BRPI0707886A2 - dispositivo de distribuiÇço de detergente multi-dosagem - Google Patents

dispositivo de distribuiÇço de detergente multi-dosagem Download PDF

Info

Publication number
BRPI0707886A2
BRPI0707886A2 BRPI0707886-2A BRPI0707886A BRPI0707886A2 BR PI0707886 A2 BRPI0707886 A2 BR PI0707886A2 BR PI0707886 A BRPI0707886 A BR PI0707886A BR PI0707886 A2 BRPI0707886 A2 BR PI0707886A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
water
mesh
sieve
dishwasher
lid
Prior art date
Application number
BRPI0707886-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Karl-Ludwig Gibis
Chris Efstathios Housmekerides
Original Assignee
Reckitt Benckiser Nv
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from GBGB0601247.0A external-priority patent/GB0601247D0/en
Priority claimed from GB0621580A external-priority patent/GB0621580D0/en
Priority claimed from GB0621575A external-priority patent/GB0621575D0/en
Application filed by Reckitt Benckiser Nv filed Critical Reckitt Benckiser Nv
Publication of BRPI0707886A2 publication Critical patent/BRPI0707886A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47LDOMESTIC WASHING OR CLEANING; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47L15/00Washing or rinsing machines for crockery or tableware
    • A47L15/42Details
    • A47L15/44Devices for adding cleaning agents; Devices for dispensing cleaning agents, rinsing aids or deodorants
    • A47L15/4445Detachable devices
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47LDOMESTIC WASHING OR CLEANING; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47L15/00Washing or rinsing machines for crockery or tableware
    • A47L15/42Details
    • A47L15/44Devices for adding cleaning agents; Devices for dispensing cleaning agents, rinsing aids or deodorants
    • A47L15/4463Multi-dose dispensing arrangements
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47LDOMESTIC WASHING OR CLEANING; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47L15/00Washing or rinsing machines for crockery or tableware
    • A47L15/42Details
    • A47L15/44Devices for adding cleaning agents; Devices for dispensing cleaning agents, rinsing aids or deodorants
    • A47L15/4472Blister packaging or refill cartridges

Landscapes

  • Washing And Drying Of Tableware (AREA)
  • Detergent Compositions (AREA)

