BRPI0718920A2 - Lentes oftálmicas coloridas de muitos tons - Google Patents

Lentes oftálmicas coloridas de muitos tons Download PDF

Info

Publication number
BRPI0718920A2
BRPI0718920A2 BRPI0718920-6A BRPI0718920A BRPI0718920A2 BR PI0718920 A2 BRPI0718920 A2 BR PI0718920A2 BR PI0718920 A BRPI0718920 A BR PI0718920A BR PI0718920 A2 BRPI0718920 A2 BR PI0718920A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
ophthalmic lens
zone
transmission
lens according
field
Prior art date
Application number
BRPI0718920-6A
Other languages
English (en)
Inventor
Guillaume Giraudet
Original Assignee
Essilor Int
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Essilor Int filed Critical Essilor Int
Publication of BRPI0718920A2 publication Critical patent/BRPI0718920A2/pt
Publication of BRPI0718920B1 publication Critical patent/BRPI0718920B1/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G02OPTICS
    • G02CSPECTACLES; SUNGLASSES OR GOGGLES INSOFAR AS THEY HAVE THE SAME FEATURES AS SPECTACLES; CONTACT LENSES
    • G02C5/00Constructions of non-optical parts
    • G02C5/001Constructions of non-optical parts specially adapted for particular purposes, not otherwise provided for or not fully classifiable according to technical characteristics, e.g. therapeutic glasses
    • GPHYSICS
    • G02OPTICS
    • G02CSPECTACLES; SUNGLASSES OR GOGGLES INSOFAR AS THEY HAVE THE SAME FEATURES AS SPECTACLES; CONTACT LENSES
    • G02C7/00Optical parts
    • G02C7/10Filters, e.g. for facilitating adaptation of the eyes to the dark; Sunglasses
    • G02C7/105Filters, e.g. for facilitating adaptation of the eyes to the dark; Sunglasses having inhomogeneously distributed colouring

