"COMPOSIÇÃO DE MODELAGEM CAPILAR SEM ENXÁGUE E MÉTODO
PARA A MODELAGEM CAPILAR"Campo da Invenção
A presente invenção refere-se a composições de tratamentocapilar e ao seu uso no tratamento dos cabelos.
Antecedentes da Invenção
As composições de modelagem de cabelo convencionaisgeralmente se referem à modelagem, ao toque e à condição do cabelo.Entretanto, há uma necessidade por composições que diminuem o tempo desecagem dos cabelos.
Os adesivos sensíveis à pressão (PSAs) têm sido utilizados nascomposições para o cuidado dos cabelos conforme descrito nos documentos US5.166.276, EP 408.311, EP 412.707 e EP 412.704. Entretanto, estes PSAs tendema hidrolisar em produtos aquosos e hidroalcóolicos para o cuidado dos cabelos.
O documento WO 2004/084846 descreve composições demodelagem do cabelo que compreendem um adesivo de silicone sensível àpressão na forma de uma emulsão. Foi descoberto que as formulações contendotais emulsões sensíveis à pressão fornecem boa retenção dos cachos.
A presente invenção se refere à rápida secagem dos produtos defixação/ modelagem.
Uma vantagem adicional da presente invenção é que elapossibilita a formulação de produtos possuindo uma aparência clara.
Descrição Resumida da Invenção
Conseqüentemente, a presente invenção fornece umacomposição de tratamento capilar sem enxágüe, que compreende um adesivode silicone não emulsificado sensível à pressão que compreende uma resinade silicone e um polidiorganossiloxano dissolvido em um solvente volátil.
Um método para a modelagem capilar também é reivindicado, oqual compreende colocar os cabelos em contato com a composição descritaacima.
Um aspecto adicional da presente invenção é a utilização de umadesivo sensível à pressão para diminuir o tempo de secagem do cabelo.
Descrição Detalhada da Invenção
Salvo indicações em contrário, todos os valores em porcentagemem peso citados abaixo no presente são porcentagens em peso com base nopeso total da composição de tratamento capilar.
O termo "sem enxágue" no contexto da presente invenção significaaplicado ao cabelo e não enxaguado como parte do processo de tratamento.
Adesivos de Silicone Sensíveis à PressãoA presente invenção refere-se às composições de tratamentocapilar tipo Ieave in que compreendem um adesivo de silicone não emulsificadosensível à pressão (PSA) dissolvido em um solvente polar.
O termo "adesivo de silicone sensível à pressão" (SPSA) refere-se aos adesivos sensíveis à pressão que compreendem uma resina de siliconee um polidiorganossiloxano. Estes materiais "adesivos sensíveis à pressão"(PAS) são permanentemente pegajosos à temperatura ambiente e capazes dedesenvolver uma adesão mensurável em uma superfície pelo simples contatoou pela aplicação de uma leve pressão. Geralmente, eles não requerem calor.Não ocorre nenhuma reação química entre o adesivo e o aderente, nenhumacura do adesivo é necessária e nenhum solvente é requerido para ser perdidodurante o processo de adesão.
No contexto da presente invenção, há 3 tipos de PSAs de silicone:
(i) Adesivos de silicone sensíveis à pressão que consistem em
uma mistura de (i) um fluido de polidiorganossiloxano bloqueado no final porsilanol, por exemplo, um polímero de polidimetilsiloxano e (ii) uma resina depolissilicato bloqueado no final por trimetilsilil, tal como uma resina de silicatoque consiste em um copolímero resinoso solúvel em benzeno contendoradicais de hidroxila ligados ao silicone e que consistem essencialmente emunidades de triorganosilóxi de fórmula RS1O1/2 e unidades tetrafuncionalsilóxide fórmula S1O4/2 em uma razão de cerca de 0,6 a 0,9 de unidades detriorganossilóxi para cada unidade tetrafuncionalsilóxi presente no copolímero,em que cada R é um radical orgânico monovalente selecionadoindependentemente a partir do grupo que consiste em radicais dehidrocarboneto de 1 a 6 inclusive os átomos de carbono. A patente US2.736.721 de Dexter et ai, e a patente US 2.814.601 de Currie et ai, ensinamtais adesivos de silicone sensíveis à pressão ou similares.
