BRPI0712592A2 - processo de fabricação de um material em folha que compreende pelo menos uma camada fibrosa e uma pluralidade de elementos de segurança e/o decorativos, máquina de papel que permite a execução do processo, e, material em folha. - Google Patents

processo de fabricação de um material em folha que compreende pelo menos uma camada fibrosa e uma pluralidade de elementos de segurança e/o decorativos, máquina de papel que permite a execução do processo, e, material em folha. Download PDF

Info

Publication number
BRPI0712592A2
BRPI0712592A2 BRPI0712592-5A BRPI0712592A BRPI0712592A2 BR PI0712592 A2 BRPI0712592 A2 BR PI0712592A2 BR PI0712592 A BRPI0712592 A BR PI0712592A BR PI0712592 A2 BRPI0712592 A2 BR PI0712592A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
security
fibrous layer
elements
decorative elements
notably
Prior art date
Application number
BRPI0712592-5A
Other languages
English (en)
Inventor
Sandrine Chalaye
Robert Langley
Original Assignee
Arjowiggins
Arjo Wiggins Fine Papers Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Arjowiggins, Arjo Wiggins Fine Papers Ltd filed Critical Arjowiggins
Publication of BRPI0712592A2 publication Critical patent/BRPI0712592A2/pt

Links

Classifications

    • DTEXTILES; PAPER
    • D21PAPER-MAKING; PRODUCTION OF CELLULOSE
    • D21HPULP COMPOSITIONS; PREPARATION THEREOF NOT COVERED BY SUBCLASSES D21C OR D21D; IMPREGNATING OR COATING OF PAPER; TREATMENT OF FINISHED PAPER NOT COVERED BY CLASS B31 OR SUBCLASS D21G; PAPER NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • D21H27/00Special paper not otherwise provided for, e.g. made by multi-step processes
    • D21H27/30Multi-ply
    • DTEXTILES; PAPER
    • D21PAPER-MAKING; PRODUCTION OF CELLULOSE
    • D21HPULP COMPOSITIONS; PREPARATION THEREOF NOT COVERED BY SUBCLASSES D21C OR D21D; IMPREGNATING OR COATING OF PAPER; TREATMENT OF FINISHED PAPER NOT COVERED BY CLASS B31 OR SUBCLASS D21G; PAPER NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • D21H21/00Non-fibrous material added to the pulp, characterised by its function, form or properties; Paper-impregnating or coating material, characterised by its function, form or properties
    • D21H21/14Non-fibrous material added to the pulp, characterised by its function, form or properties; Paper-impregnating or coating material, characterised by its function, form or properties characterised by function or properties in or on the paper
    • D21H21/40Agents facilitating proof of genuineness or preventing fraudulent alteration, e.g. for security paper
    • DTEXTILES; PAPER
    • D21PAPER-MAKING; PRODUCTION OF CELLULOSE
    • D21HPULP COMPOSITIONS; PREPARATION THEREOF NOT COVERED BY SUBCLASSES D21C OR D21D; IMPREGNATING OR COATING OF PAPER; TREATMENT OF FINISHED PAPER NOT COVERED BY CLASS B31 OR SUBCLASS D21G; PAPER NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • D21H23/00Processes or apparatus for adding material to the pulp or to the paper
    • D21H23/02Processes or apparatus for adding material to the pulp or to the paper characterised by the manner in which substances are added
    • D21H23/22Addition to the formed paper
    • D21H23/50Spraying or projecting

Landscapes

  • Laminated Bodies (AREA)
  • Paper (AREA)

Abstract

PROCESSO DE FABRICAçãO DE UM MATERIAL EM FOLHA QUE COMPREENDE PELO MENOS UMA CAMADA FIBROSA E UMA PLURALIDADE DE ELEMENTOS DE SEGURANçA E/OU DECORATIVOS, MáQUINA DE PAPEL QUE PERMITE A EXECUçãO DO PROCESSO, E, MATERIAL EM FOLHA. A presente invenção se refere a um processo de fabricação de um material em folha que compreende pelo menos uma camada fibrosa (20) e uma pluralidade de elementos de segurança e/ou decorativos, o processo compreendendo pelo menos uma das etapas seguintes: projetar os elementos de segurança e/ou decorativos sobre uma face da camada fibrosa (20), em deslocamento de acordo com uma direção predeterminada (F), notadamente quando a camada fibrosa está ainda úmida, de maneira a formar um pelo menos de um motivo contínuo que tem pelo menos uma borda, substancialmente de acordo com a direção de deslocamento, não inteiramente paralela à direção de deslocamento e um motivo que compreende uma sucessão de zonas disjuntas, projetar em uma face da camada fibrosa (20), notadamente quando essa última está ainda úmida, elementos de segurança e/ou decorativos de pelo menos dois tipos diferentes e/ou que têm uma concentração variável.

