BRPI0722176A2 - Método para uso em uma rede de ip móvel de proxy, nó de âncora de mobilidade local, e, ponto de conexão de acesso móvel - Google Patents
Método para uso em uma rede de ip móvel de proxy, nó de âncora de mobilidade local, e, ponto de conexão de acesso móvel Download PDFInfo
- Publication number
- BRPI0722176A2 BRPI0722176A2 BRPI0722176-2A BRPI0722176A BRPI0722176A2 BR PI0722176 A2 BRPI0722176 A2 BR PI0722176A2 BR PI0722176 A BRPI0722176 A BR PI0722176A BR PI0722176 A2 BRPI0722176 A2 BR PI0722176A2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- node
- address
- proxy
- mobile
- message
- Prior art date
Links
Classifications
-
- H—ELECTRICITY
- H04—ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
- H04W—WIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
- H04W60/00—Affiliation to network, e.g. registration; Terminating affiliation with the network, e.g. de-registration
- H04W60/005—Multiple registrations, e.g. multihoming
-
- H—ELECTRICITY
- H04—ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
- H04W—WIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
- H04W8/00—Network data management
- H04W8/02—Processing of mobility data, e.g. registration information at HLR [Home Location Register] or VLR [Visitor Location Register]; Transfer of mobility data, e.g. between HLR, VLR or external networks
- H04W8/06—Registration at serving network Location Register, VLR or user mobility server
-
- H—ELECTRICITY
- H04—ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
- H04W—WIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
- H04W8/00—Network data management
- H04W8/02—Processing of mobility data, e.g. registration information at HLR [Home Location Register] or VLR [Visitor Location Register]; Transfer of mobility data, e.g. between HLR, VLR or external networks
- H04W8/08—Mobility data transfer
- H04W8/087—Mobility data transfer for preserving data network PoA address despite hand-offs
-
- H—ELECTRICITY
- H04—ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
- H04W—WIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
- H04W80/00—Wireless network protocols or protocol adaptations to wireless operation
- H04W80/04—Network layer protocols, e.g. mobile IP [Internet Protocol]
-
- H—ELECTRICITY
- H04—ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
- H04W—WIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
- H04W88/00—Devices specially adapted for wireless communication networks, e.g. terminals, base stations or access point devices
- H04W88/18—Service support devices; Network management devices
- H04W88/182—Network node acting on behalf of an other network entity, e.g. proxy
Landscapes
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
- Signal Processing (AREA)
- Mobile Radio Communication Systems (AREA)
- Data Exchanges In Wide-Area Networks (AREA)
Description
“MÉTODO PARA USO EM UMA REDE DE IP MÓVEL DE PROXY, NO DE ÂNCORA DE MOBILIDADE LOCAL, E, PONTO DE CONEXÃO DE ACESSO MÓVEL”
CAMPO TÉCNICO
A presente invenção relaciona-se a redes de comunicação, e em particular a um método para uso em uma Rede de comunicações de IP Móvel de Proxy.
FUNDAMENTO
IPv6 Móvel (MIPv6), que é descrito em IETF RFC 3775, permite aos usuários de dispositivos de comunicações móveis se moverem de uma rede para outra enquanto ainda mantendo um endereço de IP permanente, indiferente de em qual rede eles estão. Isto permite ao usuário manter conexões enquanto em movimento. Por exemplo, se um usuário estivesse participando em uma sessão de Voz através de IP (VoIP) e, durante a sessão o usuário se moveu de uma rede para outra, sem suporte de MIPvó, o endereço de IP do usuário pode mudar. Isto conduziria a problemas com a sessão de VoIP.
Um Nó Móvel (MN) é alocado a dois endereços de IP: um endereço doméstico permanente e um Cuidado de Endereço (CoA). O CoA está associado com uma rede de acesso, uma sub-rede de IP, que o usuário está visitando atualmente. Para se comunicar com o MN, pacotes são enviados ao endereço doméstico de MN. Estes pacotes são interceptados por um Agente Doméstico (HA) na rede doméstica, que tem conhecimento do CoA atual. O Agente Doméstico então coloca em túnel os pacotes para o CoA do MN com um novo cabeçalho de IP, enquanto preservando o cabeçalho de IP original. Quando os pacotes são recebidos pelo MN, ele remove o novo cabeçalho de IP e obtém o cabeçalho de IP original. O MN envia pacotes para outro nó colocando-os em túnel para o HA, encapsulados em pacotes endereçados ao HA. Para cada pacote, o HA remove o pacote de encapsulado, restabelece o pacote original e o remete para o nó de destino planejado.
IPv6 Móvel de Proxy (PMIPvó), IETF draft-sgundave-mipó- proxymip6-02, descreve um função de Ponto de conexão de Acesso Móvel (MAG). Esta função emula propriedades de ligação doméstica a fim de fazer 5 um MN se comportar como se estivesse em sua rede doméstica e permite suporte para mobilidade em redes que não caso contrário suportariam MIPvó. Uma diferença fundamental entre PMIPvó e MIPvó é que usando MIPvó, um MN tem controle de sua própria sinalização de mobilidade, enquanto usando PMIPvó, um MN não tem controle de sua sinalização de mobilidade. Os 10 componentes básicos de uma arquitetura de PMIPvó são ilustrados na Figura 1.
