BRPI0717982A2 - Composição de revestimento antiaderente - Google Patents
Composição de revestimento antiaderente Download PDFInfo
- Publication number
- BRPI0717982A2 BRPI0717982A2 BRPI0717982-0A BRPI0717982A BRPI0717982A2 BR PI0717982 A2 BRPI0717982 A2 BR PI0717982A2 BR PI0717982 A BRPI0717982 A BR PI0717982A BR PI0717982 A2 BRPI0717982 A2 BR PI0717982A2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- coating
- resin
- layer
- crosslinker
- silicon compound
- Prior art date
Links
Classifications
-
- C—CHEMISTRY; METALLURGY
- C09—DYES; PAINTS; POLISHES; NATURAL RESINS; ADHESIVES; COMPOSITIONS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; APPLICATIONS OF MATERIALS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
- C09D—COATING COMPOSITIONS, e.g. PAINTS, VARNISHES OR LACQUERS; FILLING PASTES; CHEMICAL PAINT OR INK REMOVERS; INKS; CORRECTING FLUIDS; WOODSTAINS; PASTES OR SOLIDS FOR COLOURING OR PRINTING; USE OF MATERIALS THEREFOR
- C09D163/00—Coating compositions based on epoxy resins; Coating compositions based on derivatives of epoxy resins
Landscapes
- Chemical & Material Sciences (AREA)
- Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Materials Engineering (AREA)
- Wood Science & Technology (AREA)
- Organic Chemistry (AREA)
- Application Of Or Painting With Fluid Materials (AREA)
- Paints Or Removers (AREA)
- Laminated Bodies (AREA)
Description
Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "COMPOSI- ÇÃO DE REVESTIMENTO ANTIADERENTE".
Referência Cruzada a Pedidos Relacionados
Este pedido reivindica a prioridade do Pedido Provisório No.
60/853.972, depositado em 24 de Outubro de 2006.
Campo da Invenção
A presente invenção refere-se às composições de revestimento que têm aplicações antiaderentes.
Antecedentes da Invenção Os revestimentos antiaderentes são bem conhecidos na técnica.
Nesses revestimentos são usadas normalmente as resinas de fluorocarbono, visto que essas resinas têm uma baixa energia de superfície bem como re- sistência química e térmica. Entretanto, os revestimentos antiaderentes ba- seados em resinas de fluorocarbono são limitados com relação à resistência 15 à abrasão e à resistência ao contato com chamas, bem como aderência aos substratos de metal. Tais revestimentos são facilmente danificados quando cortados com uma faca ou outra ferramenta de metal. O ato de esfregar ou lixar também desgasta facilmente esses revestimentos.
Sabe-se também que se utiliza a reticulação da resina de fenóxi em base aquosa com fenólicos e das resinas de melamina para formar os revestimentos para aço e alumínio.
Os revestimentos antiaderentes podem ser aplicados em uma única camada ou como um revestimento de múltiplas camadas.
De forma surpreendente, concluiu-se que um revestimento anti- aderente superior pode ser obtido sem o uso de resinas de fluorocarbono, mas sim com a incorporação de um composto de silício em uma composição compreendendo uma resina de fenóxi e um reticulador.
Sumário da Invenção
Consequentemente, em uma modalidade, a presente invenção compreende uma composição de revestimento antiaderente que compreen- de uma resina fenóxi, um reticulador e um composto de silício. A composi- ção é substancialmente isenta de resina de fluorocarbono. Em outra modalidade, a invenção compreende um método de aplicar a composição de revestimento acima a um substrato, seguido pela secagem e cura da composição de revestimento.
Em uma modalidade adicional, a invenção compreende aplicar uma composição de revestimento a um substrato que compreende uma re- sina de fenóxi de base aquosa e um reticulador, e um composto de silício, que compreende as etapas seqüenciais de:
A. Preparar a superfície do substrato para o revestimento;
B. Aplicar o revestimento como uma única camada ou como um revestimento antiaderente de múltiplas camadas, onde a primeira camada
compreende a resina de fenóxi e reticulador, e um composto de silício se o revestimento é aplicado como um revestimento antiaderente de uma cama- da, e se o revestimento é aplicado como um revestimento antiaderente de múltiplas camadas, uma ou mais das camadas além da primeira camada compreendem uma composto de silício; e
C. Assar o substrato revestido até a sua cura. Isso tipicamente ocorre em temperaturas na faixa de aproximadamente 200 a 350°C.