(ii) Uma segunda classe de PSAs de silicone é preparada pelacondensação do fluido de silicone e do silicato. Nesta reação de condensaçãopreferida, a resina de silicato e o fluido de silicone são misturados juntos napresença de uma quantidade catalítica de um catalisador de condensação desilanol e então a resina de silicato e o fluido de silicone são condensados, porexemplo, pelo aquecimento sob condições de refluxo por 1 a 20 horas. Osexemplos dos catalisadores de condensação de silanol são as aminas primárias,secundárias e terciárias, os ácidos carboxílicos destas aminas e os sais de amônioquaternário. Tal silicone PSAs e sua fabricação são descritos acima em (i).
(ii) Uma etapa opcional adicional também pode empregar um polímerofuncional de alquenila e um agente de reticulação contendo átomos de hidrogênioligados ao silicone, eles são curados por uma reação de adição de hidrossilaçãoutilizando um catalisador do tipo platina conforme descrito no documento US4.988.779. Em tais sistemas, a razão molar dos grupos de hidrogênio ligados aosilicone para os grupos de alquenila ligados ao silicone é tipicamente maior do que 1.Entretanto, estes sistemas não são altamente preferidos.
De preferência, o adesivo de silicone sensível à pressão estápresente em níveis de 0,01% a 10% em peso da composição total. Asquantidades de maior preferência do adesivo de silicone sensível à pressãonas composições da presente invenção são de 0,1% a 5% em peso dacomposição total, de maior preferência, de 0,5% a 3% em peso.
Solvente
As composições da presente invenção também incluem umsolvente para o PSAs. Tipicamente, o solvente estará presente em quantidadessuperiores a 30% em peso da composição total, de preferência, maior do que50% em peso, de maior preferência, maior do que 60% em peso. Os exemplosde solventes são os ésteres e os álcoois, os solventes preferidos são ossilicones e os hidrocarbonetos ou suas misturas.
É preferível se a composição compreender pelo menos 5% empeso do solvente de silicone, de maior preferência, pelo menos 10% em peso.
É altamente preferível se a composição compreender menos de5% em peso de água, de maior preferência, menos de 2% em peso, de maiorpreferência, menos de 0,5% em peso.
Polímero de Modelagem Capilar
As composições da presente invenção podem compreender,opcionalmente, de 0,001% a 10% em peso de um polímero de modelagemcapilar. As quantidades de maior preferência do polímero de modelagemcapilar nas composições da presente invenção são de 0,1% a 5% em peso dacomposição, de maior preferência, de 0,5% a 3% em peso.
Os polímeros de modelagem capilar são bem conhecidos, Ospolímeros de modelagem apropriados incluem os polímeros disponíveiscomercialmente que contém as porções que fornecem os polímeroscatiônicos, aniônicos, anfóteros ou não iônicos na natureza. Os polímerosde modelagem capilar apropriados incluem, por exemplo, os copolímerosem bloco ou de enxerto. Os polímeros podem ser sintéticos ou derivadosnaturalmente.Tensoativo
As composições da presente invenção podem compreender umtensoativo. Se presente, o tensoativo não deve agir como um emulsificantepara o PSA. Os tensoativos que são apropriados para a utilização nascomposições da presente invenção podem ser não iônicos, catiônicos,aniônicos, zwitteriônicos ou uma mistura de tais tensoativos dependendo daforma do produto.
É preferível se o produto não contiver um tensoativo não iônico.
Agentes de Condicionamento do Cabelo
Os agentes de condicionamento do cabelo, tais como oshidrocarbonetos, ésteres, fluidos de silicone e materiais catiônicos podem serincluídos nas composições da presente invenção. Os agentes decondicionamento dos cabelos podem, tipicamente, estar presentes nascomposições da presente invenção em quantidades de 0,001% a 10% empeso, de preferência, de 0,1% a 3% em peso. Os agentes de condicionamentodos cabelos podem ser compostos simples ou misturas de dois ou maiscompostos da mesma classe ou de classes gerais diferentes.
