BRPI0706923A2 - método e dispositivo para configurar de forma dinámica uma memória de requisição por meio de repetição automática hìbrida - Google Patents
método e dispositivo para configurar de forma dinámica uma memória de requisição por meio de repetição automática hìbrida Download PDFInfo
- Publication number
- BRPI0706923A2 BRPI0706923A2 BRPI0706923-5A BRPI0706923A BRPI0706923A2 BR PI0706923 A2 BRPI0706923 A2 BR PI0706923A2 BR PI0706923 A BRPI0706923 A BR PI0706923A BR PI0706923 A2 BRPI0706923 A2 BR PI0706923A2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- arq
- memory
- node
- transmission
- receiving
- Prior art date
Links
Landscapes
- Mobile Radio Communication Systems (AREA)
Abstract
Método e dispositivo para configurar de forma dinâmica uma memória de requisição por meio de repetição automática híbrida. Um método e um dispositivo para efetuar a configuração de uma forma dinâmica de uma memória por meio do processo de requisição por repetição hibrida automática (H-ARQ - hybrid automatic repeat request) em um nó receptor, para que se permita uma configuração mais flexivel de memória por requisição por repetição hibrida automática (H-ARQ), e para que se melhore o desempenho dos processos H- ARQ como um todo. Um nó transmissor faz a configuração de uma forma dinâmica da memória H-ARQ no nó receptor, para que cada transmissão H-ARQ, de tal forma que a necessidade de memória para os diversos processos H-ARQ venha a exceder a capacidade da memória H-ARQ. Caso exista a indisponibilidade de quantidade suficiente de memória H-ARQ, para que se de suporte às transmissões H-ARQ, somente um sub- conjunto dos diversos processos H-ARQ podem vir a ser ativados naquele dado momento. Quando não houver a quantidade suficiente de memória H-ARQ para que se proceda com a transmissão H-ARQ, um reconhecimento negativo (NACK - hybrid automatic repeat request), um reconhecimento (ACK - acknowledgement), nada, e 1 ou uma informação a qual indica o motivo pela falha da transmissão, pode vir a ser transmitida para o nó transmissor.
Description
Método e dispositivo para configurar de forma dinâmica uma memória derequisição por meio de repetição automática híbrida.
A presente invenção se encontra relacionada com ossistemas de comunicação sem fio, o que inclui um nó transmissor e um nó receptor. Deuma forma mais particular, a presente invenção se encontra relacionada com um métodopara que se faça a configuração dinâmica de uma memória de processos para requisiçãopor repetição híbrida automática (H-ARQ - hybrid automatic repeat request) em um nóreceptor, e que se permita uma configuração de uma forma mais flexível da memória epara que se melhore o desempenho dos processos por requisição por repetição híbridaautomática (H-ARQ).
ANTECEDENTES DA PRESENTE INVENÇÃO
Método para que se melhorem as velocidades de dados e odesempenho dos sistemas de comunicação sem fio, os quais fazem uso dos processosH-ARQ, vem sendo estudados e explorados no Projeto de Parceria para a TerceiraGeração (3GPP - Third Generation Partnership Project).
Um método H-ARQ é usado para que se geremtransmissões e retransmissões com baixa latência. A H-ARQ é uma variação de ummétodo de controle de erro por requisição por repetição automática (ARQ - automaticrepeat request), o qual propicia um melhor desempenho, quando comparado com umtradicional método ARQ, tendo como impacto em termos de custo por essa melhoria, oaumento na complexidade da implementação. O método H-ARQ pode vir a ser usado emretransmissões stop-and-wait ou em repetição de retransmissões seletivas. Asretransmissões stop-and-wait são mais simples de se utilizar. No entanto a espera peloreconhecimento do receptor de um sinal reduz a eficiência. Desta forma, múltiplosprocessos H-ARQ stop-and-wait são usados em paralelo para contrabalançar os atrasosno tempo da viajem de ida e volta dos reconhecimento (ACK) e dos reconhecimentonegativo (NACK), que são devidos a este mecanismo. Além do mais, diversos processosH-ARQ permitem com que um tráfego que tenha uma maior prioridade venha a seenviado de uma forma imediata, por meio do uso de um novo processo H-ARQ, ao invésde ficar parado atrás de pacotes, em transmissão os quais se encontram utilizando umprocesso H-ARQ já existente. Assim, por exemplo, quando um processo H-ARQ estáesperando por um ACK, um outro processo H-ARQ pode vir a se usar de desvio usadopara que se enviem mais dados.
No 3GPP, as mensagens de protocolo configuram ocomportamento do H-ARQ, o que inclui a disponibilidade de memória H-ARQ. De umaforma mais específica, o estado anterior da arte permite com que as mensagens deprotocolo configurem um processo H-ARQ com um tamanho de buffer e que se mude otamanho do buffer com um dispositivo que é o ponto de comunicação, tal como umaWTRU ou um nó-B. No estado anterior da arte, cada processo H-ARQ é configurado comum certo limite particular de memória H-ARQ. Esta referida configuração apresenta duaslimitações e ineficiências. A primeira, é que certas portadoras de rádio podem sebeneficiar de processos H-ARQ, cada qual com pequenas necessidades de memória.
Em segundo lugar, uma aplicação pode se beneficiar de poucos processos H-ARQ comgrandes limites para buffer, quando a aplicação possui uma grande necessidade dememória, mas pode suportar um incremento no número das retransmissões H-ARQ, porque a aplicação não possui requisições importantes para o atraso.
Um desafio na implementação do mecanismo H-ARQ é o darecepção do requerimento de memória para a decisão por meio de software dedecodificação do buffer na memória H-ARQ, que é necessária para que se implementemos esquemas de redundância incrementai.
Duas das melhorias que são desejadas na evolução delongo termo (LTE - Iong term evolution) para a tecnologia de acesso com múltiplo comdivisão de código de banda larga (WCDMA - wideband code division multiple access)para o sistema de telecomunicação móvel universal (UMTS - universal mobiletelecommunication systems), são as melhores velocidades para dados da mesma formaque a melhoria no manuseio de diferentes aplicações, de um modo em particular comdiferentes necessidades para a qualidade de serviço (QoS - quality of service). Aevolução de longo termo (LTE) também recebe a denominação de acesso de rádioterrestre universal evoluído (E-UTRA - evolved universal terrestrial radio access). Parapropiciar essas melhorias que são desejadas, os grupos de trabalho da LTE estãodiscutindo formatos para os frames e os intervalos de transmissão (TTI). De uma formaadicional, aplicações que em particular causem atrasos de uma forma intensa, sãocapazes de suportar um maior número de retransmissões.
