BRPI0617138B1 - Device for combination - Google Patents

Device for combination Download PDF

Info

Publication number
BRPI0617138B1
BRPI0617138B1 BRPI0617138B1 BR PI0617138 B1 BRPI0617138 B1 BR PI0617138B1 BR PI0617138 B1 BRPI0617138 B1 BR PI0617138B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
air
arm
hair
combing device
brush
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Publication date

Links

Description

DISPOSITIVO PARA PENTEAR
CAMPO DA INVENÇÃO A presente invenção refere-se de maneira ampla a um dispositivo para pentear.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO O pentear requer frequentemente a secaqem do cabelo molhado ou úmido. Isto é feito tradicionalmente ao dirigir o ar quente de um secador de sopro para o cabelo. Esse processo, no entanto, confere ao cabelo uma textura frisada que não é compatível com muitos estilos de penteado desejáveis. 0 cabelo frisado pode ser um pouco prevenido pela aplicação de uma escova ao cabelo enquanto o cabelo é secado a sopro. Além disso, a combinação de escova e secador a sopro pode resultar em uma variedade marcante de estilos de penteado desejáveis. No entanto, a obtenção de um penteado de alta qualidade com o uso simultâneo de uma escova de cabelo e um secador a sopro requer um operador hábil. Pode levar muitos anos de treinamento antes que o operador possa conseguir um nível de habilidade satisfatório.
Um estilo de penteado que é particularmente difícil de obter utilizando a combinação de escova e ventoinha é o cabelo reto e liso. Para obter esse estilo, alguns cabeleireiros profissionais utilizam técnicas de alisamento químico do cabelo, tais como "alisamento de cabelo japonês". No entanto, deve ficar compreendido que este é um processo permanente e dispendioso que leva muitas horas e pode resultar em danos ao cabelo.
Outros cabeleireiros utilizam ferros de alisar cabelo, também conhecidos como ferros alisadores ou pinças de cabelo, que podem ser utilizados para alisar temporariamente o cabelo. Os ferros para cabelo mudam a estrutura do cabelo ao pressionar o cabelo entre duas superfícies de ferro quentes. Alguns ferros para cabelo são aplicados ao cabelo após a secagem a sopro. Outros são aplicados ao cabelo molhado. 0 documento US 4023578 descreve uma escova para secar e estilizar cabelo, compreendendo uma gaiola condutora de calor cilíndrica envolvendo uma escova cilíndrica com tufos que se estendem alem da superfície da gaiola. A escova sendo fornecida com meios para soprar ar quente a partir da gaiola através do cabelo a ser penteado. DESCRIÇÃO RESUMIDA DA INVENÇÃO De acordo com um aspecto da invenção, é apresentado um dispositivo para pentear que compreende: um braço alongado que tem uma superfície receptora de cabelo que se estende ao longo de pelo menos uma parte do braço; uma passagem de ar acoplada ao braço e em comunicação fluida com uma saída de ar alongada associada com a superfície receptora de cabelo, sendo que a saída de ar alongada é disposta substancialmente paralela ao braço e configurada para soprar o ar substancialmente ao longo do comprimento do cabelo; e um dispositivo de escova fixado ao braço na superfície receptora de cabelo ou adjacente a esta.
De acordo com um outro aspecto da invenção, é apresentado um dispositivo para pentear que compreende: um par de pinças que incluem dois braços alongados que podem ser fechados um com respeito ao outro, sendo que cada um dos braços tem uma superfície receptora de cabelo; um elemento de aquecimento conectado a uma das superfícies receptoras de cabelo; uma passagem de ar acoplada a pelo menos um dos braços e em comunicação fluida com uma saída de ar associada com a superfície receptora de cabelo desse braço; um meio de aquecimento de ar acoplado operativamente à passagem de ar para aquecer o ar soprado através da passagem e sair pela saida de ar alongada; e um dispositivo de escova fixado a pelo menos um dos braços na superfície receptora de cabelo ou adjacente a esta.
De preferência, o dispositivo para pentear inclui uma ventoinha acoplada operativamente à passagem de ar para soprar o ar através da passagem de ar e para a saída de ar. Com mais de preferência, a ventoinha é montada em um invólucro de ventoinha fixado rigidamente a um ou mais braços. A ventoinha é alternativamente montada em um invólucro de ventoinha conectado a uma tubulação flexível que é uma continuação da passagem de ar.
