BRPI0714069A2 - aparelho de ajustar o ángulo de passo das láminas de hélice, hélice de passo variável, função de controle que pode ser implementada em um computador, e método para ajustar o ángulo de passo das láminas de hélice - Google Patents

aparelho de ajustar o ángulo de passo das láminas de hélice, hélice de passo variável, função de controle que pode ser implementada em um computador, e método para ajustar o ángulo de passo das láminas de hélice Download PDF

Info

Publication number
BRPI0714069A2
BRPI0714069A2 BRPI0714069-0A BRPI0714069A BRPI0714069A2 BR PI0714069 A2 BRPI0714069 A2 BR PI0714069A2 BR PI0714069 A BRPI0714069 A BR PI0714069A BR PI0714069 A2 BRPI0714069 A2 BR PI0714069A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
propeller
blade
adjusting
propeller blades
pitch angle
Prior art date
Application number
BRPI0714069-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Klaus-Peter Neitzke
Thorsten Schroeer
Original Assignee
Airbus Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Airbus Gmbh filed Critical Airbus Gmbh
Publication of BRPI0714069A2 publication Critical patent/BRPI0714069A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B64AIRCRAFT; AVIATION; COSMONAUTICS
    • B64CAEROPLANES; HELICOPTERS
    • B64C11/00Propellers, e.g. of ducted type; Features common to propellers and rotors for rotorcraft
    • B64C11/30Blade pitch-changing mechanisms
    • B64C11/32Blade pitch-changing mechanisms mechanical
    • B64C11/325Blade pitch-changing mechanisms mechanical comprising feathering, braking or stopping systems

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Aviation & Aerospace Engineering (AREA)
  • Structures Of Non-Positive Displacement Pumps (AREA)
  • Details Of Spanners, Wrenches, And Screw Drivers And Accessories (AREA)
  • Joining Of Building Structures In Genera (AREA)
  • Wind Motors (AREA)
  • Control Of Vehicle Engines Or Engines For Specific Uses (AREA)

