BRPI0802582A2 - sistema emulsionante, uso do sistema, composição tópica de fps adaptável, processo para alterar o fps de uma composição e método para proteção solar - Google Patents

sistema emulsionante, uso do sistema, composição tópica de fps adaptável, processo para alterar o fps de uma composição e método para proteção solar Download PDF

Info

Publication number
BRPI0802582A2
BRPI0802582A2 BRPI0802582A BRPI0802582A2 BR PI0802582 A2 BRPI0802582 A2 BR PI0802582A2 BR PI0802582 A BRPI0802582 A BR PI0802582A BR PI0802582 A2 BRPI0802582 A2 BR PI0802582A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
composition
glycol
spf
emulsifying
topical
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Nelson Luiz Perassinoto
Maria Regina Bartuccio Raponi
Roberta Barros Araujo
Original Assignee
Isp Do Brasil Ltda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Isp Do Brasil Ltda filed Critical Isp Do Brasil Ltda
Priority to BRPI0802582A priority Critical patent/BRPI0802582B1/pt
Publication of BRPI0802582A2 publication Critical patent/BRPI0802582A2/pt
Publication of BRPI0802582B1 publication Critical patent/BRPI0802582B1/pt

Links

Abstract

SISTEMA EMULSIONANTE, USO DO SISTEMA, COMPOSIçãO TóPICA DE FPS ADAPTáVEL, PROCESSO PARA ALTERAR O FPS DE UMA COMPOSIçãO E MéTODO PARA PROTEçãO SOLAR. A presente invenção tem por objeto um sistema emulsionante e seu uso na fabricação de composições tópicas. Mais particularmente, a presente invenção contempla uma composição tópica com fator de proteção solar adaptável.