Um MAG 101 é normalmente implementado no roteador de acesso. O MAG 101 envia e recebe sinalização relacionada à mobilidade por conta de um MN 102. Quando um MN 102 se conecta a um roteador de 15 acesso tendo um MAG 101, o MN 102 apresenta sua identidade na forma de um Identificador de Acesso de Rede (NAI) como parte de um procedimento de autenticação de acesso. Uma vez que o MN 102 tenha sido autenticado, o MAG obtém o perfil do usuário de um depósito de política. O MAG 101, tendo conhecimento do perfil do usuário e do NAI5 pode emular agora a rede 20 doméstica do MN. O MN 102 obtém subseqüentemente seu endereço doméstico do MAG. O MAG 101 também informa a Ancora de Mobilidade Local LMA) 103 do MN 102 do local atual do MN 102 usando uma mensagem de Atualização Ligação de Proxy. A mensagem de Atualização de Ligação de Proxy usa o NAI do MN 102. Na recepção da mensagem de 25 Atualização de Ligação de Proxy, o LMA 103 estabelece um túnel para o MAG 101 e envia para um Reconhecimento Ligação de Proxy para o MAG. Na recepção do Reconhecimento de Ligação de Proxy, o MAG 101 estabelece um túnel para o LMA, formando efetivamente um túnel bidirecional. Todo o tráfego para e do MN 102 é dirigido pelo LMA 103 pelo túnel bidirecional. Um MAG pode servir muitos MNs associados com o mesmo LMA. O MAG e o LMA não precisam ter um túnel bidirecional dedicado para cada MN. Ao invés, o mesmo túnel bidirecional pode ser usado para o tráfego de todos os MNs que estão associados com o mesmo LMA e que estão sendo servidos atualmente pelo mesmo MAG.
O LMA 103 intercepta qualquer pacote que é enviado ao MN 102, e remete o pacote interceptado para o MAG 101 pelo túnel. Na recepção do pacote, o MAG 101 remove o cabeçalho de túnel e envia o pacote ao MN 102. O MAG 101 atua como um roteador padrão na ligação de acesso. Qualquer pacote enviado do MN é enviado pelo MAG 101 através do túnel para o LMA 103, que então envia o pacote para seu último destino.
Multi-Acesso simultâneo descreve uma função de uma rede de comunicações que permite a um MN combinar tecnologias de acesso de rádio e/ou fixas diferentes, como ilustrado na Figura 2. O MN 102 pode usar simultaneamente várias interfaces e redes de acesso diferentes (ANl e AN2) que podem empregar tecnologias de acesso diferentes em uma sessão de comunicação. Fluxos de tráfego diferentes, pertencendo a aplicações diferentes podem ser transferidos entre redes de acesso diferentes, independentemente entre si.
MIPv6 pode ser estendido para suportar Multi-Acesso Simultâneo (veja R. Wakikawa et al., "Multiple Care-of-Adresses Registration", Intemet-draft-ietf-monami6-multiplecoa-02, março de 2007). Onde mais de um acesso é usado, um MN tem um CoA para cada acesso. Um Identificador Único de Ligação (BID) é associado com cada CoA, e o BID indica a qual CoA uma Atualização de Ligação (BU) se relaciona. Se o BID associado com um novo CoA já estiver em uso, o novo CoA substitui o previamente associado com o BID, enquanto se a BID já não estiver em uso, o novo CoA é adicionado a quaisquer CoAs previamente existentes. Desde que MIPvó é central a hospedeiro (quer dizer, o MN está no controle de sua sinalização de mobilidade), com toda a sinalização de mobilidade fluindo entre o MN e o HA, o MN tem uma visão geral completa e controle completo de como CoAs são adicionados ou substituindo um ao outro, nomeando os BIDs apropriadamente.
Usando PMIPvó, o MN não está no controle de sua sinalização de mobilidade. Como descrito acima, sinalização de mobilidade é operada por um MAG por conta do MN. Uma Atualização de Ligação de Proxy (PBU) é ativada quando o MN se conecta a um acesso e o MAG responsável pelo acesso. Isto significa que um MN não tem nenhum modo de indicar suas intenções considerando como os acessos são para serem usados em termos de PMIPvó, isto é, se um novo acesso deveria ser adicionado aos acessos já usados ou substituir um ou mais antigos.
Na ausência de indicações de intenção explícitas do MN, o LMA de PMIPvó pode operar em qualquer um de dois modos:
1. Modo de Multi-Acesso simultâneo, onde novos CoAs são adicionados aos antigos e um CoA antigo é des-registrado quando o MN se separa (explicitamente ou implicitamente perdendo contato) do acesso correspondente.
2. Modo de multi-acesso não simultâneo, onde só um único CoA é usado de cada vez e um novo CoA substitui conseqüentemente o prévio.
Embora a descrição do modo de Multi-Acesso Simultâneo acima declare claramente que um novo CoA sempre deveria ser adicionado aos existentes e nunca substitui um antigo, um problema pode surgir quando um MN se conecta a um novo acesso e o MAG desse acesso registra um novo CoA no LMA. Conforme o modo de multi-acesso simultâneo, o LMA não des-registrará os CoAs antigos. Porém, a razão para prender ao novo acesso poderia bem ter sido que o MN perdeu um acesso antigo (e possivelmente só). Se este for o caso, o MN não sinalizou explicitamente ao acesso antigo que se separou (até mesmo se tais meios estivessem disponíveis na rede de acesso antiga) e o MAG do acesso antigo tem que se confiar em algum tipo de mecanismo de verificação de interrupção ou periódico, por exemplo, detecção de impossibilidade de alcance de vizinho (NUD), para detectar a separação 5 antes que des-registre o CoA no LMA. Antes que a separação seja detectada e o CoA antigo des-registrado, o LMA pode continuar enviando tráfego ao MAG antigo, e assim pacotes nesse tráfego são perdidos quando remetidos ao MN não mais conectado. Seria desejável prevenir esta perda de pacote. SUMÁRIO
Quando um LMA (operando em modo de multi-acesso
simultâneo) recebe um registro de um novo CoA, ele envia uma mensagem ao MAG de cada um dos acessos antigos (para quais CoAs ainda estão registrados) e consulta o MAG respectivo imediatamente verificar explicitamente se o MN ainda é alcançável pelo acesso. Cada MAG executa a 15 verificação pedida, preferivelmente usando uma mensagem Pedido de Eco de ICMPvó, e des-registra o CoA no LMA se o MN não for alcançável.