Abstract

APARELHO DE AJUSTAR PARA AJUSTAR O áNGULO DE PASSO DAS LáMINAS DE HéLICE, HéLICE DE PASSO VARIáVEL, FUNçãO DE CONTROLE QUE PODE SER IMPLEMENTADA EM UM COMPUTADOR, E MéTODO PARA AJUSTAR O áNGULO DE PASSO DAS LáMINAS DE HéLICE. A presente invenção refere-se a um aparelho de ajustar (9) para ajustar o ângulo de passo das lâminas de hélice (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8) de uma hélice de passo variável em uma primeira faixa de ângulo de passo de lâmina com ângulos de passo positivos em que as lâminas da hélice (10) produzem força axial, em uma segunda faixa de ângulo de passo de lâmina, em uma terceira faixa de ângulo de passo de lâmina com ângulos de passo negativos, em que as lâminas de hélice produzem força axial de reversão com a hélice girando na mesma direção, em que a faixa de ângulo de passo na qual o arrasto de lâmina é um mínimo, bem como também uma faixa de ângulos de passo positivos com baixa força axial e uma faixa de ângulos de passo negativos com baixa força axial de reversão pelo menos um primeiro grupo (A) das lâminas de hélice (1, 2,..) pode ser girado através da segunda faixa de ângulo de passo de lâmina, com ângulos de passo críticos enquanto as lâminas de hélice em outro grupo (B) estão em uma faixa de ângulo de passo de lâmina positivo. Função e método de controle implementável por computador de hélice de passo variável correspondentes também são descritos.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "APARELHO DE AJUSTAR PARA AJUSTAR O ÂNGULO DE PASSO DAS LÂMINAS DE HÉLICE, HÉLICE DE PASSO VARIÁVEL, FUNÇÃO DE CONTROLE QUE PODE SER IMPLEMENTADA EM UM COMPUTADOR, E MÉTODO PARA AJUSTAR O ÂNGULO DE PASSO DAS LÂMINAS DE HÉLICE".
A presente invenção refere-se a um aparelho de ajustar para ajustar o ângulo de passo das lâminas de hélice de uma hélice de passo va- riável, a uma hélice de passo variável, a um aparelho de controle para co- mandar um aparelho de ajustar, a uma função de controle que pode ser im- plementada em um computador para ajustar o aparelho de ajustar, e a um método para ajustar o ângulo de passo das lâminas de hélice.
Aeronave de alto desempenho acionada por hélice tem hélices de passo variável em que o ângulo de passo das lâminas de hélice pode ser combinado para as respectivas condições de vôo (decolagem, vôo subindo, vôo de cruzeiro, vôo descendo, aterrissagem), e, na fase final do processo de aterrissagem, pode ser fixada para produzir força axial de reversão para propósito de frenagem. Para o modo de vôo, as lâminas de hélice são fixa- das para um ângulo de passo definido positivo, enquanto o ângulo de passo das lâminas de hélice no modo de força axial de reversão é negativo, com a hélice girando na mesma direção.
Durante a transição desde o modo de força axial para o modo de força axial de reversão, as lâminas de hélice devem ser giradas desde a fai- xa de ângulo de passo positivo para a faixa de ângulo de passo negativo. Durante o processo, a hélice é acionado pelo vento de movimento. Em uma zona crítica durante a transição de ângulo de passo positivo para negativo, quer dizer quando a hélice não está produzindo nem uma força axial positiva nem uma força axial de reversão, a velocidade de rotação da hélice sobe a um valor alto porque o arrasto aerodinâmico sobre as lâminas de hélice é então baixo. Isto leva a uma carga alta sobre todo o sistema de acionamen- to, em particular sobre uma turbina contida nele. De acordo com a técnica anterior, a meta é superar este problema principalmente por torção das lâmi- nas de hélice, projeto reduzindo os componentes de acionamento carregado, e/ou passando particularmente depressa, através da zona crítica, em que nem força axial nem força axial de reversão está sendo produzida. Porém, todas estas medidas têm desvantagens associadas.
O objetivo da invenção é prover um aparelho de ajustar melho- rado para ajustar o ângulo de passo das lâminas de hélice de uma hélice de passo variável, uma hélice de passo variável, um aparelho de controle para mover o aparelho de ajustar, uma função de controle que pode ser imple- mentada em um computador para ajustar o aparelho de ajustar, e um méto- do para ajustar o ângulo de passo das lâminas de hélice, por meio do qual o sistema de acionamento é ligeiramente carregado em força axial de rever- são.
Este objetivo é alcançado pelas matérias expostas das reivindi- cações independentes. As versões adicionais são especificadas nas reivin- dicações dependentes que se referem de volta para eles. A invenção provê uma hélice de passo variável tendo várias lâ-
minas de hélice que podem ser ajustadas entre ângulos de passo em que a hélice produz força axial e ângulo de passos em que a hélice produz força axial de reversão enquanto girando na mesma direção, e com um aparelho de ajustar para ajustar o ângulo de passo da lâmina de hélice, com as lâmi- nas de hélice sendo giradas durante o ajuste através de uma zona crítica em que elas não produzem nem força axial nem força axial de reversão. A in- venção provê para as lâminas de hélice serem agrupadas em pelo menos um primeiro grupo de lâminas de hélice e um segundo grupo de lâminas de hélice, e para o aparelho de ajustar ser projetado de tal forma que as lâmi- nas de hélice em um grupo são giradas através da zona crítica enquanto as lâminas de hélice no outro grupo não estão localizadas na zona crítica.
Um exemplo da hélice de passo variável de acordo com a inven- ção provê para o aparelho de ajustar a ser projetado de tal forma que so- mente as lâminas de hélice em um grupo são giradas através da zona crítica no sentido de produzir força axial de reversão, com a força axial de reversão produzida pelas lâminas de hélice que foram giradas através da zona crítica sendo maior que a força axial produzida pelas lâminas de hélice que não foram giradas através da zona crítica.
Outro exemplo da hélice de passo variável de acordo com a in- venção provê para o aparelho de ajustar a ser projetado de tal forma que os grupos das lâminas de hélice são girados através da zona crítica em tempos diferentes, de forma que as lâminas de hélice em um grupo produzem força axial de força axial ou força axial de reversão enquanto as lâminas de hélice no outro grupo não são produtoras nem de força axial nem força axial de reversão, e vice-versa.
De acordo com uma versão da hélice de passo variável de acor- do com a invenção, as lâminas de hélice são montadas em uma raiz de lâ- mina de forma que elas podem girar sobre um eixo de lâmina que se esten- de radialmente com respeito ao eixo de hélice, e o aparelho de ajustar inclui pelo menos um jugo, que pode ser movimentado na direção longitudinal do eixo de hélice, e elementos intermediários que são acoplados em uma forma articulada entre o jugo e pontos de ação de força que são providos excêntri- camente com respeito ao eixo de lâmina na raiz de lâmina da respectiva lâ- mina de hélice, cujos elementos intermediários causam a lâmina de hélice a girar em torno de seu eixo quando o jugo é movimentado na direção longitu- dinal do eixo de hélice, com os pontos de ação de força de um grupo de lâ- minas de hélice e do outro grupo de lâminas de hélice sendo deslocados com respeito um ao outro de forma tal que as lâminas de hélice em um gru- po são giradas através da zona crítica enquanto as lâminas de hélice no ou- tro grupo não são localizadas na zona crítica.
De acordo com uma versão da hélice de passo variável de acor- do com a invenção, a hélice tem um número par de lâminas de hélice, que são agrupadas em dois grupos de lâminas de hélice que são deslocados individualmente um com respeito ao outro.
Uma versão exemplificativa da invenção será descrita no texto seguinte, com referência às figuras anexadas, nas quais: A Figura 1 mostra uma vista de perspectiva simplificada de uma
hélice de passo variáveld e acordo com uma versão exemplificativa da in- venção; A Figura 2 mostra uma vista em perspectiva aumentada deta- lhada da raiz da lâmina de uma lâmina de hélice da hélice de passo variável ilustrado na Figura 1;
As Figuras 3a e 3b mostra ilustrações esquemáticas de um e- xemplo de aparelho de ajustar para ajustar as lâminas de hélice da hélice mostrado na Figura 1, mostrando uma vista vertical da raiz de lâmina mos- trada na Figura 2, do eixo de hélice;
A Figura 4 mostra um gráfico ilustrando o ângulo de passo de dois grupos das lâminas de hélice como uma função de um ângulo de passo de referência;
A Figura 5a mostra uma ilustração em perspectiva de um exem- plo adicional do aparelho de ajustar em uma primeira posição;
A Figura 5b mostra uma ilustração em perspectiva do exemplo adicional do aparelho de ajustar na Figure 5a, em uma segunda posição; A Figura 6a mostra uma ilustração em perspectiva de um exem-
plo adicional do aparelho de ajustar em uma primeira posição;
A Figura 6b mostra uma ilustração em perspectiva do exemplo adicional do aparelho de ajustar na Figura 6a, em uma segunda posição;
A Figura 7a mostra uma ilustração esquemática de uma hélice tendo quatro lâminas de hélice, com um exemplo de um primeiro grupo de lâminas de hélice sendo mostrado em negrito;
As Figuras 7b e 7c mostram uma ilustração esquemática de uma hélice tendo seis lâminas de hélice com dois exemplos adicionais de um primeiro grupo de lâminas de hélice sendo mostradas em negrito, com duas lâminas de hélice no caso da hélice da Figura 7b, e três lâminas de hélice no caso da hélice da Figura 7c formando o primeiro grupo de lâminas de hélice;
