BRPI0706823A2 - sistema para o degelo da borda de ataque oca de um capÈ de entrada de ar para turbomotor - Google Patents

sistema para o degelo da borda de ataque oca de um capÈ de entrada de ar para turbomotor Download PDF

Info

Publication number
BRPI0706823A2
BRPI0706823A2 BRPI0706823-9A BRPI0706823A BRPI0706823A2 BR PI0706823 A2 BRPI0706823 A2 BR PI0706823A2 BR PI0706823 A BRPI0706823 A BR PI0706823A BR PI0706823 A2 BRPI0706823 A2 BR PI0706823A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
hot air
segment
longitudinal
injector
conduit
Prior art date
Application number
BRPI0706823-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Alain Porte
Original Assignee
Airbus France
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Airbus France filed Critical Airbus France
Publication of BRPI0706823A2 publication Critical patent/BRPI0706823A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B64AIRCRAFT; AVIATION; COSMONAUTICS
    • B64DEQUIPMENT FOR FITTING IN OR TO AIRCRAFT; FLIGHT SUITS; PARACHUTES; ARRANGEMENT OR MOUNTING OF POWER PLANTS OR PROPULSION TRANSMISSIONS IN AIRCRAFT
    • B64D33/00Arrangements in aircraft of power plant parts or auxiliaries not otherwise provided for
    • B64D33/02Arrangements in aircraft of power plant parts or auxiliaries not otherwise provided for of combustion air intakes
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B64AIRCRAFT; AVIATION; COSMONAUTICS
    • B64DEQUIPMENT FOR FITTING IN OR TO AIRCRAFT; FLIGHT SUITS; PARACHUTES; ARRANGEMENT OR MOUNTING OF POWER PLANTS OR PROPULSION TRANSMISSIONS IN AIRCRAFT
    • B64D15/00De-icing or preventing icing on exterior surfaces of aircraft
    • B64D15/02De-icing or preventing icing on exterior surfaces of aircraft by ducted hot gas or liquid
    • B64D15/04Hot gas application
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B64AIRCRAFT; AVIATION; COSMONAUTICS
    • B64DEQUIPMENT FOR FITTING IN OR TO AIRCRAFT; FLIGHT SUITS; PARACHUTES; ARRANGEMENT OR MOUNTING OF POWER PLANTS OR PROPULSION TRANSMISSIONS IN AIRCRAFT
    • B64D33/00Arrangements in aircraft of power plant parts or auxiliaries not otherwise provided for
    • B64D33/02Arrangements in aircraft of power plant parts or auxiliaries not otherwise provided for of combustion air intakes
    • B64D2033/0233Arrangements in aircraft of power plant parts or auxiliaries not otherwise provided for of combustion air intakes comprising de-icing means

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Aviation & Aerospace Engineering (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Structures Of Non-Positive Displacement Pumps (AREA)
  • Joints Allowing Movement (AREA)
  • Aerodynamic Tests, Hydrodynamic Tests, Wind Tunnels, And Water Tanks (AREA)
  • Combines (AREA)
  • Defrosting Systems (AREA)
  • Jet Pumps And Other Pumps (AREA)
  • Cooling, Air Intake And Gas Exhaust, And Fuel Tank Arrangements In Propulsion Units (AREA)

Abstract

SISTEMA PARA O DEGELO DA BORDA DE ATAQUE OCA DE UM CAPO DE ENTRADA DE AR PARA TURBOMOTOR Segundo a invenção, um dispositivo de articulação hermético (2'7) é montado em pelo menos um (14) dossegmentos de conduto (14; 18; 9) do mencionado circuito de circulação de ar quente em forma de ângulo reto para prover o mencionado ângulo reto de possibilidades de deformação em torno do mencionado dispositivo de articulação (2'7)

