BRPI0617472A2 - mÉtodo para processamento de informaÇço de paginaÇço em um sistema de comunicaÇço màvel sem fio - Google Patents

mÉtodo para processamento de informaÇço de paginaÇço em um sistema de comunicaÇço màvel sem fio Download PDF

Info

Publication number
BRPI0617472A2
BRPI0617472A2 BRPI0617472-8A BRPI0617472A BRPI0617472A2 BR PI0617472 A2 BRPI0617472 A2 BR PI0617472A2 BR PI0617472 A BRPI0617472 A BR PI0617472A BR PI0617472 A2 BRPI0617472 A2 BR PI0617472A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
information
primary system
system information
paging
mobile terminal
Prior art date
Application number
BRPI0617472-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Young-Dae Lee
Sung-Duck Chun
Myung-Cheul Jung
Sung-Jun Park
Original Assignee
Lg Electronics Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Lg Electronics Inc filed Critical Lg Electronics Inc
Publication of BRPI0617472A2 publication Critical patent/BRPI0617472A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W48/00Access restriction; Network selection; Access point selection
    • H04W48/08Access restriction or access information delivery, e.g. discovery data delivery
    • H04W48/12Access restriction or access information delivery, e.g. discovery data delivery using downlink control channel
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W68/00User notification, e.g. alerting and paging, for incoming communication, change of service or the like
    • H04W68/02Arrangements for increasing efficiency of notification or paging channel
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W72/00Local resource management
    • H04W72/20Control channels or signalling for resource management
    • H04W72/23Control channels or signalling for resource management in the downlink direction of a wireless link, i.e. towards a terminal
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W72/00Local resource management
    • H04W72/30Resource management for broadcast services

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Computer Security & Cryptography (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)

Abstract

MÉTODO PARA PROCESSAMENTO DE INFORMAÇçO DE PAGINAÇçO EM UM SISTEMA DE COMUNICAÇçO MàVEL SEM FIO Em um sistema de comunicações móvel sem fio, um método para o processamento da informação de paginação permite que as operações de um terminal móvel sejam simplificadas e permite o uso eficiente de recursos para o terminalmóvel. A rede instrui, antecipadamente, a transmissão da in- formação de controle, tais como uma mensagem de paginação particular, uma mensagem de notificação, informação do sis- tema e semelhantes, via um canal indicador único. O terminal móvel recebe esse canal indicador único e usa a informação do indicador que foi transmitida via o canal indicador a fim de receber a informação de controle.

