BRPI0711787A2 - transferÊncia de uma unidade màvel compatÍvel com a versço anterior - Google Patents

transferÊncia de uma unidade màvel compatÍvel com a versço anterior Download PDF

Info

Publication number
BRPI0711787A2
BRPI0711787A2 BRPI0711787-6A BRPI0711787A BRPI0711787A2 BR PI0711787 A2 BRPI0711787 A2 BR PI0711787A2 BR PI0711787 A BRPI0711787 A BR PI0711787A BR PI0711787 A2 BRPI0711787 A2 BR PI0711787A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
carrier
mobile unit
transferred
determining
revision
Prior art date
Application number
BRPI0711787-6A
Other languages
English (en)
Inventor
Ashok N Rudrapatna
Jialin Zou
Original Assignee
Lucent Technologies Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Lucent Technologies Inc filed Critical Lucent Technologies Inc
Publication of BRPI0711787A2 publication Critical patent/BRPI0711787A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W36/00Hand-off or reselection arrangements
    • H04W36/16Performing reselection for specific purposes
    • H04W36/22Performing reselection for specific purposes for handling the traffic
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W36/00Hand-off or reselection arrangements
    • H04W36/16Performing reselection for specific purposes
    • H04W36/18Performing reselection for specific purposes for allowing seamless reselection, e.g. soft reselection
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W36/00Hand-off or reselection arrangements
    • H04W36/24Reselection being triggered by specific parameters
    • H04W36/30Reselection being triggered by specific parameters by measured or perceived connection quality data
    • H04W36/302Reselection being triggered by specific parameters by measured or perceived connection quality data due to low signal strength
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W36/00Hand-off or reselection arrangements
    • H04W36/14Reselecting a network or an air interface
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W88/00Devices specially adapted for wireless communication networks, e.g. terminals, base stations or access point devices
    • H04W88/02Terminal devices
    • H04W88/06Terminal devices adapted for operation in multiple networks or having at least two operational modes, e.g. multi-mode terminals

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)

Abstract

TRANSFERÊNCIA DE UMA UNIDADE MàVEL COMPATÍVEL COM A VERSçO ANTERIOR A presente invenção fornece um método de comunicação sem fio que envolve pelo menos uma primeira portadora que opera de acordo com um primeiro tipo de sistema e pelo menos uma segunda portadora que opera de acordo com um segundo tipo de sistema. O método poderá incluir determinar se uma unidade móvel deve ser transferida entre uma primeira portadora que opera de acordo com o primeiro tipo de sistema e uma segunda portadora que opera de acordo com o segundo tipo de sistema com base no carregamento de pelo menos uma da primeira e da segunda portadoras.

