BRPI0621462A2 - dispositivo para distribuição de vapor - Google Patents

dispositivo para distribuição de vapor Download PDF

Info

Publication number
BRPI0621462A2
BRPI0621462A2 BRPI0621462-2A BRPI0621462A BRPI0621462A2 BR PI0621462 A2 BRPI0621462 A2 BR PI0621462A2 BR PI0621462 A BRPI0621462 A BR PI0621462A BR PI0621462 A2 BRPI0621462 A2 BR PI0621462A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
steam
tubular chamber
nozzle
dispensing device
chamber
Prior art date
Application number
BRPI0621462-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Franco Polti
Stefano Cappi
Peter Damiano
Original Assignee
Polti Spa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Polti Spa filed Critical Polti Spa
Publication of BRPI0621462A2 publication Critical patent/BRPI0621462A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61LMETHODS OR APPARATUS FOR STERILISING MATERIALS OR OBJECTS IN GENERAL; DISINFECTION, STERILISATION OR DEODORISATION OF AIR; CHEMICAL ASPECTS OF BANDAGES, DRESSINGS, ABSORBENT PADS OR SURGICAL ARTICLES; MATERIALS FOR BANDAGES, DRESSINGS, ABSORBENT PADS OR SURGICAL ARTICLES
    • A61L2/00Methods or apparatus for disinfecting or sterilising materials or objects other than foodstuffs or contact lenses; Accessories therefor
    • A61L2/02Methods or apparatus for disinfecting or sterilising materials or objects other than foodstuffs or contact lenses; Accessories therefor using physical phenomena
    • A61L2/04Heat
    • A61L2/06Hot gas
    • A61L2/07Steam
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61CDENTISTRY; APPARATUS OR METHODS FOR ORAL OR DENTAL HYGIENE
    • A61C19/00Dental auxiliary appliances
    • A61C19/002Cleaning devices specially adapted for dental instruments

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Apparatus For Disinfection Or Sterilisation (AREA)