De acordo com um primeiro aspecto da invenção, é provido um método para uso em uma rede de comunicações na qual um Nó Móvel acessa a rede de comunicações por um nó de proxy. O nó de proxy é arranjado para operar sinalização de mobilidade por conta do Nó Móvel. A
A
uma função de âncora de mobilidade, que é tipicamente uma Ancora de Mobilidade Local, um primeiro Cuidado de Endereço associado com o Nó Móvel é registrado. Quando a função de âncora de mobilidade recebe um pedido de registro para registrar um segundo Cuidado de Endereço associado 25 com o Nó Móvel, ele envia uma mensagem de pedido ao nó de proxy atuando por conta do Nó Móvel. A mensagem de pedido instrui o nó de proxy para verificar se o Nó Móvel é alcançável usando o primeiro Cuidado de Endereço. Deste modo, a função de âncora de mobilidade pode ser informada sobre se o Cuidado de Endereço ainda está em uso pelo Nó Móvel. A rede de comunicações é selecionada opcionalmente de uma de uma rede de IPv4 Móvel de Proxy e uma rede de IPvó Móvel de Proxy, a função de âncora de mobilidade é uma função de Âncora de Mobilidade Local, e o nó de proxy é um Ponto de conexão de Acesso Móvel.
Opcionalmente, o método ademais inclui receber uma mensagem de resposta do nó de proxy, a mensagem de resposta sendo ativada pela mensagem de pedido. A mensagem de resposta pode ser usada para informar a função de âncora de mobilidade se ou não o Cuidado de Endereço ainda está em uso pelo Nó Móvel. Alternativamente, se nenhuma resposta for recebida do nó de proxy, então a função de âncora de mobilidade não toma nenhuma ação adicional, e o primeiro Cuidado de Endereço permanece registrado na função de âncora de mobilidade.
Opcionalmente, a mensagem de resposta pede a função de âncora de mobilidade para des-registrar o primeiro Cuidado de Endereço. A mensagem de resposta, opcionalmente inclui informação informando a função
Λ
de Ancora de Mobilidade Local que o Nó Móvel não pode ser alcançado usando o primeiro Cuidado de Endereço, em qual caso a função de âncora de mobilidade pode tomar a ação para des-registrar o primeiro Cuidado de Endereço. Isto permite a função de âncora de mobilidade saber positivamente que o Nó Móvel não é mais alcançável usando o primeiro Cuidado de Endereço. Em uma alternativa adicional, a mensagem de resposta inclui informação informando a função de âncora de mobilidade que o Nó Móvel pode ser alcançado usando o primeiro Cuidado de Endereço, em qual caso a função de mobilidade de âncora não precisa tomar nenhuma ação adicional. Novamente, isto permite a função de âncora de mobilidade saber positivamente que o Nó Móvel é alcançável usando o primeiro Cuidado de Endereço.
O método opcionalmente inclui enviar a mensagem de pedido para uma pluralidade de nós de proxy, cada nó de proxy associado com um Cuidado de Endereço, cada Cuidado de Endereço associado com o Nó Móvel. Esta é uma situação típica de uma função de âncora de mobilidade tal como uma Âncora de Mobilidade Local servindo vários nós de proxy, ou MAGs, e permite a função de âncora de mobilidade manter rastro de diferentes Cuidados de Endereço que podem ser usados pelo Nó Móvel operando em um modo de Multi-acesso Simultâneo, até mesmo onde nós de proxy diferentes estão servindo o Nó Móvel para acessos diferentes.
A mensagem de pedido é opcionalmente selecionada de uma mensagem de IPvó Móvel de Proxy e uma mensagem de Revogação de Registro de IPv4 Móvel de Proxy, a mensagem de Revogação de Registro de IPv4 Móvel de Proxy incluindo um indicador indicando que revogação do Cuidado de Endereço é condicional no Nó Móvel sendo inalcançável.
O nó de proxy, depois de receber a mensagem de pedido da função de âncora de mobilidade, opcionalmente determina o estado de possibilidade de alcance do Nó Móvel. Um exemplo de um modo para determinar o estado de possibilidade de alcance do Nó Móvel é enviar mensagem de consulta ao Nó Móvel. A mensagem de consulta é opcionalmente selecionada de um de um Protocolo de Mensagem de Controle de Internet para mensagem de Pedido de Eco de IPv4, um Protocolo de Mensagem de Controle de Internet para mensagem de Pedido de Eco de IPvó, uma mensagem de Solicitação de Vizinho e uma mensagem de Protocolo de Resolução de Endereço. Determinando a possibilidade de alcance do Nó móvel usando o Cuidado de Endereço, o nó de proxy pode informar a função de âncora de mobilidade da possibilidade de alcance do Nó Móvel. Como descrito acima, o nó de proxy pode informar positivamente a função de âncora de mobilidade da possibilidade de alcance do Nó Móvel, ou não fazer nenhuma resposta, em qual caso a função de âncora de mobilidade assume que o Nó Móvel é alcançável usando o primeiro Cuidado de Endereço.
O método opcionalmente ademais inclui, depois de receber o pedido de registro para registrar um segundo Cuidado de Endereço associado com o Nó Móvel, memorizar em 'cache' cópias de todos os pacotes que entram dirigidos ao primeiro Cuidado de Endereço. No evento que o Nó Móvel é inalcançável usando o primeiro Cuidado de Endereço, os pacotes em 5 'cache' são enviados ao segundo Cuidado de Endereço. A memória 'cache' é então apagada e armazenamento em 'cache' adicional é parado para todos os pacotes que entram dirigidos ao primeiro Cuidado de Endereço. Deste modo, perda de pacote no evento que um Nó Móvel é inalcançável usando o primeiro Cuidado de Endereço é minimizada.
