BRPI0804869A2 - curativo auto-adesivo disposto em liner siliconizado prÉ-cortado e/ou picotado - Google Patents

curativo auto-adesivo disposto em liner siliconizado prÉ-cortado e/ou picotado Download PDF

Info

Publication number
BRPI0804869A2
BRPI0804869A2 BRPI0804869A BRPI0804869A2 BR PI0804869 A2 BRPI0804869 A2 BR PI0804869A2 BR PI0804869 A BRPI0804869 A BR PI0804869A BR PI0804869 A2 BRPI0804869 A2 BR PI0804869A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
adhesive
self
dressing according
adhesive dressing
siliconized liner
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Celso Kiewagen
Original Assignee
Cremer S A
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Cremer S A filed Critical Cremer S A
Priority to BRPI0804869 priority Critical patent/BRPI0804869A2/pt
Publication of BRPI0804869A2 publication Critical patent/BRPI0804869A2/pt

Links

Abstract

CURATIVO AUTO-ADESIVO DISPOSTO EM LINER SILICONIZADO PRÉ-CORTADO E/OU PICOTADO. A presente invenção vem resolver os problemas gerados pela diminuição da habilidade manual ao se utilizar equipamentos de proteção individual. Os equipamentos de proteção individual são necessários em vários aspectos e, especialmente na área médica, tais equipamentos são necessários para evitar a contaminação do profissional de saúde e/ou paciente através de contato direto com fluidos corpóreos contaminados. A presente invenção é direcionada especialmente, para facilitar o manuseio com luvas, de pequenos objetos auto-adesivos e compreende um curativo auto-adesivo disposto em liner siliconizado compreendendo um dorso adesivo e uma almofada onde o liner siliconizado apresenta-se no formato de tiras ou cartela sendo o mesmo pré-cortado e/ou picotado.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "CURATIVOAUTO-ADESIVO DISPOSTO EM LINER SILICONIZADO PRÉ-CORTADOE/OU PICOTADO".
A presente invenção refere-se a um curativo auto-adesivo defácil manuseio empregado para proteção de pequenos ferimentos causadospelo procedimento de coleta de sangue e podendo ser utilizado em clínicas,laboratórios e hospitais.Descrição do Estado da Técnica
Atualmente, existe a grande preocupação com contaminaçãobiológica enr ambiente hospitalar. Desde o advento da pandemia de AIDS,os profissionais de saúde tem a obrigação de utilizar equipamentos de pro-teção biológica. A realização de curativos para pequenas punções e a utili-zação, por profissionais, de equipamentos de proteção individual, nem sem-pre é compatível. Apesar de fundamental, a utilização de luvas comprometea agilidade das mãos. Pequenos movimentos relacionados à coordenaçãomotora fina tais como: manusear folhas, abrir embalagens, manusear obje-tos de dimensões pequenas portando luvas aumenta o tempo gasto com ospacientes e, de certa forma, induz a não utilização de equipamento de prote-ção individual, aumentando a possibilidade de acidentes e levando a con-
20 taminação biológica acidental. Muitos equipamentos são projetados paraserem manipulados por profissionais portando luvas e, para tanto, sofremadaptações para compensar a diminuição da mobilidade e habilidade manu-al.
Entretanto, no âmbito hospitalar, os curativos hoje disponíveispara o fechamento de punções para coleta de sangue, geram dificuldadesde manuseio com luvas levando a alguns inconvenientes: (i) aumento dotempo de atendimento; (ii) manipulação do curativo sem a luva de proteçãopelo profissional da saúde aumentando a probabilidade de contaminação dopaciente.
Diversos são os curativos hoje disponíveis para a utilização emclinicas e hospitais, incluindo aqueles direcionados para o fechamento depunções relacionadas à coleta de sangue.Entre esses curativos, destacamos aquele descrito noMU8202207-0 apresentando uma bandagem absorvente adesiva, sendoque, as bandagens, estão dispostas em uma matriz N x M que é coberta porum rolo de papel especial siliconizado. A bandagem absorvente adesivadescrita no presente documento é direcionada para uso após escleroterapia,miniintervenções cirúrgicas, acupuntura entre outros procedimentos. A ban-dagem descrita no documento compreende ainda uma fita microporosa deviscose, um adesivo à base de poliacrilato e uma almofada contendo poliés-ter agulhado.
Outro documento que pode ser citado, é o MU8400229-8 quedescreve uma bandagem absorvente adesiva hipoalérgica compreendendouma peça retangular ou quadrada de fita microporosa e contendo um discoabsorvente centralizado, adequadamente fabricado em tecido agulhado. Areferida bandagem é protegida por uma peça de papel siliconizado. Sendoindicada para utilização após escleroterapia, miniintervenções cirúrgicas,acupuntura entre outros procedimentos. Como opções de concretização dareferida bandagem, o documento MU8400229-8 descreve a disposição dasmesmas em cartelas. A bandagem é retirada da carteia manualmente e re-quer coordenação motora fina para tal.
O documento Ml 5200626S consiste em um auto-adesivo aplicá-vel sobre orifícios produzidos na veia ou músculo por agulhas de coleta desangue ou injeção, constituído de fita cirúrgica de curativos adesiva, na qualé colocado, no centro, um absorvente esférico, de intertela em cor branca. Oproduto é distribuído em cartelas de papelão revestida de silicone para efeti-va conservação e distribuição. Este documento não menciona se o produto éadaptado para profissionais portando luvas.
