BRPI0801470A2 - método e aparelho para medir matérias particuladas - Google Patents

método e aparelho para medir matérias particuladas Download PDF

Info

Publication number
BRPI0801470A2
BRPI0801470A2 BRPI0801470A BRPI0801470A2 BR PI0801470 A2 BRPI0801470 A2 BR PI0801470A2 BR PI0801470 A BRPI0801470 A BR PI0801470A BR PI0801470 A2 BRPI0801470 A2 BR PI0801470A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
particulate matter
measurement
mass
exhaust gas
correlation
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Hiroshi Nakamura
Original Assignee
Horiba Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Horiba Ltd filed Critical Horiba Ltd
Priority to BRPI0801470A priority Critical patent/BRPI0801470B1/pt
Publication of BRPI0801470A2 publication Critical patent/BRPI0801470A2/pt
Publication of BRPI0801470B1 publication Critical patent/BRPI0801470B1/pt

Links

Landscapes

  • Sampling And Sample Adjustment (AREA)

Abstract

MéTODO E APARELHO PARA MEDIR MATéRIAS PARTICULADAS. A presente invenção refere-se a medição continuamente de uma variação da massa das matérias particuladas contidas no gás de escape sob uma situação de direção dinâmica, como percorre uma estrada. O aparelho para medição de matérias particuladas compreende uma parte de coleta de matérias particuladas 1 que coleta matérias particuladas contidas no gás de escape provenientes de um motor 200 por um filtro de coleta 41 durante um período de tempo predeterminado enquanto o motor 200 é dinamicamente acionado, uma segunda parte de medição 22 que mede continuamente as propriedades que indicam indiretamente que a massa das matérias particuladas está contida no gás de escape durante o período de tempo predeterminado, uma parte de cálculo de correlação 82 que calcula uma correlação entre o resultado de medição da massa das matérias particuladas coletadas pela parte de coleta de matérias particuladas 1 e um valor de integração de momento do resultado de medição na segunda parte de medição 22 durante o período de tempo predeterminado, e uma parte de conversão 83 que converte os dados de medição contínua na segunda parte de medição 22 em uma variação em série de tempo da massa das matérias particuladas com base na correlação.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "MÉTODO E APARELHO PARA MEDIR MATÉRIAS PARTICULADAS". Antecedentes da Invenção e Declaração da Técnica Relacionada
A presente invenção refere-se a um aparelho de medição de matérias particuladas que medem a massa dessas matérias particuladas contidas em gases de escape de um motor.
Um método para determinação da massa do filtro é bem conhecido como um método de medição da massa de matérias particuladas por ser uma das matérias de emissão provenientes de um motor. O método para determinação da massa do filtro é um método usado para coletar as matérias particuladas dispondo-se um filtro de coleta sobre um canal de fluxo de gás de escape proveniente de um motor com a finalidade de medir a massa das matérias particuladas por meio de uma balança ou similar. Visto que é possível, por meio desse método, medir diretamente a massa das matérias particuladas praticamente sem ter substâncias padrão cujas propriedades podem ser especificadas, pode-se esperar segurança e precisão na medição. Como resultado, um amostrador de volume constante (CVS), que analisa toda a quantidade do gás de escape proveniente do motor após o gás de escape ser diluído, é usado em uma base padrão para o teste de emissão de gases atual dentre os aparelhos de medição que utilizam o método para determinação da massa do filtro.
No entanto, recentemente há uma solicitação para medir uma variação em série de tempo da quantidade emitida das matérias particuladas enquanto o veículo está percorrendo dinamicamente em uma estrada tendo em vista um aprimoramento futuro do desempenho do motor ou problemas ambientais. Entretanto, visto que o método para determinação da massa do filtro é, supostamente, um método de medição de um tipo de lote através do qual apenas a massa acumulada das matérias particuladas emitida durante um determinado período de tempo é medida, não é possível aprender como a massa das matérias particuladas varia de momento em momento de acordo com uma situação de direção dinâmica.
Então, como uma alternativa para o método para determinaçãoda massa do filtro, um detector de ionização de chama (FID), um impactor eletrônico de baixa pressão (ELPI), um dimensionador de partículas por mobilidade de varredura (SMPS) ou um sensor carregador de difusão (DCS) que pode medir continuamente as matérias particuladas em uma base real 5 de tempo foram apresentados e desenvolvidos (documento dê patente 1). O detector de ionização de chama serve para medir uma série de átomos de carbono contidos na amostra de gás, e o impactor eletrônico de baixa pressão e o dimensionador de partículas por mobilidade de varredura servem para contar uma série de, partículas. O sensor carregado»- de difusão é um aparelho que serve para carregar eletricamente uma superfície de partículas e para medir sua quantidade eletricamente carregada.
