BRPI0708368B1 - Solid herbicide composition and process for stabilizing 1- (4,6-dimetoxypyrimidin-2-yl) -3- (3-trifluormeryl-2-pyridylsulphonyl) urey or its salt - Google Patents

Solid herbicide composition and process for stabilizing 1- (4,6-dimetoxypyrimidin-2-yl) -3- (3-trifluormeryl-2-pyridylsulphonyl) urey or its salt Download PDF

Info

Publication number
BRPI0708368B1
BRPI0708368B1 BRPI0708368B1 BR PI0708368 B1 BRPI0708368 B1 BR PI0708368B1 BR PI0708368 B1 BRPI0708368 B1 BR PI0708368B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
weight
parts
compound
salt
herbicidal composition
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Publication date

Links

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "COMPOSIÇÃO HERBICIDA SÓLIDA E PROCESSO PARA ESTABILIZAÇÃO DE 1-(4,6-DIMETOXIPIRIMIDIN-2-IL)-3-(3-TRIFLÚORMETIL-2-PIRIDILSULFONIL) UREIAOU SEU SAL".
Campo Técnico A presente invenção refere-se a uma composição herbicida sólida na qual decomposição de 1-(4,6-dimetoxi pírimidin-2-íl)-3-{3-triflúor metil-2-piridil sulfonil) uréia (nome comum: flazasulfuron, daqui por diante referido como composto A) é suprimida.
Antecedentes da Técnica Um herbicida contendo o composto A como um ingrediente ativo é utilizado em várias aplicações uma vez que ele pode controlar várias ervas daninhas índesejadas com uma baixa dose, Entretanto, o composto A no herbicida pode decompor em alguns casos dependendo das condições, e da mesma maneira nenhum efeito herbicida desejado pode ser suficientemente obtido em alguns casos. Assim, vários estudos foram conduzidos sobre um processo para supressão de decomposição de composto a JP-A-9-143015 mostra um processo para supressão de decomposição do composto A em uma composição herbicida granular através de uso de um sulfo succinato de dialquila ou um benzoato. JP-A-2002-12509 mostra um processo para suprimir decomposição do composto A em uma composição herbicida sólida através de uso de um estabilizador tal como anidrido bórico, ácido meta bórico, cal virgem, óxido de bário, zeólito, silicato de cálcio, óxido de magnésio ou sulfato de magnésio. JP-A-5-271021 mostra um processo para suprimir decomposição do composto A em um líquido de espargimento tendo uma composição herbicida diluída com água através do uso de sais inorgânicos de magnésio.
Entretanto, estes documentos falharam em mostrar um processo para supressão de decomposição do composto A em uma composição herbicida sólida através de uso de um específico tensoativo aqui descrito a seguir. Descrição da Invenção Problema a ser solucionado pela invenção Para suprimir decomposição do composto A, foram tentados vários processos, mas um processo mais excelente é fortemente desejado em vista de praticabilidade. Ainda, no caso onde o composto A e 2-etilamino-4-isopro-pilamino-6-metil tio-1,3,5-triazina (nome comum: ametrim, daqui por diante referido como bomposto B) são combinados para preparação de uma composição herbicida sólida, não somente supressão de decomposição do composto A mas também capacidade de desintegração da composição herbicida sólida em água tem de ser aperfeiçoada.
Meios para solucionar o problema Os presentes inventores conduziram estudos extensivos para solucionar o problema acima e como um resultado, eles verificaram que decomposição do composto A ou seu sal em uma composição herbicida sólida pode ser suprimida através de uso de um específico tensoativo. Ainda, eles também verificaram que quando o composto A e o composto B são combinados para preparação de uma composição herbicida sólida, hão somente supressão de decomposição do composto A mas também capacidade de desintegração da composição herbicida sólida em água pode ser aperfeiçoada.
Por exemplo, a presente invenção refere-se a uma composição herbicida sólida compreendendo (1) o composto A ou seu sal e (2) pelo menos um tensoativo selecionado do grupo consistindo em sulfonato de nafta-leno condensado com formaldeído, um sulfonato de alquil naftaleno condensado com formaldeído, um sulfonato de dialquil naftaleno condensado com formaldeído e um policarboxilato.
De acordo com a presente invenção, uma composição herbicida sólida com a qual a atividade herbicida do composto A ou seu sal pode ser estavelmente exibida, é provida.
