BRPI0621132A2 - travessa aprimorada - Google Patents

travessa aprimorada Download PDF

Info

Publication number
BRPI0621132A2
BRPI0621132A2 BRPI0621132-1A BRPI0621132A BRPI0621132A2 BR PI0621132 A2 BRPI0621132 A2 BR PI0621132A2 BR PI0621132 A BRPI0621132 A BR PI0621132A BR PI0621132 A2 BRPI0621132 A2 BR PI0621132A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
integrated
header
bulkhead
cable
mounting
Prior art date
Application number
BRPI0621132-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Philip Timbrell
Dan Mcgonigal
Anthony Russell
Derek Jefferson
Matthew Greely
Daniela Fartais
Florin Pralea
Original Assignee
Preformed Line Products Co
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from AU2005907255A external-priority patent/AU2005907255A0/en
Application filed by Preformed Line Products Co filed Critical Preformed Line Products Co
Publication of BRPI0621132A2 publication Critical patent/BRPI0621132A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H02GENERATION; CONVERSION OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02GINSTALLATION OF ELECTRIC CABLES OR LINES, OR OF COMBINED OPTICAL AND ELECTRIC CABLES OR LINES
    • H02G7/00Overhead installations of electric lines or cables
    • H02G7/05Suspension arrangements or devices for electric cables or lines
    • HELECTRICITY
    • H02GENERATION; CONVERSION OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02GINSTALLATION OF ELECTRIC CABLES OR LINES, OR OF COMBINED OPTICAL AND ELECTRIC CABLES OR LINES
    • H02G3/00Installations of electric cables or lines or protective tubing therefor in or on buildings, equivalent structures or vehicles
    • H02G3/24Installation of lines or cables on walls, ceilings or floors by means of insulators

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Architecture (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Installation Of Indoor Wiring (AREA)
  • Suspension Of Electric Lines Or Cables (AREA)

