BRPI0804459A2 - sistema eletrÈnico de determinação da força de tração exercida na corda de um acelerÈmetro de corda vibrante - Google Patents

sistema eletrÈnico de determinação da força de tração exercida na corda de um acelerÈmetro de corda vibrante Download PDF

Info

Publication number
BRPI0804459A2
BRPI0804459A2 BRPI0804459-7A BRPI0804459A BRPI0804459A2 BR PI0804459 A2 BRPI0804459 A2 BR PI0804459A2 BR PI0804459 A BRPI0804459 A BR PI0804459A BR PI0804459 A2 BRPI0804459 A2 BR PI0804459A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
rope
accelerometer
string
vibrating
determining
Prior art date
Application number
BRPI0804459-7A
Other languages
English (en)
Inventor
Viktor Koldaev
Original Assignee
Agencia Nac Do Petroleo Gas Natural E Biocombustiveis
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Agencia Nac Do Petroleo Gas Natural E Biocombustiveis filed Critical Agencia Nac Do Petroleo Gas Natural E Biocombustiveis
Priority to BRPI0804459-7A priority Critical patent/BRPI0804459A2/pt
Publication of BRPI0804459A2 publication Critical patent/BRPI0804459A2/pt

Links

Landscapes

  • Measurement Of Mechanical Vibrations Or Ultrasonic Waves (AREA)
  • Investigating Strength Of Materials By Application Of Mechanical Stress (AREA)

Abstract

SISTEMA ELETRÈNICO DE DETERMINAçãO DA FORçA DE TRAçãO EXERCIDA NA CORDA DE UM ACELERÈMETRO DE CORDA VIBRANTE. A presente invenção refere-se a um sistema microprocessado constituindo uma alternativa melhorada para a estimação da tensão na corda de um acelerómetro de corda vibrante, que também permite estimar outros parâmetros importantes do sistema corda vibrante-massa de prova-campo magnético. O circuito microprocessado que implementa um estimador de parâmetros que possui incorporado um modelo de sistema eletro-mecânico. O circuito excitador deste tipo de acelerómetro consiste de um amplificador de alto ganho que mede a tensão na extremidade da corda e a amplifica entregando o sinal a um limitador de amplitude simples que fornece a corrente necessarta para excitar a corda. No sistema melhorado, cria-se uma ramificação do sinal de saída do amplificador, que é conduzida a um conversor analógico digital. Este converte o sinal de tensão analógico em dado digital. A precisão do conversor deve ser compatível com a aplicação e resultados esperados. As amostras obtidas na entrada do conversor analógico digital são engatilhadas por um oscilador (relógio) de estabilidade suficiente para a aplicação.

