BRPI0620810B1 - emulsão de tipo álcool-em-óleo que compreende um sal de metal multivalente - Google Patents

emulsão de tipo álcool-em-óleo que compreende um sal de metal multivalente Download PDF

Info

Publication number
BRPI0620810B1
BRPI0620810B1 BRPI0620810A BRPI0620810A BRPI0620810B1 BR PI0620810 B1 BRPI0620810 B1 BR PI0620810B1 BR PI0620810 A BRPI0620810 A BR PI0620810A BR PI0620810 A BRPI0620810 A BR PI0620810A BR PI0620810 B1 BRPI0620810 B1 BR PI0620810B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
aluminum
alcohol
oil emulsion
range
antiperspirant
Prior art date
Application number
BRPI0620810A
Other languages
English (en)
Inventor
Faiyaziannasab Flora
Original Assignee
Riemann Trading Aps
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=36587271&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0620810(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Riemann Trading Aps filed Critical Riemann Trading Aps
Priority claimed from PCT/DK2006/050085 external-priority patent/WO2007073740A1/en
Publication of BRPI0620810A2 publication Critical patent/BRPI0620810A2/pt
Publication of BRPI0620810B1 publication Critical patent/BRPI0620810B1/pt

Links

Landscapes

  • Cosmetics (AREA)

