BRPI0621540B1 - Process for reducing the total acid number (tan) of a liquid hydrocarbon feedstock - Google Patents

Process for reducing the total acid number (tan) of a liquid hydrocarbon feedstock Download PDF

Info

Publication number
BRPI0621540B1
BRPI0621540B1 BRPI0621540-8A BRPI0621540A BRPI0621540B1 BR PI0621540 B1 BRPI0621540 B1 BR PI0621540B1 BR PI0621540 A BRPI0621540 A BR PI0621540A BR PI0621540 B1 BRPI0621540 B1 BR PI0621540B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
tan
feedstock
process according
koh
liquid hydrocarbon
Prior art date
Application number
BRPI0621540-8A
Other languages
Portuguese (pt)
Inventor
Carolus Matthias Anna Maria Mesters
Original Assignee
Shell Int Research
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Shell Int Research filed Critical Shell Int Research
Priority to BRPI0621540-8A priority Critical patent/BRPI0621540B1/en
Publication of BRPI0621540B1 publication Critical patent/BRPI0621540B1/en

Links

Description

“PROCESSO PARA A REDUÇÃO DO NÚMERO DE ÁCIDO TOTAL (TAN) DE UMA CARGA DE ALIMENTAÇÃO HIDROCARBONÁCEA LÍQUIDA” Campo da invenção A presente invenção refere-se a um processo para a redução do número de ácido total (TAN) de uma carga de alimentação hidrocarbonácea líquida, em particular de óleo bruto.Field of the Invention The present invention relates to a process for the reduction of the total acid number (TAN) of a hydrocarbonaceous feed filler (TAN) of a total hydrocarbon feedstock liquid, in particular crude oil.

Fundamentos da invenção Oleo bruto e outras correntes hidrocarbonáceas líquidas com uma grande quantidade de ácidos são difíceis de serem refinados. Especialmente na unidade de destilação de uma refinaria de óleo bruto, uma r grande quantidade de ácidos leva a problemas com corrosão. E sabido que os ácidos são removidos por hidrotratamento, isto é, o mesmo processo em que outros heteroátomos como enxofre e nitrogênio são removidos das cargas de alimentação hidrocarbonáceas líquidas. O Hidrotratamento, entretanto, é um processo que é realizado a jusante da unidade de destilação em uma refinaria.Background of the Invention Crude oil and other liquid hydrocarbon streams with a large amount of acids are difficult to refine. Especially in the distillation unit of a crude oil refinery, a large amount of acids leads to corrosion problems. Acids are known to be removed by hydrotreating, that is, the same process in which other heteroatoms such as sulfur and nitrogen are removed from liquid hydrocarbon feedstocks. Hydrotreating, however, is a process that is performed downstream of the distillation unit in a refinery.

Para se evitar problemas de corrosão resultantes do teor de ácido do óleo bruto, diferentes correntes de óleo bruto são tipicamente mescladas para se obter uma carga de alimentação de óleo bruto com uma quantidade aceitável de ácidos. O teor de ácido de um óleo bruto ou de outros líquidos hidrocarbonáceos é geralmente expresso como o número de ácido total (TAN) de tal líquido. O TAN representa miligramas de KOH por grama de líquido necessários para neutralizar o ácido de acordo com um procedimento descrito em ASTMD664. Há uma necessidade na técnica de um processo que seja capaz de reduzir o TAN de correntes hidrocarbonáceas líquidas tal como de óleo bruto que são usadas como carga de alimentação em refinarias, com conversão mínima de compostos que contenham enxofre e nitrogênio e hidrocarbonetos insaturados. Por tal processo, seria obtido uma carga de alimentação de refinaria aceitável com um consumo mínimo de hidrogênio. Sumário da invenção Yerificou-se que os catalisadores que são essencialmente livres de componentes hidrogenantes que são tipicamente usados para reações de hidroconversão tais como hidrodessulfurização, hidrodesnitrogenação e hidrocraqueamento, isto é, compostos de metais de qualquer uma das Colunas 5 a 10 da Tabela Periódica de Elementos, podem ser usados para a hidrogenação seletiva de ácidos em correntes hidrocarbonáceas líquidas, em particular em óleo bruto.To avoid corrosion problems resulting from the acid content of the crude oil, different crude oil streams are typically mixed to obtain a crude oil feedstock with an acceptable amount of acids. The acid content of a crude oil or other hydrocarbonaceous liquids is generally expressed as the total acid number (TAN) of such a liquid. TAN represents milligrams of KOH per gram of liquid required to neutralize acid according to a procedure described in ASTMD664. There is a need in the art for a process that is capable of reducing the TAN of liquid hydrocarbon streams such as crude oil that are used as feedstock in refineries, with minimal conversion of sulfur and nitrogen containing compounds and unsaturated hydrocarbons. By such a process, an acceptable refinery feedstock would be obtained with minimal hydrogen consumption. SUMMARY OF THE INVENTION It has been found that catalysts which are essentially free of hydrogenating components that are typically used for hydroconversion reactions such as hydrodesulfurization, hydrodesionitrogen, and hydrocracking, i.e. metal compounds of any of Columns 5 to 10 of the Periodic Table. Elements may be used for the selective hydrogenation of acids in liquid hydrocarbon streams, in particular in crude oil.

