BRPI0618327A2 - válvula de admissão de ar com êmbolo de emergência de uma aeronave - Google Patents

válvula de admissão de ar com êmbolo de emergência de uma aeronave Download PDF

Info

Publication number
BRPI0618327A2
BRPI0618327A2 BRPI0618327-1A BRPI0618327A BRPI0618327A2 BR PI0618327 A2 BRPI0618327 A2 BR PI0618327A2 BR PI0618327 A BRPI0618327 A BR PI0618327A BR PI0618327 A2 BRPI0618327 A2 BR PI0618327A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
valve
aircraft
opening angle
piston air
air intake
Prior art date
Application number
BRPI0618327-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Jorg Baumann
Original Assignee
Airbus Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Airbus Gmbh filed Critical Airbus Gmbh
Publication of BRPI0618327A2 publication Critical patent/BRPI0618327A2/pt
Publication of BRPI0618327A8 publication Critical patent/BRPI0618327A8/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B64AIRCRAFT; AVIATION; COSMONAUTICS
    • B64DEQUIPMENT FOR FITTING IN OR TO AIRCRAFT; FLIGHT SUITS; PARACHUTES; ARRANGEMENT OR MOUNTING OF POWER PLANTS OR PROPULSION TRANSMISSIONS IN AIRCRAFT
    • B64D13/00Arrangements or adaptations of air-treatment apparatus for aircraft crew or passengers, or freight space, or structural parts of the aircraft
    • B64D13/02Arrangements or adaptations of air-treatment apparatus for aircraft crew or passengers, or freight space, or structural parts of the aircraft the air being pressurised
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10TTECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
    • Y10T137/00Fluid handling
    • Y10T137/0536Highspeed fluid intake means [e.g., jet engine intake]
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10TTECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
    • Y10T137/00Fluid handling
    • Y10T137/0536Highspeed fluid intake means [e.g., jet engine intake]
    • Y10T137/0645With condition responsive control means

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Pulmonology (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Aviation & Aerospace Engineering (AREA)
  • Fluid-Pressure Circuits (AREA)
  • Temperature-Responsive Valves (AREA)
  • Control Of Temperature (AREA)
  • Fluid-Driven Valves (AREA)
  • Air-Conditioning For Vehicles (AREA)
  • Air Conditioning Control Device (AREA)

Abstract

VáLVULA DE ADMISSãO DE AR COM êMBOLO DE EMERGêNCIA DE UMA AERONAVE. A presente invenção refere-se a uma válvula de admissão de ar com êmbolo de emergência, também designada como uma válvula ERAI, de uma aeronave, compreendendo um elemento de atuação (12) para abrir e/ou fechar a válvula (1) e um controlador (3, 11) operativamente acoplado com a válvula (1), pelo qual a válvula (1) pode ser ajustada em diferentes ângulos de abertura (<244>). O ângulo de abertura (<244>) é ajustado como uma função de uma temperatura que prevalece ou que é pré-ajustada na cabine da aeronave.