Description

"LENTES OFTÁLMICAS COLORIDAS DE MUITOS TONS" A presente invenção se refere ao domínio da coloração de lentes oftálmicas. Mais especificamente, a invenção se refere a um novo projeto de coloração de muitos tons de lentes oftálmicas.
No sentido da invenção, entendem-se como lentes oftálmicas lentes corretivas e não corretivas, mas igualmente máscaras e outros dispositivos de visão destinados a serem usados diante dos olhos.
Com a idade, as diferentes estruturas implicadas na função visual sofrem modifica- ções. O cristalino, uma lente biconvexa situada atrás da íris, participa do processo de forma- ção das imagens sobre a retina quando muda a distância do objeto visualizado. Este pro- cesso, denominado acomodação, se altera com a idade: o cristalino perde a sua capacidade de se abaular quando um objeto é aproximado do olho, durante a leitura, por exemplo, dimi- nuindo assim a capacidade do olho de ver objetos próximos; é a presbiopia. Além desta alte- ração na capacidade de acomodação, o cristalino sofre também modificações histológicas que produzem principalmente um aumento da absorção e da dispersão da luz visível no domínio dos comprimentos curtos de onda, isto é, da luz azul, que é a origem de perturba- ções funcionais de sensibilidade a contraste e sensibilidade ao ofuscamento que aparecem e/ou se acentuam com a idade. Para se lutar contra os efeitos deletérios da qualidade redu- zida da transmissão da luz azul no cristalino idoso, são preconizados filtros amarelos. Estes filtros, cortando especificamente os comprimentos de onda curtos, reduzem assim os pro- blemas associados com o ofuscamento que impede a visualização e melhoram a percepção dos contrastes.
Tais filtros são descritos principalmente em Wolffsohn et al., Optometry and Vision Science, volume 77(2), páginas 73-81 (2000). Os trabalhos de Wolffsohn mostram que a eliminação de comprimentos curtos de onda por filtros amarelos aumenta a percepção do contraste, principalmente quando se observam objetos luminosos sobre um fundo totalmen- te azul, como o céu.
A patente U.S. No. 2006/0092374 descreve lentes óticas associadas a filtros do tipo "Rugate", que bloqueiam seletivamente a luz azul. Estas lentes oferecem uma qualidade de transmissão da luz e uma clareza de visão melhoradas. A patente U.S. No. 2006/0092374 descreve igualmente a utilização de tais lentes para tratar principalmente a degeneração macular e a catarata.
Os trabalhos recentes de Herljevic et al., Exp. Gerontol., volume 40(3), páginas 237-42 (2005), mostra, no entanto, que o empobrecimento do ambiente luminoso em com- primentos curtos de onda seria um fator de desregulação do relógio circadiano, constatado muito em pessoas idosas cujo cristalino amarelado não deixava mais passar somente um pouco de luz azul. O fato de se usar filtros amarelos de modo regular e prolongado poderia, portanto, se mostrar nefasto para a regulação dos ciclos vigília-sono, como provam estudos recentes de neurofisiologia da visão mostrando que os mecanismos de regulação do relógio circadia- no estão associados à iluminação do olho pelos comprimentos curtos de onda da luz visível.
Embora as necessidades expressas em termos de acuidade visual e de sensibilida- de a contrastes já sejam satisfeitos por filtros amarelo-laranja, as necessidades visuais refe- rentes à regulação do ritmo circadiano não parecem, por outro lado, ainda ter sido objeto de produtos oftálmicos específicos. O pedido internacional WO 94/09851 descreve, na verdade, um sistema de regulação do ritmo circadiano, mas não se trata de um produto oftálmico, e este sistema não distingue a intervenção da luz sobre o ritmo circadiano em termos de com- primentos específicos de onda.
Assim, nenhum sistema de lentes coloridas permite hoje em dia satisfazer simulta- neamente estas duas necessidades.
O problema técnico que a presente invenção propõe resolver é o de melhorar a sensibilidade ao contraste e de reduzir a suscetibilidade ao ofuscamento em pessoas que sofrem de uma alteração da transparência do cristalino tal como é descrita na introdução, reduzindo ou evitando ao mesmo tempo uma eventual perturbação do seu ritmo circadiano devida à ausência da luz azul.