Description

"SISTEMA PARA O DEGELO DA BORDA DE ATAQUE OCA DE UM CAPODE ENTRADA DE AR PARA TURBOMOTOR".Campo da invenção
A presente invenção refere-se ao degelo do capô deentrada de ar de turbomotores, particularmente para aeronaves.
Diz-se que, em caso de necessidade (prevenção contra aformação de gelo ou eliminação de gelo já formado), aborda de ataque do capô de entrada de ar de taisturbomotores é descongelada através do aquecimento com oar quente sob pressão, retirado no mencionado turbomotore direcionado à mencionada borda de ataque por umcircuito de circulação de ar quente. Um tal circuito decirculação de ar quente compreende, de forma conhecida,dois segmentos de conduto em ângulo reto, a saber umsegmento transversal conectado ao mencionado turbomotor eum segmento longitudinal, disposto lateralmente emrelação ao mencionado turbomotor e conectado a um injetorem conexão com a mencionada borda de ataque.
Agora, o ar quente retirado no turbomotor está a umatemperatura elevada, por exemplo, da ordem de 500°C, e auma pressão, por exemplo, da ordem de 10 a 20 bars. Istoresulta em que, os segmentos de conduto em ângulo reto domencionado circuito de circulação de ar quente realizadosem tubos de aço são submetidos a variações de comprimentoimportantes sob a ação da temperatura, e eventualmente dapressão, do mencionado ar quente. Conseqüentemente, oângulo reto rígido formado pelos mencionados segmentos deconduto transversal e longitudinal tende a se deformar eos meios de fixação do circuito de circulação de arquente ao mencionado capô de entrada de ar e os meios deextração de ar quente sob pressão no turbomotorexperimentam restrições elevadas, podendo os deteriorar ou os destruir.
A presente invenção tem por objetivo remediar esseinconveniente.
Para isso, conforme a invenção, o sistema para degelo daborda de ataque oca de um capô de entrada de ar paraturbomotor, particularmente para aeronave, o mencionadosistema de degelo compreendendo:
um injetor adaptado para injetar o ar quente sobpressão no interior da mencionada borda de ataque oca;
- os meios de extração de ar quente sob pressão montadosno gerador de fluxo quente do mencionado turbomotor;
- um circuito de circulação de ar quente para veicular omencionado ar quente sob pressão a partir dos mencionadosmeios de extração até o mencionado injetor, o mencionadocircuito de circulação de ar quente compreendendo doissegmentos de conduto em ângulo reto, a saber :
. um segmento de conduto transversal, cuja extremidade éassociada rigidamente aos mencionados meios de extração,e
. um segmento de conduto longitudinal, o qual é dispostolateralmente em relação ao mencionado turbomotor e cujaextremidade é associada ao mencionado injetor; e
- os meios de fixação, dispostos do lado do mencionadoinjetor, para fixar o mencionado segmento longitudinal aomencionado capô de entrada de ar,
é notável pelo fato de que um dispositivo de articulaçãohermético é montado em pelo menos um dos mencionadossegmentos de conduto do circuito de circulação de arquente para prover o mencionado ângulo reto depossibilidades de deformação em torno do mencionadodispositivo de articulação.
Assim, graças ao(s) mencionado(s) dispositivo(s) dearticulação hermética(s), o ângulo reto formado pelosmencionados segmentos de conduto transversal elongitudinal pode, ele mesmo, se deformar na ocasião devariações de comprimento dos mencionados segmentos deconduto sob a ação da temperatura e/ou da pressão domencionado ar quente, os mencionados segmentos de condutoadaptando sua posição relativa aos comprimentos reais semaplicar restrições excessivas aos meios de fixação domencionado circuito de circulação de ar quente.O ou os dispositivos de articulação herméticos podem serde todo tipo conhecido, tais como tubo protetor flexível,junta de expansão tipo fole, etc.. Contudo, depreferência, cada dispositivo de articulação hermético édo tipo articulação tipo rótula.
Para aumentar mais ainda as possibilidades de deformaçãodo mencionado circuito de circulação de ar quente emtorno da mencionada articulação ou das mencionadasarticulações, é vantajoso que cada uma das mesmascompreenda duas rótulas espaçadas uma da outra nocomprimento do mencionado segmento de condutocorrespondente do circuito de ar quente.
Naturalmente, o mencionado circuito de circulação de arquente, conforme a presente invenção, pode ser formadopor uma simples tubulação. Entretanto, devido âtemperatura elevada do ar quente que o atravessa, omencionado circuito irradia o calor que pode danificarcertas estruturas do mencionado capô de entrada de ar,vizinhas do mencionado circuito de circulação de arquente.
Ademais, por razões evidentes de segurança, évantajoso prever uma proteção das mencionadas estruturasvizinhas, no caso de fugas de ar quente a pressão ou deruptura da mencionada tubulação.
Dessa forma, segundo uma particularidade importante dapresente invenção permitindo evitar esses últimosinconvenientes, se prevê um invólucro de proteçãolongitudinal do mencionado circuito de circulação de arquente.