Abstract

DISPOSITIVO DE DISTRIBUIÇAO DE DETERGENTE MULTI-DOSAGEM. A presente invenção se refere a um dispositivo de distribuição de detergente multi-dosagem que é removivelmente inserível em uma máquina de lavar louças automática. O dispositivo compreende um cartucho capaz de receber no mesmo um cavalete de elementos de dosagem de uma composição de limpeza, uma área de coleta formada em uma área de tampa do referido dispositivo, adequada para coletar água/líquido de lavagem em um ciclo de lavagem principal de uma lava louças, e um meio de dírecionamento para direcionar água ou líquido de lavagem da referida área de coleta seletivamente para uma parte interior do referido dispositivo. Em particular, o dispositivo da presente invenção inclui uma disposição de peneira localizada na área da tampa para prevenir ou impedir partículas que bloqueiam o fluxo de água/liquido de lavagem na referida parte interior do dispositivo.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para:"DISPOSITIVO DE DISTRIBUIÇÃO DE DETERGENTE MULTI-DOSAGEM"
A presente invenção se refere a um dispositivo dedistribuição de detergente multi-dosagem contendo umapluralidade de elementos de dosagem de composição delimpeza, para uso em uma máquina de lavar artigos, porexemplo, uma máquina de lavar louças ou uma máquina delavar roupas.
Em dispositivos de distribuição de detergente multi-dosagem, é necessário alimentar seletivamente um cartuchocompartimentalizado com água e, desse modo, fornecer umfluxo de água dirigido a um único compartimento. Essesistema de alimentação é suscetível de obstrução e precisaestar livre de bloqueios para fluxo ótimo de água.
Em lava louças européias, um sistema de filtração deágua sofisticado se dedica à sujeira de alimentos e grumosprovenientes da louça suja. Contudo, sujeira de alimentoainda pode entrar no sistema enquanto o consumidor estámanipulando pratos sujos quando os coloca na prateleira dalava louças e, em alguns casos, o sistema de filtração dalava louças não é eficiente o bastante.
Em lava louças comumente em uso na América do Norte,esse problema é ainda mais grave. 0 sistema de filtração dalava louças é geralmente muito menos eficiente e, portanto,partículas de alimento permanecem durante temposprolongados no líquido de lavagem. As partículas dealimento também são bombeadas em torno da lava louças epodem atingir o sistema de alimentação de água dodispositivo. Isso leva, a cada segundo, a uma terceiraoperação para bloqueio completo do sistema de alimentaçãoe, como um resultado, nenhuma ou dissolução incompleta dodetergente no ciclo principal de lavagem da lava louças.
Tentar resolver os problemas de assegurar dissoluçãoapropriada da composição de limpeza dentro de umdeterminado período de tempo em um ambiente de lava louçasnão é uma tarefa trivial, uma vez que o projeto da lavalouças varia pelo mundo e sistemas de filtração em uso emlava louças mostram tal variação.
Conseqüentemente, é um objetivo de modalidadespreferidas da invenção fornecer um cartucho de distribuiçãomulti-dosagem capaz de superar ou minimizar os problemasmencionados acima e fornecer boa resistência a bloqueios, adespeito do tipo de lava louças ou colocação do dispositivodentro de qualquer lava louças dada.
De acordo com um primeiro aspecto da invenção, éfornecido um dispositivo de distribuição de detergentemulti-dosagem removivelmente inserível em uma máquina delavar louças automática, o dispositivo compreendendo umcartucho capaz de receber no mesmo um cavalete de elementosde dosagem de uma composição de limpeza, uma área de coletaformada em uma área de tampa do referido dispositivoadequada para coletar água/liquido de lavagem em um cicloprincipal de lavagem de uma lava louças, um meio dedirecionamento para dirigir água ou liquido da lavagem dareferida área de coleta seletivamente para uma parteinterior do referido dispositivo, em que o dispositivoainda inclui uma peneira para prevenir ou impedir quepartículas bloqueiem o fluxo de água/liquido de lavagempara a referida parte interior do dispositivo.
De preferência, a referida peneira está localizada emuma área da tampa do referido dispositivo e, maispreferivelmente, se estende substancialmente através de umaárea de coleta de água total disponível da referida tampa.
De preferência, a referida peneira compreende ummaterial não hidrofóbico.
De preferência, a referida peneira compreende ummaterial não plástico.
De preferência, a referida peneira compreende umamalha de aço inoxidável.
De preferência, a referida malha tem um tamanho demalha entre 3,5 mm e 0,2 mm, mais preferivelmente entre 1mm e 0,4 mm.Em uma modalidade preferida, a referida peneiracompreende aço inoxidável 304, com fiação plana quadrada,de grau comercial. A referida malha pode ter um tamanhopreferido de abertura de 0,4 a 0,42 mm e ser feita de arametendo um diâmetro na faixa de 0,2 a 0,24.
De preferência, o referido dispositivo é umdispositivo cilíndrico tendo um diâmetro de aproximadamente8 cm.
De preferência, cada elemento de dosagem é de umaformação alongada e está alojado dentro de uma câmara tendopelo menos uma abertura para recebimento de água/líquido delavagem peneirado dos referidos meios de direcionamento.
De preferência, o cavalete está na forma de um arranjoparalelo de câmaras alongadas, cada uma contendo umelemento de dosagem sólido. De preferência, a formaaninhada é geralmente cilíndrica para colocação fácildentro do dispositivo.
De preferência, cada elemento de dosagem contém entre15 e 25 g de composição de limpeza.
De preferência, cada câmara compreende uma conexão,por exemplo, de material plástico. Alternativamente,qualquer outro material adequado pode ser usado, tal comomaterial baseado em papelão (especialmente coberto por ummaterial resistente à água). Papelão laminado com umlaminado adequado é um material o qual pode ser usado. Cadaconexão pode ter pelo menos uma abertura para permitir queo elemento de dosagem seja lavado em uso. De preferência,cada conexão tem duas aberturas, em extremidades opostas,de modo que água pode entrar por uma extremidade (aextremidade superior em uso) e sair pela outra extremidade(a extremidade inferior em uso), trazendo na mesma acomposição de limpeza dissolvida ou decomposta. Umaabertura superior pode, adequadamente, ter uma área de pelomenos 10 mm2, de preferência pelo menos 30 mm2 e, maispreferivelmente, pelo menos 60 mm2. Adequadamente, ela podeser uma área de até 200 mm2 , de preferência até 160 mm e,mais preferivelmente, até 120 mm2. A face superior daconexão pode, adequadamente, ser deixada totalmente aberta.