Description

"MÉTODO PARA PROCESSAMENTO DE INFORMAÇÃO DE PAGI-NAÇÃO EM UM SISTEMA DE COMUNICAÇÃO MÓVEL SEM FIO"
Campo Técnico
A presente invenção refere-se a sistemas de comu-nicação móvel sem fio (rádio), e em particular, refere-se aum método para processamento da informação de paginação quepermite que as operações de um terminal móvel sejam simpli-ficadas e permite o uso eficiente de recursos para o termi-nal móvel.
Técnica Antecedente
Para suportar o acesso sem fio de banda larga (porexemplo, WiMAX), existem tipos diferentes de interfaces dear sem fio de banda larga, tal como tecnologias 3G celulares(por exemplo, UMTS, WCDMA, etc.) e técnicas de acesso múlti-plo com base em múltiplas, portadoras (por exemplo, OFDMA,OFDM-TDMA, OFDM-CDMA, etc.). A multiplexação por divisão defreqüência envolve a sub-canalização, da qual pelo menosquatro tipos (OFDM, flash OFDM, sOFDMA e OFDMA) existem.
A multiplexação por divisão de freqüência ortogo-nal (OFDM) envolve a divisão de um sinal de rádio em múlti-plos sub-sinais menores que são então transmitidos simulta-neamente em freqüências diferentes para um receptor. OFDM serefere a uma forma de transmissão de múltiplas portadorasonde todas as sub-portadoras são ortogonais entre si. Certospadrões IEEE e padrões 3GPP estão relacionados com váriosaspectos da OFDM.
As figuras 1 e 2 mostram um quadro típico que éusado na OFDM. Um quadro tem uma duração de tempo de 10 ms(milissegundos) e consiste de 20 sub-quadros, cada um tendouma duração de tempo de 0,5 ms. Cada sub-quadro pode consis-tir de um bloco de recurso (RB) que contém dados ou informa-ção e um prefixo cíclico (CP) que é um intervalo de proteçãonecessário para modulação da OFDM convencional (mas não ne-cessário para OFDM com modelagem de pulso, isto é,OFDM/OQAM). A duração do sub-quadro corresponde com o TTI(intervalo do tempo de transmissão) do enlace descendentemínimo.
A figura 3 mostra uma estrutura de sinal de refe-rência de enlace descendente básica consistindo de símbolosde referência conhecidos. A saber, um mapeamento dos símbo-los do canal físico no domínio de freqüência é mostrado. Emoutras palavras, a informação de canal codificado, interca-lada e de dados modulados (isto é, informação da camada 3) émapeada sobre símbolos de tempo/freqüência da OFDM. Os sím-bolos da OFDM podem ser organizados em um número (M) de sub-portadoras consecutivas para um número (N) de símbolos daOFDM consecutivos.
Aqui, é assumido que 7 símbolos da OFDM existempor sub-quadro (quando o comprimento CP é curto). No caso deum CP longo ou uma estrutura de quadro diferente, essa es-trutura de sinal de referência de enlace descendente básicaseria ligeiramente diferente.
Os símbolos de referência (isto é, primeiros sím-bolos de referência) ficam localizados no primeiro símboloda OFDM de cada sub-quadro atribuído para a transmissão doenlace descendente. Isso é válido para ambos FDD e TDD, bemcomo para ambos CP longo e curto. Símbolos de referência a-dicionais (isto é, segundos símbolos de referência) ficamlocalizados no terceiro último símbolo da OFDM de cada sub-quadro atribuído para transmissão do enlace descendente. Es-sa é a linha de referência para ambos FDD e TDD, bem comopara ambos CP longo e curto. Entretanto, para FDD, uma ava-liação de se os segundos símbolos de referência são necessá-rios deve ser feita.
A figura 4 mostra uma estrutura exemplar de umsistema de telecomunicações móvel universal evoluído (E-UMTS). 0 sistema E-UMTS é um sistema que evoluiu do sistemaUMTS, e seu trabalho de padronização está atualmente sendoexecutado pela organização dos padrões 3GPP.
A rede do E-UMTS geralmente compreende pelo menosum terminal móvel (isto é, equipamento do usuário: UE), es-tações de base (isto é, Node Bs), um servidor do plano decontrole (CPS) que executa as funções de controle de rádio(sem fio), uma entidade de gerenciamento de recurso de rádio(RRM) que executa as funções de gerenciamento do recurso derádio, uma entidade de gerenciamento de mobilidade (MME) queexecuta as funções de gerenciamento de mobilidade para umterminal móvel e um portão de acesso (AG) que fica localiza-do em uma extremidade da rede E-UMTS e se conecta com uma oumais redes externas. Aqui, pode ser entendido que os nomesparticulares das várias entidades de rede não são limitadosa esses mencionados acima.
As várias camadas do protocolo de interface do rá-dio entre o terminal móvel e a rede podem ser divididas emLl (camada 1), L2 (camada 2) e L3 (camada 3) com base nastrês camadas inferiores do modelo do padrão de interligaçãodo sistema aberto (OSI) que é conhecido no campo dos siste-mas de comunicação. Entre essas camadas, uma camada físicaque é parte da camada 1 provê um serviço de transferência deinformação usando um canal físico, enquanto uma camada decontrole de recurso de rádio (RRC) localizada na camada 3executa a função de controle dos recursos de rádio entre oterminal móvel e a rede. Para fazer isso, a camada do RRCtroca mensagens do RRC entre o terminal móvel e a rede. Asfunções da camada do RRC podem ser distribuídas entre e exe-cutadas dentro do nó B, do CPS/RRM e/ou o MME.
As figuras 5 e 6 mostram uma arquitetura exemplardo protocolo de interface do rádio entre o terminal móvel ea UTRAN (rede de acesso de rádio terrestre do UMTS) . O pro-tocolo de interface do rádio das figuras 5 e 6 é horizontal-mente compreendido de uma camada física, uma camada de liga-ção de dados e uma camada de rede, e verticalmente compreen-dido de um plano do usuário para transmitir dados do usuárioe um plano de controle para transferir a sinalização de con-trole. A camada do protocolo da interface do rádio das figu-ras 5 e 6 pode ser dividida em Ll (camada 1), L2 (camada 2)e L3 (camada 3) com base nas três camadas inferiores do mo-delo dos padrões de interligação do sistema aberto (OSI) queé conhecido no campo dos sistemas de comunicação.
As camadas particulares do plano de controle deprotocolo de rádio da figura 5 e do plano do usuário do pro-tocolo de rádio da figura 6 serão descritas abaixo. A camadafísica (isto é, camada 1) usa um canal físico para prover umdispositivo de transferência de informação para uma camadasuperior. A camada física é conectada com uma camada de con-trole de acesso de meio (MAC) localizada acima via um canalde transporte e os dados são transferidos entre a camada fí-sica e a camada MAC via o canal de transporte. Também, entrecamadas físicas respectivamente diferentes, a saber, entreas camadas físicas respectivas do lado de transmissão(transmissor) e do lado de recepção (receptor), os dados sãotransferidos via um canal físico.
A camada MAC da camada 2 provê serviços para umacamada de controle de ligação de rádio (RLC) (que é uma ca-mada superior) via um canal lógico. A camada RLC da camada 2suporta a transmissão de dados com confiabilidade. Deve serobservado que a camada RLC nas figuras 5 e 6 é representadaem linhas pontilhadas, porque se as funções da RLC são im-plementadas em e executadas pela camada MAC, a própria cama-da RLC pode não precisar existir. A camada PDCP da camada 2executa uma função de compactação de cabeçalho que reduz ainformação de controle desnecessária tal que os dados sendotransmitidos pela utilização de pacotes de protocolo da In-ternet (IP), tais como IPv4 ou IPv6, podem ser eficientemen-te enviados através de uma interface de rádio (sem fio) quetem uma largura da banda relativamente pequena.
A camada de controle de recurso do rádio (RRC) lo-calizada na porção mais baixa da camada 3 é definida somenteno plano de controle e manipula o controle de canais lógi-cos, canais de transporte e canais físicos com relação àconfiguração, reconfiguração e liberação das portadoras derádio (RB). Aqui, a RB se refere a um serviço que é providopela camada 2 para transferência de dados entre o terminalmóvel e a UTRAN.
Quanto aos canais usados na transmissão do enlacedescendente para transmitir os dados da rede para o terminalmóvel, existe um canal de difusão (BCH) usado para transmi-tir a informação do sistema e um canal compartilhado (SCH)usado para transmitir mensagens de tráfego do usuário ou decontrole. Quanto aos canais usados na transmissão do enlaceascendente para transmitir dados do terminal móvel para arede, existe um canal de acesso aleatório (RACH) usado paratransmitir uma mensagem de controle inicial e um canal com-partilhado (SCH) usado para transmitir mensagens de tráfegodo usuário ou de controle.
Uma função implementada nos sistemas 3GPP é umprocedimento de paginação. O procedimento de paginação é ne-cessário para a conversão do UE do modo inativo para o modoativo. Esse procedimento é implementado via um canal de con-trole de paginação (PCCH), um canal de paginação (PCH), umcanal físico de controle comum secundário (S-CCPCH) e um ca-nal indicador de paginação (PICH). O procedimento de pagina-ção utiliza dois tipos diferentes de dados (ou sinais), asaber, um indicador de paginação (PI) e dados de paginaçãosubstanciais. O PI é enviado em um canal indicador de pagi-nação (PICH) antecipadamente aos dados de paginação substan-ciais. Os dados de paginação substanciais são enviados em umcanal de paginação separado (PCH), que é transportado por umcanal físico de controle comum secundário (SCCPCH).
Revelação da Invenção
Problema Técnico
Antes de enviar os dados para um terminal móvelparticular, a rede transmite uma mensagem de paginação noenlace descendente a fim de determinar a célula particularna qual o UE está localizado. No método de transmissão damensagem de paginação da técnica relacionada, um indicador(que informa antecipadamente que uma mensagem de paginaçãoserá transmitida) é transmitido através de um canal separado(distinto), tal como um canal indicador de paginação. Adi-cionalmente, um indicador (que informa antecipadamente queuma mensagem de notificação para um serviço de multidifusãoe difusão será transmitida) é também transmitido através deum canal separado (distinto). Além desses canais, o terminalmóvel deve também receber outros canais, tal como um canalde difusão usado para periodicamente transmitir a informaçãodo sistema. Como existe um número total grande de canais queum terminal móvel deve receber devido às transmissões atra-vés de canais separados (distintos) de acordo com cada tipode finalidade, ocorrem problemas relacionados com operaçõesmais complicadas do terminal móvel e um desperdício de re-cursos do terminal móvel.
Solução Técnica
A presente invenção foi desenvolvida a fim de re-solver os problemas acima descritos da técnica relacionada.Como um resultado, a presente invenção provê um método paraprocessar a informação de paginação tal que as operações deum terminal móvel podem ser simplificadas e permite o usoeficiente de recursos para o terminal móvel.
Breve Descrição dos Desenhos
A figura 1 mostra uma estrutura exemplar de umquadro usado em OFDM.
A figura 2 mostra uma estrutura exemplar de umsub-quadro dentro do quadro da figura 1.
A figura 3 mostra um exemplo de como os dados esímbolos de referência para a OFDM podem ser expressos nodomínio da freqüência e no domínio do tempo.
