BRPI0618104A2 - camisa de água para arrefecimento com escoamento equilibrado - Google Patents

camisa de água para arrefecimento com escoamento equilibrado Download PDF

Info

Publication number
BRPI0618104A2
BRPI0618104A2 BRPI0618104-0A BRPI0618104A BRPI0618104A2 BR PI0618104 A2 BRPI0618104 A2 BR PI0618104A2 BR PI0618104 A BRPI0618104 A BR PI0618104A BR PI0618104 A2 BRPI0618104 A2 BR PI0618104A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
flow
passages
concentric
flow passage
passage
Prior art date
Application number
BRPI0618104-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Richard Wayne Mayberry
Ian Nigel Hakon
Original Assignee
Warner Electric Technology Llc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Warner Electric Technology Llc filed Critical Warner Electric Technology Llc
Publication of BRPI0618104A2 publication Critical patent/BRPI0618104A2/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16DCOUPLINGS FOR TRANSMITTING ROTATION; CLUTCHES; BRAKES
    • F16D65/00Parts or details
    • F16D65/78Features relating to cooling
    • F16D65/84Features relating to cooling for disc brakes
    • F16D65/853Features relating to cooling for disc brakes with closed cooling system
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16DCOUPLINGS FOR TRANSMITTING ROTATION; CLUTCHES; BRAKES
    • F16D55/00Brakes with substantially-radial braking surfaces pressed together in axial direction, e.g. disc brakes
    • F16D2055/0004Parts or details of disc brakes
    • F16D2055/0058Fully lined, i.e. braking surface extending over the entire disc circumference
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16DCOUPLINGS FOR TRANSMITTING ROTATION; CLUTCHES; BRAKES
    • F16D65/00Parts or details
    • F16D65/78Features relating to cooling
    • F16D2065/784Features relating to cooling the coolant not being in direct contact with the braking surface

Abstract

<b>CAMISA DE áGUA PARA ARREFECIMENTO COM ESCOAMENTO EQUILIBRADO<d> A presente invenção se refere a uma camisa de fluido para um freio de disco (10) que promove um escoamento equilibrado do liquido de arrefecimento ao logo de toda camisa de fluido (40) para remover mais eficazmente o calor do freio de disco. A camisa de fluido (40) inclui um corpoanular (70) configurado para se acoplar com uma superfície de fricção. O corpo anular define uma pluralidade de passagens de fluxo concêntricas (72, 78, 84) . O corpo anular também define a primeira e segunda passagem de fluxo axial (86, 90) em comunicação fluida com a primeira e segunda passagem de fluxo (84, 74), respectivamente da pluralidade de passagens de fluxo concêntricas, com a primeira e segunda passagem de fluxo separadas por uma terceira passagem de fluxo concêntrica (78) . O corpo anular define ainda uma passagem de fluxo radial (94) que se estende entre a primeira e segunda passagem de fluxo axial, e uma entrada de fluido (98) em comunicação fluida com a passagem de fluxo radial (94)

