BRPI0721689B1 - Concentrated and stabilized cleaning solutions and methods for preparing these - Google Patents

Concentrated and stabilized cleaning solutions and methods for preparing these Download PDF

Info

Publication number
BRPI0721689B1
BRPI0721689B1 BRPI0721689B1 BR PI0721689 B1 BRPI0721689 B1 BR PI0721689B1 BR PI0721689 B1 BRPI0721689 B1 BR PI0721689B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
stabilized
concentrated
chelating agent
cleaning solution
cleaning solutions
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Publication date

Links

Description

"SOLUÇÕES DE LIMPEZA CONCENTRADAS E ESTABILIZADAS E MÉTODOS PARA PREPARAR ESTAS" Campo [001 ]A presente invenção dirige-se a soluções de limpeza concentradas e estabilizadas e a um método de preparação das mesmas.
Antecedentes [002] Soluções de limpeza comerciais que limpam, higienizam e desinfetam eficazmente, são de importância crítica em muitos ambientes industriais e institucionais sendo de fato, onipresentes em instalações da área de saúde, produção de alimentos, educacionais, governamentais, agrícolas, de tratamento de água, etc. Devido a, pelo menos em parte, considerações econômicas, essas soluções de limpeza são, o mais das vezes, manufaturadas, e comercializadas na forma concentrada, sendo por isso diluídas até o ponto normal de concentração de uso.
[003] Muitos usuários dessas soluções mantém o estoque em dia, resultando em que a solução de limpeza concentrada pode ser útil por um período de tempo prolongado antes do uso. Contudo, a estabilidade em prateleira das soluções concentradas mostrou-se limitada em algumas aplicações. Embora límpidas quando produzidas, as soluções concentradas podem tender a decompor-se parcialmente, ou de outra forma, deteriorarem-se produzindo precipitados visíveis quando armazenadas por longos períodos de tempo. Dado o uso pretendido desses produtos, esses resíduos visíveis são, de modo típico, pelo menos inaceitáveis do ponto de vista estético ao consumidor, sendo que, de fato, os precipitados ou seus precursores podem reagir com os componentes ativos das soluções de limpeza concentradas, reduzindo assim, potencialmente a eficácia destas.
[004] De acordo com uma teoria, a produção desses resíduos é ocasionada ou pelo menos facilitada, pelos níveis comercialmente aceitáveis de impurezas presentes na matéria prima usada na manufatura das soluções de limpeza comerciais concentradas. Realmente, muitos materiais brutos como estes estão disponíveis a custos variados, e níveis associados de pureza, ou seja, uma solução de matéria bruta com menores impurezas pode ser obtida por um custo maior. Em alguns casos o custo de uma matéria prima substancialmente pura pode, de tal forma, desgastar a margem de lucro de um produto, que este não seria comercialmente viável de se produzir. Além disso, em alguns países, as regulamentações ambientais podem limitar ou proibir o uso de processos de manufatura que produziríam matérias primas substancialmente puras. Neste caso, então, mesmo se um fabricante pagasse mais por uma matéria prima com menor teor de impurezas, essa matéria prima pode simplesmente, não estar comercialmente disponível.
[005] Mesmo naqueles casos, quando essas soluções de limpeza concentradas são usadas relativamente rápido, os precipitados visíveis podem ainda ser formados com a diluição da solução de limpeza concentrada para sua concentração de uso. Quaisquer desses precipitados são tidos por resultar das impurezas introduzidas pelo diluente e a reação deste com os componentes das soluções de limpeza. Mesmo se a qualidade da água do usuário finai estiver fora de controle do fabricante, as soluções de limpeza concentradas seriam convenientemente obtidas o que podería demorar a formar ou evitar a formação dos precipitados visíveis com a diluição até uma concentração de uso.
