BRPI0704242B1 - Tampa de disjuntor com capacidade de vareta isolante - Google Patents

Tampa de disjuntor com capacidade de vareta isolante Download PDF

Info

Publication number
BRPI0704242B1
BRPI0704242B1 BRPI0704242-6A BRPI0704242A BRPI0704242B1 BR PI0704242 B1 BRPI0704242 B1 BR PI0704242B1 BR PI0704242 A BRPI0704242 A BR PI0704242A BR PI0704242 B1 BRPI0704242 B1 BR PI0704242B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
circuit breaker
cover
fact
fastener
breaker cover
Prior art date
Application number
BRPI0704242-6A
Other languages
English (en)
Inventor
Lawrence E. Bradford
Brian A. Naro
Original Assignee
Hubbell Incorporated
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=39473510&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0704242(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Hubbell Incorporated filed Critical Hubbell Incorporated
Publication of BRPI0704242A publication Critical patent/BRPI0704242A/pt
Publication of BRPI0704242B1 publication Critical patent/BRPI0704242B1/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01BCABLES; CONDUCTORS; INSULATORS; SELECTION OF MATERIALS FOR THEIR CONDUCTIVE, INSULATING OR DIELECTRIC PROPERTIES
    • H01B17/00Insulators or insulating bodies characterised by their form
    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01HELECTRIC SWITCHES; RELAYS; SELECTORS; EMERGENCY PROTECTIVE DEVICES
    • H01H31/00Air-break switches for high tension without arc-extinguishing or arc-preventing means
    • H01H31/02Details
    • H01H31/023Base and stationary contacts mounted thereon
    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01HELECTRIC SWITCHES; RELAYS; SELECTORS; EMERGENCY PROTECTIVE DEVICES
    • H01H31/00Air-break switches for high tension without arc-extinguishing or arc-preventing means
    • H01H31/02Details
    • H01H31/12Adaptation for built-in fuse
    • H01H31/122Fuses mounted on, or constituting the movable contact parts of, the switch
    • H01H31/127Drop-out fuses
    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01HELECTRIC SWITCHES; RELAYS; SELECTORS; EMERGENCY PROTECTIVE DEVICES
    • H01H85/00Protective devices in which the current flows through a part of fusible material and this current is interrupted by displacement of the fusible material when this current becomes excessive
    • H01H85/02Details
    • H01H85/25Safety arrangements preventing or inhibiting contact with live parts, including operation of isolation on removal of cover

Landscapes

  • Insulating Bodies (AREA)
  • Breakers (AREA)
  • Catching Or Destruction (AREA)
  • Professional, Industrial, Or Sporting Protective Garments (AREA)

Abstract

TAMPA DE DISJUNTOR COM CAPACIDADE DE VARETA ISOLANTE É descrita uma tampa de disjuntor que inclui uma parte de topo arqueada que tampa um isolamento, tendo um topo fechado e uma base aberta com uma fenda que estende-se entre eles. Uma seção média pode conectar a parte de topo em uma extremidade aberta adaptada para acessar o disjuntor. A parte de topo tem forma de sino com um domo superior e inferior, dois lados opostos e uma fenda entre os lados. Um mecanismo de fixação é anexado nos dois lados opostos com uma abertura disposta em cada um dos lados para a recepção de um elemento de fixação.