Description

CAMISA DE ÁGUA PARA ARREFECIMENTO COM ESCOAMENTOEQUILIBRADO
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
1. Campo da invenção
Esta invenção se relaciona aos freios resfriados aliquido e, mais particularmente, a uma camisa de fluidopara o uso em freios resfriados a liquido.
2. DESCRIÇÃO DO ESTADO DA ARTE
Um freio de disco convencional emprega dois conjuntosde placas de fricção que são intercaladas uma com a outrapara transmitir uma força de frenagem. As placas de fricçãopodem ser feitas de cobre para se obter uma melhortransferência de calor da fricção do freio. Tipicamente, umconjunto de placas é fixado contra a rotação relativa a umcorpo estacionário tal como uma carcaça de freio, mas semove axialmente em relação ao corpo estacionário. 0 outroconjunto de placas gira com um corpo giratório tal como umeixo de transmissão, mas também se move axialmente emrelação ao corpo giratório. Um atuador é utilizado parafazer com que as placas se acoplem ao corpo giratório que éfreado.
Frear um corpo giratório resulta em uma conversão deenergia mecânica em energia de calor. Em muitos exemplos, édesejável obter uma remoção eficaz do pequeno calorproduzido pela estrutura do freio. Um método para remover ocalor de um freio de disco é usar um liquido pararefrigerar a estrutura do freio e retirar o calor daestrutura de freio. Em uma forma convencional de um freiode disco resfriado a liquido, um conjunto de placas defricção define camisas de fluidos para circular um liquidode arrefecimento através destas para reduzir o calor geradono freio pelo acoplamento friccional das placas de fricção.
Uma camisa de fluido convencional tem uma pluralidadede passagens de fluxo concêntricas e uma passagem de fluxoradial que está em comunicação fluida com cada uma daspassagens de fluxo concêntricas. Uma entrada e saida defluidos se comunicam com a passagem de fluxo radial. Nateoria, o fluido é entregue simultaneamente a cada uma daspassagens concêntricas após entrar na passagem de fluxoradial da entrada de fluido. Entretanto, na prática, têm sevisto que o fluxo do liquido é desigual dentro e entre daspassagens concêntricas. Particularmente, o escoamento dofluido nas passagens concêntricas radialmente internas érelativamente elevado, enquanto que o escoamento do fluidonas passagens concêntricas radialmente externas érelativamente baixo. O escoamento efetivo do fluido naspassagens concêntricas radialmente externas é especialmenteimportante porque mais calor é gerado para a parteradialmente externa da placa de fricção que gira em umavelocidade mais rápida do que a parte radialmente internada placa.
Os inventores perceberam que há a necessidade decriar uma camisa de fluido para um freio de disco queminimize e/ou elimine uma ou mais deficiências acimaidentificadas.
RESUMO DA INVENÇÃO
A presente invenção fornece uma camisa de fluido paraum freio do disco que resulta em um melhor escoamento dofluido.
Uma camisa de fluido de acordo com a presenteinvenção inclui um corpo anular configurado para oacoplamento com uma superfície de fricção. O corpo anulardefine uma pluralidade de passagens de fluxo concêntricas.Adicionalmente, o corpo anular define uma primeira passagem de fluxo axial em comunicação fluida com uma primeirapassagem de fluxo da pluralidade de passagens de fluxoconcêntricas. O corpo anular define também uma segundapassagem de fluxo axial em comunicação fluida com umasegunda passagem de fluxo da pluralidade de passagens defluxo concêntricas. A segunda passagem de fluxo é separadada primeira passagem de fluxo por uma terceira passagem defluxo da pluralidade de passagens de fluxo concêntricas. Ocorpo anular define ainda uma passagem de fluxo radial quese estende entre a primeira e segunda passagem de fluxoaxial e uma entrada de fluido em comunicação com a passagemde fluxo radial.
Uma camisa de fluido de acordo com a presenteinvenção representa uma significante melhoria em relação àscamisas de fluidos convencionais usadas em freios de disco.
Particularmente, a camisa de fluido inventiva melhorasignificativamente o escoamento do fluido entre aspassagens de fluxo concêntricas da camisa de fluidopromovendo um escoamento do fluido mais equilibrado entreas passagens. Conseqüentemente, as camisas de fluidosdissipam mais eficazmente o calor do freio.
Estas e outras vantagens desta invenção se tornarãoaparentes para uma pessoa versada na arte através dadescrição detalhada a seguir e dos desenhos anexos queilustram as características desta invenção por meio deexemplo.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
A figura 1 é uma vista transversal de um freio queincorpora uma camisa de fluido de acordo com a presenteinvenção.
A Figura 2 é uma vista transversal ampliada de umacamisa de fluido de acordo com a presente invenção.
A Figura 3 é uma vista de plana de uma camisa defluido de acordo com a presente invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA DAS MODALIDADES DA INVENÇÃO
Referindo-se agora aos desenhos nos quais referênciasnuméricas similares são usadas para identificar componentesidênticos nas várias vistas, a figura 1 ilustra um freio 10de acordo com a presente invenção. O freio 10 pode serfornecido para o uso industrial pesado (por exemplo, emequipamentos de perfuração de petróleo). O freio 10 incluiuma carcaça 12, dois conjuntos de placas de fricção 14A-B,16, e um conjunto do tampão de extremidade 18.