Opcionalmente, o método inclui, depois de receber o pedido de
registro para registrar um segundo Cuidado de Endereço associado com o Nó Móvel, armazenar em 'cache' cópias de todos os pacotes que entram dirigidos ao primeiro Cuidado de Endereço. No evento que a função de âncora de mobilidade recebe uma mensagem do nó de proxy indicando que o Nó Móvel 15 é alcançável usando o primeiro Cuidado de Endereço, a memória 'cache' é apagada e nenhuma cópia adicional de pacotes que entram dirigidos ao primeiro Cuidado de Endereço é armazenada em 'cache'. Isto previne armazenamento em 'cache' desnecessário de pacotes uma vez que foi determinado que o Nó Móvel é alcançável usando o primeiro Cuidado de 20 Endereço.
De acordo com um segundo aspecto da invenção, é provido um nó de âncora de mobilidade para uso em uma rede de comunicações na qual um Nó Móvel acessa a rede de comunicações por um nó de proxy. O nó de âncora de mobilidade inclui meio para registrar um primeiro Cuidado de 25 Endereço associado com um Nó Móvel, um receptor para receber um pedido de registro para registrar um segundo Cuidado de Endereço associado com o Nó Móvel, e um transmissor para transmitir uma mensagem de pedido ao nó de proxy, a mensagem de pedido instruindo o nó de proxy para determinar se o Nó Móvel é alcançável usando o primeiro Cuidado de Endereço. O nó de âncora de mobilidade opcionalmente inclui meio para receber uma mensagem de resposta do nó de proxy, a mensagem de resposta sendo enviada em resposta à mensagem de pedido, e meio para des-registrar o primeiro Cuidado de Endereço na função de âncora de mobilidade.
5 O transmissor é opcionalmente arranjado para transmitir a
mensagem de pedido a uma pluralidade de nós de proxy, cada nó de proxy associado com um Cuidado de Endereço, cada Cuidado de Endereço associado com o Nó Móvel. Isto é porque um nó de âncora de mobilidade tipicamente serve vários nós de proxy.
Para evitar perda de pacote desnecessária, o nó de âncora de
mobilidade opcionalmente inclui meio para armazenar em 'cache' cópias de todos os pacotes que entram dirigidos ao primeiro Cuidado de Endereço, e meio para, no evento que o Nó Móvel é inalcançável usando o primeiro Cuidado de Endereço, enviar os pacotes em 'cache' para o segundo Cuidado de Endereço e apagar a memória 'cache'.
De acordo com um terceiro aspecto da invenção, é provido um nó de proxy para uso em uma rede de comunicações na qual um Nó Móvel acessa a rede de comunicações por um nó de proxy. O nó de proxy inclui um receptor para receber uma mensagem de pedido enviada de um nó de âncora 20 de mobilidade, a mensagem de pedido relacionada à possibilidade de alcance de um Nó Móvel conectado ao nó de proxy usando um Cuidado de Endereço. O nó de proxy ademais inclui um transmissor para enviar uma consulta ao Nó Móvel, e meio para determinar se o Nó Móvel é alcançável usando o Cuidado de Endereço. Meio para enviar uma mensagem ao nó de âncora de mobilidade 25 é provido, a mensagem incluindo informação selecionada de informação informando o nó de âncora de mobilidade que o Nó Móvel é inalcançável usando o primeiro Cuidado de Endereço, e informação pedindo a função de âncora de mobilidade para des-registrar o primeiro Cuidado de Endereço. BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS Figura 1 ilustra esquematicamente em um diagrama de bloco uma arquitetura de IPvó Móvel de Proxy;
Figura 2 ilustra esquematicamente em um diagrama de bloco uma arquitetura de Multi-Acesso Simultâneo;
Figura 3 é um fluxograma ilustrando as etapas de uma concretização da invenção; e
Figura 4 ilustra esquematicamente em um diagrama de bloco um nó para uso de acordo com concretizações da invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA
A descrição seguinte publica detalhes específicos, tais como concretizações particulares, procedimentos, técnicas, etc., para propósitos de explicação e não limitação. Será apreciado por alguém qualificado na arte que outras concretizações podem ser empregadas à parte destes detalhes específicos. Em alguns casos, descrições detalhadas de métodos, interfaces, circuitos, e dispositivos bem conhecidos são omitidos para não obscurecer a descrição com detalhe desnecessário. Além disso, blocos individuais são mostrados em algumas das figuras. Aqueles qualificados na arte apreciarão que as funções desses blocos podem ser implementadas usando circuitos de hardware individuais, usando programas de software e dados, junto com um microprocessador digital ou computador de propósito de general programado adequadamente, usando circuito integrado específico de aplicação (ASIC), e/ou usando um ou mais processadores de sinal digitais (DSPs).
Figura 3 ilustra aqui o método de uma concretização da invenção. Usando a numeração da Figura 3, as etapas são como segue:
301. Quando um Nó Móvel (MN) conectado a uma rede suportando PMIPvó está operando em um modo de Multi-Acesso Simultâneo,
Λ
terá vários Cuidados de Endereço (CoA) registrados com uma Ancora de Mobilidade Local. Cada CoA pode ser usado para alcançar o MN por um Ponto de conexão de Acesso Móvel (MAG). 302. Quando o MN executa uma conexão de rede adicional a outro MAG5 o MAG envia um pedido ao LMA para registrar um CoA adicional a ser usado para a sessão adicional.