Conseqüentemente, a presente invenção fornece um processo para a redução do número de ácido total (TAN) de uma carga de alimentação hidrocarbonácea líquida, em que a carga de alimentação é contactada, na presença de um gás contendo hidrogênio e a uma temperatura na faixa de desde 200 a 400°C e a pressão elevada, com um catalisador que compreende um óxido de um metal de Coluna 3 ou 4 da Tabela Periódica de Elementos ou de um lantanídeo, cujo catalisador é essencialmente livre de metais da Coluna 5 a 10 ou de compostos dos mesmos, para obter um produto hidrocarbonáceo líquido com um número de ácido total reduzido.Accordingly, the present invention provides a process for reducing the total acid number (TAN) of a liquid hydrocarbon feedstock, wherein the feedstock is contacted, in the presence of a hydrogen-containing gas and at a temperature in the range. from 200 to 400 ° C and at elevated pressure with a catalyst comprising a column 3 or 4 metal oxide from the Periodic Table of Elements or a lanthanide whose catalyst is essentially free of column 5 to 10 metals or compounds thereof to obtain a liquid hydrocarbon product with a reduced total acid number.

Uma vantagem do processo de acordo com a invenção é que o número de ácido total da carga de alimentação é reduzido por hidrogenação enquanto que outras reações de hidrogenação tais como hidrodessulfurização, hidrodesnitrogenação e saturação de hidrocarbonetos insaturados são minimizadas.An advantage of the process according to the invention is that the total acid number of the feedstock is reduced by hydrogenation whereas other hydrogenation reactions such as hydrodesulphurization, hydrodesionitation and saturation of unsaturated hydrocarbons are minimized.

