BRPI0617371A2 - chuveiro aquecido por energia solar - Google Patents

chuveiro aquecido por energia solar Download PDF

Info

Publication number
BRPI0617371A2
BRPI0617371A2 BRPI0617371-3A BRPI0617371A BRPI0617371A2 BR PI0617371 A2 BRPI0617371 A2 BR PI0617371A2 BR PI0617371 A BRPI0617371 A BR PI0617371A BR PI0617371 A2 BRPI0617371 A2 BR PI0617371A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
solar
platform
shower according
heated shower
tract
Prior art date
Application number
BRPI0617371-3A
Other languages
English (en)
Inventor
Giorgio Gaiti
Original Assignee
G F Srl
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by G F Srl filed Critical G F Srl
Publication of BRPI0617371A2 publication Critical patent/BRPI0617371A2/pt
Publication of BRPI0617371B1 publication Critical patent/BRPI0617371B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47KSANITARY EQUIPMENT NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; TOILET ACCESSORIES
    • A47K3/00Baths; Douches; Appurtenances therefor
    • A47K3/28Showers or bathing douches
    • A47K3/283Fixed showers
    • A47K3/285Free-standing or hanging showers without a cabinet
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F24HEATING; RANGES; VENTILATING
    • F24SSOLAR HEAT COLLECTORS; SOLAR HEAT SYSTEMS
    • F24S10/00Solar heat collectors using working fluids
    • F24S10/70Solar heat collectors using working fluids the working fluids being conveyed through tubular absorbing conduits
    • F24S10/72Solar heat collectors using working fluids the working fluids being conveyed through tubular absorbing conduits the tubular conduits being integrated in a block; the tubular conduits touching each other
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F24HEATING; RANGES; VENTILATING
    • F24SSOLAR HEAT COLLECTORS; SOLAR HEAT SYSTEMS
    • F24S10/00Solar heat collectors using working fluids
    • F24S10/70Solar heat collectors using working fluids the working fluids being conveyed through tubular absorbing conduits
    • F24S10/73Solar heat collectors using working fluids the working fluids being conveyed through tubular absorbing conduits the tubular conduits being of plastic material
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F24HEATING; RANGES; VENTILATING
    • F24SSOLAR HEAT COLLECTORS; SOLAR HEAT SYSTEMS
    • F24S60/00Arrangements for storing heat collected by solar heat collectors
    • F24S60/30Arrangements for storing heat collected by solar heat collectors storing heat in liquids
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F24HEATING; RANGES; VENTILATING
    • F24SSOLAR HEAT COLLECTORS; SOLAR HEAT SYSTEMS
    • F24S20/00Solar heat collectors specially adapted for particular uses or environments
    • F24S20/04Solar heat collectors specially adapted for particular uses or environments for showers
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y02TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
    • Y02EREDUCTION OF GREENHOUSE GAS [GHG] EMISSIONS, RELATED TO ENERGY GENERATION, TRANSMISSION OR DISTRIBUTION
    • Y02E10/00Energy generation through renewable energy sources
    • Y02E10/40Solar thermal energy, e.g. solar towers
    • Y02E10/44Heat exchange systems

