BRPI0707956A2 - manipulador e sistema de acionamento de modo variável - Google Patents

manipulador e sistema de acionamento de modo variável Download PDF

Info

Publication number
BRPI0707956A2
BRPI0707956A2 BRPI0707956-7A BRPI0707956A BRPI0707956A2 BR PI0707956 A2 BRPI0707956 A2 BR PI0707956A2 BR PI0707956 A BRPI0707956 A BR PI0707956A BR PI0707956 A2 BRPI0707956 A2 BR PI0707956A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
control signal
drive system
mode
proportional
control computer
Prior art date
Application number
BRPI0707956-7A
Other languages
English (en)
Inventor
Richard W Mccoy
Original Assignee
Oceaneering Int Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Oceaneering Int Inc filed Critical Oceaneering Int Inc
Publication of BRPI0707956A2 publication Critical patent/BRPI0707956A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B25HAND TOOLS; PORTABLE POWER-DRIVEN TOOLS; MANIPULATORS
    • B25JMANIPULATORS; CHAMBERS PROVIDED WITH MANIPULATION DEVICES
    • B25J13/00Controls for manipulators
    • B25J13/02Hand grip control means
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B25HAND TOOLS; PORTABLE POWER-DRIVEN TOOLS; MANIPULATORS
    • B25JMANIPULATORS; CHAMBERS PROVIDED WITH MANIPULATION DEVICES
    • B25J3/00Manipulators of master-slave type, i.e. both controlling unit and controlled unit perform corresponding spatial movements
    • B25J3/04Manipulators of master-slave type, i.e. both controlling unit and controlled unit perform corresponding spatial movements involving servo mechanisms
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B25HAND TOOLS; PORTABLE POWER-DRIVEN TOOLS; MANIPULATORS
    • B25JMANIPULATORS; CHAMBERS PROVIDED WITH MANIPULATION DEVICES
    • B25J9/00Programme-controlled manipulators
    • B25J9/16Programme controls
    • B25J9/1656Programme controls characterised by programming, planning systems for manipulators
    • GPHYSICS
    • G05CONTROLLING; REGULATING
    • G05BCONTROL OR REGULATING SYSTEMS IN GENERAL; FUNCTIONAL ELEMENTS OF SUCH SYSTEMS; MONITORING OR TESTING ARRANGEMENTS FOR SUCH SYSTEMS OR ELEMENTS
    • G05B2219/00Program-control systems
    • G05B2219/30Nc systems
    • G05B2219/39Robotics, robotics to robotics hand
    • G05B2219/39212Select between autonomous or teleoperation control

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Robotics (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Manipulator (AREA)