Descrição detalhada da invenção No processo de acordo com a invenção, uma carga de alimentação hidrocarbonácea líquida é contactada, na presença de um gás contendo hidrogênio a uma temperatura na faixa de desde 200 a 400°C e à pressão elevada, com um catalisador que compreende um óxido de um metal da Coluna 3 ou 4 ou de um lantanídeo, cujo catalisador é essencialmente livre de metais da Coluna 5 a 10 metais ou de compostos dos mesmos. A carga de alimentação pode ser qualquer corrente hidrocarbonácea líquida que compreenda ácidos carboxílicos, isto é, orgânicos. O processo é particularmente adequado para as cargas de alimentação que compreendem ácidos naftênicos. De preferência, a carga de alimentação é um óleo bruto, uma corrente de destilado tal como de nafta ou de gasóleo, uma fração residual de uma destilação atmosférica de óleo bruto ou um produto hidrocarbonáceo destilado que não satisfaz as especificações do produto TAN, tal como óleo para aquecimento. O processo de acordo com a invenção é particularmente adequado para a redução do número de ácido total do óleo bruto. O gás contendo hidrogênio é de preferência hidrogênio ou gás de síntese. O uso de gás de síntese como gás contendo hidrogênio é particularmente vantajoso em uma situação em que não estiver disponível hidrogênio gasoso, por exemplo, em locais remotos tais como plataformas afastadas da costa. A temperatura e a pressão nas quais a carga de alimentação está em contato com o catalisador são tais nas quais ocorre a hidrogenação dos ácidos carboxílicos, isto é, pelo menos 200°C. A temperatura está abaixo da temperatura na qual ocorre a decomposição térmica dos ácidos carboxílicos, isto é, abaixo de 400°C. De preferência, a temperatura está na faixa de desde 250 a 390°C, mais preferivelmente de desde 300 a 380 °C. O processo é realizado a uma pressão elevada, isto é, acima da pressão atmosférica. De preferência, a pressão está na faixa de desde 2 a 200 bar manométrica, mais preferivelmente de desde 10 a 150 bar manométrica, a mesmo mais preferivelmente de desde 25 a 120 bar manométrica. O catalisador compreende um óxido de um metal da Coluna 3 ou 4 da Tabela Periódica de Elementos (mais recente notação da IUPAC) ou de um lantanídeo. O óxido também pode ser um óxido misto de dois ou mais de tais metais. O catalisador também pode compreender uma mistura de dois ou mais de tais óxidos. O catalisador é essencialmente livre de metais das Colunas 5 a 10 da Tabela Periódica de Elementos (mais recente notação da IUPAC) ou de compostos dos mesmos. A referência neste caso a um catalisador essencialmente livre de certos compostos é a um catalisador que seja livre de tais compostos exceto por quantidades mínimas, tipicamente na faixa de ppm ou menor, que posa estar presente como contaminantes não intencionais ou como restos de um processo de refinação de minério para a obtenção do óxido de metal da Coluna 3 ou 4 ou lantanídeo.DETAILED DESCRIPTION OF THE INVENTION In the process according to the invention a liquid hydrocarbon feedstock is contacted in the presence of a hydrogen containing gas at a temperature in the range of from 200 to 400 ° C and at elevated pressure with a catalyst comprising an oxide of a column 3 or 4 metal or a lanthanide, the catalyst of which is essentially free of column 5 to 10 metals or compounds thereof. The feedstock may be any liquid hydrocarbon stream comprising carboxylic acids, that is, organic acids. The process is particularly suitable for feed loads comprising naphthenic acids. Preferably, the feedstock is a crude oil, a distillate stream such as naphtha or diesel, a residual fraction from an atmospheric distillation of crude oil or a distilled hydrocarbonaceous product that does not meet TAN product specifications such as heating oil. The process according to the invention is particularly suitable for reducing the total acid number of the crude oil. The hydrogen containing gas is preferably hydrogen or synthesis gas. The use of synthesis gas as hydrogen-containing gas is particularly advantageous in a situation where hydrogen gas is not available, for example, in remote locations such as offshore platforms. The temperature and pressure at which the feedstock is in contact with the catalyst is such that hydrogenation of the carboxylic acids, i.e. at least 200 ° C, occurs. The temperature is below the temperature at which thermal decomposition of carboxylic acids occurs, ie below 400 ° C. Preferably, the temperature is in the range of from 250 to 390 ° C, more preferably from 300 to 380 ° C. The process is carried out at a high pressure, ie above atmospheric pressure. Preferably, the pressure is in the range of from 2 to 200 bar gauge, more preferably from 10 to 150 bar gauge, even more preferably from 25 to 120 bar gauge. The catalyst comprises a metal oxide from Column 3 or 4 of the Periodic Table of Elements (most recent IUPAC notation) or a lanthanide. The oxide may also be a mixed oxide of two or more such metals. The catalyst may also comprise a mixture of two or more such oxides. The catalyst is essentially free of metals from Columns 5 to 10 of the Periodic Table of Elements (most recent IUPAC notation) or compounds thereof. Reference in this case to a catalyst essentially free of certain compounds is to a catalyst that is free of such compounds except for minimal amounts, typically in the range of ppm or less, which may be present as unintended contaminants or as remnants of a process. ore refining to obtain Column 3 or 4 metal oxide or lanthanide.

