BRPI0621993A2 - composiÇço contra a propagaÇço de fogo, processo de preparaÇço de tal composiÇço e processo inibidor da propagaÇço de fogo - Google Patents

composiÇço contra a propagaÇço de fogo, processo de preparaÇço de tal composiÇço e processo inibidor da propagaÇço de fogo Download PDF

Info

Publication number
BRPI0621993A2
BRPI0621993A2 BRPI0621993-4A BRPI0621993A BRPI0621993A2 BR PI0621993 A2 BRPI0621993 A2 BR PI0621993A2 BR PI0621993 A BRPI0621993 A BR PI0621993A BR PI0621993 A2 BRPI0621993 A2 BR PI0621993A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
composition
fire
fire propagation
acid
propagation
Prior art date
Application number
BRPI0621993-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Carmo Helio Mauricio Do
Original Assignee
Radix Assessoria E Consultoria Ltda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Radix Assessoria E Consultoria Ltda filed Critical Radix Assessoria E Consultoria Ltda
Publication of BRPI0621993A2 publication Critical patent/BRPI0621993A2/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C09DYES; PAINTS; POLISHES; NATURAL RESINS; ADHESIVES; COMPOSITIONS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; APPLICATIONS OF MATERIALS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • C09KMATERIALS FOR MISCELLANEOUS APPLICATIONS, NOT PROVIDED FOR ELSEWHERE
    • C09K21/00Fireproofing materials
    • C09K21/06Organic materials
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A62LIFE-SAVING; FIRE-FIGHTING
    • A62DCHEMICAL MEANS FOR EXTINGUISHING FIRES OR FOR COMBATING OR PROTECTING AGAINST HARMFUL CHEMICAL AGENTS; CHEMICAL MATERIALS FOR USE IN BREATHING APPARATUS
    • A62D1/00Fire-extinguishing compositions; Use of chemical substances in extinguishing fires
    • A62D1/0028Liquid extinguishing substances
    • A62D1/0035Aqueous solutions

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • General Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Business, Economics & Management (AREA)
  • Emergency Management (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Materials Engineering (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Fireproofing Substances (AREA)
  • Fire-Extinguishing Compositions (AREA)

Abstract

COMPOSIÇçO CONTRA A PROPAGAÇçO DE FOGO, PROCESSO DE PREPARAÇçO DE TAL COMPOSIÇçO E PROCESSO INIBIDOR DA PROPAGAÇçO DE FOGO, refere-se a unia composição contra a propagação de fogo, assim como ao seu processo de preparação e a um processo inibidor de propagação de fogo, contendo ao menos uma alcanolamina, alcalmizante forte, ácido forte, ao menos um ácido graxo, de ao menos uma amida solúvel de acordo com a fórmula R~ 1~-CO- NH~ 2~ e água, diferenciando-se de toda a arte anterior, uma vez que, além de efeito extintor de chamas, impede de forma substancial a propagação do fogo na área à qual é aplicada, particularmente em florestas ou áreas de vegetação.