[006] Sendo assim, os fabricantes da solução de limpeza concentrada fizeram várias tentativas a fim de reduzir ou eliminar a formação desses precipitados visíveis em suas soluções concentradas. Uma abordagem, descrita no Pedido PCT copendente n' de série PCT/EP2006/061793 ora incorporada por referência ao presente para quaisquer e todos os propósitos, envolve a adição de uma combinação de um composto fosfono e de um sílicato para a solução de limpeza concentrada. Realmente, esta abordagem, funciona muito bem. Contudo, a utilização de dois agentes químicos pode representar um custo inaceitável e/ou gasto de tempo ao fabricante, [007] De modo a intensificar a conveniência e satisfação do consumidor associada com as soluções de limpeza concentradas, as soluções seriam, convenientemente, produzidas de modo que a armazenagem a longo prazo das mesmas fosse possível sem deterioração visível e/ou outra alteração na qualidade do produto, AS soluções de limpeza concentradas poderíam ainda tornar-se mais estáveis em prateleira de um modo que, fosse eficiente do ponto de vista econômico, bem como com relação ao gasto de tempo, do que as previamente descritas. Adicionalmente, essas soluções concentradas poderíam ser estabilizadas, de modo que, a introdução de impurezas por meto de um diluente, não resultasse na produção de quantidades comercialmente inaceitáveis de precipitados visíveis.
Sumário da Invenção [008] A presente invenção propicia soluções de limpeza concentradas e estabilizadas e métodos de estabilizar as soluções de limpeza concentradas. Usando o método da presente invenção, podem ser obtidas as soluções de limpeza concentradas e estabilizadas sendo estáveis em prateleira, ou seja, que não formam níveis comercíalmente inaceitáveis de precipitados ou experimentam uma redução na eficácia, quando armazenadas a temperatura ambiente ou cerca da temperatura ambiente durante períodos de até pelo menos 10 semanas e, até mesmo 1 ano ou mais. Adicionalmente, as soluções de limpeza concentradas, produzidas de acordo com o método da presente invenção são estabilizadas, de modo que, a introdução de níveis de impurezas que podem ser vistos normalmente em suprimentos de água não resultem na produção de quantidades comercialmente inaceitáveis de precipitados visíveis, Com vantagem, o método não consume um tempo demasiado, sendo também barato, em relação aos métodos que empregam produtos químicos diversos e/ou mais caros, sendo assim, as soluções estabilizadas podem ser produzidas prontamente.
[009] De acordo com um aspecto da presente invenção, são obtidas as soluções de limpeza concentradas, estabilizadas, AS soluções compreendem de 1% em peso a cerca de 40% em peso de uma fonte de íons hidróxido, de cerca de 5% em peso a cerca de 80% em peso de uma fonte de íons hipociorito, e de cerca de 0,0001 % em peso a cerca de 2,0% em peso de agente quelante. Em algumas modalidades preferidas, as soluções de limpeza estabilizadas podem compreender de cerca de 15% a cerca de 30% em peso de uma fonte de íon hidróxido, de cerca de 20% em peso a cerca de 70% em peso de uma fonte de íon hipociorito, e de cerca de 0,002% em peso a cerca de 0,50% em peso de agente quelante, O agente quelante pode ser EDTA, MGDA, NTA, IDS, poliacrilato ou uma combinação destes. Em algumas modalidades, EDTA, MGDA ou NTA são preferidos.
[010] Em ainda um outro aspecto da presente invenção, é proporcionado um método de estabilização de uma solução de limpeza concentrada compreendendo uma fonte de íons hipociorito. O método compreende obter essa solução, obter um agente quelante, e adicionar o agente quelante para a solução de limpeza. Os agentes quelantes são adicionados conveniente mente para a solução de limpeza em proporções, de forma que a concentração do agente quelante fornecida na solução de limpeza varie de cerca de 0,001% em peso a cerca de 2,00 % em peso mais preferivelmente de cerca de 0,0002% em peso a cerca de 0,5% em peso, e preferivelmente pode estar presente em proporções tão baixas quanto de cerca de 0,0005% em peso a cerca de 0,05% em peso.
Descrição Detalhada [011] A presente invenção propicia soluções de limpeza concentradas e métodos de preparação dessas soluções. Descobriu-se recentemente que, as soluções de limpeza concentradas compreendendo pelo menos um íon hipociorito pode tender a formar precipitados visíveis com a armazenagem prolongada, ou pela adição de um diluente compreendendo impurezas. Acredita-se que, os precipitados, em geral encontrados possam ser óxido de ferro, óxido de níquel, óxido de cobre e/ou óxido de cobalto, oriundos da reação de impurezas de metal pesado do material bruto de partida ou do diluente, como pode ser o caso com o oxidante nas soluções de limpeza concentradas. Caso impurezas suficientes estejam presentes, e reajam com suficiente oxidante, a eficácia das soluções de limpeza concentradas pode ficar reduzida. Mesmo se a eficácia permanecer aceitável, a presença dos precipitados visíveis pode ser comercialmente inaceitável em produtos destinados ao uso em aplicações de limpeza.