De preferência, o catalisador compreende um óxido de um metal da Coluna 4 ou de um lantanídeo. Os óxidos preferidos de metal do Grupo 4 metal são óxido de titânio e óxido de zircônio, um óxido preferido de um lantanídeo é céria. Mais preferivelmente, o catalisador consiste de óxido de titânio e/ou de óxido de zircônio, o mesmo mais preferivelmente de óxido de zircônio. O catalisador pode ser preparado por qualquer método de preparação conhecido na técnica. De preferência, o catalisador é preparado tal que a sua área da superfície específica seja de pelo menos 10 m /g, mais preferivelmente de pelo menos 30 m /g. A carga de alimentação para o processo de acordo com a invenção de preferência tem um número de ácido total de pelo menos 0,2 mg de KOH/g de carga de alimentação, de preferência de pelo menos 0,5 mg de KOH/g de carga de alimentação, mais preferivelmente de pelo menos 1,0 mg de KOH/g de carga de alimentação. A referência neste caso ao número de ácido total é à quantidade de KOH (em mg) por grama de carga de alimentação como determinado por ASTM D664. O produto hidrocarbonáceo líquido tem de preferência um TAN de no máximo 0,2 mg de KOH/g de carga de alimentação, mais preferivelmente de no máximo 0,1 mg de KOH/g de carga de alimentação, a mesmo mais preferivelmente de no máximo 0,05 mg de KOH/g de carga de alimentação. O TAN é de preferência reduzido a uma extensão tal que o produto hidrocarbonáceo líquido com um número de ácido total reduzido tenha no máximo 50% do TAN da carga de alimentação, mais preferivelmente de no máximo 30%.Preferably, the catalyst comprises a column 4 metal oxide or a lanthanide. Preferred metal oxides from Group 4 metal are titanium oxide and zirconium oxide, a preferred oxide of a lanthanide is ceria. More preferably, the catalyst consists of titanium oxide and / or zirconium oxide, most preferably the same as zirconium oxide. The catalyst may be prepared by any preparation method known in the art. Preferably, the catalyst is prepared such that its specific surface area is at least 10 m / g, more preferably at least 30 m / g. The feedstock for the process according to the invention preferably has a total acid number of at least 0.2 mg KOH / g feedstock, preferably at least 0.5 mg KOH / g feed loading, more preferably at least 1.0 mg KOH / g feed loading. The reference in this case to the total acid number is the amount of KOH (in mg) per gram of feedstock as determined by ASTM D664. The liquid hydrocarbonaceous product preferably has a TAN of at most 0.2 mg KOH / g feed rate, more preferably at most 0.1 mg KOH / g feed rate, most preferably at most 0.05 mg KOH / g feed rate. The TAN is preferably reduced to such an extent that the liquid hydrocarbon product with a reduced total acid number has a maximum of 50% of the feedstock TAN, more preferably a maximum of 30%.

Exemplo Processo de hidrogenação Em um reator Microflow, o óleo bruto foi contactada com um material sólido inerte (partículas de carbureto de silício de 0,1 mm) ou com um dos catalisadores descritos a seguir (partículas de catalisador diluídas com partículas de carbureto de silício: 1/1 volume/ volume) na presença de um gás que contenha hidrogênio ou de nitrogênio durante pelo menos 100 horas. Foram usados dois óleos brutos diferentes. Para os experimentos 1 a 8 e 13 a 16, foi usado um óleo bruto da África Ocidental (bruto 1); para os experimentos 9 a 12, foi usado um óleo bruto do Oriente Médio (bruto 2). As especificações de ambos os óleos brutos são apresentadas na tabela 1. As condições exatas para cada experimento são fornecidas na tabela 2. O número de ácido total (TAN) do efluente líquido de cada um dos experimentos foi determinado de acordo com ASTM D664. A concentração de sulfeto de hidrogênio no efluente na fase vapor foi determinada por cromatografia em fase gasosa. O TAN do efluente líquido e a concentração de sulfeto de hidrogênio no efluente na fase vapor também são apresentados na tabela 2.Example Hydrogenation Process In a Microflow reactor, crude oil was contacted with an inert solid material (0.1mm silicon carbide particles) or one of the catalysts described below (catalyst particles diluted with silicon carbide particles). : 1/1 volume / volume) in the presence of a gas containing hydrogen or nitrogen for at least 100 hours. Two different crude oils were used. For experiments 1 to 8 and 13 to 16, a West African crude oil (crude 1) was used; For experiments 9 to 12, a crude oil from the Middle East (crude 2) was used. The specifications of both crude oils are given in table 1. The exact conditions for each experiment are given in table 2. The total acid number (TAN) of the liquid effluent from each experiment was determined according to ASTM D664. The hydrogen sulfide concentration in the vapor effluent was determined by gas chromatography. The TAN of the liquid effluent and the hydrogen sulfide concentration in the vapor phase effluent are also presented in table 2.

Os experimentos 3, 4, 6, 7, 9, 10, 12 e 14 a 16 são experimentos de acordo com a invenção. Os experimentos 1,2, 5, 8, 11 e 13 são experimentos de comparação.Experiments 3, 4, 6, 7, 9, 10, 12 and 14 to 16 are experiments according to the invention. Experiments 1,2, 5, 8, 11 and 13 are comparison experiments.