Este problema foi resolvido de acordo com a presente invenção graças a lentes que comportam ao mesmo tempo uma zona central capaz de absorver os comprimentos curtos de onda que correspondem essencialmente à zona da lente explorada pelo olhar do usuário, e uma zona periférica capaz de transmitir principalmente os comprimentos curtos de onda e absorver, portanto, os comprimentos longos de onda. Esta última zona contorna a zona central e não é geralmente percorrida pelo olhar do usuário. Embora a zona central que absorve os comprimentos curtos de onda (inferiores a 480 nm) na zona do olhar repre- sente um papel bem conhecido de melhorar a sensibilidade ao contraste, a zona periférica, fora da zona do olhar, aumenta a componente de comprimento longo de onda (azul) da luz que penetra no olho e compensa assim a absorção desta pela zona central.
A presente invenção tem, consequentemente por objeto uma lente oftálmica, carac- terizada pelo fato de compreender na sua superfície,
•uma primeira zona, central, que apresenta uma transmissão inferior a 50% no do- mínio dos comprimentos curtos de onda compreendidos entre 400 nm e 480 nm e uma transmissão superior a 50% no domínio dos comprimentos longos de onda compreendidos entre 480 nm e 700 nm, e
•uma segunda zona, periférica, que apresenta uma transmissão superior a 50% no domínio dos comprimentos curtos de onda compreendidos entre 400 nm e 500 nm e uma transmissão inferior a 50% no domínio de comprimentos longos de onda compreendidos entre 500 nm e 700 nm. A invenção tem, além disso, por objeto a utilização de uma tal lente oftálmica para a fabricação de óculos destinados a melhorar a sensibilidade ao contraste e a reduzir a susce- tibilidade ao ofuscamento de pessoas que sofrem de uma alteração da transparência do cristalino, reduzindo ou evitando ao mesmo tempo uma perturbação do seu ritmo circadiano. Estas pessoas são geralmente pessoas com idade de mais 60 anos, de preferência de mais de 70 anos, e especialmente de mais de 75 anos.
Finalmente, a invenção tem por objeto um processo de tratamento sintomático dos problemas associados a uma alteração da transparência do cristalino e de tratamento profi- lático da perturbação do ritmo circadiano, compreendendo a prescrição de óculos com tais lentes oftálmicas.
O adjetivo "central" utilizado para descrever a zona de filtro que absorve os com- primentos curtos de onda, não significa que esta zona ocupe uma posição que corresponde ao centro geométrico da lente oftálmica de acordo com a invenção. Ele exprime simples- mente o fato de que esta zona da lente não está em contato com a periferia da lente oftálmi- ca, mas é circunscrita pela zona do filtro periférico que absorve os comprimentos longos de onda. Quando a lente oftálmica comporta um ou mais centros óticos, a zona central está geralmente centralizada ao redor deste centro ótico e de cada um destes centros óticos.
A zona central que absorve os comprimentos curtos de onda apresenta com vanta- gem uma transmissão inferior ou igual a 30% para os comprimentos curtos de onda com- preendidos entre 400 e 480 nm e uma transmissão superior a 50% no domínio dos compri- mentos longos de onda compreendidos entre 480 nm e 700 nm. De um modo ainda mais vantajoso, a zona central que absorve os comprimentos curtos de onda apresenta uma transmissão inferior ou igual a 20% para os comprimentos curtos de onda compreendidos entre 400 e 480 nm.
De acordo com um modo de realização preferido da invenção, a zona central é de cor amarela.
É preferível que a zona periférica que absorve os comprimentos longos de onda a- presente uma transmissão superior ou igual a 60% no domínio dos comprimentos curtos de onda compreendidos entre 400 nm e 500 nm, e uma transmissão inferior a 50% no domínio dos comprimentos longos de onda compreendidos entre 500 nm e 700 nm. Ainda é mais preferível que a zona periférica que absorve os comprimentos longos de onda apresente uma transmissão superior ou igual a 70% no domínio dos comprimentos longos de onda compreendidos entre 400 nm e 500 nm.
De acordo com um modo de realização preferido da invenção, a zona periférica é de cor azul.
No modo de realização da invenção, a lente oftálmica é uma lente oftálmica afocal. Neste modo de realização e para este tipo de lente não corretiva, a zona central possui, de preferência, um formato circular ou oval.