Description

"VÁLVULA DE ADMISSÃO DE AR COM EMBOLO DE EMERGÊNCIA DE UMA AERONAVE"
A presente invenção refere-se a uma válvula de admissão de ar com êmbolo de emergência de uma aeronave tendo um elemento de atuação para abrir e/ou fechar a válvula. A válvula de admissão de ar com êmbolo é designada abaixo como uma válvula ERAL
Em aeronaves de passageiros de um projeto mais antigo, se o sistema de condicionamento de ar falhar completamente, o piloto tem que abaixar a altitude de vôo de, por exemplo, 30.000 pés (9144 m) para 10.000 pés (3048 m) em vôos de longo curso, e abrir uma janela na cabine de pilotagem da aeronave, a fim de, assim, suprir ar fresco aos passageiros na cabine. Aeronaves de projeto mais recente têm uma assim chamada admissão de ar com êmbolo (ERAI), consistindo de uma válvula na caixa de asas sob a fuselagem da aeronave. Em aeronaves com uma válvula ERAI, em uma tal situação de emergência, o piloto pode atuar um botão de pressão na cabine de pilotagem, com o que a válvula ERAI na fuselagem da aeronave se abre e ar fresco pode fluir para dentro da cabine de passageiros. Para se poder suprir os passageiros com suficiente ar fresco quando a aeronave está completamente ocupada, o tamanho da válvula e o ângulo de abertura da válvula ERAI são configurados correspondentemente. A válvula ERAI é totalmente aberta em uma situação de emergência e, caso contrário, é mantida fechada.
A figura 1 mostra a arte anterior com a válvula ERAI 1 atuada por meio de um botão de pressão 12, por exemplo. Por conseguinte, a válvula ou é "totalmente fechada (10')" ou "totalmente aberta (1")".
Em vôos de longo curso, por exemplo, sobre as regiões polares, em uma altitude de vôo de 3.048 metros (10.000 pés), a temperatura de ar exterior pode facilmente ser tão baixa quanto -38°C. Se o piloto tem que alterar a altitude de vôo para esta altitude, em virtude da completa falha do sistema de condicionamento de ar, e se uma válvula ERAI convencional for usada, a temperatura da cabine pode cair para O0C ou mais baixa, o que pode representar um sério perigo para a saúde de pelo menos alguns dos passageiros, pois o vôo em uma altitude de 3.048 metros (10.000 pés) pode possivelmente durar várias horas. Deve ser também considerado que em uma tal situação de emergência, os passageiros não têm acesso a roupas que são apropriadas para o aquecimento ou o suprimento de cobertores para os passageiros é inadequado. Em virtude das conseqüências para a saúde a serem então esperadas ou no que concerne aos reembolsos reivindicados pelos passageiros, uma linha aérea teria que contar com consideráveis reclamações financeiras, o que novamente deve ser evitado.
O objetivo da presente invenção é, por conseguinte, prover uma válvula ERAI aperfeiçoada do tipo previamente mencionado, com a qual o problema acima mencionado não mais ocorre.
Este objetivo é atingido por meio de uma válvula ERAI de uma aeronave com as características mencionadas na reivindicação 1. Para atingir o objetivo acima mencionado, a invenção provê um controlador que é operativamente acoplado com a válvula, pelo qual a válvula pode ser ajustada em diferentes ângulos de abertura, e que o ângulo de abertura (a) é ajustado como uma função de uma temperatura que prevalece ou que é pré-ajustada na cabine da aeronave.
De acordo com a invenção, diferentes posições de abertura ou fechamento da válvula ERAI resultam na dependência da temperatura que prevalece na cabine da aeronave. A quantidade de ar fresco determinada por meio do ângulo de abertura da válvula em um dado tamanho de válvula e aplicada à cabine da aeronave pode, assim, ser adaptada à configuração da cabine e ao número atual de passageiros. As temperaturas da cabine durante um vôo com válvula ERAI aberta, sobretudo em condições ambientais frias, tais como, por exemplo, sobre as regiões polares, podem, por conseguinte, ser configuradas como ainda mais toleráveis. A solução de acordo com a invenção não requer grandes alterações estruturais no que diz respeito à aeronave, uma vez que componentes já existentes, tais como, por exemplo, em uma válvula ERAI já existente, as linhas elétricas, um elemento de atuação na cabine de pilotagem, podem continuar a serem usados.
De acordo com uma forma de concretização preferida da invenção, o ângulo de abertura da válvula pode ser ajustado gradualmente e/ou continuamente. Desta maneira, a quantidade de ar fresco suprida à área da cabine pode ser regulada muito precisamente, o que, por sua vez, simplifica o ajuste preciso de uma desejada temperatura de cabine.