Abstract

emulsão de tipo álcool-em-óleo que compreende um sal de metal multivalente. a presente invenção refere-se a ciência de emulsões, especialmente dentro da área de emulsão do tipo álcool-em-óleo, onde o nível de lons compreendidos nemulsão do tipo álcool-em-óleo é relativamente alto. em particular, a invenção refere-se a um emulsão do tipo álcool-em-óleo estável que compreende um sal de metal multivalente que pode agir como um antiperspirante.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "EMULSÃO DE TIPO ÁLCOOL-EM-ÓLEO QUE COMPREENDE UM SAL DE METAL MULTIVALENTE".
CAMPO DA INVENÇÃO A presente invenção refere-se ao campo da ciência de tipos de emulsão, em particular com relação ao fornecimento de emulsões álcool-em- eletrólitos. Tipicamente, o alto nível de eletrólitos pode ser obtido pela adição de um sal de metal multivalente na emulsão do tipo álcool-em-óleo. ANTECEDENTES A transpiração ou produção de suor é um processo fisiológico completamente natural feito pelo corpo do animal e muitas pessoas suam mais do quem podem imaginar. Pode ser uma surpresa para a maioria das pessoas que uma pessoa normal produz 1Λ a 1 litro de suor a cada dia. O suor humano em si é amplamente inodoro. A principal causa de odor corporal são bactérias que proliferam em ambientes quentes e úmidos, tal como a axila humana, que tem uma alta densidade de glândulas su-doríparas e é relativamente obstruída, o que pode ser causado por uma grande produção de suor. As axilas estão entre as áreas consistentemente mais quentes sobre a superfície do corpo humano, e as glândulas sudorípa-ras fornecem umidade. Os pelos das axilas contribuem para o odor por causa da área de superfície aumentada. O odor é visto negativamente na maioria das culturas, daí muitas pessoas têm um desejo de eliminá-lo ou suprimí-lo. Uma forma óbvia de reduzir o odor é remover algum, ou todos os pêlos das axilas. Outra forma, ou uma forma adicional, de reduzir o odor e a produção de suor concentrada é fechar temporariamente o tampão sudoríparo fazendo com que o fluxo de suor para a superfície da pele pare ou seja reduzido. Esse fechamento temporário pode ser feito pelo uso de um antiperspirante.
Antiperspirantes são formulações que tem um composto a base de alumínio como seu principal ingrediente "ativo", que pode ser qualquer número de compostos dentro de uma concentração e forma de dosagem estabelecida. O ingrediente ativo dá aos antiperspirantes sua habilidade de bloquear o suor pela formação de um tampão temporário dentro do duto su-doríparo que pára o fluxo de suor para a superfície da pele.
Dessa forma, formulações antiperspirantes podem evitar odor e reduzir o suor produzido pelo corpo. EP 0 386 018 descreve uma composição antiperspirante eficaz, -em que um sal de iiietat^comblnaW^com"ijm~Tarhpão"de~sãTsÍJspênso em álcool. Entretanto, essa composição tem a desvantagem de desenvolver sedimentação das partículas suspensas durante o armazenamento. Essa sedimentação causa uma dosagem não homogênea do antiperspirante e escoamento da composição através do "roller-ball" do dispositivo.
Durante a produção dos produtos, pode ser necessário misturar dois ou mais tipos de líquidos que como tais não são miscíveis. Para superar isso, os líquidos podem ser misturados em uma emulsão onde uma dispersão temporária ou permanente de um óleo ou outro material hidrofóbico em uma solução aquosa, ou vice-versa, formando uma emulsão óleo-em-água ou uma emulsão água-em-óleo. Geralmente, tais emulsões óleo-em-água ou água-em-óleo são capazes de fornecer uma solução estável.
Assim, sugeriu-se fornecer um sistema diferente, tal como uma emulsão do tipo álcool-em-óleo. Essa emulsão do tipo álcool-em-óleo não é uma emulsão como tal por causa da ausência de água. Entretanto, é uma mistura de dois tipos de líquido que como tais não são miscíveis, ou seja, um álcool inferior e um óleo. Entretanto, é conhecimento estabelecido na técnica que tais tipos de emulsões álcool-em-óleo contendo altos níveis de partículas, por e-xemplo, íons de metal multivalente, são consideradas como sendo instáveis.
Para melhorar a estabilidade química de partículas suspensas que liberarão ácido clorídrico na presença de água, há uma necessidade por uma composição sem água, tal como uma emulsão do tipo álcool-em-óleo. Ao mesmo tempo, a emulsão sem água deve ser estável mesmo na presença de um alto nível de eletrólitos para fornecer uma distribuição homogênea das partículas suspensas.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
Com o objetivo de fornecer uma mistura do tipo emulsão melhorada que tem estabilidade melhorada durante o armazenamento, evitando precipitação e sedimentação de componentes e fornecendo uma composição homogênea, um primeiro aspecto da presente invenção fornece uma emulsão do tipo álcool-em-óleo que compreende i) um sal de metal multiva-lente, ii) uma fase de álcool inferior, e iii) uma fase oleosa. “Em ótitro aspêcíõ'^prêseníêTnvênçaõ’ eTõrrTecIdo um método para produzir uma emulsão do tipo álcool-em-óleo. O método compreende as etapas de: (i) fornecer uma fase de óleo, (ii) fornecer uma suspensão de um sal de metal multivalente em uma fase de álcool, (iii) misturar a fase de óleo fornecida na etapa (i) com a suspensão fornecida na etapa (ii) para obter uma mistura, (iv) fornecer uma suspensão adicional de um sal de metal multivalente em uma fase de álcool, (v) misturar a mistura obtida na etapa (iii) com a suspensão adicional do sal de metal multivalente em uma fase de álcool produzida na etapa iv) para obter a emulsão do tipo álcool-em-óleo.
Em outro, aspecto ainda da presente invenção é fornecido um antiperspirante. O antiperspirante compreende: (i) um sal de alumínio, (ii) uma fase de álcool inferior, e (iii) uma fase de óleo.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO O inventor da presente invenção descobriu que uma emulsão do tipo álcool-em-óleo de acordo com a presente invenção fornece um tipo de emulsão homogênea estável mesmo quando a emulsão contém um alto nível de íons, tal como sal de metal multivalente e onde a precipitação e sedimentação, por exemplo, de íons de metal multivalente é limitado ou evitado.
No presente contexto o termo "precipitação" refere-se a formação de partículas na mistura, tal como na emulsão do tipo álcool-em-óleo. Precipitação pode ocorrer quando uma substância insolúvel é formada na solução devido a uma reação ou por aglomeração de partículas suspensas.
Na maioria das situações, o sólido se forma ("cai") fora da fase de soluto ou da suspensão, e se deposita no fundo da mistura ou da emulsão do tipo ál-cool-em-óleo.
No presente contexto o termo “sedimentação" refere-se à deposição de uma matéria particulada como uma camada de partículas sólidas sobre o leito ou fundo de um corpo de um líquido, tal como uma emulsão do tipo álcool-erri-óleo? A sedírnentãção e õ depósito por assentamento de um material suspenso.
Uma emulsão álcool-em-óleo Em um primeiro aspecto da presente invenção é fornecida uma emulsão do tipo álcool-em-óleo. O tipo de emulsão compreende um sal de metal multivalente, uma fase de álcool inferior, e uma fase de óleo. Nesse aspecto a emulsão do tipo álcool-em-óleo tem uma viscosidade suficiente para manter o sal de metal multivalente suspenso homogeneamente durante o armazenamento. A emulsão do tipo álcool-em-óleo tem a clara vantagem de ser livre ou essencialmente livre de água resultando em uma boa estabilidade química do sal de metal multivalente suspenso. Deve ser compreendido que a emulsão do tipo álcool-em-óleo da presente invenção é estável a-pesar do alto nível de íons.
Um método de preparar a emulsão álcool-em-óleo Em outro aspecto da presente invenção, é fornecido um método para produzir uma emulsão do tipo álcool-em-óleo, em que o dito método compreende as etapas de: (i) fornecer uma fase de óleo, (ii) fornecer uma suspensão de um sal de metal multivalente em uma fase de álcool, (iii) misturar a fase de óleo fornecida na etapa (i) com a suspensão fornecida na etapa (ii) para obter uma mistura (iv) fornecer uma suspensão adicional de um sal de metal multivalente em uma fase de álcool, e (v) misturar a mistura obtida na etapa (iii) com a suspensão adicional do sal de metal multivalente em uma fase de álcool fornecida na etapa iv) para obter a emulsão do tipo álcool-em-óleo.
Embora uma emulsão do tipo álcool-em-óleo seja conhecida na técnica, é amplamente conhecido que o alto nível de íons não é compatível com uma emulsão do tipo álcool-em-óleo estável. Para fornecer uma emulsão estável de acordo com a presente invenção, há várias ações que podem ser observadas. De acordo com a invenção na primeira etapa i) uma fase de óleo é íuineuidd. Na~ segunda etapa nrümã süspênsaõΈβ üm saí de metal multivalente em uma fase de álcool é fornecida. Para obter uma distribuição melhor e mais homogênea do sal de metal multivalente, pode ser preferido que na terceira etapa iii) onde a fase de óleo é adicionada à suspensão, a fase de óleo fornecida na etapa i) seja adicionada gentilmente à suspensão de um sal de metal multivalente fornecida na etapa ii) para obter a emulsão do tipo álcool-em-óleo.
Em uma modalidade da presente invenção o composto de metal compreendido na suspensão do sal de metal multivalente fornecida na etapa ii) é tipicamente um sal de alumínio, tal como um sal que compreende um sal antiperspirante ativo. Entretanto, em outras modalidades, outros sais que fornecem um alto nível de íons podem ser usados se tal composição for se beneficiar por ser formulada como uma emulsão do tipo álcool-em-óleo estável. Em tal modalidade, a mistura obtida na etapa iii) pode ser adequada para um dado propósito da emulsão do tipo álcool-em-óleo fornecida, tal como sendo usada como um antiperspirante. Em tal caso, as etapas iv) e v) são etapas opcionais e podem ser excluídas do método.
Ainda em uma modalidade da presente invenção, pode ser vantajoso adicionar a fase de óleo ao sal de metal multivalente misturado com a fase de álcool por 2 ou mais seqüências, tal como em 3 o mais sequências, por exemplo, em 4 ou mais seqüências, tal como em 5 ou mais seqüências. A etapa v) do processo pode ser realizada por adicionar a suspensão adicional fornecida na etapa iv) à mistura obtida na etapa iii) para obter a emulsão do tipo álcool-em-óleo. Novamente, para obter uma distribuição melhor e mais homogênea do sal de metal multivalente, a suspensão adicional fornecida na etapa iv) pode ser adicionada gentilmente à mistura obtida na etapa iii).
Em uma modalidade típica, o sai de metal multivalente presente na suspensão fornecido na etapa ii) e/ou etapa iv) compreende um íon de metal di- ou tri- ou tetravalente. Em uma modalidade, o sal de metal multivalente na etapa ii) pode ser um sal de metal de um ácido orgânico. Tal sal de metal de um ácido orgânico tem a função de um sal de tampão, que reage reação do sal de metal ativo. Por meio desse sal de tampão, um efeito adverso, tal como irritação da pele, devido, por exemplo, ao ácido clorídrico livre é limitado ou ainda impedido.
Em uma modalidade o sal de metal multivalente fornecido na etapa ii) pode ser um sal de metal de um ácido orgânico, tal como lactato de alumínio ou um hidrato desse. Nessa modalidade, o sal de metal de um ácido orgânico funciona como um sal de tampão.
Em uma modalidade da presente invenção, o sal de metal multivalente compreendido na suspensão adicional na etapa iv) pode ser um sal de metal de um ácido inorgânico. Tipicamente, um sal de metal multivalente de um ácido inorgânico tem a função de um sal de metal multivalente ativo. Tal sal de metal multivalente ativo pode em algumas modalidades ser um sal de metal multivalente que fornece um efeito antiperspirante. Colocado em contato com água, tal sal de metal multivalente tipicamente reage com a á-gua ou umidade fornecendo um ácido forte tal como ácido clorídrico, como um produto de reação.
