Alternativamente, o padrão pode ser gravado na superfície externa do conjunto de suspensor de revestimento.
[0011] O orifício de observação é preferivelmente orientado radialmente em relação ao eixo geométrico do conjunto suspensor de revestimento. A leitora ótica pode ser exposta a qualquer pressão contida na boca de poço superficial. A leitora ótica tem uma lente e uma fonte de luz para iluminar o padrão.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0012] A Figura 1 é uma vista em corte da quarta parte de uma parte de um conjunto de boca de poço superficial de um poço offshore mostrada tendo um sistema de medição de acordo com uma modalidade exemplificativa.
[0013] A Figura 2 é uma vista em elevação lateral esquemática de uma parte do suspensor de revestimento do conjunto de boca de poço da Figura 1.
[0014] A Figura 3 é uma vista ampliada ilustrando um medidor que é ligado ao suspensor de revestimento como ilustrado na Figura 2.
[0015] A Figura 4 é uma vista em corte esquemática ilustrando a inserção de uma leitora sob um ambiente de pressão controlada para ler um dos medidores da Figura 2.
[0016] A Figura 5 é uma vista esquemática ilustrando uma coluna que se estende a partir da boca de poço superficial sobre a plataforma na boca de poço submarina, a boca de poço superficial tendo um orifício de observação para uma leitora ótica, de acordo com a presente invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA PRESENTE INVENÇÃO
[0017] Nos desenhos e descrição que se seguem, partes similares são marcadas em todo relatório descritivo e desenhos com os mesmos números de referência, respectivamente. Os desenhos não são necessariamente em escala. Certas características da invenção podem ser mostradas exageradas em escala ou em forma de um certo modo esquemático e alguns detalhes de elementos convencionais podem não ser mostrados no interesse de clareza e brevidade. A presente invenção é suscetível a modalidades de formas diferentes. Modalidades específicas são descritas em detalhe e são mostradas nos desenhos, com o entendimento de que a presente descrição deve ser considerada uma exemplificação dos princípios da invenção, e não pretende limitar a invenção àquela ilustrada e aqui descrita. Deve ser plenamente reconhecido que os diferentes ensinamentos das modalidades discutidas abaixo podem ser empregados separadamente ou em qualquer combinação apropriada para produzir resultados desejados. As várias características mencionadas acima, bem como outros aspectos e características descritas em mais detalhes abaixo, serão prontamente evidentes para aqueles versados na técnica após leitura da seguinte descrição detalhada das modalidades e mediante referência aos desenhos em anexo.
[0018] Com referência às Figuras 1 e 5, um alojamento 11 é localizado na extremidade superior de um conduto submarino (riser) 12 que se estende para baixo até um conjunto de boca de poço submarino 14. O alojamento 11 é montado de forma estacionária em uma plataforma offshore 16 nesse exemplo, e a plataforma tem pernas que se estendem até o fundo do mar. O conduto submarino 12 e alojamento 11 são estacionários em relação à plataforma 16 e não sujeitos a movimentos de corrente e onda.
[0019] Outro componente do conjunto de boca de poço superficial inclui uma cabeça de revestimento 13 montada no alojamento 11 por um conector 15. A cabeça de revestimento 13 é um elemento tubular que tem um furo 17 se estendendo através do mesmo. A cabeça de revestimento 13 tem uma pluralidade de ressaltos de carga 19 que, nesse exemplo, são retráteis. Cada ressalto de carga 19 é retraído por um conjunto de parafuso 21 nessa modalidade, como mostrado na Figura 1. Enquanto na posição estendida mostrada na Figura 1, os ressaltos de carga 19 se projetam para dentro do furo 17. Alternativamente, os ressaltos de carga 19 poderiam compreender um único ressalto de carga fixado.
[0020] Um suspensor de revestimento 23 é sustentado em ressaltos de carga 19. O suspensor de revestimento 23 sustenta uma coluna de revestimento 25 que tem uma extremidade inferior que trava ou liga por extensão a um suspensor de revestimento submarino 26 no alojamento de boca de poço submarino 14 no fundo do mar. O operador deseja aplicar tensão ao revestimento 25 a um nível desejado e manter o revestimento 25 naquela quantidade de tensão. A aplicação e manutenção de tensão podem ser manuseadas de formadas diferentes. Por exemplo, um mecanismo de catraca pode ser empregado. O mecanismo de catraca permite que parte do suspensor de revestimento desloque para cima em relação à cabeça de revestimento, porém não para baixo, de modo a manter a tensão. Nessa modalidade, entretanto, como mostrado na Figura 1, o suspensor de revestimento 23 tem um corpo externo 27 que se fixa em roscas externas 29 no suspensor de revestimento 23 e serve como um ressalto de carga ajustável para o suspensor de revestimento 23. O suspensor de revestimento 23 tem também um conjunto de roscas interiores 31 ou um perfil para fixar-se em uma ferramenta de assentamento (não mostrado). Enquanto uma parte da ferramenta de assentamento puxa tensão sobre o suspensor de revestimento 23 para fornecer a quantidade desejada de tensão no revestimento 25, outra parte da ferramenta de assentamento gira o corpo externo 27 para baixo para contato com os ressaltos de carga 19. Na figura 1, a extremidade superior do corpo externo 27 é mostrada espaçada abaixo de um ressalto voltado para baixo 32 na parte superior do suspensor de revestimento 23. Enquanto sendo iniciado, a extremidade superior do corpo externo 27 estará em contato com o ressalto voltado para baixo 32. Um anel de batente 33 localizado na extremidade inferior das roscas 29 fornece um limite sobre quão distante para baixo o corpo externo 27 pode ser girado.
