BRPI0701547A2 - lacre vedante dosador de fluxo para tampas e embalagens - Google Patents

lacre vedante dosador de fluxo para tampas e embalagens Download PDF

Info

Publication number
BRPI0701547A2
BRPI0701547A2 BRPI0701547A BRPI0701547A2 BR PI0701547 A2 BRPI0701547 A2 BR PI0701547A2 BR PI0701547 A BRPI0701547 A BR PI0701547A BR PI0701547 A2 BRPI0701547 A2 BR PI0701547A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
packaging
seal
new
lid
sealing
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Da Costa Ivan Ferreira
Michel Alessandro Lazaro
Original Assignee
Da Costa Ivan Ferreira
Michel Alessandro Lazaro
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Da Costa Ivan Ferreira, Michel Alessandro Lazaro filed Critical Da Costa Ivan Ferreira
Priority to BRPI0701547 priority Critical patent/BRPI0701547A2/pt
Publication of BRPI0701547A2 publication Critical patent/BRPI0701547A2/pt

Links

Landscapes

  • Closures For Containers (AREA)

Abstract

LACRE VEDANTE DOSADOR DE FLUXO PARA TAMPAS E EMBALAGENS, desenvolvida com finalidade de reduzir custos de producao e melhorar o manuseio da embalagem e a conservacao do produto envazado, uma vez que possuindo excelente vedacao, garante maior durabilidade e menor risco de contaminacao do produto. O sistema é inviolável, sendo facilmente denunciada em caso de violacao, além do que, todo sistema será aplicado com travas de seguranca no bocal da embalagem de acordo com o designer da tampa a ser utilizada com este novo sistema. Entóo, temos um sistema muito confiável, higiénico que garante a conservacao do conteüdo da embalagem, e no tocante a contaminacao e vazamentos, reduz consideravelmente estas possibilidades em relacao aos sistemas hoje utilizados em tampas e embalagens em geral, até entóo. Mediante as vantagens extremamente expressivas, oferecidas por este sistema, estamos solicitando o pedido de patente de privilégio de invencao, visto nóo se tratar apenas de uma nova tampa, mas sim de um novo modelo e conceito tecnologico a ser aplicado em tampas e embalagens.

