BRPI0801014A2 - tomografia por impedáncia elétrica utilizando informacões de fontes adicionais - Google Patents

tomografia por impedáncia elétrica utilizando informacões de fontes adicionais Download PDF

Info

Publication number
BRPI0801014A2
BRPI0801014A2 BRPI0801014-5A BRPI0801014A BRPI0801014A2 BR PI0801014 A2 BRPI0801014 A2 BR PI0801014A2 BR PI0801014 A BRPI0801014 A BR PI0801014A BR PI0801014 A2 BRPI0801014 A2 BR PI0801014A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
tomography
tomography according
electrical impedance
signals
information
Prior art date
Application number
BRPI0801014-5A
Other languages
English (en)
Inventor
Rafael Holzacker
Original Assignee
Dixtal Biomedica Ltda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=40810797&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0801014(A2) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Dixtal Biomedica Ltda filed Critical Dixtal Biomedica Ltda
Priority to BRPI0801014A priority Critical patent/BRPI0801014A8/pt
Priority to PCT/BR2009/000095 priority patent/WO2009124369A1/en
Publication of BRPI0801014A2 publication Critical patent/BRPI0801014A2/pt
Publication of BRPI0801014A8 publication Critical patent/BRPI0801014A8/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61BDIAGNOSIS; SURGERY; IDENTIFICATION
    • A61B5/00Measuring for diagnostic purposes; Identification of persons
    • A61B5/05Detecting, measuring or recording for diagnosis by means of electric currents or magnetic fields; Measuring using microwaves or radio waves 
    • A61B5/053Measuring electrical impedance or conductance of a portion of the body
    • A61B5/0536Impedance imaging, e.g. by tomography
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61BDIAGNOSIS; SURGERY; IDENTIFICATION
    • A61B5/00Measuring for diagnostic purposes; Identification of persons
    • A61B5/02Detecting, measuring or recording pulse, heart rate, blood pressure or blood flow; Combined pulse/heart-rate/blood pressure determination; Evaluating a cardiovascular condition not otherwise provided for, e.g. using combinations of techniques provided for in this group with electrocardiography or electroauscultation; Heart catheters for measuring blood pressure
    • A61B5/0205Simultaneously evaluating both cardiovascular conditions and different types of body conditions, e.g. heart and respiratory condition
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61BDIAGNOSIS; SURGERY; IDENTIFICATION
    • A61B5/00Measuring for diagnostic purposes; Identification of persons
    • A61B5/24Detecting, measuring or recording bioelectric or biomagnetic signals of the body or parts thereof
    • A61B5/316Modalities, i.e. specific diagnostic methods
    • A61B5/318Heart-related electrical modalities, e.g. electrocardiography [ECG]
    • A61B5/346Analysis of electrocardiograms
    • A61B5/349Detecting specific parameters of the electrocardiograph cycle
    • A61B5/352Detecting R peaks, e.g. for synchronising diagnostic apparatus; Estimating R-R interval

Abstract

TOMOGRAFIA POR IMPEDáNCIA ELéTRICA UTILIZANDO INFORMAcõES DE FONTES ADICIONAIS Tomografia por impedância elétrica utilizando informacões de fontes adicionais utilizando, na unidade de processamento dos sinais de tomografia e geradora da imagem tomográfica, informacões captadas por equipamentos auxiliares, referentes ao monitoramento de uma ou mais variáveis relacionadas com a atividade fisiologica normal do paciente compreendendo, entre outros, os sinais elétricos gerados pela atividade cardíaca e cerebral, as variacões de impedância elétrica decorrentes da mecânica ventilatoria e do grau de oxigenacao do sangue, etc.