Em um outro modo de realização da invenção, a lente oftálmica é uma lente oftál- mica corretora monofocal. Neste tipo de lente, a zona central, de preferência, de formato circular ou oval, é geralmente centralizada sobre o centro ótico da lente.
As Figuras 1 e 2 representam tais lentes monofocais que comportam uma zona de filtro periférico que absorve os comprimentos longos de onda (1) contornando uma zona central (2), que absorve os comprimentos curtos de onda, que tem um formato circular ou oval, centralizada ao redor do centro ótico C da lente. É vantajoso que o diâmetro da zona circular central, ou a dimensão mais importante
da zona oval central, esteja compreendido entre 5 e 35 mm, de preferência, entre 10 e 25 mm e esteja especialmente na proximidade de 20 mm.
Além das lentes afocais e monofocais, a presente invenção pode se aplicar a outros tipos de lentes, principalmente as lentes progressivas. Este tipo de lente é notável devido ao de possuir duas zonas óticas que podem servir de referência e serem controláveis, isto é, uma zona de visão de longe e uma zona de visão de perto, ligadas por um corredor de pro- gressão que permite que o olho passe de uma visão de longe para uma visão de perto gra- dualmente, proporcionando assim um genuíno conforto visual ao usuário. A cada uma des- tas duas zonas óticas pode ser associado um centro, denominado centro ótico de visão de longe e centro ótico de visão de perto.
Um modo de realização especial da invenção tem, portanto, por objetivo uma lente oftálmica corretiva progressiva com um centro ótico de visão de longe e um centro ótico de visão de perto. No caso de uma tal lente representada na Figura 3, a zona central absorven- do os comprimentos curtos de onda comporta uma primeira zona (3), de preferência de for- mato circular ou oval, recobrindo essencialmente a zona ao redor do centro ótico da visão de longe, e uma segunda zona (4), de preferência de formato circular ou oval, que recobre a zona ao redor do centro ótico de visão de perto, assim como uma faixa (5) ligando estas duas zonas e correspondendo ao caminho seguido pelo olho quando ele passa de uma à outra. Esta faixa corresponde, em outras palavras, ao "corredor de progressão" já citado. O resto da superfície da lente é coberto pela zona periférica que absorve os comprimentos longos de onda (1).
No caso de uma lente oftálmica corretiva progressiva, o diâmetro ou a dimensão mais importante da zona central (3) que recobre o centro ótico de visão de longe está, de preferência, compreendido entre 5 e 35 mm, especialmente entre 10 e 25 mm, e se encon- tra, de modo ainda mais preferido, na proximidade de 20 mm.
A zona central (4) que recobre o centro ótico de visão de perto é geralmente menor do que a que corresponde ao centro ótico de visão de longe. O diâmetro ou a dimensão mais importante da zona central (4) que recobre o centro ótico de visão de perto está, com vantagem, compreendida entre 5 e 15 mm, de preferência entre 7 e 13 mm, e se encontra especialmente na proximidade de 10 mm. A largura da faixa que liga estas duas zonas esta, com vantagem, compreendida entre 3 e 7 mm, de preferência entre 4 e 6 mm, e se encontra especialmente na proximidade de 5 mm. Em um modo de realização especial da invenção, esta faixa (5) que liga as duas zonas centrais (3) e (4) pode opcionalmente apresentar uma zona de filtro dos comprimentos longos de onda, isto é, uma zona de filtro que apresenta as mesmas características que a zona periférica (1).
As dimensões da zona central, que absorvem os comprimentos curtos de onda, in- dicadas acima correspondem às armações adequadas para a maioria dos usuários de ócu- los, mas não levam em conta diferenças individuais. Ora se compreenderá facilmente que é vantajoso se limitar o mais possível a dimensão da zona central àquela zona realmente ex- plorada pelo olho humano para se maximizar a extensão da zona periférica que absorve os comprimentos longos de onda, essencial para a regulação do ritmo circadiano. Uma tal oti- mização das dimensões relativas das zonas de absorção dos comprimentos curtos de onda e de absorção dos comprimentos