A figura 4 mostra uma visão geral de uma arquite-tura de rede E-UMTS.
As figuras 5 e 6 mostram uma estrutura (arquitetu-ra) exemplar de um protocolo de interface de rádio entre umterminal móvel e uma UTRAN de acordo com o padrão de rede deacesso de rádio 3GPP.
A figura 7 é um diagrama para explicar os aspectosda presente invenção mostrando onde a informação de controlee os blocos de recurso podem ficar localizados dentro de ca-da sub-quadro com relação à freqüência e tempo.
A figura 8 é um diagrama usado para explicar ummétodo de transmissão e recepção da informação de controlede acordo com uma modalidade exemplar da presente invenção.
A figura 9 é um diagrama usado para explicar um25 método de transmissão e recepção da informação de controlede acordo com uma outra modalidade exemplar da presente in-venção .
A figura 10 é um diagrama usado para explicar ummétodo de transmissão e recepção da informação de controlede acordo com uma outra modalidade exemplar da presente in-venção.
A figura 11 é um diagrama usado para explicar ummétodo de transmissão e recepção da informação de controlede acordo com uma outra modalidade exemplar da presente in-venção.
A figura 12 é um diagrama usado para explicar ainformação de constituição de um FCCH de acordo com uma mo-dalidade exemplar da presente invenção.
Modo para a Invenção
Um aspecto da presente invenção é o reconhecimentopelos presentes inventores com relação aos problemas e des-vantagens da técnica relacionada descrita acima e explicadaem mais detalhes a seguir. Com base em tal reconhecimento,os aspectos da presente invenção foram desenvolvidos.
Na técnica relacionada, pode ser dito que a infor-mação do sistema é sempre fixa ou não flexível. Tal formatofixo permite que um terminal móvel facilmente detecte e leiaapropriadamente a informação do sistema transmitida da rede.
Em contraste, os aspectos da presente invençãopermitem que pelo menos algumas porções da informação dosistema sejam dinamicamente (ou flexivelmente) alteradas.Indicadores apropriados são incluídos tal que um terminalmóvel pode detectar e ler apropriadamente a informação dosistema dinâmico (flexível). Como um resultado, informaçãode sistema adicional pode ser adicionada quando desejado afim de suportar a evolução técnica e os avanços, que assimpermite enriquecimentos futuros ou expansão continuada deinformação do sistema atualmente usada.
Deve ser observado que os aspectos da presente in-venção estão relacionados com preocupações com relação à e-volução a longo prazo (LTE) do padrão 3GPP. Como tal, o 3GPPTS 25.813 (LTE TR) e suas seções relacionadas ou porções domesmo, bem como várias enriquecimentos de desenvolvimento domesmo pertencem a presente invenção. Tais enriquecimentos eevolução resultaram no uso de um prefixo particular (a letraE) quando rotulando várias entidades de rede (por exemplo,eNode Β), camadas de protocolo, canais e semelhantes. Entre-tanto, pode ser claramente entendido que tal rotulagem e ou-tras terminologias são meramente exemplares e assim podemser alteradas (ou posteriormente esclarecidas) como um re-sultado das discussões continuas ou futuras.
Primeiro, com relação aos aspectos da presente in-venção, certos aspectos relacionados com o procedimento depaginação serão explicados abaixo.
No modo inativo, o UE precisa completar um proce-dimento de supervisão periódico a fim de monitorar o canalde paginação. Com a recepção da informação de paginação re-lacionada com o próprio UE, o UE então muda para o modo ati-vo e recebe a paginação da rede. A monitoração no procedi-mento de supervisão periódica é realizada através da monito-ração de um indicador de paginação (PI). O indicador de pa-ginação é enviado uma vez via o canal do indicador de pagi-nação (PICH) em cada ciclo.
Quando a camada RRC do UE e a camada RRC da UTRANsão conectadas para transmitir e receber uma mensagem RRCentre si, o UE é considerado como estando em um estado co-nectado com RRC. Quando eles não estão conectados, o UE éconsiderado como estando em um estado inativo.
Quando no estado conectado com RRC, o UE pode serdividido em um estado URA_PCH, um estado CELL_PCH, um estadoCELL_FACH e/ou um estado CELL_DCH. Em particular, quando oUE está no estado inativo (além do estado URA_PCH e do esta-do CELL_PCH), ele desperta somente em cada ciclo de repeti-ção descontínua (DRX)_ para receber uma informação de pagi-nação de transmissão do PICH (canal indicador de paginação),a fim de reduzir o consumo de energia.
Quando no estado URA_PCH ou o estado CELL_PCH, oUE recebe e armazena um comprimento de ciclo DRX específicoda UTRAN e'recebe de maneira descontínua o PICH de acordocom o comprimento do ciclo DRX específico da UTRAN.
Além disso, no estado inativo, o UE recebe e arma-zena um comprimento de ciclo DRX específico do domínio do CNe recebe de maneira descontínua o PICH de acordo com o com-primento do ciclo DRX específico do domínio do CN.
O UE também obtém e usa um comprimento de cicloDRX correspondendo com seu estado através da difusão de in-formação do sistema pela camada RRC da UTRAN.
O PICH é um canal físico usado para transmitir umindicador de paginação (PI) e tem uma taxa de dados fixa deSF 256. O PICH é sempre usado em associação com um S-CCPCH(canal físico de controle comum secundário) para o qual oPCH (canal de paginação) é mapeado.A UTRAN periodicamente transmite informação inclu-indo o PI através do PICH para o UE. 0 UE então periodica-mente verifica se o PICH tem um PI relacionado com ele. Maisespecificamente, o UE no estado inativo periodicamente des-5 perta para verificar o PICH. Se um PI é recebido através doPICH, o UE recebe o S-CCPCH no qual o PCH está mapeado, paradessa forma receber informação de paginação correspondente.
A UTRAN periodicamente transmite informação dosistema através de um BCH (canal de difusão) para o UE. Maisespecificamente, a UTRAN transmite um SIB (bloco de informa-ção do sistema) que é um grupo de informação para constituirum canal e um protocolo, usando o BCH e transmite a informa-ção para atualizar cada tipo de informação do sistema para oUE com base no ambiente de rádio, que pode passar por mudan-ças constantes.
A figura 7 é um diagrama para explicar os aspectosda presente invenção mostrando onde a informação de controlee os blocos de recurso podem ficar localizados dentro de ca-da sub-quadro com relação à freqüência e tempo.
A estrutura (formato) de um sub-quadro em relaçãoao domínio de freqüência e domínio de tempo pode ser enten-dida a partir da figura 7. A saber, um único sub-quadro temuma duração de tempo de 0,5 ms com 7 símbolos (porções) deOFDM nele.
Na primeira porção do sub-quadro, a informação decontrole (isto é, informação de controle L1/L2, FCCH, SCCH,etc.) é incluída, enquanto blocos de recurso (RBs) que podemestar na forma de um ou mais pedaços podem ficar localizadosna porção restante do sub-quadro. Aqui, um bloco de recursopode ocupar toda a duração de tempo do sub-quadro (excluindoa duração de tempo para a informação de controle) ou algumaduração de tempo parcial do mesmo. Também, cada bloco de re-curso (RB) pode usar uma faixa de freqüência particular (is-to é, um número particular de sub-portadoras).
0 eixo de freqüência pode ser citado como uma lar-gura de banda de célula escalável, que tipicamente tem umafaixa de freqüência de 1,25 ~ 20 MHz. Uma pluralidade desub-portadoras existe na largura de banda de célula escalá-vel. Dessa faixa de freqüência, uma assim chamada freqüênciacentral (de aproximadamente 10 MHz) é usada principalmentena transmissão da informação do sistema.
Na técnica relacionada, tal informação do sistemaé considerada como sendo fixa. Embora isso permita que oterminal facilmente leia a informação do sistema, a adiçãode nova informação do sistema não é possível. Em contraste,a presente invenção permite que pelo menos parte da informa-ção do sistema seja flexível (ou dinâmica).
Para fazer isso, a presente invenção divide (ousepara ou distingue) a informação do sistema em informaçãode sistema primária (por exemplo, bloco de informação mes-tre: MIB) e informação do sistema não primária (ou secundá-ria) (por exemplo, bloco de informação do sistema: SIB).
A MIB é transmitida em uma maneira estática (porexemplo, via um BCH para transmissão em maneira fixa), en-quanto a SIB é transmitida em uma maneira dinâmica (por e-xemplo, via um SCH de enlace descendente para transmissão namaneira dinâmica). Aqui, a transmissão em uma maneira dinâ-mica significa que faixas de freqüência e durações de tempodiferentes podem ser usadas.
Para cada quadro, a MIB contém informação sobreonde cada SIB está localizada. A saber, a faixa de freqüên-cia particular (isto é, sub-portadoras) e a duração de tempoparticular (isto é, símbolos) para cada SIB são especifica-das para permitir que o terminal (UE) leia apropriadamenteas SIBs apropriadas. Por exemplo, a MIB pode indicar que umUE particular (por exemplo, UE #11) deve ler um bloco de re-curso particular (por exemplo, RB #3) . Aqui, o RB #3 podetambém ser expresso como a informação localizada em certassub-portadoras e certos símbolos (por exemplo, nas sub-portadoras #13-60 e símbolos #3~5) .
Em uma maneira similar, para cada sub-quadro den-tro de um quadro, a informação de controle (localizada naprimeira porção) contém informação sobre onde cada bloco derecurso (RB) está localizado. A saber, a faixa de freqüênciae a duração de tempo particular para cada RB são especifica-das para permitir que o terminal (UE) leia apropriadamenteos RBs apropriados.
Os conceitos acima geralmente representados na fi-gura 7 serão explicados em mais detalhes na descrição se-guinte com referência às figura 8 a 12.
A figura 8 é um diagrama usado para explicar ummétodo de transmissão e recepção da informação de controlede acordo com uma modalidade exemplar da presente invenção.A rede transmite um canal de controle de quatro (FCCH) emcada período particular (isto é, um primeiro período). A se-guir, o período particular é citado como um quadro.
Deve ser observado que o FCCH pode também ser des-crito em termos diferentes. A saber, a informação de contro-le transmitida pela rede pode ser chamada informação de con-trole de L1/L2, FCCH, SCCH ou semelhante. A seguir, tal in-formação de controle será principalmente citada como FCCH,meramente com a finalidade de explicação (embora a informa-ção de controle e SCCH sejam também descritas) .
Como mostrado na figura 8, um MIB (bloco de infor-mação mestre) é repetidamente transmitido em cada segundoperíodo, que é diferente do primeiro período acima menciona-do. O MIB inclui a informação de escalação para um SIB (blo-co de informação do sistema) que transmite informação dosistema, uma mensagem de paginação e uma mensagem de notifi-cação. A saber, o MIB provê a informação de escalação rela-cionada com qual freqüência e qual tempo são usados paratransmitir cada tipo de informação de controle, tais comoSIBs múltiplos, mensagens de paginação múltiplas, mensagensde notificação múltiplas e semelhantes. O segundo períodopode ser ajustado para ser maior do que o primeiro período.