Em uma modalidade o sal de metal multivalente na etapa ii) pode ser um sal de metal multivalente de um ácido inorgânico. Tal sal de metal multivalente de um ácido inorgânico tem a função de ser um sal de metal multivalente ativo. Tal sal de metal multivalente ativo é em algumas modalidades um sal de metal multivalente que fornece um efeito antiperspirante. Colocado em contato com água tal sal de metal multivalente reage tipicamente com a água ou umidade dando um ácido forte, tal como ácido clorídrico, como um produto de reação.
Em uma modalidade, o sal de metal multivalente é um cloreto de alumínio.
Em uma modalidade da presente invenção, o sal de metal multivalente compreendido na suspensão adicional na etapa iv) é um sal de metal multivalente de um ácido orgânico, que reage com um ácido forte, tal como ácido clorídrico, que pode ser um produto de reação do sal de metal ativo e por exemplo, água. Por meio desse sal de tampão, um efeito adverso tal como irritação da pele,~<fevW,por exemplo;" aõ" ac ido clorídrico livre, é limitado ou até mesmo impedido.
Em uma modalidade o sal de metal multivalente fornecido na etapa ii) pode ser lactato de alumínio ou um hidrato desse. Nessa modalidade, o sal de metal multivalente de um ácido orgânico funciona como um sal de tampão.
Nas modalidades onde um ácido, tal como ácido clorídrico, é liberado, resultando do sal de metal multivalente quando colocado em contato com água, o produto de acordo com a invenção terá um pH caracteristicamente baixo, ao se medir o pH. Ao se medir o pH de uma mistura de 50 (p/p)% da emulsão do tipo álcool-em-óleo, tal como é obtida na etapa v) misturada com 50 (p/p)% de água, o pH está na faixa de 0-5, tal como na faixa de 0-4, tal como na faixa de 0-3, tal como na faixa de 1-5, tal como na faixa de 2-3. Ao se medir o pH em uma mistura de 50% (p/p) de emulsão do tipo álcool-em-óleo e 50% (p/p) de água, a temperatura da mistura deve ser de 20°C.
Nas modalidades onde um ácido, tal como ácido clorídrico é liberado pelo contato com água, é característico para o produto que a condutivi-dade seja alta devido ao alto nível de íons. Ao se medir a condutividade em uma mistura de 50 (p/p)% da emulsão do tipo álcool-em-óleo obtida na etapa v) e 50 (p/p)% de água, a condutividade esta na faixa de 4-18 ms/cm, tal como na faixa de 5-16 ms/cm, tal como na faixa de 6-15 ms/cm, tal como na faixa de 7-14 ms/cm, tal como 8-13 ms/cm, tal como 9-12 ms/cm, tal como a faixa de 10-11 ms/cm. Ao se medir a condutividade em uma mistura de 50 (p/p)% de emulsão do tipo álcool-em-óleo e 50 (p/p)% de água, a temperatura da mistura deve ser de 20°C. O sal de metal multivalente/O componente tamponante O sal de metal multivalente compreendido na invenção pode ser qualquer sal de metal multivalente que fornece um alto nível de eletrólitos na emulsão do tipo álcool-em-óleo. O sal de metal multivalente pode tanto ser um sal de um ácido orgânico como inorgânico.
Em uma modalidade, o sal de metal compreende uma combinação de um sal de metal multivalente de um ácido orgânico e um sal de metal mullivaleiile de urn ácido inorgânico.......
Em uma modalidade preferida, o sal de metal multivalente é uma combinação de um sal de metal multivalente que tem um efeito antiperspirante e um sal de metal multivalente que tem um efeito de tampão. Tipicamente, o sal de metal multivalente que tem um efeito antiperspirante é um sal inorgânico, onde o sal de metal multivalente que tem um efeito de tampão é um sal de metal multivalente de um ácido orgânico. A partir da técnica anterior, é bem conhecido que AICI3 é um sal antiperspirante eficaz e a maioria das composições antiperspirantes disponíveis comercialmente contém AICI3 como o componente ativo, por exemplo, dissolvido em um solvente adequado. AICI3 exerce sua atividade antiperspirante por reagir com a água do suor para formar hidroxicloreto de alumínio que age como um adstringente e assim reduz a produção de suor das glândulas sudoríparas. Entretanto, a desvantagem de usar AICI3 é que a reação com água do suor para formar hidroxicloreto de alumínio também gera ácido clorídrico como um subproduto que pode causar irritação da pele localizada por causa da grande acidez. Adicionalmente, roupas em contato com a área de aplicação também podem ser danificadas, e ambos esses efeitos adversos podem ser atribuídos à formação de ácido clorídrico sobre a pele nos dutos sudoríparos.
Os problemas que aparecem a partir da alta acidez do ácido clorídrico podem ser superados, por exemplo, por permitir que o ácido clorídrico reaja com um sal do ácido mais fraco, tal como um ácido orgânico, sem valor de pK abaixo de 2,5, o ácido mais fraco então, de acordo com princípios conhecidos, sendo liberado do sal pelo ácido clorídrico mais forte, para dar o ácido mais fraco livre e um cloreto. Tal sal de um ácido mais fraco é referido como um sal de tampão. O fato de que o sal de alumínio do ácido mais fraco pode ser usado, tem a vantagem de resultar na formação de uma quantidade adicional de hidroxicloreto de alumínio, assim resultando em um efeito antiperspirante adicional. Por outro lado, a acidez é reduzida consideravelmente já que o ácido livre presente no ambiente da pele agora não é apenas ácido clorídrico, mas é de fato, o ácido mais fraco sem valor de pK abaixo de 2.5, o sal de alumínio que forma parte da composição da invenção. Já que um ácidu mais fiaeo~é menos irritante^pãTa^apeTe, o résuTtadõ é uma redução ou eliminação da irritação da pele. A fim de evitar reação prematura do cloreto de alumínio com á-gua do suor, é preferido que a composição seja anidra. Isso é obtido em particular pelo uso de um sistema transportador, que é anidro ou que não tem água disponível para que o cloreto de alumínio não sofra hidrólise para hidroxicloreto de alumínio e ácido clorídrico.
Os termos "nenhuma água disponível" e "substancialmente livre de água" são usados intercambiavelmente e pretendem significar que a á-gua presente na formulação não é capaz de solvatar os sais de alumínio, tanto por causa da água presente ser muito pouca em quantidade, como porque a água está muito fortemente ligada por outro componente na composição. Dessa forma, AICI3 não sofrerá por exemplo, hidrólise em etanol 95% ou em sorbitol líquido.
Uma composição preferida pode ser uma na qual o ácido/ácidos mais fracos não tem/têm valor de pK abaixo de 4, em particular não abaixo de 3.5, especialmente não abaixo de 3. O uso de um ácido ou ácidos com tais propriedades irá garantir uma redução significativa no nível de irritação da pele. O ácido ou ácidos é/são preferivelmente fisiologicamente aceitável/is. Já que vários ácidos orgânicos têm várias propriedades biológicas, é preferido que um ácido na composição da invenção tenha um efeito biológico tal como propriedades adstringentes, antibacterianas, antimicrobia-nas, anti-sépticas, antifúngicas, antiparasíticas, antiperspirantes, desodorantes, antiinflamatórias, emolientes, anestésicas, hemostáticas, antipruríticas, etc. Pelo uso de um sal de alumínio de um ou mais ácidos com uma ou mais de tais propriedades, as propriedades da composição da invenção podem ser amplificadas assim como expandidas no seu espectro. Dessa forma, se o ácido usado na composição da invenção tem propriedades antifúngicas, a composição da invenção poderia ser útil na terapia ou tratamento profilático de Tínea pedis, também conhecida como "pé de atleta". Essa afecção é extremamente comum e está associada com a sudorese, e a maceração da pele pelo suor facilita a infecção e a torna mais difícil de tratar. Mesmo em ■ pessuas corn sudorêstí Hnormaln é déséjãvêí recfuzir a quantidade de transpiração quando se trata o fungo. Ácidos potencialmente úteis sem valor de pK em soluções aquosas abaixo de 2,5 são os seguintes: acético, propiônico, cítrico, acetilsalicílico, ben-zóico, salicílico, ascórbico, nicotínico, tartárico, ftálico, lático, ácidos graxos (o-léico, linoléico, undecenóico, octanóico, palmítico, ricinoleico, esteárico, etc.), acetilcretosínico, succínico, carbamoilfenoxiacético, diacetilsalicílico, antranílico, mefanâmico, gantísico, tolfenâmico, acetotartárico, agárico, fórmico, subacético, alégico, fumárico, málico, morruico, oxálico, para-amino-benzóico, tranxenâmi-co, aminoácidos de ocorrência natural tal como glicina, alanina, valina, leucina, isoleuctna, serina ou treonina, etc. e derivados desses assim como ácidos de alcatrão, fenol, timol e resinas de troca de cátion. O termo "derivados desses" pretende significar que os vários ácidos listados também podem ser ainda substituídos por vários grupos, a presença de substituintes derivados conferindo uma ou mais das propriedades biológicas mencionadas acima ao ácido em questão. Os grupos substituintes que formam os derivados podem ser selecionados a partir de uma ampla gama tal como fenila, fenilamino, naftila, benzoíla, indenila, ou vários grupos heterocíclicos tal como indolila, benzoxazolila, piridila, benzindolila, etc. os grupos substituintes opcionalmente sendo eles mesmos substituídos com substituintes tais como halogênio, alquila, alcóxi, amino opcionalmente alquilsubstituídos etc.
Dessa forma, vários derivados de ácido propiônico, acético, feni-lacético, salicílico e antranílico etc. são capazes de inibir a síntese de pros-taglandina e podem portanto funcionar como agentes antiinflamatórios locais. Exemplos de derivados de ácido propiônico são naproxeno, ibuprofeno, benoxaprofeno, e ácido buclóxico; exemplos de derivados de ácido fenilacé- tico e acético são indometacina, bufexamaco, diclofenaco, sulindaco, e aclo-fenaco; exemplos de derivados ácido salicílico são aspirina, acetaminosalol, diflunísal, dipirocetila, e fendosal; exemplos de ácido antranílico são ácido etofenâmico, ácido flufenâmico, ácido meclofâmico, e ácido tolfenâmico; e um exemplo de derivados de ácido butírico é fenbufeno.
Dentre os ácidos listados acima, vários são conhecidos por ter alyunias das"propriedades biologicas”mêriciÕnadas acima. Dessa forma, á-cido salicílico, acetotartárico, agárico, fórmico, subacético e elágico são conhecidos por ter propriedades adstringentes e ácido undecenóico, octanóico, propiônico, tolfenâmico, isoascórbico e sórbico são conhecidos por ter propriedades antifúngicas.
Exemplos preferidos de ácidos que não tem valor de pK abaixo de 2,5 são ácido acetilsalicílico, salicílico, benzóico, propiônico, octanóico, undecanóico, ácido sórbico, ácido lático, ácido málico, ácido esteárico, ácido cítrico, ácido ftálico, ácido tartárico, ou um aminoácido de ocorrência natural. A fim de garantir a neutralização satisfatória de ácido clorídrico liberado como um resultado da reação entre AICI3 e água do suor, a razão molar entre 0 sal ou sais de alumínio e AICI3 está preferivelmente na faixa de 1:1 a 1:2, em particular cerca de 2:3. A fim de fornecer uma composição eficaz para fins antiperspirantes, é preferido que o AICI3 e 0 sal de alumínio do ácido possa estar presente na composição da invenção em quantidades que correspondem a um conteúdo total de alumínio de até 3 átomos grama de Al por quilograma de composição, em particular de 1,0 a 2,0 átomos grama de Al por kg de composição. O veículo ou veículos nos quais o AICI3 e 0 sal de alumínio do ácido mais fraco é dissolvido e/ou disperso pode ser qualquer um dos veículos tradicionalmente usados para incorporação em composições antiperspirantes. Dessa forma, o veículo pode ser líquido, um gel, um semi-sólido ou um pó. Veículos líquidos podem ser alcoóis, glicóis, gorduras, ésteres de ácidos graxos, ácidos graxos, parafinas, polímeros líquidos (tal como óleo de silicone), por exemplo, álcool etílico, miristato de isopropila, glicerina, propi-leno glicol, etc. assim como misturas desses. Um veículo em gel pode ser um álcool ou outros dos veículos líquidos mencionados acima tal como álcool etílico contendo um derivado de celulose, tal como hidroxipropil celulose. Um veículo semi-sólido pode ser um poliglicol, uma parafina (por exemplo, vaselina), gorduras, ou qualquer um dos líquidos mencionados acima que contêm um polímero tal como parafina líquida contendo polietileno dissolvido (vendido sob o nome comercial de Plastibase). Um veículo sólido pode ser talco, aiiiidu, cauttm, erc. A composição da invenção pode ser preparada por métodos comumente usados dentro da técnica para a preparação de composições antiperspirantes, a preparação compreendendo ordinariamente simplesmente misturar juntos os constituintes. Dessa forma, uma composição líquida pode ser preparada por dissolver ou dispersar o cloreto de alumínio e o ácido/ácidos mais fracos no veículo líquido; opcionalmente, o cloreto de alumínio e o ácido/ácidos mais fracos podem ser dissolvidos ou dispersos separadamente em duas porções do veículo ou em dois componentes de veículos diferentes seguido por misturar as misturas. Uma composição em gel pode ser obtida por começar a partir de uma composição líquida e adicionar agente gelificante tal como o derivado de celulose mencionado acima.