longos de onda para ser efetuada, por exemplo, graças à tecnologia Vision Print System (VPS) desenvolvida pela requerente dentro do contexto de outras pesquisas que se referem ao comportamento visual. Trata-se de um aparelho que permite que se descrevam as diferenças interindividuais de estratégia de coordenação dos olhos e da cabeça na exploração visual do ambiente, também denominado "comportamento olho-cabeça". Assim podem ser definidos os indivíduos que são, sobretudo "movimentado- res de cabeça" (em inglês head mover) tendo a tendência a seguir visualmente um objeto com um movimento da cabeça e não por um movimento do olho, e, por outro lado, indiví- duos que são, sobretudo "movimentadores de olho" (em inglês eye mover) tendo a tendên- cia a seguir visualmente um objeto com os olhos e não com a cabeça.
A determinação do comportamento olho-cabeça de um usuário de óculos, permite assim que se otimize o tamanho da zona central. Se o usuário que tem a tendência de vira a cabeça e não os olhos para seguir com o olhar um objeto, uma zona central de 5 a 20 mm é geralmente suficiente para cobrir toda a zona de visão da lente. Por outro lado, se o usuário tem a tendência de mover os olhos e não a cabeça para seguir um objeto com o olhar, então uma zona central que cobre uma zona relativamente grande da lente é necessário, tal como, por exemplo, uma zona com um diâmetro compreendido entre 20 e 35 mm.
A zona periférica não é necessariamente adjacente à zona central e pode em prin- cípio estar separada daquela por uma faixa incolor. No entanto, visando aumentar o mais possível a fração de luz emitida nos comprimentos curtos de onda que penetram na pupila, a zona periférica que absorve os comprimentos longos de onda da lente oftálmica da pre- sente invenção cobre, de preferência, toda a superfície não recoberta pela zona central. A cor da zona central que é de preferência de cor amarela ou da zona periférica que é de preferência de cor azul pode ter uma intensidade muito baixa e ser associada a lentes brancas (isto é, não coloridas, ou ainda aquelas denominadas de cor "cristal") para uma utilização no interior ou a baixos níveis de luminosidade. A cor destas zonas pode tam- bém ter uma intensidade forte e ser associada a lentes solares para uma utilização no exte- rior ou a níveis de luminosidade intensa.
A aplicação dos filtros coloridos que correspondem de preferência à coloração ama- rela e azul sobre suportes adequados de vidro mineral ou orgânico, visando a fabricação de uma lente oftálmica de acordo com a invenção pode ser produzida, por exemplo, por subli- mação e/ou pela impressão por jato de tinta. Estas técnicas são descritas, por exemplo, nos pedidos de patentes WO 2006/079564 e FR 2 881 230 em nome da requerente. Pode-se também prever a aplicação sobre substrato de uma película pixelizada combinada a uma tecnologia de impressão por jato de tinta, tal como a descrita no pedido de patente WO 2006/013250.
A presente invenção será mais bem compreende com a leitura dos exemplos abai-
xo que ilustram de modo não Iimitante o objeto da invenção.
Exemplo 1: Coloração de lentes oftálmicas de acordo com a invenção por impres- são por jato de tinta
Mistura-se com agitação magnética 40% em peso de poliuretano aniônico (W234 comercializado pela firma Baxenden) com 60% em peso de silício coloidal (Ludox TM40 co- mercializado pela firma Aldrich). depois de uma hora de agitação, deposita-se a mistura ob- tida por centrifugação (spin coating) sobre um substrato biplano Orma™ (500 rotações/20 segundos). O material depositado é secado durante 1 hora a 100°C em estufa. A espessura do produto primário assim obtido é de 3,6 μιτι. Depois de secar, a lente ótica compreenden- do o produto primário e o substrato pode ser impressa com uma impressora Canon i865. As zonas amarela e azul são desenhadas com o auxílio do software Powerpoint™. A lente of- tálmica é introduzida no módulo de carga da impressora, estando esta ligada ao computador que compreende o arquivo "filtro amarelo-filtro azul" em Powerpoint™. A impressão é reali- zada. Quando a lente sai da impressora, ela é imediatamente secada durante 1 hora a 100°C. Obtém-se uma lente oftálmica com um filtro amarelo e um filtro azul.