Description

"TOMOGRAFIA POR IMPEDÂNCIA ELÉTRICA UTILIZANDOINFORMAÇÕES DE FONTES ADICIONAIS"
Campo de invenção
Refere-se a presente invenção ao campo da tomografia e, maisespecificamente, à utilização de dados, sinais, eventos e informações captadaspor diferentes meios e equipamentos para aprimorar a função do tomógrafopor impedância elétrica.
Descrição do estado da técnica
A tomografia por impedância elétrica é uma técnica conhecidae largamente utilizada, consistindo no posicionamento de uma pluralidade deeletrodos numa região do paciente, na injeção de sinais elétricos de excitaçãoentre pelo menos dois destes eletrodos acompanhada da captação dos sinaisinduzidos nos demais eletrodos e no processamento destes sinais de modo agerar um mapa indicativo da impedância na região testada. Em cada ciclo demedição os eletrodos de excitação são seqüenciados de modo a incluir todosos eletrodos instalados no paciente, sendo a duração típica de cada ciclo daòrdem de 0,1 segundo para um sistema com 32 eletrodos:
Este período é suficientemente longo para que os sinaiselétricos captados em ciclos sucessivos possam sofrer modificaçõesdecorrentes de fatores originados pela função normal do organismo. Assim,por exemplo, os sinais captados pelos eletrodos em cada ciclo de mediçãosofrerão distorções devido à influência dos sinais elétricos e mecânicosproduzidos pela atividade cardíaca, prejudicando a reconstituição das imagensindicativas da impedância no organismo do paciente.
De modo similar, a reconstituição da imagem tomográficapoderá ser influenciada devido a variações no ciclo respiratório, no grau deoxigenação do sangue, no débito cardíaco e, no caso de tomografia craniana,nas ondas elétricas decorrentes da atividade cerebral normal.
Objetivos da invençãoEm vista do exposto, constitui um objetivo da invenção oprovimento de um método que permita identificar, caracterizar, quantificar,reduzir, ou eliminar, a influência de fatores decorrentes da atividadefisiológica normal na imagem tomográfica por impedância elétrica. Acaracterização de fatores decorrentes da atividade fisiológica é usada,inclusive, para aprimorar a própria imagem de tomografia por impedânciaelétrica gerada.
Constitui outro objetivo a implementação de uma disposiçãode equipamentos que permita atingir o objetivo acima.
Descrição resumida da invenção
Os objetivos acima, bem como outros, são atingidos pelainvenção mediante o encaminhamento, à unidade de processamento dos sinaisde tomografia e geradora da imagem tomográfica, das informações captadaspor equipamentos auxiliares, referentes ao monitoramento de uma ou maisvariáveis relacionadas com a atividade fisiológica normal do paciente.
De acordo com outra característica da invenção, ditasinformações compreendem, entre outras, os sinais elétricos gerados pelaatividade cardíaca.
De acordo com outra característica da invenção, ditasinformações compreendem, entre outras, as variações de impedância elétricadecorrentes da mecânica ventilatória e do grau de oxigenação do sangue.
De acordo com outra característica da invenção, as grandezasnão elétricas, tais como aquelas relacionadas com a pressão sangüínea, amecânica ventilatória, o grau de oxigenação do sangue, etc., são convertidasem sinais elétricos e encaminhados aos meios de processamento geradores daimagem tomográfica.
De acordo com outra característica da invenção, asinformações relativas às atividades fisiológicas normais são submetidas a pré-processamento em uma ou mais unidades independentes, transformadas emsinais digitais e encaminhadas aos meios de geração da imagem tomográfica.
De acordo com outra característica da invenção, os meios queexecutam dito pré-processamento estão incorporados ao equipamento detomografia por impedância elétrica.
Descrição das figuras
As demais características e vantagens da invenção tornar-se-ãomais evidentes a partir de uma descrição das modalidades preferidas dainvenção e das figuras que a ela se referem, nas quais:
A figura 1 ilustra uma primeira forma de arranjo dosequipamentos relacionados com a invenção.