Assim, em um modo de concretização vantajoso, cadasegmento articulado do mencionado circuito de circulaçãode ar quente compreende um elemento interno de conduçãode ar quente provido do mencionado dispositivo dearticulação hermético e um elemento externo de invólucrode proteção em torno domencionado elemento interno, omencionado elemento externo sendo provido de umdispositivo de articulação conjugado, disposto econcretizado em correspondência com o mencionadodispositivo de articulação hermético do mencionadoelemento interno.
Neste último modo de concretização, é vantajoso, parafins de verificação e de manutenção do dispositivo dearticulação hermético do mencionado elemento interno, queo mencionado elemento externo de invólucro de proteçãoseja removível. Para isso, pelo menos um dos dispositivosde articulação do elemento interno e do elemento externopode ser do tipo articulação tipo rótula retirável. Paraeste último fim, o dispositivo de articulação referidopode compreender uma rótula cooperante com uma superfíciecilíndrica.
A experiência tem mostrado que, para obter o resultadovisado pela presente invenção, seria suficiente, namaioria dos casos, que somente o mencionado segmento deconduto transversal do mencionado circuito de circulaçãode ar quente seja articulado.
Em um primeiro modo de concretização preferido do sistemade degelo conforme a presente invenção:
o mencionado segmento de conduto longitudinal docircuito de circulação de ar quente é constituído por umelemento interno de conduto de ar quente e por umelemento externo de invólucro de proteção circundando omencionado elemento interno;
- um dos dois elementos, interno e externo, constituintesdo mencionado segmento de conduto longitudinal élongitudinalmente rígido, enquanto que o outro dosmencionados elementos constituintes compreende pelo menosduas partes embutidas uma na outra e aptas para deslizaruma em relação à outra de forma hermética;
- os dois elementos constituintes do mencionado segmentode conduto longitudinal são solidários um do outro emsuas duas extremidades;
do lado do mencionado injetor, os dois elementosconstituintes são rigidamente conectados juntos aosmencionados meios de fixação; e
- do lado do mencionado segmento de conduto transversal,por um lado, os mencionados elementos internos decondução de ar quente dos mencionados segmentos deconduto longitudinal e transversal são solidários um dooutro e, pelo outro lado, os mencionados elementosexternos de invólucro de proteção dos mencionadossegmentos de conduto longitudinal e transversal sãoigualmente solidários um do outro.
Graças a uma tal disposição, aquele dos mencionadoselementos do mencionado segmento de conduto longitudinalque é rígido serve de tirante para o outro desseselementos constituído das mencionadas partes encaixadas edeslizantes, de modo que o alongamento do mencionadosegmento longitudinal sob a ação da pressão do ar quenteé na prática limitado para o alongamento do mencionadoelemento rígido sob a ação da temperatura do mencionadoar quente. Limita-se assim a deformação do ângulo retoformado pelos mencionados segmentos de condutotransversal e longitudinal e, portanto, a amplitude darotação dos mencionados dispositivos de articulação doelemento interno e do elemento externo do mencionadosegmento de conduto transversal.
Em um segundo modo de concretização preferido do sistemade degelo conforme a presente invenção, aplicando-se umatal particularidade de limitação de alongamento:
o mencionado segmento de conduto longitudinal docircuito de circulação de ar quente compreende pelo menosdois trechos montados um ao término do outro ;
- cada um dos mencionados trechos é constituído por umelemento interno de condução de ar quente e por umelemento externo de invólucro de proteção em tornodomencionado elemento interno ;
- um dos dois elementos constituintes de cada um dosmencionados trechos é longitudinalmente rígido, enquantoque o outro dos mencionados elementos constituintescompreende pelo menos duas partes encaixadas uma na outrae aptas para deslizar uma em relação à outra de formahermética;os dois elementos constituintes de cada um dosmencionados trechos são solidários um do outro em suasduas extremidades;
os dois trechos do mencionado segmento de condutolongitudinal são montados um no outro de forma a conectarseus elementos constituintes, respectivamente;
do lado do mencionado injetor, os dois elementosconstituintes de cada um dos dois trechos são rigidamenteconectados juntos aos mencionados meios de fixação; e
- do lado do mencionado segmento de conduto transversal,por um lado, os mencionados elementos internos decondução de ar quente do outro dos mencionados trechos edo segmento de conduto transversal são solidários um dooutro e, pelo outro lado, os mencionados elementosexternos de invólucro de proteção do mencionado outrotrecho e do mencionado segmento de conduto transversalsão igualmente solidários um do outro.