De preferência, o dispositivo inclui um aquecedor de ar acoplado operativamente à passagem de ar. O aquecedor de ar é com mais de preferência montado no invólucro da ventoinha.
De preferência, o dispositivo de escova inclui uma ou mais fileiras de cerdas lisas. Alternativa ou adicionalmente, o dispositivo de escova inclui uma escova rotativamente montada, sendo que a escova é acoplada a um motor para acionar a escova em um movimento circular.
De preferência, uma ou mais superfícies receptoras de cabelo são tencionada a mola em relação aos seus respectivos braços.
De preferência, os braços alongados são impelidos ou forçados a se afastar um do outro em uma posição aberta.
De preferência, o dispositivo para pentear tem um desenho modular que inclui um punho ao qual o braço alongado ou o par de pinças é conectado de maneira destacável.
De preferência, o dispositivo para pentear inclui baterias para a sua energização. 0 dispositivo para pentear é alternativamente adotado para ser energizado pela rede elétrica. BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS A fim de obter um melhor entendimento da natureza da presente invenção, diversas realizações preferidas de um dispositivo para pentear serão descritas agora, apenas a titulo de exemplificação, com referência às figuras anexas, nas quais: a Figura 1 mostra uma vista em perspectiva de uma realização de um dispositivo para pentear; a Figura 2 mostra uma vista de planta do dispositivo para pentear da Figura 1; a Figura 3 mostra uma vista em perspectiva de uma outra realização de um dispositivo para pentear; a figura 3a mostra uma vista elevacional e em seção transversal de uma outra realização de um dispositivo para pentear, similar à realização da Figura 3; a Figura 4 mostra algumas das partes componentes do dispositivo para pentear da Figura 3; as Figuras 5 a 12 mostram diversas outras realizações de um dispositivo para pentear, em que as realizações são similares à realização da Figura 3; a Figura 13 mostra uma outra realização de um dispositivo para pentear onde o invólucro da ventoinha é conectado aos braços por uma tubulação flexível; a Figura 14 é uma vista em perspectiva aproximada dos braços do dispositivo para pentear da Figura 13; a Figura 15 é uma vista em perspectiva aproximada do invólucro da ventoinha do dispositivo para pentear da Figura 13; a Figura 16 é uma vista em perspectiva de uma realização de um dispositivo para pentear em uso; a Figura 17 é uma folha de especificação de uma realização de um dispositivo para pentear; e a Figura 18 é uma continuação da folha de especificação da Figura 17.
DESCRIÇÃO DETALHADA DAS REALIZAÇÕES PREFERIDAS
Uma realização de um dispositivo para pentear é mostrada nas Figuras 1 e 2 e indicada geralmente como 10. O dispositivo para pentear 10 tem um braço alongado 12 que tem uma superfície receptora de cabelo lisa e geralmente retangular 14 que se estende ao longo de uma parte do braço 12. A superfície receptora de cabelo 14 pode ser feita de cerâmica ou de um metal tal como o alumínio, ou de plástico. Dentro do braço 12 há uma passagem de ar 16 que carrega o ar injetado no mesmo por uma ventoinha 18 acionada por um motor elétrico 20. Nesta realização, a ventoinha 18 e o motor 20 são montados em um invólucro de ventoinha 22 fixado rigidamente ao braço 12, e o invólucro de ventoinha 22 também inclui os elementos de aquecimento 23 para aquecer o ar.
Em algumas outras realizações, no entanto, o invólucro da ventoinha é separado do braço 12 mas conectado ao braço 14 por uma tubulação flexível que é uma continuação da passagem de ar 16. A passagem de ar 16 tem uma saída de ar alongada 24 que é paralela ao braço 12 e se estende ao longo do lado da superfície receptora de cabelo 14. A saida de ar 24 é configurada para soprar o ar através da superfície receptora de cabelo 14 e desse modo substancialmente ao longo do comprimento do cabelo disposto perpendicular ao braço 12 e na superfície 14. As cerdas 26 são fixadas à superfície receptora de cabelo 14 para formar uma escova, embora em algumas realizações as cerdas 26 possam ser colocadas ao longo de uma borda da superfície 14. As cerdas podem ser feitas de nylon, arame, metal, cobre, osso, plástico, alumínio, cerda pura ou qualquer outro tipo de cerda. Em algumas realizações não ilustradas aqui, a escova é montada rotativamente no braço 12 e acoplada a um motor elétrico para acionar a escova em um movimento circular. A escova é redonda, mas podería ser de uma outra forma tal como quadrada. Isto deve ajudar a tencionar o cabelo. 0 dispositivo para pentear 10 tem um desenho modular e inclui um punho ou cabo manual 28.