Claims (16)

1. Lente oftálmica, CARACTERIZADA pelo fato de que compreende na sua super- fície uma primeira zona, central, que apresenta uma transmissão inferior a 50% no do- mínio dos comprimentos de onda curtos compreendidos entre 400 nm e 480 nm, e uma transmissão superior a 50% no domínio dos comprimentos longos de onda compreendidos entre 480 nm e 700 nm, e uma segunda zona, periférica, que apresenta uma transmissão superior a 50% no domínio dos comprimentos curtos de onda compreendidos entre 400 nm e 500 nm, e uma transmissão inferior a 50% no domínio dos longos comprimentos de onda compreendidos entre 500 nm e 700 nm.
2. Lente oftálmica, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que a zona central apresenta uma transmissão inferior ou igual a 30% para os compri- mentos curtos de onda compreendidos entre 400 nm e 480 nm e uma transmissão superior a 50% no domínio dos comprimentos de onda longos compreendidos entre 480 nm e 700 nm.
3. Lente oftálmica, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que a zona central apresenta uma transmissão inferior ou igual a 20% para os compri- mentos curtos de onda compreendidos entre 400 nm e 480 nm e uma transmissão superior a 50% no domínio dos comprimentos longos de onda compreendidos entre 480 nm e 700 nm.
4. Lente oftálmica, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2, 3, CARACTERIZADA pelo fato de que a zona central é de cor amarela.
5. Lente oftálmica, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, CARACTERIZADA pelo fato de que a zona periférica apresenta uma transmissão superior ou igual a 60% no domínio dos comprimentos curtos de onda compreendidos entre 400 nm e 500 nm, e uma transmissão inferior a 50% no domínio dos comprimentos longos de onda compreendidos entre 500 nm e 700 nm.
6. Lente oftálmica, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, CARACTERIZADA pelo fato de que a zona periférica apresenta uma transmissão superior ou igual a 70% no domínio dos comprimentos curtos de onda compreendidos entre 400 nm e 500 nm e uma transmissão inferior a 50% no domínio dos comprimentos longos de onda compreendidos entre 500 nm e 700 nm
7. Lente oftálmica, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, CARACTERIZADA pelo fato de que a zona periférica é de cor azul.
8. Lente oftálmica, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, CARACTERIZADA pelo fato de que se trata de uma lente oftálmica afocal e que a zona central tem um formato circular ou oval.
9. Lente oftálmica, de acordo com que qualquer uma das reivindicações 1 a 7, CARACTERIZADA pelo fato de se trata de uma lente oftálmica corretiva monofocal e a zo- na central tem um formato circular ou oval e é de preferência, centralizada sobre o centro ótico da lente.
10. Lente oftálmica, de acordo com a reivindicação 8 ou 9, CARACTERIZADA pelo fato de que o diâmetro, ou a dimensão mais importante, da zona central está compreendido entre 5 e 35 mm, de preferência entre 10 e 25 mm e especialmente na proximidade de 20 mm.
11. Lente oftálmica, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, CARACTERIZADA pelo fato de que se trata de uma lente oftálmica corretiva progressiva com um centro ótico de visão de longe e um centro ótico de visão de perto, e que a zona central recobre essencialmente a zona ao redor do centro ótico de visão de longe e a zona ao redor do centro ótico de visão de perto, assim como uma faixa que ligas estas duas zo- nas e corresponde ao trajeto seguido pelo olho quando ele passa de uma para a outra.
12. Lente oftálmica, de acordo com a reivindicação 11, CARACTERIZADA pelo fato de que o diâmetro ou a dimensão mais importante da zona central (3) que recobre o centro ótico de visão de longe está compreendido entre 5 e 35 mm, de preferência entre 10 e 25 mm, e especialmente na proximidade de 20 mm, o diâmetro ou a dimensão mais importante da zona central (4) que recobre o centro ótico de visão de perto está compreendida entre 5 e 15 mm, de preferência entre 7 e 13 mm, e se encontra especialmente na proximidade de 10 mm, e a largura da faixa (5) que liga estas duas zonas está compreendida entre 3 e 7 mm, de preferência, entre 4 e 6 mm, e se encontra especialmente na proximidade de 5 mm.
13. Lente oftálmica, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, CARACTERIZADA pelo fato de que a zona de filtro periférica que absorve os comprimentos longos de onda cobre toda a superfície da lente oftálmica não recoberta pela zona central que absorve os comprimentos curtos de onda.
14. Utilização de uma lente oftálmica, de acordo com qualquer uma das reivindica- ções 1 a 13, CARACTERIZADA pelo fato de que é para a fabricação de óculos destinados a melhorar a sensibilidade ao contraste e a reduzir a suscetibilidade ao ofuscamento de pes- soas que sofrem de uma alteração da transparência do cristalino, reduzindo ou evitando ao mesmo tempo uma perturbação do seu ritmo circadiano.
15. Utilização, de acordo com a reivindicação 14, CARACTERIZADA pelo fato de que as pessoas que sofrem de uma alteração da transparência do cristalino são pessoas com uma idade superior a 60 anos, de preferência mais de 70 anos, e especialmente de mais de 75 anos.
16. Processo de tratamento sintomático dos problemas associados a uma alteração da transparência do cristalino e do tratamento profilático da perturbação do ritmo circadiano, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende a prescrição de óculos com lentes oftálmi- cas de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 13.
BRPI0718920A 2006-11-17 2007-11-15 lentes oftálmicas coloridas de muitos tons BRPI0718920B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0610095A FR2908897B1 (fr) 2006-11-17 2006-11-17 Lentilles ophtalmiques colorees multi-teintes.
FR0610095 2006-11-17
PCT/FR2007/052344 WO2008059175A1 (fr) 2006-11-17 2007-11-15 Lentilles ophtalmiques colorees multi-teintes