Description

TRANSFERÊNCIA DE UMA UNIDADE MÓVEL COMPATÍVEL COM A VERSÃO ANTERIOR
HISTÓRICO DA INVENÇÃO
CAMPO DA INVENÇÃO
Esta invenção relaciona-se genericamente a sistemas de comunicação e, mais particularmente a sistemas de comunicação sem fio.
DESCRIÇÃO DA TECNOLOGIA RELACIONADA
A área de cobertura de um sistema de comunicação sem fio é tipicamente dividida em um número de células, que poderão ser agrupadas em uma o mais redes. Estações base associadas às células fornecem conectividade sem fio às unidades móveis na célula ou em um setor da célula. As unidades móveis poderão incluir dispositivos como telefones móveis, assistentes de dados pessoais, telefones inteligentes, dispositivos do Sistema de Posicionamento Global, cartões de interface de rede sem fio, computadores de mesa ou laptops, e assemelhados. As unidades móveis localizadas em cada célula poderão acessar o sistema de comunicação sem fio ao estabelecer um enlace de comunicação sem fio, muitas vezes referido como interface de ar, com a estação base associada à célula. A informação poderá ser transmitida pela interface de ar utilizando uma portadora, como uma forma de onda senoidal de rádio de alta freqüência que é modulada com base na informação a ser transmitida pela portadora. Cada estação base poderá suportar mais de uma portadora e unidades móveis localizadas em uma posição especifica poderão ser capazes de acessar portadoras providas por mais de uma estação base.
Unidades móveis são freqüentemente transferidas de uma estação base para outra e/ou de uma portadora para outra. Por exemplo, uma unidade móvel poderá se deslocar através de áreas de cobertura de várias células e, portanto, poderá ser transferida de uma estação base para outra à medida que a unidade móvel viaja através das células ou setores associados. Para outro exemplo, a área de cobertura associada a uma estação base e/ou uma portadora poderá variar devido a condições ambientais em mudança, mudança nas configurações da rede, e assemelhados. Assim, mesmo estações móveis estacionárias poderão ser transferidas para outra estação base, por exemplo, se a qualidade de canal fornecida pela estação base servidora atual deteriorar. Transferências poderão ser duras, isto é, a conexão antiga para a estação base servidora é quebrada antes da nova conexão a uma estação base alvo ser feita, ou suave, isto é, a nova conexão à estação base alvo é feita antes da conexão antiga à estação base servidora ser quebrada. Assim, uma unidade móvel na transferência suave mantém conexões concorrentes com mais de uma estação base durante a transferência.
Sistemas de comunicação sem fio em evolução freqüentemente incluem células que fornecem conectividade sem fio utilizando portadoras que operam de acordo com revisões ou versões diferentes das normas de comunicação sem fio relevantes. Por exemplo, um sistema de comunicação sem fio convencional poderá incluir algumas estações base que operam de acordo com a Revisão-B e/ou a Revisão-C das normas CDMA2000 EVDO. A Revisão-C é uma revisão posterior à Revisão-B e assim unidades móveis que suportam a Revisão-B poderão ou não também suportar a Revisão-C, e vice versa. Quando uma unidade móvel é transferida em um sistema de comunicação sem fio convencional, a unidade móvel tentará transferir para uma portadora que opera de acordo com a revisão mais recente suportada pela unidade móvel. Por exemplo, uma unidade móvel que suporta a Revisão-C sempre tentará transferir para uma portadora que também opera de acordo com a Revisão-C.
A transferência para portadoras que operam de acordo com a revisão mais recente tem um número de vantagens, como permitir que a unidade móvel utilize os serviços aprimorados fornecidos pela revisão mais recente. No entanto, esta abordagem também tem um número de desvantagens. Por exemplo, muitas unidades móveis poderão tentar a transferência para portadoras que operam de acordo com a revisão mais recente, pelo menos em parte por causa das vantagens citadas anteriormente de utilizar tais portadoras. Conseqüentemente, essas portadoras poderão ser sobrecarregadas ou estar indisponíveis. A qualidade geral do serviço fornecido a unidades móveis que transmitem por portadoras que operam de acordo com a revisão mais recente poderá ser degradada quando essas portadoras estiverem sobrecarregadas. Ademais, recursos de rádio escassos poderão ser desperdiçados quando unidades móveis adicionais tentarem transferir para as portadoras sobrecarregadas ou indisponíveis.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
A presente invenção é direcionada a encarar os efeitos de um ou mais dos problemas explicitados acima. O que segue apresenta uma sinopse simplificada da invenção para fornecer uma compreensão básica de alguns aspectos da invenção. Sua única finalidade é apresentar alguns conceitos de forma simplificada como um prelúdio para a descrição mais detalhada que será discutida posteriormente. Em uma versão da presente invenção, é fornecido um método para a comunicação sem fio que envolve pelo menos uma primeira portadora que opera de acordo com um primeiro tipo de sistema e pelo menos uma segunda portadora que opera de acordo com um segundo sistema. 0 método poderá incluir determinar se uma unidade móvel deve ser transferida entre uma primeira portadora que opera de acordo com o primeiro tipo de sistema e uma segunda portadora que opera de acordo com o segundo tipo de sistema com base no carregamento de pelo menos uma da primeira e da segunda portadoras.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
A invenção poderá ser compreendida por referência à descrição seguinte tomada em conjunto com os desenhos acompanhantes, em que números de referência iguais identificam elementos iguais, e em que:
A Figura 1 ilustra conceitualmente uma versão exemplar de um sistema de comunicação sem fio, de acordo com a presente invenção.
A Figura 2 ilustra conceitualmente uma versão exemplar de uma mensagem de ônus geral (overhead) , de acordo com a presente invenção. E
A Figura 3 ilustra conceitualmente uma versão exemplar de um método de transferência para a unidade móvel, de acordo com a presente invenção.
Embora a invenção seja suscetível a várias modificações e formas alternativas, versões específicas dela foram mostrada por meio de exemplo nos desenhos são aqui descritas em detalhe. No entanto, deve ser compreendido que a descrição aqui encontrada de versões especificas não pretende limitar a invenção às formas particulares reveladas, mas ao contrário, a intenção é abranger todas as modificações, equivalentes, e alternativas que se enquadrem dentro do espirito e escopo da invenção conforme definidos nas reivindicações apensas.
DESCRIÇÃO DETALHADA DE VERSÕES ESPECÍFICAS
São descritos abaixo versões ilustrativas da invenção.