Melhor modo para realizar a invenção Exemplos do sal do composto A usado na presente invenção incluem vários, tais como sais de metais alcalinos tais como sódio e potássio, sais de metais alcalinos-terrosos como magnésio e cálcio, e sais de aminas como mono metilamina, dimetilamina e trietilamina.
Exemplos da metade sal no sulfonato de naftaleno condensado com formaldeído, o sulfonato de alquil naftaleno condensado com formaldeí-do e o sulfonato de dialquil naftaleno condensado com formaldeído usado na presente invneção incluem vários tais como sais de metais alcalinos tais como sódio e potássio, e sais de metais alcalinos-terrosos tais como magnésio e cálcio. A porção alquila no sulfonato de naftaleno condensado com formaldeído ou o sulfonato de dialquil naftaleno condensado com formaldeído usado na presente invenção pode ser linear ou ramificada, e seus exemplos incluem C-1-12 alquilas como metila, etila, propila, butila, pentila, hexila, hepti-la, octila, nonila, decila, undecila e dodecila.
Exemplos da porção ácido policarboxílico no policarboxilato usado na presente invenção incluem ácido poliacrílico, ácido poli metacrílico, um copolímero de ácido acrílico / ácido maléico e um copolímero de ácido acrílico / ácido sulfônico. Exemplos da metade sal no policarboxilato incluem vários tais como sais de metais alcalinos como sódio e potássio, e sais de metais alcalinos-terrosos como magnésio e cálcio. A composição herbicida sólida da presente invenção compreende (1) um composto A ou seu sal e (2) pelo menos um tensoativo (daqui por diante referido como um tensoativo essencial) selecionado do grupo consistindo em um sulfonato de alquil naftaleno condensado com formaldeído, um sulfonato de naftaleno condensado com formaldeído, um sulfonato de dialquil naftaleno condensado com formaldeído e um policarboxilato, e é preparada como uma composição herbicida sólida na forma de, por exemplo, pós, pulverizados que podem ser umedecidos, grânulos dispersáveis em água, grânulos, pulverizados solúveis em água, grânulos solúveis em água, pacotes solúveis em água, comprimidos, grânulos emulsificáveis ou pulverizados emulsificáveis. Quando uma tal composição é preparada, vários aditivos podem ser usados se desejado. Os aditivos podem ser quaisquer aditivos tanto quanto eles sejam comumente usados neste campo técnico, e exemplos dos mesmos incluem um outro tensoativo (tensoativo outro que não o tensoativo essencial), um veículo, um ligante, um absorvente de óleo, um agente anti-flutuação, um agente de bolha, um agente secante, e um solvente. O seguin- te pode ser mencionado como específicos exemplos de tais aditivos. Estas formulações podem ser preparadas de acordo com um processo convencional neste campo técnico.
Urri outro tensoativo pode, por exemplo, ser um tensoativo aniô-nico tal como um sal de ácido graxo, um benzoato, um sulfo succinato de alquila, um sulfo succinato de dialquila, um sal de éster de ácido alquilsulfú-rico, um sulfato de alquila, um diglicol éter sulfato de alquila, um sal de álcool éster de ácido sulfúrico, um sulfonato de alquila, um sulfonato de lignina, um éter dissulfonato de alquil difenila, um sulfonato de poliestireno, um sal de éster de ácido alquil fosfórico, um fosfato de alquil arila, um fosfato de estiril arila, um sal de éster de ácido polioxietileno alquil éter sulfúrico, um éter sulfato de polioxietileno alquil arila, um éter sulfato de polioxietileno estiril arila, um sal de amônio de polioxietileno estiril aril éter de ácido sulfúrico, um sal de polioxietileno alquil aril éter de éster de ácido sulfúrico, um éter fosfato de polioxietileno alquila, um sal de éster de ácido polioxietileno alquil aril fosfórico, um éster de ácido polioxietileno estiril aril éter fosfórico, ou seu sal; um tensoativo não-iônico tal como um éster de ácido sorbitano graxo, um éster de ácido glicerino graxo, um poliglicerídeo de ácido graxo, um álcool poligli-col éter de ácido graxo, acetileno glicol, álcool de acetileno, um polímero de bloco de oxialquileno, um polioxietileno alquil éter, um polioxietileno alquil aril éter, um polioxietileno estiril aril éter, um polioxietileno glicol alquil éter, um éster de ácido polioxietileno graxo, um éster de ácido polioxietileno sorbitano graxo, um éster de ácido polioxietileno sorbitol graxo, um éster de ácido polioxietileno glicerino graxo, um polioxietileno de óleo de mamona hidrogenado, um polioxietileno de óleo de mamona ou um éster de ácido polioxipropileno graxo; ou um tensoativo catiônico tal como uma amina graxa alcoxilada. Uma mistura de dois ou mais dos mesmos pode ser usada se desejado. O carreador pode ser, por exemplo, terra diatomácea, cal extinta, carbonato de cálcio, talco, carbono branco, bentonita, amido, um sacarí-deo tal como lactose ou frutose, carbonato de sódio, bicarbonato de sódio, argila, zeólito, sulfato de amônio, hidrogeno sulfato de amônio, sulfato de sódio, cloreto de sódio ou cloreto de potássio. Uma mistura de dois ou mais dos mesmos pode ser usada se desejado.