Description

"SISTEMA EMULSIONANTE, USO DO SISTEMA, COMPOSIÇÃO TÓPICA DE FPS ADAPTÁVEL, PROCESSO PARA ALTERAR O FPS DE UMA COMPOSIÇÃO E MÉTODO PARA PROTEÇÃO SOLAR"
Campo da Invenção
A presente invenção tem por objeto um sistema emulsionante e seu uso na fabricação de composições tópicas. Mais particularmente, a presente invenção contempla uma composição tópica com fator de proteção solar adaptável.
Antecedentes da Invenção
Composições tópicas estão disponíveis no mercado em várias apresentações, por exemplo, loções, cremes, géis, e outras conhecidas da técnica. Essas composições geralmente são formuladas de maneira rígida para garantir as características de estabilidade física e eficiência desejadas, e por vezes exigidas pela legislação, principalmente quando elas contêm algum fator de proteção solar.
Assim, permanece a necessidade de composições eficazes e processos de produção mais eficientes, conseqüentemente, menos onerosos para as indústrias.
Descrição da Invenção Para proporcionar composições tópicas estáveis fisicamente e eficazes e adicionalmente processos de produção mais eficientes, a Dépositante desenvolveu um sistema emulsionante que compreende:
(a) pelo menos um ingrediente emulsionante com HLB entre 8 e 12, particularmente entre 9 e 11;
(b) pelo menos um ingrediente acrilato com capacidade de formação de gel e modificação reológica; e
(c) pelo menos um glicol.
O homem da técnica sabe preparar sistemas emulsionantes pormeio de técnicas de dispersão convencionais.
Os emulsionantes e acrilatos de acordo com a presente invenção podem ser selecionados dentre aqueles ensinados pelo "The Personal Care Products Councif, antiga "Cosmetic, Toiletry and Fragrance Association - CTFA".
O agente emulsionante de acordo com a presente invenção pode consistir em uma molécula única ou uma mistura de moléculas com as características definidas acima. De maneira particular, o agente emulsionante de acordo com a presente invenção compreende uma matéria prima contendo gliceril estearato e polioxietileno (23) lauril éter (por exemplo, Cerasynt 945 daInternational Specialty Products Inc.) e/ou uma matéria prima contendo gliceril estearato, behenil álcool, ácido palmítico, ácido esteárico, lecitina, lauril álcool, miristil álcool e cetil álcool (por exemplo, Prolipid 141 da International Specialty Products Inc.). Uma quantidade útil de emulsionante na composição da presente invenção pode variar entre cerca de 30 a 75%, baseado no peso total do sistema emulsionante.
Em realização particular, para determinadas aplicações pode ser empregado um segundo ingrediente emulsionante, particularmente trilaureth-4 fosfato (por exemplo, Hostaphat KL 340D da empresa Clariant).
O agente acrilato preferido de acordo com a presente invenção pode ser selecionado de poliacrilato de sódio (por exemplo, Rapithix A100 da International Specialty Products Inc.) e/ou crospolímero de vinil pirrolidona e ácido acrílico (Ultrathix P100). Uma quantidade útil no sistema emulsionante pode variar entre cerca de 0,1 a 20%, baseado no peso total sistema emulsionante.
Os glicóis empregados no sistema emulsionante da presente invenção são aqueles possuindo pelo menos duas hidroxilas, como o butileno glicol ou o propileno glicol, preferencialmente aqueles possuindo pelo menos três hidroxilas, como o 1,2,3-propanotriol. Uma quantidade de glicol útil nosistema emulsionante pode variar entre cerca de 5 a 60%, particularmente 10-30%, baseado no peso total do sistema emulsionante.
Em uma realização particular, o sistema emulsionante da presente invenção pode ser aditivado com ingredientes conhecidos do estado da técnica, como filtros solares químicos ou físicos, agentes ativos, emolientes, fragrâncias, repelentes e outros excipientes aceitáveis para aplicação tópica, de maneira a obter uma composição tópica com fator de proteção solar adaptável. Esses ingredientes podem ser selecionados dentre aqueles ensinados pelo "The Personal Care Products Councif, antiga "Cosmetic, Toiletry and Fragrance Association - C TF A".
Uma vez que o sistema emulsionante é aditivado obtém-se uma composição tópica com fator de proteção adaptável. Isso significa que uma quantidade adicional das mesmas ou outras substâncias com propriedades de fotoproteção podem ser incorporadas nessa composição, aumentando assim o fator de proteção. De outra maneira, a composição pode ser diluída com água ou outros diluentes aceitáveis para aplicação tópica, como alcoóis, para a diminuição do fator de proteção.
