BRPI0615169B1 - Method for producing a surface non-treated hydrogel contact lens - Google Patents

Method for producing a surface non-treated hydrogel contact lens Download PDF

Info

Publication number
BRPI0615169B1
BRPI0615169B1 BRPI0615169B1 BR PI0615169 B1 BRPI0615169 B1 BR PI0615169B1 BR PI0615169 B1 BRPI0615169 B1 BR PI0615169B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
contact lens
lens
mold section
mold
hydrogel contact
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Publication date

Links

Description

"MÉTODO PARA A PRODUÇÃO DE UMA LENTE DE CONTATO DE HIDROGEL NÃO-TRATADA NA SUPERFÍCIE" Por Neil G. Goodenough, Gregg A. Dean, Sarah E. Darnton, Ri-chard Rogers, Philip A. Brame, Geoffrey A. Blyth, Sarah L. Al-mond, Ian Bruce, Pete Coldrey, e Jamie Snell.
REFERÊNCIA CRUZADA AOS PEDIDOS RELACIONADOS
[001] O presente pedido reivindica prioridade do pedido de patente U.S. No. 11/201.409, depositado em 9 de agosto de 2005, o conteúdo total do qual se encontra aqui incorporada por referência.
[002] A presente invenção se refere a lentes de contato de hidrogel silicone e à produção das mesmas. Mais particularmente, a presente invenção se refere a sistemas e métodos para a produção de lentes de contato de hidrogel silicone .
Antecedentes [003] Lentes de contato gelatinosas podem ser produzidas em conjuntos de molde plástico de lentes de contato ao polimerizar composições precursoras de lente nos conjuntos de molde de lente de contato. Os conjuntos de molde de lente de contato existentes compreender uma primeira seção de molde e uma segunda seção de molde. Cada seção de molde apresenta uma única superfície que corresponde à superfície de uma lente de contato gelatinosa dotada de uma qualidade oticamente aceitável. Quando as seções de molde formadas a partir de polipropileno ou outros materiais similares são usados para formar os conjuntos de molde, os conjuntos po- dem ser formados a partir de um encaixe de interferência entre a primeira e a segunda seções de molde.
[004] Uma composição precursora de lente contida no conjunto de molde pode ser polimerizada para formar a lente de contato localizada em uma cavidade de formato da lente do conjunto de molde. Por exemplo, uma composição precursora de lente pode ser exposta à luz ultravioleta para poli-merizar a composição, a luz enviada à composição precursora de lente em geral não é uniformemente ou constantemente aplicada aos conjuntos de molde uma vez que as lâmpadas emissoras de luz são localizadas apenas em um lado dos conjuntos de molde. Para se ir de encontro a este item, a luz emitida a partir das lâmpadas é enviada em altas intensida-des. Entretanto, a luz ainda não é uniforme ou constante.
[005] Após a polimerização da composição precursora de lente, as seções de molde são separadas ao se romper o encaixe de interferência entre as duas seções de molde. Os monômeros não reagidos e semelhante podem ser extraídos, e a lente pode ser bem alada. Para as lentes de contato de hidrogel silicone, o processo de extração com frequência necessita que a lente seja posta em contato com um solvente orgânico. Após um período de tempo, quando o solvente se tornou contaminado com os monômeros não reagidos, o solvente é descartado.
[006] Adicionalmente, uma vez que as lentes de contato de hidrogel silicone formadas em um molde de polipropileno ou outro molde formado a partir de materiais similares apresentam superfícies com características de capacidade de umidificação insuficientes necessárias para uso ótico, as lentes de contato de hidrogel silicone sofrem um tratamento de superfície ou modificação de superfície para aumentar a capacidade de umidificação das superfícies da lente.
[007] Assim, permanece ainda uma necessidade de sistemas e métodos aprimorados para a produção de lentes de contato de hidrogel silicone gue reduzam o tempo de produção, os custos de fabricação, e/ou gue produzam grandes guanti-dades de lentes de contato de hidrogel silicone gue sejam oticamente aceitáveis e proporcionem o aprimoramento da visão com poucos ou nenhum efeito colateral negativo.