Em todos os casos, cada revestimento ou revestimentos são substancialmente isentos de resina de fluorocarbono.
Outras modalidades da invenção compreendem detalhes com
relação às composições, quantidades relativas de ingredientes, tamanhos de partículas e etapas do método.
Descrição Detalhada da Invenção
A resina de fenóxi é um componente da composição da presente 25 invenção. Resina de fenóxi é o termo genérico usado para descrever os po- li(hidróxi éteres) de alto peso molecular, amorfos derivados de difenóis e e- piclorohidrina. Os poli(hidroxi éteres) são materiais de módulo elevado de alta resistência, que são termicamente estáveis porque eles carecem de grupos epóxi terminais, são facilmente fabricados, e foram usados como ob- 30 jetos moldados, película, material de embalagem, revestimentos, e adesivos. As emulsões de resina de fenóxi ou dispersões coloidais são particularmente úteis como um ingrediente para a composição da presente invenção. Com- binada com um reticulador apropriado, a resina de fenóxi fornecerá aderên- cia, e também uma matriz de polímeros resistente à abrasão e ao calor.
Outros componentes da presente invenção são:
Qualquer reticulador que capacite os polímeros a formarem com a resina de fenóxi é apropriado. A melamina (cianurotriamida cianuramida 2,4,6- tri-amino-8-triazina) é um reticulador preferido.
O silício é um elastômero no qual a ligações C de um hidrocar- boneto polimerizado são substituídas por ligações Si-O. Os silícios particu- larmente preferidos para uso com a composição da presente invenção são os fluidos de silício e emulsões fluidas, particularmente emulsões de água e silício, bem como as emulsões de resina de silício, ou combinações dessas.
É preferencial que os epóxis sejam incluídos na composição da invenção. As emulsões aquosas funcionais de epóxi modificadas por ácido fosfórico são mais preferenciais.
De acordo com uma modalidade da presente invenção, um
substrato, tal como alumínio ou artigos formados de alumínio, é revestido com um revestimento antiaderente que compreende a composição da pre- sente invenção. As múltiplas camadas podem ser aplicadas, mas, no caso de um revestimento antiaderente de uma camada ser aplicado, é essencial 20 que essa camada compreenda o produto de uma mistura de resina de fenóxi de base aquosa e reticulador, e um composto de silício. Quando aplicado como um sistema de múltiplas camadas, é essencial que ao menos uma camada, além da primeira camada (por exemplo, camada intermediária e camada superior) compreenda um componente de silício.
É preferencial que, quando o revestimento é composto de uma
única camada, esse revestimento compreende o produto de uma mistura de resina de fenóxi de base aquosa e reticulador, um epóxi e uma resina de poliamidaimida, e quando o revestimento é composto por múltiplas camadas, camadas além da camada exterior, compreende o produto de uma mistura 30 de resina de fenóxi de base aquosa e reticulador, um epóxi e uma resina de poliamidaimida.
Uma primeira camada preferencial (base) em um sistema de múltiplas camadas pode compreender o produto de uma mistura de resina de fenóxi de base aquosa e reticulador, mas um componente de silício é re- movido.
Com base na quantidade de resina sólida total, uma composição 5 preferencial da invenção compreende 30 a 85% em peso de resina de fenó- xi, 0 a 15% em peso de epóxi, 8 a 25% em peso de reticulador e 5 a 70% em peso de silício.
A primeira camada (base) e a segunda e/ou terceira camada (camada intermediária e camada superior) podem também compreender um 10 ou mais dos seguintes componentes: enchedores, pigmentos, tensoativos, solventes, agentes antiformação de espuma, e qualquer outro componente para uma composição de revestimento conhecida àqueles versados na téc- nica; de aproximadamente 10% em peso a aproximadamente 60% em peso de partículas inorgânicas inertes e de aproximadamente 10% em peso a a- 15 proximadamente 60% em peso de outros ingredientes selecionados a partir do grupo que consiste em enchedores, pigmentos, tensoativos, solventes, agentes antiformação de espuma e misturas desses, a % em peso foi calcu- lada com base no conteúdo sólido da composição base.
Os enchedores nas composições de primeira camada (base) podem ser selecionados a partir do grupo que consiste em sulfato de bário, sulfato de cálcio, carbonato de cálcio, sílicas e silicatos, carbureto de silício e óxido de alumínio.