Description

RELATÓRIO DESCRITIVO
SISTEMA ELETRÔNICO DE DETERMINAÇÃO DA FORÇA DE TRAÇÃO EXERCIDA NA CORDA DE UM ACE LE RÔMETRO DE CORDA VIBRANTE
A presente invenção refere-se a um sistema alternativo para a estimativa da força de tração na corda de um acelero metro de corda vibrante.
Um acelerômetro de corda vibrante é um sistema composto por uma massa de prova e uma corda ligada a ela e a um ponto fixo. A corda encontra-se imersa em um campo magnético forte produzido por um ímã permanente. A corda vibra em uma freqüência natural proporcional à raiz quadrada da tensão exercida pela massa de prova como conseqüência de uma aceleração sofrida pela mesma.
A vibração natural é excitada por um circuito eletrônico de realimentação que mede o potencial elétrico nas extremidades da corda vibrante e faz passar por esta uma corrente proporcional ao mesmo. A tensão na corda surge em razão de movimentação da mesma no campo magnético em que Se encontra. A movimentação da corda é conseqüência da força gerada pela interação entre a corrente que passa pela mesma e o campo magnético em que se encontra. A auto-oscilação resultante desta montagem eletromecânica exige um circuito limitador intercalado na malha de realimentação que impede que a amplitude de oscilação se mantenha suficientemente baixa para operação do sistema mecânico na faixa mais linear possível.
Comumente, a freqüência de oscilação da corda é obtida através da divisão do numero de períodos de oscilação dividido pelo intervalo de tempo decorrido para este número de períodos. O evento de um período é medido por dois cruzamentos sucessivos pelo valor nulo da forma de onda do potencial elétrico nas extremidades da corda. Os cruzamentos devem ser ambos ascendentes ou descendentes para que o resultado seja preciso.
O sistema proposto nesta patente é uma alternativa melhorada para a estimação da tensão na corda, que também permite estimar outros parâmetros importantes do sistema corda vibrante-massa de prova- campo magnético. Este sistema consiste de um circuito microprocessado que implementa um estimador de parâmetros que possui incorporado um modelo do sistema eletro-mecânico descrito acima. O sistema proposto possui as seguintes vantagens principais:
1. Taxa de amostragem elevada, pois não é necessário aguardar um número fínito de períodos para que se possa obter um valor de freqüência;
2. Taxa fixa de amostragem: por não precisar aguardar pelo término de um período, não sofrendo o problema de indefinição do tempo de amostragem - o instante de tempo em que termina um período flutua com o valor de freqüência, implicando na necessidade de re-amostrar o sinal para que o intervalo de amostragem passe a ser constante ou alternativamente causando erros nas medidas de aceleração;
3. O sistema utilizado para estimar as tensões na corda é um filtro otimizado, enquanto no sistema convencional, a acumulação do intervalo de vários períodos é equivalente a um filtro de média móvel, que é muito pobre em diversas circunstâncias causando a sobreposição espectral típica do processo de amostragem de sinais analógicos;
4. A taxa elevada de amostragem permite a aplicação posterior de filtros com elevado grau de liberdade;
5. Permite a determinação de outras propriedades do sistema mecânico determinando suas alterações no tempo, permitindo correções nas informações obtidas e determinação de desgaste físico.
No sistema proposto, como conseqüência do projeto, a tensão na corda é determinada a intervalos fixos de amostragem e muito mais freqüentes — na ordem de 10 vezes mais freqüentes que o número de períodos em um intervalo de tempo.
O circuito excitador consiste de um amplificador de alto ganho (2, Figura 1) que mede a tensão na extremidade da corda (1, Figura 1) e a amplifica entregando o sinal a um limitador de amplitude simples (3, Figura 1) que fornece a corrente necessária para excitar a corda.
No sistema melhorado, cria-se uma ramificação do sinal de saída do amplificador, que é conduzida a um conversor analógico digital (4, Figura 1). Este converte o sinal de tensão analógico em dado digital.
À precisão do conversor deve ser compatível com a aplicação e resultados esperados. As amostras obtidas na entrada do conversor analógico digital são engatilhadas por um oscilador (relógio) de estabilidade para a aplicação (5, Figura 1).
Exemplificando, para uma precisão de 100 partes por bilhão no intervalo de Is, com uma freqüência natural da ordem de 1 kHz:
1. O conversor deve utilizar não menos que 14 bits para a amplitude do sinal de entrada;
2. O oscilador de referência de amostragem deve ter uma estabilidade de cerca de 50 partes por bilhão;
3. A relação sinal-ruído deve ser superior a 25 dB em amplitude.
Na saída do conversor há um dado digital que é utilizado por um microprocessador (6, Figura 1), (seja este na forma de um microprocessador, microcontrolador ou processador digital de sinais) que implementa um estimador de estados. Este estima a tração na corda com base nas leituras recebidas. O estimador deve ser sintonizado usando-se um modelo preciso do sistema eletromecânico compreendendo a corda, a massa de prova e o circuito de realimentação. Tipicamente se utiliza um filtro de Kalman (1, Figura 2) como estimador, que atualiza a cada intervalo de amostragem os valores das variáveis de estado escolhidas para o modelo, incluindo a tração exercida na corda vibrante pela massa de prova. Utilizando-se os valores de tração obtidos (2, Figura 2) e os parâmetros do modelo usado, também se estima o valor da freqüência de vibração da corda vibrante. Como resultado do processo de estimação, o microprocessador estimará os erros de determinação dos valores na forma de variâncias ou desvios padrão. O microprocessador deve produzir resultados a uma taxa de 10 vezes o valor da freqüência de vibração natural.
Adiciona-se ao sistema proposto um processo de medição de freqüência nos moldes tradicionais através da medição do intervalo de tempo de um conjunto de períodos completos (3, Figura 2), sendo os períodos determinados por cruzamentos do nível zero do sinal gerado pela corda vibrante. A freqüência é determinada pela divisão do número de períodos pelo intervalo de tempo. No sistema melhorado, determina-se a freqüência pelo método tradicional ao longo de um intervalo longo de tempo e compara-se a mesma com a freqüência determinada usando-se o estimador (4, Figura 2). A diferença entre as duas é associada a uma diferença entre o modelo usado no estimador e o modelo real. Esta diferença é usada para corrigir os parâmetros do modelo do estimador. Entre estes parâmetros encontram-se (5, Figura 2):
1. O comprimento da corda vibrante;
2. A taxa de perdas energéticas no sistema

Claims (4)