[012] As soluções de limpeza concentradas e estabilizadas de acordo com a presente invenção não formam quantidades visíveis de precipitados após armazenagem na temperatura ambiente ou cerca da temperatura ambiente durante períodos de pelo menos 10 semanas, 3 meses, 6 meses ou até mesmo um ano. Este efeito é proporcionado por meio da inclusão de pequenas quantidades de um ou mais agentes quelantes nas soluções de limpeza concentradas. Este resultado é surpreendente, porque, conforme descrito no pedido PCT copendente número de série PCT/EP2006/061793, esses mesmos agentes quelantes não foram eficazes na redução ou prevenção da formação dos precipitados nessas soluções em maiores quantidades. Embora não desejando estar ligado por qualquer teoria, acredita-se que, a concentrações maiores dos agentes quelantes, maiores quantidades de complexos de metal pesado/agente quelante são formados do que os solúveis na solução aquosa a temperaturas de armazenagem, e assim, serão formados precipitados, embora os precipitados impurezas de metal pesado complexados.
[013] Como se vê no exemplo, a concentrações mais baixas agora empregadas nas soluções e métodos descritos presentemente, os agentes quelantes são extremamente eficazes na redução ou até mesmo eliminação da quantidade de precipitados visíveis, que possam se formar nas soluções de limpeza com a armazenagem prolongada. Além disso, esses resultados são adquiridos grandemente com o uso de apenas um agente quelante comercialmente disponíveis e relativamente seguro, em quantidades muito pequenas, representando uma economia de tempo e custo, em relação aos outros métodos conhecidos de estabilização desses tipos de soluções quelantes, bem como propicia vantagens significativas ao armazenamento e segurança de manipulação.
[014] Conforme aqui empregado, e sendo do conhecimento da técnica, agentes quelantes são ligantes polidentados que, ligam-se reversivelmente, a um íon metálico, tipicamente por meio de duas ou mais pontes de hidrogênio ou pontes iônicas. Exemplos de agentes quelantes preferidos para emprego nas soluções de limpeza concentradas e estabilizadas e métodos de prepará-las incluem ácido etilenodiaminotetra-acético (EDTA), ácido metilglici-nodiacético (MGDA) ácido nitrilotriacético (NTA), iminodissuccinato (IDS), poliacrilato, ou combinações destes.
[015] Surpreendentemente, embora maiores concentrações de agentes quelantes não necessariamente, propiciem melhor, ou até mesmo iguais resultados benéficos, concentrações muito baixas dos agentes quelantes são bastante eficazes na providencia das soluções de limpeza concentradas com a desejada estabilidade, ou seja, redução ou até mesmo eliminação dos precipitados visíveis com armazenagem prolongada, ou com adição de um diluente compreendendo impurezas de íon cobre, ferro, níquel ou cobalto. Particularmente, quantidades de cerca de 0,001% em peso a cerca de 2,00% em peso, mais tipicamente, de cerca de 0,0002% em peso a cerca de 0,5% em peso, e mesmo em quantidades tão baixas quanto cerca de 0,0005% em peso a cerca de 0,05% em peso foram capazes de proporcionar a desejada estabilidade para as soluções de limpeza concentradas.
[016] De outro modo descrito, quando o agente quelante é, por exemplo, EDTA, fornecido como uma solução a 38% em peso, podem ser empregadas proporções que variam desde cerca de 0,4 ppm a cerca de 7600 ppm, ou de cerca de 0,76 ppm a cerca de 1900 ppm ou até mesmo de cerca de 1,9 ppm a cerca de 190 ppm.