No interessa da clareza, nem todos os recursos de uma implementação efetiva são descritos nesta especificação. Naturalmente será apreciado que no desenvolvimento de qualquer uma dessa versão efetiva, numerosas decisões especificas da implementação devem ser feitas para atingir as metas especificas dos desenvolvedores, como o enquadramento nas restrições relacionadas ao sistemas e relacionadas ao negócio, que irão variar de uma implementação para outra. Ademais, será apreciado que esse esforço de desenvolvimento pode ser complexo e consumidor de tempo, mas apesar disso seria uma realização rotineira para aqueles de habilidade ordinária na tecnologia tendo o beneficio desta revelação.
Partes da presente invenção e descrição detalhada correspondente são apresentadas em termos de software, ou de algoritmos e representações simbólicas de operações em bits de dados dentro de uma memória de computador. Essas descrições e representações são aquelas pelas quais aqueles de habilidade ordinária na tecnologia transmitem efetivamente a substância de seu trabalho para outros de habilidade ordinária na tecnologia. Um algoritmo, como o termo é aqui utilizado, e como é geralmente utilizado, é concebido como sendo uma seqüência auto-consistente de etapas que levam a um resultado desejado. As etapas são aquelas que exigem manipulações físicas de quantidades físicas. Normalmente, embora não necessariamente, essas quantidades assumem a forma de sinais ópticos, elétricos, ou magnéticos capazes de serem armazenados, transferidos, combinados, comparados, e de outra forma manipulados.
Ocasionalmente, provou ser conveniente, principalmente por razões de utilização comum, referir a esses sinais como bits, valores, elementos, símbolos, caracteres, termos, números, ou assemelhados.
No entanto, deve ser mantido na mente que todos esses e termos similares devem estar associados às quantidades físicas apropriadas e são meramente rótulos convenientes aplicados a essas quantidades. A menos que seja especificamente declarado de outra forma, ou conforme seja aparente da discussão, termos como "processar" ou "computar" ou "calcular" ou "determinar" ou "exibir ou assemelhados, referem-se à ação e processos de um sistema de computador, ou dispositivo de computação eletrônica similar, que manipula e transforma dados representados como quantidades físicas, eletrônicas dentro dos registros e memórias do sistema de computador dentro de outros dados representados de maneira similar como quantidades físicas dentro das memórias ou registros do sistema de computador ou outro desses dispositivos de armazenamento, transmissão ou exibição da informação.
Observe também que os aspectos implementados por software da invenção são tipicamente codificados em alguma forma de meio de armazenamento de programa ou implementado por algum tipo de meio de transmissão. O meio de armazenamento de programa poderá ser magnético (por exemplo, um disco flexível ou unidade de disco rígido) ou óptico (por exemplo, uma memória de apenas leitura de disco compacto, ou "CD ROM"), e poderá ser de apenas leitura ou de acesso aleatório. De modo similar, o meio de transmissão poderá ser pares de fios torcidos, cabo coaxial, fibra óptica, ou algum outro meio de transmissão adequado conhecido da tecnologia. A invenção não é limitada por esses aspectos de qualquer implementação dada.
A presente invenção será descrita agora com referência às figuras anexas. Várias estruturas, sistemas e dispositivos são representados esquematicamente nos desenhos para fins apenas de explicação e de modo a não obscurecer a presente invenção com detalhes que são bem conhecidos daqueles habilitados na tecnologia. Apesar disso, os desenhos anexos são incluídos para descrever e explicar exemplos ilustrativos da presente invenção. As palavras e frases aqui utilizadas devem ser compreendidas e interpretadas como tendo um significado consistente com a compreensão dessas palavras e frases por aqueles habilitados na tecnologia relevante. Nenhuma definição especial de um termo ou frase, isto é, uma definição que seja diferente do significado ordinário e costumeiro conforme compreendido por aqueles habilitados na tecnologia, pretende-se que seja aqui implicado pela utilização consistente do termo ou frase. No grau em que o termo ou frase pretenda ter um significado especial, isto é, um significado diferente daquele compreendido por artesãos habilitados, essa definição especial será expressamente explicitada na especificação de maneira definicional que fornece direta e inequivocamente a definição especial para o termo ou frase.
A Figura 1 ilustra conceitualmente uma primeira versão exemplar de um sistema de comunicação sem fio 100. Na versão ilustrada, o sistema de comunicação sem fio 100 fornece comunicação sem fio a uma pluralidade de áreas geográficas ou células 105(1-2), 110(1-4). Os índices numéricos poderão ser ignorados quando da referência às células 105, 110 coletivamente. No entanto, os índices numéricos (1-2), (1-4) poderão ser utilizados para indicar células individuais 105, 110 e/ou subconjuntos das células 105, 110. Esta convenção numérica poderá ser aplicada a elementos representados em outras figuras e distinguidos por índices numéricos diferentes. As pessoas de habilidade ordinária na tecnologia tendo o benefício da presente revelação devem apreciar que a conectividade sem fio poderá ser fornecida às células 105, 110 utilizando uma o mais estações base, roteadores de estação base, pontos de acesso, e assemelhados, bem como controladoras como controladoras de rede de rádio, embora essas entidades e/ou dispositivos não estão mostrados na Figura 1. As pessoas dotadas de habilidade ordinária na tecnologia tendo o benefício da presente revelação também devem apreciar que o número de células 105, 110 mostrado na Figura 1 pretende ser ilustrativo e não limitar a presente invenção.
As células 105, 110 são separadas em camadas 115, 120 que implementam diferentes tipos de sistemas. Em uma versão, os tipos de sistemas implementados nas camadas 115, 120 são distinguidos pela norma ou revisão de protocolo utilizada para fornecer conectividade sem fio pelas portadoras suportadas pelas células nas camadas 115, 120.
Por exemplo, a camada 115 poderá operar de acordo com a Revisão-C da norma EVDO e a camada 12 0 poderá operar de acordo com a Revisão-B da norma EVDO. Conforme é aqui utilizado, os termos "norma ou revisão de protocolo" será compreendido como se referindo a revisões de uma norma de comunicação sem fio ou protocolo que são implementados (ou suportados) por gerações sucessivas de equipamento de comunicação sem fio. Uma característica de uma norma ou revisão de protocolo é que o equipamento de comunicação sem fio que foi originalmente projetado para apenas suportar uma revisão anterior ou de legado, tipicamente não é capaz de comunicar utilizando revisões posteriores (ou mais recentes) da norma ou do protocolo. Em contraste, o equipamento de comunicação sem fio que é projetado para suportar revisões posteriores também poderá ser capaz de suportar revisões de legado da norma ou protocolo, por exemplo, o equipamento de comunicação sem fio poderá ser compatível com versões anteriores com revisões de legado das normas ou protocolos.
Os tipos de sistemas implementados nas camadas 115, 120 também poderão ser distinguidos pelas freqüências das portadoras utilizadas para fornecer conectividade sem fio e/ou a tecnologia de acesso de rádio utilizada para fornecer conectividade sem fio. Por exemplo, em um sistema de comunicação sem fio 10 0 que opera de acordo com as normas e/ou protocolos EVDO Rev-B, a conectividade sem fio poderá ser fornecida às células 105 utilizando uma primeira freqüência portadora e às células 110 utilizando uma segunda freqüência portadora. Para outro exemplo, a conectividade sem fio poderá ser fornecida às células 105 de acordo com as normas e/ou protocolos UMTS e a conectividade sem fio poderá ser fornecida às células 110 de acordo com as normas e/ou protocolos EVDO Rev-C.
O sistema de comunicação sem fio 100 fornece conectividade sem fio a uma ou mais unidades móveis 125. Apenas uma unidade móvel 125 é mostrada na versão ilustrada. No entanto, pessoas de habilidade ordinária na tecnologia tendo o benefício da presente revelação devem apreciar que qualquer número de unidades móveis 125 poderá operar dentro do sistema de comunicação sem fio 100. Pessoas de habilidade ordinária na tecnologia tendo o beneficio da presente revelação também devem apreciar que as unidades móveis 125 poderão ser referidas utilizando outros termos da tecnologia como "equipamento do usuário" , "estações móveis", unidades de assinante", "estações de assinante", e assemelhados. Unidades móveis exemplares 125 poderão incluir, sem a elas estar limitadas, dispositivos como telefones móveis, assistentes de dados pessoais, telefones inteligentes, dispositivos do Sistema de Posicionamento Global, cartões de interface de rede sem fio, computadores de mesa ou laptops, e assemelhados.
A unidade móvel 125 poderá ser capaz de comunicar com as células 105, 110 em uma ou ambas as camadas 115, 120. Por exemplo, a unidade móvel 12 5 poderá ser um dispositivo EVDO Rev-C que é capaz de se comunicar utilizando portadoras fornecidas pelas células 105 de acordo com a Revisão-C da norma EVDO e portadoras fornecidas pelas células 110 de acordo com a Revisão-B da norma EVDO. Para outro exemplo, a unidade móvel 125 poderá ser um dispositivo EVDO Rev-B que não é capaz de se comunicar utilizando portadoras fornecidas pelas células 105 de acordo com a Revisão-C da norma EVD0, mas é capaz de se comunicar utilizando portadoras fornecidas pelas células 110 de acordo com a Revisão-B da norma EVDO. Na versão ilustrada, a unidade móvel 125 é mostrada em uma localização que está associada às áreas de cobertura sobreposta das células 105(1), 110(3). A unidade móvel 125, portanto, poderá ser transferida entre portadoras fornecidas pelas células 105(1), 110(3).
Uma controladora como a controladora de rede de rádio (não mostrada) poderá determinar se transfere ou não a unidade móvel 125 com base em cargas associadas às portadoras fornecidas pelas células 105(1), 110(3). Em uma versão, a decisão de transferência poderá ser utilizada para suportar o grau de serviço (GoS) no sistema de comunicação sem fio 100. Por exemplo, as células 105 poderão suportar a revisão mais recente de uma norma ou protocolo, como a Revisão-C, e as células 110 poderão suportar uma revisão de legado da norma ou protocolo, como a Revisão-B. Se as portadoras na célula 105(1) estão fortemente carregadas, ou sobrecarregadas, mas chamadas de emergência adicionais e/ou chamadas de alta prioridade estão tentando acessar essas portadoras, então as chamadas não emergenciais e/ou de prioridades mais baixas que atualmente se comunicam utilizando essas portadoras poderiam ser transferidas para portadoras na célula 110(3). A decisão de rebaixar uma ou mais chamadas de prioridade mais baixa também poderá ter por base a qualidade de serviço exigida para as chamadas de emergência e/ou as chamadas de alta prioridade, bem como o carregamento projetado das portadoras após a admissão das chamadas de prioridade. Alternativamente, se a unidade móvel 125 tem uma conexão que utiliza uma portadora na célula 110(3) mas o carregamento das portadoras na célula 105(1) é relativamente baixo, as unidades móveis 12 5 poderão ser transferidas da célula 110(3) para a célula 105(1).
A transferência da unidade móvel 125 entre portadoras que operam de acordo com tipos de sistemas diferentes, como as revisões diferentes de uma norma ou protocolo, poderá exigir que a unidade móvel 125 mude uma personalidade ou perfil. Conforme aqui utilizado e de acordo com a utilização na tecnologia, o termo "personalidade" será compreendido como se referindo à informação e/ou algoritmos armazenados e/ou utilizados pela unidade móvel 125 para estabelecer comunicação por uma portadora de acordo com as normas e/ou protocolos implementados pela portadora. Por exemplo, a personalidade da unidade móvel 12 5 poderá incluir informação de configuração utilizada para configurar a unidade móvel 125 para comunicar de acordo com as normas e/ou protocolos implementados pela portadora, como a Revisão-B e/ou a Revisão C. A personalidade poderá ser implementada em hardware, firmware, software, ou qualquer combinação destes.
Em uma versão, uma transferência da célula 110(3) para a célula 105(1) poderá ser disparada pela transferência da célula 110(2) para a célula 110(3). Por exemplo, a unidade móvel 125 poderá ser inicialmente associada à célula 110(2). A unidade móvel 125, portanto, poderá acessar o sistema de comunicação sem fio 100 através da célula 110(2) e receber informação do sistema de comunicação sem fio 100 através da célula 110(2), por exemplo, de acordo com a Revisão-B da norma EVDO. A unidade móvel 125 poderá então mover dentro de uma área geográfica ou setor servido pelas portadoras sobrepostas 105(1), 110(3). Efetuar uma transferência dura da célula 110(2) que opera de acordo com o primeiro tipo de sistema para a célula 105(1) que opera de acordo com o segundo tipo de sistema poderá resultar na degradação de desempenho comparada a efetuar uma transferência suave. Assim, a transferência suave poderá ser utilizada primeiro para transferir a unidade móvel 125 da célula 110(2) para a célula 110(3). A transferência suave é seguida pela transferência da unidade móvel 125 da célula 110(3) para a célula 105(1), que poderá ocorrer após a unidade móvel 125 haver movido no sentido do centro da célula 110(3) e assim a degradação de desempenho poderá ser reduzida.
Em uma versão, a unidade móvel 125 poderá receber uma ou mais mensagens de ônus geral fornecidas pela portadora predefinida 110(3) (isto é, a portadora que está servindo atualmente a unidade móvel 125) antes de (ou durante) a transferência. As mensagens de ônus geral incluem uma lista de portadoras e os tipos de sistema associados a essas portadoras. Por exemplo, a mensagem de ônus geral poderá incluir uma lista de uma ou mais portadoras compatíveis com Rev-C e uma ou mais portadoras compatíveis com Rev-B. Em uma versão, a mensagem de ônus geral também poderá incluir informação que indica se as portadoras listadas estão ou não disponíveis para classes de prioridade dadas de unidades móveis, por exemplo, a lista poderá indicar se as portadoras estão atualmente sobrecarregadas.
A Figura 2 ilustra conceitualmente uma versão exemplar de uma mensagem de ônus geral 200. Na versão ilustrada, a mensagem de ônus geral 200 inclui um campo 205 que indica o número total de portadoras no setor que recebem a mensagem de ônus geral 200. A mensagem de ônus geral 200 também inclui um conjunto de campos 210, 215, 220 para cada uma das portadoras existentes. Os campos 215, 220 indicam a classe de banda da portadora e o canal CDMA ou número de portadora da portadora, respectivamente. 0 campo 210 indica o tipo de sistema da portadora associada. Por exemplo, o campo 210 poderá indicar que a portadora associada opera de acordo com quer a Revisão-B ou a Revisão-C da norma EVDO. No entanto, como foi discutido acima, os campos 210 também poderão indicar outros tipos de sistemas associados à portadora. Em uma versão, a mensagem de ônus geral 2 00 inclui um campo 225 que indica a disponibilidade da portadora associada. Por exemplo, o campo 22 5 poderá incluir informação que indica se a portadora está sobrecarregada. Alternativamente, o campo 225 poderá incluir informação que indica um carregamento atual da portadora com níveis diferentes de disponibilidade associados a diferentes classes de prioridade das unidades móveis. Em vez do campo 225, outra maneira possível de transmitir a informação de disponibilidade da portadora para unidades móveis é definir um campo, como o campo AccessHashingChannelMask, na mensagem de ônus geral DO para este fim.
A Figura 3 ilustra conceitualmente uma versão exemplar de um método de 300 para a transferência de uma unidade móvel. Na versão ilustrada, uma ou mais redes de acesso (AN) (ou estações base constituintes) monitoram (em 305) o carregamento de portadoras associadas a sistemas de comunicação sem fio sobrepostos. Por exemplo, as redes de acesso poderão monitorar (em 3 05) portadoras associadas a uma primeira camada de células que operam de acordo com um primeiro tipo de sistema, como a revisão mais recente de uma norma ou protocolo, e portadoras associadas a uma segunda camada de células que operam de acordo com um segundo tipo de sistema, como uma revisão de legado da norma ou protocolo. Em algumas versões, a primeira camada e a segunda camada de células poderão cobrir a mesma área geográfica. Se a rede de acesso determina (em 310) que uma portadora na primeira camada de células, por exemplo, uma portadora Revisão-C, está sobrecarregada, e a rede de acesso poderá determinar (em 315) se qualquer outra portadora na primeira camada de células está disponível na mesma área de cobertura geográfica.
Unidades móveis poderão ser transferidas (em 320) para as demais portadoras na primeira camada de células, se a rede de acesso determinar (em 315) que as demais portadoras (com carregamento relativamente fraco) estão disponíveis. No entanto, se a rede de acesso determinar (em 315) que nenhuma outra portadora na primeira camada de células está disponível, então uma ou mais unidades móveis poderão ser direcionadas para transferência (em 325) para portadoras na segunda camada de células, como as portadoras que operam de acordo com normas ou protocolos de legado como a Revision- B. As unidades móveis também poderão realizar (em 325) uma baixa de personalidade em resposta a serem transferidas (em 325) para uma das portadoras na segunda camada de células.
Se a rede de acesso determinar (em 310) que uma portadora na primeira camada de células, por exemplo, uma portadora Revision-C, não está sobrecarregada, então unidades móveis em outras portadoras poderão ser transferidas para a portadora na primeira camada de células. Na versão ilustrada, a rede de acesso poderá determinar (em 330) se qualquer outra unidade móvel compatível com versões anteriores (ou terminais de acesso, ATs) têm atualmente um enlace de comunicação sobre uma portadora associada à segunda camada de células, por exemplo, uma portadora Revision-B. Se a rede de acesso identifica (em 33 0) uma unidade móvel compatível com versões anteriores elegível, a rede de acesso poderá determinar (em 335) se a unidade móvel elegível está atualmente em transferência suave e mediu uma proporção sinal-ruído relativamente fraca. Se a unidade móvel está atualmente em transferência suave e/ou mediu uma proporção sinal-ruído relativamente fraca, então a rede de acesso poderá continuar a buscar (em 330) por outras unidades móveis compatíveis com versões anteriores elegíveis.
Unidades móveis compatíveis para trás elegíveis que não estão atualmente em transferência suave e mediram uma proporção sinal-ruído relativamente forte poderão ser transferidas (em 340) para uma portadora na primeira camada de células. Por exemplo, unidades móveis compatíveis para trás elegíveis poderão ser transferidas (em 340) para uma portadora Revision-C na primeira camada de células de portadoras na segunda camada de células, como as portadoras que operam de acordo com normas ou protocolos de legado como a Revision-B. Em uma versão, a personalidade da unidade móvel compatível com versões anteriores elegível poderá ser modificada (em 340) em resposta à transferência (em 340) da unidade móvel para a portadora na primeira camada de células.
As versões particulares reveladas acima são apenas ilustrativas, pois a invenção poderá ser modificada e praticada de maneiras diferentes mas equivalentes aparentes para aqueles habilitados na tecnologia que tiverem o benefício dos ensinamentos aqui mostrados. Ademais, nenhuma limitação é pretendida nos detalhes da construção ou do projeto aqui mostrado, que não conforme descrito nas reivindicações abaixo. É evidente, portanto, que as versões particulares reveladas acima poderão ser alteradas ou modificadas e todas essas variações são consideradas dentro do escopo e espírito da invenção. Assim, a proteção aqui procurada é conforme estabelecido nas reivindicações abaixo.

Claims (10)

1. Método de comunicação sem fio envolvendo pelo menos uma primeira portadora que opera de acordo com um primeiro tipo de sistema e pelo menos uma segunda operadora que opera de acordo com um segundo tipo de sistema, caracterizado por compreender: determinar que uma unidade móvel é para ser transferida entre uma primeira portadora que opera de acordo com o primeiro tipo de sistema e uma segunda portadora que opera de acordo com o segundo tipo de sistema com base em um carregamento de pelo menos uma da primeira e segunda portadoras.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a determinação de que a unidade móvel é para ser transferida compreende determinar que a unidade móvel é para ser transferida entre uma primeira portadora que opera de acordo com uma primeira norma ou revisão de protocolo e uma segunda portadora que opera de acordo com uma segunda norma ou revisão de protocolo.
3. Método, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por compreender determinar uma mudança de personalidade para a unidade móvel em resposta à determinação de que a unidade móvel é para ser transferida entre a primeira portadora que opera de acordo com a primeira norma ou revisão de protocolo e a segunda portadora que opera de acordo com a segunda norma ou revisão de protocolo.
4. Método, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que a determinação de que a unidade móvel é para ser transferida compreende determinar se a primeira portadora está sobrecarregada para uma classe de prioridade da unidade móvel dada.
5. Método, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por compreender determinar se uma terceira portadora que opera de acordo com a primeira norma ou revisão de protocolo está disponível em resposta ao determinar que a primeira portadora está sobrecarregada.
6. Método, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por compreender determinar que a unidade móvel é para ser transferida da primeira portadora para a segunda portadora em resposta à determinação de que a terceira portadora não está disponível.
7. Método, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por compreender determinar que a unidade móvel é para ser transferida em resposta à determinação de que a unidade móvel não está em transferência suave e determinar que uma proporção sinal-ruído está acima de um limite predeterminado.
8. Método, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por compreender determinar se a unidade móvel tem um enlace de comunicação com uma segunda portadora que opera de acordo com a segunda norma ou revisão de protocolo em resposta à determinação de que a primeira portadora não está sobrecarregada, e onde a determinação de que a estação móvel é para ser transferida compreende pelo menos um de: determinar que a unidade móvel é para ser transferida da segunda portadora que opera de acordo com uma norma ou revisão de protocolo mais antigo para a primeira portadora que opera de acordo com a norma ou revisão de protocolo mais recente em resposta à determinação de que a primeira portadora não está sobrecarregada; determinar que a unidade móvel é para ser transferida em resposta à determinação de que a unidade móvel não está em transferência suave e determinar que uma proporção sinal-ruído está acima de um limite predeterminado; e determinar se a unidade móvel tem um enlace de comunicação com a segunda portadora em resposta à primeira unidade móvel ser transferida de uma quarta portadora para a segunda portadora.
9. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a determinação de que a unidade móvel é para ser transferida compreende determinar que a unidade móvel é para ser transferida com base em uma prioridade associada à unidade móvel.
10. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender transferir a unidade móvel entre a primeira portadora e a segunda portadora.
BRPI0711787-6A 2006-06-02 2007-05-25 transferÊncia de uma unidade màvel compatÍvel com a versço anterior BRPI0711787A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US11/421,874 US20070280161A1 (en) 2006-06-02 2006-06-02 Handover of a backward-compatible mobile unit
US11/421874 2006-06-02
PCT/US2007/012531 WO2007142892A2 (en) 2006-06-02 2007-05-25 Handover of a backward-compatible mobile unit

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0711787A2 true BRPI0711787A2 (pt) 2011-12-27

Family

ID=38740146

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0711787-6A BRPI0711787A2 (pt) 2006-06-02 2007-05-25 transferÊncia de uma unidade màvel compatÍvel com a versço anterior

Country Status (11)

Country Link
US (1) US20070280161A1 (pt)
EP (1) EP2030472A2 (pt)
KR (1) KR20090018618A (pt)
CN (1) CN101461276A (pt)
AU (1) AU2007255598A1 (pt)
BR (1) BRPI0711787A2 (pt)
IL (1) IL195523A0 (pt)
MX (1) MX2008014981A (pt)
RU (1) RU2008151514A (pt)
TW (1) TW200812408A (pt)
WO (1) WO2007142892A2 (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US9491689B2 (en) * 2008-06-03 2016-11-08 Nokia Corporation Cell search for flexible spectrum use
US9014137B2 (en) * 2008-06-13 2015-04-21 Qualcomm Incorporated Apparatus and method for personality modification during handoff
US8660086B2 (en) * 2010-05-04 2014-02-25 Nokia Corporation Method and apparatus for admission control and forced handover in a multi-layer network configuration
US8923808B2 (en) * 2010-05-27 2014-12-30 Motorola Solutions, Inc. Method and apparatus for policy and charging control decisions based on radio spectrum blocks
US8797875B2 (en) 2011-09-16 2014-08-05 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Policy controlled offloading among neighboring networks
US9232531B2 (en) * 2012-10-22 2016-01-05 Qualcomm Incorporated Prioritization of users for switching between co-existence wireless systems
EP2929716B1 (en) * 2012-12-05 2020-06-17 Nokia Solutions and Networks Oy Method for traffic steering and network element
US8937861B1 (en) 2013-01-23 2015-01-20 Sprint Communications Company L.P. Adding different channel pseudo-noise codes of different carriers for a wireless communication device

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6122513A (en) * 1997-11-06 2000-09-19 Nortel Networks Corporation Method for extending hard-handoff boundaries within a mobile telephone communications network
US7197318B2 (en) * 2001-04-26 2007-03-27 Nokia Corporation Method and network element for controlling handover
US20030125039A1 (en) * 2001-12-27 2003-07-03 Nortel Networks Limited Multi-carrier traffic allocation enhancements to reduce access failures and to work across bands
DE60210628D1 (de) * 2002-11-06 2006-05-24 Siemens Mobile Comm Spa Auf Dienstgüte (QoS) basierendes Verfahren für Verkehrslastmanagement in einem mobilen Kommunikationsnetzwerk mit mehreren Funkzugangstechnologien
DE60336813D1 (de) * 2003-09-23 2011-06-01 Panasonic Corp Protokolkontextübertragung in einem Mobilfunkkommunikationsystem
EP1733584B1 (en) * 2003-12-12 2013-03-06 Telefonaktiebolaget LM Ericsson (publ) Method and device for handling user equipment in a communications network
US20060109818A1 (en) * 2004-11-22 2006-05-25 Shreesha Ramanna Method and system for inter-technology active handoff of a hybrid communication device

Also Published As

Publication number Publication date
AU2007255598A1 (en) 2007-12-13
KR20090018618A (ko) 2009-02-20
WO2007142892A2 (en) 2007-12-13
MX2008014981A (es) 2008-12-05
US20070280161A1 (en) 2007-12-06
TW200812408A (en) 2008-03-01
EP2030472A2 (en) 2009-03-04
RU2008151514A (ru) 2010-07-20
CN101461276A (zh) 2009-06-17
WO2007142892A3 (en) 2008-02-07
IL195523A0 (en) 2009-09-22

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0711787A2 (pt) transferÊncia de uma unidade màvel compatÍvel com a versço anterior
ES2927249T3 (es) Traspaso en un contexto de fragmentación de red basándose en NSSAI enviado por un dispositivo de red central a un dispositivo de red de acceso de destino seleccionado por el dispositivo de red de acceso de origen
KR101115182B1 (ko) 핸드오프 지연을 완화하기 위한 방법들 및 장치
US11259229B2 (en) Apparatus and method of speed based network selection
US8526984B2 (en) Managing interference due to low power BSs
US9241290B2 (en) Apparatus and method for controlling handover to prevent femtocell interference
US20080002628A1 (en) A method of dynamically populating a neighbor list in a wireless communication system
US10652787B2 (en) Systems and methods for resolving a physical cell identity confusion in a heterogeneous network
BRPI0711319A2 (pt) transferência de contexto de evento em um sistema heterogêneo de comunicação
WO2020076230A2 (en) Inter-rat (radio access technology) re-establishment enhancements in multi-rat dual connectivity (mr-dc)
JP2011217399A (ja) 無線通信システムにおける接続故障報告
BR112013001366B1 (pt) Método e aparelho para transferência de célula, e, meio de armazenamento legível por computador
BRPI0719026B1 (pt) Ofdma de múltiplos usuários cognitiva
BRPI0717281A2 (pt) Método de acesso de transferência e dispositivo baseado em canal de acesso aleatório.
US8750856B2 (en) Distributed sleeping cell detection
CN108282831B (zh) 确定候选小区的方法、用户设备和基站
BR112021012424A2 (pt) Método e aparelho para reportar falha no grupo de células-mestre
US8971910B2 (en) Network element, cellular communication system and method therefor
JP5361379B2 (ja) ユニバーサル移動電話システムにおけるターゲット加入者を識別し、追跡するための方法および装置
BR112020002493A2 (pt) estação rádio base e método de radiocomunicação
BRPI0922915B1 (pt) equipamento de usuário e método para reportar um recurso
KR20090009281A (ko) 이동 유닛에 다수의 캐리어들의 표시를 제공하는 방법
BR112012033023B1 (pt) Método para solicitar uma reconfiguração de uma interface de rádio, equipamento de usuário relacionado, método para receber uma solicitação para reconfigurar uma interface de rádio e estação base relacionada
US20140045501A1 (en) Manifold network wireless communication system
US10278125B2 (en) Apparatus and method for managing connection in wireless communication system

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AS 3A, 4A E 5A ANUIDADES.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: NAO APRESENTADA A GUIA DE CUMPRIMENTO DE EXIGENCIA. REFERENTE AS 3A, 4A E 5A ANUIDADES.

B15K Others concerning applications: alteration of classification

Ipc: H04W 36/22 (2009.01), H04W 36/14 (2009.01), H04W 8