Abstract

TRAVESSA APRIMORADA. A presente invenção refere-se a uma travessa para suportar cabos elétricos, e um processo para a fabricação da travessa. A travessa é provida de uma forma integrada e inclui uma pluralidade de componentes de forma, cada uma das pluralidades de componentes de forma compreendendo um perfil arranjado para reduzir o rastreamento condutivo. O componente de forma pode incluir um arranjo onde os anteparos são dispostos de maneira vertical em uso e inclui recessos entre os anteparos que são anteparos para receber cabos. Outro componente de forma inclui um perfil no formato de um "V" invertido da parte superior da travessa para proporcionar a eliminação de água.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "TRAVESSA APRIMORADA"
A presente invenção se refere a uma travessa e a um processo para a fabricação de uma travessa e, em particular, mas não exclusivamente, a uma travessa para suportar cabos elétricos e um processo para a fabricação da travessa.
Descrição do estado da técnica
É bem conhecida a utilização de membros suporte, geralmente conhecidos como "travessas", para o suporte de cabos de utilidades, como cabos elétricos suspensos acima do solo. Essas travessas são geralmente montadas em colunas ("colunas de utilidades"). As travessas devem suportar pesos, cargas transversais e longitudinais, assim como possuírem propriedades de isolamento elétrico, em vista dos cabos de potência como também das altas tensões geralmente existentes.
O tipo mais comum de travessa é de madeira (comumente de madeira maciça). Apesar de este ser um material isolante e adequado para suportar carga, para permitir que possam suportar cabos, muitos componentes devem ser montados separadamente na travessa. Esses componentes incluem, por exemplo, isoladores de porcelana dispostos para a montagem dos cabos, componentes dispostos para reter os cabos nas travessas, componentes dispostos para fixar a travessa à coluna de utilidades, componentes dispostos para permitir que os fios tipo "drop" sejam retirados dos cabos e demais componentes.
A exigência de montar separadamente diferentes componentes na travessa leva a uma complexidade na montagem e na instalação. Também leva a despesas. A adição dos componentes e a exigência de prover suportes em madeira maciça (ex., fazer furações) também podem levar à degradação de longo prazo de toda a estrutura.
Já foram propostas travessas de compósitos, fabricadas com materiais diferentes da madeira. Estas incluem, por exemplo, travessas compósitas de fibra de vidro pultrudado. Esses tipos de travessas são normalmente nada mais que uma travessa de seção transversal retangular com forma similar às conhecidas travessas de madeira, e ainda exige componentes como isoladores, blocos de ganho, etc. a ela afixados, mantendo a complexidade da travessa de madeira da técnica anterior com relação à montagem e instalação. Além disso, as seções pultrudadas são ocas, o que levar à dificuldade para efetivamente montar os componentes, assim como arriscar a entrada de água por um período de tempo.
Uma travessa composta é revelada no pedido de patente coreana n°. KR3037221A. A travessa é formada a partir de um material isolante e inclui anteparos, que se prolongam na direção vertical (em uso). Uma travessa com características similares é revelada no pedido de patente canadense n°. 2051515.
Em ambas essas travessas, são providos anteparos isolantes para reduzir o potencial de rastreamento condutivo pela travessa. Os condutores são montados em peças planas da travessa; entretanto, algum tipo de rastreamento pode ocorrer através da travessa a partir dos condutores. Isto ainda pode resultar em uma situação perigosa.
As travessas reveladas em ambos estes documentos do estado da técnica incluem blocos de ganho com perfis côncavos. Isto tem a desvantagem de que a travessa não se adapta facilmente nas colunas de utilidades de diferentes tamanhos.
Os perfis das travessas compósitas do estado da técnica têm geralmente seções transversais retangulares. Portanto, existem várias superfícies planas onde pode ocorrer o rastreamento condutivo, particularmente nas superfícies superior e inferior, onde a água pode se depositar e então evaporar. Isto é particularmente realidade na superfície plana virada para cima quando em uso e pode proporcionar uma superfície para a retenção de água.
Objetivos e breve descrição da invenção
De acordo com um primeiro aspecto, a presente invenção provê uma travessa integrada para suportar um cabo elétrico, a travessa incluindo uma pluralidade de componentes de forma, cada uma das pluralidades de componentes de forma tendo um perfil disposto para reduzir o rastreamento condutivo. Em uma configuração, pelo menos um dos componentes de forma está disposto para aumentar a distância superficial entre pontos da travessa.
Em uma configuração, um dos componentes de forma inclui pelo menos uma disposição de anteparo, a disposição de anteparo incluindo uma pluralidade de anteparos. Em uma configuração, a disposição de anteparo também inclui um meio para a montagem de cabo para a montagem de um cabo elétrico. Em uma configuração, o meio de montagem de cabo é um recesso disposto entre anteparos adjacentes. O recesso pode ter um perfil que reduza o desgaste no cabo recebido. O perfil pode ser substancialmente do tipo sela. Um mecanismo de suporte como um coxim suporte, pode ser montado no recesso para proporcionar suporte adicional para o cabo. O coxim pode ser um coxim de silicone, por exemplo.
Em uma configuração, dois ou mais meios de montagem de cabos podem ser providos na disposição de anteparo, de maneira que os cabos (normalmente de mesmo potencial) possam ser montados adjacentes entre si.
Em uma configuração, os anteparos são posicionados em uso de maneira substancialmente vertical.
Em uma configuração, existem duas ou mais disposições de anteparos na travessa. Em uma configuração, a travessa inclui quatro disposições de anteparos.
Em uma configuração, um dos componentes de forma inclui uma seção superior da travessa perfilada de maneira a promover o escoamento da água. O perfil pode ter o formato de um "V" invertido formando um pico que, em uso, corre ao longo da parte superior da travessa. Esse perfil tem outra vantagem, impedindo que pássaros se alojem ou que façam ninhos nas travessas.
Em uma configuração, um dos componentes de forma inclui uma seção de base côncava da travessa, a seção de base côncava sendo disposta para reduzir a possibilidade de rastreamento condutivo ao longo da seção de base côncava.
Em uma configuração, a travessa inclui um bloco integrado de ganho. Em uma configuração, o bloco de ganho inclui um perfil que permite a montagem da travessa a colunas com uma pluralidade de diferentes perímetros. Em uma configuração, o perfil provê uma seção transversal com forma de cunha.
Em uma configuração, a travessa inclui ganchos integrados, que facilitam o levantamento da travessa para uma posição na coluna de utilidades e que também provêem suportes para a fixação de cabos tipo "gota". Em uma configuração, um gancho é provido próximo a cada extremidade da travessa.
Em uma configuração, a travessa inclui insertos rosqueados integrados que permitem que as travessas sejam unidas em conjunto. Em uma configuração, um inserto rosqueado é provido em cada extremidade da travessa.
Em uma configuração, a travessa inclui uma característica de montagem integrada no lado oposto do bloco de ganho integrado, a característica de montagem integrada sendo utilizável com um conjunto para a montagem da travessa à coluna de utilidades que não pode ser furada.
Em uma configuração, a travessa é fabricada por fundição em molde fechado usando material de fundição. Em uma configuração, são incluídas matrizes na fundição fechada para formarem os componentes integrados da travessa.
Em uma configuração, a travessa é formada por pultrusão. Em uma configuração, a travessa é formada por características de componentes de moldagem sobre uma travessa pultrudada pré-existente.