De acordo com esses aparelhos, também é possível conduzir a medição enquanto o veículo está percorrendo uma estrada. No entanto, esses aparelhos medem uma série de átomos de carbono, uma série de maté- rias particuladas ou uma área superficial de matérias particuladas e não medem diretamente a massa das matérias particuladas. Como resultado, com a finalidade de obter a massa das matérias particuladas a partir de um resultado de medição, é necessário se obter uma correlação com o resultado de medição pela correlação do método de medição do filtro sob as mesmas condições e calcular a massa das matérias particuladas com base na correlação.
Logo, pode-se compreender que uma correlação entre o resultado de medição pelo método para determinação da massa do filtro e o resultado de medição pelo método do impactor eletrônico de baixa pressão em cada estado de acionamento do motor é obtida anteriormente, e, então, a variação dinâmica da massa das matérias particuladas é calculada aplicando-se a correlação ao resultado de medição pelo impactor eletrônico de baixa pressão no momento quando o veículo está percorrendo uma estrada.
No entanto, visto que a correlação, eventualmente, é uma corre- lação no momento em que cada estado de acionamento do motor é mantido em um determinado estado estático, é absurdo aplicar essa correlação a um estado dinâmico em que o veículo está percorrendo uma estrada e extrapo-lar a variação dinâmica real da massa das matérias particuladas.
(Documento de patente 1) patente japonesa depositada número 2006-506640 Sumário da Invenção 5 A presente invenção reivindicada consiste em solucionar todos
os problemas anteriores, e um objetivo principal dessa invenção consiste em medir continuamente uma variação da massa das matérias particuladas contidas no gás de escape sob uma situação de direção dinâmica, como o percorrer em uma estrada. De forma mais específica, um método para medir matérias parti-
culadas de acordo com a presente invenção é caracterizado pelo fato de incluir uma etapa de coleta que serve para coletar matérias particuladas contidas no gás de escape proveniente de um motor pelo uso de um filtro de coleta durante um período de tempo predeterminado enquanto o motor esti-ver em operação, uma primeira etapa de medição serve para medir a massa das matérias particuladas coletadas na etapa de coleta, uma segunda etapa de medição serve para medir continuamente as propriedades que indicam indiretamente que a massa das matérias particuladas está contida no gás de escape durante o período predeterminado, uma etapa de cálculo de correla- ção entre um resultado de medição na primeira etapa de medição e um valor de integração de tempo de um resultado de medição na segunda etapa de medição durante o período predeterminado, e uma etapa de conversão serve para converter o resultado de medição na segunda etapa de medição em uma variação em série de tempo da massa das matérias particuladas com base na correlação.
Além disso, um aparelho para medir matérias particuladas é caracterizado pelo fato de compreender uma parte de coleta de matérias particuladas que fica disposta sobre um canal de fluxo proveniente de um motor e coleta as matérias particuladas contidas no gás de escape em fluxo, uma primeira parte de medição serve para medir a massa das matérias particuladas coletadas pela parte de coleta de matérias particuladas, uma segunda parte de medição que mede continuamente as propriedades que indicamindiretamente que a massa das matérias particuladas está contida no gás de escape durante um período de tempo predeterminado enquanto as matérias particuladas são coletadas pela parte de coleta de matérias particuladas, uma parte de cálculo de correlação que calcula uma correlação entre um valor de dados de medição em lote que indica um resultado de medição na primeira parte de medição e um valor de integração de tempo de dados de medição contínua que indicam um resultado de medição na segunda parte de medição durante o período de tempo predeterminado, e uma parte de conversão que converte os dados de medição contínua em dados de varia- ção em série de tempo da massa das matérias particuladas com base na correlação.
Além disso, um programa de acordo com a presente invenção é caracterizado pelo fato de fazer com que um computador produza funções como uma parte de recebimento de dados que serve para receber dados de medição em lote obtidos pela coleta de matérias particuladas contidas no gás de escape proveniente de um motor em operação através do uso de um filtro de coleta e através da massa de medição das matérias particuladas coletadas e dados de medição contínua obtidos medindo-se continuamente as propriedades que indicam indiretamente que a massa das matérias parti-culadas está contida no gás de escape durante um período de tempo predeterminado enquanto as matérias particuladas são coletadas pelo filtro de coleta, uma parte de cálculo de correlação que serve para calcular uma correlação entre um valor integrado dos dados de medição contínua recebidos pela parte de recebimento de dados durante o período de tempo predetermi-nado e um valor dos dados de medição em lote, e uma parte de conversão que serve para converter os dados de medição contínua em dados de variação em série de tempo da massa das matérias particuladas com base na correlação.