Abstract

MANIPULADOR E SISTEMA DE ACIONAMENTO DE MODO VARIáVEL. A presente invenção refere-se a um sistema de acionamento de braço manipulador que pode ser operado em modos de taxa variáveis. O sistema de acionamento de braço manipulador de modo variável da invenção pode ser operado em um modo de taxa variável, um modo de taxa proporcional e em um modo de realimentação de força. Ele também pode ser submarino operado hidraulicamente.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "MANIPULADORE SISTEMA DE ACIONAMENTO DE MODO VARIÁVEL".
REFERÊNCIA CRUZADA A PEDIDO RELACIONADO
Este pedido de patente reivindica o benefício do Pedido Provisó-rio 60/774.569, depositado em 17 de fevereiro de 2006.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
Campo da Invenção
A presente invenção refere-se a um sistema de acionamento debraço manipulador que pode ser operado em diversos modos de taxa. O sis-tema de acionamento de braço manipulador de modo variável da invençãopode ser operado em um modo de taxa variável, um modo de taxa propor-cional, e um modo de realimentação de força. Ele também pode ser subma-rino operado hidraulicamente.
Descrição da Técnica Anterior
Braços manipuladores de técnica anterior são operáveis em doismodos primários, modo de taxa e modo correspondente espacialmente("SC"). Em modo de taxa, cada um dos graus de liberdade de manipulador(DOF) é controlado por um atuador que por sua vez é controlado por meiode uma válvula de controle direcional que está inteiramente aberta ou intei-ramente fechada. Embora a expressão "modo de taxa" seja familiar aos ver-sados na técnica de braço manipulador, ela não fornece uma descrição lite-ral das capacidades funcionais deste modo. No modo de taxa de técnica an-terior, a junta de manipulador está se movendo em velocidade total ou elaestá completamente parada. No modo de taxa de técnica anterior, a taxa demovimento ou velocidade do braço manipulador não é controlada.
Um braço manipulador e sistema de acionamento de modo detaxa adequado para aplicações submarinas estão mostrados na figura 1. Emmodo de taxa, o operador energiza uma válvula de controle direcional aopressionar teclas ou tecla individual a fim de mover a válvula de controle di-recional, e conseqüentemente o atuador, na direção desejada. Manipulado-res de modo de taxa operam em um modo de "loop aberto" em que o opera-dor pressiona a tecla ou teclas correspondentes até que a junta ou juntas demanipulador se movam para a posição desejada. O operador monitora a po-sição do manipulador visualmente. Em aplicações submarinas usando umROV isto pode ser realizado por meio de uma câmera submarina. Não existesinal de realimentação de posição utilizado na eletrônica de controle de ma-nipulador propriamente dito.
Modo de taxa de técnica anterior fornece um método mais difícilde controlar um braço manipulador do que modo SC; entretanto, manipula-ção de modo de taxa é mais simples e menos cara para implementar do quemanipulação de modo SC. Um manipulador de modo de taxa também é maisseguro do que um manipulador de modo SC porque ele exige menos eletrô-nica do que um manipulador de modo SC.
No modo SC (também conhecido como "modo de posição con-trolada"), a posição de cada junta de braço manipulador é conhecida e con-trolada. Tipicamente, um sistema de manipulador SC compreende duas par-tes: um mestre e um escravo. O mestre é usualmente um controlador demão que é equipado com diversas juntas cuja posição angular é medida emonitorada à medida que o operador move o controlador. De uma maneirageral, o mestre tem um arranjo de junta que imita o arranjo de junta do es-cravo. O escravo é o manipulador propriamente dito. O escravo se moveráem proporção para o controlador de mão mestre. Se uma junta no mestre formovida lentamente, a junta de escravo se moverá lentamente. Se o mestrefor movido rapidamente, o escravo se moverá rapidamente. Um braço mani-pulador e sistema de acionamento de modo SC estão mostrados na figura 2.
Manipuladores SC de técnica anterior operam em modo de "loopfechado", o qual usa um sinal de erro que representa a posição de todas asjuntas no escravo. Este sinal é continuamente comparado com a posição dejunta desejada (tal como indicada pela posição da junta de casamento domestre) e a direção e magnitude da válvula de controle correspondente sãomoduladas como necessário de acordo com algum tipo de algoritmo que éusualmente uma variante de um Ioop proporcional, integral, derivativo (PID).
Sistemas de manipulador de modo SC de técnica anterior têmdiversos problemas. Cada junta do escravo deve ser equipada com um dis-positivo de realimentação de posição tal como um codificador, resolvedor oupotenciômetro. O algoritmo de controle deve ter um sinal absolutamente se-guro proveniente deste dispositivo a fim de o manipulador trabalhar. Sequalquer um dos dispositivos de realimentação falhar o manipulador estaráentão inutilizável.
A velocidade e aceleração das juntas de escravo devem ser va-riáveis e, preferivelmente, sem escalonamento. Tradicionalmente, isto temsido alcançado pelo uso de válvulas servo-hidráulicas que sofrem de quatrodesvantagens, as quais são de alto custo, tendência para falha por causa defalta de limpeza de fluido, alta taxa de escoamento e alta queda de pressãoem altas taxas de fluxo. A fim de aumentar a longevidade do manipuladorSC, uma unidade de potência hidráulica (HPU) isolada é freqüentementeexigida. Isto aumenta o custo, peso e complexidade do sistema.