303. O CoA adicional é registrado no LMA. Porém, no caso um dos CoAs já registrado não é mais válido, é desejável verificar se o MN
adicionou simplesmente um novo acesso a um conjunto de acessos simultâneos ou se conectou ao novo acesso a fim de substituir um antigo que perdeu ou por alguma outra razão já não está usando mais.
304. O LMA envia uma mensagem de pedido de verificação de possibilidade de alcance (tipicamente uma mensagem de PMIPvó é usada,
mas se a rede for uma rede de PMIPv4, o pedido de verificação de possibilidade de alcance é enviado em uma mensagem de PMIPv4, por exemplo indicada por uma novo indicador em uma mensagem de Revogação de Registro de PMEPv4 existente, por esse meio fazendo a revogação 15 condicional (isto é, só executada se o terminal for inalcançável) para cada MAG que está associado com um CoA registrado diferente de o mais recente CoA registrado na etapa prévia. A mensagem de pedido de verificação de possibilidade de alcance instrui o MAG para imediatamente verificar explicitamente se o MN ainda é alcançável. Note que na Figura 3, uma 20 verificação para possibilidade de alcance usando dois CoAs de dois MAGs associados é mostrada, mas como ilustrado pela seta tracejada, esta verificação é executada por todo MAG que tem um CoA registrado associado com ele (diferente de o CoA mais recente registrado na etapa prévia).
305. Cada MAG verifica a possibilidade de alcance do MN no CoA que o MAG registrou no LMA por conta do MN. A verificação pode ou
não ser específica de acesso. Tipicamente, o MAG envia uma mensagem de consulta ao MN. A mensagem de consulta pode ser específica de acesso. Em muitos acessos, uma mensagem de requerimento de vizinho (ou pedido de ARP em redes de IPv4) é usado, ou alternativamente uma mensagem de Pedido de Eco de ICMPvó (ou ICMPv4) é usada. 306. Se o MN ainda for alcançável no CoA interessado, por exemplo se o MAG receber uma resposta do MN usando um CoA específico, então nenhuma ação adicional é tomada.
307. Se, por outro lado, o MAG determinar que o MN não é mais alcançável, por exemplo porque não recebe nenhuma resposta do MN, então ele pede para o LMA des-registrar o CoA pertinente.
308. O LMA então des-registra cada CoA no qual o MN foi determinado inalcançável, por exemplo para qual nenhuma resposta do MN foi recebida. Deste modo, um CoA não é mantido como registrado se conectividade foi perdida ou o MN já não está mais usando aquele CoA por qualquer razão.
Será apreciado que etapas específicas do método podem variar. Por exemplo, o fluxograma não mostra nenhuma ação adicional sendo tomada se um MAG determinar que um MN é alcançável, por exemplo se receber uma resposta do MN. Porém, o MAG pode informar este resultado positivo ao LMA para assegurar que o LMA esteja ciente que o CoA ainda está em uso e deveria manter seu estado registrado. Este procedimento alternativo serviria ao propósito de fazer o protocolo mais robusto.
Se referindo à Figura 4, é ilustrado um nó para uso em uma rede de PMIPvó. No caso onde o nó é um LMA, o LMA inclui meio de armazenamento 401 para armazenar uma registro de todos os CoAs associados com um MN. O LMA ademais inclui um receptor para receber sinalização, tal como o pedido para registrar um CoA adicional, e os resultados da possibilidade de alcance do MN usando CoAs diferentes. Um processador 403 também é provido para atualizar o meio de armazenamento 401 registrando o CoA adicional e des-registrando qualquer CoA registrado que não é mais válido. Um transmissor 404 também é provido, que é usado para enviar mensagens a MAGs para instruí-los para executar uma verificação de possibilidade de alcance. No caso onde o nó ilustrado na Figura 4 é um MAG, o MAG inclui um receptor 402' para receber uma mensagem de instrução de verificação de possibilidade de alcance do LMA. O MAG ademais inclui um processador 403' para construir uma mensagem de consulta, e um transmissor 404' para enviar a mensagem de consulta ao MN. Um receptor adicional, que pode ou não ser o mesmo receptor como 402', também é usado para receber uma resposta à consulta do MN, e um transmissor adicional, que pode ou não ser o mesmo transmissor como 404', também é usado para enviar os resultados da consulta de MN ao LMA. Tipicamente, o MAG se comunicará com o LMA e o MN por interfaces diferentes, e assim é mais provável que transmissores físicos e receptores diferentes sejam providos.
A invenção reduz significativamente o tempo que um LMA mantém um registro para um CoA que não está mais em uso, por esse meio reduzindo o número de pacotes perdidos onde um CoA não é mais alcançável. Porém, alguns pacotes ainda podem ser enviados para este CoA, e assim perdidos, antes que o LMA des-registre um CoA inválido. Para evitar esta perda de pacote, de acordo com uma concretização adicional, o LMA armazena em 'cache' cópias dos pacotes enviados para um CoA com estado incerto, quando envia o pedido ao MAG correspondente.
Se acontecer que o CoA é alcançável (e que seu acesso correspondente pode portanto ser usado), o LMA pára de armazenar em 'cache' cópias de pacote e descarta as cópias de pacote já armazenadas. Se por outro lado acontecer que um CoA com estado incerto não é alcançável, então o LMA pode enviar as cópias de pacote em 'cache' para o CoA recentemente registrado (ou para qualquer outro CoA que é mostrado ser alcançável).