Os hidrocarbonetos apropriados podem ser cadeias lineares ouramificadas e podem conter de cerca de 10 a cerca de 16, de preferência, de cercade 12 a cerca de 16 átomos de carbono. Os exemplos de hidrocarbonetosapropriados são o decano, dodecano, tetradecano, tridecano e suas misturas.
Os materiais oleosos ou graxos são selecionados a partir de óleos dehidrocarbonetos, ésteres graxos e suas misturas. Os óleos de hidrocarboneto decadeia linear irão, de preferência, conter de cerca de 12 a cerca de 30 átomos decarbono. Também são apropriados os hidrocarbonetos poliméricos dos monômerosde alquenila, tais como os monômeros de alquenila C2-C6.
Os exemplos específicos dos óleos de hidrocarbonetos apropriadosincluem o óleo de parafina, óleo mineral, dodecano saturado e insaturado, tridecanosaturado e insaturado, tetradecano saturado e insaturado, pentadecano saturado einsaturado, hexadecano saturado e insaturado e suas misturas. Os isômeros decadeia ramificada destes compostos, bem como os hidrocarbonetos de maiorcomprimento de cadeia, também podem ser utilizados.
Os ésteres de ácido graxo apropriados são caracterizados porpossuírem pelo menos 10 átomos de carbono e incluem os ésteres comcadeias de hidrocarbila derivadas dos ácidos graxos ou álcoois. Os ésteres deácido monocarboxílicos incluem os ésteres de álcoois e/ou ácidos de fórmulaR'COOR em que R' e R denotam independentemente os radicais alquila oualquenila e a soma dos átomos de carbono em R' e R é de pelo menos 10, depreferência, pelo menos 20. Os ésteres di e trialquila e alquenila dos ácidoscarboxílicos também podem ser utilizados.
Os ésteres graxos particularmente preferidos são o mono, di etriglicerídeos, mais especificamente, o mono, di e tri ésteres do glicerol e osácidos carboxílicos de cadeia longa, tais como os ácidos carboxílicos C1-C22·Os materiais preferidos incluem a manteiga de cacau, estearina de palma, óleode girassol, óleo de soja e óleo de coco.
O miristato de isopropila é especialmente preferido.
O material oleoso/ graxo está adequadamente presente em umnível de 0,05 a 10, de preferência, de preferência, de 0,2 a 5, de maiorpreferência, de cerca de 0,5 a 3% em peso.
Os exemplos dos agentes de condicionamento de siliconeapropriados úteis no presente podem incluir os polidimetilsiloxanos cíclicos oulineares, silicones de fenila e alquil fenila e os copolióis de silicone. Os agentesde condicionamento catiônicos úteis no presente podem incluir os sais deamônio quaternário ou os sais de aminas graxas, tais como o cloreto de cetilamônio, por exemplo.
As composições, de acordo com a presente invenção podem,opcionalmente, compreender de 0,1% a 10% em peso de um silicone volátilcomo o agente de condicionamento dos cabelos. Os silicones voláteis são bemconhecidos no estado da técnica e estão disponíveis comercialmente eincluem, por exemplo, os compostos lineares e cíclicos. Os óleos de siliconevoláteis são, de preferência, os polidimetilsiloxanos lineares ou cíclicoscontendo de cerca de 3 a cerca de 9 átomos de silicone.
As composições da presente invenção podem compreender,opcionalmente, um polímero de silicone reticulado.
O polímero de silicone reticulado é, de preferência, uma emulsãopolimerizada não rígida e pode estar presente nas composições da presenteinvenção em uma quantidade de até 10% em peso, com base no peso total dacomposição, de maior preferência, de 0,2% a 6% em peso, de maiorpreferência, de 0,5 a 5% em peso.
Os polímeros de silicone preferidos para a utilização na presenteinvenção são os polidiorganossiloxanos, de preferência, derivados decombinações apropriadas de unidades R3SiOo1S e unidades R2SiO onde cada Rrepresenta independentemente um grupo alquila, alquenila (por exemplo,vinila), alcarila, aralquila ou arila (por exemplo, fenila). R é, de maiorpreferência, a metila.