[017] Considerações de custo/eficiência podem ditar que, não mais agente quelante do que o necessário para se conseguir o desejado efeito deve ser empregado, e, de fato, a concentrações mais altas os agentes quelantes podem não ser eficazes na redução ou eliminação dos precipitados visíveis que possam ocorrer com a armazenagem por longos períodos de temp. Por esses motivos, devem ser evitadas proporções do agente quelante maiores do que 2,5% em peso com base no peso total da solução de limpeza concentrada estabilizada.
[018] As soluções de limpeza concentradas que se beneficiam da aplicação do presente método incluem as que compreendem uma proporção de íons hipoclorito. Fontes de íons hipoclorito incluem, sem limitação, a cloro, sais de hipoclorito, cloramina T, dicloramina T, ácido tricloroisocianúrico e quaisquer destes, ou combinações destes adequados para emprego nas presentes soluções de limpeza concentradas e estabilizadas. De preferência, as soluções de limpeza concentradas, estabilizadas compreendem um ou mais sais de hipoclorito como a fonte de íons hipoclorito, e hipoclorito de cálcio, hipoclorito de potássio e/ou hipoclorito de sódio são particularmente preferidos. A fonte de íons hipoclorito em soluções de limpeza concentradas típicas vaia de cerca de 5 a cerca de 80% em peso, ou de cerca de 20% em peso a cerca de 70% em peso, mais particularmente de cerca de 40% em peso a cerca de 60% em peso, sendo que essas faixas de concentração são adequadas para emprego nas soluções de limpeza concentradas e estabilizadas da presente invenção.
[019] O efeito bactericida dessas soluções de limpeza concentradas é dado pelos íons hipoclorito que são, por sua vez, formados pela dissociação dos sais de hipoclorito ou ácido hipocloroso em água. Ácido hipocloroso, por sua vez, pode ser formado, quando o cloro reage com a água em proporções dependentes do pH da solução.
Cl2 + H20 HOCI + HCI
[020] O equilíbrio desta reação, e assim a proporção de ácido hipocloroso produzido, depende do pH da solução. Em solução alcalina, é produzido ácido hipocloroso em maior quantidade, aumentando assim, o efeito bactericida visto.
[021] Portanto, as soluções de limpeza concentradas e estabilizadas da presente invenção também são desejavelmente alcalinas, incluindo uma quantidade suficiente de uma fonte de íon hidróxido para torná-la alcalina.
[022] Tipicamente íons hidróxido são proporcionados nas soluções de limpeza pela inclusão de uma ou mais soluções causticas, ou básica. Essas soluções são do conhecimento da técnica e quaisquer dessas podem ser empregadas, dando preferência ao hidróxido de sódio e hidróxido de potássio por sua pronta disponibilidade e facilidade de uso. A fonte de íons hidróxido está incluída tipicamente, em soluções de limpeza concentradas convencionais em proporções desde cerca de 1% em peso a cerca de 40% em peso, preferivelmente de cerca de 5% em peso a cerca de 35% em peso, ou de modo mais típico de cerca de 15% em peso a cerca de 30% em peso de uma ou mais fontes de íon hidróxido, sendo que essas faixas novamente, propiciam uma solução de limpeza que seria estabilizada contra formação de precipitados visíveis e assim, se beneficiaria da aplicação do método da presente invenção.
[023] Por exemplo, as soluções de limpeza concentradas e estabilizadas de acordo com a presente invenção podem compreender de cerca de 15% em peso a cerca de 30% em peso de fonte de íons hidróxido, como por exemplo, hidróxido de sódio ou hidróxido de potássio, de cerca de 40% em peso a cerca de 60% em peso de fonte de íon hipoclorito, como hipoclorito de sódio, e de cerca de 0,0005% em peso a cerca de 0,05% em peso de agente quelante, como EDTA.
[024] Adicionalmente, as soluções de limpeza concentradas, estabilizadas de acordo com a presente invenção podem compreender quaisquer de outros componentes tipicamente inclusos em soluções de limpeza concentradas convencionais. Por exemplo, muitas dessas soluções incluem um ou mais sequestrantes, tensoativos, inibidores da corrosão, construtores, solubilizantes, solventes outros aditivos, ou combinações dos citados.