Em uma modalidade preferida, um sal de metal multivalente antiperspirante ativo e/ou-0 componente tamponante está compreendido em uma emulsão do tipo álcool-em-óleo. Em tal emulsão do tipo álcool-em-óleo o sal de metal multivalente combinado compreendido está em uma quantidade na faixa de 5 a 50% p/p da emulsão do tipo álcool-em-óleo, tal como uma faixa de 8 a 40% p/p, por exemplo, na faixa de 10 a 40% p/p, tal como uma faixa de 15 a 35% p/p. O sal de metal multivalente pode compreender um íon de metal.
Portanto, em algumas modalidades o íon de metal a ser compreendido na emulsão do tipo álcool-em-óleo pode ser selecionado a partir do grupo que consiste em Alumínio (Al), Ferro (Fe), Zircônio (Zr), Cálcio (Ca), Cobre (Cu), Magnésio (Mg), Titânio (Ti), Chumbo (Pb), Estanho (Sb), e hidratos desses.
Em uma modalidade preferida, a emulsão di tipo álcool-em-óleo compreende um sal de alumínio. Tal sal de alumínio é preferivelmente um sal de alumínio que tem um efeito antiperspirante.
Sais de alumínio conhecidos na técnica por terem efeito anti-perspirante compreendem um composto de alumínio ativo selecionado a partir do grupo que consiste em cloreto de alumínio, cloroidrato de alumínio, PEG de clorohidrex de alumínio (polietileno glicol de clorohidrex de alumí-nro), PG de clurulildrex de alumínio (pròpnêrTó glTcõí^ de alumí- nio), cloroidrato de alumínio, dicloroidrato de alumínio, PEG de diclorohidrex de alumínio (polietileno glicol de diclorohidrex de alumínio), PG de diclorohidrex de alumínio (propileno glicol de diclorohidrex de alumínio), sesquicloroi-drato de alumínio, PEG de sesquicloroidrato de alumínio (polietileno glicol de sesquicloroidrato de alumínio), PG de sesquicloroidrato de alumínio (propileno glicol de sesquicloroidrato de alumínio), sulfato de alumínio (sulfato de alumínio tamponado), octacloroidrato de alumínio zircônio, GLY octaclorohi-drex de alumínio zircônio, pentacloroidrato de alumínio zircônio, GLY penta-clorohidrex de alumínio zircônio, tricloroidrato de alumínio zircônio, GLY tri-clorohidrex de alumínio zircônio e qualquer combinação desses, ou qualquer outro agente antiperspirante aprovado pelo FDA ou uma combinação dos ditos agentes cuja lista de agentes é freqüentemente atualizada.
Em uma modalidade, a emulsão do tipo álcool-em-óleo compreende um sal de alumínio que tem um efeito de tampão. Em uma modalidade preferida, o tampão de alumínio pode ser lactato de alumínio.
Em uma modalidade preferida da presente invenção, a emulsão do tipo álcool-em-óleo compreende um sal de alumínio em que o sal de alumínio é uma combinação de um sal de alumínio ativo e um tampão de alumínio, tal como uma combinação de um cloreto de alumínio e lactato de alumínio.
Em uma modalidade da invenção, o sal de metal multivalente pode estar presente como um hidrato, tal como um hidrato de sal de alumínio, em particular na forma de hexaidrato de cloreto de alumínio.
Em uma modalidade, o sal de alumínio pode estar presente em uma quantidade na faixa de 5 a 50% p/p, tal como na faixa de 10 a 40% p/p, tal como uma faixa de 15 a 35% p/p, em que o conteúdo de sal de alumínio é relativo à quantidade total da emulsão do tipo álcool-em-óleo.
Em outra modalidade da presente invenção a emulsão do tipo álcool-em-óleo compreende um sal de metal multivalente, em que o sal de metal multivalente compreende cloreto férrico ou pó de zircônio ou qualquer combinação desses.
Em outras modalidades ainda, a emulsão do tipo álcool-em-óleo OTmpreuríde nm Wrüê mêrâT s^ que consiste em Alumínio (Al), Ferro (Fe), Zircônio (Zr), Cálcio (Ca), Cobre (Cu), Magnésio (Mg), Titânio (Ti), Chumbo (Pb), Estanho (Sb), ou hidratos desses. Em tais modalidades, o sal de metal multivalente pode ter outros efeitos diferentes de efeitos antiperspirantes. Em algumas dessas modalidades, a emulsão do tipo álcool-em-óleo pode ser pretendida como uma tinta, tal como uma tinta antifúngica ou ainda para outras finalidades.
Em uma modalidade preferida, a emulsão do tipo álcool-em-óleo compreende um sal de metal multivalente de um ácido inorgânico, em particular quando este sal de metal multivalente pode ser cloreto de alumínio ou um hidrato desse. O álcool inferior A emulsão do tipo álcool-em-óleo compreende tipicamente um álcool inferior presente em uma fase descontínua, onde a fase oleosa está presente tipicamente em uma fase continua. Em uma modalidade preferida o álcool presente na fase descontínua é um álcool inferior tal como um álcool que tem 1-10 átomos de carbono, tal como um álcool que tem 2-8 átomos de carbono, por exemplo, um álcool que tem 2-6 átomos de carbono, tal como um álcool que tem 2-4 átomos de carbono.
No contexto da presente invenção, o termo "fase descontínua" refere-se à fase de álcool porque a fase de álcool está sendo suspensa na fase de óleo em partes. Dessa forma, essas partes da fase de álcool não estão conectadas.
No contexto da presente invenção, o termo "fase continua" refe-re-se à fase de óleo, porque essa fase é substancialmente uma fase coerente que circunda a fase de álcool.
Em uma modalidade, a fase de álcool compreende uma fase de álcool inferior, o dito álcool inferior compreendido aqui pode ser um mono-ou diálcool.
Em uma modalidade, a fase de álcool compreende uma fase de álcool inferior, o dito álcool inferior compreendido aqui pode ser um álcool que tem uma cadeia de carbono não ramificada. ......Em unra'modalidade; ãlãsé de áicoõT compreende uma fase de álcool inferior, o dito álcool inferior aqui contido pode ser selecionado a partir do grupo que consiste em etanol, 1-propanol, 2-propanol, etilenoglicol, 1-butanol, 2-butanol ou qualquer combinação desses.
Em uma modalidade, a fase de álcool compreende um conteúdo de um álcool, tal como um álcool inferior, para que o conteúdo da fase de álcool inferior em relação a quantidade total da emulsão álcool-em-óleo esteja na faixa de 45-95% (p/p), 55-85% (p/p), tal como 65-75% (p/p). A fase de óleo Preferivelmente, a emulsão do tipo álcool-em-óleo compreende uma fase de óleo contínua, em que a fase de óleo compreende um ou mais óleos e/ou produtos de gordura selecionados a partir de um óleo hidrogena-do obtido de uma fonte vegetal ou qualquer derivado desses ou qualquer produto similar produzido sinteticamente. Em uma modalidade da presente invenção a fase de óleo compreende a combinação de dois ou mais produtos selecionados a partir de um óleo hidrogenado de uma fonte vegetal e qualquer derivado dessa ou qualquer produto produzido sinteticamente, por exemplo, três ou mais produtos selecionados a partir de um óleo hidrogenado de uma fonte vegetal e qualquer derivado dessa ou qualquer produto similar produzido sinteticamente.
Além disso, um ou mais aditivo(s) pode(m) ser adicionado(s) à fase de óleo. O(s) dito(s) aditivo(s) pode(m) ser selecionado(s) a partir do grupo que consiste em um siloxano, um silano, uma cera, um éster de um ácido graxo, um éster de glicerol, e qualquer derivado desse ou qualquer componente similar produzido sinteticamente desse grupo. Em uma modalidade da presente invenção a fase de óleo compreende a combinação do óleo hidrogenado obtido de uma fonte vegetal e qualquer derivado dessa ou quaisquer produtos similares produzidos sinteticamente e dois ou mais componentes, por exemplo três ou mais componentes, tal como quatro ou mais componentes, por exemplo, cinco ou mais componentes, tal como seis ou mais componentes, por exemplo sete ou mais componentes.
Em uma modalidade preferida da presente invenção o óleo hi-diuyei iado obtido de- 'ürTTãTõnré·vegetal pêídeTêr iTrn'OTêõ de Rícino Hidrogenado ou qualquer derivado de desse ou quaisquer produtos similares produzidos sinteticamente.
Em uma modalidade, emulsão do tipo álcool-em-óleo compreende uma fase de óleo em uma quantidade tal que o conteúdo da fase de óleo em relação à quantidade total da emulsão do tipo álcool-em-óleo está na faixa de cerca de 0-20% p/p, tal como na faixa de 0,05 - 20% p/p, por exemplo, na faixa de 0,1 - 20% p/p, tal como na faixa de 0,5 - 10% p/p, por exemplo na faixa de 1-20% p/p, tal como na faixa de 3-15% p/p, por exemplo, na faixa de 5-10% p/p, tal como na faixa de 1-5% p/p, por exemplo na faixa de 1- 20% p/p, tal como na faixa de 1-15% p/p, por exemplo na faixa de 2-10% p/p, tal como na faixa de 3-5% p/p. O produto O produto da invenção é característico em que a emulsão do tipo álcool em óleo do produto processa uma alta estabilidade de emulsão fornecendo uma alta homogeneidade do sal de metal multivalente na emulsão do tipo álcool em óleo. Esse alto nível de estabilidade é demonstrado quando se armazena o produto e subseqüentemente ao armazenamento, se mede a separação de fase da emulsão.
Dessa forma, a emulsão do tipo álcool-em-óleo de acordo com a presente invenção tem uma separação de fase de no máximo 10 mm, tal como no máximo 5 mm, por exemplo, no máximo 3 mm, tal como no máximo 1 mm, por exemplo, no máximo 0,7 mm, tal como no máximo 0,5 mm, por exemplo, no máximo 0,4 mm, tal como no máximo 0,3 mm, por exemplo, no máximo 0,2 mm, tal como no máximo 0,1 mm, onde a separação de fase é resultante após armazenamento por 1½ mês e medida em uma quantidade de 0,5 L de emulsão do tipo álcool em óleo contida em um frasco que tem um diâmetro interno de 6,8 mm.
Alternativamente, quando se armazena a emulsão do tipo álcool-em-óleo por um período de armazenamento mais longo, a emulsão do tipo álcool-em-óleo tem uma separação de no máximo 5 mm, por exemplo, no máximo t mm, onde a separação de fase é resultante após armazenamento por 1Λ mês; tal cuirnj t mês, por éxempfo; TTSTnes, WcómÕ~^7nesêst por exemplo, 3 meses, tal como 4 meses, por exemplo 5 meses, tal como 6 meses, por exemplo, 12 meses, e medida em uma quantidade de 0,5 L de e-mulsão do tipo álcool-em-óleo contida em um frasco que tem um diâmetro interno de 6,8 mm.
Uma razão principal para essa menor separação de fase que podería ocorrer pode ser causada pela evaporação da fase de álcool durante o dia e subsequente condensação da fase de álcool durante a noite. Dessa forma, melhoras significativas da separação de fase podem ser obtidas se a emulsão do tipo álcool-em-óleo for armazenada sob condições sem, ou com influência limitada da temperatura e da luz.
Quando refere-se a uma emulsão do tipo álcool-em-óleo "homogênea" ou uma mistura "homogênea" ou "homogêneo" em qualquer outro contexto da presente invenção deve ser entendido que as fases compreendidas na composição estão distribuídas uniformemente e/ou que as partículas estão uniformemente distribuídas por toda a composição. Como usado aqui o termo "homogêneo" ainda deve ser entendido como que as partículas suspensas não sedimentam e que as fases da emulsão não, ou substancialmente não, se separam.
Em uma modalidade da presente invenção a emulsão do tipo álcool-em-óleo, o antiperspirante ou o produto obtido nas etapas iii) ou v) da presente invenção podem ser substancialmente livres de água.
