BRPI0703945B1 - sistema e método para medição de vazão de fluido por deslocamento de faixe sônico - Google Patents

sistema e método para medição de vazão de fluido por deslocamento de faixe sônico Download PDF

Info

Publication number
BRPI0703945B1
BRPI0703945B1 BRPI0703945A BRPI0703945A BRPI0703945B1 BR PI0703945 B1 BRPI0703945 B1 BR PI0703945B1 BR PI0703945 A BRPI0703945 A BR PI0703945A BR PI0703945 A BRPI0703945 A BR PI0703945A BR PI0703945 B1 BRPI0703945 B1 BR PI0703945B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
flow
sonic
fluid
receivers
wave transmitter
Prior art date
Application number
BRPI0703945A
Other languages
English (en)
Inventor
Barreiros Da Costa E Silva Claudio
Alberto Pinheiro da Silva Filho José
Original Assignee
Petróleo Brasileiro S.A. - Petrobras
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Petróleo Brasileiro S.A. - Petrobras filed Critical Petróleo Brasileiro S.A. - Petrobras
Priority to BRPI0703945A priority Critical patent/BRPI0703945B1/pt
Publication of BRPI0703945A2 publication Critical patent/BRPI0703945A2/pt
Publication of BRPI0703945B1 publication Critical patent/BRPI0703945B1/pt

Links

Landscapes

  • Measuring Volume Flow (AREA)
  • Ultra Sonic Daignosis Equipment (AREA)

Abstract

sistema e método para medição de vazão de fluido por deslocamento de faixe sônico. refere-se a presente invenção a um sistema de medição de vazão de um fluido em escoamento (e) por intermédio do deslocamento de um feixe sônico (f). o sistema da presente invenção basicamente compreende uma conjugação de um transmissor de onda sônico posicionado frontalmente a uma coluna formada por uma pluralidade de receptores de onda sônicos com a finalidade de receber, cada receptor a seu tempo, uma parcela do feixe sônico emitido pelo transmissor, sistema acoplado a um suporte adequado a um cenário de aplicação, posicionado de forma que o feixe sônico (f) seja emitido ortogonalmente à direção do escoamento (e) de um fluido do qual quer-se medir a velocidade e onde todos os dados de entrada necessários à determinação da velocidade do escoamento (e) são recolhidos por receptores individuais (5) e enviados a um "computador de vazão". e apresentado também um método para medição da velocidade de escoamento (v) para tal sistema.