A carcaça 12 fornece um apoio estrutural aos outroscomponentes do freio 10. A carcaça 12 pode ser feita demetais convencionais, ligas de metais e/ou plásticosconvencionais. A carcaça 12 é disposta sobre um eixo detransmissão 20 e pode ser centrada sobre o eixo rotacional22 do eixo 20. A carcaça 12 pode ser de formasubstancialmente circular e unitária na construção. Acarcaça 12 define orifícios que se estendem axialmente 24,26 na outra extremidade a carcaça é configurada parareceber os prendedores 28, 30 usados para conectar umaplaca de fricção 14 e o conjunto do tampão de extremidade18, respectivamente, para a carcaça 12. A carcaça 12 definetambém uma pluralidade de aberturas radiais 32 dimensionadapara o receber as mangueiras e os conectores (nãomostrados).
As placas de fricção 14A, 14B são fornecidas paratransmitir um torque de frenagem à placa de fricção 16 e aoeixo 20 sobre o acoplamento das placas 14A, 14B, 16. Aplaca de fricção 14A é fixada à carcaça 12 pelosprendedores 28 que se estendem através da placa de fricção14A. A placa de fricção 14B é acoplada à carcaça 12 com ouso de dentes de ranhuras 34, 36 em uma superfície radialinterna da carcaça 12 e em uma superfície radial externa daplaca 14B, respectivamente. Desta maneira, a placa 14B éfixada contra a rotação em relação à dita carcaça 12, mas éaxialmente movível em relação à carcaça 12. Embora, somenteuma placa móvel 14B seja mostrada na modalidade ilustrada,deve-se prontamente compreender que as placas adicionais14B (e as placa de fricção 16) podem ser intercaladas eusadas para fornecer um maior torque de frenagem. Cada umadas placas de fricção 14A, 14B inclui uma ou mais placas 38e uma camisa de fluido 40 de acordo com a presente invenção(descrita em maiores detalhes abaixo). As placas 38 sãoconvencionais na arte e podem ser feitas de uma variedadede metais e ligas de metais convencionais incluindo ferroou cobre. As placas 38 podem ser conectadas para um ouambos os lados de cada camisa de fluido 40 usandoprendedores tais como grampos, parafusos ou pinos.
A placa de fricção 16 é fornecida para transferir otorque de frenagem das placas de fricção 14A, 14B para oeixo 20. A placa de fricção 16 pode ser feita de metais eligas de metais convencionais tais como ferro e cobre. Aplaca 16 é acoplada a um cubo 44 fixado ao eixo 20 (oudiretamente ao eixo 20) com o uso de dentes de ranhura 46,48 em uma superfície radial interna da placa 16 e em umasuperfície radial externa do cubo 44 (ou eixo 20) ,respectivamente. A placa 16 pode incluir um material defricção convencional 50 conectado a cada lado da placa 16pelos prendedores 52 tais como grampos e parafusos.Novamente, embora somente a placa 16 seja mostrada namodalidade ilustrada, deve-se compreender que a placaadicional 16 pode ser intercalada com a placa adicional 14Bpara aumentar o torque de frenagem.
O conjunto do tampão de extremidade 18 fecha umaextremidade da carcaça 12 (oposta à placa de fricção 14A) efornece apoio para os atuadores do freio. Na modalidadeilustrada, o conjunto do tampão de extremidade 18 incluiuma placa 54 que é anular na construção e que é presa àcarcaça 12 usando um ou mais prendedores 30. A placa 54define um recesso anular 56 configurado para receber umdiafragma expansível 58 que se mantém contra uma placa depressão 60. A placa 54 define também um orifício axial 62através do qual o pneumático ou líquido hidráulico éfornecido ao diafragma 58 através de uma mangueira (nãomostrada) e de um orifício de diâmetro escalonado 64através do qual um prendedor 66 se estende. 0 prendedor 66é cercado por uma mola 68 disposta em uma parte do diâmetromaior do orifício 64 e se estende através da placa 54 naplaca de fricção 14B. Quando o liquido é fornecido aodiafragma 58, o diafragma 58 se expande e incita a placa depressão 60 em uma direção axial contra a força da mola 68para comprimir, e causa o acoplamento das placas de fricção14A-B, 16. Quando a pressão fluida é removida do diafragma58, a mola 68 induz a placa de fricção 14B em uma segundadireção axial para sua posição original. Embora, amodalidade ilustrada utilize um único atuador que age comoum freio da tensão, deve-se compreender que as camisas defluidos 40 descritas aqui podem se utilizadas em umavariedade de freios.