Abstract

<B>VEIRO AQUECIDO POR ENERGIA SOLAR <D>ata-se de um chuveiro aquecido por energia solar, que compreende uma plataforma (2), em cuja base (2a) é conectada uma tubulação (3) contendo um suprimento de água. Um corpo tubular (4) é conectado, na parte superior, à plataforma (2), suportando uma cabeça do chuveiro (5) em seu topo. A plataforma (2) apresenta, em seu interior, uma multiplicidade de condutos (7) para reter a água, multiplicidade de condutos (7) esta que é exposta aos raios solares.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invençãopara "CHUVEIRO AQUECIDO POR ENERGIA SOLAR '.
O presente dispositivo refere-se ao campo deutensílios para ambientes externos ou ao setor de utensílios parabanheiros.
Estado da Técnica
O estado da técnica revela diversos tipos dechuveiros.
O tipo mais comum encontrado no mercadopossui uma cabeça na conexão hidráulica, geralmente umaválvula tipo torneira, com uma tubulação dupla para distribuiçãode água quente e água fria; a água quente provém de umaquecedor central.
Em geral, esse tipo de chuveiro é mais adequadoa ambientes domésticos e precisa ser instalado por técnicosespecializados.
Entretanto, por razões econômicas óbvias, o usodesse tipo de .chuveiro não é adequado a ambientes abertos.
Por exemplo, em banheiros públicos ou piscinasa céu aberto, é preferível usar chuveiros que possam serremovidos com facilidade após o término da estação do verãopara evitar que fiquem sujeitos às condições de tempo do inverno,ou até mesmo à ação de vândalos.
Ao usar chuveiros portáteis, torna-se necessárioconectar a eles uma fonte de aquecimento, em vez do aquecedorcentral, que aquece a água que sai pela cabeça do chuveiro.Um exemplo do estado da técnica inclui o usode um saco, localizado na parte superior da cabeça e contendouma quantidade de água.
Externamente, o saco tem a cor preta paraabsorver os raios solares, e, consequentemente, aquecer a águacontida nele.
Esse tipo de chuveiro sofre da desvantagem deter uma capacidade pequena para a água quente, o que estárelacionado ao tamanho do saco.
Para eliminar esse problema, o pedido depatente Italiano B02002U000067 ilustra um tipo de chuveiro queapresenta uma plataforma de base a partir da qual se estende umtubo na direção vertical, tubo este que termina na parte superiorda cabeça.
O tubo tem a cor preta, e, externamente, éenvolvido por uma carcaça, de preferência troncocilíndrica, feitade material translúcido.
Nesse tipo de chuveiro, o aquecimento da águaé obtido graças aos raios solares, que atingem o tubo e, ao mesmotempo, graças à camisa de ar posicionada entre o tubo e a carcaça,a perda de calor é reduzida.
Esse tipo de chuveiro tem a desvantagem de teruma pequena parte da superfície exposta aos raios solares, o queestá correlacionado ao diâmetro externo do tubo.Além disso, esse tipo de chuveiro, apesar depossuir maior capacidade do que outros tipos no mercado, aindanão satisfaz às necessidades do mercado em termos de autonomia.
A conformação desse tipo de chuveiro tem,ainda, a desvantagem de ser de difícil manuseio, fato este que estárelacionado à dificuldade de desmontá-lo em suas partesintegrantes.
Fora isso, os chuveiros portáteis descritosresumidamente acima não permitem que a água fria sejadispensada da cabeça em alternância com a água quente.
O principal objetivo da presente invenção é o deoferecer um chuveiro aquecido à luz solar contendo uma grandesuperfície exposta aos raios solares e um grande reservatóriod'água.
Outro objetivo do presente dispositivo consisteem oferecer um chuveiro aquecido à luz solar capaz de distribuirtanto água quente como fria através da cabeça.
Outro objetivo do presente dispositivo é o deoferecer um chuveiro aquecido à luz solar que seja flexível e defácil desmontagem, dessa forma sendo pequeno o suficiente paraguardar com facilidade.
Um objetivo adicional do presente dispositivo éo de oferecer um chuveiro para uso externo que seja estaticamenteestável no chão, mesmo quando não está instalado em um terrenoperfeitamente plano, ou quando sujeito a rajadas de vento.Os objetivos e outras vantagens são consumadospela presente invenção, conforme caracterizada nas reivindicaçõesem anexo.
Revelação da Invenção
Outras características e vantagens da presente
invenção transparecem mais claramente na descrição detalhadaseguinte de uma concretização preferida da invenção, ilustradameramente a título de exemplo não restritivo nas figurasacompanhantes dos desenhos, nos quais: a figura 1 é uma vista em perspectiva de um