Abstract

DISPOSITIVO PARA DISTRIBUIçãO DE VAPOR. A presente invenção refere-se a um dispositivo de distribuição de vapor compreendendo um bocal (21) do orifício no qual o vapor fornecido de uma fonte de vapor pressurizado (1) é emitido. O dispositivo de distribuição é dotado de uma câmara tubular (14) posicionada em torno da zona onde o orifício do bocal (21) emerge, a referida câmara tubular (14) sendo fechada em sua extremidade próxima ao orifício do bocal (21) e aberta na extremidade oposta (14b) através da qual o vapor é distribuído no ambiente em direção ao objeto a ser esterilizado.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "DISPOSITIVO PARA DISTRIBUIÇÃO DE VAPOR".
Descrição
A presente invenção refere-se a um dispositivo para distribuição de vapor compreendendo um bocal de cujo orifício e emitido o vapor forneci- do de uma fonte de vapor pressurizado é emitido.
É sabido que vapor, que pode ser superaquecido, é usado am- plamente em todas aquelas aplicações que requerem desinfecção e saniti- zação completas do ambiente, tal como, por exemplo, interiores de trens, halls de cinemas, teatros, mas também e em particular as mobílias, instru- mentos e aparelhos presentes em clínicas médicas e veterinárias, estúdios de dentistas, centros cirúrgicos, ambulâncias, teatros de operações e ambi- entes similares.
No ambiente dentário, em particular, a fim de lidar com proble- mas de higiene, equipamento de lavagem de instrumento e esterilização de autoclave, normalmente caro, é usado, o referido equipamento, embora sen- do muito eficaz, tendo um procedimento operacional complexo e longos tempos de processos.
Esse equipamento é usado normalmente uma vez por dia ou após o tratamento de pacientes com infecções virais.
O conjunto de mobílias, instrumentos e aparelho normalmente usados são, na verdade, lavados e sanitizados pelo cirurgião-assistente, u- sando desinfetantes à base de álcool, que são atomizados por meio de pul- verizadores e secos com toalhas de papel.
Essa operação é indispensável após tratamento de cada pacien- te e requer longos tempos de operação.
Sistemas usando vapor saturado ou também superaquecido têm sido propostos, o último sendo pulverizado contra os objetos a serem esteri- lizados por meio de um dispositivo de distribuição de alta pressão.
Contudo, esses sistemas que usam vapor, embora sejam muito eficazes para limpeza de ambientes domésticos ou industriais, na verdade, têm limitações maiores quando usados para aplicações de esterilização do tipo indicado acima.
De fato, nos dispositivos de distribuição conhecidos, o jato de vapor, não importa quão poderoso seja em termos de pressão e apesar de ser fornecido pela fonte em altas temperaturas, quando bate nas superfícies dos objetos a serem esterilizados, tem temperaturas que não mais são ade- quadas para a finalidade, isto é, para a destruição da atividade microbiana presente nos referidos objetos.
O objetivo da presente invenção é proporcionar um dispositivo de distribuição de vapor que permite a desinfecção e sanitização de instru- mentos e equipamentos cirúrgicos e/ou médicos, em particular, mas não ex- clusivamente aqueles que são usados em um estúdio de dentista, rapida- mente e de maneira muito efetiva com relação à atividade microbiana parti- cular, que deve ser destruída.
O objetivo é alcançado com um dispositivo de distribuição de vapor de acordo com a reivindicação 1 abaixo.
A invenção será agora descrita em maiores detalhes com refe- rência a um exemplo de modalidade prática, desde que somente por meio de um exemplo não limitativo, ilustrado nos desenhos anexos, em que:
- a figura 1 mostra uma vista, seccionada verticalmente, do dis- positivo de distribuição de vapor de acordo com a invenção;
- a figura 2 mostra a vista, seccionada horizontalmente, do dis- positivo de distribuição ao longo da linha II - II da figura 1.
Com referência às figuras mencionadas acima, 1 indica, esque- maticamente, uma fonte de vapor convencional, a capacidade da qual para produzir vapor pode ser variada de acordo com as exigências. A fonte 1 po- de ser, à guisa de exemplo, uma caldeira com uma capacidade de 1500 W, proporcionando vapor em uma pressão de 0,3 mPa (3 bar) ou uma caldeira com um vapor que proporciona uma capacidade muito maior, em uma pres- são de 0,1 mPa (10 bar).
O vapor fornecido da fonte 1, por exemplo, uma caldeira, é transportado, por meio de um tubo 2, que é, por exemplo, flexível e também convencional para o dispositivo de distribuição de acordo com a invenção, que é denotado globalmente por 3 na figura 1.
Este último compreende um corpo tubular 4, tendo uma cavida- de axial 5 formada no seu interior. O corpo 4 é dotado de um dispositivo de aquecimento, por exemplo, uma resistência elétrica convencional 6, equipa- da com terminais 7 para o seu acionamento.
Em uma de suas extremidades, o corpo tubular 4 é fechado pela parede extrema 8, que é dotada de uma abertura 9 à qual o tubo de forneci- mento de vapor é conectado por meio de uma união 10, mostrada na figura 1.
A extremidade oposta 11 do corpo tubular 4 é aberta e destinada a ser fechada, vedantemente, pelo ressalto anular 12 de uma parte 13, dis- posta co-axialmente com o corpo 4.
Essa parte 13 tem uma câmara tubular 14, de preferência, com seção transversal circular, que se estende axial e concentricamente com re- lação ao corpo 4 em um lado, em relação ao ressalto anular 12 e um corpo cilíndrico 15, que se estende no lado oposto, sendo alojado no interior da cavidade axial 5 do corpo 4 com a formação de uma câmara 16 entre a ex- tremidade 17 e a parede extrema 8.