Description

"PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE UM MATERIAL EM FOLHA QUE COMPREENDE PELO MENOS UMA CAMADA FIBROSA E UMA PLURALIDADE DE ELEMENTOS DE SEGURANÇA E/OU DECORATIVOS, MÁQUINA DE PAPEL QUE PERMITE A EXECUÇÃO DO PROCESSO, E, MATERIAL EM FOLHA"
A presente invenção tem notadamente como objeto um processo de fabricação de um material em folha que compreende pelo menos uma camada fibrosa.
É conhecido pela patente US 6 270 625 um processo de fabricação de um papel de segurança que compreende tiras coloridas, que compreende as seguintes etapas;
- alimentar uma caixa de topo ("head box") com uma pasta de papel via uma pluralidade de linhas de alimentação,
- introduzir de maneira seletiva um ou vários agentes corantes em algumas das linhas de alimentação,
- colocar a pasta de papel sobre uma tela de formação do papel.
Esse processo permite obter várias tiras coloridas na massa do papel.
Elementos de segurança podem ser introduzidos de maneira seletiva em uma das linhas de distribuição da pasta de papel.
Um inconveniente ligado ao processo descrito acima reside no fato de que os elementos de segurança são mergulhados na massa do papel, o que pode impedir ou tornar difícil sua observação ou detecção.
É conhecido através da patente US 5 989 389 um processo para fabricar um papel de segurança tal como uma nota de dinheiro, que consiste em colocar sobre um cilindro de tela rotativo dois tipos de suspensões fibrosas, uma sendo destinada a formar zonas opacas do papel e a outra zonas substancialmente transparentes. A suspensão de fibras que forma as zonas transparentes pode conter uma carga, um ligante ou um agente de transparência, e ser distribuída com o auxilio de um bico em contato com a tela de formação do papel.
É conhecido pela patente GB 2 309 710 um papel de segurança monojet que incorpora elementos de segurança tais como partículas metálicas ou magnéticas. O papel é formado em contato com um cilindro de tela rotativo e as partículas são introduzidas na camada fibrosa em formação com o auxílio de bicos espaçados uns dos outros e dispostos no local em que a camada fibrosa começa a se formar em contato com a tela de formação.
É conhecido ainda pela patente GB 696 673 um processo para fabricar um papel, que compreende a etapa que consiste em injetar com o auxílio de uma seringa um material tal como uma tinta na massa da camada fibrosa em formação.
É conhecido pelo pedido de patente EP 490 825 um papel de segurança tal como uma nota de dinheiro, que compreende uma pluralidade de tiras adjacentes formadas cada uma delas por um revestimento de um pigmento iridescente.
O revestimento iridescente é colocado por cobertura com o auxílio de um rolo de rotação:
- ou colocando-se o produto sobre o rolo que transfere o produto para o papel em deslocamento,
- ou por aplicação direta do produto sobre o papel, a montante do rolo em rotação.
O pedido internacional WO 2004/087437 descreve um papel de segurança tal como uma nota de dinheiro, que compreende duas tiras iridescentes adjacentes colocadas sobre o papel, por exemplo com o auxílio do processo descrito no pedido EP 498 825 precitado, ou por revestimento, impressão, heliogravura, flexografia ou impressão ofsete.
O papel compreende por outro lado um elemento opticamente variável tal como um holograma colocado por prensagem a quente sobre pelo menos uma das tiras iridescentes.
A fabricação de um papel de segurança de acordo com o pedido EP 490 825 ou o pedido WO 2004/087437 necessita a execução de etapas fora da linha de fabricação do papel, o que pode aumentar o custo final do papel.
São conhecidos de maneira geral documentos de segurança e/ou de valor que compreendem elementos de segurança que permitem proteger esses documentos contra tentativas de falsificação ou de contrafação.
Entre os elementos de segurança, alguns são detectáveis a olho num em luz visível, sem utilização de um aparelho especial. Esses elementos de segurança compreendem por exemplo fibras ou pequenas placas coloridas.
Esses elementos de segurança são ditos de primeiro nível.
Outros tipos de elementos de segurança são detectáveis somente com o auxílio de um aparelho relativamente simples tal como uma lâmpada que emite no ultravioleta ou no infravermelho. Esses elementos de segurança compreendem por exemplo fibras, pequenas placas ou partículas. Esses elementos de segurança podem ser visíveis a olho nu ou não, sendo por exemplo luminescentes sob uma lâmpada de Wood que emite a um comprimento de onda de 365 nm. Esses elementos podem ainda ser por exemplo do tipo termocrômico ou fotocrômico.
Esses elementos de segurança são ditos de segundo nível.
Outros tipos de elementos de segurança ainda necessitam para sua detecção de um aparelho de detecção mais sofisticado. Esses elementos de segurança são por exemplo capazes de gerar um sinal específico quando eles são submetidos, de maneira simultânea ou não, a uma ou várias fontes de excitação exteriores. A detecção automática do sinal permite autenticar, se for o caso, o documento.
Esses elementos de segurança compreendem por exemplo traçadores que se apresentam sob a forma de matéria ativa, de partículas ou de fibras, capazes de gerar um sinal específico quando esses traçadores são submetidos a uma excitação optoeletrônica, elétrica, magnética ou eletromagnética.
Esses elementos de segurança são ditos de terceiro nível.
Os elementos de segurança mencionados acima podem ser incorporados na massa do papel ou na superfície desse último.
Quando a totalidade do papel deve ser marcada com o auxílio de elementos de segurança, a quantidade utilizada desses elementos pode ser relativamente grande, o que pode aumentar o custo final do papel.
Quando os elementos de segurança são incorporados na massa do papel, sua observação a olho nu, quando se trata de elementos de segurança de primeiro nível, ou sua detecção, quando se trata de elementos de segurança de terceiro nível, pode ser difícil, e mesmo impossível, devido por exemplo à presença de fibras celulósicas ou de corantes que podem agira na maneira de um filtro.
Por outro lado, em função do processo de fabricação do papel, notadamente por ocasião de uma introdução em massa, uma certa quantidade de elementos de segurança pode não ser retida, não sendo finalmente incorporada no papel.
A presente invenção visa notadamente propor um novo processo de fabricação de um material em folha que compreende pelo menos uma camada fibrosa que compreende elementos de segurança e/ou decorativos.
A expressão "material em folha" pode designar na descrição e nas reivindicações uma folha fibrosa à base de fibras celulósicas e/ou sintéticas. Um material em folha pode por exemplo apresentar uma espessura relativamente pequena, notadamente inferior ou igual a 3 mm, por exemplo igual a cerca de 100 μm, e ser pelo menos parcialmente, e mesmo inteiramente, flexível. O material em folha pode ser do tipo monojet ou multijet, notadamente bijet. Em um exemplo de execução da invenção, o material em folha pode ser acondicionado em bobina, notadamente antes de ser recortado no formato desejado
A invenção tem como objeto, de acordo com um de seus aspectos, um processo de fabricação de um material em folha que compreende pelo menos uma camada fibrosa e uma pluralidade de elementos de segurança e/ou decorativos, o processo compreendendo pelo menos uma das etapas seguintes:
- projetar os elementos de segurança e/ou decorativos sobre uma face da camada fibrosa, em deslocamento de acordo com uma direção predeterminada, notadamente quando a camada fibrosa está ainda úmida, de maneira a formar um pelo menos de um motivo contínuo que tem pelo menos uma borda, substancialmente de acordo com a direção de deslocamento, não inteiramente paralela à direção de deslocamento e um motivo que compreende uma sucessão de zonas disjuntas,
- projetar em uma face da camada fibrosa, notadamente quando essa última está ainda úmida, elementos de segurança e/ou decorativos de pelo menos dois tipos diferentes e/ou que têm uma concentração variável.
Graças à invenção, a quantidade de elementos de segurança e/ou decorativos útil para a fabricação do material em folha pode ser relativamente pequena.
Por exemplo, é possível projetar um jato de elementos de segurança e/ou decorativos sobre uma zona de pequena superfície da camada fibrosa.
Além disso, a invenção permite limitar eventuais perdas de matéria.