chuveiro aquecido por raios solares da invenção;
a figura 2 é uma vista em seção frontal de umprimeiro detalhe do chuveiro da invenção;
a figura 3 é uma vista plana do detalhe da figura
2;
a figura 4 é uma vista detalhada de um segundodetalhe do chuveiro da invenção. Com referência às figuras dosdesenhos, 1 indica, em sua totalidade, um chuveiro aquecido porraios solares, objeto da presente invenção. O chuveiro 1 apresenta uma plataforma 2,
contendo uma base 2a e um topo 2b, e um tubo de água 3 que seconecta na base 2a.
A plataforma 2 está em comunicação hidráulica,de preferência em seu topo 2b, com um corpo tubular 4, que25 suporta, em uma extremidade dele, uma cabeça do chuveiro 5. Aplataforma 2 apresenta, conforme ilustrado nas figuras dosdesenhos, uma forma essencialmente troncocônica, com a base 2adefrontando-se com o chão.
Na base 2a da plataforma 2, há um par de alças16, 16' para mover o chuveiro 1.
A plataforma 2 apresenta, em seu interior,vários condutos 7 que coletam a água que é então exposta aosraios solares.
Os vários condutos 7 são encerrados, na partesuperior, por uma cobertura 11 preferencialmente translúcida.
Os vários condutos 7 e a cobertura 11, juntos,formam meios para absorver a energia solar 17.
Os vários condutos 7 são definidos por umprimeiro trato substancialmente vertical 8 que se destina a suprirágua fria e cruza axialmente a plataforma da base 2, e por umsegundo trato 9 que se desenvolve substancialmente em espiral,destinado a suprir a água quente que circula da base 2a para otopo 2b da plataforma 2.
O segundo trato 9, que é escuro epreferencialmente opaco, apresenta vários tubos circulares 10,10', 10", IOn.
Os vários tubos circulares 10, 10', 10", 10",preferencialmente concêntricos, apresentam um raio decrescentena direção desde a base 2a até o topo 2b.
Cada tubo circular inferior está em comunicaçãocom um tubo superior correspondente via uma respectiva aberturainferior 12, 12', 12", ..., 12n"'.As várias aberturas 12, 12', 12", ..., 12"'1 estãoem disposição alternada em ambos os lados de uma paredeseparatória 13 que cruza transversalmente os vários tubos 10, 10',10", 10".
As várias aberturas, conjuntamente com aparede separatória 13, provocam a circulação da água, indicada nafigura 3 pela letra V, circulação esta que é espiral e concêntricaem direções alternadas.
O corpo tubular 4, no trato inferior emcomunicação com a plataforma 2, subdivide-se em uma primeiracâmara 14 e uma segunda câmara 14'.
A primeira câmara 14 está em comunicaçãohidráulica com o primeiro trato 8.
De forma similar, a segunda câmara 14' está emcomunicação hidráulica com o segundo trato 9, de preferênciacom o tubo final IOn localizado no topo 2b da plataforma.
Uma válvula de segurança 18 está localizadaoposta ao tubo final 10n, isto é, no primeiro tubo 10, depreferência na região inferior dele; a válvula de segurança 18serve para proteger o tanque contra picos de pressão.
O corpo tubular 4 tem uma válvula tipo torneiramisturadora 6 inserida na parte central dele, para regular o fluxo etemperatura da água expelida pela cabeça 5.
A válvula tipo torneira 6, que é do tipoconvencional, permite a regulagem do jato de água jorrado pelacabeça 5, parcial e/ou alternativamente contornando o fluxo deágua cruzando-se com o primeiro trato 8 e/ou o segundo trato 9.
O tubo 3 alimenta tanto o primeiro trato 8quanto o segundo trato 9.
O dispositivo é operado como segue:
Assim que o chuveiro 1 estiver posicionado nochão, a conexão hidráulica do tubo 3 no primeiro e segundo tratos8, 9 dos condutos é estabelecida.
Então, ao agir sobre a válvula tipo torneiramisturadora 6, no caso de um desvio do segundo trato 9, obtém-seágua fria da cabeça 5 através do primeiro trato 8, e no caso de umdesvio do primeiro trato 8, os vários tubos 10, 10', 10", ..., IOnsão abastecidos.
Após ter enchido os tubos 10, 10', 10", 10n,a válvula tipo torneira 6 é fechada.
Quando o chuveiro 1 é deixado na posição emque ele foi colocado, os raios solares começam a agir, aquecendoa água acumulada nos vários tubos circulares 10, 10', 10", ...,10n.
Ao agir sobre a válvula tipo torneira 6, serálançada água quente pela cabeça 5, aquecida na parte interna dosegundo trato 9.
Os tratos 9 são razoavelmente grandes, de modoa serem capazes de fornecer um volume adequado de água quente.
Isso também resulta em uma estabilidadeparticularmente satisfatória do chuveiro, sem ter a necessidade deusar contrapesos, graças ao peso da água que enche os condutosna base 2.