O revestimento de uma ou múltiplas camadas é substancialmen- te isento de resina de fluorocarbono. O termo "substancialmente isento" sig- 25 nifica menos de aproximadamente 5% em peso de sólidos totais de qualquer revestimento. É preferencial menos de aproximadamente 1% em peso de sólidos totais. Concluiu-se surpreendentemente que o revestimento da in- venção tem propriedades de superfície antiaderente superiores se compara- do aos revestimentos convencionais que não são substancialmente isentos 30 de resina de fluorocarbono.
A primeira camada (base) e as outras camadas (camada inter- mediária e camada superior) podem incluir partículas inorgânicas que são inertes com relação aos outros componentes que estão presentes na com- posição e podem suportar uma temperatura de serviço contínua em excesso de 250°C. Em adição, essas partículas são também estáveis na eventual temperatura de assamento do revestimento antiaderente. As partículas são 5 também insolúveis em água ou em qualquer outro solvente que está presen- te na composição. A quantidade preferencial de partículas inorgânicas com- preende de 10 a 110% em peso com base na resina sólida total.
Os exemplos de partículas inorgânicas adequadas incluem os óxidos inor- gânicos, carburetos ou nitretos de elementos nos grupos IIA - VB da tabela 10 periódica e de minerais naturais e mistura desses. As partículas inorgânicas preferenciais incluem partículas com um tamanho médio de partícula de ao menos 3 micrometros e mais preferencialmente na faixa de aproximadamen- te 5 a aproximadamente 20 micrometros. As partículas inorgânicas têm uma dureza Mohs preferida de ao menos aproximadamente 5, mais preferencial- 15 mente uma dureza Mohs de ao menos aproximadamente 6. Os exemplos de partículas inorgânicas com dureza Mohs acima de 5 incluem alumina, zircô- nia, carbureto de silício, carbureto de titânio, boreto de alumínio, e cristobali- ta.
Em adição às partículas inertes inorgânicas mencionadas acima, as composições de revestimento usadas de acordo com a presente invenção podem compreender também os enchedores, aditivos, e pigmentos que são comumente usados na preparação de composições de revestimento. Os en- chedores podem ser quaisquer enchimentos conhecidos àqueles versados na técnica, por exemplo, sulfato de bário, sulfato de cálcio, carbonato de cál- cio, sílicas ou silicatos (tais como, talco, feldspato, argila da china). Os aditi- vos, tais como, estabilizantes, antioxidantes, agentes niveladores, agentes de colonização de formigas, agentes de emaranhamento, modificadores reo- lógicos, agentes ativos na superfície, absorvedores de Iuz UV, estabilizantes de luz, sinergistas de amina, ceras, ou promotores de aderência podem também ser adicionados.
Os substratos revestidos de acordo com a presente invenção podem ser partículas formadas de alumínio, tal como potes, panelas, tam- pas, colheres de mistura, e todos os outros utensílios geralmente emprega- dos para a preparação e cozimento de alimentos (panelas para cozimento, grelhas de forno, etc.) bem como lâminas de alumínio a serem transforma- das nos artigos mencionados acima. Em ambos os casos, o suporte de alu- 5 mínio é simplesmente desengordurado de acordo com qualquer método co- nhecido, por exemplo, em um ambiente ácido ou alcalino, ou com solventes orgânicos. Nesse tratamento, o suporte de alumínio mantém a aspereza de superfície da lâmina de alumínio, isto é abaixo de 1,2 micrometros. Em adi- ção ao processo de desengordurar é possível tornar áspera a superfície.
Outros metais podem ser substratos adequados, tal como aço
inoxidável jateado.
Exemplos
O seguinte se aplica aos exemplos dados abaixo:
Teste de abrasão Scotch Brite O teste de abrasão Scotch Brite mede a resistência do revesti-
mento a um atrito constante com uma esponja de limpeza abrasiva. A carga vertical sobre a esponja de limpeza é configurada para 10 libras (4,54 kg), e a esponja de limpeza é mudada a cada 10.000 ciclos. O número de ciclos que são exigidos para esfregar o revestimento para expor o metal é armaze- 20 nado de modo a estimar a resistência à abrasão do sistema antiaderente. Teste de Liberação do Ovo
Uma frigideira revestida com revestimento antiaderente é aque- cida a 150°C, logo após um ovo é frito. O nível de liberação é classificado da seguinte forma:
Escala de classificação de liberação de ovo (limpeza com lavadora de louças com detergente/água)
1. Muito pobre: O ovo adere à superfície desgastada e a limpeza se torna difícil
2. Muito pobre: O ovo adere à superfície desgastada, mas a Iim- peza é um pouco mais fácil
3. Muito pobre: O ovo adere a 90% da superfície desgastada, mas a limpeza é bastante fácil 4. Muito pobre: O ovo adere a 80% da superfície desgastada, mas a limpeza é bastante fácil.