A superfície do corpo cilíndrico 15 tem nela formado uma ranhu- ra helicoidal que, com a superfície cilíndrica interna do corpo 4, define um conduto helicoidal 18. Este último é conectado, em um lado, à câmara 16 em que o vapor é fornecido do tubo 2 e, no outro lado, a uma ranhura anular 19 formada no corpo cilíndrico 15.
Essa ranhura anular 19 está em comunicação de fluido com um conduto radial 20, formando no corpo 15 e esse conduto radial 20, por sua vez, está em comunicação com um conduto 21, formado axialmente no inte- rior do corpo 15, fechado na extremidade de fundo e aberto via um orifício 23, emergindo no interior do espaço definido pela câmara tubular 14.
Este último, portanto, é fechado no fundo 22 onde o orifício 23 é formado e aberto livremente com uma abertura 14b no lado oposto.
De acordo com a invenção, a área seccional transversal "B" da câmara 14 e sua abertura 14b em direção ao exterior é maior do que a área seccional transversal "A" do orifício 23 do conduto 21 por um fator que oscila entre 30 e 150.
O conjunto formado pelo corpo 4 e a parte 13 pode ser alojado em uma localização fixa ou no interior de um invólucro 24 com um cabo 25 para manobrá-lo, conforme mostrado na figura 1. O cabo 25 pode ter, tam- bém, disposto sobre ele, um botão de calcar 26 para ativar e interromper o fornecimento de vapor da fonte 1, de maneira convencional.
De acordo com a invenção, o dispositivo de distribuição 3 pode compreender um tanque 27, conectado radialmente à parte 13 e em comuni- cação com a câmara 14 por meio de um tubo 28 que é estirado do fundo do tanque.
Este último é destinado a conter um líquido, denotado por 29 na figura 2, a ser adicionado ao vapor durante a sua distribuição. O líquido é um desinfetante ou um agente de limpeza ou uma substância aromática e sua sucção no interior da câmara 14 pode ocorrer, por exemplo, por meio do e- feito Venturi, ao longo do tubo 28, causado pelo fluxo de vapor que está sendo distribuído.
Da descrição acima está claro que, em seguida à operação do botão de calcular 26 ou um dispositivo de controle equivalente, se o aparelho estiver em uma localização fixa, o vapor é fornecido da fonte 1 para a câma- ra 16 do corpo 4 de onde, através do conduto helicoidal 18, da ranhura 19 e do conduto radial 20, alcança o conduto axial 21, que realiza a ação de um bocal de distribuição.
Durante deslocamento ao longo do conduto helicoidal 18, se a resistência elétrica 6 for ativada, o vapor fornecido da fonte 1, se requerido, é superaquecido ou, em qualquer caso, tornado totalmente seco.
O vapor, portanto, na região do orifício 23 emerge no interior do espaço definido pela câmara tubular 14, que forma um espaço restrito em relação ao ambiente livre circundante. A expansão do vapor no interior do ambiente restrito da câmara 14, portanto, ocorre com uma ação de resfria- mento, que é notavelmente menor do que aquela que ocorreria, se o orifício 23 fosse emergir diretamente no interior do ambiente livre externo. Segue-se que, na saída da seção tubular da câmara 14, o vapor ainda possui uma alta temperatura que permanece substancialmente invari- ável até que ele bata nas ferramentas ou no equipamento a ser esterilizado.
A eficiência do dispositivo de distribuição de acordo com a pre- sente invenção foi determinada por meio de uma série de testes operacio- nais experimentais, usando vapor fornecido de uma caldeira em uma pres- são de 0,37 mPa (3,7 bar), com um rendimento de 100 gramas/ minuto, sem o uso de um superaquecedor. A temperatura do vapor medida no orifício 23, em todos os testes, foi mantida em 100° C.
Os testes foram realizados detectando a temperatura em queo vapor, emitido do dispositivo de distribuição de acordo com a invenção, ge- renciado para bater na superfície a ser esterilizada situada em 30 mm da abertura 14b da câmara 14 mediante a variação na área seccional transver- sal "A" do orifício 23 e variação na área seccional transversal "B" da abertura 14b. O comprimento axial da câmara 14 era, em todos os testes, igual a 120 mm.
Os resultados dos testes experimentais referidos acima são mostrados na tabela a seguir: RESULTADOS (TEMPERATURAS)
<table>table see original document page 7</column></row><table> Como pode ser visto dos dados mostrados na Tabela, a eficiên- cia máxima, em termos de temperatura ainda possuída pelo jato de vapor que deixa o dispositivo de distribuição de acordo com a invenção, é obtida com um orifício 23 tendo um diâmetro de 1,5 mm e com uma abertura 14b, da câmara tubular 14, tendo um diâmetro de 13 mm ou com um orifício ten- do um diâmetro de 3mm junto com a abertura da câmara tubular tendo um diâmetro de 17 mm. Em ambos os casos, a temperatura do vapor medida na superfície do objeto a ser esterilizado foi igual a 94°G.
Contudo, a eficiência em termos de temperatura e, portanto, es- terilização foi aceitável também com combinações de diâmetros diferentes, quando a área seccional transversal "B" da abertura 14b tinha um valor entre 30 e 150 vezes a área seccional transversal "A" do orifício 23, para o mesmo comprimento axial da câmara tubular 14.
As dimensões e a forma do invólucro 24 e os materiais usados para fabricação do dispositivo de distribuição podem, obviamente, variar, dependendo das exigências, sem afastamento, assim, do escopo da inven- ção, conforme descrito acima e reivindicado abaixo.