Claims (16)

1. - Chuveiro aquecido por energia solar,caracterizado por compreender:uma plataforma (2) contendo uma base (2a) eum topo (2b), base (2a) esta à qual é conectada uma tubulação (3)contendo um suprimento de água;um corpo tubular (4), em comunicaçãohidráulica, na parte inferior, com a plataforma (2),preferencialmente no topo (2b) da plataforma (2), e suportando,em uma extremidade superior dele, uma cabeça (5);em que a plataforma (2) apresenta, em seuinterior, uma multiplicidade de condutos (7) para reter a água,multiplicidade de condutos (7) esta que é exposta aos raiossolares.
2. - Chuveiro aquecido por energia solar, deacordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que amultiplicidade de condutos (7) é fechada, na parte superior, poruma cobertura preferencialmente translúcida (11).
3. - Chuveiro aquecido por energia solar, deacordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que amultiplicidade de condutos (7) e a cobertura (11), juntos, definemmeios para absorver os raios solares (17) confinados dentro daplataforma (2).
4. - Chuveiro aquecido por energia solar, deacordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que aplataforma (2) apresenta uma forma troncocônica, com sua base(2a) defrontando-se com o chão.
5. Chuveiro aquecido por energia solar, deacordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que amultiplicidade de condutos (7) é definida por um primeiro trato(8), que se desenvolve substancialmente na direção vertical,cruzando axialmente a plataforma da base (2), e por um segundotrato (9) que se desenvolve substancialmente em espiral, que,partindo da base (2a), alcança o topo (2b) da plataforma.
6. Chuveiro aquecido por energia solar, deacordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que osegundo trato (9) apresenta uma multiplicidade de tuboscirculares (10, 10', 10", ..., 10n), preferencialmente concêntricosem relação uns aos outros, com um raio decrescente a partir da base (2a) em direção ao topo (2b), cada inferior da multiplicidadede tubos circulares (10, 10', 10", ..., 10") comunicando-se comum superior correspondente da multiplicidade de tubos circulares(10, 10', 10", ..., 10n) via uma respectiva abertura (12, 12', 12",..., 12n-').
7. Chuveiro aquecido por energia solar, deacordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que amultiplicidade de aberturas (12, 12', 12", ..., 12 " ) apresenta umadisposição alternada em ambos os lados de uma paredeseparatória (13) cruzando a multiplicidade de tubos circulares (10,-10', 10", ..., 10").
8. - Chuveiro aquecido por energia solar, deacordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que amultiplicidade de aberturas (12, 12', 12", ..., 12""1), emcooperação com a parede separatória (12), provoca a circulaçãoda água (V) na direção espiral em uma direção concêntricaalternada.
9. - Chuveiro aquecido por energia solar, deacordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que ocorpo tubular (4), em um trato inferior do mesmo, subdivide-seem uma primeira câmara (14) e uma segunda câmara (14').
10. - Chuveiro aquecido por energia solar, deacordo com as reivindicações 5 e 9, caracterizado pelo fato de quea primeira câmara (14) está em comunicação com o primeiro trato(8).
11.- Chuveiro aquecido por energia solar, deacordo com as reivindicações 5 e 9, caracterizado pelo fato de quea segunda câmara (14') está em comunicação com o segundo trato(9), preferencialmente com o tubo final (IOn) localizado no topo(2b) da plataforma (2).
12. - Chuveiro aquecido por energia solar, deacordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que ocorpo tubular (4) apresenta, preferencialmente em sua partecentral, uma válvula tipo torneira misturadora (6) para regulagemdo fluxo e da temperatura da água dispensada pela cabeça (5).
13. - Chuveiro aquecido por energia solar, deacordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que aválvula tipo torneira (6), que é substancialmente do tipoconhecido, permite a mistura de um jato de água dispensado pelacabeça (5), desviando parcialmente um fluxo de água provenientedo primeiro trato (8) ou do segundo trato (9).
14. - Chuveiro aquecido por energia solar, deacordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que aplataforma (2) apresenta, em sua base (2a), um par de alças (16,-16') para permitir o deslocamento do chuveiro (1).
15. - Chuveiro aquecido por energia solar, deacordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que otubo circular inferior (10) apresenta, em uma região inferior dele,uma válvula de segurança (18) para proteger o segundo conduto(9) contra picos de pressão.
16. - Chuveiro aquecido por energia solar, deacordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que osegundo trato (9) é feito de um material escuro que, depreferência, é opaco.
BRPI0617371A 2005-11-14 2006-10-19 chuveiro aquecido por energia solar BRPI0617371B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ITRE2005A000128 2005-11-14
IT000128A ITRE20050128A1 (it) 2005-11-14 2005-11-14 Doccia riscaldata ad energia solare
PCT/IB2006/003033 WO2007054766A1 (en) 2005-11-14 2006-10-19 A shower heated by solar energy

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0617371A2 true BRPI0617371A2 (pt) 2011-07-26
BRPI0617371B1 BRPI0617371B1 (pt) 2017-02-14

Family

ID=37882365

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0617371A BRPI0617371B1 (pt) 2005-11-14 2006-10-19 chuveiro aquecido por energia solar

Country Status (11)