Manipuladores de modo SC são mais fáceis de operar do quemanipuladores de modo de taxa. Eles também provêem o operador com umtoque fluido. Um manipulador de modo SC exige mais válvulas e eletrônicaresponsivas do que um manipulador de modo de taxa. Isto resulta em com-plexidade aumentada e confiabilidade reduzida para um manipulador de mo-do SC versus um manipulador de modo de taxa.
DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
A figura 1 representa um braço manipulador e sistema de acio-namento de modo de taxa da técnica anterior.
A figura 2 representa um braço manipulador e sistema de acio-namento de modo SC da técnica anterior.
A figura 3 representa um diagrama de nível de sistema de umaprimeira modalidade da invenção.
A figura 4 é um diagrama em blocos de uma segunda modalida-de da invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA DAS MODALIDADES PREFERIDASUma modalidade preferida da invenção refere-se a um sistemade acionamento controlado de taxa variável e ajustável para um manipula-dor. Em uma modalidade preferida, este sistema é operável seletivamenteem um de dois modos alternativos dentro do modo de taxa, tal como mos-trado na figura 3. Estes dois modos são: a) modo de taxa variável, e b) modode taxa proporcional. Em uma outra modalidade preferida, este sistema éoperável seletivamente em um terceiro modo, o modo de taxa de realimen-tação de força. A presente invenção leva em conta capacidade de controleaperfeiçoada e utilização de um braço de taxa sem aumentar a complexida-de da eletrônica de realimentação de posição usualmente associada commanipuladores SC ou de posição controlada.
Em uma modalidade preferida, a invenção compreende um con-trolador de modo proporcional 14 configurado para produzir um sinal de con-trole de modo proporcional responsivo à posição do controlador de modoproporcional, tal como mostrado na figura 4. Em uma modalidade, o contro-lador de modo proporcional é um controlador de mão.
Nesta modalidade, a invenção compreende adicionalmente umcontrolador de modo de taxa variável 12 configurado para produzir um sinalde controle de modo de taxa variável responsivo a uma configuração pré-selecionada, tal como mostrado na figura 4. Em uma modalidade, o contro-lador de modo de taxa variável é um potenciômetro.
Nesta modalidade, a invenção compreende adicionalmente umdispositivo seletor de modo 10 acoplado operacionalmente ao computadorde controle local 22 (LCC) a fim de fazer com que o LCC receba seletiva-mente pelo menos um de o sinal de controle de modo de taxa variável e osinal de controle de modo proporcional e para produzir seletivamente um deo sinal de controle de modo de taxa variável e o sinal de controle de modoproporcional como o sinal de controle de modo selecionado, tal como mos-trado na figura 4. O termo "computador" tal como usado neste documentoabrange um microprocessador. O LCC é acoplado operacionalmente parareceber uma entrada selecionada do controlador de modo proporcional oudo controlador de modo de taxa variável. O comutador seletor de modo sele-ciona qual entrada o LCC recebe. Em uma modalidade, o dispositivo seletorde modo é um comutador. Em uma outra modalidade, o comutador seletorde modo é uma tecla em uma tela de interface gráfica de usuário. Em umaoutra modalidade, o comutador seletor de modo é contido dentro do LCC.
Em uma modalidade preferida, a invenção também inclui umquarto modo, o qual é o modo de taxa ligado ou desligado convencional.Neste quarto modo, o operador aciona uma tecla controladora de taxa 10, talcomo mostrado na figura 3. Em uma modalidade preferida, a tecla controla-dora de taxa é um comutador de ligado/desligado 10.
O modo de taxa variável permite que a taxa de fluxo de cadauma das válvulas proporcionais seja pré-fixada de maneira que, quando umatecla controladora de taxa 10 é pressionada, a válvula proporcional 30 abreem uma porcentagem pré-fixada da sua posição aberta total. Na modalidadepreferida mostrada na figura 3, a válvula proporcional 30 compreende umaporta de entrada de fluido e uma porta de saída de fluido, e é configuradapara receber um sinal de corrente do controlador de modulação por largurade pulso (PWM) 28 que serve como um sinal de controle. O controladorPWM produz um sinal de controle compreendendo corrente variável pelavariação do ciclo de trabalho de uma saída de onda quadrada. A quantidadede corrente produzida é proporcional ao tempo ligado do controlador PWMem relação ao tempo desligado. Assim, um maior tempo ligado, em propor-ção com o tempo desligado do controlador produzirá uma corrente mais alta.
A bobina da válvula proporcional é deslocada em proporção com a magnitu-de da corrente produzida pelo controlador PWM. Adicionalmente, o fluxo defluido hidráulico varia em proporção direta com o deslocamento de bobina.Isto permite ao operador estabelecer a velocidade na qual cada junta se mo-verá quando a tecla é empurrada.
A vantagem deste modo é que ele permite ao operador com-pensar variações no desempenho hidráulico que ocorrem com mudanças deprofundidade ou temperatura freqüentemente encontradas em um ambientesubmarino. Ele também permite ao operador ajustar velocidade de junta pa-ra satisfazer à preferência pessoal. Este esquema não exige qualquer hard-ware localizado no atuador além de um controlador de mão de taxa.
Em uma outra modalidade preferida, o operador pode mudar osajustes de fluxo por meio de software. Tais mudanças normalmente seriamimplementadas periodicamente e não durante operações reais de manipulador.