Description

CAMPO TÉCNICO
[001] A presente invenção diz respeito a uma tampa de disjuntor para disjuntores de polímero e de porcelana que tampam um mecanismo de utilidade elétrica para dar proteção aos animais selvagens para não serem executados. Mais particularmente, a invenção diz respeito a uma tampa flexível, porém resistente, preferivelmente tendo múltiplos pontos de pega da vareta isolante e um mecanismo de fixação integrado instalável com uma ferramenta tipo vareta isolante.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
[002] Quando disjuntores são instalados no campo sem uma tampa, eles apresentam um risco de choque elétrico para os animais selvagens e para os instaladores (instalador de linha elétrica). As instalações da maioria das tampas no mercado exigem a remoção do arame-guia antes da instalação. Algumas tampas convencionais podem se ajustar sobre um disjuntor sem a remoção do arame-guia do conjunto, mas estas tampas são desenhos de múltiplas peças que devem ser instaladas enquanto um instalador de linha elétrica está usando luvas de borrachas para se proteger contra eletrocussão, exigindo, assim, que o instalador de linha elétrica aproxime-se do disjuntor por meio de uma escada ou um caminhão caçamba.
[003] Há pelo menos dois exemplos de tampas de plástico muito rígido (de Raychem e Eco Electric) que reivindicam capacidades de vareta isolante de maneira tal que o arame- guia não tenha que ser removido e o dispositivo não tenha que ser instalado com luvas de borracha.
[004] Cada um destes desenhos tem elementos de fixação independentes que o instalador de linha elétrica deve instalar individualmente trazendo a vareta isolante para o seu nível, capturando com a vareta isolante e, então, novamente, alcançando o disjuntor a ser instalado. Se forem necessários múltiplos elementos de fixação, este processo deve ocorrer mais de uma vez. Isto apresenta dois problemas: (1) tempo de instalação aumenta toda vez que o instalador deve trazer a extremidade da vareta isolante de volta para o seu nível e (2) o nível de dificuldade da instalação de um elemento de fixação independente (ou livre) com uma vareta isolante é muito maior que a instalação de um elemento de fixação integral.
[005] Desta maneira, existe uma necessidade de uma melhor tampa de disjuntor com mínimo material que proteja animais selvagens e previna as quedas de energia induzidas por animais. Esta tampa de disjuntor melhorada terá um desenho simples, barato, porém elegante, com um curto tempo de instalação e um baixo nível de dificuldade de fabricação e instalação, preferivelmente, com pontos de pega da vareta iso- lante que um instalador de linha elétrica pode controlar sem risco de danos físicos.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
[006] Desta maneira, é um objetivo da invenção prover uma tampa de disjuntor com uma articulação viva para prender os lados da tampa.
[007] Um outro objetivo é prover uma tampa de disjuntor com pelo menos um ponto de pega para a conexão de uma ferramenta tipo vareta isolante para que um instalador de linha elétrica possa remover a tampa sem risco de contato elétrico.
[008] Ainda um outro objetivo é prover uma tampa de disjuntor flexível que possa suportar condições climáticas adversas sem ficar desalojada no topo do disjuntor.
[009] Ainda um outro objetivo é prover uma tampa com um mecanismo de fixação que prenda o primeiro e segundo lados da tampa que são separados por uma fenda adjacente a uma articulação viva.
[010] Um objetivo adicional da invenção é prover um mecanismo de fixação entre os dois lados da tampa em que (1) um dos lados inclui uma abertura modelada como buraco de fechadura com mais de um raio para prover um relacionamento de travamento seguro entre os dois lados da tampa e (2) o outro inclui uma abertura que recebe o elemento de fixação com um raio maior que o menor raio do primeiro lado.
[011] Ainda um outro objetivo é prover um mecanismo de fixação entre os dois lados da tampa em que o elemento de fixação é um rebite inserido no interior de um lado da tampa.
[012] Um outro objetivo é prover uma tampa com tamanho reduzido para tampar principalmente a seção superior do isolamento sem comprometer a eficiência do isolamento.
[013] Ainda um outro objetivo é prover uma tampa com uma extremidade aberta que é tanto curva quanto substancialmente quadrada.
[014] Os objetivos expostos são alcançados basicamente provendo uma tampa de disjuntor compreendendo uma parte de topo oca que tampa um isolamento com um topo fechado e uma base aberta com uma fenda que estende-se através da parte de topo. Uma seção média conecta a parte de topo em uma extremidade aberta adaptada para acessar o disjuntor. A parte de topo tem forma de sino com um domo superior e inferior, dois lados opostos e uma fenda que estende-se através dos domos. Em uma modalidade preferida, um elemento de fixação com capacidade de vareta isolante é anexado nos dois lados opostos, com uma abertura disposta em cada um dos lados para a recepção de um elemento de fixação com uma cabeça em forma de cone para prender os lados da tampa. Recursos de vareta isolante são incluídos na tampa para um instalador de linha elétrica pegar e instalar sobre o disjuntor com uma ferramenta tipo vareta isolante. Em uma outra modalidade preferida, um elemento de fixação é pré-instalado em um lado da tampa para a inserção no segundo lado da tampa.
[015] Formando a tampa de disjuntor desta maneira, um usuário pode instalar a tampa com luvas de borracha, se a tampa não tiver um elemento de fixação com capacidade de vareta isolante, e prender a tampa no disjuntor com o mecanismo de fixação encaixando ambos lados adjacentes à fenda que estende-se através dos domos.
[016] Da forma usada neste pedido, pretende-se que os termos “topo”, “base” e “lado” facilitem a descrição da invenção e não pretende-se que limitem a presente invenção a nenhuma orientação particular.
[017] Outros objetivos, vantagens e recursos importantes da invenção ficarão mais aparentes a partir da descrição detalhada seguinte que, considerada em conjunto com os dese-nhos anexos, divulga modalidades preferidas da presente invenção.
DESCRIÇÃO RESUMIDA DOS DESENHOS