[0021] Além disso, nessa modalidade, um mecanismo pode ser opcionalmente incluído para evitar qualquer movimento ascendente do suspensor de revestimento 23 em relação à cabeça de revestimento 13 após instalação. Esse mecanismo inclui um anel de travamento 35 que é um anel fendilhado que é expandido para fora para dentro de um perfil conjugado 36 por intermédio de um anel energizado afilado 37. Após o corpo externo 27 ter sido girado para baixo para contato com ressaltos de carga 19, a ferramenta de assentamento empurra o anel energizado 37 para baixo para mover o anel de travamento 35 para dentro do perfil 36.
[0022] Após o revestimento 25 ter sido tensionado e o corpo externo 27 ajustado, o operador tipicamente removeria a ferramenta de assentamento, a seguir instalaria uma vedação 41. A vedação 41 está localizada na extremidade superior de um espaçador 39 que contata a extremidade superior do anel de energizado 37. A vedação 41 pode ser de vários tipos, tanto de metal com metal ou elastomérica. A vedação 41 veda entre o diâmetro externo da parte superior do suspensor de revestimento 23 e o furo da cabeça de revestimento 17.
[0023] Nesse exemplo, duas colunas de revestimento adicionais 43 são mostradas se estendendo através do revestimento 25. Cada coluna 43 pode ser tensionada e sustentada similarmente em cabeças de revestimento localizadas acima da cabeça de revestimento 13. Também, uma coluna de tubo de produção 45 é mostrada se estendendo através da coluna de revestimento interna 43. A coluna de tubo de produção 45 pode ser também tensionada e sustentada em uma cabeça de tubulação do mesmo modo.
[0024] Ao instalar colunas de revestimento 25, 43 e tubo de produção 45, seria vantajoso ser capaz de conhecer a deformação e a quantidade de tensão que existe após os suspensores de revestimento ou suspensor de tubulação serem ajustados. Além disso, de tempos em tempos, seria útil monitorar a deformação para determinar se a tensão inicial diminuiu, tal como poderia ocorrer se a plataforma assentar. Fadiga pode ocorrer devido a ciclos de tensão, tanto a partir de alterações térmicas ou outros fatores. Embora a cabeça de revestimento 13 e os vários alojamentos para as colunas de revestimento 43 e tubo de produção 45 sejam localizadas em uma plataforma 16 (Figura 5) acima do mar, colunas de revestimento 25, 43 e tubo de produção 45 são ocultadas dentro dos alojamentos e outros elementos tubulares. Consequentemente, não é possível medir convencionalmente a deformação do mesmo modo como seria feito com condutos acessíveis.
[0025] Nessa modalidade exemplificativa, uma pluralidade de medidores 47 ou padrões geométricos são montados no suspensor de revestimento 23 abaixo das roscas 29 e, então, abaixo do corpo externo 27. Cada medidor 47 é de um tipo que fornecerá uma indicação de deformação sem exigir quaisquer fios ou bateria. Como mostrado esquematicamente na Figura 3, cada medidor 47 é um filme delgado de um polímero que é revestido com um adesivo para ligação a um conduto de metal. Alternativamente, cada medidor 47 poderia ser gravado a laser diretamente sobre o corpo de aço do suspensor de revestimento 23. Cada medidor 47 tem uma pluralidade de aberturas 46 que são usinadas a laser em um padrão geométrico. Aberturas 46 são separadas uniformemente entre si em uma fileira e são preferivelmente de tamanho idêntico. Nesse exemplo, aberturas 46 se estendem axialmente ao longo de uma borda lateral do medidor 47 e horizontalmente ao longo de outra borda lateral.
Quando se aplica tensão, o medidor 47 estira levemente, mudando o espaçamento entre as aberturas 46. Essa mudança em espaçamento é detectável e provê uma indicação de tensão sendo aplicada e deformação que ocorre.
[0026] Opcionalmente, cada medidor 47 pode ter uma ou duas fileiras de aberturas 48 que são separadas entre si em diferentes proporções e têm larguras diferentes para definir um código de barras contendo informações. Nesse exemplo, aberturas 48 se estendem ao longo de outra borda lateral axial e outra borda horizontal a partir de aberturas 46. Opcionalmente, uma abertura central 50 pode ser cortada no filme de medidor 47, porém isso não é necessário.
