BRPI0721098A2 - Arranjo de armário de controle - Google Patents

Arranjo de armário de controle Download PDF

Info

Publication number
BRPI0721098A2
BRPI0721098A2 BRPI0721098-1A BRPI0721098A BRPI0721098A2 BR PI0721098 A2 BRPI0721098 A2 BR PI0721098A2 BR PI0721098 A BRPI0721098 A BR PI0721098A BR PI0721098 A2 BRPI0721098 A2 BR PI0721098A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
mounting
control cabinet
frame
section
tabs
Prior art date
Application number
BRPI0721098-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Michael Schell
Tobias Becker
Original Assignee
Rittal Gmbh & Co Kg
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Rittal Gmbh & Co Kg filed Critical Rittal Gmbh & Co Kg
Publication of BRPI0721098A2 publication Critical patent/BRPI0721098A2/pt
Publication of BRPI0721098B1 publication Critical patent/BRPI0721098B1/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H02GENERATION; CONVERSION OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02BBOARDS, SUBSTATIONS OR SWITCHING ARRANGEMENTS FOR THE SUPPLY OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02B1/00Frameworks, boards, panels, desks, casings; Details of substations or switching arrangements
    • H02B1/26Casings; Parts thereof or accessories therefor
    • H02B1/30Cabinet-type casings; Parts thereof or accessories therefor
    • H02B1/32Mounting of devices therein
    • HELECTRICITY
    • H02GENERATION; CONVERSION OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02BBOARDS, SUBSTATIONS OR SWITCHING ARRANGEMENTS FOR THE SUPPLY OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02B1/00Frameworks, boards, panels, desks, casings; Details of substations or switching arrangements
    • H02B1/20Bus-bar or other wiring layouts, e.g. in cubicles, in switchyards
    • H02B1/21Bus-bar arrangements for rack-mounted devices with withdrawable units

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Power Engineering (AREA)
  • Patch Boards (AREA)
  • Casings For Electric Apparatus (AREA)
  • Assembled Shelves (AREA)