Catalisadores Foram usados os seguintes catalisadores nos experimentos de hidrogenação.Catalysts The following catalysts were used in the hydrogenation experiments.

Catalisador de titânia 1 Foi preparado um catalisador de titânia denominado titânia 1 como a seguir. Uma quantidade de 3192 gramas de titânia em pó (P25, originária de Degussa; perda por ignição: 4,4% em peso a 540°C) foi misturada com 100 gramas de ácido oxálico diidratado em uma amassadeira moinho para mistura (Simpson). Depois de 4 minutos de moagem da mistura, foram adicionados 981 gramas de água desionizada e 100 gramas de polietileno glicol e a moagem da mistura continuou durante mais 12 minutos. Então, foram adicionados 100 gramas de metil celulose e a moagem da mistura continuou durante mais 20 minutos. A mistura assim formada foi moldada por extrusão através de uma placa de matriz de formato trilobulado com 1,7 mm de diâmetro. Os três lóbulos foram secos durante 2 horas a 120°C e calcinados durante 2 horas a 500°C.Titania Catalyst 1 A titania catalyst named titania 1 was prepared as follows. An amount of 3192 grams of titania powder (P25 from Degussa; ignition loss: 4.4 wt% at 540 ° C) was mixed with 100 grams of dihydrated oxalic acid in a mixing mill kneader (Simpson). After 4 minutes of milling the mixture, 981 grams of deionized water and 100 grams of polyethylene glycol were added and the milling of the mixture continued for a further 12 minutes. Then 100 grams of methyl cellulose was added and the milling of the mixture continued for a further 20 minutes. The mixture thus formed was extruded molded through a 1.7 mm diameter trilobulated shape matrix plate. The three lobes were dried for 2 hours at 120 ° C and calcined for 2 hours at 500 ° C.

Os trilóbulos de titânia resultantes têm uma área da superfície de 52 m2/g como medida por adsorção de nitrogênio (método BET) e um volume do poro de 0,31 ml/g como medido por introdução de mercúrio. Catalisador de titânia 2 Partículas de titânia comercialmente disponíveis como X096 (originário da CRI Catalisador Company) foram usadas como catalisador de titânia (também conhecido como titânia 2). Estas partículas de titânia têm uma área da superfície de 120 m2/g como medida por adsorção de nitrogênio (método BET) e um volume do poro de 0,32 ml/g como medido por introdução de mercúrio.The resulting titania trilobules have a surface area of 52 m2 / g as measured by nitrogen adsorption (BET method) and a pore volume of 0.31 ml / g as measured by mercury introduction. Titania Catalyst 2 Titanium particles commercially available as X096 (from CRI Catalyst Company) were used as a titania catalyst (also known as titania 2). These titania particles have a surface area of 120 m2 / g as measured by nitrogen adsorption (BET method) and a pore volume of 0.32 ml / g as measured by mercury introduction.

Catalisador de zircônia Foi preparado um catalisador de zircônia como a seguir. Uma quantidade de 264 gramas de zircônia em pó (RC100, originária da Daiichi; perda por ignição: 5,3% em peso a 540°C) foi misturada com 90 gramas de uma solução de 5% em peso de álcool polivinílico em água desionizada em uma amassadeira (amassadeira da Wemer & Pfeider Sigma do tipo LUK 0.75). Depois de 7 minutos da ação de amassar, foram adicionados 2,5 gramas de uma poliacrila amida catiônica (Superfloc, originária da Cytec) e depois de serem amassadas durante 20 minutos foram adicionados 8 gramas de água desionizada. A mistura foi amassada durante mais 22 minutos. A mistura assim formada foi moldada por extrusão em trilóbulos de 1,7 mm de diâmetro. Os extrudados foram secos durante 2 horas a 120°C e calcinados durante 2 horas a 550°C.Zirconia Catalyst A zirconia catalyst was prepared as follows. An amount of 264 grams of zirconia powder (RC100 from Daiichi; ignition loss: 5.3 wt.% At 540 ° C) was mixed with 90 grams of a 5 wt.% Solution of polyvinyl alcohol in deionized water. in a kneader (Wemer & Pfeider Sigma LUK 0.75 kneader). After 7 minutes of kneading action, 2.5 grams of a cationic amide polyacryl (Superfloc from Cytec) were added and after being kneaded for 20 minutes, 8 grams of deionized water was added. The mixture was kneaded for a further 22 minutes. The mixture thus formed was extruded into 1.7 mm diameter trilobules. The extrudates were dried for 2 hours at 120 ° C and calcined for 2 hours at 550 ° C.