[018] Em relação aos desenhos que formam uma parte desta divulgação: A Figura 1 é uma vista elevada lateral de toda a tampa de disjuntor com capacidade de vareta isolante em um disjuntor convencional de acordo com uma primeira modalidade da invenção; A Figura 2 é uma vista em perspectiva lateral da tampa da Figura 1; A Figura 3 é uma vista elevada de topo da tampa de acordo com uma variação da modalidade das Figuras 1 e 2; A Figura 4 é uma vista em perspectiva lateral em seção transversal da tampa da Figura 2; A Figura 5 é uma vista em perspectiva lateral da tampa das Figuras 1-4 antes da instalação dos elementos de fixação; A Figura 6 é uma vista elevada lateral da tampa das Figuras 1-5 com elementos de fixação instalados; A Figura 7 é uma vista em perspectiva frontal de uma tampa de disjuntor com uma pluralidade de Recursos de vareta isolante de acordo com uma segunda modalidade da presente invenção; A Figura 8 é uma vista em perspectiva traseira da tampa de disjuntor da Figura 7 antes da instalação de um elemento de fixação de vareta isolante aceitável; A Figura 9 é uma vista em perspectiva lateral da tampa de disjuntor das Figuras 7 e 8 com um elemento de fixação da vareta isolante aceitável instalado; As Figuras 10-13 são vistas em perspectiva e elevadas ampliadas do mecanismo de fixação das Figuras 8 e 9; A Figura 14 é uma vista em perspectiva traseira de uma tampa de disjuntor de acordo com uma terceira modalidade da presente invenção; A Figura 15 é uma vista em perspectiva frontal da tampa de disjuntor da Figura 14 com os elementos de fixação antes da instalação; A Figura 16 é uma vista em perspectiva de topo da tampa de disjuntor das Figuras 14 e 15; e A Figura 17 é uma vista em perspectiva lateral da tampa de disjuntor das Figuras 14-16 depois que os elementos de fixação foram instalados.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
[019] Voltando para a Figura 1, uma tampa de disjuntor 10 está disposta em um disjuntor convencional 12 para proteger animais selvagens e instaladores de linha elétrica de choque elétrico, e pode ser aplicada com uma ferramenta com capacidade de vareta isolante (incluindo do tipo de agarrar tudo ou prender) ou com luvas de borracha (quando os recursos de vareta isolante forem oferecidos) em disjuntores de polímero e porcelana, dependendo do desenho estrutural da tampa. A tampa 10 é feita de um material flexível e resiliente, desenhada para se acomodar de forma justa ao redor do disjuntor 12. A tampa 10 inclui uma parte de topo oca 14 com um domo superior 16 e um domo inferior 18 para tampar um isolamento de disjuntor 20 e uma fenda 38 que estende-se através dos domos 16, 18. A tampa 10 também inclui uma extremidade substancialmente aberta 21, adaptada para receber um suporte de topo do disjuntor, e uma seção média 19, conectando o domo inferior 18 na extremidade aberta 21.
[020] O disjuntor convencional 12 inclui um isolamento 20, uma ligação de fusível 22, um mecanismo carregado por mola 24, um suporte de topo, um suporte de base 26 e um ponto de conexão no seu topo e na sua base ligando o arame-guia proveniente tanto de um conector de derivação quanto de um detentor de sobretensão. O mecanismo carregado por mola 24 mantém o disjuntor 12 junto e suporta o arame-guia, uma parte exposta da configuração da qual os animais selvagens devem ser protegidos. O isolamento 20 pode ser porcelana, polímero ou qualquer material similar. Tais disjuntores são divulgados nas patentes US 6.392.526, 6.462.639, 6.583.708 e 6.593.842, cujos assuntos em questão são aqui incorporados pela referência.
[021] Da forma vista nas Figuras 2-6, a tampa 10 tem forma geral de bota, com uma parte arredondada substancial- mente em forma de sino 14, um pescoço 19, uma extremidade aberta 21 e uma base aberta 32. A parte de topo em forma de sino 14 se acomoda de forma justa ao redor do topo do isola-mento 20 e de uma seção superior 34 do disjuntor 12. A parte de topo 14 inclui um domo superior 16 com um diâmetro menor que o diâmetro de um domo inferior 18. A parte de topo 14 é definida adicionalmente por uma fenda longitudinal 38 que estende-se ao longo da linha média da parte de topo 14, começando no topo do domo superior 16, continuando ao longo do exterior da parte de topo 14 até o domo inferior 18, e terminando na base aberta 32.
[022] Preferivelmente, a tampa 10 é feita de um material macio e flexível, tais como borracha, plástico macio, plástico rígido com uma articulação viva 36 ou região flexível, ou um plástico rígido com uma junta de articulação carregada por mola. A articulação viva 36 está localizada no ápice da fenda 38 no domo superior 16 entre o primeiro lado 40a e o segundo lado oposto 40b adjacente à fenda 38. A articulação viva 36 e a flexibilidade do material da tampa permitem que os lados 40a, 40b da parte de topo 14 se flexionem na direção do centro da fenda 38 e para longe dela, mas a tampa 10 é feita com resiliência suficiente para manter uma posição fechada. Esta expansão e contração controladas pela articulação viva 36 permitem que um instalador de linha elétrica posicione a tampa 10 no disjuntor 12 com um certo grau de segurança.
[023] A seção média da parte de pescoço 19 da tampa 10 é uma coluna na direção do comprimento que estende-se entre o domo inferior 18 e a extremidade aberta 21, tampando a extremidade do disjuntor 12 acima da ligação do fusível 22. O pescoço 19 é mais estreito tanto que a parte de topo 14 quanto a extremidade aberta 21, tal que ele inclua um primeiro diâmetro 25 e um segundo diâmetro 28 relativamente maior à medida em que ele se estende do domo inferior 18 na direção do ponto de pega 13 do disjuntor 12 na extremidade aberta 21.
[024] A extremidade aberta 21 é uma parede substancialmente aberta adaptada para acessar o disjuntor 12. A extremidade aberta 21, localizada adjacente ao ponto de pega 13, é modelada de forma ampla de maneira tal que um instalador de linha elétrica possa facilmente acessar o ponto de pega 13 do disjuntor e a ligação do fusível 22 sem a obstrução pela tampa 10. Há espaço livre suficiente provido por uma extremidade aberta 21 em que o instalador de linha elétrica pode trocar o fusível sem romper a tampa 10, ou ter que removê-la. Indiferentemente, a extremidade 21 pode ser preferivelmente de forma substancialmente arqueada, tal como a tampa 10 mostrada na Figura 2, ou a extremidade 210 pode ser substancialmente quadrada, incluindo dois cantos 210a, 210b formados substancialmente em ângulos de 90 graus vistos na tampa 10a mostrada na Figura 3. Também, as extremidades 21, 210 podem prover uma proteção de gelo para aplicações em clima frio.
[025] A base 32 da tampa 10 é consideravelmente de face aberta e estende-se ao longo da borda de toda a tampa 10, incluindo a parte de topo 14 substancialmente em forma de sino, o pescoço 19 e a extremidade aberta 21. Uma vez que a tampa 10 protege o topo do disjuntor 12 de dano ocasionado pelas condições climáticas e reduz o risco de choque elétrico para os animais selvagens, não é necessário que a tampa 10 proteja o suporte de base 26, em virtude de os animais selvagens, tipicamente, não acessarem a área do suporte de base do disjuntor 12.