O gás de escape inclui o gás diluído pelo ar ou similar além do gás emitido proveniente do motor. Além disso, as propriedades que indicam indiretamente que a massa das matérias particuladas se encontra em uma área superficial, uma série ou uma distribuição de diâmetro de partículas dasmatérias particuladas.
Se o aparelho de medição de matérias particuladas estiver disposto de modo a ser carregado em um veículo que se encontra realmente percorrendo uma estrada e medir as matérias particuladas contidas no gás de escape enquanto o veículo cujo motor é dinamicamente acionado estiver percorrendo, o aparelho de acordo com a presente invenção satisfaz um objetivo original e seu efeito se torna especialmente distintivo.
Visto que as matérias particuladas não têm quaisquer substâncias padrão específicas, prefere-se que a segunda parte de medição possa
medir as propriedades independentemente das propriedades químicas da substância. Conforme a segunda parte de medição, pode-se representar através de uma parte de medição que serve para calcular o resultado de medição ajustando-se uma quantidade eletricamente carregada das matérias particuladas eletricamente carregadas pelo uso de um método de difu-
são de partículas carregadas como, pelo menos, um dos parâmetros.
Com a finalidade de instalar o aparelho de medição de matérias particuladas em um veículo e completar todas as etapas dentro do veículo, prefere-se que a primeira parte de medição queime as matérias particuladas coletadas pela parte de coleta de matérias particuladas e meça a massa das
matérias particuladas com base em um componente e em uma quantidade do gás de combustão.
Com essa invenção da estrutura anterior, a correlação entre os dados em série de tempo que indicam indiretamente que a massa das matérias particuladas são medidas enquanto o motor é acionado e o resultado
direto de medição da massa total das matérias particuladas emitido durante o acionamento do motor é obtido toda vez que o motor é acionado e os dados em série de tempo contínuos da massa das matérias particuladas são calculados com base na correlação.
Como resultado, é possível se obter dados em série de tempo
contínuos altamente confiáveis da massa das matérias particuladas ao contrário de um caso convencional que utiliza uma correlação fixa obtida sob uma condição estática que é totalmente diferente de uma condição dinâmi-ca, como o percorrer em uma estrada.
Breve Descrição dos Desenhos
A figura 1 é um diagrama padrão de uma vista gerai que mostra um aparelho de medição de matérias particuladas de acordo corri uma modalidade da presente invenção reivindicada.
A figura 2 é uma vista geral que mostra uma estrutura interna simplificada de uma parte de medição de propriedades relacionadas à massa de acordo com essa modalidade.
A figura 3 é um diagrama em blocos funcional que mostra uma unidade de processamento de informações de acordo com essa modalidade.
Figura 4 é uma vista explicativa que serve para auxiliar na compreensão de um método de medição de matérias particuladas de acordo com essa modalidade.
Descrição Detalhada das Modalidades Preferenciais
Uma modalidade da presente invenção será explicada com referência aos desenhos.
A figura 1 mostra uma vista geral completa de um aparelho de medição de matérias particuladas 100 de acordo com essa modalidade. O aparelho de medição de matérias particuladas 100 serve para medir a concentração de massa das matérias particuladas contidas no gás de escape proveniente de um motor 200 como sendo um motor de combustão interna, e compreende uma parte de coleta de matérias particuladas 1, uma primeira parte de medição 21, e uma segunda parte de medição 22, sendo que cada uma dessas é conectada a um tubo de exaustão 201 do motor 200 e em cada uma dessas, uma parte desse gás de escape é introduzido, conforme mostrado na figura 1.
Primeiramente, será explicada a parte de coleta de matérias particuladas 1.
A parte de coleta de matérias particuladas 1 serve para medir em lote a massa integrada das matérias particuladas contidas no gás de escape com base em um método para determinação da massa do filtro ou em um método de medição cuja correlação com o método para determinação damassa do filtro é óbvia durante um período de tempo predeterminado enquanto o motor 200 é dinamicamente operado, e compreende umj.primeiro sistema de diluição 3 e uma parte do filtro de coleta 4.