Os trilóbulos de zircônia resultantes têm uma área superficial de 54 m2/g como medidos por adsorção de nitrogênio (método BET) e um volume do poro de 0,35 ml/g como medido por introdução de mercúrio.The resulting zirconia trilobules have a surface area of 54 m2 / g as measured by nitrogen adsorption (BET method) and a pore volume of 0.35 ml / g as measured by mercury introduction.

NiMo sobre alumina Foi usado um catalisador de hidrodessulfurização convencional que compreende Ni e Mo sobre alumina, que é comercialmente disponível como CRITERION RM-5030 (originário da Criterion Catalyst Company). • L. Ο a* > ο vi Λ a 4) +- S 4> 3 C α> = v (Λ N Μ ο 3 *3 σ' ·■— α> +- c « 3 5= α> 3 α> £ < Η • »■« © VINiMo on Alumina A conventional hydrodesulfurization catalyst comprising Ni and Mo on alumina, which is commercially available as CRITERION RM-5030 (from Criterion Catalyst Company) was used. • L. * a *> ο vi Λ a 4) + - S 4> 3 C α> = v (Λ N Μ ο 3 * 3 σ '· ■ - α> + - c «3 5 = α> 3 α > £ <Η • »■« © VI

VI 4> ο Ο S+ D- © Ό κι α> «ο .SÍ -3 β Ο ' U .VI 4> ο Ο S + D- © Ό κι α> «ο .SÍ -3 β Ο 'U.

fN 3 -Q 3 Η J* * 0 <N g & <d δ >■ ^ .2 g o -S 52 +5 íh ^ <u Λ 2 .. s *c Ί2 ò a & 3 <-> S ^ Ü <L>fN 3 -Q 3 J * * 0 <N g & <d δ> ■ ^ .2 go -S 52 +5 íh ^ <u 2 .. s * c Ί2 2nd a & 3 <-> S ^ Ü <L>

S ω JP «a § g s g S £, | ® 2 ^ .2 'o ΓΛ) o 'S CS · > m J3 *a «D O rt m í á o ;§ § ω J -S -¾ g> ^ -o ^ δ a 2 «> 1 .a £ ® 3 o 5, *3 ^ ^ T3 Λ (N = a =3 <í s .g o α> ο ο ω .α> Ό #a a ω ^ ’—1 ^3 2 <ω 0 T3 -s m 3 S bl) g hD > O w cy o c ^ | s -g g -i “ o 1 I 1 S a s s&ld £ ^ -g 3 ^ ^ ^ ^ s 'g a Η ί3ΡΚ'Λ'τ3 c* S TS ο .„· ? ê 5 8 a >S ω JP «a § g s g S £, | ® 2 ^ .2 'o ΓΛ) o' S CS ·> m J3 * a «DO rt mí o; § § ω J -S -¾ g> ^ -o ^ δ a 2«> 1 .a £ ® 3 o 5, * 3 ^ ^ T3 Λ (N = a = 3 <i s .go α> ο ο ω .α> Ό #aa ω ^ '—1 ^ 3 2 <ω 0 T3 -sm 3 S bl ) g hD> O w cy oc ^ | s -g g -i “o 1 I 1 S a s s & ld £ ^ -g 3 ^ ^ ^ ^ s' g a ί ί3ΡΚ'Λ'τ3 c * S TS ο.„ ·? ê 5 8 a>

1 3 § § g. | | I 0 £2 3 Λ Λ a a vo 1 o ·§ y -| 53 w ω γλ -a *a co _2 CX ajTSOcTcr1^ Ό " <ü iá w a> ^ :¾ · · .2 -g g ^ | ^ | I .a U ^g^gOoow ü rW 1} -4—> Ss^ · ^ · ^ kC^ O 60 -g ■a ¾ a ο^ωω&0.3.2οθ I Ί 8 8 ·| | I i f. s " Í I ? | S I I 1 1 * feã-O^Z^^&S « K-üoS^íooSd ■g ê o S § S !S ? ο ΐ!1 3 § § g. | | I 0 £ 2 3 a a a vo 1 o · § y - | 53 w ω γλ -a * a co _2 CX ajTSOcTcr1 ^ Ό "<ü iá wa> ^: ¾ · · .2 -gg ^ | ^ | I .a U ^ g ^ gOoow ü rW 1} -4—> Ss ^ · ^ · ^ KC ^ O 60 -g ■ a ¾ a ο ^ ωω & 0.3.2οθ I 8 8 · | | I i f. S "Í I? | S I I 1 1 * f-O ^ Z ^^ & S «K-^oS ^ íooSd ■ g s o S § S! S? ο ΐ!