Os polímeros de silicone reticulados são descritos no documento EP818.190, os conteúdos dos quais são incorporados no presente como referência.
As composições da presente invenção podem compreenderadicionalmente um material de álcool graxo. Acredita-se que o uso combinadode materiais de álcool graxo e tensoativos catiônicos nas composições decondicionamento seja especialmente vantajoso, porque isto leva à formação deuma fase lamelar, em que o tensoativo catiônico é disperso.
Por "material de álcool graxo" entende-se um álcool graxo, umálcool graxo alcoxilado, ou uma de suas misturas. Os álcoois graxos preferidossão o álcool cetearílico, álcool cetílico e o álcool estearílico.
As composições de modelagem do cabelo da presente invençãopodem ainda conter uma variedade de componentes opcionais não essenciaisapropriados para proporcionar às composições maior aceitação estética ouauxilio no uso, incluindo a dispensação do produto pelo recipiente. Taisingredientes opcionais convencionais são bem conhecidos pelos técnicos noassunto, por exemplo, conservante tais como álcool benzílico, metil parabeno,propil parabeno e imidazolidinil uréia, agentes de ajuste do pH, tais como oácido cítrico, ácido succínico, hidróxido de sódio e trietanolamina, agentescolorantes tais como quaisquer dos corantes FD&C ou D&C, óleos perfumados,agentes de quelação, tal como o ácido etilenodiamina tetraacético e os agentesplastificantes poliméricos, tais como glicerina e propileno glicol.
Forma do Produto
As composições da presente invenção são, de preferência, ascomposições de modelagem capilar que podem assumir uma variedade deformas, incluindo, por exemplo, géis, loções, cremes, sprays e aerossóis.
Os produtos em musse são difíceis de formular utilizando estatecnologia à medida que, em geral, os produtos em musse incluem níveiselevados de água.
As formas de produto preferidas são os aerossóis, sprays e soros.
As composições em forma de aerossóis da presente invenção irãoincluir um propelente de aerossol que serve para expelir os outros materiais dorecipiente e, na maioria das vezes, agem como um solvente para o PSA. Osexemplos dos propelentes apropriados incluem o dimetil éter e os propelentes dehidrocarbonetos, tais como o propano, n-butano e iso-butano. Os propelentes podemser utilizados unicamente ou em misturas. Os propelentes insolúveis em água,especialmente os hidrocarbonetos, são preferidos.
A quantidade de propelente utilizada é governada por fatoresnormais bem conhecidos no estado da técnica de aerossóis. Para os spraysaerossóis, o nível de propelente é geralmente de 30 a 98% em peso dacomposição total, de maior preferência, de 50 a 95% em peso.
As composições da presente invenção também podem assumir uma forma de produto não espumante, tal como creme ou gel de modelagem do cabelo.Tal creme ou gel irá incluir um estruturante ou espessante, tipicamente em um nívelde 0,1% a 10%, de preferência, de 0,5% a 3% em peso com base no peso total.
Os exemplos de estruturantes apropriados ou espessantes são osespessantes poliméricos, tais como os polímeros de carboxivinila. Um polímero de carboxivinila é um interpolímero de uma mistura monomérica que compreende umácido carboxílico olefinicamente insaturado monomérico, e de cerca de 0,01% acerca de 10% em peso dos monômeros totais de um poliéter de um álcoolpoliídrico. Os polímeros de carboxivinila são substancialmente insolúveis emlíquidos, hidrocarbonetos orgânicos voláteis e são dimensionalmente estáveis na exposição ao ar. Adequadamente, o peso molecular do polímero de carboxivinila éde pelo menos 750.000, de preferência, pelo menos 1.250.000, de maiorpreferência, pelo menos 3.000.000. Os polímeros de carboxivinila preferidos são oscopolímeros de ácido acrílico reticulados com alilsacarose ou alilpentaeritritolconforme descrito na patente US 2.798.053. Estes polímeros são fornecidos pela B. F. Goodrich Company como, por exemplo, Carbopol 934, 940, 941 e 980. Os outrosmateriais que também podem ser utilizados como estruturantes ou espessantesincluem aqueles que podem proporcionar uma viscosidade do tipo gel a umacomposição, tal como polímeros hidrossolúveis ou coloidalmente hidrossolúveiscomo os éteres de celulose (por exemplo, metilcelulose, hidroxietilcelulose, hidroxipropilmetilcelulose e carboximetilcelulose), goma guar, alginato de sódio,goma arábica, goma xantana, álcool polivinílico, pirrolidona de polivinila, goma agarde hidroxipropila, derivados de amido e amido, e outros espessantes, modificadoresde viscosidade, agentes geleificantes, ect. Também é possível utilizar espessantesinorgânicos, tais como bentonita ou argilas de laponita.