[0027] Uma leitora 51 lê opticamente as aberturas 46, 48 do medidor 47 e fornece medição direta de deformação e outras informações. A leitora 51 tem uma lente 52, uma fonte de luz de anel 54 e um software de medição de deformação. A leitora 51 é localizada dentro de um orifício de observação 49 que se estende através da parede lateral da cabeça de revestimento 13. Preferivelmente, o orifício de observação 49 é localizado em uma linha radial do eixo geométrico da cabeça de revestimento 13. Um flange 53 se projeta para o exterior da cabeça de revestimento 13 em torno do orifício de observação 47. Um condutor elétrico 57 se estende através de um conjunto de vedação 55 do flange 53 e se estende até um processador e mostrador 59 que pode ser localizado em outro nível na plataforma, tal como no piso da sonda. O processador 59 contém algoritmos que fornecerão uma leitura de deformação diretamente baseada na leitura óptica da leitora 51. Medidores 47, a leitora 51 e o processador 59 são comercialmente disponíveis. Um fabricante é Direct Manufacturing, Inc., Columbia, Carolina do Sul.
[0028] Como o operador não saberá antecipadamente exatamente quanto estiramento existirá no revestimento 25 após ser tensionado, preferivelmente uma pluralidade de medidores 47 é montada no suspensor de revestimento 23 e axialmente separadas entre si. A Figura 2 mostra três fileiras em forma de circunferência de medidores 47 que são axialmente espaçadas, de modo que, com a quantidade mínima de estiramento esperada, a fileira superior em forma de circunferência será visível à leitora 51. Com a quantidade máxima de estiramento esperado no revestimento 25, a fileira inferior em forma de circunferência de medidores 47 seria legível pela leitora 51.
[0029] Além disso, tipicamente enquanto assenta o revestimento 25, o operador não orienta o suspensor de revestimento 23 para qualquer posição rotacional específica em relação à cabeça de revestimento 13. Embora a orientação possa ser feita, uma alternativa é montar um número de medidores 47 em fileiras horizontais ou forma de circunferência que se estendem totalmente em torno do suspensor de revestimento 23. Pelo menos um dos medidores 47 estará sempre alinhado com a leitora 51, independente da orientação do suspensor de revestimento 23. Além disso, mais do que um orifício de observação 49 é preferivelmente empregado, com os orifícios de observação sendo espaçados circunferencialmente em torno da cabeça de revestimento 13. Os orifícios de observação adicionais 49 permitem que um operador insira a leitora 51 e faça leituras a partir de lados diferentes do suspensor de revestimento 23.
[0030] Na modalidade preferida, uma leitora 51 é posicionada na cabeça de revestimento 13 enquanto o revestimento 25 está sendo tensionado. O operador será, desse modo, capaz de ler a deformação diretamente a partir do display do processador 59 enquanto o procedimento de tensionamento está ocorrendo. O operador saberá, desse modo, o nível de tensão que existe no revestimento 25 após a ferramenta de assentamento ter sido desconectada do suspensor de revestimento 23 e o corpo externo 27 assentado em ressaltos de carga 19. Posteriormente, o operador pode remover a leitora 51 e utilizar a mesma para tensionar colunas de revestimento internas 43 e o tubo de produção 45, cada uma das quais conterá medidores 47 fixados em seus suspensores em um modo similar.
[0031] Além disso, periodicamente o operador pode inserir a leitora 51 em um dos orifícios de observação 49 para monitorar a deformação em anos subsequentes. Essa informação permite que o operador determine a tensão e fadiga. Se controle de pressão for necessário, isso pode ser facilmente manipulado pelo uso de um conjunto de lubrificante 61, mostrado esquematicamente na Figura 4. O operador insere a leitora 51 no orifício de observação 49 em uma ferramenta de inserção 63. A ferramenta de inserção 63 compreende uma haste tubular através da qual o condutor 57 estenderá. O conjunto de lubrificante tem uma válvula 65, em sua extremidade interna e uma cabeça de injeção 67 em sua extremidade externa. O operador fecha a válvula 65 e insere a leitora 51 em uma câmara localizada entre a válvula 65 e a injeção 67. A cabeça de injeção 67 é um mecanismo de vedação convencional que emprega, tipicamente, uma bomba que bombeia graxa em torno de um elemento tubular para formar uma vedação e simultaneamente permitir que o elemento tubular seja movido ao longo de seu eixo geométrico. No presente pedido, a cabeça de injeção 67 é acionada para manter uma vedação em torno da ferramenta de inserção 63 enquanto a válvula 65 é aberta e a ferramenta de inserção 63 é empurrada para dentro para empurrar a leitora 51 para proximidade estreita com um dos medidores 47. Após fazer uma leitura, o operador inverte o procedimento para remover a leitora 51.
[0032] Deve ser entendido que variações podem ser feitas no acima descrito sem se afastar do escopo da invenção. Embora modalidades específicas tenham sido mostradas e descritas, modificações podem ser feitas por uma pessoa versada na técnica sem se afastar do espírito ou ensinamento da presente invenção. As modalidades como descritas são somente exemplificativas e não são limitadoras. Muitas variações e modificações são possíveis e estão compreendidas no escopo da invenção. Por conseguinte, o escopo de proteção não é limitado às modalidades descritas, porém é limitado somente pelas reivindicações que se seguem, cujo escopo incluirá todos os equivalentes da matéria das reivindicações.
REIVINDICAÇÕES