[025] Sequestrantes, estão incluídos, tipicamente nas soluções de limpeza para reduzir ou evitar escamação por dureza da água. Exemplos de sequestrantes adequados que podem ser incluídos nas presentes soluções de limpeza concentradas, estabilizadas, incluem, polifosfatos, fosfonatos orgânicos, citratos, ácido láctico, combinações destes e similar.
[026] Um ou mais tensoativos também podem ser incluídos nas soluções de limpeza concentradas, estabilizadas para intensificar o desempenho de limpeza das mesmas. Embora qualquer tipo de tensoativo, ou seja, aniônico, catiônico, não iônico, ou anfotérico possa ser adicionado para as presentes soluções de limpeza concentradas sem impactar prejudicialmente a estabilidade das mesmas, tensoativos aniônicos e/ou não iônicos são particularmente preferidos para inclusão, visto as soluções de limpeza concentradas, estabilizadas, poderem ser, tipicamente, alcalinas.
[027] Exemplos de tensoativos aniônicos incluem, sem limitação a sulfonatos de alquila-reno, como sulfonatos de alquil benzeno, sulfonatos de alquil naftaleno, alquilsulfonatos, sulfonatos de alfaolefina ou sulfatos de alquila. Um exemplo de um tensoativo aniônico particularmente preferido que pode ser incluído nas presentes soluções estabilizadas é lauril sulfato de sódio.
[028] Tensoativos não iônicos exemplares incluem álcoois graxos propoxilados e/ou eto-xilados ou aminas graxas, alquil poliglicosídeos e aminóxidos ou combinações destes. Ami-nóxidos são preferidos, incluindo-se como exemplo óxido de alquil dimetilamina de coco e óxido de lauril dimetilamina.
[029] Tensoativos catiônicos também podem ser incluídos nas presentes soluções de limpeza. Tensoativos catiônicos são atribuídos como capazes de propiciar alguma atividade de limpeza, quando em solução alcalina, sendo exemplificados pelos sais de amônio quaternário. Sais quaternários de amônio preferidos podem ser saturados ou insaturados sendo os derivados de trialcanol aminas esterificadas com ácidos graxos e a seguir quaternizados com agentes de alquilação adequados.
[030]Podem ser empregadas proporções de tensoativo de cerca de 1% em peso a 30% em peso, preferivelmente de cerca de 2% em peso a cerca de 20% em peso e mais preferivelmente de cerca de 4% em peso a cerca de 15% em peso, com base no peso total da solução concentrada, estabilizada.
[031 ]Os solubilizantes agem tipicamente para facilitar a dispersão dos componentes orgânicos, incluindo quaisquer dos componentes não críticos, como tensoativo, em solução aquosa e um ou mais também podem ser, opcionalmente, incluídos nas soluções de limpeza concentradas, estabilizadas. Exemplos de solubilizantes incluem sais de sódio, potássio, amônio e alcanol amônio, de sulfonatos de xileno, tolueno, etilbenzoato, isopropilbenzeno, naftaleno ou alquil naftaleno, ésteres de fosfato de alquil fenóis alcoxilados, ésteres de fosfato de álcoois alcoxilados e sais de soido, potássio e amônio de sarcosinatos de alquila e misturas destes. Caso se deseje incluir, um ou mais solubilizantes, estes podem estar presentes em proporções de cerca de 1 a cerca de 35% em peso, ou de cerca de 5 a cerca de 25% em peso, e mais preferivelmente de cerca de 9 a cerca de 20% em peso.
[032] A solução de limpeza concentrada, estabilizada também pode conter, opcionalmente, um ou mais de outros componentes normalmente empregados nas soluções de limpeza, incluindo sem limitação, a construtores, solventes e outros aditivos. Proporções de até cerca de 20% o até cerca de 15% em peso, ou mesmo até cerca de 10% são adequadas para cada um desses.
[033] Construtores exemplares que podem ser incluídos nas soluções de limpeza concentradas, estabilizadas são carbonato de sódio, sesquicarbonato de sódio, sulfato de sódio, hidrogenocarbonato de sódio, trifosfato de penta-sódio similar a fosfatos, ou seu sal, ácido cítrico ou seu sal, ou combinações dos citados.
[034] A presente invenção será agora ilustrada mais ainda, pelos exemplos não limitantes a seguir.