Exemplos dos ligantes incluem várias gomas tais como goma cyamoposis, goma de feijão de alfarroba, goma tragacanto, goma de xanta-no e goma arábica; derivados de ácido algínico como alginato de sódio, algi-nato de amônio, e alginato de propileno glicol; compostos de polímero orgânico como álcool polivinílico, polivinil pirrolidona, metacrilato de polivinila, oxido de polietileno, ácido poliacrílico, poliacrilato de sódio e poliacrjlamida; proteínas solúveis em água animais ou vegetais como albumén, albumina, caseína, e gelatina; derivados de celulose como metil celulose, carbóxi metil celulose, sal de sódio de carbóxi metil celulose, carbóxi etil celulose, hidróxi etil celulose, hidróxi propil celulose, e hidróxi propil metil celulose; amidos tais como dextrina, amido, sal de sódio de carbóxi metil amido, hidróxi etil amido, e hidróxi propil amido; e derivados de ácido ligninossulfônico tais como ligninossulfonato de sódio, e ligninossulfonato de cálcio. Uma mistura de dois ou mais dos mesmos pode ser usada se desejado. O material de um filme solúvel em água a ser usado para um pacote solúvel em água pode, por exemplo, ser álcool polivinílico ou poletile-no glicol.
Na presente invenção, se desejado, um outro composto herbicida que não o composto A ou seu sal pode ser usado em combinação, pelo que efeitos mais excelentes ou efeitos sinergísticos podem ser apresentados em alguns casos. Por exemplo, a faixa de ervas daninhas a serem controladas, o tempo de aplicação da composição, as atividades herbicidas, etc., podem ser aperfeiçoadas para direções preferidas.
Um outro composto herbicida a ser usado em combinação com composto A ou seu sal pode, por exemplo, ser o composto B acima, e em adição, o seguinte grupo de compostos (1) a (11) (nomes comuns, códigos de desenvolvimento) podem ser mencionados. Mesmo quando não especificamente aqui mencionado, em um caso onde tais compostos têm sais, alquil ésteres, isômeros óticos, etc., eles são, é claro, todos incluídos. Um tipo ou mais do composto B ou o seguinte grupo de compostos pode ser apropriadamente usado em combinação com o composto A ou seu sal. (1) Aqueles que são acreditados exibir efeitos herbicidas através de distúrbio de atividades de hormônios de plantas, tal como um tipo fenoxi tal como 2,4-D, 2,4-DB, 2,4-DP, MCPA, MCPB, MCPP, naproanilida ou clo-meprop, um tipo ácido carboxílico aromático tal como 2,3,6-TBA, dicamba, diclobenil, picloram, triclopir, clopiralid ou aminopiralid, e outros como napta-lam, benazolin, quinclorac, quinmerac, diflufenzopir e tiazopir. (2) Aqueles que são acreditados exibir efeitos herbicidas através de inibição de fotossíntese de plantas, tal como um tipo uréia tal como cloro-toluron, diuron, fluometuron, linuron, isoproturon, metobenzuron, ou tebutiu-ron, um tipo triazina tal como simazina, atrazina, atratone, simetrin, prome-trin, dimetametrin, hexazinona, metribuzin, terbutalazina, cianazina, cibutrina, triaziflam ou propazina, um tipo uracila tal como bromacil, lenacil ou terbacil, um tipo anilida como propanil ou eipromide, um tipo carbamato tal como swep, desmedifam ou fenmedifam, um tipo hidróxi benzo nitrila tal como bromoxinil, octanoato de bromoxinil ou ioxinil, e outros como piridato, benta-zona, amicarbazona e metazol. (3) Tipo sal de amônio quaternário tal como paraquat ou diquat, que é acreditado ser convertido a radicais livres por si mesmo para formação de oxigênio ativo no corpo da planta. (4) Aqueles que são acreditados exibir efeitos herbicidas através de inibição de biossíntese de clorofila de plantas e anormalmente acumulando uma substância peróxido