Além disso, pode ser característico para a emulsão do tipo álco-ol-em-óleo ter uma densidade na faixa de 1,02 - 0,82 g/mL, tal como na faixa de 0,87 - 0,97 g/mL, tal como na faixa de 0,90 - 0,95 g/mL.
Como usado aqui, o termo "densidade" deve ser entendido como o peso da emulsão do tipo álcool-em-óleo medido em g por mL. A medida é realizada a 20°C.
Em uma modalidade preferida da presente invenção, a emulsão do tipo álcool-em-óleo, o antiperspirante ou o produto obtido nas etapas iii) ou v) tem um valor de pH na faixa de 0-5, tal como na faixa de 0-4, tal como na faixa de 0-3, tal como na faixa de 1-5, tal como na faixa de 2-3, quando se mede em urna mistura de 5U% (p/p) da émulsão dõ típo álcool-em-óleo (ou do antiperspirante ou do produto obtido nas etapas iii) ou v)) e 50% p/p de água a 20°C.
Em uma modalidade adicional da presente invenção, a emulsão do tipo álcool-em-óleo, o antiperspirante ou o produto obtido nas etapas iii) ou v) tem um valor de condutividade na faixa de 4-18 ms/cm, tal como na faixa de 5-16 ms/cm, tal como na faixa de 6-15 ms/cm, tal como na faixa de 7-14 ms/cm, tal como 8-13 ms/cm, tal como 9-12 ms/cm, tal como na faixa de 10-11 ms/cm, quando se mede em uma mistura de 50% (p/p) da emulsão do tipo álcool-em-óleo (ou do antiperspirante ou do produto obtido nas etapas iii) ou v)) e 50% p/p de água a 20°C.
Em uma modalidade de acordo com a presente invenção uma emulsão do tipo álcool-em-óleo é fornecida que compreende pelo menos 3, tal como pelo menos 4, por exemplo, pelo menos 5, tal como pelo menos 6, por exemplo pelo menos 7, tal como pelo menos 8 dos componentes selecionados a partir do grupo que consiste em um álcool, tal como etanol, um sal de um ácido orgânico, tal como lactato de alumínio, um sal de um ácido inorgânico, tal como cloreto de alumínio, um derivado de siloxano, tal como ciclopentassiloxano, um éster de glicerila, tal como estearato de glicerila, um éster cetilico, tal como palmitato cetílico, uma cera tal como cera microcrista-lina, e um óleo tal como óleo de rícino hidrogenado.
Uma emulsão do tipo álcool-em-óleo estável pode ser obtida, quando a proporção entre a fase de álcool e a fase de óleo está dentro de limites bem definidos. Um nível alto demais de álcool pode resultar em uma reversão das fases da emulsão do tipo álcool-em-óleo para uma emulsão do tipo óleo-em-álcool. Isso é porque níveis aumentados de álcool na emulsão do tipo álcool-em-óleo podem tirar o emulsificante da interface entre a fase de álcool e a fase de óleo e resultar na formação de flóculos e a emulsão do tipo álcool-em-óleo pode entrar em colapso. Portanto, a emulsão do tipo ál-cool-em-óleo pode compreender um álcool em uma quantidade dentro da faixa de 45 - 95% (p/p), tal como na faixa de 55 - 85% (p/p), tal como na faixa de 65 - 75% (p/p).
Em uma modalidade, a emulsão do tipo álcool-em-óleo compre-~ ende τγγγγ sal de metal nnultivãfênfecomKum^s^ quando o dito sal de tampão está presente como lactato de alumínio, o lactato de alumínio está presente em uma quantidade na faixa de 4-17% (p/p), tal como 5-16% (p/p), tal como 6-15% (p/p), tal como 7 -14% (p/p), tal como 8-13% (p/p), tal como 7-12% (p/p).
Em uma modalidade, a emulsão do tipo álcool-em-óleo compreende um composto ativo de alumínio; quando o dito composto ativo de alumínio é um sal de alumínio, o sal de alumínio está presente em uma quantidade na faixa de 4-17% (p/p), tal como 5-16% (p/p), tal como 6-15% (p/p), tal como 7-14% (p/p), tal como 8-13% (p/p), tal como 7-12% (p/p). A emulsão do tipo álcool-em-óleo pode compreender um emoli-ente, em uma modalidade, o emoliente compreende um derivado de siloxa-no, tal como ciclopentassiloxano em uma quantidade na faixa de 1-9% (p/p), tal como 2-8% (p/p). tal como 3-7% (p/p), tal como 4-6% (p/p). A emulsão do tipo álcool-em-óleo pode compreender um emulsi-ficante. Em uma modalidade o emulsificante compreende um éster de gliceri-la, tal como estearato de glicerila, em uma quantidade de menos do que 5% (p/p), tal como menos do que 4% (p/p), tal como menos do que 3% (p/p), tal como menos do que 2% (p/p), tal como menos do que 1% (p/p). A emulsão do tipo álcool-em-óleo pode compreender um emoliente adicional. Em uma modalidade, o emoliente compreende um éster cetí-lico, tal como palmitato cetílico, em uma quantidade de menos do que 5% (p/p), tal como menos do que 4% (p/p), tal como menos do que 3% (p/p), tal como menos do que 2% (p/p), tal como menos do que 1% (p/p). A emulsão do tipo álcool-em-óleo pode compreender um agente controlador de viscosidade. Em uma modalidade, o agente controlador de viscosidade compreende uma cera, tal como cera microcristalina em uma quantidade de menos do que 5% (p/p), tal como menos do que 4% (p/p), tal como menos do que 3% (p/p), tal como menos do que 2% (p/p), tal como menos do que 1% (p/p). A emulsão do tipo álcool-em-óleo pode compreender um óleo, tal como óleo de rícino hidrogenado, em uma quantidade de menos do que “^"^p/p^TTanJGmõTríênõs dõ^e^^^Tp^T^corn^ menos do que 3% (p/p), tal como menos do que 2% (p/p), tal como menos do que 1% (p/p). Em uma modalidade da presente invenção esse óleo pode agir como um agente controlador de viscosidade. A emulsão do tipo álcool-em-óleo pode ser formulada como um antiperspirante. Em uma modalidade preferida, o antiperspirante compreende um sal de alumínio, uma fase de álcool inferior e uma fase de óleo. Modalidades adicionais A emulsão do tipo álcool-em-óleo da presente invenção é única no sentido em que a emulsão é estável apesar de um alto nível de íons e/ou eletrólitos. Portanto, a emulsão do tipo álcool-em-óleo da presente invenção é aplicável sempre que uma emulsão estável que compreende um alto nível de íons for desejada. A emulsão do tipo álcool-em-óleo que compreende um alto nível de íons pode, portanto encontrar uso em tintas ou um produto cosmético, tal como um antiperspirante, um xampu, ou uma loção corporal.
Como será compreendido a partir do exposto acima, a emulsão do tipo álcool-em-óleo pode ser usada como um antiperspirante.
Isto quer dizer que em uma modalidade a emulsão do tipo álcool-em-óleo pode ser usada como um antiperspirante para a redução de transpiração.
Tal redução de transpiração pode ser obtida debaixo dos braços, nas mãos ou sob ou sobre os pés humanos.
Resultando do uso como um antiperspirante, a emulsão do tipo álcool-em-óleo pode ser usada para a redução de odor indesejado.
Especialmente, o uso da emulsão do tipo álcool-em-óleo como um antiperspirante pode tratar ou elevar os sintomas de hiperidrose.
Em uma modalidade da presente invenção a temperatura da emulsão do tipo álcool-em-óleo fornecida e/ou durante a produção não pode exceder 40°C por que a emulsão do tipo álcool-em-óleo pode ser tornar uma emulsão do tipo óleo-em-álcool.
EXEMPLOS
Exemplo 1 Fabricaçâõ"ãéVrná emüTsão do trpo ãícool-em-óleo que compreende um sal de alumínio ativo e um sal de tampão de alumínio A quantidade pesada de excipiente 1) é colocada em um frasco. O excipiente 2) é adicionado sob leve agitação por 40 segundos a 23°C. O excipiente 3) é adicionado sob leve agitação por 40 segundos a 27°C. O excipiente 4) é adicionado sob leve agitação por 30 segundos a 28°C. O excipiente 5) é adicionado sob agitação 3 minutos e 40 segundos e a temperatura é simultaneamente aumentada para 39°C e quando a temperatura desejada é atingida a agitação é parada. Resultando após deixar a mistura descansar por um curto período de tempo, a mistura de excipientes 1) a 5) tem uma consistência entre um creme e uma loção. O sal de metal 6) e o solvente 7) são misturados por 3 minutos a 20°C para obter uma suspensão do sal de metal no solvente. A mistura de excipientes 1) a 5) é gentilmente adicionada à suspensão de 6) e 7) sob agitação por 3 minutos a 22°C para fornecer uma mistura resultante de excipientes 1) a 7). A suspensão de sal de metal em álcool 8) é gentilmente adicionada à mistura de excipientes 1) a 7) sob agitação por 3 minutos a 23°C. Agitação variará dependendo do volume da porção usada e a emulsão do tipo álcool-em-óleo que compreende o sal de alumínio ativo e o sal de tampão de alumínio é fornecida.
Exemplo 2 pH e condutividade de uma emulsão do tipo álcool-em-óleo que compreende um sal de alumínio ativo e um sai de tampão de alumínio Misturas da emulsão do tipo álcool-em-óleo e água são fornecidas e o pH e a condutividade são medidos na mistura resultante. ■ Os resultados'obtidos esfaoTstadosTíã tabela: Exemplo 3 Estabilidade da composição da presente invenção O teste de estabilidade foi realizado para a emulsão do tipo ál- cool-em-óleo fornecida da mesma maneira que no exemplo 1. A emulsão do tipo álcool-em-óleo foi fornecida da mesma manei- ra que no exemplo 1 onde foi incubada a 25°C e em um frasco de 25 mL. Após 1 semana os frascos foram removidos da incubadora e a estabilidade foi avaliada. Após inspeção, os frascos foram colocados de volta na incubadora por 1 semana adicional (um total de 2 semanas). Após 2 semanas os frascos foram removidos mais uma vez da incubadora e a estabilidade foi avaliada novamente. O teste foi repetido 4 vezes.
Resultados Conclusão O resultado acima mostra que a emulsão do tipo álcool-em-óleo fornecida pela presente invenção é estável e homogênea mesmo na presen- ça de um alto conteúdo de um sal multivalente (Lactato de Alumínio e AICI3) onde não há separação de fase após repouso por 2 semanas.
Exemplo 4 Um teste de estabilidade acelerado foi realizado a 30°C para a e-mulsão do tipo álcool-em-óleo fornecida da mesma maneira que no exemplo 1 e a emulsão do tipo álcool-em-óleo foi analisada após 24, 48, 72 e 96 horas. ~A emulsãõ~cTõ tipó^alcõoT-em^oiêó Toi fornecida da mesma maneira que no exemplo 1 foi incubada a 30°C em um fraco de 25 mL. Após 24, 48, 72 e 96 horas um frasco foi removido da incubadora, resfriado em temperatura ambiente e analisado.
No momento da incubação (0 horas) o conteúdo de ΑΙ-Lactato e AICI3 assim como a densidade foi determinada.
Resultados Conclusão A consistência no peso antes da incubação, logo após a incubação (antes do resfriamento) e após 0 frasco ter atingido a temperatura ambiente demonstra que não há perda de produto e pequenas diferenças no pe- so podem ser devidas a pequenas variações durante o método de teste. O teste acelerado também indica uma fase líquida constantemente homogênea sem separação de fase e sem precipitação e uma densidade constante demonstrando uma emulsão do tipo álcool-em-óleo estável que tem um alto conteúdo de um sal de multivalente (Al-lactato e AICI3).
Também é demonstrado que o Al-lactato e o AICI3 não são submetidos anenhumádegradaçãooureãçaoquTmíca quando contido na e-mulsão do tipo álcool-em-óleo já que a quantidade de Al-lactato de AICI3 permanece constante.
Exemplo 5 A estabilidade da emulsão do tipo álcool-em-óleo da presente invenção (a seguir chamada produto 2) pode ser comparada à composição antiperspirante descrita nos exemplos de EP 0 386 018 (a seguir chamada produto 1).
Os produtos 1 e 2 são deixados em frascos de 500 mL em temperatura ambiente e expostos à luz durante o dia e no escuro e com uma pequena diminuição de temperatura de aproximadamente 5°C durante a noite a sem nenhuma agitação ou movimento.
Conclusão O produto 1 forma uma formulação instável que logo após 10 minutos começa a formar flóculos/precipitado e se separa em fases diferentes. O produto 2 forma uma formulação estável durante todos os 9 dias que o experimento foi realizado. Apenas uma pequena separação de fase de 2 mm de líquido claro foi observada (começando após 6 dias com 1 mm e atingindo 2 mm após 9 dias). Essa pequena separação de fase é causada pela condensação da "substância veículo" o álcool devido a pequenas variações de temperatura durante o dia e a noite e não tem influência sobre a estabilidade do produto 2. A pequena separação de fase pode ser facilmente neutralizada por agitar levemente ou apenas por virar o frasco uma ou duas vezes e o produto homogêneo e estável é formado novamente.
REIVINDICAÇÕES