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0718920A2 true BRPI0718920A2 (pt) 2013-12-03
BRPI0718920B1 BRPI0718920B1 (pt) 2018-12-18

Family

ID=37888405

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0718920A BRPI0718920B1 (pt) 2006-11-17 2007-11-15 lentes oftálmicas coloridas de muitos tons

Country Status (8)

Country Link
US (1) US8096656B2 (pt)
EP (1) EP2084569B1 (pt)
JP (1) JP5259609B2 (pt)
AT (1) ATE539372T1 (pt)
BR (1) BRPI0718920B1 (pt)
ES (1) ES2380155T3 (pt)
FR (1) FR2908897B1 (pt)
WO (1) WO2008059175A1 (pt)

Families Citing this family (25)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8403478B2 (en) * 2001-11-02 2013-03-26 High Performance Optics, Inc. Ophthalmic lens to preserve macular integrity
US8500274B2 (en) 2000-11-03 2013-08-06 High Performance Optics, Inc. Dual-filter ophthalmic lens to reduce risk of macular degeneration
US7849721B2 (en) * 2004-09-10 2010-12-14 Hy-Ko Products Company Radio frequency identification (RFID) system for manufacturing distribution and retailing of keys
US8360574B2 (en) * 2006-03-20 2013-01-29 High Performance Optics, Inc. High performance selective light wavelength filtering providing improved contrast sensitivity
US9377569B2 (en) 2006-03-20 2016-06-28 High Performance Optics, Inc. Photochromic ophthalmic systems that selectively filter specific blue light wavelengths
US8882267B2 (en) 2006-03-20 2014-11-11 High Performance Optics, Inc. High energy visible light filter systems with yellowness index values
US20070216861A1 (en) * 2006-03-20 2007-09-20 Andrew Ishak Ophthalmic system combining ophthalmic components with blue light wavelength blocking and color-balancing functionalities
US20120075577A1 (en) 2006-03-20 2012-03-29 Ishak Andrew W High performance selective light wavelength filtering providing improved contrast sensitivity
US8113651B2 (en) * 2006-03-20 2012-02-14 High Performance Optics, Inc. High performance corneal inlay
EP2602653B1 (en) * 2011-12-08 2020-09-16 Essilor International Method of determining the configuration of an ophthalmic filter
EP2602654B1 (en) * 2011-12-08 2023-04-19 Essilor International Ophthalmic filter
EP2602655B1 (en) * 2011-12-08 2024-04-03 Essilor International Ophthalmic filter
US9798163B2 (en) 2013-05-05 2017-10-24 High Performance Optics, Inc. Selective wavelength filtering with reduced overall light transmission
CN105849851B (zh) 2013-10-29 2017-10-24 万睿视影像有限公司 发射特点可调节以及磁性操控和聚焦的具有平面发射器的x射线管
CA2930507C (en) * 2013-11-12 2018-05-01 Nikon-Essilor Co., Ltd. Functional dyed spectacle lens
US20170038605A1 (en) * 2014-04-11 2017-02-09 LEGERTON A Jerome Ophthalmic eyewear for regulating ocular exposure to high energy electromagnetic radiation
US9683102B2 (en) 2014-05-05 2017-06-20 Frontier Scientific, Inc. Photo-stable and thermally-stable dye compounds for selective blue light filtered optic
CA3010331C (en) 2016-02-22 2021-06-22 Novartis Ag Uv-absorbing vinylic monomers and uses thereof
EP3419961B1 (en) 2016-02-22 2020-09-02 Alcon Inc. Uv/visible-absorbing vinylic monomers and uses thereof
CN108732784A (zh) * 2018-05-24 2018-11-02 李志伟 一种镜片
GB201811317D0 (en) * 2018-07-10 2018-08-29 City Univ Of London Lens
TW202032209A (zh) * 2018-11-30 2020-09-01 美商賽特眼鏡視光有限公司 用於治療近視的光散射鏡片及包含該鏡片之眼鏡
CN110045517A (zh) * 2019-04-10 2019-07-23 军视康(北京)科技发展有限公司 一种平顶双光近视防治训练镜片及制造方法
CN110018576A (zh) * 2019-04-10 2019-07-16 军视康(北京)科技发展有限公司 一种平顶双光近视校园学习训练镜片及制造方法
WO2021055162A1 (en) 2019-09-19 2021-03-25 The Uab Research Foundation Multi-spectral and multi-focal control of myopia