Em uma forma de concretização preferida da invenção, o controlador é conectado eletricamente com um atuador, pelo qual o ângulo de abertura da válvula pode ser ajustado. O controlador transmite um sinal de controle para um atuador, o qual causa a abertura da válvula para um ângulo que corresponde ao sinal de controle. Dependendo do tipo de controlador usado, o atuador algumas vezes tem que ser adaptado. Isto permite a rápida eliminação de um erro do sistema no caso de um controlador defeituoso, pois somente o controlador, mas não o atuador, tem que ser substituído.
Em um outro desenvolvimento da solução de acordo com a invenção, o atuador é ativado por meio do elemento de atuação. O elemento de atuação é normalmente posicionado na cabine de pilotagem da aeronave e é atuado, em uma emergência, pelo piloto, somente depois de a correta altitude de vôo ter sido atingida. Assim, o controlador não pode abrir a válvula antes de atingir a correta altitude de vôo, o que representa uma considerável vantagem em relação à segurança do vôo.
O atuador é preferivelmente um atuador mecânico, por exemplo, um atuador reverso. Um atuador mecânico ou reverso permite ajuste muito confiável do ângulo de abertura da válvula ERAI, de forma não influenciada por meio de sinais de interferência, possivelmente existentes, transmitidos por meio de, por exemplo, equipamento eletrônico a bordo de uma aeronave.
Com respeito ao ajuste automático do ângulo de abertura da válvula, a válvula ERAI de acordo com a invenção provê um circuito de controle de laço fechado, o qual automaticamente ajusta o ângulo de abertura da válvula como uma função de uma temperatura que prevalece ou que é pré- ajustada na cabine da aeronave. Esta temperatura deve ser de tal modo que nenhum sério perigo à saúde dos passageiros da aeronave é imposto, sobretudo no caso de um tempo de vôo mais longo, durante uma tal situação de emergência. Por meio de controle de laço fechado automático do ângulo de abertura da válvula por meio do circuito de controle como uma função da temperatura que prevalece ou que é pré-ajustada na cabine da aeronave, é assegurado o máximo conforto dos passageiros a bordo uma aeronave que chegou a uma situação de emergência.
De acordo com um desenvolvimento preferido da invenção, em adição ao controlador, o circuito de controle contém um sensor de temperatura disposto na cabine da aeronave, um indicador de ângulo de abertura e o atuador. Com um circuito de controle deste tipo, o elemento de atuação e um sensor de temperatura disposto na cabine da aeronave enviam sinais apropriados para o controlador, o qual então emite um sinal para o atuador, por exemplo, um atuador reverso. O atuador reverso é, por sua vez, acoplado com o indicador de ângulo de abertura, que envia um sinal correspondente ao ângulo de abertura da válvula para o controlador. Isto fecha o circuito de controle de laço fechado. Um circuito de controle deste tipo assegura que o ângulo de abertura da válvula seja constantemente reajustado como uma função da temperatura detectada por um sensor de temperatura na cabine da aeronave ou uma temperatura pré-ajustada. Isto substancialmente elimina o perigo de uma queda muito brusca na temperatura na cabine da aeronave.
De acordo com um outro desenvolvimento da solução de acordo com a invenção, em adição ao controlador já existente, um controlador manual, o qual é preferivelmente uma alavanca de operação, é provido na cabine da aeronave e/ou na cabine de pilotagem. A alavanca de operação é, por exemplo, um interruptor de báscula, controle deslizante ou rotativo.
Alavancas de operação deste tipo são comercialmente disponíveis e fáceis de serem montadas na área de passageiros ou na cabine de pilotagem da aeronave, de modo que não aparecem elevados custos para um fabricante de aeronave na montagem do controlador manual. Uma alavanca de operação manual deste tipo oferece uma opção de intervenção adicional para o piloto e/ou uma pessoa da tripulação da aeronave para ajustar o ângulo de abertura da válvula manualmente, se a temperatura da cabine resultante do corrente ajuste de válvula não corresponder ao nível desejado. A alavanca de operação manual ainda admite a correção manual do ângulo de abertura da válvula no caso de falha de um dos componentes do circuito de controle, por exemplo, um sensor de temperatura presente na cabine da aeronave.