[026] Nesta modalidade da invenção, a tampa 10 é aplicada com luvas de borracha e inclui um mecanismo de fixação 16 para prender os lados 40a, 40b da tampa 10 quando a tampa 10 é instalada no topo do disjuntor 12. O mecanismo de fixação 16 inclui pelo menos uma abertura 30 na direção do domo superior 16 e/ou do domo de base 18 e elementos de fixação 31. Cada abertura 30 é substancialmente circular e disposta em ambos lados 40a, 40b da fenda 38. Cada elemento de fixação 31 é um rebite que mantém os lados 40a, 40b juntos mediante a inserção do rebite 31 no interior da abertura 30, criando um ajuste por atrito seguro entre os rebites 31 e as aberturas 30.
[027] Além do mecanismo de fixação 16, a tampa 10 inclui pontos de captura que apertam a tampa 10 sobre o disjuntor 12 para permanecer firmemente instalada, da forma ilustrada na Figura 4. Estes pontos de captura ou nervuras de pegada 48 localizados no interior 33 da tampa 10 e adjacentes ao aro externo 56 seguem o contorno da mesma forma arqueada que a base 32 da tampa 10. As nervuras de pegada 48 fazem contato com o disjuntor 12 em uma posição mais próxima que o aro externo 56 toca o disjuntor 12. Este relacionamen- to de contato prende adicionalmente a tampa 10 no disjuntor 12 em virtude de as nervuras de pegada 48 estenderem-se mais próximas na direção do disjuntor 12 que o aro externo 56.
[028] Em uma segunda modalidade da invenção vista nas Figuras 7-13, uma tampa 100 inclui uma variedade de pontos de pega da vareta isolante compatíveis com ferramentas iso- lantes para este tipo de instalação. Os pontos de pega da vareta isolante são pontos de anexação da ferramenta tipo vareta isolante para que o instalador de linha elétrica não tenha que tocar a tampa 100 com suas mãos nuas ou luvas de borracha. Com a tampa 1 da modalidade anterior sem pontos de pega da vareta isolante, o instalador deve usar luvas de borracha para instalar a tampa 10.
[029] O desenho geral desta tampa 100 é similar à tampa anterior 10 com exceção dos pontos de pega da vareta iso- lante e do mecanismo de fixação. A tampa 100 inclui um cabo 150 que estende-se a partir do pescoço 119. O ponto de pega 140 está localizado na extremidade do cabo 150. O ponto de pega 140 é substancialmente em forma de botão e projeta-se do cabo colunar 150 na direção do domo superior 116 da tampa 100.
[030] O tipo de mecanismo de fixação nesta modalidade inclui uma primeira abertura 141, uma segunda abertura ou receptor 142 e um elemento de fixação em forma de cone 144. Similar à primeira modalidade, o mecanismo de fixação mantém os lados 140a, 140b em uma posição fechada para suportar o movimento de abertura e fechamento da articulação viva 136. Além do mais, esta conexão prende adicionalmente a tampa 100 sobre o disjuntor ao redor do topo do isolamento e o impede de deslizar em função de dano ocasionado pelas condições climáticas, etc.
[031] A primeira abertura 141 está disposta no lado 140a da parte de topo 114 e inclui uma forma substancialmente circular para aceitar o elemento de fixação em forma de cone 144 e ser recebida em um entalhe anular no elemento de fixação. A cabeça 145 do elemento de fixação 144 é substancialmente em forma de cone para correr através da abertura 141 e da fenda 138 na direção do receptor 142 no lado oposto 140b.
[032] O receptor 142 é substancialmente em forma de chave para permitir a fácil instalação do elemento de fixação 144 com uma ferramenta tipo vareta isolante. O receptor 142 inclui um primeiro diâmetro, ou grande diâmetro 147, para o ponto de contato na direção do topo do lado 140b para aceitar a cabeça do elemento de fixação 145 mediante a inserção inicial. Uma vez que a cabeça 145 é inserida no interior do receptor 142, a cabeça 145 é guiada na direção da base 132 da tampa 100, no interior do entalhe anular de segundo diâmetro, ou diâmetro pequeno 149, do receptor 142 e travado em posição.
[033] Uma parte externa do elemento de fixação 144 contém um ressalto ou pescoço 143 para aceitar um lado da ferramenta tipo vareta isolante. O pescoço 143 é a parte mais estreita do elemento de fixação 144 e a única seção que se ajusta através do canal 148 no interior do diâmetro pequeno 149 para que o diâmetro pequeno 149 tenha uma pegada mais firme ao redor do pescoço 143 do que a do diâmetro grande 147.
[034] Um outro ponto de pega 146 está localizado no mecanismo de fixação na parte mais larga do elemento de fixação 144 em virtude de ela ser a seção mais fácil do elemento de fixação 144 a se prender à ferramenta tipo vareta isolante. Preferivelmente, a tampa 100 permanece no local uma vez que ela é instalada. O espaço livre na frente da tampa 100 permite acesso para um instalador de linha elétrica trocar o fusível. Depois que a ligação do fusível 22 seja reconectada, o instalador de linha elétrica coloca a tampa 100 de volta no lugar. Deste modo, a cabeça 145 do elemento de fixação 144 é mais facilmente empurrada por meio das partes de lado 140a, 140b da tampa 100.
[035] O elemento de fixação 144 é modelado da forma ilustrada, então, há uma quantidade substancial de material para o instalador de linha elétrica prender com a vareta isolante no ponto de pega 146 e suficiente para manipular o elemento de fixação 144 e a tampa 100 no interior de uma posição apropriada sem romper o elemento de fixação 144. Se desejado, o elemento de fixação 144 pode ser instalado em uma aplicação de luva de borracha. Alternativamente, o elemento de fixação 144 pode ser pré-instalado no lado 140a para a facilitar a instalação da tampa 100.
[036] Da forma vista em uma terceira modalidade da invenção, Figuras 14-17, um disjuntor tipo interrupção de carga pode ser protegido por uma tampa 200 que tem substancialmente metade do tamanho da tampa 10 da primeira modalidade. A meia tampa de disjuntor 200 é similar à tampa completa 10 sem o pescoço 19 conectando a uma seção aberta 221. A seção aberta 221 fica de frente para o suporte de topo do disjuntor 12. A tampa 200 inclui um corpo em forma de domo arqueado 262 que pode ser ajustado sobre o isolamento de porcelana 20 com a seção aberta 221 posicionada sobre o suporte de to-po.
[037] Adicionalmente, o topo 261 da tampa 200 inclui uma fenda em forma de cruz 238 disposta no topo da parte em forma de domo 262. A base 232 da tampa 200 tem face aberta na direção do isolamento 20 e oposta à fenda em forma de cruz 238.
[038] Como na segunda modalidade, preferivelmente, a meia tampa do disjuntor 200 é instalada e removida com uma ferramenta tipo vareta isolante. Para que isto ocorra, a tampa 200 inclui um ponto de pega da vareta isolante 264 localizado no topo 261 da tampa 200. O ponto de pega 264 é uma abertura de forma substancialmente circular acessível adjacente à fenda 238 e que estende-se através de ambos lados 240a, 240b da tampa 200. Uma ferramenta tipo vareta isolante encaixa no ponto de pega 264, entrando pela abertura e remove a tampa 200 do disjuntor 12.