Description

"COMPOSIÇÃO CONTRA A PROPAGAÇÃO DE FOGO, PROCESSO DE PREPARAÇÃO DE TAL COMPOSIÇÃO E PROCESSO INIBIDOR DA PROPAGAÇÃO DE FOGO
A presente invenção refere-se a uma composição contra a propagação de fogo, assim como ao seu processo de preparação e a um processo inibidor de propagação de fogo.
São conhecidas muitas composições com o objetivo de controlar o fogo em incêndios. Nas formas mais comuns, tais composições ou são produtos voltados à extinção de fogo pré-existente, buscando extinguir chamas e evitando sua re-ignição, ou de produtos de prevenção, como revestimentos que inibem o início do fogo, ou retardam seu espalhamento.
Com exceção de certos tipos de chamas, como as de origem elétrica ou envolvendo metais, água é o principal componente de muitas composições extintoras, agindo para abaixar a temperatura de queima dos materiais abaixo da qual eles não suportam combustão. Além de formar uma camada que reduz a quantidade de oxigênio que suporta a combustão, água também serve como veículo para outros ingredientes que agem no efeito de extinção do fogo.
Em termos de ingredientes, existem composições para extinção de fogo, onde se busca a formação de espuma, que alegadamente extingue as chamas existentes de forma mais eficiente. São comuns as composições aquosas para essa finalidade.
Ainda com relação a composições para extinção do fogo, ingredientes podem ser adicionados para gerar gás quando aquecidos pelo fogo, de forma a diluir o nível de oxigênio até abaixo do requerido para haver combustão. Ainda, outros ingredientes podem ser adicionados com o objetivo de reagir com o material em chamas, para modificá-lo tornando-o menos combustível nas condições ali existentes.
A variedade de maneiras de combater o fogo mostra que a busca por soluções nessa área é intensa, passível de inovação.
A presente invenção diferencia-se de toda a arte anterior, uma vez que, além de efeito extintor de chamas, impede de forma substancial a propagação do fogo na área à qual é aplicada, particularmente em florestas ou áreas de vegetação. Não se trata de uma composição retardante de chamas conforme entendimento da arte anterior, segundo a qual o material associado a tal composição resiste mais tempo às chamas, mas trata-se da formação de um tipo de barreira que prejudica substancialmente o acesso a mais material que, de outra forma, estaria alimentando a queima, a despeito da presença de aspectos tipicamente favoráveis ao incêndio, como calor, pressão, material combustível, vento, etc..
Num primeiro aspecto, a invenção concerne uma composição útil no impedimento à propagação de fogo, caracterizada pelo fato de compreender (porcentagens em peso, em relação ao peso total da composição):
- 0,5 a 2 % de ao menos uma alcanolamina;
- 9 a 13 % de alcalinizante forte;
- 1,8 a 3 % de ácido forte;
- 32 a 40 % de ao menos um ácido graxo, de 10 a 25 carbonos;
- 0,3 a 0,8% de ao menos uma amida solúvel de acordo com a fórmula Ri-CO- NH2, onde Ri é H2N - ou H3C- CH2)n-, sendo η variável entre O e 4; e
- água - qsp (quantidade suficiente para completar 100%).
Exemplos de alcanolaminas adequadas à invenção são monoetanolamina, dietanolamina, trietanolamina, monopropanoloamina, dipropanolamina e tripropanolamina. De forma particular utiliza-se trietanolamina.
Exemplos adequados de alcalinizante forte são hidróxidos de sódio, de potássio, de lítio, de magnésio, de cálcio, óxidos de bário e zinco, carbonatos de sódio e de magnésio, aluminato de sódio e suas misturas. De forma particular utiliza-se mistura alcalinizante em água e de forma particular utiliza-se soda cáustica.
Exemplos adequados de ácido forte são os ácidos fosfórico, fosforoso, sulfurico, sulfônico, perclórico, nítrico, ou suas misturas. Utiliza-se de forma particular ácido sulfônico.
Ácidos graxos adequados podem ser saturados, insaturados ou poli-insaturados. Mais particularmente adequados são os ácidos graxos insaturados de cadeia maior, contendo uma ou mais hidroxilas, como o ácido ricinoléico. De forma vantajosa, utiliza-se óleo de mamona que contém alto teor de ácido ricinoléico, além de ácido oléico e ácido linoléico.
Amidas adequadas à invenção são, por exemplo, acetamida, propionamida, butiramida, e uréia. De forma particular, utiliza-se uréia.