fotossentibilizadora no corpo de planta, tal como um tipo difenil étertabcomo nitrofen, clometoxifen, bifenox, acifluorfen sódio, fomesafen, oxifluorfen, lactofen ou etoxifen etil, um tipo imida cíclica tal como clorftalim, flumioxazin, flumicorac-pentil ou flutiacet metil, e outros tais como oxadiargil, oxadiazon, sulfentrazona, carfentrazona-etil, tidiazimin, pentoxa-zona, azafenidin, isopropazol, piraflufen etil, benzfendizona, butafenacil, metobenzuron, cinidon-etil, flupoxam, fluazolato, piraclonil, flufenpir etil e ben-carbazona. (5) Aqueles que são acreditados exibir efeitos herbicidas caracterizados por atividades de alvejamento através de inibição de cromogênese de plantas tais como carotenóides, tais como um tipo piridazinona tal como norflurazon, cloridazon, ou metflurazon, um tipo pirazol tal como pirazolato, pirazoxifen, benzofenap, topramezona (BAS-670H) ou pirasulfotol, e outros tais como amitrol, fluridona, flurtamona, diflufenicam, metoxifenona, cloma-zona, sulcotriona, mesotriona, tembotriona, tefuriltriona (AVH-301), isoxaflu-tol, difenzoquat, isoxaclortol, benzobiciclon, picolinafen e beflubutamid. (6) Aqueles que exibem fortes efeitos herbicidas especificamente para plantas gramíneas, tal como um tipo ácido ariloxi fenoxi propiônico tal como diclofop-metil, flamprop-M-metila, pirifenop-sódio, fluazifop-butila, ha-loxifop-metila, quizalofop-etila, cialofop-butila, fenoxaprop-etila ou metami-fop-propila, e um tipo ciclo hexanodiona tal como aloxidim sódio, cletodim, setoxidim, tralcoxidim, butroxidim, tepraloxidim, caloxidim, clefoxidim, ou pro-foxidim. (7) Aqueles que são acreditados exibir efeitos herbicidas através de inibição de biossíntese de aminoácidos de plantas, tal como um tipo sul-fonil uréia tal como clorimuron etila, sulfometuron-metila, primisulfuron- meti-la, bensulfuron-metila, clorsulfuron, metsulfuron-metila, cinosulfuron, pirazo-sulfuron-etila, azimsulfuron, rimsulfuron, nicosulfuron, imazosulfuron, ciclo-sulfamuron, prosulfuron, flupirsulfuron, triflusulfuron-metila, halosulfuron-metila, tifensulfuron-metila, etoxisulfuron, oxasulfuron, etametsulfuron, iodo-sulfuron, sulfosulfuron, triasulfuron, tribenuron-metila, tritosulfuron, foramsul-furon, trifloxisulfuron, mesosulfuron-metila, ortosulfamurom, flucetosulfuron, amidosulfuron, TH-547, ou um composto mostrado em W02005092104, um tipo triazol pirimidinossulfonamida tal como flumetsulam, metosulam, diclosu-lam, cloransulam-metila, florasulam, metosulfam ou penoxsulam, um tipo imidazolinona tal como imazapir, imazetapir, imazaquim, imazamox, imaza-met, imazametabenz ou imazapic, um tipo ácido pirimidinil salicílico tal como piritiobac - sódio, bispiribac - sódio, piriminobac - metila, piribenzoxim, piriftali-da ou pirimisulfan (KUH-021), um tipo sulfonil amino carbonil triazolinona tal como flucarbazona ou procarbazona-sódio, e outros tais como glifosato, gli-fosato sódio, glifosato potássio, glifosato amônio, glifosato isopropilamina, sulfosato, glufosinato, glufosinato amônio e bilanafos. (8) Aqueles que são acreditados exibir efeitos herbicidas através de inibição de mitoses de células de plantas, tal como o tipo dinitro anilina tal como trifluralin, orizalin, nitralin, pendimetalin, etalfluralin, benfluralin ou pro-diamina, um tipo amida tal como bensulida, napronamida ou pronamida, um tipo fósforo orgânico tal como amiprofos metila, butamifos, anilofos, ou pipe-rofos, um tipo carbamato de fenila tal como profam, clorprofam, ou barban, um tipo cumilamina tal como daimuron, cumiluron ou bromobutida, e outros tais como asulam, ditiopir e tiazopir. (9) Aqueles que são