Description

(54) Título: SISTEMA E MÉTODO PARA MEDIÇÃO DE VAZÃO DE FLUIDO POR DESLOCAMENTO DE FAIXE SÔNICO (51) Int.CI.: G01F 1/66 (73) Titular(es): PETRÓLEO BRASILEIRO S.A. - PETROBRAS (72) Inventor(es): CLÁUDIO BARREIROS DA COSTA E SILVA; JOSÉ ALBERTO PINHEIRO DA SILVA FILHO
1/12
SISTEMA E MÉTODO PARA MEDIÇÃO DE VAZÃO DE FLUIDO POR DESLOCAMENTO DE FAIXE SÔNICO
CAMPO DA INVENÇÃO
A presente invenção encontra seu campo de aplicação dentre os sistemas, equipamentos e métodos para medição de vazão de um fluido em um escoamento.
A presente invenção é aplicável em qualquer atividade que envolva medição de velocidade de um fluido em um escoamento em uma indústria, como água em indústria de produção de água, indústria alimentícia, de bebidas, de geração de energia elétrica e em usinas térmicas para vazão de condensado, por exemplo.
A presente invenção é particularmente aplicável na indústria de petróleo na medida de velocidade de escoamento em produção de poços, ou na medida de velocidade de escoamento na de transferência de custódia de fluidos produzidos de um reservatório de petróleo, que é propriedade do país, para uma concessionária, por exemplo.
Em caso mais amplo, a presente invenção é aplicável na medição de velocidade de escoamento de um rio ou como instrumento adicional na detecção de vazamento em tubulações escoando qualquer tipo de fluido. ESTADO DA TÉCNICA
Nos campos mais variados que envolvam fluidos em escoamento, é de grande interesse o conhecimento da vazão que vem a ser a velocidade de escoamento desse fluido.
A maioria das aplicações de transporte de fluidos, envolve a utilização de tubulações pelo interior das quais um fluido escoa. No entanto, existem situações, como nas tecnologias envolvendo o meio ambiente por exempio, onde o conhecimento sobre a vazão das águas de um rio é de grande importância para determinação das condições desse rio e da vida em seu entorno.
Vários sistemas para determinação de vazão de um fluido foram
2/12 desenvolvidos ao longo do tempo.
Vários foram os meios empregados para que equipamentos produzidos para essa finalidade fossem fabricados.
O documento US 3,701,277, pertencente à Rockwell Manufacturing Company descreve um medidor de fluxo de fluido a ser interposto em uma determinada tubulação, o qual funciona por meios mecânicos baseados em um eixo rotacionado ao qual se encontra fixado um rotor acoplado a um mecanismo registrador. O rotor gira em função do fluxo de fluido que atravessa o corpo do medidor e transmite este movimento sob forma de deslocamento dos dígitos do mecanismo registrador.
O documento US 4,440,030, pertencente à Signet Scientific Co. descreve um equipamento medidor de fluido de funcionamento análogo ao objeto do documento acima citado, porém, com capacidade de medição com precisão em fluxos de fluido acima da faixa do número de Reynolds.
O documento US 3,939,406, pertencente à Westinghouse Electric Corporation, apresenta um conceito de medição da velocidade de um fluxo de fluido por meio de um par de sensores de microondas posicionados ao longo do caminho do fluxo de fluido. Os sinais captados são transformados em impulsos elétricos e calibrados em função da pressão e da temperatura do fluido,
O documento US 3,733,903, pertencente à General Signal Corporationapresenta um medidor de fluxo de fluido baseado em um tubo do tipo Venturi associado a um par de medidores de pressão diferencial, interpostos ao longo de um fluxo de fluido.
O documento US 3,690,172, pertencente à Fischer & Porter Company apresenta uma concepção de medidor de fluxo de fluido que compreende o aproveitamento de características do fluido quando este passa através de um campo magnético produzindo uma voltagem induzida. A medida é baseada na Lei de indução de Faraday.
Já o documento US 3,935,735, pertencente à Badger Meter Inc.
3/12 apresenta um arranjo em um trecho de tubulação destinado a medir a velocidade do fluxo de fluido que flui pelo interior desta tubulação por meio de energia ultrasônica. Um par de transdutores tipo transmissor/receptor de ultrasom são instalados relativamente opostos fisicamente nesta tubulação e a velocidade do fluido é determinada pela diferença do tempo de transmissão de um pulso ultrasônico de um transdutor ao outro.
A metodologia de determinação da velocidade média do fluido na tubulação é feita pela medida do tempo de trânsito em que o feixe sônico leva para ir e voltar no meio líquido. Em outras palavras, o tempo de trânsito do feixe sônico a favor do escoamento e contra o escoamento. Com esses dois tempos medidos e a distância entre os transmissores/receptores, chega-se à velocidade média do fluido em escoamento.
Como foi exemplificado acima, vários foram os caminhos utilizados para que a determinação da vazão de um fluido escoando já foram tentados e com sucesso. No entanto, um ponto em comum entre todos é a natureza invasiva ou, pelo menos, a necessidade que o medidor enquanto equipamento seja interposto a uma tubulação pelo interior da qual o fluido flui.
Adicionalmente, a determinação da vazão é fornecida de uma maneira que se pode dizer estática.
Não foi possível ainda uma determinação de vazão que permita um estudo do comportamento desta vazão a ponto de formar um espectro de comportamento, às vezes tão necessário em estudos envolvendo fluxo de fluidos em geral.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