“ P^ ?Cd <U -(-1 “ B K O“P ^? Cd <U - (- 1“ B K O

Claims (10)

1. Processo para a redução do número de ácido total (TAN) de uma carga de alimentação hidrocarbonácea líquida, caracterizado pelo fato de que a carga de alimentação é contactada, na presença de um gás contendo hidrogênio e a uma temperatura na faixa de desde 200 a 400°C e à pressão elevada, com um catalisador que compreende um óxido de um metal da Coluna 3 ou 4 da Tabela Periódica de Elementos ou de um lantanídeo, cujo catalisador é essencialmente livre de metais da Coluna 5 a 10 ou compostos dos mesmos, para obter um produto hidrocarbonáceo líquido com um número de ácido total reduzido.Process for reducing the total acid number (TAN) of a liquid hydrocarbon feedstock, characterized in that the feedstock is contacted in the presence of a hydrogen-containing gas and at a temperature in the range of from 200 at 400 ° C and at elevated pressure with a catalyst comprising a metal oxide of a Column 3 or 4 of the Periodic Table of Elements or a lanthanide whose catalyst is essentially free of column 5 to 10 metals or compounds thereof , to obtain a liquid hydrocarbon product with a reduced total acid number. 2. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o óxido é um óxido de um metal da Coluna 4 ou de um lantanídeo, de preferência é óxido de titânio ou óxido de zircônio, mais preferivelmente o óxido de zircônio.Process according to Claim 1, characterized in that the oxide is a column 4 metal oxide or a lanthanide, preferably titanium oxide or zirconium oxide, more preferably zirconium oxide. 3. Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que o catalisador consiste essencialmente de óxido de titânio e/ou de óxido de zircônio.Process according to Claim 2, characterized in that the catalyst consists essentially of titanium oxide and / or zirconium oxide. 4. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que a pressão está na faixa de desde 2 a 200 bar manométrica, de preferência de desde 10 a 150 bar manométrica, mais preferivelmente 25 a 120 bar manométrica.Process according to any one of the preceding claims, characterized in that the pressure is in the range from 2 to 200 bar gauge, preferably from 10 to 150 bar gauge, more preferably 25 to 120 bar gauge. 5. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que a temperatura está na faixa de desde 250 a 390°C, de preferência de desde 300 a 380°C.Process according to any one of the preceding claims, characterized in that the temperature is in the range from 250 to 390 ° C, preferably from 300 to 380 ° C. 6. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o gás contendo hidrogênio é gás de síntese ou hidrogênio.Process according to any one of the preceding claims, characterized in that the hydrogen-containing gas is synthesis gas or hydrogen. 7. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que a carga de alimentação tem um TAN de pelo menos 0,2 mg de KOH/g de carga de alimentação, de preferência pelo menos 0,5 mg de KOH/g de carga de alimentação, de preferência pelo menos 1,00 mg de KOH/g de carga de alimentação.Process according to any one of the preceding claims, characterized in that the feedstock has a TAN of at least 0.2 mg KOH / g feedstock, preferably at least 0.5 mg KOH. / g feedstock, preferably at least 1.00 mg KOH / g feedload. 8. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o produto hidrocarbonáceo líquido tem um TAN de no máximo 0,2 mg de KOH/g de carga de alimentação, de preferência no máximo 0,1 mg de KOH/g de carga de alimentação, mais preferivelmente no máximo 0,05 mg de KOH/g de carga de alimentação.Process according to any one of the preceding claims, characterized in that the liquid hydrocarbonaceous product has a TAN of at most 0.2 mg KOH / g feedstock, preferably at most 0.1 mg KOH. / g feed load, more preferably at most 0.05 mg KOH / g feed load. 9. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o produto hidrocarbonáceo líquido com um número reduzido de ácido total tem um TAN de no máximo 50% do TAN do produto de óleo bruto, de preferência no máximo 30%.Process according to any one of the preceding claims, characterized in that the liquid hydrocarbon product with a reduced total acid number has a TAN of at most 50% of the TAN of the crude oil product, preferably at most 30%. . 10. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que a carga de alimentação hidrocarbonácea líquida é óleo bruto.Process according to any one of the preceding claims, characterized in that the liquid hydrocarbon feedstock is crude oil.
BRPI0621540-8A 2006-04-04 2006-04-04 Process for reducing the total acid number (tan) of a liquid hydrocarbon feedstock BRPI0621540B1 (en)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0621540-8A BRPI0621540B1 (en) 2006-04-04 2006-04-04 Process for reducing the total acid number (tan) of a liquid hydrocarbon feedstock