Sumário [008] Os sistemas e métodos da presente invenção vão de encontro à referida necessidade e são usados para produzir lentes de contato de hidrogel silicone, tais como as lentes de contato de uso estendido. Os sistemas e métodos da presente invenção formam uma pluralidade de seções de molde substancialmente estruturadas de forma idêntica gue apresentam duas superfícies de gualidade ótica em uma região de formação de lente das seções de molde. Uma composição precursora de lente é disposta em uma superfície de uma seção de molde. A segunda seção de molde é disposta sobre a seção de molde gue contém a composição precursora de lente para formar a cavidade em forma de lente com a composição localizada dentro da mesma. O conjunto de molde de lente de contato resultante e a composição precursora de lente são expostos ao agente de polimerização, tal como luz ultravioleta, para formar uma lente de contato de hidrogel silicone localizada na cavidade em forma de lente. As seções de molde são separadas e a lente é removida a partir de uma seção de molde, e é colocada em contato por um meio de extração para remover os componentes extraiveis a partir da lente. A lente é então hidratada para formar uma lente de contato de hidrogel silicone intumescida. Opcionalmente, a lente intu-mescida pode ser inspecionada e embalada para distribuição.
[009] Cada uma e todas as características aqui descritas, e cada uma e todas as combinações de duas ou mais das referidas características, estão incluídas no âmbito da presente invenção, desde que as características incluídas na referida combinação não sejam mutuamente inconsistentes. Ademais, qualquer característica ou combinação das características podem especificamente excluídas a partir de qualquer modalidade da presente invenção.
[0010] Esses e outros aspectos da presente invenção são aparentes a partir da descrição detalhada e das reivindicações a seguir, particularmente quando considerada em conjunto com os desenhos anexos nos quais as partes similares são dotadas de números de referência similares.
Breve Descrição dos Desenhos [0011] A figura 1 é um gráfico de fluxo de uma modalidade do presente método.
[0012] A figura 2 é um esquema do sistema de produção de lente de contato.
[0013] A figura 3 é uma vista em perspectiva de uma seção de molde para produzir uma lente de contato de hidrogel silicone.
[0014] A figura 4 é uma ilustração de um aparelho de dispensar precursor de lente.
[0015] A figura 5 é uma vista em perspectiva de um conjunto de molde formado a partir de duas seções de molde ilustradas na figura 3.
[0016] A figura 6 é uma ilustração de um aparelho de soldagem ultrassônico.
[0017] A figura 7 é uma vista em perspectiva de uma estação de polimerização de precursor de lente.
[0018] A figura 8 é uma ilustração de uma embalagem de lente gue contém uma lente de contato de hidrogel silicone.
[0019] A figura 9 é uma vista plana de topo de um conjunto de molde senso separado pelo dispositivo de separação .
[0020] A figura 10 é uma vista plana lateral de um dos separadores da figura 9.
[0021] A figura 11 é uma vista seccionada da lente de contato de hidrogel silicone sendo removida da seção de molde usando um aparelho de vácuo.
[0022] A figura 12 é uma ilustração de um sistema de extração/hidratação para processar as lentes de contato de hidrogel silicone.
Descrição Detalhada [0023] Sistemas e métodos para a produção de lentes de contato de hidrogel silicone foram inventados. Como usado agui, uma lente de contato de hidrogel silicone é uma lente de contato gue compreende um componente polimérico contendo silicone hidrófilo e é dotado de um alto teor de água of- talmicamente aceitável. As lentes de contato de hidrogel silicone podem ser entendidas por serem lentes de contato que compreendem um material de hidrogel silicone. Por exemplo, as lentes de contato de hidrogel silicone podem compreender um ou mais macrômeros contendo silicone hidrófilo. Exemplos de materiais adequados usados para produzir as lentes de contato de hidrogel silicone incluem, sem limitação, etafilcon A, genfilcon a, galifilcon A, senofilcon A, lenefilcon A, lotrafilcon A, lotrafilcon B, balafilcon A, comfilcom A ou polimacon. Exemplos adicionais de materiais usados para a produção das lentes de contato de hidrogel silicone da presente invenção incluem aqueles materiais descritos na patente U.S. No. 6.867.245.
[0024] As lentes produzidas usando os sistemas e métodos da presente invenção podem ser entendidas por serem lentes de contato de uso estendido, lentes de contato de uso continuo, ou lentes de contato de uso diário. Por exemplo, as lentes podem ser usadas por uma pessoa continuamente por mais de um dia (por exemplo, 24 horas) sem desconforto indevido ou danos aos olhos. Determinadas lentes podem ser usadas por pelo menos cinco dias, por exemplo, por cerca de uma a duas semanas, ou por cerca de trinta dias ou mais.
[0025] Os sistemas e métodos da presente invenção são preferivelmente automatizados e são configurados para produzir grandes quantidades de lentes de contato em quantidades de tempo razoavelmente aceitáveis.
[0026] Como mostrado na figura 1, um método de produ- ção de uma lente de contato de hidrogel silicone de acordo com a descrição aqui compreende múltiplas etapas.
[0027] Um dos métodos da presente invenção compreende a etapa 110 de formação de uma pluralidade de seções de molde de lente de contato. Cada seção de molde é substancialmente idêntica à outra seção de molde para um determinado lote de seções de molde. Assim, um lote de seções de molde pode ser produzido que sejam substancialmente idênticos no tocante à estrutura. A região de formação de lente compreende uma superfície côncava que é um negativo de uma superfície anterior de qualidade ótica da lente de contato, e uma superfície convexa que é um negativo de uma superfície posterior de qualidade ótica de uma lente de contato.
[0028] Um exemplo de uma seção de molde produzida usando os sistemas e métodos da presente invenção é ilustrado na figura 3. Como mostrado na figura 3, a seção de molde 1010 compreende uma região de formação de lente 1014 dotada de uma superfície côncava 1016 e de uma superfície convexa oposta 1017. Como usado aqui, uma superfície de qualidade ótica se refere à uma superfície que define uma lente que apresenta uma suavidade eficaz para proporcionar uma superfície lisa e de elevada qualidade ótica para um produto de lente moldado a partir do mesmo. Assim, cada uma das seções de molde da presente invenção compreende duas superfícies que produzem lentes de contato com superfícies lisas oticamente aceitáveis. Em determinados termos, as seções de molde da presente invenção podem ser entendidas por serem seções de molde universais.
[0029] Em determinadas modalidades, oito seções de molde podem ser produzidas ao mesmo tempo ou em uma única etapa. As oito seções de molde podem então ser transferidas a uma bandeja que pode conter um total de quinhentos e doze seções de molde substancialmente idênticas.
[0030] Na modalidade ilustrada, que é proporcionada apenas como exemplo e sem intenção de limitação, o método pode compreender uma etapa adicional de formação de um membro alonqado 1012 nas seções de molde 1010, como mostrado na fiqura 3. No método preferido, o membro alonqado 1012 e a reqião de formação de lente 1014 são inteqralmente formados como uma seção de molde unitária. Por exemplo, ambas as porções são formadas durante a etapa de moldaqem de injeção única. Em uma modalidade, a formação das seções de molde dos métodos da presente invenção compreende a moldaqem de injeção de um material com base em polímero de álcool de vinil etileno (EVOH) em uma cavidade em forma de lente de contato. Outros materiais poliméricos similares, tais como outros materiais que formam a lente de contato de hidroqel silicone com superfícies com capacidade de umidificação, podem ser usados para formar as seções de molde. Como pode ser bem entendido por aqueles versados na técnica, a cavidade é tipicamente o neqativo da seção de molde de lente de contato 1010 mostrada na fiqura 3.
[0031] A reqião de formação de lente 1014 da seção de molde 1010 pode ser formada usando duas inserções óticas, cada uma das referidas inserções dotada de uma superfície lisa o suficiente para formar uma superfície de qualidade ótica da seção de molde, como discutido aqui. Cada inserção pode ser proporcionada em uma placa usada para formar a cavidade de molde. 0 formato da superfície lisa das inserções óticas proporciona determinadas características de configuração para as lentes de contato da presente invenção, tais como a potência ótica, e semelhante. Assim, diferentes lotes de seções de molde podem ser produzidos ao se substituir as inserções óticas nas placas com diferentes inserções óticas. Uma vantagem de produzir seções de molde de estrutura substancialmente idêntica, tal como as seções de molde dotadas de duas superfícies de qualidade ótica, é que os sistemas compreendem um número reduzido de componentes ou partes, um número reduzido de maquinas de moldagem, e/ou intensificadores de manejo de inventario com relação aos sistemas existentes que formam seções de molde que apresentam apenas uma superfície de qualidade ótica.
[0032] Como mostrado na figura 1, o método compreende uma etapa 112 de dispor a composição precursora de lente que compreende pelo menos um monômero que contém silicone ou macrômero na superfície côncava da primeira seção de molde. A composição pode ser disposta na superfície côncava usando quaisquer técnicas ou dispositivos convencionais. Entretanto, em determinadas modalidades, a composição é disposta na superfície côncava usando um aparelho de dispensar automatizado, como mostrado na figura 4. O aparelho de dispensar automatizado 1110 compreende uma ponta de dispensar 1112 e um corpo oco 1114 contendo a composição 1118. Um êmbolo 1116 é localizado no corpo 1114 para direcionar a composição a partir da ponta de dispensar 1112. 0 movimento do êmbolo 1116 e a dispensa da composição 1118 podem ser controlados usando um gás enviado por meio de um dispositivo de bombeamento e de um conduto 1120. Assim, quantidades distintas e reproduziveis da composição podem ser dispensadas sobre a superfície côncava.
[0033] A composição precursora de lente compreende uma pluralidade de monômeros que podem ser polimerizados com a exposição a uma fonte de polimerização, tal como luz, calor e semelhante. As composições sensíveis à luz são preferivelmente armazenadas em dispositivos que bloqueiam ou filtram a luz de polimerização ambiente para evitar a polimerização prematura da composição. As composições da presente invenção podem também ser armazenadas em uma temperatura controlada, por exemplo, de cerca de temperatura ambiente (por exemplo, 20°C - 25°C) usando um controlador de temperatura. Por exemplo, o corpo 1114 pode ser formado a partir de um material resistente a UV para evitar ou reduzir a quantidade de luz UV exposta à composição precursora de lente 1118.
[0034] Após dispor a composição precursora de lente 1118 na superfície côncava 1016 da seção de molde 1010, o método pode compreender a etapa 114 de dispor uma segunda seção de molde na primeira seção de molde de modo que a superfície convexa da segunda seção de molde e a superfície côncava da primeira seção de molde formem a cavidade de formato de lente. A combinação da primeira seção de molde e da segunda seção de molde localizada na mesma é referido como o conjunto de molde de lente de contato. 0 conjunto de molde de lente de contato 1020 é ilustrado na figura 5.
[0035] A primeira e a segunda seções de molde 1010 do conjunto de molde 1020 podem ser mantidas juntas usando uma variedade de técnicas. Por exemplo, as seções de molde podem ser mantidas juntas por pressão aplicadas às placas opostas em lados opostos gue estão em contato do conjunto de molde. Ou, as seções de molde podem ser mantidas juntas por um encaixe de interferência entre a primeira seção de molde e a segunda seção de molde. Ou, as seções de molde podem ser soldadas juntas. A soldagem parece proporcionar benefícios guando as seções de molde são formadas a partir de EVOH e materiais similares. Na modalidade ilustrada, a soldagem da primeira seção de molde e da segunda seção de molde uma à outra pode compreender a formação de um anel descontínuo em torno da região de formação de lente do conjunto de moldagem 1020 usando dispositivo de envio ultras-sônico 1210, como mostrado na figura 6. Qualguer dispositivo de envio ultrassônico convencional pode ser usado para enviar a energia ultrassônica, tal como uma energia ultras-sônica de 40 kHz, ao conjunto de molde. O dispositivo de envio ultrassônico 1210 compreende uma corneta de ultrassom 1212 gue entra em contato com a seção de molde do conjunto de molde 1020. Em uma modalidade, na gual o conjunto de molde apresenta espaços de contato em torno da região de formação de lente, a corneta de ultrassom 1212 pode ser uma corneta de ultrassom de anel continuo.
[0036] Em modalidades onde as seções de molde não apresentam espaços de contato, a corneta de ultrassom pode apresentar regiões de contato distintas para contato da seção de molde de um conjunto de molde para formar um anel descontínuo de soldagem ou fixação.
[0037] A composição precursora de lente pode então ser polimerizada como mostrado na etapa 116 na figura 1. A po-limerização ou cura da composição precursora de lente é eficaz para formar uma lente de contato de hidrogel silicone. Na modalidade ilustrada, a polimerização compreende a exposição da composição precursora de lente à radiação ultravioleta. Como mostrado na figura 7, a polimerização pode compreender mover a lente de contato, ou uma pluralidade de lentes de contato, através do alojamento 1319 gue compreende uma pluralidade de lâmpadas ultravioleta 1312 gue proporciona uma exposição substancialmente uniforme e substancialmente constante da composição precursora de lente à radiação ultravioleta. Na modalidade ilustrada, as lâmpadas 1312 são localizadas tanto acima como abaixo dos conjuntos de molde de lente de contato na medida em gue os conjuntos são expostos à luz. Ademais, com o uso do presente alojamento, as composições são polimerizadas usando guantidades mais baixas de radiação ultravioleta do gue os sistemas de polimerização existentes. Em determinadas modalidades, a polimerização compreende expor a composição precursora de lente a uma intensidade de radiação ultravioleta inferior a cerca de 1.000 pW/cm2. Por exemplo, a intensidade de radiação pode ser de cerca de 340 pW/cm2 ± 50 pW/cm2 a cerca de 900 pW/cm2 ± 50 pW/cm2. Como mostrado na figura 7, duas ban- dejas portando uma pluralidade de conjuntos de molde de lentes de contato pode ser inserido em um vestíbulo de entrada 1214 através das aberturas 1316. Um protetor de luz 1318 evita a exposição prematura indesejável da composição precursora de lente à luz UV emitida a partir das lâmpadas 1312. As bandejas são transportadas através do alojamento 1310 adiante das lâmpadas 1312 a um vestíbulo de saída 1320, onde as bandejas e os conjuntos de molde podem ser adicionalmente processados.
[0038] Após a composição precursora de lente ser poli-merizada, o método pode compreender a etapa 118 de separação da segunda seção de molde e a primeira seção de molde. Em determinadas modalidades, a separação compreende dispor uma cunha ou outro dispositivo de separação 1510, como mostrado na figura 9, entre a primeira seção de molde e a segunda seção de molde. Isto pode ser realizado ao se mover a cunha com relação à seção de molde fixa, ou pode ser realizado ao se mover o conjunto de molde em relação a uma cunha fixa. Em modalidades nas guais a cunha é linear, o movimento é em geral linear a partir da região delgada da cunha para uma região mais espessa da cunha. Nas modalidades nas guais a cunha é circular, tal como um disco, o movimento pode ser circular de modo gue a cunha ou o conjunto gira sobre um eixo central e faz com gue a primeira e a segunda seções de molde se separem. Em determinadas modalidades, a cunha não é aguecida. Entretanto, em outras modalidades, a cunha pode ser aguecida para facilitar a separação das seções de molde. Alternativamente, a cunha pode ser resfria- da. Em modalidades adicionais pode ser empregada uma face de corte a laser para separar as seções de molde.
[0039] Como mostrado na figura 9, um dispositivo de separação de conjunto de molde é ilustrado em 1510. O dispositivo 1510 compreende um primeiro separador 1512a e um segundo separador 1512b. O primeiro separador 1512a e o segundo separador 1512b são espaçados entre si para formar uma trilha de conjunto de molde 1514a. O conjunto de molde 1010 pode ser movido ao longo da trilha 1514a na direção da seta para separar as duas seções de molde do conjunto de molde. O primeiro separador 1512a compreende a cunha 1516a. De modo similar, o seguindo separador 1512b compreende uma cunha 1516b. Adicionalmente, o segundo separador 1512b compreende uma segunda cunha 1516c, e pode ser usada para formar a lateral da segunda trilha 1514b com o terceiro separador (não mostrado).
[0040] Como mostrado na vista lateral da figura 10, a primeira cunha 1516a é inclinada ao longo do comprimento do separador 1512a. Por exemplo, a cunha 1516a apresenta uma peguena espessura, tal como a borda de uma faca, na primeira extremidade 1518 do separador 1512a, e uma espessura relativamente maior na segunda extremidade 1520 do separador 1512a. A cunha progressivamente aumenta de espessura ao longo do comprimento do separador. Em determinadas modalidades, a espessura pode permanecer constante (isto é, não afunilada) em uma porção do separador próxima da segunda extremidade 1520. As cunhas 1516b e 1516c são substancialmente idênticas em estrutura com relação la cunha 1516a.
[0041] Para separar as seções de molde do conjunto de molde 1020, o conjunto de molde 1020 entra em contato com as cunhas 1516a e 1516b entre as duas seções de molde do conjunto de molde. O conjunto de molde 1020 se move com relação às cunhas 1516a e 1516b até que a segunda seção de molde seja separada da primeira seção de molde em virtude da tensão ocasionada pela espessura progressivamente crescente das cunhas. Alternativamente, os separadores podem ser movidos com relação ao próprio conjunto de molde se desejado .
[0042] Em determinadas modalidades, os métodos da presente invenção podem compreender a etapa de colocar em contato a lente de contato de hidrogel silicone com um liquido para destacar a lente da superfície da seção de molde separada. Por exemplo, a etapa de colocar em contato pode compreender colocar a seção de molde em contato com a lente de contato polimerizada em um volume de água. A água, ou outro liquido adequado, faz com que a lente intumesça ou se expanda e se torne destacada da superfície da seção de molde. Embora a lente intumescida seja destacada da superfície, a mesma é ainda retida na região em forma de lente da seção de molde em virtude do formato côncavo da região de lente da seção de molde.
[0043] Após as seções de molde serem separadas, o método compreende a etapa 120 de remover a lente de contato de hidrogel silicone da seção de molde, como mostrado na figura 1. A lente de contato pode aderir seletivamente à primeira seção de molde (por exemplo, a superfície côncava da região de formação de lente) ou à segunda seção de molde (por exemplo, a superfície convexa da região de formação de lente). Na modalidade ilustrada, a lente permaneceu fixada à superfície côncava da primeira seção de molde. Em determinadas modalidades, pode ser desejável se resfriar a seção de molde à qual a lente de contato está aderida. Por exemplo, o método pode compreender a etapa de resfriar a primeira seção de molde para fazer com que a lente de contato adira à primeira seção de molde quando separada da segunda seção de molde.
[0044] A remoção 120 dos métodos da presente invenção pode compreender uma etapa de aplicar pressão negativa à superfície da lente de contato usando um aparelho de vácuo para separar a lente de contato da seção de molde. Mais especificamente, como mostrado na figura 11, um aparelho de vácuo 1610 que compreende uma cabeça de vácuo 1612 com uma pluralidade de orifícios 1614a, 1614b e 1614c podem ser dispostas adjacentes ou próximas à superfície da lente de contato 1413. A redução da pressão na cabeça de vácuo 1612 através dos orifícios 1614a, 1614b e 1614c faz com que a lente 1413 se torne fixada à cabeça de vácuo 1612 e seja removida da superfície 1016 da região de lente 1014 da seção de molde 1010. O método pode ainda compreender a etapa de deslocar a lente de contato a partir da superfície do aparelho de vácuo em uma bandeja. Em outras palavras, a lente de contato pode ser removida da superfície da cabeça de vácuo 1616 e disposta em uma bandeja para processamento adicional. Em determinadas modalidades, o deslocamento é realizado ao aliviar a pressão de vácuo proporcionada pela cabeça de vácuo 1612. Em modalidades adicionais, a cabeça de vácuo 1612 pode incluir um dispositivo de envio de ar 1618 estruturado para enviar uma coluna de ar ao longo da cabeça de vácuo (como mostrado pelas setas A) para facilitar o deslocamento da lente de contato 1413. A coluna ou cobertura de ar é útil para evitar que a lente de contato de hidrogel silicone se dobre e/ou se mova ao longo da cabeça de vácuo durante o deslocamento.
[0045] Como mostrado na figura 1, após a remoção da lente de contato da seção de molde, o método compreende a extração dos componentes extraíveis 122 a partir da lente de contato de hidrogel silicone. Os componentes extraíveis se referem aos componentes da lente polimerizada que podem ser removidos para tornar a lente mais oticamente compatível em comparação às lentes que contêm os componentes extraíveis. Tipicamente, os componentes extraíveis são os mo-nômeros não reagidos ou não polimerizados da composição precursora de lente. Pelo fato de que determinados componentes extraíveis são orgânicos, pode ser desejável se usar um ou mais solventes orgânicos. Assim, os métodos da presente invenção podem compreender a etapa de dispor a lente de contato (ou lentes) em um volume de solvente orgânico. Exemplos de solventes orgânicos adequados incluem metanol, etanol, propanol, e semelhante, e combinações dos mesmos. Em uma modalidade, o solvente orgânico compreende uma mistura de metanol e etanol (isto é, espíritos metilados industriais (IMS)). Em determinadas modalidades, os métodos da presente invenção podem compreender a etapa de reciclar o solvente orgânico usado para extração dos componentes ex-traíveis. Isto é diferente com relação aos sistemas existentes que descartam o solvente orgânico após o procedimento de extração.
[0046] Como mostrado na figura 12, um sistema de extração 1710 compreende um alojamento 1712. O alojamento 1712 compreende uma pluralidade de estações de extração 1714 e uma pluralidade de estações de hidratação 1716. Um veiculo 1718 que compreende uma pluralidade de bandejas 1720 que contém as lentes de contato de hidrogel silicone é mostrado na estação de extração mais a esquerda 1714. As estações de extração 1714 contêm um meio de extração, tal como diferentes concentrações de IMS, para extração dos componentes extraiveis a partir das lentes de contato de hidrogel silicone. O veiculo 1718 com as bandejas 1720 das lentes é transferido a partir de uma estação para a outra estação durante o procedimento de extração. Após a extração, o veiculo é transferido para uma estação de hidratação 1716 que contém água, e então para a segunda estação de hidratação 1716 que também contém água. Opcionalmente, uma ou mais estações de hidratação podem estar localizadas fora do alojamento 1712.
[0047] Como mostrado de modo esquemático, o meio de extração a partir de qualquer uma das estações de extração 1714 pode ser direcionado através de um conduto 1724 para reciclagem. O meio pode ser passado através de um ou mais dispositivos de filtro e/ou dispositivos de processamento 1722 antes de ser adicionado de volta em qualquer uma das estações de extração 1714 para uso adicional. Assim, o presente sistema de extração pode proporcionar redução substancial de despesas em comparação aos outros sistemas que descartam o meio de extração.
[0048] Após a etapa ou etapas de extração, o método pode compreender uma etapa 124 de dispor a lente de contato de hidrogel silicone em um meio aquoso para a hidratação da lente. Por exemplo, a lente ou lentes de contato podem ser dispostas em água deionizada e semelhante para saturar a lente ou intumescer a mesma. Como discutido acima, isto pode ocorrer no alojamento 1712 ou separadamente.
[0049] Opcionalmente, os métodos da presente invenção podem compreender a inspeção das lentes de contato para observação de defeitos, tais como rasgos, irregularidades na superfície, escamações e semelhante. A inspeção pode ser realizada manualmente usando um instrumento de aumento, ou pode ser automatizada usando um computador, câmera digital, e programa para detectar os defeitos na lente. As lentes podem ser inspecionadas seja em um volume liquido, ou em uma superfície plana sem um corpo de líquido.
[0050] Após a etapa opcional de inspeção, as lentes da presente invenção podem ser dispostas em uma embalagem selada, tal como a embalagem 1410 mostrada na figura 8. A embalagem 1410 compreende um material hidrófobo, tal como um material com base em poliolefina. Por exemplo, a embalagem 1410 pode ser uma embalagem do tipo bolha de polipropileno. Como mostrado na figura 8, a embalagem 1410 compreende um membro de base 1412 que compreende uma cavidade 1418 contendo um meio liquido (não mostrado), tal como salina tam-ponada a fosfato e semelhante. A lente de contato de hidro-gel silicone 1413 é localizada no meio liquido. A embalagem 1410 pode ainda compreender uma aba 1420 que se estende a partir da cavidade 1418, que é capaz de ser pega por uma pessoa que tenta remover a lente de contato 1413 nela localizada .
[0051] Vantajosamente, as lentes de contato de hidro-gel silicone da presente invenção 1413 podem ser dispostas em ume embalagem hidrófoba e não aderir à superfície da embalagem sem necessidade da presença de um tensoativo ou modificação de superfície da embalagem. Ademais, as lentes da presente invenção não necessitam de modificação de superfície ou de tratamento de superfície em uma rede polimérica de interpenetração (IPN) do agente de umidificação polimé-rico para tornar as superfícies da lente umidificáveis.
[0052] Como mostrado na figura 3, as seções de molde 1010 podem compreender um identificador 1022, tal como um identificador que pode ser lido por computador. Os métodos da presente invenção podem assim compreender a etapa de rastrear as seções de molde ao ler o identificador. De forma preferida, cada lote de seções de molde apresenta um único identificador para permitir que as lentes e as seções de molde sejam adequadamente rastreadas e contadas durante os métodos aqui descritos.