Uma abertura inferior pode, adequadamente, ser uma área depelo menos 3 mm2, de preferência pelo menos 6 mm2 e, maispreferivelmente, pelo menos 10 mm2. Adequadamente, ela podeter uma área de até 200 mm2, de preferência até 60 mm2 e,mais preferivelmente, até 20 mm2. A face inferior daconexão, de preferência, não é deixada totalmente aberta,de modo que ela retém o elemento de dosagem no lugar, atéque ele dissolva em uso. Podem existir uma ou maisaberturas intermediárias na face lateral da conexão, istoé, entre a abertura superior e a abertura inferior e otamanho das mesmas se conforma, de preferência, àsdefinições fornecidas acima para a abertura inferior.
De preferência, as conexões são formadas em uma peça.Essa peça pode estar na forma de uma bandeja moldada outermoformada tendo múltiplos compartimentos, nos quais oselementos de dosagem são colocados. 0 material de suportepode ser preso sobre a bandeja para encerrar o elemento dedosagem. Em tal modalidade, a bandeja e o material desuporte juntos formam as conexões. Alternativamente, omaterial de suporte pode estar sobre o interior dasconexões, de modo que os elementos de dosagem se projetampara fora das mesmas, por exemplo, um núcleo central dematerial de suporte com conexões contendo material desuporte se projetando radialmente.
Os elementos de dosagem são de uma composição delimpeza sólida e, como .. tal, podem ser de um materialparticulado, por exemplo, pó ou grânulos, contanto que omaterial seja retido até que seja lavado em uso; porexemplo, em uma conexão conforme descrita acima. Depreferência, contudo, os elementos de dosagem são de umacomposição de limpeza sólida no sentido de não seremfluidos. De preferência, eles são de uma massa coesa; depreferência formados através de um processo de moldagem ouformatação, por exemplo, moldagem por injeção, extrusão,fundição ou formação por compressão. Em uma modalidadeparticular da invenção, a composição de limpeza sólida podeser um gel ou pasta viscosa, contanto que ela sejasuficientemente viscosa para não ser fluida.
De preferência, os elementos de dosagem são idênticosuns aos outros.
De preferência, os elementos de dosagem sãosubstancialmente da mesma seção transversal ao longo de seucomprimento; em particular, de preferência, eles nãoafunilam.
De preferência, o cavalete é tal que, em sua formaaninhada, cada par dos elementos de dosagem é separado porum espaçamento, pelo menos para parte da profundidade doselementos de dosagem. 0 espaçamento, de preferência, seestende em parte para longe em direção ao suporte; porexemplo, entre um terço e dois terços da distância para osuporte. 0 cartucho do dispositivo no qual o cavaleteaninhado está colocado, em uso, de preferência, tem umarranjo de paredes se irradiando de um cubo, em que osespaçamentos devem ser combinados com paredes divisóriasquando o artigo está localizado no cartucho do dispositivo.Poderia haver uma correspondência de um para um entre osespaçamentos e paredes divisórias, mas, de preferência,existem mais espaçamentos do que paredes divisórias. Trêsou quatro paredes divisórias geralmente serão suficientespara fazer com que o cavalete aninhado fosse corretamentelocalizado no cartucho do dispositivo. Em geral, podemosdizer que existem, de preferência, 3-8 paredes divisórias,de preferência 4-6.
O dispositivo de distribuição de detergente multi-dosagem é geralmente um corpo plástico, rigido esubstancial, mas o cavalete aninhado, uma vez que oselementos de dosagem tenham sido consumidos, é leve e podeaté mesmo ser frágil. Adequadamente, ele compreende apenaso material de suporte e as conexões (as quais podem ser umafolha ou filme termoformado leve). 0 cavalete se destina aservir como um refil, enquanto que o restante dodispositivo de distribuição multi-dosagem, compreendendo ocartucho, área de coleta e meio de direcionamento, éretido. A perda de material quando o cavalete de elementosde dosagem é esgotado é muito pequena. A invenção, assim,pode ser encarada como uma solução desejavelmenteergonômica.
De preferência, o dispositivo tem meios paradistribuir água ao cavalete de elementos de dosagem emseqüência, uma em cada lavagem. Tais meios podem operarautomaticamente ou ser operados pelo usuário, antes que umalavagem seja iniciada.A invenção será agora descrita adicionalmente, à guisade exemplo, com referência aos desenhos em anexo, nosquais:
- a Figura 1 mostra um cavalete de elementos de dosagempara uso com um dispositivo de distribuição de detergentemulti-dosagem da presente invenção na forma aninhada, emuma vista em perspectiva, geralmente de cima;
- a Figura 2 mostra o artigo da Figura 1 na forma aninhada,em vista lateral;
- a Figura 3 mostra o artigo da Figura 1 na forma plana;
- a Figura 4 mostra o elemento de dosagem da Figura 3 emvista plana;
- a Figura 5a mostra o artigo da Figura 1 sendo introduzidoem um dispositivo de distribuição de detergente multi-dosagem da Figura 5b, a tampa, contendo o dispositivo deseleção de elemento de dosagem sendo mostrada removida,conforme na Figura 5c;
- a Figura 6 mostra o artigo da Figura 1 localizado dentrodo recipiente da Figura 5b; e
- a Figura 7 mostra o dispositivo totalmente montado, com atampa da Figura 5c tendo sido colocada sobre o recipiente ea montagem do artigo da Figura 6a.
O cavalete de elementos de dosagem da Figura 1 éfabricado como uma bandeja plástica plana de bolsas deblister alongadas 2, mostradas na Figura 3, compreendendouma bandeja de plástico termoformada. A extremidade abertade cada bolsa de blister 2 é formada, em torno de seuperímetro, com um flange sem fim 4 (o qual pode serobservado na Figura 2) . Hastes ou bastões sólidos de umacomposição de limpeza 6 (destinados, nessa modalidade, aserem usados para limpeza em uma máquina de lavar louçasautomática) são introduzidos nas bolsas de blister. Issopode ser feito de diferentes formas. Por exemplo, em umamodalidade, a composição de limpeza pode ser injetada oufundida nas bolsas. Contudo, nessa modalidade, as hastes oubastões são pré-formados através de moldagem por injeção ouextrusão, então, cortados no comprimento, e então,introduzidos nas bolsas. Pode ser notado que eles sãointroduzidos nas bolsas para encher cada bolsa naextremidade inferior 8, mas deixar um espaço 10 naextremidade superior. Esse espaço 10 é deixado de modo queágua possa entrar na bolsa, via a abertura 12, na paredeterminal superior da bolsa e, conforme discutido depois,pode também ajudar ao fornecer dissolução completa dacomposição de limpeza dentro de um período de temporeduzido. Nessa modalidade, cada uma de tais aberturas 12 écircular e tem 8 mm de diâmetro. Uma abertura idêntica (nãomostrada) é formada na parede terminal inferior do artigo,para permitir que água e composição de limpeza encerrada oudissolvida saia da bolsa.
