BRPI0713062A2 - composição farmacêutica compreendendo tetraidrolipstatina - Google Patents

composição farmacêutica compreendendo tetraidrolipstatina Download PDF

Info

Publication number
BRPI0713062A2
BRPI0713062A2 BRPI0713062-7A BRPI0713062A BRPI0713062A2 BR PI0713062 A2 BRPI0713062 A2 BR PI0713062A2 BR PI0713062 A BRPI0713062 A BR PI0713062A BR PI0713062 A2 BRPI0713062 A2 BR PI0713062A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
pharmaceutical composition
tetrahydrolipstatin
carrageenan
pellets
optionally
Prior art date
Application number
BRPI0713062-7A
Other languages
English (en)
Inventor
Tijana Stanic Ljubin
Tanja Rozman Peterka
Original Assignee
Lek Pharmaceuticals
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Lek Pharmaceuticals filed Critical Lek Pharmaceuticals
Publication of BRPI0713062A2 publication Critical patent/BRPI0713062A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K31/00Medicinal preparations containing organic active ingredients
    • A61K31/33Heterocyclic compounds
    • A61K31/335Heterocyclic compounds having oxygen as the only ring hetero atom, e.g. fungichromin
    • A61K31/365Lactones
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K9/00Medicinal preparations characterised by special physical form
    • A61K9/14Particulate form, e.g. powders, Processes for size reducing of pure drugs or the resulting products, Pure drug nanoparticles
    • A61K9/16Agglomerates; Granulates; Microbeadlets ; Microspheres; Pellets; Solid products obtained by spray drying, spray freeze drying, spray congealing,(multiple) emulsion solvent evaporation or extraction
    • A61K9/1605Excipients; Inactive ingredients
    • A61K9/1629Organic macromolecular compounds
    • A61K9/1652Polysaccharides, e.g. alginate, cellulose derivatives; Cyclodextrin

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Medicinal Chemistry (AREA)
  • Pharmacology & Pharmacy (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Bioinformatics & Cheminformatics (AREA)
  • Pharmaceuticals Containing Other Organic And Inorganic Compounds (AREA)
  • Medicinal Preparation (AREA)
  • Acyclic And Carbocyclic Compounds In Medicinal Compositions (AREA)
  • Medicines That Contain Protein Lipid Enzymes And Other Medicines (AREA)