Refere-se a presente invenção a um sistema de medição de vazão de um fluido em escoamento por intermédio do deslocamento de um feixe sônico.
O escoamento de fluido pode fluir pelo interior de uma tubulação ou não e, a medida da vazão, baseia-se no deslocamento de um feixe sônico emitido em direção ortogonal em relação à direção do fluxo de fluido em
ΛΑ
4/12 escoamento.
Um objetivo da presente invenção é alcançado por meio de um sistema não invasivo para escoamentos confinados, particularmente para o caso de uma tubulação, no qual este cenário de aplicação não recebe qualquer perturbação externa, seja pela implementação física dos instrumentos, ou interposição de um trecho de tubulação no qual o sistema já esteja acoplado.
Em relação a aplicações, o sistema da presente invenção apresenta versatilidade podendo sua configuração básica ser aplicada em cenários nos quais a determinação de um fluxo de fluido não é tão simples de ser feita, como por exemplo, a determinação da vazão de um rio. Embora, neste caso, o sistema da presente invenção seja invasivo, o impacto é mínimo por sua construtividade.
O sistema da presente invenção basicamente compreende uma conjugação de um transmissor de onda sônico posicionado frontalmente a uma coluna formada por uma pluralidade de receptores de onda sônicos com a finalidade de receber, cada receptor a seu tempo, uma parcela do feixe sônico emitido pelo transmissor, sistema acoplado a um suporte adequado a um cenário de aplicação, posicionado de forma que o feixe sônico seja emitido ortogonalmente à direção do escoamento de um fluido do qual querse medir a velocidade.
Adicionalmente, podem fazer parte do presente sistema, medidores de temperatura e de pressão para que seja possível corrigir e fazer uma projeção do valor da vazão do fluido em medição para qualquer outra condição que não a presente, desde que sejam conhecidos os respectivos parâmetros PVT.
Todos os dados de entrada necessários à determinação da velocidade do escoamento (V) são recolhidos pelos receptores individuais (5) e enviados a uma instrumentação micro processada, conhecida pelos especialistas na técnica como “Computador de Vazão”, o qual é destinado a
ΊΖ
5/12 receber os dados, processá-los e emitir resultados.
Com o sistema da presente invenção pode-se levantar a análise espectral do tempo de trânsito da onda sônica desde a emissão pelo transmissor, propagação pelo fluido, até captação pelos receptores.
É apresentado também um método para medição da velocidade de escoamento para tal sistema.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
As características do sistema de medição de vazão de um fluido por deslocamento de um feixe sônico, serão melhor percebidas a partir da descrição detalhada que se fará a seguir, a mero título de exemplo, associada aos desenhos abaixo referenciados, os quais são parte integrante do presente relatório.
A FIGURA 1A mostra de uma forma simplificada um feixe acústico deslocando-se no mesmo sentido de um escoamento entre doistransdutores.
A FIGURA 1B mostra de uma forma simplificada um feixe acústico deslocando-se em sentido contrário ao sentido de um escoamento entre dois transdutores.
A FIGURA 2A mostra a representação esquemática de umcomportamento de uma onda sônica sem escoamento.
A FIGURA 2B mostra a representação esquemática de umcomportamento de uma onda sônica com escoamento.
A FIGURA 3 mostra uma representação esquemática do sistema da presente invenção.
A FIGURA 4 mostra a representação de uma possível concretização para escoamentos confinados.
A FIGURA 5 mostra a representação de uma possível concretização para escoamentos abertos.
A FIGURA 6 mostra em representação esquemática o desenvolvimento de um feixe sônico em relação à distribuição dos receptores individuais.
6/12
A FIGURA 7 mostra um gráfico referente ao espectro de intensidade em função da localização do receptor.
A FIGURA 8 a representação esquemática de uma concretização mais apropriada para velocidades de escoamento muito baixas.
DESCRIÇÃO DETALHADA
A descrição detalhada do sistema de medição de vazão de um fluido por deslocamento de um feixe sônico assim como de um método para medição para tal sistema, objetos da presente invenção, será feita de acordo com a identificação dos componentes que o formam, com base nas figuras acima descritas.
Refere-se a presente invenção a um sistema de medição de vazão de um fluido por deslocamento de um feixe sônico.
A medida da vazão baseia-se no deslocamento de um feixe sônico emitido em direção ortogonal em relação à direção do fluxo de fluido em escoamento.
Para que seja mais fácil entender o princípio da presente invenção, deve-se levar em conta as Figuras 1A e 1B, onde encontram-se representadas de forma simplificada, dois pares de sondas acústicas inseridas em um escoamento uniforme que escoa com uma determinada velocidade.
Na Figura 1A pode ser observado que uma sonda transmissora (TA) posicionada em um local arbitrado como (A), emite um feixe (F) acústico com velocidade sônica (C) em uma mesma direção e no mesmo sentido que o escoamento (E) que tem uma velocidade de escoamento (V) e é captado por uma sonda receptora (RB) separada da sonda transmissora (TA, por uma distância conhecida (D) em um local arbitrado como (B).