Esta realização de um dispositivo para pentear é energizada pela rede elétrica, no entanto, ele pode ser alternativamente energizado por baterias.
Uma outra realização do dispositivo para pentear é mostrada na Figura 3, e indicada geralmente como 30. O dispositivo para pentear 30 tem um par de pinças que inclui dois braços alongados 32 e 34 que podem ser fechados um com respeito ao outro. Os braços 32 e 34 são impelidos ou forçados a se afastar um do outro em uma posição aberta. Cada braço tem uma superfície receptora de cabelo geralmente retangular 36 e 38. A superfície pode ser construída, por exemplo, de cerâmica, de alumínio ou de titânio. Uma ou ambas as superfícies receptoras de cabelo 36 e 38 são aquecidas por um elemento de aquecimento 40 conectado diretamente sob a superfície receptora de cabelo 36. Dentro do braço 32 há uma passagem de ar 42 que carrega o ar injetado no mesmo por um ventoinha 44 acionada por um motor elétrico 46. A ventoinha 44 e o motor 46 são montados em um invólucro de ventoinha 48 fixado aos braços 32 e 34, sendo que o invólucro de ventoinha 48 também inclui os elementos de aquecimento 50 para aquecer o ar. A passagem de ar 42 tem uma saída de ar alongada 52 que é paralela ao braço 32 e se estende ao longo do lado da superfície receptora de cabelo 36. A saida de ar 52 é configurada para soprar o ar através da superfície receptora de cabelo 36 e desse modo substancialmente ao longo do comprimento do cabelo disposto perpendicular ao braço 32 na superfície 36. As cerdas 43 são fixadas às superfícies receptoras de cabelo 36 e 38 para formar uma escova, embora em algumas realizações as cerdas possam ser alternativamente colocadas ao longo de uma borda das superfícies 36 e 38. Em algumas realizações, a escova é montada rotativamente no braço 12 e acoplada a um motor elétrico para acionar a escova em um movimento circular. Isto deve ajudar a tencionar o cabelo.
As superfícies receptoras de cabelo 36 e 38 são tencionadas a mola em relação a seus respectivos braços 32 e 34 para aplicar pressão ao cabelo colocado entre as superfícies 36 e 38 antes que elas sejam completamente fechadas. Há aproximadamente 2 mm de trajeto disponível para cada superfície.
Esta realização de um dispositivo para pentear é energizada pela rede elétrica, no entanto, ele pode ser alternativamente energizado por baterias. 0 dispositivo para pentear tem um desenho modular e inclui um punho ou cabo manual 53 ao qual o braço 12 ou as pinças são conectadas de maneira destacável. A Figura 4 mostra alguns dos componentes do dispositivo para pentear da Figura 3.
Uma outra realização de um dispositivo para pentear, similar à realização da Figura 3, é mostrada na Figura 3a e indicada como 31. As características na Figura 3a que são comuns na função às características na Figura 3 foram numeradas de maneira idêntica. A configuração da saída de ar alongada 52 é mostrada na seção A-A da Figura 3a. 0 ar que sai pela saída de ar alongada 52 é defletido por uma saia 53 através das superfícies receptoras de cabelo 36 e 38 tal como indicado pelas linhas de fluxo de ar. Uma característica distinta da realização da Figura 3a é que os elementos de aquecimento de ar 50 ficam localizados dentro dos braços 32 e 34. Uma outra característica distinta é que as cerdas montadas em uma tira destacável seguem ao longo de um lado das superfícies receptoras de cabelo 36 e 38. 0 dispositivo para pentear tem um cabo de força 33 para conectá-lo à rede elétrica.