Abstract

COMPOSIçãO FARMACêUTICA COMPREENDENDO TETRAIDROLIPSTATINA. A presente invenção refere-se a uma composição farmacêutica estável compreendendo tetraidrolipstatina, carragenina e opcionalmente outros excipientes farmaceuticamente aceitáveis, caracterizada em que é na forma de forma de dosagem sólida de unidade múltipla com características de estabilidade melhoradas.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "COMPOSI- ÇÃO FARMACÊUTICA COMPREENDENDO TETRAIDROLIPSTATINA".
CAMPO DA INVENÇÃO
A presente invenção pertence ao campo de tecnologia farma- cêutica e refere-se a uma composição farmacêutica nova compreendendo tetraidrolipstatina. Tetraidrolipstatina é uma substância farmacêutica ativa também conhecida como orlistat. Orlistat reduz a absorção de gordura dieté- tica e em uma tal maneira que previne e trata obesidade. A presente inven- ção refere-se a uma composição farmacêutica estável compreendendo te- traidrolipstatina, carragenina e opcionalmente outros excipientes farmaceuti- camente aceitáveis, caracterizada em que é na forma de forma de dosagem de unidade múltipla com características de estabilidade melhoradas.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
Tetraidrolipstatina é um inibidor de Iipase pancreática e é usado para o controle ou prevenção de obesidade e hiperlipemia. Quimicamente1 é éster de N-formil-L-leucina[2S-[2alfa(R*),3beta]]-1-[[3-hexil-4-oxo-2- oxetanil]metil]dodecila e é conhecido pelo nome genérico orlistat. O uso de tetraidrolipstatina como medicamento e composições farmacêuticas conten- do tetraidrolipstatina como agente ativo são descritos na patente US No. 4 598 089.
Na patente européia EP 0 921 796 B1 é revelado que tetraidro- lipstatina é suscetível à hidrólise e degradação térmica, particularmente quando armazenada em uma atmosfera úmida ou acima de 35°C em uma atmosfera seca.
Tetraidrolipstatina é comercializada por Hoffmann-La Roche com a marca Xenical®. De acordo com a orientação do originador escrita na em- balagem, o armazenamento em um lugar seco abaixo de 25°C em pacotes de bolha ou abaixo de 30°C quando armazenado em garrafas de vidro com dessecante é prescrito.
Além disso, a patente européia EP 0 921 796 B1 revela que a formulação de umas formas de dosagem contendo tetraidrolipstatina de uma mistura em pó ou através de procedimento de granulação a úmido conven- cional é problemática devido aos fenômenos de aderência aos punções e matrizes durante a compressão dos tabletes ou encapsulação.
EP 0 921 796 B1 revela composições farmacêuticas contendo tetraidrolipstatina como substância ativa, estabilizantes e excipientes farma- ceuticamente aceitáveis, caracterizadas em que elas são preferivelmente na forma de pelotas. A forma de pelota preferida requer a presença de celulose microcristalina e não caracteriza os fenômenos de aderência aos punções e matrizes e que o produto revelado na dita patente exibe estabilidade de te- traidrolipstatina superior.
Na Physicians' Desk Reference para cápsulas de Xenical® é re- velado que tetraidrolipstatina é substância praticamente insolúvel. Um tempo longo de desintegração da composição farmacêutica compreendendo tetrai- drolipstatina adicionalmente diminuiria a taxa de dissolução da tetraidrolips- tatina. Portanto, composição farmacêutica de desintegração rápida é dese- jada. Pelotas contendo celulose microcristalina não se desintegram, como é dito no International Journal of Phamaceutics, volume 109 (1994), págs. 221-227, que resulta em liberação lenta do fármaco, especialmente para substâncias de fármacos de solubilidade baixa, como é revelado no Europe- an Journal of Phamaceutics and Biopharmaceutics, volume 56 (2003), págs. 371-380 e European Journal of Phamaceutics and Biopharmaceutics, volu- me 59 (2005), págs. 127-131. Esta propriedade indesejada de pelotas pode ser apenas parcialmente superada mediante a adição de enchedores solú- veis, desintegrantes e quantidades altas de substâncias ativas de superfície. Desse modo, a produção de pelotas de liberação rápida através do método de extrusão/esferonização usando celulose microcristalina é difícil. Adicio- nalmente, poderia ser esperado que quantidades altas de substâncias ativas de superfície poderiam negativamente afetar a estabilidade da tetraidrolips- tatina, aumentando sua molhabilidade e, por conseguinte aumentando o grau de sua degradação hidrolítica.