Para fornecer ao piloto ou a uma pessoa da tripulação da aeronave uma resposta sobre o ângulo de abertura da válvula, um outro desenvolvimento da invenção provê que a posição da alavanca de operação seja proporcional ao ângulo de abertura da válvula. Isto garante que a pessoa que atua a alavanca de operação ao mesmo tempo tenha conhecimento do respectivo ângulo de abertura da válvula.
Em uma configuração preferida da invenção, o elemento de atuação é um botão de pressão disposto na cabine de pilotagem da aeronave. Um botão de pressão deste tipo é fácil de ser operado pelo piloto, sem que a atenção do piloto seja desviada do dos instrumentos de monitoração na cabine de pilotagem. O resultado disto é que o piloto é a autoridade mais alta que ativa toda a válvula ERAI.
A invenção é explicada abaixo, a título de exemplo, usando as figuras esquemáticas anexada. A figura 1 representa a arte anterior na atuação da válvula ERAI.
A figura 2 representa uma ilustração esquemática de um diagrama de circuito da solução de acordo com a invenção.
A figura 3 representa uma ilustração esquemática dos componentes de duas formas de concretização de acordo com a invenção.
A figura 2 mostra uma ilustração esquemática de um diagrama de circuito de uma válvula ERAI de acordo com a invenção. Se o piloto de uma aeronave de passageiros identificar falha completa do sistema de condicionamento de ar da aeronave, o piloto tem duas opções. Se o interruptor ou botão de pressão 12 disposto na cabine de pilotagem da aeronave não for pressionado pelo piloto, a válvula ERAI permanece fechada (situação à esquerda na figura 2). Se, em contraste, o piloto tiver pressionado o botão de pressão com a intenção de suprir os passageiros na cabine da aeronave com ar fresco, um sinal de controle é enviado para um controlador ou dispositivo de controle 3, 11. O controlador 3, 11, por sua vez, ativa o atuador, o qual efetua a abertura da válvula ERAI. Se, por exemplo, o controlador 3, 11 é acoplado com um sensor de temperatura disposto na cabine da aeronave, e se a temperatura da cabine detectada por um sensor de temperatura continua a estar em uma faixa tolerável para os passageiros, o controlador 3,11 causa a abertura completa da válvula ERAI 1 pelo atuador (situação à direita na figura 2). Se a temperatura da cabine já tiver caído abaixo de uma temperatura desejada, o controlador 3, 11 causa com que a válvula ERAI seja aberta somente até um ângulo de abertura α particular (situação central na figura 2).
Na figura 2, a posição de válvula totalmente fechada é mostrada pelo número de referência Γ, enquanto número de referência 1" indica uma posição de válvula totalmente aberta e o número de referência 1 refere-se a um ângulo de abertura de válvula α, o qual está entre a posição totalmente fechada Γ e a posição totalmente aberta 1". Na maneira acima mencionada, um nível de temperatura tolerável é assegurado na cabine 2, o qual pode ser adaptado ao número de passageiros presentes e à configuração da cabine. Se, por exemplo, a cabine 2 está totalmente ocupada, a válvula ERAI 1 é aberta para um maior ângulo de abertura α que no caso com menos passageiros.
A figura 3 mostra uma ilustração esquemática dos componentes de duas diferentes formas de concretização da solução de acordo com a invenção.
A diferença básica entre as duas formas de concretização é que a válvula ERAI 1 é controlavelmente aberta para um particular ângulo de abertura a, por um lado, automaticamente via um circuito de controle 3, 5, 6, 7 e, por outro lado, manualmente via uma alavanca de operação 11. Em ambos os casos, a válvula ERAI é desativada ou ativada por meio de pressão sobre um botão de pressão 12.
Na figura 3, um circuito de controle 3, 5, 6, 7 deste tipo é ilustrado por meio de linhas tracejadas. Em uma emergência, o piloto primeiramente comprime o interruptor ou botão de pressão 12, por meio do que um sinal é enviado para um controlador 3 o qual causa a abertura da válvula 1 por meio do atuador reverso 6. A válvula 1 é, neste caso, aberta para uma posição pré-ajustada de acordo com a temperatura externa. A temperatura externa é visível para o piloto através de um dispositivo de exibição apropriadamente provido na cabine de pilotagem.