Claims (8)

1. Sistema de poço offshore, caracterizado pelo fato de compreender: uma boca de poço submarina; uma boca de poço superficial tendo uma parede lateral contendo um orifício de observação (49) ; um conjunto de suspensor de revestimento (23) assentado dentro da boca de poço superficial; uma coluna de revestimento (25) tendo uma extremidade inferior presa na boca de poço submarina e uma extremidade superior fixada ao conjunto de suspensor de revestimento (23), o conjunto suspensor de revestimento (23) sendo ajustável axialmente dentro da boca de poço superficial para reter uma quantidade selecionada de tensão para a coluna de revestimento (25); pelo menos um padrão geométrico em uma superfície externa do conjunto de suspensor de revestimento (23), o padrão proporcionando uma mudança visível em dimensão em resposta a uma mudança na tensão da parte do conjunto de suspensor de revestimento (23) no qual o padrão está localizado, o padrão sendo localizado para dentro a partir de um orifício de observação (49); uma leitora óptica posicionada dentro do orifício de observação (49) na mira do padrão para monitorar qualquer mudança nas dimensões do padrão e fornecer um sinal em resposta, e um controlador acoplado operativamente à leitora óptica para determinar a tensão na coluna de revestimento (25) em resposta ao sinal fornecido pela leitora ótica.
2. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o padrão é uma série geométrica de linhas.
3. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que os padrões incluem aberturas.
4. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o sistema compreende uma pluralidade de padrões.
5. Sistema, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que uma pluralidade de padrões é posicionada ao longo da superfície externa do conjunto de suspensor de revestimento (23) em uma direção longitudinal e circunferencial.
6. Método para monitorar tensão em uma coluna de revestimento (25), caracterizado por se estender a partir de uma boca de poço submarina para uma boca de poço superficial em uma plataforma (16) acima da água, a coluna de revestimento (25) sendo sustentada na boca de poço superficial por um conjunto de suspensor de revestimento (23), o método compreendendo: (a) fornecer pelo menos um padrão geométrico em uma superfície externa do conjunto de suspensor de revestimento (23); (b) montar uma leitora ótica em um orifício que se estende através de uma parede lateral da boca de poço superficial; (c) visualizar uma imagem do padrão geométrico com a leitora ótica, a imagem mudando em resposta ao nível de tensão que existe no conjunto de suspensor de revestimento (23) onde o padrão geométrico é localizado, e (d) processar a imagem observada pela leitora ótica e fornecer uma leitura da tensão que existe onde o padrão geométrico é localizado.
7. Método, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que uma pluralidade de padrões é fixada a uma superfície externa do conjunto de suspensor de revestimento (23) .
8. Método, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que uma pluralidade de padrões é fixada a uma superfície externa do conjunto de suspensor de revestimento (23) em uma direção longitudinal e circunferencial.
BRPI0806146A 2007-06-19 2008-06-19 sistema de poço offshore e método para monitorar tensão em uma coluna de revestimento BRPI0806146B8 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US94489507P 2007-06-19 2007-06-19
US12/137,283 US7819182B2 (en) 2007-06-19 2008-06-11 Stress, strain and fatigue measuring of well piping