Uma vez que todos as bolsas tenham sido fornecidas comas hastes ou bastões de composição de limpeza (através dequalquer meio), uma folha de suporte 14 é depositada sobreas extremidades abertas e presa aos flanges 4. 0 suportepode ser aderido aos mesmos através de qualquer meioconvencional, por exemplo, através de calor ou um adesivo.
Em seguida, o artigo plano, agora na forma de umcavalete ou arranjo linear de hastes ou bastões, pode serenrolado em sua forma aninhada mostrada na Figura 1. Nessamodalidade, a forma aninhada é um arranjo geralmentecilíndrico. Ele pode ser retido em sua forma aninhada porum pedaço de fita adesiva 16.
O suporte pode ser impresso sobre seu lado defaceamento externo com informação, por exemplo, uma marcacomercial, com decoração de produto e/ou com informações deuso.
Conforme mostrado na Figura 4, cada haste ou bastão -e conseqüentemente cada blister, tem uma parede de baseplana 18 que se encontra com a folha de suporte 14. Daparede de base 18, cada haste ou bastão, e cada blister,geralmente se afunila para uma parede terminal distai 20mais estreita. As paredes laterais inicialmente se afunilamgradualmente, conforme em 22, 24, então, sofrem umdeslocamento interno abrupto 26, e então, afunilam em umataxa intermediária (entre aquela da porção de paredelateral 22 e o deslocamento 26) em 27, até que a paredeterminal distai 20 seja atingida.
As hastes ou bastões podem ser considerados como tendoo formato geral de um prisma triangular (isto é, trigonal).Para ser mais preciso, conforme notado acima, as paredeslaterais se afunilam de uma maneira descontínua.
Pode ainda ser notado que as hastes ou bastões estãolocalizados sobre a folha de suporte com uma separação 28entre os mesmos, em suas paredes de base 18.
Pode ainda ser notado que as hastes ou bastões têm umaseparação 30 entre os mesmos, em sua região terminaldistai, quando em sua forma aninhada.
A folha de suporte tem, como um resultado do molde noqual ela é termoformada durante a fabricação, linhas dedobra preferenciais 32. Essas linhas de dobra 32 sãoalinhadas com os espaçamentos 28 entre as hastes oubastões.
O resultado final dessas características é como seguee pode ser claramente observado na Figura 1: quando oartigo é formado em seu formato aninhado, a folha desuporte é deslocada em torno de suas linhas de dobra 22, deuma maneira articulada. Esse alojamento ou dobra épermitido pelos espaçamentos 28 e 30; se os bastões ouhastes simplesmente se encontram umas contra as outras, aoperação não seria permitida, em virtude de obstruçãofísica. Conforme pode ser observado na Figura 1, osespaçamentos 30 nas regiões terminais distais podempermanecer mesmo na forma aninhada (embora obviamentelimitada).
Em uso, o cavalete de elementos de dosagem é um refilo qual é fornecido em sua forma aninhada mostrada na Figura1 e também na Figura 5a. Nessa forma aninhada, ele éinserido em um recipiente, mostrado na Figura 5b. 0recipiente é um recipiente cilíndrico tendo uma projeçãoaxial semelhante a um cubo 40 se estendendo para cima apartir de sua base, substancialmente sobre todo ocomprimento axial do recipiente. Se projetando para fora daprojeção 40 estão aletas 42, ajustadas em intervalos de90°. As aletas se estendem aproximadamente quatro décimosda distância radial do recipiente.
O recipiente tem um alça de segurar 44.
A parede inferior do recipiente é uma grande abertura(não mostrada).
O recipiente tem uma tampa mostrada na Figura 5c. Atampa define uma área de coleta de água/líquido de lavagema qual se estende substancialmente através de uma áreasuperficial superior total da tampa (em outras palavras,substancialmente através da área da seção transversal totaldo dispositivo cilíndrico) e tem um dispositivo deindexação central 46 circundado por uma peneira 48, parapermitir que água isenta de particulados entre norecipiente. 0 dispositivo de indexação central tem um botãode pressão 50 e, em torno do mesmo, um mostrador 54trazendo números, igual ao número de hastes ou bastões decomposição de limpeza. Cada vez que a lava louças tem deser usada, o usuário aperta o botão para avançar omostrador de controle em um número, colocando a próximahaste ou bastão de limpeza em uso. Isso é feito girando umdisco aberto dentro da tampa em uma posição, de modo que aágua que entra no recipiente é direcionada via meios dedirecionamento compreendendo a abertura dos mesmos, agoraem alinhamento com a próxima haste ou bastão. A água entraem um blister apropriado através da abertura 12, a qualestá alinhada com a abertura dentro da tampa. A água podepreencher o espaçamento 10 acima da haste ou bastão. Ahaste ou bastão é embebida pela água e dissolve e/ouesfarela, saindo pelo blister através da abertura inferior.
Em testes de desempenho de limpeza do dispositivo, umnúmero específico de pratos sujos com sujeiras específicasé usado. Nos testes, descobriu-se que há uma "obstrução"dentro do dispositivo que limita o fluxo de água, essaobstrução sendo equivalente a uma constrição proporcionadapor um orifício tendo as dimensões de aproximadamente 3 mmχ 4 mm. Em um teste trazendo um projeto norte-americano delava louças, em cada segundo, a lavagem da obstrução naausência de um sistema de peneiramento, se tornariacompletamente bloqueada, principalmente pela sujeira decarne moída.
Incluindo uma peneira 48 dentro do dispositivo, osseguintes resultados foram obtidos.
Peneiras plásticas foram inicialmente usadas (feitasde polipropileno ou polietileno) , contudo, estas foramsurpreendentemente apenas descobertas como sendo eficientesem termos de fornecer fluxo de água/liquido de lavagemsuficientes com tamanhos de malha muito grandes (4 mm dediâmetro ou mais). Tal tamanho grande é requerido porque omaterial plástico tem características hidrofóbicas, levandoà formação de bolhas de ar e uma tensão superficial/ângulode contato da água com o plástico observados relativamentealto o que, sobre malhas menores, limita o fluxo deágua/líquido de lavagem gravemente. Infelizmente, contudo,embora um grande tamanho de malha permita fluxo de água delimpeza suficiente, o tamanho de malha é tão grande que elanão pode fornecer qualquer filtração eficaz para filtrareficientemente a sujeira do liquido de lavagem.
Surpreendentemente, descobriu-se que peneiras de malhametálica são particularmente eficazes. Peneiras de malha deaço inoxidável com vários tamanhos de malha foram testadas.Até um tamanho de malha com abertura de 0,3 mm, água podepassar. Peneiras de aço inoxidável de um determinadotamanho de malha podem filtrar eficientemente o liquido delavagem que entra no dispositivo e, por outro lado, nãoreduz o fluxo de água para um nível inaceitável (redução denão mais do que 35% no fluxo de água) e, na verdade, podeajudar a remover a obstrução do interior do dispositivo enivelar o fluxo global.