O primeiro sistema de diluição 3 faz uso, por exemplo, de um 5 sistema de microtúneis, introduz o gás de escape a uma determinada razão a toda a quantidade de fluxo do gás de escape em fluxo no tubo de exaustão 201, e mistura ar como sendo gás para diluição no gás de escape introduzido. Um medidor de fluxo, uma válvula de controle de fluxo e uma unidade de controle que servem para controlar de modo a fazer com que uma quantida- de introduzida do gás de escape a uma determinada razão de todo o fluxo de gás de escape seja omitida no desenho da figura 1. O ar é alimentado com pressão através de um compressor 53 ou similar. Todo gás de escape diluído por estar misturado com o ar é introduzido na parte do filtro de coleta 4 através de um tubo intermediário pelo primeiro sistema de diluição 3.
A parte do filtro de coleta 4 tem uma estrutura onde um filtro de
coleta 41 fica disposto sobre um canal de fluxo, e coleta as matérias particu-ladas contidas no gás de escape diluído que passa através do filtro de coleta 41. Um compressor do tipo "roots" 51 como sendo uma bomba de sucção fica disposto a jusante do filtro de coleta 4.
A primeira parte de medição 21 serve para medir diretamente a
massa das matérias particuladas coletadas pelo filtro de coleta 41. Com a finalidade de medir a massa, o método de equilíbrio pode ser usado já que, no entanto, de forma convencional, esse método apresenta alguns problemas de tal modo que um processo para fixar ou separar o filtro de coleta se-ja preocupante ou o filtro de coleta possa absorver umidade, necessitando, assim, muito tempo para conduzir a medição. Como resultado, prefere-se usar, por exemplo, um método de combustão por filtro onde se estabelece uma alta correlação com um método para determinação da massa do filtro. O método de combustão por filtro é um método que serve para calcular e medir a massa das matérias particuladas com base em um componente e uma quantidade do gás de combustão aquecendo-se o filtro de coleta 41 e queimando-se apenas as matérias particuladas coletadas. A primeira partede medição 21 produz dados de medição em lote que indicam seu resultado de medição.
Conforme supramencionado, visto que o gás de escape com uma determinada razão de toda a quantidade do gás de escape é introduzi- do no filtro de coleta 41, é possível calcular a massa das matérias particula-das contidas em todo o gás de escape emitido durante o período de tempo predeterminado para coleta com base na massa das matérias particuladas coletadas pelo filtro de coleta 41 e pela razão supramencionada.Depois, será explicada a segunda parte de medição 22.
A segunda parte de medição 22 serve para medir continuamenteas propriedades que indicam indiretamente que a massa das matérias particuladas está contida no gás de escape durante o período de tempo predeterminado, e compreende um segundo sistema de diluição 6 e uma parte de medição de propriedades relacionadas à massa 7.
O segundo sistema de diluição 6 introduz o gás de escape auma determinada razão de toda a quantidade de fluxo do gás de escape em fluxo no tubo de exaustão 201 e mistura ar como sendo gás para diluição no gás de escape introduzido. O ar é alimentado com pressão por um compressor 54 ou similar. Um medidor de fluxo, uma válvula de controle de fluxo euma unidade de controle que servem para controlar de modo a fazer com que uma quantidade introduzida do gás de escape a uma determinada razão de toda a quantidade de fluxo do gás de escape seja omitida no desenho da figura 1, como é o caso do primeiro sistema de diluição 3.
Todo o gás de escape diluído por estar misturado com o ar éintroduzido na parte de medição de propriedades relacionadas à massa 7 através de um canal de fluxo 73.
A parte de medição de propriedades relacionadas à massa 7 nessa modalidade, cuja estrutura interna simplificada é mostrada na figura 2, é conectada em paralelo a um sistema de medição SOF 71 e um sistema de medição de fuligem 72, sendo que cada um desses é capaz de medir continuamente uma fração de solução orgânica (SOF, principalmente hidrocarbo-netos) que seja considerada como um componente principal das matériasparticuladas e da fuligem.
Primeiramente, será explicado o sistema de medição SOF 71.
O sistema de medição SOF 71 compreende, conforme mostrado na figura 2, uma linha de passagem L1 e uma linha de remoção do compo- nente de partícula L2 sendo que em cada uma dessas o gás de escape é introduzido em paralelo, e uma bomba de sucção Pa e um detector de ioni-zação de chama de hidrogênio 711 ficam dispostos em série sobre a linha de passagem L1 e um filtro de remoção e coleta 713, um detector de ioniza-ção de chama de hidrogênio 712 e uma bomba de sucção Pb ficam dispos- tos em série sobre a linha de remoção do componente de partícula L2.
A linha de passagem L1 é mantida a uma temperatura predeterminada (cerca de 1919C) por um ajustador de temperatura, não mostrado nos desenhos, e o gás de escape que flui pela linha de passagem L1 é diretamente introduzido no detector de ionização de chama de hidrogênio 711.
A linha de remoção do componente de partícula L2 é mantida a