Exemplo 1 [035] A tabela 1 ilustra a estabilidade à armazenagem de várias soluções de limpeza concentradas, estabilizadas, exemplares preparados de acordo com a presente invenção, bem como a várias soluções comparativas. Cada solução foi preparada misturando-se simplesmente os componentes na ordem e proporções indicadas. Além disso, todas as proporções indicadas são percentagem em peso, com base no peso total da solução.
[036] Uma vez preparadas, as soluções forma armazenadas a temperatura ambiente ou em torno deste (25*C) tirando-se avaliações visuais em 10 semanas, 3 meses, 6 meses e 1 ano. As avaliações foram escaladas como segue: 0 = sem precipitados, 1 = o mínimo de precipitados comercial mente aceitáveis, 2 = alguns precipitados, não comercial mente aceitável, 3 = muitos precipitados, não comerciaimente aceitável.
Tabela 1 1 Sokalan CP45 é um poliacrilato agindo como um dispersante nas soluções exemplificadas 2 Bayhibit AM é um polifosfonato agindo como um sequestrante nas soluções exemplificadas [037]Como ilustrado, 0,05% de EDTA evitou, eficazmente, a formação de níveis visíveis de precipitados, em todas as soluções de teste.
Exemplo 2 [G38]A tabela 2 ilustra a estabilidade ao armazenamento de várias soluções de limpeza concentradas, estabilizadas, exemplares preparados de acordo com a presente invenção, bem como uma solução comparativa. Cada solução foi preparada, misturando-se simplesmente os componentes na ordem e proporções indicadas. Além disso, todas as proporções indicadas são percentagem em peso, com base no peso total da solução.
[039] Um a vez preparadas, as soluções foram armazenadas a temperatura ambiente ou em torno desta (25‘C) tomando-se as avaliações visuais em 10 semanas, 3 meses, 6 meses e 1 ano. As avaliações foram escaladas como a seguir: 0 = sem precipitados, 1 = o mínimo de precipitados comercialmente aceitáveis, 2 = alguns precipitados, não comercial mente aceitável, 3 = muitos precipitados, não comercialmente aceitável.
Tabela 2 [040]Como ilustrado, em todas, exceto uma, concentrações de EDTA, os precipitados visíveis foram substancial mente reduzidos, ou até mesmo eliminados, se comparado com a solução de teste 1. A solução 11 com uma concentração de EDTA de 2,5% mostrou um nível inaceitável de precipitados.
REIVINDICAÇÕES

Claims (14)

1. Solução de limpeza concentrada estabilizada CARACTERIZADA por compreender: (i) de 1% em peso a 40% em peso de fonte de íon hidróxido; (ii) de 5% em peso a 80% em peso de fonte de íon hipoclorito; e (íií) de 0,0001% em peso a 2,00% em peso de agente quelante, em que o agente quelante compreende EDTA, MG DA, NTA, IDS ou combinações d estes .
2. Solução de limpeza concentrada estabilizada, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA por compreender: {i) de 5% em peso a 35% em peso de fonte de íon hidróxido, {ii) de 20% em peso a 70% em peso de fonte de íon hipoclorito; e (iii) de 0,0002% em peso a 0,5% em peso de agente quelante,
3. Solução de limpeza concentrada estabilizada, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA por compreender {i) de 15% em peso a 30% em peso de fonte de íon hidróxido; (ii) de 40% em peso a 60% em peso de fonte de íon hipoclorito; e (iii) de 0,0005% em peso a 0,05% em peso de agente quelante,
4. Solução de limpeza concentrada estabilizada, de acordo com a reivindicação 3, CARACTERIZADA pelo fato da fonte de íon hidróxido compreender hidróxido de sódio, hidróxido de potássio ou combinações destes,
5. Solução de limpeza estabilizada, de acordo com a reivindicação 3, CARACTERIZADA pelo fato da fonte de íon hipoclorito compreender hipoclorito de sódio.
6. Solução de limpeza estabilizada, de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADA pelo fato do agente quelante compreender EDTA, MG DA, NTA ou combinações destes.
7. Solução de limpeza estabilizada, de acordo com a reivindicação 3, CARACTERIZADA pelo fato do agente quelante compreender EDTA,
8. Solução de limpeza concentrada estabilizada, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato da fonte de íon hidróxido compreender hidróxido de sódio, hidróxido de potássio ou combinações destes.