acreditados exibir efeitos herbicidas através de inibição de biossíntese de proteína ou biossíntese de lipídeo de plantas, tal como um tipo cloroacetamida tal como alaclor, metazaclor, butaclor, preti-laclor, metolaclor, S-metolaclor, tenilclor, petoxamida, acetoclor, propaclor, ou propisoclor, um tipo carbamato tal como molinato, dimepiperato ou piribu-ticarbe, e outros tais como etobenzanida, mefenacete, flufenacete, tridifano, cafenstrol, fentrazamida, oxaziclomefona, indanofan, dimetenamid, benfure-sate e piroxasulfona (KIH-485). (10) Um tipo tiocarbamato tal como EPTC, butilato, vernolato, pebulato, cicloato, prosulfocarb, esprocarb, tiobencarb, dialato ou trialato, e outros tais como MSMA, DSMA, endotal, etofumesato, clorato de sódio, ácido pelargônico, fosamina, pinoxaden e HOK-201. (11) Aqueles que são acreditados exibir efeitos herbicidas sendo parasíticos sobre plantas, tais como Xanthomonas camoestris, Eoicoccosu-rus nematosurus. Exserohilum monoseras e Drechsrela monóceras. A razão de mistura dos respectivos componentes na composição herbicida sólida da presente invenção genericamente não pode ser definida, na medida em que ela varia dependendo do tipo de componentes combinados, o tipo da formulação, as condições de aplicação, etc. Entretanto, por exemplo, a quantidade do composto A ou seu sal é de 0,1 a 90 partes em peso, preferivelmente de 1 a 30 partes em peso, e a quantidade do tensoati-vo essencial é de 1 a 40 partes em peso, preferivelmente de 1 a 30 partes em peso.
Em um caso onde um outro tensoativo é combinado se desejado, sua quantidade é de 1 a 20 partes em peso, preferivelmente de 1 a 10 partes em peso, e a quantidade de um veículo se combinado é de 1 a 95 partes em peso, preferivelmente de 1 a 80 partes em peso, a quantidade de um ligante se combinado é de 0,1 a 10 partes em peso, preferivelmente de 0,1 a 5 partes em peso, e a quantidade do outro composto herbicida tal como o composto B se combinado é de 2 a 95 partes em peso, preferivelmente de 15 a 80 partes em peso. A composição herbicida sólida da presente invenção é capaz de controlar uma ampla faixa de ervas daninhas ou inibir seu crescimento, através de aplicação da mesma a plantas indesejadas ou a um local onde elas crescem, através de, por exemplo, aplicação foliar, aplicação ao solo ou irrigação. As ervas daninhas incluem ciperáceas (ou Cyperaceae) tais como Cvoerus brevifolius (Rottb.) Hassk. e nutsedge púrpura (Cyperus rotundus L.), gramas (ou gramineae) como erva de quinteiro (Echinochloa crus-aalli L.), milhã (Digitaria sanauinalis L). rabo de raposa verde (Setaria viridis L.), goosegrass (Eleusine indica L), aveia selvagem (Avena fatua L.). erva Johnson (Sorghum halepense L.). e grama do campo (Agropyron repens L.). e folhas largas como folha de veludo (Abutilon theoohrasti MEDIC.V. ipoméia alta (Ipomoea purpurea L), quenopódio comum (Chenopodium album L.). sida espinhoso (Sida soinosa L.). beldroega comum (Portulaca oleracea L.). amaranto de raiz vermelha (Amaranthus retroflexus L). foicinha (Cassia ob-tusifolia L), solano negro (Solanum niarum U. persicária mordaz pálida (Polvaonum lapathifolium LJ. morrião branco comum (Stellaria media L). carrapicho comum (Xanthium strumarium L.). agrião bravo flexível (Cardami-ne flexuosa WITH.), urtiga morta (Lamium amolexicaule L.1 e threeseeded copperleaf (Acalvoha australis L.). A faixa de aplicação estende-se a campos de agricultura tais como campos de planta de colheita, pomares e campos de amoras e campos não-agricultura tais como terra de floresta, estradas de fazendas, pátios de recreação, locais de fábricas e gramado.