Em uma configuração, a travessa é formada pelo material de fundição em uma fundição aberta e pela criação de características acima da superfície da fundição, inserindo matrizes na fundição. Em uma configuração, as matrizes são providas com projeções que as permitem que sejam fixadas dentro de uma resina líquida sendo moldada na fundição. Em uma configuração, as matrizes são peças pré-moldadas de plástico.
Em uma configuração, a travessa é formada a partir de uma pluralidade de componentes individuais que são montados em conjunto em uma forma integrada. Um componente pode compreender um quadro básico de forma simples, em uma configuração sendo um cilindro alongado formando um braço portador para outros componentes. Em outra configuração, um bloco retangular alongado forma o braço portador. Os outros componentes podem incluir uma ou mais disposições de anteparos, dispostos para serem fixados ao quadro. Em uma configuração, uma disposição de anteparo inclui um corpo de montagem para um ou mais anteparos, o corpo tendo um furo passante disposto para receber uma parte do quadro, de maneira a montar a disposição de anteparo no quadro.
Esta configuração tem a vantagem de que os componentes, tendo formatos geralmente mais simples, podem ser fabricados de maneira relativamente mais barata.
Em uma configuração, o material usado é um material compósito.
Em uma configuração, a presente invenção tem a vantagem de uma travessa integrada para o suporte de um ou mais cabos e que inclui uma pluralidade de componentes integrados. Diferentemente das travessas de madeira da técnica anterior, muito poucos componentes, ou mesmo nenhum, precisam ser adicionados à travessa integrada durante a montagem. Além disso, a capacidade de prover uma única travessa integrada sem uma multiplicidade de componentes reduz os custos e, vantajosamente, reduz o desgaste e aumenta a vida útil.
Em pelo menos uma configuração, a travessa tem a vantagem particular de ser projetada para reduzir e minimizar o rastreamento condutivo de um condutor que é portado por uma travessa. Em uma configuração, Todas as três componentes de forma acima descritas são utilizadas na travessa, vantajosamente minimizando o rastreamento.
O termo "integrada" usado nesta especificação deve significar que a travessa inclui um ou mais componentes (neste aspecto da invenção sendo os componentes de forma) formados como uma peça com a travessa, de maneira que os componentes não precisam ser adicionados depois que a travessa tiver sido fabricada.
De acordo com um segundo aspecto, a presente invenção prove uma travessa para suportar um cabo elétrico, a travessa incluindo uma disposição de anteparo que inclui uma pluralidade de anteparos e um meio de recepção de cabo para a montagem de um cabo elétrico. Em uma configuração, o meio de recepção de cabo inclui um rasgo posicionado entre anteparos adjacentes.
De acordo com um terceiro aspecto, a presente invenção provê uma travessa para o suporte de um cabo elétrico, a travessa incluindo uma seção superior que é perfilada para promover o escoamento da água da travessa integrada.
Em uma configuração, o perfil tem a forma de um "V" invertido.
De acordo com um quarto aspecto, a presente invenção provê uma travessa para o suporte de um cabo elétrico, a travessa incluindo uma base dotada de seção côncava para reduzir o rastreamento ao longo da base da travessa.
Ao posicionar os cabos elétricos suspensos, pode ser necessário desviar a direção de um cabo. Isto pode ter difícil consecução somente pela dobradura do cabo, já que isto pode levar à fadiga e defeitos de longo prazo do cabo. Portanto, geralmente o desvio é feito terminando o cabo em ponta em uma travessa e depois usando outra travessa para montar outro cabo que se prolongue na direção exigida de desvio, o cabo terminado em ponta e o outro cabo sendo ligados de maneira condutora, seja por um cabo em separado ou por uma continuação do mesmo cabo.
De acordo com um quinto aspecto, a presente invenção provê uma travessa para o suporte de um cabo elétrico, a travessa incluindo um par de meios de recepção de cabos adjacentes, dispostos para a recepção de cabos elétricos.
Vantajosamente, os meios de recepção de cabos adjacentes podem ser usados para receber uma ponta morta de um cabo e então prosseguir com o cabo em uma direção diferente do cabo com a ponta morta. Dessa maneira, uma única travessa pode ser utilizada pata fazer o desvio do cabo.
De acordo com um sexto aspecto, a presente invenção provê um método para a fabricação de uma travessa integrada para o suporte de um cabo elétrico, o método compreendendo as etapas de incorporação de uma matriz no molde para a recepção do material, de maneira a formar a travessa integrada, a matriz sendo disposta para formar pelo menos parte de um componente da travessa integrada.
Em uma configuração, a matriz inclui um gancho disposto para ser posicionado na travessa integrada para permitir a ligação de cabos tipo "gota".
Em uma configuração, a matriz inclui uma seção em anteparo, disposta para fazer parte da circunferência de um anteparo completo em uma disposição de anteparo da travessa integrada.
De acordo com um sétimo aspecto, a presente invenção prove uma matriz para uso na fabricação de uma característica em uma travessa para o suporte de um cabo elétrico, a matriz sendo disposta para ser inserida em um molde para a recepção de material para a formação da travessa, a matriz sendo disposta para fazer pelo menos parte de um componente da travessa.
Em uma configuração, a matriz inclui um inserto rosqueado disposto para formar um inserto rosqueado nas extremidades da travessa para a fixação em conjunto de pares de travessas.
Em uma configuração, a matriz inclui um gancho disposto para ser posicionado na travessa integrada para permitir a ligação de cabos tipo "gota".
Em uma configuração, a matriz inclui uma seção de anteparo, disposta para fazer parte da circunferência de um anteparo na disposição de anteparo da travessa integrada.
Em uma configuração, a matriz inclui uma parte projetante para fixar a matriz dentro do material que forma a travessa.
De acordo com um oitavo aspecto, a presente invenção provê uma travessa integrada para o suporte de um cabo elétrico, a travessa sendo formada a partir de uma pluralidade de componentes montados em forma integrada, os componentes incluindo pelo menos uma disposição de anteparo e pelo menos um quadro, a disposição de anteparo incluindo um corpo tendo um furo passante onde o quadro é recebido para montar a disposição de anteparo no quadro. Em uma configuração, o quadro é um cilindro e o furo passante no corpo da disposição de anteparo é cilíndrico. O furo pode ser cônico para fora de uma área central.
Em uma configuração alternativa, o quadro tem perfil retangular e o furo passante no corpo da disposição de anteparo é também retangular.
Em ambas as configurações, os anteparos na disposição de anteparo são dispostos em uso para se projetarem verticalmente com relação ao quadro.
De acordo com um nono aspecto, a presente invenção provê uma disposição de anteparo para a montagem de uma travessa para o suporte de um cabo elétrico, a disposição de anteparo incluindo um corpo para a fixação de pelo menos um anteparo, o corpo tendo um furo passante que é disposto para receber a travessa passante para fixar a disposição de anteparo na travessa.
De acordo com um décimo aspecto, a presente invenção provê um método para a fabricação de uma travessa integrada para o suporte de um cabo elétrico, o método compreendendo as etapas de montagem de componentes que incluem um quadro que forma um braço portador e pelo menos uma disposição de anteparo, a pelo menos uma disposição de anteparo incluindo um corpo para a montagem de pelo menos um anteparo, o corpo tendo um furo passante disposto para receber o braço portador, a etapa de montagem incluindo a etapa de fixação da disposição de anteparo posicionada no braço portador.
Descrição resumida dos desenhos
A presente invenção será, a seguir, mais detalhadamente descrita com base em um exemplo de execução representado nos desenhos. As figuras mostram:
Figura 1 é uma vista da parte superior de uma travessa de acordo com uma configuração da presente invenção;
Figura 2 é uma vista da parte inferior da travessa da Figura 1;