Tal como mostrado na figura 3, o controlador de modo de taxavariável 12 permite ao operador selecionar a saída máxima do controle. Estamodalidade compreende adicionalmente um computador de controle local 22acoplado ao controlador de modo de taxa variável, tal como mostrado nafigura 3. O controlador de modo de taxa variável 12 é conectado operacio-nalmente a um receptor de entrada analógica 18 no computador de controlelocal 22 que é capaz de transmitir um sinal digital para o computador de con-trole remoto 24. O computador de controle remoto é equipado com um oumais canais de entrada analógica 26. Em uma outra modalidade preferida, osinal de controle de modo de taxa variável é um sinal analógico e o compu-tador de controle local compreende um receptor de entrada analógica aco-plado operacionalmente para receber o sinal analógico do controlador demodo de taxa variável.
Tal como mostrado na figura 3, a válvula proporcional é conec-tada ao alojamento de pistão 40 pelas linhas hidráulicas 32 e 34. Na modali-dade preferida mostrada na figura 3, a linha hidráulica de saída 32 tem umaprimeira extremidade conectada à porta de saída de fluido e uma segundaextremidade oposta à primeira extremidade. Tal como também mostrado nafigura 3, a linha hidráulica de entrada tem uma primeira extremidade conec-tada à porta de entrada de fluido e uma segunda extremidade oposta à pri-meira extremidade.
O fluido hidráulico ejetado pela válvula proporcional através dalinha 32 pode estender o pistão 42. Neste modo, o fluido hidráulico é retor-nado do alojamento de pistão para a válvula proporcional através da linha34. O pistão 42 é fixado ao braço manipulador 44 de maneira tal que exten-são do pistão causa movimento do braço manipulador em uma primeira dire-ção e retração do pistão causa movimento do braço manipulador em umasegunda direção, oposta à primeira direção. O alinhamento de válvula pro-porcional pode ser invertido para inverter a direção de fluxo de fluido hidráu-lico, de maneira tal que o fluido hidráulico é ejetado pela válvula proporcionalatravés da linha 34 e retornado para a válvula proporcional através da linha32. Neste modo de operação o pistão será retraído. Os outros graus de li-berdade no braço manipulador trabalham em modo similar.
O modo de taxa proporcional permite ao operador operar o ma-nipulador sem realimentação de posição das juntas. Neste modo, cada umade a válvula ou as válvulas proporcionais entrega fluxo em proporção com aforça ou deslocamento do dispositivo de entrada analógica associado nocontrolador de modo proporcional 14. Na modalidade preferida, mostrada nafigura 3, o controlador de modo proporcional de mão 14 é um controlador demão. O computador de controle local também é acoplado operacionalmenteao controlador de modo proporcional. O computador de controle local com-preende a entrada analógica 18. O controlador de modo proporcional é aco-plado operacionalmente para fornecer um sinal analógico de entrada para aentrada analógica 18. Se o dispositivo de entrada analógica executar con-versão localizada do fenômeno analógico, tal como força ou deslocamento,então o computador de controle local 22 fará interface com o dispositivo deentrada analógica por meio de uma interface de entrada digital paralela ouserial. O computador de controle local 22 é configurado para ler, filtrar e/ouescalar a entrada proveniente do controlador de mão 14 e compor o sinaldigital de controle a ser transmitido para o computador de controle remoto(RCC) 24. O computador de controle local pode ser conectado operacional-mente ao computador de controle remoto por meio de um ou mais cabos oufibra ótica 23, tal como mostrado na figura 3.
Em uma modalidade preferida, o controlador de mão 14 é umcontrolador de console de jogo simples, tal como o Sony Play Station 2 éadequado. À medida que o operador desloca o controle associado adicio-nalmente ou mais firmemente, a válvula proporcional abre adicionalmente eaumenta a velocidade da junta. Em uma modalidade preferida, a válvulaproporcional é localizada no fundo do mar.
O modo de taxa de realimentação de força usa o mesmo contro-lador 14 usado no modo de taxa proporcional, mas com a adição de "reali-mentação de força" simplificada. A fim de implementar este modo, cada umdos circuitos hidráulicos entre a válvula proporcional e o seu atuador associ-ado é equipado com um transmissor de pressão 36, tal como mostrado nafigura 3. Em uma modalidade preferida, o sensor de pressão é conectadooperacionalmente à linha hidráulica de entrada e é capaz de detectar amagnitude da pressão na dita linha e transmitir um sinal de pressão para aentrada analógica. À medida que a carga associada com uma junta/atuadorparticular aumenta, a pressão no atuador aumenta. Em uma modalidade pre-ferida dirigida para um braço manipulador localizado no fundo do mar, osensor de pressão transmite um sinal de pressão por meio de um computa-dor de controle remoto submarino para o computador de controle local. Amagnitude do sinal de pressão, e conseqüentemente da força, é apresenta-da ao operador usando luzes, som ou vibração.
A revelação e descrição expostas anteriormente das invençõessão ilustrativas e explanativas. Várias mudanças no tamanho, forma e mate-riais, assim como nos detalhes da construção ilustrativa e/ou de um métodoilustrativo, podem ser feitas sem fugir do espírito da invenção.