Country Link
US (1) US8046849B2 (pt)
EP (1) EP1947992B1 (pt)
CN (1) CN101287400B (pt)
AT (1) ATE458435T1 (pt)
AU (1) AU2006313558B2 (pt)
BR (1) BRPI0617371B1 (pt)
DE (1) DE602006012531D1 (pt)
ES (1) ES2338589T3 (pt)
IT (1) ITRE20050128A1 (pt)
RU (1) RU2008112560A (pt)
WO (1) WO2007054766A1 (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ITRE20060149A1 (it) 2006-12-12 2008-06-13 Gf Srl Serbatoio ad accumulo diretto per il riscaldamento di acqua con energia solare
US8104112B2 (en) * 2008-09-05 2012-01-31 Jyh-Hsin Tsai Portable solar shower
ITGE20080091A1 (it) * 2008-11-12 2010-05-13 Paolo Tesi Apparato di riscaldamento idrico per docce a riscaldamento solare
US20120177349A1 (en) * 2010-10-22 2012-07-12 Geraldo Magela Carvalhais Device placed into a shower head for recovery of energy used during a shower
US9581255B2 (en) 2012-07-23 2017-02-28 Henning, Inc. Multiple proportion delivery systems and methods
US9038210B2 (en) 2013-03-15 2015-05-26 James Shannon Peet Portable shower apparatus
USD759793S1 (en) * 2014-06-24 2016-06-21 G.F. S.R.L. Shower unit

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2213894A (en) * 1938-10-24 1940-09-03 Ervin T Brown Solar water heater
US2349694A (en) * 1941-10-06 1944-05-23 Stewart Warner Corp Heater
US3431565A (en) * 1966-03-14 1969-03-11 Robert R Nelson Portable shower
US4086911A (en) * 1976-04-28 1978-05-02 Futch Wilbur O Solar heating device
US4513731A (en) * 1982-09-30 1985-04-30 Campbell Willis R Solar heat collector
ES2059277B1 (es) * 1993-04-02 1995-05-16 Sanchez Jesus Rodriguez "aparato ducha calentado por radiacion solar"
US5507275A (en) * 1995-02-21 1996-04-16 Solar Shower Partnership Solar shower
US6446930B1 (en) * 1998-10-18 2002-09-10 Hanamint Corporation, Inc. Umbrella base
ES1045691Y (es) * 2000-03-08 2001-10-01 Metalast S A Soc Unipersonal Ducha
ITBO20020067U1 (it) 2002-07-17 2004-01-19 Tecno Control S A Doccia solare

Also Published As

Publication number Publication date
DE602006012531D1 (de) 2010-04-08
ES2338589T3 (es) 2010-05-10
CN101287400A (zh) 2008-10-15
EP1947992A1 (en) 2008-07-30
BRPI0617371B1 (pt) 2017-02-14
WO2007054766A1 (en) 2007-05-18
US8046849B2 (en) 2011-11-01
US20080256700A1 (en) 2008-10-23
RU2008112560A (ru) 2009-12-27
CN101287400B (zh) 2012-05-23
AU2006313558A1 (en) 2007-05-18
ITRE20050128A1 (it) 2007-05-15
ATE458435T1 (de) 2010-03-15
EP1947992B1 (en) 2010-02-24
AU2006313558B2 (en) 2012-08-23

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0617371A2 (pt) chuveiro aquecido por energia solar
US3513828A (en) Solar water heater
CN205939664U (zh) 一种节能效果好的热水器
CN207599849U (zh) 一种电热采暖炉
EP2015001A2 (en) A shower with solar collector
KR101742979B1 (ko) 식물 근권부 냉난방을 위한 재배통
CH649370A5 (fr) Pompe a chaleur.
CN206724500U (zh) 一种非承压式热水器水箱
US4290414A (en) Solar heating collectors
US2126657A (en) Heated tank for livestock
CN208676637U (zh) 多功能集成洗刷柜
US20070061958A1 (en) Boiler
KR200260078Y1 (ko) 전기히터를 이용한 온수,온풍매트
KR200231695Y1 (ko) 온열매트 가열기
KR102286254B1 (ko) 건식 온돌 바닥구조의 난방배관용 모듈 패널
WO2016193505A1 (es) Inodoro y asiento adaptados a la funcion de bidet
KR20230024146A (ko) 우수수집 및 에너지 생산장치
KR20190083435A (ko) 가이드부를 구비하는 순간식 온수기
KR20190019788A (ko) 온수배관에 연결된 온수저장탱크가 구비된 싱크대
CA1164298A (en) Fireplace heating device
CN207112977U (zh) 一种角度可调的供暖设备
KR20130116459A (ko) 온수보일러 난방시스템
JPH0445002Y2 (pt)
KR200418056Y1 (ko) 온수난방용 전기가열 온수조
US1822397A (en) A coeporatiou

Legal Events

Date Code Title Description
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Ipc: A47K 3/28 (2006.01)

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 13A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2536 DE 13-08-2019 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.