Quando os elementos de segurança e/ou decorativos são projetados sobre a camada fibrosa ainda úmida, é possível melhorar a fixação desses elementos na massa fibrosa.
A projeção dos elementos de segurança e/ou decorativos sobre a camada fibrosa pode ser realizada em linha, a jusante de uma parte úmida da máquina de papel que serve para formar a camada fibrosa, notadamente antes de passagem na seção de prensa, e mesmo antes de passagem em um conjunto de secadouro da máquina de papel.
A colocação dos elementos de segurança e/ou decorativos pode ser facilitada pois realizada na própria máquina de papel, o que pode permitir notadamente que se possa identificar o ou os motivos de elementos de segurança e/ou decorativos em relação a outras seguranças presentes na camada fibrosa, por exemplo um fio de segurança ou uma filigrana.
As zonas da camada fibrosa cobertas pelos elementos de segurança e/ou decorativos podem apresentar um contorno impreciso ou nítido, de acordo com o tipo de elementos de segurança e/ou decorativos colocados e o modo de projeção.
Um contorno impreciso pode permitir tornar mais difícil uma tentativa de reprodução por impressão do material em folha.
Em um exemplo de execução da invenção, os elementos de segurança e/ou decorativos são dispersos previamente em um fluido tal como água, com opcionalmente um ou vários aditivos, por exemplo um ligante ou um agente de retenção para facilitar a fixação dos elementos de segurança e/ou decorativos sobre a camada fibrosa ou um agente de dispersão para facilitar a dispersão dos elementos de segurança e/ou decorativos.
A mistura assim obtida pode ser projetada sobre a camada fibrosa com o auxílio de um fluido sob pressão, notadamente um gás sob pressão tal como ar comprimido.
O processo de acordo com a invenção pode compreender pelo menos uma das etapas seguintes: - dispersar elementos de segurança e/ou decorativos dispersos em um fluido, notadamente quando o tamanho dos elementos de segurança e/ou decorativos é suficientemente pequeno,
- pulverizar os elementos de segurança e/ou decorativos sobre a camada fibrosa.
A projeção dos elementos de segurança e/ou decorativos pode ser realizada com o auxílio de um sistema de projeção que compreende um ou vários bicos de projeção.
Por exemplo, a projeção dos elementos de segurança e/ou decorativos pode ser realizada com vários bicos de projeção alimentados com elementos de segurança e/ou decorativos de tipos diferentes para formar motivos adjacentes ou emaranhados.
O sistema de projeção compreende, se for desejado, notadamente em função do tipo de elementos de segurança e/ou decorativos, um dispositivo de atomização do meio líquido a fim de criar gotículas muito finas.
O sistema de projeção pode compreender pelo menos um bico que pode ser alimentado alternativamente por pelo menos dois reservatórios de elementos de segurança e/ou decorativos e capaz de projetar alternativamente os elementos de segurança e/ou decorativos que provêm dos dois reservatórios.
Se for o caso, o sistema de proteção pode compreender um divisor de jato disposto para dividir, na saída de um bico, um jato em vários jatos, eventualmente com espaços entre eles a fim de criar um ou vários motivos.
De preferência, os elementos de segurança e/ou decorativos são projetados formando assim pelo menos um jato, o processo compreendendo as etapas seguintes:
- acionar a camada fibrosa em deslocamento de acordo com uma direção predeterminada,
- deslocar o jato de acordo com uma direção não paralela à direção de deslocamento da camada fibrosa, notadamente de maneira oscilante.
A invenção permite realizar com o auxílio dos elementos de segurança e/ou decorativos uma grande variedade de motivos.
Por exemplo, os elementos de segurança e/ou decorativos podem ser projetados sobre a camada fibrosa de modo contínuo ou, em variante, por intermitência, notadamente de maneira periódica com uma freqüência predeterminada.
O sistema de projeção pode, se for o caso, ser associado a um sistema de controle disposto para controlar a projeção dos elementos de segurança e/ou decorativos, notadamente a freqüência das projeções, a direção das projeções, a força de projeção dos elementos de segurança e/ou decorativos, o volume, a vazão, a forma e/ou as dimensões de um jato de elementos de segurança e/ou decorativos.
O sistema de controle pode compreender pelo menos um de um dispositivo pneumático e de um dispositivo peristáltico, ou um dispositivo combinado pneumático/peristáltico, disposto para controlar a freqüência e o volume de projeção.
Uma bomba pneumática pode notadamente ser disposta para poder regular a freqüência e o volume das projeções por um sistema de ar comprimido do qual a vazão e a pressão podem ser controladas facilmente.
A freqüência e o volume das projeções em uma bomba peristáltica dependem notadamente da configuração da bomba (número de rotores que criam a pressão de projeção por exemplo).
O sistema de controle pode compreender, se for desejado, uma bomba centrífuga ou uma mono-bomba, notadamente no caso de formação de motivos contínuos, que permite um controle das vazões preciso e regular, notadamente reprodutível e constante no tempo.
Os elementos de segurança e/ou decorativos podem ser projetados formando assim pelo menos um jato que tem, em seção transversal, uma forma escolhida entre: um segmento de reta, um canto tal como um canto de ângulo reto, um triângulo, um retângulo ou um quadrado, uma curva não retilínea tal como um arco de círculo, um círculo, uma elipse, uma porção de oval ou de um S, um disco, uma forma ondulada.
Ojato pode ser vazado ou cheio.
Em um exemplo de execução da invenção, os elementos de segurança e/ou decorativos são projetados sobre a camada fibrosa de maneira a ser dispersos sobre somente uma porção da face correspondente da camada fibrosa, os elementos não recobrindo a totalidade dessa face.
O processo pode compreender, se for desejado, a etapa seguinte:
- projetar, simultaneamente ou sucessivamente, notadamente alternativamente, sobre a camada fibrosa, elementos de segurança ou decorativos de pelo menos dois tipos diferentes, por exemplo para formar motivos emaranhados totalmente ou parcialmente, superpostos, adjacentes ou separados.
O ou os motivos realizados sobre o material em folha podem definir, se for desejado, um elemento de identificação do material em folha.
O ou os motivos podem definir, se for o caso, um motivo decorativo ou um motivo específico de uma marca comercial.
Elementos de segurança e/ou decorativos de tipos diferentes podem por exemplo apresentar cores diferentes, ao mesmo tempo em que são de natureza idêntica.
Esse ou esses motivos compreendem por exemplo um dos elementos seguintes: um caractere alfanumérico, um símbolo, uma forma geométrica, um logotipo, um desenho, essa lista não sendo limitativa. Esse ou esses motivos podem ser alternados ou não, eventualmente com um passo predeterminado, e/ou justapostos ou superpostos.
O processo pode compreender a etapa seguinte:
- projetar, por exemplo de maneira superposta, adjacente ou separada, simultaneamente ou sucessivamente, notadamente alternativamente, sobre a camada fibrosa, elementos de segurança e/ou decorativos com vazões diferentes a fim notadamente de formar sobre a camada fibrosa zonas que apresentam quantidades de elementos de segurança e/ou decorativos por unidade de comprimento ou de superfície que são diferentes.
É possível projetar sobre a camada fibrosa um só tipo de elementos de segurança e/ou decorativos ou uma mistura de vários tipos de elementos de segurança e/ou decorativos, por exemplo elementos de níveis diferentes de segurança.
Uma vantagem de uma mistura de elementos de segurança de níveis diferentes pode ser a possibilidade de identificar a posição de elementos de segurança de segundo ou de terceiro nível graças à presença dos elementos de segurança de primeiro nível visíveis em luz do dia.
A autenticação e/ou a identificação do material em folha pode, se for o caso, repousar na verificação do conjunto das zonas formadas pelos elementos de segurança ou na verificação de somente algumas dessas zonas.
Pelo menos uma das zonas formadas pelos elementos de segurança pode definir uma zona de inspeção a fim de analisar os elementos de segurança presentes nessa zona de inspeção tendo em vista identificar o material em folha, com base por exemplo na distribuição espacial dos elementos de segurança na zona de inspeção.
