BRPI0803920A2 - plataforma rotulada para bicicleta estacionária - Google Patents
plataforma rotulada para bicicleta estacionária Download PDFInfo
- Publication number
- BRPI0803920A2 BRPI0803920A2 BRPI0803920A BRPI0803920A2 BR PI0803920 A2 BRPI0803920 A2 BR PI0803920A2 BR PI0803920 A BRPI0803920 A BR PI0803920A BR PI0803920 A2 BRPI0803920 A2 BR PI0803920A2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- labeled
- stationary
- bicycle
- platform
- bases
- Prior art date
Links
Landscapes
- Steering Devices For Bicycles And Motorcycles (AREA)
Abstract
A presente invenção diz respeito a uma plataforma rotulada para bicicleta estacionária destinada para transformação de uma bicicleta estacionária em uma bicicleta estacionária rotulada, mais particularmente para interiores (indoor), como por exemplo, centros esportivos e academias de ginástica. Em essência, busca-se com o invento, a caracterização de uma plataforma para bicicleta estacionária, possuindo esta uma rótula situada entre dois elementos de uma estrutura, destinada a permitir seus deslocamentos angulares relativos, cuja intenção é proporcionar ao mesmo tempo uma combinação de equilíbrio e liberdade, sensível as forças aplicadas, a fim de amenizar todo e qualquer impacto que ocorre na estrutura óssea e nervosa do corpo humano, proporcionando conforto ao praticante.
Description
Relatório Descritivo da Patente de Invenção para"PLATAFORMA ROTULADA PARA BICICLETA ESTACIONARIA".
Campo Técnico
A presente invenção diz respeito a umaplataforma rotulada para bicicleta estacionaria destinada paratransformação de uma bicicleta estacionaria em uma bicicletaestacionaria rotulada, mais particularmente para interiores (indoor),como por exemplo, centros esportivos e academias de ginástica,revestida esta de características técnicas extremamente inéditas epeculiares, quando levado a confronto com os princípios de soluçãoapresentados pelos dispositivos pertinentes do estado da técnica dopresente relatório.
Em essência, busca-se com o invento, acaracterização de uma plataforma para bicicleta estacionaria,possuindo esta uma rótula situada entre dois elementos de umaestrutura, destinada a permitir seus deslocamentos angularesrelativos, cuja intenção é proporcionar uma combinação deequilíbrio e liberdade oferecendo um excelente conforto capaz deabsorver todo e qualquer impacto sofrido pelo conjunto físico dousuário.
Estado da Arte
Atualmente, existem algumas plataformas usadaspara transformar uma bicicleta estática em uma bicicleta articulada,que são usadas para exercícios físicos em ambiente interno. Amodalidade para a qual o objeto da invenção está direcionado éconhecida popularmente por "spinning", "cycle indoor", "RPM", etc,não se limitando a mesma, pois a plataforma pode ser utilizada porqualquer tipo de bicicleta estacionaria, transformando-a em umabicicleta com movimentos laterais, ou seja, podendo ser balançadade um lado para o outro semelhante às bicicletas convencionais aoar livre.
Segundo Washington, et al., julho de 2006,patente US 7081070, os exercício com bicicletas estão em usocomum hoje em dia como aptidão física, é de grande importânciapara um grande grupo de pessoas que se preocupam com a suaprópria saúde e bem-estar. Nos exercícios com bicicletas énecessário esforço físico, a repetição desta natureza ao pilotar umabicicleta estacionaria pode facilmente tornar-se monótono. Comisso, o autor fez-se acrescentar outra dimensão ao exercício comdispositivos, sob a forma de articular uma bicicleta já existente emambos os sentidos longitudinal e lateral dinâmico, gerando interessepara a pessoa ao pilotar a bicicleta.
De acordo com Badarneh, agosto de 2006,patente US 7090628, os aparelhos para fortalecimento damusculatura de uma pessoa baseia-se em particular sobrecorporizações que estão ligados ao princípio do exercício,controlado por ter equilíbrio ou controle de instabilidade durante oesforço físico. Mais especificamente, a invenção diz respeito a umaparelho de exercício para fortalecimento da musculatura de umapessoa quando a pessoa está em contato com um aparelho deginástica, sedo apoiado sobre o corpo humano, podendo ser emposições variadas.Logo Dalebout, et al., setembro 2006, patente US7112168, mostra um equipamento que mais particularmente servepara equilibrar-se através de uma plataforma dinâmica. Aplataforma possui forças dinâmicas simultaneamente para aspessoas façam esforço para manter equilíbrio.