As Figuras 7d e 7e mostram uma ilustração esquemática de uma hélice tendo oito lâminas de hélice com dois exemplos adicionais de um pri- meiro grupo de lâminas de hélice sendo mostrado em negrito, com duas lâ- minas de hélice no caso da hélice da Figura 7d, e três lâminas de hélice no caso da hélice da Figura 7e formando o primeiro grupo de lâminas de hélice;
A Figura 7f mostra uma ilustração esquemática de uma hélice tendo nove lâminas de hélice com um exemplo de um primeiro grupo de lâ- minas de hélice sendo mostrado em negrito, com três lâminas de hélice for- mando o primeiro grupo de lâminas da hélice no caso da hélice da Figura 7f.
A Figura 1 mostra uma ilustração em perspectiva de uma hélice 10 para uma aeronave moderna de alto desempenho acionada por hélice, que tem várias lâminas de hélice 1, 2, .... A hélice 10 pode, em particular, ser acionado por uma turbina. O ângulo de passo das lâminas de hélice 1, 2, ... pode ser individualmente ajustado, de tal forma que a posição das lâmi- nas de hélice pode ser combinada ao estado de vôo da aeronave, quer di- zer, decolagem, aterrissagem, vôo de cruzeiro, vôo descendo ou vôo subin- do. Além disso, o ângulo de passo das lâminas de hélice 1, 2, ... pode ser também ajustado de tal forma que a hélice produza força axial de reversão enquanto girando na mesma direção, de forma que a aeronave pode ser fre- ada na fase final do processo de aterrissagem por meio da força axial de reversão. O ângulo de passo das lâminas de hélice 1, 2, ... é definido ser positivo para o modo de força axial, e negativo para o modo de força axial de reversão. Cada uma das lâminas de hélice 1,2, ... pode ser girada em torno de um eixo Y, que funciona essencialmente na direção longitudinal de cada lâmina de hélice 1, 2,... e radialmente com respeito ao eixo de hélice X. A Figura 2 mostra a raiz de lâmina 93 da lâmina de hélice 1 da
Figura 1, aumentada e simplificada. O eixo X do cubo de hélice 11 que está na frente na direção de visão é indicado somente por linhas tracejadas.
As Figuras 3a e 3b mostram, esquematicamente, um aparelho de ajustar 9 que é usado para ajustar as lâminas de hélice 1,2, .... Este apa- relho de ajustar 9, na versão exemplificativa ilustrada tem um jugo 94 que pode ser movido na direção do eixo de hélice X, e elementos intermediários 91 e 92 que estão acoplados em uma forma articulada entre o jugo 94 e a
raiz de lâmina 93 da respectiva lâmina de hélice 1,2.....Na raiz de lâmina
93, os elementos intermediários 91, 92 estão acoplados aos respectivos pontos de ação de força 95, que são dispostos excêntricamente com respei- to ao eixo de lâmina Y, na forma de uma manivela. Quando o jugo 94 é mo- vido na direção do eixo de hélice X, a lâmina de hélice 1, 2, ... é deste modo girada sobre seu eixo Y. Em vez de ser implementada neste forma, o apare- lho de ajustar 9 pode ser também implementado em qualquer outra maneira adequada, por exemplo por meio de rodas de engrenagem, barras dentadas ou outros meios.
As lâminas de hélice 1, 2, ... da hélice 10 são agrupadas em pe-
lo menos um primeiro grupo A de lâminas de hélice e um segundo grupo B de lâminas de hélice, e o aparelho de ajustar 9 é projetado para ajustar as lâminas de hélice em grupos de tal forma que as lâminas de hélice em um grupo B são giradas através da zona crítica, que já foi discutida na introdu- ção e em que as lâminas de hélice produzem não produzem nem força axial nem força axial de reversão, e são portanto sujeitas somente a uma peque- na quantidade de arrasto aerodinâmico, enquanto as lâminas de hélice no outro grupo A não estão localizadas na zona crítica, e vice-versa.
De acordo com uma versão exemplificativa da invenção, o apa- relho de ajustar 9 é projetado de tal forma que somente as lâminas de hélice em um grupo B são giradas através da zona crítica no sentido de produzir força axial de reversão enquanto as outras lâminas de hélice, especificamen- te aquelas no grupo A, estão ainda produzindo força axial, pelo menos até certa extensão. Esta situação é ilustrada na Figura 4. Neste caso, o ângulo de passo das lâminas de hélice no grupo A é ilustrado por uma linha traceja- da-pontilhada, enquanto o ângulo de passo das lâminas de hélice no grupo B é ilustrado na forma de uma linha sólida, para ser preciso como uma fun- ção de um ângulo de passo de referência que, acima de 20°, cooresponde essencialmente ao ângulo de passo das lâminas de hélice 1,2, .... Quando o ângulo de passo é reduzido desde um valor inicial de
cerca de 48°, o ângulo de passo das lâminas de hélice em ambos os grupos A, B é inicialmente reduzido pela mesma extensão até, um ângulo de passo de cerca de 20°, existe uma diferença entre as lâminas de hélice no grupo A e as lâminas de hélice no grupo B. Enquanto o ângulo de passo das lâminas de hélice no grupo A estagna em aproximadamente 18° quando o ângulo de referência está sendo reduzido, quer dizer ele não diminui mais nada, existe uma diminuição adicional no ângulo de passo das lâminas de hélice no gru- po B através do cruzamento de zero para ângulo de passo de cerca de -15°. Isto significa que as lâminas de hélice no grupo B produzem força axial de reversão, enquanto as lâminas de hélice no grupo A estão ainda fixadas pa- ra produzir uma quantidade pequena de força axial. A força axial de reversão que é produzida pelas lâminas de hélice do grupo B que foram giradas atra- vés da zona crítica é neste caso maior do que a força axial que é produzida pelas lâminas de hélice de grupo A que não foram giradas através da zona crítica, no sentido de produzir a força axial de reversão desejada, global.
De acordo com outra versão exemplificativa da invenção, o apa- relho de ajustar 9 é projetado de tal forma que ambas as lâminas de hélice no grupo A e as lâminas de hélice no grupo B são giradas através da zona crítica, mas em tempos diferentes, de forma que as lâminas de hélice em um grupo B produzem força axial ou força axial de reversão quando as lâminas de hélice no outro grupo A não estão produzindo nem força axial nem força axial de reversão, quer dizer, elas estão localizadas na zona crítica, e vice- versa. Isto assegura que as lâminas de hélice em um grupo, que não estão localizadas na zona crítica, produzam arrasto suficiente no sentido de preve- nir de ser excedida a máxima velocidade de rotação permissível do aciona- mento de hélice.
Na versão exemplificativa ilustrada esquematicamente nas Figu-
ras 3a e 3b, a posição dos pontos de ação de força 95 nas raízes de lâmina 93 juntamente com o comprimento dos elementos intermediários 91 e 92 e a posição do pelo menos um jugo 94 com respeito ao eixo de hélice X são es- colhidos de tal forma que as lâminas de hélice em um grupo B são então de fato precisamente sendo giradas através da zona crítica enquanto as lâmi- nas de hélice no outro grupo A ainda não alcançaram ou não estão mais lo- calizadas na zona crítica. Isto é ilustrado esquematicamente pelas posições circunferencialmente diferentes dos pontos de ação de força 95 na raiz de lâmina 93 e as posições diferentes do jugo 94 com respeito ao eixo de hélice X.
O aparelho de ajustar 9 de acordo com a invenção é planejado para ajustar o ângulo de passo das lâminas de hélice 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 de uma hélice de passo variável
• em uma primeira faixa de ângulo de passo de lâmina com ân- gulos de passo positivos em que as lâminas de hélice 10 produzem força axial.
■ em uma segunda faixa de ângulo de passo de lâmina,
■ em uma terceira faixa de ângulo de passo de lâmina com ângu- lo de passo negativo, na qual as lâminas de hélice produzem força axial de reversão com a hélice girando na mesma direção,
a segunda faixa de ângulo de passo de lâmina é uma faixa in- termediária de ângulo de passo localizada entre a primeira e a segunda faixa de ângulo de passo de lâmina e inclui aquela faixa de ângulo de passo na qual o arrasto de lâmina é um mínimo, bem como também uma faixa de ân- gulos de passo positivos com baixa força axial e um faixa de ângulos de passo negativos com baixa força axial de reversão. A faixa de ângulos de passo positivos com força axial baixa localizada na segunda faixa de ângulo de passo de lâmina pode se estender desde o ponto de mínimo arrasto em particular até o ponto de 10% da máxima força axial positiva. Além disso, a faixa de ângulos de passo negativos com força axial baixa localizada na se- gunda faixa de ângulo de passo de lâmina pode se estender desde o ponto de mínimo arrasto em particular até o ponto de 10% da máxima força axial negativa. O aparelho de ajustar é usado para ajustar as lâminas de hélice 1, 2, ... desde a primeira até a terceira faixa de ângulo de passo de lâmina, e vice-versa, enquanto operando-as por meio de um aparelho operacional. Neste caso, o aparelho de ajustar 9 é projetado de tal forma que pelo menos um primeiro grupo A das lâminas de hélice 1,2, ... pode ser girado através da segunda faixa de ângulo de passo de lâmina com ângulos de passos crí- ticos enquanto as lâminas de hélice no outro grupo B estão em uma faixa de ângulo de passo positivo.