[039] A fenda 238 é substancialmente em forma de cruz através do topo 261 da tampa 200 e inclui uma seção longitudinal ao longo de todo o lado da tampa 200 que estende-se na direção da base 232. A forma da fenda 238 permite uma maior faixa de movimento que a fenda 38, 138 da tampa 10, 100, respectivamente, em virtude do relacionamento transversal da seção em forma de cruz.
[040] A tampa 200 inclui adicionalmente a articulação viva 236 ao longo do ápice 238’ da fenda 238 adjacente ao topo 261 na direção do comprimento ao longo da linha média do corpo arredondado 262 entre a fenda 238 e a porta 265 adjacente ao suporte de topo. A articulação 236 opera como a articulação 36 da primeira modalidade, permitindo que os lados 240a, 240b adjacentes à fenda 238 se flexionem na direção do centro da fenda 238 e para longe dela para que a tampa 200 possa permanecer na posição fechada quando um mecanismo de fixação estiver devidamente instalado.
[041] O mecanismo de fixação da modalidade de meia tampa 200 é similar ao mecanismo de fixação da primeira e segunda modalidades. Cada lado 240a, 240b inclui pelo menos uma abertura 230 na direção do topo 261 e/ou uma outra abertura 230 na direção da base 232. A abertura 30 é substancialmente circular e disposta em ambos lados 240a, 240b da fenda 238. A abertura 230 é encaixada por um elemento de fixação tipo rebite 231 adaptado para prender os lados da abertura 230 inserindo o rebite 231 no interior da abertura 230, criando um ajuste por atrito entre o pino e a abertura para prender os dois lados 240a, 240b.
[042] Alternativamente, o mecanismo de fixação poderia incluir um elemento de fixação em forma de cone com capacidade de vareta isolante divulgado na segunda modalidade em vez de o elemento de fixação tipo rebite da primeira modalidade. Se estiver usando o elemento de fixação tipo rebite 231, ele será instalado com uma luva de borracha. Se estiver usando o elemento de fixação em forma de cone, o elemento de fixação será instalado com uma ferramenta tipo vareta iso- lante.
[043] Além do mecanismo de fixação, a tampa 200 também inclui pontos de captura que apertam a tampa 200 sobre o disjuntor 12 para permanecer firmemente instalada, como ilustrado nas Figuras 14 e 16. Estes pontos de captura ou nervuras de pegada 248, localizados no interior 233 da tampa 10 e adjacentes ao aro externo 256, seguem o contorno da mesma forma arqueada da base 232 da tampa 200. As nervuras de pegada 248 fazem contato com o disjuntor 12 em uma posição mais próxima que o aro externo 256 toca o disjuntor 12. Este relacionamento de contato prende ainda mais a tampa 200 no disjuntor 12 em virtude de as nervuras de pegada 248 se estenderem mais próximas na direção do disjuntor 12 que o aro externo 256.
OPERAÇÃO
[044] Em consideração à primeira modalidade, um instalador de linha elétrica usando luvas de borracha pega a tampa 10 e prende-a sobre o disjuntor 12 da forma mostrada na Figura 1. A tampa 10 é deslizada sobre um arame-guia e em posição próxima ao topo do disjuntor 12. Então, o instalador de linha elétrica puxa a tampa 10 sobre o disjuntor para a posição, produzindo uma tampa 10 que agarra o disjuntor 12 em múltiplos locais. A fenda 38 muda de uma posição substancialmente aberta para uma posição substancialmente fechada em virtude da resiliência do material da tampa. O instalador de linha elétrica instala o(s) elemento(s) de fixação 31 no interior da(s) abertura(s) 30 na direção do topo 14 e/ou da base 32 da tampa 10. Cada elemento de fixação 31 é instalado no interior da abertura 30, criando um ajuste por atrito seguro entre o elemento de fixação 31 e a tampa 10. Este relacionamento é suficiente para suportar o movimento de abertura e fechamento dos lados 40a, 40b originado pela articulação viva 38. Também, as nervuras de pegada 48 fazem contato com o disjuntor 12 em uma posição mais próxima que o aro externo 56 e provê suporte adicional para a tampa 10 no disjuntor 12.
[045] Em relação à segunda e terceira modalidades, o instalador de linha elétrica não precisa usar luvas de borracha em virtude de as tampas 100, 200 serem equipadas com pontos de pega da vareta isolante. A tampa 100 é pega conectando uma ferramenta tipo vareta isolante no botão 140 do cabo 150 e manipulando a tampa. O elemento de fixação 144 é pré-instalado antes da montagem no disjuntor 12. Durante o travamento da tampa 100, o instalador de linha elétrica pega o elemento de fixação 144 com a ferramenta tipo vareta iso- lante no ponto de pega 146 (a parte mais ampla do elemento de fixação 144) e o insere na primeira abertura 141 do lado 140a. O elemento de fixação 144 é empurrado através do diâ-metro grande 147 da abertura 142, guiado por sua cabeça em forma de cone 145, e é empurrado através do diâmetro 147 até que o pescoço 143 esteja paralelo com a abertura 142. Quando o pescoço 143 está paralelo à abertura 142, o elemento de fixação 144 é deslizado na direção da abertura estreita 149 e o pescoço 143 corre através do canal 148. Isto trava o elemento de fixação 144 no interior da abertura 142 e, assim, prende os lados 140a, 140b para resistir ao movimento de abertura e fechamento da articulação viva 138.
[046] Na modalidade final, a tampa 200 é instalada sobre o isolamento com a extremidade aberta 221 ficando de frente para o ponto de pega 13 do disjuntor 12 quando a ferramenta tipo vareta isolante acopla no ponto de pega 264 e é posicionada. A fenda 238 muda de uma posição substancialmente aberta para uma posição substancialmente fechada em virtude da resiliência do material da tampa. O instalador de linha elétrica instala o(s) elemento(s) de fixação 231 no interior da(s) abertura(s) 230 na direção do topo 261 e/ou da base 232 da tampa 10. Cada elemento de fixação 231 é instalado no interior da abertura 230, criando um ajuste por atrito entre o elemento de fixação 231 e a tampa 200. Este relacionamento é suficiente para suportar o movimento de abertura e fechamento dos lados 240a, 240b originado pela articulação viva 238. Também, as nervuras de pegada 248 fazem contato com o disjuntor 12 em uma posição mais próxima que o aro externo 256 e proveem suporte adicional para a tampa 200 no disjuntor 12.
[047] Apesar de modalidades particulares terem sido escolhidas para ilustrar a invenção, versados na técnica entendem que várias mudanças e modificações podem ser feitas nesta sem fugir do escopo da invenção, definido nas reivindicações anexas.