Description

"LACRE VEDANTE DOSADOR DE FLUXO PARA TAMPAS EEMBALAGENS".
Trata o presente pedido de privilégio de invenção, de um novosistema de vedação e lacre que funciona também como um dosadorde fluxo de fluido, com três funções em uma única peça, lacrando,vedando e convertendo-se em dosador de fluxo de fluido,desenvolvido com a finalidade de ser aplicado em modelos diversosde tampas e embalagens utilizados no mercado, com vistas a renovarde maneira expressiva o conceito de produção e praticidade destesprodutos.
No mercado consumidor existem modelos de tampas,embalagens em geral, frascos, garrafas do tipo "PET" que utilizamlacres, vedantes e dosadores de fluxo, que são formados de nomínimo duas ou mais peças confeccionadas separadamente, quepossuem meios de utilização e produção específicos.
Decorrente da alta produção que o mercado destes produtosexige hoje, para atender a demanda, os fatores tempo de produção ecustos devem ser trabalhados a fim de diminuírem, aliados ao ganhoem praticidade, o que traz maior valor agregado ao produto final parao fabricante da embalagem e ao envasador, a ainda trás umacentuado ganho de qualidade nos produtos, para o consumidor final.
Diante desta realidade, nenhum destes modelos de tampas eembalagens, agrega vantagens sobre custos, tempo de produção equalidade, como estamos propondo agora, visto que este novoconceito funciona como "lacre vedante e dosador de fluxo" (três emum), sendo este conjunto confeccionado em uma única peçajuntamente com a tampa e/ou embalagem desenhada paradeterminado segmento no mercado (alimentício, químico, etc.)· Ofato de uma tampa especifica utilizar este conceito, faz dela umaúnica peça, aliando redução no tempo de produção de até quase 50%(cinqüenta por cento), sendo construída com uma ferramenta deprodução ( molde para injeção, sopro ou prensa) de construçãomenos complexa, agregando redução de custo já na construção destasferramentas (moldes). Não estamos propondo um novo modelo detampa específico, mas sim uma nova peça que será confeccionadacom modelos diversos de tampas e embalagens, agregando todas asvantagens mencionadas. Esse novo conceito vem propor então, umarenovação expressiva na maneira de confeccionar tampas eembalagens, sobre as existentes hoje no mercado, pois estamosfalando de tampar, lacrar vedar e dosar fluxo de fluido utilizandouma única peça confeccionada, de uma só vez, ao contrário dosdemais modelos que utilizam duas ou mais peças que sejaconfeccionada separadamente, e são montadas posteriormente, elogicamente esta montagem também requer custo.
Este novo conceito oferece maior proteção ao conteúdo daembalagem, devido a redução de pontos de montagem entre as peçasde dois ou mais pontos (nos modelos atuais), que são pontos passivosde vazamentos, reduzindo-o para no máximo um ponto demontagem neste novo modelo, o que reduz a possibilidade devazamentos em 50% (cinqüenta por cento), proporcionando assimmaior capacidade de vedação do fluido no interior da embalagem emenor risco de contaminação em relação ao ambiente externo.
Este sistema inovador desenvolvido para ser utilizado emtampas e embalagens em geral, agrega vários valores positivos aomercado, dentre estes valores destacamos alguns:
a) o próprio lacre anti-violação faz a vedação do produto envasado,com maior eficiência;
b) redução de 50% (cinqüenta por cento) da possibilidade de ocorrervazamentos;
c) maior proteção contra contaminação dos produtos, excelentemelhoria em vedação;
d) menor custo de produção por peça;
e) redução no consumo de matéria prima para confecção do mesmo;
f) menor quantidade de material descartável liberado como "lixo" nomeio ambiente;
g) maior simplicidade no manuseio para o consumidor final;
h) o próprio lacre vedante se "transforma" em dosador defluxo de fluido, podendo ser confeccionado de acordo com afluidez e viscosidade do produto envasado, para melhor controlede dosagem;
Campos de aplicação: tampas, frascos, garrafas em geral,embalagens a vácuo, para fluidos em geral, podendo estes serprodutos alimentícios ou não.
A seguir para maior compreensão, segue em anexo umconjunto de desenhos explicativos do novo sistema e seu funcionamento:A figura 1 mostra perspectiva inferior do sistema, montagemsextavada, sem o rompimento do lacre;
A figura 2 mostra perspectiva superior do sistema, montagemsextavada, sem o rompimento do lacre;
A figura 3 mostra vista superior da peça do sistema, montagemsextavada, explodida;
A figura 4 mostra vista interior do sistema, montagemsextavada, com suas "linhas de rompimento" "detalhes" (11 e 12);
A figura 5 mostra vista inferior do sistema, montagemarredondada, com suas "linhas de rompimento" "detalhes" (11 e 12);
A figura 6 mostra vista lateral do sistema em corte, formatoem W, montagem sextavada;
A figura 7 mostra vista lateral do sistema em corte, forma de"chapéu"; montagem arredondada;
A figura 8 mostra vista superior do sistema com o lacrerompido transformado em um dosador de fluxo de fluido;
A Figura 9 mostra perspectiva superior do sistema aplicado emum modelo de tampa comum usada no mercado, com o lacrerompido transformado em um dosador de fluxo de fluido;
A figura 10 mostra perspectiva de uma tampa comum usada nomercado aplicada com o sistema lacre vedante e dosador de fluxo,intacto, sem rompimento do lacre.
Com referência aos desenhos ilustrados, o presente privilégiode invenção se refere a um novo sistema de lacrar vedar e dosarfluxo de fluidos, em uma nova peça onde basicamente temos umcone, cuja parte mais estreita ( menor circunferência ) "detalhes" (13e 14), é fechada na superfície "detalhes" (2,3) e a base maior ( maiorcircunferência ) "detalhes" (17 e 18) é aberta (Fig.l, 4 e 5),possuindo ainda nesta base uma aba perpendicular à sua posição depé, o que lhe dá o formato parecido com um "chapéu" redondo(FIG.7), ou ainda com o formato não arredondado, porém sextavado(FIG.2), (forma dc um "chapéu com seis lados"). Este "chapéu"possuirá, quando necessário, quantidades de lados diferentes deacordo com a necessidade técnica exigida no momento da confecçãodo mesmo (FIG.2 e 5), podendo ainda, conter mais lados ou menoslados, ou seja, três lados (pirâmide), quatro lados (quadrado), oitolados, (oitavado), etc. Pode ainda receber uma diminuição no ângulode sua aba perpendicular, de acordo com a necessidade técnica nomomento da confecção do mesmo, (lembra um "chapéu" com abadobrada para cima) (FIG.6), cujo corte lateral desta peça dá a formade um "W".
Partindo dos detalhes acima descritos, tomamos o principio deque, sendo este "chapéu" confeccionado em uma única peça com ummodelo de tampa comumente usado no mercado (FIG.10), ao serinstalado no bocal de uma embalagem e produto "qualquer" comumno mercado, este não permitirá que o fluido envasado encontre poronde passar para o lado externo da embalagem, pois esta tampa(FIG.10) forma uma peça que isola totalmente do ambiente externo,o fluido na embalagem, temos então sua função VEDANTE (FIG. 1 e 2).Na parte inferior do "chapéu" (FIG.l), (FIG.4) e (FIG.5), nomomento da "fundição" da peça, normalmente em material plástico (Polietileno), suas paredes recebem um afinamento em forma decortes superficiais chamados de "linhas de rompimento", "detalhes"(9,11 e 12). Estas "linhas de rompimento" constituem em umadiminuição na resistência das paredes do conjunto. Ao receberpressão vertical (2 e 3), a medida da circunferência inferior do conedo "chapéu" ou "W" detalhes (15 e 16), tendem a aumentar,decorrente da força exercida na parte superior do cone, forçando oconjunto a virar no seu lado avesso. Porém o aumento dacircunferência inferior do cone, faz com que as "linhas derompimento" rasguem-se no ponto exato da fundição da abaperpendicular "detalhes" (19 e 20), com o cone do "chapéu",detalhes (17 e 18), dando inicio ao processo de rasgamento de todaextensão das linhas de rompimentos "detalhes" (4 e 5), sejam elas emnúmero de três, quatro,cinco, etc., etc., neste momento temosaplicada a função de LACRE do sistema, com o rompimento domesmo. Após este processo, o cone do "chapéu", vira no seu avesso(FIG.9), mantendo uma abertura (rasgos) em forma triangular"detalhes" (7,8 e 11) formando assim a sua terceira função, ou seja,seu DOSADOR DE FLUXO "detalhe" (6), permitindo assim apassagem do conteúdo envasado na embalagem, ficando a evidênciado rompimento do lacre (FIG. 8 e 9).
Conforme detalhes descritivos e figuras anexas, este novomodelo conceito "LACRE VEDANTE E DOSADOR DE FLUXO",pode assumir formas diferentes de construção, mantendo sempre oprincípio inicial da idéia, objeto desta patente. Cada forma assumidana confecção da peça está diretamente ligado a fluidez (viscosidade)do produto envasado. Exemplo: (óleo de cozinha χ vinagre)óleo=maior viscosidade, requer assim maior quantidade de "linhas derompimento"; vinagre = menor viscosidade, requer assim menorquantidade de "linhas de rompimento".