Agora, a presente invenção será descrita ainda em detalhes com referência a Exemplos. Entretanto, a presente invenção não é de modo algum restrita aos mesmos.
Exemplo 1 (1) Composto A (pureza 94,5%) 21,16 partes em peso (2) sulfonato de naftaleno condensado com formaldeído (nome comercial: Tamol NN8906, fabricado por BASF Japan Ltd.) 10, 00 partes em peso (3) Argila 68,84 partes em peso Os respectivos componentes acima foram misturados, e água foi adicionada à mistura e amassada. O produto amassado foi granulado através de um granulador de extrusão, secado e peneirado para obter grânulos dispersáveis em água.
Exemplo 2 (1) Composto A (pureza 94,5%) 1,06 partes em peso (2) Policarboxilato (nome comercial: Geropon T/36, fabricado por Rhodia Nicca, Ltd) 10,00 partes em peso (3) Argila 88,94 partes em peso Os respectivos componentes acima foram misturados, e grânulos dispersáveis em água foram obtidos de acordo com o Exemplo 1 acima. Exemplo 3 (1) Composto A (pureza 94,5%) 5,29 partes em peso (2) Tamol NN8906 (como definido acima) 10,00 partes em peso (3) Geropon T/36 (como definido acima) 3,00 partes em peso (4) Argila 81,71 partes em peso * Os respectivos componentes acima foram misturados, e grânulos dispersáveis em água foram obtidos de acordo com o Exemplo 1 acima. Exemplo 4 (1) Composto A (pureza 94,5%) 2,65 partes em peso (2) Composto B (pureza 95,5%) 75,92 partes em peso (3) Tamol NN8906 (como definido acima) 15,00 partes em peso (4) Geropon T/36 (como definido acima) 6,43 partes em peso Os respectivos componentes acima foram misturados, e grânulos dispersáveis em água foram obtidos de acordo com o Exemplo 1 acima.
Exemplo 5 (1) Composto A (pureza 94,5%) 2,65 partes em peso (2) Composto B (pureza 95,5%) 75,92 partes em peso (3) Tamol NN8906 (como definido acima) 5,00 partes em peso (4) Geropon T/36 (como definido acima) 16,43 partes em peso Os respectivos componentes acima foram misturados, e grânulos dispersáveis em água foram obtidos de acordo com o Exemplo 1 acima. Exemplo 6 (1) Composto A (pureza de 94,8%) 2,64 partes em peso (2) Composto B (pureza 98,4%) 67,75 partes em peso (3) sulfonato de alquil naftaleno condensado com formaldeído (nome comercial: Morwet D425, fabricado por LION AKZO CO., LTD.) 10,00 partes em peso (4) Geropon T/36 (como definido acima) 3,00 partes em peso (5) Argila 16,61 partes em peso.
Os respectivos componentes acima foram misturados, e grânulos dispersáveis em água foram obtidos de acordo com o Exemplo 1 acima. Exemplo 7 (1) Composto A (pureza de 94,5%) 2,65 partes em peso (2) Composto B (pureza 95,5%) 75,92 partes em peso (3) Tamol NN8906 (como definido acima) 10,00 partes em peso (4) Argila 11,43 partes em peso Os respectivos componentes acima foram misturados, e grânulos dispersáveis em água foram obtidos de acordo com o Exemplo 1 acima. Exemplo 8 (1) Composto A (pureza 94,5%) 2,65 partes em peso (2) Composto B (pureza 95,5%) 75,92 partes em peso (3) Tamol NN8906 (como definido acima) 10,00 partes em peso (4) Geropon T/36 (como definido acima) 3,00 partes em peso (5) Argila 8,43 partes em peso Os respectivos componentes acima foram misturados, e grânulos dispersáveis em água foram obtidos de acordo com o Exemplo 1 acima.