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "ARRANJO DE ARMÁRIO DE CONTROLE".
A presente invenção refere-se a um arranjo de armário de con- trole com, pelo menos, um armário de controle, que apresenta uma armação de moldura formada de abas da moldura verticais e horizontais e, em seu interior, está ou pode ser equipado com partes de montagem, inclusive tri- lhos de montagem, para a configuração variável da subdivisão do espaço interno, sendo que, as abas da moldura estão dotadas de séries de furos de fixação em certas grades.
A patente DE 40 13 379 C1 mostra um arranjo de armário de controle com um armário de controle, no qual o espaço interno pode ser di- vidido, de forma distinta, em vários compartimentos parciais dispostos hori- zontalmente um sobre o outro, sendo que, trilhos de montagem que passam na direção da profundidade estão ligados às abas da moldura verticais.
Um outro arranjo de armário de controle com um armário de controle, cujo espaço interno está subdividido em vários compartimentos parciais, está indicado na patente DE 10 2004 054 173 Al. Nesse armário de controle conhecido, um compartimento de aparelhos acessível pela fren- te para a montagem de aparelhos elétricos está separado por meio de pare- des de separação verticais de um espaço de conexão de cabo, disposto la- teralmente ao lado e de um compartimento de trilho coletor disposto atrás na área traseira do espaço interno do armário de controle. Sobre uma armação de suporte para as paredes de separação não foram feitas quaisquer obser- vações mais detalhadas.
À invenção cabe a tarefa de preparar um arranjo de armário de controle do tipo mencionado no início, que com dispêndio de montagem menor possível possibilite diversas formas do espaço interno.
Esta tarefa é solucionada com as características da reivindica- ção 1. Neste caso, está previsto que, para a ligação dos trilhos de monta- gem às abas da moldura estão previstas peças de conexão em peça única, que apresentam uma seção de acoplamento que em sua condição colocada ressaltam perpendicularmente do plano de ligação da aba da moldura coor- denada, que possui uma seção transversal de formato quadrado ou retangu- lar e, pelo menos, um furo com rosca inserido nela, que passa transversal- mente, sendo que, os quatro planos da seção de acoplamento ficam parale- los ao plano vertical e horizontal do armário de controle.
Com essas medidas é possibilitada uma configuração variável
do espaço interno do armário de controle, com montagem simples e estável.
Neste caso, as medidas de montagem são favorecidas pelo fato de que, em cada plano da seção de acoplamento está inserido, pelo menos, um furo com rosca, cujo intervalo em relação ao plano de ligação da aba da moldura coordenada, corresponde a um múltiplo inteiro do intervalo de grade.
Para uma montagem estável, inequívoca, além disso, as carac- terísticas são vantajosas pelo fato de que, para a ligação na referida aba da moldura, a peça de conexão apresenta uma seção de ligação, com um pla- no de ligação que passa paralelo ao plano de ligação da aba da moldura, no 15 qual se sobressai uma saliência de retenção em forma de gancho, que pode ser enganchada em um furo de fixação da aba da moldura.
Para uma fixação simples, estável as medidas contribuem de tal modo que, na seção de ligação da peça de conexão está inserido um furo de passagem para a passagem de um parafuso de fixação.
Para uma estabilidade aumentada e para a possibilidade de
uma montagem em diversas direções de espaço, além disso, de modo van- tajoso está previsto que, o trilho de montagem apresente várias abas de per- fil que estão perpendiculares uma à outra na seção transversal, cuja largura está adaptada à seção transversal da seção de acoplamento da peça de conexão.
Execuções vantajosas consistem no fato de que, na seção transversal o trilho de montagem é executado retangular com duas abas em forma de U, em forma de C ou como perfil oco fechado, e está adaptado à seção transversal da seção de acoplamento, e pelo fato de que, em todas 30 as abas de perfil, o trilho de montagem está dotado de séries de furos de fixação iguais como as abas da moldura.
Uma ligação estável, inequívoca também é favorecida pelo fato de que, em todos os lados a seção de acoplamento passa através de um ressalto na seção adjacente, alargada da peça de conexão, sendo que, a altura do ressalto corresponde, aproximadamente, à espessura de parede do trilho de montagem.
5 Além disso, para a divisão do espaço as medidas são vantajo-
sas pelo fato de que, para a ligação dos trilhos de montagem dispostos hori- zontal e verticalmente estão previstos conectores de canto, conectores cru- zados e/ou peças em T com seções de ligação de formato quadrado ou re- tangular na seção transversal, que estão adaptadas à largura das abas de 10 perfil dos trilhos de montagem e, em adaptação ao intervalo de grade das séries de furos de fixação, em suas superfícies de suporte estão providas de furos com rosca, que passam transversalmente. Com ângulos espaciais ou conectores cruzados espacialmente, neste caso, são possibilitadas ligações em todas as três direções do espaço.
Além disso, são oferecidas possibilidades vantajosas de monta-
gem pelo fato de que, as séries de furos de fixação apresentam, alternada- mente, furos redondos ou em formato de fenda na direção longitudinal das abas da moldura ou dos trilhos de montagem.
Outras possibilidades de montagem vantajosas também resul- tam do fato de que, na direção da largura e/ou na direção da profundidade, as abas da moldura apresentam planos de montagem afastados um do ou- tro, e pelo fato de que, estão previstas peças de conexão, para a ligação nos dois planos de montagem.
Uma divisão do espaço vantajosa, por exemplo, para instala- 25 ções de baixa tensão é obtida pelo fato de que, os trilhos de montagem ver- ticais estão ligados às abas da moldura e/ou aos trilhos de montagem hori- zontais deslocados na direção da profundidade, no interior do arranjo de armário de controle, e pelo fato de que, na direção da profundidade, dispos- tos um sobre o outro, antes dos trilhos de montagem verticais e são forma- 30 dos por meio de fundos de divisão do compartimento horizontais separados um do outro, que são fechados em seu lado traseiro com placas de monta- gem colocadas nos trilhos de montagem verticais, em cujo lado interno es- tão montados trilhos de distribuição que passam verticalmente através de vários compartimentos de função, para a alimentação de corrente de com- ponentes de aparelhos recebidos nos compartimentos de função.