Claims (73)

1. Emulsão do tipo álcool-em-óleo, caracterizada pelo fato de que compreende i) um sal de metal multivalente, em que o dito sal de metal multi-valente compreende uma quantidade na faixa de 5 a 50% p/p da emulsão tipo álcool-em-óleo; ii) uma fase de álcool inferior, em que o teor da fase de álcool inferior relativa à quantidade total da emulsão tipo álcool-em-óleo está na faixa de 45 a 95% p/p; e iii) uma fase de óleo em que a dita fase de óleo compreende um ou mais produtos de óleo e/ou gordura selecionados a partir de um óleo hidrogenado obtido de uma fonte vegetal ou qualquer derivado desse ou quaisquer produtos similares produzidos sinteticamente.
2. Emulsão do tipo álcool-em-óleo de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o sal de metal multivalente compreende uma quantidade na faixa de 10 a 40% p/p da emulsão do tipo álcool-em-óleo, tal como uma faixa de 15 a 35% p/p.
3. Emulsão do tipo álcool-em-óleo de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o sal de metal multivalente compreende um íon de metal di- ou tri- ou tetravalente.
4. Emulsão do tipo álcool-em-óleo de acordo com a reivindicação 3, caracterizada pelo fato de que o íon de metal é selecionado a partir do grupo que consiste em Alumínio (Al), Ferro (Fe), Zircônio (Zr), Cálcio (Ca), Cobre (Cu), Magnésio (Mg), Titânio (Ti), Chumbo (Pb), Estanho (Sb) e hidra-tos desses.
5. Emulsão do tipo álcool-em-óleo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizada pelo fato de que o sal de metal multi-valente é um sal de alumínio.
6. Emulsão do tipo álcool-em-óleo de acordo com a reivindicação 5, caracterizada pelo fato de que o sal de alumínio compreende um composto de alumínio ativo selecionado a partir do grupo que consiste em cloreto de alumínio, cloroidrato de alumínio, PEG de clorohidrex de alumínio (polietileno glicol de clorohidrex de alumínio), PG de clorohidrex de alumínio (propileno glicol de clorohidrex de alumínio), cloroidrato de alumínio, dicloroidrato de alumínio, PEG de diclorohidrex de alumínio (polietileno glicol de diclorohidrex de alumínio), PG de diclorohidrex de alumínio (propileno glicol de diclorohidrex de alumínio), sesquicloroidrato de alumínio, PEG de sesquicloroidrato de alumínio (polieti-leno glicol de sesquicloroidrato de alumínio), PG de sesquiclo-roidrato de alumínio (propileno glicol de sesquicloroidrato de alumínio), sulfato de alumínio (sulfato de alumínio tamponado), octacloroidrato de alumínio zir-cônio, GLY octaclorohidrex de alumínio zircônio, pentacloroidrato de alumínio zircônio, GLY pentaclorohidrex de alumínio zircônio, tricloroidrato de alumínio zircônio, GLY triclorohidrex de alumínio zircônio ou qualquer combinação dos mesmos.
7. Emulsão do tipo álcool-em-óleo de acordo com a reivindicação 5, caracterizada pelo fato de que o sal de alumínio compreende um tampão de alumínio, tal como lactato de alumínio.
8. Emulsão do tipo álcool-em-óleo de acordo com qualquer uma das reivindicações 5 a 7, caracterizada pelo fato de que o sal de alumínio compreende uma combinação de cloreto de alumínio e lactato de alumínio.
9. Emulsão do tipo álcool-em-óleo de acordo com qualquer uma das reivindicações 5 a 8, caracterizada pelo fato de que o sal de alumínio é um hidrato de sal de alumínio.
10. Emulsão do tipo álcool-em-óleo de acordo com qualquer uma das reivindicações 5 a 9, caracterizada pelo fato de que o conteúdo do sal de alumínio em relação a quantidade total da emulsão do tipo álcool-em-óleo está na faixa de 5 - 50% p/p, tal como uma faixa de 10 a 40% p/p, tal como uma faixa de 15 a 35% p/p.
11. Emulsão do tipo álcool-em-óleo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizada pelo fato de que o sal de metal multi-valente compreende cloreto férrico ou pó de zircônio ou qualquer combinação dos mesmos.
12. Emulsão do tipo álcool-em-óleo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 11, caracterizada pelo fato de que a fase de álcool inferior é um álcool que tem 1-10 átomos de carbono.
13. Emulsão do tipo álcool-em-óleo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 12, caracterizada pelo fato de que a fase de álcool inferior é um mono- ou diálcool.
14. Emulsão do tipo álcool-em-óleo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 13, caracterizada pelo fato de que a fase de álcool inferior é um álcool que em uma cadeia de carbono não ramificada.
15. Emulsão do tipo álcool-em-óleo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 14, caracterizada pelo fato de que a fase de álcool inferior compreende um álcool selecionado a partir do grupo que consiste em eta-nol, 1-propanol, 2-propanol, etilenoglicol, 1-butanol, 2-butanol ou qualquer combinação desses.
16. Emulsão do tipo álcool-em-óleo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 15, caracterizada pelo fato de que o conteúdo da fase de álcool inferior em relação a quantidade total da emulsão do tipo álcool-em-óleo está na faixa de 55-85% (p/p), tal como 65 - 75% (p/p).
17. Emulsão do tipo álcool-em-óleo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 16, caracterizada pelo fato de que a fase de óleo compreende ainda um aditivo selecionado a partir do grupo que consiste em um siloxano, um silano, uma cera, um éster de um ácido graxo, um éster de gli-cerol, e qualquer derivado desses ou quaisquer componentes desse grupo produzidos sinteticamente.
18. Emulsão do tipo álcool-em-óleo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 17, caracterizada pelo fato de que o conteúdo da fase de óleo em relação a quantidade total da emulsão do tipo álcool-em-óleo está na faixa de 0-20% (p/p), tal como na faixa de 0,05 - 20% (p/p), por exemplo, na faixa de 0,1 - 20% (p/p), tal como na faixa de 0,5 - 20% (p/p), por exemplo, na faixa de 1-20% (p/p), tal como na faixa de 3-15% (p/p), por exemplo, na faixa de 5-10% (p/p), tal como 1-5% (p/p), por exemplo, na faixa de 1-20% (p/p), tal como na faixa de 1-15% (p/p), por exemplo na faixa de 2-10% (p/p), tal como 3-5% (p/p).
19. Emulsão do tipo álcool-em-óleo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 18, caracterizada pelo fato de que Emulsão do tipo álcool-em-óleo tem uma separação de fase de no máximo 10 mm, tal como no máximo 5 mm, por exemplo, no máximo 3 mm, tal como no máximo 1 mm, por exemplo, no máximo 0,7 mm, tal como no máximo 0,5 mm, por exemplo, no máximo 0,4 mm, tal como no máximo 0,3 mm, por exemplo, no máximo 0,2 mm, tal como no máximo 0,1 mm, em que a separação de fase é resultante após armazenamento de 1 ½ mês e é medida em uma quantidade de 0,5 L de emulsão do tipo álcool-em-óleo contida em um frasco que tem um diâmetro interno de 6,8 mm.
20. Emulsão do tipo álcool-em-óleo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 19, caracterizada pelo fato de que a emulsão do tipo álcool-em-óleo tem uma separação de no máximo 5 mm, por exemplo, no máximo 1 mm, em que a separação de fase é resultante após armazenamento por ½ mês, tal como 1 mês, por exemplo, 1 ½ mês, tal como 2 meses, por exemplo, 3 meses, tal como 4 meses, por exemplo, 5 meses, tal como 6 meses, por exemplo, 12 meses, e medida em uma quantidade de 0,5 L de emulsão do tipo álcool-em-óleo contida em um frasco que tem um diâmetro interno de 6,8 mm.
21. Emulsão do tipo álcool-em-óleo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 20, caracterizada pelo fato de que Emulsão do tipo álcool-em-óleo tem uma densidade na faixa de 0,82 - 1,02 g/mL, tal como na faixa de 0,87 - 0,97 g/mL, tal como na faixa de 0,90 - 0,95 g/mL.
22. Emulsão do tipo álcool-em-óleo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 21, caracterizada pelo fato de que Emulsão do tipo álcool-em-óleo tem um pH na faixa de 0-5, tal como na faixa de 0-4, tal como na faixa de 0-3, quando se mede em uma mistura de 50% (p/p) de emulsão do tipo álcool-em-óleo e 50% (p/p) de água a 20°C.
23. Emulsão do tipo álcool-em-óleo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 22, caracterizada pelo fato de que Emulsão do tipo álcool-em-óleo tem uma condutividade na faixa de 4-18 ms/cm, tal como na faixa de 5-16 ms/cm, tal como na faixa de 6-15 ms/cm, tal como na faixa de 7-14 ms/cm, tal como 8-13 ms/cm, tal como 9-12 ms/cm, tal como a faixa de 10-11 ms/cm quando se mede em uma mistura de 50 (p/p)% de emulsão do tipo álcool-em-óleo e 50 (p/p)% de água a 20°C.
24. Emulsão do tipo álcool-em-óleo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 23, caracterizada pelo fato de que a emulsão do tipo álcool-em-óleo compreende um álcool em uma quantidade dentro da faixa de 45 - 95% (p/p), tal como na faixa de 55 - 85% (p/p), tal como na faixa de 65 -75% (p/p).
25. Emulsão do tipo álcool-em-óleo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 24, caracterizada pelo fato de que a emulsão do tipo álcool-em-óleo compreende um sal de tampão, tal como lactato de alumínio em uma quantidade na faixa de 4-17% (p/p), tal como 5-16% (p/p), tal como 6-15% (p/p), tal como 7 -14% (p/p), tal como 8-13% (p/p), tal como 7-12% (p/p).
26. Emulsão do tipo álcool-em-óleo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 25, caracterizada pelo fato de que a emulsão do tipo álcool-em-óleo compreende um composto de alumínio ativo, tal como um sal de alumínio em uma quantidade na faixa de 4-17% (p/p), tal como 5-16% (p/p), tal como 6-15% (p/p), tal como 7 -14% (p/p), tal como 8-13% (p/p), tal como 7-12% (p/p).
27. Emulsão do tipo álcool-em-óleo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 26, caracterizada pelo fato de que a emulsão do tipo álcool-em-óleo compreende um derivado de siloxano, tal como ciclopentas-siloxano em uma quantidade na faixa de 1-9% (p/p), tal como 2-8% (p/p), tal como 3-7% (p/p), tal como 4-6% (p/p).
28. Emulsão do tipo álcool-em-óleo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 27, caracterizada pelo fato de que a emulsão do tipo álcool-em-óleo compreende um éster de glicerila, tal como estearato de glice-rila, em uma quantidade de menos do que 5% (p/p), tal como menos do que 4% (p/p), tal como menos do que 3% (p/p), tal como menos do que 2% (p/p), tal como menos do que 1% (p/p).
29. Emulsão do tipo álcool-em-óleo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 28, caracterizada pelo fato de que a emulsão do tipo álcool-em-óleo compreende um éster cetílico, tal como palmitato cetílico, em uma quantidade de menos do que 5% (p/p), tal como menos do que 4% (p/p), tal como menos do que 3% (p/p), tal como menos do que 2% (p/p), tal como menos do que 1% (p/p).
30. Emulsão do tipo álcool-em-óleo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 29, caracterizada pelo fato de que a emulsão do tipo álcool-em-óleo compreende uma cera, tal como cera microcristalina em uma quantidade de menos do que 5% (p/p), tal como menos do que 4% (p/p), tal como menos do que 3% (p/p), tal como menos do que 2% (p/p), tal como menos do que 1% (p/p).
31. Emulsão do tipo álcool-em-óleo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 30, caracterizada pelo fato de que a emulsão do tipo álcool-em-óleo compreende um óleo, tal como óleo de rícino hidrogenado, em uma quantidade de menos do que 5% (p/p), tal como menos do que 4% (p/p), tal como menos do que 3% (p/p), tal como menos do que 2% (p/p), tal como menos do que 1% (p/p).
32. Emulsão do tipo álcool-em-óleo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 31, caracterizada pelo fato de que a emulsão do tipo álcool-em-óleo é usada em tintas ou um produto cosmético, tal como um an-tiperspirante, um xampu ou uma loção corporal.
33. Método para produzir uma emulsão do tipo álcool-em-óleo, caracterizado pelo fato de que compreende as etapas de: (i) fornecer uma fase de óleo, em que a dita fase de óleo é óleo de rícino hidrogenado, (ii) fornecer uma suspensão de um sal de metal multivalente em uma fase de álcool, em que o dito sal de metal multivalente compreende uma quantidade na faixa de 5 a 50% p/p de uma emulsão tipo álcool em óleo e em que o teor da fase de álcool inferior relativa à quantidade total da emulsão tipo álcool-em-óleo está na faixa de 45 a 95% p/p, (iii) misturar a fase de óleo fornecida na etapa (i) com a suspensão fornecida na etapa (ii) para obter uma mistura, (iv) fornecer uma suspensão adicional de um sal de metal multi-valente em uma fase de álcool, (v) misturar a mistura obtida na etapa (iii) com a suspensão adicional do sal de metal multivalente em uma fase de álcool produzida na etapa iv) para obter Emulsão do tipo álcool-em-óleo.
34. Método de acordo com a reivindicação 33, caracterizado pelo fato de que a etapa iii) é realizada por adicionar gentilmente a fase de óleo fornecida na etapa i) à suspensão fornecida na etapa ii).
35. Método de acordo com a reivindicação 33 ou 34, caracterizado pelo fato de que a etapa v) é realizada por adicionar gentilmente a suspensão adicional fornecida na etapa iv) à mistura obtida na etapa iii) para obter Emulsão do tipo álcool-em-óleo.
36. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 33 a 35, caracterizado pelo fato de que o sal de metal multivalente da etapa ii) e/ou etapa iv) compreende um íon de metal di- ou tri- ou tetravalente.