uma temperatura a predeterminada (47-C±59C) por um ajustador de temperatura, não mostrado nos desenhos, e o hidrocarboneto (SOF) que se liqüefaz ou se solidifica à temperatura predeterminada dentre as matérias particuladas contidas no gás de escape é removido pelo filtro de remoção e coleta 713 e o gás de escape, cujo hidrocarboneto é removido, é introduzido no detector de ionização de chama de hidrogênio 712.
Os detectores de ionização de chama de hidrogênio 711, 712 ionizam o hidrocarboneto contido no gás de escape introduzido, detecta sua corrente iônica e produz continuamente em tempo real. Um valor do sinal detectado é considerado a indicar a massa (ou concentração) do SOF.
Como resultado, visto que um dos sinais detectados é um resultado de medição do gás de escape depois de o SOF ser removido e o outro é um resultado de medição do gás de escape contendo o SOF, se a diferença dentre os valores dos sinais detectados for obtida, é possível estimar e calcular a massa (ou a concentração) do SOF nas matérias particuladas.
O sistema de medição de fuligem 72 compreende uma linha de medição L3 na qual o gás de escape é introduzido, um sensor DC (carrega-dor de difusão) 721 e uma bomba de sucção Pç_ ficam ambos dispostos sobre a linha de medição L3.
A linha de medição L3 é mantida a uma temperatura predeterminada (cerca de 191gC) por um ajustador de temperatura, não-mostrado nos desenhos. Essa linha serve para volatilizar o SOF (especialmente o SOF preso à fuligem) contido no gás de escape e para introduzir somente a fuligem no sensor DC 721.
O sensor DC 721 serve para medir uma área superficial da fuligem continuamente em tempo real fazendo-se uso do método para determi- nação de carga elétrica de difusão, e compreende uma parte doadora de carga elétrica que fornece carga elétrica à fuligem contida no gás de escape e uma parte de medição de carga elétrica qüe mede sua quantidade de carga elétrica.
A parte doadora de carga elétrica, não mostrada nos desenhos, serve para doar a carga elétrica proporcional à área superficial da fuligem produzindo-se, por exemplo, uma descarga de coroa. O fenômeno de carga elétrica pela descarga de coroa é irrelevante às propriedades químicas da partícula. Além disso, a parte doadora de carga elétrica pode ter outra estrutura, de tal modo que a carga elétrica seja doada por irradiação de raios ul- travioleta. A parte de medição de,carga elétrica, não mostrada nos desenhos, adquire a fuligem através do uso de um membro de captação, como umá placa metálica disposta a jusante da parte doadora de carga elétrica, detecta e produz a corrente elétrica que flui neste momento. Um valor desse sinal detectado representa uma área superficial da fuligem pelo fato de uma quantidade da carga elétrica ser proporcional à área superficial da fuligem. Visto que existe uma expressão relacionai predeterminada entre a área superficial da fuligem e a massa da fuligem, a massa (ou a concentração) da fuligem podem ser estimada e calculada com base no valor do sinal detectado.
Como resultado, é possível calcular um valor tendo certa relação
com toda massa das matérias particuladas a partir de uma soma de um valor do sinal detectado de acordo com a massa do SOF e um valor do sinal de-tectado de acordo com a massa da fuligem.
O gás de escape é separado de modo a fluir em cada linha L1, 12, L3 a uma determinada razão por uma unidade de controle da quantidade de fluxo, não mostrada nos desenhos.
Além disso, a segunda parte de medição 22 compreende uma
parte de cálculo, não mostrada nos desenhos, fisicamente incorporada a uma unidade de processamento de informação a ser descrita posteriormente ou independente de uma unidade de processamento de informação, e calcula a massa do SOF e a massa da fuligem contida no gás de escape introdu-zido com base em cada valor do sinal detectado e produz sua soma como dados de medição contínua.
Nessa modalidade, dispõe-se a unidade de processamento de informações 8 como sendo üm suposto computador com múltiplos fins ou dedicado que compreende uma CPU, uma memória e uma interface de en-trada/saída. A unidade de processamento de informações 8 produz funções como uma parte de recebimento de dados 81, uma parte de cálculo de correlação 82 e uma parte de conversão 83 operando-se a CPU ou um dispositivo periférico com base em um programa predeterminado armazenado na memória (referência à figura 3).
A parte de recebimento, de dados 81 recebe os dados de medida
em lote que indicam uma massa acumulada das matérias particuladas como sendo o resultado de medição da primeira parte de medição 21 a partir da primeira parte de medição 21 ou de uma entrada por um operador e recebe a saída dos dados de medição contínua pela segunda parte de medição 22,e, então, armazena os dados de medição em lote e os dados de medição contínua em uma parte de armazenamento de dados do resultado de medição 84 ajustado em uma área predeterminada da memória.