As Figuras 5 a 12 mostram outras realizações de um dispositivo para pentear similar àquele mostrado nas Figuras 3 e 4. As referências numéricas utilizadas correspondem à listagem das peças desse desenho. A Figura 13 mostra uma outra realização do dispositivo para pentear indicado geralmente como 60. Nesta realização, o invólucro de ventoinha 62 que contém a ventoinha, o motor e o elemento de aquecimento é separado dos braços 64 e 66 mas conectado aos braços 64 e 66 por uma tubulação flexível 68 para transportar o ar aquecido. A Figura 14 mostra um desenho mais detalhado dos braços 64 e 66. A Figura 15 mostra um desenho mais detalhado do invólucro de ventoinha 62, o qual é conectado à rede elétrica por um cabo de força 70. A Figura 16 mostra uma realização de um dispositivo para pentear 80 da invenção em uso. 0 cabelo 81 é colocado entre as superfícies receptoras de cabelo 82 e 84 e os braços 86 e 88 fechados um no outro para agarrar o cabelo. O dispositivo para pentear é então puxado ao longo do cabelo tencionado 82, em uma direção geralmente afastada do couro cabeludo 90. A direção do fluxo de ar também é geralmente afastada do couro cabeludo 90. É importante observar que o fluxo de ar é dirigido substancialmente ao longo do comprimento do cabelo se afastando do couro cabeludo 90.
As Figuras 17 e 18 são folhas de especificação para uma realização de um dispositivo para pentear de acordo com a invenção.
Deve ser apreciado pelos elementos versados na técnica que numerosas modificações e/ou variações podem ser feitas na invenção tal como mostrado nas realizações especificas sem que se desvie do caráter ou do âmbito da invenção tal como descrito de maneira ampla. Por exemplo, as superfícies receptoras de cabelo podem não ser uma placa de alisamento, mas uma placa em flocos, uma placa de ondas profundas, ou uma placa de microfrisar para ondular, frisar, dobrar, lançar, espiralar, ou alisar o cabelo.
Adicionalmente, pode haver meios para aplicar protetores térmicos, tal como uma loção para proteger o cabelo durante o tratamento ou algum outro produto para o cabelo. 0 dispositivo de escova podem estar na forma de elementos penteadores relativamente rígidos ao invés das cerdas descritas. As presentes realizações devem, portanto, ser consideradas em todos os respeitos como ilustrativas e não restritivas.
Especificação - Dispositivo Para Pentear ANEXO 1 (Consultar a Figura 17) 1 Parte Geral Um dispositivo elétrico energizado pela rede elétrica destinado a combinar a função de um secador de cabelo, uma escova de cabelo e placas quentes para pentear. A aparência e o toque globais da unidade devem ser de alta qualidade sem nenhuma quina viva ou prendedores visíveis. 2 Parte Elétrica 2.1 Pode ser manufaturado em ambas as versões de especificações dos Estados Fixados, (110 V, 60 Hz) e da Austrália/Inglaterra (220-240 V, 50 Hz). 2.2 Duplamente isolado.
2.3 Consumo de Potência Total = No máximo 1.800 W 2.4 Motor de ventoinha, encerrado, e motor C.C. do tipo de ímã permanente recomendado. 2.5 Proteção contra sobrecarga térmica requerida em cada placa quente, bem como no elemento de aquecimento de ar. 2.6 Controles de ar aquecido, 3 ajustes tal como aqui listado: 2.6.1 Nenhum fluxo de ar, isto é, desligado. 2.6.2 Ventoinha a toda velocidade, 50% de aquecimento de ar de 5 0%. 2.6.3 Ventoinha a toda velocidade, 100% de aquecimento de ar, (temperatura de ar de saida de 100°C/min.). 2.7 Os controles de calor da placa quente independentes dos controles acima são simplesmente ligados e desligados. Temperatura da superfície operacional da placa quente de 160 °C. 2.8 Dois elementos de aquecimento de ar requeridos, um em cada "pinça". 2.9 Os elementos de aquecimento de ar não devem ser energizados a menos que a ventoinha esteja funcionando. 3 Parte mecânica 3.1 Peso total máximo = 750 g 3.2 As dimensões totais se referem ao desenho abaixo. 3.3 As pinças devem ser tencionadas a mola para que abram até o ângulo especificado. 3.4 Os controles devem ser recuados de maneira tal que o ajuste da chave não possa ser mudado inadvertidamente. 3.5 Todas as superfícies externas lisas. ANEXO 2 (Consultar a Figura 18) 4. Configuração da Pinça. 4.1 Cada uma das duas pinças deve ter quatro componentes ativos em seu interior. Deve ser observado que a posição desses componentes, um em relação ao outro, é vista como crítica e mostrada no diagrama em anexo: 4.1.1 Elemento de aquecimento de ar situado dentro do duto tal como mostrado no diagrama. 4.1.2 Uma placa quente tensionada a mola. A carga da mola é necessária a fim de aplicar pressão ao cabelo entre as placas antes que elas sejam completamente fechadas. As placas quentes precisam poder se mover aproximadamente 1-2 mm. 4.1.3 Tiras de escova substituíveis. Essas tiras irão se desgastar com o uso e, portanto, devem ser substituíveis. 4.1.4 Um duto longo, estreito e curvo incorporado no invólucro de modo a dirigir o ar aquecido para a placa quente adjacente. Consultar o diagrama REIVINDICAÇÕES