Essa zona de inspeção corresponde por exemplo à interseção de duas zonas formadas por elementos de segurança de tipos e/ou de concentrações diferentes. Os elementos de segurança podem compreender:
- elementos detectáveis a olho nu, em reflexão e/ou em transmissão, em luz do dia, e/ou
- elementos detectáveis no toque que produzem um efeito táctil,
- elementos detectáveis a olho nu, em reflexão e/ou em transmissão, por exemplo sob uma iluminação predeterminada, notadamente ultravioleta, os elementos de segurança sendo notadamente indetectáveis a olho nu, em luz visível, e/ou
- elementos dispostos para emitir um sinal específico quando eles são submetidos a uma excitação exterior, notadamente optoeletrônica, eletromagnética, elétrica, magnética, térmica ou acústica.
Os elementos de segurança podem compreender, se for desejado, pelo menos um dos elementos seguintes:
- uma matéria ativa, tal como por exemplo uma substância química que absorve no UV ou elementos detectáveis por fluorescência X,
- uma partícula ou um pigmento, notadamente luminescente, fluorescente e/ou fosforescente,
- um traçador biológico, químico ou físico,
- uma fibra tal como uma fibra magnética, notadamente de magnetismo doce, ou uma fibra excitável opticamente, notadamente por exposição a uma radiação infravermelha,
- uma pequena placa.
As partículas ou pigmentos podem apresentar por exemplo dimensões compreendidas entre 10 e 20 μm, e mesmo que vão até 500 μιη.
As fibras podem apresentar por exemplo um comprimento de 3 a 5 mm e um diâmetro de cerca de 30 μm.
Os elementos decorativos compreendem, se for desejado, partículas metálicas e/ou partículas brilhantes ou foscas ou coloridas, feitas de matéria(s) mineral(ais) ou plástica(s).
O material em folha pode compreender pelo menos uma estrutura de autenticação e/ou de identificação, os elementos de segurança e/ou decorativos que recobrem uma zona da camada fibrosa podendo se sobrepor pelo menos parcialmente, e mesmo perfeitamente, à estrutura de autenticação e/ou de identificação.
Essa última pode, se for desejado, recobrir elementos de segurança e/ou decorativos.
A estrutura de autenticação e/ou de identificação pode compreender, por exemplo uma lâmina ou adesivo ou um holograma aplicado sobre a camada fibrosa notadamente fora da máquina de papel.
O ou os motivos definidos pelos elementos de segurança e/ou decorativos podem estar presentes ao nível de um fio de segurança ou uma zona de opacidade reduzida ou uma filigrana por exemplo.
A estrutura de autenticação e/ou de identificação pode ser escolhida entre pelo menos um dos elementos seguintes: uma filigrana, um elemento opticamente variável tal como um holograma, um elemento em tira, uma lâmina, um adesivo, um fio de segurança, uma impressão.
Graças à invenção, é possível modificar a forma de um motivo notadamente controlando-se para isso:
- a velocidade de deslocamento da camada fibrosa por ocasião da aplicação dos elementos de segurança e/ou decorativos,
- a velocidade de pulsação, no caso em que é utilizado um bico com pulverização pneumático,
- o movimento lateral do sistema de pulverização, notadamente a freqüência de oscilação.
É possível, se for o caso, fazer a vazão variar no tempo a fim de criar motivos, notadamente em tira, com concentrações variáveis em elementos de segurança e/ou decorativos. As variações de concentração podem servir para a autenticação do material em folha.
A invenção tem ainda como objeto, de acordo com um outro de seus aspectos, uma máquina de papel que compreende:
- pelo menos uma parte úmida de formação de uma camada fibrosa de modo contínuo,
- um sistema de projeção disposto para projetar elementos de segurança e/ou decorativos sobre uma camada fibrosa, notadamente ainda úmida, formada na parte úmida da máquina.
O sistema de projeção pode compreender, se for o caso, pelo menos um dispositivo de pulverização disposto para projetar os elementos de segurança e/ou decorativos.
A invenção tem ainda como objeto, de acordo com um outro de seus aspectos, um material em folha obtido notadamente pela execução do processo definido acima.
Os elementos de segurança e/ou decorativos podem cobrir uma porção somente de uma face da camada fibrosa e notadamente ser dispersos pelo menos parcialmente na massa da camada fibrosa, em uma espessura inferior àquela da camada fibrosa.
Isso permite por exemplo ver os elementos de segurança e/ou decorativos em uma face somente da camada fibrosa.
Os elementos de segurança e/ou decorativos podem formar um motivo que tem uma sucessão de zonas disjuntas, notadamente idênticas e/ou repetidas de maneira regular.
O material em folha pode compreender pelo menos dois tipos, por exemplo três tipos, de elementos de segurança e/ou decorativos, os elementos de segurança de um tipo dado cobrindo notadamente uma porção somente da face da camada fibrosa.
O material em folha pode compreender pelo menos duas zonas formadas respectivamente por elementos de segurança e/ou decorativos de tipos diferentes, que têm por exemplo cores diferentes, essas zonas sendo por exemplo adjacentes ou se sobrepondo pelo menos parcialmente.
A zona de interseção das duas zonas precitadas pode, se for o caso, ter uma cor que corresponde à superposição das duas cores das ditas zonas.
O material em folha pode compreender elementos de segurança e/ou decorativos que formam um pelo menos:
- de um motivo contínuo, que se estende notadamente a partir de uma primeira borda do material em folha a uma segunda borda oposta,
- de uma sucessão de zonas disjuntas.
A zona contínua forma por exemplo um motivo em tira ondulado ou em ziguezague. Em variante, a zona contínua é uma tira de bordas retilíneas paralelas.
Em um exemplo de execução da invenção, o material em folha compreende pelo menos um elemento de autenticação e/ou de identificação escolhido entre pelo menos um dos elementos seguintes: um elemento de colocação em evidência de uma falsificação, notadamente visível e/ou detectável com o auxílio de um dispositivo específico de detecção, um elemento de efeito óptico variável, interferencial, em especial iridescente, e/ou difrativo, de cristais líquidos, um revestimento magnético, fibras magnéticas, traçadores detectáveis por ressonância magnética, traçadores detectáveis por fluorescência X, biomarcadores, um verniz ou uma tinta, traçadores luminescentes (fluorescentes ou fosforescentes), compostos fotocrômicos, termocrômicos, eletroluminescentes, tribocrômicos, notadamente piezocrômicos e/ou que mudam de cor em contato com um ou com vários produtos determinados (solvatocromo, ionocromo, etc.).
A invenção poderá ser melhor compreendida com a leitura da descrição detalhada que vai se seguir, de exemplos de execução não limitativos, e com o exame do desenho anexo, no qual:
- a figura 1 representa, esquematicamente e parcialmente, um a máquina de papel de acordo com a invenção,
- a figura 2 ilustra, esquematicamente e parcialmente, dois bicos de projeção de um sistema de projeção da máquina de papel da figura 1,
- a figura 3 representa, esquematicamente e parcialmente, um bico de projeção alimentado por dois reservatórios de elementos de segurança e/ou decorativos,
- as figuras 4 e 5 ilustra, esquematicamente e parcialmente, exemplos de motivos obtidos em função do modo de projeção dos elementos de segurança e/ou decorativos, e
- as figuras 6 a 17 ilustram, esquematicamente e parcialmente, diferentes exemplos de motivos formados pelos elementos de segurança e/ou decorativos.
No desenho, com uma preocupação de clareza, as proporções relativas dos diferentes elementos representados nem sempre foram respeitadas, as vistas sendo esquemáticas.
Foi representada na figura 1 uma máquina de papel 1 que compreende um parte úmida 2 de formação do papel, um circuito de uma tira captora 3, notadamente feita de feltro, um conjunto de secadouro 4 e uma prensa-encoladora 5 (ou "size press").
No exemplo ilustrado, a máquina de papel 1 tem uma forma redonda.
Em variante, a máquina de papel pode ser de tipo de mesa plana.
Ainda em variante, a máquina de papel pode compreender uma tela de um cilindro rotativo (ou "former") e um dispositivo de injeção de matéria fibrosa sobre essa superfície tendo em vista formar a camada fibrosa.