Figura 3 é uma vista da parte posterior da travessa da Figura 1;
Figura 4 é uma seção na linha A-A da Figura 3;
Figura 5 é uma seção na linha B-B da Figura 3; Figura 6 é uma vista em perspectiva inferior frontal da travessa da Figura 1;
Figura 7 é uma vista da parte superior da travessa de acordo com outra configuração da presente invenção;
Figura 8 é uma vista da parte inferior da travessa da Figura 7;
Figura 9 é uma vista da parte posterior da travessa da Figura 7;
Figura 10 é uma seção na linha A-A da Figura 9;
Figura 11 é uma seção na linha B-B da Figura 9;
Figura 12 é uma vista em perspectiva inferior e pela parte posterior da travessa da Figura 7;
Figura 13 é uma vista inferior de uma travessa de acordo com outra configuração da presente invenção, juntamente com componentes que permitem que a travessa seja montada a uma coluna que não pode ser furada;
Figura 14 é uma vista frontal da configuração da Figura 13, mostrando-a montada a uma coluna de utilidades;
Figura 15 é outra vista inferior da configuração da Figura 13, mostrando a travessa montada a uma coluna de utilidades;
Figura 16 é uma vista em perspectiva por trás e um lado mostrando a travessa da Figura 13 montada a uma coluna de utilidades;
Figura 17 é uma vista em perspectiva por cima e um lado de uma matriz para uso em um método de fabricação de acordo com uma configuração da presente invenção;
Figura 18 é uma vista gerada por computador de um perfil de um rasgo que recebe um cabo em uma travessa de acordo com uma configuração da presente invenção;
Figura 19 é uma vista gerada por computador do perfil do rasgo da Figura 18, incorporando um coxim para reduzir a fricção com o cabo recebido;
Figura 20 é uma vista lateral de uma travessa de acordo com ainda outra configuração da presente invenção; Figura 21 é uma seção transversal detalhada de uma disposição de anteparo da travessa da Figura 20;
Figura 22 é uma vista em perspectiva da travessa da Figura 20; e
Figura 23 é uma vista em perspectiva de cima e um lado dos componentes não montados de uma travessa de acordo com ainda outra configuração da presente invenção.
Descrição detalhada das figuras
Será agora detalhada uma primeira configuração da presente invenção, com referência às Figuras 1 a 6.
Esta configuração é uma travessa integrada, geralmente indicada por um número de referência 1 que compreende, nesse exemplo, três características de forma 2, 3 e 4, que são dispostas para reduzir o rastreamento condutivo dos condutores (não mostrados) portados pela travessa 1.
Nesta configuração, o meio de recepção de cabos 5 é provido na forma de (neste exemplo) um rasgo de recepção de cabos 5 na característica de forma 2. Nesta configuração, dois rasgos de recepção de cabos 5 são providos lado a lado, de maneira que dois cabos podem ser colocados adjacentes entre si. Isso pode permitir, por exemplo, um cabo com extremidade morta e outro cabo estendendo-se em uma direção desejada, para ser suportado por uma única travessa. Em uso, os cabos são suportados dentro dos rasgos de recepção de cabos 5 (um único cabo será normalmente suportado por uma das características de forma 2 - a travessa pode transportar um, dois, três ou quatro cabos nessa configuração). Os cabos podem ser fixados por meio de hastes pré-formadas em hélice, como as fornecidas por PLP® Pty Ltd.
O perfil de seção transversal do rasgo de recepção de cabos 5 é disposto para ser substancialmente curvado, descendo em cada extremidade do rasgo com a curvatura da travessa. Este perfil minimiza qualquer tipo de desgaste de longo prazo no cabo (não existem cantos vivos ou bordas cortantes). Isto cria uma forma virtual de sela, em que o cabo pode se desviar da linha horizontal ou vertical, ou de ambas, enquanto é mantido corretamente suportado pelo rasgo de recepção de cabos. O perfil pode ser parcialmente circular. O componente de forma 2 está, neste exemplo, na forma de uma disposição de anteparo, onde os anteparos 6 são dispostos para ser dispostos de maneira vertical (em uso). Cada disposição de anteparo nesta configuração tem sete anteparos de vários diâmetros, mas será visto que qualquer número de anteparos que seja necessário poderá ser incluído. Nesta configuração, os anteparos 6 se prolongam em toda volta do perímetro da travessa 1. Nesta configuração, os condutores são suportados pelos rasgos de recepção 5 formados entre os anteparos 6, facilitando a redução do potencial para rastreamento.
O componente de forma 3 tem o formato de um "V" invertido da parte superior da travessa, estendendo-se entre as disposições de anteparos 2 e formando um "pico". O perfil é melhor visto na Figura 1 e na Figura 5. Este perfil contrasta com as travessas da técnica anterior, que normalmente têm uma superfície superior relativamente plana. O perfil em "V" invertido proporciona a eliminação de água e de contaminantes. Novamente, isto facilita uma redução no potencial de rastreamento.
O componente de forma 4 tem a forma de uma seção côncava ao longo da base 7 da travessa. A forma côncava 4 forma um perfil do tipo "menisco" ao longo da base entre as disposições de anteparo 2. O perfil pode ser melhor visto nas Figuras 2, 4 e 5. A seção côncava 4 reduz o rastreamento ao longo da base da travessa 1.
A travessa 1 também inclui um bloco integrado de ganho 8. O bloco de ganho 8 permite que a travessa 1 seja montada em uma coluna de utilidades e inclui um meio de montagem 9 tendo um perfil de seção transversal (melhor visto nas Figuras 1 e 2) que facilita a montagem às colunas de utilidades de perímetros ou de perfis de seções transversais diferentes. O meio de montagem 9 inclui um par de porções projetantes 10 e 11 que se projetam para fora do bloco de ganho 8 e que têm perfil de seção transversal curvado. Essas porções projetantes 10 e 11 tocam a coluna de utilidades, provendo uma superfície segura de montagem, que tem contato com a coluna de utilidades, proporcionando conexão com a coluna de utilidades ao longo do comprimento da porção projetante 10 e 11. São providos furos 12 na área do bloco de ganho para receber parafusos com cabeça ou fenda para a montagem da coluna de utilidades.
São providos meios alternativos de montagem sob a forma de coxins 13 e 14 no lado oposto do bloco de ganho 8 a partir dos meios de montagem 9. Os meios alternativos de montagem 13, 14 são providos para facilitar a montagem em uma coluna de utilidades usando um conjunto de componentes que será descrito mais tarde neste documento, em particular onde não seja possível ou que seja inconveniente fazer furos na coluna de utilidades.
A travessa 1 também inclui um furo rosqueado integrado 15 em cada extremidade da travessa (somente um furo 15 é mostrado nas Figuras 6, mas um furo similar 15 está incluído na extremidade oposta da travessa 1). Os insertos rosqueados 15 podem ser usados para fixar um par de travessas em conjunto nos lados opostos de uma coluna de utilidades, como pode ser por vezes necessário em várias configurações de suportes de cabos.
Outra configuração da invenção será agora descrita com referência às Figuras 7 a 12. Essa configuração tem muitas das mesmas características que a configuração da Figuras 1 a 6, e os mesmos números de referência foram usados para indicar essas características. Não serão fornecidas outras descrições dessas características, a menos que exista alguma variação das características da configuração das Figuras 1 a 6.
Pode ser visto que a configuração das Figuras 7 a 12 tem substancialmente uma base plana 7, e não inclui a característica de forma 4 (base côncava) da configuração da Figura 1 a 6. Além disso, cada uma das disposições de anteparos 2 inclui anteparos 6 que somente se prolongam aproximadamente três quartos à volta da circunferência da travessa 1. Na base 7 os anteparos 6 não continuam e, ao invés disso, se fundem em uma base plana 7. De outra forma, as disposições de anteparos 2 são as mesmas que nas configurações das Figuras 1 a 6 e incluem rasgos de recepção 5 para a montagem de cabos.