Claims (20)

1. Sistema de acionamento de manipulador compreendendo:a. um controlador de modo proporcional configurado para pro-duzir um sinal de controle de modo proporcional responsivo à posição docontrolador de modo proporcional;b. um controlador de modo de taxa variável configurado paraproduzir um sinal de controle de modo de taxa variável responsivo a umaconfiguração pré-selecionada;c. um computador de controle local acoplado operacionalmentepara receber uma entrada selecionada de um de o controlador de modo pro-porcional ou o controlador dé modo de taxa variável;d. um dispositivo seletor de modo acoplado operacionalmenteao computador de controle local para fazer com que o computador de con-trole local receba seletivamente pelo menos um de o sinal de controle demodo de taxa variável e o sinal de controle de modo proporcional e paraproduzir seletivamente um de o sinal de controle de modo de taxa variável eo sinal de controle de modo proporcional como o sinal de controle de modoselecionado.
2. Sistema de acionamento de acordo com a reivindicação 1, emque o controlador de modo proporcional é um controlador de mão.
3. Sistema de acionamento de acordo com a reivindicação 1, emque o controlador de modo de taxa variável é um controlador de mão.
4. Sistema de acionamento de acordo com a reivindicação 1,compreendendo adicionalmente uma tecla controladora de taxa conectadaoperacionalmente ao controlador de modo de taxa variável.
5. Sistema de acionamento de acordo com a reivindicação 5, emque o computador de controle local compreende um receptor de entrada a-nalógica acoplado operacionalmente para receber seletivamente o sinal decontrole de modo proporcional.
6. Sistema de acionamento de acordo com a reivindicação 6, emque o sinal de controle de modo selecionado é um sinal digital.
7. Sistema de acionamento de acordo com a reivindicação 6, emque o computador de controle local é configurado para ler, filtrar e escalar osinal de modo proporcional.
8. Sistema de acionamento de acordo com a reivindicação 7,compreendendo adicionalmente um computador de controle remoto conec-tado operacionalmente ao computador de controle local para receber o sinalde controle de modo selecionado, o dito computador de controle remotocompreendendo:a. pelo menos um canal de entrada analógica; eb. uma unidade de saída modulada por largura de pulso capazde gerar um sinal de controle.
9. Sistema de acionamento de acordo com a reivindicação 8,compreendendo adicionalmente:a. válvula proporcional compreendendo uma porta de entrada defluido e uma porta de saída de fluido, a dita válvula proporcional sendo con-figurada para receber o sinal de controle da unidade de saída modulada porlargura de pulso;b. uma linha hidráulica de saída tendo uma primeira extremidadeconectada à porta de saída de fluido e tendo uma segunda extremidade o-posta à primeira extremidade;c. uma linha hidráulica de entrada tendo uma primeira extremi-dade conectada à porta de entrada de fluido e tendo uma segunda extremi-dade oposta à primeira extremidade;d. um alojamento de pistão compreendendo uma porta de entra-da conectada à segunda extremidade da linha hidráulica de saída e umaporta de saída conectada à segunda extremidade da linha hidráulica de en-trada; ee. um pistão montado de forma deslizante dentro do alojamentode pistão de maneira tal que ele pode ser retraído ou estendido seletivamen-te em resposta à direção de fluxo de fluido hidráulico nas linhas hidráulicasde saída e de entrada.
10. Sistema de acionamento de acordo com a reivindicação 9,compreendendo adicionalmente um transmissor de pressão conectado ope-racionalmente à linha hidráulica de entrada e capaz de detectar a magnitudeda pressão na dita linha e transmitir um sinal de pressão para a entrada ana-lógica.
11. Sistema de acionamento de acordo com a reivindicação 10,compreendendo adicionalmente um indicador de pressão conectado opera-cionalmente à entrada analógica para exibir uma indicação da pressão me-dida pelo transmissor de pressão.
12. Sistema de acionamento de acordo com a reivindicação 9,compreendendo adicionalmente um braço manipulador acoplado ao pistãode maneira tal que extensão do pistão causa movimento do braço manipula-dor em uma primeira direção e retração do pistão causa movimento do braçomanipulador em uma segunda direção, oposta à primeira direção.