O MIB pode ser transmitido no primeiro quadro do período noqual o MIB é para ser transmitido.
Aqui, o FCCH que é transmitido em cada quadro podeinformar sobre se os dados transmitidos na duração de tempo(quadro) correspondente é uma mensagem de controle comum,uma mensagem de controle dedicada para um terminal móvelparticular, dados comuns ou dados dedicados para um terminalmóvel particular. Também, o FCCH informa sobre em qual fre-qüência e qual tempo dentro do quadro que uma mensagem decontrole ou dados da informação de controle são transmitidos.
0 terminal móvel periodicamente recebe o FCCH emcada primeiro período. Se o FCCH de um quadro particular in-dica a transmissão de uma MIB, o terminal móvel recebe a MIBna freqüência e tempo correspondentes de acordo com a infor-mação de escalação incluída na informação do indicadortransmitida através do FCCH. Com referência à MIB, o termi-nal móvel pode obter a informação de escalação para mensa-gens de paginação particulares, mensagens de notificaçãoparticulares, mensagens do indicador particulares e seme-lhantes. Através de tal informação de escalação, o terminalmóvel pode determinar qual freqüência e qual tempo foram u-sados para transmitir uma SIB particular, uma mensagem depaginação particular, uma mensagem de notificação particularou semelhantes. De acordo com tal informação de escalação, oterminal móvel pode receber uma mensagem de notificação comrelação à SIB, a mensagem de paginação e o serviço subscritoque deve ser recebido.
A MIB pode incluir um identificador do terminalmóvel ou um identificador do serviço, ou pode incluir um in-dicador que indica um tal identificador.
A figura 9 é um diagrama usado para explicar ummétodo de transmissão e recepção da informação de controlede acordo com uma outra modalidade exemplar da presente in-venção. Com referência à figura 9, a rede periodicamentetransmite um PN-MAP (isto é, um MAP de paginação e notifica-ção) que informa sobre a informação do indicador para umamensagem de paginação ou uma mensagem de notificação e sobrea informação de escalação. Aqui, o PN-MAP pode ser rotuladodiferentemente. A saber, o PN-MAP é meramente um tipo de in-formação de controle de L1/L2 que pode ser transmitida pelarede. Na realidade, uma MIB pode ser usada no lugar do PN-MAP a fim de prover informação sobre mensagens de paginaçãoou notificação e sobre escalação.
Também, pode ser entendido que a paginação é pro-vida em uma base por UE (terminal), enquanto a notificação éprovida em uma base por serviço. Assim, os conceitos rela-cionados com a paginação com relação aos UEs podem ser apli-cados na notificação com relação aos serviços.
O PN-MAP pode ser transmitido durante o primeiroquadro de um período de paginação ou de um período de noti-ficação. Aqui, o período de paginação e o período de notifi-cação podem ser os mesmos ou podem ser diferentes. 0 FCCHque é transmitido em cada quadro indica se os dados transmi-tidos na duração de tempo (quadro) correspondente é uma men-sagem de paginação, uma mensagem de notificação ou um PN-MAP. Também, o FCCH informa sobre a informação de escalaçãoque indica em qual freqüência e em qual tempo dentro do qua-dro que cada mensagem ou dados da informação de controle sãotransmitidos.
O terminal móvel recebe o PN-MAP em cada períodode paginação ou em cada período de notificação. Aqui, o ter-minal móvel pode determinar se um quadro correspondente con-18tém ou não um PN-MAP com a recepção do FCCH. Dessa maneira,o terminal móvel obtém o PN-MAP via o quadro correspondentesomente quando a transmissão do PN-MAP é informada peloFCCH.
Pelo uso do PN-MAP recebido, o terminal móvel ob-tém a informação de escalação de uma mensagem de paginaçãoparticular ou uma mensagem de notificação particular. O ter-minal móvel usa a informação de escalação para determinar emqual freqüência e em qual tempo a mensagem de paginação par-ticular ou a mensagem de notificação particular foi transmi-tida. 0 terminal móvel pode receber sua mensagem de pagina-ção correspondente de acordo com a informação de transmissãodeterminada e pode receber uma mensagem de notificação comrelação ao serviço ao qual ela se subscreveu. 0 PN-MAP podeincluir um identificador do terminal móvel ou um identifica-dor do serviço ou pode incluir um indicador que indica umtal identificador.
A figura 10 é um diagrama usado para explicar ummétodo de transmissão e recepção da informação de controlede acordo com uma outra modalidade exemplar da presente in-venção. Com referência à figura 10, a rede transmite umamensagem de paginação ou uma mensagem de notificação de múl-tiplos terminais móveis em cada período de paginação. Umamensagem de paginação (para um terminal móvel particular),que é transmitida durante um período de paginação, é trans-mitida através de um quadro particular que é mapeado para umidentificador do terminal móvel. Também, uma mensagem de no-tificação (para um serviço particular), que é transmitidadurante um período de notificação, pode ser transmitida a-través de um quadro particular que é mapeado para um identi-ficador do serviço. Aqui, o período de paginação e o períodode notificação podem ser os mesmos ou podem ser diferentes.O FCCH que é transmitido em cada quadro indica se os dadostransmitidos na duração de tempo (quadro) correspondente éuma mensagem de paginação ou uma mensagem de notificação.Também, o FCCH informa sobre em qual freqüência e em qualtempo dentro do quadro que cada mensagem ou dados são trans-mitidos.
O terminal móvel periodicamente recebe (de acordocom o período de paginação) um quadro particular que é mape-ado para o seu identificador, a fim de obter uma mensagem depaginação para si próprio. Também, o terminal móvel periodi-camente recebe (de acordo com o período de notificação) umquadro particular que é mapeado para um identificador de umserviço que ele deseja receber, a fim de obter uma mensagemde notificação para o serviço. Aqui, antes de receber o qua-dro particular, o terminal móvel recebe o FCCH do quadrocorrespondente e somente se o FCCH indica a transmissão damensagem de paginação ou da mensagem de notificação, a men-sagem de paginação ou a mensagem de notificação é obtida viao quadro.
Dessa maneira, pode ser dito que a informação decontrole de L1/L2 (isto é, informação do sistema, MIB, PN-MAP, etc.) serve a finalidade de um PICH. A saber, um UE po-de monitorar a informação de controle de L1/L2 para determi-nar a localização de um bloco de recurso (RB) particular comrelação aos domínios de tempo e freqüência a fim de obter amensagem de paginação necessária.
A figura 11 é um diagrama usado para explicar ummétodo de transmissão e recepção da informação de controlede acordo com uma outra modalidade exemplar da presente in-venção. Uma célula que suporta freqüências de banda largacom uma largura de banda de 10 ou 20 MHz pode prover umalargura de banda de sistema de freqüências de banda estreitapara um terminal móvel operando em freqüências de banda es-treita tais como 1,25 MHz, 2,5 MHz ou semelhantes. Nesse ca-so, como mostrado na figura 11, uma largura de banda centraldas freqüências da banda larga é tipicamente usada para alargura de banda do sistema. Aqui, o MIB ou PN-MAP, as men-sagens de paginação, as mensagens de notificação, as SIBs esemelhantes devem todos ser transmitidas na largura de bandado sistema. Entretanto, SIBs que transmitem informação desistema particular podem ser transmitidas fora da largura debanda do sistema.
O FCCH (ou outro tipo de informação do sistema co-mo informação de controle de L1/L2, SCCH, etc.) transmitidoem cada quadro indica se os dados transmitidos na duração detempo (quadro) correspondente são uma MIB ou PN-MAP, umamensagem de paginação, uma mensagem de notificação, uma SIBou semelhantes. Também, o FCCH informa sobre em qual fre-qüência e em qual tempo dentro do quadro que cada mensagemou dados são transmitidos. O FCCH pode ser transmitido sendodividido em um FCCH para largura de banda do sistema e umFCCH para largura de banda sem sistema. Dessa maneira, umterminal móvel que somente recebe a largura de banda do sis-tema pode receber o FCCH para a largura de banda do sistemapara obter informação de cada dado ou mensagem que é trans-mitida via a largura de banda do sistema. Também, um termi-nal móvel que recebe a largura de banda sem sistema pode re-ceber o FCCH para largura de banda sem sistema para obterinformação de cada dado ou mensagem que é transmitida via alargura de banda sem sistema.
Em outras palavras, os conceitos mostrados na fi-gura 11 são para lidar com a situação para terminais móveisno modo inativo.
A rede (sistema) suporta a largura de banda da cé-lula de 20 MHz, enquanto um terminal móvel tipicamente podesuportar somente uma faixa de largura de banda de 10 MHz.Assim, a informação de controle de L1/L2 precisa ser trans-mitida em certas unidades (uma faixa de freqüência) tal co-mo, uma faixa de 10 MHz, 5 MHz ou semelhante. Como um resul-tado, podem existir três cenários para as faixas de freqüên-cia usadas pelo terminal móvel para ler os dados. A saber,da largura de banda da célula escalável de 20 MHz, o termi-nal móvel pode ler uma de três faixas de freqüência, isto é,a inferior de 10 MHz, a superior de 10 MHz ou uma média (in-termediária) de 10 MHz da mesma. Para terminais móveis nomodo conectado RRC, pelo fato de que a célula particular naqual o terminal móvel do modo conectado está localizado éconhecida, qualquer uma das três faixas de 10 MHz e a comu-tação apropriada entre essas três faixas de 10 MHz é possí-vel. Entretanto, para um terminal móvel no modo inativo, pe-lo fato de que a célula particular na qual o terminal estálocalizado não pode ser conhecida, somente uma dessas trêsfaixas de 10 MHz pode ser usada (tipicamente, a faixa inter-mediária de 10 MHz é usada) . Enquanto isso, a largura debanda fora da faixa intermediária de 10 MHz pode ser usadapara transmitir e receber blocos de recurso para terminaismóveis no modo conectado.
Aqui, embora a modalidade exemplar acima com refe-rência à figura 11 seja descrita para faixas de 10 MHz, éconsiderado que a largura de banda da célula escalável de 20MHz poderia também ser dividida até em unidades de 5 MHz.
A figura 12 é um diagrama usado para explicar ainformação de constituição da informação de controle (istoé, um FCCH) de acordo com uma modalidade exemplar da presen-te invenção. 0 FCCH provê para o terminal móvel vários tiposde informação de controle relacionada com mensagens de dadose controle transmitidas durante o periodo correspondente(isto é, durante o quadro correspondente) . Aqui, o FCCH émostrado como sendo compreendido de cinco porções de FCCHdiferentes. Entretanto, isso é meramente exemplar e o númerode porções de FCCH pode variar adequadamente.