No caso onde pacotes são armazenados em 'cache', o MAG retoma uma resposta explícita ao pedido de verificação de possibilidade de alcance do LMA, até mesmo se o CoA associado com o MAG for alcançável, de forma que o LMA saiba quando parar de armazenar em 'cache' cópias de pacote. A mensagem de resposta pode estar na forma de um nova mensagem de PMIPvó ou como um indicador em uma mensagem existente. Se o PMIPv4 (veja K. Leung et al., "Mobility Management using Proxy Mobile 5 IPv4", Intemet-Draft draft-leung-mip4-proxy-mode-02, Janeiro de 2007) é usado, a mensagem de Reconhecimento de Revogação de Registro pode ser usada para a resposta, por exemplo incluindo uma novo indicador ou código de estado.
A invenção provê um modo rápido para determinar se um 10 novo CoA está sendo registrado para substituir um CoA antigo ou se simplesmente deveria ser adicionado a um conjunto existente de CoAs para PMIPvó em modo de multi-acesso simultâneo. O risco de remeter pacotes para um CoA inválido é reduzido para PMIPvó em modo de multi-acesso simultâneo, e com o sistema opcional de armazenar em 'cache' cópias de 15 pacotes no LMA, perdas de pacote podem ser evitadas no tempo que leva para o LMA averiguar o estado de um dado CoA.
Será apreciado pela pessoa de habilidade na arte que várias modificações podem ser feitas às concretizações descritas acima sem partir da extensão da presente invenção. Por exemplo, enquanto a invenção é descrita 20 usando os exemplos de MIP ou PMIPv de Proxy, será apreciado que também pode ser usada para qualquer protocolo que suporta pontos de conexão ou pontos de conexão de proxy.
Os acrônimos seguintes foram usados nesta especificação:
ARP - Protocolo de Resolução de Endereço
BID - Identificador Único de Ligação
BU - Ligação de Atualização
CoA - Cuidado de Endereço
HA - Agente Doméstico
ICMPv4 - Protocolo de Mensagem de Controle de Internet para IPv4 ICMPvó - Protocolo de Mensagem de Controle de Internet para IPvó
IP -Protocolo de Internet
IPv4 - Protocolo de Internet versão 4
IPvó - Protocolo de Internet versão 6
A
LMA - Ancora de Mobilidade Local
MAG - Ponto de conexão de Acesso Móvel
MIPvó - IPvó Móvel
MN -Nó Móvel
NUD - Detecção de Impossibilidade de Alcance de Vizinho
PBU - Atualização de Ligação de Proxy
PMIPvó - IPvó Móvel de Proxy
PMIPv4 - IPv4 Móvel de Proxy
RFC - Pedido Para Comentários
Claims (18)
1. Método para uso em uma rede de comunicações na qual um Nó Móvel acessa a rede de comunicações por um nó de proxy, o nó de proxy arranjado para operar sinalização de mobilidade por conta do Nó Móvel, caracterizado pelo fato de compreender: em uma função de âncora de mobilidade, registrar um primeiro Cuidado de Endereço associado com o Nó Móvel; receber um pedido de registro para registrar um segundo Cuidado de Endereço associado com o Nó Móvel; e enviar uma mensagem de pedido ao nó de proxy atuando por conta do Nó Móvel, a mensagem de pedido instruindo o nó de proxy para verificar se o Nó Móvel é alcançável usando o primeiro Cuidado de Endereço.
2. Método de acordo com reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a rede de comunicações é selecionada de um de uma rede de IPv4 Móvel de Proxy e uma rede de IPvó Móvel de Proxy, a função de âncora de mobilidade é uma função de Âncora de Mobilidade Local, e o nó de proxy é um Ponto de conexão de Acesso Móvel.
3. Método de acordo com reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de compreender: receber uma mensagem de resposta do nó de proxy, a mensagem de resposta sendo ativada pela mensagem de pedido.
4. Método de acordo com reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que a mensagem de resposta pede a função de âncora de mobilidade para des-registrar o primeiro Cuidado de Endereço.
5. Método de acordo com reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que a mensagem de resposta inclui informação informando a função de âncora de mobilidade que o Nó Móvel não pode ser alcançado usando o primeiro Cuidado de Endereço.
6. Método de acordo com reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que a mensagem de resposta inclui informação informando a função de âncora de mobilidade que o Nó Móvel pode ser alcançado usando o primeiro Cuidado de Endereço.
7. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de compreender: enviar a mensagem de pedido para uma pluralidade de nós de proxy, cada nó de proxy associado com um Cuidado de Endereço, cada Cuidado de Endereço associado com o Nó Móvel.
8. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que a mensagem de pedido é selecionada de uma mensagem de IPvó Móvel de Proxy e uma mensagem de Revogação de Registro de IPv4 Móvel de Proxy, a mensagem de Revogação de Registro de EPv4 Móvel de Proxy compreendendo um indicador indicando que revogação do Cuidado de Endereço é condicional no Nó Móvel sendo inalcançável.
9. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de compreender adicionalmente, no nó de proxy, depois de receber a mensagem de pedido da função de âncora de mobilidade, determinar o estado de possibilidade de alcance do Nó Móvel.
10. Método de acordo com reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que a determinação do estado de possibilidade de alcance do Nó Móvel compreende enviar uma mensagem de consulta ao Nó Móvel.
11. Método de acordo com reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que a mensagem de consulta é selecionada de um de um Protocolo de Mensagem de Controle de Internet para mensagem de Pedido de Eco de IPv4, um Protocolo de Mensagem de Controle de Internet para mensagem de Pedido de Eco de IPvó, uma mensagem de Solicitação de Vizinho e uma mensagem de Protocolo de resolução de endereço.
12. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de compreender adicionalmente: depois de receber o pedido de registro para registrar um segundo Cuidado de Endereço associado com o Nó Móvel, na função de âncora de mobilidade, armazenar em 'cache' cópias de todos os pacotes que entram dirigidos ao primeiro Cuidado de Endereço; e no evento que o Nó Móvel é inalcançável usando o primeiro Cuidado de Endereço, enviar os pacotes em 'cache' ao segundo Cuidado de Endereço, apagar a memória 'cache' e parar de armazenar em 'cache' cópias de todos os pacotes que entram dirigidos ao primeiro Cuidado de Endereço.
13. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 11, caracterizado pelo fato de compreender adicionalmente: depois de receber o pedido de registro para registrar um segundo Cuidado de Endereço associado com o Nó Móvel, na função de âncora de mobilidade, armazenar em 'cache' cópias de todos os pacotes que entram dirigidos ao primeiro Cuidado de Endereço; na função de âncora de mobilidade, receber uma mensagem do nó de proxy indicando que o Nó Móvel é alcançável usando o primeiro Cuidado de Endereço; e apagar a memória 'cache' e parar de armazenar em 'cache' cópias de pacotes que entram dirigidos ao primeiro Cuidado de Endereço.
14. Nó de âncora de mobilidade para uso em uma rede de comunicações na qual um Nó Móvel acessa a rede de comunicações por um nó de proxy, caracterizado pelo fato de compreender: meio para registrar um primeiro Cuidado de Endereço associado com um Nó Móvel; um receptor para receber uma pedido de registro para registrar um segundo Cuidado de Endereço associado com o Nó Móvel; e um transmissor para transmitir uma mensagem de pedido ao nó de proxy, a mensagem de pedido instruindo o nó de proxy para determinar se o Nó Móvel é alcançável usando o primeiro Cuidado de Endereço.
15. Nó de âncora de mobilidade de acordo com reivindicação 14, caracterizado pelo fato de compreender adicionalmente: meio para receber uma mensagem de resposta do nó de proxy, a mensagem de resposta sendo ativada pela mensagem de pedido; e meio para des-registrar o primeiro Cuidado de Endereço na função de âncora de mobilidade.
16. Nó de âncora de mobilidade de acordo com reivindicação 14 ou 15, caracterizado pelo fato de que o transmissor é arranjado para transmitir a mensagem de pedido a uma pluralidade de nós de proxy, cada nó de proxy associado com um Cuidado de Endereço, cada Cuidado de Endereço associado com o Nó Móvel.
17. Nó de âncora de mobilidade de acordo com reivindicação 14, 15 ou 16, caracterizado pelo fato de compreender adicionalmente: meio para armazenar em 'cache' cópias de todos os pacotes que entram dirigidos ao primeiro Cuidado de Endereço; e meio para, no evento que o No Móvel é inalcançável usando o primeiro Cuidado de endereço, enviar os pacotes em 'cache' ao segundo Cuidado de Endereço e apagar a memória 'cache'.
18. Nó de proxy para uso em uma rede de comunicações na qual um Nó Móvel acessa a rede de comunicações por um nó de proxy, caracterizado pelo fato de compreender: um receptor para receber uma mensagem de pedido enviada de um nó de âncora de mobilidade, a mensagem de pedido relacionada à possibilidade de alcance de um Nó Móvel conectado ao nó de proxy usando um Cuidado de Endereço; um transmissor para enviar uma consulta ao Nó Móvel; e meio para determinar se o Nó Móvel é alcançável usando o Cuidado de Endereço; e meio para enviar uma mensagem ao nó de âncora de mobilidade, a mensagem compreendendo informação selecionada de informação informando o nó de âncora de mobilidade que o Nó Móvel é inalcançável usando o primeiro Cuidado de Endereço, informação informando o nó de âncora de mobilidade que o Nó Móvel é alcançável usando o primeiro Cuidado de Endereço, e informação pedindo à função de âncora de mobilidade para des-registrar o primeiro Cuidado de Endereço.
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
PCT/EP2007/061575 WO2009052871A1 (en) | 2007-10-26 | 2007-10-26 | Method and apparatus for use in a communications network |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BRPI0722176A2 true BRPI0722176A2 (pt) | 2014-04-08 |
Family
ID=39846928
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BRPI0722176-2A BRPI0722176A2 (pt) | 2007-10-26 | 2007-10-26 | Método para uso em uma rede de ip móvel de proxy, nó de âncora de mobilidade local, e, ponto de conexão de acesso móvel |
Country Status (7)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US8774049B2 (pt) |
EP (1) | EP2213070B1 (pt) |
CN (1) | CN101836414B (pt) |
AT (1) | ATE524911T1 (pt) |
BR (1) | BRPI0722176A2 (pt) |
ES (1) | ES2370667T3 (pt) |
WO (1) | WO2009052871A1 (pt) |
Families Citing this family (4)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
WO2009147468A2 (en) * | 2008-05-27 | 2009-12-10 | Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) | System and method for backwards compatible multi-access with proxy mobile internet protocol |
KR100999980B1 (ko) * | 2008-10-29 | 2010-12-09 | 숭실대학교산학협력단 | 핸드오프시 프록시 모바일 아이피 프로토콜 기반의 멀티캐스트 데이터 전송 방법 |
US9503970B2 (en) | 2009-12-04 | 2016-11-22 | Qualcomm Incorporated | Managing a data network connection for mobile communications based on user location |
CN104486750B (zh) * | 2014-11-27 | 2017-12-15 | 中国科学院计算机网络信息中心 | 一种基于网络的全局移动性通信方法 |
Family Cites Families (9)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
ATE187268T1 (de) * | 1992-07-06 | 1999-12-15 | Microsoft Corp | Verfahren zur namensgebung und zur bindung von objekten |