Assim, composição tópica obtida com o sistema emulsionante da presente invenção pode ter seu fator de proteção solar alterado, seja pela indústria, em uma farmácia de manipulação ou mesmo pelo usuário final, mantendo-se as propriedades físico-químicas apropriadas.
De acordo com a presente invenção, "composição tópicas" compreende composições cosméticas e/ou dermatológicas.
De acordo com a presente invenção, quaisquer filtros solares podem ser empregados. Os filtros solares preferidos são selecionados de pelo menos um dentre octil metoxicinamato, benzofenona-3, octil salicilato, octocrileno, dióxido de titânio, ácido p-aminobenzóico (PABA), octil-dimetil-PABA (Padimato O), avobenzona, cinoxato, dioxibenzona, homosalato, metilantranilato, octocrileno, octil salicilato, ácido fenilbenzimidazol sulfônico, sulisobenzona, salicilato de trolamina, oxido de zinco, enzacameno, bisoctrizol, bemotrizinol, ecamsule, ácido benzilideno cânfora sulfônico, drometrizol trisiloxano, disodio fenil dibenzimidazol tetrasulfonato, dietilamino hidroxibenzoil hexil benzoato, octil triazonem dietilhexil butamido triazona, polisilicone-15.
Conforme conhecido no estado da técnica, o fator de proteção solar (FPS) é uma medida de laboratório que indica a efetividade do filtro solar; quanto mais alto o valor do FPS; maior a proteção que o filtro solar oferece contra raios UV-B (a radiação ultravioleta que causa a queimadura solar).
O FPS indica a relação entre o tempo que a pessoa pode se expor à luz solar usando filtro solar antes de se queimar e o tempo que ela pode ficar exposta à luz solar sem se queimar. Por exemplo, uma pessoa que se queimaria depois de 12 minutos no sol deve se queimar 2 horas (120 minutos) se protegida com um filtro solar de FPS 10 (10 vezes mais proteção).
Portanto, as quantidades de filtro solar empregadas nas composições da presente invenção podem variar de acordo com o fator de proteção solar desejado e a característica individual do filtro a ser empregado. Quantidades apropriadas podem variar entre 0,1 a 90% de filtro solar, em relação à quantidade total da composição.
Em um segundo aspecto, a presente invenção trata do processo para preparação de composições tópicas com fator de proteção solar, que consiste em:
(1) Diluir o sistema emulsionante juntamente com os demais componentes da fase aquosa, homogeneizando até total dispersão e aquecer até cerca de 60-65°C;
(2) Combinar os ingredientes da fase oleosa, sob agitação eaquecer até cerca de 75-80°C.
(3) Adicionar a fase oleosa na fase aquosa, sob agitação, por cerca de 10-15 minutos.Os exemplos a seguir servem para ilustrar aspectos da presente invenção sem possuir, porém, qualquer caráter limitativo. Ao lado de cada componente está mencionada a marca comercial do produto empregado, entretanto, sem limitação a esse ingrediente específico. Menciona-se a aplicação em composições para proteção solar por facilidade de apresentação, sem que por esse motivo haja limitação a apenas esse uso.
Exemplos
Exemplo 1
Preparou-se um sistema emulsionante da presente invenção, 10 conforme tabela a seguir:
Sistema Emulsionante
<table>table see original document page 6</column></row><table>
Exemplo 2
Composição de Protetor Solar com FPS 30
Preparou-se uma composição de protetor solar de FPS 30 com o 15 sistema emulsionante do exemplo anterior.
<table>table see original document page 6</column></row><table><table>table see original document page 7</column></row><table>
Processo de Preparação
Protetor Solar com FPS 30
A composição tópica do exemplo 2 foi preparada combinando-se a água e o EDTA e aquecendo-se até 60-65°C, em seguida adicionou-se o sistema emulsificante, agitar até que não tenha grumos, mantendo a 60-65°C.
Em equipamento separado, adicionaram-se os componentes da Fase B, na ordem indicadam, com agitação, aquecendo-se até 75-80°C.
A Fase B à 75-80°C foi adicionada na fase A a 60-65°C, mantendo-se sob agitação por 15 minutos.
Resfriou-se até 40-45°c para adicionar a fase C. Em seguida, os componentes da Fase D foram adicionados e misturados até homogeneização por 10 minutos, finalizando o processo.Foi obtida uma emulsão branca viscosa.
Exemplo 3 Composição Tópica com FPS adaptável