Em adição ao controlador 3, um sensor de temperatura 5 e um indicador de ângulo de abertura α 7 servem para controlar automaticamente uma desejada temperatura da cabine. Como mostrado na figura 3, o controlador 3 recebe o comando para ativar o atuador reverso 6 a partir do botão de pressão 12, informação sobre a posição de válvula do indicador de ângulo de abertura α 7 e sobre o nível de temperatura na cabine 2 a partir do sensor 5. Se, por exemplo, a temperatura cair abaixo de um valor particular, o controlador 3 causa com que o atuador reverso 6 altere o ângulo de abertura α da válvula 1 automaticamente, sem intervenção pela pessoa da tripulação da aeronave ser necessária. Por meio da alteração do ângulo de abertura α da válvula 1, a cabine 2 é carregada com quantidades variáveis de ar externo 4.
Desta maneira, o suprimento de ar fresco sé automaticamente controlado como uma função da temperatura da cabine.
O piloto e/ou a uma pessoa da tripulação da aeronave adicionalmente (ilustrado na figura 3 por meio de linhas tracejadas) têm a opção de desativar o circuito de controle 3, 5, 6, 7 e manipular manualmente a posição da válvula. Isto pode ser uma vantagem em relação à segurança de vôo no caso de falha de um dos componentes do circuito de controle.
Tão logo o sistema de controle da válvula ERAI 1 tenha sido ativado pelo piloto, uma alavanca de operação 11 pode ser ativada pelo piloto e/ou pessoa da tripulação da aeronave de acordo com a temperatura exibida no sensor 5, pelo que a válvula 1 é aberta ou fechada gradualmente ou continuamente por meio de um sinal enviado para o atuador reverso 6, de modo que o nível de temperatura desejado é ajustado. A posição da alavanca de operação 11 é, neste caso, preferivelmente proporcional ao ângulo de abertura a, este sendo atingido, por exemplo, por meio de configuração da alavanca 11 como um interruptor de báscula, controle deslizante ou controle rotativo. A alavanca de operação 11 nesta forma de concretização assume a função de um controlador, pois ele causa a abertura ou fechamento da válvula ERAI por meio do atuador reverso 6.
O atuador reverso 6 é conectado com a válvula ERAI através de uma articulação. Esta articulação assegura precisa transmissão de força do pistão do atuador reverso 6 para a válvula ERAI 1 e assegura confiável giro da válvula ERAI em torno de seu eixo de giro.
Quando a válvula 1 é aberta, ar externo 4 é conduzido para dentro da cabine 2 através de linhas de suprimento 9 e um sistema distribuidor 10. Em particular em vôos sobre regiões polares, a temperatura da cabine cairá sensivelmente graças ao ar fresco suprido. Uma queda demasiadamente abrupta da temperatura da cabine ou suprimento demasiadamente baixo de oxigênio para dentro da cabine 2 pode então ser corrigido por meio do reajuste da operação 11.
A pessoa versada na arte entende que, por exemplo, no circuito de controle da válvula automática ERAI, em lugar de um botão de pressão 12, uma alavanca de operação 11 pode também ser usada. Além disto, em lugar de um atuador reverso 6, algum outro dispositivo de ajuste que é apropriado para alterar o ângulo de abertura α da válvula 1 poderia ser usado. E ainda concebível tornar o suprimento de ar fresco para dentro da cabine de passageiros dependente de outros fatores que não a temperatura da cabine. No caso de controle manual do ângulo de abertura α da válvula 1, a alavanca de operação 11 poderia ser eletricamente acoplada com um sensor de temperatura 5, por exemplo. Um sensor de temperatura 5 pode enviar um sinal apropriado para um acionamento para a alavanca de operação 11, o qual causa então o giro da alavanca de operação 11. Uma pessoa da tripulação da aeronave, em tal caso, não mais teria que atuar manualmente a alavanca de operação 11. O ângulo de abertura α da válvula 1 permaneceria visível para uma pessoa da tripulação da aeronave por causa da posição da alavanca de operação.
De acordo com as dadas situações a bordo da aeronave, os componentes individuais, aqui ilustrados na figura 3, da válvula ERAI de acordo com a invenção, podem também ser dispostos em diferentes locais dentro da cabine da aeronave 2, da cabine de pilotagem ou sob o piso da cabine da aeronave.
A válvula ERAI descrita aqui pode ser montada de uma maneira simples e barata em aeronaves equipadas com válvula ERAIs, pois modificações caras e intensivas em termos de trabalho com respeito à aeronave não são necessárias. Componentes já existentes, tais como, por exemplo, a válvula ERAI com atuador, linhas elétricas, botão de pressão, podem continuar a ser usados.

