BRPI0709885B1 - “Método para fornecer uma faixa de lentes de contato” - Google Patents

“Método para fornecer uma faixa de lentes de contato” Download PDF

Info

Publication number
BRPI0709885B1
BRPI0709885B1 BRPI0709885-5A BRPI0709885A BRPI0709885B1 BR PI0709885 B1 BRPI0709885 B1 BR PI0709885B1 BR PI0709885 A BRPI0709885 A BR PI0709885A BR PI0709885 B1 BRPI0709885 B1 BR PI0709885B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
power
diopters
providing
constant
base curve
Prior art date
Application number
BRPI0709885-5A
Other languages
English (en)
Inventor
Benjamin Wooley C.
Gupta Amitava
Original Assignee
Johnson & Johnson Vision Care, Inc.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Johnson & Johnson Vision Care, Inc. filed Critical Johnson & Johnson Vision Care, Inc.
Publication of BRPI0709885A2 publication Critical patent/BRPI0709885A2/pt
Publication of BRPI0709885B1 publication Critical patent/BRPI0709885B1/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G02OPTICS
    • G02CSPECTACLES; SUNGLASSES OR GOGGLES INSOFAR AS THEY HAVE THE SAME FEATURES AS SPECTACLES; CONTACT LENSES
    • G02C7/00Optical parts
    • G02C7/02Lenses; Lens systems ; Methods of designing lenses
    • G02C7/04Contact lenses for the eyes
    • G02C7/041Contact lenses for the eyes bifocal; multifocal
    • G02C7/044Annular configuration, e.g. pupil tuned
    • GPHYSICS
    • G02OPTICS
    • G02BOPTICAL ELEMENTS, SYSTEMS OR APPARATUS
    • G02B3/00Simple or compound lenses
    • G02B3/10Bifocal lenses; Multifocal lenses

Abstract

<b>lentes de contato multifocais<d>a presente invenção refere-se a métodos para corrigir a presbiopia e lentes para tal correção, na qual a produção de uma ampla faixa de lentes multifocais é conseguida com o uso de três superfícies traseiras asféricas rotativamente simétricas, o desenho de cujas curvas de base é uma função do poder refrativo.

Description

(54) Título: MÉTODO PARA FORNECER UMA FAIXA DE LENTES DE CONTATO (51) Int.CI.: G02C 7/04 (30) Prioridade Unionista: 27/03/2006 US 11/389,798 (73) Titular(es): JOHNSON & JOHNSON VISION CARE, INC.
(72) Inventor(es): C. BENJAMIN WOOLEY; AMITAVA GUPTA
Relatório Descritivo da Patente de Invenção para MÉTODO PARA FORNECER UMA FAIXA DE LENTES DE CONTATO .
CAMPO DA INVENÇÃO
A presente invenção refere-se a lentes de contato. Em particular, 5 a invenção refere-se a uma faixa de unidades retentoras de matéria-prima (SKUs) para produtos de lente de contato multifocal que usam três curvas de base asféricas para toda a faixa de SKU.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
Na medida em que uma pessoa envelhece, o olho é menos ca10 paz de se acomodar, ou dobrar a lente natural, para focalizar objetos que estão relativamente perto do observador. Esta condição é conhecida como presbiopia. Similarmente, para pessoas que tiveram sua lente natural removida e uma lente intra-ocular inserida como substituição, a capacidade de acomodação está totalmente ausente.
Dentre os métodos usados para corrigir a falha do olho em se acomodar está o uso de lentes de contato de monovisão em que uma pessoa é munida com uma lente de contato para visão de longe e uma lente para visão de perto. Um sistema alternativo permite a correção de visão tanto de perto quanto de longe em cada lente de contato usada pela pessoa.
Como ainda uma alternativa, são conhecidas lentes de contato nas quais pelo menos uma superfície provê potência progressiva da potência de longe para perto ou de perto para longe.
O produto de lente de contato convencional é tipicamente produzido usando de 1 a 3 curvas de base para toda a faixa de SKUs. Isto é des25 vantajoso pelo fato de a divergência entre a curvatura da córnea e a curva da lente de contato resultar no flexionamento da lente sobre o olho provendo não apenas uma lente de ajuste pobre, mas também uma lente na qual a potência sobre o olho experimentada pelo usuário é mudada a partir da potência prescrita da lente. Adicionalmente, uma película lacerável pode ser formada entre a superfície traseira da lente e a superfície corneana, cuja película não apresenta uma espessura uniforme e pode causar diferenças de potência adicionais entre a potência prescrita e a experimentada.
Petição 870180004853, de 19/01/2018, pág. 5/12
Como uma alternativa, algumas lentes de contato são projetadas usando a topografia da córnea, em cujas lentes parte ou toda a superfície traseira da lente se conforma à forma da superfície da córnea que ela cobre. Estas lentes são também desvantajosas por causa do custo envolvido em prover lentes personalizadas para a topografia da córnea de um indivíduo.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO E DAS CONCRETIZAÇÕES
PREFERIDAS
A invenção apresenta métodos para corrigir a acuidade visual, lentes para tal correção, e métodos para produzir as lentes da invenção. Em uma concretização, o método da invenção permite a produção de uma ampla faixa de lentes multifocais que usam três superfícies traseiras asféricas rotativamente simétricas, ou curvas de base, o desenho de cujas curvas de base é uma função do poder refrativo. As lentes da invenção irão exibir um melhor ajuste no olho, quando comparadas a lentes de contato multifocais convencionais não-personalizadas. Adicionalmente, a potência sobre o olho que experimentará o usuário da lente estará mais próxima à potência prescrita da lente do que aquela experimentada em uma lente multifocal convencional.
Em uma concretização, a invenção apresenta um método para projetar uma lente de contato que compreende, consiste essencialmente, e consiste na etapa de prover uma curva de base asférica rotativamente simétrica que é uma função do erro refrativo. Em outra concretização, a invenção apresenta uma lente de contato que compreende, consiste essencialmente, e consiste em a) uma primeira superfície apresentando uma primeira zona óptica compreendendo, consistindo essencialmente, e consistindo pelo menos em uma região multifocal; e b) uma segunda superfície que é uma curva de base asférica rotativamente simétrica que é uma função do erro refrativo.
Uma descoberta da invenção é a de que podem ser criadas certas generalidades referentes ao desenho da curva de base de uma lente de contato, cujas generalidades podem ser usadas para aperfeiçoar o ajuste das lentes à córnea do usuário enquanto impede a personalização da lente à córnea de um indivíduo. No método da invenção, são providas duas ou três curvas de base para uma faixa total de lentes multifocais, as curvas sendo determinadas como função do erro refrativo. O termo faixa total significa que as lentes apresentam uma correção para -12,00 a +12,00 dioptrias de correção de longe e -3,00 a +3,00 dioptrias de correção de visão de perto.
Certos estudos demonstraram que a córnea humana é melhor modelada como uma bicônica em termos de uma curvatura apical e duas constantes asféricas medidas ortogonalmente em Θ, e θ + π/2 e 2. Adicionalmente, é sabido que a curvatura apical da córnea em um olho hiperóptico é mais plana e mais esférica, indicando uma curvatura apical inferior e valores inferiores de asfericidade negativa, do que a curvatura apical em um olho míope, que terá uma maior curvatura e um maior nível de asfericidade negativa. Entretanto, a magnitude da diferença entre as duas constantes de asfericidade é tipicamente pequena.
Uma descoberta da presente invenção é a de que duas ou três curvas asféricas côncavas radialmente simétricas podem ser calculadas e usadas como curvas de base através de uma ampla faixa de lentes de contato multifocais. Preferivelmente, as curvas são calculadas usando a equação:
z(p) = cp2/(1 + (1 - ec2p2)1/2 ) em que z é o valor de arqueação como uma função do raio p;
p é a posição radial a partir do centro da lente;
c é a curvatura apical(vértice); e ε é a constante de asfericidade, que é relacionada à constante cônica como k = ε-1.
Três curvas asféricas côncavas radialmente simétricas são mostradas na tabela 1 abaixo.
Tabela 1
Esfera Curvatura Apical Constante de
(dioptrias) (mm) Asfericidade
-12 a-2 7,8 +/- 0,2 -0,25 +/- 0,02
-2 a+2 8,0 +/- 0,2 -0,17+/- 0,02
+2 a +12 8,2 +/- 0,2 -0,10+/- 0,02
Alternativamente, duas curvas de base apresentando as seguintes curvaturas apicais e constantes de asfericidade podem ser usadas:
Tabela 2
Esfera Curvatura Apical Constante de
(dioptrias) (mm) Asfericidade
-12a0 7,8 +/- 0,2 -0,25 +/- 0,02
Oa+12 8,2 +/- 0,2 -0,10+/-0,02
A invenção pode ser usada para projetar e fabricar muitos tipos de lentes de contato, mas pode encontrar sua maior utilidade no projeto e na fabricação de lentes de contato multifocais. Desse modo, as superfícies dianteiras das lentes da invenção podem incorporar qualquer uma de inúmeras correções multifocais incluindo, sem limitação, correção bifocal e pro10 gressiva.
Em uma concretização preferida, a superfície dianteira da lente apresenta uma zona óptica com pelo menos duas zonas anulares concêntricas de potência esférica. A zona óptica central pode prover potência óptica de perto ou, preferivelmente, de longe. Os termos potência óptica de longe e potência óptica de perto indicam a potência exigida para corrigir a potência de visão de longe e de visão de perto do usuário da lente, respectivamente. A potência de uma das zonas anulares é substancialmente igual àquela da potência óptica de longe e aquela da outra zona anular é substancialmente igual àquela da potência de visão de perto. A superfície pode ter zonas anulares adicionais com potência óptica de longe, potência óptica de perto, potência óptica intermediária, ou potência em uma faixa entre aquela da potência óptica de longe e de perto, ou combinações das mesmas. Por exemplo, a superfície pode ter de três a cinco zonas anulares adicionais de potência de visão de longe e de perto alternada.
Altemativamente, a zona óptica de superfície dianteira pode ser uma zona de potência progressiva. O termo zona de potência progressiva indica uma zona asférica contínua apresentando uma região de potência de visão de longe e uma região de potência de visão de perto, e uma região de transição de maior ou menor potência dióptrica que conecta as regiões de longe e de perto. Adicionalmente, as lentes da invenção podem ter qualquer de uma variedade de características ópticas corretivas incorporadas nas superfícies além das potências ópticas de longe e de perto, tal como, por exemplo, potência cilíndrica.
Lentes de contato úteis na invenção podem ser lentes ou rígidas ou, preferivelmente, gelatinosas. As lentes de contato gelatinosas, formadas de qualquer material adequado para produzir tais lentes, são preferivelmente usadas. Os materiais ilustrativos para a formação de lentes de contato gelatinosas incluem, sem limitação, elastômeros de silicone, macrômetros contendo silicone incluindo, sem limitação, aqueles descritos nas Patentes Norte-americanas n°s 5.371.147, 5.314.960 e 5.057.578, incorporadas em sua totalidade para referência, hidrogéis, hidrogéis contendo silicone, e semelhantes e combinações dos mesmos. Mais preferivelmente, a superfície é um siloxano, ou contém uma funcionalidade de siloxano incluindo, sem limitação, macrômeros de siloxano de polidimetila, siloxanos de metacriloxipropila, e misturas dos mesmos, silicone-hidrogel ou um hidrogel. Materiais ilustrativos incluem, sem limitação, acquafilcon, etafilcon, genfilcon, lenefilcon, senofilcon, balafilcon, lotrafilcon, ou galifilcon.
As lentes da invenção podem ser formadas por qualquer método convencional. Por exemplo, as zonas ópticas podem ser produzidas pela transformação a diamante das zonas nos moldes que são usados para formar a lente da invenção. Subsequentemente, uma resina líquida adequada é colocada entre os moldes seguida pela compressão e pela cura da resina para formar as lentes da invenção. Alternativamente, as zonas podem ser transformadas a diamante em botões de lente. Qualquer um de uma variedade de métodos conhecidos para a fabricação de lentes de contato multifocais pode ser usado para produzir as lentes da invenção.

Claims (4)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Método para fornecer uma faixa de lentes de contato capazes de fornecer correção para -12.00 a +12.00 dioptrias de correção de distância e -3.00 a +3.00 dioptrias de correção de visão de perto, o método que com5 preende a etapa de prover uma faixa de unidades retentoras de matériaprima em que a faixa inteira de unidades retentoras de matéria-prima compreende duas ou três curvas de base asférica rotativamente simétricas, em que cada uma das curvas de base é uma função do erro refrativo, caracterizado pelo fato de que ou:
    10 a) as duas curvas de base compreendem
    i) uma primeira curva de base que possui uma potência esférica de -12 a 0 dioptrias, uma curvatura apical de 7,8 +/ -0,2 mm e uma constante de asfericidade de -0,25 +/- 0,02, e ii) uma segunda curva de base que possui uma potência esférica 15 de 0 a +12 dioptrias, uma curvatura apical de 8,2 +/- 0,2 mm e uma constante de asfericidade de -0,10 +/- 0,02; ou
    b) as três curvas de base compreendem:
    i) uma primeira curva de base que possui uma potência esférica de -12 a -2 dioptrias, uma curvatura apical de 7,8 +/ -0,2 mm e uma constan20 te de asfericidade de -0,25 +/- 0,02, e ii) uma segunda curva de base que possui uma potência esférica de -2 a +2 dioptrias, uma curvatura apical de 8,0 +/- 0,2 mm e uma constante de asfericidade de -0,17 +/- 0,02, e iii) uma terceira curva de base que possui uma potência esférica 25 de +2 a +12 dioptrias, uma curvatura apical de 8,2 +/- 0,2 mm e uma constante de asfericidade de -0,10 +/- 0,02.
  2. 2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que cada curva de base é calculada usando a equação:
    z(p)=cp2/(1+(1-ec2p2)1/2)
    30 onde z é um valor de arqueação como uma função do raio p; p é a posição radial a partir do centro da lente;
    Petição 870180004853, de 19/01/2018, pág. 6/12 c é a curvatura (vértice) apical; e e é a constante de asfericidade, que é relacionada à constante cônica como k = e-1.
  3. 3. Método, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que adicionalmente compreende a etapa de prover uma superfície dianteira apresentando uma zona óptica central que compreende potência de visão de longe ou de perto e pelo menos duas zonas anulares concêntricas de potência, cada das zonas anulares compreendendo potência de visão de longe ou de perto.
  4. 4. Método, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que adicionalmente compreende a etapa de prover uma superfície dianteira apresentando uma zona óptica que é uma zona de potência progressiva.
    Petição 870180004853, de 19/01/2018, pág. 7/12
BRPI0709885-5A 2006-03-27 2007-03-23 “Método para fornecer uma faixa de lentes de contato” BRPI0709885B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US11/389,798 US7322695B2 (en) 2006-03-27 2006-03-27 Multifocal contact lenses
US11/389,798 2006-03-27
PCT/US2007/064785 WO2007112308A1 (en) 2006-03-27 2007-03-23 Multifocal contact lenses

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0709885A2 BRPI0709885A2 (pt) 2011-07-26
BRPI0709885B1 true BRPI0709885B1 (pt) 2018-06-12

Family

ID=38349529

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0709885-5A BRPI0709885B1 (pt) 2006-03-27 2007-03-23 “Método para fornecer uma faixa de lentes de contato”

Country Status (13)

Country Link
US (1) US7322695B2 (pt)
EP (1) EP2005241B1 (pt)
JP (1) JP5885905B2 (pt)
KR (1) KR20080108308A (pt)
CN (1) CN101454709B (pt)
AR (1) AR060136A1 (pt)
AU (1) AU2007230661B2 (pt)
BR (1) BRPI0709885B1 (pt)
CA (1) CA2647517C (pt)
HK (1) HK1132042A1 (pt)
RU (1) RU2439635C2 (pt)
TW (1) TWI413824B (pt)
WO (1) WO2007112308A1 (pt)

Families Citing this family (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
MX2011004729A (es) * 2008-11-20 2011-05-30 Alcon Inc Lentes intraoculares multifocales difractivos con zona de distancia central modificada.
US8216307B2 (en) * 2008-12-19 2012-07-10 Novartis Ag Radially segmented apodized diffractive multifocal design for ocular implant
RU2552699C2 (ru) * 2009-10-26 2015-06-10 Новартис Аг Дифракционная конструкция со смещением фазы области центра-дальней зоны для глазного имплантата
TWI588560B (zh) 2012-04-05 2017-06-21 布萊恩荷登視覺協會 用於屈光不正之鏡片、裝置、方法及系統
US9201250B2 (en) 2012-10-17 2015-12-01 Brien Holden Vision Institute Lenses, devices, methods and systems for refractive error
CA2887655C (en) 2012-10-17 2021-11-02 Brien Holden Vision Institute Lenses, devices, methods and systems for refractive error
WO2015095891A1 (en) 2013-12-20 2015-06-25 Onefocus Vision, Llc Fluidic module for accomodating soft contact lens
US10302968B2 (en) 2013-01-28 2019-05-28 Onefocus Vision, Inc. Fluidic module for accommodating soft contact lens
US10018855B2 (en) 2013-01-28 2018-07-10 Onefocus Technology, Llc Accommodating soft contact lens
JP2016507081A (ja) 2013-01-30 2016-03-07 ワンフォーカス テクノロジー, エルエルシー 調節式ソフトコンタクトレンズの製造プロセス
US9454020B2 (en) * 2014-10-24 2016-09-27 Johnson & Johnson Vision Care, Inc. Method for designing contact lenses with semi-customized back surface
CN106291977B (zh) * 2015-07-24 2020-02-07 爱博诺德(北京)医疗科技股份有限公司 一种角膜塑形镜
EP3349055A4 (en) 2015-07-24 2019-07-24 Eyebright Medical Technology (Beijing) Co., Ltd. VIEW CORRECTION LENSES AND PROCESS FOR PREPARING THE SAME
CN106526888B (zh) 2015-09-15 2019-08-06 星欧光学股份有限公司 隐形眼镜产品
US10845622B2 (en) 2015-09-15 2020-11-24 Largan Medical Co., Ltd. Multifocal contact lens and contact lens product
US10371964B2 (en) 2015-09-15 2019-08-06 Largan Medical Co., Ltd. Contact lens product
WO2017083774A1 (en) 2015-11-11 2017-05-18 Onefocus Vision, Inc. Accommodating lens with cavity

Family Cites Families (22)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4525043A (en) 1977-11-11 1985-06-25 Leonard Bronstein Contact lens
US4580882A (en) * 1983-04-21 1986-04-08 Benjamin Nuchman Continuously variable contact lens
US4640595A (en) 1984-05-02 1987-02-03 David Volk Aspheric contact lens
AU594308B2 (en) 1985-08-08 1990-03-08 Band, Jordon C Contact lens
US5220359A (en) 1990-07-24 1993-06-15 Johnson & Johnson Vision Products, Inc. Lens design method and resulting aspheric lens
NZ250359A (en) * 1992-12-09 1996-07-26 Johnson & Johnson Vision Prod Multifocal ophthalmic lens pair
US5619289A (en) 1993-03-31 1997-04-08 Permeable Technologies, Inc. Multifocal contact lens
US6007201A (en) 1996-02-21 1999-12-28 Seiko Epson Corporation Multifocal contact lens
US5880809A (en) 1996-12-30 1999-03-09 Scientific Optics, Inc. Contact lens
US5835187A (en) 1996-11-22 1998-11-10 Wilmington Partners L.P. Aspheric multifocal contact lens having concentric front surface
WO1999004308A1 (fr) * 1997-07-14 1999-01-28 Seiko Epson Corporation Lentille de contact
GB9716793D0 (en) 1997-08-07 1997-10-15 Vista Optics Limited Contact lens
US6457826B1 (en) * 1998-08-06 2002-10-01 John B. W. Lett Multifocal aspheric lens
CA2351435A1 (en) 1998-12-16 2000-06-22 William Rovani Multifocal contact lens with aspheric surface
US6244709B1 (en) 1999-03-12 2001-06-12 Bausch & Lomb Incorporated Multifocal lens article
FR2798744B1 (fr) 1999-09-22 2002-04-05 Essilor Int Procede pour determiner la forme d'une lentille de contact ophtalmique de correction des aberrations optiques de l'oeil au-dela de la defocalisation ou de l'astigmatisme et dispositif pour la mise en oeuvre de ce procede
FR2803922B1 (fr) 2000-01-14 2002-04-05 Essilor Int Lentille ophtalmique
US6474814B1 (en) * 2000-09-08 2002-11-05 Florida Optical Engineering, Inc Multifocal ophthalmic lens with induced aperture
JP2003103401A (ja) * 2001-09-28 2003-04-08 Tomey Corp 光学レンズの製造方法
JP3860041B2 (ja) * 2002-01-23 2006-12-20 株式会社メニコン コンタクトレンズおよびコンタクトレンズの設計方法
US6802606B2 (en) * 2003-02-04 2004-10-12 Johnson & Johnson Vision Care, Inc. Multifocal contact lens pairs
US20060116764A1 (en) * 2004-12-01 2006-06-01 Simpson Michael J Apodized aspheric diffractive lenses

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0709885A2 (pt) 2011-07-26
WO2007112308A1 (en) 2007-10-04
EP2005241A1 (en) 2008-12-24
TWI413824B (zh) 2013-11-01
CN101454709B (zh) 2010-12-22
CN101454709A (zh) 2009-06-10
RU2439635C2 (ru) 2012-01-10
RU2008142369A (ru) 2010-05-10
AR060136A1 (es) 2008-05-28
US7322695B2 (en) 2008-01-29
AU2007230661A1 (en) 2007-10-04
US20070222942A1 (en) 2007-09-27
KR20080108308A (ko) 2008-12-12
AU2007230661B2 (en) 2013-05-02
JP2009531741A (ja) 2009-09-03
HK1132042A1 (en) 2010-02-12
JP5885905B2 (ja) 2016-03-16
CA2647517A1 (en) 2007-10-04
EP2005241B1 (en) 2020-08-26
CA2647517C (en) 2015-06-16
TW200804889A (en) 2008-01-16

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0709885B1 (pt) “Método para fornecer uma faixa de lentes de contato”
AU2010308489C1 (en) Contact lens sets and methods to prevent or slow progression of myopia or hyperopia
AU2010264487B2 (en) Design of myopia control ophthalmic lenses
US8777415B2 (en) Multifocal contact lenses and related methods and uses to improve vision of prebyopic subjects
CA2756799C (en) Small optic zone contact lenses and methods
US8894202B2 (en) Multifocal contact lenses and related methods and uses to improve vision of presbyopic subjects
US8876286B2 (en) Multifocal contact lenses and related methods and uses to improve vision of presbyopic subjects
US20090033864A1 (en) Multifocal contact lenses and methods for improving vision and for producing multifocal contact lenses
US8882265B2 (en) Multifocal contact lenses and related methods and uses to improve vision of presbyopic subjects
AU2015203718A1 (en) Method for designing multifocal contact lenses
AU2013273828A1 (en) Method for designing multifocal contact lenses

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]
B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 14A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2622 DE 06-04-2021 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.