Preparou-se uma composição tópica de FPS adaptável a partir do sistema emulsionante da presente invenção.
<table>table see original document page 8</column></row><table>
Exemplo 4 Protetor Solar com FPS 20 10
A composição tópica de FPS adaptável do exemplo anterior foiutilizada na preparação de um protetor solar com FPS 20, por meio da diluição e incorporação de conservantes.
<table>table see original document page 9</column></row><table>
Processo de prepararo
Protetor Solar com FPS 20
Os componentes da Fase A foram adicionados sob os componentes da Fase B em um misturador convencional, a temperatura ambiente (20 - 30°C), sob agitação, até homogeneização, por 15 minutos. Em seguida, os componentes da Fase C foram adicionados, sob mistura, até homogeneização.
Foi obtida uma emulsão branca, de pH 6,5 - 7,5, com viscosidade de 30.000 a 90.000 cps (Brookfield DV I, F4, 1,5 rpm, 25°C ).
Exemplo 5
Teste in vivo para determinação do FPS
Protetor Solar com FPS 20 do exemplo 4acima
O teste foi realizado seguindo as normas COLIPA, teste in vivo, em pelo menos 3 voluntários, para determinar fator de proteção solar com resistência à água de 80 minutos.
Foram realizadas 4 medidas a seco e 3 medidas após imersão.
Os resultados estão apresentados nas tabelas abaixo.Tabela 1
FPS A SECO
<table>table see original document page 10</column></row><table>
Tabela 2
fps após 80 minutos de imersão em água
<table>table see original document page 10</column></row><table>
Conforme pode ser verificado, a composição obtida com o sistema emulsionante da presente invenção, pode ser diluída, mantendo-se a estabilidade física, para atingir FPS 20.
Exemplo 6 Composição Tópica com fps adaptável
Preparou-se uma composição tópica de FPS adaptável a partir dosistema emulsionante da presente invenção.
<table>table see original document page 11</column></row><table>
Foi obtida uma emulsão branca viscosa, de pH 6,8 - 7,5 e viscosidade de 450.000 a 900.000 cps (Brookfield DV I, F4, 0,5 rpm, 25°C).
Exemplo 7 Protetor solar de FPS adaptável A composição tópica de FPS adaptável do exemplo anterior foi utilizada na preparação de um protetor solar com FPS 30, por meio da diluição,
<table>table see original document page 11</column></row><table><table>table see original document page 12</column></row><table>
Processo de preparação Protetor solar de FPS adaptável Os componentes da Fase A foram adicionados sob os componentes da Fase B em um misturador convencional, a temperatura ambiente (20 - 30°C), sob agitação, até homogeneização, por 25 minutos. Em seguida, os componentes da Fase C foram adicionados, sob mistura, até homogeneização, por cerca de 30 minutos.
Foi obtida uma emulsão branca, de pH 6,7 - 7,5, com viscosidade de de 30.000 a 120.000 cps (Brookfield DV I, F4, 1,5 rpm, 25°C )
Exemplo 8
Teste in vivo para determinação do FPS Protetor Solar com FPS 30 O teste foi realizado seguindo as normas COLIPA, teste in vivo, em pelo menos 3 voluntários, para determinar fator de proteção solar com resistência à água de 80 minutos.
Foram realizadas 4 medidas a seco e 3 medidas após imersão. Os resultados estão apresentados nas tabelas abaixo. Tabela 3 FPS a seco<table>table see original document page 13</column></row><table>
Tabela 4
<table>table see original document page 13</column></row><table>
Exemplo 9
Teste in vitro para determinação do FPS UVA Protetor solar concentrado de FPS adaptável
Foi realizada a avaliação do produto protetor solar com FPS do exemplo 7quanto a sua eficácia em proteção UVA, pelo método australiano.
Utilizou-se o procedimento POP-SUN-005-RO, elaborado segundo o método AS/NZS 2604:1998 Appendix C thin film. Foi utilizada célula de quartzo de 8micron de caminho óptico e espectrofotômetro Varian-Cary com esfera de integração, com resolução de varredura de comprimentos de onda de 1 micron. O espectro de transmitância estudado encontra-se ilustrado na figura 1. Os dados demonstram que o produto testado apresentou valores de transmitância média na faixa de 320 a 360 nm de 0,6%, portanto, apresentou um bloqueio médio de 99,4% de radiação UVA.
O homem da técnica saberá prontamente avaliar, por meio dos ensinamentos contidos no texto e nos exemplos apresentados, vantagens da invenção e propor variações e alternativas equivalentes de realização, sem no entanto fugir ao escopo da invenção, conforme definido nas reivindicações anexas.