Problemas no Estado da Arte
Considerando o estado da técnica anteriormenteprolatado, na utilização das invenções citadas, podem-se atribuiralguns inconvenientes. A patente US 7081070 descreve umaplataforma que é articulada por um motor através de sistemaspneumáticos e ou hidráulicos, sendo assim esta solução faz comque a bicicleta de exercício não possa passar rapidamente de voltapara a sua posição vertical e é instável em uso, ou seja, somenteserve para inclinar e manter-se em posição, não para executar umbalanço de um lado para o outro rapidamente em sintonia com apedalada, que viria a simular uma bicicleta de rua enfrentando umacolina. Badarneh (US 7090628) apresenta um aparelho que possuimovimento lateral, porém o mesmo se baseia no princípio deinstabilidade, como o próprio autor afirma (coluna 4, linhas 14 à 17),sendo assim, o princípio de solução é inadequado para a aplicaçãoem uma plataforma para bicicleta estacionaria. Já o seguinteinvento (US 7112168), também não pode ser aplicado, pois oequipamento serve para que o usuário ofereça o equilíbrio e nãopara que o aparelho de equilíbrio ao usuário.
Sumário da Invenção
Diante disso, é intenção do presente invento,caracterizar uma plataforma rotulada para bicicleta estacionaria queirá resolver todos os problemas apresentados, garantindo umproduto com excelente resultado funcional, adequado para a práticado exercício citado. O foco da invenção está nos graus de liberdadeda plataforma, permitindo movimentos angulares as bicicletasrígidas postas sobre a mesma, sustentadas através de uma barrade torção, oferecendo ao mesmo tempo uma combinação deequilíbrio e liberdade, sensível as forças aplicadas, a fim de eliminartodo e qualquer impacto que ocorre na estrutura óssea e nervosado corpo humano ao praticar exercícios nas bicicletas rígidas,proporcionando com a plataforma conforto ao praticante.
Descrição das Figuras
Com o intuito de ilustrar e esclarecer o inventofaz-se referencia aos desenhos esquemáticos e ilustrativos anexosque integram e subsidiam o presente relatório descritivo, e nosquais se vê:
Na fig. 1, uma vista em perspectiva trimétrica dabicicleta estacionaria sobre a plataforma rotulada;
Na fig. 2, uma vista frontal da figura 1,identificando o movimento angular da bicicleta sobre a plataforma;
Na fig. 3, uma vista frontal da plataforma,identificando seu estado de repouso;
Na fig. 4, uma vista frontal da plataforma,identificando sua inclinação para direita;
Na fig. 5, uma vista frontal da plataforma,identificando sua inclinação para esquerda;
Na fig. 6, uma vista em perspectiva isométricaexplodida da plataforma rotulada;Na fig. 7, uma vista em perspectiva isométricaexplodida da base;
Na fig. 8, uma vista frontal e lateral direita emcorte da plataforma rotulada, com vistas detalhadas da montagemdos componentes;
Melhor Modo para Realização da Invenção "não limitativo"
Conforme se pode inferir pela análise das figurasacima relacionadas, a plataforma rotulada (1) para bicicletaestacionaria (2) consiste basicamente em um quadro (3) apoiadosob duas bases (4), limitado em seu movimento angular pelasbarras de torção (12).
Ambas as barras de torção (12) são encaixadasnas duas extremidades, de um lado no miolo (5), que por sua vez éfixo no ponto médio do tubo (7), e do outro no eixo (15), que é fixona base (4), sendo idênticas para os dois lados.
As bases (4) são encaixadas no tubo (7) atravésda bucha de mancai (14), que é limitada em seu posicionamentopelo anel elástico (13). Cabe também salientar que as bases (4),são montadas sobre apoiadores (17) que dão sustentação atravésdo solo para todo o sistema.
O quadro (3) é composto em sua estrutura por:tubo (7), suportes externos (8), suporte interno (9) e cantoneira guia(10), sendo que o conjunto como um todo serve de apoio para opiso (11).
Com o funcionamento do sistema as basespodem vir a deslocarem-se com intenção de saltar para fora do tubo(7), assim foi fixada a bucha de mancai (14) no tubo (7), porintermédio do parafuso (6).
O funcionamento da plataforma rotulada parabicicleta estacionaria é muito simples, podendo ser descrito daseguinte forma: as bases (4), apoiadas sobre o chão, permitem queo quadro (3) desenvolva movimentos angulares por intermédio dabucha de mancai (14). Estes movimentos são limitados pela barrade torção (12), estabelecendo um ponto de equilíbrio para o quadro (3).
Ao pedalar na bicicleta, o usuário exerce forças,uma vez em cada pedal, alternadamente. Esta força faz com que abicicleta gire sobre os mancais, e seja absorvida pela barra detorção. O centro de gravidade do conjunto bicicleta e praticante nãoé alterado, somente distribuído de forma alternada entre osmesmos, ou seja, ao pedalar sem estar sentado no banco, ousuário desloca o quadril para um lado enquanto os braçosdeslocam a bicicleta para o outro, compensando alternadamente amassa do atleta e da bicicleta, tendo conforto e sensação deliberdade de uma bicicleta convencional de rua em um ambienteinterior.
Claims (10)
1. Bicicleta estacionaria rotulada, caracterizadopor compreender um quadro desenhado especialmente parasuportar buchas de mancais em suas extremidades inferiores.
2. Bicicleta estacionaria rotulada, de acordocom a reivindicação 1, caracterizado por duas bases, dianteira etraseira.
3. Bicicleta estacionaria rotulada, de acordocom as reivindicações 1 e 2, caracterizado por buchas de mancaisvinculando as bases no quadro, dando liberdade para a bicicletaestacionaria girar.