Claims (16)

1. Tampa de disjuntor (10), compreendendo: uma parte de topo oca (14) com um domo superior (16) e um domo inferior (18) estendendo ao longo de um eixo longitudinal para tampar um isolamento de disjuntor (20) e com uma fenda (38) que se estende através dos ditos domos (16, 18), a dita parte de topo (14) incluindo primeiro e segundo lados opostos (40a, 40b), cada um dos ditos lados (40a, 40b) adjacentes à dita fenda (38); uma extremidade aberta (21) adaptada para receber um suporte de topo de disjuntor; e uma seção média (19) conectada ao dito domo superior (16) e estendendo perpendicularmente para o dito eixo longitudinal e radialmente para fora de uma superfície ex-terna do dito domo superior (16) e dito domo inferior (18), e conectando o dito domo inferior (18) à dita extremidade aberta (21); CARACTERIZADA pelo fato de que a dita tampa (10) inclui um interior com uma pluralidade de nervuras de pegada (48) nela dispostas; e compreende um mecanismo de fixação (140a, 140b) disposto adjacente aos ditos lados opostos (40a, 40b) e adaptados para contatar um ao outro quando o fixador é ins-talado; em que as aberturas (141, 142) são formadas no mecanismo de fixação (140a, 140b).
2. Tampa de disjuntor (10), de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que: o dito mecanismo de fixação (140a, 140b) inclui um fixador (144) e primeira e segunda aberturas (141, 142), dispostas em cada um dos ditos lados para receber o dito fi-xador (144).
3. Tampa de disjuntor (10), de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADA pelo fato de que: o dito fixador (144) inclui uma cabeça em forma de cone.
4. Tampa de disjuntor (10), de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADA pelo fato de que: uma das ditas aberturas (141, 142) é em forma de chave.
5. Tampa de disjuntor (10), de acordo com a reivindicação 4, CARACTERIZADA pelo fato de que: a dita abertura (142) em forma de chave inclui primeiro e segundo diâmetros (147, 149), o dito primeiro diâmetro (147) sendo maior do que o dito segundo diâmetro (149).
6. Tampa de disjuntor (10), de acordo com a reivindicação 5, CARACTERIZADA pelo fato de que: o dito fixador (144) inclui um pescoço (143) tendo uma largura com um tamanho pequeno o suficiente para se ajustar entre os ditos primeiro e segundo diâmetros (147, 149).
7. Tampa de disjuntor (10), de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que: a dita tampa (10) é formada de material flexível e resiliente; e uma articulação viva (36) está disposta no dito domo superior (16) entre os ditos primeiro e segundo lados opostos (40a,40b).
8. Tampa de disjuntor (10), de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que: a dita seção média (19) inclui adicionalmente pelo menos um ponto de pega (140) de vareta isolante.
9. Tampa de disjuntor (10), de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que: o dito ponto de pega (140) de vareta isolante é em forma de botão.
10. Tampa de disjuntor (10), de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que: a dita tampa (10) inclui um cabo que se estende do dito pescoço (19) com um ponto de pega (140) em forma de botão projetando-se na direção do dito domo superior (16).
11. Tampa de disjuntor (10),compreendendo: uma parte em forma de domo arqueado (262) de material flexível e resiliente estendendo ao longo de um eixo longitudinal tendo uma extremidade aberta (221) e uma seção média (19) estendendo perpendicularmente para o dito eixo longitudinal e radialmente para fora da dita parte em forma de domo arqueado (262) e recebendo um suporte de topo de disjuntor; um topo (14) tendo uma fenda longitudinal (38) e uma articulação (36) dispostas sobre a dita parte em forma de domo (262) adjacente aos primeiro e segundo lados opostos (40a, 40b); e uma base (18) oposta à dita fenda longitudinal (38) e à dita articulação (36) e adjacente a dita seção média (19) CARACTERIZADA pelo fato de que a dita tampa (10) adicionalmente compreende: um interior com uma pluralidade de nervuras de pegada (48) nela dispostas; e um mecanismo de fixação (140a, 140b) disposto adjacente aos ditos lados opostos (40a, 40b) e adaptados para contatar um ao outro quando o fixador é instalado; aberturas (141, 142) que são formadas no mecanismo de fixação (140a, 140b).
12. Tampa de disjuntor (10), de acordo com a reivindicação 11, CARACTERIZADA pelo fato de que: a dita tampa (10) inclui pelo menos um ponto de pega (140) de vareta isolante disposto no dito topo (264).
13. Tampa de disjuntor (10), de acordo com a reivindicação 12, CARACTERIZADA pelo fato de que: o dito ponto de pega (264) de vareta isolante é uma abertura de forma circular adjacente à dita base (18).
14. Tampa de disjuntor (10), de acordo com a reivindicação 11, CARACTERIZADA pelo fato de que: a dita tampa (10) inclui primeiro e segundo lados (40a, 40b) dispostos em lados opostos da articulação (36).
15. Tampa de disjuntor (10), de acordo com a reivindicação 14, CARACTERIZADA pelo fato de que: a dita tampa (10) inclui adicionalmente um mecanismo de fixação (140a, 140b) com um fixador (31) e primeira e segunda aberturas (141, 142) dispostas em cada um dos ditos lados (140a, 140b) para receber o dito fixador (31).
16. Tampa de disjuntor (10), de acordo com a reivindicação 15, CARACTERIZADA pelo fato de que: o dito fixador (31) é um rebite que é inserido nas ditas aberturas (141, 142).
BRPI0704242-6A 2006-11-30 2007-11-26 Tampa de disjuntor com capacidade de vareta isolante BRPI0704242B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US11/606,355 US7839256B2 (en) 2006-11-30 2006-11-30 Hot-stick capable cutout cover
US11/606,355 2006-11-30