Além disso, é vantajoso que, do lado do mencionadoinjetor, os mencionados meios de fixação compreendam umaplaca defletora obturadora da mencionada borda de ataqueoca.
Descrição das figuras
As figuras do desenho anexadas farão com que secompreenda bem como a invenção pode ser concretizada. Nasfiguras, as referências idênticas identificam oselementos semelhantes.
A Figura 1 é uma vista explodida esquemática de umturbomotor, na qual são representados o capô de entradade aeronave e seu sistema de degelo;
A Figura 2 é uma vista em corte parcial ampliada domencionado capô de entrada de ar, segundo alinha de corteII-II da Figura 1;
A Figura 3 mostra esquematicamente um primeiro exemplo deconcretização do mencionado sistema de degelo;
A Figura 4 mostra esquematicamente a deformação dosistema de degelo da Figura 3, quando o mencionadosistema é percorrido pelo ar quente sob pressão;A Figura 5 mostra esquematicamente em corte um exemplo deconcretização da articulação do sistema de degelo daFigura 3;
As Figuras 6 e 7 mostram esquematicamente, erespectivamente, um segundo e um terceiro exemplo deconcretização do mencionado sistema de degelo;
As Figuras 8 e 9 mostram esquematicamente em corte doisexemplos de concretização da articulação para os sistemasde degelo das Figuras 6 e 7.
Descrição da invenção
O motor com fluxo duplo 1 representado esquematicamentena Figura 1 apresenta um eixo longitudinal L-L ecompreende, de forma conhecida, um gerador central de arquente 2, um ventilador 3 e os níveis de compressores 4.
Ao motor 1 são associados e fixados um conjunto deescapamento 5, dois capôs laterais 6 e 7 e um capô deentrada de ar 8.
Como é ilustrado esquematicamente pelas Figuras 1 e 2, ocapô de entrada de ar 8 compreende um condutolongitudinal lateral interno 9, provido em suaextremidade traseira direcionada para o motor 1 de umelemento de acoplamento 10 e, em sua extremidadedianteira alojada na borda de ataque oca 11 do mencionadocapô de entrada de ar, de um injetor 12. Ademais, em umnível de compressores 4 do motor 1 é arranjada uma tomadade ar quente sob pressão 13 que é conectada a um condutotransversal interno 14, ele mesmo conectado por umcotovelo 15 e pelos elementos de acoplamento cooperantes16, 17 a um conduto longitudinal 18, alojado entre oventilador 3 e o capô lateral 6. Oposto do elemento deacoplamento 17, o conduto longitudinal 18 é provido,frente ao elemento de acoplamento 10 do condutolongitudinal 9, de um elemento de acoplamentocomplementar 19.
Assim, quando os elementos de acoplamento complementares16 e 17, por um lado, e os 10 e 19, por outro lado, sãoconectados, um ao outro, os condutos 9, 14 e 18constituem um circuito de circulação de ar quente emângulo reto compreendendo um segmento de condutotransversal 14 e um segmento de conduto longitudinal 9,18 e percorrido pelo ar quente (por exemplo, a umatemperatura de 500°C) retirado em 13 no motor 1 eencaminhado até o injetor 12. Este pode então soprar essear quente sob pressão (setas pontilhadas 20) para ointerior da borda de ataque 11 para descongelar. Ao menosum orifício 21 é previsto na superfície externa do capô 8para a evacuação para o ar livre (setas 22) do ar quentetendo circulado no interior da borda de ataque 11 (então,por exemplo, a uma temperatura de 200°C).
Como se mostra em detalhe e em uma escala maior na Figura2, a borda de ataque oca 11 é fechada do lado traseiropor uma divisória anular interna 23, de modo que umacâmara periférica anular 24 é formada no interior damencionada borda de ataque 11. 0 injetor 12 e aextremidade correspondente do conduto longitudinal 9 sãofixados à divisória interna 23 e o mencionado injetor,disposto na mencionada câmara anular 24, injeta na mesmao ar quente sob pressão 20. 0 orifício 21 coloca emcomunicação a mencionada câmara anular 24 com o exterior.
Do lado oposto à borda de ataque 11, o capô de entrada dear 8 é obturado por uma divisória anular interna 25,atravessando livremente em deslizamento pela extremidadedo conduto longitudinal 9 carregando o elemento deacoplamento 10.
Como é ilustrado esquematicamente na Figura 3, o circuitode circulação de ar quente em ângulo reto 9, 14, 18 éentão fixado ao motor 1, em suas extremidades, pelatomada de ar a pressão 13 e pela divisória 23 e suportadode forma deslizante pela divisória 25 e eventualmente porbielas articuladas não representadas.
Conforme a presente invenção, no segmento de condutotransversal 14 é montado um dispositivo de articulação 27compreendendo duas rótulas 28, 2 9 espaçadas uma da outrae montadas respectivamente nas extremidades de um trechode conduto 30, interposto no conduto 14. As rótulas 28,29 cooperam respectivamente com as matrizes esféricas 31,32 solidárias do conduto 14.
A Figura 5 ilustra um exemplo de concretização prática dodispositivo de articulação 27. Nesse exemplo, tem-seprevisto juntas de expansão tipo fole de hermeticidade33, 34, respectivamente entre a rótula 28 e a matriz 31 eentre a rótula 29 e a matriz 32.