Family Cites Families (19)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR1179188A (fr) 1957-07-19 1959-05-21 Lunettes évitant l'éblouissement
US3454332A (en) 1966-11-03 1969-07-08 Robert Siegel Corneal plastic contact lens with colored peripheral zone
US3628854A (en) * 1969-12-08 1971-12-21 Optical Sciences Group Inc Flexible fresnel refracting membrane adhered to ophthalmic lens
FR2389912A1 (en) 1977-05-06 1978-12-01 Carreau Bernard Protective spectacle lens construction - reduces light transmitted to peripheral retinal regions using fibre optic patch with hole in centre
FR2418478A2 (fr) * 1978-02-27 1979-09-21 Carreau Bernard Dispositif de filtre optique selectif pour la protection et l'amelioration de la vision oculaire
JP2813390B2 (ja) * 1989-10-30 1998-10-22 ホーヤ株式会社 水晶体摘出者用眼鏡レンズ
US5408278A (en) * 1990-11-23 1995-04-18 Christman; Ernest H. Method and device for enhancing visual and color perception
US5470932A (en) * 1993-10-18 1995-11-28 Alcon Laboratories, Inc. Polymerizable yellow dyes and their use in opthalmic lenses
US5838419A (en) 1996-02-22 1998-11-17 Holland; Stephen Method and apparatus for treating refractive eye abnormalities
JP3911046B2 (ja) * 1996-04-12 2007-05-09 ペンタックス株式会社 波長選択性を有する光学部材
JP3449406B2 (ja) * 1999-04-07 2003-09-22 Hoyaヘルスケア株式会社 新規ピラゾロン化合物およびそれを用いた眼用プラスチックレンズ
US6827440B2 (en) * 2000-01-03 2004-12-07 Wesley Jessen Company Colored contact lens with a more natural appearance
US8403478B2 (en) * 2001-11-02 2013-03-26 High Performance Optics, Inc. Ophthalmic lens to preserve macular integrity
US6811258B1 (en) * 2003-06-23 2004-11-02 Alan H. Grant Eyeglasses for improved visual contrast using hetero-chromic light filtration
FR2872590B1 (fr) * 2004-07-02 2006-10-27 Essilor Int Procede de realisation d'un verre ophtalmique et composant optique adapte pour la mise en oeuvre de ce procede
ES2247946B2 (es) 2005-04-19 2006-10-01 Universidad Complutense De Madrid Lente de contacto terapeutica para ojos pseudo-afaquicos y/o en proceso de neurodegeneracion.
FR2908898B1 (fr) * 2006-11-17 2009-02-06 Essilor Int Lentilles ophtalmiques colorees pour dyslexiques.
FR2908896B1 (fr) * 2006-11-17 2009-02-06 Essilor Int Lentilles ophtalmiques colorees multi-teintes pour myopes.
EP2291698A1 (en) 2008-05-20 2011-03-09 Edwin J. Sarver Progressive chromatic aberration corrected ocular lens

Also Published As

Publication number Publication date
US8096656B2 (en) 2012-01-17
EP2084569A1 (fr) 2009-08-05
JP5259609B2 (ja) 2013-08-07
US20100053550A1 (en) 2010-03-04
FR2908897A1 (fr) 2008-05-23
EP2084569B1 (fr) 2011-12-28
JP2010510535A (ja) 2010-04-02
WO2008059175A1 (fr) 2008-05-22
ATE539372T1 (de) 2012-01-15
FR2908897B1 (fr) 2009-03-06
BRPI0718920B1 (pt) 2018-12-18
ES2380155T3 (es) 2012-05-09

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0718920A2 (pt) Lentes oftálmicas coloridas de muitos tons
EP2312377B1 (en) Eyeglass lens
US11022821B2 (en) Materials and methods for mitigating the harmful effects of blue light
JP5259610B2 (ja) 近視用マルチ着色眼科用レンズ
US20100060850A1 (en) Coloured ophthalmic lenses for people with dyslexia
BR112014013881B1 (pt) Método de determinação de uma configuração de meio de filtração interferente óptico seletivo para um dispositivo óptico e método de fabricação de uma lente óptica
BR112014013839B1 (pt) Método para determinar a configuração de meio de filtração interferente para um dispositivo óptico e método de fabricação de uma lente óptica
BR112014013873B1 (pt) Dispositivo óptico e lente semifinalizada
US20180095296A1 (en) Contact lens and contact lens product
Omar et al. Management of visual disturbances in albinism: a case report
JP2015018179A (ja) コンタクトレンズ
EA036761B1 (ru) Очки для водителя
Sivak et al. Contact lens design for lateralizing visual input
Reichow et al. Ultraviolet and short wavelength visible light exposure: why ultraviolet protection alone is not adequate
US20120249966A1 (en) Neurochromatic trial lens kit
RU199083U1 (ru) Солнцезащитные очки для управления биоритмами
KR101069110B1 (ko) 조절성 인공 수정체
CN108469689A (zh) 一种多功能理疗镜
Mason Anatomy and Physiology of the Eye
KR101833724B1 (ko) 약시와 복시 치료용 렌즈 및 그 제조방법
Riaz Construction of Glasses (Ophthalmologists as Opticians)
LUNGU et al. Some considerations regarding the use of protective lenses in computer activities
Pinello Assessing the Visual Function in Congenital Aniridia and Following the Child During Daily Life
KR20140067742A (ko) 시력보호장치
HAZARD The use of selective contrast colour filters for eye disease

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 3A ANUIDADE.

B08G Application fees: restoration [chapter 8.7 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: ESSILOR INTERNATIONAL (FR)

B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 18/12/2018, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.