Na Figura 1B pode ser observado que uma sonda transmissora (TB) posicionado em um local arbitrado como (B), emite um feixe (F) acústico com velocidade sônica (C) em uma mesma direção, porém em sentido contrário ao do escoamento (E) que tem uma velocidade de escoamento (V) e é
7/12 captado por uma sonda receptora (RA) separada da sonda transmissora (TB) por uma distância conhecida (D) em um local arbitrado como (A).
Os tempos dos trânsitos, tanto de A para B quanto de B para A, podem ser determinados pelas seguintes relações (a) e (b, a seguir:
7>Z>/(C*F) (a) t»=d/(c-v) w
Pelas relações (a) e (b) acima, observa-se que o tempo de trânsito de um feixe (F, sônico depende da velocidade de escoamento (V), particular do meio em que este feixe (F) se propaga.
Como conclusão direta, pode ser dito que em uma situação onde o fluido se encontra estático, ou seja, a velocidade de escoamento (V) é igual a zero, os tempos de trânsito tanto do local (A) para o local (B) quanto do local (B) para o local (A) são iguais.
Será enfocado a seguir um caso mais comum no qual a direção em que o feixe (F, sônico propaga é ortogonal à direção do escoamento (E).
Observando a Figura 2A, pode ser notado que uma sonda transmissora (TA) posicionada em um tocai arbitrado como (A), emite um feixe (F) sônico com velocidade sônica (C) até atingir uma sonda receptora (RB) em um local arbitrado como (B).
A situação fica mais clara se for feita uma suposição de um escoamento (E) no interior de uma tubulação (P), em tomo da qual a sonda transmissora (TA) e a sonda receptora (RB) encontram-se instaladas e posicionadas de forma diametralmente oposta.
Se for emitido um feixe (F, sônico com velocidade sônica (C) no ponto A e, a velocidade de escoamento (V) for zero, então pode ser dito com segurança que o feixe (F) sônico é captado integralmente pelo receptor (RB) no ponto B diametralmente oposto.
Observando agora a Figura 2B, se, no entanto, o escoamento (E) xs
8/12 apresenta uma velocidade de escoamento (V), o tempo de trânsito para que o feixe (F) sônico transmitido do ponto A alcance o local diametralmente oposto da tubulação (P) em questão vai depender da velocidade média do escoamento (Vm).
Isto quer dizer que, em vez do feixe (F) sônico emitido no ponto A seja captado no ponto B, por efeito da velocidade do escoamento (V), o feixe (F) sônico é captado em um ponto Z deslocado de uma distância (D) do ponto B diametralmente oposto da tubulação (P).
Conforme a velocidade do escoamento (V) aumenta, maior é o deslocamento em relação ao ponto B. Isto quer dizer que quanto maior a velocidade do escoamento (V), maior a distância (D) entre os pontos B e Z.
A velocidade resultante (Vr) da combinação da velocidade do escoamento (V) e da velocidade sônica (C) do feixe (F) sônico no meio é dado pela relação (c) a seguir:
K = (f2+C2)''2 (O
Para uma determinada velocidade do escoamento (V) do fluido, o feixe (F, sônico atinge o ponto Z, diametralmente oposto, com um determinado tempo de trânsito.
De uma forma geral, pode ser notado que, em uma configuração tradicional por exemplo, apenas uma parcela do feixe (F) sônico emitido pela sonda transmissora (TA) posicionada no ponto A é percebido pela sonda receptora (RB) no ponto B, que acarreta imprecisões, ou mesmo, a impossibilidade de uma medição representativa da verdade.
A presente invenção, está esquematicamente representada na Figura 3, tem como objetivo precisar a medida de velocidade de escoamento (V) baseando-se na medida do deslocamento de um feixe (F) sônico emitido em sentido ortogonal ao escoamento e que, basicamente, compreende:
- um transmissor de onda sônico (1) posicionado em uma primeira localização
9/12 (2), destinado a promover a emissão de um feixe (F) sônico desta primeira localização (2) para uma segunda localização (3);
- uma coluna de receptores (4) formada por uma pluralidade de receptores individuais (5), é destinada a receber o feixe (F) sônico emitido pelo transmissor de onda sônico (1) e é posicionada relativamente ao transmissor de onda sônico (1), de forma que um receptor (5) em uma extremidade desta coluna de receptores (4), esteja posicionalmente alinhado frente a frente com o transmissor de onda sônico (1), com os demais receptores (5) desta coluna de receptores (4) voltados para o sentido do escoamento.
Ainda acompanhando a Figura 3, pode ser notado que, adicionalmente, o sistema da presente invenção pode compreender:
- um medidor de temperatura (6) destinado a registrar a temperatura do escoamento (E); e
- um medidor de pressão (7) destinado a registrar a pressão do escoamento (E).
O medidor de temperatura (6) e o medidor de pressão (7) podem ser incluídos no sistema da presente invenção para que seja possível corrigir e fazer uma projeção do valor da vazão do fluido em medição para qualquer outra condição que não a presente, desde que sejam conhecidos os respectivos parâmetros PVT.
Para escoamentos confinados, como em tubulações, o binômio formado pelo transmissor de onda sônico (1) / coluna de receptores (4) é instalado externamente em torno de uma tubulação (P) por um suporte (8), que pode ser, por exemplo uma abraçadeira, de forma que fiquem em um posicionamento diametralmente oposto, como ilustrado na Figura 4.