Carragenina é conhecida da literatura como auxiliar de peletiza- ção novo que pode ser usado como uma alternativa a celulose microcristali- na em processo de extrusão/esferonização. O uso de carragenina como um auxiliar de peletização foi introduzido no European Journal of Phamaceutics and Bioparmaceutics, volume 59, 2005, págs., 127-131. No European Jour- nal of Phamaceutics and Bioparmaceutics, volume 63, 2006, págs., 59-67 e volume 63, 2006, págs. 68-75, é revelado que pelotas de qualidade alta que possuem características de desintegração rápida e de liberação rápida do fármaco podem ser preparadas com κ-carragenina.
Na literatura supracitada, diferentes substâncias farmacêuticas foram usadas para a preparação de pelotas usando carragenina, mas tetraidrolipstatina não foi mencionada.
No European Journal of Phamaceutics and Bioparmaceutics volume 59, 2005, págs. 127-131, é revelado que κ-carragenina requer conteúdo de água mais alto comparada à celulose microcristalina para produzir grânulos esféri- cos. Isto foi reconhecido como uma desvantagem da κ-carragenina à celulo- se microcristalina, por causa do processo de secagem longo e possível pro- blema de estabilidade para fármacos sensíveis.
Como pode ser concluído, nenhuma literatura revela de uma maneira satisfatória solucionar o problema de estabilidade ruim da formula- ção farmacêutica com tetraidrolipstatina. Nem nenhuma literatura revela so- lucionar o problema da estabilidade de qualquer outra substância de fármaco usando carragenina. Pelo contrário, presumiu-se que κ-carragenina pudesse negativamente afetar a estabilidade das substâncias de fármacos sensíveis à presença de água e calor durante processo de secagem longo.
Como é desejado que o produto de fármaco contenha tão pouco quanto possível produtos de degradação, ainda há uma necessidade por desenvolver uma composição farmacêutica estável compreendendo tetrai- drolipstatina onde estabilidade excelente contra umidade e calor durante a produção e armazenamento é alcançada.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
O assunto da invenção é uma composição farmacêutica com- preendendo tetraidrolipstatina, carragenina e opcionalmente outros excipien- tes farmaceuticamente aceitáveis, caracterizada em que a composição far- macêutica é na forma de uma forma de dosagem de unidade múltipla. Prefe- rivelmente, a dita composição compreende cerca de 2 a 80% p/p de carra- genina.
Composição farmacêutica de acordo com a presente invenção poderia também conter excipiente aceitável farmacêutico que pode ser sele- cionado de um grupo de enchedores, substâncias ativas de superfície, aglu- tinantes, desintegrantes, plasticizantes e outros excipientes farmaceutica- mente aceitáveis.
Composição farmacêutica de acordo com a presente invenção mostra resultados excelentes durante a testagem de estabilidade.
Outro assunto da invenção é a composição compreendendo te- traidrolipstatina caracterizada em que o aumento dos produtos de degrada- ção total na composição não é mais que cerca de 0,4% quando armazena- dos em condição acelerada de armazenamento de 40SC e 75% de umidade relativa durante 14 dias.
Outro assunto da invenção é um processo para a preparação de uma composição farmacêutica compreendendo de acordo com a presente invenção.
Outro assunto da invenção é um uso da composição de acordo com a presente invenção na fabricação de um medicamento útil para o tra- tamento de obesidade e hiperlipemia.
Outro assunto da invenção é um uso da composição de acordo com a presente invenção em um medicamento útil para o tratamento de o- besidade e hiperlipemia.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
A composição farmacêutica de acordo com a presente invenção compreende tetraidrolipstatina como uma substância ativa, carragenina e opcionalmente outros excipientes farmaceuticamente aceitáveis, caracteri- zada em que é na forma de formas de dosagem de unidade múltiplas, tais como grânulos, micro tabletes e pelotas, preferivelmente pelotas.
Foi surpreendentemente descoberto que a composição farma- cêutica de acordo com a presente invenção compreendendo tetraidrolipstati- na não só permite a produção de partículas de desintegração rápida e evita os fenômenos de aderência aos punções e matrizes durante a fabricação, mas também exibe estabilidade significativamente melhorada comparada à estabilidade da própria substância de tetraidrolipstatina pura. Foi descoberto portanto que carragenina também atua como estabilizante que não era sabi- do até então.
Como é revelado na literatura acima tetraidrolipstatina é subs- tância praticamente insolúvel. Uma vez que o tempo de desintegração longo da composição farmacêutica compreendendo tetraidrolipstatina adicional- mente diminui a taxa de dissolução de tetraidrolipstatina, composição de de- sintegração rápida é desejada. Para formar uma composição farmacêutica útil, selecionamos carragenina devido a sua propriedade para formar pelotas de desintegração a fim de se obter pelotas de desintegração compreenden- do tetraidrolipstatina através de método de extrusão/esferonização e assegu- rar liberação de tetraidrolipstatina rápida o bastante.