Descobriu-se que malhas de peneira particularmentepreferidas são peneiras de aço inoxidável com um tamanho demalha com aberturas entre 3,5 mm e 0,2 mm e, maispreferivelmente, aberturas de 0,4 a 1 mm para filtraçãoeficiente de sujeira de alimento sem reduzir o fluxo deágua significativamente. Em modalidades preferidas dainvenção, a peneira utilizada é conhecida como açoinoxidável 304, de fiação quadrada plana, de graucomercial, tendo um tamanho de malha de 0,415 mm e feita dearame com 0,22 mm de diâmetro.
Em dispositivos de acordo com a presente invenção, dealguma maneira surpreendentemente, descobrimos que umadissolução excelente das hastes ou bastões é alcançada.
Poderia ser esperado, nos dispositivos de acordo com ainvenção, que a dissolução dos elementos de dosagem dacomposição de limpeza dirigindo água para uma extremidadedo mesmo em uma direção axial ou no sentido do comprimentopudesse ser um método ineficaz. Na verdade, a dissolução oudispersão é excelente e a disposição é muito eficientequanto ao espaço, não tomando muito da "áreacaracterística" disponível dentro da máquina de lavarlouças.
Na determinação de características mínimas dodispositivo, uma série de fatores estão envolvidos.
Primeiramente, geralmente é o caso em que, para que umciclo de limpeza eficiente seja realizado por uma lavalouças, um elemento de dosagem deverá conter entre 15 e 25g de composição de limpeza. Para funcionar eficientementedentro do dispositivo da presente invenção, uma densidademédia da composição é ajustada dentro da faixa de 1,0 a 1,5g/cm3 e a dureza preferida da composição está entre 100N-400N.
Ao chegar nas dimensões requeridas para o dispositivo,os ambientes da lava louças foram analisados com relação aofluxo de água/líquido de lavagem e descobriu-se que, emgeral, taxas de fluxo de água dentro de uma lava louçasestão na faixa de 1 g de água a 15 g de água por centímetroquadrado por minuto.
Testes mostraram que composições de limpeza para Iava-louças padrão (detergentes) mostram uma dissolução completaapós 5 a 20 minutos em um teste de dissolução padrãocompreendendo imersão completa do detergente em água, a40°C, sob ação mecânica.
Onde uma composição de limpeza tendo um tempo dedissolução padrão de 10.minutos é utilizada, um fluxo deágua mínimo de 200 g de água por minuto é requerido atravésde uma câmara, enquanto que para uma composição de limpezacom tempo de dissolução padrão de 20 minutos, descobriu-seque um fluxo de água de 500 g por minuto é requerido. Depreferência, o dispositivo da presente invenção utiliza umacomposição de limpeza tendo um tempo de dissolução padrãode 5 minutos.
Descobriu-se que o dispositivo o qual pode coletar edirecionar, através de qualquer meio, um mínimo de 50 g deágua por minuto para uma. câmara, é capaz de dissolver umacomposição de limpeza tendo um tempo de dissolução padrãode 5 minutos no mesmo em um programa normal a 50°C.
É desejável que o dispositivo funcione quando colocadoem qualquer parte dentro de uma lava louças na qual umaquantidade, mínima de água está disponível na mesma e,assim, presume-se que talvez apenas 1 g de água por minutopor centímetro quadrado esteja disponível. Com isso emmente, para assegurar que a referida área de coleta ésuficiente para fornecer 50 g de água por minuto, uma áreade coleta de água de 50 cm2 é desejável, significando queum dispositivo cilíndrico requererá um diâmetro deaproximadamente 8 cm2. Embora o precedente possa ser asdimensões ótimas para o dispositivo, será apreciado que apresente invenção pode ser encarada como abrangendo umafaixa de dispositivos com diferentes dimensões, porexemplo, com áreas de coleta de água na faixa de 30 cm2 a80 cm2 e que onde altas taxas de fluxo de água/líquido delavagem são conhecidas por estarem presentes, umdispositivo tendo dimensões reduzidas pode ser utilizado.
Mais preferivelmente, a proporção da referida área decoleta de água para tempo de dissolução padrão decomposição de limpeza está dentro da faixa de 5 a 50 e,particularmente, na faixa de 10 a 30.
Onde nós nos referimos a períodos de tempo dedissolução padrão, entenda-se o tempo para que a composiçãode limpeza seja desintegrada de modo substancialmentecompleto em um determinado ambiente de teste. Em tal teste,elementos de dosagem são fornecidos em gaiolas de metalseparadas e mecanicamente agitados em água a 40°C. Oselementos de dosagem, na verdade, não são completamentedissolvidos, uma vez que eles contêm alguns ingredientesinsolúveis em água, portanto, não podemos falar sobredissolução completa, mas "dissolução padrão", o que éigual, aqui, à desintegração completa.
Surpreendentemente, descobriu-se que a dissolução dacomposição de limpeza dentro do dispositivo é auxiliadaquando cada elemento de dosagem está alojado dentro de umacâmara tendo um volume maior do que a composição de limpezaarmazenada dentro do mesmo - conseqüentemente, oespaçamento 10 acima da haste ou bastão - e pode também serdesejável fornecer um espaçamento entre a parte maisinferior do bastão de composição de limpeza e o fundo desua respectiva conexão externa. A dissolução éparticularmente aperfeiçoada quando o volume da câmara nãoexcede o volume do elemento de dosagem em mais de 40% e,mais preferivelmente, quando o volume da câmara excede ovolume do elemento de dosagem entre 15 e 20%.
Conforme pode ser observado na Figura 6a, quando oartigo está localizado dentro do barril do recipiente, asaletas 42 estão localizadas dentro dos espaçamentos 30 doartigo aninhado. A tolerância das aletas nos espaçamentosnão é grande e, dessa forma, é assegurado que as hastesou bastões e as aberturas superiores 12 estão na orientaçãocorreta, para alinhar com a abertura dentro da tampa.
A Figura 7 mostra o dispositivo totalmente montado.
Conforme será evidente para aqueles versados natécnica, muitas variações podem ser feitas no dispositivosem se desviar do escopo da presente invenção. Por exemplo,embora a peneira 48 seja mostrada na figura 5(c) localizadadentro de uma área de coleta central de água, a tampa 46que circunda o botão de pressão 50 pode ser utilizadavantajosamente em diferentes tipos de dispositivos, porexemplo, dispositivos tendo sistemas de indexaçãoautomáticos acionados, por exemplo, por um motor linear. Emtais casos, a malha pode, vantajosamente, se estender sobreuma área superficial superior total de uma tampa dodispositivo.