Para escoamentos abertos, como rios ou canais, o binômio formado pelo transmissor de onda sônico (1) / coluna de receptores (4) é montado em um suporte (8), por exemplo uma moldura, de forma a ficarem respectivamente alinhados frente a frente, afastados por uma distância que permita que uma fração significativa do escoamento passe entre eles, como
10/12 ilustrado na Figura 5, que inclui o medidor de temperatura (6) e o medidor de pressão (7). Neste caso em particular o conjunto é imerso no escoamento.
Como já foi exemplificado na Figura 3, existe uma coluna de receptores (4) que são usados para determinação do tempo de trânsito. Antes de realizar a medida do tempo de trânsito, são enviados vários feixes (F) sônicos através do escoamento (E). A percepção dos feixes (F) sônicos, como já foi dito, é deslocada devido à resultante da combinação da velocidade do escoamento (V) e da velocidade sônica (C) no meio. Pelo deslocamento, há a ocorrência de uma função de distribuição de densidade da intensidade do feixe (F, em função da localização dos receptores individuais (5).
A Figura 6 mostra em representação esquemática o desenvolvimento de um feixe (F) sônico em relação à distribuição dos receptores individuais (5). Pode ser notado que, no caso aqui ilustrado por exemplo, apenas a partir do terceiro receptor individual (5), o feixe (F) sônico começa a ser percebido.
É notável na Figura 6 a função de distribuição de densidade de intensidade (f Dl).
A Figura 7mostra um gráfico referente ao Espectro de Intensidade (El) em função da localização do receptor (LR). A curva de distribuição de densidade de intensidade (fDI) começa a se desenvolver até um ponto, arbitrado aqui, por exemplo como ponto Z onde ocorre com maior intensidade a absorção do feixe (F) sônico.
Todos os dados de entrada necessários à determinação da velocidade do escoamento (V) são recolhidos pelos receptores individuais (5) e enviados a uma instrumentação micro processada, conhecida pelos especialistas na técnica como “Computador de Vazão”, não mostrado ou referenciado, o qual é destinado a receber os dados, processá-los e emitir resultados.
Com a possibilidade de ser levantada a análise espectral em relação à localização dos receptores individuais (5), é decidido com muita
11/12 proximidade do exato, quai dos receptores individuais (5) será considerado como o representativo para medir o tempo de trânsito (T) do feixe (F) sônico.
Com o tempo de trânsito (T) medido, chega-se à velocidade média do fluido de acordo com a equação (d) a seguir:
Figure BRPI0703945B1_D0001
Uma outra possibilidade de construção é apresentada a seguir, mais apropriada para velocidades de escoamento muito baixas. Neste caso, que pode ser acompanhado em conjunto com a Figura 8, todos os componentes são os mesmos descritos até agora. A diferença reside no fato do transmissor de onda sônico (1) transmitir o feixe (F) sônico em direção oblíqua ao escoamento (E), ou seja, deslocado de um ângulo (a) previamente decidido, em relação à perpendicular da direção do fluido, no sentido do escoamento (E)
A coluna de receptores (4) é posicionada de forma que o primeiro dos receptores individuais (5) esteja alinhado frontalmente ao transmissor de onda sônico (1), mas deslocado em distância de acordo com o ângulo (a) do feixe (F) sônico.
Como se pode observar na Figura 8, se não há escoamento (E), ou seja, o fluido está parado, o feixe (F) sônico atinge primeiro dos receptores individuais (5) no ponto B.
Por outro lado, se há escoamento (E) com uma velocidade de escoamento (V), o feixe (F) sônico vai sofrer um deslocamento, que atinge um ponto máximo de absorção, por exemplo, no ponto Z1. Conhecendo-se a distância (X) entre B e Z1 e o tempo de trânsito do feixe (F) sônico no meio, chega-se à velocidade de escoamento (V) da mesma forma já apresentada na equação (d) já ilustrada acima.
A seguir será apresentado um método de determinação da velocidade de um fluido de acordo com a presente invenção, que compreende os
12/12 seguintes passos a seguir:
- proceder a medição da velocidade do som no meio;
- emitir uma pluralidade de feixes (F) sônicos no meio e levantar a função de distribuição de densidade de intensidade (f Dl) por meio do computador de vazão;
- determinar pela análise espectral, qual dos receptores individuais (5) da coluna de receptores (4) é o que recebe maior irradiação e passa a ser considerado o receptor individual (5) representativo;
- proceder a determinação do tempo de trânsito do feixe (F) sônico;
- calcular a velocidade do escoamento (V) por meio do computador de vazão.
A descrição que se fez até aqui do do sistema de medição de vazão de um fluido por deslocamento de um feixe sônico e do método para medição, objetos da presente invenção, deve ser considerada apenas como possíveis concretizações, e quaisquer características particulares nelas introduzidas devem ser entendidas apenas como algo que foi descrito para facilitar a compreensão. Dessa forma, não podem de forma alguma serem consideradas como limitantes da invenção, a qual está apenas limitada ao escopo das reivindicações que seguem.
1/2