Compreender-se-á também que, de forma equivalente aquelaque tem sido descrita acima, as rótulas 28, 29 poderiamser solidárias do conduto 14, enquanto que as matrizesesféricas 31, 32 seriam solidárias do trecho do conduto30.
Como ilustrado esquematicamente na Figura 4, quando ocircuito de circulação de ar quente é percorrido por esteúltimo, o segmento de conduto transversal 14 suporta umalongamento transversal ao turbomotor 1 simbolizado pelaseta 35, enquanto que o segmento de conduto longitudinal9, 18 suporta um alongamento longitudinal simbolizadopela seta 36. Graças à presença do dispositivo dearticulação 27, o ângulo reto formado pelos mencionadossegmentos 14 e 9, 18 se deforma então, o que evita aaplicação de restrições excessivas sobre a tomada depressão 13 e sobre a divisória 23.
No sistema de degelo mostrado esquematicamente pelaFigura 6, reencontram-se os elementos 4, 9, 10, 12 a 20,23 e 25 a 27, descritos em relação à Figura 3.Entretanto, no sistema da Figura 6:
- o conduto longitudinal 9 é composto de dois elementos9a, 9b encaixados de forma telescópica e hermética um nooutro, o elemento 9a sendo solidário da divisória 23 e doinjetor 12, enquanto que o elemento 9b é conectado aoelemento de acoplamento 10;
- o conduto longitudinal 18 é composto de dois elementos18a, 18b encaixados de forma telescópica e hermética umno outro, os elementos 18a e 18b sendo respectivamenteconectados aos elementos de acoplamento 19 e 17;o conduto longitudinal 9a, 9b é rodeado por uminvólucro de proteção externo 3 7 longitudinalmente rígidoe solidário, por um lado, da divisória 23 e, pelo outrolado, do elemento de acoplamento 10;
- o invólucro de proteção externo 37 atravessa livrementeem deslizamento a divisória 25;
o conduto longitudinal 18a, 18b é rodeado por uminvólucro de proteção externo 3 8 longitudinalmente rígidoe solidário, por um lado, do elemento de acoplamento 19e, pelo outro lado, do elemento de acoplamento 17;
- o invólucro de proteção externo 38 é livre de deslizarem relação aos meios de suporte intermediários 26; e
- o conduto transversal 14 é rodeado por um invólucro deproteção externo 39 longitudinalmente rígido e solidário,por um lado, do elemento de acoplamento 16 e, pelo outrolado, da tomada de ar quente a pressão 13, o mencionadoinvólucro de proteção externo 3 9 sendo provido de umdispositivo de articulação conjugado 40, disposto econcretizado em correspondência com o dispositivo dearticulação 27.
Na variante de concretização da Figura 7, reencontra-se oinvólucro de proteção externo 3 9 e o dispositivo dearticulação 40. As diferenças em relação ao sistema daFigura 6 consistem em que:
- os elementos de acoplamento 10 e 19 foram suprimidos;
- os invólucros de proteção externos 3 7 e 3 8 foramsubstituídos por um único invólucro de proteção externo41, longitudinalmente rígido e solidário, por um lado, dadivisória 23 e, pelo outro lado, do elemento deacoplamento 17; e
- os elementos internos 9a, 9b e 18a, 18b dos condutoslongitudinais 9 e 18 foram substituídos por um únicoelemento interno de condução de ar quente compreendendoduas partes 42a, 42b encaixadas uma na outra e aptas paradeslizar uma em relação à outra de forma hermética, aparte 42a sendo conectada ao injetor 12 e a parte 42bsendo conectada ao elemento de acoplamento 17.Na Figura 8, tem-se representado um exemplo de sistema dearticulação combinado 43, compreendendo os dispositivosde articulação 27 e 40 conjugados para os sistemas dedegelo das figuras 6 e 7.
No sistema de articulação combinada 43, o dispositivo dearticulação 27 é idêntico ao descrito com referência àFigura 5. Com relação ao dispositivo de articulação 40,ele compreende duas rótulas 44, 45 espaçadas uma da outrae montadas respectivamente nas extremidades de um trechode invólucro de proteção 46, interposto no invólucro deproteção 3 9 e envolvendo o trecho de conduto 30. Asrótulas 44, 45 cooperam respectivamente com as matrizescilindricamente abertas 47, 48, solidárias do mencionadoinvólucro de proteção 39.
Compreender-se-á facilmente que, prevendo-se no invólucrode proteção interna 39 os meios de acoplamento 49 (porexemplo, do tipo daqueles com a referência 53 na Figura9) para cima e/ou para baixo dos dispositivos dearticulação 27 e 40, é possível desarticular o conjunto44, 45, 46 das matrizes cilíndricas 47, 48 e então teracesso ao dispositivo de articulação 27, por exemplo,para uma operação de manutenção.
Na Figura 9, tem-se representado uma variante 50 dosistema de articulação conjugado da Figura 8. Nessavariante 50, um dispositivo de articulação 51, semelhanteao dispositivo de articulação 40, é interposto no conduto14 enquanto um dispositivo de articulação 52, semelhanteao dispositivo de articulação 27, é interposto noinvólucro de proteção 39 pelo intermédio de pelo menos umacoplamento rápido 53.
Na variante 50 do sistema de articulação, o dispositivode articulação 51 é ao mesmo tempo facilmente acessível edesmontável.