A figura 2 ilustra uma segunda forma de arranjo dosequipamentos relacionados com a invenção.
Descrição detalhada da invenção
Reportando-se à Fig. 1, a primeira concretização da invençãoproposta compreende o equipamento de tomografia consistindo nos meiosgeradores e processadores dos sinais tomográficos 12, ligado ao paciente 10pelo conjunto de cabos lie cinta de eletrodos (não ilustrada) bem como datela 13 onde é exibida a imagem tomográfica meios conhecidos, ditoequipamento de tomografia recebendo as informações referentes às demaisvariáveis decorrentes da atividade fisiológica do paciente. Estas informaçõessão coletadas por equipamentos auxiliares, exemplificados na Fig. 1 peloeletrocardiógrafo 14, o monitor de mecânica ventilatória 15, o sensor depressão 16, o medidor de oxigenação do sangue 17, etc.
Os sinais provenientes de ditos equipamentos auxiliares sãoencaminhados a uma unidade compatibilizadora de sinais 18, dotada de meiosde processamento e programas que transformam estes sinais para um formatodigital compatível com o equipamento de tomografia. A unidadecompatibilizadora pode ser um bloco físico ou um bloco lógico, fazendo partedo próprio tomógrafo por impedância elétrica.De acordo com os princípios da invenção, o eletrocardiógrafopoderá integrar meios de análise dos eventos associados ao batimento,permitindo detectar arritmias, freqüências acima ou abaixo de limitespredefinidos, etc., encaminhando os resultados desta análise ao tomógrafo 12através do equipamento compatibilizador 18. Outrossim, tal análise poderá serfeita pelo dito equipamento compatibilizador, permitindo o uso deeletrocardiógrafos de menor custo. Similarmente, os sinais associados àmecânica ventilatória (pressão das vias aéreas, fluxo respiratório) poderão seranalisados pelo monitor de respiração ou pelo equipamento compatibilizador,sendo o resultado desta análise encaminhado ao tomógrafo 12.
As informações de débito cardíaco são normalmenteprocessadas juntamente com os valores de pressão, estes últimos podendo sermedidos por métodos invasivos (transdutor inserido, por meio de cateter, nosistema vascular do paciente) ou por métodos não invasivos(esfigmomanômetro), tanto pelo equipamento auxiliar específico como pelocompatibilizador 18.
As informações obtidas mediante o monitoramento de uma oumais variáveis monitoradas por equipamentos auxiliares possibilitarão avaliara evolução das condições do paciente, mediante a comparação do estadopresente definido pelas informações provenientes de um ou maisequipamentos auxiliares com estados futuros definidos pelas informaçõesfuturas, permitindo avaliar a variação de qualquer um dos parâmetrosmonitorados compreendendo, entre outros, os parâmetros hemodinâmicos,respiratórios, cerebrais, cardíacos, etc.
Na concretização ilustrada na Fig. 2, as fontes de informaçõesadicionais são constituídas por blocos funcionais (19a, 19b, .... 19n) internosao próprio equipamento de tomografia 19. Tais blocos são constituídos peloscircuitos eletrônicos e meios de armazenamento graváveis com o software deaquisição, condicionamento e/ou análise dos sinais captados pelostransdutores ou eletrodos afixados ao paciente. Os ditos blocos funcionaispoderão estar integrados às placas do tomógrafo responsáveis pela aquisição etratamento dos sinais de impedância elétrica ou, numa concretizaçãoalternativa, estar em placas dedicadas, separadas daquelas que efetuam aaquisição e tratamento dos sinais de impedância elétrica.
Se bem que a invenção tenha sido descrita com base emconcretizações exemplificativas específicas, fica entendido que modificaçõespoderão ser feitas por técnicos no assunto, desde que compreendidas noâmbito das reivindicações. Assim, por exemplo, as conexões entre osequipamentos auxiliares e o tomógrafo ou unidade compatibilizadora, ouentre esta última e o tomógrafo, poderão ser feitas sem necessidade de cabos,e sim por meios de ligação sem fio, de acordo com técnicas conhecidas, taiscomo enlace de radiofreqüência, infravermelho, ou equivalente.
De acordo, a invenção se encontra definida pelo conjunto dereivindicações que se segue.