Claims (9)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1 - Sistema para medição de vazão de fluido por deslocamento de feixe sônico onde o fluido pode fluir tanto em um escoamento confinado quanto em escoamento aberto, caracterizado por basicamente compreender:
    - um transmissor de onda sônico (1) posicionado em uma primeira localização (2), destinado a promover a emissão de um feixe (F) sônico desta primeira localização (2) para uma segunda localização (3);
    - uma coluna de receptores (4) formada por uma pluralidade de receptores individuais (5), destinada a receber o feixe (F, sônico emitido pelo transmissor de onda sônico (1), posicionada relativamente ao transmissor de onda sônico (1), de forma que um receptor (5) em uma extremidade desta coluna de receptores (4), esteja posicionalmente alinhado frente a frente com o transmissor de onda sônico (1), com os demais receptores (5) desta coluna de receptores (4) voltados para o sentido do escoamento.
  2. 2 - Sistema de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por adicionalmente compreender:
    - um medidor de temperatura (6) destinado a registrar a temperatura do escoamento (E); e
    - um medidor de pressão (7) destinado a registrar a pressão do escoamento (E).
  3. 3 - Sistema de acordo com a reivindicação 1 e 2, caracterizado por o medidor de temperatura (6) e o medidor de pressão (7) serem adicionados ao sistema para que seja possível corrigir e fazer uma projeção do valor da vazão do fluido em medição para qualquer outra condição que não a presente.
  4. 4 - Sistema de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por em escoamentos confinados, o binômio formado pelo transmissor de onda sônico (1) / coluna de receptores (4) ser instalado externamente em torno de uma tubulação (P) por um suporte (8), deforma que fiquem em um posicionamento diametralmente oposto.
    2/2
  5. 5 - Sistema de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por, em escoamentos abertos, o binômio formado pelo transmissor de onda sônico (1) /coluna de receptores (4) ser montado em um suporte (8), de forma a ficarem respectivamente alinhados frente a frente, afastados por uma distância que permita que uma fração significativa do escoamento passe entre eles.
  6. 6 - Sistema de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por para velocidades de escoamento muito baixas o transmissor de onda sônico (1) transmitir o feixe (F) sônico em direção oblíqua ao escoamento (E), deslocado de um ângulo (a) previamente decidido em relação à perpendicular da direção do fluido, no sentido do escoamento (E) até a coluna de receptores (4), posicionada deforma que o primeiro dos receptores individuais (5) esteja alinhado frontalmente ao transmissor de onda sônico (1), mas deslocado em distância de acordo com o ângulo (a) do feixe (F) sônico.
  7. 7 - Sistema de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por o suporte (8) ser uma abraçadeira.
  8. 8 - Sistema de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por o suporte (8) ser uma moldura.
  9. 9 - Método de determinação da velocidade de um fluido com o sistema para medição de vazão de fluido por deslocamento de feixe sônico caracterizado por compreender os seguintes passos:
    - proceder a medição da velocidade do som no meio;
    - emitir uma pluralidade de feixes (F) sônicos no meio e levantar a função de distribuição de densidade de intensidade (f Dl) por meio do computador de vazão;
    - determinar pela análise espectral, qual dos receptores individuais (5) da coluna de receptores (4) é o que recebe maior irradiação e passa a ser considerado o receptor individual (5) representativo;
    - proceder a determinação do tempo de trânsito do feixe (F) sônico;
    - calcular a velocidade do escoamento (V) por meio do computador de vazão.
    221/10
BRPI0703945A 2007-10-10 2007-10-10 sistema e método para medição de vazão de fluido por deslocamento de faixe sônico BRPI0703945B1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0703945A BRPI0703945B1 (pt) 2007-10-10 2007-10-10 sistema e método para medição de vazão de fluido por deslocamento de faixe sônico