9. Solução de limpeza estabilizada, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato da fonte de íon hipoclorito compreende hipoclorito de sódio, hipoclorito de potássio ou combinações destes,
10. Método para estabilizar uma solução de limpeza concentrada compreendendo um oxídante, conforme definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 9, CARACTERIZADO por compreender: (i) fornecer uma solução de limpeza concentrada compreendendo uma fonte de íon hipoclorito, (ii) fornecer um agente quelante; e (iii) adicionar o agente quelante à solução de limpeza concentrada.
11. Método, de acordo com a reivindicação 10, CARACTERIZADO pelo fato do agente quelante ser adicionado à solução de limpeza em uma quantidade para fornecer uma concentração final do agente quelante na solução de 0,0001% em peso a 2,00% em peso.
12. Método, de acordo com a reivindicação 11, CARACTERIZADO pelo fato do agente quelante ser adicionado à solução de limpeza em uma quantidade para fornecer uma concentração final do agente quelante na solução de 0,0002% a 0,5% em peso.
13. Método, de acordo com a reivindicação 12, CARACTERIZADO pelo fato do agente quelante ser adicionado à solução de limpeza em uma quantidade para fornecer uma concentração final do agente quelante na solução de 0,0005% a 0,05% em peso.
14. Método, de acordo com a reivindicação 10, CARACTERIZADO pelo fato do agente quelante compreender EDTA, MGDA, NTA, IDS, poliacrilato ou combinações destes.

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
KR100486381B1 (ko) 차아염소산염과 브로마이드이온 공급원으로 구성되어 있는미생물 살균제의 제조방법 및 이를 이용한 미생물 제어방법
KR100339129B1 (ko) 알칼리 금속 또는 알칼리 토금속의 차아브롬산염을 이용한미생물 오염제어방법 및 이에 사용되는 오염제어시스템
JP5295175B2 (ja) 安定化臭素溶液、製造方法、および生物付着制御のためのこれらの使用
ES2386130T3 (es) Soluciones de bromo estabilizadas, método de fabricación y usos de las mismas para el control de la biocontaminación
BRPI0721689A2 (pt) soluÇÕes de limpeza concentradas e estabilizadas e mÉtodos de preparaÇço das mesmas
JP4966936B2 (ja) 分離膜用スライム防止剤組成物、膜分離方法および分離膜用スライム防止剤組成物の製造方法
JP2010189390A (ja) 安定した酸化臭素調合物、生物付着制御のためのその製造方法および使用
JP2009154113A (ja) 水系水の殺菌処理方法
JP4986855B2 (ja) 濃厚臭素水溶液及びそれらの調製
US5254526A (en) Method to prevent algae growth in pools and spas
BRPI0721689B1 (pt) Concentrated and stabilized cleaning solutions and methods for preparing these
JP5729399B2 (ja) 紙パルプ水系におけるスライム抑制方法
JP5799296B2 (ja) 次亜塩素酸ナトリウム水溶液の安定化方法
JP5281465B2 (ja) 殺菌殺藻剤組成物、水系の殺菌殺藻方法および殺菌殺藻剤組成物の製造方法
KR102353182B1 (ko) 과구연산 수용액 및 그 제조방법
US20100221361A1 (en) Stable oxidizing bromine composition, method of manufacture and use thereof for biofouling control
JP7552743B2 (ja) 芳香族ポリアミド系逆浸透膜の洗浄剤、洗浄液及び洗浄方法
US20150099014A1 (en) Method for preparing biocidal and antifouling aqueous compositions comprising hydrobromic acid, urea and sodium hypochlorite
TW202333807A (zh) 水系統的微生物污染抑制方法
WO2016049738A1 (en) Synthetic acid compositions and uses thereof
JP2018090513A (ja) 水処理剤組成物、水処理方法、および水処理剤組成物の保管または使用方法
US20160192659A1 (en) Method for preparing biocidal and antifouling aqueous compositions comprising hydrobromic acid, urea and sodium hypochlorite
WO2016049741A1 (en) Synthetic acid compositions and uses thereof
WO2016049743A1 (en) Synthetic acid compositions and uses thereof