BRPI0704512B1 - despalhador de colmos vegetais por meio de roletes cilíndricos articulados em tandem - Google Patents

despalhador de colmos vegetais por meio de roletes cilíndricos articulados em tandem Download PDF

Info

Publication number
BRPI0704512B1
BRPI0704512B1 BRPI0704512A BRPI0704512A BRPI0704512B1 BR PI0704512 B1 BRPI0704512 B1 BR PI0704512B1 BR PI0704512 A BRPI0704512 A BR PI0704512A BR PI0704512 A BRPI0704512 A BR PI0704512A BR PI0704512 B1 BRPI0704512 B1 BR PI0704512B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
tandem
rollers
vegetable
chassis
cylindrical
Prior art date
Application number
BRPI0704512A
Other languages
English (en)
Inventor
Frias Júnior Leonel
Original Assignee
Frias Júnior Leonel
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Frias Júnior Leonel filed Critical Frias Júnior Leonel
Priority to BRPI0704512A priority Critical patent/BRPI0704512B1/pt
Publication of BRPI0704512A2 publication Critical patent/BRPI0704512A2/pt
Priority to BRBR132012012834-8A priority patent/BR132012012834E2/pt
Publication of BRPI0704512B1 publication Critical patent/BRPI0704512B1/pt

Links

Landscapes

  • Harvester Elements (AREA)
  • Crushing And Pulverization Processes (AREA)
  • Combined Means For Separation Of Solids (AREA)
  • Harvesting Machines For Root Crops (AREA)

Abstract

despalhador de colmos vegetais por meio de roletes cilíndricos articulados em tandem. trata de um despalhador (1) a ser acoplado em colhedoras de cana-de-açúcar (não representadas) ou congênere, formado a partir de chassi fixo (2) e chassi móvel (3) cada qual com roletes (4 e 5) cilíndricos sobrepostos, sendo os roletes (4) do chassi móvel articulados por pivotamento em tandem e revestidos por taliscas(6) radiais em material flexivel ou semi-rígido o suficiente para promover o a retirada da palha do colmo por atrito e impacto.