Dentro de uma realização particular, a composição da invenção utiliza-se de água salgada (por exemplo, com teor de sal entre 5 e 20% em peso), de forma a melhorar seu desempenho no tocante ao aspecto extinção de chamas. Água do mar é adequada ao uso na composição da invenção.
Alguns dos componentes da composição da invenção, conforme encontrados no comércio, podem estar sobre a forma de soluções mais ou menos concentradas, e são adequadas à invenção, exigindo pequenos ajustes que, em si, não fazem parte da invenção.
Um outro aspecto da invenção refere-se ao processo de preparação da composição contra a propagação de fogo, caracterizado por compreender as seguintes etapas :
A - aquecer lentamente o(s) ácido(s) graxo(s) até 80-90°C;
B - ao longo do aquecimento, adicionar lentamente a(s) alcanolamina(s), sob agitação;
C- também ao longo do aquecimento, adicionar lentamente alcalinizante, sob agitação, opcionalmente podendo-se adicionar toda ou parte da amida solúvel;
D - também ao longo do aquecimento, adicionar lentamente toda ou parte da amida solúvel, sob agitação; e
E- após resfriamento, adicionar o ácido. Um outro aspecto da invenção refere-se a um processo inibidor da propagação de fogo. Este processo é particularmente útil para o combate de incêndios em florestas e áreas de vegetação, que caracteriza-se por compreender a colocação em contato da composição da invenção com a superfície do(s) material(is) a proteger.
A colocação em contato da composição da invenção com a superfície do material a proteger - por exemplo a vegetação de um local - é feita por qualquer meio adequado, por exemplo por aspersão, sem excluir qualquer outra forma que permita obter um revestimento suficiente desse material. Tipicamente no caso de florestas, a composição da invenção pode ser aplicada por aviões ou helicópteros que, em sobrevoo sobre áreas a serem protegidas do avanço das chamas, transportam e jogam do alto, grandes quantidades da composição para molhar a vegetação.
De forma alternativa, o processo inibidor da propagação de fogo da invenção pode ser utilizado em construções de qualquer tipo, como prédios de apartamentos ou de escritórios, hospitais, instalações industriais, etc. Por exemplo a aplicação da composição se faz pelo sistema de sprinklers, formando uma barreira ao avanço das chamas, tanto na direção vertical quanto na horizontal conforme a necessidade.
O exemplo a seguir descreve, sem impor qualquer limitação à generalidade da invenção, um exemplo de realização meramente ilustrativo.
Preparou-se uma composição com os seguintes componentes (porcentagens em peso):
- trietanolamina - 1%
- soda cáustica - 11 % (dissolução em água)
- ácido sulfônico - 2,5%
- óleo de mamona - 37%
- uréia - 0,5%
-água-48%
Preparou-se teste em um espaço aberto, no campo, uma camada de palha seca, de dimensões aproximadas 1 metro de base, Im de altura, e 10 m de comprimento. Uma metade da camada foi aspergida com a composição da invenção, e outra com querosene.
Colocou-se fogo à parte da palha aspergida com querosene. A combustão foi imediata. O fogo, intenso, caminhou rapidamente em direção à extremidade oposta da camada, incendiando toda aquela extremidade da camada.
Ao atingir a palha aspergida com a composição da invenção, o fogo não prosseguiu, como se ali houvesse uma barreira física. As chamas permaneceram na parte aspergida com querosene, até consumirem toda a palha, deixando intacta a parte com a qual houve contato com a composição da invenção. Fagulhas geradas pela parte em chamas, transportadas pelo ar para a parte protegida pela composição, não conseguiram promover a aparição de fogo.
Verificou-se que parte do querosene, escorrendo no terreno, penetrou por baixo da palha em direção à parte protegida com a composição da invenção. De forma surpreendente o fogo não logrou se propagar naquela direção.
Fica bem entendido que, apesar das informações e ensinamentos trazidos neste documento permitirem ao técnico no assunto realizar variações da invenção aqui não expressamente descritas ou reivindicadas, sendo voltadas para a mesma função e obtendo resultados assemelhados, tais realizações estão dentro da extensão de proteção propiciada pelas reivindicações anexas.