A parte de cálculo de correlação 82 calcula uma correlação entre um valor dos dados de medição em lote, ou seja, a massa das matérias par-ticuladas durante o período de tempo predeterminado enquanto o gás de escape passa através do filtro de coleta 41 e um valor integrado de momento de um valor dos dados de medição contínua durante o mesmo período detempo predeterminado (uma área de uma porção hachurada na figura 4). A correlação é calculada levando-se a razão de diluição supramencionada em consideração. A correlação é uma razão, por exemplo, entre:um valor dos dados de medição em lote e um valor integrado de momento dos dados de 5 medição contínua.
A parte de conversão 83 converte uma variação em série dè tempo do valor dos dados de medição contínua em dados em série de tempo da massa das matérias particuladas indicando a variação em série de tempo da massa das matérias particuladas com base na razão (referência à 10 figura 4).
O aparelho de medição de matérias particuladas 100 com a estrutura supramencionada é carregado sobre o veículo e operado em um estado onde o veículo está realmente percorrendo uma estrada. A operação do aparelho de medição de matérias particuladas 100 será agora explicada.Primeiramente, as matérias particuladas contidas no gás de es-
cape emitidas provenientes do veículo durante o período de tempo predeterminado enquanto o veículo está percorrendo são coletadas pela parte de coleta de matérias particuladas 1 (etapa de coleta). Então, a primeira parte de medição 21 mede em lote a massa das matérias particuladas coletadas pelo filtro de coleta 41 por meio dp método de equilíbrio ou do método de combustão (primeira etapa de medição). A massa das matérias particuladas pode ser medida por outro dispositivo de medição disposto fora do veículo depois que o filtro de coleta 41 for retirado do veículo. Os dados de medição em lote como sendo o resultado de medição são recebidos pela parte de recebimento 81 da unidade de processamento de informações 8 e armazenados na parte de acúmulo do resultado de medição 84.
Entretanto, a segunda parte de medição 22 mede o gás de escape durante ao menos o período de tempo predeterminado supramencio-nado e produz os dados de medição contínua que indicam seu resultado de medição à unidade de processamento de informações 8 (segunda etapa de medição). A parte de recebimento 81 da unidade de processamento de informações 8 armazena um valor dos dados como dados em série de tempona parte de acúmulo do resultado de medição 84.
Depois, a parte de cálculo de correlação 82 calcula uma correlação entre o valor de massa acumulada das matérias particuladas mostradas pelos dados de medição em lote e o valor integrado de momento dos dados de medição contínua pela segunda parte de medição 22 durante o período de tempo predeterminado (etapa de cálculo de correlação).
Finalmente, a parte de conversão 83 converte os dados em série de tempo dos dados de medição contínua em dados de variação em série de tempo da massa das matérias particuladas com base na correlação e os lança em uma tela ou algo do gênero (etapa de conversão).
Visto que os dados de variação em série de tempo da massa das matérias particuladas são calculados (ou calibrados) com base na correlação pela massa atualmente medida das matérias particuladas diretamente medidas através do uso do método para determinação da massa do filtro enquanto o veículo está percorrendo, e a correlação calculada toda vez em que o veículo se movimenta é usada, os dados de variação em série de tempo da massa das matérias particuladas podem ser altamente confiáveis ao contrário de um método convencional que usa uma correlação fixa obtida sob uma condição estática que é totalmente diferente de uma condição di- nâmica, como ò percorrer em uma estrada.
A presente invenção reivindicada não se limita à modalidade su-pramencionada.
Por exemplo, o período de tempo predeterminado para conduzir a medição pode ser todo o período de acionamento tendo início em um mo-
mento de iniciação de acionamento até um momento de término do acionamento, ou pode ser uma parte de todo o período de acionamento. Com a finalidade de controlar o período de tempo predeterminado, por exemplo, uma válvula eletromagnética pode ser disposta sobre um tubo conectado ao filtro de coleta 41 e a válvula eletromagnética é acionada de modo a se abrir
ou se fechar controlando-se o tempo por meio da unidade de processamento de informações 8.
Além disso, a segunda parte de medição pode usar, por exem-pio, um impactor eletrônico de baixa pressão (ELPI) ou um dimensionador de partículas por mobilidade de varredura (SMPS), além do sensor de carga de difusão (DCS) ou do detector de ionização de chama de hidrogênio (FID).
Cada sistema de diluição não apresenta qualquer limitação em seu método de diluição, e pode usar vários métodos. Na modalidade supra-mencionada, o sistema de diluição da segunda parte de medição é diferente do sistema de diluição da parte de coleta de matérias particuladas, no entanto, eles podem ser comunizados.
Ademais, é desnecessário dizer que a presente invenção reivin- dicada pode ser modificada de diversas maneiras sem divergir do espírito da invenção.