Exemplo 9 (1) Composto A (pureza 94,8%) 2,64 partes em peso (2) Composto B (pureza 98,4%) 67,75 partes em peso (3) sulfonato dé alquil naftaleno condensado com formaldeído (nome comercial: Supragil MNS/25, fabricado por Rhodia Nicca, Ltd.) 10,00 partes em peso (4) Geropon T/36 (como definido acima) 3,00 partes em peso (5) Argila 16,61 partes em peso Os respectivos componentes acima foram misturados, e grânulos dispersáveis em água foram obtidos de acordo com o Exemplo 1 acima. Exemplo 10 (1) Composto A (pureza 94,5%) 2,65 partes em peso (2) Composto B (pureza 96,5%) 75,13 partes em peso (3) sulfonato de alquil naftaleno condensado com formaldeído (nome comercial: DEMOL SN-B, fabricado por Kao Corporation) 10,00 partes em peso (4) Geropon T/36 (como definido acima) 3,00 partes em peso (5) Argila 9,22 partes em peso Os respectivos componentes acima foram misturados, e grânulos dispersáveis em água foram obtidos de acordo com o Exemplo 1 acima. Exemplo 11 (1) Composto A (pureza 94,5%) 2,65 partes em peso (2) Composto B (pureza 96,5%) 75,13 partes em peso (3) sulfonato de naftaleno condensado com formaldeído (nome comercial: DEMOL N, fabricado por Kao Corporation) 10,00 partes em peso (4) Geropon T/36 (como definido acima) 3,00 partes em peso (5) Argila 9,22 partes em peso Os respectivos componentes acima foram misturados, e grânulos dispersáveis em água foram obtidos de acordo com o Exemplo 1 acima. Exemplo Comparativo 1 (1) Composto A (pureza 94,5%) 2,65 partes em peso (2) Composto B (pureza 95,5%) 75,92 partes em peso (3) Sulfonato de alquil naftaleno (nome comercial: NK BX-C, fabricado por TAKEMOTO OIL & FAT Co., Ltd.) 10,00 partes em peso (4) Argila 11,43 partes em peso Os respectivos componentes acima foram misturados, e grânulos dispersáveis em água foram obtidos de acordo com o Exemplo 1 acima. Exemplo Teste 1 Os grânulos dispersáveis em água obtidos nos exemplos 1 a 5 foram estocados em um forno termostático a 54°C por 14 dias. O teor do composto A nos grânulos dispersáveis em água antes e após estocagem foi quantitativamente determinado por cromatografia líquida, e a taxa de decomposição de cada grânulo dispersável em água foi calculada a partir da seguinte fórmula para avaliar a mudança com o tempo. Os resultados são mostrados na Tabela 1.
Taxa de decomposição (%) = {(X-Y) / X} x 100 X: teor imediatamente após preparação Y: teor após estocagem Tabela 1 Exemplo Teste 2 100 ml_ de água padrão CIPAC D (342 ppm de dureza) foram colocados em um tubo de ensaio com rolha de vidro (diâmetro interno de 23 mm, altura 225 mm). 0,5 g dos grânulos dispersáveis em água após submetidos à avaliação da mudança com o tempo no Exemplo Teste 1 acima foi adicionado ao tubo de ensaio, e um minuto depois, o tubo de ensaio foi tampado e invertido, e os tempos invertidos até os grânulos dispersáveis em água serem completamente desintegrados foram contados. Os resultados são mostrados na Tabela 2.
Tabela 2 Exemolo Teste 3 Na mesma maneira como no Exemplo Teste 1, as mudanças com o tempo dos grânulos dispersáveis em água obtidos em Exemplos 6 a 8 foram avaliadas. Os resultados são mostrados na Tabela 3.
Tabela 3 Exemplo Teste 4 Da mesma maneira como em Exemplo Teste 1, as mudanças com o tempo dos grânulos dispersáveis em água obtidos em Exemplos 9 a 11 foram avaliadas. Os resultados são mostrados na Tabela 4.