Claims (11)

1. Sistema para o degelo da borda de ataque oca de umcapô de entrada de ar para turbomotor, particularmentepara aeronave, o mencionado sistema de degelocompreendendo:- um injetor (12) adaptado para injetar o ar quente sobpressão no interior da mencionada borda de ataque oca(11);meios (13) de extração de ar quente sob pressãomontados no gerador de fluxo quente (2) do mencionadoturbomotor (1);- um circuito (9, 14, 18) de circulação de ar quente paraveicular o mencionado ar quente sob pressão a partir dosmencionados meios de extração (13) até o mencionadoinjetor (12), o mencionado circuito de circulação de arquente compreendendo dois segmentos de conduto em ânguloreto, a saber:um segmento de conduto transversal (14) , cujaextremidade é acoplada rigidamente aos mencionados meiosde extração (13), eum segmento de conduto longitudinal (9, 18) , o qual édisposto lateralmente em relação ao mencionado turbomotor(1) e cuja extremidade é acoplada ao mencionado injetor(12) ; e- meios de fixação (23), dispostos do lado do mencionadoinjetor (12), para fixar o mencionado segmentolongitudinal (9, 18) ao mencionado capo de entrada de ar(8), caracterizado pelo fato de que um dispositivo dearticulação hermético (27) é montado em pelo menos um dosmencionados segmentos de conduto do circuito decirculação de ar quente para prover o mencionado ânguloreto de possibilidades de deformação em torno domencionado dispositivo de articulação.
2. Sistema de degelo, de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato do dispositivo de articulaçãohermético (27) ser do tipo de articulação tipo rótula.
3. Sistema de degelo, de acordo com a reivindicação 2,caracterizado pelo fato do mencionado dispositivo dearticulação hermético (27) compreender duas rótulas (28,29) solidárias uma da outra e espaçadas ao longo domencionado segmento de conduto do circuito de circulaçãode ar quente.
4. Sistema de degelo, de acordo com qualquer uma dasreivindicações de 1 a 3, caracterizado pelo fato de quecada segmento de conduto articulado do mencionadocircuito de circulação de ar quente compreende umelemento interno (14) de condução de ar quente provido dodispositivo de articulação hermético (27) e por umelemento externo de invólucro de proteção em torno domencionado elemento interno (14), o mencionado elementoexterno de invólucro de proteção sendo provido de umdispositivo de articulação conjugado, disposto econcretizado em correspondência com o mencionadodispositivo de articulação hermético (27) do mencionadoelemento interno (14).
5. Sistema de degelo, de acordo com a reivindicação 4,caracterizado pelo fato de dito elemento externo deinvólucro de proteção ser removível.
6. Sistema de degelo, de acordo com a reivindicação 5,caracterizado pelo fato de que pelo menos um dosdispositivos de articulação (27) do elemento interno (14)e do elemento externo é do tipo rótula desmontável.
7. Sistema de degelo, de acordo com a reivindicação 6,caracterizado pelo fato de que, em cada dispositivo dearticulação com rótula desmontável, a mencionada rótulacoopera com uma superfície cilíndrica.
8. Sistema de degelo, de acordo com qualquer uma dasreivindicações de 1 a 7, caracterizado pelo fato de quesó o mencionado segmento de conduto transversal domencionado circuito de circulação de ar quente éarticulado.
9. Sistema de degelo, de acordo com qualquer uma dasreivindicações de 4 a 7 e a reivindicação 8,caracterizado pelo fato de:o mencionado segmento de conduto longitudinal docircuito de circulação de ar quente é constituído por umelemento interno de condução de ar quente e por umelemento externo de invólucro de proteção em torno domencionado elemento interno;um dos dois elementos constituintes do mencionadosegmento de conduto longitudinal é longitudinalmenterígido, enquanto que o outro dos mencionados elementosconstituintes compreende pelo menos duas partesencaixadas uma na outra e aptas para deslizar uma emrelação à outra de forma hermética;- os dois elementos constituintes do mencionado segmentode conduto longitudinal serem solidários um ao outro emsuas duas extremidades;do lado do mencionado injetor, os dois elementosconstituintes são rigidamente conectados juntos aosmencionados meios de fixação; e- do lado do mencionado segmento de conduto transversal,por um lado, os mencionados elementos internos decondução de ar quente dos mencionados segmentos deconduto longitudinal e transversal são solidários um dooutro e, pelo outro lado, os mencionados elementosexternos de invólucro de proteção dos mencionadossegmentos de conduto longitudinal e transversal sãoigualmente solidários um ao outro.
10. Sistema de degelo, de acordo com qualquer uma dasreivindicações de 4 a 7 e a reivindicação 8,caracterizado pelo fato de que:o mencionado segmento de conduto longitudinal domencionado circuito de circulação de ar quentecompreendendo pelo menos dois trechos montados um aotérmino do outro;- cada um dos mencionados trechos são constituídos por umelemento interno (9a, 9fc>; 18a, 18L·) de condução de arquente e por um elemento externo (3 7, 38) de invólucro deproteção em torno do mencionado elemento interno;- um dos dois elementos constituintes (37, 38) de cada umdos mencionados trechos é longitudinalmente rígido,enquanto que o outro dos mencionados elementosconstituintes compreende pelo menos duas partes (9a, 9b;-18a, 18b) encaixadas uma na outra e aptas para deslizaruma em relação à outra de forma hermética;os dois elementos constituintes de cada um dosmencionados trechos serem solidários um ao outro em suasduas extremidades;os dois trechos do mencionado segmento de condutolongitudinal são montados um no outro de forma a conectarseus elementos constituintes, respectivamente;- do lado do mencionado injetor (12), os dois elementosconstituintes de um dos dois trechos são rigidamenteconectados junto aos mencionados meios de fixação (23); e- do lado do mencionado segmento de conduto transversal,por um lado, os mencionados elementos de condução de arquente do outro dos mencionados trechos e do segmento deconduto transversal serem solidários um ao outro e, pelooutro lado, os mencionados elementos externos deinvólucro de proteção do mencionado outro trecho e domencionado segmento de conduto transversal são igualmentesolidários um ao outro.
11. Sistema de degelo, de acordo com qualquer uma dasreivindicações de 1 a 10, caracterizado pelo fato de queos mencionados meios de fixação compreendem uma placadefletora obturadora (23) da mencionada borda de ataqueoca (11).
BRPI0706823-9A 2006-03-27 2007-03-22 sistema para o degelo da borda de ataque oca de um capÈ de entrada de ar para turbomotor BRPI0706823A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0602624A FR2898867B1 (fr) 2006-03-27 2006-03-27 Systeme pour le degivrage d'un capot d'entree d'air pour turbomoteur.
FR0602624 2006-03-27
PCT/FR2007/000483 WO2007110499A1 (fr) 2006-03-27 2007-03-22 Systeme pour le degivrage d'un capot d'entree d'air pour turbomoteur