Na medida em que a velocidade dos dados aumenta, aquantidade de memória H-ARQ (isto é, memória soft), a qual é necessária para que osprocessos H-ARQ possam a ter um fator de custo que seja considerável para um grupode circuito integrados de banda de base). Assim sendo, as otimizações para a memóriaH-ARQ trazem um considerável benefício de projeto. Mas infelizmente, o atualmecanismo de alocação de memória H-ARQ é muito restritivo para que possa usufruirdestas considerações. Assim sendo, como resultado, um novo mecanismo o qual permitacom que se exerça a configuração de uma forma mais dinâmica e flexível de memória H-ARQ se faz necessário.
SÍNTESE
A presente invenção está relacionada a um método paraque se faça a configuração de uma forma dinâmica de um processo requisição porrepetição híbrida automática (H-ARQ - hybrid automatic repeat request) em um nóreceptor para que se permita uma configuração mais flexível de memória H-ARQ e paraque se melhore o desempenho dos processos H-ARQ. Uma memória H-ARQ em um nóreceptor é reservada de uma forma dinâmica para diversos processos H-ARQ. Um nótransmissor configura de uma forma dinâmica a memória H-ARQ no nó receptor paracada nova transmissão H-ARQ. A sinalização informa a um nó transmissor a respeito dacapacidade de uma memória H-ARQ a qual se encontra localizada em um nó receptor. Acapacidade de uma memória H-ARQ é baseada em uma máxima taxa de dados e nanecessidade com relação à qualidade de serviço (QoS) de uma portadora de rádio. Umnó transmissor pode configurar de uma forma dinâmica o processo da memória H-ARQem um nó receptor de tal forma que as necessidades da memória para diversosprocessos H-ARQ agregados, excede a capacidade de memória H-ARQ do nó receptor.
Um nó transmissor sinaliza a um nó receptor instruindo o nó receptor a configurar deuma forma dinâmica a sua memória H-ARQ.
Caso exista quantidade suficiente de memória H-ARQdisponível ao nó receptor, para que se suporte a transmissão H-ARQ, somente um sub-conjunto dos diversos processos H-ARQ podem vir a serem ativados em um dadomomento. Quando não existe memória H-ARQ suficiente para que se processe umatransmissão H-ARQ que tenha sido recebida, um nó receptor pode fazer uma sinalizaçãode um NACK (com ou sem informação adicional, indicando a falta de memória H-ARQadequada), um ACK, e / ou informação a qual indica o motivo pelo qual a transmissãofalhou, a qual pode vir a ser transmitida ao nó transmissor.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
Uma compressão com maiores detalhes da presenteinvenção pode vir a ser obtida a partir da descrição que se segue de uma formapreferencial de realização, a qual é dada por meio de exemplo e para que sejacompreendida em conjunto com os desenhos que acompanham o presente trabalho, nosquais:
- A figura 1 apresenta um diagrama de blocos de um sistema de comunicação sem fioo qual é configurado de acordo com a presente invenção;
- A figura 2 é um diagrama de fluxo de um processo de configuração dinâmica dealocação de memória H-ARQ o qual é implementado por meio do sistema da figura 1;e
- A figura 3 é um diagrama de fluxo de um processo de configuração dinâmica deconfiguração de memória H-ARQ o qual é implementado por meio do sistema dafigura de número 1, quando a necessidade de memória agregada para um conjuntode processos H-ARQ exceder a capacidade de memória no nó receptor.
DESCRIÇÃO DETALHADA DAS FORMAS PREFERENCIAIS DE REALIZAÇÃO
Deste ponto em diante, o termo "unidade de transmissão ede recepção sem fio (WTRU - wireless transmit/receive unit)" inclui, mas não estásomente limitada a: um equipamento de usuário, uma estação móvel, uma unidadeassinante fixa ou móvel, um Pager, ou qualquer outro tipo de dispositivo o qual sejacapaz de operar em um ambiente sem fio. Quando houver referência, deste ponto emdiante, o termo "estação base" inclui, mas não está somente limitado a: um nó-B, um sítiocontrolador, um ponto de acesso (AP - access point), ou qualquer outro tipo dedispositivo de interface o qual seja capaz de operar em um ambiente sem fio.
As características da presente invenção podem vir a serincorporadas em um circuito integrado (Cl) ou então vir a ser configurado em um circuitoo qual é constituído por uma diversidade de componentes que se encontraminterconectados.
A figura 1 é um diagrama de blocos de um sistema decomunicação sem fio 100, o qual é configurado de acordo com a presente invenção. Osistema de comunicação sem fio 100 inclui um nó receptor 102 e um nó transmissor 104o qual é configurado para transmissões H-ARQ. O nó receptor 102 e o nó transmissor104 se comunicam por meio de sinalização explícita ou sinalização implícita por meio douso de parâmetro que já existam. Com relação às transmissões H-ARQ de downlink, onó receptor 102 pode ser uma WTRU e o nó transmissor 104 pode ser um nó-B. Comrelação às transmissões H-ARQ de uplink, o nó receptor 102 pode ser um nó-B, e o nótransmissor 104 pode ser uma WTRU.
Da forma como é exibida por meio da figura de número 1, onó receptor 102 entrada um processador 110, uma memória H-ARQ 114, um receptor116 e um transmissor 118. O processador 110 é configurado para que faça aconfiguração de forma dinâmica da alocação da memória H-ARQ 114 de acordo com ossinais que são recebidos a partir do nó transmissor 104. O processador 110 éconfigurado para que controle diversos processos de recepção H-ARQ 112.
Em uma forma de realização alternativa, o processador 110pode vir a ser configurado para que de forma dinâmica faça a configuração da alocaçãoda memória H-ARQ 114, sem que receba nenhum sinal a partir do nó transmissor 104. Oprocessador 110 define a configuração da memória H-ARQ 114 por ele mesmo e sinalizaa configuração da memória H-ARQ 114 para o nó transmissor 104 por meio dotransmissor 118.