Claims (10)

1. Dispositivo de distribuição de vapor, compreendendo um bo- cal (21) de cujo orifício (23) é emitido o vapor fornecido de uma fonte de va- por pressurizado (1), caracterizado pelo fato de ser dotado de uma câmara tubular (14), posicionada em torno da zona onde o orifício (23) do bocal e- merge, a referida câmara tubular (14) sendo fechada em sua extremidade de fundo (22) e aberta na extremidade oposta (14b) através da qual o vapor é distribuído no ambiente, em direção aos objetos a serem esterilizados.
2. Dispositivo de distribuição, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de a área seccional transversal (B) da referida câma- ra tubular (14) ser maior do que a área seccional transversal (A) do orifício (23) do bocal (21).
3. Dispositivo de distribuição, de acordo com as reivindicações 1 e 2, caracterizado pelo fato de a área seccional transversal (B) da referida câmara tubular (14) circundar a zona onde o orifício (23) do bocal por um fator que oscila entre 30 e 150.
4. Dispositivo de distribuição, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 3, caracterizado pelo fato de a seção transversal (B) da referida câmara tubular (14) ser circular.
5. Dispositivo de distribuição, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 4, caracterizado pelo fato de a referida câmara tubular (14) se estender concentricamente com o eixo geométrico longitudinal do bocal (21) através de uma seção reta predeterminada.
6. Dispositivo de distribuição, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 5, caracterizado pelo fato de o orifício de distribuição (23) do referido bocal (21) estar situado no fundo fechado (22) da referida câmara tubular (14).
7. Dispositivo de distribuição, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 6, caracterizado pelo fato de incluir um dispositivo (15) para secagem e superaquecimento do vapor, o referido dispositivo sendo posicionado a montante do referido bocal (21).
8. Dispositivo de distribuição, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 7, caracterizado pelo fato de incluir um tanque (27) para contenção de um líquido (29) a ser adicionado ao vapor durante a sua distribuição, o referido tanque (27) sendo fixado à referida câmara tubular (14) e colocado em comunicação com o interior desse último por meio de dispositivo de sucção (28).
9. Dispositivo de distribuição, de acordo com a reivindicação 8, em que o referido líquido (29) é um desinfetante ou agente de limpeza ou uma substância aromática.
10. Dispositivo de distribuição, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 9, caracterizado pelo fato de compreender um invólu- cro (24), com um cabo de manobra (25) fixado à referida câmara tubular, o referido cabo (25) compreendendo um dispositivo de controle (26) para ati- var a distribuição ,do vapor da fonte (1) em direção ao bocal (21).
BRPI0621462-2A 2006-03-21 2006-03-21 dispositivo para distribuição de vapor BRPI0621462A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/IT2006/000174 WO2007108021A1 (en) 2006-03-21 2006-03-21 Steam delivery device

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0621462A2 true BRPI0621462A2 (pt) 2011-12-13

Family

ID=37398873

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0621462-2A BRPI0621462A2 (pt) 2006-03-21 2006-03-21 dispositivo para distribuição de vapor

Country Status (7)