13. Sistema de acionamento de manipulador compreendendo:a. um controlador de modo proporcional configurado para pro-duzir um sinal de controle de modo proporcional responsivo à posição docontrolador de modo proporcional;b. um controlador de modo de taxa variável configurado paraproduzir um sinal de controle de modo de taxa variável responsivo a umaconfiguração pré-selecionada;c. um computador de controle local acoplado operacionalmentepara receber uma entrada selecionada de um de o controlador de modo pro-porcional ou o controlador de modo de taxa variável;d. um dispositivo seletor de modo acoplado operacionalmenteao computador de controle local para fazer com que o computador de con-trole local receba seletivamente pelo menos um de o sinal de controle demodo de taxa variável e o sinal de controle de modo proporcional e paraproduzir seletivamente um de o sinal de controle de modo de taxa variável eo sinal de controle de modo proporcional como o sinal de controle de modoselecionado; ee. uma tecla controladora de taxa conectada operacionalmenteao controlador de modo de taxa variável.
14. Sistema de acionamento de acordo com a reivindicação 13,em que o computador de controle local compreende um receptor de entradaanalógica acoplado operacionalmente para receber o sinal de controle demodo proporcional.
15. Sistema de acionamento de acordo com a reivindicação 14,em que o sinal de controle de modo selecionado é um sinal digital.
16. Sistema de acionamento de acordo com a reivindicação 13,em que o sinal de controle de modo de taxa variável é um sinal analógico e ocomputador de controle local compreende um receptor de entrada analógicaacoplado operacionalmente para receber o sinal analógico do controlador demodo de taxa variável.
17. Sistema de acionamento de acordo com a reivindicação 15,em que o computador de controle local é configurado para ler, filtrar e esca-lar o sinal de modo proporcional.
18. Sistema de acionamento de acordo com a reivindicação 16,compreendendo adicionalmente um computador de controle remoto conec-tado operacionalmente ao computador de controle local para receber o sinalde controle de modo selecionado, o dito computador de controle remotocompreendendo:a. pelo menos um canal de entrada analógica; eb. uma unidade de saída modulada por largura de pulso capazde gerar um sinal de controle.
19. Sistema de acionamento de acordo com a reivindicação 18,compreendendo adicionalmente:a. válvula proporcional compreendendo uma porta de entrada defluido e uma porta de saída de fluido, a dita válvula proporcional sendo con-figurada para receber um sinal de controle da unidade de modulação porlargura de pulso no computador de controle remoto;b. uma linha hidráulica de saída tendo uma primeira extremidadeconectada à porta de saída de fluido e tendo uma segunda extremidade o-posta à primeira extremidade;c. uma linha hidráulica de entrada tendo uma primeira extremi-dade conectada à porta de entrada de fluido e tendo uma segunda extremi-dade oposta à primeira extremidade;d. um alojamento de pistão compreendendo uma porta de entra-da conectada à segunda extremidade da linha hidráulica de saída e umaporta de saída conectada à segunda extremidade da linha hidráulica de en-trada; ee. um pistão montado de forma deslizante dentro do alojamentode pistão de maneira tal que ele pode ser retraído ou estendido seletivamen-te em resposta à direção de fluxo de fluido hidráulico nas linhas hidráulicasde saída e de entrada.
20. Sistema de acionamento de acordo com a reivindicação 19,compreendendo adicionalmente um transmissor de pressão conectado ope-racionalmente à linha hidráulica de entrada e capaz de detectar a magnitudeda pressão na dita linha e transmitir um sinal de pressão para a entrada ana-lógica.
BRPI0707956-7A 2006-02-17 2007-02-16 manipulador e sistema de acionamento de modo variável BRPI0707956A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US77456906P 2006-02-17 2006-02-17
US60/774,569 2006-02-17
PCT/US2007/062290 WO2007098389A2 (en) 2006-02-17 2007-02-16 Variable mode manipulator and drive system