Description

"DESPALHADOR DE COLMOS VEGETAIS POR MEIO DE ROLETES CILÍNDRICOS ARTICULADOS EM TANDEM" [001] Trata a presente solicitação de Patente de Invenção de um inédito "DESPALHADOR DE COLMOS VEGETAIS POR MEIO DE ROLETES CILÍNDRICOS ARTICULADOS EM TANDEM", mais particularmente o presente pedido se refere a uma solução técnica para a retirada das palhas secas que envolvem os colmos de vegetais, como, por exemplo, a cana-de-açúcar e o bambu que depreciam a qualidade dessa matéria prima nos processos de industrialização; para tanto utilizando pares de roletes fixos e articulados sobrepostos que uma vez atuados retiram a palha por impacto e atrito resolvendo problemas práticos e operacionais inerentes às colhedoras de cana-de-açúcar mecanizadas no que se refere ao destino da palha.
[002] A invenção tem aplicação específica como mecanismo complementar de colhedoras de cana-de-açúcar, a ser instalado imediatamente atrás dos dispositivos de corte basal e dos ponteiros, em que recebe os colmos inteiros para então efetivar a retirada da palha através das taliscas flexíveis ou semi-rígidas fixadas em canaletas localizadas radial e longitudinalmente no perímetro dos roletes (fixos e articulados).
[003] A mecanização da colheita da cana-de-açúcar é uma tendência irreversível por diversos motivos, entre eles o ambiental, redução de custo e aumento da produtividade da lavoura. Na colheita manual ocorre a perda da palha na queimada a qual poderia ser utilizada na co-geração de energia. Nesse sentido, outra tendência desse segmento é a colheita da cana crua e integral, ou seja, o recolhimento da palha eliminando a queimada com o máximo aproveitamento de todas as partes da cana para maior produção de açúcar e álcool e, co-geração de energia. Desse modo, a palha deve estar isenta de impurezas para não provocar danos ou prejuízos a equipamentos tais como as caldeiras.
[004] O atual ESTADO DA TÉCNICA, relativo ao despalhamento de colmos, que podem parametrizar o presente pedido de privilégio, utilizam tecnologia conforme antecipado pelos documentos abaixo: - PI 0200127-6 "Dispositivo para Limpeza Mecânica de Cana-de-Açúcar" na forma de uma manta de colmos ou toletes de cana-de-açúcar deslocando-se linearmente a uma velocidade de alimentação, compreendendo: pelo menos um par de escovas definidas por uma pluralidade de hastes radialmente montadas em respectivos eixos horizontais, verticalmente distanciados entre si e rotativamente acionados, de modo que ditas escovas tracionem a manta alimentada entre elas, deslocando-a linearmente, a uma velocidade de limpeza, maior do que a velocidade de alimentação em uma forma preferida, o dispositivo compreende ainda pelo menos um outro par de escovas e dele recebendo a manta, tracionando-a entre suas escovas e deslocando-se a uma maior velocidade de limpeza, para libera a manta a um meio coletor.
[005] Construtivamente, os modelos convencionais atendem as necessidades de campo, porém apresentam alguns inconvenientes a começar pela baixa produtividade.
[006] Pensando nos limitantes técnicos do estado da técnica, o inventor, pessoa atuante no setor agrícola criou o equipamento de despalhamento de colmos em questão capaz de retirar com grande eficiência as palhas que envolvem os colmos de vegetais, tais como a cana-de-açúcar e o bambu. O referido equipamento é preferencialmente combinado com colhedoras de cana-de-açúcar sendo instalado na parte posterior dos dispositivos de corte basal e ponteiros, onde recebe os colmos inteiros para promover o despalhamento por meio de impacto e atrito de taliscas flexíveis ou semi-rígidas dispostas em canaletas distribuídas ao longo de roletes acionados de forma síncrona por rodas dentadas e correntes. Por sua vez, os pares de roletes são dispostos transversalmente em dois chassis longitudinais, sobrepostos, constituídos por seções retilíneas e/ ou articuladas por pivotamento em tandem dos cavaletes nos quais se localizam os mancais e respectivos roletes. Os cavaletes dos mancais dos roletes são apoiados em bielas instaladas em guias do chassi e retidas em posição operacional por molas de compressão e tração. Já o movimento rotativo dos roletes é obtido preferencialmente usando transmissão por corrente e rodas dentada posicionadas nas extremidades dos eixos dos roletes propriamente ditos, acionados aos pares ou separadamente, de forma conjunta ou independente.
[007] Para melhor esclarecer o quanto foi descrito e definir os parâmetros e denominações relacionamos as figuras abaixo a título ilustrativo e não limitativo: Figura 1: Vista em perspectiva do despalhador de colmos vegetais por meio de roletes cilíndricos em tandem;
Figura 2: Vista lateral parcial do despalhador de colmos vegetais por meio de roletes cilíndricos em tandem, em uma das possíveis construtividades de chassi de montagem rígida e chassi em montagem articulada respectivamente;
Figura 3: Vista lateral parcial do rolete cilíndrico, mostrando a disposição radial e longitudinal do revestimento por taliscas radiais flexíveis ou semi-rígidas acopladas em suporte acanalado, com detalhe em corte;
Figura 4: Vista lateral da articulação flutuante entre dois balancins, com detalhes em corte da montagem;
Figura 5: Vista lateral do despalhador mostrando conjunto do chassi móvel em montagem articulada.
[008] O "DESPALHADOR DE COLMOS VEGETAIS POR MEIO DE ROLETES CILÍNDRICOS ARTICULADOS EM TANDEM", objeto desta solicitação de patente de Invenção trata de um despalhador (1) a ser acoplado em colhedoras de cana-de-açúcar (não representadas) ou congênere, formado a partir de chassi fixo (2) e chassi móvel (3) cada qual com roletes (4 e 5) cilíndricos sobrepostos, sendo os roletes (4) do dito chassi móvel (3) articulado por pivotamento em tandem e revestidos por taliscas (6) radiais em material flexível ou semi-rígido o suficiente para promover o a retirada da palha do colmo por atrito e impacto.
[009] O despalhador (1) objeto da presente invenção se destina a retirar as palhas que envolvem os colmos de vegetais, como o da cana-de-açúcar, a ser instalado contíguo aos dispositivos de corte basal e ponteiro da colhedora (não representada), para tanto utilizando roletes (4 e 5) dotados de taliscas (6) flexíveis ou semi-rígidas que ao girarem retiram a palha por atrito/ impacto.
[0010] Mais particularmente, o despalhador (1) apresenta um chassi fixo (2) superior e outro chassi móvel (3) inferior nos quais são dispostos os pares de roletes (4 e 5) despalhadores cujos eixos podem estar alinhados ou não, em função da posição relativa entre os chassis (2 e 3). O chassi móvel (3) é constituído por balancins (7) acoplados em série por meio de articulação (8) e complementado por molas (Ml) e (M2) numa respetiva travessa (T).
[0011] A posição relativa entre os roletes (5) do chassi fixo (2) e os roletes (4) montados nos balancins (7) é estabelecida por meio de rosca-sem-fim acoplada a suporte (S) extremo de interligação entre o chassi fixo (2) e o chassi móvel (3), superior e inferior respectivamente.
[0012] O rolete (4) e (5) é formado por um cilindro (9) montado sobre eixo (10), apresentando em seu perímetro externo uma série de suportes (11) em forma de canaletas dispostas radial e longitudinalmente que se destinam a recepcionar taliscas (6) em material flexível ou semi-rígido que ao girarem promovem o despalhamento.
[0013] A articulação (8) está localizada entre os balancins (7) nos quais são montados os mancais (12) dos roletes (4) despalhadores. O chassi móvel (3) articulado também comporta a biela (13) de sustentação do pino (P) da articulação propriamente dita, dito chassi móvel (3) é mantido em posição operacional por meio de um par de molas (Ml e M2), sendo uma mola (Ml) para compressão e outra mola (M2) para expansão, em posicionamento vertical de ambos os lados da travessa (T) complementar do chassi móvel (3). Mais detalhadamente a articulação (8) é composta de um garfo (G), formada por duas hastes (14), com rebaixos (15) extremos, justapostas no interior da biela (13) e fixas nas extremidades dos balancins (7) dessa maneira possibilitando o movimento vertical oscilante.
[0014] Dessa forma, os roletes (4), montados por volta do ponto médio dos balancins (7), supridos de força motriz por meio de rodas dentadas (16) e correntes (17) na devida relação, são livres para oscilarem segundo o curso das molas (Ml) de compressão, contrapostas às molas (M2) de expansão. Por outro lado, a extremidade móvel dos balancins (7) é viabilizada pela articulação (8) flutuante tal como descrita acima.
[0015] Por fim, o despalhador (1) pleiteado apresenta estrutura composta pelo chassi fixo (2) e o chassi móvel (3) justapostos pelas respectivas colunas (18) com fuso para ajuste da altura, adaptando à várias condições operacionais.
REIVINDICAÇÕES