Um primeiro assunto da invenção é uma composição farmacêu- tica compreendendo tetraidrolipstatina, carragenina e opcionalmente outros excipientes farmaceuticamente aceitáveis, caracterizada em que a composi- ção farmacêutica é na forma de uma forma de dosagem de unidade múltipla, preferivelmente na forma de grânulos, micro tabletes ou pelotas, mais prefe- rivelmente na forma de pelotas.
A composição farmacêutica de acordo com a presente invenção compreende 10 a 90% p/p de tetraidrolipstatina, preferivelmente 40 a 60%, mais preferivelmente cerca de 50%.
A composição farmacêutica de acordo com a presente invenção compreende 2 a 80% p/p de carragenina, preferivelmente 10 a 30%, mais preferivelmente 20%.
A composição farmacêutica de acordo com a presente invenção pode também compreender até 80% p/p de enchedores, preferivelmente 20 a 30%, tais enchedores são selecionados de um grupo de lactose, amido, sucrose, glicose, manitol, sorbitol, celulose em pó, diidrato de fosfato de di- cálcio, sulfato de cálcio, sulfato de bário, e outros enchedores farmaceutica- mente aceitáveis, preferivelmente enchedores são lactose ou diidrato de fos- fato de dicálcio.
A composição farmacêutica de acordo com a presente invenção pode opcionalmente compreender até 2% p/p, preferivelmente cerca de 1% de substâncias ativas de superfície, tais como polissorbato, Iauril sulfato de sódio, preferivelmente Iauril sulfato de sódio.
A composição farmacêutica de acordo com a presente invenção poderia também conter aglutinantes, tais como polivinilpirrolidona, derivados de celulose e dextrina, como também polímeros tendo solubilidade depen- dente de pH, tais como carboximetilcelulose sódica, como também políme- ros entéricos como os que são solúveis em valores de pH mais altos por e- xemplo mais altos que cerca de pH 5,0-5,5 tais como goma-laca, copolíme- ros de ácido metacrílico e ésteres de hidroxialquilcelulose, tais como ftalato de hidroxipropil metilcelulose e succinato de acetato de hidroxipropil metilce- lulose. Estes polímeros poderiam ser úteis para alcançar taxa de dissolução que está em todos os valores de pH fisiológico comparáveis à taxa de disso- lução da formulação contendo tetraidrolipstatina presente no mercado, a sa- ber Xenical® (originador Hoffmann-La Roche).
A composição farmacêutica de acordo com a presente invenção poderia também conter plasticizantes, tais como por exemplo polietileno gli- cóis de peso molecular diferente, álcool cetílico, azeite de oliva, óleo de ríci- no, monoglicerídeos, ftalato de dietila, citrato de trietila, sebacato de dibutila, preferivelmente citrato de trietila.
A composição farmacêutica de acordo com a presente invenção pode opcionalmente conter desintegrantes, tais como crospovidona, glicolato de amido de sódio, croscarmelose sódica.
A composição farmacêutica de acordo com a presente invenção pode ser enchida em saches ou cápsulas, preferivelmente cápsulas duras. A composição farmacêutica estável de acordo com a presente invenção pode também ser compactada em tabletes junto com excipientes farmaceutica- mente aceitáveis tais como enchedores de tablete, aglutinantes, agentes desintegrantes, deslizantes, lubrificantes etc.
A composição farmacêutica de acordo com a presente invenção foi preparada pelo método de extrusão/esferonização que é bem conhecido da técnica. Literatura que revela o dito método é, por exemplo Encyclopedia of Phamaceutical Technology, Mareei Dekker Inc. (1988), Vol. 11: págs. 369-393 e International Journal of Pharmaceutics 116 (1995) págs. 131- 136.
Também outros métodos conhecidos da técnica poderiam ser usados para a preparação da formulação da presente invenção. Tais méto- dos são granulação ou peletização de cisalhamento alto, peletização de rotor direto, granulação ou formação de tablete de leito fluido.
Outro assunto da invenção é um processo para a preparação de uma composição farmacêutica compreendendo tetraidrolipstatina, carrageni- na e opcionalmente outros excipientes farmaceuticamente aceitáveis, com- preendendo as etapas de:
a) preparar uma massa úmida compreendendo tetraidrolipstatina, carragenina e opcionalmente outros excipientes farmaceuticamente aceitá- veis,
b) extrusar a massa úmida obtida no extrusado,
c) esferonizar o extrusado obtido em pelotas úmidas,
d) secar as pelotas úmidas obtidas,
e) opcionalmente, peneirar as pelotas secas.
Etapa a) compreende as sub-etapas de:
a1) mistura seca de tetraidrolipstatina, carragenina e opcionalmente outros excipientes farmaceuticamente aceitáveis, a2) peneiração da mistura em pó,
a3) granulação da mistura em pó peneirada com água des- mineralizada para obter uma massa úmida para extrusão.
Em outra opção, etapa a) compreende as sub-etapas de: a1') mistura seca de tetraidrolipstatina, carragenina e opcionalmente outros excipientes farmaceuticamente aceitáveis, peneiração da mistura em pó,
a2') dissolução do aglutinante e/ou da substância ativa de superfície e/ou plasticizante em água desmineralizada, a3') granulação da mistura em pó peneirada com a solução do aglutinante e/ou da substância ativa de superfície e/ou plasticizante em água desmineralizada para obter uma massa úmida para extrusão.
Um processo preferido da presente invenção compreende as etapas de:
a) mistura seca de tetraidrolipstatina, carragenina e opcionalmente outros excipientes farmaceuticamente aceitáveis, incluindo também a penei- ração da mistura em pó,
b) opcionalmente dissolução do aglutinante e/ou da substância ati- va de superfície e/ou plasticizante em água desmineralizada,
c) granulação da mistura em pó peneirada com água desminerali- zada ou opcionalmente com a solução do aglutinante e/ou a substância ativa de superfície e/ou plasticizante em água desmineralizada para obter a mas- sa úmida para extrusão,
d) extrusão da massa úmida obtida para extrusão através de extru- sora para obter o extrusado,
e) esferonização do extrusado obtido através do esferonizador para obter as pelotas úmidas,
f) secagem das pelotas úmidas,
g) peneiração das pelotas secadas.
Outro assunto da invenção é uma composição farmacêutica compreendendo tetraidrolipstatina, carragenina e opcionalmente outros exci- pientes farmaceuticamente aceitáveis obtida pelo processo da presente in- venção.
Outro assunto da invenção é uma composição farmacêutica compreendendo tetraidrolipstatina, carragenina e opcionalmente outros exci- pientes farmaceuticamente aceitáveis obtenível pelo processo da presente invenção.
Composição farmacêutica de acordo com a presente invenção surpreendentemente mostrou estabilidade excelente quando armazenada em temperatura acima de 359C em uma atmosfera úmida ou em uma seca. Uma estabilidade da amostra de acordo com a presente invenção significa um aumento de produtos de degradação total em porcentagem durante 14 dias, armazenados a 40 ± 2°C e 75 ± 5% de umidade relativa. A dita condi- ção de armazenamento foi selecionada de acordo com a U. S. Food and Drug Administration, Centro para avaliação e pesquisa de fármacos - pa- drões de normais de ICH para testagem da estabilidade.
Estabilidade foi medida para a composição farmacêutica de a- cordo com a presente invenção (observada como Exemplo 1), a formulação farmacêutica de acordo com EP 0 921 796 B1 (observada como Exemplo 2) e formulação farmacêutica contendo tetraidrolipstatina e está presente no mercado com nome comercial Xenical® (originador Hoffmann-La Roche). O aumento dos produtos de degradação total foi também medido para subs- tância de tetraidrolipstatina em si. Os resultados são apresentados na tabela 1.
Tabela 1: Aumento dos produtos de degradação total (%)
<table>table see original document page 10</column></row><table>
Os resultados de estabilidade mostram que não há nenhuma diferença significativa na estabilidade da formulação farmacêutica preparada de acordo com EP 0 921 796 B1 e formulação farmacêutica presente no mercado que contém tetraidrolipstatina, a saber Xenical®. Em ambas as for- mulações foi observado aumento alto dos produtos de degradação total quando expostos à temperatura elevada em frascos de vidro vedados ou temperatura elevada e umidade alta no estudo com prato aberto. Pelo con- trário, nenhum aumento dos produtos de degradação total foi observado na composição farmacêutica de acordo com a presente invenção quando ex- postos às mesmas condições aceleradas de armazenamento.
Outro assunto da invenção é a composição compreendendo te- traidrolipstatina caracterizada em que o aumento dos produtos de degrada- ção total na composição não é mais que cerca de 0,4%, preferivelmente não mais que cerca de 0,25%, mais preferivelmente não mais que cerca de 0,1%, quando armazenados em condição acelerada de armazenamento de 40°C e 75% de umidade relativa durante 14 dias.
Os Exemplos a seguir ilustram a presente invenção em mais de- talhe, mas não são intencionados a limitar sua extensão.
Exemplo 1
<table>table see original document page 11</column></row><table> Preparação das pelotas
As pelotas foram preparadas nas etapas a seguir:
1. mistura seca de tetraidrolipstatina, carragenina, Iactose e Iauril sulfato de sódio,