5. Pobre: O ovo adere a 70% da superfície desgastada, mas a limpeza é bastante fácil.
6. Moderada: O ovo adere a 60% da superfície desgastada, mas
a limpeza é bastante fácil.
7. Moderada: O ovo adere a 20 a 40% da superfície desgastada, mas a limpeza é bastante fácil.
8. Boa: O ovo adere a 10% da superfície desgastada, mas a Iim- peza é bastante fácil.
9. Muito boa: O ovo poderia ser removido intacto com alguma dificuldade, mas a limpeza é fácil
10. Excelente: O ovo é removido intacto, sem deixar resíduo. Teste da Pata de Tigre Manual
O dispositivo "Pata de Tigre" manual é um padrão aceito na in-
dústria, que foi projetado para testar a resistência de um revestimento antia- derente ao uso a longo prazo na cozinha. O dispositivo Pata de Tigre Manual consiste em um aparelho pesado, que usa três canetas esferográficas para arranhar a película de revestimento. A panela que está sendo testada é pre- 20 enchida com uma fina camada de óleo de cozinha, e aquecida a 205° Celsi- us (400°Fahrenheit).
O dispositivo Pata de Tigre é rotacionado sobre a superfície an- tiaderente de um modo circular por 2000 vezes, mudando a direção a cada 100 rotações. O revestimento é então examinado quanto a desgaste, empo- lamento, ou penetração para expor o metal.
A invenção será elucidada com relação aos seguintes exemplos. Eles são destinados a ilustrar a invenção, mas não são interpretados como limitando de qualquer maneira o escopo dessa.
Controle 1
Um estado da técnica, PTFE (politetrafluoroetileno) contendo
revestimento antiaderente de 2 camadas foi preparado como segue e como descrito em US 6863974 B2: Uma camada base compreendido de 33,0% em peso de poliamidaimida (Torlon Al 10 de Solvay), 38,0% em peso de SiC (#600W de Pós EIetro-Abrasivos, tamanho médio de partícula de 11 mí- crons) e sem componente de fluoropolímero, e uma camada superior com- preendida de 58,14% em peso de dispersão de PTFE (Fluon GP1 de Asahi 5 Glass) e 0,5% em peso de poliamidaimida (Torlon Al 10 da Solvay) foi apli- cada a um substrato de alumínio pesadamente anodizado não-jateado na forma de uma frigideira, tal como uma camada base e uma camada superior de espessura de película seca de 0,5 mil de espessura foram obtidos, se- guindo o assamento final de 3 a 5 minutos a 427° C (temperatura do metal). 10 A película assada resultante foi compreendida de 33,0% em peso de PAI (poliamidimida) e 38,0% em peso de SiC na camada base e 90,3% em peso de PTFE e 1,3% em peso de PAI na camada superior.
Exemplo 1
Em uma modalidade da invenção, um revestimento antiaderente isento de fluoropolímero de duas camadas foi preparado da seguinte forma: Uma camada base de acordo com a presente invenção foi pre- parada da seguinte forma:
Intermediário A: 17,50 gramas de água desionizada e 17,50 gramas de DiMetiI Etanol Amina foram pré-misturados e adicionados sob agitação a 720,70 gramas de Inchemrez PKHW 34 (resina de fenóxi comer- cialmente disponível a partir de Inchem). A esta mistura foi adicionada sob agitação, uma combinação de 79,80 gramas de emulsão de epóxi 14-9051 (comercialmente disponível a partir de Península Polymers) e 39,90 gramas de água desionizada. As seguintes matérias primas foram adicionadas a es- sa mistura enquanto sob agitação e até que uma mistura homogênea fosse obtida: 35,00 gramas de Propileno Glicol, 35,00 gramas de Dowanol PM (solvente, comercialmente disponível a partir da Dow), 17,50 gramas de Surfynol 440 (tensoativo) e 17,50 gramas de Surfynol 104 BC (ambos dispo- níveis comercialmente a partir da Air Products) e 70,00 gramas de Ajac Black 611 (negro de carvão comercialmente disponível a partir da Solution Dispersions Inc.).