4. Bicicleta estacionaria rotulada, de acordocom a reivindicação 2, caracterizado por apoiadores encaixado nasbases, dando sustentação a bicicleta no solo.
5. Bicicleta estacionaria rotulada, de acordocom a reivindicação 2, caracterizado por eixos fixos nas bases,dianteira e traseira.
6. Bicicleta estacionaria rotulada, de acordocom as reivindicações 1, caracterizado por miolo introduzido noquadro e fixo por intermédio do pino elástico, impedindo o giro emvazio.
7. Bicicleta estacionaria rotulada, de acordocom a reivindicação 1, 2, 5 e 6, caracterizado por barra de torção,que da sustentação, equilíbrio e curso, referente ao movimentoangular da bicicleta estacionaria.
8. Bicicleta estacionaria rotulada, de acordocom as reivindicações 1, 2, e 3, caracterizado por parafusos quetravas as buchas de mancais, impedindo que as bases saiam deposição.
9. Bicicleta estacionaria rotulada, de acordocom as reivindicações 2, 3 e 5, caracterizado por anel elástico,limitando o posicionamento da bucha de mancai.
10. Bicicleta estacionaria rotulada, de acordocom as reivindicações 1 a 9, caracterizado por sistema derotulagem, descrito, válido tanto para dianteira como para a traseirada bicicleta estacionaria, pois os mesmos são semelhantes em suaconstrução e funcionamento.
Priority Applications (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BRPI0803920-8A BRPI0803920B1 (pt) | 2008-09-15 | 2008-09-15 | plataforma rotulada para bicicleta estacionária |
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BRPI0803920-8A BRPI0803920B1 (pt) | 2008-09-15 | 2008-09-15 | plataforma rotulada para bicicleta estacionária |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BRPI0803920A2 true BRPI0803920A2 (pt) | 2010-06-22 |
BRPI0803920B1 BRPI0803920B1 (pt) | 2020-12-08 |
Family
ID=42262533
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BRPI0803920-8A BRPI0803920B1 (pt) | 2008-09-15 | 2008-09-15 | plataforma rotulada para bicicleta estacionária |
Country Status (1)
Country | Link |
---|---|
BR (1) | BRPI0803920B1 (pt) |
-
2008
- 2008-09-15 BR BRPI0803920-8A patent/BRPI0803920B1/pt not_active IP Right Cessation
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
BRPI0803920B1 (pt) | 2020-12-08 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
BRPI0802886A2 (pt) | bicicleta estacionÁria rotulada | |
CN101918087B (zh) | 自行车健身器械 | |
US7942786B2 (en) | Training device for targeted training | |
CN210229004U (zh) | 一种平衡训练评估装置及平衡训练机 | |
BR102020003322A2 (pt) | Estande para bicicleta em ambiente interno com graus de movimento lateral | |
US7874960B2 (en) | Back twister | |
US4693468A (en) | Exercise machine having pedals which extend radially against resistive means | |
ES2349413T3 (es) | Aparato de entrenamiento. | |
BRPI0803920A2 (pt) | plataforma rotulada para bicicleta estacionária | |
BRPI0802886B1 (pt) | Stationary bicycle labeled | |
JP2022553691A (ja) | ペダル駆動デバイスのための背部支持具 | |
KR20200078928A (ko) | 수중 운동 장치 | |
BRPI0801452B1 (pt) | Bicicleta estacionária rotulada | |
CN105435422B (zh) | 简易集成式老年健身助力器 | |
CN219879036U (zh) | 一种折叠式健身脚踏车 | |
SU1248616A1 (ru) | Устройство дл тренировки | |
KR200442075Y1 (ko) | 실내 운동용 자전거 | |
BRMU9000822U2 (pt) | bicicleta para exercÍcio de simulaÇço de caminhada | |
KR200412519Y1 (ko) | 하체 운동기구 | |
RU2114666C1 (ru) | Универсальный велотренажер | |
WO2018203161A1 (es) | Máquina cardiovascular que simula movimiento de la carrera de guepardo | |
KR200335823Y1 (ko) | 운동 기구용 구동장치 | |
BR202022010370U2 (pt) | Disposição construtiva aplicada em plataforma de ciclismo provida de um sistema de elevação | |
KR100592409B1 (ko) | 운동 기구용 구동장치 | |
BR202022008350U2 (pt) | Disposição construtiva introduzida em aparelho para exercícios físicos |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B03A | Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette] | ||
B25A | Requested transfer of rights approved |
Owner name: SOLIDTECH 3D ENGENHARIA E INDUSTRIA LTDA (BR/RS) |
|
B07A | Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette] | ||
B15Z | Prolongation of time limit refused | ||
B25A | Requested transfer of rights approved |
Owner name: RUDINEI LUIS COSTA DA SILVA (BR/RS) |
|
B09A | Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette] | ||
B16A | Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette] |
Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 08/12/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. |
|
B21F | Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time |
Free format text: REFERENTE A 15A ANUIDADE. |
|
B24J | Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12) |
Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2740 DE 11-07-2023 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013. |