CA2313124C (en) * | 1997-12-17 | 2007-10-16 | British Telecommunications Public Limited Company | Proxy routing |
US6449739B1 (en) * | 1999-09-01 | 2002-09-10 | Mercury Interactive Corporation | Post-deployment monitoring of server performance |
US7284068B1 (en) | 2002-06-20 | 2007-10-16 | Cisco Technology, Inc. | Technique for providing multi-homing capability in data networks |
US7840217B2 (en) * | 2004-07-23 | 2010-11-23 | Cisco Technology, Inc. | Methods and apparatus for achieving route optimization and location privacy in an IPV6 network |
JP2008512889A (ja) * | 2004-09-07 | 2008-04-24 | コーニンクレッカ フィリップス エレクトロニクス エヌ ヴィ | ピアツーピア監視システムにおけるサーバの存在のピンギング |
EP2055068A1 (en) * | 2006-08-25 | 2009-05-06 | Panasonic Corporation | Method and apparatus for address verification during multiple addresses registration |
WO2008046655A1 (en) * | 2006-10-20 | 2008-04-24 | Panasonic Corporation | Methods in mixed network- and host-based mobility management |
JP5038504B2 (ja) * | 2007-08-20 | 2012-10-03 | テレフオンアクチーボラゲット エル エム エリクソン(パブル) | 移動通信ネットワークにおいてローカルブレークアウトを提供するための方法と装置 |
-
2007
- 2007-10-26 CN CN200780101227.3A patent/CN101836414B/zh not_active Expired - Fee Related
- 2007-10-26 BR BRPI0722176-2A patent/BRPI0722176A2/pt not_active Application Discontinuation
- 2007-10-26 EP EP07821935A patent/EP2213070B1/en not_active Not-in-force
- 2007-10-26 WO PCT/EP2007/061575 patent/WO2009052871A1/en active Application Filing
- 2007-10-26 ES ES07821935T patent/ES2370667T3/es active Active
- 2007-10-26 US US12/739,826 patent/US8774049B2/en not_active Expired - Fee Related
- 2007-10-26 AT AT07821935T patent/ATE524911T1/de not_active IP Right Cessation
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
EP2213070B1 (en) | 2011-09-14 |
CN101836414A (zh) | 2010-09-15 |
CN101836414B (zh) | 2016-08-24 |
WO2009052871A1 (en) | 2009-04-30 |
EP2213070A1 (en) | 2010-08-04 |
US20100226283A1 (en) | 2010-09-09 |
ATE524911T1 (de) | 2011-09-15 |
ES2370667T3 (es) | 2011-12-21 |
US8774049B2 (en) | 2014-07-08 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
US10932119B2 (en) | Home agent discovery upon changing the mobility management scheme | |
TWI437863B (zh) | 異質性ipv4網路中之同級間行動能力管理 | |
US9185071B2 (en) | Methods and systems for seamless network communications between devices running internet protocol version 6 and internet protocol version 4 | |
BRPI0617009A2 (pt) | método executado por um agente doméstico, método para permitir o uso simultáneo de uma pluralidade de interfaces por um nó móvel multidoméstico, agente doméstico que serve um nó móvel multidoméstico, nó móvel multidoméstico para permitir o uso simultáneo de uma pluralidade de interfaces por um nó móvel multidoméstico, substituto de um nó móvel multidoméstico e mìdia que pode ser lida por computador | |
TW201212603A (en) | Enabling IPV6 mobility with NAT64 | |
EP2262293A2 (en) | Dynamic discovery of home agent with specific binding | |
JP2008538671A (ja) | マルチホームノードのモビリティサポート | |
EP2213071A1 (en) | Method and apparatus for use in a communications network | |
US20040098622A1 (en) | Communications security methods for supporting end-to-end security associations | |
JPWO2009057296A1 (ja) | 移動端末及びネットワークノード並びにパケット転送管理ノード | |
BRPI0722012B1 (pt) | método para administrar roaming de um nó móvel em uma rede visitada, servidor de autenticação, autorização e contabilidade para uso em uma rede visitada e nó de gateway para uso em uma rede de protocolo de internet móvel proxy | |
WO2010000174A1 (zh) | 移动节点的注册、通信、切换方法及装置 | |
US20130176943A1 (en) | System and Method for Distributed Mobility Management | |
BRPI0722176A2 (pt) | Método para uso em uma rede de ip móvel de proxy, nó de âncora de mobilidade local, e, ponto de conexão de acesso móvel | |
JP2004228754A (ja) | 移動管理方法及び移動通信システム | |
JP2008543120A (ja) | パケット転送制御方法及びパケット転送制御装置 | |
WO2010051697A1 (zh) | PMIPv6中接口前缀的注册方法、系统及本地移动锚点 | |
WO2009043260A1 (fr) | Procédé, système et dispositif d'ancrage pour l'acheminement de message | |
JP4425757B2 (ja) | モバイルネットワークシステム | |
WO2013044688A1 (zh) | 一种在pmip域间漫游时的节点通信方法及通信系统 | |
JP2010541302A (ja) | 移動ネットワークにネストされた移動ノードが最適経路通信を行うためのシステム、方法及び装置 | |
Lee et al. | A network-based IP mobility management scheme with IPv4/IPv6 dual stack support | |
Nguyen et al. | State of the art of mobility protocols | |
Sugimoto et al. | Network-Controlled Route Optimization for Heterogeneous Mobile IP Networks | |
WO2013044693A1 (zh) | 一种在pmip域间漫游时的节点通信方法及通信系统 |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B06F | Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette] | ||
B06T | Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette] | ||
B15K | Others concerning applications: alteration of classification |
Free format text: A CLASSIFICACAO ANTERIOR ERA: H04L 29/06 Ipc: H04W 60/00 (2009.01), H04W 8/06 (2009.01), H04W 8/ |
|
B11E | Dismissal acc. art. 34 of ipl - requirements for examination incomplete | ||
B11T | Dismissal of application maintained [chapter 11.20 patent gazette] |