Claims (4)

1) "DESPALHADOR DE COLMOS VEGETAIS POR MEIO DE ROLETE5 CILÍNDRICOS ARTICULADOS EM TANDEM", caracterizado por disposição justaposta dos roletes {4 e 5}, em que os roletes (4) são montados em balandns (7) com articulação (8) pi votante em tandem, sendo revestidos por tal iscas (6) em material flexível ou semí-rígida, dispostos em estrutura composta pelo chassi (2] fixo e o chassi móvel (3) justapostos pelas respectivas colunas (18) com fuso para ajuste da altura.
2) "DESPALHADOR DE COLMOS VEGETAIS POR MEIO DE ROLETES CILÍNDRICOS ARTICULADOS EM TANDEM", de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por os roletes (4 e 5) serem providos de taliscas (6) fixadas em suportes (11) em forma de canaleta.
3) "DESPALHADOR DE COLMOS VEGETAIS POR MEIO DE ROLETES CILÍNDRICOS ARTICULADOS EM TANDEM", de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por os mancais (12) serem montados no ponto médio dos balancins (7) individuais, apresentando em cada extremidade uma articulação (8) pivotante de interligação entre os balancins (7) dispostos em tandem, cada articulação (8) apoiada em uma mola (Ml) de compressão e outra mola (M2) de expansão,
4) "DESPALHADOR DE COLMOS VEGETAIS POR MEIO DE ROLETES CILÍNDRICOS ARTICULADOS EM TANDEM", de acordo com a reivindicações 1 e 3 caracterizado por a articulação (8) constituída de biela (13) ser posicionada verticalmente e suportada por par de molas (Ml e M2), compressão e expansão respectivamente, em cuja porção superior apresenta um garfo (G) no qual se insere o pino (P) de movimentação das hastes (14) com rebaixos (15) extremos, justapostas no interior da biela (13) e fixas nas extremidades dos balandns (7),
BRPI0704512A 2007-12-03 2007-12-03 despalhador de colmos vegetais por meio de roletes cilíndricos articulados em tandem BRPI0704512B1 (pt)

Priority Applications (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0704512A BRPI0704512B1 (pt) 2007-12-03 2007-12-03 despalhador de colmos vegetais por meio de roletes cilíndricos articulados em tandem
BRBR132012012834-8A BR132012012834E2 (pt) 2007-12-03 2012-05-29 Despalhador de colmos vegetais por meio de roletes cilíndricos superiores articulados em cavaletes intercalados por pente de molas e rotor picador de palha

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0704512A BRPI0704512B1 (pt) 2007-12-03 2007-12-03 despalhador de colmos vegetais por meio de roletes cilíndricos articulados em tandem