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0704242A BRPI0704242A (pt) 2008-07-15
BRPI0704242B1 true BRPI0704242B1 (pt) 2024-02-27

Family

ID=39473510

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0704242-6A BRPI0704242B1 (pt) 2006-11-30 2007-11-26 Tampa de disjuntor com capacidade de vareta isolante

Country Status (4)

Country Link
US (1) US7839256B2 (pt)
BR (1) BRPI0704242B1 (pt)
CA (1) CA2607461C (pt)
MX (1) MX2007014134A (pt)

Families Citing this family (27)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CA2759717C (en) 2010-11-24 2019-03-12 Cantega Technologies Inc. Fastener applicator tool and method
NL2007369C2 (nl) * 2011-09-07 2013-03-11 Alfen B V Afschermkap.
WO2013055870A1 (en) * 2011-10-11 2013-04-18 Custom Coating Innovations, Inc. Method and system for a cutout cover
US20130205714A1 (en) * 2012-02-10 2013-08-15 James B. Rauckman Horizontal post base cover
US8723056B2 (en) 2012-05-04 2014-05-13 Kaddas Enterprises, Inc. Electrical component cover for protecting wildlife
US8969721B2 (en) 2013-05-03 2015-03-03 Cantega Technologies Inc. Boom tip cover
US9960586B2 (en) 2013-07-12 2018-05-01 Cantega Technologies Inc. Electrical power transmission protectors with component grippers, and related methods
US9413153B2 (en) 2014-05-06 2016-08-09 Power Line Sentry, Llc High voltage bushing cover
US9647429B2 (en) 2014-07-31 2017-05-09 Cantega Technologies Inc. Method of using barrier walls in electrical power transmission systems
US10263402B2 (en) 2014-11-27 2019-04-16 Cantega Technologies Inc. Conductor cover applicator
USD765038S1 (en) * 2015-05-18 2016-08-30 Central Moloney, Inc Raptor register guard
US9787071B1 (en) * 2015-09-08 2017-10-10 Gato Assets Llc Cover for electrical power distribution equipment
US9969602B2 (en) * 2016-10-13 2018-05-15 Lane Matthew Chomko Insulated boom knuckle cover for high voltage line truck
JP1595290S (pt) * 2017-04-07 2021-01-18
US10566166B1 (en) * 2018-12-10 2020-02-18 Eco Electrical Systems Squirrel guard for high voltage insulator cover
US10679815B1 (en) * 2018-12-10 2020-06-09 Eco Electrical Systems Fuse cutout cover with wide angle opening for loadbreak tool
US10881097B2 (en) * 2019-02-01 2021-01-05 Eco Electrical Systems High voltage wildlife protection cover having skirts for increasing effective surface distance
USD892051S1 (en) 2019-02-05 2020-08-04 Power Line Sentry, Llc Universal cut-out cover
US11296487B2 (en) * 2019-06-14 2022-04-05 Eco Electrical Systems Dielectric cover for high voltage component with hood over hole for retaining pin
US11824341B2 (en) * 2019-06-14 2023-11-21 Eco Electrical Systems, Inc. High voltage conductor cover with fenders over retaining pin holes
US10991526B1 (en) * 2019-10-02 2021-04-27 Eco Electrical Systems Fuse cutout cover with variable roofs for different fuse cutouts
EP3813082B1 (en) * 2019-10-21 2023-07-19 Hitachi Energy Switzerland AG Insulator shed having non-circular tip
US11930804B2 (en) * 2020-05-21 2024-03-19 Florida Power & Light Company Avian streamer deterrent for electric power line support structures
CN113885392B (zh) * 2021-10-18 2024-04-26 卡斯柯信号有限公司 用于安全输出的无熔丝化离散输出安全态逃逸防护系统
WO2023167886A1 (en) * 2022-03-01 2023-09-07 Hubbell Incorporated Quick disconnect arrester
NL2031886B1 (en) * 2022-05-17 2023-11-24 Alfen B V Protection cover, method of installing thereof and method of performing maintenance therewith
US11901098B1 (en) * 2022-07-28 2024-02-13 Te Connectivity Solutions Gmbh Assemblies for mitigating dry band arcing on power distribution line insulators