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0621540-8A BRPI0621540B1 (en) 2006-04-04 2006-04-04 Process for reducing the total acid number (tan) of a liquid hydrocarbon feedstock

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0621540B1 true BRPI0621540B1 (en) 2015-07-14

Family

ID=53541164

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0621540-8A BRPI0621540B1 (en) 2006-04-04 2006-04-04 Process for reducing the total acid number (tan) of a liquid hydrocarbon feedstock

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0621540B1 (en)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
RU2673891C2 (en) Hydrotreating catalyst composition containing heterocyclic polar compound, method of making such catalyst, and process of using such catalyst
US7993513B2 (en) Two-step process for desulphurizing olefinic gasolines comprising arsenic
KR102404295B1 (en) Systems and methods for upgrading heavy oil
RU2637508C2 (en) Economic and high-active catalyst of hydroprocessing
KR20100053617A (en) A composition useful in the catalytic hydroprocessing of hydrocarbon feedstocks, a method of making such catalyst, and a process of using such catalyst
RU2680386C1 (en) Method for hydrogeneration processing of raw materials
EP3200916B1 (en) Hydroisomerization catalyst manufactured using high nanopore volume alumina supports and hydroisomerization process
BRPI0713036A2 (en) sulfur tolerant noble metal containing aromatic hydrogenation catalyst and a method of producing and using such catalyst
CN110892043A (en) System and method for processing heavy oil by refining after oil upgrading
US7556729B2 (en) Method for the selective hydrodesulfurization of an olefin containing hydrocarbon feedstock
JP4740544B2 (en) Selective hydrodesulfurization of naphtha stream
US20060249430A1 (en) Process for reducing the total acid number (TAN) of a liquid hydrocarbonaceous feedstock
JP6114738B2 (en) Hydrotreating method using carbon oxide resistant catalyst
JP2008297437A (en) Manufacturing method of ultralow-sulfur gas oil and manufacturing apparatus therefor
RU2353644C1 (en) Method of hydro-fining oil fractions
JP2011231322A (en) Improved process for selective reduction of the contents of benzene and light unsaturated compound of various hydrocarbon fractions
JP2009143853A (en) Method for producing alcohols, method for producing hydrogen or synthesis gas using the same method for producing alcohols, and alcohols
KR20080108338A (en) A process for reducing the total acid number (tan) of a liquid hydrocarbonaceous feedstock
BRPI0621540B1 (en) Process for reducing the total acid number (tan) of a liquid hydrocarbon feedstock
JP2001179105A (en) Catalyst for hydrodesulfurization and isomerization of light hydrocarbon oil and method of producing the same
JP5399234B2 (en) Method for reducing total acid number (TAN) of liquid hydrocarbonaceous feedstock
WO2004050802A1 (en) Hydroconversion catalyst and method for making the catalyst
US20240101913A1 (en) Hydrocracking operation with reduced accumulation of heavy polynuclear aromatics
JP2013057075A (en) Lowering process of total acid number (tan) of liquid hydrocarbon quality feedstock
JP5794936B2 (en) Process for hydrorefining cracked gasoline

Legal Events

Date Code Title Description
B06G Technical and formal requirements: other requirements [chapter 6.7 patent gazette]

Free format text: SOLICITA-SE A REGULARIZACAO DA PROCURACAO, UMA VEZ QUE BASEADO NO ARTIGO 216 1O DA LPI, O DOCUMENTO DE PROCURACAO DEVE SER APRESENTADO NO ORIGINAL, TRASLADO OU FOTOCOPIA AUTENTICADA.

B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 3A ANUIDADE

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2214 DE 11/06/2013.

B08H Application fees: decision cancelled [chapter 8.8 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AOS DESPACHOS 8.6 NA RPI 2214 DE 11/06/2013 E 8.11 NA RPI 2250 DE 18/02/2014.

B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 04/04/2006, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time
B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)