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0706823A2 true BRPI0706823A2 (pt) 2011-04-05

Family

ID=37499471

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0706823-9A BRPI0706823A2 (pt) 2006-03-27 2007-03-22 sistema para o degelo da borda de ataque oca de um capÈ de entrada de ar para turbomotor

Country Status (11)

Country Link
US (1) US8047470B2 (pt)
EP (1) EP1999019B1 (pt)
JP (1) JP4934783B2 (pt)
CN (1) CN101410299B (pt)
AT (1) ATE467558T1 (pt)
BR (1) BRPI0706823A2 (pt)
CA (1) CA2641069C (pt)
DE (1) DE602007006450D1 (pt)
FR (1) FR2898867B1 (pt)
RU (1) RU2413081C2 (pt)
WO (1) WO2007110499A1 (pt)

Families Citing this family (34)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB2436353B (en) * 2006-03-22 2008-04-23 Rolls Royce Plc Panel assembly including deformable seal
FR2924409B1 (fr) * 2007-12-03 2010-05-14 Airbus France Nacelle d'aeronef comprenant des moyens d'evacuations d'air chaud
FR2927882B1 (fr) * 2008-02-27 2010-02-12 Aircelle Sa Structure d'entree d'air pour une nacelle d'un aeronef
GB0812562D0 (en) * 2008-07-10 2008-08-13 Airbus Uk Ltd A Connector for an aircraft fuel pipe
US8246291B2 (en) * 2009-05-21 2012-08-21 Rolls-Royce Corporation Thermal system for a working member of a power plant
FR2957586B1 (fr) * 2010-03-18 2012-04-27 Airbus Operations Sas Dispositif de degivrage comprenant des moyens pour detecter une fuite au niveau d'une alimentation en air chaud
FR2966801B1 (fr) * 2010-10-29 2012-11-02 Aircelle Sa Structure de bord d'attaque notamment pour entree d'air de nacelle de moteur d'aeronef
US8967528B2 (en) * 2012-01-24 2015-03-03 The Boeing Company Bleed air systems for use with aircrafts and related methods
US8955794B2 (en) * 2012-01-24 2015-02-17 The Boeing Company Bleed air systems for use with aircrafts and related methods
US9764847B2 (en) * 2013-10-18 2017-09-19 The Boeing Company Anti-icing system for aircraft
FR3014414B1 (fr) * 2013-12-11 2017-08-11 Airbus Operations Sas Partie de voilure d'aeronef comportant un support de fixation d'un dispositif de raccordement monte en translation
US10138811B2 (en) * 2014-03-13 2018-11-27 The Boeing Company Enhanced temperature control anti-ice nozzle
US10054051B2 (en) 2014-04-01 2018-08-21 The Boeing Company Bleed air systems for use with aircraft and related methods
US9810158B2 (en) 2014-04-01 2017-11-07 The Boeing Company Bleed air systems for use with aircraft and related methods
FR3029595B1 (fr) * 2014-12-08 2017-06-16 Airbus Operations Sas Systeme antigel pour une canalisation
FR3032771B1 (fr) * 2015-02-17 2017-12-29 Snecma Raccordement fluidique entre deux elements tubulaires mobiles en rotation entre eux, moteur le comprenant
US10100744B2 (en) 2015-06-19 2018-10-16 The Boeing Company Aircraft bleed air and engine starter systems and related methods
US10625871B1 (en) * 2015-08-24 2020-04-21 Roller Bearing Company Of America, Inc. Dynamic movement tube connection system
US10393020B2 (en) 2015-08-26 2019-08-27 Rohr, Inc. Injector nozzle configuration for swirl anti-icing system
US10723464B2 (en) 2015-08-26 2020-07-28 Rohr, Inc. Injector nozzle configuration for swirl anti-icing system
CN105756783A (zh) * 2016-04-21 2016-07-13 河南永新科技有限公司 一种燃气轮机进气防尘防冰装置
CA2964655A1 (en) * 2016-05-04 2017-11-04 Unison Industries, Llc Feeder duct assembly with flexible end fittings
DE102016221278A1 (de) * 2016-10-28 2018-05-03 PFW Aerospace GmbH Vorrichtung zur Verbindung von Rohrenden
US10968771B2 (en) * 2017-01-12 2021-04-06 General Electric Company Method and system for ice tolerant bleed takeoff
CN108688824B (zh) * 2017-04-10 2020-07-14 清华大学 发动机进气口除冰系统、内燃发动机及航空器
US20190100106A1 (en) * 2017-10-02 2019-04-04 Hua-Chuang Automobile Information Technical Center Co., Ltd. Driving around-view auxiliary device
US10954865B2 (en) 2018-06-19 2021-03-23 The Boeing Company Pressurized air systems for aircraft and related methods
US11408341B2 (en) * 2018-11-05 2022-08-09 Rohr, Inc. Anti-icing system for an aircraft nacelle
US11465757B2 (en) 2018-12-06 2022-10-11 The Boeing Company Systems and methods to produce aircraft cabin supply air
US11220344B2 (en) * 2018-12-17 2022-01-11 Rohr, Inc. Anti-ice double walled duct system
US10989116B2 (en) * 2019-03-05 2021-04-27 Rohr, Inc. Inlet anti-ice double walled duct with supply line seal
CN111083907A (zh) * 2019-12-11 2020-04-28 由中国 一种智能家居终端
RU2742203C1 (ru) * 2019-12-26 2021-02-03 Публичное акционерное общество "Научно-производственная корпорация "Иркут" Противообледенительная система предкрылков самолёта
FR3109421B1 (fr) * 2020-04-20 2022-03-18 Safran Aircraft Engines Raccord fluidique rotulant pour une turbomachine d’aeronef