Ainda sobre opções de bandagens hoje disponíveis, pode-secitar aquela descrita no documento MU 8000153-0. O documento descreveuma carteia de adesivos curativos em rayon de viscose não tecido com ade-sivo acrílico colado sobre papel siliconizado, de uso em hospitais, clínicas decirurgia plástica e para o consumo em geral na área de saúde como produtoauxiliar em cirurgias. Os adesivos curativos são formados pela sobreposiçãode rayon de viscose não tecido com adesivo acrílico sobre papel siliconizado. O produto é fragmentado em tiras, em equipamento de corte gráfico, resultando tamanhos e quantidades de tiras, quão diversas são as necessidades dos usuários, embaladas ou não em papel grau cirúrgico e esterilizadas ou não.
O documento MU 7402453-1 descreve um absorvente auto-adesivo para tamponamento dos orifícios pós-coleta de sangue e injeçõesconsistindo em uma junção, por prensagem, de entretela de algodão especial com adesivo esparadrapo e papel siliconizado, formando cadelas em número de dez acondicionada em caixas com 50 cartelas. O presente modelonão se trata de um curativo e sim de uma solução para o tamponamento deorifícios resultantes de aplicação de injeções, coleta de sangue, etc, substituindo o tradicional algodão e visando a proteção, contra o pó e riscos de contaminação.
O documento PI 9501530-2 se refere a bandagens e curativosdescartáveis extremamente flexíveis para menores e maiores feridas de pele, irritações e abrasões. A bandagem é composta de um material de forro, uma camada adesiva e uma almofada absorvente. O material de forro écomposto é preferivelmente composto por uma espuma polimérica ou um material tecido que proporciona as características de conformação à bandagem. Entre os materiais que podem ser utilizados para o material de forro cita-se a celulose natural ou sintética (viscose) ou outras fibras conhecidaspor aqueles versados na técnica. A camada adesiva é preferivelmente constituída de um adesivo à base de borracha, acrilato à base de água ou à base de solvente ou um adesivo à base de borracha sintética ou de silicone. Aalmofada absorvente possui um corpo absorvente formado de um materialfibroso tecido ou não-tecido fabricado de fibras selecionadas do grupo dematerial fibroso termosselável e/ou absorvente natural ou sintético.
O documento US 4616644 descreve um curativo adesivo hemostático consistindo em uma fita adesiva onde é fixado uma estrutura absorvente pad sendo a mesma constituída por um pad absorvente coberto porum filme não aderente que é impregnado com uma camada muito fina deoxido de polietileno. O curativo compreende ainda duas fitas de papel silico-nizado que podem ser removidas no momento do uso. O filme não aderenteque recobre o pade está em contato com a pele é constituído de um materi-al plástico tal como polietileno, polipropileno poliésteres e nylon. O filme po-de ainda ser constituído por uma estrutura de tecido, agulhada, ou não teci-do.
O também documento US 5891078 se refere a um curativo ade-sivo esterilizado constituído de fita que pode ser removida de sua embala-gem esterilizada e aplicada com uma mão sem contaminar o curativo. A fitaflexível possui um revestimento adesivo depositado, pelo menos, na superfí-cie mais baixa da mesma. O curativo pode compreender um pad em seucentro ou pode ser constituído somente pela fita, permanecendo, a mesma,em contato direto com o ferimento. A fita é constituída de material seleciona-do do grupo consistindo em vinil, tecidos, não tecidos e poliéster. O curativopode ser disposto na forma de um rolo contínuo contendo vários curativosindividuais.
O documento US 4427737 descreve uma fita adesiva micropo-rosa composta por uma camada anterior porosa e uma camada adesiva mi-croporosa. A camada adesiva microporosa contém um elastômero de borra-cha, um ou mais hidrocolóides e outras substâncias opcionais permitindoque o ar permeie através da mesma e que a umidade seja transferida para acamada anterior porosa. A camada anterior porosa pode ser constituída porum tecido, não tecido, uma substância polimérica porosa ou uma espumapolimérica.
Embora existam opções de curativos para emprego pós-coletade sangue, os mesmos apresentam a limitação do manuseio com luvas deproteção, e/ou manuseio com uma única mão. Dentro desse contexto, a pre-sente invenção apresenta um curativo que devido a suas características pe-culiares, pode ser manuseado com luvas de proteção e/ou uma única mão.
Breve Descrição da Invenção
A presente invenção refere-se a um curativo auto-adesivo dis-posto em liner siliconizado utilizado para proteção de pequenos ferimentoscausados pelo procedimento de coleta de sangue compreendendo um dorsoadesivo e uma almofada onde o liner siliconizado apresenta-se no formatode tiras ou carteia, sendo o mesmo pré-cortado e/ou picotado. A presenteinvenção destina-se a facilitar o manuseio com luvas ou apenas uma dasmãos, de curativos auto-adesivos, evitando, dessa maneira, erros de procedimentos na coleta de sangue.
Breve Descrição das Figuras
Figura 1 - Curativo com liner siliconizado em tiras pré-cortado nasua extensão.
Figura 2 - Curativo com liner siliconizado em tiras picotadas nasua extensão.
Figura 3 - Curativo com liner em carteia pré-cortado na sua extensão.