Referindo-se agora as figuras 2 e 3, uma camisa defluido 40 de acordo com a presente invenção será descrita eilustrada. A camisa 40 é fornecida para permitir acirculação de um liquido de arrefecimento tal como água ououtro liquido convencional dentro do freio 10 para permitira transferência do calor friccional gerada dentro do freio10. A camisa 40 inclui um corpo anular 70 que define umdistribuidor de fluido através do qual o liquido circula efornece uma superfície na qual a placa 38 (ver figura 1) émontada. O corpo 70 pode definir uma pluralidade depassagens de fluxo concêntricas 72, 74, 76, 78, 80, 82, 84uma pluralidade de passagens de fluxo axiais 86, 88, 90, 92uma pluralidade de passagem de fluxo axiais 94, 96 umaentrada de fluido 98 e uma saída de fluido 100.As passagens de fluxo concêntricas 72, IAt 76, 78,80, 82, 84, são fornecidas para a circulação de um liquidode arrefecimento adjacente às placas 38 e ao longo de todaextensão circunferencial e radial das placas 38. Namodalidade ilustrada, as passagens de fluxo 72, 74, 76, 78,80, 82, 84 são dispostas sobre somente uma face axial docorpo 70 da camisa 40. Fazendo referência à figura 1,entretanto, deve ser entendido que passagens similarespodem ser formadas sobre a parte oposta do corpo 70 dacamisa 40 dependendo da posição da placa de fricção 14A,14B contendo a camisa 40 (por exemplo, se as placa defricção 16 estiverem dispostas em um ou outro lado da placade fricção 14B) . Deve ser também entendido que, embora amodalidade ilustrada da invenção mostre sete (7) passagensconcêntricas de fluxo 72, 74, 76, 78, 80, 82, 84, o númerode passagens de fluxo pode variar. Na modalidade ilustrada,a passagem de fluxo 72 compreende a passagem de fluxoconcêntrica mais interna radialmente, enquanto que apassagem de fluxo 84 compreende a passagem de fluxoconcêntrica mais externa radialmente. As passagens de fluxo74, 76, 78, 80, 82 são dispostas entre a passagem de fluxo72, 84. Referindo-se a figura 3, as passagens de fluxo 72,74, 76, 78, 80, 82, 84 são definidas por paredes anularesconcêntricas, tais como a parede 102, e podem estar emcomunicação fluida com as outras divisórias 104 que sãofeitas nas paredes 102 em posições diametralmente opostasdentro da camisa de fluido 40. A largura radial daspassagens de fluxo pode ser igual como mostrado namodalidade ilustrada.
As passagens de fluxo axiais 86, 88, 90, 92 fornecemcomunicação fluida entre as passagens de fluxo concêntricas72, 74, 76, 78, 80, 82, 84 e passagem de fluxo radial 94,96, respectivamente. As passagens de fluxo axiais 86, 88,90, 92, estão cada uma em comunicação fluida direta com pelo menos uma passagem de fluxo concêntrica 72, 74, 76,78, 80, 82, 84. Na modalidade ilustrada, as passagens defluxo axiais, 86, 90, estão em comunicação fluida com apassagem concêntrica radial mais externa 84 do fluxo eestão também em comunicação fluida com a passagem de fluxo 82 disposta de maneira radial e interna à passagem 84. 0diâmetro de cada uma das passagens de fluxo axiais 8 6, 90se estende através de todo o comprimento radial da passagemde fluxo concêntrica 84 e através somente de uma parte(aproximadamente metade na modalidade ilustrada) do comprimento radial da passagem de fluxo concêntrica 82. Aspassagens de fluxo axiais 88, 92 estão em comunicaçãofluida com as passagens de fluxo concêntricas adjacentes74, 76. O diâmetro de cada uma das passagens de fluxoaxiais 88, 92 se estende somente através de uma parte (menos da metade na modalidade ilustrada) do comprimentoradial de cada uma das passagens de fluxo concêntricas 7 476. Os diâmetros das passagens de fluxo axiais 88, 92 sãomenores do que os diâmetros da passagem de fluxo axial 86,90. Na modalidade ilustrada, nenhuma parte da passagem defluxo concêntrica radial mais interna 72 ou passagens defluxo 78, 80 estão em comunicação fluida direta comqualquer uma das passagens de fluxo axiais 86, 88, 90, 92.Desta forma, as passagens de fluxo concêntricas 74, 76, e82, 84, com as quais as passagens de fluxo axiais, 88, 92 e86, 90 respectivamente estão em comunicação fluida direta,são separadas pelas passagens de fluxo concêntricas 78, 80.
A passagem de fluxo radial 94, 96 fornece umacomunicação fluida entre as passagens 86, 88, 90, 92, e aentrada de fluidos 98 e a saida de fluxo axial 100. Apassagem de fluxo radial 94, 96 se estende respectivamenteentre as passagens de fluxo axiais 86, 90 e 88, 92. Osdiâmetros da passagem de fluxo radial 94, 96, podem serconstantes entre as passagens de fluxo axiais 86, 90 e 88,92. As passagens radiais de fluxo 94, 96 podem serposicionadas diametralmente opostas às posições dentro dacamisa 4 0 e podem ser alinhadas axialmente com asdivisórias 104 em paredes anulares 102 formando aspassagens de fluxo concêntricas 72, 74, 76, 78, 80, 82, 84.
A entrada de fluido 98 e a saida de fluido 100 sãofornecidas para a entrada e saida do liquido da camisa defluido 40. A entrada 98 e a saída 100 podem ser localizadasem pontos radiais externos na camisa 40. A entrada 98 e asaída 100 podem ter um diâmetro maior do que o diâmetro daspassagens radiais de fluxo 94, 96 e podem ser feitasdimensionadas, e terem roscas, para receber um conector defluido (não mostrado).
Uma camisa de fluido de acordo com a presenteinvenção representa uma melhoria significativa em relaçãoàs camisas de fluidos convencionais. Particularmente, acamisa de fluido da invenção melhora significativamente eotimiza o escoamento do fluido entre as passagens de fluxoconcêntricas da camisa de fluido promovendo um escoamentofluido mais equilibrado entre as passagens. Emconseqüência, as camisas de fluidos dissipam maiseficazmente o calor do freio.
Quando a invenção é mostrada e descrita em referênciaa uma ou mais modalidades particulares desta, serácompreendido por aqueles versados na arte e que as váriasmudanças e modificações podem ser feitas sem partir doespírito e do escopo da invenção.