A essa composição foi adicionada, enquanto se agitava, a se- guinte mistura: 70,00 gramas de Cymel 303 LF (melamina disponível comer- cialmente a partir de Cytec), 35,00 gramas de propileno glicol, 35,00 gramas de n-Butanol, 46,70 gramas de água desionizada e 23,30 gramas de Trieti- lamina.
5 Intermediário B: Sob um misturador de alta velocidade, as se-
guintes matérias primas foram misturadas por 15 minutos: 551,52 gramas de água desionizada, 31,91 gramas furfuril álcool, 44,68 gramas de N-Metil- Pirrolidona, 2,14 gramas de Troykyd D 999 (um antiformador de espuma disponível comercialmente a partir de Troy Chemicals), 19,68 gramas de 10 AMP 95 (uma amina disponível comercialmente a partir da empresa Angus Chemical), 39,54 gramas de Triton X-100 (um tensoativo disponível comer- cialmente a partir de Rohm e Hass), 87,11 gramas de Torlon AI-10 (poliami- daimida disponível comercialmente a partir de Solvay), 66,59 gramas de pigmento Azul Ultramarinho (disponível comercialmente a partir de Whittaker 15 Clarke and Daniels) e 7,54 gramas de Dióxido de Titânio RCL 535 (disponí- vel comercialmente a partir de Millennium Chemicals). Após a mistura em alta velocidade, a pasta fluida resultante foi moída em um moinho de esfe- ras, equipado com esferas de cerâmica, por um período de 24 horas, após o qual a pasta foi removida do moinho de esferas. Usou-se 312,10 gramas de 20 água desionizada para lavar o moinho que foi subsequentemente misturada com a pasta obtida. A pasta resultante obteve uma granulação menor que 5 μηη e um conteúdo sólido de 17,5% em peso.
Adicionou-se 1,162,81 gramas de Intermediário B, enquanto se agitava, a 1,260,40 gramas de Intermediário A. Enquanto sob agitação, adi- 25 cionou-se 210 gramas de Carbureto de Silício SIC 600 e 210 gramas de Carbureto de Silício SCD 320 (ambos disponíveis comercialmente a partir de Electro Abrasives). Após a obtenção de uma mistura homogênea, adicionou- se 760,80 gramas de água desionizada.
A composição de camada base resultante teve um conteúdo só- lido de 40% em peso e uma viscosidade de efluxo de 30 a 40s em copo no.
2, EZ.
Uma camada superior isenta de fluoropolímero foi preparada da seguinte forma: Enquanto sob agitação, adicionou-se a 188,20 gramas de Inchemrez PKHW 34 (resina de fenóxi disponível comercialmente a partir de Inchem) 47,60 gramas de Silrez MP 42E (resina de silício disponível comer- cialmente a partir de Wacker). A essa mistura foi então adicionado, enquanto 5 se agitava, uma pré-mistura de 3,30 gramas de água desionizada e 3,3 gra- mas de Dimetil Etanol Amina. Enquanto se agitava, adicionou-se 5,00 gra- mas de propileno Glicol, 1,70 gramas de Surfynol 104 BC (disponível comer- cialmente a partir da Air Products), 5,00 gramas de Dowanol PM (solvente disponível comercialmente a partir da Dow) e 1,70 gramas de Surfynol 440 10 (tensoativo disponível comercialmente a partir da Air Products). A essa mis- tura adicionou-se, enquanto se agitava, uma mistura dos seguintes compo- nentes: 16,00 gramas de Cymel 303 LF (melamina disponível comercialmen- te a partir da Cytec), 8,00 gramas de propileno glicol, 8,00 gramas de n- Butanol, 10,70 gramas de água desionizada e 5,30 gramas de Trietanolami- 15 na. A essa mistura, enquanto se agitava, adicionou-se 30,00 gramas de 50% em peso de pasta de óxido de alumínio sólido (SGD 1000 disponível comer- cialmente a partir de Mineral & Pigment Solutions Inc.) em água, 4,00 gra- mas de Ajac Black 611 (disponível comercialmente a partir de Solution Dis- persions Inc.) e 1,70 gramas de KW153 flash pearl (disponível comercial- 20 mente a partir de Wenzhou Kunwei Pearl Pigment Co ). Finalmente, adicio- nou-se, enquanto se agitava, 2,00 gramas de Acrysol RM 825 (um agente reológico disponível comercialmente a partir de Rohn e Haas).