A seguir, a invenção será esclarecida, em mais detalhes, por meio de exemplos de execução com referência aos desenhos. São mostra- dos:
na figura 1 - um arranjo de armário de controle com portas reti- radas e elementos de parede retirados parcialmente, com vários comparti- mentos de função, na vista em perspectiva,
nas figuras 2A e 2b - um arranjo de armário de controle com um
armário de controle, com vários compartimentos parciais formados por pa- redes de separação verticais, em vista de cima, e com vários compartimen- tos parciais separados horizontalmente, em vista frontal com portas parciais, na figura 3 - uma representação transparente de um armário de 15 controle, com vários compartimentos parciais separados horizontalmente, com um sistema de trilhos de distribuição e componentes de aparelho co- nectados nele, na vista em perspectiva,
na figura 4 - a execução de acordo com a figura 3 em vista fron- tal,
Na figura 5 - a execução de acordo com a figura 3 em vista de
cima,
na figura 6 - um recorte de um armário de controle, com vários compartimentos de função separados horizontalmente um do outro, na vista dianteira em perspectiva, com sistema de trilhos de distribuição,
na figura 7 - um recorte de um armário de controle, em uma á-
rea de canto de um compartimento parcial em forma de um compartimento de função, na vista em perspectiva,
na figura 8 - uma área da parede lateral de um armário de con- trole, por dentro, com seções de parede laterais,
na figura 9 - uma área da parede lateral de um armário de con-
trole, com uma seção de parede lateral solta, na vista em perspectiva,
na figura 10 - duas seções de parede lateral de altura diferente, na vista em perspectiva, e um recorte ampliado de uma seção de parede lateral em sua área de canto,
na figura 11 - uma placa de montagem parcial, na vista em
perspectiva,
na figura 12 - uma porta parcial, na vista em perspectiva,
na figura 13 - uma cantoneira de montagem na vista em pers- pectiva,
na figura 14 - um fundo de divisão do compartimento na vista em perspectiva,
na figura 15 - uma seção de uma alma de separação, na vista
em perspectiva,
na figura 16 - em forma de recortes, uma montagem para um arranjo de trilhos coletores de um arranjo de trilhos principal e/ou de um ar- ranjo de trilhos de distribuição, na vista em perspectiva,
na figura 17 - um suporte de trilho coletor e uma cobertura de
trilho coletor em forma de recorte, na vista em perspectiva separada,
na figura 18 - uma antepara de apoio para um arranjo de trilhos coletores de acordo com a figura 16,
na figura 19 - um suporte individual de um trilho coletor com co- bertura individual,
na figura 20 - uma seção transversal horizontal de um arranjo de armário de controle no plano de um compartimento de função,
na figura 21 - um recorte de trilhos de montagem ligados em abas da armação do arranjo de armário de controle, na vista em perspecti- va,
na figura 22 - dois trilhos de montagem ligados em diversos pla- nos de montagem de abas da armação do arranjo de armário de controle,
na figura 23 - um conector de canto para trilhos de montagem na vista em perspectiva,
nas figuras 24 e 25 - dois exemplos de execução diferentes de
peças de conexão para a ligação de trilhos de montagem em abas da arma- ção do arranjo de armário de controle, na representação em perspectiva e na figura 26 - um trilho de montagem em representação total, e em uma representação ampliada em forma de recorte, na vista em perspec- tiva.
A figura 1 mostra um arranjo de armário de controle 1, com vá- 5 rios armários de controle 2, 3, 4 enfileirados um ao lado do outro com suas respectivas armações de moldura, sendo que, o armário de controle direito possui uma largura menor em relação aos outros dois armários de controle
2, 3, e apresenta somente um espaço interno que passa de baixo até em cima, enquanto que os dois outros armários de controle 2, 3 apresentam vários compartimentos parciais 5, que ficam uns sobre os outros horizontal- mente, em forma de compartimentos de função de diferentes alturas. Na área traseira do arranjo de armário de controle 1 está disposto um sistema de trilhos principais com vários trilhos de corrente que passam horizontal- mente, enquanto que no armário de controle 3 central estão dispostos trilhos de distribuição verticais, que estão conectados aos trilhos principais por meio de elementos de ligação condutores de eletricidade, adaptados às propriedades de condução de corrente. Os trilhos de distribuição passam perpendicularmente através de vários compartimentos de função, e estão montados no lado dianteiro de seções de parede traseira em forma de pla- cas de montagem 40 coordenadas aos compartimentos de função, por meio de suportes de trilhos coletores correspondentes, e são acessíveis pelo es- paço interno dos compartimentos de função. Sobre os trilhos de distribuição estão assentados contatando adaptadores de aparelhos correspondentes, para a conexão de componentes de aparelhos. Espaços intermediários en- tre os adaptadores de aparelhos são fechados por meio de coberturas iso- Iantes com segurança de contato em relação ao espaço interno dos compar- timentos de função. Os trilhos de distribuição passam através de vários compartimentos de função dispostos uns sobre os outros, sendo que, a área traseira de fundos de divisão do compartimento 30 horizontais (compare também com as figuras 6 e 14) estão previstos recortes 32 correspondentes, que estão adaptados à expansão dos trilhos de distribuição com coberturas.
Além disso, a figura 1 mostra que o armário de controle 2, 3, 4 apresentam armações de moldura 10 com quatro abas da moldura 11 verti- cais dispostas em áreas de canto, e molduras de coberta com abas da mol- dura 12.1 e 12.2, que passam na direção da largura e na direção da profun- didade. Além disso, os armários de controle 2, 3, 4 estão equipados com 5 respectivos socos 13. Na área da borda dianteira dos fundos de divisão do compartimento 30, na seção transversal estão dispostas almas de separa- ção 15 em forma de U, cujos lados de abertura são orientados para frente, sendo que, as extremidades livres das abas laterais 15.1, 15.3 estão rentes com as bordas dianteiras das abas da moldura 11 verticais ou do plano fron- 10 tal da armação de moldura 10. No lado dianteiro da moldura de coberta 12 está colocada uma antepara frontal 14. Para o fechamento do lado frontal dos armários de controle está prevista uma porta frontal que passa de cima até embaixo, ou estão previstas portas parciais 16 coordenadas aos respec- tivos compartimentos de função e ajustadas na altura (compare com a figura 15 12), as quais estão apoiadas, de modo articulado, nas respectivas partes da dobradiça 16.1 colocadas nas abas da moldura 11 verticais com partes da dobradiça complementares, e podem ser fechadas separadamente em par- tes de fechamento 16.2 respectivamente, coordenadas, dispostas nas abas da moldura 11 verticais opostas.