A memória H-ARQ 114 é reservada para diversos processosde recepção H-ARQ 112. A memória H-ARQ 114 pode ser referida como memória soft.
De uma forma preferível, a memória H-ARQ 114 é compartilhada de forma dinâmica aolongo de diversos processos de recepção H-ARQ 112. A memória H-ARQ 114 é alocadade uma forma dinâmica entre os processos de recepção H-ARQ 112. Quando anecessidade para memória soft agregada para os diversos processos de recepção H-ARQ 112 exceder a capacidade da memória H-ARQ 114, somente um certo sub-conjuntodos diversos processos de recepção H-ARQ 112 podem permanecer ativos em um dadoperíodo de tempo. Além do mais, a quantidade da memória H-ARQ 114 a qual éconfigurada pode vir a depender de uma taxa de dados máxima e / ou necessidades deQoS da portadora do rádio, ou ainda do fluxo MAC.
O receptor 116 do nó receptor 102 é configurado para quereceba sinais a partir do nó transmissor 104, o qual instrui o nó receptor 102 a fazer aconfiguração de sua memória H-ARQ 114 de acordo. O transmissor 118 do nó receptor102 é configurado para que sinalize a capacidade de compartilhamento da memória H-ARQ 114 para o nó transmissor 104. A capacidade de compartilhamento da memória H-ARQ é indicadora de que o nó receptor 102 pode compartilhar a sua memória H-ARQ114 ao longo dos processos de recepção H-ARQ 112. A sinalização pode ser explícita ouimplícita de acordo com os parâmetros existentes.
Ainda fazendo referência a figura 1, o nó transmissor 104inclui um processador 120, uma memória H-ARQ 124, um receptor 126 e um transmissor128. O processador 120 é configurado para que de forma dinâmica configure a memóriaH-ARQ 114 no nó receptor 102. Esta configuração de memória inclui o particionamentoda memória H-ARQ ao longo dos diversos processos de recepção H-ARQ 112.
O processador 120 no nó transmissor 104 é configuradopara que gerencie e configure a memória H-ARQ 114 no nó receptor 102. Durante oprocesso de seleção do formato de transporte (TF - transport format), o processador 120é configurado para que meça a memória H-ARQ 114 a qual é usada pelas portadoras derádio, ou os fluxos MAC, os quais estão sendo servidos no intervalo de tempo detransmissão (TTI - transmission time interval) preciso para um dado momento, quandonós-B define o tamanho do bloco de transporte (TB - transport block) bem como oesquema de modulação e decodificação (MCS - modulation and coding scheme) oprocesso para a seleção do formato de transporte pode também tomar em consideraçãoa quantidade total dos dados que se encontram disponíveis para que sejam transmitidos,além do intervalo de tempo de transmissão (TTI) para aquele dado momento, e dereservar uma certa capacidade ma memória H-ARQ 114 para os intervalos de tempo detransmissão (TTIs) para que se permita de forma continua, ou ao menos quase continua,a transmissão durante o TTI para a transmissão no formato de transporte (TF)selecionada para aquele dado mesmo no tempo. O resultado é que o tamanho para obloco de transporte (TB) é adequado aos recursos da memória H-ARQ 114 a qual édinâmica configurada. Como conseqüência, a configuração dinâmica da memória H-ARQ114 no nó receptor 102 causa uma melhoria no desempenho dos processos de recepçãoH-ARQ 112 e as portadoras de rádio e os fluxos MAC são mapeados para os processosde recepção H-ARQ. O processador 120 também é configurado para- que processediversos processos de recepção H-ARQ 122.
O transmissor 128 e o nó transmissor 104 são configuradospara que sinalizem um comando de configuração de memória H-ARQ, ou então, umarecomendação para o nó receptor 102. Assim, por exemplo, com relação àstransmissões para o enlace descendente (downlink), o transmissor envia um comando oqual o nó receptor 102 deve obedecer. Como um outro exemplo, com relação astransmissões de enlace ascendente (uplink), o transmissor enviam uma recomendação aqual o nó receptor 102 deve obedecer. O transmissor 128 sinaliza para o nó receptor 102por meio de sinalização explícita, ou implícita, por meio do uso de parâmetros jáexistentes. Um indicador de combinação de formato de transporte (TCFI - transportformat combination índicator), indicador de recurso de formato de transporte (TCRI -transport format resource indicator), ou um outro sistema de transmissão o qual venha aestar associado à sinalização pode vir a ser usado para que de forma implícita sinalize asnecessidades de memória H-ARQ para cada processo H-ARQ, para o nó receptor 102.
Além do mais, o conhecimento da identidade (ID) pode vir a ser usado para que seidentifique de forma implícita as necessidades de memória nos processos de recepçãoH-ARQ 112. Esta informação pode vir a ser usada para que se sinaliza de forma implícitaa configuração de memória H-ARQ 114 para o nó receptor 102. De uma formaalternativa, o transmissor 128 pode sinalizar de uma forma explicita a quantidade dememória H-ARQ 124 no nó transmissor 104 a qual foi alocada para o nó receptor 102.
Com estes mecanismos o particionamento de memória dos processos H-ARQ pode sercoordenado entre o transmissor e o receptor, e para cada intervalo de tempo detransmissão (TTI) uma nova transmissão de processo H-ARQ é iniciada.
Um outro método de identificação implícita dasnecessidades de memória H-ARQ acontece quando a entidade de agendamentoidentifica um formato de transporte (TF) em específico, ou então, um sub-conjunto deformatos de transporte (TFs) o qual possa vir a ser utilizado por meio do transmissor.
Nesta situação, a memória de recepção H-ARQ 114 é particionada com base nainformação do agendamento.
A figura 2 é um diagrama de fluxo de um processo 200 dealocação de memória H-ARQ configurado dinamicamente, o qual é implementado pormeio do sistema 100 da figura de número 1. Ao passo 202, o nó receptor 102 reservauma memória H-ARQ 114 para diversos processos de recepção H-ARQ 112. Ao passo204, o nó receptor 102 sinaliza a capacidade de compartilhar memória H-ARQ e/oucapacidade da memória H-ARQ 114 para o nó transmissor 104. Ao passo 204, o nóreceptor 102 sinaliza a capacidade de compartilhamento de H-ARQ, e/ou a capacidadeda memória H-ARQ 114 de transmitir ao nó transmissor 104. Deve-se observar que opasso 204 pode somente ser necessário quando o receptor é uma unidade detransmissão e de recepção sem fio (WTRU). O processo de sinalização faz a indicaçãopara o nó transmissor 104 se o nó receptor 102 tem a capacidade de compartilhar amemória H-ARQ 114 com diversos processos de recepção H-ARQ 112. Este processode sinalização também pode vir a ser utilizado para que se indique a capacidade damemória H-ARQ 114 ao nó receptor 102. O processo de sinalização pode ser explícito ouimplícito, de acordo com os parâmetros que já existem.