Claims (19)

1. SISTEMA EMULSIONANTE, caracterizado pelo fato de quecompreende:(a) pelo menos um ingrediente emulsionante com HLB entre 8 e 12;(b) pelo menos um ingrediente acrilato com capacidade de formação de gel e modificação reológica; e(c) pelo menos um glicol.
2. SISTEMA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o ingrediente emulsionante possui HLB entre 9 e 11.
3. SISTEMA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o agente emulsionante é selecionado de uma matéria prima contendo gliceril estearato e polioxietileno (23) lauril éter e/ou uma matéria prima contendo gliceril estearato, behenil álcool, ácido palmítico, ácido esteárico, lecitina, lauril álcool, miristil álcool e cetil álcool.
4. SISTEMA, de acordo com uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que, para fator de proteção acima de 30, compreende adicionalmente um ingrediente emulsionante trilaureth-4 fosfato.
5. SISTEMA, de acordo com uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que a quantidade de emulsionante pode variar entre cerca de 30 a 75%, baseado no peso total do sistema emulsionante.
6. SISTEMA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que agente acrilato é selecionado de poliacrilato de sódio e/ou crospolímero de vinil pirrolidona e ácido acrílico.
7. SISTEMA, de acordo com uma das reivindicações 1 ou 6,caracterizadas pelo fato de que a quantidade de agente acrilato pode variar entre cerca de 0,1 a 20%, baseado no peso total do sistema emulsionante.
8. SISTEMA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de que o glicol é selecionado dentre aqueles possuindo pelo menos duas hidroxilas.
9. SISTEMA, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que o glicol é selecionado de butileno glicol ou propileno glicol.
10. SISTEMA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o glicol é selecionado dentre aqueles possuindo pelo menos três hidroxilas.
11. SISTEMA, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que o glicol é selecionado de 1,2,3-propanotriol.
12. SISTEMA, de acordo com uma das reivindicações 1 ou 8 a 11, caracterizado pelo fato de que a quantidade de glicol pode variar entre cerca de 5 a 60%, baseado no peso total do sistema emulsionante.
13. USO DO SISTEMA EMULSIONANTE, de acordo com uma das reivindicações 1 a 12, caracterizado pelo fato de ser na fabricação de uma composição tópica com fator de proteção solar adaptável.
14. COMPOSIÇÃO TÓPICA DE FPS ADAPTÁVEL caracterizada pelo fato de que compreende o sistema emulsionante de acordo com uma das reivindicações 1 a 10, filtros solares e excipientes aceitáveis para uso tópico.
15. COMPOSIÇÃO, de acordo com a reivindicação 14, caracterizadas pelo fato de que os filtros solares são selecionados de pelo menos um dentre octil metoxicinamato, benzofenona-3, octil salicilato, octocrileno, dióxido de titânio, ácido p-aminobenzóico (PABA), octil-dimetil-PABA (Padimato O), avobenzona, cinoxato, dioxibenzona, homosalato, metil antranilato, octocrileno, octil salicilato, ácido fenilbenzimidazol sulfônico, sulisobenzona, salicilato de trolamina, oxido de zinco, enzacameno, bisoctrizol, bemotrizinol, ecamsule, ácido benzilideno cânfora sulfônico, drometrizol trisiloxano, disodio fenil dibenzimidazol tetrasulfonato, dietilamino hidroxibenzoil hexil benzoato, octil triazonem dietilhexil butamido triazona, polisilicone-15.
16. PROCESSO PARA ALTERAR O FPS DE UMA COMPOSIÇÃO, de acordo com uma as reivindicações 14 ou 15, caracterizado pelo fato de que compreende diluir a composição com um diluente aceitável para aplicação tópica.
17. PROCESSO, de acordo com a reivindicação 16, caracterizadopelo fato de que compreende o diluente aceitável para aplicação tópica é selecionado de água ou álcool.
18. PROCESSO PARA ALTERAR O FPS DE UMA COMPOSIÇÃO, de acordo com uma as reivindicações 14 ou 15, caracterizado pelo fato de que compreende adicionar um ou mais filtros solares químicos ou físicos.
19. MÉTODO PARA PROTEÇÃO SOLAR caracterizado pelo fato de que consiste em aplicar a composição tópica de acordo com uma das reivindicações 14 ou 15 na pele em quantidade suficiente para garantir a proteção contra radiação ultravioleta.
BRPI0802582A 2008-08-05 2008-08-05 sistema emulsionante, uso do sistema, composição tópica de fps adaptável, processo para alterar o fps de uma composição e método para proteção solar BRPI0802582B1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0802582A BRPI0802582B1 (pt) 2008-08-05 2008-08-05 sistema emulsionante, uso do sistema, composição tópica de fps adaptável, processo para alterar o fps de uma composição e método para proteção solar