Os compartimentos parciais 5, que ficam horizontalmente um
sobre o outro, são limitados lateralmente na forma dos compartimentos de função com seções de parede lateral 20 adaptadas à altura dos comparti- mentos de função, que com sua área de borda vertical dianteira são coloca- das nas abas da moldura 11 verticais dali e, em sua área de borda vertical 25 traseira são colocadas ou nas abas da moldura 11 verticais traseiras ou nas abas de montagem verticais, que estão dispostas no plano das seções de parede traseira dos compartimentos de função. Adicionalmente às seções de parede lateral 20 que limitam lateralmente os compartimentos de função, os referidos armários de controle 2 e 4 estão fechados com paredes laterais 30 externas contínuas, do mesmo modo, como também o lado traseiro do ar- ranjo de armário 1, bem como, de seu lado superior.
As paredes laterais 20 em sua área de borda superior estão do- bradas, primeiramente, com ângulo obtuso, inclinadas para dentro e para cima, referente ao compartimento de função e, então, novamente para fora e para cima, paralelamente à borda superior, como também pode ser reco- nhecido nas figuras 9 e 10. Na área de canto superior, um elemento de gan- 5 cho 22 curvado, ressaltado para fora do plano da seção de parede lateral 20, que está adaptado ao comprimento de furos ovais orientados vertical- mente na referida aba da moldura 11 vertical ou aba de montagem, e pode ser enganchado nessa aba com uma saliência de retenção que aponta para baixo. Neste caso, de preferência, está previsto que, as abas da moldura 11 10 apresentem um plano de montagem lateral interno que circunda a área da moldura dianteira da armação de moldura 10, e um plano de montagem la- teral externo, afastado para fora dele, situado afastado do lado frontal e, do mesmo modo, voltado para o lado interno das abas da moldura 11, sendo que, apresentam tanto o plano interno quanto o plano externo, sendo que, o 15 plano de montagem interno como também o plano de montagem externo das abas da moldura 11 verticais apresentam séries de furos de fixação. As seções de parede lateral 20 com os elementos de gancho estão engancha- das, de preferência, no plano de montagem externo, deslocado lateralmente para trás, sendo que, também a aba de montagem vertical apresenta uma 20 série de furos de fixação correspondente no plano correspondente. Adicio- nalmente aos elementos de gancho 22, na área de canto inferior dianteira e traseira das seções de parede lateral 20 estão dispostos furos de fixação que se cobrem com aberturas de fixação nas abas da moldura 11 verticais ou nas referidas abas de montagem verticais, e para a segurança possibili- 25 tam uma ligação de parafuso. Além disso, em sua área de borda inferior 23 e, eventualmente também em sua área de borda superior 21 ou seção supe- rior, as seções de parede lateral 20 apresentam um arranjo de furos 24 que passa horizontalmente. Para a orientação correta com a borda superior do- brada para cima na forma mencionada, as seções de parede lateral 20 es- 30 tão equipadas, respectivamente, com marcas de alinhamento 25, na forma de uma seta direcionada para cima. Além disso, elas apresentam uma aber- tura coberta por meio de uma placa que pode ser removida, ou que pode se romper em uma perfuração, para uma acessibilidade lateral, por exemplo, em um compartimento de cabos disposto ao lado. As seções de parede late- ral 20 estão adaptadas em sua altura à altura de um compartimento de fun- ção, de preferência, em uma certa medida de grade, em particular, corres- 5 pondente a múltiplos inteiros de unidades de altura HE. Neste caso, podem estar previstas seções de parede lateral 20 de diferentes alturas, a fim de formar compartimentos de função de altura diferente.
De modo correspondente, também as alturas das placas de montagem parciais 40 e das portas parciais 16 em um determinado intervalo 10 de grade, em particular, correspondente a múltiplos inteiros de unidades de altura estão adaptadas à altura de compartimentos de função de tal modo que, resulta um tipo de sistema modular, para a montagem de compartimen- tos de função desejados, que podem ser dispostos correspondendo às sé- ries de furos e suas grades nas abas da moldura 11 verticais, bem como, 15 nas abas de montagem verticais também em diferentes alturas do espaço interno do armário de controle.
Para a disposição dos fundos de divisão do compartimento 30 estão previstas lateralmente cantoneiras de montagem 70, que podem ser colocadas nas seções de parede lateral 20 e/ou nas abas da moldura 11 20 verticais ou nos trilhos de montagem verticais, que passam com uma aba vertical 72 ao longo da referida seção de parede lateral 20, e se sobressaem com sua aba horizontal 71 para o interior do espaço do armário, sendo que, duas abas horizontais 71 que ficam opostas recebem um fundo de divisão do compartimento 30 em seu lado superior, que pode ser ligado por meio de 25 elementos, em particular, parafusos, que se encaixam em aberturas de uma série de furos 73 ou de um arranjo de furos 31 (compare com as figuras 13 e 14). Neste caso, as abas horizontais 71 se sobressaem através do plano de montagem interior das abas da moldura 11 verticais para o espaço inter- no, e a expansão do fundo de divisão do compartimento 30 na direção da 30 largura é medida, de forma vantajosa, no máximo tão larga quanto o interva- lo de dois planos de montagem interiores opostos, de tal modo que, o fundo de divisão do compartimento 30 pode ser introduzido sem dificuldades no espaço interno do armário de controle, e pode ser fixado na cantoneira de montagem 70, sendo que, também o recorte 32 está posicionado ajustado em relação aos trilhos de distribuição.
As figuras 2A e 2B mostram possibilidades de divisão do espa- ço, do espaço interno de um armário de controle, por um lado, na direção horizontal por meio de paredes de separação verticais e, por outro lado, na direção vertical por meio de fundos de divisão do compartimento 30 horizon- tais.