Claims (35)

1. Camisa de fluido para um freio a disco,compreendendo:um corpo anular disposto sobre um eixo, CARACTERIZADApor definir:uma pluralidade de passagens de fluxo concêntricas;uma primeira passagem de fluxo axial em umacomunicação fluida com uma primeira passagem de fluxo dadita pluralidade de passagens de fluxo concêntricas; umasegunda passagem em uma comunicação fluida com uma segundapassagem de fluxo da dita pluralidade de passagens de fluxoconcêntricas, dita segunda passagem de fluxo axial separadada dita primeira passagem de fluxo por uma terceirapassagens de fluxo da dita pluralidade de passagens de fluxoconcêntricas;uma passagem de fluxo radial que se estende entre asditas primeiras e segundas passagens de fluxo axiais; euma entrada de fluido em comunicação com a ditapassagem de fluxo radial onde o escoamento direto do fluidoda dita passagem de fluxo radial para a dita terceirapassagem de fluxo ao longo do dito eixo é proibido.
2. Camisa de fluido, de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADA pelo fato de que a dita primeira passagem defluxo da dita pluralidade de passagens de fluxo concêntricascompreende uma passagem de fluxo radial mais externa da ditapluralidade de passagens de fluxo concêntricas.
3. Camisa de fluido, de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADA pelo fato de que o diâmetro da dita primeirapassagem de fluxo axial se estende através do comprimentoradial da dita primeira passagem de fluxo da ditapluralidade de passagens de fluxo concêntricas.
4. Camisa de fluido, de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADA pelo fato de que a dita primeira passagem defluxo axial está em comunicação fluida com a dita quartapassagem de fluxo da dita pluralidade de passagens de fluxoconcêntricas, a dita quarta passagem de fluxo é dispostaradialmente e externamente à dita terceira passagem defluxo.
5. Camisa de fluido, de acordo com a reivindicação 4,CARACTERIZADA pelo fato de que o diâmetro da dita primeirapassagem de fluxo axial se estende somente através de umaparte do comprimento radial da dita quarta passagem de fluxoda dita pluralidade de passagens de fluxo concêntricas.
6. Camisa de fluido, de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADA pelo fato de que o diâmetro da dita segundapassagem de fluxo axial se estende somente através de umaparte do comprimento radial da dita segunda passagem defluxo da dita pluralidade de passagens de fluxoconcêntricas.
7. Camisa de fluido, de acordo com a reivindicação 6,CARACTERIZADO pelo fato de que a dita segunda passagem defluxo axial está em comunicação fluida com uma quartapassagem de fluxo da dita pluralidade de passagens de fluxoconcêntricas, a dita quarta passagem de fluxo é dispostaradialmente e internamente à dita terceira passagem defluxo.
8. Camisa de fluido, de acordo com a reivindicação 7,CARACTERIZADA pelo fato de que o diâmetro de dita segundapassagem de fluxo axial se estende somente através de umaparte do comprimento radial da dita quarta passagem de fluxoda dita pluralidade de passagens de fluxo concêntricas.
9. Camisa de fluido, de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADA pelo fato de que a dita segunda passagem defluxo da dita pluralidade de passagens de fluxo concêntricasé disposta radialmente e internamente da dita primeirapassagem de fluxo da dita pluralidade de passagens de fluxoconcêntricas e uma quarta passagem de fluxo da ditapluralidade de passagens de fluxo concêntricas é dispostaradialmente e internamente da dita segunda passagem de fluxoda dita pluralidade de passagens de fluxo concêntricas.
10. Camisa de fluido, de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADA pelo fato de que a dita segunda passagem defluxo axial é menor em diâmetro do que a dita primeirapassagem de fluxo axial.
11. Camisa de fluido, de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADA pelo fato de que a quarta passagem de fluxo dadita pluralidade de passagens de fluxo concêntricas separa adita primeira e segunda passagens de fluxo da ditapluralidade de passagens de fluxo concêntricas.
12. Camisa de fluido, de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADA pelo fato de que o diâmetro da dita passagemde fluxo radial é constante entre a primeira e segundapassagem de fluxo.
13. Freio, CARACTERIZADO pelo fato de compreender:uma carcaça estacionária disposta sobre um eixo detransmissão, o dito eixo de transmissão gira sobre um eixorotacional;uma primeira placa de fricção é acoplada a ditacarcaça e fixada contra a rotação em relação à dita carcaça;uma segunda placa de fricção é acoplada ao dito eixode transmissão para girar com este e para se moveraxialmente em relação ao dito eixo de transmissão;uma placa de pressão é configurada para o movimentoseletivo em uma primeira direção axial para as ditasprimeiras e segundas placas de fricção;onde a dita primeira placa de fricção define umacamisa de fluido incluindo um corpo anular sobre um eixodefinindo uma pluralidade de passagens de fluxoconcêntricas;uma primeira passagem de fluxo axial em comunicaçãofluida com uma primeira passagem de fluxo da ditapluralidade de passagens de fluxo concêntricas;uma segunda passagem de fluxo axial em comunicaçãofluida com uma segunda passagem de fluxo da dita pluralidadede passagens de fluxo concêntricas, a dita segunda passagemde fluxo é separada da dita primeira passagem de fluxoconcêntrica por uma terceira passagem de fluxo da ditapluralidade de passagens de fluxo concêntricas;uma passagem de fluxo radial que se estende entre adita primeira e segunda passagem de fluxo axial; euma entrada de fluido em comunicação com a ditapassagem de fluxo radial onde o escoamento direto do fluidoda dita passagem de fluxo radial para a dita terceirapassagem de fluxo ao longo do dito eixo é proibido.
14. Freio, de acordo com a reivindicação 13,CARACTERIZADO pelo fato de que uma das ditas primeira esegunda passagens de fluxo axiais está em comunicação com aquarta passagem de fluxo da dita passagem de fluxoconcêntrica.
15. Freio, de acordo com a reivindicação 13,CARACTERIZADO pelo fato de que a dita segunda passagem defluxo axial é menor em diâmetro do que a dita primeirapassagem de fluxo axial.
16. Camisa de fluido para um freio a disco,compreendendo:um corpo anular CARACTERIZADA por definir:uma pluralidade de passagens de fluxo concêntricas;uma primeira passagem de fluxo axial em comunicaçãofluida com uma primeira passagem de fluxo da ditapluralidade de passagens de fluxo concêntricas;uma segunda passagem em comunicação fluida com umasegunda passagem de fluxo da dita pluralidade de passagensde fluxo concêntricas, a dita segunda passagem de fluxoseparada da dita primeira passagem de fluxo por uma terceirapassagens de fluxo da dita pluralidade de passagens de fluxoconcêntricas; a dita terceira passagem de fluxo em umacomunicação fluida com um das ditas primeiras e segundaspassagens de fluxo axiais e um diâmetro da dita passagem defluxo axial que se estende através de pelo menos uma partedo comprimento radial da dita terceira passagem de fluxo epelo menos uma parte do comprimento radial de umacorrespondente da dita primeira e segunda passagens de fluxoda dita pluralidade de passagens de fluxo concêntricas;uma passagem de fluxo radial que se estende entre asditas primeiras e segundas passagens de fluxo axiais; euma entrada de fluido em comunicação com a ditapassagem de fluxo radial.