Em particular, o aparelho de ajustar 9 pode ser projetado de tal forma que somente o primeiro grupo B das lâminas de hélice pode ser girado através da segunda faixa de ângulo de passo para a terceira faixa de ângulo de passo de lâmina no sentido de produzir força axial de reversão, com a força axial de reversão que é produzida pelas lâminas de hélice B que foram giradas através da faixa de ângulo de passo de lâmina em que o ângulo de passo é crítico sendo maior do que a força axial produzida pelas lâminas de hélice no primeiro grupo A quando a hélice de passo variável está na posi- ção de força axial de reversão.
O aparelho de ajustar 9 pode ser também projetado de tal forma que cada um de pelo menos dois grupos A, B, das lâminas de hélice, pode ser girado desde a primeira faixa de ângulo de passo de lâmina através da segunda faixa de ângulo de passo de lâmina até a terceira faixa de ângulo de passo de lâmina com um deslocamento de tempo com respeito um ao outro.
Em particular, o deslocamento de tempo pode ser fixado de tal forma que é possível prover uma fixação de lâmina de hélice em que as lâ- minas de hélice em um grupo B são localizadas na primeira ou na terceira faixa de ângulo de passo de lâmina enquanto as lâminas de hélice no outro grupo A são localizadas na segunda faixa de ângulo de passo de lâmina, e vice-versa.
Em geral, quer dizer nos exemplos e variantes da invenção, este procedimento pode ser automaticamente alcançado por meio de um apare- Iho de controle que envia sinais de comando apropriados para um aparelho operacional ou aparelho de acionamento, conectado a montante do aparelho de ajustar, em um modo operacional de força axial de reversão que é ativa- do manualmente ou via sinais. Adicionalmente, um aparelho operacional ou aparelho de acionamento conectado a montante do aparelho de ajustar pode mover o aparelho de ajustar para a posição de força axial de reversão, com o aparelho de ajustar produzindo o ajuste de deslocamento de tempo de grupos de lâminas de hélice via peças de conexão mecânicas, que conec- tam o elemento de ajustar às lâminas de hélice.
O aparelho de ajustar 9 pode ter também os aparelhos de acio- namento para ajustar o ângulo de passo de, em cada caso, uma lâmina de hélice, que são conectados via linhas de sinal ou dados ao aparelho opera- cional para comandar o aparelho de acionamento e para ajustar as lâminas de hélice.
Em geral, o aparelho de ajustar pode ter um elemento de ajustar ou uma pluralidade de elementos de ajustar, que podem ser operados ou ajustados por meio de um aparelho operacional. No sentido de ajustar as lâminas de hélice, é possível prover para o pelo menos um elemento de a- justar do aparelho de ajustar para ser acopladoàs lâminas de hélice por meio de elementos intermediários, em particular com pelo menos um elemento intermediário 91 sendo provido para ajustar em cada caso uma lâmina de hélice 1, 2, ... e em cada caso sendo articulado por um lado no elemento de ajustar 94 e por outro lado em um aparelho de conectar 95 da respectiva
lâmina de hélice 1,2.....Os modos já descritos de ajustar as lâminas de
hélice em grupos na base do ajuste do pelo menos um elemento de ajustar podem deste modo serem alcançados pelo projeto cinemático na base do acoplamento mecânico das peças de conexão tais como os elementos in- termediários ou a disposição geométrica do pelo menos um elemento de ajustar, pelo menos um elemento intermediário e o aparelho de conectar, com uma função de transferência para ajuste de lâmina resultante como uma função do ajuste do elemento de ajustar, para o qual
■ em uma primeira faixa de ajuste do pelo menos um elemento de ajustar, os ângulos de passo dos vários grupos de lâminas de hélice es- tão na primeira faixa de ângulo de passo de lâmina e diferem em particular pela quantidade máxima de 10 graus,
■ em uma segunda faixa de ajuste de pelo menos um elemento de ajustar, os ângulos de passo de um primeiro grupo de lâminas de hélice
estão na segunda faixa de ângulo de passo de lâmina e os ângulos de passo dos grupos adicionais B das lâminas de hélice estão na primeira faixa de ângulo de passo de lâmina,
■ em uma terceira faixa de ajuste de pelo menos um elemento de ajustar, no sentido de implementar um modo operacional de força axial de
reversão, os ângulos de passo do primeiro grupo de lâminas de hélice estão na terceira faixa de ângulo de passo de lâmina, e os ângulos de passo dos grupos adicionais B das lâminas de hélice estão na primeira faixa de ângulo de passo de lâmina.
Neste caso, o aparelho de ajustar 9 pode, em particular, ser im- plementado de tal forma que
■ uma manivela 92, 192, 292 é encaixada em uma forma rotacio- nalmente fixa a cada lâmina de hélice, em cuja manivela 92, 192, 292, em
cada caso, é provido um aparelho de conectar 95, 195, 295 para manter a articulação de um elemento intermediário, com o aparelho de conectar 95, 195, 295 sendo localizado excêntricamente com respeito ao eixo de hélice,
■ pelo menos um elemento intermediário 91, 191, 291 para ajus- tar em cada caso uma lâmina de hélice 1,2, ..., que está em cada caso arti- culada por um lado no elemento de ajustar 94 e por outro lado no aparelho de conectar 95, 195, 295,
■ o aparelho de ajustar 9 tem um ou mais elementos de ajustar para acoplar a saída do aparelho operacional e os elementos intermediários.
Em uma implementação do aparelho de ajustar tendo uma plura-
lidade de elementos de ajustar para ajustar lâminas de hélice em grupos, é possível em particular para cada elemento de ajustar ser guiado de tal forma que ele pode ser movido por meio de um aparelho de guia que funciona ao longo do eixo de hélice X, como uma barra de guia ou rede de guia, com o ângulo de rotação do elemento de ajustar sendo constante enquanto ele es- tá sendo movido. Neste caso, em particular, um aparelho de guia pode ser provido para em cada caso um elemento de ajustar, e/ou um aparelho de guia pode ser provido para uma pluralidade de elementos de ajustar. Neste caso, os elementos de ajustar podem ser dispostos no mesmo aparelho de guia. Alternativamente, uma pluralidade de aparelhos de guia pode ser tam- bém provida, com cada elemento de ajustar que é alocado a um grupo de lâminas de hélice sendo disposto em um aparelho de guia dedicado.
Em uma versão exemplificativa adicional do aparelho de ajustar 9, este aparelho de ajustar 9 pode ter pelo menos um fuso que funciona na direção longitudinal do eixo de hélice Xeo qual o elemento de ajustar 94, 194 pode ser movido, com o ângulo de rotação sendo variado. O elemento de ajustar pode ser ajustado pelo aparelho operacional por rotação ou por movimento sobre o fuso. Junto com ajuste do elemento de ajustar, a cinemá- tica dos elementos intermediários então resulta nas lâminas de hélice sendo ajustadas. Neste caso, se é provida uma pluralidade de fusos, um fuso pode ser provido para, em cada caso, um elemento de ajustar e/ou, se é provido um fuso, um fuso pode ser provido para uma pluralidade de elementos de ajustar.
Em uma versão exemplificativa adicional do aparelho de ajustar 9, em cada caso um elemento de ajustar 194, 294 pode ser provido para cada grupo de lâminas de hélice, em particular com os elementos de ajustar sendo dispostos no mesmo aparelho de fuso ou guia. Se é provida uma plu- ralidade de aparelhos de fusos ou guia, cada elemento de ajustar que é alo- cado para um grupo de lâminas de hélice pode ser disposto em um aparelho de fuso ou guia dedicado. Nesta versão, cada fuso por si mesmo pode ajus- tar uma lâmina de hélice via um ou mais elementos de ajustar. Neste caso, os elementos de ajustar 194, 294, cada um dos
quais pode ser mecanicamente acoplado em particular a grupos diferentes das lâminas de hélice. Os elementos de ajustar são acoplados via elementos intermediários a aparelhos de conectar 95 nas raízes de lâmina 93 das lâmi- nas de hélice de, em cada caso, um grupo e, por exemplo, o primeiro grupo A de lâminas de hélice. No sentido de permitir às lâminas de hélice serem ajustadas em grupos, as posições de rotação dos aparelhos de conectar que pertencem ao primeiro grupo de lâminas de hélice em cada caso são deslo- cadas com respeito um ao outro visto na direção de rotação sobre os eixos de hélice com respeito aos aparelhos de conectar 95 nas raízes de lâmina 93 de pelo menos um grupo adicional B.
Em uma versão alternativa da invenção, é provida uma plurali- dade de elementos de ajustar no sentido de ajustar as lâminas de hélice em grupos, cujos elementos de ajustar não são mecanicamente acoplados mas são movidos independentemente por meio do aparelho de controle e/ou o aparelho operacional de forma que cada elemento de ajustar 194, 294 ajusta um grupo de lâminas de hélice, e cada elemento de ajustar é operado inde- pendentemente por meio de um aparelho operacional e um aparelho de a- cionamento.
Em uma versão adicional, o aparelho de ajustar pode ter um e- Iemento de ajustar 294 que pode ser girado por meio do aparelho operacio- nal sobre o eixo de hélice X, como também, em cada caso, um elemento intermediário que é articulado ao elemento de ajustar e o respectivo apare- lho de conectar da respectiva lâmina de hélice. Para este propósito, em par- ticular, o aparelho de ajustar 9 pode ter um fuso que funciona na direção longitudinal do eixo de hélice X em que o elemento de ajustar 94, 194 pode ser movido com o ângulo de rotação sendo variado. Alternativamente, o e- Iemento de ajustar pode ser guiado de tal forma que ele pode ser movido por meio de um aparelho de guia que funciona ao longo do eixo de hélice X, com o ângulo de rotação do elemento de ajustar sendo constante enquanto ele está sendo movido, em cujo caso um aparelho de guia pode ser provido pa- ra, em cada caso, um elemento de ajustar, e/ou um aparelho de guia pode ser provido para uma pluralidade de elementos de ajustar.