A parte úmida 2 compreende uma cuba 11 que contém uma suspensão 12 de fibras, por exemplo fibras de celulose, em especial fiapos de algodão e/ou fibras sintéticas e/ou artificiais, na qual é parcialmente imerso um cilindro de tela rotativo 13 que define uma superfície 14 em contato com a qual se forma de modo contínuo uma camada fibrosa 20.
O conjunto de secadouro 4 compreende uma pluralidade de cilindros rotativos 9 em contato com os quais a camada fibrosa 20 é deslocada.
É possível fabricar um material em folha com uma só camada fibrosa 20, que pode, se for desejado, receber um revestimento.
Em variante, o material em folha pode compreender pelo menos duas camadas fibrosas, notadamente unidas em fase úmida, de maneira a formar por exemplo um papel bi-jet.
A máquina de papel 1 compreende por outro lado um sistema de projeção 21 que compreende um ou vários bicos de projeção 22 dispostos para projetar elementos de segurança e/ou decorativos sobre a camada fibrosa 20 em deslocamento de acordo com a direção da flecha F, como ilustrado na figura 2.
O sistema 21 pode compreender um único bico ou uma pluralidade de bicos de projeção.
No exemplo considerado, o sistema de projeção 21 é disposto em um local de máquina de papel 1 em que a camada fibrosa 20 está ainda úmida.
Por exemplo, o sistema de projeção 21 é disposto entre a parte úmida 2 de formação do papel e o conjunto de secadouro 4, como ilustrado na figura 1.
Em variante, o sistema de projeção 21 é disposto por exemplo entre o conjunto de secadouro 4 e o conjunto prensa-encoladora 5.
Quando os elementos de segurança e/ou decorativos estão em suspensão em um meio aquoso, a pulverização da suspensão sobra a camada fibrosa pode ser associada a uma atomização da suspensão a fim de reduzir o tamanho das gotas pulverizadas.
Um dos bicos pode compreender para isso um dispositivo de atomização 23 que compreende por exemplo um ou vários canais que produzem turbilhão.
Quando os elementos de segurança e/ou decorativos compreendem partículas, pequenas placas ou fibras, a pulverização pode ser realizada com o auxílio de um fluido vetor tal como ar comprimido.
Um dos bicos 22 pode ser alimentado por pelo menos dois reservatórios de elementos de segurança e/ou decorativos 25 e 26 a fim de projetar alternativamente os elementos de segurança e/ou decorativos que provêm dos dois reservatórios 25 e 26, como ilustrado na figura 3.
Os reservatórios 25 e 26 compreendem por exemplo elementos de segurança e/ou decorativos de tipos diferentes.
Em um exemplo não ilustrado, o sistema 21 pode compreender um divisor de jato disposto para dividir, na saída de um bico, um jato em vários jatos.
O sistema 21 pode compreender, se for desejado, dois bicos dispostos para projetar jatos que se justapõem pelo menos parcialmente a fim por exemplo de formar sobre a camada fibrosa uma zona que tem uma superfície relativamente grande.
O sistema de projeção 21 pode ser associado a um sistema de controle 28 disposto para controlar a projeção dos elementos de segurança e/ou decorativos pelo sistema de projeção, esses sistema de controle 28 podendo controlar por exemplo a freqüência das projeções (notadamente a duração de uma projeção e/ou aquela entre duas projeções sucessivas), a direção das projeções, a força de projeção, a forma e/ou as dimensões de um jato 29 de elementos de segurança e/ou decorativos.
O sistema de controle 28 compreende por exemplo pelo menos um de um dispositivo pneumático e de um dispositivo peristáltico, ou um dispositivo combinado pneumático/peristáltico, disposto para controlar a freqüência de projeção.
O sistema de controle 28 pode ser disposto por exemplo para poder deslocar um dos jatos 29 de elementos de segurança e/ou decorativos de acordo com uma direção não paralela à direção F de deslocamento da camada fibrosa 20.
O sistema de controle 28 pode compreender, se for desejado, uma bomba centrífuga ou uma mono-bomba, notadamente no caso de formação de motivos contínuos, que permite um controle das vazões preciso e regular, notadamente reprodutível e constante no tempo.
O jato 29 pode por exemplo ser deslocado em uma direção transversal à direção F, de acordo com um movimento oscilante.
Cada bico 22 pode ser disposto para pulverizar um jato 29 de elementos de segurança e/ou decorativos que tem, em seção transversal, uma forma em círculo, como ilustrado na figura 2.
Em variante, cada bico 22 pode ser disposto para pulverizar um jato 29 que tem, em seção transversal, uma forma escolhida entre: um segmento de reta, um canto tal como um canto de ângulo reto, um retângulo ou um quadrado, uma curva não retilínea tal como um arco de círculo, uma porção de oval ou de elipse ou um S, um disco.
O jato 29 pode ser plano por exemplo, ou em variante, substancialmente cônico.
Os bicos 22 são dispostos para projetar sobre a camada fibrosa 20 elementos de segurança e/ou decorativos sobre uma porção somente da face correspondente dessa última.
O sistema de projeção 21 pode permitir projetar, simultaneamente ou alternativamente, sobre a camada fibrosa 20, elementos de segurança e/ou decorativos de pelo menos dois tipos diferentes. É possível utilizar para formar o sistema de projeção 21 pelo menos um dos bicos comercializados pela empresa SPRAYING SYSTEMS Co., por exemplo os bicos comercializados sob a denominação "FlaJet Nozzle,", "VeeJet® Nozzle", "Fiat Jet® Nozzle Air Atomizing Nozzle", "GunJet® Spray Guns".
Os elementos de segurança e/ou decorativos podem compreender elementos detectáveis a olho nu, em reflexão e/ou por transparência, em luz visível, ou detectáveis no toque.
Os elementos de segurança e/ou decorativos pode, se for o caso, compreender elementos detectáveis a olho nu, em reflexão e/ou por transparência, por exemplo sob uma iluminação predeterminada, notadamente ultravioleta, os elementos de segurança sendo notadamente indetectáveis a olho nu, em luz visível.
Os elementos de segurança podem compreender elementos dispostos para emitir um sinal específico quando eles são submetidos a uma excitação exterior, notadamente optoeletrônica, eletromagnética, elétrica, magnética, térmica ou acústica.
O elemento de segurança compreende por exemplo pelo menos um dos elementos seguintes:
- uma matéria ativa, tal como por exemplo uma substância química que absorve no UV ou elementos detectáveis por fluorescência X,
- uma partícula ou um pigmento, notadamente luminescente, fluorescente e/ou fosforescente,
- um traçador,
- uma fibra tal como uma fibra magnética, notadamente de magnetismo doce, ou uma fibra excitável opticamente, notadamente por exposição a uma radiação infravermelha,
- uma pequena placa.
Os elementos decorativos compreendem, se for desejado, partículas metálicas e/ou partículas brilhantes ou foscas ou coloridas, feitas de matéria(s) mineral(ais) ou plástica(s).
Agora vão ser descritos diferentes exemplos de motivos que podem ser formados pela projeção dos elementos de segurança e/ou decorativos sobre uma camada fibrosa.
Foi ilustrada na figura 4(a) uma camada fibrosa 20 sobre a qual são formados dois tipos de motivos diferentes.
O primeiro motivo 30 contínuo é realizado projetando-se sobre a camada fibrosa 20 elementos de segurança e/ou decorativos com o auxílio de um primeiro bico 22 que funciona de modo contínuo.
O motivo 30 é um atira contínua de bordas retilíneas e paralelas.
O motivo 31 é formado por uma fileira de círculos, paralela à tira 30.
Os círculos são formados por elementos de segurança e/ou decorativos projetados em jatos vazados sobre a camada fibrosa 20 com o auxílio por exemplo de um bico de pulverização pneumático 22.
Aumentando-se a velocidade relativa dos bicos de projeção em relação à camada fibrosa 20, é possível obter no motivo 31, no lugar dos círculos, elipses, como ilustrado na figura 4(b).
No exemplo ilustrado nas figuras 5(a) e 5(b), os círculos do motivo 31 são formados com o auxílio de um bico de pulverização pneumático.
Controlando-se a velocidade de deslocamento da camada fibrosa 20 em relação ao bico e/ou a freqüência das projeções, o espaçamento entre dois círculos do motivo 31 pode ser reduzido ou aumentado a fim por exemplo de se ter uma fileira de círculos mas próximos uns dos outros, como ilustrado na figura 5(b).
Quando o bico de projeção é submetido a uma oscilação lateral de freqüência predeterminada, forma-se sobre a camada fibrosa 20 uma tira 33 que tem uma forma substancialmente sinusoidal ou em ziguezague, como ilustrado na figura 6.