17. Camisa de fluido, de acordo com a reivindicação 16, CARACTERIZADA pelo fato de que a dita primeira passagemde fluxo da dita pluralidade de passagens de fluxoconcêntricas compreende uma passagem de fluxo radial maisexterna da dita pluralidade de passagens de fluxoconcêntricas.
18. Camisa de fluido, de acordo com a reivindicação 16, CARACTERIZADA pelo fato de que o diâmetro da dita umapassagem de fluxo axial se estende através do ditocomprimento radial correspondente a uma da dita primeira esegunda passagens de fluxo da dita pluralidade de passagensde fluxo concêntricas.
19. Camisa de fluido, de acordo com a reivindicação 16, CARACTERIZADA pelo fato de que o dito diâmetro da ditauma passagem de fluxo axial se estende somente através deuma parte do dito comprimento radial correspondente a umadita primeira e segunda passagem de fluxo da ditapluralidade de passagens de fluxo concêntricas.
20. Camisa de fluido, de acordo com a reivindicação-16, CARACTERIZADA pelo fato de gue o dito diâmetro da ditauma passagem de fluxo axial se estende somente através deuma parte do dito comprimento radial da dita terceirapassagem de fluxo da dita pluralidade de passagens de fluxoconcêntricas.
21. Camisa de fluido, de acordo com a reivindicação-16, CARACTERIZADA pelo fato de que o diâmetro da outra ditaprimeira e segunda passagens de fluxo axial se estendeatravés de pelo menos uma parte do comprimento radial daoutra dita primeira e segunda passagens de fluxo da ditapluralidade de passagens de fluxo concêntricas e pelo menosuma parte do comprimento radial de uma quarta passagem defluxo da dita pluralidade de passagens de fluxoconcêntricas.
22. Camisa de fluido, de acordo com a reivindicação-16, CARACTERIZADA pelo fato de que a quarta passagem defluxo da dita pluralidade de passagens de fluxo concêntricasé disposta mais internamente e radialmente do que a ditaprimeira passagem de fluxo axial e mais externamente eradialmente do que a dita segunda passagem de fluxo axial.
23. Camisa de fluido, de acordo com a reivindicação-16, CARACTERIZADA pelo fato de que a quarta passagem defluxo da dita pluralidade de passagens de fluxo concêntricasé disposta mais internamente e radialmente do que ambas asditas primeiras e segundas passagens de fluxo axiais.
24. Camisa de fluido, de acordo com a reivindicação16, CARACTERIZADA pelo fato de que o dito diâmetro da ditauma da dita primeira e segunda passagens de fluxo axiaisdiferem em diâmetro das outras ditas primeiras e segundaspassagens de fluxo axiais.
25. Camisa de fluido, de acordo com a reivindicação 16CARACTERIZADA pelo fato de que o diâmetro da dita passagemde fluxo radial é constante entre as ditas primeiras esegundas passagens de fluxo axiais.
26. Freio, CARACTERIZADO pelo fato de compreender:uma carcaça estacionária disposta sobre um eixo detransmissão, o dito eixo de transmissão gira sobre um eixorotacional;uma primeira placa de fricção é acoplada a ditacarcaça e fixada contra a rotação em relação à dita carcaça;uma segunda placa de fricção é acoplada ao dito eixode transmissão para girar com este e para se moveraxialmente em relação ao dito eixo de transmissão;uma placa de pressão configurada para o movimentoseletivo em uma primeira direção axial para as ditasprimeiras e segundas placas de fricção;onde a dita primeira placa de fricção define umacamisa de fluido incluindo um corpo anular que define umapluralidade de passagens de fluxo concêntricas;uma primeira passagem de fluxo axial em comunicaçãofluida com uma primeira passagem de fluxo da ditapluralidade de passagens de fluxo concêntricas;uma segunda passagem de fluxo axial em comunicaçãofluida com uma segunda passagem de fluxo da dita pluralidadede passagens de fluxo concêntricas, a dita segunda passagemde fluxo é separada da dita primeira passagem por umaterceira passagem de fluxo da dita pluralidade de passagensde fluxo concêntricas, a dita terceira passagem de fluxo emcomunicação fluida com uma da dita primeira segunda passagemde fluxo axial e por um diâmetro da dita uma passagem defluxo axial que se estende através de pelo menos uma partedo comprimento radial da dita terceira passagem de fluxo epelo menos uma parte do comprimento radial de umcorrespondente da dita primeira e segunda passagem de fluxoda dita pluralidade de passagens de fluxo concêntricas;uma passagem de fluxo radial que se estende entre asditas primeiras e segundas passagens de fluxo axiais; euma entrada de fluido em comunicação com a ditapassagem de fluxo radial.
27. Freio, de acordo com a reivindicação 26,CARACTERIZADO pelo fato de que a dita primeira passagem defluxo da dita pluralidade de passagens de fluxo concêntricascompreende uma passagem de fluxo radial mais externa da ditapluralidade de passagens de fluxo concêntricas.
28. Freio, de acordo com a reivindicação 26,CARACTERIZADO pelo fato de que o dito diâmetro da dita umapassagem de fluxo axial se estende através do ditocomprimento radial correspondente a uma dita primeira esegunda passagem de fluxo da dita pluralidade de passagensde fluxo concêntricas.
29. Freio, de acordo com a reivindicação 26,CARACTERIZADO pelo fato de que o dito diâmetro da dita umapassagem de fluxo axial se estende somente através de umaparte do dito comprimento radial correspondente a uma dadita primeira e segunda passagem de fluxo da dita pluralidade de passagens de fluxo concêntricas.
30. Freio, de acordo com a reivindicação 26,CARACTERIZADO pelo fato de que o dito diâmetro da dita umapassagem de fluxo axial se estende somente através de umaparte do dito comprimento radial da dita terceira passagem de fluxo da dita pluralidade de passagens de fluxoconcêntricas.
31. Freio, de acordo com a reivindicação 26,CARACTERIZADO pelo fato de que o diâmetro da outra ditaprimeira e segunda passagens de fluxo axiais se estende através de pelo menos de uma parte do comprimento radial deuma outra dita primeira e segunda passagens de fluxo da ditapluralidade de passagens de fluxo concêntricas e por pelomenos de uma parte do comprimento radial de uma quartapassagem de fluxo da dita pluralidade de passagens de fluxo concêntricas.
32. Freio, de acordo com a reivindicação. 26,CARACTERIZADO pelo fato de que uma quarta passagem de fluxoda dita pluralidade de passagens de fluxo concêntricas édisposta mais internamente e radialmente do que a ditaprimeira passagem de fluxo axial e mais externamente eradialmente do que as ditas segundas passagens de fluxoaxiais.
33. Freio, de acordo com a reivindicação 26,CARACTERIZADO pelo fato de que uma quarta passagem de fluxoda dita pluralidade de passagens de fluxo concêntricas édisposta mais internamente e radialmente do que ambas asditas primeiras e segundas passagens de axiais.
34. Freio, de acordo com a reivindicação 26,CARACTERIZADO pelo fato de que o dito diâmetro da dita umadas primeiras e segundas passagens de fluxo axiais diferemem diâmetro das outras ditas primeiras e segundas passagensde fluxo axiais.
35. Freio, de acordo com a reivindicação 26,CARACTERIZADO pelo fato de que o diâmetro da dita passagemde fluxo radial é constante entre as ditas primeiras esegundas passagens de fluxo axiais.
BRPI0618104-0A 2005-10-31 2006-10-19 camisa de água para arrefecimento com escoamento equilibrado BRPI0618104A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US11/263,394 US7374027B2 (en) 2005-10-31 2005-10-31 Balanced flow cooling water jacket
US11/263,394 2005-10-31
PCT/US2006/041067 WO2007053333A1 (en) 2005-10-31 2006-10-19 Balanced flow cooling water jacket