Com referência à figura 12, a primeira porção doFCCH é um FCCH MAP que informa sobre a freqüência e o tempoda transmissão do FCCH, um comprimento da informação doFCCH, parâmetros de recurso de rádio necessários para rece-ber a informação do FCCH e semelhantes. Tal FCCH MAP podeser sempre incluído em cada quadro. Na presente invenção,cada quadro pode incluir todos os tipos de FCCH ou pode in-cluir somente porções do mesmo. 0 FCCH MAP pode informar so-bre se os quatro tipos restantes das porções do FCCH (exclu-indo o FCCH MAP) são transmitidos ou não no quadro corres-pondente.
A segunda porção do FCCH é um modo inativo do FCCH(DL) que inclui informação de controle necessária de modo areceber a informação de controle do enlace descendente quan-do o terminal móvel está no modo inativo. Essa segunda por-ção do FCCH pode ser incluída em um quadro correspondentequando a informação de controle a ser transmitida no enlacedescendente existe no quadro. A informação de controle rela-cionada com mensagens de controle comuns, tais como a MIB,SIB, mensagem de paginação, mensagem de notificação, PN-MAP,etc., pode ser incluída nessa segunda porção do FCCH. Tam-bém, a MIB, SIB, mensagem de paginação, mensagem de notifi-cação, PN-MAP, etc. podem ser incluídas nessa segunda porçãodo FCCH.
A terceira porção do FCCH é um modo inativo doFCCH (UL) que inclui a informação de controle necessária afim de transmitir a informação de controle do enlace ascen-dente quando o terminal móvel está no modo inativo. Essaterceira porção do FCCH pode incluir informação que é neces-sária para transmissões de acesso aleatório do enlace ascen-dente. Quando o terminal móvel transmite uma mensagem de a-cesso aleatório, a rede pode transmitir uma resposta para amensagem de acesso aleatório via essa terceira porção doFCCH. Também, a terceira porção do FCCH pode ser usada parainformar que uma resposta para a mensagem de acesso aleató-rio está sendo transmitida no quadro que é usado para trans-mitir a terceira porção do FCCH, e para fazer isso, a ter-ceira porção do FCCH inclui informação de controle relacio-nada com tal resposta para a mensagem de acesso aleatório.
A quarta porção do FCCH inclui informação de con-trole necessária a fim de receber a informação de controledo enlace descendente quando o terminal móvel está no modoativo. Essa quarta porção do FCCH pode incluir informação decontrole de um canal compartilhado (SCH) do enlace descen-dente que é transmitido em um quadro correspondente.
A quinta porção do FCCH inclui informação de con-trole necessária a fim de transmitir a informação de contro-le do enlace ascendente quando o terminal móvel está no modoativo. Essa quinta porção do FCCH pode incluir informação decontrole de um canal compartilhado (SCH) do enlace ascenden-te que é transmitido em um quadro correspondente.
O terminal móvel periodicamente recebe o FCCH MAPe pode verificar para ver se o quadro correspondente contémquaisquer dados ou informações que ele deseja receber. De-pois de receber o FCCH MAP, quando o terminal móvel está nomodo inativo, somente a segunda e a terceira porções do FCCHsão recebidas. Quando o terminal móvel está no modo ativo,somente a quarta e a quinta porções do FCCH são recebidas.
A fim de informar sobre a informação de controleque é necessária para transmissões de multidifusão e difu-são, a rede pode adicionar e transmitir outras porções doFCCH quando necessário.
Deve ser observado que as figuras 1 a 12 mostram25
modalidades exemplares para um quadro de 10 ms tendo vintesub-quadros de 0,5 ms. Entretanto, os aspectos da presenteinvenção são claramente aplicáveis em outras técnicas queutilizam outros tamanhos de quadro. Por exemplo, um tamanhode quadro de 5 ms pode ser usado e suportar técnicas de LTE(evolução a longo prazo), um tamanho de quadro de 0,5 ms po-de ser usado.
Quanto aos efeitos da presente invenção, a redesem fio pode informar, antecipadamente, (através de um únicocanal indicador) sobre a transmissão da informação de con-trole comum (tais como mensagens de paginação particulares,mensagens de notificação, informação do sistema ou semelhan-tes) . Um terminal móvel de rádio pode receber periodicamenteo único canal indicador para assim receber a informação decontrole comum usando a informação de controle do canal in-dicador. Pelo uso de tais procedimentos, as operações doterminal móvel podem ser simplificadas e os recursos do ter-minal móvel podem ser mais eficientemente usados.
Adicionalmente, como a presente invenção provê in-formação sobre onde cada bloco de recurso (RB) está locali-zado com relação aos domínios de freqüência e tempo, a in-formação do sistema, informação de controle e semelhantespodem ser processadas em uma maneira dinâmica e flexível,para assim suportar várias capacidades enriquecidas. Também,quando a escalação com freqüência seletiva é executada, umaadaptação aperfeiçoada às mudanças de canal pode ser reali-zada .
A presente revelação provê um método de recepçãoda informação de paginação para um terminal móvel em um sis-tema de comunicações móvel, o método compreendendo: recebera informação de controle em uma maneira periódica, se a in-formação de controle recebida é relevante para o terminalmóvel, receber a informação de paginação usando a informaçãode escalação que indica a informação de tempo e freqüênciada informação de paginação.
A informação de controle inclui um identificadorde terminal móvel ou um identificador de serviço, ou um in-dicador que indica um identificador de terminal móvel ou i-dentificador de serviço. A informação de controle e a infor-mação de paginação recebidas estão no mesmo sub-quadro. Ométodo também compreendendo: receber informação de sistemaprimária em uma maneira estática, a informação de sistemaprimária contendo a informação de escalação que é usada parareceber a informação de paginação e receber informação desistema não primária em uma maneira dinâmica, a informaçãonão primária contendo a informação de controle. A informaçãode escalação indica pelo menos uma de uma característica detempo e uma característica de freqüência da informação desistema não primária. A característica de tempo e a caracte-rística de freqüência indicam uma localização da informaçãode sistema não primária a ser lida pelo terminal particular.A informação de sistema primária também compreende um indi-cador para indicar um terminal particular. O indicador com-preende: pelo menos um de um identificador de terminal, umidentificador de serviço e um identificador de canal lógico.A característica de tempo refere-se a símbolos e a caracte-ristica de freqüência refere-se a sub-portadoras. A informa-ção de paginação é na forma de pelo menos um bloco de recur-so. A informação de controle relacionada com a paginação enotificação, e outros blocos de recursos são recebidos viauma freqüência central entre freqüências de banda larga usa-da para uma largura de banda do sistema. A informação decontrole é para um terminal móvel no modo inativo.
Também, a presente revelação provê um método detransmissão do enlace descendente da informação de paginaçãopara um terminal móvel em um sistema de comunicações móvel,o método compreendendo: transmitir informação de controle emuma maneira dinâmica para um grupo de células, onde a infor-mação de controle compreende informação de escalação que in-dica a informação de tempo e freqüência e transmitir a in-formação de paginação de acordo com a informação de contro-le.
A informação de controle inclui um identificadorde terminal móvel ou um identificador de serviço ou um indi-cador que indica um identificador de terminal móvel ou iden-tificador de serviço. A informação de controle e a informa-ção de paginação transmitidas estão no mesmo sub-quadro. Ogrupo de células está relacionado com uma área de rastreio.O método também compreendendo: receber informação de sistemaprimária em uma maneira estática, a informação de sistema primária contendo a informação de escalação que é usada parareceber a informação de paginação e receber informação desistema não primária em uma maneira dinâmica, a informaçãonão primária contendo a informação de controle. A informaçãode escalação indica pelo menos uma de uma característica detempo e uma característica de freqüência da informação desistema não primária. A característica de tempo e a caracte-rística de freqüência indicam uma localização da informaçãode sistema não primária a ser lida pelo terminal particular.A informação de sistema primária também compreende um indi-cador para indicar um terminal particular. 0 indicador com-preende: pelo menos um de um identificador de terminal, umidentificador de serviço e um identificador de canal lógico.A característica de tempo refere-se a símbolos e a caracte-rística de freqüência refere-se a sub-portadoras. A informa-ção de paginação está na forma de pelo menos um bloco de re-curso. A informação de controle relacionada com paginação enotificação, e outros blocos de recursos são recebidos viauma freqüência central entre freqüências de banda larga usa-das para uma largura de banda do sistema. A informação decontrole é para um terminal móvel no modo inativo.
Adicionalmente, a presente revelação provê um mé-todo para processar a informação do sistema para um terminalmóvel, o método compreendendo: receber informação de sistemaprimária em uma maneira estática, receber informação de sis-tema não primária em uma maneira dinâmica com base na infor-mação de sistema primária, a informação de sistema não pri-mária compreendendo informação de controle que inclui infor-mação separada para o modo inativo e o modo ativo e ler da-dos reais usando a informação de controle recebida de acordocom se o terminal móvel está operando no modo inativo ou mo-do ativo. A informação de sistema primária estática incluiinformação de escalação que indica a informação de tempo efreqüência da informação de sistema não primária.
Além do mais, a presente revelação provê um métodopara processar a informação do sistema para uma rede, o mé-todo compreendendo: transmitir informação de sistema primá-ria em uma maneira estática, transmitir a informação de sis-tema não primária em uma maneira dinâmica com base na infor-mação de sistema primária, a informação de sistema não pri-mária compreendendo informação de controle que inclui infor-mação separada para o modo inativo e o modo ativo e transmi-tir os dados reais a serem lidos por um terminal móvel queusa a informação de controle de acordo com sua operação nomodo inativo ou modo ativo. A informação de sistema primáriaestática inclui informação de escalação que indica a infor-mação de tempo e freqüência da informação de sistema nãoprimária.
Esse relatório descritivo descreve várias modali-dades ilustrativas da presente invenção. 0 escopo das rei-vindicações é planejado para cobrir várias modificações edisposições equivalentes das modalidades ilustrativas reve-ladas no relatório descritivo. Portanto, as reivindicaçõesseguintes devem estar de acordo com a interpretação razoa-velmente mais ampla para cobrir modificações, estruturas e-quivalentes e aspectos que são consistentes com o espirito eo escopo da invenção revelada aqui.