Claims (6)

1. Método de medição de matérias particuladas que inclui:uma etapa de coleta que serve para coletar matérias particuladas contidas no gás de escape proveniente de um motor através do uso de 5 um filtro de coleta enquanto o motor está em operação,uma primeira etapa de medição que serve para medir a massa das matérias particuladas coletadas na etapa de coleta,uma segunda etapa de medição que serve para medir continuamente que indicam indiretamente que a massa das matérias particuladas 10 está contida no gás de escape durante o período de tempo da etapa de coleta,uma etapa de cálculo de correlação que serve para calcular uma correlação entre um resultado de medição ha primeira etapa de medição e um valor de integração de momento de um resultado de medição na segun-15 da etapa de medição durante o período de tempo da etapa de coleta, euma etapa de conversão que serve para converter o resultado de medição na segunda etapa de medição em uma variação em série de tempo da massa das matérias particuladas com base na correlação.
2. Aparelho para medição de matérias particuladas que compre- ende:uma parte de coleta de matérias particuladas que fica disposta em úm canal de fluxo a partir de um motor e coleta as matérias particuladas contidas no gás de escape em fluxo,uma primeira parte de medição que mede a massa das matérias 25 particuladas coletadas pela parte de coleta de matérias particuladas,uma segunda parte de medição que mede continuamente as propriedades que indicam indiretamente que a massa das matérias particuladas está contida no gás de escape enquanto as matérias particuladas são coletadas pela parte de coleta de matérias particuladas, 30 uma parte de cálculo de correlação que calcula uma correlaçãoentre um valor de dados de medição em lote que indica um resultado de medição na primeira parte de medição e um valor de integração de momentode dados de medição contínua que indica um resultado de medição na segunda parte de medição, euma parte de conversão que converte os dados de medição contínua em dados de variação em série de tempo da massa das matérias parti- culadas com base na correlação.
3. Aparelho para medição de matérias particuladas, de acordo com a reivindicação 2, que fica instalado sobre um veículo que percorre realmente uma estrada e mede as matérias particuladas contidas no gás de escape enquanto o veiculo está em movimento.
4. Aparelho para medição de matérias particuladas, de acordocom a reivindicação 2, onde a segunda parte de medição calcula o resultado de medição utilizando uma quantidade eletricamente carregada das matérias particuladas eletricamente carregadas através do uso de um método de difusão de partículas carregadas como, pelo menos, um dos parâmetros.
5. Aparelho para medição de matérias particuladas, de acordocom a reivindicação 2, onde a primeira parte de medição queima as matérias particuladas coletadas pela parte de coleta e mede a massa das matérias particuladas com base em um componente e uma quantidade do gás de combustão.
6. Programa que induz um computador a produzir funções comouma parte de recebimento de dados que recebe dados de medição em lote obtidos coletando-se as matérias particuladas contidas no gás de escape proveniente de um motor em operação através do uso de um filtro de coleta e medindo-se a massa das matérias particuladas coletadas e os dados de medição contínua obtidos medindo-se continuamente as propriedades que indicam indiretamente que a massa das matérias particuladas está contida no gás de escape enquanto as matérias particuladas são coletadas pelo filtro de coleta,uma parte de cálculo de correlação que calcula uma correlação 30 entre um valor integrado dos dados de medição contínua recebidos pela parte de recebimento de dados e um valor dos dados de medição em lote, euma parte de conversão que converte os dados de medição con-tínua em dados de variação em série de tempo da massa das matérias parti-culadas com base na correlação.
BRPI0801470A 2008-05-15 2008-05-15 método de medição de matérias particuladas, aparelho para medição de matérias particuladas e meio legível por máquina BRPI0801470B1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0801470A BRPI0801470B1 (pt) 2008-05-15 2008-05-15 método de medição de matérias particuladas, aparelho para medição de matérias particuladas e meio legível por máquina