As figuras 3, 4, 5 deixam reconhecer o arranjo de trilhos de dis- tribuição 50 com cobertura de trilhos coletores 51, e adaptadores de apare- lhos 52 assentados sobre o arranjo de trilhos de distribuição 50, bem como, aparelhos de controle 60 conectados a eles. Também a figura 6 deixa reco- nhecer o arranjo de trilhos de distribuição 50 que passam através de vários compartimentos de função, e sua passagem através dos recortes 32 na área traseira dos fundos de divisão do compartimento 30. Como mostra a figura 4, o recorte 32 pode ser preparado por meio de uma perfuração 33 na área de borda traseira do fundo de divisão do compartimento 30, para o rompi- mento simples, sendo que, o recorte 32 está aberto para a borda traseira do fundo de divisão do compartimento 30, de tal modo que, também com isso o fundo de divisão do compartimento 30 pode ser disposto posteriormente, sem problemas, em qualquer altura do espaço interno do armário de contro- le, e também pode ser retirado novamente, sem que o arranjo de trilhos de distribuição 50 precise ser retirado.
Como a figura 13 deixa reconhecer, a cantoneira de montagem 70 pode ser enganchado por meio de furos de fixação 74, 75 e, eventual- mente por meio de presilhas em forma de ganho curvadas para o lado no lado traseiro afastado do espaço interno, na referida seção de parede late- ral, em seu arranjo de furos 24, ou pode ser ligado com essa seção.
Como mostra a figura 15, as almas de separação 15 em forma de U, em prolongamento de sua alma de base 15.2 possuem seções de fi- xação 15.4 laterais (também nos dois lados), que no estado montado, agar- ram por trás ressaltos nas abas da moldura 11 verticais, em seu lado trasei- ro, e são fixadas por meio de parafusos introduzidos através de aberturas de fixação pelo lado traseiro. Além disso, na área de canto das seções de fixa- ção 15.4 são formados áreas livres e elementos de retenção 15.41 curvados para trás.
5 A figura 16 mostra um arranjo de trilhos coletores, por exemplo,
o arranjo de trilhos de distribuição 50 (compare com a figura 20), sendo que, a montagem pode ser empregada de forma similar também para um arranjo de trilhos principais 80 (compare com a figura 1). Os trilhos coletores, por- tanto, os trilhos de distribuição 55 existentes são recebidos em um suporte 10 de trilhos coletores 54 em forma de U, em formato de cuba na seção trans- versal, com uma parte do fundo dilatada de modo relativamente largo cor- respondente ao arranjo dos trilhos coletores, e em comparação a isso, com bordas relativamente baixas. As bordas são conformadas como almas de retenção 54.1 com estruturas de retenção, a fim de apanhar ou encaixar 15 nelas a cobertura 51 que se estende através de toda a largura do suporte de trilhos coletores 54 com contra-estruturas correspondentes, sendo que, os trilhos de distribuição 55 são cobertos por meio de uma parte da tampa 51.2, e as contra-estruturas são moldadas em partes laterais 51.1 ressaltadas la- teralmente na parte da tampa.
Dessa forma é obtida uma cobertura dos trilhos coletores ou tri-
lhos de distribuição 55, isolante, segura ao contato, que pode ser adaptada, por exemplo, às áreas livres entre adaptadores assentados sobre os trilhos coletores. A fim de obter uma vedação, também no lado frontal, na área en- tre a parte da tampa 51.2 da cobertura 51 e os trilhos coletores, bem como, 25 entre a parte de fundo do suporte de trilhos coletores, e também um apoio na área final da cobertura 51, está prevista ali uma antepara de apoio 57, que está adaptada à seção transversal do espaço entre a cobertura e o su- porte de trilhos coletores, e está dotada de recessos 57.1 para os trilhos co- letores, como mostram as figuras 16 e 18. A antepara de apoio 57 possui 30 ranhuras de retenção em sua área de borda voltada para o lado inferior da cobertura 51, que atuam em conjunto com ressaltos, fixando no lado inferior da cobertura 51. Os trilhos coletores estão colocados no suporte de trilhos cole- tores 54 em forma de cuba por meio de retentores de trilhos coletores 53 introduzidos e fixados, sendo que, os retentores de trilhos coletores 53 a- presentam uma parte inferior com recessos para os trilhos de distribuição 5 55, e uma parte superior que pode ser assentada e fixada sobre eles com parafusos. A fim de obter um fecho no lado frontal, seguro ao contato, está prevista uma cobertura 56 no lado frontal, que com uma área superior tam- bém projeta um retentor de trilhos coletores 53 disposto lateralmente.
O suporte de trilhos coletores com trilhos coletores dispostos nele e com a cobertura, bem como, com adaptadores de aparelhos, no caso do arranjo de trilhos de distribuição 50 é colocado sobre as placas de mon- tagem 40, passando verticalmente através de vários compartimentos de função, como descrito anteriormente. De modo correspondente, para o ar- ranjo de trilhos principais 80 o suporte de trilhos coletores 54 pode ser mon- tado com os trilhos coletores horizontalmente na área do espaço interno tra- seiro. A ligação entre os trilhos principais e os trilhos de distribuição 55 ocor- re com trilhos de cobre laminados, e terminais de conexão ou pinos, ou também por meio de condutores e elementos de conexão flexíveis. Para a produção da ligação, ao lado das placas de montagem completamente fe- chadas também estão previstas placas de montagem com recessos para a passagem. As passagens são fechadas com bocais de cabos e materiais isolantes.
A figura 19 mostra um trilho coletor 55 recebido individualmente em uma recepção individual 58 isolante, que está coberto com uma cobertu- 25 ra 51' individual segura ao contato. Neste caso, a recepção individual, do mesmo modo, está assentada em estruturas de retenção laterais da recep- ção individual 58, se encaixando com contra-estruturas dispostas no lado interno das seções laterais, e no lado interno possui meios de apoio, a fim de fixar o trilho coletor 55 sobre elementos de recepção graduados.
A figura 20 mostra uma representação semelhante à figura 5,
sendo que, todavia, adicionalmente estão representados um compartimento parcial, disposto lateralmente ao lado dos compartimentos de função 5, por exemplo, compartimento de manobra do cabo, bem como, as abas da mol- dura 11 verticais, com o plano de montagem interno e externo. Também es- tá indicada a ligação 52.1 entre o componente do aparelho 60 e o adaptador de aparelho 52. Além disso, o suporte de trilhos coletores 54 montado sobre 5 a placa de montagem 40 está representado com os retentores de trilhos co- letores 53 fixados, como também é mostrado na figura 16. Sobre a placa de montagem, além disso, está dispositivo um sistema parcial dos trilhos de distribuição com dois trilhos de distribuição 55.