Tabela 4 Exemplo Teste 5 Da mesma maneira como em Exemplo Teste 2, os tempos invertidos até os grânulos dispersáveis em água obtidos nos exemplos 9 a 11 acima serem completamente desintegrados foram contados. Os resultados são mostrados na Tabela 5.
Tabela 5 Exemplo Teste Comparativo Da mesma maneira como em Exemplo Teste 1, a mudança com tempo dos grânulos dispersáveis em água obtidos em Exemplo Comparativo 1 foi avaliada, com o que a taxa de decomposição do composto A foi de 45,2%. Ainda, na mesma maneira como em Exemplo Teste 2, as vezes invertidas até os grânulos dispersáveis em água serem completamente desintegrados foram contados, com o que eles não foram completamente desintegrados mesmo após inversão 100 vezes.
REIVINDICAÇÕES

Claims (5)

1. Composição herbicida sólida, caracterizada pelo fato de que compreende (1) 1-(4,6-dimetóxipirimidin-2-il)-3-(3-triflúormetil-2-piridilsulfonil) ureia ou seu sal e (2) pelo menos um tensoativo selecionado do grupo consistindo em (a) um sulfonato de naftaleno condensado com formaldeído e um policarboxilato e (b) um sulfonato de alquil naftaleno condensado com formaldeído e um policarboxilato, com a condição de que a composição herbicida sólida é isenta de um dialquil sulfoccinato e a composição herbicida sólida é isenta de um glicerídeo alcoxilado, em que a dita composição herbicida sólida está na forma de grânulos dispersáveis em água.
2. Composição herbicida sólida de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que ainda compreende um veículo.
3. Composição herbicida sólida de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que ainda compreende um outro composto herbicida.
4. Composição herbicida sólida de acordo com a reivindicação 3, caracterizada pelo fato de que o outro composto herbicida é 2-etilamino-4-isopropilamino-6-metiltio-1,3,5-triazina.
5. Processo para estabilização de 1-(4,6-dimetoxipirimidin-2-il)-3-(3-triflúormetil-2-piridilsulfonil) ureia ou seu sal nos grânulos dispersáveis em água de herbicida sólido como definidos na reivindicação 1, o dito processo caracterizado pelo fato de misturar a dita 1-(4,6-dimetoxipirimidin-2-il)-3-(3-triflúormetil-2-piridilsulfonil) ureia ou seu sal com pelo menos um tensoativo selecionado do grupo consistindo em (a) um sulfonato de naftaleno condensado com formaldeído e um policarboxilato e (b) um sulfonato de alquil naftaleno condensado com formaldeído e um policarboxilato, com a condição de que o processo é isento da adição à mistura de um dialquil sulfoccinato ou um glicerídeo alcoxilado.

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0708368A2 (pt) composição herbicida sólida
RU2337549C2 (ru) Гербицидная композиция с повышенным гербицидным действием и способ повышения гербицидного действия
EP1858330B1 (en) Herbicidal suspension
JP5137348B2 (ja) 水性懸濁状除草組成物
KR101388796B1 (ko) 제초 조성물
PT764404E (pt) Composicao herbicida granular
BR122018076305B1 (pt) composição herbicida compreendendo flazassulfuron e flumioxazin, ou seus sais e método para controlar plantas indesejadas ou inibir o seu crescimento
BRPI0515459B1 (pt) Composição herbicida e método para controle de plantas indesejadas ou inibição de seu crescimento
KR101324916B1 (ko) 제초제 조성물
BR112013018114B1 (pt) Composição herbicida sinérgica e processo para controle de plantas nocivas
KR101246484B1 (ko) 수성 현탁상 제초 조성물
JP5049601B2 (ja) 固形除草組成物
BR112014020948B1 (pt) Composição herbicida que compreende piridato e um composto de sulfenilureia, método para controlar plantas indesejáveis ou inibir seu crescimento e método para controlar killinga verde ou inibir seu crescimento
BRPI0708368B1 (pt) Solid herbicide composition and process for stabilizing 1- (4,6-dimetoxypyrimidin-2-yl) -3- (3-trifluormeryl-2-pyridylsulphonyl) urey or its salt
CN101272687B (zh) 除草组合物
KR101256233B1 (ko) 제초 조성물
JPH09143015A (ja) 粒状除草組成物
AU2013200044B2 (en) Herbicidal composition
AU2012203814B2 (en) Herbicidal suspension