A configuração das Figuras 7 a 12 inclui uma diferente disposição de bloco de ganho 16. Como pode ser melhor visto nas Figuras 7 e 8, o bloco de ganho 16 inclui um meio de montagem 17 que tem perfil em forma de cunha. Não possui as projeções em formato de "gota de lágrima" 10 e 11 da configuração das Figuras 1 a 6. Entretanto, o meio de montagem em forma de cunha 17 permite que a travessa seja montada nas colunas de utilidades com várias larguras em qualquer ponto da coluna de utilidades. A forma em cunha permite o contato com duas características de linhas ao invés de um ponto de contato, facilitando a estabilidade da travessa 1 quando montada.
Observa-se que as Figuras 9, 10 e 11 incluem dimensões. Essas dimensões são fornecidas em milímetros. Apesar de as dimensões serem adequadas para esta configuração, a travessa pode ter qualquer dimensão conveniente, não sendo limitada a essas dimensões.
As Figuras 13 a 16 ilustram ainda outra configuração da presente invenção. As ilustrações também incluem um conjunto para a montagem da travessa 1 a uma coluna de utilidades que não pode montar um arranjo com parafusos de cabeça ou de fenda.
A travessa 1 da configuração das Figuras 13 a 16 está ilustrada com a utilização dos mesmos números de referência das características equivalentes às características de configurações anteriormente descritas, não sendo fornecida nenhuma outra descrição dessas características. A travessa dessa configuração inclui uma seção de base côncava 4, similar à da primeira configuração. Os anteparos 6 das disposições de anteparos 2 não se prolongam a toda volta da circunferência da travessa 1, similar à configuração das Figuras 7 a 12.
Esta configuração é feita com meios de montagem 20 nas extremidades da travessa 1, nesta configuração estando sob a forma de ganchos integrados durante a fabricação nas extremidades da travessa 1. Os ganchos 20 têm duplo propósito. Primeiro, podem ser usados para que seja feita a compra de cordas ou fios que podem ser usados (juntamente com um arranjo de polias) para levantar a travessa até sua posição na coluna de utilidades.
Segundo, os anéis 20 podem ser usados para fornecer pontos de montagem para os cabos tipo "gota". Nota-se que esta configuração também tem insertos rosqueados 15 nas extremidades da travessa 1.
Os ganchos 20 podem ser providos em qualquer das configurações anteriormente descritas.
O bloco guia 8 é o mesmo bloco guia da travessa da configuração das Figuras 1 a 6. Pode ser visto, a partir das Figuras 14, 15 e 16, em particular, que os meios de montagem 9 não são utilizados nesta configuração para montar a travessa 1 na coluna de utilidades (número de referência 21 nas Figuras 14, 15 e 16). Por sua vez, o outro lado do bloco guia 8, tendo meios alternativos de montagem 13 e 14 está voltado para a coluna de utilidades 21 sendo usada.
A coluna de utilidades 21 pode ser uma coluna de utilidades de concreto ou qualquer outro tipo de coluna, onde não seja possível, ou que seja difícil, fazer furos para proporcionar uma fixação para o bloco guia 8 (as colunas de concreto são ocas). Nesse caso, é utilizado o conjunto de fixação geralmente indicado pelo número de referência 25.
O conjunto de fixação 25 inclui bandas de aço inoxidável 26, que são dispostas para circular o bloco de montagem 21, e um retentor 27 para a fixação das bandas de aço 26 à volta da coluna 21 (notar que o aço inoxidável é o material de preferência somente para a banda, e que podem ser utilizados outros materiais).
Os meios de montagem 25 também incluem uma peça separada do bloco guia 28 que é disposta para ser montada sobre coxins 13 e 14 e fixada à travessa 1 por uma porca 29 e um parafuso de cabeça 30 que passa pelos furos 12 na travessa. A peça separada do bloco guia 28 está disposta para receber as bandas de aço 21 por meio de uma fenda no bloco guia 28, como fica mais claramente demonstrado na Figura 16. Nota-se que a banda de aço inoxidável 26 pode ser uma banda única ou em duas (várias) peças como ilustrado na Figura 16.
Em operação, a peça separada do bloco guia 28 é montada nos coxins 13 e 14 usando a porca 29 e o parafuso 30. A banda (ou bandas) de aço são passadas pela fenda na peça separada do bloco guia 28 e passadas à volta da coluna 21, onde são fixadas e apertadas pelas fixações 27.
A fabricação das configurações descritas acima se faz pela moldagem de um material polimérico (pode ser usado qualquer material polimérico ou plástico dotado de resistência e vida útil determinadas para a operação como travessa). O molde nesse caso é um molde do tipo aberto, com bases e laterais para formarem características integradas de forma. São usadas matrizes em que devem ser adicionadas outras características. Por exemplo, na configuração das Figuras 1 a 6, para garantir que os anteparos 6 se prolonguem a toda volta da circunferência da travessa 1, são usadas matrizes de porções de anteparos na parte superior do molde, para ligarem-se aos anteparos formados pelas laterais e pela base do molde. São colocados insertos rosqueados 15 no molde como os ganchos 20. Qualquer outra característica desejada pode ser incorporada, utilizando uma matriz adequada ou forma de molde. Notar que o lado inferior côncavo da travessa pode ser formado por várias maneiras. Por exemplo, pode ser usada uma barra superior colocada em um molde aberto de fundição para fazer com que a resina se estabeleça nas laterais do molde. De maneira alternativa, pode ser colocada uma camada muito granulosa à volta da parte superior do molde para aumentar a tensão superficial e formar um menisco côncavo.
A Figura 17 ilustra um tipo de matriz que pode ser usada para a fabricação da travessa de acordo com uma configuração da presente invenção. A matriz nesta ilustração é geralmente indicada pelo número de referência 50, e inclui uma disposição de porção de anteparos 51 que inclui uma pluralidade de porções de anteparos 6A. As projeções planares 52 projetam-se para o exterior de uma superfície 53 da disposição da porção de anteparos 51. São incluídos furos nessas porções projetantes 52.
Na fabricação, quando a travessa integrada estiver sendo fabricada a partir, por exemplo, de um material de resina líquida colocado em um molde aberto, as projeções 52 são inseridas onde adequado no material de resina líquida antes que este se deposite. Ao depositar, os furos 54 e as projeções 52 retêm as projeções dentro do material de resina, sendo formadas porções de anteparos 6Α em posição, com referência a outras porções de anteparos formadas no molde, para proporcionar uma travessa dotada de porções de anteparos onde os anteparos se prolongam na circunferência da travessa.
Nota-se que matrizes como esta podem ser usadas em um molde fechado e não se limitam a operações em molde aberto.
Matrizes como esta, incluindo as projeções (que não precisam ser planares ou terem furos) podem ser usadas para integrar qualquer outro componente à travessa durante a fabricação.
A Figura 18 é uma vista gerada por computador mostrando o perfil do rasgo de recepção de cabos 5 de configurações de travessas anteriormente descritas. O rasgo 5 tem perfil substancialmente circular que "cai" em cada uma das extremidades 5A, 5B, em que os lados 5C, 5D apresentam superfícies suaves para o cabo recebido pelo rasgo de recepção de cabos 5 e que permite que o cabo se mova minimizando o "desgaste e o consumo" no cabo. O perfil é do tipo "sela", onde o cabo pode se desviar da linha vertical ou da horizontal, ou de ambas, mantendo-se corretamente suportado pelo rasgo de recepção de cabos 5.
A Figura 19 é outra vista do perfil do rasgo de recepção de cabos 5, mostrando o posicionamento de um coxim de silicone 60 dentro do rasgo de recepção de cabos 5. O cabo repousa no coxim de silicone 60 e este atua para prolongar a vida elétrica e mecânica reduzindo o envelhecimento elétrico e mecânico do condutor. Isto é particularmente útil para cabos isolados ou jaquetados, mas também pode ser usado com cabos não isolados e não jaquetados.
As configurações acima da travessa mostram variações onde é provido um anteparo que circunda toda a circunferência da travessa (e outras variações, onde é provido um anteparo que somente circunda parcialmente a circunferência da travessa). É útil uma disposição de anteparo em que os anteparos circundam totalmente a circunferência da travessa, já que permite a adaptação de uniões helicoidais padrão na indústria. Será agora descrita outra configuração da presente invenção com referência às Figuras 20 a 22.