A figura 21 mostra uma representação mais detalhada para a Ii- gação de trilhos de montagem 17, como a que foi realizada também na figu- ra 1. Por exemplo, nas abas da moldura 11 verticais traseiras da armação de moldura 10 são ligados ou no plano de montagem dianteiro ou traseiro das referidas abas da moldura 11 verticais (compare também com a figura 22), por meio de peças de conexão 18 coordenadas, por exemplo, trilhos de montagem 17 horizontais, que passam na direção da profundidade, que po- dem ser ligados com outros trilhos de montagem, através de um respectivo conector de canto 19, ou também conector em T ou conector cruzado, co- mo, por exemplo, o trilho de montagem 17 mostrado orientado verticalmente para cima. Os trilhos de montagem 17 e as abas da moldura 11 possuem respectivas séries de furos de fixação ou uma perfuração do sistema 17.1 com o mesmo intervalo de grade e furos 17.1 direcionados alternadamente na direção longitudinal em forma de fenda, e redondos dispostos, respecti- vamente, entre eles. Como é evidente, em particular, também da figura 22, as peças de conexão 18 por meio de seções de ligação 18.4 estão fixadas no referido plano de ligação das abas da moldura, e seguros por meio de parafusos, que são guiados por um respectivo furo de retenção 18.5, como mostram em detalhes as figuras 24 e 25.
A seção de ligação 18.4, como mostram as figuras 24 e 25, está equipada com uma saliência de retenção em forma de gancho, ressaltada do plano de ligação, cuja seção transversal de introdução está adaptada aproximadamente às fendas de formato retangular da perfuração do sistema 17.1 ou séries de furos de fixação das abas da moldura, a fim de fixar antes a peça de conexão 18 nos furos em forma de fenda e, em seguida, fixar por meio do parafuso conduzido através do furo de passagem 18.5. No corpo de conexão 18.1 da peça de conexão 18 está moldada uma seção de acopla- mento 18.2 ressaltada perpendicularmente em relação ao plano de ligação da seção de ligação 18.4, de formato retangular ou, de preferência, quadra- do na seção transversal, com quatro superfícies de suporte 18.8, 18.9, cujos planos no estado ligado da peça de conexão 18 estão alinhados paralela- mente em relação ao plano do armário de controle vertical ou horizontal. Nas superfícies de suporte 18.8, 18.9 são introduzidos furos com rosca 18.3, nos quais podem ser girados parafusos conduzidos através dos referidos furos da perfuração do sistema 17.1 do trilho de montagem 17. Para uma colocação estável, inequívoca do trilho de montagem 17, a seção de aco- plamento 18.2 passa através de um ressalto, que passa em volta na seção alargada do corpo de conexão 18.1, de tal modo que resulta um encosto em forma de colar, sendo que, a altura do ressalto corresponde aproximada- mente à espessura de parede do trilho de montagem 17. O trilho de monta- gem 17 é executado como perfil, com várias abas de perfil ressaltando per- pendicularmente uma em relação à outra, no presente caso, como perfil em U, sendo que, em todas as abas de perfil estão dispostas iguais perfurações do sistema 17.1. Ao invés do perfil em U também pode ser empregado um perfil oco fechado, por exemplo, quadrado, sendo que, porém, a montagem pode ser mais inconveniente, uma vez que o perfil em U pode ser deslocado simplesmente pelo lado sobre as peças de conexão montadas. Na seção transversal, a seção de acoplamento 18.2 está adaptada à seção transver- sal interna ou à largura das abas do trilho de montagem 17. Como as figuras
24 e 25 deixam reconhecer, a saliência de retenção 18.6 na direção longitu- dinal da fenda, nos dois lados, a saliência de retenção 18.6 está equipada com prolongamentos em forma de gancho, de tal modo que as peças de conexão 18 podem ser enganchadas com suas seções de ligação 18.4 para 30 cima ou para baixo. No caso do exemplo de execução de acordo com a figu- ra 25, a seção de acoplamento 18.2 está prolongada em relação ao exemplo de execução de acordo com a figura 24, e nas superfícies de suporte 18.9 estão introduzidos furos com rosca 18.3 deslocados na direção axial, um em relação ao outro. De modo vantajosos, em relação ao plano de ligação da peça de ligação 18.4, os furos com rosca 18.3 são introduzidos no intervalo de um múltiplo inteiro do intervalo de grade, de tal modo que em ligação 5 com as abas da moldura 11, 12.1, 12.2 e eventualmente com outros trilhos de montagem, sempre resultam arranjos horizontais e verticais inequívocos em alinhamento perpendicular.
Correspondente à peça de conexão 18, também o conector de canto 19, sem dúvida em ambas as abas, está equipado com seções de 10 acoplamento ou seções de ligação 19.2 que podem ser encaixadas, que em sua seção transversal está adaptada à seção transversal dos trilhos de mon- tagem 17, e às respectivas superfícies de suporte com furos com rosca 19.3 introduzidos, como mostra a figura 23. De modo correspondente também podem estar previstos conectores em T ou conectores cruzados, eventual- 15 mente com abas de conexão direcionadas espacialmente uma à outra.
Os compartimentos de função ou outros compartimentos parci- ais descritos anteriormente podem ser montados por meio de trilhos de montagem, ligados na forma descrita, estável e de forma simples. Neste ca- so, por exemplo, um trilho de montagem 17 vertical pode ser conduzido des- 20 locado, a partir de uma certa altura dentro do armário de controle em uma profundidade desejada pelo lado dianteiro ou lado traseiro do armário de controle, a fim de colocar placas de montagem parciais 40 nele. As seções de parede lateral 20 podem ser colocadas com suas bordas verticais no lado traseiro, nos trilhos de montagem 17, ou podem passar continuamente até 25 as abas da moldura 11 verticais traseiras. Também os espaços de manobra do cabo de qualquer largura podem ser divididos por meio de trilhos de mon- tagem 17 que passam lateralmente na direção da largura.
A montagem modular descrita para os compartimentos parciais no interior do armário de controle permite uma configuração variável com montagem simples, sendo que, também altas exigências à segurança de funcionamento são preenchidas, como as que são exigidas em instalações de baixa tensão.