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0618104A2 true BRPI0618104A2 (pt) 2011-08-16

Family

ID=37667713

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0618104-0A BRPI0618104A2 (pt) 2005-10-31 2006-10-19 camisa de água para arrefecimento com escoamento equilibrado

Country Status (7)

Country Link
US (2) US7374027B2 (pt)
EP (1) EP1943434B1 (pt)
AT (1) ATE483923T1 (pt)
BR (1) BRPI0618104A2 (pt)
DE (1) DE602006017417D1 (pt)
RU (1) RU2421640C2 (pt)
WO (1) WO2007053333A1 (pt)

Families Citing this family (23)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8245827B2 (en) * 2006-10-31 2012-08-21 Eaton Corporation Clutch brake assembly
US8776955B2 (en) 2007-02-02 2014-07-15 Warner Electric Technology Llc Liquid cooled brake with support columns
US8794414B2 (en) * 2007-09-10 2014-08-05 Eaton Corporation Coupling assembly
DE102008029583A1 (de) * 2008-06-23 2009-12-31 Agco Gmbh Bremsanlage bzw. Kupplungseinheit für ein Fahrzeug
US8813936B2 (en) * 2008-07-25 2014-08-26 Eaton Corporation Force transmitting assembly
US9140324B2 (en) * 2009-04-24 2015-09-22 Eaton Corporation Fluid cooled coupling assembly
US8752680B2 (en) 2012-07-16 2014-06-17 Eaton Corporation Multi-chambered, liquid-cooled disc brake
US20110005852A1 (en) 2009-07-10 2011-01-13 Sand Darrel R Liquid cooled brake
JP5628067B2 (ja) * 2011-02-25 2014-11-19 株式会社荏原製作所 研磨パッドの温度調整機構を備えた研磨装置
JP5683704B2 (ja) * 2011-07-19 2015-03-11 三菱電機株式会社 冷却器及び電動機一体型電力変換装置
US8662274B2 (en) 2012-03-13 2014-03-04 Warner Electric Technology Llc Rotational coupling device with improved actuator assembly
US8919514B2 (en) 2012-03-28 2014-12-30 Eaton Corporation Floating housing force transmitting assembly
JP5754548B2 (ja) * 2012-04-07 2015-07-29 トヨタ自動車株式会社 摩擦ブレーキ装置
JP2017145915A (ja) * 2016-02-18 2017-08-24 トヨタ自動車株式会社 ブレーキ付きモータ
CN106429927A (zh) * 2016-08-25 2017-02-22 镇海建设集团有限公司 一种带有储水腔的滚轮
CN106276657A (zh) * 2016-08-25 2017-01-04 镇海建设集团有限公司 带有储水腔的滚轮
CN106429917A (zh) * 2016-08-25 2017-02-22 镇海建设集团有限公司 用于升降机构的滚轮
CN106429719A (zh) * 2016-08-25 2017-02-22 镇海建设集团有限公司 一种用于升降机构的滚轮
CN106276655A (zh) * 2016-08-25 2017-01-04 镇海建设集团有限公司 具有散热功能的升降机构
CN106315439A (zh) * 2016-08-25 2017-01-11 镇海建设集团有限公司 一种具有散热功能的升降机构
CN106763308A (zh) * 2016-12-23 2017-05-31 盐城振宇科技发展有限公司 一种新型车辆水冷式盘式制动装置及其冷却方式
CN108099658B (zh) * 2017-12-18 2019-06-25 北京新能源汽车股份有限公司 一种热管理系统及电动汽车
US20200096064A1 (en) * 2018-09-26 2020-03-26 Goodrich Corporation Friction discs with angled stator lugs