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0703945A BRPI0703945B1 (pt) 2007-10-10 2007-10-10 sistema e método para medição de vazão de fluido por deslocamento de faixe sônico

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0703945A2 BRPI0703945A2 (pt) 2009-06-16
BRPI0703945B1 true BRPI0703945B1 (pt) 2018-05-08

Family

ID=40748396

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0703945A BRPI0703945B1 (pt) 2007-10-10 2007-10-10 sistema e método para medição de vazão de fluido por deslocamento de faixe sônico

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0703945B1 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0703945A2 (pt) 2009-06-16

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0720335A2 (pt) "sistema para monitoramento de tubulação e garantia de fluxo e método para monitoramento de tubulação e garantia de fluxo"
BR112015005052B1 (pt) sistema de medição de fluxo ultrassônico, e, método para compensação de temperatura em medição ultrassônica
JPH09508202A (ja) 一時的クロストーク分離手段を持つ超音波変換装置
BRPI0611032A2 (pt) obtenção de informação sobre vazamentos em tubulações
BR112012013584B1 (pt) medidor de vazão e método para a detecção de taxas de fluxo de fluido
BRPI0610244A2 (pt) método e aparelho para medição de um parametro de um fluxo multifásico
BRPI0818423B1 (pt) Sistema e método para detectar o acúmulo de depósito dentro de um medidor de fluxo ultrassônico, e, mídia legível por computador
BR112020002446A2 (pt) sistema de inspeção de integridade de poço com múltiplas barreiras com correção de excentricidade
US20180010941A1 (en) Multiphase ultrasonic flow meter
CN105181997A (zh) 非接触式超声波水流流速计及非接触式流速检测方法
BR112012015646B1 (pt) aparelho de medição
BR112015010362B1 (pt) Método para o monitoramento de um dreno de condensado, sensor de fluxo para detectar propriedades de fluxo em um tubo e/ou encaixe e dispositivo de monitoramento para monitorar pelo menos um purgador de condensados
BR112012007189B1 (pt) método para a detecção contínua de impactos em tubulações para o transporte de fluidos
CN102829829B (zh) 一种时差法超声波流量检测方法及装置
BRPI0600797B1 (pt) Sistema de monitoração e registro de ondas e marés
CN102829830B (zh) 用于超声波流量检测中检测超声波传播速度的方法及装置
BR112015013691A2 (pt) dispositivo óptico e método para prever e atenuar a formação de hidrato usando um elemento computacional integrado
US9188471B2 (en) Two-phase flow sensor using cross-flow-induced vibrations
BRPI0703945B1 (pt) sistema e método para medição de vazão de fluido por deslocamento de faixe sônico
BR102012011179B1 (pt) Método para monitorar fluxo de fluido de hidrocarboneto de uma instalação de extração de hidrocarboneto submarina e cabeça de árvore de poço de uma instalação de extração de hidrocarboneto submarina
Zhou et al. Research on mud flow rate measurement method based on continuous Doppler ultrasonic wave
BRPI0615188B1 (pt) Method, system, and, ultrasonic flowmeter
CN111220709B (zh) 一种用于管道内超声相控阵成像的声束偏转时延控制方法
KR101379934B1 (ko) 배관 내 스케일 측정 장치 및 그 방법
Del Giudice Acoustic pipeline monitoring: theory and technology

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]
B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 14A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2640 DE 10-08-2021 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.