Figura 4 - Curativo com liner em carteia picotado na sua extensão.
Descrição Detalhada da Invenção
A presente invenção vem resolver os problemas gerados peladiminuição da habilidade manual ao se utilizar equipamentos de proteçãoindividual. Os equipamentos de proteção individual são necessários em vários aspectos, especialmente na área medica, tais equipamentos são necessários para evitar a contaminação do profissional de saúde e/ou pacienteatravés de contato direto com fluidos corporeos contaminados. A presenteinvenção, é direcionada, especialmente, para facilitar o manuseio com luvas,de pequenos objetos auto-adesivos. Entre estes objetos auto-adesivos, apresente invenção é direcionada para facilitar o manuseio com luvas, de curativos utilizados após a coleta de sangue. A facilitação desse manuseio éatingida através da apresentação de um curativo objeto da presente invenção, que tem a característica de ser facilmente destacável mesmo com utilizando luvas. Os procedimentos de coleta de sangue hoje utilizados em laboratórios, clínicas e hospitais incluem, obrigatoriamente, por parte dos profissionais responsáveis a utilização de equipamentos de proteção individual, eem especial a utilização de luvas. Após a realização do procedimento decoleta de sangue, é realizado um procedimento de estancamento do localpuncionado que inclui a retirada ainda com luvas do curativo auto-adesivo desua embalagem, a retirada do liner siliconizado protetor da face adesiva eaplicação imediata no local puncionado.
A invenção se refere a um curativo auto-adesivo utilizado para aproteção de pequenos ferimentos causados pelo procedimento de coleta desangue, compreendendo um dorso adesivo e uma almofada com o diferencial de conter, aderido à face adesiva, um liner siliconizado pré-cortado e/oupicotado.
Este liner siliconizado pré-cortado e/ou picotado, permite ao profissional rapidez, praticidade, agilidade e segurança no manuseio durante oprocedimento de coleta e estancamento de sangue.
A almofada do curativo da invenção é constituída, preferencialmente, por um não tecido e, mais preferencialmente, um não tecido não a-guinado. Em uma concretização preferida da invenção, a almofada do curativo da invenção é constituída por não tecido selecionado dentre viscose,celulose, fibras de celulose, fibras de poliéster, fibras de polipropileno oumistura dos mesmos. Em outra concretização preferida da invenção, a almofada do curativo é constituída por não tecido não agulhado, selecionado dentre viscose, celulose, fibras de celulose, fibras de poliéster, fibras de polipro-pileno ou mistura dos mesmos.
Mais preferencialmente, a almofada do curativo da presente invenção é constituída por não tecido de viscose não agulhado. Com intuitode evitar a aderência das fibras da almofada do curativo da presente invenção ao sangue e/ou tecido do ferimento, a almofada é recoberta, em uma desuas faces, por uma camada antiaderente.
Preferencialmente, a camada antiaderente é constituída de polietileno, no entanto, outros materiais compatíveis podem ser utilizados.
Adicionalmente, a camada antiaderente da almofada do curativoda presente invenção, pode conter um agente anti-séptico a fim de evitar âpossibilidade de infecção no local. Diversos agentes anti-sépticos podem serutilizados. Em uma concretização preferida da invenção, o anti-séptico é oTriclosan.
O dorso adesivo do curativo auto-adesivo da presente invençãocompreende um material adesivo e uma fita. A fita do dorso adesivo do curativo da presente invenção é formada por um não tecido e uma resina.
Preferencialmente, a resina do dorso adesivo do curativo da presente invenção, éformada por resina acrílica. O não tecido da fita do dorso adesivo do curativoda presente invenção, é selecionado dentre poliéster, viscose, fibras de poli-propileno e mistura entre os mesmos.
O material adesivo do dorso adesivo curativo da presente invenção, é constituído de material não alergênico selecionado dentre adesivos a base de borracha sintética, adesivo a base de acrílico, adesivo a base deborracha natural ou mistura entre os mesmos.
O adesivo à base de acrílico hipoalergênico do curativo auto-adesivo da presente invenção está localizado em uma das superfícies dafita, fazendo com que a almofada possa aderir ao dorso adesivo.
O adesivo à base de acrílico hipoalergênico do curativo auto-adesivo da presente invenção também é responsável por fazer com que ocurativo possa ficar aderido à pele.
O liner siliconizado pré-cortado e/ou picotado do curativo da presente invenção, apresenta-se preferencialmente bipartido, Em uma concretização preferida da invenção, a bipartição ocorre linearmente em sua extensão. Em outra concretização preferida da invenção, a bipartição ocorre line-armente a sua largura.
O curativo da presente invenção, pode ser acondicionado emembalagens, para facilitar seu transporte e armazenamento.
O curativo pode ainda ser submetido, depois de embalado, a umprocesso de esterilização. Diversos processos de esterilização são possíveispara a invenção em questão. Entre estes, pode-se citar esterilização por radiação gama, por oxido de etileno ou por qualquer outro processo compatível com o curativo aqui descrito e que garanta condições de esterilidade adequadas.