A camada base foi aplicada por aspersão através de aplicação de HVLP (volume elevado, baixa pressão) com uma pistola Binks Machl 25 alimentada por sucção (pressão de 4 a 10 PSI na ponta, e 0,9 mm de bocal) a um substrato de alumínio que tem um Ra típico de 0,77 a 1,00 μΐη, a uma película seca de 15 a 18 mícrons de espessura, e seca subsequentemente a 100°C por 3 a 5 minutos.
A camada superior foi aplicada por aspersão de uma forma simi- Iar no topo da camada base seca, a uma película seca de 12 a 15 mícrons de espessura, e secada subsequentemente por 3 a 5 minutos a 100° C.
O revestimento de duas camadas resultante foi curado subse- quentemente por 5 a 7 minutos a uma Temperatura de Pico de Metal de 288° C.
As panelas revestidas foram então submetidas aos testes de abrasão Scotch Brite, de liberação do ovo e da Pata de Tigre.
Resultados do teste de abrasão Scotch Brite:
Panela No. Ciclos Resultados
Controlei 150.000 Substratovisivel
Exemplo 1 >200.000 Degradação mínima do revestimento
Resultados do teste de liberação de ovo Panela No. ciclos de abrasão Resultado
Controle 1
Exemplo 1
0 10 10.000 10 40.000 10 120.000 2 0 10 10.000 10 40.000 8 120.000 6 Resultado do Teste Pata de Tigre Panela Resultado
Controle 1 Arranhamento de superfície claramente visível de re-
vestimento sem substrato visível Exemplo Menor arranhamento de superfície de revestimento
sem substrato visível
Esses resultados de testes demonstram que o revestimento an-
tiaderente isento de fluorocarbono, de acordo com a presente invenção, for- nece menos danos e mais resistência a desgaste que o revestimento antia- derente contendo fluoropolímero mais moderno, enquanto mantém proprie- dades de liberação aceitáveis.
Claims (20)
1. Composição de revestimento antiaderente que compreende uma resina de fenóxi de base aquosa, um reticulador, e um composto de silício, a dita composição sendo substancialmente isenta de resina de fluoro- carbono.
2. Composição de revestimento, de acordo com a reivindicação 1, em que o dito reticulador é melamina.
3. Revestimento, de acordo com a reivindicação 1, que compre- ende um ou mais epóxis.
4. Revestimento, de acordo com a reivindicação 3, que compre- ende uma emulsão aquosa funcional de epóxi modificada por ácido fosfórico.
5. Revestimento, de acordo com a reivindicação 1, em que o dito revestimento é uma única camada e compreende ao menos uma poliamida- imida ou um epóxi.
6. Revestimento, de acordo com a reivindicação 1, que compre- ende com base na resina sólida total, 30 a 85% em peso de resina de fenóxi,0 a 15% em peso de epóxi, 8 a 25% em peso de reticulador e 5 a 70% em peso de composto de silício.
7. Revestimento, de acordo com a reivindicação 1, que compre- ende 10 a 110% em peso de partículas inorgânicas de resina sólida total com dureza Mohs de ao menos 5.
8. Artigo revestido compreendendo um substrato revestido com um produto de uma mistura de resina de fenóxi de base aquosa e reticula- dor, e um composto de silício, o dito produto sendo substancialmente isento de resina de fluorocarbono.
9. Artigo revestido, de acordo com a reivindicação 8, em que o dito produto compreende um sistema antiaderente de múltiplas camadas, incluindo uma primeira camada e uma camada externa, em que a dita pri- meira camada não é formada a partir de uma mistura contendo um compos- to de silício, e ao menos uma das outras camadas é formada de uma mistura contendo um composto de silício.
10. Artigo revestido, de acordo com a reivindicação 9, em que o as ditas camadas além da dita camada externa compreendem o produto de uma mistura de resina de fenóxi de base aquosa, reticulador, e ao menos um dentre uma resina epóxi ou uma resina de poliamidaimida.
11. Artigo revestido, de acordo com a reivindicação 9, em que uma ou mais das ditas camadas contêm um enchedor selecionado a partir do grupo que consiste em sulfato de bário, sulfato de cálcio, carbonato de cálcio, sílicas e silicatos.