Ao passo 206, o nó transmissor 104 configura de formadinâmica (particiona) a memória H-ARQ 114 no nó receptor 102 para os processos derecepção H-ARQ 112. Para que se melhore o desempenho dos processos de recepçãoH-ARQ 112. Ao passo 208, o nó transmissor 104 efetua a sinalização de um comando deconfiguração de memória H-ARQ, ou então, a recomendação potencial para cadatransmissão H-ARQ para o nó receptor 102. A sinalização para o particionamento dememória H-ARQ pode ser explícito ou implícito. De uma forma preferível, o nótransmissor usa sinalização por meio de uma camada física veloz, para que se configuree se re-configure as partições de memória soft entre os processos de recepção H-ARQ112 na memória H-ARQ 114. O nó transmissor 104 pode também usar sinalizaçãoatravés da camada MAC 2 ou a camada MAC 3 do controle de recurso do rádio (RRC -radio resource control) para configurar e re-configurar as partições da memória soft entreos processos de recepção H-ARQ 112 na memória H-ARQ 114. Como uma forma derealização alternativa, a associação entre os processos de recepção H-ARQ 112 comportadoras de rádio específicas podem vir a ser re-configuradas por meio de sinalizaçãoMAC ou RRC. A sinalização é solicitada quando do estabelecimento, da liberação, ou dare-configuração das portadoras de rádio. Como conseqüência, a memória H-ARQ 114 nonó receptor 102 é configurada de uma forma dinâmica para que se permita a melhoria nodesempenho dos processos de recepção H-ARQ 112, a qualquer momento em potencialum novo processo H-ARQ pode vir a ser iniciado. Deve-se observar que após os passos202 e 204, os passos 206 e 208 podem repetir cada intervalo de tempo de transmissão(TTI), um novo processo de transmissão H-ARQ é iniciado.
A figura 3 apresenta um diagrama de fluxo de um processo300 de alocação de memória H-ARQ configurado dinamicamente por meio do sistema100 da figura de número 1, quando a necessidade para a memória H-ARQ agregadapara um conjunto de processos de recepção H-ARQ 112 excede a memória H-ARQ 114no nó receptor 102.
Ao passo 302, o nó receptor 102 reserva uma memória H-ARQ 114 para diversos processos de recepção H-ARQ 112. A capacidade da memóriaH-ARQ 114 pode ser modificada por meio do nó receptor 102. Ao passo 304, o nóreceptor 102 sinaliza uma certa capacidade de compartilhamento de memória H-ARQ114 para o nó transmissor 104. A sinalização indica para o nó transmissor 104 se o nóreceptor 102 é capaz de compartilhar a memória H-ARQ 114 ao longo diversosprocessos de recepção H-ARQ 112. O processo de sinalização também pode vir aindicar a capacidade da memória H-ARQ 114 no nó receptor 102. Essa sinalização podeser explícita ou implícita de acordo com os parâmetros já existentes.
Ao passo 306, o nó transmissor 104 configura de uma formadinâmica a memória H-ARQ 114 no nó receptor 102, de tal forma que a necessidade dememória agregada para os diversos processos de recepção H-ARQ 112 excede acapacidade da memória H-ARQ 114. Ao passo 308, o nó transmissor 104 sinaliza umcomando de configuração de memória H-ARQ, ou então, faz uma recomendaçãopotencial em cada nova transmissão H-ARQ para o nó receptor 102.
Ao passo 310, o nó receptor 102 define se existe osuficiente de memória H-ARQ 114 disponível para que se suporte uma transmissão H-ARQ. Caso não haja o necessário de memória H-ARQ 114 para que se suporte umatransmissão H-ARQ e a combinação de suporte soft, uma das seguintes três opções: a312, a 314 ou a 316 pode vir a ser implementada para uma transmissão H-ARQ a qualtenha falhado.
Ao passo 312 (opção 1), o receptor 102 faz a sinalização deum reconhecimento negativo (NACK) para o nó transmissor 104. O NACK informa o nótransmissor 104 que a transmissão H-ARQ não foi recebida de forma adequada.
Ao passo 314 (opção 2) o nó receptor 102 sinaliza por meiode um reconhecimento (ACK) ao nó transmissor 104, para que re-transmita atransmissão H-ARQ. Tal procedimento existe para evitar que se façam re-transmissõesH-ARQ quando não houver o suficiente de memória H-ARQ 114 disponível. Esta situaçãoassume que não é possível para o nó receptor 102 efetuar a informação para o nótransmissor 104 que não existe memória H-ARQ 114 disponível. Isto é benéfico para osesquemas nos quais as re-transmissões H-ARQ não são auto decodificáveis. Caso umsendo que ARQ separado exista para que se corrija os erros residuais da transmissão H-ARQ, o sendo que H-ARQ pode recuperar a transmissão.
Ao passo 316 (opção 3), o nó receptor 102 aguarda que osuficiente de memória H-ARQ 114 se torne disponível para que se suporte a transmissãoH-ARQ. O nó receptor 102 não sinaliza nada de retorno para o nó transmissor 104.
Em uma forma de realização alternativa, o nó receptor 102pode fazer sinalização de informação adicional, com a indicação do motivo pelo qualhouve a falha no suporte da transmissão H-ARQ. Assim, por exemplo, a falha que foidevida à pouca memória H-ARQ 114. A informação adicional pode vir a ser sinalizadacom a sinalização ACK/NACK a qual foi descrita acima. Além do mais, a informaçãoadicional pode vir a ser sinalizada no lugar da sinalização ACK / NACK.