37. Método de acordo com a reivindicação 36, caracterizado pelo fato de que o íon de metal é selecionado a partir do grupo que consiste em Alumínio (Al), Ferro (Fe), Zircônio (Zr), Cálcio (Ca), Cobre (Cu), Magnésio (Mg), Titânio (Ti), Chumbo (Pb), Estanho (Sb), ou hidratos desses.
38. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações de 33 a 37, caracterizado pelo fato de que o sal de metal multivalente na etapa ii) é um sal de metal multivalente de um ácido orgânico.
39. Método de acordo com a reivindicação 38, caracterizado pelo fato de que o sal de metal multivalente de um ácido orgânico é lactato de alumínio ou um hidrato do mesmo.
40. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações de 33 a 39, caracterizado pelo fato de que o sal de metal multivalente na etapa iv) é um sal de metal multivalente de um ácido inorgânico.
41. Método de acordo com a reivindicação 40, caracterizado pelo fato de que o sal de metal multivalente de um ácido inorgânico compreende um composto de alumínio ativo selecionado a partir do grupo que consiste em cloreto de alumínio, cloroidrato de alumínio, PEG de clorohidrex de alumínio (polietileno glicol de clorohidrex de alumínio), PG de clorohidrex de alumínio (propileno glicol de clorohidrex de alumínio), cloroidrato de alumínio, dicloroi-drato de alumínio, PEG de diclorohidrex de alumínio (polietileno glicol de di-clorohidrex de alumínio), PG de diclorohidrex de alumínio (propileno glicol de diclorohidrex de alumínio), sesquicloroidrato de alumínio, PEG de sesquiclo-roidrato de alumínio (polietileno glicol de sesquicloroidrato de alumínio), PG de sesquicloroidrato de alumínio (propileno glicol de sesquicloroidrato de alumínio), sulfato de alumínio (sulfato de alumínio tamponado), octacloroidrato de alumínio zircônio, GLY octaclorohidrex de alumínio zircônio, pentacloroi-drato de alumínio zircônio, GLY pentaclorohidrex de alumínio zircônio, triclo-roidrato de alumínio zircônio, GLY triclorohidrex de alumínio zircônio e qualquer combinação dos mesmos.
42. Método de acordo com a reivindicação 41, caracterizado pelo fato de que o sal de metal multivalente de um ácido inorgânico é um cloreto de alumínio ou um hidrato do mesmo.
43. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações de 33 a 42, caracterizado pelo fato de que o pH quando se mede em uma mistura de 50% (p/p) dEmulsão do tipo álcool-em-óleo obtida na etapa v) está na faixa de 05, tal como na faixa de 0-4, tal como na faixa de 0-3, quando se mede em uma mistura de 50% (p/p) dEmulsão do tipo álcool-em-óleo e 50% (p/p) de água a 20°C.
44. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações de 33 a 43, caracterizado pelo fato de que a condutividade quando se mede em uma mistura de 50 (p/p)% dEmulsão do tipo álcool-em-óleo obtida na etapa v) está na faixa de 4-18 ms/cm, tal como na faixa de 5-16 ms/cm, tal como na faixa de 6-15 ms/cm, tal como na faixa de 7-14 ms/cm, tal como 8-13 ms/cm, tal como 9-12 ms/cm, tal como a faixa de 10-11 ms/cm, quando se mede em uma mistura de 50% (p/p) dEmulsão do tipo álcool-em-óleo e 50% (p/p) de água a 20°C.
45. Antiperspirante, caracterizado pelo fato de que compreende (i) um sal de alumínio, (ii) uma fase de álcool inferior, e (iii) uma fase de óleo. em que a dita fase de óleo compreende um ou mais produtos de óleo e/ou gordura selecionados a partir de um óleo hidrogenado obtido de uma fonte vegetal ou qualquer derivado do mesmo ou quaisquer produtos similares produzidos sinteticamente.
46. Antiperspirante de acordo com a reivindicação 45, caracterizado pelo fato de que o sal de alumínio compreende um sal de alumínio de um ácido inorgânico e/ou um sal de alumínio de um ácido orgânico.
47. Antiperspirante de acordo com a reivindicação 46, caracterizado pelo fato de que o sal de alumínio ácido inorgânico compreende um composto ativo de alumínio selecionado a partir do grupo que consiste em cloreto de alumínio, cloroidrato de alumínio, PEG de clorohidrex de alumínio (polietileno glicol de clorohidrex de alumínio), PG de clorohidrex de alumínio (propileno glicol de clorohidrex de alumínio), cloroidrato de alumínio, dicloroidrato de alumínio, PEG de diclorohidrex de alumínio (polietileno glicol de diclorohidrex de alumínio), PG de diclorohidrex de alumínio (propileno glicol de diclorohidrex de alumínio), ses-quicloroidrato de alumínio, PEG de sesquicloroidrato de alumínio (polietileno gli-col de sesquicloroidrato de alumínio), PG de sesquicloroidrato de alumínio (pro-pileno glicol de sesquicloroidrato de alumínio), sulfato de alumínio (sulfato de alumínio tamponado), octacloroidrato de alumínio zircônio, GLY octaclorohidrex de alumínio zircônio, pentacloroidrato de alumínio zircônio, GLY pentaclorohidrex de alumínio zircônio, tricloroidrato de alumínio zircônio, GLY triclorohidrex de alumínio zircônio ou qualquer combinação dos mesmos.
48. Antiperspirante de acordo de qualquer uma das reivindicações de 45 a 47, caracterizado pelo fato de que o sal de alumínio é cloreto de alumínio.
49. Antiperspirante de acordo de qualquer uma das reivindicações de 45 a 48, caracterizado pelo fato de que o sal de alumínio compreende um tampão de alumínio, tal como lactato de alumínio.
50. Antiperspirante de acordo com a reivindicação 49, caracterizado pelo fato de que o sal de alumínio compreende uma combinação de cloreto de alumínio e lactato de alumínio.
51. Antiperspirante de acordo de qualquer uma das reivindicações de 45 a 50, caracterizado pelo fato de que o sal de alumínio é um hidrato de sal de alumínio.
52. Antiperspirante de acordo de qualquer uma das reivindicações de 45 a 51, caracterizado pelo fato de que o conteúdo do sal de alumínio em relação à quantidade total do antiperspirante está na faixa de 5 a 50% (p/p), tal como na faixa de 10 a 40% (p/p), tal como uma faixa de 15 a 35% (p/p).
53. Antiperspirante de acordo de qualquer uma das reivindicações 45- 52, caracterizado pelo fato de que a fase de álcool inferior é um álcool que tem 1-10 átomos de carbono.
54. Antiperspirante de acordo de qualquer uma das reivindicações 45 ou 53, caracterizado pelo fato de que a fase de álcool inferior é um mono-ou diálcool.
55. Antiperspirante de acordo de qualquer uma das reivindicações 45 a 54, caracterizado pelo fato de que a fase de álcool inferior compreende um álcool que tem uma cadeia de carbono não ramificada.
56. Antiperspirante de acordo de qualquer uma das reivindicações 45 a 55, caracterizado pelo fato de que a fase de álcool inferior compreende um álcool selecionado a partir do grupo que consiste em etanol, 1-propanol, 2-propanol, etilenoglicol, 1-butanol, 2-butanol ou qualquer combinação desses.
57. Antiperspirante de acordo de qualquer uma das reivindicações 45 a 56, caracterizado pelo fato de que o conteúdo da fase de álcool inferior em relação a quantidade total do antiperspirante está na faixa de 45-95% (p/p), 55-85% (p/p), tal como 65-75% (p/p).
58. Antiperspirante de acordo de qualquer uma das reivindicações 45 a 57, caracterizado pelo fato de que a fase de óleo compreende um aditivo selecionado a partir do grupo que consiste em um siloxano, um silano, uma cera, um éster de um ácido graxo, um éster de glicerol e qualquer derivado desse ou quaisquer componentes similares desse grupo produzidos sintetica-mente.
59. Antiperspirante de acordo de qualquer uma das reivindicações 45 a 58, caracterizado pelo fato de que o conteúdo da fase de óleo em relação a quantidade total da emulsão do tipo álcool-em-óleo está na faixa de 0-20% p/p, tal como na faixa de 3-15% p/p, por exemplo na faixa de 5-10% p/p, tal como 1-5% p/p, por exemplo na faixa de 1-20% p/p, tal como na faixa de 115% p/p, por exemplo na faixa de 2-10% p/p, tal como 3-5% p/p.
60. Antiperspirante de acordo de qualquer uma das reivindicações 45 a 59, caracterizado pelo fato de que o antiperspirante tem uma separação de fase de no máximo 10 mm, tal como no máximo 5 mm, por exemplo, no máximo 3 mm, tal como no máximo 1 mm, por exemplo, no máximo 0,7 mm, tal como no máximo 0,5 mm, por exemplo, no máximo 0,4 mm, tal como no máximo 0,3 mm, por exemplo, no máximo 0,2 mm, tal como no máximo 0,1 mm, em que a separação de fase é resultante após armazenamento por 1 ½ mês e medida em uma quantidade de 0,5 L de emulsão do tipo álcool-em-óleo contida em um frasco que tem um diâmetro interno de 6,8 mm.
61. Emulsão do tipo álcool-em-óleo como definido em qualquer uma das reivindicações 45 a 60, caracterizado pelo fato de que Emulsão do tipo álcool-em-óleo tem uma separação de fase de no máximo 5 mm, por exemplo, no máximo 1 mm, em que a separação de fase é resultante após armazenamento por ½ mês, tal como 1 mês, por exemplo, 1 ½ mês, tal 2 meses, por exemplo, 3 meses, tal como 4 meses, por exemplo, 5 meses, tal como 6 meses, por exemplo, 12 meses, e medido em uma quantidade de 0,5 L dEmulsão do tipo álcool-em-óleo contida em um frasco que tem um diâmetro de 6,8 mm.
62. Antiperspirante como definido em qualquer uma das reivindicações 45 a 61, caracterizado pelo fato de que o antiperspirante tem uma densidade na faixa de 0,82 - 1,02 g/ml, tal como na faixa de 0,87 - 0,97 g/ml, tal como na faixa de 0,90 - 0,95 g/ml.
63. Antiperspirante de acordo com qualquer uma das reivindicações 45 a 62, caracterizado pelo fato de que o antiperspirante tem um pH na faixa de 0-5, tal como na faixa de 0-4, tal como na faixa de 0-3, quando se mede o pH em uma mistura de 50% (p/p) de antiperspirante e 50% (p/p) de água a 20°C.
64. Antiperspirante como definido em qualquer uma das reivindicações 45 a 63, caracterizado pelo fato de que o antiperspirante tem uma condutividade na faixa de 4-18 ms/cm, tal como na faixa de 5-16 ms/cm, tal como na faixa de 6-15 ms/cm, tal como na faixa de 7-14 ms/cm, tal como 813 ms/cm, tal como 9-12 ms/cm, tal como a faixa de 10-11 ms/cm, quando se mede em uma mistura de 50% (p/p) de antiperspirante e 50% (p/p) de água a 20°C.
65. Antiperspirante como definido em qualquer uma das reivindicações 45 a 64, caracterizado pelo fato de que o antiperspirante compreende um álcool em uma quantidade dentro da faixa de 45-95% (p/p), tal como na faixa de 55-85% (p/p), tal como na faixa de 65-75% (p/p).
66. Antiperspirante como definido em qualquer uma das reivindicações 45 a 65, caracterizado pelo fato de que o antiperspirante compreende um tampão de sal, tal como lactato de alumínio em uma quantidade na faixa de 4-17% (p/p), tal como 5-16% (p/p), tal como 6-15% (p/p), tal como 7 -14% (p/p), tal como 8-13% (p/p), tal como 7-12% (p/p).
67. Antiperspirante como definido em qualquer uma das reivindicações 45 a 66, caracterizado pelo fato de que o antiperspirante compreende um agente antiperspirante ativo, tal como um sal de alumínio em uma quantidade na faixa de 4-17% (p/p), tal como 5-16% (p/p), tal como 6-15% (p/p), tal como 7 -14% (p/p), tal como 8-13% (p/p), tal como 7-12% (p/p).
68. Antiperspirante de acordo com a reivindicação 67, caracterizado pelo fato de que o antiperspirante compreende derivado de siloxano, tal como ciclopentassiloxano em uma quantidade na faixa de 1-9% (p/p), tal como 2-8% (p/p), tal como 3-7% (p/p), tal como 4-6% (p/p).
69. Antiperspirante de acordo com qualquer uma das reivindicações 45 a 68, caracterizado pelo fato de que o antiperspirante compreende um éster de glicerila, tal como estearato de glicerila, em uma quantidade de menos do que 5% (p/p), tal como menos do que 4% (p/p), tal como menos do que 3% (p/p), tal como menos do que 2% (p/p), tal como menos do que 1% (p/p).
70. Antiperspirante como definido em qualquer uma das reivindicações 45 a 69, caracterizado pelo fato de que o antiperspirante compreende um éster cetílico, tal como estearato de glicerila, em uma quantidade de menos do que 5% (p/p), tal como menos do que 4% (p/p), tal como menos do que 3% (p/p), tal como menos do que 2% (p/p), tal como menos do que 1% (p/p).
71. Antiperspirante como definido em qualquer uma das reivindicações 45 a 70, caracterizado pelo fato de que Emulsão do tipo álcool-em-óleo compreende uma cera, tal como cera microcristalina em uma quantidade de menos do que 5% (p/p), tal como menos do que 4% (p/p), tal como menos do que 3% (p/p), tal como menos do que 2% (p/p), tal como menos do que 1% (p/p).
72. Antiperspirante de acordo com qualquer uma das reivindicações 45 a 71, caracterizado pelo fato de que Emulsão do tipo álcool-em-óleo compreende um óleo, tal como óleo de rícino hidrogenado, em uma quantidade de menos do que 5% (p/p), tal como menos do que 4% (p/p), tal como menos do que 3% (p/p), tal como menos do que 2% (p/p), tal como menos do que 1% (p/p).
73. Antiperspirante de acordo com qualquer uma das reivindicações 45 a 72, caracterizado pelo fato de que o antiperspirante é substancialmente livre de água.
BRPI0620810A 2005-12-29 2006-12-27 emulsão de tipo álcool-em-óleo que compreende um sal de metal multivalente BRPI0620810B1 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US75431305P 2005-12-29 2005-12-29
US60/754,313 2005-12-29
DKPA200501849 2005-12-29
DKPA200501849 2005-12-29
PCT/DK2006/050085 WO2007073740A1 (en) 2005-12-29 2006-12-27 Alcohol-in-oil type emulsion comprising a multivalent metal salt