A formação de formatos complexos, por meio de fundição ou de outros processos pode ser difícil e relativamente cara. Nessa configuração, a travessa é formada pela adição de componentes a um quadro de base com formato relativamente simples. Isto tem a vantagem de que a travessa pode ter custo relativamente baixo para a formação. A travessa 100 nesta configuração não é fundida em uma forma simples, mas é formada a partir de componentes separados que são montados para formar a travessa integrada 100.
Os componentes desta travessa 100 incluem um quadro de travessa substancialmente cilíndrico 101 e, neste exemplo, são montadas quatro disposições de anteparos no quadro da travessa 101.
Nesta configuração, as disposições de anteparos 102 são inicialmente separadas do quadro cilíndrico 101. É mostrada em maiores detalhes uma disposição separada de anteparos 102 na seção transversal na Figura 21. A disposição de anteparos 102 inclui um corpo dotado de um furo passante que nessa passagem central 103 se afunila para fora em ambas as direções de um centro 104. A circunferência da passagem 103 é, portanto um pouco maior nas extremidades 105, 106 da disposição de anteparos 102 do que no centro 104. Notar que, por outro lado, as características da disposição de anteparos são as mesmas que as características das disposições de anteparos de configurações anteriores e foram usados os números de referência similares para essas características. A disposição de anteparo 102 pode ser fixada com adesivos ao quadro cilíndrico 101. Em alguns casos, quando forem usados materiais compostos, podem ser usadas resinas compostas como adesivo, fazendo uma ligação excepcionalmente boa ao quadro cilíndrico 101. Os adesivos podem ter má ligação ao HDPE e a outros materiais. A forma de "cunha" da passagem central 103 e a disposição de anteparo 102 atuarão como "coladas na cunha", que reterão a disposição de anteparo por adesão e também atuarão como uma cunha mecânica.
Para montar a travessa 100, cada disposição de anteparo 102 é deslizada em posição no quadro da travessa 101 e fixada na posição. A disposição de anteparo 102 nessa configuração é fixada em posição usando um adesivo adequado (que dependerá geralmente do material de que são feitos o quadro da travessa 101 e os anteparos 102).
Em uma configuração, o quadro da travessa 101 é feito de compostos entrelaçados com filamentos. Os compostos entrelaçados com filamentos podem ser formados à volta de qualquer tipo de mandril. Pode ser coberto por uma camada de uretano para ter resistência ao UV. Os anteparos 102 podem ser fundidos separadamente.
A travessa integrada 100 desta configuração tem, portanto fabricação relativamente simples e barata. O fato de, nesta configuração ser cilíndrica, também promove o escoamento da água e reduz o rastreamento. Podem ser usados outros métodos de fabricação para fazer o quadro cilíndrico, por exemplo, por fundição, por fundição e entrelaçamento de filamentos, pultrusão e entrelaçamento de filamentos ou fundição sobre pultrusão (e outros métodos de fabricação).
Os anteparos 102 podem ser de plástico fundido, plástico moldado, compostos fundidos ou moldados ou qualquer outro material isolante resistente ao UV (que podem ser fabricados de outras maneiras).
Outros componentes como os blocos de ganho, podem ser colados separadamente ao quadro da travessa 101 para formar a travessa integrada 101. Outros componentes não são mostrados nas Figuras 20 a 22, mas será visto que podem ser utilizados como nas configurações anteriormente descritas.
Será agora descrita outra configuração da travessa com referência à Figura 23.
A travessa 200 da Figura 23 é montada em forma integrada a partir de várias partes componentes. Como na configuração das Figuras 20 a 22, isto permite que a travessa 200 seja formada a partir de componentes tendo formas fundamentais simples. Esses componentes podem ser fabricados de maneira relativamente barata, por exemplo, por fundição de formas simples a partir de polímeros. A travessa 200 inclui um quadro de base alongada com seção transversal retangular 201 tendo prolongadas em sua parte inferior características de forma 202 sob a forma de ranhuras alongadas para a redução de rastreamento na parte inferior do quadro 201.
Uma pluralidade de disposições de anteparos 203 (é mostrada somente uma na Figura 23, mas nesta configuração poderia haver quatro disposições de anteparos e em outras configurações várias disposições de anteparos) estão dispostas para serem deslizadas sobre o quadro base 201 e fixadas em posição, de maneira similar às disposições de anteparos 102 da configuração das Figuras 20 a 22. Na configuração da Figura 23, a disposição de anteparo 203 inclui um corpo dotado de um furo com seção transversal retangular 204, que corresponde à forma da seção transversal externa do quadro 201.
Em uma configuração, a travessa 200 é montada de maneira que um canto do retângulo esteja diretamente promovendo o escoamento da água, isto é, a seção transversal em retângulo tenha a forma montada, inclinada ou em diagonal.
As configurações acima incorporam várias características novas e inventivas em uma travessa simples. Notar que, de acordo com aspectos da presente invenção, todas essas características não precisam ser usadas em uma travessa simples, mas, ao invés disso, podem ser usadas uma ou mais características nas travessas.
Por exemplo, uma configuração da travessa pode incluir disposições de anteparos integrados, mas não os demais componentes de forma (superfície superior em forma de "V" invertido e parte inferior côncava). De maneira similar, os anteparos podem ser distribuídos em outro tipo de travessa, mas conservando o formato superior de "V" invertido. Além disso, outros tipos de travessas podem ter somente a parte inferior côncava, para melhorar o desempenho de rastreamento.
Várias configurações de travessas podem ser feitas com uma ou todas as características reveladas nas configurações supramencionadas. Nas configurações acima, os anteparos 6 são mostrados em uso orientado na vertical. Não precisam ser exatamente verticais, podendo desviar para cada lado em ângulo, desde que ainda proporcionem isolamento suficiente e redução de rastreamento.
Em ainda outra configuração, podem ser providos anteparos horizontais (os isoladores se projetando para cima da travessa, ou para um dos lados) e, nesse caso os cabos podem ser recebidos na parte superior da disposição de anteparos (isto é, não entre os anteparos, mas na parte superior de toda a disposição de anteparos).
Nas configurações acima, o meio de recepção de cabos estão nas disposições de anteparos. Não precisam estar. Em algumas configurações, podem estar entre as disposições de anteparos, por exemplo, ou onde não existirem disposições de anteparos, podendo estar simplesmente na travessa.
Na configuração acima, a característica de forma 3 está sob a forma de um pico em forma de V para promover o escoamento de água da parte superior da travessa. Notar que a característica não precisa ser em forma de "V". Pode ser qualquer forma que promova o escoamento da água. Pode ter uma superfície convexa, por exemplo, ou de um pico arredondado.
Assim como sendo fabricada por fundição em fundição aberta ou fechada, a travessa pode alternativamente ser fabricada usando uma travessa pultrudada como componentes de base e de moldagem na travessa pultrudada para proporcionar os componentes de forma (ou outros) solicitados.
Outros métodos de fabricação poderão ser utilizados, que possam implementar os componentes de forma e os demais componentes discutidos acima.
Será apreciado por pessoas técnicas no assunto, que outras numerosas variações e/ou modificações podem ser feitas na invenção, como mostrado nas configurações específicas, sem abandonar o espírito e o escopo da invenção tão amplamente descrito. As presentes configurações devem, portanto ser consideradas em todos os aspectos como ilustrativas e não restritivas.