Family Cites Families (25)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3124216A (en) 1964-03-10 Wedge operated
USRE25819E (en) * 1965-07-06 Rockwell brake construction
USRE20715E (en) * 1938-05-03 Liquid cooled friction drum
US2821273A (en) * 1954-12-14 1958-01-28 Roy S Sanford Fluid pressure brake system
US2942699A (en) * 1957-09-23 1960-06-28 Roy S Sanford Fluid pressure brake mechanism
US3081842A (en) 1959-09-16 1963-03-19 Lambert & Brake Corp Fluid-cooled heavy duty disc brake
US3063532A (en) * 1960-02-15 1962-11-13 Eaton Mfg Co Electromagnetic coupling with cooling means
US3081216A (en) * 1960-03-21 1963-03-12 Goodyear Tire & Rubber Method and apparatus for making cord plies for tires
GB1215641A (en) * 1967-05-05 1970-12-16 Teves Gmbh Alfred Improvements in or relating to disc brakes
US3410375A (en) * 1967-07-03 1968-11-12 Gen Motors Corp Liquid cooled self-adjusting disc brake
US3516522A (en) * 1968-08-14 1970-06-23 Gen Tire & Rubber Co Liquid cooled wheel and brake assembly
CA877112A (en) 1968-11-25 1971-08-03 M. Ewart James Liquid cooled brake
US3566997A (en) * 1969-06-02 1971-03-02 Gen Motors Corp Brake-adjusting mechanism
US3580369A (en) * 1969-06-27 1971-05-25 Gen Motors Corp Liquid-cooled disc brake assembly
US3915262A (en) * 1970-08-07 1975-10-28 Hermann Klaue Liquid cooled disc brake
US3862678A (en) * 1973-08-02 1975-01-28 Eaton Corp Cooled coupling with disc stops
US4269289A (en) * 1977-11-01 1981-05-26 Eaton Corporation Retarder
US4445599A (en) * 1981-10-27 1984-05-01 Eaton Corporation Cooling means for torque converter bypass
US4474268A (en) * 1982-04-16 1984-10-02 Horton Manufacturing Co., Inc. Torque and/or rotational control apparatus
JPS6392840A (ja) * 1986-10-02 1988-04-23 Akebono Brake Res & Dev Center Ltd 液冷式デイスクブレ−キ
GB8717877D0 (en) * 1987-07-28 1987-09-03 Lucas Ind Plc Vehicle disc brakes
GB2307961A (en) * 1995-12-08 1997-06-11 Wichita Company Ltd Cooling a brake
US6029782A (en) * 1998-03-24 2000-02-29 Dana Corporation Multiple actuator brake
FR2805937B1 (fr) 2000-03-03 2002-12-06 Daniel Drecq Dispositif de freinage a courants de foucault et echangeur de chaleur pour dispositif de freinage a courants de foucault
WO2005038283A1 (en) 2003-10-20 2005-04-28 Safe Effect Pty Ltd An energy converting brake system

Also Published As

Publication number Publication date
US7374027B2 (en) 2008-05-20
EP1943434B1 (en) 2010-10-06
US7766134B2 (en) 2010-08-03
EP1943434A1 (en) 2008-07-16
RU2008121806A (ru) 2009-12-10
RU2421640C2 (ru) 2011-06-20
ATE483923T1 (de) 2010-10-15
WO2007053333A1 (en) 2007-05-10
US20070095622A1 (en) 2007-05-03
DE602006017417D1 (pt) 2010-11-18
US20080110708A1 (en) 2008-05-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0618104A2 (pt) camisa de água para arrefecimento com escoamento equilibrado
AU2008214106B2 (en) Liquid cooled brake with support columns
TW453964B (en) Disc brake assembly
JPH0222507Y2 (pt)
US7900752B2 (en) Dual actuator friction brake assembly
WO2018120499A1 (zh) 一种风冷加水冷双作用式盘式制动装置
EP0136434B1 (en) Disc brake
JPH04228935A (ja) キャリパクラッチ又はブレーキ装置
US4415067A (en) Liquid cooled brake unit
US9062731B2 (en) Water cooled brake
US4483422A (en) Liquid cooled brake unit
CN108547890B (zh) 自冷却盘式制动装置及制动系统
EP1122454B1 (en) Torque and/or rotational control apparatus
US2710078A (en) Flex plate air brake
US2450895A (en) Stuffing box
US4566579A (en) Multiple biscuit clutch or brake with circulated immersion cooling
CN108547889B (zh) 自冷却制动盘及自冷却制动装置
US3318424A (en) Air cooling means for disc brakes
WO2015016983A1 (en) Water cooled brake

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]

Free format text: MANTIDO O INDEFERIMENTO UMA VEZ QUE NAO FOI APRESENTADO RECURSO DENTRO DO PRAZO LEGAL