Publications (3)

Publication Number Publication Date
BRPI0806146A2 BRPI0806146A2 (pt) 2010-04-06
BRPI0806146B1 true BRPI0806146B1 (pt) 2019-12-10
BRPI0806146B8 BRPI0806146B8 (pt) 2021-08-10

Family

ID=39672387

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0806146A BRPI0806146B8 (pt) 2007-06-19 2008-06-19 sistema de poço offshore e método para monitorar tensão em uma coluna de revestimento

Country Status (4)

Country Link
US (1) US7819182B2 (pt)
BR (1) BRPI0806146B8 (pt)
GB (1) GB2450409B (pt)
NO (1) NO341712B1 (pt)

Families Citing this family (18)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8066064B2 (en) * 2008-11-12 2011-11-29 Vetco Gray Inc. Well assembly having a casing hanger supported by a load member actuated by a retractable member disposed in the wellhead
MX2018013270A (es) 2010-04-30 2022-07-21 Spm Oil & Gas Inc Máquinas, sistemas, métodos implementados en computadoras, y productos de programas en computadoras para probar y certificar equipo de petróleo y gas.
EP2817476A2 (en) * 2012-02-22 2014-12-31 Weatherford/Lamb, Inc. Latch assembly
USD713825S1 (en) 2012-05-09 2014-09-23 S.P.M. Flow Control, Inc. Electronic device holder
CN104508233B (zh) * 2012-05-25 2017-05-03 S.P.M.流量控制股份有限公司 评估与井口相关联的系统
US9057231B2 (en) 2012-09-13 2015-06-16 Vetco Gray Inc. Energizing ring divot back-out lock
US20140196906A1 (en) * 2012-11-27 2014-07-17 Lane Elenburg Latching system for well swabbing tools
US9341042B2 (en) 2013-06-09 2016-05-17 Richard Machina Stop loss tool for wellheads
US9416652B2 (en) 2013-08-08 2016-08-16 Vetco Gray Inc. Sensing magnetized portions of a wellhead system to monitor fatigue loading
CN104695893B (zh) * 2013-12-09 2017-06-16 中国石油化工股份有限公司 封隔器胶筒接触应力试验装置及方法
GB2544671A (en) 2014-07-30 2017-05-24 Spm Flow Control Inc Band with RFID chip holder and identifying component
USD750516S1 (en) 2014-09-26 2016-03-01 S.P.M. Flow Control, Inc. Electronic device holder
CA2986233A1 (en) 2015-05-21 2016-11-24 Texas Nameplate Company, Inc. Method and system for securing a tracking device to a component
US10102471B2 (en) 2015-08-14 2018-10-16 S.P.M. Flow Control, Inc. Carrier and band assembly for identifying and managing a component of a system associated with a wellhead
US10557372B2 (en) * 2015-12-17 2020-02-11 General Electric Company Systems and methods for assessing strain of components in turbomachines
IT201700037860A1 (it) * 2017-04-06 2018-10-06 Atlas Copco Blm Srl Dispositivo di misurazione del precarico di una vite in un particolare giunto.
CN110954282B (zh) * 2019-10-24 2021-08-17 中石化石油机械股份有限公司研究院 封隔器胶筒密封性能测试装置及方法
US20210285317A1 (en) 2020-03-11 2021-09-16 Conocophillips Company Management of subsea wellhead stresses