2. peneiração da mistura em pó,
3. granulação da mistura em pó peneirada com água desminerali- zada - obtendo massa úmida para extrusão,
4. extrusão da massa úmida obtida para extrusão através de extru- sora - obtendo o extrusado,
5. esferonização do extrusado obtido através de esferonizador - obtendo as pelotas úmidas, 6. secagem das pelotas úmidas,
7. peneiração das pelotas secadas - obtendo fração selecionada das pelotas.
Exemplo 2 (Exemplo Comparativo)
<table>table see original document page 12</column></row><table>
Preparação das pelotas
As pelotas foram preparadas nas etapas a seguir:
1. dissolução de Iauril sulfato de sódio e povidona K 30 em água desmineralizada por um agitador - obtendo a solução A,
2. mistura seca de tetraidrolipstatina, celulose microcristalina e Qli- colato de amido de sódio.
3. peneiração da mistura em pó,
4. granulação da mistura em pó peneirada com solução A - obten- do massa úmida para extrusão,
5. extrusão da massa úmida obtida para extrusão através de extru- sora - obtendo o extrusado,
6. esferonização do extrusado obtido através de esferonizador - obtendo as pelotas úmidas,
7. secagem das pelotas úmidas,
8. peneiração das pelotas secadas - obtendo fração selecionada das pelotas. Exemplo 3
<table>table see original document page 13</column></row><table>
Preparação das pelotas
As pelotas foram preparadas nas etapas a seguir:
1. mistura seca de tetraidrolipstatina, carragenina, diidrato de fosfa- to de dicálcio e carboximetilcelulose sódica,
2. peneiração da mistura em pó,
3. granulação da mistura em pó peneirada com água desminerali- zada - obtendo massa úmida para extrusão,
4. extrusão da massa úmida obtida para extrusão através de extru- sora - obtendo o extrusado,
5. esferonização do extrusado obtido através de esferonizador - obtendo as pelotas úmidas,
6. secagem das pelotas úmidas,
7. peneiração das pelotas secadas - obtendo fração selecionada das pelotas.
Exemplo 4
<table>table see original document page 13</column></row><table> Preparação das pelotas
As pelotas foram preparadas nas etapas a seguir:
1. mistura seca de tetraidrolipstatina, carragenina, diidrato de fosfa- to de dicálcio, Iauril sulfato de sódio e carboximetilcelulose sódica,
2. peneiração da mistura em pó,
3. granulação da mistura em pó peneirada com água desminerali- zada - obtendo massa úmida para extrusão,
4. extrusão da massa úmida obtida para extrusão através de extru- sora - obtendo o extrusado,
5. esferonização do extrusado obtido através de esferonizador - obtendo as pelotas úmidas,
6. secagem das pelotas úmidas,
7. peneiração das pelotas secadas - obtendo fração selecionada das pelotas.
Exemplo 5
Testes de estabilidade
Para avaliar a estabilidade da composição farmacêutica de a- cordo com a presente invenção (observada como Exemplo 1), a composição farmacêutica preparada de acordo com EP 0 921 796 B1 (observada como Exemplo 2) e formulação farmacêutica presente no mercado que contém tetraidrolipstatina, a saber, amostras de Xenical®, foram expostas a 40 ± 2°C e 75 ± 5% de umidade relativa em uns frascos de vidro vedados e prato a- berto durante 14 dias. Após isso, aumento dos produtos de degradação total foi determinado pelo método de HPLC. Os mesmos testes foram executados com a própria substância de tetraidrolipstatina.
O aumento dos produtos de degradação total foi medido como a diferença entre a quantidade de impurezas totais após exposição às condi- ções de armazenamento específicas e a quantidade de impurezas totais an- tes da exposição. A quantidade de impurezas totais nas amostras (dada co- mo uma porcentagem de massa relativa para tetraidrolipstatina) foi determi- nada em geral pelo método de HPLC conhecido que é capaz de solucionar a tetraidrolipstatina das impurezas nela. Resultados dos produtos de degradação total medidos estão apresentados na Tabela 2 abaixo e demonstram o seguinte:
- aumento significativo dos produtos de degradação total foi ob- servado para composição farmacêutica preparada de acordo com EP 0 921 796 B1 (observada como Exemplo 2) e formulação farmacêutica presente no mercado que contém tetraidrolipstatina, a saber, Xenical® em condições ace- leradas de armazenamento após 14 dias;
- nenhum aumento dos produtos de degradação total foi detecta- do para composição farmacêutica de acordo com a presente invenção (E- xemplo 1) quando exposta às mesmas condições aceleradas de armazena- mento durante 14 dias;
- a estabilidade da composição farmacêutica de acordo com a presente invenção (Exemplo 1) é melhorada quando comparada à estabili- dade da substância ativa em si.
Tabela 2
<table>table see original document page 15</column></row><table>