Claims (12)

1. Arranjo de armário de controle com, pelo menos, um armário de controle (2, 3, 4), que apresenta uma armação de moldura (10) formada de abas da moldura (11, 12.1, 12.2) verticais e horizontais e, em seu interior, está ou pode ser equipado com partes de montagem inclusive trilhos de montagem (17), para a configuração variável da subdivisão do espaço inter- no, sendo que, as abas da moldura (11, 12.1, 12.2) estão dotadas de séries de furos de fixação em certas grades, caracterizado pelo fato de que, para a ligação dos trilhos de montagem (17) às abas da moldura (11, 12.1, 12.2) estão previstas peças de conexão (18) em peça única, que apresentam uma seção de acoplamento (18.2) que, em sua condição colocada ressaltam do plano de ligação da aba da moldura (11, 12.1, 12.2) coordenada, que possui uma seção transversal de formato quadrado ou retangular e, pelo menos, um furo com rosca (18.3) inserido nela, que passa transversalmente, sendo que, os quatro planos da seção de acoplamento (18.2) ficam paralelos ao plano vertical e horizontal do armário de controle (2, 3, 4).
2. Arranjo de armário de controle de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que, em cada plano da seção de acoplamento (18.2) está inserido, pelo menos, um furo com rosca (18.3), cujo intervalo em relação ao plano de ligação da aba da moldura (11, 12.1, 12.2) coorde- nada, corresponde a um múltiplo inteiro do intervalo de grade.
3. Arranjo de armário de controle de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que, para a ligação na referida aba da moldura (11, 12.1, 12.2), a peça de conexão (18) apresenta uma seção de ligação (18.4), com um plano de ligação que passa paralelo ao plano de li- gação da aba da moldura (11, 12.1, 12.2), no qual se sobressai uma saliên- cia de retenção (18. 6) em forma de gancho, que pode ser enganchada em um furo de fixação da aba da moldura (11, 12.1, 12.2).
4. Arranjo de armário de controle de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que, na seção de ligação (18.4) da peça de conexão (18) está inserido um furo de passagem (18.5) para a passagem de um parafuso de fixação.
5. Arranjo de armário de controle de acordo com uma das rei- vindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que, o trilho de montagem (17) apresenta várias abas de perfil que estão perpendiculares uma à outra na seção transversal, cuja largura está adaptada à seção transversal da se- ção de acoplamento (18.2) da peça de conexão (18).
6. Arranjo de armário de controle de acordo com uma das rei- vindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que, na seção transversal o trilho de montagem (17) é executado retangular com duas abas em forma de U, em forma de C ou como perfil oco fechado, e está adaptado à seção transversal da seção de acoplamento (18.2), e pelo fato de que, em todas as abas de perfil, o trilho de montagem (17) está dotado de séries de furos de fixação iguais como as abas da moldura (11, 12.1, 12.2).
7. Arranjo de armário de controle de acordo com uma das rei- vindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que, em todos os lados a seção de acoplamento (18.2) passa através de um ressalto (18.7) na seção adjacente, alargada da peça de conexão (18), sendo que, a altura do ressal- to corresponde, aproximadamente, à espessura de parede do trilho de mon- tagem (17).
8. Arranjo de armário de controle de acordo com uma das rei- vindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que, para a ligação dos trilhos de montagem (17) dispostos horizontal e verticalmente estão previs- tos conectores de canto (19), conectores cruzados e/ou peças em T com seções de ligação (19.2) de formato quadrado ou retangular na seção trans- versal, que estão adaptadas à largura das abas de perfil dos trilhos de mon- tagem (17) e, em adaptação ao intervalo de grade das séries de furos de fixação, em suas superfícies de suporte estão providas de furos com rosca (19.3), que passam transversalmente.
9. Arranjo de armário de controle de acordo com uma das rei- vindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que, as séries de furos de fixação apresentam, alternadamente, furos redondos ou em formato de fen- da na direção longitudinal das abas da moldura (11, 12.1, 12.2) ou dos tri- lhos de montagem (17).
10. Arranjo de armário de controle de acordo com uma das rei- vindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que, na direção da largura e/ou na direção da profundidade, as abas da moldura (11, 12.1, 12.2) apre- sentam planos de montagem afastados um do outro, e pelo fato de que, es- tão previstas peças de conexão (18), para a ligação nos dois planos de montagem.
11.
Arranjo de armário de controle de acordo com uma das rei- vindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que, os trilhos de monta- gem (17) verticais estão ligados às abas da moldura (11, 12.1, 12.2) e/ou aos trilhos de montagem (17) horizontais deslocados na direção da profun- didade, no interior do arranjo de armário de controle, e pelo fato de que, na direção da profundidade, dispostos um sobre o outro, antes dos trilhos de montagem (17) verticais e são formados por meio de fundos de divisão do compartimento (30) horizontais separados um do outro, que são fechados em seu lado traseiro com placas de montagem (40) colocadas nos trilhos de montagem (17) verticais, em cujo lado interno estão montados trilhos de dis- tribuição (55) que passam verticalmente através de vários compartimentos de função, para a alimentação de corrente de componentes de aparelhos recebidos nos compartimentos de função.
BRPI0721098A 2006-12-12 2007-11-30 arranjo de armário de controle BRPI0721098B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102006058781.2 2006-12-12
DE102006058781A DE102006058781A1 (de) 2006-12-12 2006-12-12 Schaltschrankanordnung
PCT/EP2007/010441 WO2008071314A1 (de) 2006-12-12 2007-11-30 Schaltschrankanordnung