SISTEMA ELETRÔNICO DE DETERMINAÇÃO DA FORÇA DE TRAÇÃO EXERCIDA NA CORDA DE UM ACELERÔMETRO DE CORDA VIBRANTE
1. A medição de freqüência de vibração de uma corda caracterizada peia v utilização de um microprocessador trabalhando sobre vários pontos da forma de onda amostrada digitalizada, êm oposição à simples detecção de cruzamentos.
2. A determinação direta do valor de tração ria corda vibrante em oposição à determinação indireta por intermédio da freqüência, caracterizada pela utilização de um estimador de estados que adicionado ao sistema descrito no item 1.
3. A utilização do sistema descrito no item 2 em comparação caracterizado pela medição direta do período de oscilação para o ajuste do modelo interno do estimador com um freqüencímetro.
4. A estimação dos1 parâmetros físicos do sistema eletromecânico. caracterizada pela utilização dos ajustes da modelo interno obtidos no item 3
BRPI0804459-7A 2008-05-19 2008-05-19 sistema eletrÈnico de determinação da força de tração exercida na corda de um acelerÈmetro de corda vibrante BRPI0804459A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0804459-7A BRPI0804459A2 (pt) 2008-05-19 2008-05-19 sistema eletrÈnico de determinação da força de tração exercida na corda de um acelerÈmetro de corda vibrante

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0804459-7A BRPI0804459A2 (pt) 2008-05-19 2008-05-19 sistema eletrÈnico de determinação da força de tração exercida na corda de um acelerÈmetro de corda vibrante

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0804459A2 true BRPI0804459A2 (pt) 2012-03-27

Family

ID=45868805

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0804459-7A BRPI0804459A2 (pt) 2008-05-19 2008-05-19 sistema eletrÈnico de determinação da força de tração exercida na corda de um acelerÈmetro de corda vibrante

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0804459A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP6915215B2 (ja) 電気機械共振器を用いて流体特性を測定する装置および方法
EP2111535B1 (en) Vibrating wire sensor using spectral analysis
CN110073177B (zh) 根据科里奥利原理的质量流量计和用于确定质量流量的方法
CN106052667B (zh) 振动陀螺仪中谐振器和科里奥利轴控制的系统、装置、方法
EP0083144B1 (en) Improved method and apparatus for mass flow measurement
CN109506639B (zh) 驱动电路、用于驱动mems陀螺仪的方法和对应的mems陀螺仪
US10365194B2 (en) High temperature densitometer device and steam quality measurement method and device
US8991250B2 (en) Tuning fork gyroscope time domain inertial sensor
CN103998905A (zh) 用于测量振动物体频率的系统和方法
CN105203132A (zh) 一种谐振式振动陀螺的输出频率检测方法
JP4281985B2 (ja) 振動ジャイロスコープ用オフセット除去装置に関する改良
NO20053722L (no) Fremgangsmate for a bestemme nullpunktfeil i et vibrasjonsgyroskope
EP3548850B1 (en) Temperature compensation of a test tone used in meter verification
BRPI0804459A2 (pt) sistema eletrÈnico de determinação da força de tração exercida na corda de um acelerÈmetro de corda vibrante
ATE319071T1 (de) Verfahren zur ermittlung eines nullpunktfehlers eines corioliskreisels und solch ein verfahren verwendender corioliskreisel
Simonetti A measurement technique for the vibrating wire sensors
BR112016020351B1 (pt) Método para normalizar os sinais de saída de um giroscópio de coriolis e giroscópio de coriolis
KR20230161644A (ko) 진동 측정 센서장치
US20220120564A1 (en) Gyroscope
Pop et al. High accuracy method for measurement of vibrating wire transducer
SU947627A1 (ru) Виброконтактное измерительное устройство
Evstifeev et al. Results of MEMS gyro mechanical tests
RO128318A2 (ro) Metodă de măsurare a senzorilor cu coardă vibrantă prin excitarea cu trepte de semnal sinusoidal de frecvenţă variabilă
RU2312214C1 (ru) Система для измерения механических нагрузок при бурении, содержащая резонансный датчик (варианты)
RU2008115465A (ru) Измерительная электроника и способы для поверочной диагностики для расходомера

Legal Events

Date Code Title Description
B06G Technical and formal requirements: other requirements [chapter 6.7 patent gazette]

Free format text: APRESENTE DOCUMENTO COMPROVANDO QUE O SIGNATARIO DA PETICAO INICIAL POSSUI PODERES PARA REPRESENTAR O DEPOSITANTE.

B06H Technical and formal requirements: requirement cancelled [chapter 6.8 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A RPI 2094 DE 22/02/2011.

B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: A CLASSIFICACAO ANTERIOR ERA: G01L 5/10

Ipc: G01L 5/10 (1968.09), G01P 15/10 (1968.09), G01H 13

B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]

Free format text: MANTIDO O INDEFERIMENTO UMA VEZ QUE NAO FOI APRESENTADO RECURSO DENTRO DO PRAZO LEGAL