Claims (29)

1. Método de recepção da informação de paginaçãopara um terminal móvel em um sistema de comunicações móvel,o método sendo CARACTERIZADO pelo fato de que compreende:receber a informação de controle em uma maneiraperiódica,se a informação de controle recebida é relevantepara o terminal móvel, receber a informação de paginação u-sando a informação de escalação que indica a informação detempo e freqüência da informação de paginação.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO pelo fato de que a informação de controle in-clui um identificador de terminal móvel ou um identificadorde serviço, ou um indicador que indica um identificador determinal móvel ou identificador de serviço.
3. Método, de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO pelo fato de que a informação de controle e ainformação de paginação recebidas estão no mesmo sub-quadro.
4. Método, de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO pelo fato de que também compreende:receber informação de sistema primária em uma ma-neira estática, a informação de sistema primária contendo ainformação de escalação que é usada para receber a informa-ção de paginação ereceber informação de sistema não primária em umamaneira dinâmica, a informação não primária contendo a in-formação de controle.
5. Método, de acordo com a reivindicação 4,CARACTERIZADO pelo fato de que a informação de escalação in-dica pelo menos uma de uma característica de tempo e uma ca-racterística de freqüência da informação de sistema não pri-mária.
6. Método, de acordo com a reivindicação 5,CARACTERIZADO pelo fato de que a característica de tempo e acaracterística de freqüência indicam uma localização da in-formação de sistema não primária a ser lida pelo terminalparticular.
7. Método, de acordo com a reivindicação 6,CARACTERIZADO pelo fato de que a informação de sistema pri-mária também compreende um indicador para indicar um termi-nal particular.
8. Método, de acordo com a reivindicação 7,CARACTERIZADO pelo fato de que o indicador compreende: pelomenos um de um identificador de terminal, um identificadorde serviço e um identificador de canal lógico.
9. Método, de acordo com a reivindicação 5,CARACTERIZADO pelo fato de que a característica de tempo re-fere-se a símbolos e a característica de freqüência refere-se a sub-portadoras.
10. Método, de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO pelo fato de que a informação de paginação éna forma de pelo menos um bloco de recurso.
11. Método, de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO pelo fato de que a informação de controle re-lacionada com a paginação e notificação, e outros blocos derecursos são recebidos via uma freqüência central entre fre-qüências de banda larga usada para uma largura de banda dosistema.
12. Método, de acordo com a reivindicação 11,CARACTERIZADO pelo fato de que a informação de controle épara um terminal móvel no modo inativo.
13. Método de transmissão do enlace descendente dainformação de paginação para um terminal móvel em um sistemade comunicações móvel, o método sendo CARACTERIZADO pelo fa-to de que compreende:transmitir informação de controle em uma maneiradinâmica para um grupo de células,onde a informação de controle compreende informa-ção de escalação que indica a informação de tempo e freqüên-cia etransmitir a informação de paginação de acordo coma informação de controle.
14. Método, de acordo com a reivindicação 13,CARACTERIZADO pelo fato de que a informação de controle in-clui um identificador de terminal móvel ou um identificadorde serviço ou um indicador que indica um identificador determinal móvel ou identificador de serviço.
15. Método, de acordo com a reivindicação 14,CARACTERIZADO pelo fato de que a informação de controle e ainformação de paginação transmitidas estão no mesmo sub-quadro.
16. Método, de acordo com a reivindicação 13,CARACTERIZADO pelo fato de que o grupo de células está rela-cionado com uma área de rastreio.
17. Método, de acordo com a reivindicação 13,CARACTERIZADO pelo fato de que também compreende:receber informação de sistema primária em uma ma-neira estática, a informação de sistema primária contendo a informação de escalação que é usada para receber a informa-ção de paginação ereceber informação de sistema não primária em umamaneira dinâmica, a informação não primária contendo a in-formação de controle.
18. Método, de acordo com a reivindicação 17,CARACTERIZADO pelo fato de que a informação de escalação in-dica pelo menos uma de uma característica de tempo e uma ca-racterística de freqüência da informação de sistema não pri-mária .
19. Método, de acordo com a reivindicação 18,CARACTERIZADO pelo fato de que a característica de tempo e acaracterística de freqüência indicam uma localização da in-formação de sistema não primária a ser lida pelo terminalparticular.
20. Método, de acordo com a reivindicação 19,CARACTERIZADO pelo fato de que a informação de sistema pri-mária também compreende um indicador para indicar um termi-nal particular.
21. Método, de acordo com a reivindicação 20,CARACTERIZADO pelo fato de que o indicador compreende: pelomenos um de um identificador de terminal, um identificadorde serviço e um identificador de canal lógico.
22. Método, de acordo com a reivindicação 18,CARACTERIZADO pelo fato de que a característica de tempo re-fere-se a símbolos e a característica de freqüência refere-se a sub-portadoras.
23. Método, de acordo com a reivindicação 13,CARACTERIZADO pelo fato de que a informação de paginação es-tá na forma de pelo menos um bloco de recurso.
24. Método, de acordo com a reivindicação 13,CARACTERIZADO pelo fato de que a informação de controle re-lacionada com paginação e notificação, e outros blocos derecursos são recebidos via uma freqüência central entre fre-qüências de banda larga usadas para uma largura de banda dosistema.
25. Método, de acordo com a reivindicação 24,CARACTERIZADO pelo fato de que a informação de controle épara um terminal móvel no modo inativo.
26. Método para processar a informação do sistemapara um terminal móvel, o método sendo CARACTERIZADO pelofato de que compreende:receber informação de sistema primária em uma ma-neira estática,receber informação de sistema não primária em umamaneira dinâmica com base na informação de sistema primária,a informação de sistema não primária compreendendo informa-ção de controle que inclui informação separada para o modoinativo e o modo ativo eler dados reais usando a informação de controlerecebida de acordo com se o terminal móvel está operando nomodo inativo ou modo ativo.
27. Método, de acordo com a reivindicação 26,CARACTERIZADO pelo fato de que a informação de sistema pri-mária estática inclui informação de escalação que indica ainformação de tempo e freqüência da informação de sistemanão primária.
28. Método para processar a informação do sistemapara uma rede, o método sendo CARACTERIZADO pelo fato de quecompreende:transmitir informação de sistema primária em umamaneira estática,transmitir a informação de sistema não primária emuma maneira dinâmica com base na informação de sistema pri-mária, a informação de sistema não primária compreendendoinformação de controle que inclui informação separada para omodo inativo e o modo ativo etransmitir os dados reais a serem lidos por umterminal móvel que usa a informação de controle de acordocom sua operação no modo inativo ou modo ativo.
29. Método, de acordo com a reivindicação 28,CARACTERIZADO pelo fato de que a informação de sistema pri-mária estática inclui informação de escalação que indica ainformação de tempo e freqüência da informação de sistemanão primária.
BRPI0617472-8A 2005-10-31 2006-10-25 mÉtodo para processamento de informaÇço de paginaÇço em um sistema de comunicaÇço màvel sem fio BRPI0617472A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
KR10-2005-0103510 2005-10-31
KR20050103510A KR100921458B1 (ko) 2005-10-31 2005-10-31 무선 이동통신 시스템에서의 제어정보 전송 및 수신 방법
PCT/KR2006/004371 WO2007052917A1 (en) 2005-10-31 2006-10-25 Method for processing paging information in a wireless mobile communication system