Claims (19)

1. "COMPOSIÇÃO CONTRA A PROPAGAÇÃO DE FOGO", caracterizada por, compreender: - 0,5 a 2 % de ao menos uma alcanolamina; - 9 a 13 % de alcalinizante forte; - 1,8 a 3 % de ácido forte; - 32 a 40 % de ao menos um ácido graxo, de 10 a 25 carbonos; - 0,3 a 0,8 % de ao menos uma amida solúvel de acordo com a fórmula R1-CO- NH2, onde R1 é H2N - ou H3C- (CH2)n -, sendo η variável entre 0 e 4; - água - qsp
2. "COMPOSIÇÃO CONTRA A PROPAGAÇÃO DE FOGO", de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por, uma ou mais alcanolaminas serem escolhidas entre monoetanolamina, dietanolamina, trietanolamina, monopropanolamina, dipropanolamina e tripropanolamina.
3. "COMPOSIÇÃO CONTRA A PROPAGAÇÃO DE FOGO", de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por, a alcanolamina ser trietanolamina.
4. "COMPOSIÇÃO CONTRA A PROPAGAÇÃO DE FOGO", de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por, o alcalinizante forte ser uma ou mais entre hidróxidos de sódio, de potássio, de lítio, de magnésio, de cálcio, ácidos de bário e zinco, carbonatos de sódio e de magnésio, aluminato de sódio e suas misturas.
5. "COMPOSIÇÃO CONTRA A PROPAGAÇÃO DE FOGO", de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por, o alcalinizante forte ser hidróxido de sódio.
6. "COMPOSIÇÃO CONTRA A PROPAGAÇÃO DE FOGO" de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por, o ácido forte ser um ou mais entre ácido fosfórico, fosforoso, sulfurico, sulfônico, perclórico, nítrico e suas misturas.
7. "COMPOSIÇÃO CONTRA A PROPAGAÇÃO DE FOGO" de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por, o ácido forte ser ácido sulfônico.
8. "COMPOSIÇÃO CONTRA A PROPAGAÇÃO DE FOGO" ", de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por, os ácidos graxos serem um ou mais entre os ácidos graxos de cadeia maior, contendo uma ou mais hidroxilas.
9. "COMPOSIÇÃO CONTRA A PROPAGAÇÃO DE FOGO ", de acordo com a reivindicação 8, caracterizada por, o ácido graxo ser ricinoléico.
10. "COMPOSIÇÃO CONTRA A PROPAGAÇÃO DE FOGO" de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por, os ácidos graxos estarem contidos em óleo de mamona.
11. "COMPOSIÇÃO CONTRA A PROPAGAÇÃO DE FOGO" de acordo com a reivindicação I5 caracterizada por, as amidas serem uma ou mais entre acetamida, propionamida, butiramida e uréia.
12. "COMPOSIÇÃO CONTRA A PROPAGAÇÃO DE FOGO" de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por, a amida ser uréia.
13. "COMPOSIÇÃO CONTRA A PROPAGAÇÃO DE FOGO", de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por, a água conter 5 a 20% de sal.
14. " COMPOSIÇÃO CONTRA A PROPAGAÇÃO DE FOGO de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por se utilizar água do mar.
15. " PROCESSO DE PREPARAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CONTRA A PROPAGAÇÃO DE FOGO w conforme uma qualquer das reivindicações 1 a 14, caracterizado pelo fato de compreender as seguintes etapas: A - aquecer lentamente o(s) ácido(s) graxo(s) até 80-90°C; B - ao longo do aquecimento, adicionar lentamente a(s) alcanolamina(s), sob agitação; C - também ao longo do aquecimento, adicionar lentamente alcalinizante, sob agitação, opcionalmente podendo-se adicionar todo em parte da amida solúvel; D - também ao longo do aquecimento, adicionar lentamente toda ou parte da amida solúvel, sob agitação; e E - após resfriamento, adicionar o ácido.
16. " PROCESSO INIBIDOR DA PROPAGAÇÃO DE FOGO " caracterizado por compreender a colocação em contato da composição conforme uma qualquer das reivindicações 1 a 14 com a superfície do(s) material(is) a proteger.
17. " PROCESSO INIBIDOR DA PROPAGAÇÃO DE FOGO " de acordo com a reivindicação 16 caracterizado por, o contato da composição ser efetivado por aspersão.
18. " PROCESSO INIBIDOR DA PROPAGAÇÃO DE FOGO " de acordo com a reivindicação 16 caracterizado por inibir a propagação do fogo em florestas ou áreas de vegetação.
19. " PROCESSO INIBIDOR DA PROPAGAÇÃO DE FOGO " de acordo com a reivindicação 16 caracterizado por inibir a propagação do fogo em construções, particularmente prédios de apartamentos ou de escritórios, hospitais ou instalações industriais.
BRPI0621993-4A 2006-10-05 2006-10-05 composiÇço contra a propagaÇço de fogo, processo de preparaÇço de tal composiÇço e processo inibidor da propagaÇço de fogo BRPI0621993A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/BR2006/000208 WO2008040101A1 (en) 2006-10-05 2006-10-05 Anti-fire propagation composition, process to prepare said composition and process to inhibit fire propagation