A presente invenção será agora ilustrada pelos seguintesexemplos não limitantes.
Os Exemplos da presente invenção são ilustrados por umnúmero; os Exemplos Comparativos são ilustrados por uma letra.
Exemplos
As seguintes emulsões de PSA foram utilizadas:
O seguinte Adesivo de Silicone Sensível à Pressão foi utilizado -Dow Corning® Q2-7406.
30 g do material acima foram colocados em um forno a vácuo a80° C por 24 horas para possibilitar que todo o solvente evaporasse.
O material residual (referido abaixo como "Q2-7406- semsolvente") foi então dissolvido em 1 cSt PDMS (DC200 - 1 cSt) ouciclopentassiloxano (DC245) em um nível de 30% em peso total (24 horas em um frasco rotativo). As soluções obtidas foram utilizadas para a formulação dosexemplos da presente invenção.
A solução em 1 cSt PDMS também foi utilizada para a preparaçãode uma emulsão óleo em água formulada em um exemplo comparativo.
A emulsão é produzida pela mistura de 50% em peso de solução SiPSA (30% em peso de ativo), 45% em peso de água destilada e 5% deTergitol TMN-6 utilizando um agitador Heidolph.
Exemplo 1
Bomba de Spray Capilar
<table>table see original document page 11</column></row><table>Exemplo A
Bomba de Spray Capilar
<table>table see original document page 12</column></row><table>Exemplo 3
Spray Aerossol
<table>table see original document page 13</column></row><table>
Exemplo 4
Soro Capilar
<table>table see original document page 13</column></row><table>
Criação de Estilo Rápido
0,2 g do Exemplo 1 e do Exemplo A foi injetado ao longo docomprimento de 2 g de tranças de cabelo Espanhol 'virgem' úmido de 10" (3tranças por tratamento); as tranças são enroladas ao redor de cilindrosespirais e colocadas em um forno a 50° C por 30 minutos. Após ocondicionamento em temperaturas ambiente por 30 minutos, o cabelo éremovido dos cilindros e o comprimento das ondulações é medido e tirada amédia das as três tranças.
<table>table see original document page 13</column></row><table>O cabelo tratado com o Exemplo 1 possuía uma ondulação maisfirme do que o cabelo tratado com o Exemplo A. Além disso, após 30 minutos atrança do cabelo tratado com o Exemplo 1 estava seca, o cabelo tratado com oExemplo A ainda estava úmido.
Toque ε Retenção do Estilo
Dois conjuntos de três tranças de cabelo virgem de 7 g e 10"foram mantidos por 30 minutos em cilindros aquecidos, deixados resfriar por 30minutos em condições ambiente, após a remoção formaram as ondulaçõesvaporizadas com o Exemplo Beo Exemplo 2. Seis jurados avaliaram a 'rigidez'dos conjuntos de cabelo ao apertar a tranças em suas palmas e 6 de 6julgaram as tranças tratadas com o Exemplo B como sendo 'mais rígida'. Osdois conjuntos de tranças foram então colocados em uma câmara de umidadea 90% de umidade do ar e 30° C por 10 minutos. Seis de seis jurados julgaramque as tranças tratadas com o Exemplo 2 retiveram o conjunto das ondulaçõesmelhor do que aqueles tratados com o Exemplo B.