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0617472A2 true BRPI0617472A2 (pt) 2011-07-26

Family

ID=38006038

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0617472-8A BRPI0617472A2 (pt) 2005-10-31 2006-10-25 mÉtodo para processamento de informaÇço de paginaÇço em um sistema de comunicaÇço màvel sem fio

Country Status (12)

Country Link
US (2) US7826859B2 (pt)
EP (1) EP1946487B1 (pt)
JP (1) JP4837741B2 (pt)
KR (1) KR100921458B1 (pt)
CN (1) CN101300784B (pt)
AU (1) AU2006309465B2 (pt)
BR (1) BRPI0617472A2 (pt)
ES (1) ES2444004T3 (pt)
RU (1) RU2420927C2 (pt)
TW (1) TWI332340B (pt)
WO (1) WO2007052917A1 (pt)
ZA (1) ZA200803035B (pt)

Families Citing this family (73)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP1799003B1 (en) 2005-12-13 2010-02-17 Panasonic Corporation Mapping of broadcast system information to transport channels in a mobile communication system
KR101268200B1 (ko) 2006-01-05 2013-05-27 엘지전자 주식회사 이동통신 시스템에서의 무선자원 할당방법
US9456455B2 (en) 2006-01-05 2016-09-27 Lg Electronics Inc. Method of transmitting feedback information in a wireless communication system
CN101682557A (zh) 2006-01-05 2010-03-24 Lg电子株式会社 在移动通信系统中发送数据
US7881724B2 (en) 2006-01-05 2011-02-01 Lg Electronics Inc. Allocating radio resources in mobile communications system
KR101203841B1 (ko) * 2006-01-05 2012-11-21 엘지전자 주식회사 무선 통신 시스템에서의 페이징 메시지 전송 및 수신 방법
KR101265628B1 (ko) 2006-01-05 2013-05-22 엘지전자 주식회사 이동 통신 시스템에서의 무선 자원 스케줄링 방법
JP4806030B2 (ja) 2006-01-05 2011-11-02 エルジー エレクトロニクス インコーポレイティド 移動通信システムで信号を転送する方法
KR101319870B1 (ko) 2006-01-05 2013-10-18 엘지전자 주식회사 이동 통신 시스템에서의 핸드오버 방법
KR101333918B1 (ko) 2006-01-05 2013-11-27 엘지전자 주식회사 이동 통신 시스템의 점-대-다 서비스 통신
KR101187076B1 (ko) 2006-01-05 2012-09-27 엘지전자 주식회사 이동 통신 시스템에 있어서 신호 전송 방법
KR100912784B1 (ko) 2006-01-05 2009-08-18 엘지전자 주식회사 데이터 송신 방법 및 데이터 재전송 방법
KR101211807B1 (ko) 2006-01-05 2012-12-12 엘지전자 주식회사 이동통신 시스템에서 무선단말의 동기상태 관리방법
KR101358469B1 (ko) 2006-02-07 2014-02-06 엘지전자 주식회사 무선 네트워크(network) 안에서 상향(uplink)및 하향(downlink) 대역폭(bandwidth)의선택 및 신호 방법
KR101216751B1 (ko) 2006-02-07 2012-12-28 엘지전자 주식회사 이동 통신 시스템에서 식별자를 이용한 충돌 회피 방법
KR101387475B1 (ko) 2006-03-22 2014-04-22 엘지전자 주식회사 복수의 네트워크 엔터티를 포함하는 이동 통신시스템에서의 데이터 처리 방법
GB0606692D0 (en) * 2006-04-03 2006-05-10 Vodafone Plc Telecommunications networks
KR101208133B1 (ko) 2006-04-26 2012-12-04 한국전자통신연구원 이동 통신 시스템에서의 페이징 정보 전송 방법
WO2007144956A1 (ja) 2006-06-16 2007-12-21 Mitsubishi Electric Corporation 移動体通信システム及び移動端末
JP2016001929A (ja) * 2006-06-16 2016-01-07 三菱電機株式会社 通信方法、移動体通信システム、基地局及び移動端末
KR20070121513A (ko) 2006-06-21 2007-12-27 엘지전자 주식회사 이동통신 시스템의 상향 접속 방법
EP2030359B1 (en) 2006-06-21 2017-12-20 LG Electronics Inc. -1- Method of supporting data retransmission in a mobile communication system
KR20070121505A (ko) 2006-06-21 2007-12-27 엘지전자 주식회사 무선링크 재설정 방법
KR101369135B1 (ko) 2006-06-21 2014-03-05 엘지전자 주식회사 이동통신 시스템에서의 멀티미디어 및 방송서비스의 품질보장 방법 및 그 단말
EP2033341B1 (en) 2006-06-21 2018-03-21 LG Electronics Inc. Method of transmitting and receiving radio access information using a message separation in a wireless mobile communications system
DE102006044529B4 (de) * 2006-09-21 2009-08-27 Infineon Technologies Ag Verfahren zum Erzeugen und Senden von Systeminformationen, Netzwerkeinrichtung, Verfahren zum Überprüfen, ob einem Mobilfunk-Teilnehmergerät der Zugang in einer Mobilfunkzelle ermöglicht ist, Mobilfunk-Teilnehmergerät und Verfahren zum Ermitteln von gültigen Systeminformationen
BRPI0717065A2 (pt) 2006-09-21 2013-10-15 Infineon Technologies Ag Agrupamento de informações de ascesso de célula de terminal de usuário em um bloco de informações de uma informação de sistema
PL2090124T3 (pl) 2006-10-27 2018-07-31 Interdigital Technology Corporation Sposób i urządzenie do usprawniania nieciągłego odbioru w systemach bezprzewodowych
DK2129180T3 (da) 2007-06-08 2012-07-30 Sharp Kk Mobilt kommikationssystem, basisstation-apparat og mobilstation-apparat
US9532355B2 (en) 2008-04-10 2016-12-27 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Transmission of system information on a downlink shared channel
EP2158792A2 (en) * 2007-06-18 2010-03-03 Nokia Corporation Method and apparatus for providing system information
JP4890644B2 (ja) * 2007-06-18 2012-03-07 テレフオンアクチーボラゲット エル エム エリクソン(パブル) 下りリンク共有チャネル上のシステム情報の送信
ES2400265T3 (es) 2007-09-06 2013-04-08 Sharp Kabushiki Kaisha Aparato de comunicación y método de comunicación
US8879456B2 (en) 2007-09-28 2014-11-04 Koninklijke Philips N.V. Method for transmitting data in a network
US8600413B2 (en) 2007-10-30 2013-12-03 Qualcomm Incorporated Control arrangement and method for communicating paging messages in a wireless communication system
TWI566611B (zh) * 2007-11-20 2017-01-11 內數位專利控股公司 獲得序列跳頻模式的方法及裝置
KR101430465B1 (ko) * 2007-12-05 2014-08-18 엘지전자 주식회사 무선 통신 시스템에서 호출 메시지 송수신 방법 및 데이터송수신 방법
WO2009076997A1 (en) * 2007-12-14 2009-06-25 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Delivering system information in wireless communications network
US8811252B2 (en) * 2007-12-17 2014-08-19 Mitsubishi Electric Corporation Mobile communication system
US8340014B2 (en) 2007-12-26 2012-12-25 Lg Electronics Inc. Method for transmitting and receiving signals using multi-band radio frequencies
US20090176514A1 (en) * 2008-01-09 2009-07-09 Infineon Technologies Ag Radio communication device and method for controlling a radio communication device
US8180335B2 (en) * 2008-01-11 2012-05-15 Qualcomm Incorporated System information modification notification and detection in wireless communications
US9049687B2 (en) * 2008-05-05 2015-06-02 Industrial Technology Research Institute System and method for providing multicast and/or broadcast services
US20100034160A1 (en) * 2008-08-08 2010-02-11 Qualcomm Incorporated Updating frequency priority lists in wireless communications
CN101651850B (zh) * 2008-08-13 2012-05-23 中兴通讯股份有限公司 一种地震海啸预警系统主要通知消息的传输方法及其系统
WO2010046202A1 (en) * 2008-10-20 2010-04-29 Nokia Siemens Networks Oy Sounding channel apparatus and method
US8971933B2 (en) 2008-11-18 2015-03-03 Qualcomm Incorporated Method and apparatus for determining DRX cycle used for paging
EP3664534A1 (en) * 2008-11-25 2020-06-10 InterDigital Patent Holdings, Inc. Method and apparatus for utilizing a plurality of uplink carriers and a plurality of downlink carriers
KR101493528B1 (ko) 2008-12-12 2015-02-16 엘지전자 주식회사 초고처리율 무선랜 시스템에서의 대역 스위치 방법 및 이를위한 프레임 포맷
KR101611290B1 (ko) 2008-12-29 2016-04-11 엘지전자 주식회사 복수의 전송 대역을 지원하는 무선 통신 시스템에 있어서, cqi를 요청하기 위한 제어정보를 전송하는 방법
US9839001B2 (en) * 2009-03-23 2017-12-05 Apple Inc. Methods and apparatus for optimizing paging mechanisms and publication of dynamic paging mechanisms
CN102656933A (zh) * 2009-12-24 2012-09-05 英特尔公司 基于无线通信链路反馈来管理编码器输出速率的方法、装置和系统
CN102714537B (zh) * 2010-01-13 2014-11-26 Lg电子株式会社 使用mtc设备的移动通信系统中的通信方法以及装置
CN102378129B (zh) * 2010-08-16 2014-05-07 中国移动通信集团公司 系统消息的发送及接收方法、装置和设备
US9204316B2 (en) * 2011-09-30 2015-12-01 Blackberry Limited Enhancement and improvement for hetnet deployments
US8885509B2 (en) 2011-11-04 2014-11-11 Blackberry Limited Paging in heterogeneous networks using restricted subframe patterns
US8976764B2 (en) 2011-11-04 2015-03-10 Blackberry Limited Accommodating semi-persistent scheduling in heterogeneous networks with restricted subframe patterns
US8964672B2 (en) 2011-11-04 2015-02-24 Blackberry Limited Paging in heterogeneous networks with discontinuous reception
CN103517416B (zh) * 2012-06-21 2017-11-10 电信科学技术研究院 寻呼消息的传输方法和设备
US8842552B2 (en) * 2012-12-17 2014-09-23 Litepoint Corporation Method of facilitating testing of multiple time-division-duplex (TDD) data packet signal transceivers
DK2787678T3 (en) * 2013-04-02 2017-01-30 Ind Tech Res Inst MASTER INFORMATION BLOCK, MIB, MAPPING IN LTE SYSTEMS USING A PHYSICAL RADIO TRANSMISSION CHANNEL OF A NEW CARRIER TYPE
US9826480B2 (en) * 2013-07-26 2017-11-21 Qualcomm Incorporated Paging a user equipment over unlicensed spectrum
US9419861B1 (en) * 2013-10-25 2016-08-16 Ca, Inc. Management information base table creation and use to map unique device interface identities to common identities
WO2015067307A1 (en) * 2013-11-06 2015-05-14 Nokia Solutions And Networks Oy Paging in communications
WO2016112510A1 (zh) * 2015-01-15 2016-07-21 华为技术有限公司 寻呼消息的发送、接收方法和设备
WO2016161649A1 (zh) * 2015-04-10 2016-10-13 华为技术有限公司 一种寻呼消息的传输方法和基站以及用户设备
US10652768B2 (en) 2015-04-20 2020-05-12 Qualcomm Incorporated Control channel based broadcast messaging
WO2017117793A1 (zh) * 2016-01-07 2017-07-13 华为技术有限公司 一种系统信息发送、更新方法及设备
CN107040903B (zh) 2016-02-03 2019-04-26 中兴通讯股份有限公司 一种系统信息发送方法和装置
CN109417803B (zh) 2016-06-30 2023-09-26 日本电气株式会社 用于无线通信系统中的信号配置的方法和装置
EP3282797A1 (en) * 2016-08-09 2018-02-14 Alcatel Lucent Methods for a mobile communication system, a base station, and a mobile station, mobile communication system, base station, and mobile station
EP3550902B1 (en) * 2017-01-25 2021-06-16 Huawei Technologies Co., Ltd. Signal transmission method and device
JP7156351B2 (ja) * 2020-11-16 2022-10-19 日本電気株式会社 基地局及びユーザ装置により実行される方法