Claims (14)

1. Dispositivo de distribuição de detergente multi-dosagemremovivelmente inserivel em uma máquina de lavar louçasautomática caracterizado pelo fato de compreender umcartucho capaz de receber no mesmo um cavalete de elementosde dosagem de uma composição de limpeza, uma área de coletaformada em uma área da tampa do referido dispositivoadequada para. coletar água/liquido de lavagem em um ciclode lavagem principal de uma lava louças, um meio dedirecionamento para direcionar água ou liquido de lavagemda referida área de coleta seletivamente para uma parteinterior do referido dispositivo, em que o dispositivoainda inclui uma peneira para prevenir ou impedirpartículas de bloquear o fluxo de água/liquido de lavagemna referida parte interior do dispositivo.
2. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que a referida peneira estálocalizada em uma área da tampa do referido dispositivo.
3. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 2,caracterizado pelo fato de que a referida peneira seestende substancialmente através de uma área de coleta deágua total disponível da referida tampa.
4. Dispositivo, de acordo com qualquer uma dasreivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de quea referida peneira compreende um material não hidrofóbico.
5. Dispositivo, de acordo com qualquer uma dasreivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de quea referida peneira compreende um material não plástico.
6. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 5,caracterizado pelo fato de que a referida peneiracompreende uma malha metálica.
7. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 6,caracterizado pelo fato de que a referida peneiracompreende uma malha de aço inoxidável.
8. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 6 ou 7,caracterizado pelo fato de que a referida malha tem umtamanho de malha entre 3,5 mm e 0,2 mm.
9. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 6, 7 ou 8,caracterizado pelo fato de que a referida malha tem umtamanho de malha entre 1 mm e 0,4 mm.
10. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 9,caracterizado pelo fato de que a referida peneiracompreende aço inoxidável 304, de fiação plana quadrada, degrau comercial.
11. Dispositivo, de acordo com qualquer uma dasreivindicações de 6 a 10, caracterizado pelo fato de que areferida malha tem um tamanho de abertura na faixa de 0,4 a 0,42 mm.
12. Dispositivo, de acordo com qualquer uma dasreivindicações de 6 a 11, caracterizado pelo fato de que areferida malha compreende arame tendo um diâmetro na faixade 0,2 a 0,24.
13. Método de uso do dispositivo, conforme definido emqualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizadopelo fato de compreender a colocação do dispositivo dentrode uma cesta/cavalete de arame de uma lava louças, ofechamento da porta da lava louças e a realização de umciclo da lava louças.
14. Dispositivo de distribuição de detergente multi-dosagemcaracterizado pelo fato de ser substancialmente conformeaqui descrito com referência aos desenhos em anexo.
BRPI0707886-2A 2006-01-21 2007-01-19 dispositivo de distribuiÇço de detergente multi-dosagem BRPI0707886A2 (pt)