Como um exemplo informativo, imagine-se que umamemória H-ARQ 114 que se encontra em um nó receptor 102 possua um (1) Mb decapacidade, e que seja capaz de dar suporte a quatro (4) processos H-ARQ configuradosde forma idêntica. Este processo 300 permite com que um quinto processo H-ARQ venhaa ser iniciado, de tal forma que a memória H-ARQ 114 não é garantia o suficiente para aexecução dos processos de recepção H-ARQ 112. A memória H-ARQ 114 pode vir aconter partições de memória soft as quais são pré configuradas para que venham asuportar diversos processos de recepção H-ARQ 112. A configuração dinâmica dosprocessos de recepção H-ARQ 112 podem vir a garantir que a capacidade da memóriaH-ARQ 114 não venha a ser excedida.
As características da presente invenção podem vir a serincorporadas em um circuito integrado (Cl), ou então vir a ser configuradas em umcircuito o qual contem diversos componentes interconectados.
Apesar do fato que as características e os elementos dapresente invenção estejam sendo descritos nas formas preferenciais de realização, e emcombinações em particular, cada uma das características ou elementos podem vir a serusados sozinhos, sem outras características e elementos das formas preferenciais derealização da presente invenção. O método ou os diagramas de fluxo os quais sãoapresentados no presente trabalho para a presente invenção, podem vir a serimplementados por meio de programas de computador, software, ou firmware, os quaisvenham a ser realizados de uma forma tangível em um meio de armazenamento o qualseja legível por meio de computadores, para que venha a ser executados porcomputadores ou processadores de uso geral. Como exemplos de meio dearmazenamento o qual seja legível por meio de computadores, podemos incluir asmemórias de somente leitura (ROM), as memórias de acesso aleatória (RAM), umregistrador, uma memória cache, dispositivos de memória semicondutora, meiosmagnéticos tais como discos rígidos internos e discos removíveis, meios ópticosmagnéticos, e meios ópticos tais como CD-ROM e discos digitais versáteis (DVDs).Os processadores adequados, pode-se incluir, por meio de exemplo, um processador deuso geral, um processador de uso especial, um processador convencional, um ou maismicro processadores, um processador de sinal digital (DSP), diversos microsprocessadores, um ou mais micro processador em associação com um núcleo DSP, umcontrolador, um micro controlador, circuitos integrado para aplicações específicas(ASICs), circuitos Gate Arrays programáveis em campo (FPGAs), e qualquer outro tipode circuito integrado (Cl), e/ ou uma máquina de estado.
Um processador em associação com software pode vir a serusado para que se implemente os transceptores de rádio freqüência, para o uso comunidades de transmissão e de recepção sem fio (WTRU), com equipamento de usuário(EU), um terminal, uma estação base, um controlador de rede de rádio (RNC - radionetwork controller), ou em qualquer computador hospedeiro. A WTRU pode vir a serusada em conjunto com módulos, implementada em hardware e / ou software, tais comouma câmera, uma câmera de vídeo, em um videofone, em um telefone de voz, em umdispositivo de vibração, um auto-falante, um microfone, um transceptor de televisão, umconjunto auricular para mãos livres, um teclado, um módulo Bluetooth®, uma unidade derádio de freqüência modulada (FM), um visor de cristal líquido, uma unidade diodoemissora de luz orgânica (OLED - organic light-emitting diode), um reprodutor de musicadigital, um reprodutor de mídias, um módulo para vídeos-jogo, um navegador para aInternet, e / ou qualquer módulo de rede de área local sem fio (WLAN).
FORMAS DE REALIZAÇÃO
1. Um método para configurar de forma dinâmica uma memória de requisição porrepetição híbrida automática (H-ARQ) em um nó receptor para diversos processos H-ARQ.
2. O método de acordo com a forma de realização 1 o qual adicionalmente compreendea reserva, pelo nó receptor, de uma memória H-ARQ para diversos processos H-ARQ.
3. Um método de acordo com qualquer uma das formas de realização 1 e 2,adicionalmente compreendendo a sinalização pelo nó receptor da capacidade decompartilhamento de uma memória H-ARQ para o nó transmissor.
4. Um método de acordo com qualquer uma das formas de realização 1 a 3,adicionalmente compreendendo a sinalização pelo nó receptor da capacidade damemória H-ARQ para o nó transmissor.
5. Um método de acordo com qualquer uma das formas de realização 1 a 4,adicionalmente compreendendo a configuração dinâmica por um nó transmissor damemória H-ARQ do nó receptor.
6. Um método de acordo com qualquer uma das forma de realização 1 a 5,adicionalmente compreendendo a sinalização pelo nó transmissor da uma indicação deconfiguração de memória para o nó receptor para que se configure a memória H-ARQ.
7. O método de acordo com a forma de realização 6, no qual a indicação daconfiguração da memória é um comando.
8. O método de acordo com a forma de realização 6, no qual a indicação daconfiguração da memória é uma recomendação.
9. Um método de acordo com qualquer uma das formas de realização 1 a 8, no qual onó receptor é uma unidade de transmissão e de recepção sem fio (WTRU) e o nótransmissor é um nó-B com relação aos enlaces descendentes das transmissões H-ARQ.
10. Um método de acordo com qualquer uma das formas de realização 1 a 8, no qual onó receptor é um nó-B e o nó transmissor é uma unidade de transmissão e de recepçãosem fio (WTRU), com relação aos enlaces ascendentes das transmissões H-ARQ.
11. Um método para efetuar a configuração dinâmica de uma memória por requisiçãopor repetição híbrida automática (H-ARQ)1 em um nó receptor para diversos processosH-ARQ os quais excedam a capacidade no nó receptor.
12. O método de acordo com a forma de realização 11, adicionalmente compreendendoo nó receptor reservar memória H-ARQ para diversos processos H-ARQ.
13. Um método de acordo com qualquer uma das formas de realização de 11 a 12,adicionalmente compreendendo o efetuar de sinalização pelo nó receptor de possuir umacerta capacidade de compartilhamento de memória H-ARQ para um nó transmissor.
14. Um método de acordo com qualquer uma das formas de realização 11 a 13,adicionalmente compreendendo a sinalização pelo nó receptor de uma certa capacidadede memória H-ARQ para o nó transmissor.
15. Um método de acordo com qualquer uma das formas de realização de 11 a 14,adicionalmente compreendendo a configuração dinâmica por meio de nó transmissor, mamemória H-ARQ do nó receptor.