Claims (51)

1. Travessa integrada para suportar cabo elétrico, a travessa incluindo uma pluralidade de componentes de forma, cada uma das pluralidades de componentes de forma tendo um perfil disposto para reduzir o rastreamento condutivo do cabo elétrico.
2. Travessa integrada, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que uma das pluralidades de componentes de forma inclui uma disposição de anteparo, a disposição de anteparo incluindo uma pluralidade de anteparos.
3. Travessa integrada, de acordo com a reivindicação 2, a disposição de anteparo incluindo um meio de montagem de cabo para a montagem de um cabo elétrico.
4. Travessa integrada de acordo com a reivindicação 3, caracterizada pelo fato de que o meio de montagem de cabos é um recesso para a recepção de cabos disposto entre anteparos adjacentes.
5. Travessa integrada de acordo com a reivindicação 4, o recesso para a recepção tendo um perfil que reduz a fadiga no cabo recebido.
6. Travessa integrada de acordo com a reivindicação 5, tendo um perfil substancialmente curvado.
7. Travessa integrada de acordo com a reivindicação 6, o perfil tendo substancialmente o formato de sela para facilitar o desvio do cabo recebido.
8. Travessa integrada de acordo com qualquer das reivindicações 3 a 7, caracterizada pelo fato de que dois ou mais meios de montagem de cabos serem providos em uma única disposição de anteparo.
9. Travessa integrada de acordo com qualquer das reivindicações 2 a 8, caracterizada pelo fato de que os anteparos são orientados para uso substancialmente vertical.
10. Travessa integrada de acordo com qualquer das reivindicações 2 a 9, incluindo duas ou mais disposições de anteparos.
11. Travessa integrada de acordo com a reivindicação 10, incluindo quatro disposições de anteparos espaçadas ao longo da travessa.
12. Travessa integrada de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizada pelo fato de que uma das pluralidades de componentes de forma inclui uma seção superior de travessa perfilada para promover o escoamento de água.
13. Travessa integrada de acordo com a reivindicação 12, caracterizada pelo fato de que o perfil tem o formato de um "V" invertido formando um pico que, em uso, corre ao longo da parte superior da travessa.
14. Travessa integrada de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, uma das pluralidades de componentes de forma incluindo uma seção de base côncava da travessa, a seção de base côncava sendo disposta para reduzir a possibilidade de rastreamento condutivo ao longo da base.
15. Travessa integrada de acordo com qualquer das reivindicações 2 a 11, incluindo um quadro de braço portador e uma disposição de anteparo incluindo um corpo tendo um furo para receber o quadro de braço portador e para ser fixado em posição no quadro de braço portador.
16. Travessa integrada de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 14, incluindo um quadro de braço portador disposto para ter uma ou mais pluralidades de componentes de forma nele fixadas para formar a travessa.
17. Travessa integrada de acordo com a reivindicação 16, caracterizada pelo fato de que o quadro de braço portador é cilíndrico.
18. Travessa integrada de acordo com a reivindicação 16, caracterizada pelo fato de que o quadro de braço portador tem seção transversal retangular.
19. Travessa integrada de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, incluindo um bloco de ganho integrado.
20. Travessa integrada de acordo com a reivindicação 19, o bloco de ganho incluindo um meio de montagem tendo um perfil que permite a montagem da travessa a colunas tendo uma pluralidade de diferentes perímetros.
21. Travessa integrada de acordo com a reivindicação 20, caracterizada pelo fato de que os meios de montagem incluem um par de projeções tendo perfis que proporcionam uma área de contato linear ao longo das projeções para a conexão de colunas de utilidades de diferentes perfis ou perímetros.
22. Travessa integrada de acordo com a reivindicação 21, caracterizada pelo fato de que as projeções possuem um perfil em forma de "gota de lágrima" para o contato com a coluna de utilidades.
23. Travessa integrada de acordo com a reivindicação 20, caracterizada pelo fato de que os meios de montagem possuem uma seção em forma de cunha.
24. Travessa integrada de acordo com qualquer das reivindicações precedentes, a travessa compreendendo ganchos integrados à travessa em cada extremidade da travessa, dispostos para facilitarem o levantamento da travessa para uma posição na coluna de utilidades e também para prover locais para a fixação de cabos tipo "gota".
25. Travessa integrada de acordo com qualquer das reivindicações precedentes, incluindo insertos rosqueados integrados nas extremidades de cada travessa para permitir que as travessas sejam unidas.
26. Travessa integrada de acordo com qualquer das reivindicações precedentes, a travessa compreendendo uma característica alternativa de montagem, a característica alternativa de montagem sendo disposta para receber pelo menos uma parte de um conjunto para a montagem da travessa à coluna de utilidades.
27. Travessa integrada para o suporte de cabo elétrico, a travessa incluindo uma disposição de anteparo, que inclui uma pluralidade de anteparos e um meio de recepção de cabo para a montagem de um cabo elétrico.
28. Travessa de acordo com a reivindicação 27, o meio de recepção do cabo incluindo um recesso para a recepção de cabo posicionado entre anteparos adjacentes.
29. Travessa de acordo com a reivindicação 28, caracterizada pelo fato de que o recesso para a recepção do cabo tem um perfil que reduz a fadiga do cabo recebido.
30. Travessa de acordo com a reivindicação 29, caracterizada pelo fato de ter um perfil substancialmente curvado.
31. Travessa de acordo com a reivindicação 30, caracterizada pelo fato de ter um perfil do tipo sela.
32. Travessa de acordo com qualquer das reivindicações 27 a 31, a disposição de anteparo incluindo uma pluralidade de meios de recepção de cabos para a montagem de uma pluralidade de cabos elétricos.
33. Travessa de acordo com qualquer das reivindicações 27 a 32, os anteparos sendo dispostos para uso substancialmente na posição vertical.
34. Travessa de acordo com qualquer das reivindicações 27 a 33, incluindo duas ou mais disposições de anteparos.
35. Travessa de acordo com a reivindicação 34, caracterizada pelo fato de que existem quatro disposições de anteparos espaçadas ao longo da travessa.
36. Travessa para o suporte de um cabo elétrico, a travessa integrada incluindo uma seção superior que é perfilada para promover o escoamento da água da travessa integrada.
37. Travessa de acordo com a reivindicação 36, caracterizada pelo fato de que o perfil tem a forma de um "V" invertido.
38. Travessa para o suporte de cabos elétricos, incluindo uma base dotada de uma seção côncava para reduzir o rastreamento ao longo da base da travessa.
39. Travessa para o suporte de cabos elétricos, a travessa integrada incluindo um par de meios de recepção de cabos adjacentes, disposto para receber cabos elétricos.
40. Método para a fabricação de travessa integrada para o suporte de cabos elétricos, o método compreendendo as etapas de incorporação de uma matriz em um molde para receber o material de maneira a formar uma travessa integrada, a matriz sendo disposta para formar pelo menos parte de um componente da travessa integrada.
41. Método de acordo com a reivindicação 40, caracterizado pelo fato de que a matriz inclui um inserto rosqueado disposto para formar um inserto rosqueado nas extremidades da travessa integrada para a fixação de pares de travessas em conjunto.
42. Método de acordo com a reivindicação 40 ou a reivindicação 41, caracterizado pelo fato de que a matriz inclui um gancho disposto para ser posicionado na travessa integrada de maneira a permitir a fixação de cabos tipo "drop".
43. Método de acordo com a reivindicação 40, 41 ou 42, caracterizado pelo fato de que a matriz inclui uma seção de anteparos disposta para fazer parte da circunferência de um anteparo total em uma disposição de anteparo da travessa integrada.
44. Matriz para uso na fabricação de uma característica de uma travessa para o suporte de um cabo elétrico, a matriz sendo disposta para ser inserida em um molde para receber o material para a formação da travessa, a matriz sendo disposta para formar uma componente da travessa.
45. Matriz de acordo com a reivindicação 44, caracterizada pelo fato de que a matriz inclui um inserto rosqueado disposto para formar um inserto rosqueado nas extremidades da travessa para a fixação de pares de travessas em conjunto.
46. Matriz de acordo com a reivindicação 44 ou com a reivindicação 45, caracterizada pelo fato de que a matriz inclui um gancho disposto para ser posicionado na travessa integrada para permitir a fixação de cabos tipo "gota".
47. Matriz de acordo com a reivindicação 44, 45 ou 46, caracterizada pelo fato de que a matriz inclui uma seção de anteparo, disposta para formar parte da circunferência de um anteparo completo na disposição de anteparo da travessa integrada.
48. Método de acordo com qualquer das reivindicações 44 a 47, caracterizado pelo fato de que a matriz inclui uma parte projetante disposta para fixar a matriz no interior do material que forma a travessa.
49. Travessa integrada para suportar um cabo elétrico, a travessa sendo formada por uma pluralidade de componentes montados em forma integrada, os componentes incluindo pelo menos uma disposição de anteparo e pelo menos um quadro, a disposição de anteparo incluindo um corpo tendo um furo pelo qual o quadro é recebido para fazer a montagem da disposição do anteparo no quadro.
50. Disposição de anteparo para a montagem de uma travessa para o suporte de um cabo elétrico, a disposição de anteparo incluindo um corpo para a montagem de pelo menos um anteparo, o corpo tendo um furo passante disposto para receber a travessa em seu interior para a montagem da disposição de anteparo na travessa.
51. Método para a fabricação de uma travessa integrada para suportar um cabo elétrico, o método compreendendo as etapas de montagem de componentes, incluindo um quadro que forma um braço portador e pelo menos uma disposição de anteparo, a pelo menos uma disposição de anteparo incluindo um corpo para a montagem de pelo menos um anteparo, o corpo tendo um furo passante disposto para receber o braço portador, a etapa de montagem incluindo a etapa de fixação da disposição de anteparo posicionada no braço portador.
BRPI0621132-1A 2005-12-23 2006-12-22 travessa aprimorada BRPI0621132A2 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
AU2005907255A AU2005907255A0 (en) 2005-12-23 Utility cross-arm
AU2005907255 2005-12-23
AU2006903875 2006-07-19
AU2006903875A AU2006903875A0 (en) 2006-07-19 Improved utility cross-arm
PCT/AU2006/001971 WO2007070966A2 (en) 2005-12-23 2006-12-22 Improved utility cross-arm