Applications Claiming Priority (7)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GB0601247.0 2006-01-21
GBGB0601247.0A GB0601247D0 (en) 2006-01-21 2006-01-21 Article
GB0621575.0 2006-10-30
GB0621580A GB0621580D0 (en) 2006-10-30 2006-10-30 Article
GB0621575A GB0621575D0 (en) 2006-10-30 2006-10-30 Multi-dosing detergent delivery device
GB0621580.0 2006-10-30
PCT/GB2007/000183 WO2007083142A1 (en) 2006-01-21 2007-01-19 Multi-dosing detergent delivery device

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0707886A2 true BRPI0707886A2 (pt) 2011-05-10

Family

ID=37964713

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0707886-2A BRPI0707886A2 (pt) 2006-01-21 2007-01-19 dispositivo de distribuiÇço de detergente multi-dosagem

Country Status (6)

Country Link
US (1) US20100065084A1 (pt)
EP (1) EP1976422A1 (pt)
AU (1) AU2007206711A1 (pt)
BR (1) BRPI0707886A2 (pt)
CA (1) CA2633117A1 (pt)
WO (1) WO2007083142A1 (pt)

Families Citing this family (20)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20090044575A1 (en) 2004-08-23 2009-02-19 Reckitt Benckiser N.V. Detergent Dispensing Device
US20090170743A1 (en) 2006-01-21 2009-07-02 Reckitt Benckiser N.V. Article
WO2007083141A1 (en) 2006-01-21 2007-07-26 Reckitt Benckiser N.V. Dosage element and chamber
GB0621570D0 (en) 2006-10-30 2006-12-06 Reckitt Benckiser Nv Multi-dosing detergent delivery device
GB0621576D0 (en) 2006-10-30 2006-12-06 Reckitt Benckiser Nv Device status indicator
GB0621572D0 (en) 2006-10-30 2006-12-06 Reckitt Benckiser Nv Multi-dosing detergent delivery device
GB0710229D0 (en) 2007-05-30 2007-07-11 Reckitt Benckiser Nv Detergent dosing device
ITMI20071667A1 (it) * 2007-08-10 2009-02-11 Reckitt Benckiser Nv Supporto di erogazione per un dispensatore di sostanze erogabili, in particolare agenti di lavaggio
USD670468S1 (en) 2009-07-22 2012-11-06 Reckitt Benckiser N.V. Detergent dispensing device lid
DE102011005980A1 (de) * 2011-03-23 2012-09-27 Henkel Ag & Co. Kgaa Dosiersystem für eine Geschirrspülmaschine
US9828154B2 (en) 2015-02-27 2017-11-28 Monosol, Llc Web of cleaning products and method of manufacture
US11441140B2 (en) 2015-12-07 2022-09-13 Henkel Ag & Co. Kgaa Dishwashing compositions comprising polypeptides having beta-glucanase activity and uses thereof
CA3007148A1 (en) 2016-01-29 2017-08-03 Novozymes A/S Beta-glucanase variants and polynucleotides encoding same
WO2018224544A1 (en) 2017-06-08 2018-12-13 Novozymes A/S Compositions comprising polypeptides having cellulase activity and amylase activity, and uses thereof in cleaning and detergent compositions
CN111373036A (zh) 2017-10-02 2020-07-03 诺维信公司 具有甘露聚糖酶活性的多肽和编码它们的多核苷酸
WO2019068713A1 (en) 2017-10-02 2019-04-11 Novozymes A/S POLYPEPTIDES HAVING MANNANASE ACTIVITY AND POLYNUCLEOTIDES ENCODING THESE POLYPEPTIDES
US11866748B2 (en) 2017-10-24 2024-01-09 Novozymes A/S Compositions comprising polypeptides having mannanase activity
CN113785039B (zh) 2019-04-03 2024-06-18 诺维信公司 具有β-葡聚糖酶活性的多肽、编码其的多核苷酸及其在清洁和洗涤剂组合物中的用途
WO2021152120A1 (en) 2020-01-31 2021-08-05 Novozymes A/S Mannanase variants and polynucleotides encoding same
WO2021152123A1 (en) 2020-01-31 2021-08-05 Novozymes A/S Mannanase variants and polynucleotides encoding same