Claims (12)

1. Válvula de admissão de ar com êmbolo de emergência (1) de uma aeronave, compreendendo: um dispositivo de controle incluindo um elemento de atuação (12) para abrir e/ou fechar a válvula (1), caracterizada por um controlador (3, -11) operativamente acoplado com a válvula (1), pelo qual a válvula (1) pode ser ajustada em diferentes ângulos de abertura (a), e em que o ângulo de abertura (a) é ajustado como uma função da temperatura que prevalece ou que é pré-ajustada na cabine da aeronave.
2. Válvula de admissão de ar com êmbolo de emergência de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o ângulo de abertura (a) pode ser ajustado gradualmente e/ou continuamente.
3. Válvula de admissão de ar com êmbolo de emergência de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o controlador (3, -11) é conectado eletricamente com um atuador (6), pelo qual o ângulo de abertura (a) da válvula pode ser ajustado.
4. Válvula de admissão de ar com êmbolo de emergência de acordo com a reivindicação 3, caracterizada pelo fato de que o elemento de atuação (12) ativa o atuador (6), e em que o ângulo de abertura (a) da válvula (1) pode ser ajustado pelo atuador (6) por meio do controlador (3, 11).
5. Válvula de admissão de ar com êmbolo de emergência de acordo com a reivindicação 3, caracterizada pelo fato de que o atuador é um atuador mecânico (6).
6. Válvula de admissão de ar com êmbolo de emergência de acordo com a reivindicação 5, caracterizada pelo fato de que o atuador mecânico é um atuador reverso (6).
7. Válvula de admissão de ar com êmbolo de emergência de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o ângulo de abertura (a) é ajustado automaticamente via um circuito de controle (3, 5, 6, 7) de acordo com uma temperatura que prevalece ou que é pré-ajustada na cabine da aeronave (2).
8. Válvula de admissão de ar com êmbolo de emergência de acordo com a reivindicação 7, caracterizada pelo fato de que o circuito de controle compreende o controlador (3), um sensor de temperatura (5) disposto na cabine da aeronave (2), um indicador (7) do ângulo de abertura (a) e o atuador (6), em que o elemento de atuação (12) ativa o ativador (6) para abrir e/ou fechar a válvula (2), e o ângulo de abertura (a) pode ser ajustada pelo atuador (6) via o controlador (3) como uma função da temperatura detectada por um sensor de temperatura (5) na cabine da aeronave (2) e da posição da válvula (1) detectada pelo indicador do ângulo de abertura (a).
9. Válvula de admissão de ar com êmbolo de emergência de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que ainda compreende um controlador manual (11) disposto na cabine da aeronave e/ou na cabine de pilotagem.
10. Válvula de admissão de ar com êmbolo de emergência de acordo com a reivindicação 9, caracterizada pelo fato de que o controlador manual é uma alavanca de operação (11), por exemplo, um interruptor de báscula, controle deslizante ou rotativo, com o qual o ângulo de abertura (a) da válvula (1) pode ser manualmente ajustado.
11. Válvula de admissão de ar com êmbolo de emergência de acordo com a reivindicação 10, caracterizada pelo fato de que uma posição da alavanca de operação (11) é proporcional ao ângulo de abertura (a) da válvula (1).
12. Válvula de admissão de ar com êmbolo de emergência de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o elemento de atuação é um botão de pressão (12) disposto na cabine de pilotagem da aeronave.
BRPI0618327A 2005-11-10 2006-10-25 válvula de admissão de ar com êmbolo de emergência de uma aeronave BRPI0618327A8 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102005053696.4 2005-11-10
DE200510053696 DE102005053696B4 (de) 2005-11-10 2005-11-10 Notfall-Staulufteinlassklappe eines Flugzeuges
PCT/EP2006/010289 WO2007054206A1 (en) 2005-11-10 2006-10-25 Emergency ram air inlet valve of an aircraft