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0707956A2 true BRPI0707956A2 (pt) 2011-05-17

Family

ID=38438065

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0707956-7A BRPI0707956A2 (pt) 2006-02-17 2007-02-16 manipulador e sistema de acionamento de modo variável

Country Status (9)

Country Link
US (1) US20070193442A1 (pt)
EP (1) EP1984642A2 (pt)
CN (1) CN101421532A (pt)
AP (1) AP2008004585A0 (pt)
BR (1) BRPI0707956A2 (pt)
CA (1) CA2644048A1 (pt)
EA (1) EA200801855A1 (pt)
NO (1) NO20083920L (pt)
WO (1) WO2007098389A2 (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB2420634A (en) * 2004-11-24 2006-05-31 Perry Slingsby Systems Ltd Control system for articulated manipulator arm
US8401745B2 (en) * 2009-09-01 2013-03-19 Cnh America Llc Pressure control system for a hydraulic lift and flotation system
RU2455534C1 (ru) * 2011-01-14 2012-07-10 Сергей Семенович Гаврилин Способ управления переходным процессом включения релейного гидравлического распределителя с электромагнитным управлением и возвратной пружиной и устройство для его осуществления
US20150224639A1 (en) * 2014-02-07 2015-08-13 Control Interfaces LLC Remotely operated manipulator and rov control systems and methods
US9314922B2 (en) 2014-02-07 2016-04-19 Control Interfaces LLC Remotely operated manipulator and ROV control systems and methods