No exemplo da figura 7, a camada fibrosa 20 compreende, além da tira sinusoidal 33, um motivo 34 contínuo em tira de bordas retilíneas paralelas.
O motivo 34 é formado notadamente por uma mistura de elementos de segurança de dois tipos diferentes, a saber por exemplo, por um lado, pequenas placas que apresentam uma cor vermelha sob a luz do dia e uma fluorescência vermelha sob uma radiação a 365 nm e, por outro lado, fibras invisíveis em luz do dia e que têm uma fluorescência amarela sob uma radiação a 365 nm.
O motivo 33 é formado por exemplo por traçadores invisíveis em luz ambiente, tais como traçadores Traceless™ comercializados pela empresa CREO.
Esses traçadores podem ser detectados por um detector específico que compreende uma câmera CCD que funciona no infravermelho e que é disposto para caracterizar a repartição espacial dos traçadores.
O sinal emitido pelos traçadores dispersos em uma região predeterminada do motivo 33, que corresponde por exemplo a uma porção da sinusóide 33, pode servir para a identificação da camada fibrosa 20.
A porção da sinusóide pode ser por exemplo um período dessa última ou um múltiplo dessa última.
O motivo 34 é assim formado por elementos de segurança de primeiro e segundo níveis, e o motivo 33 por elementos de segurança de terceiro nível. O motivo 34 serve notadamente para identificação do motivo 33.
No exemplo ilustrado na figura 8, a camada fibrosa 20 compreende um motivo 35 formado por uma fileira de motivos elementares idênticos repetidos de maneira regular, cada motivo elementar sendo formado por exemplo por dois anéis concêntricos. Esses motivos elementares são realizados a partir de elementos de segurança de segundo nível, por exemplo partículas Hilite™ invisíveis em luz do dia e que têm uma fluorescência laranja sob uma radiação a 365 nm, descritos por exemplo no pedido EP 226 367. Essas partículas são aglomerados de dimensão de cerca de 200 μηι, de partículas fluorescentes mais finas.
No exemplo da figura 9, a camada fibrosa 20 compreende um motivo 36 obtido fazendo-se variar a largura do jato de elementos de segurança e/ou decorativos de modo que a largura do motivo 36 varia, notadamente periodicamente.
No exemplo ilustrado na figura 10, a camada fibrosa 20 compreende um motivo 38 formado por uma alternância de zonas descontínuas 38a-38c adjacentes e que definem juntas uma forma geral em tira contínua de bordas retilíneas paralelas.
Essas zonas 38a-38c são obtidas cada uma delas notadamente por projeção descontínua de elementos de segurança e/ou decorativos de tipos diferentes.
Por exemplo, as zonas 38a podem ser formadas por partículas Hilite™ invisíveis em luz do dia, e que têm uma fluorescência azul sob radiação UV.
As zonas 38b podem ser formadas por exemplo por partículas Hilite™ que têm uma fluorescência branca e as zonas 38c por partículas Hilite™ que têm uma fluorescência vermelha sob radiação UV.
Assim, sob radiação UV, o motivo 38 pode aparecer como uma sucessão de bandeiras tricolores azul/branco/vermelho.
Em variante, as zonas 38a-38c podem ser formadas por traçadores Traceless™ da empresa CREO, cuja concentração varia de acordo com as zonas 38a-38c. Essas zonas podem formar por exemplo um código de barras.
No exemplo ilustrado na figura 11, a camada fibrosa 20 compreende dois motivos contínuos 40 e 41 que têm cada um deles uma forma em tira de bordas retilíneas paralelas, esses motivos 40 e 41 sendo adjacentes em todo seu comprimento.
O motivo 40 pode por exemplo ser formado por elementos de segurança e/ou decorativos visíveis a olho nu, sob uma iluminação apropriada. Esse motivo 40 pode permitir identificar o motivo 41 formado por exemplo por elementos de segurança invisíveis a olho nu e detectáveis somente com o auxílio de um dispositivo específico.
No exemplo ilustrado na figura 12, a camada fibrosa 20 compreende um motivo 42 que tem uma forma em tira de bordas retilíneas paralelas, formado por exemplo por elementos de segurança invisíveis a olho nu.
Esse motivo 42 pode ser superposto a estruturas de autenticação e/ou de identificação 43 invisíveis a olho nu, que compreendem por exemplo filigranas.
A estrutura de autenticação e/ou de identificação 43 pode em variante compreender pelo menos um fio de segurança, um elemento opticamente variável tal como uma lâmina holográfica ou uma impressão tal como uma impressão de uma tinta.
A estrutura 43 pode ser aplicada sobre a camada fibrosa durante ou depois da fabricação dessa camada, por ocasião de uma transformação ou de uma impressão por exemplo.
Como ilustrado na figura 13, a camada fibrosa 20 pode compreender um motivo 39 formado por uma sucessão de zonas descontínuas, por exemplo de forma retangular.
O motivo 39 de sobrepõe a uma tira ou fio de segurança 44 incorporado pelo menos parcialmente na massa da camada fibrosa 20. O motivo 39 é obtido por exemplo por pulverização de um corante que tem propriedades eletromagnéticas e forma uma assinatura específica do material em folha. O corante pode ser do tipo SecuSystem comercializado pela empresa Bsecure, misturado com partículas invisíveis em luz do dia e que têm uma fluorescência vermelha sob uma radiação a 365 nm.
No exemplo ilustrado na figura 14, o material em folha 20 compreende um primeiro e um segundo motivos 44 e 45 que têm cada um deles uma forma em tira de bordas retilíneas paralelas, esses motivos sendo adjacentes, e um terceiro motivo 46 que tem uma forma em tira sinusoidal que se sobrepõe aos motivos 44 e 45.
O primeiro motivo 44 pode ser formado por projeção de fibras que apresentam uma cor vermelha em luz do dia e uma fluorescência vermelha sob uma radiação a 365 nm.
O motivo 45 pode ser formado por elementos de segurança tais como partículas Hilite™ que têm uma cor vermelha em luz do dia e uma fluorescência vermelha sob uma radiação a 365 nm.
O motivo 46 é formado por exemplo por partículas Hilite™ invisíveis em luz do dia e que têm uma fluorescência amarela sob uma radiação a 365 nm.
No exemplo ilustrado na figura 15, a camada fibrosa compreende um primeiro motivo em tira 47, um segundo motivo em tira 48 formado dentro do primeiro motivo 47 e um terceiro motivo 49 descontínuo formado dentro do motivo 48.
O motivo 49 é formado por zonas descontínuas, essas zonas sendo por exemplo discos ou similares obtidos por jatos cônicos cheios.
O primeiro motivo 47 pode compreender elementos de segurança de segundo nível, por exemplo fibras invisíveis em luz ambiente e que têm uma fluorescência azul sob uma radiação a 365 nm.
O segundo motivo 48 pode ser formado por exemplo por elementos de segurança tais como partículas Hilite™ que têm uma cor vermelha em luz do dia e uma fluorescência vermelha sob uma radiação a 365 nm.
O terceiro motivo 49 pode ser formado por exemplo por traçadores Traceless™.
No exemplo ilustrado na figura 16, a camada fibrosa 20 compreende um primeiro motivo 50 contínuo que tem uma forma em tira e um segundo e terceiro motivos 51 e 52 contínuos que têm também uma forma em tira e que se sobrepõem ao primeiro motivo 50.
Os segundo e terceiro motivos 51 e 52 são espaçados um do outro.
No exemplo ilustrado na figura 17, a camada fibrosa 20 compreende dois motivos 53 r 54 que tÊm cada um deles uma forma em tira contínua, de bordas retilíneas paralelas, e que se sobrepõem parcialmente em uma zona de interseção 55.
O primeiro motivo 53 é formado pela pulverização de um corante que tem uma cor amarela em luz do dia e uma fluorescência amarela sob uma radiação 1 365 nm.
O segundo motivo 54 é formado pela pulverização de um corante que tem uma cor azul em luz do dia e uma fluorescência azul sob uma radiação a 365 nm.
A zona de interseção 55 apresenta uma cor que corresponde à superposição das cores amarela e azul dos motivos 53 e 54 de modo que os motivos 53-54 formam, sob radiação UV, três cores, na maneira de uma bandeira amarela/verde/azul.
Naturalmente, a invenção não está limitada aos exemplos de execução que acabam de ser descritos.
Um dos bicos pode por exemplo compreender um obturador para interromper o jato de projeção. Um dos bicos pode ser deslocável sobre um suporte, por exemplo em translação, em rotação, notadamente de acordo com um movimento oscilante.
Um dos bicos pode ser deslocável de maneira a fazer a distância entre esse bico e a camada fibrosa variar.
A expressão "que compreende um" deve ser compreendida como sendo sinônimo de "que compreende pelo menos um", exceto se o contrário estiver especificado.