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0620810A2 BRPI0620810A2 (pt) 2011-11-22
BRPI0620810B1 true BRPI0620810B1 (pt) 2018-09-18

Family

ID=36587271

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0620810A BRPI0620810B1 (pt) 2005-12-29 2006-12-27 emulsão de tipo álcool-em-óleo que compreende um sal de metal multivalente

Country Status (4)

Country Link
CN (1) CN101355920B (pt)
BR (1) BRPI0620810B1 (pt)
MY (1) MY148926A (pt)
NZ (1) NZ569550A (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
KR20160067921A (ko) * 2013-10-09 2016-06-14 리만 트레이딩 에이피에스 개선된 발한방지용 조성물
CN104606372A (zh) * 2014-12-30 2015-05-13 唯美度科技(北京)有限公司 一种茶多酚油包多元醇制剂及其制备方法
DE102016204685A1 (de) * 2016-03-22 2017-09-28 Beiersdorf Ag Antitranspirantstift in Form einer O/W-Emulsion
CN110477493B (zh) * 2019-09-29 2021-07-20 东华大学 一种长效除臭上衣及其制备方法

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DK483587D0 (da) * 1987-09-15 1987-09-15 Riemann & Co Aps Claus Antiperspirant praeparat
US5198416A (en) * 1988-09-30 1993-03-30 Shell Oil Company Alcohol-in-oil drilling fluid system comprising polycyclic polyetherpolyol
JP3545588B2 (ja) * 1997-03-24 2004-07-21 株式会社資生堂 毛髪化粧料
US5968489A (en) * 1998-05-01 1999-10-19 The Procter & Gamble Company Antiperspirant composition containing 1,2-hexanediol
GB0229071D0 (en) * 2002-12-13 2003-01-15 Unilever Plc Cosmetic method and composition for enhancing attractiveness

Also Published As

Publication number Publication date
NZ569550A (en) 2010-11-26
CN101355920A (zh) 2009-01-28
MY148926A (en) 2013-06-14
CN101355920B (zh) 2014-10-01
BRPI0620810A2 (pt) 2011-11-22

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112015014359B1 (pt) Composição anidra para o cuidado pessoal para aplicação na pele ou cabelo e uso de precursores de zinco para formar um haleto de zinco x para a preparação da referida composição
CN101808639B (zh) 抗真菌医药组合物
BR112015014501B1 (pt) Composição de cuidado pessoal para aplicação na pele ou cabelo e uso de um complexo de halogeneto de zinco X
KR20210126551A (ko) 화장료 배합제 및 화장료, 및 그 제조 방법
US5143718A (en) Antiperspirant composition
MX2015007785A (es) Productos antitranspirantes con proteinas y sales antitranspirantes.
TW570807B (en) Oil-in-water type emulsified composition
BR112016007509B1 (pt) composição antitranspirante anidra compreendendo alcl3 ou quaisquer hidratos do mesmo, método de prevenção ou de redução da transpiração e método de preparação da composição antitranspirante anidra
BR112017012806B1 (pt) complexo de polifosfato de zinco solúvel e método de produção de polifosfato de zinco
US20150320867A1 (en) Topical formulations and methods for the use thereof
BRPI0620810B1 (pt) emulsão de tipo álcool-em-óleo que compreende um sal de metal multivalente
ES2326342T3 (es) Emulsion de tipo alcohol en aceite que comprende una sal de metal multivalente.
BR112017012807B1 (pt) Composição para higiene bucal e uso de um complexo solúvel de polifosfato de zinco na preparação da mesma
JP2002322018A (ja) クリプトタンシノンを含むニキビ予防及び治療用化粧料組成物
WO2020218102A1 (ja) 消臭用粉末組成物
JPH06172147A (ja) 紫外線から保護するための局所塗布用組成物
JP3441387B2 (ja) 保湿剤及び皮膚化粧料並びに入浴剤
BR112017013014B1 (pt) composição para higiene pessoal, e, método para depositar zinco na pele e/ou no cabelo de um indivíduo
JPS63188628A (ja) 皮膚外用剤
JP4562213B2 (ja) 水中油型乳化組成物
JP2001322990A (ja) 活性酸素消去剤及びそれを含有する活性酸素消去用の組成物
JPH10194964A (ja) 乳化組成物
KR101618053B1 (ko) 이액 억제 방법
JPH11349439A (ja) 水中油型乳化組成物
JPH0995584A (ja) ゲル組成物

Legal Events

Date Code Title Description
B06G Technical and formal requirements: other requirements [chapter 6.7 patent gazette]
B06I Publication of requirement cancelled [chapter 6.9 patent gazette]
B06A Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 18/09/2018, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 14A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2611 DE 19-01-2021 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.