Family Cites Families (18)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4068156A (en) * 1977-03-01 1978-01-10 Martin Marietta Corporation Rate control system for manipulator arms
US4467436A (en) * 1981-10-26 1984-08-21 United States Robots, Inc. Robot arm controller with common bus memory
US4486843A (en) * 1982-03-03 1984-12-04 Nordson Corporation Transitional command position modification for a controller
SE8304100L (sv) * 1983-07-22 1985-01-23 Ibm Svenska Ab System for automatisk kalibrering av rymdkoordinaterna hos en robotgripper i sex frihetsgrader
DE3600364A1 (de) * 1986-01-09 1987-07-16 Rexroth Mannesmann Gmbh Verfahren und vorrichtung zum ausgleich des auf einen hydraulischen antrieb wirkenden veraenderlichen gewichtes einer masse, insbesondere fuer den senkrecht stehenden antriebszylinder einer laeppmaschine
US4685067A (en) * 1986-02-20 1987-08-04 Cincinnati Milacron Inc. Control system for program controlled manipulator having multiple triggered functions between programmed points
US4811561A (en) * 1986-04-08 1989-03-14 Vickers, Incorporated Power transmission
US5046022A (en) * 1988-03-10 1991-09-03 The Regents Of The University Of Michigan Tele-autonomous system and method employing time/position synchrony/desynchrony
DE68925907T2 (de) * 1989-09-26 1996-08-01 Komatsu Mfg Co Ltd Betriebsautomatisierungsapparat einer hydraulisch angetriebenen maschine
US5164151A (en) * 1991-06-24 1992-11-17 Shah Jagdish H Manipulator system for an enclosure with a limited access point
US5429682A (en) * 1993-08-19 1995-07-04 Advanced Robotics Technologies Automated three-dimensional precision coatings application apparatus
EP0731490A3 (en) * 1995-03-02 1998-03-11 Ebara Corporation Ultra-fine microfabrication method using an energy beam
US5691898A (en) * 1995-09-27 1997-11-25 Immersion Human Interface Corp. Safe and low cost computer peripherals with force feedback for consumer applications
US5987862A (en) * 1997-10-31 1999-11-23 North Carolina State University Apparatus and method for simultaneously topping and applying a precision application of sucker control chemicals to tobacco and other row crops
US6204620B1 (en) * 1999-12-10 2001-03-20 Fanuc Robotics North America Method of controlling an intelligent assist device
US6313595B2 (en) * 1999-12-10 2001-11-06 Fanuc Robotics North America, Inc. Method of controlling an intelligent assist device in a plurality of distinct workspaces
US6321152B1 (en) * 1999-12-16 2001-11-20 Caterpillar Inc. System and method for inhibiting saturation of a hydraulic valve assembly
US6456901B1 (en) * 2001-04-20 2002-09-24 Univ Michigan Hybrid robot motion task level control system

Also Published As

Publication number Publication date
EP1984642A2 (en) 2008-10-29
CA2644048A1 (en) 2007-08-30
CN101421532A (zh) 2009-04-29
AP2008004585A0 (en) 2008-08-31
US20070193442A1 (en) 2007-08-23
WO2007098389A9 (en) 2007-11-29
WO2007098389A2 (en) 2007-08-30
NO20083920L (no) 2008-11-05
EA200801855A1 (ru) 2008-12-30
WO2007098389A3 (en) 2008-08-21

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US6725131B2 (en) System and method for controlling hydraulic flow
BRPI0707956A2 (pt) manipulador e sistema de acionamento de modo variável
US10138915B2 (en) Method of controlling velocity of a hydraulic actuator in over-center linkage systems
KR102171544B1 (ko) 다중 펌프를 갖는 유압 변환기 시스템에서 유량 분담을 위한 방법 및 시스템
JP2001193707A (ja) 電気油圧式バルブ制御のための方法とシステム
EP2765244A1 (en) Priority control system for construction machine
JP2006153278A (ja) 設定可能な油圧制御システム
BRPI0517901B1 (pt) Sistema de controle para controlar um braço manipulador articulado por meio de um braço mestre
US20150308078A1 (en) Automatic control system and method for joystick control-based construction equipment
KR100790364B1 (ko) 전기유압식 능동형 부하 시뮬레이터 장치
BRPI0708076A2 (pt) braço manipulador e sistema de acionamento de múltiplos modos
JP4585570B2 (ja) パワーステアリング装置及び流体体積流量感応操舵法
KR20140121458A (ko) 유압 시스템에서 일정한 부하를 유지하기 위한 시스템 및 방법
CN101962068A (zh) 减摇鳍的液压控制系统
JP2015190518A (ja) 定圧力制御液圧駆動装置
CN107939780A (zh) 一种顶驱专用遥控式微型液压控制方法、装置和系统
JP3767914B2 (ja) 油圧建設機械の制御装置
Kontz et al. Electronic control of pump pressure for a small haptic backhoe
JPH07134080A (ja) 油圧式負荷シミュレータ
Bachmayer et al. A four quadrant finite dimensional thruster model
KR102179523B1 (ko) 하이브리드 구동장치
RU2708477C1 (ru) Электрогидравлическая система управления
KR20220095046A (ko) 유압펌프 제어 시스템 및 그 방법
Mu System modelling, identification and coordinated control design for an articulated forestry machine
JP2008232244A (ja) フィルタ圧力制御機構をそなえた油圧駆動装置

Legal Events

Date Code Title Description
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B11Y Definitive dismissal - extension of time limit for request of examination expired [chapter 11.1.1 patent gazette]