BRPI0615810A2 - marca d'água escondida de sinais de aúdio usando modificações de fase - Google Patents

marca d'água escondida de sinais de aúdio usando modificações de fase Download PDF

Info

Publication number
BRPI0615810A2
BRPI0615810A2 BRPI0615810-2A BRPI0615810A BRPI0615810A2 BR PI0615810 A2 BRPI0615810 A2 BR PI0615810A2 BR PI0615810 A BRPI0615810 A BR PI0615810A BR PI0615810 A2 BRPI0615810 A2 BR PI0615810A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
phase
audio signal
frequency
vector
value
Prior art date
Application number
BRPI0615810-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Walter Voessing
Peter Georg Baum
Original Assignee
Thomson Licensing
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=35601730&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0615810(A2) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Thomson Licensing filed Critical Thomson Licensing
Publication of BRPI0615810A2 publication Critical patent/BRPI0615810A2/pt
Publication of BRPI0615810B1 publication Critical patent/BRPI0615810B1/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G10MUSICAL INSTRUMENTS; ACOUSTICS
    • G10LSPEECH ANALYSIS TECHNIQUES OR SPEECH SYNTHESIS; SPEECH RECOGNITION; SPEECH OR VOICE PROCESSING TECHNIQUES; SPEECH OR AUDIO CODING OR DECODING
    • G10L19/00Speech or audio signals analysis-synthesis techniques for redundancy reduction, e.g. in vocoders; Coding or decoding of speech or audio signals, using source filter models or psychoacoustic analysis
    • G10L19/018Audio watermarking, i.e. embedding inaudible data in the audio signal

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computational Linguistics (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Audiology, Speech & Language Pathology (AREA)
  • Human Computer Interaction (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Acoustics & Sound (AREA)
  • Multimedia (AREA)
  • Compression, Expansion, Code Conversion, And Decoders (AREA)
  • Signal Processing For Digital Recording And Reproducing (AREA)
  • Soundproofing, Sound Blocking, And Sound Damping (AREA)

Abstract

MARCA D'áGUA ESCONDIDA DE SINAIS DE áUDIO USANDO MODIFICAçõES DE FASE. A marca d'água de sinais de áudio pretende manipular o sinal de áudio de uma forma que as mudanças no conteúdo de áudio não possam ser reconhecidas pelo sistema auditivo humano. De modo a reduzir a acuidade auditiva da marca d'água e melhorar a robustez dela, a invenção usa modificação de fase do sinal de áudio. No domínio de freqúência, a fase do sinal de áudio é manipulada pela fase de uma sequência de fase de referência, seguida pela transformada no domínio do tempo. Como a mudança de fase do sinal de áudio pela faixa de freqúência total pode ser audível, a manipulação de fase é executada com uma quantidade máxima somente dentro de uma ou mais pequenas faixas de freqúências que estão localizadas nas freqúências mais altas e/ou nas seções de sinais de áudio de ruído, de acordo com os princípios psicoacústicos. preferencialmente, a amplitude permitida das mudanças de fase nas faixas de freqúência restantes é controlada de acordo com os princípios psicoacústicos. A marca d'água é decodificada a partir do sinal de áudio com marca d'água através da correlação do sinal com as sequências de fase de referência candidatas inversamente transformadas correspondentes.

Description

"MARCA D'ÁGUA ESCONDIDA DE SINAIS DE AUDIO USANDOMODIFICAÇÕES DE FASE"
Campo da Invenção
A invenção refere-se a um método e a um aparelhopara transmitir ou recuperar dados de marca d'água embutidosem um sinal de áudio usando modificações da fase do dito si-nal de áudio.
Fundamentos da Invenção
A marca d'água de sinais de áudio pretende manipu-lar o sinal de áudio de uma forma que as mudanças no conteú-do de áudio não possam ser reconhecidas pelo sistema auditi-vo humano. A maior parte das tecnologias de marca d'água deáudio adiciona ao sinal de áudio original um sinal do espec-tro disperso cobrindo todo o espectro de freqüência do sinalde áudio, ou insere no sinal de áudio original uma ou maisportadoras que são moduladas com um sinal do espectro dis-perso. Existem muitas possibilidades de marca d'água para umgrau mais ou menos audível, e em uma forma mais ou menos ro-busta. A tecnologia atualmente mais importante usa um espec-tro disperso formado de forma psicoacústica, ver, por exem-plo, WO-A-97/333 91 e US-A-6061793. Esta tecnologia ofereceum bom compromisso entre a acuidade auditiva e a robustez,embora sua robustez não seja ótima.
Em uma outra tecnologia, os dados codificados, is-to é, a marca d'água, são escondidos na fase do sinal de áu-dio original por codificação de fase: W. Bender, D. Gruhl,N. Morimoto, A. Lu, "Técnicas de Ocultação de Dados", Jornalde Sistema IBM 35, N°s. 3&4, 1996, pág. 313-336.Uma tecnologia adicional é a modulação em fase:S.S. Kuo, J. D. Johnston, W. Turin, S.R. Quackenbusch, "Con-versão da Marca D'água de Áudio usando Modulação em Fase deMultibanda Independente do Sinal Sintonizado Perceptivamen-te" , Conferência Internacional IEEE sobre Acústica, Fala eProcessamento de Sinais (ICASSP) , em maio de 2002, volume 2,IEEE Press, pág. 1753-1756.
Sumário da Invenção
Entretanto, para alguns tipos de sinais de áudionão possível restaurar e decodificar o espectro disperso nodecodificador. Se portadoras moduladas com as seqüências deespectro disperso são usadas, é possível facilmente removeras portadoras aplicando-se filtros de entalhe.
Uma desvantagem da técnica de codificação de faseacima é que ela nem é robusta contra cortes nem alcança umataxa de dados aceitável, e ambas as técnicas relacionadas afases necessitam do sinal de áudio original para decodifica-ção e, portanto, o detector trabalha de uma maneira não es-condida.
0 problema a ser resolvido pela invenção é aumen-tar a confiabilidade de detecção da marca d'água no decodi-ficador e melhorar a robustez do sinal de marca d'água, des-se modo ainda permitindo a operação escondida do detector nodecodificador. Este problema é resolvido pelos métodos des-critos nas reivindicações 1 e 3 . Aparelhos que utilizam es-tes métodos são descritos nas reivindicações 2 e 4.
A invenção usa modificação em fase do sinal de áu-dio para embutir os dados do sinal de marca d'água. Uma de-tecção escondida no decodificador é possível, isto é, o si-nal de áudio original não é solicitado para decodificar osinal de marca d'água. No domínio de espectro, a fase do si-nal de áudio pode ser manipulada pela fase de uma seqüênciade fase de referência (por exemplo, uma seqüência de espec-tro disperso ou uma seqüência m ou uma distribuição pseudo-aleatória de valores de fase entre e incluindo λ-π' e λ+π').
Isto pode incluir a divisão do sinal de áudio em blocos su-perpostos, transformando estes blocos com a transformada deFourier ou qualquer outra transformada no domínio do tempopara freqüência e mudando a fase original baseada em númerospseudo-aleatórios de uma seqüência de fase de referência eum modelo do sistema auditivo humano, transformando inversa-mente (Fourier) o espectro de fase mudada de volta no domí-nio do tempo e executando uma sobreposição/adição nos blo-cos. 0 sinal de áudio mudado resultante parece o original.
Como a uma mudança da fase do sinal de áudio pelafaixa de freqüência total pode ser audível, uma forte mani-pulação de fase (por exemplo, -π/+π) é executada somentedentro de uma ou mais pequenas faixas de freqüência que es-tão localizadas nas freqüências mais altas e/ou nas seçõesde sinais de áudio de ruído, as faixas de freqüência corres-pondentes foram determinadas de acordo com os princípiospsicoacústicos.
Em uma modalidade adicional, nas faixas de fre-qüência restantes, os valores de fase podem ser mudados,também, a extensão permissível das mudanças de fase foi con-trolada de acordo com os princípios psicoacústicos. Adicio-nalmente, a amplitude da caixa espectral (menos audível) po-de ser mudada de acordo com os princípios psicoacústicos demodo a permitir mudanças de fase ainda maiores (não audí-veis).
O sinal de áudio com marca d'água é decodificadono decodificador correlacionando o sinal de áudio recebidocom a seqüência de fase de referência candidata transformadainversamente (Fourier) correspondente que foi usada na codi-ficação, ou usando um filtro combinado ao contrário da cor-relação.
A invenção alcança um bom compromisso entre a acu-idade auditiva e a robustez, alcança uma alta taxa de dados,facilita um processamento em tempo real e é adequada parasistemas embutidos.
Em princípio, o método inventivo é adequado paradados de marca d'água embutidos em um sinal de áudio usandomodificações da fase do dito sinal de áudio, o dito métodoinclui as etapas de:
- controlar através do valor de um bit correntedos ditos dados de marca d'água a seleção ou a geração deuma seqüência de dados de referência correspondente;
- modificar, de acordo com a dita seqüência de da-dos de referência correspondente, os valores de fase em umbloco corrente convertido no domínio do tempo para freqüên-cia do dito sinal de áudio, onde dentro do dito bloco cor-rente a faixa ou faixas de freqüência permitida para a ditamodificação do valor de fase através de uma quantidade máxi-ma pré-determinada são determinadas por cálculos psicoacús-ticos relacionados;
- converter no domínio da freqüência para tempo aversão modificada do dito bloco corrente do dito sinal deáudio;
- emitir a seção correspondente do sinal de áudiocom marca d'água.
Em princípio, o aparelho inventivo é adequado paradados de marca d'água embutidos em um sinal de áudio usandomodificações da fase do dito sinal de áudio, o dito aparelhoinclui:
- dispositivos adaptados para controlar através dovalor de um bit corrente dos ditos dados de marca d'água, aseleção ou a geração de uma seqüência de dados de referênciacorrespondente;
- dispositivos adaptados para modificar, de acordocom a dita seqüência de dados de referência correspondente,os valores de fase em um bloco corrente convertido no domí-nio do tempo para freqüência do dito sinal de áudio, ondedentro do dito bloco corrente, a faixa ou faixas de freqüên-cia permitidas para a dita modificação do valor de fase a-través de uma quantidade máxima pré-determinada são determi-nadas por cálculos psicoacústicos relacionados;
- dispositivos adaptados para converter no domínioda freqüência para tempo, a versão modificada do dito blococorrente do dito sinal de áudio, e para emitir a seção cor-respondente do sinal de áudio com marca d'água.
Em princípio, a decodificação de marca d'água in-ventiva é adequada para restaurar os dados de marca d'águaque foram embutidos em um sinal de áudio usando modificaçõesda fase do dito sinal de áudio, onde o valor de um bit cor-rente dos ditos dados de marca d'água foi controlado pelaseleção ou geração de uma seqüência de dados de referênciacorrespondente e, de acordo com esta, os valores de fase emum bloco corrente convertido no domínio do tempo para fre-qüência do dito sinal de áudio foram modificados, onde den-tro do dito bloco corrente, a faixa ou faixas de freqüênciapermitidas para a dita modificação do valor de fase atravésde uma quantidade máxima pré-determinada foram determinadaspor cálculos psicoacústicos relacionados, e a versão modifi-cada do dito bloco corrente do dito sinal de áudio foi con-vertida no domínio de freqüência para tempo tal como paraformar uma seção correspondente do sinal de áudio com marcad'água, o dito método inclui as etapas de:
- correlacionar ou combinar um bloco corrente dodito sinal de áudio com marca d'água com uma versão conver-tida no domínio de freqüência para tempo de candidatas dasditas seqüências de dados de referência;
- determinar a partir do resultado da correlaçãoou combinação um valor de bit dos ditos dados de marcad'água.
Em princípio, o aparelho de decodificação de marcad'água inventivo é adequado para restaurar os dados de marcad'água que foram embutidos em um sinal de áudio usando modi-ficações da fase do dito sinal de áudio, onde o valor de umbit corrente dos ditos dados de marca d'água foi controladoatravés da seleção ou geração de uma seqüência de dados dereferência correspondente e, de acordo com ela, os valoresde fase em um bloco corrente convertido no domínio do tempopara freqüência do dito sinal de áudio foram modificados,onde dentro do dito bloco corrente, a faixa ou faixas defreqüência permitidas para a dita modificação do valor defase através de uma quantidade máxima pré-determinada foramdeterminadas por cálculos psicoacústicos relacionados, e aversão modificada do dito bloco corrente do dito sinal deáudio foi convertida no domínio de freqüência para tempo talcomo para formar uma seção correspondente do sinal de áudiocom marca d'água, o dito aparelho inclui:
- dispositivos adaptados para gerar ou armazenaras versões convertidas no domínio de freqüência para tempodas ditas seqüências de dados de referência;
- dispositivos adaptados para correlacionar oucombinar um bloco corrente do dito sinal de áudio com marcad'água com uma versão convertida no domínio de freqüênciapara tempo das candidatas das ditas seqüências de dados dereferência; e
para determinar a partir do resultado da correla-ção ou combinação um valor de bit dos ditos dados de marcad'água.
As modalidades adicionais vantajosas da invençãosão descritas nas respectivas reivindicações dependentes.
Breve Descrição dos Desenhos
Modalidades exemplificadas da invenção são descri-tas com relação aos desenhos em anexo, que mostram:
A Fig. 1 ilustra o diagrama de bloco simplificadode um codificador e decodificador de marca d'água inventivo;
A Fig. 2 ilustra o diagrama de bloco mais detalha-do de um codificador de marca d'água;
A Fig. 3 ilustra o sinal de áudio original e commarca d'água no domínio do tempo;
A Fig. 4 ilustra o diagrama de bloco do decodifi-cador de marca d'água;
A Fig. 5 ilustra o resultado da correlação;
A Fig. 6 ilustra as mudanças de fase sim/não emáreas específicas do espectro do sinal de áudio;
A Fig. 7 ilustra as mudanças de fase adicionaiscontroladas de forma psicoacústica em outras áreas do espec-tro do sinal de áudio;
A Fig. 8 ilustra as mudanças de fase aumentadas noespectro de sinal de áudio baseadas nas mudanças de amplitu-de nesse mesmo espectro.
Descrição Detalhada das Modalidades Exemplificadas
Na Fig. 1, no lado do codificador, um sinal de en-trada de áudio original AUI é alimentado (no sentido do qua-dro ou no sentido do bloco) em um módulo de mudança de fasePHCHM e em uma calculadora psicoacústica PSYA na qual aspropriedades psicoacústicas correntes do sinal de entrada deáudio são determinadas e que controla em qual faixa ou fai-xas de freqüência e/ou em quais instantes de tempo, o está-gio PHCHM é permitido a atribuir informação de marca d'águaà fase do sinal de áudio. As modificações de fase no estágioPHCHM são transmitidas no domínio da freqüência e o sinal deáudio modificado é convertido de volta para o domínio detempo antes que ele saia. Essas conversões no domínio dafreqüência e no domínio do tempo podem ser executadas usandoum FFT e um FFT inverso, respectivamente. As seções de fasecorrespondentes do sinal de áudio são manipuladas no estágioPHCHM, de acordo com a fase de uma seqüência de espectrodisperso (por exemplo, uma seqüência m) armazenada ou geradaem um estágio de seqüência de dispersão SPRSEQ. A informaçãode marca d'água, isto é, os dados de carga útil PD, é ali-mentada em um estágio de modulação de valor de bit BVMOD quecontrola o estágio SPRSEQ correspondentemente. No estágioBVMOD, um valor de bit dos dados PD é usado para modular aseqüência de pseudo-ruído do codificador no estágio SPRSEQ.Por exemplo, se o valor de bit corrente é igual a λ1', a se-qüência de pseudo-ruído de codificador é deixada inalterada,se o valor de bit corrente é igual a xO', a seqüência depseudo-ruído de codificador é invertida. Essa seqüência con-siste de uma distribuição 'aleatória' de valores e preferen-cialmente tem um comprimento correspondente àquele dos qua-dros de sinal de áudio.
A faixa ou faixas de freqüência corrente que sãousadas para as mudanças de fase dependem do sinal de áudiocorrente AUI e são dinamicamente determinadas pelo modelopsicoacústico. A manipulação de fase pode ser executada emdiferentes faixas de freqüência de modo a prevenir um cortedessas áreas.
É também possível adicionalmente adicionar um si-nal com marca d'água de espectro disperso 'normal' à ampli-tude do sinal de áudio no domínio do tempo ou da freqüência.O módulo de mudança de fase PHCHM emite um sinalde áudio com marca d'água correspondente WMAU.
No lado do decodif icador, o sinal de áudio commarca d'água WMAU passa (no sentido do quadro ou no sentidodo bloco) através de um correlator CORR no qual sua fase écorrelacionada com uma ou mais versões convertidas no domí-nio de freqüência para tempo das seqüências de dispersão dodecodificador candidato ou das seqüências de pseudo-ruído(uma das quais foi usada no codificador) armazenadas ou ge-radas em um estágio de seqüência de dispersão do decodifica-dor DSPRSEQ. 0 correlator fornece um valor de bit do sinalde saída com marca d'água correspondente WMO.
Vantajosamente, a saída de correlação no lado dodecodificador contém sempre um pico significativo (corres-pondente a um bit de informação de marca d'água), que não éfreqüentemente o caso se uma seqüência de dispersão (forma-da) foi adicionada à amplitude do sinal de áudio.
Não é possível remover esse tipo de marca d'águado sinal de áudio sem destruir drasticamente a qualidade dosinal de áudio. A robustez da marca d'água é, portanto, au-mentada.
Ao contrário da modificação da fase na faixa oufaixas de freqüência específicas e/ou em instantes de tempoespecíficos somente, sob certas condições, a faixa de fre-qüência total pode ser submetida a modificações de fase.
Uma implementação exemplificada desta modalidade écomo segue. Dois diferentes vetores de fase p_0 e p_l sãocriados, cada um compreende 513 números pseudo-aleatóriosentre -π e π (na prática o primeiro e o último valor nuncasão usados, porém por motivo de simplicidade este fato é o-mitido aqui).
Na Fig. 2, o sinal de entrada de áudio AUI é cor-tado em blocos ou quadros de amostras de comprimento 1024 emum estágio de janelas WND. O primeiro bloco é transformadona transformada de Fourier FTR no domínio espectral usandoFFT, que resulta em um vetor s(amplitude, fase) de compri-mento 513. Baseado em leis psicoacústicas, em uma calculado-ra de limite de fase PHLC para cada caixa do bloco espectralcorrente, um deslocamento de fase máximo permitido é calcu-lado, o qual pode ser aplicado a seu valor de fase sem setornar audível, resultando no vetor m (somente fase). Como ocoeficiente ou binário localizado na freqüência zero não temvalor de fase, o primeiro e o último elemento do vetor m sãoiguais a zero.
Se um bit de dados de carga útil (isto é, marcad'água) fosse igual a 'zero', um vetor ρ (fase somente) égerado em um estágio de seção de fase de referência RPHS comρ = p_0, se um bit de dados de marca d'água 1Um' deve sertransmitido, um vetor ρ é gerado com ρ = p_l.
Um novo vetor d é calculado em um estágio de modi-ficação de fase PHCH por d = ρ - fase(s), e para cada biná-rio j do vetor d uma etapa de normalização é executada:
se d(j) < -π, então d(j) =2π + d(j)
senão se d(j) > π então d(j) = -2π + d(j)
senão d(j) permanece inalteradofim.A seguir, os limites psicoacústicos que foram ve-rificados no estágio PHLC são levados em consideração no es-tágio PHCH através do cálculo para cada binário i:
se d(j) < -m(j), então d(j) = -m(j)
senão se d(j) > m(j), então d(j) = m(j)
senão d(j) permanece inalteradofim.
Na próxima etapa um sinal de áudio modificado y écalculado em um estágio da transformada inversa de FourierIFTR como
y = IFFT ( I s I ei(fase(s) + d)) , onde i indica o númeroimaginário. Esse sinal de áudio modificado parece o sinaloriginal, porém contém um bit de dados de marca d'água.
Artefatos de bloqueio podem ser reduzidos em umestágio de sobrepor-e-adicionar OADD através da sobreposiçãode blocos, por exemplo, com uma janela de seno bem conhecida.
A Fig. 3 mostra um gráfico exemplificado da faseoriginal de um bloco de sinal s e da fase modificada marcadapor 'o' desse bloco de sinal, onde um modelo psicoacústicomuito bruto foi usado, o qual permite no máximo um desloca-mento de fase de 10 graus a cada binário de freqüência.
A Fig. 4 mostra um fluxo de dados no decodificadorde marca d'água inventivo. 0 sinal de áudio com marca d'águaWMAU passa (no sentido de quadro ou no sentido de bloco) a-través de um estágio de modelagem opcional SHP para um cor-relator CORR. A modelagem amplifica ou atenua o sinal de áu-dio recebido tal que seu nivel de amplitude se torna plano,ou recebe um valor igual a λ1' . Para os valores de fase dereferência representados pelos vetores ρ = p_0 e ρ = p_1(que são conhecidos no lado do decodificador) os valores deamplitude plana (por exemplo, '1') são atribuídos e os con-juntos ou seqüências resultantes de números complexos são,portanto, transformados IFFT em um estágio de fases de refe-rência REFPH resultando em vetores ou seqüências de referên-cia w_0 e w_1, ou já estão armazenados neste formato trans-formado IFFT no estágio REFPH, isto é:
W_0 = IFFT (eip-°) , w_1 = IFFTieip-1).
Esses dois vetores ou seqüências de pseudo-ruído
w_0 e w_1 são correlacionados no domínio do tempo no corre-lator CORR com o sinal de áudio com marca d'água modelado.
Uma correlação de um sinal de áudio com marcad'água com uma seqüência w_0 ou w_1 que tem o mesmo vetor defase, como o bit de dados de marca d'água embutido, mostraráum pico PK no resultado da correlação, onde uma correlaçãodaquele sinal de áudio com marca d'água com a outra seqüên-cia w_l ou w_l, respectivamente, mostra somente ruído no re-sultado da correlação. O correlator atribui os valores debit correspondentes e fornece desse modo o sinal de saídacom marca d'água resultante WMO.
A Fig. 5 mostra o resultado da correlação para osinal de fase exemplificado da Fig. 3. 0 "CPH" marca partedo sinal de fase correta onde "WPH" marca parte do sinal defase errada.
Na Fig. 1 e na Fig. 4, o correlator CORR pode sersubstituido pox um filtro combinado apropriado, levando aomesmo resultado.Teoricamente, é suficiente usar somente um vetorde fase única para a transmissão de um bit de dados de marcad'água, e usar, por exemplo, o vetor original para transmi-tir um 'ura' e o mesmo vetor sintonizado por Λπ' para trans-mitir um vzero'. Porém experimentos têm mostrado que o pro-cessamento é muito mais robusto se dois vetores de fase di-ferentes são usados.
É possível transmitir vários bits de dados demarca d'água por bloco de sinal de áudio no caso em que vá-rios vetores de fase aleatória diferentes por bloco são usa-dos e cada valor é mapeado para um vetor de fase.
A tecnologia básica do processamento inventivo po-de ser combinada com características conhecidas da marcad'água de espectro disperso:
- dividindo a carga útil em quadros independentesque se iniciam com blocos de sincronização seguidos por bitsde carga útil que são protegidos por correção de erro;
- codificando o mesmo valor de carga útil com di-ferentes vetores de fase que dependem do conteúdo correntedo sinal de áudio;
- pulando os quadros de sinal de áudio que depen-dem do conteúdo de sinal de áudio corrente e sinalizando es-te pulo ao decodificador.
Uma melhoria adicional pode ser alcançada não so-mente considerando a fase, mas também a amplitude do sinalde áudio. Por exemplo, na implementação descrita, o módulopsicoacústico PSYA ou PHLC determina que em um certo bináriode freqüência um deslocamento de fase de 10 graus não é au-divel. Um módulo psicoacústico melhorado determinará que odeslocamento de fase de 10 graus não é audível somente com adada amplitude corrente, porém se uma amplitude correntefosse metade de um deslocamento de fase de 15 graus, seriapermissível ainda sem ser audível. Nesse caso, o valor de ouvalores amplitude do espectro original seriam divididos nametade e seus valores de fase correspondentes seriam mudadosem 15°.
As Figs. 6 à 8 ilustram três modalidades da invenção.
A Fig. 6 mostra, em uma apresentação potênciaP/freqüência f, a amplitude de espectro de áudio originalASA em um bloco de áudio corrente. Nas faixas de freqüênciaespecíficas do espectro de sinal de áudio, os valores de fa-se são configurados para um valor de deslocamento de fasemáximo pré-determinado de sinal de áudio ASPH. A escala naborda direita mostra a mudança de fase relativa RPH.
Na Fig. 7 existem mudanças de fase adicionais ASPHem outras faixas de freqüência do espectro de sinal de áu-dio, a quantidade dos deslocamentos de fase é determinada deacordo com os cálculos psicoacústicos. Em outras palavras,no bloco corrente, no domínio da freqüência, na faixa oufaixas de freqüência restantes além da faixa ou faixas defreqüência com modificação do valor da fase máximo (por e-xemplo, -π/+π), a fase do sinal de áudio é modificada deforma adaptativa usando cálculos psicoacústicos através deuma quantidade que é menor que a quantidade máxima.
A Fig. 8 mostra ainda adicionalmente mudanças defase aumentadas no espectro de sinal de áudio baseadas nasmudanças de amplitude ASPH no espectro de sinal de áudio, emresposta a uma amplitude mudada de sinal áudio ASCHA (aquantidade da qual é exagerada no desenho) . A escala mais àdireita mostra a mudança de amplitude ACH.

Claims (18)

1. Método para marcar com marca d'água dados (PD)embutidos em um sinal de áudio (AUI) usando modificações(PHCHM, PHCH) dos valores de fase do vetor amplitude-fase sde um bloco corrente convertido no domínio do tempo parafreqüência (FTR) do dito sinal de áudio, o métodoCARACTERIZADO pelo fato de que inclui as etapas de:- controlar (BVMOD, RPHS) através do valor de umbit corrente dos ditos dados de marca d'água (PD) a seleçãoou a geração de uma seqüência de dados de referência corres-pondente (SPRSEQ) da qual seqüência de dados de referência ovetor de valores de fase no domínio de freqüência é denotadoP'- modificar (PHCHM, PHCH), de acordo com a ditaseqüência de dados de referência correspondente, os valoresde fase em um bloco corrente de sinal de áudio convertido nodomínio do tempo para freqüência (FTR), por um vetor de va-lores de fase d, d = ρ - fase(s), onde, de um lado, cadacompartimento do vetor d é aumentado por 2n se este for me-nor que -n e diminuído de 2n se este for maior que π e deoutro lado, cada compartimento do vetor d é limitado adicio-nalmente a um valor correspondente em um vetor de valores defase m, no qual vetor m uma quantidade máxima pré-determinada para a dita modificação de valor de fase é de-terminada por cálculos psicoacústicos relacionados (PSYA,PHLC);- converter no domínio de freqüência para tempo(IFTR) a versão modificada do dito bloco corrente do ditosinal de áudio;- emitir a seção correspondente do sinal de áudiocom marca d'água (WMAU).
2. Método para recuperar dados de marca d'água(WMO) que foram embutidos em um sinal de áudio (AUI) usandomodificações dos valores de fase (PHCHM, PHCH) do vetor am-plitude-fase s de um bloco corrente de sinal de áudio con-vertido no domínio do tempo para freqüência (FTR), onde ovalor de um bit corrente dos ditos dados de marca d' água(PD) foi controlado (BVMOD, RPHS) pela seleção ou geração deuma seqüência de dados de referência correspondentes(SPRSEQ), da qual seqüência de dados de referência o vetorde valores de fase no domínio de freqüência é denotado ρ e,de acordo com a dita seqüência de dados de referência cor-respondente, os valores de fase do bloco corrente de sinalde áudio convertido no domínio do tempo para freqüência(FTR) foi modificado (PHCHM, PHCH) por um vetor de valoresde fase d, d = ρ - fase(s), onde, de um lado, cada comparti-mento de vetor d foi aumentado por 2n se este for menor que-n, e diminuído por 2n se este for maior do que π e de outrolado cada compartimento de vetor d foi limitado adicional-mente a um valor correspondente em um vetor m de valores fa-se, no qual vetor m tem uma quantidade máxima pré-determinada para a dita modificação de valor de fase foi de-terminado por cálculos psicoacústicos relativos (PSYA, PHLC),e onde a versão modificada do dito bloco correntedo dito sinal de áudio foi convertida no domínio de freqüên-cia para tempo (IFTR) tal como para formar um seção corres-pondente do sinal de áudio com marca d'água (WMAU), o ditométodo CARACTERIZADO pelo fato de que inclui as etapas de:- correlacionar (CORR) ou combinar um bloco cor-rente do dito sinal de áudio com marca d'água (WMAU) com umaversão convertida no domínio de freqüência para tempo dascandidatas das ditas seqüências de dados de referência(DSPRSEQ; w_ 1, w_0); onde valores de amplitude horizontalsão designados para um vetor ρ de valores de fase de candi-dato antes da dita conversão de domínio de freqüência paratempo;- determinar a partir do resultado da correlaçãoou combinação um valor de bit dos ditos dados de marcad'água (WMO).
3. Método, de acordo com a reivindicação 1 ou 2,CARACTERIZADO pelo fato de que a dita conversão de tempo pa-ra freqüência é uma FFT e a dita conversão do domínio defreqüência para tempo é uma FFT inversa.
4. Método, de acordo com a reivindicação 1 ou 3,CARACTERIZADO pelo fato de que o dito sinal de áudio (AUI)na entrada é provido de janelas (WND) de uma forma sobrepos-ta, e é sobreposto e adicionado correspondentemente (OADD)na saída.
5. Método, de acordo com uma das reivindicações 1,- 3 e 4, CARACTERIZADO pelo fato de que a dita modificação devalores de fase (PHCHM, PHCH) correspondente a uma seqüênciade dados de referência é uma modificação correspondente àfase de uma seqüência de espectro de propagação ou uma m-seqüência.
6. Método, de acordo com uma das reivindicações 1,-3 e 4, CARACTERIZADO pelo fato de que dentro do dito blococorrente, no domínio da freqüência, na faixa ou faixas defreqüência restantes além da dita faixa ou faixas de fre-qüência com modificação do valor da fase através de umaquantidade máxima pré-determinada, a fase do sinal de áudioé modificada de forma adaptativa usando cálculos psicoacús-ticos (PSYA, PHLC) através de uma quantidade que é menor quea dita quantidade máxima pré-determinada.
7. Método, de acordo com uma das reivindicações 1e 3 a 5, CARACTERIZADO pelo fato de que no domínio da fre-qüência, a amplitude do sinal de áudio em uma ou mais faixasde freqüência é modificada usando cálculos psicoacústicostal que a modificação de fase permissível nessas uma ou maisfaixas de freqüência é aumentada.
8. Método, de acordo com uma das reivindicações 2a 4, CARACTERIZADO pelo fato de que antes da dita correlaçãoou combinação o dito sinal de áudio com marca d'água (WMAU)ser formada tal que seus níveis de amplitude se tornam pla-nos, ou possuam valor igual a '1'.
9. Aparelho para marcar marca d'água em dados (PD)embutidos em um sinal de áudio (AUI) usando modificações(PHCHM, PHCH) dos valores de fase do dito vetor de amplitu-de-fase s de um bloco corrente do sinal de áudio convertidono domínio do tempo para freqüência (FTR), o dito aparelhoCARACTERIZADO pelo fato de que inclui:- dispositivos (BVMOD, RPHS) sendo adaptados paracontrolar através do valor de um bit corrente dos ditos da-dos de marca d'água (PD) a seleção ou a geração de uma se-qüência de dados de referência correspondente (SPRSEQ), daqual seqüência de dados de referência o vetor de valores defase no domínio de freqüência é denotado ρ;- dispositivos (PHCHM, PHCH) sendo adaptados paramodificar, de acordo com a dita seqüência de dados de refe-rência correspondente, os valores de fase do dito bloco cor-rente de sinal de áudio convertido no domínio do tempo parafreqüência (FTR), por um vetor de valores de fase d, d = ρ -fase(s), onde, de um lado cada compartimento de vetor d éaumentado por 2n se este for menor que -n, e diminuído por-2n se este for maior do que π e de outro lado cada comparti-mento de vetor d é limitado adicionalmente a um valor cor-respondente em um vetor m de valores fase, no qual vetor mtem uma quantidade máxima pré-determinada para a dita modi-ficação de valor de fase foi determinado por cálculos psico-acústicos relativos (PSYA, PHLC),- dispositivos (IFTR) adaptados para converter nodomínio de freqüência para tempo a versão modificada do ditobloco corrente do dito sinal de áudio, e para emitir a seçãocorrespondente do sinal de áudio com marca d'água (WMAU).
10. Aparelho para recuperar dados de marca d'água(WMO) que foram embutidos em um sinal de áudio (AUI) usandomodificações dos valores de fase (PHCHM, PHCH) do vetor am-plitude-fase s de um bloco corrente de sinal de áudio con-vertido no domínio do tempo para freqüência (FTR), onde ovalor de um bit corrente dos ditos dados de marca d' água(PD) foi controlado (BVMOD, RPHS) pela seleção ou geração deuma seqüência de dados de referência correspondentes(SPRSEQ), da qual seqüência de dados de referência o vetorde valores de fase no domínio de freqüência é denotado ρ e,de acordo com a dita seqüência de dados de referência cor-respondente, os valores de fase do bloco corrente de sinalde áudio convertido no domínio do tempo para freqüência(FTR) foi modificado (PHCHM, PHCH) por um vetor de valoresde fase d, d = ρ - fase(s), onde, de um lado, cada comparti-mento de vetor d foi aumentado por 2n se este for menor que-n, e diminuído por 2n se este for maior do que π e de outrolado cada compartimento de vetor d foi limitado adicional-mente a um valor correspondente em um vetor m de valores fa-se, no qual vetor m tem uma quantidade máxima pré-determinada para a dita modificação de valor de fase foi de-terminado por cálculos psicoacústicos relativos (PSYA,PHLC),e onde a versão modificada do dito bloco correntedo dito sinal de áudio foi convertida no domínio de freqüên-cia para tempo (IFTR) tal como para formar um seção corres-pondente do sinal de áudio com marca d'água (WMAU) , o ditoaparelho CARACTERIZADO pelo fato de que inclui:- dispositivos (DSPRSEQ; REFPH) sendo adaptado pa-ra geração ou armazenamento de versões convertidas de domí-nio de freqüência para tempo de candidatas do dita seqüênciade dados de referência (DSPRSEQ; w_l, w_0);- dispositivos (CORR) sendo adaptados para corre-lacionar ou combinar um bloco corrente do dito sinal de áu-dio com marca d'água (WMAU) com uma versão convertida de do-mínio de freqüência para tempo de candidatas das ditas se-qüências de dados de referência (DSPRSEQ; w_l, w_0), onde osvalores de amplitude plana são designadas para um vetor devalores de fase candidato ρ antes da dita conversão de domí-nio de freqüência para tempo,e para determinação a partir do resultado da cor-relação ou combinação de um valor de bit do dita dado commarca d'água (WMO).
11. Aparelho, de acordo com a reivindicação 9 ou-10, CARACTERIZADO pelo fato de que a dita conversão de tempopara freqüência é uma FFT e a dita conversão do domínio defreqüência para tempo é uma FFT inversa.
12. Aparelho, de acordo com a reivindicação 9 ou-11, CARACTERIZADO pelo fato de que o dito sinal de áudio(AUI) na entrada é provido de janelas (WND) de uma forma so-breposta, e é sobreposto e adicionado correspondentemente(OADD) na saída.
13. Aparelho, de acordo com uma das reivindicações-9, 11 e 12, CARACTERIZADO pelo fato de que a dita modifica-ção de valores de fase (PHCHM, PHCH) correspondente a umaseqüência de dados de referência é uma modificação corres-pondente à fase de uma seqüência de espectro de propagaçãoou uma m-seqüência.
14. Aparelho, de acordo com uma das reivindicações-9, 11 e 12, CARACTERIZADO pelo fato de que dentro do ditobloco corrente, no domínio da freqüência, na faixa ou faixasde freqüência restantes além da dita faixa ou faixas de fre-qüência com modificação do valor da fase através de umaquantidade máxima pré-determinada, a fase do sinal de áudioé modificada de forma adaptativa usando cálculos psicoacús-ticos (PSYA, PHLC) através de uma quantidade que é menor quea dita quantidade máxima pré-determinada.
15. Aparelho, de acordo com uma das reivindicações-9 e 11 a 13, CARACTERIZADO pelo fato de que no domínio dafreqüência, a amplitude do sinal de áudio em uma ou maisfaixas de freqüência é modificada usando cálculos psicoacús-ticos tal que a modificação de fase permissível nessas umaou mais faixas de freqüência é aumentada.
16. Aparelho, de acordo com uma das reivindicações-10 a 12, CARACTERIZADO pelo fato de que antes da dita corre-lação ou combinação o dito sinal de áudio com marca d'água(WMAU) ser formada tal que seus níveis de amplitude se tor-nam planos, ou possuam valor igual a λ1'.
17. Sinal de vídeo digital, CARACTERIZADO pelo fa-to de que foi codificado conforme o método definido em umadas reivindicações 1 e 3 a 7.
18. Meio de armazenamento, CARACTERIZADO pelo fatode que compreende um sinal de áudio digital do tipo definidona reivindicação 17.
BRPI0615810A 2005-09-16 2006-09-04 marca d'água escondida de sinais de aúdio usando modificações de fase BRPI0615810B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP05090261.8 2005-09-16
EP05090261A EP1764780A1 (en) 2005-09-16 2005-09-16 Blind watermarking of audio signals by using phase modifications
PCT/EP2006/065973 WO2007031423A1 (en) 2005-09-16 2006-09-04 Blind watermarking of audio signals by using phase modifications

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0615810A2 true BRPI0615810A2 (pt) 2011-05-24
BRPI0615810B1 BRPI0615810B1 (pt) 2019-09-03

Family

ID=35601730

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0615810A BRPI0615810B1 (pt) 2005-09-16 2006-09-04 marca d'água escondida de sinais de aúdio usando modificações de fase

Country Status (7)

Country Link
US (1) US8081757B2 (pt)
EP (2) EP1764780A1 (pt)
JP (1) JP5047971B2 (pt)
CN (1) CN101263552B (pt)
BR (1) BRPI0615810B1 (pt)
DE (1) DE602006010408D1 (pt)
WO (1) WO2007031423A1 (pt)

Families Citing this family (43)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP1837875A1 (en) 2006-03-22 2007-09-26 Deutsche Thomson-Brandt Gmbh Method and apparatus for correlating two data sections
WO2008043140A1 (en) * 2006-10-12 2008-04-17 Innes Corporation Pty Ltd Method and system for encoding data into an audio signal
US9466307B1 (en) 2007-05-22 2016-10-11 Digimarc Corporation Robust spectral encoding and decoding methods
EP2081187A1 (en) 2008-01-21 2009-07-22 Deutsche Thomson OHG Method and apparatus for determining whether or not a reference pattern is present in a received and possibly water-marked signal
EP2083418A1 (en) * 2008-01-24 2009-07-29 Deutsche Thomson OHG Method and Apparatus for determining and using the sampling frequency for decoding watermark information embedded in a received signal sampled with an original sampling frequency at encoder side
US8515123B2 (en) 2008-07-03 2013-08-20 Verimatrix, Inc. Efficient watermarking approaches of compressed media
EP2175443A1 (en) 2008-10-10 2010-04-14 Thomson Licensing Method and apparatus for for regaining watermark data that were embedded in an original signal by modifying sections of said original signal in relation to at least two different reference data sequences
CN101562016B (zh) * 2009-05-26 2012-01-04 上海大学 一种全盲的数字语音认证方法
EP2362386A1 (en) 2010-02-26 2011-08-31 Fraunhofer-Gesellschaft zur Förderung der Angewandten Forschung e.V. Watermark generator, watermark decoder, method for providing a watermark signal in dependence on binary message data, method for providing binary message data in dependence on a watermarked signal and computer program using a two-dimensional bit spreading
EP2362385A1 (en) * 2010-02-26 2011-08-31 Fraunhofer-Gesellschaft zur Förderung der Angewandten Forschung e.V. Watermark signal provision and watermark embedding
EP2431970A1 (en) 2010-09-21 2012-03-21 Fraunhofer-Gesellschaft zur Förderung der Angewandten Forschung e.V. Watermark generator, watermark decoder, method for providing a watermarked signal based on discrete valued data and method for providing discrete valued data in dependence on a watermarked signal
EP2439735A1 (en) 2010-10-06 2012-04-11 Thomson Licensing Method and Apparatus for generating reference phase patterns
EP2544179A1 (en) 2011-07-08 2013-01-09 Thomson Licensing Method and apparatus for quantisation index modulation for watermarking an input signal
EP2549400A1 (en) 2011-07-22 2013-01-23 Thomson Licensing Method for protecting an unprotected sound effect program
NL2007557C2 (en) * 2011-10-10 2013-04-11 Civolution B V Watermark detection with payload.
CN103137134B (zh) 2011-11-28 2015-03-11 鸿富锦精密工业(深圳)有限公司 音频设备及音频信号的水印信息加载方法
US9214147B2 (en) * 2012-06-11 2015-12-15 William R. Price Audio signal distortion using a secondary audio signal for enhanced control of psycho-acoustic and musical effects
EP2680259A1 (en) 2012-06-28 2014-01-01 Thomson Licensing Method and apparatus for watermarking an AC-3 encoded bit stream
US9484964B2 (en) 2012-09-07 2016-11-01 Adori Labs, Inc. Interactive entertainment system
EP2709105B1 (en) * 2012-09-13 2014-11-19 Nxp B.V. Method, system and computer program product for reducing impulsive noise disturbance in an audio signal
CN102890933A (zh) * 2012-09-14 2013-01-23 瑞声声学科技(深圳)有限公司 音频信号采集装置、音频信号传输方法及系统
US9269363B2 (en) 2012-11-02 2016-02-23 Dolby Laboratories Licensing Corporation Audio data hiding based on perceptual masking and detection based on code multiplexing
EP2947650A1 (en) * 2013-01-18 2015-11-25 Kabushiki Kaisha Toshiba Speech synthesizer, electronic watermark information detection device, speech synthesis method, electronic watermark information detection method, speech synthesis program, and electronic watermark information detection program
WO2014146296A1 (zh) * 2013-03-22 2014-09-25 深圳市快播科技有限公司 数字图像中不可见信息嵌入及解码的方法及设备
EP2905775A1 (en) 2014-02-06 2015-08-12 Thomson Licensing Method and Apparatus for watermarking successive sections of an audio signal
CN106170988A (zh) 2014-03-13 2016-11-30 凡瑞斯公司 使用嵌入式代码的交互式内容获取
US10504200B2 (en) 2014-03-13 2019-12-10 Verance Corporation Metadata acquisition using embedded watermarks
EP2930717A1 (en) 2014-04-07 2015-10-14 Thomson Licensing Method and apparatus for determining in a 2nd screen device whether the presentation of watermarked audio content received via an acoustic path from a 1st screen device has been stopped
WO2016028936A1 (en) 2014-08-20 2016-02-25 Verance Corporation Watermark detection using a multiplicity of predicted patterns
EP3225034A4 (en) 2014-11-25 2018-05-02 Verance Corporation Enhanced metadata and content delivery using watermarks
US9942602B2 (en) 2014-11-25 2018-04-10 Verance Corporation Watermark detection and metadata delivery associated with a primary content
WO2016100916A1 (en) 2014-12-18 2016-06-23 Verance Corporation Service signaling recovery for multimedia content using embedded watermarks
US9818414B2 (en) * 2015-06-04 2017-11-14 Intel Corporation Dialogue system with audio watermark
EP3109860A1 (en) 2015-06-26 2016-12-28 Thomson Licensing Method and apparatus for increasing the strength of phase-based watermarking of an audio signal
US10083000B2 (en) 2016-05-06 2018-09-25 CIS Secure Computing, Inc. Mitigating an induced electrical signal from an appliance in a powered-off state
WO2018208997A1 (en) 2017-05-09 2018-11-15 Verimatrix, Inc. Systems and methods of preparing multiple video streams for assembly with digital watermarking
CN107799121A (zh) * 2017-10-18 2018-03-13 广州珠江移动多媒体信息有限公司 一种无线广播音频的数字水印嵌入及检出方法
US10708612B1 (en) 2018-12-21 2020-07-07 The Nielsen Company (Us), Llc Apparatus and methods for watermarking using starting phase modulation
US11269976B2 (en) * 2019-03-20 2022-03-08 Saudi Arabian Oil Company Apparatus and method for watermarking a call signal
JP6998338B2 (ja) * 2019-03-28 2022-01-18 Toa株式会社 音響信号形成装置、音響受信装置、および音響システム
CN111341329B (zh) * 2020-02-04 2022-01-21 北京达佳互联信息技术有限公司 水印信息添加方法、提取方法、装置、设备及介质
US11722741B2 (en) 2021-02-08 2023-08-08 Verance Corporation System and method for tracking content timeline in the presence of playback rate changes
US20240038249A1 (en) * 2022-07-27 2024-02-01 Cerence Operating Company Tamper-robust watermarking of speech signals

Family Cites Families (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP0875107B1 (de) 1996-03-07 1999-09-01 Fraunhofer-Gesellschaft Zur Förderung Der Angewandten Forschung E.V. Codierverfahren zur einbringung eines nicht hörbaren datensignals in ein audiosignal, decodierverfahren, codierer und decodierer
US6061793A (en) * 1996-08-30 2000-05-09 Regents Of The University Of Minnesota Method and apparatus for embedding data, including watermarks, in human perceptible sounds
EP1087377B1 (en) * 1999-03-19 2007-04-25 Sony Corporation Additional information embedding method and its device, and additional information decoding method and its decoding device
JP2001005471A (ja) * 1999-06-23 2001-01-12 Victor Co Of Japan Ltd 著作権情報埋め込み方法及びその情報の検出方法
US6879652B1 (en) * 2000-07-14 2005-04-12 Nielsen Media Research, Inc. Method for encoding an input signal
US6996521B2 (en) * 2000-10-04 2006-02-07 The University Of Miami Auxiliary channel masking in an audio signal
US6865273B2 (en) * 2002-06-05 2005-03-08 Sony Corporation Method and apparatus to detect watermark that are resistant to resizing, rotation and translation
US7131007B1 (en) * 2001-06-04 2006-10-31 At & T Corp. System and method of retrieving a watermark within a signal
JP2003108169A (ja) * 2001-10-02 2003-04-11 Casio Comput Co Ltd 音声電子透かし装置及び音声電子透かしプログラム
JP2003259314A (ja) * 2002-02-26 2003-09-12 Nippon Hoso Kyokai <Nhk> 映像音声同期方法及びそのシステム
DE602004002390T2 (de) * 2003-02-11 2007-09-06 Koninklijke Philips Electronics N.V. Audiocodierung
JP2004341066A (ja) * 2003-05-13 2004-12-02 Mitsubishi Electric Corp 電子透かし埋め込み装置及び電子透かし検出装置
WO2005034398A2 (en) * 2003-06-19 2005-04-14 University Of Rochester Data hiding via phase manipulation of audio signals
KR100554680B1 (ko) * 2003-08-20 2006-02-24 한국전자통신연구원 크기 변화에 강인한 양자화 기반 오디오 워터마킹 장치 및방법
DE102004021404B4 (de) * 2004-04-30 2007-05-10 Fraunhofer-Gesellschaft zur Förderung der angewandten Forschung e.V. Wasserzeicheneinbettung
US8050446B2 (en) * 2005-07-12 2011-11-01 The Board Of Trustees Of The University Of Arkansas Method and system for digital watermarking of multimedia signals

Also Published As

Publication number Publication date
DE602006010408D1 (de) 2009-12-24
JP5047971B2 (ja) 2012-10-10
EP1764780A1 (en) 2007-03-21
CN101263552B (zh) 2011-12-07
US8081757B2 (en) 2011-12-20
US20090076826A1 (en) 2009-03-19
EP1924989A1 (en) 2008-05-28
CN101263552A (zh) 2008-09-10
BRPI0615810B1 (pt) 2019-09-03
EP1924989B1 (en) 2009-11-11
JP2009508169A (ja) 2009-02-26
WO2007031423A1 (en) 2007-03-22

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0615810A2 (pt) marca d&#39;água escondida de sinais de aúdio usando modificações de fase
US11557304B2 (en) Methods and apparatus for performing variable block length watermarking of media
Lin et al. Audio watermarking techniques
Kirovski et al. Spread-spectrum watermarking of audio signals
JP6069208B2 (ja) 逆位相のチャネルに対する、改善されたステレオパラメトリック符号化/復号
KR101355376B1 (ko) 고주파수 영역 부호화 및 복호화 방법 및 장치
US8116514B2 (en) Water mark embedding and extraction
Kirovski et al. Robust covert communication over a public audio channel using spread spectrum
JP5283046B2 (ja) ピーク検出に基づく選択的スケーリングマスク計算
JP4664431B2 (ja) アンビエンス信号を生成するための装置および方法
Erfani et al. Audio watermarking using spikegram and a two-dictionary approach
TW200537436A (en) Low bit rate audio encoding and decoding in which multiple channels are represented by fewer channels and auxiliary information
ES2673319T3 (es) Control de coherencia de fase para señales armónicas en códecs de audio perceptual
CN103221997B (zh) 水印生成器、水印解码器、基于离散值数据提供加水印信号的方法和根据加水印信号提供离散值数据的方法
Hu et al. A DWT-based rational dither modulation scheme for effective blind audio watermarking
WO2006003813A1 (ja) オーディオ符号化及び復号化装置
JP2012512441A (ja) ピーク検出に基づいた選択型スケーリングマスク演算
EP1606797A1 (en) Processing of multi-channel signals
Nematollahi et al. Digital speech watermarking based on linear predictive analysis and singular value decomposition
Chen et al. Efficient coherent phase quantization for audio watermarking
Kondo et al. A digital watermark for stereo audio signals using variable inter-channel delay in high-frequency bands and its evaluation
Shiu et al. A stereo audio steganography by inserting low-frequency and octave equivalent pure tones
Nishimura Data hiding in speech sounds using subband amplitude modulation robust against reverberations and background noise
Kirbiz et al. Forensic watermarking during AAC playback
Kondo Evaluation of a stereo audio data hiding method using inter-channel decorrelator polarity

Legal Events

Date Code Title Description
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: A CLASSIFICACAO ANTERIOR ERA: G10L 19/00

Ipc: G10L 19/018 (2013.01)

B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 03/09/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 03/09/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 15A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2640 DE 10-08-2021 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.