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0801470A BRPI0801470B1 (pt) 2008-05-15 2008-05-15 método de medição de matérias particuladas, aparelho para medição de matérias particuladas e meio legível por máquina

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0801470A2 true BRPI0801470A2 (pt) 2010-01-12
BRPI0801470B1 BRPI0801470B1 (pt) 2019-08-13

Family

ID=41509625

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0801470A BRPI0801470B1 (pt) 2008-05-15 2008-05-15 método de medição de matérias particuladas, aparelho para medição de matérias particuladas e meio legível por máquina

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0801470B1 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0801470B1 (pt) 2019-08-13

Similar Documents

Publication Publication Date Title
KR101381042B1 (ko) 입자형상 물질 측정장치
Amanatidis et al. Measuring number, mass, and size of exhaust particles with diffusion chargers: The dual Pegasor Particle Sensor
US4747297A (en) Apparatus for analyzing particulates
KR101540913B1 (ko) 공기 흐름 내의 전기적으로 충전된 공기 중 입자들의 크기 분포를 특징화하기 위한 장치
JPS59202043A (ja) デイ−ゼル排気ガス中の煤粒子測定装置
KR101540914B1 (ko) 공기 흐름 내에서 전기적으로 충전된 공기중 입자들의 크기 분포를 특성화하기 위한 디바이스
JP6716443B2 (ja) 車載型排ガス分析システム、車載型排ガス分析システムの検査システム、及び、車載型排ガス分析システムの検査方法
Ntziachristos et al. Use of a corona charger for the characterisation of automotive exhaust aerosol
JP2005091043A (ja) 粒子状物質測定方法および装置
Maricq et al. The impact of voltage and flow on the electrostatic soot sensor and the implications for its use as a diesel particulate filter monitor
Amanatidis et al. Application of the dual Pegasor Particle Sensor to real-time measurement of motor vehicle exhaust PM
US8280645B2 (en) Method and apparatus of measuring particulate matters
EP3517746B1 (en) Particulate measurement system
Premnath et al. Effect of lubricant oil on particle emissions from a gasoline direct injection light-duty vehicle
JP2008157692A (ja) 粒子状物質測定方法及び装置
BRPI0801470A2 (pt) método e aparelho para medir matérias particuladas
JP7038037B2 (ja) 排ガス分析システム及び排ガス分析方法
Schwelberger et al. Evaluation of portable number emission systems for heavy-duty applications under steady state and transient vehicle operation conditions on a chassis dynamometer
Premnath et al. Evaluation of an on-board, real-time electronic particulate matter sensor using heavy-duty on-highway diesel engine platform
Kawai et al. Real time analysis of particulate matter by flame ionization detection
JP3617261B2 (ja) 連続パティキュレート測定装置
Lee et al. Application and performance test of a micro-machined unipolar charger for real-time measurements of exhaust particles from a diesel engine vehicle
JP3195725B2 (ja) 排ガス中のpm測定装置
Moisio et al. Device for continuous measurement of density and mass concentration of vehicle exhaust aerosol
WO2022113603A1 (ja) ガス分析装置、ガス分析方法、ガス分析装置用プログラム

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B06T Formal requirements before examination
B06A Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application according art. 36 industrial patent law
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 13/08/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 13/08/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS