BRPI0709518A2 - "elemento de envasilhamento assim como máquina envasilhamento com elemento de envasilhamento". - Google Patents

"elemento de envasilhamento assim como máquina envasilhamento com elemento de envasilhamento". Download PDF

Info

Publication number
BRPI0709518A2
BRPI0709518A2 BRPI0709518A BRPI0709518A2 BR PI0709518 A2 BRPI0709518 A2 BR PI0709518A2 BR PI0709518 A BRPI0709518 A BR PI0709518A BR PI0709518 A2 BRPI0709518 A2 BR PI0709518A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
packaging
valve
packing
channel
liquid
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Dieter-Rudolf Krulitsch
Original Assignee
Khs Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=46160575&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0709518(A2) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Khs Ag filed Critical Khs Ag
Publication of BRPI0709518A2 publication Critical patent/BRPI0709518A2/pt

Links

Landscapes

  • Filling Of Jars Or Cans And Processes For Cleaning And Sealing Jars (AREA)

Abstract

ELEMENTO DE ENVASILHAMENTO ASSIM COMO MáQUINA ENVASILHADORA COM ELEMENTODE ENVASILHAMENTO A presente invenção refere-se a um elemento de envasilhamento para uma máquina envasilhadora, para o envasiIhamento de garrafas ou de recipientes similares, com um produto de envasilhamento, provido de um canal de líquido formado em uma carcaça do elemento de envasilhamento e de uma válvula de líquido controlável, disposta no canal de liquido entre uma conexão para a condução do produto de envasilhamento e um orifício de descarga para a descarga do produto de envasilhamento fluido em um recipiente.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "ELEMENTO DE ENVASILHAMENTO ASSIM COMO MÁQUINA ENVASILHADORA COM ELEMENTO DE ENVASILHAMENTO"
A invenção refere-se a um elemento de envasilhamento, de acordo com o conceito genérico da reivindicação 1, assim como a uma máquina envasilhadora, de acordo com o conceito genérico da reivindicação 21. São conhecidos, em diferentes concretizações, elementos de envasilhamento para o uso em máquinas envasilhadoras, especialmente as do tipo construtivo rotativo, para envasilhar garrafas ou recipientes similares com um produto de envasilhamento fluido. Entre outros, são conhecidos elementos de envasilhamento para o assim chamado envasilhamento por jato livre, no qual o produto de envasilhamento fluido, que sai do orifício de descarga do elemento de envasilhamento, entra como jato livre no respectivo recipiente distante do elemento de envasilhamento durante a fase de envasilhamento. São conhecidos também entre outros, elementos de envasilhamento para o assim chamado envasilhamento por pressão ou envasilhamento por contrapressão, no qual o produto de envasilhamento fluido entra sob pressão (pressão de envasilhamento) no respectivo recipiente situado em ponto de vedação com o elemento de envasilhamento durante a fase de envasilhamento.
No caso do envasilhamento por jato livre o problema de gotejamento do elemento de envasilhamento reside a princípio depois de concluída a fase de envasilhamento e após a retirada do recipiente envasilhado do porta-recipiente. Esse gotejamento pode ser evitado mediante o uso de um bloqueador de gás no orifício de descarga.
De fato, não é adequado um elemento de envasilhamento com um bloqueador de gás disposto em seu orifício de descarga para envasilhamento sob pressão, especialmente de um produto com teor de ácido carbônico. Durante e após o fechamento da válvula de envasilhamento uma determinada quantidade do produto de envasilhamento fluido é retida na via de circulação acima da trava por gás, ficando pendente nela. No caso do alívio de pressão e/ou residual durante o envasilhamento por pressão, subseqüente ao fechamento da válvula de envasilhamento, ocorre uma liberação do ácido carbônico ali presente no caso do produto de envasilhamento com teor de ácido carbônico, pendente acima da trava por gás. Desse modo, o produto de envasilhamento é comprimido pela trava por gás, causando uma grande sujeira da máquina envasilhadora, o que também não pode ser tolerado em um engarrafamento asséptico a frio devido às elevadas exigências para esterilização.
Se elementos de envasilhamento conhecidos forem utilizados tanto para um envasilhamento por jato livre como também para um envasilhamento por pressão, será necessário por essa razão, remover os bloqueadores de gás no envasilhamento por jato livre, ali previstos para impedir um gotejamento do produto, antes do envasilhamento por pressão ou, ao contrário, eles deverão ser novamente montados após o envasilhamento por pressão e antes do envasilhamento por jato livre, o que significa uma adaptação dispendiosa em termos de tempo e de trabalho da respectiva máquina envasilhadora, e pressupõe custos extras de produção assim como ciclos adicionais de limpeza. É tarefa da presente invenção apresentar um elemento de envasilhamento, que possibilite com facilidade uma adaptação entre um envasilhamento por jato livre e um envasilhamento por pressão. Para solucionar essa tarefa é projetado um elemento de envasilhamento de acordo com a reivindicação 1. Uma máquina envasilhadora é objeto da reivindicação 21.
O elemento de envasilhamento, de acordo com a invenção, pode ser empregado sem uma desmontagem e nova remontagem das travas por gás opcionalmente para o envasilhamento por jato livre e para o envasilhamento por pressão. Nos dois casos, o elemento de envasilhamento opera sem gotejamento. No caso do envasilhamento por pressão o produto de envasilhamento fluido é conduzido para dentro do elemento de envasilhamento ao longo de uma via de circulação ou canal de líquido, no qual a trava por gás não está prevista. A trava por gás encontra-se em uma via de circulação adicional, que é utilizada para o envasilhamento por pressão como canal de gás de retorno. O gás de retorno. Neste caso, é conduzido através da trava por gás, o que pode ser feito sem desvantagens. A adaptação do envasilhamento por pressão para o envasilhamento por jato livre é feita através do bloqueio da válvula de líquido utilizada para o envasilhamento por pressão e através da abertura de uma outra válvula de líquido, através da qual então o produto de envasilhamento fluido chega até a via de circulação adicional, que apresenta o orifício de descarga provido do bloqueador de gás, de tal forma que o produto de envasilhamento possa entrar como jato livre no recipiente a ser envasilhado, através dessa via de circulação e do orifício de descarga provido da trava por gás.
A adaptação entre os dois processos de envasilhamento (envasilhamento por jato livre/ envasilhamento por pressão) pode ser feita apenas pelo controle das válvulas correspondentes, sem que sejam necessárias modificações no elemento de envasilhamento.
O elemento de envasilhamento, de acordo com a invenção, é adequado para o envasilhamento por jato livre e envasilhamento por pressão de garrafas ou de outros recipientes, especialmente para o envasilhamento por jato livre e envasilhamento por pressão de latas. Aperfeiçoamentos da invenção são objeto das reivindicações dependentes. A invenção é a seguir mais detalhadamente esclarecida com auxílio das figuras com base em um exemplo de concretização, onde:
A figura 1 mostra em uma representação simplificada e em corte um elemento de envasilhamento de uma máquina envasilhadora do tipo rotativa, juntamente com um porta-recipientes ou garrafas atribuído a esse elemento de envasilhamento;
A figura 2 mostra o elemento de envasilhamento da figura 1, juntamente com uma garrafa a ser envasilhada no caso de um envasilhamento por jato livre;
A figura 3 mostra o elemento de envasilhamento da figura 1 juntamente com uma garrafa a ser envasilhada em um envasilhamento por pressão ou por contrapressão;
A figura 4 mostra o elemento de envasilhamento da figura 1, juntamente com uma lata a ser envasilhada (p.Ex lata para bebida) em um envasilhamento por jato livre ,
A figura 5 mostra o elemento de envasilhamento da figura 1 em uma limpeza CIP;
A figura 6 mostra em uma representação simplificada uma vista de cima sobre o porta-recipientes ou garrafas do elemento de envasilhamento da figura 1.
Nas figuras o No. 1 é um elemento de envasilhamento de uma máquina envasilhadora do tipo rotativo para o envasilhamento de garrafas 2 com um produto de envasilhamento fluido. O elemento de envasilhamento 1 é é previsto com uma multiplicidade de outros elementos de envasilhamento na circunferência de um rotor 2 de acionamento giratório em torno do eixo vertical e forma junto com um porta-garrafa 4 respectivamente uma das posições de envasilhamento no rotor 3.
O elemento de envasilhamento 1 é, entre outras coisas, adequado para um envasilhamento por jato livre, no qual a respectiva garrafa 2 fica distanciada do elemento de envasilhamento 1, por sua abertura 2.1 e o produto de envasilhamento fluido 5 entra em um jato livre para dentro da respectiva garrafa durante o processo de envasilhamento, de forma que o volume de ar e/ou de gás na área da abertura da garrafa 2.1 , deslocado pelo produto de envasilhamento para fora da garrafa, pode chegar livremente ao meio ambiente.
Além disso, o elemento de envasilhamento 1 também é adequado para o envasilhamento das garrafas 2 sob contra-pressão (envasilhamento por rpessão), sendo que as garrafas 2 ficam então em contato pela sua abertura com o respectivo elemento de envasilhamento na posição de vedação durante o processo de envasilhamento de acordo com a figura 1.
O elemento de envasilhamento 1 é composto, precisamente, de uma carcaça 6, na qual, entre outras coisas, é projetado um atalho de circulação que se ramifica, formado por duas vias de circulação 7 e 8. É atribuiído um canal de conexão 9 a esse atalho de circulação, através do qual o produto de envasilhamento fluido é conduzido durante o envasilhamento por uma ligação externa 10. O canal de conexão 9 forma ao mesmo tempo o trecho de medição de um dispositivo de medição 11 (sensor MID), através do qual é registrada a quantidade de produto de envasilhamento que entra na respectiva garrafa 2 durante o envasilhamento, para o controle volumétrico do processo de envasilhamento.
A via de circulação 7 é formada parcialmente pelo canal aberto bilateralmente 12.1 de um tucho 12 do tipo tubular que define pelo seu eixo o eixo do elemento de envasilhamento FA, que passa no lado inferior da carcaça 6.1 para uma peça tubular 13, na qual fica disposto um bloqueador de gás 13.1 e que forma para o envasilhamento por jato livre um tubo curto de envasilhamento. A trava por gás 13, no caso mais simplificado, um inserto do tipo peneira com uma multiplicidade de orifícios ou um inserto, que apresenta uma multiplicidade de canais, que ficam abertos respectivamente em relação ao canal de tucho 12.1 assim como na extremidade inferior da peça tubular 13 que forma o orifício de descarga do produto de envasilhamento fluido. Pela extremidade superior o canal de tucho 12.1 desemboca em uma câmara 14 de uma válvula de líquido 15, através da qual a câmara 14 e, portanto, o canal de tucho 12.1 podem ser controladamente conectados ao ponto de ramificação das duas vias de circulação 7 e 8 e respectivamente ao canal de conexão 9; A válvula de líquido 15é composta de um corpo de válvula 17 acionado por um dispositivo de acionamento 16, que pode ser movimentado no caso da forma de concretização ilustrada, para abrir e fechar a válvula de líquido 15 por um curso de válvula em uma direção axial orientada verticalmente em relação ao eixo do elemento de envasilhamento FA e, portanto, radialmente em relação áo eixo de máquina, e que atua conjuntamente com uma superfície de válvula correspondente 18.
O tucho 12 é conduzido na direção do eixo do elemento de envasilhamento FA por um curso pré-determinado, axialmente deslocável na carcaça 6 e em um segmento de carcaça 19 de formato cilíndrico circular formado nessa carcaça, utilizando-se vedações de membrana 20 em formato de disco e vedações radiais 21, que vedam na área do segmento de carcaça 19 a fenda entre a superfície externa do tucho 12 e a superfície interna cilíndrica do segmento de carcaça 19, que circunda esse tucho. O tucho 12 na posição inferior de seu movimento de curso é previamente tensionado por mola.
A via de circulação 8 é formada de modo semelhante ao canal de líquido usual em elementos de envasilhamento e desemboca no lado inferior 6.1 da carcaça 6 em um orifício de descarga 22 de formato anular que circunda a peça tubular 13, no qual está prevista uma segunda válvula de líquido 23, que é fechada quando o tucho 12 abaixa. Para a válvula de líquido 23 a extremidade inferior do tucho 12 é projetada como corpo de válvula 24, que atua conjuntamente com uma superfície de válvula formada na via de circulação 8 próxima ao orifício de descarga 22.
No lado inferior de carcaça 1.1 é previsto além disso um elemento de centragem 25 de formato anular que se projeta sobre esse lado inferior, no qual também está prevista uma vedação 25.1 de formato anular que circunda o orifício de descarga 22, com a qual a respectiva garrafa 2 fica hermeticamente em contato durante o envasilhamento por pressão, pela sua abertura 2.1
Na câmara de válvula 14 desembocam, no caso da forma de concretização ilustrada, dois canais de gás controlados 26 e 27, nos quais está prevista respectivamente uma válvula controlável 26.1 e 27.1.
O porta-recipientes 4 é projetado, no caso da concretização das figuras 1-3, de tal forma que a respectiva garrafa 2 fica presa nele de forma suspensa através de um flange 2.2 de sua abertura. Para levantar e abaixar o porta- recipientes 4 este é preso em uma barra 28 orientada pelo seu eixo em sentido paralelo ao eixo do elemento de envasilhamento FA, que é conduzida, durante um curso de movimento, de forma axialmente deslocável, até a carcaça 6 assim como ao rotor 3. A barra 28 e, portanto, o respectivo porta-recipientes 4 são previamente tensionados através de uma mola de pressão 29 para a posição de curso inferior, abaixada. Através de um dispositivo de acionamento 30 que age conjuntamente com a extremidade superior da barra 28, na forma por exemplo de um arranjo pneumático êmbolo-cilindro, as barras 28 e o porta- recipientes 4 podem ser levantados da posição de curso inferior. A posição de curso inferior da barra 28, e consequentemente, a posição inferior do porta- recipientes 4, correspondem à posição durante o envasilhamento por jato livre.
Para o envasilhamento por pressão a barra 28 e o respectivo porta-recipientes 4 são movimentados para uma posição de curso superior.
Além disso, conforme ilustram as figuras, a peça tubular 13 que apresenta a trava por gás 13.1, situa-se para baixo sobre o plano da vedação de formato anular 25.1 e, portanto, sobre também o orifício de descarga 22, sendo que a extremidade inferior da trava por gás 13 fica praticamente no mesmo nível da borda inferior do elemento de centragem 24.
Através do No. 31 é designada uma parede que separa um compartimento interno 32, no qual os elementos de envasilhamento 1 circulam com sua extremidade inferior o porta-recipiente 4, do meio ambiente, por exemplo para o engarrafamento asséptico a frio. Na passagem entre o rotor 3 e a parede fixa 31 está prevista uma vedação 33.
Para o envasilhamento por jato livre, de acordo com a figura 2, as garrafas 2, em uma entrada para recipientes da máquina envasilhadora, passam respectivamente para uma posição de envasilhamento formada por um elemento de envasilhamento 1 e por um respectivo porta-recipientes 4, de forma que cada garrafa 2 fica presa no porta-recipientes 4, de forma suspensa, pelo seu eixo de garrafa em sentido co-axial ou aproximadamente co-axial, pelo eixo do elemento de envasilhamento FA orientada com o flange de abertura 2.2, na verdade, distanciada pela abertura de garrafa 2.1 do elemento de envasilhamentol ou da extremidade inferior da peça tubular 13 que apresenta a trava por gás 13.1. Através da abertura da válvula de líquido 15 o processo de envasilhamento é iniciado, ou seja, o produto de envasilhamento fluido chega então ao interior da respectiva garrafa 2 como jato livre 5, através da conexão externa 10, do canal de conexão 9, da câmara de válvula 14, do canal de tucho 12.1 e da peça tubular 13 que apresenta a trava por gás 13.1. O canal individual 8 e a abertura de descarga de formato anular 22 são fechados através da válvula de líquido 23. Através do dispositivo de medição 11 é medida a quantidade de produto de envasilhamento que entra na respectiva garrafa 2 durante o processo de envasilhamento. Qunado o volume de produto de envasilhamento necessário é atingido, a válvula de líquido 15 é fechada em virtude do sinal emitido pelo dispositivo de medição 11, e consequentemente, o processo de envasilhamento é finalizado. As garrafas envasilhadas 2 são retiradas na saída para recipientes do porta-recipientes respectivo 4, e conduzidas a uma máquina para serem fechadas (fechadoras automáticas).
Com a utilização das travas por gás 13.1 nos elementos de envasilhamento 1, evita-se de modo eficaz um gotejamento do produto de envasilhamento fluido após a retirada da respectiva garrafa 2.
Para esvaziar a câmara de válvula 14 e o canal de tucho 12.1, um dos canais de gás 26 ou 27 pode ser aberto para acionar a respectiva válvula de comando ou de gás 26.1 ou 27.1 em direção ao ar ambiente ou a um canal de gás especial, formado por exemplo no rotor.
A figura 3 mostra o modo operacional do respectivo elemento de envasilhamento 1 durante o envasilhamento por pressão. Neste caso, a respectiva garrafa 2 é colocada contra o elemento de envasilhamento 1 ou a vedação 25.1 em posição de vedação ao ser levantada juntamente com o porta-recipiente 4, pela sua abertura 2.1. A válvula de líquido 15 é fechada nesse modo operacional. Ao se abrir uma das válvulas de comando 26.1 ou 27.1 o compartimento interno 2 da garrafa 2 prevista na posição de vedação no elemento de envasilhamento 1, é previamente tensionado por exemplo através da câmara de válvula 14 e do canal de tucho 12.1, ou seja, é aplicada uma tensão prévia no gás inerte através de um elemento sob pressão. O produto de envasilhamento chega até a via de circulação 8 através da conexão externa 10, do canal de conexão 9 com a pressão de envasilhamento, de tal forma que em virtude dessa pressão pressão que atua entre outras coisas sobre a vedação de membrana 20 inferior de formato anular, o tucho 12 é movimentado para sua posição superior de curso e a válvula de líquido 23 abre, de forma que o produto de envasilhamento fluido flui agora para dentro da respectiva garrafa 2 através do orifício de descarga de formato anular 22, ao longo da superfície interna da garrafa. O gás de retorno deslocado de dentro da garrafa 2 atrayés do produto de envasilhamento fluido circula através da trava por gás 13.1, que através do canal de tucho 12.1 que serve como canal de gás de retorno nesse modo operacional e da câmara de válvula 14 em pelo menos um canal de gás aberto 26 ou 27. Controlado pelo sinal do dispositivo de medição 11, ao atingir o volume de envasilhamento desejado o processo de envasilhamento, é finalizado mediante o fechamento dos canais de gás 26 e 27v e da válvula de líquido 23.
A figura 4 mostra um elemento de envasilhamento 1 a para o envasilhamento por jato livre ou para o envasilhamento por pressão de latas 2 a. O elemento de envasilhamento 1 a se diferencia do elemento de envasilhamento 1 basicamente pelavedação um pouco maior em relação á vedação 25.1. na figura 4 aparece ilustrado a posição operacional do elemento de envasilhamento 1 a durante o envasilhamento por jato livre, com a válvula de líquido fechada 15. O envasilhamento por pressão é feito na borda do recipiente ou da lata 2 a 1 prensada na posição de vedação contra o elemento de vedação 25 a.1 juntamente com o porta-recipiente 4 a levantado. A figura 5 ilustra o elemento de envasilhamento 1 durante a assim chamada limpeza CIP. Neste caso, o elemento de centragem 24 é fechado através de um elememento de fecho 34 em formato de prato, de forma que, com as válvulas de líquido abertas 15 e 23, o agente de limpeza utilizado na limpeza CIP podem circular em todos os canais dentro do elemento de envasilhamento respectivo 1. Conforme mostra especialmente a figura 6, o elemento de fechamento 34 em formato de prato está previsto no porta-recipiente 4 e pode ser colocado em uma posição abaixo do elemento de centragem 25 mediante inclinação do porta-recipiente 4 em formato de setor circular, em torno do eixo da barra 28 (seta dupla A), de forma que então ao se ativar o elemento de acionamento 30 o elemento de fechamento 34 é colocado contra o elemento de centragem 25 em relação à instalação, a fim de formar assim uma cobertura de lavagem juntamente com o elemento de centragem 25 no lado inferior da carcaça 6.1, que liga o orifício de descarga aberto 22 com a peça tubular 13 que apresenta a trava por gás 13.1.
Além disso, conforme ilustrado na figura 6, estão previstos respectivamente um rebaixo 35 e um rebaixo 36 no porta-recipiente 4 em formato de setor circular, pela lateral do elemento de fechamento 34, de tamanho diferente, de forma que o porta-recipiente 4 possa ser ajustado a garrafas 2 com diâmetros diferentes na área do flange da abertura de garrafa 2.2, mediante inclinação da barra 28. A invenção foi descrita acima com base em um exemplo de concretização.
Entende-se que são possíveis inúmeras alterações e modificações sem que a idéia inventiva que serve de base à invenção seja abandonada. LISTA DOS SINAIS DE REFERÊNCIA
1,1 a Elemento de envasilhamento
2 Garrafa
2.1 Abertura de garrafa
2.2 Flange de abertura
2 a Lata
2a 1 Borda da lata
3 Rotor
4, 4 a Porta-recipiente
5 Jato do produto de envasilhamento
6 Carcaça
6.1 Lado inferior da carcaça
7.8 Via de circulação
9 Canal de conexão
10 Conexão externa
11 Dispositivo de medição
12 Tucho 12.1 Canaldetucho
13 Peça tubular
13.1 Trava por gás
14 Câmara de válvula
15 Válvula de líquido
16 Elementodeacionamento
17 Corpo de válvula
18 Assento de válvula
19 Segmento de carcaça
20 Vedação de membrana d formato anular
21 Vedação radial
22 Orifício de descarga de formato anular
23 Válvula de líquido
24 Corpo de válvula
25 Elemento de centragem
25.1 Vedação no elemento de centragem 25
25 a 1 Vedação
26, 27 Canal de gás
26.1, 27.1 Válvula de controle
28 Barra
29 Mola
30 Elemento de acionamento
31 Parede
32 Compartimento
33 Vedação
34 Elemento de fechamento
35, 36 Rebaixo
A Deslocamento do porta-recipiente 4
FA Eixo vertical do elemento de envasilhamento

Claims (22)

1. "ELEMENTO DE ENVASILHAMENTO" para uma máquina envasilhadora, para o envasilhamento de garrafas ou de recipientes similares (2, 2 a) com um produto de envasilhamento fluido, provido de um canal de líquido (8) formado em uma carcaça (6) do elemento de envasilhamento (1), e de uma primeira válvula de líquido (23) controlável, disposta no canal de líquido (8) entre uma conexão (9) para a condução do produto de envasilhamento e pelo menos um primeiro orifício (22) para descarga do produto de envasilhamento fluido no recipiente (2, 2a ) a ser envasilhado, CARACTERIZADO pelo fato de na carcaça (6) do elemento de envasilhamento (1,1a), adicionalmente ao canal de líquido (8) ser formado um outro canal de circulação(7), que pode ser conectado à conexão (9) para condução do produto de envasilhamento fluido, através de uma válvula de líquido adicional (15), e de o outro canal de circulação (7) formar na área do primeiro orifício de descarga (22) pelo menos um outro orifício de descarga, no qual está previsto o bloqueadorde gás (13.1).
2. "ELEMENTO DE ENVASILHAMENTO", de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de pelo menos um outro orifício de descarga ser formado por um tubo de envasilhamento curto (13).
3. "ELEMENTO DE ENVASILHAMENTO", de acordo com a reivindicação 1 ou 2, CARACTERIZADO pelo fato de pelo menos um primeiro orifício de descarga (22) ser projetado em formato anular ou parcialmente anular.
4. "ELEMENTO DE ENVASILHAMENTO", de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADO pelo fato de pelo menos um primeiro orifício de descarga (22) circundar pelo menos um outro orifício de descarga pelo menos em formato parcialmente anular.
5. "ELEMENTO DE ENVASILHAMENTO", de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, CARACTERIZADO pelo fato de o bloqueador de gás (13.1) ser projetado do tipo peneira e/ou ser formado por uma multiplicidade de canais abertos respectivamente em ambas as extremidades.
6. "ELEMENTO DE ENVASILHAMENTO", de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, CARACTERIZADO pelo fato de a primeira válvula de líquido (23) apresentar um corpo de válvula (24) formado ou previsto em um tucho de válvula (12), que pode ser movimentado para abrir e fechar essa válvula de líquido por um curso de válvula em um sentido axial, por exemplo em torno de um eixo vertical do elemento de envasilhamento (FA) e de no tucho de válvula (12) ser formado um canal de tucho (12. 1), que forma pelo menos uma parte da outra via de circulação (7).
7. "ELEMENTO DE ENVASILHAMENTO", de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, CARACTERIZADO pelo fato de na outra via de circulação (7) desembocar pelo menos um canal de gás controlável (26, 27).
8. "ELEMENTO DE ENVASILHAMENTO", de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, CARACTERIZADO pelo fato de a outra válvula de líquido (15) apresentar um corpo de válvula (17), que pode ser movimentado para abrir e fechar a válvula de líquido por um curso de válvula através de um elemento de acionamento (16).
9. "ELEMENTO DE ENVASILHAMENTO", de acordo com a reivindicação 8, CARACTERIZADO pelo fato de o corpo (17) da outra válvula de líquido (15) poder ser movimentado em um sentido axiaí transversalmente ou perpendicularmente ao eixo do elemento de envasilhamento (FA).
10. "ELEMENTO DE ENVASILHAMENTO", de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, CARACTERIZADO pelo fato de a outra válvula de líquido (15) apresentar um corpo de válvula (17), que pode ser movimentado para abrir e fechar essa válvula de líquido em uma câmara de válvula (14) por um curso de válvula.
11. "ELEMENTO DE ENVASILHAMENTO" de válvula, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, CARACTERIZADO pelo fato de a câmara de válvula (14) ser parte da via de circulação adicional (7).
12. "ELEMENTO DE ENVASILHAMENTO" de válvula, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, CARACTERIZADO pelo fato de o canal de tucho (12. 1) desembocar na câmara de válvula (14).
13. "ELEMENTO DE ENVASILHAMENTO" de válvula, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, CARACTERIZADO pelo fato de pelo menos um canal de gás controlável (26, 27) desembocar na câmara de válvula (14).
14. "ELEMENTO DE ENVASILHAMENTO" de válvula, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, CARACTERIZADO pelo fato de ele poder ser; controlado para o envasilhamento por jato livre de forma que quando a primeira válvula de líquido estiver fechada (23)e quando a válvula de líquido adicional (15) estiver aberta, o produto de envasilhamento fluido entre em um jato livre (5) no respectivo recipiente (2,2a) disposto sob o elemento de envasilhamento (1, 1 a), através da outra via de circulação (7) e através do outro orifício de descarga provido de bloqueador de gás (13.1).
15. "ELEMENTO DE ENVASILHAMENTO", de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, CARACTERIZADO pelo fato de o elemento de envasilhamento (1, 1a) poder ser controlado para o envasilhamento por pressão, de tal forma que quando a outra válvula delíquido (15) estiver bloqueada e quando a primeira válvula de líquido (23) estiver aberta, o produto de envasilhamento fluido entre no recipiente (2, 2 a) que fica em contato com o elemento de envasilhamento (1, 1a) , através de pelo menos um primeiro orifício de descarga (23) e de forma que a outra via de circulação (7) sirva como canal de gás de retorno.
16. "ELEMENTO DE ENVASILHAMENTO", de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, CARACTERIZADO pelo fato de ele apresentar um porta-recipiente (4,4a) no elemento de envasilhamento (1,1 a), assim como de apresentar um dispositivo de acionamento (30) para levantar e abaixar o porta-recipiente (4,4 a).
17. "ELEMENTO DE ENVASILHAMENTO", de acordo com a reivindicação -16, CARACTERIZADO pelo fato de o porta-recipiente (4) ser projetado para um arranjo suspenso do respectivo recipiente (2).
18. "ELEMENTO DE ENVASILHAMENTO", de acordo com a reivindicação 15, CARACTERIZADO pelo fato de o porta-recipiente (4 a) ser projetado para um arranjo estacionário do respectivo recipiente (2 a).
19. "ELEMENTO DE ENVASILHAMENTO", de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, CARACTERIZADO pelo fato de apresentar um elemento de centragem (25) que circunda pelo menos um primeiro orifício de descarga (22), que pode ser fechado para uma limpeza CIP, por meio de um elemento de fechamento (34), na verdade, para formar um compartimento de lavagem, no qual desemboca pelo menos um primeiro orifício de descarga (22) e pelo menos um outro orifício de descarga que apresenta o bloqueador de r gás (13.1).
20. "ELEMENTO DE ENVASILHAMENTO", de acordo com a reivindicação 19, CARACTERIZADO pelo fato de o elemento de fechamento (34) estar previsto ou formado no porta-recipiente (4).
21. "MÁQUINA ENVASILHADORA COM ELEMENTO DE ENVASILHAMENTO" para o envasilhamento de recipientes (2, 2 a), com um produto de envasilhamento fluido, provida de pelo menos uma estação de envasilhamento formada por um elemento de envasilhamento (1, 1 a) e um porta-recipiente (4, 4 ã), CARACTERIZADO pelo fato de o elemento de envasilhamento (1, Ta) ser formado conforme definido em qualquer uma das reividicações anteriores.
22. "MÁQUINA ENVASILHADORA COM ELEMENTO DE ENVASILHAMENTO", de acordo com a reivindicação 21, CARACTERIZADO pelo fato de apresentar vários elementos de envasilhamento (1, 1 a) em um rotór (3) de acionamento giratório em torno de um eixo vertical .
BRPI0709518 2006-04-15 2007-04-03 "elemento de envasilhamento assim como máquina envasilhamento com elemento de envasilhamento". BRPI0709518A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102006071706 2006-04-15

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0709518A2 true BRPI0709518A2 (pt) 2012-05-29

Family

ID=46160575

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0709518 BRPI0709518A2 (pt) 2006-04-15 2007-04-03 "elemento de envasilhamento assim como máquina envasilhamento com elemento de envasilhamento".

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0709518A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP4688532B2 (ja) 充填要素、並びにこの様式の充填要素を有する充填機械
JP5037602B2 (ja) 充填要素と充填要素を備える充填機
ES2817437T3 (es) Máquina para llenar envases con líquidos, provista de un sistema de corrección del nivel de llenado
RU2407699C2 (ru) Наполнительный элемент и разливочная машина с наполнительными элементами
JP6516671B2 (ja) 充填要素並びに充填機械
RU2357918C2 (ru) Способ горячего заполнения жидкого разливаемого продукта в бутылки или подобную тару, а также разливочная машина для выполнения способа
EP3176126B1 (en) A filling device for a filling machine
BRPI0410608B1 (pt) elemento de envasilhamento para máquina envasilhadora bem como máquina envasilhadora com elementos de envasilhamento desse tipo
BRPI0501659B1 (pt) Rotary type bottling machine
BRPI0709343B1 (pt) elemento de envase para envasar garrafas ou recipientes similares com um material líquido de envase assim como um máquina envasadora com elementos desse tipo
JP6219411B2 (ja) 充填部並びに充填システム
ES2358431T3 (es) Válvula de llenado que presenta una cámara de líquido, una cámara de gas y una cámara intermedia, y máquina de llenado que comprende la misma.
US8776839B2 (en) Filling element and filling machine for filling bottles or similar containers
US20160016774A1 (en) Method and filling machine for filling cans or the like containers with liquid contents
CN105452151A (zh) 灌装元件以及灌装机
BR112015002712B1 (pt) Elemento de enchimento múltiplo para enchimento de recipientes e máquina de enchimento para enchimento de recipientes
US5819817A (en) Dummy bottle for the flushing cycle in a filling machine
RU2693523C1 (ru) Способ, обрабатывающая станция и обрабатывающая головка для обработки внутреннего пространства кегов, и уплотнение, используемое в такой обрабатывающей станции
ES2439040T3 (es) Máquina de llenado y procedimiento para desinfectar dicha máquina de llenado
EP3473590B1 (en) Improved filling device for a filling machine
BRPI0709518A2 (pt) "elemento de envasilhamento assim como máquina envasilhamento com elemento de envasilhamento".
US10173880B2 (en) Filling system for filling bottles or similar containers
US6941986B2 (en) Device for aseptically filling containers
EP3357859A1 (en) Filling valve, filling apparatus having such a filling valve and method of operating such a filling valve
JP2005289421A (ja) 充填バルブ

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: CONFORME ARTIGO 10O DA RESOLUCAO 124/06, CABE SER ARQUIVADO REFERENTE AO NAO RECOLHIMENTO DA 3A ANUIDADE.

B08G Application fees: restoration [chapter 8.7 patent gazette]
B15G Petition not considered as such [chapter 15.7 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A PETICAO 018100016339 DE 07/05/2010.

B151 Others concerning applications: resolution cancelled [chapter 15.31 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A DESPACHO 15.7 NA RPI 2191 DE 02/01/2013.

B25F Entry of change of name and/or headquarter and transfer of application, patent and certif. of addition of invention: change of name on requirement

Owner name: KHS AG (DE)

Free format text: A FIM DE ATENDER A ALTERACAO DE NOME REQUERIDA ATRAVES DA PETICAO NO 18110037807/SP, DE 28/09/2011, PROTOCOLADA NO PI0404893-8, E NECESSARIO APRESENTAR O DOCUMENTO DE ALTERACAO DE NOME NOTARIZADO E COM A DEVIDA LEGALIZACAO CONSULAR, ALEM DA GUIA DE CUMPRIMENTO DE EXIGENCIA.

B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: KHS GMBH (DE)

B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B11D Dismissal acc. art. 38, par 2 of ipl - failure to pay fee after grant in time