16. Um método de acordo com qualquer uma das formas de realização de 11 a 15,adicionalmente compreendendo a sinalização pelo nó transmissor, de uma indicação deconfiguração de memória para o nó receptor para que configure a memória H-ARQ.
17. O método de acordo com a forma de realização 16 no qual a indicação daconfiguração da memória é um comando.
18. O método de acordo com a forma de realização 16 no qual a indicação daconfiguração da memória é uma recomendação.
19. Um método de acordo com qualquer uma das formas de realização de 11 a 18,adicionalmente compreendendo o nó receptor definir se existe memória H-ARQsuficiente, para que se suporte uma transmissão H-ARQ.
20. Um método de acordo com qualquer uma das formas de realização de 11 a 19,adicionalmente compreendendo o nó receptor efetuar uma sinalização reconhecimentonegativo (NACK) para o nó transmissor, devido a uma transmissão H-ARQ que falhou.
21. Um método de acordo com qualquer uma das formas de realização de 11 a 19,adicionalmente compreendendo o nó receptor sinalizando um reconhecimento (ACK)para o nó transmissor, devido a uma transmissão H-ARQ que falhou.
22. O método de acordo com a forma de realização 21, no qual um ACK indica demaneira falsa que o nó receptor recebeu a transmissão H-ARQ.
23. Um método de acordo com qualquer uma das formas de realização de 21 a 22 noqual o ACK evita retransmissões H-ARQ que não existe memória H-ARQ suficiente.
24. Um método de acordo com qualquer uma das formas de realização de 11 a 19adicionalmente compreendendo o nó receptor esperar para que haja o suficiente dememória H-ARQ disponível para suportar uma transmissão H-ARQ.
25. Um método de acordo com qualquer uma das formas de realização de nós-B 11 a-24, adicionalmente compreendendo o nó receptor sinalizando uma indicação do motivoda falha na transmissão H-ARQ.
26. Um método de acordo com qualquer uma das formas de realização da 11 a 25 noqual o nó receptor é uma unidade de transmissão e de recepção sem fio (WTRU) e o nótransmissor é um nó-B, com relação ao enlace descendente das transmissões H-ARQ.
27. Um método de acordo com qualquer uma das formas de realização de 11 a 25 noqual o nó receptor é um nó-B e o nó transmissor é uma unidade de transmissão e derecepção sem fio (WTRU), com relação ao enlace ascendente da transmissão H-ARQ.
28. Um sistema para que se faça a configuração de uma memória de requisição porrepetição híbrida automática (H-ARQ) em um nó receptor para diversos processos H-ARQ.
29. O sistema de acordo com a forma de realização 28 no qual o sistema compreendeum nó receptor.
30. Um sistema de acordo com qualquer uma das formas de realização de 28 a 29, noqual o sistema compreenda um nó transmissor.
31. Um sistema de acordo com qualquer uma das formas de realização de 28 a 30 noqual o nó receptor seja configurado para que reserve memória H-ARQ para diversosprocessos H-ARQ.
32. Um sistema de acordo com qualquer uma das formas de realização 28 e 31,adicionalmente compreendendo a sinalização pelo nó receptor da capacidade decompartilhamento de uma memória H-ARQ para o nó transmissor.
33. Um sistema de acordo com qualquer uma das formas de realização 28 a 32,adicionalmente compreendendo a sinalização pelo nó receptor da capacidade damemória H-ARQ para o nó transmissor.
34. Um sistema de acordo com qualquer uma das formas de realização 28 a 33,adicionalmente compreendendo a configuração dinâmica por um nó transmissor damemória H-ARQ do nó receptor.
35. Um sistema de acordo com qualquer uma das formas de realização 28 a 34,adicionalmente compreendendo a sinalização pelo nó transmissor da uma indicação deconfiguração de memória para o nó receptor para que se configure a memória H-ARQ.
36. O sistema de acordo com a forma de realização 35, no qual a indicação daconfiguração da memória é um comando.
37. O sistema de acordo com a forma de realização 35, no qual a indicação daconfiguração da memória é uma recomendação.
38. Um sistema de acordo com qualquer uma das formas de realização 28 a 37, no qualo nó receptor é configurado para que defina se existe suficiente, H-ARQ para que sesuporte uma transmissão H-ARQ.
39. Um sistema de acordo com qualquer uma das formas de realização de 28 a 38, noqual o nó receptor é configurado para efetuar uma sinalização reconhecimento negativo(NACK) para o nó transmissor, devido a uma transmissão H-ARQ que falhou.
40. Um sistema de acordo com qualquer uma das formas de realização de 28 a 39,adicionalmente compreendendo o nó receptor sinalizando um reconhecimento (ACK)para o nó transmissor, devido a uma transmissão H-ARQ que falhou.
41. O sistema de acordo com a forma de realização 40, no qual um ACK indica demaneira falsa que o nó receptor recebeu a transmissão H-ARQ.
42. Um sistema de acordo com qualquer uma das formas de realização de 40 a 41 noqual o ACK evita retransmissões H-ARQ que não existe memória H-ARQ suficiente.
43. Um sistema de acordo com qualquer uma das formas de realização de 28 a 42adicionalmente compreendendo o nó receptor esperar para que haja o suficiente dememória H-ARQ disponível para suportar uma transmissão H-ARQ.
44. Um sistema de acordo com qualquer uma das formas de realização de 28 a 43,adicionalmente compreendendo o nó receptor sinalizando uma indicação do motivo dafalha na transmissão H-ARQ.
45. Um sistema de acordo com qualquer uma das formas de realização de 28 a 44 noqual o nó receptor é uma unidade de transmissão e de recepção sem fio (WTRU) e o nótransmissor é um nó-B, com relação ao enlace descendente das transmissões H-ARQ.
46. Um sistema de acordo com qualquer uma das formas de realização de 28 a 45 noqual o nó receptor é um nó-B e o nó transmissor é uma unidade de transmissão e derecepção sem fio (WTRU)1 com relação ao enlace ascendente da transmissão H-ARQ.