Family Cites Families (34)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2576238A (en) * 1951-11-27 Fastening peg
US983039A (en) * 1910-02-17 1911-01-31 John E Field Insulator-protector.
US2682591A (en) * 1952-05-24 1954-06-29 Porter Co Inc H K Interrupter shield
US2875267A (en) * 1956-10-03 1959-02-24 Gen Electric Bushing terminal and line lead guard
US3079457A (en) * 1959-12-21 1963-02-26 Chance Co Ab Covers for electrical equipment
US3238291A (en) * 1965-04-05 1966-03-01 Wagner Electric Corp Terminal cover
US3270120A (en) * 1965-09-29 1966-08-30 Joseph M Van Name Cover for electrical insulators and method of removing same
US3328511A (en) * 1966-11-23 1967-06-27 Chance Co Ab Crossarm cover
US3639678A (en) * 1970-07-17 1972-02-01 Central Transformer Inc Bushing protective guard
US3639681A (en) * 1970-09-02 1972-02-01 Gen Electric Bushing terminal guard
US3824676A (en) * 1972-11-15 1974-07-23 L Ebert Method of applying a removable cover to an electrical insulator bushing
USD259634S (en) * 1979-05-18 1981-06-23 A. B. Chance Company Insulator cover
US4280013A (en) * 1980-06-16 1981-07-21 A. B. Chance Company Insulator cover
US4449010A (en) * 1982-09-28 1984-05-15 Hastings Fiber Glass Products, Inc. Insulator guard
US4845307A (en) * 1988-11-04 1989-07-04 Fargo Mfg. Co., Inc. Wildlife guard for electrical insulator bushings
USD357458S (en) * 1992-12-07 1995-04-18 Custom Plastics, Inc. Electrical transformer cover for protecting wildlife
US5873324A (en) * 1996-11-27 1999-02-23 Kaddas; John G. Bird guard wire protector
US6005196A (en) * 1998-07-06 1999-12-21 Central Moloney, Inc. Triggered wildlife guard for electrical insulator bushings
US6098348A (en) * 1999-03-05 2000-08-08 Weaver; Dennis Adaptable squirrel shield
US6291774B1 (en) * 1999-05-12 2001-09-18 Reliant Energy Incorporated Wildlife guard cover
US6255597B1 (en) * 2000-02-25 2001-07-03 Tyco Electronics Corporation Wildlife guard for electrical insulator bushings
US7196265B2 (en) * 2001-02-02 2007-03-27 Spencer Ronald K Raptor guard system
US6486785B1 (en) * 2001-08-06 2002-11-26 Universal Thermography, Inc. Method of taking infrared temperature readings through a wildlife shield for electrical equipment
US6683249B1 (en) * 2002-08-05 2004-01-27 Paula A. Leppin Transformer assembly and transformer cover
US7154034B2 (en) * 2002-12-19 2006-12-26 Lynch Michael D Method and apparatus for protection of wildlife from contact with power phase cutout mechanism
US7276665B1 (en) * 2003-09-17 2007-10-02 Rauckman James B Wildlife guard for electrical power distribution and substation facilities
US7309837B1 (en) * 2003-09-17 2007-12-18 Rauckman James B Wildlife guard for electrical power distribution and substation facilities
US6878883B1 (en) * 2003-09-17 2005-04-12 James Rauckman Wildlife guard for electrical power distribution and substation facilities
US6963025B1 (en) * 2004-05-13 2005-11-08 Wisconsin Electric Power Company Wildlife protector guard for high voltage electrical termination
US7297869B2 (en) * 2005-01-24 2007-11-20 Tyco Electronics Corporation Covers for distribution lines and insulators
AU2006208243A1 (en) * 2005-01-25 2006-08-03 Cooper Technologies Company Insulator for energized terminal of electrical device
US6995313B1 (en) * 2005-04-07 2006-02-07 Central Moloney, Inc. Insulator bushing wildlife guard
USD580878S1 (en) * 2006-07-07 2008-11-18 Central Moloney, Inc. Wildlife guard for high voltage bushing
US7622668B1 (en) * 2008-05-02 2009-11-24 Cantex, Inc. Wildlife protection guard for electrical power distribution equipment

Also Published As

Publication number Publication date
US20080128163A1 (en) 2008-06-05
US7839256B2 (en) 2010-11-23
CA2607461C (en) 2012-09-18
CA2607461A1 (en) 2008-05-30
BRPI0704242A (pt) 2008-07-15
MX2007014134A (es) 2009-02-19

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0704242B1 (pt) Tampa de disjuntor com capacidade de vareta isolante
ES2949783T3 (es) Conjunto de gestión de cables
KR101557465B1 (ko) 가공배전선의 보호커버
US9608424B2 (en) Wildlife protective cover having a conductor/insulator guard and system for power distribution and transmission systems and related methods
KR101604787B1 (ko) 전신주용 지선 보호커버
CA2486984C (en) Pipe hold-down with flexible isolating leg
US9912135B2 (en) Cross arm covers for utility poles and related methods
KR200459083Y1 (ko) 도어용 경첩
KR20080005384U (ko) 전선정리용 몰드
KR200443981Y1 (ko) 개폐식 전선 보호용 파이프 세트
JP7172738B2 (ja) 鳥害防止具
JP4272914B2 (ja) 電線補修用カバ−、及びその取付け方法
JP5792237B2 (ja) 配電線用絶縁カバー
KR101419492B1 (ko) 케이블 고정구
EP1033430A2 (en) Bracket for a clothes line cover
KR200261412Y1 (ko) 파이프 홀더
JP6093657B2 (ja) 電線用被覆補修カバー
KR200261411Y1 (ko) 파이프 홀더
JP2017199605A (ja) 複数連碍子用保護カバー
CN218278469U (zh) 一种防鼠罩
KR20120029157A (ko) 지지대형 층막음 고정구
KR200429996Y1 (ko) 전선 접속용 절연캡
KR102271891B1 (ko) 방수커버 탈착식 콘센트
KR20230089858A (ko) 지중 배전선로의 입상케이블용 절연커버
WO2016185449A1 (es) Garra flexible de sujeción en caja y elemento a fijar por dicha garra

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]
B12B Appeal against refusal [chapter 12.2 patent gazette]
B08E Application fees: payment of additional fee required [chapter 8.5 patent gazette]

Free format text: CONFORME RESOLUCAO 113/2013, O DEPOSITANTE DEVERA COMPLEMENTAR A RETRIBUICAO DA 13A ANUIDADE, DE ACORDO COM TABELA VIGENTE, REFERENTE A GUIA DE RECOLHIMENTO 29409161916277798.

B08H Application fees: decision cancelled [chapter 8.8 patent gazette]

Free format text: ANULADA A PUBLICACAO CODIGO 8.5 NA RPI NO 2730 DE 02/05/2023 POR TER SIDO INDEVIDA, UMA VEZ QUE O RECOLHIMENTO DA 13A ANUIDADE FOI EFETUADO EM 27/02/2020 (26/2 - QUARTA-FEIRA DE CINZAS), ATRAVES DA GRU 29409161946277798.

B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 26/11/2007, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. PATENTE CONCEDIDA CONFORME ADI 5.529/DF, QUE DETERMINA A ALTERACAO DO PRAZO DE CONCESSAO.