A disposição das lâminas de hélice, quer dizer, a configuração dos grupos de lâminas de hélice para seu ajuste de deslocamento de tempo, pode, em particular, ser como segue:
um número par de lâminas de hélice e raízes de lâmina 93 po- dem ser providos e o aparelho de ajustar pode ser provido para acoplar a um número par de raízes de lâmina 93, com as lâminas de hélice no primeiro grupo A de lâminas de hélice sendo alternadamente dispostas com as lâmi- nas de hélice no segundo grupo B de lâminas de hélice, vistas na direção de rotação em torno do eixo de hélice X. Em particular, quatro lâminas de hélice e raízes de lâmina 93
podem ser providas, e o aparelho de ajustar pode ser projetado para acoplar a um total de quatro lâminas de hélice, das quais duas lâminas de hélice que são opostas com respeito ao eixo de hélice X são alocadas ao primeiro gru- po de lâminas de hélice (Figura 7a). Em particular, seis ou oito lâminas de hélice e raízes de lâmina
93 podem ser providas (Figuras 7b e 7c, e Figuras 7d e 7e), e o aparelho de ajustar pode ser conseqüentemente projetado para acoplar a um total de seis ou oito lâminas de hélice, das quais um total de duas lâminas de hélice que são opostas com respeito ao eixo de hélice (X) formam o primeiro grupo de lâminas de hélice (Figuras 7b e 7d). Alternativamente, um total de seis ou oito lâminas de hélice podem formar o primeiro grupo de lâminas de hélice tendo três (Figura 7c) ou quatro (Figura 7e) lâminas de hélice, com a posição das lâminas de hélice no primeiro grupo sendo determinadas de forma que elas alternam com as lâminas de hélice no segundo grupo, vistas na direção de rotação em torno do eixo de hélice X.
Além disso, um total de nove lâminas de hélice e raízes de lâmi- na 93 podem ser providas, e o aparelho de ajustar pode ser acoplado para acoplamento a um total de nove lâminas de hélice, das quais um total de três lâminas de hélice que são localizadas deste modo são alocadas para o pri- meiro grupo de lâminas de hélice, em que duas lâminas de hélice para o se- gundo grupo de lâminas de hélice são localizadas entre duas lâminas de hélice adjacentes 95 no primeiro grupo de lâminas de hélice, vistas na dire- ção de rotação em torno do eixo de hélice X.
Além disso, pode ser provida uma pluralidade de primeiros gru- pos A de lâminas de hélice.
Além disso, de acordo com a invenção, é provida uma hélice de passo variável tendo aparelho de ajustar baseado no conceito acima e os exemplos individuais que já foram descritos. A hélice de passo variável tem um eixo de hélice e uma pluralidade de raízes de lâmina que são ajustadas a ela junto à sua direção circunferencial, cada uma tendo um dispositivo de mancai para suportar em cada caso uma lâmina de hélice, em cujo caso uma lâmina de hélice 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 é montada no respectivo dispositivo de mancai de tal forma que ela pode girar em torno de um eixo de lâmina Y que se estende em um ângulo, e em particular radialmente, com respeito ao eixo de hélice X. Neste caso, o número de raízes de lâmina 93, com pontos de ação de força 95 e a disposição das raízes de lâmina 93 do primeiro gru- po A de lâminas de hélice pode ser descrito como antes relativamente às raízes de lâmina 93 do segundo grupo A, vistas na direção de rotação em torno do eixo de hélice X. Além disso, de acordo com a invenção, é provido um aparelho de controle para comandar um aparelho de ajustar, cujas variantes já foram descritas. Os aparelho de controle produz comandos de controle ou sinais de controle no modo operacional de força axial de reversão na base de um sinal que fixa ou provê o modo operacional de força axial de reversão no dispositivo de controle. Os comandos de controle ou sinais de controle são passados para um aparelho operacional e/ou aparelho de acionamento que, em particular, ajusta mecanicamente o aparelho de ajustar, e deste modo ajusta o ângulo de passo de lâmina das lâminas de hélice nos grupos. O aparelho de controle pode ser na forma de um computador
digital ou analógico. Conseqüentemente, de acordo com a invenção, uma função de controle que pode ser implementada em um computador é tam- bém provida para ajustar um aparelho de ajustar para hélices, com o pro- grama de controle usando dados para ajustar lâminas de hélice da hélice como uma variável de entrada e, como uma saída, produzir variáveis de co- mando para operar o aparelho de ajustar de acordo com a invenção.
De acordo com a invenção, é também provido um método para ajustar os ângulos de passo positivo das lâminas de hélice 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 de uma hélice de passo variável, que · em uma primeira faixa de ângulo de passo de lâmina com ân-
gulos de passo positivos em que as lâminas de hélice 10 produzem força axial,
■ em uma segunda faixa de ângulo de passo de lâmina, • em uma terceira faixa de ângulo de passo de lâmina com ângu- Ios de passo negativos, em que as lâminas de hélice produzem força axial de reversão com a hélice girando na mesma direção,
com a segunda faixa de ângulo de passo de lâmina sendo uma faixa de ângulo de passo intermediário localizada entre a primeira e a se- gunda faixa de ângulo de passo de lâmina, que inclui a faixa de ângulo de passo na qual o arrasto de lâmina é um mínimo, bem como também uma faixa de ângulo de passo positivo com baixa força axial e uma faixa de ângu- los de passo negativos com baixa força axial de reversão. O método provê ■ um modo operacional de vôo de cruzeiro, em que os ângulos de passo dos vários grupos de lâminas de hélice estão na primeira faixa de ângulo de passo de lâmina,
■ um modo operacional de força axial de reversão.
Neste caso,
■ em uma primeira faixa de ajuste do pelo menos um elemento de ajustar, os ângulos de passo dos vários grupos de lâminas de hélice es- tão na primeira faixa de ângulo de passo de lâmina,
■ em uma segunda faixa de ajuste do pelo menos um elemento de ajustar, os ângulos de passo de um primeiro grupo de lâminas de hélice
estão na segunda faixa de ângulo de passo de lâmina de ângulos de passo críticos e os ângulos de passo dos grupos adicionais (B) de lâminas de héli- ce estão na primeira faixa de ângulo de passo de lâmina,
• em uma terceira faixa de ajuste do pelo menos um elemento de ajustar, no sentido de prover um modo operacional de força axial de rever- são, os ângulos de passo do primeiro grupo de lâminas de hélice estão na terceira faixa de ângulo de passo de lâmina e o ângulo de passo dos grupos adicionais (B) das lâminas de hélice estão na primeira faixa de ângulo de passo de lâmina.
No método para ajustar o ângulo de passo das lâminas de hélice
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 de uma hélice de passo variável, é possível prover que no modo operacional de força axial de reversão, somente as lâminas de hé- lice no pelo menos um grupo B podem ser giradas através da segunda faixa de ângulos de passo críticos para a terceira faixa de ângulo de passo, em cujo caso, quando a hélice de passo variável está na posição de força axial de reversão, a força axial de reversão que é produzida por aquelas lâminas de hélice B as quais foram giradas através da faixa de ângulos de passo crí- ticos é maior do que a força axial que é produzida pelas outras lâminas de hélice A.
Alternativamente, no método de acordo com a invenção para
ajustar o ângulo de passo das lâminas de hélice 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 de uma hélice de passo variável, é possível prover que no modo operacional de for- ça axial de reversão, pelo menos dois grupos A, B das lâminas de hélice são cada um deles girados com um deslocamento de tempo com respeito um ao outro desde a primeira faixa de ajuste através da segunda faixa ângulos de passo críticos para a terceira faixa, de tal forma que a colocação de lâminas de hélice pode ser provida para as quais as lâminas de hélice do um grupo (B) são localizadas na primeira ou terceira fixa de ângulo de passo, enquan- to as lâminas de hélice do outro grupo A são localizadas na segunda faixa de ângulos de passo críticos, e vice-versa.
A hélice de passo variável descrita tem várias vantagens. A ve- Iocidade de rotação de marcha lenta que acontece na força axial de reversão pode ser mantida em um valor baixo evitando deste modo carga excessiva nos componentes do acionamento de hélice. Os componentes de aciona- mento da hélice, em particular como uma turbina de acionar a hélice, não necessitam ser projetados para carregamento excessivo na faixa crítica, e deste modo leva a uma economia de peso. A torção das lâminas de hélice pode ser otimizado para vôo de cruzeiro, desde que não há necessidade de aumentar o arrasto aerodinâmico para a faixa crítica das lâminas de hélice por meio de torção principal delas. A normalmente "zona crítica" ou a segun- da faixa de ângulo de passo de lâmina não necessita ser passada particu- Iarmente depressa, já que a força axial de reversão da hélice de passo vari- ável pode ser bem fixada, a hélice de passo variável pode ser também usa- da para controle de ângulo de guinada quando freando na presença de um vento lateral.
Lista de símbolos de referência 1,2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 Lâminas de Hélice
9 Aparelho de ajustar
Hélice
11 Cubo
91, 92 Elementos Intermediários
93 Raiz de Lâmina
94 Jugo
95 Ponto de Ação de Força