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0621993A2 true BRPI0621993A2 (pt) 2011-12-27

Family

ID=39268074

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0621993-4A BRPI0621993A2 (pt) 2006-10-05 2006-10-05 composiÇço contra a propagaÇço de fogo, processo de preparaÇço de tal composiÇço e processo inibidor da propagaÇço de fogo

Country Status (2)

Country Link
BR (1) BRPI0621993A2 (pt)
WO (1) WO2008040101A1 (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US9919174B2 (en) 2012-09-30 2018-03-20 Flame Security Sweden Ab Aqueous composition comprising phosphorous and nitrogen for general fire control

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5854309A (en) * 1996-09-30 1998-12-29 Blount; David H. Flame retardant compositions utilizing amino condensation compounds
US5788912A (en) * 1997-04-17 1998-08-04 The University Of Dayton Method for producing flame retardant porous products and products produced thereby
JP3910437B2 (ja) * 2001-12-27 2007-04-25 花王株式会社 長鎖脂肪酸誘導体組成物

Also Published As

Publication number Publication date
WO2008040101A1 (en) 2008-04-10

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US9878190B2 (en) Flame retardant and fire extinguishing product for fires in solid materials
KR101346190B1 (ko) 친환경 중성계 강화액 소화약제 조성물
US20120292551A1 (en) Aqueous composition and method for fire control
US4950410A (en) Fire extinguishing compositions and methods
WO2017015585A1 (en) Flame retardant and fire extinguishing product
RU2635613C2 (ru) Огнетушитель и наполнитель огнетушителя
WO2014115038A2 (en) Flame retardant and fire extinguishing product for fires in solid materials
EA008246B1 (ru) Антипирен и способ его получения
US8257607B1 (en) Fluorocarbon-free, environmentally friendly, natural product-based, and safe fire extinguishing agent
US7922928B2 (en) Composition for fire fighting and formulations of said composition
EP2900340A1 (en) Aqueous composition comprising phosphorous and nitrogen for general fire control
US20220348828A1 (en) Fire retardant and fire blocking composition for use in forest fires, and method of making same
JP2024501760A (ja) 水系消火薬剤
BRPI0621993A2 (pt) composiÇço contra a propagaÇço de fogo, processo de preparaÇço de tal composiÇço e processo inibidor da propagaÇço de fogo
KR20170025652A (ko) 이온성 용액을 이용한 친환경 소화약제 조성물 및 이의 제조방법
CN109224357A (zh) 一种水系灭火剂
CN114222725A (zh) 灭火剂
RU2614963C1 (ru) Способ тушения пожаров
TWI537026B (zh) 無氟及無磷水性滅火劑
CN1189386A (zh) 消防剂组成物及其制备方法
SE1150077A1 (sv) Sammansättning och metod för brandkontroll
US3429810A (en) Method of extinguishing fires and a composition employed in the method
JPH11414A (ja) 粉末消火剤組成物、及び消火方法
CN110075467A (zh) 一种水系复合型阻燃、隔热灭火组合物及其制备方法
AU2022379933A1 (en) Methods and compositions for use in fire control

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AS 3A, 4A E 5A ANUIDADES.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2161 DE 05/06/2012.