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4409824A (en) * 1981-09-14 1983-10-18 Conoco Inc. Fatigue gauge for drill pipe string
US5172112A (en) * 1991-11-15 1992-12-15 Abb Vetco Gray Inc. Subsea well pressure monitor
US5582438A (en) * 1994-12-21 1996-12-10 Wilkins; Robert L. Lateral connector for tube assembly
US6155347A (en) * 1999-04-12 2000-12-05 Kudu Industries, Inc. Method and apparatus for controlling the liquid level in a well
US6470971B1 (en) * 1999-11-15 2002-10-29 Abb Vetco Gray Inc. Tubing head control and pressure monitor device
US6834233B2 (en) 2002-02-08 2004-12-21 University Of Houston System and method for stress and stability related measurements in boreholes
US7219729B2 (en) 2002-11-05 2007-05-22 Weatherford/Lamb, Inc. Permanent downhole deployment of optical sensors
US6957574B2 (en) 2003-05-19 2005-10-25 Weatherford/Lamb, Inc. Well integrity monitoring system
US7346455B2 (en) * 2004-05-25 2008-03-18 Robbins & Myers Energy Systems L.P. Wellbore evaluation system and method
US7477995B2 (en) * 2005-02-03 2009-01-13 Direct Measurements Inc. Optical linear strain gage
CA2581581C (en) * 2006-11-28 2014-04-29 T-3 Property Holdings, Inc. Direct connecting downhole control system

Also Published As

Publication number Publication date
GB2450409A (en) 2008-12-24
GB2450409B (en) 2012-09-26
BRPI0806146A2 (pt) 2010-04-06
BRPI0806146B8 (pt) 2021-08-10
US7819182B2 (en) 2010-10-26
NO341712B1 (no) 2018-01-08
US20080314577A1 (en) 2008-12-25
NO20082786L (no) 2008-12-22
GB0811049D0 (en) 2008-07-23

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0806146B1 (pt) sistema de poço offshore e método para monitorar tensão em uma coluna de revestimento
BR0316189B1 (pt) Sistema e método de orientação para um poço submarino
BR102012004766A2 (pt) sistema para executar um componente de cabeça de poço submarina, sistema para assentar um componente de cabeça de poço submarina e método para assentamento de um dispositivo de cabeça de poço submarina
BR112014009252B1 (pt) método para instalação e recuperação de um dispositivo de monitoramento de poço
BR112012009840B1 (pt) Ferramenta de posicionamento para determinação de uma posição em um envoltório no fundo do poço, método de determinação de uma posição de uma ferramenta, uso da ferramenta de posicionamento e sistema de posicionamento
NO322809B1 (no) Anordning og fremgangsmate for a overvake og styre utplassering av utstyr pa havbunnen
US10450821B2 (en) Wellhead port plug assembly
BRPI1008464A2 (pt) Conector submarino
BR112013007142B1 (pt) Método e sistema para monitoramento da linearidade de um conjunto de sistema de bombeamento de fundo de poço
CN103879530B (zh) 水下静密封锁紧机构
BR0208799B1 (pt) sistema de cabeça de poço.
NO334231B1 (no) En stav, et intervensjons-, fjernmålings- og overvåkingssystem som omfatter staven, samt en fremgangsmåte for intervensjon
EP3784876B1 (en) Systems, devices and methods for orienting a production outlet of a subsea production tree
BRPI0813129A2 (pt) método para facilitar o uso de uma guia complacente possível de ser disposta em carretel em uma intervenção submarina, sistema para uso em uma intervenção submarina, método de intervenção submarina, e sistema para uso com a guia complacente
BRPI1103493A2 (pt) conector para conexão a um dispositivo submarino e método para conexão a um dispositivo submarino
BR112013001356B1 (pt) cabeçote de revestimento de superfície para instalação dentro de um sistema condutor e método para instalar um invólucro de revestimento externo
BR112015013680B1 (pt) Aparelhos de eliminação de detritos durante uma conexão de acoplamento molhado de fundo de poço
BR112017015548B1 (pt) Método para analisar desgaste de material
BR102012026663A2 (pt) sistema para assentar e fixar um componente de cabeça de poço submarina e método para assentar um dispositivo de cabeça de poço submarina
BR102012009991B1 (pt) sistema de exibição de sensores submarinos
BRPI0712578A2 (pt) aparelho de travamento de inserto de obturador submarino
BR112020019923A2 (pt) Adaptador de carretel de orientação do suspensor de tubulação
NO880032L (no) Anordning for aa orientere elektriske koblinger i en undervanns borestreng.
BR102020022676A2 (pt) Transmissão em tempo real por fibra óptica furo abaixo para monitoramento de poço e atuação de equipamento furo abaixo
US3277969A (en) Underwater drilling

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 10/12/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 10/12/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS

B16C Correction of notification of the grant [chapter 16.3 patent gazette]

Free format text: REF. RPI 2553 DE 10/12/2019 QUANTO AO TITULAR.