Claims (32)

1. Processo de fabricação de um material em folha que compreende pelo menos uma camada fibrosa (20) e uma pluralidade de elementos de segurança e/ou decorativos, o processo sendo caracterizado pelo fato de que ele compreende pelo menos uma das etapas seguintes: - projetar os elementos de segurança e/ou decorativos sobre uma face da camada fibrosa (20), em deslocamento de acordo com uma direção predeterminada (F), notadamente quando a camada fibrosa está ainda úmida, de maneira a formar um pelo menos de um motivo contínuo que tem pelo menos uma borda, substancialmente de acordo com a direção de deslocamento, não inteiramente paralela à direção de deslocamento e um motivo que compreende uma sucessão de zonas disjuntas, - projetar em uma face da camada fibrosa (20), notadamente quando essa última está ainda úmida, elementos de segurança e/ou decorativos de pelo menos dois tipos diferentes e/ou que têm uma concentração variável.
2. Processo de acordo com a reivindicação precedente, caracterizado pelo fato de que os elementos de segurança e/ou decorativos são projetados sobre a camada fibrosa com o auxílio de um fluido sob pressão, notadamente um gás sob pressão.
3. Processo de acordo com uma das reivindicações 1 e 2, caracterizado pelo fato de que ele compreende as etapas seguintes: - dispersar elementos de segurança em um fluido, - pulverizar os elementos de segurança e/ou decorativos sobre a camada fibrosa (20).
4. Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que a projeção dos elementos de segurança e/ou decorativos é realizada com o auxílio de um sistema de projeção (21) que compreende um ou vários bicos de projeção (22).
5. Processo de acordo com a reivindicação precedente, caracterizado pelo fato de que o sistema de projeção compreende um dispositivo de atomização (23) de um meio líquido a fim de criar gotículas finas.
6. Processo de acordo com uma das duas reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que o sistema de projeção (21) compreende pelo menos um bico (22) que pode ser alimentado alternativamente por pelo menos dois reservatórios (25; 26) de elementos de segurança e/ou decorativos e capaz de projetar alternativamente os elementos de segurança e/ou decorativos que provêm dos dois reservatórios.
7. Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 4 a 6, caracterizado pelo fato de que o sistema de proteção compreende um divisor de jato disposto para dividir, na saída de um bico, um jato em vários jatos.
8. Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações precedentes, os elementos de segurança e/ou decorativos são projetados formando assim pelo menos um jato (29), caracterizado pelo fato de que o processo compreende as etapas seguintes: - acionar a camada fibrosa (20) em deslocamento de acordo com uma direção predeterminada (F), - deslocar o jato (29) de acordo com uma direção não paralela à direção de deslocamento da camada fibrosa, notadamente de maneira oscilante.
9. Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que os elementos de segurança e/ou decorativos são projetados sob a camada fibrosa (20) de modo contínuo.
10. Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo fato de que os elementos de segurança e/ou decorativos são projetados sobre a camada fibrosa (20) por intermitência, notadamente de maneira periódica com uma freqüência predeterminada.
11. Processo de acordo com a reivindicação 4 e a reivindicação precedente, caracterizado pelo fato de que o sistema de projeção (21) é associado a um sistema de controle (28) disposto para controlar a projeção dos elementos de segurança e/ou decorativos, notadamente a freqüência das projeções, a direção das projeções, a força de projeção dos elementos de segurança, o volume, a vazão, a forma e/ou as dimensões de um jato de elementos de segurança e/ou decorativos.
12. Processo de acordo com a reivindicação precedente, caracterizado pelo fato de que o sistema de controle compreende pelo menos um de um dispositivo pneumático e de um dispositivo peristáltico, ou um dispositivo combinado pneumático/peristáltico, disposto para controlar a freqüência de projeção, ou uma bomba centrífuga ou uma mono-bomba.
13. Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que os elementos de segurança são projetados formando assim pelo menos um jato (29) que tem, em seção transversal, uma forma escolhida entre: um segmento de reta, um canto tal como um canto de ângulo reto, um triângulo, um retângulo ou um quadrado, uma curva não retilínea tal como um arco de círculo, um círculo, uma elipse, uma porção de oval ou de um S, um disco, uma forma ondulada.
14. Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que a projeção dos elementos de segurança e/ou decorativos sobre a camada fibrosa é realizada em linha, a jusante da parte úmida (2) da máquina de papel (1) que serve para formar a camada fibrosa, notadamente antes de passagem em um conjunto de secadouro (4) da máquina de papel.
15. Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que os elementos de segurança e/ou decorativos são projetados sobre a camada fibrosa (20) de maneira a ser dispersos em somente uma porção da face correspondente da camada fibrosa.
16. Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que ele compreende a etapa seguinte: - projetar, simultaneamente ou sucessivamente, notadamente alternativamente, sobre a camada fibrosa, elementos de segurança ou decorativos de pelo menos dois tipos diferentes.
17. Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que os elementos de segurança e/ou decorativos compreendem elementos detectáveis a olho nu, em reflexão e/ou em transmissão, em luz do dia.
18. Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que os elementos de segurança e/ou decorativos compreendem elementos detectáveis a olho nu, em reflexão e/ou em transmissão, sob uma iluminação predeterminada, notadamente ultravioleta, os elementos de segurança e/ou decorativos sendo notadamente indetectáveis a olho nu, em luz visível.
19. Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que os elementos de segurança e/ou decorativos compreendem elementos dispostos para emitir um sinal específico quando eles são submetidos a uma excitação exterior, notadamente optoeletrônica, eletromagnética, elétrica, magnética, térmica ou acústica.
20. Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que os elementos de segurança compreendem pelo menos um dos elementos seguintes: - uma matéria ativa, tal como por exemplo uma substância química que absorve no UV ou elementos detectáveis por fluorescência X, - uma partícula ou um pigmento, notadamente luminescente, fluorescente e/ou fosforescente, - um traçador biológico, químico ou físico, - uma fibra tal como uma fibra magnética, notadamente de magnetismo doce, ou uma fibra excitável opticamente, notadamente por exposição a uma radiação infravermelha, - uma pequena placa.
21. Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que os elementos decorativos compreendem partículas metálicas e/ou partículas brilhantes ou foscas ou coloridas, feitas de matéria(s) mineral(ais) ou plástica(s).
22. Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que o material em folha compreende pelo menos uma estrutura de autenticação e/ou de identificação, os elementos de segurança que recobrem uma zona da camada fibrosa se sobrepondo pelo menos parcialmente, e mesmo perfeitamente, à estrutura de autenticação e/ou de identificação.
23. Processo de acordo com a reivindicação precedente, caracterizado pelo fato de que a estrutura de autenticação é escolhida entre pelo menos um dos elementos seguintes: uma filigrana, um elemento opticamente variável tal como um holograma, um elemento em tira, uma lâmina, um adesivo, um fio de segurança, uma impressão.
24. Máquina de papel (1) que permite a execução do processo de acordo com uma qualquer das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que ela compreende: - pelo menos uma parte úmida (2) de formação de uma camada fibrosa (20) de modo contínuo, - um sistema de projeção (21) disposto para projetar elementos de segurança e/ou decorativos sobre uma camada fibrosa ainda úmida, formada na parte úmida da máquina.
25. Máquina de acordo com a reivindicação precedente caracterizada pelo fato de que o sistema de projeção compreende pelo menos um dispositivo de pulverização (23) disposto para projetar os elementos de segurança e/ou decorativos.
26. Material em folha caracterizado pelo fato de que ele é obtido pela execução do processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 23.
27. Material de acordo com a reivindicação precedente, caracterizado pelo fato de que os elementos de segurança e/ou decorativos cobrem uma porção somente de uma face da camada fibrosa, os elementos de segurança podendo notadamente ser dispersos pelo menos parcialmente na massa da camada fibrosa, em uma espessura inferior àquela da camada fibrosa.
28. Material de acordo com uma das reivindicações 26 e 27, caracterizado pelo fato de que os elementos de segurança e/ou decorativos formam um motivo que tem uma sucessão de zonas disjuntas (31; 35; 38; 39; -40), notadamente idênticas e/ou repetidas de maneira regular.
29. Material de acordo com uma qualquer das reivindicações a 27, caracterizado pelo fato de que ele compreender pelo menos dois tipos, por exemplo três tipos, de elementos de segurança e/ou decorativos, os elementos de segurança de um tipo dado cobrindo notadamente uma porção somente da face da camada fibrosa.
30. Material de acordo com a reivindicação precedente, caracterizado pelo fato de que ele compreende pelo menos duas zonas formadas respectivamente por elementos de segurança e/ou decorativos de tipos diferentes, essas zonas sendo notadamente adjacentes ou se sobrepondo pelo menos parcialmente.
31. Material de acordo com uma qualquer das reivindicações -26 a 30, caracterizado pelo fato de que ele compreende elementos de segurança e/ou decorativos que formam um pelo menos: - de um motivo contínuo (30; 33; 36; 40; 41; 44-48; 50-55), que se estende notadamente a partir de uma primeira borda do material em folha a uma segunda borda oposta, - por uma sucessão de zonas disjuntas (39).
32. Material de acordo com a reivindicação precedente, caracterizado pelo fato de que a zona contínua forma um motivo em tira ondulado ou em ziguezague.
BRPI0712592-5A 2006-05-19 2007-05-18 processo de fabricação de um material em folha que compreende pelo menos uma camada fibrosa e uma pluralidade de elementos de segurança e/o decorativos, máquina de papel que permite a execução do processo, e, material em folha. BRPI0712592A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0651860 2006-05-19
FR0651860A FR2901286B1 (fr) 2006-05-19 2006-05-19 Procede de fabrication d'un materiau en feuille comprenant au moins une couche fibreuse et des elements de securite et/ou decoratifs
PCT/FR2007/051302 WO2007135334A1 (fr) 2006-05-19 2007-05-18 Procede de fabrication d'un materiau en feuille comprenant au moins une couche fibreuse et des elements de securite et/ou decoratifs