Claims (22)

1. Curativo auto-adesivo disposto em liner siliconizado utilizadopara proteção de pequenos ferimentos causados pelo procedimento de coleta de sangue compreendendo um dorso adesivo e uma almofada caracterizado pelo fato de que o liner siliconizado apresenta-se no formato de tirasou carteia, sendo o mesmo pré-cortado e/ou picotado
2. Curativo auto-adesivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o material da almofada compreende um não tecido
3. Curativo auto-adesivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 e 2, caracterizado pelo fato de que o não tecido é não agulhado
4. Curativo auto-adesivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 2 e 3, caracterizado pelo fato de que o não tecido é selecionadodentre viscose, celulose, fibras de celulose, fibras de poliéster, fibras de polipropileno ou mistura dos mesmos.
5. Curativo auto-adesivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 2 a 4, caracterizado pelo fato de que o não tecido é de viscosenão agulhado.
6. Curativo auto-adesivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de que a almofada é recoberta poruma camada antiaderente
7. Curativo auto-adesivo de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que a camada de antiaderente é de polietileno.
8. Curativo auto-adesivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 6 e 7, caracterizado pelo fato de que a camada de antiaderentecompreende um agente anti-séptico.
9. Curativo auto-adesivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo fato de que o dorso adesivo compreende um material adesivo e uma fita
10. Curativo auto-adesivo de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que a fita compreende um não tecido e uma resina.
11. Curativo auto-adesivo de acordo com reivindicação 10, ca-racterizado pelo fato de que a resina é uma resina acrílica.
12. Curativo auto-adesivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 10 e 11, caracterizado pelo fato de que o não tecido é selecionado dentre poliéster, viscose, fibras de polipropileno e mistura entre os mesmos.
13. Curativo auto-adesivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 9 a 12, caracterizado pelo fato de que o material adesivo é constituído de material não alergênico selecionado entre adesivos à base de borracha sintética, adesivo à base de acrílico, adesivo à base de borracha natural ou mistura entre os mesmos.
14. Curativo auto-adesivo de acordo com as reivindicações 9 a 13, caracterizado pelo fato de que o material adesivo compreende adesivo à base de acrílico hipoalergênico.
15. Curativo auto-adesivo de acordo com qualquer uma das rei-vindicações 9 a 14, caracterizado pelo fato de que o material adesivo se localiza em uma das superfícies da fita.
16. Curativo auto-adesivo de acordo com qualquer uma das rei-vindicações 1 a 15, caracterizado pelo fato de que a almofada está aderida ao dorso adesivo através do material adesivo.
17. Curativo auto-adesivo de acordo com qualquer uma das rei-vindicações 1 a 16, caracterizado pelo fato de que o liner siliconizado pré-cortado e/ou picotado esta aderido ao dorso adesivo através do material adesivo.
18. Curativo auto-adesivo de acordo com qualquer uma das rei- vindicações 1 a 17, caracterizado pelo fato de que o liner siliconizado pré-cortado e/ou picotado é bipartido.
19. Curativo auto-adesivo de acordo com a reivindicação 18, caracterizado pelo fato de que o liner siliconizado pré-cortado e/ou picotado é bipartido linearmente em sua extensão.
20. Curativo auto-adesivo de acordo com a reivindicação 18, caracterizado pelo fato de que o liner siliconizado pré-cortado e/ou picotado é bipartido linearmente em sua largura
21. Curativo auto-adesivo de acordo com qualquer uma das rei-vindicações 1 a 20, caracterizado pelo fato de que o mesmo e acondicionadoem embalagem.
22. Curativo auto-adesivo de acordo com a reivindicação 21, ca-racterizado pelo fato de que após embalado, o material é submetido a pro-cesso de esterilização.
BRPI0804869 2008-06-02 2008-06-02 curativo auto-adesivo disposto em liner siliconizado prÉ-cortado e/ou picotado BRPI0804869A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0804869 BRPI0804869A2 (pt) 2008-06-02 2008-06-02 curativo auto-adesivo disposto em liner siliconizado prÉ-cortado e/ou picotado