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3396992A (en) * 1966-12-15 1968-08-13 Gen Connector Corp Connector for hot fluid conduits
US4669757A (en) * 1982-08-05 1987-06-02 Bartholomew Donald D High pressure fluid conduit assembly
AU581684B2 (en) * 1984-10-08 1989-03-02 Short Brothers Plc Duct for hot air
DE3912926A1 (de) * 1988-04-21 1989-11-02 Fuji Heavy Ind Ltd Motorsteuervorrichtung fuer eine elektrische servolenkeinrichtung
US4893847A (en) * 1988-07-05 1990-01-16 Stainless Steel Products, Inc. Bearing seal for universal ball joint
FR2639702B1 (fr) * 1988-11-25 1991-03-22 Aerospatiale Dispositif de raccordement etanche et demontable de deux tubes, notamment pour installation de transfert de carburant
FR2771452B1 (fr) * 1997-11-21 2000-04-14 Aerospatiale Dispositif de degivrage pour capot d'entree d'air de moteur a reaction
KR200222734Y1 (ko) * 2000-10-11 2001-05-15 주식회사디엔브이 자동차 배기관용 연결구
US6854486B2 (en) * 2002-05-13 2005-02-15 Eaton Corporation Fluid line assembly
US6682102B1 (en) * 2002-09-23 2004-01-27 James C. Betz Hose-in-hose coupler

Also Published As

Publication number Publication date
EP1999019A1 (fr) 2008-12-10
CN101410299A (zh) 2009-04-15
US20090020647A1 (en) 2009-01-22
US8047470B2 (en) 2011-11-01
RU2008142426A (ru) 2010-05-10
ATE467558T1 (de) 2010-05-15
JP2009531595A (ja) 2009-09-03
RU2413081C2 (ru) 2011-02-27
WO2007110499A1 (fr) 2007-10-04
CA2641069A1 (fr) 2007-10-04
DE602007006450D1 (de) 2010-06-24
CA2641069C (fr) 2013-10-15
CN101410299B (zh) 2014-10-15
FR2898867A1 (fr) 2007-09-28
EP1999019B1 (fr) 2010-05-12
FR2898867B1 (fr) 2008-12-19
JP4934783B2 (ja) 2012-05-16

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0706823A2 (pt) sistema para o degelo da borda de ataque oca de um capÈ de entrada de ar para turbomotor
ES2315820T3 (es) Soporte de distribucion para canalizaciones de servicio en un turborreactor de doble flujo.
BRPI0613329A2 (pt) sistema para descongelamento da borda de ataque de um capÈ de entrada de ar para turbomotores
US7926200B2 (en) Infrared drier installation for passing web
BRPI0713993A2 (pt) nacela para turboÉlice, sistema de propulsço e aeronave
US20050199227A1 (en) Exhaust heat exchanger in particular for motor vehicles
CN105673983B (zh) 用于管道的防冻结系统
JPH04211787A (ja) 可撓性のあるコネクタ
BRPI0712134A2 (pt) sistema de escape de motor com bocal direcional
SE7612539L (sv) Lagttrycksturbin
BR112019012198B1 (pt) Montagem para um motor de turbina e motor de turbina
JPS5831036Y2 (ja) 内部で絶縁されたベロ−ズ構体
JP6176766B2 (ja) 噴射冷却システムを備えた航空機及び噴射冷却システム
EP3172473B1 (en) Pipe unit in a conduit for a gaseous medium
US2688501A (en) Exhaust manifold joint
KR101305472B1 (ko) 압력 밸런스 타입 익스펜션 조인트
BRPI0712611A2 (pt) sistema de escape de motor
RU177304U1 (ru) Труба подвода горячего воздуха к противообледенительной системе
JP3469900B2 (ja) パイプセクションを相互接続する冷却可能な接合部
US1855851A (en) Exhaust manifold for radial-cylinder internal-combustion engines
ES2745206T3 (es) Pieza de enfriamiento para una pista móvil de patinaje sobre hielo
ES2894644T3 (es) Elemento de compensación de expansión
FI12106U1 (fi) Eristysrakenne rainanmuodostuskoneen kuivatussylinteriä varten ja rainanmuodostuskoneen kuivatussylinteri
CN106489897B (zh) 一种便携式堵塞可疏通农用烟雾机
JPH11141854A (ja) 高温ガスダクトの伸縮継手

Legal Events

Date Code Title Description
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: AIRBUS OPERATIONS SAS (FR)

Free format text: TRANSFERIDO POR INCORPORACAO DE: AIRBUS FRANCE

B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 12A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2506 DE 15-01-2019 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.