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0621132A2 true BRPI0621132A2 (pt) 2011-11-29

Family

ID=38188999

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0621132-1A BRPI0621132A2 (pt) 2005-12-23 2006-12-22 travessa aprimorada

Country Status (2)

Country Link
BR (1) BRPI0621132A2 (pt)
WO (1) WO2007070966A2 (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2009049376A1 (en) * 2007-10-19 2009-04-23 Farallon Capital Pty Ltd Power line supporting apparatus
EP3447213A1 (en) 2017-08-20 2019-02-27 Lena Metall As Locking device and an attachment system including a locking device

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6027082A (en) * 1998-11-03 2000-02-22 Cai Unit, Inc. Convertible electric utility cross arm insulator unit
US6609345B2 (en) * 1999-05-06 2003-08-26 Petroflex, N.A., Inc. Structural member and method of manufacturing same
AUPQ312699A0 (en) * 1999-09-28 1999-10-21 Electrical Moulded Components Pacific Pty Ltd Electrical reticulation apparatus
US6667442B1 (en) * 2002-07-25 2003-12-23 Patent Holding Company, Ltd. Electric utility cross arm

Also Published As

Publication number Publication date
WO2007070966A2 (en) 2007-06-28
WO2007070966A3 (en) 2007-09-07

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US10597892B1 (en) Anchor device for a wooden post
US20080245939A1 (en) Guardrail support members
BR112013030206B1 (pt) placa de suporte de trilho de trem
JPH02504340A (ja) ユーテイリテイ絶縁腕金
BRPI0621132A2 (pt) travessa aprimorada
US8998175B2 (en) Rail crossover
AU2007101043A4 (en) Improved utility cross-arm
BR102019014263A2 (pt) processo de produção de suportes de ancoragem e produtos resultantes
CN211081254U (zh) 一种新型新型建筑施工用围挡装置
US9340929B2 (en) Components of a railway rail fastening assembly
CN213829525U (zh) 一种桥梁预制梁板底部支撑结构
RU212672U1 (ru) Вагон-хоппер
AU725449B2 (en) Supports for reinforcement materials
AU2006321544A1 (en) Improved utility cross-arm
JP2005213852A (ja) ガードレール用の基礎ブロック
US10750719B2 (en) Adjustable, mountable feed bucket
AU2009101392A4 (en) A ground fixation device
CN210246666U (zh) 一种带有镀锌钢轨道压块的光伏支架
CA1307153C (en) Hand railing assembly
EP1764545B1 (de) Lichtmast
KR102610183B1 (ko) 다기능 가변 휀스
CN219027879U (zh) 一种通用型预制箱梁模具
CN218579429U (zh) 一种支撑结构及托架装置
CN210262711U (zh) 一种可再生沥青公路桥梁防护栏
JPH09177242A (ja) 再生プラスチック材

Legal Events

Date Code Title Description
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B11Y Definitive dismissal - extension of time limit for request of examination expired [chapter 11.1.1 patent gazette]