Claims (14)

1. Composição farmacêutica compreendendo tetraidrolipstati- na, carragenina e opcionalmente outros excipientes farmaceuticamente acei- táveis, caracterizada em que a composição farmacêutica é na forma de uma forma de dosagem de unidade múltipla.
2. Composição farmacêutica de acordo com a reivindicação 1 em que a dita composição farmacêutica é na forma de grânulos, micro table- tes ou pelotas.
3. Composição farmacêutica de acordo com a reivindicação 1 em que a dita composição compreende de 10 a 90% p/p de tetraidrolipstati- na.
4. Composição farmacêutica de acordo com a reivindicação 1 em que a dita composição compreende de 40 a 60% p/p de tetraidrolipstati- na.
5. Composição farmacêutica de acordo com a reivindicação 1 em que a dita composição compreende de 2 a 80% p/p de carragenina.
6. Composição farmacêutica de acordo com a reivindicação 1 em que a dita composição compreende de 10 a 30% p/p de carragenina.
7. Processo para a preparação de uma composição farma- cêutica compreendendo tetraidrolipstatina, carragenina e opcionalmente ou- tros excipientes farmaceuticamente aceitáveis, compreendendo as etapas de: a) preparar uma massa úmida compreendendo tetraidrolipstatina, carragenina e opcionalmente outros excipientes farmaceuticamente aceitá- veis, b) extrusar a massa úmida obtida em extrusado, c) esferonizar o extrusado obtido em pelotas úmidas, d) secagem das pelotas úmidas, e) opcionalmente, peneiração das pelotas secadas.
8. Composição farmacêutica compreendendo tetraidrolipstati- na, carragenina e opcionalmente outros excipientes farmaceuticamente acei- táveis obtida pelo processo de acordo com a reivindicação 7.
9. Composição farmacêutica compreendendo tetraidrolipstati- na, carragenina e opcionalmente outros excipientes farmaceuticamente acei- táveis obtenível pelo processo de acordo com a reivindicação 7.
10. Composição farmacêutica compreendendo tetraidrolipstati- na caracterizada em que o aumento dos produtos de degradação total na composição não é mais que cerca de 0,4% quando armazenados em condi- ção acelerada de armazenamento de 409C e 75% de umidade relativa du- rante 14 dias.
11. Composição farmacêutica de acordo com a reivindicação -10 caracterizada em que o aumento dos produtos de degradação total na composição não é mais que cerca de 0,25% quando armazenados em con- dição acelerada de armazenamento de 40-C e 75% de umidade relativa du- rante 14 dias.
12. Composição farmacêutica de acordo com a reivindicação -10 caracterizada em que o aumento dos produtos de degradação total na composição não é mais que cerca de 0,1% quando armazenados em condi- ção acelerada de armazenamento de 40°C e 75% de umidade relativa du- rante 14 dias.
13. Uso da composição de acordo com qualquer uma das rei- vindicações 1 a 6 ou 8 a 12 na fabricação de um medicamento útil para o tratamento de obesidade e hiperlipemia.
14. Uso da composição de acordo com quaisquer das reivindi- cações 1 a 6 ou 8 a 12 em um tratamento de obesidade e hiperlipemia.
BRPI0713062-7A 2006-06-27 2007-06-25 composição farmacêutica compreendendo tetraidrolipstatina BRPI0713062A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP06013188A EP1872777A1 (en) 2006-06-27 2006-06-27 Pharmaceutical composition comprising tetrahydrolipstatin
EP06013188.5 2006-06-27
PCT/EP2007/005598 WO2008000420A1 (en) 2006-06-27 2007-06-25 Pharmaceutical composition comprising tetrahydrolipstatin