12. Método para revestir um substrato compreendendo aplicar uma composição de revestimento ao dito substrato compreendendo uma resina de fenóxi de base aquosa e reticulador, e um composto de silício, a dita composição sendo substancialmente isenta de resina de fluorocarbono, seguido por secar e curar a dita composição de revestimento.
13. Método, de acordo com a reivindicação 12, em que o dito substrato compreende alumínio ou um artigo formado de alumínio.
14. Método, de acordo com a reivindicação 12, em que o dito substrato compreende aço inoxidável jateado ou um artigo de aço inoxidável jateado.
15. Método, de acordo com a reivindicação 12, em que a dita resina de fenóxi é aplicada como uma dispersão da dita resina em água com um tensoativo.
16. Método, de acordo com a reivindicação 12, em que a dita resina de fenóxi é aplicada como um pó de polímero com um líquido orgâni- co.
17. Método, de acordo com a reivindicação 12, em que o dito reticulador é melamina.
18. Método para revestir um substrato compreendendo aplicar uma composição de revestimento ao dito substrato compreendendo uma resina de fenóxi de base aquosa e reticulador, e um composto de silício, a dita composição de revestimento sendo substancialmente isenta de resina de fluorocarbono, compreendendo as etapas seqüenciais de: A. Preparar a superfície do substrato para o revestimento; B. Aplicar o revestimento como uma única camada ou como um revestimento antiaderente de múltiplas camadas, onde a primeira camada compreende a resina de fenóxi e reticulador, e um composto de silício se o revestimento é aplicado como um revestimento antiaderente de uma cama- da, e se o revestimento é aplicado como um revestimento antiaderente de múltiplas camadas, uma ou mais das camadas além da primeira camada compreendem uma composto de silício; e C. Assar o substrato revestido até a sua cura.
19. Método, de acordo com a reivindicação 18, em que o dito assamento é executado em temperaturas na faixa de aproximadamente 200 a 350°C.
20. Método, de acordo com a reivindicação 18, em que o dito reticulador é melamina.
Applications Claiming Priority (5)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
US85397206P | 2006-10-24 | 2006-10-24 | |
US60/853,972 | 2006-10-24 | ||
EP06123672.5 | 2006-11-08 | ||
EP06123672 | 2006-11-08 | ||
PCT/US2007/082079 WO2008051901A2 (en) | 2006-10-24 | 2007-10-22 | Non-stick coating composition |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BRPI0717982A2 true BRPI0717982A2 (pt) | 2013-11-12 |
Family
ID=37763786
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BRPI0717982-0A BRPI0717982A2 (pt) | 2006-10-24 | 2007-10-22 | Composição de revestimento antiaderente |
Country Status (2)
Country | Link |
---|---|
BR (1) | BRPI0717982A2 (pt) |
RU (1) | RU2009119427A (pt) |
-
2007
- 2007-10-22 BR BRPI0717982-0A patent/BRPI0717982A2/pt not_active IP Right Cessation
- 2007-10-22 RU RU2009119427/05A patent/RU2009119427A/ru not_active Application Discontinuation
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
RU2009119427A (ru) | 2010-11-27 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
US8507602B2 (en) | Non-stick coating composition | |
US6863974B2 (en) | Multilayer non-stick coating | |
JP5319297B2 (ja) | ダイヤモンド粒子を含む非付着性被膜組成物および前記組成物が適用された基材 | |
CN101534966B (zh) | 具有粘附性和耐污不粘涂层的玻璃制品 | |
JP6794346B2 (ja) | 芳香族ポリマーを含む水性の半製品および一次製品である焦げつき防止コーティング組成物 | |
US8883299B2 (en) | Composition for use as non-stick coating | |
ES2347647T3 (es) | Revestimiento anti-adhesivo multicapa. | |
KR20090005142A (ko) | 비점착 마무리재 | |
BRPI0717982A2 (pt) | Composição de revestimento antiaderente | |
US8147915B2 (en) | Non-stick coating composition | |
BR112018004306B1 (pt) | Composição de revestimento, composição de revestimento antiaderente, revestimento, e item | |
TWI472584B (zh) | 非黏性表面塗層 | |
BR112021015491A2 (pt) | Formulação de tinta para utensílios de cozinha |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B25A | Requested transfer of rights approved |
Owner name: WHITFORD B.V. (NL) |
|
B08F | Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette] |
Free format text: REFERENTE A 7A ANUIDADE. |
|
B08K | Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette] |
Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2277 DE 26/08/2014. |