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0804869 BRPI0804869A2 (pt) 2008-06-02 2008-06-02 curativo auto-adesivo disposto em liner siliconizado prÉ-cortado e/ou picotado

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0804869A2 true BRPI0804869A2 (pt) 2010-03-02

Family

ID=41722558

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0804869 BRPI0804869A2 (pt) 2008-06-02 2008-06-02 curativo auto-adesivo disposto em liner siliconizado prÉ-cortado e/ou picotado

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0804869A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US20200170843A1 (en) Wound dressing sealant and use thereof
US20170105877A1 (en) Wound dressing
AU2008336285B2 (en) Dressing for protecting the skin around objects projecting out therefrom
RU2536553C2 (ru) Системы, способы и материалы для доставки и отсоединяющиеся при необходимости
FI59921C (fi) Kirurgiskt foerband avsett att placeras pao kroppen av en patient
US20130123678A1 (en) Disruptable Adhesive Layer for Fluid Activated Debonding
DK2773304T3 (en) Adhesive layers, which can be torn apart, to the fluid-activated solution.
EP3288510B1 (en) Wound dressing
RU2711863C2 (ru) Система двухкомпонентной раневой повязки
US20080103451A1 (en) Self-Securing Bandage for Drain Tubes
US20170128270A1 (en) Wound dressing
BR112015013374B1 (pt) luva hemostática adaptada para ser usada por um usuário e kit
RU2704601C2 (ru) Система раневой повязки
US20180243039A1 (en) Surgical site cover comprising conformable polymeric film and methods of use
US20230372158A1 (en) Packaged medical articles with reduced packaging
BRPI0804869A2 (pt) curativo auto-adesivo disposto em liner siliconizado prÉ-cortado e/ou picotado
US20200383744A1 (en) Pocket and Drape System for Providing Sterile Fields
WO2015055289A2 (en) Packaging for non-touch application
CN209847385U (zh) 一次性医用外科无菌手术包
CN214511294U (zh) 一种手术洞巾
US7863496B2 (en) Self-closing antiseptic plaster
US20220133547A1 (en) Tough Aid Industrial Grade Medical Bandaged
CN217987856U (zh) 一种新型聚含药物的止血加压绷带
US20240139035A1 (en) Wound dressing sealant and use thereof
KR20230009541A (ko) 압박용 지혈 드레싱 밴드

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 4A ANUIDADE.

B08H Application fees: decision cancelled

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2162 DE 12/06/2012.

B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law
B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)