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0802582A BRPI0802582B1 (pt) 2008-08-05 2008-08-05 sistema emulsionante, uso do sistema, composição tópica de fps adaptável, processo para alterar o fps de uma composição e método para proteção solar

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0802582A2 true BRPI0802582A2 (pt) 2010-03-30
BRPI0802582B1 BRPI0802582B1 (pt) 2016-03-01

Family

ID=42046498

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0802582A BRPI0802582B1 (pt) 2008-08-05 2008-08-05 sistema emulsionante, uso do sistema, composição tópica de fps adaptável, processo para alterar o fps de uma composição e método para proteção solar

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0802582B1 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0802582B1 (pt) 2016-03-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US9492689B2 (en) Water-in-oil emulsion sunscreen cosmetic composition
US20120294912A1 (en) O/w emulsion cosmetic
CN107249557B (zh) 可喷雾化妆用防晒组合物
CN115282073B (zh) 一种组合物和一种防晒化妆品
WO2015054135A1 (en) High internal phase compositions utilizing a gemini surfactant
BRPI0620508A2 (pt) emulsão de água em óleo com filtro solar de alta eficiência
US20200214952A1 (en) Sunscreen composition
KR102526363B1 (ko) 화장료 썬스크린 조성물
EP3878519A1 (en) Topical sun protection composition
JP6815093B2 (ja) 水中油型日焼け止め化粧料
BRPI0802582A2 (pt) sistema emulsionante, uso do sistema, composição tópica de fps adaptável, processo para alterar o fps de uma composição e método para proteção solar
JP2684615B2 (ja) 皮膚化粧料
BRPI0802640A2 (pt) composiÇÕes tàpicas com fator de proteÇço solar, processo de preparaÇço das mesmas e mÉtodo para proteÇço solar
DE102016201763A1 (de) Wasser-in-Öl-Emulsionen auf der Grundlage von Cetyl Diglyceryl Tris(Trimethyl-siloxy)-silylethyldimethicone als Emulgator, welche weitgehend frei sind von Silikonölen
JP2016011290A (ja) 日焼け止め組成物
LU102317B1 (en) Sun protection topical compositions
WO2019020242A1 (de) Wasser-in-öl-emulsionen auf der grundlage von cetyl diglyceryl tris (trimethyl­siloxy)-silylethyldimethicone als emulgator, welche einen gehalt an einer oder mehreren partikulären und/oder nicht-wasserquellbaren stärken und/oder stärkederivaten aufweisen
KR20230058682A (ko) 마이크로화된 트리스-비페닐 트리아진을 포함하는 선스크린 또는 데일리 케어 조성물
US20230329985A1 (en) Waterproof mineral sunscreen compositions
BR102019010393A2 (pt) Processo para a produção de uma formulação farmacêutica fotoprotetora, formulação farmacêutica fotoprotetora e usos da mesma
WO2017056506A1 (ja) 水中油型乳化化粧料
JP2023171967A (ja) 紫外線吸収剤含有化粧料
JPH05345714A (ja) 皮膚化粧料
BR102016025359A2 (pt) Formulação de filtro solar
BR102019024166A2 (pt) composições fotoprotetoras, formulações fotoprotetoras incluindo composições fotoprotetoras, métodos de preparação e seus usos

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B07A Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion)
B09A Decision: granting
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 05/08/2008, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.