Claims (31)

1. Aparelho de ajustar (9) para ajustar o ângulo de passo das lâminas de hélice (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8) de uma hélice de passo variável . em uma primeira faixa de ângulo de passo de lâmina com ân- guio de passo positivo, em que as lâminas de hélice (10) produzem força axial, . em uma segunda faixa de ângulo de passo de lâmina, . em uma terceira faixa de ângulo de passo de lâmina com ângu- lo de passo negativo, em que as lâminas de hélice produzem força axial de reversão com a hélice girando na mesma direção, com a segunda faixa de ângulo de passo de lâmina sendo uma faixa intermediária de ângulo de passo localizada entre a primeira e a se- gunda faixa de ângulo de passo de lâmina, que inclui a faixa de ângulo de passo na qual o arrasto de lâmina é um mínimo, bem como também uma faixa de ângulo de passo positivo com baixa força axial e um faixa de ângu- los de passo negativos com baixa força axial de reversão, e com o aparelho de ajustar sendo capaz de prover ajuste das lâ- minas de hélice (1,2,...) desde a primeira até a terceira faixa de ângulo de passo de lâmina e vice versa, caracterizado pelo fato de que o aparelho de ajustar (9) é proje- tado de tal forma, que na sua base, sendo operado por meio de um aparelho operacional, pelo menos um primeiro grupo (A) das lâminas de hélice (1, 2, ...) pode ser girado através da segunda faixa de ângulo de passo de lâmina, enquanto as lâminas de hélice em outro grupo (B) estão em uma faixa de ângulo de passo de lâmina positivo.
2. Aparelho de ajustar de acordo com a reivindicação 1, caracte- rizado pelo fato de que o aparelho de ajustar (9) é projetado de tal forma que somente o primeiro grupo (B) das lâminas de hélice pode ser girado através da segunda faixa de ângulo de passo para a terceira faixa de ângulo de pas- so de lâmina no sentido de produzir força axial de reversão, com a força axi- al de reversão que é produzida pelas lâminas de hélice (B) que foram gira- das através da faixa de ângulo de passo de lâmina de ângulos de passo cri- ticos sendo maior do que a força axial produzida pelas lâminas de hélice no primeiro grupo (A) quando a hélice de passo variável está na posição de for- ça axial reversa.
3. Aparelho de ajustar (9) de acordo com a reivindicação 1, ca- racterizado pelo fato de que o aparelho de ajustar (9) é projetado de tal for- ma que cada um dos pelo menos dois grupos (A, B) das lâminas de hélice podem ser girados com um deslocamento de tempo com respeito um ao ou- tro desde a primeira faixa de ângulo de passo de lâmina através da segunda faixa de ângulo de passo de lâmina para a terceira faixa de ângulo de passo de lâmina, com o deslocamento de tempo sendo fixado de tal forma que uma colocação de lâmina de hélice pode ser provida na qual as lâminas de hélice no grupo (B) são localizadas na primeira ou terceira faixa de ângulo de pas- so de lâmina, enquanto as lâminas de hélice no outro grupo (A) são localiza- das na segunda faixa de ângulo de passo de lâmina, e vice-versa.
4. Aparelho de ajustar (9) de acordo com a reivindicação 1, 2 ou 3, caracterizado pelo fato de que o aparelho de ajustar tem aparelhos de acionamento para ajustar o ângulo de passo de, em cada caso, uma lâmina de hélice, cujos aparelhos de acionamento são conectados via linhas de si- nal ou dados ao aparelho operacional para comandar o aparelho de aciona- mento e para ajustar as lâminas de hélice.
5. Aparelho de ajustar (9) de acordo com a reivindicação 1, 2 ou 3, caracterizado pelo fato de que o aparelho de ajustar (9) tem . pelo menos um elemento de ajustar (94) que pode ser ajustado por meio de um aparelho operacional e pelo menos um elemento intermediário (91, 92) para ajustar em cada caso uma lâmina de hélice (1, 2, ...), que está em cada caso articulada por um lado no elemento de ajustar (94) e por outro lado no aparelho de co- nectar (95) da respectiva lâmina de hélice (1, 2, ...), com o arranjo geométrico incluindo o pelo menos um elemento de ajustar, o pelo menos um elemento intermediário e o aparelho de conec- tar (95, 195, 295) resultando em uma função de transferência de ajuste de passo de lâmina como uma função de ajuste do elemento de ajustar, para qual: . em uma primeira faixa de ajuste do pelo menos um elemento de ajustar, os ângulos de passo dos vários grupos de lâminas de hélice es- tão na primeira faixa de ângulo de passo de lâmina e diferem por uma quan- tidade máxima de 10 graus, . em uma segunda faixa de ajuste do pelo menos um elemento de ajustar, os ângulos de passo de um primeiro grupo de lâminas de hélice estão na segunda faixa de ângulo de passo de lâmina e os ângulos de passo dos grupos adicionais (B) das lâminas de hélice estão na primeira faixa de ângulo de passo de lâmina, . em uma terceira faixa de ajuste do pelo menos um elemento de ajustar, no sentido de implementar um modo operacional de força axial de reversão, os ângulos de passo do primeiro grupo de lâminas de hélice estão na terceira faixa de ângulo de passo de lâmina, e os ângulos de passo dos grupos adicionais (B) de lâminas de hélice estão na primeira faixa de ângulo de passo de lâmina.
6. Aparelho de ajustar (9) de acordo com a reivindicação 5, ca- racterizado pelo fato de que . uma manivela (92, 192, 292) é encaixada de uma forma rota- cionalmente fixa a cada lâmina de hélice, em cuja manivela (92, 192, 292) em cada caso um aparelho de conectar (95, 195, 295) é provido para manter articulado um elemento intermediário, com o aparelho de conectar (95, 195, 295) sendo localizado excentricamente com respeito ao eixo de hélice, . o pelo menos um elemento intermediário (91, 191, 291) para ajustar em cada caso uma lâmina de hélice (1, 2, ...), que está em cada ca- so articulada por um lado no elemento de ajustar (94) e por outro lado no aparelho de conectar (95, 195, 295), . o aparelho de ajustar (9) tem um ou mais elementos de ajustar para acoplar a saída do aparelho operacional e os elementos intermediários.
7. Aparelho de ajustar (9) de acordo com uma das reivindicaões precedentes 5 ou 6, caracterizado pelo fato de que cada elemento de ajustar é guiado de tal forma que ele pode ser movido por meio de um aparelho de guia que funciona ao longo do eixo de hélice (X), com o ângulo de rotação do elemento de ajustar sendo constante enquanto ele está sendo movido, em cujo caso um aparelho de guia pode ser provido para em cada caso um elemento de ajustar e/ou um aparelho de guia pode ser provido para uma pluralidade de elementos de ajustar.
8. Aparelho de ajustar (9) de acordo com a reivindicação 7, ca- racterizado pelo fato de que os elementos de ajustar são dispostos no mes- mo aparelho de guia, ou de que uma pluralidade de aparelhos de guia são providos, com cada elemento de ajustar que é associado com um grupo de lâminas de hélice sendo disposto em um aparelho de guia dedicado.
9. Aparelho de ajustar (9) de acordo com uma das reivindicaões precedentes 5 ou 6, caracterizado pelo fato de que o aparelho de ajustar (9) tem pelo menos um fuso o qual funciona na direção longitudinal do eixo de hélice (X), e sobre o qual o elemento de ajustar (94, 194) pode ser movido com o ângulo de rotação sendo variado, em cujo caso um fuso pode ser pro- vido em cujo caso um elemento de ajustar, e/ou um fuso pode ser provido para uma pluralidade de elementos de ajustar.
10. Aparelho de ajustar (9) de acordo com uma das reivindica- ões precedentes 5 ou 9, caracterizado pelo fato de que em cada caso um elemento de ajustar (194, 294) é provido para cada grupo de lâminas de hé- lice.
11. Aparelho de ajustar (9) de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que os elementos de ajustar são dispostos sobre o mesmo fuso ou em que uma pluralidade de fusos são providos, com cada elemento de ajustar que é associado com um grupo de lâminas de hélice sendo disposto em um fuso dedicado.
12. Aparelho de ajustar (9) de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que os elementos de ajustar (194, 294) para gru- pos diferentes de lâminas de hélice são mecanicamente acoplados, com os aparelhos de conectar (95) nas raízes de lâmina (93) do primeiro grupo (A) de lâminas de hélice em cada caso sendo deslocados um em relação ao outro na direção de rotação em torno dos eixos de hélice com respeito aos aparelhos de conectar (95) nas raízes de lâmina (93) do pelo menos um grupo adicional (B).
13. Aparelho de ajustar (9) de acordo com uma das reivindica- ões precedentes 1 a 4, caracterizado pelo fato de que cada elemento de a- justar (194, 294) ajusta um grupo de lâminas de hélice, e em que cada ele- mento de ajustar é operado independentemente por meio de um aparelho operacional e um aparelho de acionamento.
14. Aparelho de ajustar (9) de acordo com uma das reivindica- ões precedentes 5 a 8, caracterizado pelo fato de que o aparelho de ajustar tem um elemento de ajustar (294) que pode ser ajustado por meio do apare- lho operacional e que pode ser girado sobre o eixo de hélice (X), como tam- bém em cada caso um elemento intermediário que é articulado sobre o ele- mento de ajustar e o respectivo aparelho de conectar da respectiva lâmina de hélice.
15. Aparelho de ajustar (9) de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de que o aparelho de ajustar (9) tem um fuso que funciona na direção longitudinal do eixo de hélice (X) e no qual o elemento de ajustar (94, 194) pode ser movido com o ângulo de rotação sendo varia- do.