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0618327A2 true BRPI0618327A2 (pt) 2012-05-08
BRPI0618327A8 BRPI0618327A8 (pt) 2018-05-08

Family

ID=37603379

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0618327A BRPI0618327A8 (pt) 2005-11-10 2006-10-25 válvula de admissão de ar com êmbolo de emergência de uma aeronave

Country Status (9)

Country Link
US (1) US8439061B2 (pt)
EP (1) EP1945505B1 (pt)
JP (1) JP4820417B2 (pt)
CN (1) CN100584699C (pt)
BR (1) BRPI0618327A8 (pt)
CA (1) CA2624901C (pt)
DE (2) DE102005053696B4 (pt)
RU (1) RU2384476C2 (pt)
WO (1) WO2007054206A1 (pt)

Families Citing this family (23)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102007052817B4 (de) * 2007-11-06 2019-03-28 Liebherr-Aerospace Lindenberg Gmbh Flugzeug mit Flugzeugklimaanlage und Vorrichtung zur Luftversorgung der Flugzeugklimaanlage
DE102008009274B4 (de) * 2008-02-15 2011-06-01 Airbus Operations Gmbh System und Verfahren zur Belüftung eines Bereichs, insbesondere eines explosionsgefährdeten Bereichs eines Luftfahrzeugs
DE102008026117A1 (de) * 2008-05-30 2009-12-10 Airbus Deutschland Gmbh Frischlufteinlass für ein Flugzeug
DE102008056417B4 (de) * 2008-11-07 2010-11-11 Airbus Deutschland Gmbh Verfahren und System zur Notbelüftung einer Flugzeugkabine
DE102008058451B4 (de) * 2008-11-21 2010-11-18 Airbus Deutschland Gmbh Verfahren und System zur Notbelüftung einer Flugzeugkabine im Fall eines Lecks im Bereich eines Luftmischers
US8864559B2 (en) * 2009-01-08 2014-10-21 Honeywell International Inc. Multiple outflow valve cabin pressure control system
DE102009010150B4 (de) * 2009-02-23 2013-09-19 Airbus Operations Gmbh System und Verfahren zur Notbelüftung einer Flugzeugkabine
US20100240291A1 (en) * 2009-03-23 2010-09-23 Honeywell International Inc. Outflow valve position indication
US8209066B2 (en) 2010-02-11 2012-06-26 Bae Systems Information And Electronic Systems Integration Inc. Environmental control system for precision airborne payloads
KR101242747B1 (ko) * 2010-12-10 2013-03-11 한국항공우주산업 주식회사 항공기용 공기조화장치
US9475584B2 (en) * 2011-09-02 2016-10-25 Honeywell International Inc. Cabin pressure control system thrust recovery outflow valve and method that enable ram air recovery
US9067680B2 (en) * 2011-09-29 2015-06-30 The Boeing Company Aircraft outflow valve
DE102012017349A1 (de) * 2012-08-31 2014-03-06 Airbus Operations Gmbh Luftübertragungssystem für flexible Passagierversorgungseinheiten
EP2740665B1 (en) * 2012-12-10 2017-02-08 Airbus Operations GmbH Improved method and system for emergency ventilating and pressurizing an aircraft cabin
CN111504364B (zh) * 2014-02-21 2023-03-17 特莱丽思环球有限合伙公司 用于预测航空器的空气调节组合件中故障的方法
DE102014217829A1 (de) * 2014-09-05 2016-03-10 Rolls-Royce Deutschland Ltd & Co Kg Verfahren zur Entnahme von Zapfluft und Flugzeugtriebwerk mit mindestens einer Vorrichtung zur Entnahme von Zapfluft
CN105620755B (zh) * 2014-10-31 2018-07-06 中国航空工业集团公司西安飞机设计研究所 一种基于naca进气口的空气流量调节装置
US10118715B2 (en) 2017-02-20 2018-11-06 Pratt & Whitney Canada Corp. System and method for auxiliary power unit inlet door testing
US10232951B2 (en) 2017-02-20 2019-03-19 Pratt & Whitney Canada Corp. System and method for selecting an opening angle of an auxiliary power unit inlet door
US10435168B2 (en) 2017-02-20 2019-10-08 Pratt & Whitney Canada Corp. System and method for controlling a position of an auxiliary power unit inlet door
US10239632B2 (en) 2017-02-20 2019-03-26 Pratt & Whitney Canada Corp. System and method for controlling an auxiliary power unit inlet door
JP6691896B2 (ja) * 2017-08-25 2020-05-13 三菱重工業株式会社 航空機
CN110588989B (zh) * 2019-10-17 2022-05-31 中国商用飞机有限责任公司 飞机座舱低温预防系统和方法

Family Cites Families (19)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3045983A (en) * 1958-05-15 1962-07-24 United Aircraft Corp Ram air control for aircraft air conditioning system
US3101918A (en) * 1961-05-31 1963-08-27 Boeing Co Emergency ram air cabin pressurization system
US3375771A (en) * 1965-09-13 1968-04-02 Garrett Corp Cabin pressurization actuator control system
US4130051A (en) * 1976-12-22 1978-12-19 The Garrett Corporation Pneumatic autoschedule cabin pressure controller
US4262495A (en) * 1979-09-20 1981-04-21 The Boeing Company Cabin-air recirculation system powered by cabin-to-ambient pressure differential
SU828606A1 (ru) 1980-01-10 1984-05-15 Предприятие П/Я А-1665 Система регулировани давлени воздуха в гермокабине самолета
SU1200533A1 (ru) 1984-03-01 2005-04-10 И.А. Добролюбов Реверсивное устройство привода преимущественно регулируемого воздухозаборника системы кондиционирования воздуха
DE4335152C1 (de) * 1993-10-15 1995-04-20 Deutsche Aerospace Airbus Kabinenumluftsystem zur Klimatisierung von Rumpfeinheiten eines Passagierflugzeuges
DE19509773C1 (de) * 1995-03-17 1996-06-27 Daimler Benz Aerospace Airbus Belüftungssystem zur Verminderung der Konzentration von Verunreinigungen im Flugzeugpassagierbereich
RU2170192C2 (ru) 1997-12-10 2001-07-10 Акционерное общество открытого типа "ОКБ Сухого" Система кондиционирования воздуха на самолете
DE19927606C2 (de) * 1999-06-17 2002-02-28 Eads Airbus Gmbh Anordnung zur Klimatisierung von Unterflurbereichen eines Passagierflugzeuges
US6681592B1 (en) * 2001-02-16 2004-01-27 Hamilton Sundstrand Corporation Electrically driven aircraft cabin ventilation and environmental control system
WO2002066323A2 (en) * 2001-02-16 2002-08-29 United Technologies Corporation Improved aircraft architecture with a reduced bleed aircraft secondary power system
DE10145687B4 (de) * 2001-09-15 2006-06-01 Airbus Deutschland Gmbh Anordnung zur Verhinderung des Aufbaus von einem invers wirkenden Differenzluftdruck in einem Flugzeug
US6634597B2 (en) 2002-01-11 2003-10-21 The Boeing Company Method and apparatus for controlling aircraft airflow
US6945278B2 (en) * 2003-04-30 2005-09-20 Honeywell International, Inc. Fully integrated aircraft cabin pressure control system valve
US7014144B2 (en) * 2003-07-22 2006-03-21 Honeywell International, Inc. Dual action inlet door and method for use thereof
DE10361644B4 (de) * 2003-12-30 2008-08-07 Airbus Deutschland Gmbh Luftleitklappe eines Luftfahrzeuges mit Regelung der auf sie wirkenden Druckkräfte, und Stauluftsystem mit einer solchen Luftleitklappe
US7469545B2 (en) * 2005-09-27 2008-12-30 Honeywell International Inc. Auxiliary power unit inlet door position control system and method