Claims (35)
1. Método para configurar de forma dinâmica uma memóriade requisição por repetição híbrida automática (H-ARQ) em um nó receptor para diversosprocessos H-ARQ1 o método caracterizado pelo fato de compreender:- o nó receptor reservar memória H-ARQ para diversos processos H-ARQ;- o nó receptor sinalizando uma capacidade de compartilhamento de memória, a qualindica se o nó receptor compartilha a memória H-ARQ com os diversos processos H-ARQ1 e a capacidade da memória H-ARQ para um nó transmissor; e- o nó receptor recebendo uma indicação de configuração de memória a partir do nótransmissor, tendo como base a capacidade de compartilhamento da memória H-ARQque foi sinalizada, e a capacidade da memória H-ARQ para que configure de formadinâmica a memória H-ARQ.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato no qual, com relação às transmissões de enlaces descendentes, o nó receptoré uma unidade de transmissão e de recepção sem fio (WTRU) e o nó transmissor é um nó-B.
3. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato no qual, com relação às transmissões de enlace ascendente H-ARQ, o nóreceptor é um nó-B e o nó transmissor é uma unidade de transmissão e de recepçãosem fio (WTRU).
4. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato no qual a indicação para a configuração de memória é um comando.
5. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato no qual a indicação para a configuração de memória é uma recomendação.
6. Método para configurar dinamicamente memória derequisição por repetição híbrida automática (H-ARQ), para diversos processos H-ARQ osquais excedem a capacidade da memória H-ARQ no nó receptor, o métodocaracterizado pelo fato de compreender:- o nó receptor sinalizando a capacidade de compartilhamento de memória H-ARQ,indicando se o nó receptor compartilha a memória H-ARQ com os diversos processos H-ARQ e a capacidade de memória H-ARQ para um nó transmissor;- o nó receptor recebendo uma indicação de configuração de memória a partir do nótransmissor, tendo como base a capacidade de compartilhamento de memória sinalizada,bem como a capacidade de memória H-ARQ para que se configure dinamicamente amemória H-ARQ; e- o nó receptor definindo se existe memória H-ARQ suficiente para suportar umatransmissão H-ARQ sinalizada a partir do nó transmissor.
7. Método, de acordo com a reivindicação 6, aindacaracterizado pelo fato de compreender o nó receptor sinalizando um reconhecimentonegativo (NACK) para o nó transmissor, por uma transmissão H-ARQ que falhou.
8. Método, de acordo com a reivindicação 6, aindacaracterizado pelo fato de compreender o nó receptor sinalizando um reconhecimento(ACK) para o nó transmissor, por uma transmissão H-ARQ que falhou.
9. Método, de acordo com a reivindicação 8, caracterizadopelo fato no qual um ACK indica falsamente que o nó receptor tenha recebido umatransmissão H-ARQ, para que se previna uma retransmissão quando não existe memóriaH-ARQ suficiente.
10. Método, de acordo com a reivindicação 6, aindacaracterizado pelo fato de compreender o nó receptor esperar pela existência dequantidade suficiente de memória H-ARQ, para que se torne disponível suportar umatransmissão H-ARQ.
11. Método, de acordo com a reivindicação 6, aindacaracterizado pelo fato de compreender o nó receptor sinalizando informação a qualindica o motivo pelo qual a transmissão H-ARQ falhou.
12. Método, de acordo com a reivindicação 6, caracterizadopelo fato no qual, com relação às transmissões H-ARQ de enlace descendente, o nóreceptor seja uma unidade de transmissão e de recepção sem fio (WTRU) e o nótransmissor seja um nó-B.
13. Método, de acordo com a reivindicação 6, caracterizadopelo fato no qual, com relação às transmissões H-ARQ de enlace descendente, o nóreceptor nó-B e o nó transmissor seja uma unidade de transmissão e de recepção semfio (WTRU).
14. Método, de acordo com a reivindicação 6, caracterizadopelo fato no qual a indicação da configuração de memória é um comando.
15. Método, de acordo com a reivindicação 6, caracterizadopelo fato no qual a indicação da configuração de memória é uma recomendação.
16. Sistema para configurar de forma dinâmica umamemória de requisição por repetição híbrida automático (H-ARQ), o sistemacaracterizado pelo fato de compreender:- um nó receptor; eum nó transmissor, no qual:- o nó receptor é configurado para reservar uma memória H-ARQ para diversosprocessos H-ARQ e sinalizar uma capacidade de compartilhamento de memóriaH-ARQ, indicado se o nó receptor compartilha a memória H-ARQ com diversosprocessos H-ARQ e a capacidade da memória H-ARQ para o nó transmissor; e- o nó transmissor é configurado para configurar de forma dinâmica a memória H-ARQ e sinalizar uma indicação da configuração da memória com base nasinalização a partir do nó receptor, para o nó receptor, para configurar a memóriaH-ARQ.
17. Sistema, de acordo com a reivindicação 16,caracterizado pelo fato no qual o nó receptor é configurado para definir se existememória H-ARQ suficiente para suportar uma transmissão H-ARQ.
18. Sistema, de acordo com a reivindicação 17,caracterizado pelo fato no qual o nó receptor é configurado para sinalizar umreconhecimento negativo (NACK) para o nó transmissor por uma transmissão H-ARQque falhou.
19. Sistema, de acordo com a reivindicação 17,caracterizado pelo fato no qual o nó receptor é configurado para sinalizar umreconhecimento (ACK) para o nó transmissor por uma transmissão H-ARQ que falhou.
20. Sistema, de acordo com a reivindicação 19,caracterizado pelo fato no qual um ACK é usado de maneira falsa para indicar que o nóreceptor recebeu a transmissão H-ARQ e para prevenir retransmissões H-ARQ quandonão existe memória H-ARQ suficiente.
21. Sistema, de acordo com a reivindicação 17,caracterizado pelo fato no qual o nó receptor é configurado para aguardar que aquantidade suficiente de memória H-ARQ se torne disponível.
22. Sistema, de acordo com a reivindicação 17,caracterizado pelo fato no qual o nó receptor é configurado para sinalizar informaçãoindicando o motivo pela falha de uma transmissão H-ARQ.
23. Sistema, de acordo com a reivindicação 16,caracterizado pelo fato no qual com relação à transmissão H-ARQ de enlacedescendente, o nó receptor é uma unidade de transmissão e de recepção sem fio(WTRU) e o nó transmissor é um nó-B.
24. Sistema, de acordo com a reivindicação 16,caracterizado pelo fato no qual com relação à transmissão H-ARQ de enlaceascendente, o nó receptor é nó-B e o nó transmissor é uma unidade de transmissão e derecepção sem fio (WTRU).