16. Aparelho de ajustar (9) de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de que cada elemento de ajustar é guiado de tal for- ma que ele pode ser movido por meio de um aparelho de guia que funciona ao longo do eixo de hélice (X), com o ângulo de rotação do elemento de a- justar sendo constante enquanto ele está sendo movido, em cujo caso um aparelho de guia pode ser provido para em cada caso um elemento de ajus- tar, e/ou um aparelho de guia pode ser provido para uma pluralidade de e- Iementos de ajustar.
17. Aparelho de ajustar (9) de acordo com uma das reivindica- ões precedentes, caracterizado pelo fato de que o aparelho de ajustar é pla- nejado para acoplar a um número par de raízes de lâmina (93), com as lâmi- nas de hélice no primeiro grupo (A) das lâminas de hélice sendo dispostas alternadamente com as lâminas de hélice no segundo grupo (B) das lâminas de hélice, vistas na direção de rotação sobre o eixo de hélice (X).
18. Aparelho de ajustar (9) de acordo com uma das reivindica- ões precedentes 1 a 16, caracterizado pelo fato de que o aparelho de ajustar é planejado para acoplar a um total de quatro lâminas de hélice, das quais duas lâminas de hélice que são opostas com respeito ao eixo de hélice (X) são alocadas ao primeiro grupo de lâminas de hélice.
19. Aparelho de ajustar (9) de acordo com uma das reivindica- ões precedentes 1 a 15, caracterizado pelo fato de que o aparelho de ajustar é acoplado a um total de seis ou oito lâminas de hélice, das quais um total de duas lâminas de hélice que são opostas com respeito ao eixo de hélice (X) são alocadas para o primeiro grupo de lâminas de hélice.
20. Aparelho de ajustar (9) de acordo com uma das reivindica- ões precedentes 1 a 15, caracterizado pelo fato de que o aparelho de ajustar está acoplado a um total de nove lâminas de hélice, das quais um total de três lâminas de hélice que estão localizadas deste modo são alocadas ao primeiro grupo de lâminas de hélice, em que duas lâminas de hélice para o segundo grupo de lâminas de hélice são localizadas entre duas lâminas de hélice adjacentes (95) no primeiro grupo de lâminas de hélice, vistas na dire- ção de rotação em torno do eixo de hélice (X).
21. Aparelho de ajustar (9) de acordo com uma das reivindica- ões precedentes, caracterizado pelo fato de que é provida uma pluralidade de primeiros grupos (A) de lâminas de hélice.
22. Hélice de passo variável com um aparelho de ajustar como definido em uma das reivindicações 6 a 21, com a hélice de passo variável tendo um eixo de hélice e uma pluralidade de raízes de lâmina, as quais são ajustadas a ele ao longo de sua direção circunferencial e cada um tem um dispositivo de mancai para suportar em cada caso uma lâmina de hélice, em cujo caso uma lâmina de hélice (1,2, ...) é montada no respectivo dispositi- vo de mancai de forma que ele pode girar em torno de um eixo de lâmina (Y) que se estende em um ângulo, e em particular radialmente, com respeito ao eixo de hélice (X).
23. Hélice de passo variável com um aparelho de ajustar (9) de acordo com a reivindicação 22, caracterizada pelo fato de que é provido um número par de raízes de lâmina (93) com pontos de ação de força (95), com os pontos de ação de força (95) das raízes de lâmina (93) do primeiro grupo (A) de lâminas de hélice sendo dispostos alternadamente com as raízes de lâmina (93) do segundo grupo (A) de lâminas de hélice, vistas na direção de rotação em torno do eixo de hélice (X).
24. Hélice de passo variável com um aparelho de ajustar (9) de acordo com a reivindicação 22, caracterizada pelo fato de que é provido um total de quatro pontos de ação de força (95) e eles são dispostos em cada caso em uma raiz de lâmina (93), dos quais dois pontos de ação de força (95) que são opostos com respeito ao eixo de hélice (X) são alocados ao primeiro grupo de lâminas de hélice.
25. Hélice de passo variável com um aparelho de ajustar (9) de acordo com a reivindicação 22, caracterizada pelo fato de que é provido um total de seis ou oito pontos de ação de força (95) que são dispostos em cada caso em uma raiz de lâmina (93), dos quais um total de dois pontos de ação de força (95) que são localizados opostos com respeito ao eixo de hélice (X) são alocados ao primeiro grupo de lâminas de hélice.
26. Hélice de passo variável com aparelho de ajustar (9) de a- cordo com a reivindicação 22, caracterizada pelo fato de que é provido um total de nove pontos de ação de força (95) que são dispostos em cada caso em uma raiz de lâmina (93), dos quais um total de três pontos de ação de força (95) que são localizados deste modo são alocados para o primeiro grupo de lâminas de hélice, em que dois pontos de ação de força (95) para o segundo grupo de lâminas de hélice são localizados entre dois pontos de ação de força adjacentes (95) para o primeiro grupo de lâminas de hélice, visto na direção de rotação em torno do eixo de hélice (X).
27. Aparelho de controle para comandar um aparelho de ajustar como definido em uma das reivindicações 1 a 26, a fim de ajustar o ângulo de passo de lâmina das lâminas de hélice para ajuste do aparelho de ajus- tar.
28. Função de controle que pode ser implementada em um computador para ajuste do aparelho de ajustar para hélices, com o programa de controle usando dados para ajustar lâminas de hélice da hélice como uma variável de entrada e, como uma saída, produzindo variáveis de co- mando para operarar o aparelho de ajustar como definido em uma das rei- vindicações 1 a 26.
29. Método para ajustar o ângulo de passo das lâminas de hélice (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8) de uma hélice de passo variável . em uma primeira faixa de ângulo de passo de lâmina com ân- gulos de passo positivos em que as lâminas de hélice (10) produzem força axial, . em uma segunda faixa de ângulo de passo de lâmina, . em uma terceira faixa de ângulo de passo de lâmina com ângu- los de passo negativos, em que as lâminas de hélice produzem força axial de reversão com a hélice girando na mesma direção, com a segunda faixa de ângulo de passo de lâmina sendo uma faixa de ângulo de passo intermediária localizada entre a primeira e a se- gunda faixa de ângulo de passo de lâmina, que inclui a faixa de ângulo de passo na qual o arrasto de lâmina é um mínimo, bem como também uma faixa de ângulo de passo positivo com baixa força axial e um faixa de ângu- Ios de passo negativos com baixa força axial de reversão, caracterizado pelo fato de que . o método provê um modo operacional de vôo de cruzeiro, em que os ângulos de passo dos vários grupos de lâminas de hélice estão na primeira faixa de ângulo de passo de lâmina, . o método fornece um modo operacional de força axial de rever- são no qual . em uma primeira faixa de ajuste do pelo menos um elemento de ajustar, os ângulos de passo dos vários grupos de lâminas de hélice es- tão na primeira faixa de ângulo de passo de lâmina, . em uma segunda faixa de ajuste do pelo menos um elemento de ajustar, os ângulos de passo de um primeiro grupo de lâminas de hélice estão na segunda faixa de ângulo de passo de lâmina de ângulos de passo críticos e os ângulos de passo dos grupos adicionais (B) de lâminas de héli- ce estão na primeira faixa de ângulo de passo de lâmina, . em uma terceira faixa de ajuste do pelo menos um elemento de ajustar, no sentido de prover um modo operacional de força axial de rever- são, os ângulos de passo do primeiro grupo de lâminas de hélice estão na terceira faixa de ângulo de passo de lâmina e o ângulo de passo dos grupos adicionais (B) das lâminas de hélice estão na primeira faixa de ângulo de passo de lâmina.
30. Método para ajustar o ângulo de passo das lâminas de hélice (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8) de uma hélice de passo variável de acordo com a rei- vindicação 29, caracterizado pelo fato de que, no modo operacional de força axial de reversão, somente as lâminas de hélice no pelo menos um grupo (B) podem ser giradas através da segunda faixa de ângulos de passo críti- cos para a terceira faixa de ângulos de passo, em cujo caso, quando a hélice de passo variável está na posição de força axial reversa, a força axial de reversão que é produzida por aquelas lâminas de hélice (B) que foram gira- das através da faixa de ângulos de passo críticos é maior do que a força a- xial que é produzida pelas outras lâminas de hélice (A).
31. Método para ajustar o ângulo de passo das lâminas de hélice (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8) de uma hélice de passo variável de acordo com a rei- vindicação 29, caracterizado pelo fato de que, no modo operacional de força axial de reversão, pelo menos dois grupos (A, B) das lâminas de hélice são cada um deles girados com um deslocamento de tempo com respeito um ao outro desde a primeira faixa de ajuste através da segunda faixa ângulos de passo críticos para a terceiro faixa, de tal forma que a colocação de lâminas de hélice pode ser provida para as quais as lâminas de hélice do um grupo (B) são localizadas na primeira ou terceira fixa de ângulo de passo, enquan- to as lâminas de hélice do outro grupo (A) são localizadas na segunda faixa de ângulos de passo críticos, e vice-versa.
BRPI0714069-0A 2006-06-24 2007-06-25 aparelho de ajustar o ángulo de passo das láminas de hélice, hélice de passo variável, função de controle que pode ser implementada em um computador, e método para ajustar o ángulo de passo das láminas de hélice BRPI0714069A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102006029057.7 2006-06-24
DE102006029057A DE102006029057A1 (de) 2006-06-24 2006-06-24 Verstellpropeller
PCT/IB2007/052451 WO2008001299A2 (en) 2006-06-24 2007-06-25 Adjusting apparatus for adjusting the pitch angle of propeller blades, variable-pitch propeller, control function which can be implemented in a computer, and method for adjusting the pitch angle of propeller blades