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0713062A2 true BRPI0713062A2 (pt) 2012-04-10

Family

ID=37142317

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0713062-7A BRPI0713062A2 (pt) 2006-06-27 2007-06-25 composição farmacêutica compreendendo tetraidrolipstatina

Country Status (7)

Country Link
EP (2) EP1872777A1 (pt)
AT (1) ATE471712T1 (pt)
BR (1) BRPI0713062A2 (pt)
CA (1) CA2656069A1 (pt)
DE (1) DE602007007320D1 (pt)
SI (1) SI2023901T1 (pt)
WO (1) WO2008000420A1 (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
KR101833250B1 (ko) 2010-10-25 2018-03-02 한미사이언스 주식회사 저융점 활성 성분을 포함하는 구형 압출과립, 이를 포함하는 경구 투여용 정제 및 이의 제조 방법
SG11201704470PA (en) * 2014-12-17 2017-07-28 Empros Pharma Ab A modified release composition of orlistat and acarbose for the treatment of obesity and related metabolic disorders

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6004996A (en) * 1997-02-05 1999-12-21 Hoffman-La Roche Inc. Tetrahydrolipstatin containing compositions
JP4149803B2 (ja) * 2000-06-27 2008-09-17 エフ.ホフマン−ラ ロシュ アーゲー 組成物の調製方法
US20030027786A1 (en) * 2001-06-06 2003-02-06 Karsten Maeder Lipase inhibiting composition

Also Published As

Publication number Publication date
EP2023901B1 (en) 2010-06-23
DE602007007320D1 (de) 2010-08-05
WO2008000420A1 (en) 2008-01-03
EP1872777A1 (en) 2008-01-02
SI2023901T1 (sl) 2011-02-28
ATE471712T1 (de) 2010-07-15
CA2656069A1 (en) 2008-01-03
EP2023901A1 (en) 2009-02-18

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Hiremath et al. Material attributes and their impact on wet granulation process performance
EP2817000B1 (en) Oral pharmaceutical compositions of dabigatran etexilate
DK2538925T3 (en) Apixabanformuleringer
JP4171091B2 (ja) 錠剤組成物
RU2465916C2 (ru) Твердый фармацевтический препарат матричного типа
EA022168B1 (ru) Способ получения уплотненного промежуточного продукта дималеата bibw 2992 и твердые таблетки, полученные из такого продукта
TWI660746B (zh) 一種替格瑞洛固體分散體及其製備方法
AU2014225449B2 (en) Stabilization of moisture-sensitive drugs
KR102072618B1 (ko) 서방성 토피라메이트 캡슐
WO2009039157A2 (en) Orlistat pharmaceutical formulations
BRPI0708191A2 (pt) &#34; composições farmacêuticas de fluvastatina sódica &#34;
Krueger et al. “MCC SANAQ® burst”—a new type of cellulose and its suitability to prepare fast disintegrating pellets
EP2533766A2 (en) Pharmaceutical mini-tablets for sustained release of flecainide acetate
KR101421330B1 (ko) 붕괴정
BRPI0713062A2 (pt) composição farmacêutica compreendendo tetraidrolipstatina
KR100267525B1 (ko) 시타라빈 옥포스페이트 경질 캡슐제
CN113456639B (zh) 一种抗心律失常的药物组合物及制备方法
CN112057429B (zh) 雷西纳德控释药物组合物
JP2013047258A (ja) 腸溶性固体分散体を含んでなる固形製剤
JP2010001242A (ja) レバミピド固形製剤及びその製造方法
JPH08283146A (ja) 成形され、圧縮された徐放性単位投薬形態の調製法およびこうして得られた圧縮単位投薬形態
JP2676305B2 (ja) シタラビンオクホスファート硬カプセル剤
KR20240055103A (ko) 벰페도산의 약학 조성물
Al-Hashimi Engineering of multiparticulate systems to modify the drug release across orally disintegrating tablets
CA3232832A1 (en) Pharmaceutical composition and a process to prepare the same

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 6A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2256 DE 01/04/2014.