25. Sistema, de acordo com a reivindicação 16,caracterizado pelo fato no qual a indicação da configuração de memória é um comando.
26. Sistema, de acordo com a reivindicação 16,caracterizado pelo fato no qual a indicação da configuração de memória é umarecomendação.
27. Unidade de transmissão e de recepção sem fio (WTRU)a WTRU caracterizada pelo fato de compreender:um transmissor configurado para transmitir a capacidade de compartilhamento deuma memória de requisição por repetição híbrida automático (H-ARQ)1 e acapacidade da memória H-ARQ no nó-B;um receptor configurado para receber uma indicação de configuração de memória apartir de um nó-B na transmissão da capacidade de compartilhamento de memória H-ARQ e na capacidade de memória H-ARQ;uma memória H-ARQ configurada para armazenar diversos processos H-ARQ; eum processador configurado para configurar de forma dinâmica a alocação dememória H-ARQ com base na indicação de configuração que é recebida a partir do nó-B.
28. A WTRU de acordo com a reivindicação 27,caracterizada pelo fato na qual a configuração de memória é um comando.
29. WTRU de acordo com a reivindicação 27, caracterizadapelo fato na qual o processador é adicionalmente configurado para definir se existesuficiente memória H-ARQ para que se suporte uma transmissão H-ARQ, sinalizada apartir do nó-B.
30. WTRU, de acordo com a reivindicação 29,caracterizada pelo fato na qual o transmissor para adicionalmente configurado paratransmitir um reconhecimento negativo (NACK) para o nó-B para uma transmissão H-ARQ que falhou.
31. WTRU, de acordo com a reivindicação 29,caracterizada pelo fato na qual o transmissor para adicionalmente configurado paratransmitir um reconhecimento (ACK) para o nó-B para uma transmissão H-ARQ quefalhou.
32. WTRU, de acordo com a reivindicação 31,caracterizada pelo fato na qual um ACK é usado de maneira falsa para indicar que o nóreceptor recebeu a transmissão H-ARQ e para prevenir retransmissões H-ARQ quandonão existe memória H-ARQ suficiente.
33. WTRU, de acordo com a reivindicação 29,caracterizada pelo fato na qual o transmissor é adicionalmente configurado paratransmitir informação indicando o motivo pelo qual a transmissão H-ARQ para o nó-Bfalhou.
34. Unidade de transmissão e de recepção sem fio (WTRU),a WTRU caracterizada pelo fato de compreender:- um receptor configurado para receber memória por requisição por repetição híbridaautomático (H-ARQ) e uma capacidade de memória H-ARQ a partir de um nó-B;- um transmissor configurado para transmitir uma indicação de configuração dememória para o nó-B, para configurar a alocação de memória H-ARQ no nó-B;- uma memória H-ARQ configurada para armazenar diversos processos H-ARQ; eum processador configurado para gerenciar diversos processos H-ARQarmazenados, e configurar de forma dinâmica a alocação da memória H-ARQ no nó-B, com base na capacidade de compartilhamento da memória H-ARQ e a capacidadeda memória H-ARQ recebida a partir do nó-B.
35. WTRU, de acordo com a reivindicação 34,caracterizada pelo fato na qual a indicação da configuração de memória é umarecomendação.
Applications Claiming Priority (5)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
US84314503P | 2003-09-08 | 2003-09-08 | |
US76484206P | 2006-02-03 | 2006-02-03 | |
US60/764,842 | 2006-02-03 | ||
US60/843,145 | 2006-09-08 | ||
PCT/US2007/002776 WO2007092257A1 (en) | 2006-02-03 | 2007-02-01 | Method and apparatus for dynamically configuring a hybrid automatic repeat request memory |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BRPI0706923A2 true BRPI0706923A2 (pt) | 2011-04-12 |
Family
ID=43837733
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BRPI0706923-5A BRPI0706923A2 (pt) | 2003-09-08 | 2007-02-01 | método e dispositivo para configurar de forma dinámica uma memória de requisição por meio de repetição automática hìbrida |
Country Status (1)
Country | Link |
---|---|
BR (1) | BRPI0706923A2 (pt) |
-
2007
- 2007-02-01 BR BRPI0706923-5A patent/BRPI0706923A2/pt not_active IP Right Cessation
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
ES2747950T3 (es) | Asignación dinámica de recursos, programación y señalización para un servicio de velocidad variable de datos en LTE | |
JP4786721B2 (ja) | ハイブリッド自動再送要求メモリを動的に構成するための方法および装置 | |
US20090307554A1 (en) | Method and apparatus for performing a bundled transmission | |
US20080002688A1 (en) | Method and apparatus for performing HARQ of packet in a mobile communication system | |
US8204011B2 (en) | Method and apparatus for transmitting and receiving packet data between a node B and A UE using HARQ in a mobile communication system | |
JP2012191634A (ja) | トランスポートブロックセットのセグメント化 | |
PT2137865E (pt) | (h)arq para agendamento semi-persistente | |
TW201338480A (zh) | 改良上鏈涵蓋系統及方法 | |
JP2012235454A (ja) | キャリア・アグリゲーションのためにソフト・バッファを扱う方法、及び関連する通信装置 | |
EP3386136B1 (en) | Downlink transmission method, base station, and terminal | |
WO2021160375A1 (en) | Telecommunications apparatus and methods | |
JP5420732B2 (ja) | データの再送信のために周波数帯域フリッピングを用いるシステムおよび方法 | |
WO2022117103A1 (zh) | 上行控制信息传输方法、接收方法、终端和网络设备 | |
BRPI0706923A2 (pt) | método e dispositivo para configurar de forma dinámica uma memória de requisição por meio de repetição automática hìbrida | |
KR20120122903A (ko) | 캐리어 집적을 위한 소프트 버퍼 처리 방법 및 관련 통신 디바이스 | |
EP2026489A1 (en) | Method for adapting HARQ re-ordering according to QoS flows and access node thereof | |
CN101242246A (zh) | 数据重传方法以及数据重传装置 |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B25G | Requested change of headquarter approved |
Owner name: INTERDIGITAL TECHNOLOGY CORPORATION (US) |
|
B08F | Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette] |
Free format text: REFERENTE A 9A ANUIDADE. |
|
B08K | Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette] |
Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2344 DE 08-12-2015 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013. |