Claims (18)

1. Tomografia por impedância elétrica utilizando informaçõesde fontes adicionais caracterizada pelo fato de utilizar, na unidade deprocessamento dos sinais de tomografia e geradora da imagem tomográfica,informações captadas por equipamentos auxiliares, referentes aomonitoramento de uma ou mais variáveis relacionadas com a atividadefisiológica normal do paciente.
2. Tomografia, de acordo com a reivindicação 1, caracterizadapelo fato de ditas variáveis compreenderem os eventos relacionados com aatividade cardíaca.
3. Tomografia, de acordo com a reivindicação 2, caracterizadapelo fato de ditos eventos compreenderem um ou mais dentre o conjunto desinais relacionados com o eletrocardiograma, o débito cardíaco e a pressãosangüínea.
4. Tomografia, de acordo com a reivindicação 3, caracterizadapelo fato de a pressão sangüínea ser medida por métodos invasivos.
5. Tomografia, de acordo com a reivindicação 3, caracterizadapelo fato de a pressão sangüínea ser medida por métodos não invasivos.
6. Tomografia, de acordo com a reivindicação 1, caracterizadapelo fato de ditas variáveis compreenderem os eventos relacionados com amecânica ventilatória do paciente.
7. Tomografia, de acordo com a reivindicação 1, caracterizadapelo fato de ditas variáveis compreenderem os eventos relacionados com aatividade cerebral do paciente.
8. Tomografia, de acordo com a reivindicação 1, caracterizadapelo fato de ditas variáveis compreenderem os valores de oxigenaçãosangüínea do paciente.
9. Tomografia, de acordo com qualquer uma dasreivindicações anteriores, caracterizada pelo fato de prover a avaliação davariação dos parâmetros monitorados mediante a comparação de um estadodefinido pelas ditas informações com estados posteriores, definidos pelasinformações posteriores.
10. Tomografia, de acordo com a reivindicação 1,caracterizada pelo fato de ditos equipamentos auxiliares estarem ligados aoprocessador de sinais tomográficos por meio de cabos.
11. Tomografia, de acordo com a reivindicação 1,caracterizada pelo fato de ditos equipamentos auxiliares estarem ligados aoprocessador de sinais tomográficos por meio de ligações sem fio.
12. Tomografia, de acordo com a reivindicação 1,caracterizada pelo fato de ditos equipamentos auxiliares estarem integrados aoprocessador de sinais tomográficos sob a forma de blocos funcionais.
13. Tomografia, de acordo com a reivindicação 12,caracterizada pelo fato de ditos blocos funcionais compreenderem circuitoseletrônicos e meios de armazenamento graváveis com o software deaquisição, condicionamento e/ou análise dos sinais captados pelostransdutores ou eletrodos afixados ao paciente.
14. Tomografia, de acordo com as reivindicações 10, 11 ou 12,caracterizada pelo fato de os sinais provenientes de ditos equipamentosauxiliares serem encaminhados a uma unidade compatibilizadora de sinaisdotada de meios de processamento e programas que transformam estes sinaispara um formato digital compatível com o equipamento de tomografia.
15. Tomografia, de acordo com a reivindicação 14,caracterizada pelo fato de dita unidade compatibilizadora ser um bloco físico.
16. Tomografia, de acordo com a reivindicação 14,caracterizada pelo fato de dita unidade compatibilizadora ser um bloco lógicofazendo parte do próprio tomógrafo por impedância elétrica.
17. Tomografia, de acordo com as reivindicações 12 ou 13,caracterizada pelo fato de ditos blocos funcionais estarem integrados às placasdo tomógrafo responsáveis pela aquisição e tratamento dos sinais deimpedância elétrica.
18. Tomografia, de acordo com as reivindicações 12 ou 13,caracterizada pelo fato de ditos blocos funcionais estarem contidos em placasdedicadas, separadas daquelas que efetuam a aquisição e tratamento dos sinaisde impedância elétrica.
BRPI0801014A 2008-04-09 2008-04-09 Tomografia por impedância elétrica utilizando informações de fontes adicionais BRPI0801014A8 (pt)

Priority Applications (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0801014A BRPI0801014A8 (pt) 2008-04-09 2008-04-09 Tomografia por impedância elétrica utilizando informações de fontes adicionais
PCT/BR2009/000095 WO2009124369A1 (en) 2008-04-09 2009-04-08 Electrical impedance tomography employing additional sources of information

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0801014A BRPI0801014A8 (pt) 2008-04-09 2008-04-09 Tomografia por impedância elétrica utilizando informações de fontes adicionais

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0801014A2 true BRPI0801014A2 (pt) 2010-08-31
BRPI0801014A8 BRPI0801014A8 (pt) 2015-09-29