Also Published As

Publication number Publication date
RU2008113012A (ru) 2009-12-20
DE102005053696B4 (de) 2009-05-14
WO2007054206A1 (en) 2007-05-18
CN100584699C (zh) 2010-01-27
CN101304920A (zh) 2008-11-12
EP1945505A1 (en) 2008-07-23
JP4820417B2 (ja) 2011-11-24
EP1945505B1 (en) 2009-07-08
CA2624901A1 (en) 2007-05-18
BRPI0618327A8 (pt) 2018-05-08
US20080315043A1 (en) 2008-12-25
CA2624901C (en) 2012-01-31
JP2009514732A (ja) 2009-04-09
DE602006007727D1 (de) 2009-08-20
RU2384476C2 (ru) 2010-03-20
DE102005053696A1 (de) 2007-05-24
US8439061B2 (en) 2013-05-14

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0618327A2 (pt) válvula de admissão de ar com êmbolo de emergência de uma aeronave
ES2262989T3 (es) Circuito de instrumentacion y control con multiples fuentes diferentespara proporcionar avisos, indicaciones y controles y una valvula para sistema integrado de control de la presion de cabina, que lo incorpora.
KR100479430B1 (ko) 컨트롤러, 캐빈 압력 제어 시스템 및 캐빈 압력 제어 방법
EP0080849A2 (en) Enclosure pressurisation control system
US20080053541A1 (en) Pressure regulation device, in particular for an oxygen emergency supply system in an aircraft
US2143140A (en) Altitude control for aircraft
US2342220A (en) Pressure control system
US11603206B2 (en) Cabin pressure control system with all-electric OFV, using dis-similar manual control that performs cabin altitude hold function
EP1945507A1 (en) Aircraft cabin pressure control system and method that improves cabin pressurization during take-off
US20100240291A1 (en) Outflow valve position indication
US6962324B2 (en) Cabin pressure outflow control valve having non-linear flow control characteristics
US20060025064A1 (en) Aircraft modular cabin pressure regulator
EP3351743A1 (en) Dual inline valve with manual override
Williams Documentation of sensory information in the operation of unmanned aircraft systems
US2966308A (en) Cabin temperature system
BR102012018525A2 (pt) Válvula de regulagem, sistema e método de operação de uma válvula de regulagem para um sistema de suporte à vida para uso em cabine de aeronave
US3450020A (en) Aircraft cabin pressurization system having controlled rate of pressure change
US12129034B2 (en) Cabin pressure control system with selection of rate of change
US20220289391A1 (en) Cabin pressure control system with selection of rate of change
US2767636A (en) Pressure regulating mechanism
CN115123548A (zh) 一种飞行器供氧调节装置
Patrick et al. Air Supply System Approach for the Boeing Model 767 Airplane
SE126042C1 (pt)
GB2188424A (en) Aircraft take-off monitor
GB494359A (en) Improvements in or relating to automatic or semi-automatic pilots for aircraft

Legal Events

Date Code Title Description
B06G Technical and formal requirements: other requirements [chapter 6.7 patent gazette]

Free format text: SOLICITA-SE A REGULARIZACAO DA PROCURACAO, UMA VEZ QUE BASEADO NO ARTIGO 216 1O DA LPI, O DOCUMENTO DE PROCURACAO DEVE SER APRESENTADO NO ORIGINAL, TRASLADO OU FOTOCOPIA AUTENTICADA.

B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: AIRBUS OPERATIONS GMBH (DE)

Free format text: NOME ALTERADO DE: AIRBUS DEUTSCHLAND GMBH

B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]
B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2485 DE 21-08-2018 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.