Claims (5)

1.
"LACRE VEDANTE DOSADOR DE FLUXO PARATAMPAS E EMBALAGENS" , caracterizado por ser aplicado emtampas, embalagens tipo garrafas (PET), frascos em geral.
Estesistema é confeccionado juntamente com um modelo de tampacomumente utilizado no mercado (F1G.10).
O vedante (FIG.
1 )(F1G.2) também funciona como lacre, que ao ser pressionado,detalhe (2,3), rasga-se nas "linhas de rompimento" (4,5 e 9), a partirdaí temos um novo formato, onde o lacre vedante transforma-se emum dosador de fluxo de fluido (7,8 e 11). Este sistema funcionacomo um protetor excepcional para o produto dentro da embalagem.
BRPI0701547 2007-04-23 2007-04-23 lacre vedante dosador de fluxo para tampas e embalagens BRPI0701547A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0701547 BRPI0701547A2 (pt) 2007-04-23 2007-04-23 lacre vedante dosador de fluxo para tampas e embalagens

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0701547 BRPI0701547A2 (pt) 2007-04-23 2007-04-23 lacre vedante dosador de fluxo para tampas e embalagens

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0701547A2 true BRPI0701547A2 (pt) 2010-08-31

Family

ID=42651510

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0701547 BRPI0701547A2 (pt) 2007-04-23 2007-04-23 lacre vedante dosador de fluxo para tampas e embalagens

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0701547A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
EP1582475B1 (en) Tamper evident closure assembly
US10562679B2 (en) Tamper-evident closing element and receiving structure
KR101244109B1 (ko) 개봉 표시 디스펜싱 클로저
US4747498A (en) Safety dispensing closure-container package
US9108777B1 (en) Child resistant blow-fill seal container
CN107735335B (zh) 显窃启封闭件
WO2010004486A1 (en) A container closure
BRPI0414444B1 (pt) aparelho de codificação, aparelho de decodificação, método de codificação e método de decodificação
BR112015020729B1 (pt) fecho que pode permitir ou impedir seletivamente a comunicação entre o exterior e o interior de um sistema que tem uma abertura entre o exterior e interior
ITMI20101243A1 (it) "tappo erogatore con valvola automatica per contenitori atti a trasportare e erogare sostanze liquide o cremose"
CA2151921A1 (en) Container with integrally molded closure/tamper indicator
WO2014189513A1 (en) Closure with hinged lid
US20180334294A1 (en) Threaded cap and neck set for evidencing tampering with containers
BRPI0813134B1 (pt) sistema de fechamento e método de formação de gargalo
BRPI0701547A2 (pt) lacre vedante dosador de fluxo para tampas e embalagens
WO2015069257A1 (en) Closure with hinged lid
EP2190750B1 (en) Re-closable container for fluid products
WO2013113079A1 (pt) Válvula com trava para embalagens de produtos fluidos
CN201647291U (zh) 一种高分子毁齿双防瓶盖
CH634523A5 (it) Chiusura di garanzia per contenitori con sezione fungente da tappo e separabile.
JP2013086824A (ja) 改ざん防止キャップ
BR202016019477U2 (pt) Disposição introduzida em tampa flip top com lacre para frascos de produtos sólidos
ITMO20060191A1 (it) Procedimento per la fabbricazione di flaconi per prodotti fluidi, particolarmente farmaceutici, medicinali e cosmetici.
US796285A (en) Fraud-detecting bottle.
WO2021081612A1 (pt) Tampa com duplo lacre

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B11Y Definitive dismissal acc. article 33 of ipl - extension of time limit for request of examination expired