Claims (12)

1. DISPOSITIVO PARA PENTEAR (10), compreendendo: um braço alongado (12) que tem uma superfície receptora de cabelo (14) que se estende ao longo de pelo menos uma parte do braço (12); uma passagem de ar (16) acoplada ao braço (12) ; e uma saída de ar alongada (24) associada com a superfície receptora de cabelo (14), sendo que a saída de ar alongada (24) é disposta substancialmente paralela ao braço (12), em que a passagem de ar (16) está em comunicação fluida com a saída de ar alongada (24); e um dispositivo de escova (26) fixado ao braço (12) na superfície receptora de cabelo (14) ou adjacente a esta, caracterizado pela saída de ar alongada (24) ser configurada para soprar ar através da superfície receptora de cabelo (14) e, substancialmente, ao longo do comprimento do cabelo recebido pelo dispositivo de escova (26).
2. DISPOSITIVO PARA PENTEAR (10), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender adicionalmente uma ventoinha (18) acoplada operativamente à passagem de ar (16) para soprar o ar através da passagem de ar (16) e para a saída de ar alongada (24).
3. DISPOSITIVO PARA PENTEAR (10), de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pela ventoinha (18) ser montada em um invólucro de ventoinha (48) fixado rigidamente ao braço alongado (12).
4. DISPOSITIVO PARA PENTEAR (10), de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pela ventoinha (18) ser montada em um invólucro de ventoinha (62) conectado a uma tubulação flexível (68) que é uma continuação da passagem de ar (16) .
5. DISPOSITIVO PARA PENTEAR (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado por compreender ainda um aquecedor de ar (23) acoplado operativamente à passagem de ar (16).
6. DISPOSITIVO PARA PENTEAR (10), de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo aquecedor de ar (23) ser montado no invólucro da ventoinha (48, 62) ou no braço alongado (12).
7. DISPOSITIVO PARA PENTEAR (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo dispositivo de escova (26) compreender uma ou mais fileiras de cerdas lisas.
8. DISPOSITIVO PARA PENTEAR (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo dispositivo de escova incluir uma escova montada rotativamente, sendo que a escova é acoplada a um motor para dirigir a escova em um movimento circular.
9. DISPOSITIVO PARA PENTEAR (10), de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por ter um desenho modular onde o braço alongado (12) é conectado de maneira destacável ao invólucro da ventoinha (48) .
10. DISPOSITIVO PARA PENTEAR (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado por ser adaptado para ser energizado por bateria.
11. DISPOSITIVO PARA PENTEAR (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado por ser adaptado para ser energizado pela rede elétrica.
12. DISPOSITIVO PARA PENTEAR (10), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo braço alongado (12) formar um dos dois braços alongados de um par de pinças que se fecham uma em relação à outra, e em que cada um dos braços tem uma superfície receptora de cabelo (36, 48); um elemento (40) ou uma placa de aquecimento é conectado a pelo menos uma das superfícies que recebem o cabelo; e um dispositivo de aquecimento (50) é provido acoplado operativamente à passagem de ar (16) para aquecer o ar soprado através da passagem de ar (16) e para exalar o ar quente através da saida de ar paralela alongada (24) e na direção das pontas do cabelo.

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0617138A2 (pt) dispositivo para pentear
JP6753845B2 (ja) ヘアコンディショニング処理器具および方法
US8607470B2 (en) Hair styler
ES2648198T3 (es) Aparato de tratamiento de los cabellos con vapor
KR101065441B1 (ko) 회전식 실린더를 갖는 헤어 스타일링 기구
ES2640037T3 (es) Aparato de peluquería
BR112017011772B1 (pt) Sistemas assistidos por vácuo para preparação de cabelo
BR112015003657B1 (pt) dispositivo de tratamento de cabelo; concentrador para utilização com um aparelho para cabelo que expele ar através de uma saída; aparelho para o cabelo; e métodos de secagem de uma seção de cabelo
ES2637946T3 (es) Accesorio de dar forma al cabello
ES2205889T3 (es) Accesorio de secador de pelo.
LV14229B (lv) Kombinēta ierīce matu apstrādei
US20170095050A1 (en) Multiple Purpose Hair Dryer
ES2706410T3 (es) Accesorio mejorado para cepillo eléctrico para el cabello
KR20100000898A (ko) 히팅 롤브러쉬
BRPI0617138B1 (pt) Device for combination
KR101819225B1 (ko) 수분이 배출되는 모발성형장치 및 이를 이용한 열퍼머 방법
JP5192594B2 (ja) ヘアーカールドライヤー
MX2008002679A (en) Hairstyling device
KR200260222Y1 (ko) 축열집게 퍼머넌트장치
BR102021003057A2 (pt) Secador e alisador de barba masculina
IT201800009149A1 (it) Asciugacapelli
BR102016026969A2 (pt) Secador de cabelos conjugado a escova alisadora de cabelos
AU2003204961A1 (en) A hair drying and straightening device