Family Cites Families (51)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2315890A (en) * 1939-12-08 1943-04-06 Glenn M Bader Detergent dispensing device
US2370609A (en) * 1941-04-28 1945-02-27 Economics Lab Concentration cell and temperature compensator
US2514000A (en) * 1945-08-20 1950-07-04 Sophia Tank Dishwashing apparatus
US2880077A (en) * 1955-12-08 1959-03-31 James D Floria Soap dissolving device
US3272899A (en) * 1960-12-06 1966-09-13 Hagan Chemicals & Controls Inc Process for producing a solid rinse block
US3187767A (en) * 1962-12-13 1965-06-08 Calgon Corp Detergent dispensing apparatus
US4416859A (en) * 1981-02-17 1983-11-22 Ga Technologies Inc. Countercurrent solids-fluid contactor
US4545917A (en) * 1984-02-09 1985-10-08 Creative Products Resource Associates Ltd. Automatic dishwasher product in solid form
US5137694A (en) * 1985-05-08 1992-08-11 Ecolab Inc. Industrial solid detergent dispenser and cleaning system
US4999124A (en) * 1985-11-06 1991-03-12 Ecolab Inc. Solid block chemical dispenser for cleaning systems
CN1003659B (zh) * 1986-02-06 1989-03-22 株式会社东芝 洗衣机等的洗涤剂供给装置
US4700554A (en) * 1986-02-19 1987-10-20 Whirlpool Corporation Detergent dispenser with improved water distribution means
US4835804A (en) * 1988-03-25 1989-06-06 The Procter & Gamble Company Multiple compartment container laundering method
DE3903793A1 (de) * 1989-02-09 1990-08-23 Finke Robert Kg Verfahren und behaeltnis zur ausgabe eines fuellgutes
GB2244722A (en) * 1990-03-10 1991-12-11 Paterson Zochonis Reusable in-wash powder dispensing device
US5186912A (en) * 1991-01-03 1993-02-16 Ecolab, Inc. Controlled release dishwasher detergent dispenser
US5310430A (en) * 1991-05-31 1994-05-10 Ecolab Inc. Process of dispensing a solid cast block of water soluble detergent
US5681400A (en) * 1992-03-12 1997-10-28 Ecolab Inc. Self-optimizing detergent controller for controlling variable additive concentration level in a warewashing machine
DE4400417A1 (de) * 1994-01-06 1995-07-13 Walther Klaus Dr Ing Dosiervorrichtung zur Herstellung von Wasch-, Spül- oder ähnlichen Laugen
US5500050A (en) * 1994-07-15 1996-03-19 Diversey Corporation Ratio feed detergent controller and method with automatic feed rate learning capability
FR2731081B1 (fr) * 1995-02-27 1997-04-11 Essilor Int Procede d'obtention d'un article transparent a gradient d'indice de refraction
US5603233A (en) * 1995-07-12 1997-02-18 Honeywell Inc. Apparatus for monitoring and controlling the operation of a machine for washing articles
US6048501A (en) * 1995-10-05 2000-04-11 The Procter & Gamble Company Dispensing device for detergent tablet
DE19540608C2 (de) * 1995-10-31 2003-04-30 Bsh Bosch Siemens Hausgeraete Vorrichtung zur Reinigerzugabe für Geschirrspülmaschinen
DE69711805T2 (de) * 1996-10-25 2002-11-14 Unilever N.V., Rotterdam Abgabevorrichtung
DE19652733C2 (de) * 1996-12-18 2001-03-01 Lang App Bau Gmbh Dosierverfahren zum Zuführen eines Reinigers zu einer Geschirrspülmaschine
US5967158A (en) * 1997-09-29 1999-10-19 The Procter & Gamble Company Dispensing device for tablets
DE19934592C2 (de) * 1999-07-23 2003-10-23 Benckiser Nv Vorrichtung zur Aufnahme und dosierten Abgabe einer aktiven Zusammensetzung in eine Waschmaschine, einen Wäschetrockner oder eine Geschirrspülmaschine
DE19934593C2 (de) * 1999-07-23 2003-10-23 Benckiser Nv Vorrichtung zur Aufnahme und dosierten Abgabe mindestens einer aktiven Zusammensetzung in eine Waschmaschine, einen Wäschetrockner oder eine Geschirrspülmaschine
US6178987B1 (en) * 1999-11-10 2001-01-30 Eco-Safe, L.L.C. Autonomous cleaning mechanism
US6173743B1 (en) * 2000-01-18 2001-01-16 Valvules I Racords Canovelles, S.A. Distributor for liquids
US6463766B2 (en) * 2000-01-28 2002-10-15 Kabushiki Kaisha Toshiba Washing machine with means for preventing propagation of microorganism
US6681963B2 (en) * 2001-04-23 2004-01-27 The Procter & Gamble Company Apparatus for dispensing rinse water additive in an automatic washing machine
US6736294B2 (en) * 2001-09-18 2004-05-18 The Procter & Gamble Company Apparatus for dispensing rinse water additive in an automatic washing machine
DE60214897T2 (de) * 2002-02-09 2007-09-20 Reckitt Benckiser N.V. Korrosionsschutz für glaswaren
MXPA04007817A (es) * 2002-02-13 2004-10-15 Procter & Gamble Suministro secuencial de aditivos de lavado durante el lavado automatico de telas.
US7168273B2 (en) * 2002-11-07 2007-01-30 The Procter & Gamble Company Selective dispensing apparatus
JP4417113B2 (ja) * 2002-02-20 2010-02-17 エミスフェアー・テクノロジーズ・インク Glp−1分子の投与方法
US6955067B2 (en) * 2002-03-28 2005-10-18 The Procter & Gamble Company Smart dosing device
US20050039781A1 (en) * 2002-11-01 2005-02-24 The Procter & Gamble Company Dispensing device for liquid detergent compositions
DE60223265T2 (de) * 2002-11-28 2008-08-21 Whirlpool Corp., Benton Harbor Geschirrspülmaschine mit Flachfiltereinrichtung umfassend Bereiche mit unterschiedlichen Lochdimensionen
ITTO20030066A1 (it) * 2003-02-04 2004-08-05 Merloni Elettrodomestici Spa Macchina lavabiancheria, in particolare a caricamento
DE10313172B4 (de) * 2003-03-25 2007-08-09 Henkel Kgaa Gestaltsoptimierte Reinigungsmitteltabletten
US20040206133A1 (en) * 2003-04-19 2004-10-21 Kyung-Chul Woo Washing machine
US7007862B2 (en) * 2003-11-07 2006-03-07 The Clorox Co. Rinse release dispensing device
US7250086B2 (en) * 2003-12-08 2007-07-31 Ecolab Inc. Method of using a solid rinse additive dispenser for dispensing a use solution in a dishwashing machine
KR101082563B1 (ko) * 2004-04-14 2011-11-10 엘지전자 주식회사 드럼 세탁기의 세제박스
US20090044575A1 (en) * 2004-08-23 2009-02-19 Reckitt Benckiser N.V. Detergent Dispensing Device
US20070000068A1 (en) * 2005-06-30 2007-01-04 Gerard France Paul Amaat R Fabric article treating device and system
DE102006041477A1 (de) * 2006-09-05 2008-03-06 Robert Bosch Gmbh Verfahren zur Dynamik-Diagnose einer Abgas-Sonde
USD564143S1 (en) * 2006-10-24 2008-03-11 Reckitt Benckiser N.V. Dispensing device

Also Published As

Publication number Publication date
CA2633117A1 (en) 2007-07-26
EP1976422A1 (en) 2008-10-08
WO2007083142A9 (en) 2008-11-13
WO2007083142A1 (en) 2007-07-26
AU2007206711A1 (en) 2007-07-26
US20100065084A1 (en) 2010-03-18

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0707886A2 (pt) dispositivo de distribuiÇço de detergente multi-dosagem
JP2009523668A (ja) 1回分量要素およびチャンバ
US8338357B2 (en) Multiple dosing ware washing article
JP2009519867A (ja) 投与量要素
US20060254994A1 (en) Dish receiving member of dishwasher
US10694922B1 (en) Drinking straw cleaning caddy
JP2006283501A (ja) 薬剤供給具
CN101300336A (zh) 剂量元件
SK5642003A3 (en) Device with multiple toilet care action
MXPA05004654A (es) Un dispositivo despachador para composiciones detergentes liquidas.
CN101400291B (zh) 多剂量洗涤剂输送设备
US20060157084A1 (en) Automatic washing machine detergent dispensing device
US20100089422A1 (en) Multi-Dosing Detergent Delivery Device
KR102106832B1 (ko) 수세미 거치대
WO2012032316A1 (en) Refill pack for a detergent delivery device
MX2008009328A (en) Dosage element and chamber

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application fees: application dismissed [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE 6A, ANUIDADE(S).

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2224 DE 20/08/2013.