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0704512A2 BRPI0704512A2 (pt) 2009-12-08
BRPI0704512B1 true BRPI0704512B1 (pt) 2017-03-14

Family

ID=41395656

Family Applications (2)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0704512A BRPI0704512B1 (pt) 2007-12-03 2007-12-03 despalhador de colmos vegetais por meio de roletes cilíndricos articulados em tandem
BRBR132012012834-8A BR132012012834E2 (pt) 2007-12-03 2012-05-29 Despalhador de colmos vegetais por meio de roletes cilíndricos superiores articulados em cavaletes intercalados por pente de molas e rotor picador de palha

Family Applications After (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRBR132012012834-8A BR132012012834E2 (pt) 2007-12-03 2012-05-29 Despalhador de colmos vegetais por meio de roletes cilíndricos superiores articulados em cavaletes intercalados por pente de molas e rotor picador de palha

Country Status (1)

Country Link
BR (2) BRPI0704512B1 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN103563555B (zh) * 2012-08-03 2016-04-20 广东科利亚现代农业装备有限公司 甘蔗收割机的一级输送装置
CN103703936A (zh) * 2013-12-19 2014-04-09 广西大学 一种甘蔗剥叶机的输送装置
CN104885700B (zh) * 2015-05-21 2016-09-21 昆明理工大学 一种新型甘蔗剥叶机

Also Published As

Publication number Publication date
BR132012012834E2 (pt) 2015-07-14
BRPI0704512A2 (pt) 2009-12-08

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR102016007269A2 (pt) plataforma modular cortadora de cana-de-açúcar
BRPI0704512B1 (pt) despalhador de colmos vegetais por meio de roletes cilíndricos articulados em tandem
BR102016023455B1 (pt) Plataforma de debulha agrícola
BR102012006658A2 (pt) colheitadeira para colher talos de plantas tipo talo, e, cortador de base para uma colheitadeira
CN111316820A (zh) 一种锥筒辊式玉米柔性脱粒装置
BR112020001684A2 (pt) montagem de correia de esteira para uma colheitadeira agrícola
CN210116084U (zh) 废弃农膜回收用干式分离前置分散装置
CN102726260B (zh) 苗期揭膜机
BRPI1103579A2 (pt) màdulo de correntes para colheita de cana de aÇécar e processo de colheita
CN107333575A (zh) 棉花仿形纵横切割打顶机
CN110741814A (zh) 一种组合式纵轴流脱粒分离装置、方法及玉米籽粒收获机
CN107535194B (zh) 单纵轴流刚柔耦合玉米脱粒装置
BRMU9000243U2 (pt) disposição aplicada em colhedeira mecánica de cana-de-açúcar com cartucho basculante
CN1055197C (zh) 鲜玉米脱粒机
CN214628242U (zh) 一种具有切草功能的脱粒分离机
CN212696639U (zh) 一种新型甜菜打叶切顶机构
CN201153403Y (zh) 稻麦脱粒机
CN217694450U (zh) 秸秆粉碎回收装置
CN201127188Y (zh) 玉米收获机摘穗机构装置
CN106625958B (zh) 一种利用桑树回收土壤中镉的设备及回收镉的方法
BRMU9002508U2 (pt) dispositivo construtiva introduzida em sistema de trilha de colheitadeiras em geral
CN219546892U (zh) 一种农林秸秆残体就地腐解装置
CN111406492B (en) Garlic harvester
CN212597691U (zh) 一种畜牧饲养槽清洁装置
RU110586U1 (ru) Агрегат для измельчения пожнивных остатков высокостебельных сельхозкультур

Legal Events

Date Code Title Description
B06G Technical and formal requirements: other requirements [chapter 6.7 patent gazette]

Free format text: SOLICITA-SE A REGULARIZACAO DA PROCURACAO, UMA VEZ QUE BASEADO NO ARTIGO 216 1O DA LPI, O DOCUMENTO DE PROCURACAO DEVE SER APRESENTADO EM SUA FORMA AUTENTICADA; OU SEGUNDO MEMO/INPI/PROC/NO 074/93, DEVE CONSTAR UMA DECLARACAO DE VERACIDADE, A QUAL DEVE SER ASSINADA POR UMA PESSOA DEVIDAMENTE AUTORIZADA A REPRESENTAR O INTERESSADO, DEVENDO A MESMA CONSTAR NO INSTRUMENTO DE PROCURACAO, OU NO SEU SUBSTABELECIMENTO.

B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 8A ANUIDADE

B08G Application fees: restoration [chapter 8.7 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 03/12/2007, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 16A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2751 DE 26-09-2023 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.