Family Cites Families (24)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5604744A (en) * 1992-10-05 1997-02-18 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson Digital control channels having logical channels for multiple access radiocommunication
JP2561013B2 (ja) 1993-12-10 1996-12-04 日本電気株式会社 移動無線通信方式および装置
US5530736A (en) * 1994-07-20 1996-06-25 Bellsouth Corporation Radiotelephone with multiple simultaneous telephone number identities
IL133157A (en) * 1997-05-30 2005-03-20 Qualcomm Inc Method of and apparatus for paging a wireless terminal in a wireless telecommunications system
US6111865A (en) * 1997-05-30 2000-08-29 Qualcomm Incorporated Dual channel slotted paging
FR2766316B1 (fr) * 1997-07-17 1999-09-24 Alsthom Cge Alcatel Porteuse bcch a puissance non constante et procede correspondant de mesure du niveau de signal recu par une station mobile sur une telle porteuse
JP2988445B2 (ja) 1997-07-25 1999-12-13 日本電気株式会社 移動無線システム
US6628946B1 (en) * 1999-05-20 2003-09-30 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Method and apparatus for broadcasting system information in a cellular communications network
US6539211B1 (en) 2000-01-17 2003-03-25 Qualcomm Incorporated Efficient system and method for facilitating quick paging channel demodulation via an efficient offline searcher in a wireless communications system
US6567387B1 (en) * 2000-11-07 2003-05-20 Intel Corporation System and method for data transmission from multiple wireless base transceiver stations to a subscriber unit
US20030012173A1 (en) * 2000-11-08 2003-01-16 Johan Rune Coordinated inquiry and page procedures in an ad-hoc wireless network
US6907002B2 (en) * 2000-12-29 2005-06-14 Nortel Networks Limited Burst switching in a high capacity network
KR100958519B1 (ko) * 2002-08-14 2010-05-17 엘지전자 주식회사 이동통신 시스템에서의 멀티미디어 서비스 수신 및 전송 방법
US8107885B2 (en) * 2002-10-30 2012-01-31 Motorola Mobility, Inc. Method and apparatus for providing a distributed architecture digital wireless communication system
SE0301027D0 (sv) * 2003-04-03 2003-04-03 Ericsson Telefon Ab L M Method and apparatus in a telecommunication system
SE0301400D0 (sv) * 2003-05-12 2003-05-12 Ericsson Telefon Ab L M A method in a telecommunication system
US7400642B2 (en) * 2003-08-29 2008-07-15 Samsung Electronics Co., Ltd Apparatus and method for controlling operational states of medium access control layer in a broadband wireless access communication system
KR101042803B1 (ko) * 2003-11-06 2011-06-20 삼성전자주식회사 이동통신시스템에서 방송 서비스를 위한 호출 방법
US20050107036A1 (en) 2003-11-19 2005-05-19 Samsung Elecronics Co., Ltd Apparatus and method for transmitting and receiving commmon control information in a wireless communication system
ATE323389T1 (de) * 2004-01-09 2006-04-15 Stack Ltd Wiederholung der benachrichtigung über systeminformationsänderungen in universellen mobilen telekommunikationssystemen
ATE469526T1 (de) * 2004-02-09 2010-06-15 Research In Motion Ltd Vorrichtung und verfahren zur implementierung von systeminformationserfassung in einem umts- benutzergerät
KR100640403B1 (ko) * 2004-04-14 2006-10-30 삼성전자주식회사 멀티미디어 방송/다중방송 서비스를 지원하는이동통신시스템에서 제어 정보의 전송에 따른 오류 호출확률을 감소시키는 방법
EP1762021A1 (en) * 2004-09-15 2007-03-14 Samsung Electronics Co., Ltd. Method and apparatus for encoding/decoding transmission information in mobile telecommunication system
US20060148493A1 (en) * 2004-12-30 2006-07-06 Murali Narasimha Paging for broadcast and multicast services

Also Published As

Publication number Publication date
US20080280631A1 (en) 2008-11-13
KR100921458B1 (ko) 2009-10-13
EP1946487A4 (en) 2012-11-21
CN101300784B (zh) 2014-05-28
JP2009512391A (ja) 2009-03-19
WO2007052917A1 (en) 2007-05-10
RU2008113182A (ru) 2009-12-10
AU2006309465B2 (en) 2009-11-12
TW200723802A (en) 2007-06-16
AU2006309465A1 (en) 2007-05-10
US20100167750A1 (en) 2010-07-01
KR20070046647A (ko) 2007-05-03
TWI332340B (en) 2010-10-21
ZA200803035B (en) 2010-04-28
EP1946487B1 (en) 2013-12-25
ES2444004T3 (es) 2014-02-21
US7826859B2 (en) 2010-11-02
EP1946487A1 (en) 2008-07-23
CN101300784A (zh) 2008-11-05
US9088932B2 (en) 2015-07-21
JP4837741B2 (ja) 2011-12-14
RU2420927C2 (ru) 2011-06-10

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0617472A2 (pt) mÉtodo para processamento de informaÇço de paginaÇço em um sistema de comunicaÇço màvel sem fio
EP1943777B1 (en) Method for processing control information in a wireless mobile communication system
RU2416160C2 (ru) Способ приема данных терминалом подвижной связи
US8817737B2 (en) Method of transmitting and receiving data in a mobile communication network
US9490952B2 (en) Method for transmitting and receiving system information via a broadcast channel (BCH) and a downlink shared channel (DL—SCH)
US9699710B2 (en) Method and apparatus for receiving system information in wireless communication system
US8830945B2 (en) Method for processing control information in a wireless mobile communication system
US9077510B2 (en) Method for sending and receiving system information in a wireless communication system, and a system information sending device and receiving device employing the same
KR20080071909A (ko) 멀티미디어 브로드캐스트/멀티캐스트 서비스에서의 시스템정보 수신 방법
KR101540481B1 (ko) 이동통신 시스템에서의 시스템정보에 포함된 스케줄링 정보를 이용하여 재해경보 메시지를 수신하는 방법
US20120300725A1 (en) System information transmission and receiving method of multiple component carriers and device thereof, and system information transmitting and receiving/updating device using same
RU2429577C2 (ru) Способ обработки управляющей информации в системе беспроводной подвижной связи

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]
B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2485 DE 21-08-2018 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.