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0721098A2 true BRPI0721098A2 (pt) 2014-02-11
BRPI0721098B1 BRPI0721098B1 (pt) 2019-01-22

Family

ID=39154047

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0721098A BRPI0721098B1 (pt) 2006-12-12 2007-11-30 arranjo de armário de controle

Country Status (5)

Country Link
US (1) US8210362B2 (pt)
EP (1) EP2100353B1 (pt)
BR (1) BRPI0721098B1 (pt)
DE (1) DE102006058781A1 (pt)
WO (1) WO2008071314A1 (pt)

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2019046922A1 (pt) * 2017-09-11 2019-03-14 Melquisedec Francisquini Barramento condutor aplicado em armário elétrico

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8985716B2 (en) * 2012-11-07 2015-03-24 Evans Consoles Corporation Console module and modular console system
DK2819254T3 (en) * 2013-06-24 2018-10-01 Abb Spa Frame assembly for a chalkboard and related frame and chalkboard
CA2920526A1 (en) * 2013-08-06 2015-02-12 Abb Technology Ltd. Power cabinet for medium-high voltage converter
USD891152S1 (en) * 2017-09-01 2020-07-28 Evas Consoles Corporation Slatted equipment mount
US10368639B1 (en) * 2018-07-09 2019-08-06 Shenter Enterprise Co., Ltd. Butt-joining and positioning structure of vertical bar with hook hole
US11998112B2 (en) * 2020-05-20 2024-06-04 Hoffman Enclosures, Inc. Internal side panel for enclosures
DE102021116812A1 (de) * 2021-06-30 2023-01-05 Vertiv S.R.L. Erweiterungsbausatz

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4148263A (en) * 1978-01-19 1979-04-10 The Mead Corporation Shelving assembly
GB2140670B (en) * 1983-06-03 1987-04-08 Hsiao Yu Sheng Safety steel angle assembly rack
DE3344598C1 (de) * 1983-12-09 1984-09-13 Loh Kg Rittal Werk Rahmengestell fuer einen Schaltschrank
DE3478077D1 (en) 1983-12-09 1989-06-08 Loh Kg Rittal Werk Device for frontally fixing a tranverse structural member to a hollow structural member
US4712695A (en) * 1986-07-25 1987-12-15 Cheng Huey Der Structural frame connector
US4869380A (en) * 1986-09-26 1989-09-26 Vormet Quality Fabrication Close/Corporation Frame work
DE3930161C1 (pt) 1989-09-09 1990-09-13 Rittal-Werk Rudolf Loh Gmbh & Co Kg, 6348 Herborn, De
DE4013379C1 (en) 1990-04-26 1991-07-18 Rittal-Werk Rudolf Loh Gmbh & Co Kg, 6348 Herborn, De Electrical equipment cabinet with frame - divided into compartments by horizontal and vertical plates closable by section doors
DE19530016C2 (de) 1995-08-16 1997-05-22 Loh Kg Rittal Werk Montagescharnier für einen Schaltschrank mit Rahmengestell und Montageschienen
DE102004054173B4 (de) 2004-11-10 2014-08-14 Abb Ag Niederspannungsschaltschrank

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2019046922A1 (pt) * 2017-09-11 2019-03-14 Melquisedec Francisquini Barramento condutor aplicado em armário elétrico

Also Published As

Publication number Publication date
WO2008071314A1 (de) 2008-06-19
US20100308703A1 (en) 2010-12-09
BRPI0721098B1 (pt) 2019-01-22
DE102006058781A1 (de) 2008-06-19
US8210362B2 (en) 2012-07-03
EP2100353B1 (de) 2014-06-04
EP2100353A1 (de) 2009-09-16

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0721098A2 (pt) Arranjo de armário de controle
ES2523193T3 (es) Disposición de armario de distribución.
US7826201B2 (en) Control box arrangement
US8283576B2 (en) Hinges for control box enclosure
ES2303939T3 (es) Bastidor de un dispositivo de electrificacion.
RU177194U1 (ru) Коммутационный блок и коммутационная панель
RU2708645C1 (ru) Коммутационный шкаф с рамным каркасом и компонентом внутренней комплектации и соответствующая компоновка коммутационного шкафа, а также соответствующий компонент внутренней комплектации
US6814417B2 (en) Switchgear cabinet
BR102016007591A2 (pt) montagens de compartimentos para montagem de saídas elétricas e/ou de dados em uma área de trabalho
BR102018068346A2 (pt) Quadro de distribuição elétrica de baixa tensão
JP2001157610A (ja) キャビネットシステム
RU2277369C2 (ru) Профиль рамы
CN111886761A (zh) 包括隔室和滑入式模块的布置
CN210928346U (zh) 一种控制台及其墙体
PT1137142E (pt) Caixa para aparelhagem destinada a ser colocada ao longo de uma calha, nomeadamente para aparelhagem eléctrica
US20210153378A1 (en) Assembly formed from a switch cabinet base and a switch cabinet rack mounted thereon, and a corresponding switch cabinet row
CN213367101U (zh) 一种低压柜
KR101758672B1 (ko) 배터리분배유니트
BR102018068379B1 (pt) Dispositivo de particionamento de compartimentos e suporte de barramentos e quadro de distribuição elétrica de baixa tensão
BR102018068379A2 (pt) Dispositivo de particionamento de compartimentos e suporte de barramentos em um armário para um quadro de distribuição elétrica de baixa tensão
BR112020018611A2 (pt) Sistema de barramento protegido contra toque
JPH08140747A (ja) デスク用配線ボックス装置
ES2228287A1 (es) Dispositivo de fijacion de placas de soporte para armarios electricos y similares.

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 22/01/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 14A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2646 DE 21-09-2021 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.