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0714069A2 true BRPI0714069A2 (pt) 2012-12-18

Family

ID=38725083

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0714069-0A BRPI0714069A2 (pt) 2006-06-24 2007-06-25 aparelho de ajustar o ángulo de passo das láminas de hélice, hélice de passo variável, função de controle que pode ser implementada em um computador, e método para ajustar o ángulo de passo das láminas de hélice

Country Status (10)

Country Link
US (1) US8109728B2 (pt)
EP (1) EP2032435B1 (pt)
JP (1) JP2009541143A (pt)
CN (1) CN101479151B (pt)
AT (1) ATE465083T1 (pt)
BR (1) BRPI0714069A2 (pt)
CA (1) CA2655236A1 (pt)
DE (2) DE102006029057A1 (pt)
RU (1) RU2446989C2 (pt)
WO (1) WO2008001299A2 (pt)

Families Citing this family (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8661781B2 (en) * 2009-02-13 2014-03-04 The Boeing Company Counter rotating fan design and variable blade row spacing optimization for low environmental impact
US8862310B2 (en) * 2012-06-06 2014-10-14 Simmonds Precision Products, Inc. Determining rotorcraft collective adjustment during ground test
DE102013012844B3 (de) 2013-08-02 2014-11-20 Voith Patent Gmbh Turbine für ein Strömungskraftwerk
US9821901B2 (en) 2013-11-21 2017-11-21 Pratt & Whitney Canada Corp. System and method for electronic propeller blade angle position feedback
EP2942518B1 (en) * 2014-05-08 2019-03-20 GE Renewable Technologies Double-regulated turbine, installation for converting hydraulic energy and process for the rehabilitation of a double-regulated turbine
EP3018054B1 (en) * 2014-11-07 2019-01-02 Airbus Defence and Space, S.A. Method for controlling an aircraft propeller system during thrust reversal
EP3241743B1 (en) 2016-05-02 2018-12-26 Ratier-Figeac SAS Blade pitch control
JP6971262B2 (ja) * 2016-05-18 2021-11-24 ザッカリー,キリアコス 可変ピッチプロペラ装置及びそれを使用する可変推力航空機
US10843790B2 (en) 2016-08-01 2020-11-24 Kitty Hawk Corporation Bistable pitch propeller system with bidirectional propeller rotation
CN108100195B (zh) * 2016-11-25 2019-09-17 成都天府新区光启未来技术研究院 用于螺旋桨设计的方法和装置
EP3326910A1 (en) * 2016-11-29 2018-05-30 Airbus Operations GmbH Aircraft having a drag compensation device based on a boundary layer ingesting fan
CN107902075B (zh) * 2017-11-09 2020-11-27 中国航发湖南动力机械研究所 静态变距螺旋桨
EP3543113B1 (en) * 2018-03-23 2021-05-26 Ge Avio S.r.l. System and method for propeller response enhancement during transition from ground to flight configuration for a turbopropeller engine
US20200324877A1 (en) * 2019-04-09 2020-10-15 Pratt & Whitney Canada Corp. Method and system for feathering a propeller

Family Cites Families (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB740466A (en) 1953-01-14 1955-11-16 Bristol Aeroplane Co Ltd Improvements in or relating to speed control systems for propulsion units having reversible pitch propellers
GB846703A (en) * 1956-10-05 1960-08-31 Rolls Royce Improvements in or relating to aircraft controls
FR2529699A1 (fr) * 1982-07-02 1984-01-06 Trt Telecom Radio Electr Dispositif de commande d'un appareil synchro recepteur a partir d'informations fournies, d'une part, par un appareil synchro emetteur et, d'autre part, par un organe numerique
JPS6058498U (ja) * 1983-09-29 1985-04-23 社団法人 日本航空宇宙工業会 可変ピツチプロペラのカウンタ−ウエイト機構
US4956289A (en) * 1987-03-16 1990-09-11 Brunswick Corporation Thin film membrane enzyme reactor and method of using same
US4958289A (en) * 1988-12-14 1990-09-18 General Electric Company Aircraft propeller speed control
US4993919A (en) * 1989-04-11 1991-02-19 United Technologies Corporation Discrete (on-off) feather signal to govern propeller overspeed
DE3929886A1 (de) * 1989-09-08 1991-03-28 Dornier Conrado Flugzeug mit um eine querachse kippbaren triebwerksgondeln
JPH07315297A (ja) * 1994-05-27 1995-12-05 Mitsubishi Heavy Ind Ltd 航空機の運動エネルギ蓄積装置
UA25596C2 (uk) * 1997-08-28 1999-07-19 Акціонерне Товариство "Мотор Січ" Реверсивhий повітряhий гвиhт
DE10065385A1 (de) * 2000-12-27 2002-07-04 Wolfgang Brix Luftschiff mit Propellerantrieb im Bug und im Heck
DE10257844A1 (de) * 2002-12-11 2004-07-15 Zf Friedrichshafen Ag Hubschrauber mit reduziertem Blatt-Wirbel-Wechselwirkungs-Lärm
US8651811B2 (en) * 2005-11-16 2014-02-18 Hamilton Sundstrand Control logic for a propeller system

Also Published As

Publication number Publication date
WO2008001299A3 (en) 2008-02-21
EP2032435A2 (en) 2009-03-11
WO2008001299A2 (en) 2008-01-03
JP2009541143A (ja) 2009-11-26
RU2009101980A (ru) 2010-08-10
CN101479151A (zh) 2009-07-08
RU2446989C2 (ru) 2012-04-10
DE102006029057A1 (de) 2008-01-03
EP2032435B1 (en) 2010-04-21
DE602007006014D1 (de) 2010-06-02
ATE465083T1 (de) 2010-05-15
CN101479151B (zh) 2013-05-01
US20090297348A1 (en) 2009-12-03
US8109728B2 (en) 2012-02-07
CA2655236A1 (en) 2008-01-03

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0714069A2 (pt) aparelho de ajustar o ángulo de passo das láminas de hélice, hélice de passo variável, função de controle que pode ser implementada em um computador, e método para ajustar o ángulo de passo das láminas de hélice
EP3501983B1 (en) Anti-torque system for a helicopter and method for controlling an anti-torque system for a helicopter
US4728261A (en) Propeller module for an aero gas turbine engine
JP5490880B2 (ja) ターボプロップのファンブレードのピッチを制御する可動アクチュエータ装置
EP2778061A1 (en) Tiltrotor control system with two rise/fall actuators
BRPI0714341A2 (pt) estrutura de pÁ de rotor retratÍl
CN102869570B (zh) 基于平衡块的涡轮螺旋桨发动机风扇叶片方向控制装置
BRPI1011339B1 (pt) Dispositivo de comando da orientação de lâminas de ventoinha de um turbopropulsor, e, turbopropulsor com dupla hélice
CN106143899B (zh) 变距旋翼及包括该变距旋翼的多旋翼飞行器及其飞行方法
CH702692B1 (de) Variable Leitschaufel und Verfahren zur Beseitigung einer aerodynamischen Erregung.
EP2902314A1 (en) High lift system for an aircraft and aircraft having such a high lift system
US20130134253A1 (en) Power Rotor Drive for Slowed Rotor Winged Aircraft
CN108473195A (zh) 用于控制涡轮发动机风扇叶片桨距的具有顺桨锁定栓的系统
EP2865593A1 (en) Pivoting blade counterweight
CN109533316A (zh) 一种可差动变距桨叶及直升机旋翼系统
EP2907747A1 (en) Cyclic pitch actuation system for counter-rotating propellers
US9878798B2 (en) Aircraft with counter-rotating turbofan engines
DE102010025718B4 (de) Hubschrauber-Rotorsteuereinrichtung
JP3150693B2 (ja) 可変ツイスト羽根を備えたプロペラ
EP3715243A1 (en) High-lift device, wing, and aircraft
CN106043671A (zh) 一种变距螺旋桨与装配该装置的飞行器
GB2050262A (en) Method and mechanism for changing the wingplan geometry of aeroplanes in flight
EP3293112A1 (en) Rotor for a hover-capable aircraft and related method of control
CN219406884U (zh) 一种可调节式共轴直升机螺距差控制机构
CN109466753A (zh) 机电铰链线旋转致动器

Legal Events

Date Code Title Description
B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: AIRBUS OPERATIONS GMBH (DE)

B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 7A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2261 DE 06/05/2014.