Family

ID=40810797

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0801014A BRPI0801014A8 (pt) 2008-04-09 2008-04-09 Tomografia por impedância elétrica utilizando informações de fontes adicionais

Country Status (2)

Country Link
BR (1) BRPI0801014A8 (pt)
WO (1) WO2009124369A1 (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8892379B2 (en) * 2011-06-30 2014-11-18 General Electric Company System and method for soft-field reconstruction
US20170143224A1 (en) * 2014-05-30 2017-05-25 Timpel S.A. Module for detecting bodily signals

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB9013177D0 (en) * 1990-06-13 1990-08-01 Brown Brian H Real-time imaging, etc.
DE19857090A1 (de) * 1998-12-10 2000-06-29 Stephan Boehm Verfahren zur regionalen Bestimmung des alveolären Öffnens und des alveolären Schließens der Lunge
US7096061B2 (en) * 2002-07-03 2006-08-22 Tel-Aviv University Future Technology Development L.P. Apparatus for monitoring CHF patients using bio-impedance technique
AU2003286457A1 (en) * 2002-10-17 2004-05-04 The General Hospital Corporation Arrangement and method for detecting abnormalities and inconsistencies in a body
GB0320167D0 (en) * 2003-08-28 2003-10-01 Univ Leeds An on-line data processing EIT system
DE102005022896B3 (de) * 2005-05-18 2006-05-11 Dräger Medical AG & Co. KG Vorrichtung und Verfahren zur Steuerung eines Beatmungsgerätes

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0801014A8 (pt) 2015-09-29
WO2009124369A1 (en) 2009-10-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Frerichs Electrical impedance tomography (EIT) in applications related to lung and ventilation: a review of experimental and clinical activities
JP5074925B2 (ja) 心臓事象を検出するためのシステム
CN113727638A (zh) 用于自动量化信号质量的方法和系统
CN111449657B (zh) 图像监测系统和肺栓塞诊断系统
AU2014259531A1 (en) Reverse ecg mapping
Arad et al. The detection of pleural effusion using a parametric EIT technique
Młyńczak et al. Impedance pneumography: Is it possible?
Hassan et al. Characterization of single lead continuous ECG recording with various dry electrodes
Rishniw et al. Effect of body position on the 6‐lead ECG of dogs
Sadleir et al. Detection and quantification of intraperitoneal fluid using electrical impedance tomography
Brabant et al. Thoracic electrical impedance tomography—the 2022 veterinary consensus statement
Li et al. Fast high-precision electrical impedance tomography system for real-time perfusion imaging
Chatziioannidis et al. Electrical Impedance Tomography: a new study method for neonatal Respiratory Distress Syndrome?
Bradshaw et al. Biomagnetic characterization of spatiotemporal parameters of the gastric slow wave
Mosquera et al. Implementation of a low cost prototype for electrical impedance tomography based on the integrated circuit for body composition measurement AFE4300
CN104545883A (zh) 基于心电信号的睡眠质量检测设备及其服务
Czaplik et al. Application of internal electrodes to the oesophageal and tracheal tube in an animal trial: evaluation of its clinical and technical potentiality in electrical impedance tomography
Garvey ECG techniques and technologies
BRPI0801014A2 (pt) tomografia por impedáncia elétrica utilizando informacões de fontes adicionais
CN113116359A (zh) 用于估计残余ecg噪声水平和自适应噪声阈值的方法和系统
JP2011244971A (ja) レビー小体型認知症の判定方法、判定装置並びにプログラム
Paukkunen et al. A system for detection of three-dimensional precordial vibrations
JP2024512485A (ja) 肺の均一性の尺度を決定するための装置および方法
Park et al. Heart sounds analysis via esophageal stethoscope system in beagles
Haslam et al. Relating noninvasive cardiac output and total peripheral resistance estimates to physical activity in an ambulatory setting

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: AUTOPOIESE PARTICIPACOES LTDA. (BR/SP)

B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: TIMPEL S.A (BR/SP)

B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]

Free format text: MANTIDO O INDEFERIMENTO UMA VEZ QUE NAO FOI APRESENTADO RECURSO DENTRO DO PRAZO LEGAL