Country Link
US (1) US20090010825A1 (pt)
EP (1) EP1996240B1 (pt)
CN (1) CN101400372B (pt)
BR (1) BRPI0621462A2 (pt)
ES (1) ES2391469T3 (pt)
MX (1) MX2008011605A (pt)
WO (1) WO2007108021A1 (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2011031313A2 (en) * 2009-09-11 2011-03-17 Pacific Biosciences Of California, Inc. Zero-mode waveguides with non-reflecting walls
ITPR20120072A1 (it) * 2012-10-31 2014-05-01 Ca Mi Societa A Responsabilita Li Mitata Dispositivo per il recupero di aria proveniente da un aspiratore e impianto comprendente tale dispositivo
US10172688B2 (en) * 2015-06-24 2019-01-08 Carlos Andres Castro-Perdomo Steam cleaning device and methods of use
EP3181219B1 (en) 2015-12-14 2024-04-17 Clariant Produkte (Deutschland) GmbH Steam saving device
US20200055095A1 (en) * 2017-10-20 2020-02-20 Michael Ingle Sanitizing system with a plurality of modular treatment stations

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4246871A (en) * 1979-05-04 1981-01-27 Bocksruker Ronald W Steam generator
US5348235A (en) * 1992-07-06 1994-09-20 Pappas Charles A Medical waste disposal system
DK173324B1 (da) * 1998-02-02 2000-07-24 Inter Select By Polti As Fremgangsmåde og apparat til rengøring og sterlisering af dentaludstyr
DE19811587C1 (de) * 1998-03-17 1999-10-21 Bettina Keim Verfahren und Vorrichtung zur Desinfektion
JP3754407B2 (ja) * 2002-09-13 2006-03-15 新耕産業株式会社 殺菌消毒装置

Also Published As

Publication number Publication date
EP1996240A1 (en) 2008-12-03
CN101400372A (zh) 2009-04-01
MX2008011605A (es) 2008-09-22
EP1996240B1 (en) 2012-07-18
CN101400372B (zh) 2013-04-24
WO2007108021A1 (en) 2007-09-27
ES2391469T3 (es) 2012-11-27
US20090010825A1 (en) 2009-01-08

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0621462A2 (pt) dispositivo para distribuição de vapor
JP4346645B2 (ja) 自動再処理装置用の弁保持固定具
CN207445236U (zh) 一种新型口腔医疗器械消毒装置
US10850000B2 (en) Mist generator for sterilizing forced hot air intraoperative patient warmer with improved sterility
KR20150078666A (ko) 휴대용 연무 소독기 및 그 작동방법
JP3515123B2 (ja) 外科用器具を洗浄および/または殺菌するための装置
KR20200109494A (ko) 조립식 기화기를 구비한 연무 소독기
CN208756574U (zh) 一种用于肠胃内镜的消毒装置
KR102258061B1 (ko) 고압증기멸균기
BRPI0410829B1 (pt) Dispositivo para esterilização
KR100856057B1 (ko) 소독기
CN204092685U (zh) 外科医疗用伤口冲洗装置
RU2409390C2 (ru) Устройство подачи пара
US1861768A (en) Surgical sterilizer
ITMI20060506A1 (it) Erogatore di vapore
JP5577493B1 (ja) 常圧過熱蒸気放出装置及び常圧過熱蒸気放出方法
CN219126426U (zh) 一种可消毒的彩超机
JP6868925B1 (ja) 微小液滴を含む気体の噴霧装置及び微小液滴を含む気体によるウイルスの不活化方法
KR102523035B1 (ko) 연무기
KR102575948B1 (ko) 세척 기능이 구비된 고압증기 멸균기
KR20210143602A (ko) 과산화수소 증기발생기, 이를 구비하는 공간 멸균장치 및 멸균방법
EP4226950A1 (en) A system for sterilizing and drying a user&#39;s hands
US20170350587A1 (en) Hand held flow-through steam system
CN215133771U (zh) 一种具有高温消毒功能的烫洗机
CN101310774A (zh) 医疗器械消毒器

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 6A ANUIDADE.

B08H Application fees: decision cancelled [chapter 8.8 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO PUBLICADO NA RPI 2161 DE 05/06/2012.

B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]

Free format text: INDEFIRO O PEDIDO DE ACORDO COM O(S) ARTIGO(S) 8 E 13, 25 DA LPI

B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]

Free format text: MANTIDO O INDEFERIMENTO UMA VEZ QUE NAO FOI APRESENTADO RECURSO DENTRO DO PRAZO LEGAL.