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0712592A2 true BRPI0712592A2 (pt) 2012-07-03

Family

ID=37451544

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0712592-5A BRPI0712592A2 (pt) 2006-05-19 2007-05-18 processo de fabricação de um material em folha que compreende pelo menos uma camada fibrosa e uma pluralidade de elementos de segurança e/o decorativos, máquina de papel que permite a execução do processo, e, material em folha.

Country Status (12)

Country Link
US (1) US20090188638A1 (pt)
EP (1) EP2021544B1 (pt)
AT (1) ATE473322T1 (pt)
BR (1) BRPI0712592A2 (pt)
CA (1) CA2652572A1 (pt)
DE (1) DE602007007608D1 (pt)
ES (1) ES2348370T3 (pt)
FR (1) FR2901286B1 (pt)
MX (1) MX2008014521A (pt)
RU (1) RU2429138C2 (pt)
SI (1) SI2021544T1 (pt)
WO (1) WO2007135334A1 (pt)

Families Citing this family (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
KR20110018422A (ko) * 2008-06-12 2011-02-23 크레인 앤드 캄파니 인코퍼레이티드 섬유상 시트재와 보안 요소 간에 접착을 증가시키는 방법
US8289352B2 (en) 2010-07-15 2012-10-16 HJ Laboratories, LLC Providing erasable printing with nanoparticles
FR2963356B1 (fr) * 2010-07-29 2014-08-22 Arjowiggins Security Structure de securite incorporant des compositions phosphorescente et fluorescente
US9708773B2 (en) 2011-02-23 2017-07-18 Crane & Co., Inc. Security sheet or document having one or more enhanced watermarks
FR2992410A1 (fr) 2012-06-26 2013-12-27 Arjowiggins Security Article comportant un code a barres a signature electromagnetique.
GB2559364A (en) * 2017-02-02 2018-08-08 Portals De La Rue Ltd A method of manufacturing a security sheet
IL270425B2 (en) * 2017-05-15 2023-11-01 Security Matters Ltd A system and method for marking objects
DE102017125618A1 (de) * 2017-11-02 2019-05-02 Bundesdruckerei Gmbh Verfahren zum Herstellen eines Sicherheitsmerkmals auf einem Sicherheitspapier und Verwendung
US11396727B2 (en) 2017-12-28 2022-07-26 Corelex Shin-Ei Co., Ltd. Deodorant-paper manufacturing method

Family Cites Families (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US447336A (en) * 1891-03-03 James macdonougii
US1329130A (en) * 1917-09-07 1920-01-27 Kimberly Clark Company Apparatus for making ornamental paper
US1595207A (en) * 1926-05-01 1926-08-10 Paper Patents Co Ornamental paper and method of making same
US3451878A (en) * 1965-03-29 1969-06-24 Frederick S T Fung Laminated article with decorative dots dispersed therethrough
US3560334A (en) * 1965-09-27 1971-02-02 Mead Corp Apparatus for incorporating additive dispersions to wet webs of paper
DE2905441C3 (de) * 1979-02-13 1981-05-14 GAO Gesellschaft für Automation und Organisation mbH, 8000 München Verfahren zur Herstellung von Wertpapier mit gedruckten Echtheitskennzeichen in einer Papierschicht
GB9215830D0 (en) * 1992-07-24 1992-09-09 Wiggins Teape Group Ltd Security paper
SE500384C2 (sv) * 1992-11-11 1994-06-13 Tumba Bruk Ab Förfarande för framställning av papper samt värdetryck framställt därav
DE4344552A1 (de) * 1993-12-24 1995-06-29 Giesecke & Devrient Gmbh Verfahren und Vorrichtung zur Ausstattung von Wertpapieren mit Echtheitsmerkmalen
US5622599A (en) * 1994-06-28 1997-04-22 Sproule; Barry Method and apparatus for coating pulp products
FR2726586B1 (fr) * 1994-11-03 1996-12-06 Arjo Wiggins Sa Papier comprenant des concentrations variables, controlees d'elements de securite et son procede de fabrication
IT1289107B1 (it) * 1996-05-15 1998-09-25 Cartiere Fedrigoni & C Spa Procedimento ed apparecchiatura per la produzione di carte con filigrane vergatrici o disegni e carta cosi' ottenuta
US6368667B1 (en) * 1998-12-30 2002-04-09 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Masking patterns to enhance apparent opacity of paper products
US6270625B1 (en) * 1999-06-29 2001-08-07 The Mead Corporation Method for manufacturing colored stripped paper
DE10120818A1 (de) * 2001-04-27 2002-10-31 Giesecke & Devrient Gmbh Verfahren und Vorrichtung zum Einbringen von Merkmalsstoffen in eine Papierbahn
DE10346632A1 (de) * 2003-10-08 2005-05-19 Giesecke & Devrient Gmbh Wertdokument
US7011729B2 (en) * 2003-11-12 2006-03-14 Corn Products International, Inc. Starch and fiber mixture for papermaking and methods of making paper with the mixture

Also Published As

Publication number Publication date
RU2429138C2 (ru) 2011-09-20
DE602007007608D1 (de) 2010-08-19
FR2901286B1 (fr) 2011-08-19
US20090188638A1 (en) 2009-07-30
ATE473322T1 (de) 2010-07-15
FR2901286A1 (fr) 2007-11-23
RU2008149604A (ru) 2010-06-27
CA2652572A1 (fr) 2007-11-29
EP2021544B1 (fr) 2010-07-07
EP2021544A1 (fr) 2009-02-11
MX2008014521A (es) 2009-04-16
ES2348370T3 (es) 2010-12-03
WO2007135334A1 (fr) 2007-11-29
SI2021544T1 (sl) 2010-12-31

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0712592A2 (pt) processo de fabricação de um material em folha que compreende pelo menos uma camada fibrosa e uma pluralidade de elementos de segurança e/o decorativos, máquina de papel que permite a execução do processo, e, material em folha.
RU2433217C1 (ru) Способ выполнения сквозного отверстия в многослойной защищенной бумаге
KR101976744B1 (ko) 다공성 기재에 숨겨진 패턴을 형성시키는 방법
TWI408269B (zh) 防偽用紙及防偽用紙之真假判定方法
BR112013030994B1 (pt) Uso de marcador raman para autenticação de documentos de segurança
BRPI0719827B1 (pt) folha de segurança, fita de segurança feita de papel, documento de segurança, artigo a autenticar e processos de fabricação de uma folha de segurança e de autenticação de uma folha de segurança.
BRPI0707589A2 (pt) material em folha , artigo, e, processo de fabricaÇço por via papeleira de um material em folha
KR102336078B1 (ko) 하나 이상의 강화된 워터마크들을 갖는 보안 시트 또는 문서
EP1775375B1 (en) Identifying medium and article provided with identifying medium
BR112014027943B1 (pt) Processo para manufaturar um recurso de segurança que compreende um padrão tátil, recurso de segurança, uso do mesmo e documento de segurança compreendendo um recurso de segurança
BRPI0821445B1 (pt) Folha, processo de fabricação de uma folha, e, artigo
US20100264642A1 (en) Security sheet comprising a fiber substrate including at least one watermark
SE500384C2 (sv) Förfarande för framställning av papper samt värdetryck framställt därav
RU2373070C2 (ru) Многослойный защитный материал и способ его изготовления
JP2009108449A (ja) 偽造防止用紙
US20110089677A1 (en) Security sheet including a ribbon presenting a zone of reduced opacity
DE102018114855A1 (de) System und Verfahren für eine bildspezifische Beleuchtung eines Bildes, das auf einen Lichtwellenreiter gedruckt ist
RU2437974C2 (ru) Малоразмерный защитный элемент со сквозным отверстием и лист с такими элементами
WO2022050546A1 (ko) 보안성 및 식별성이 향상되는 보안직물
DE102018114845A1 (de) System und Verfahren für bildspezifische Beleuchtung eines Bildes, das auf einen Lichtwellenreiter gedruckt ist
JP4899185B2 (ja) 多層シート及びその真偽判別方法
JP2009102760A (ja) 偽造防止用紙および偽造防止印刷物
ITTO980052A1 (it) Supporto fibroso opaco di sicurezza, in particolare carta, autentifica bile mediante strappo, biglietto da gioco grattabile realizzato a part
CN104099801A (zh) 一种防伪纤维及含有该防伪纤维的防伪纸
JP4344848B2 (ja) 機能性用紙

Legal Events

Date Code Title Description
B25G Requested change of headquarter approved

Owner name: ARJOWIGGINS (FR) , ARJO WIGGINS FINE PAPERS LIMITE

B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: ARJOWIGGINS SECURITY (FR)

B25G Requested change of headquarter approved

Owner name: ARJOWIGGINS SECURITY (FR)

B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 8A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2308 DE 31/03/2015.