[0053] Como mostrado esquematicamente na figura 2, um sistema geral para a produção de lentes de contato compre- ende múltiplas estações ou módulos. Por exemplo, o sistema 200 compreende uma estação de moldagem 210, uma estação de preenchimento e fechamento de molde 212, uma estação de cura ou polimerização 214, uma estação de separação de lente 216, uma estação de extração/hidratação 218, uma estação de inspeção 220, e uma estação de embalagem 222. As diversas estações podem ser dispostas e/ou combinadas para produzir as lentes de contato da presente invenção de gualguer modo desejável. Detalhes das diversas estações podem ser entendidos a partir da descrição das figuras 3-12 agui.
[0054] Alguns aspectos de outros sistemas e métodos de produção de lentes de contato são descritos nas patentes e publicações de patentes U.S. Nos. 6.592.356; 5.540.410; 5.759.318; 5.593.620; 5.597.519; 6.359.024; 2003/0090014; 5.850.107; 5.820.895; 5.935.492; 5.836.323; 6.288.852; 6.531.432; e 2005/0171232.
[0055] Determinados aspectos e vantagens da presente invenção podem ser mais claramente entendidos e/ou observados com referência aos pedidos de patente U.S. comumente cessionadas, depositadas na mesma data que a presente, a descrição das quais estando aqui incorporadas por referência em sua totalidade por suas referências especificas: Pedido de Patente U.S. No. 11/200.848, intitulado "Contact Lens Molds and Systems and Methods for Producing Same", e dotado do documento legal No. D-4124; Pedido de Patente U.S. No. 11/200.648, intitulado "Contact Lens Mold Assemblies and Systems and Methods of Producing Same", e dotado do documento legal No. D-4125; Pedido de Patente U.S. No. 11/200.644, intitulado "Systems and Methods for Producing Contact Lenses from a Polymerizable Composition", e dotado do documento legal No. D-4126; Pedido de Patente U.S. No. 11/201.410, intitulado "Systems and Methods for Removing Lenses from Lens Molds", e dotado do documento legal No. D-4127; Pedido de Patente U.S. No. 11/200.863, intitulado "Contact Lens Extraction/Hydration Systems and Methods of Reprocessing Fluids Used Therein", e dotado do documento legal No. D-4128; Pedido de Patente U.S. No. 11/200.862, intitulado "Contact Lens Package", e dotado do documento legal No. D-4129; e Pedido de Patente U.S. No. 60/707,029, intitulado "Compositions and Methods for Producing Silicone Hydrogel Contact Lenses", e dotado do documento legal No. D-4153P.
[0056] Uma série de publicações e patentes foram citadas agui acima. Cada uma das publicações e patentes citadas se encontra agui incorporada por referência em sua totalidade .
[0057] Embora a presente invenção tenha sido descrita com relação aos diversos exemplos e modalidades especificas, deve ser entendido gue a presente invenção não está limitada às mesmas e gue pode ser praticada de diversas formas dentro do âmbito das reivindicações anexas.
REIVINDICAÇÕES

Claims (19)

1. Método para a produção de uma lente de contato de hidrogel não-tratada na superfície (1413), compreendendo: formar uma pluralidade de seções de molde (1010), cada seção de molde (1010) sendo estruturada de forma idêntica e compreendendo uma região de formação de lente (1014) que compreende uma superfície côncava (1016) que é um negativo de uma superfície anterior de qualidade ótica de uma lente de contato, e uma superfície convexa (1017) que é um negativo de uma superfície posterior de qualidade ótica de uma lente de contato; dispor uma composição precursora de lente (1118) na superfície côncava (1016) de uma primeira seção de molde (1010); dispor uma segunda seção de molde (1010) na primeira seção de molde (1010) de modo que a superfície convexa (1017) da segunda seção de molde (1010) e a superfície côncava (1016) da primeira seção de molde (1010) formem uma cavidade em forma de lente de contato; polimerizar a composição precursora de lente (1118) na cavidade em forma de lente de contato para formar uma lente de contato (1413); separar a segunda seção de molde (1010) e a primeira seção de molde (1010); remover a lente de contato de hidrogel (1413) seja da primeira seção de molde (1010) ou da segunda seção de molde (1010); dispor a lente de contato de hidrogel (1413) em um meio aquoso para hidratar a lente de contato de hidrogel (1413); o método CARACTERIZADO pelo fato de que a lente de contato de hidrogel não-tratada na superfície é uma lente de contato de silicone hidrogel, molhável, não-tratada na superfície (1413); a composição precursora de lente (1118) compreendendo pelo menos um monômero ou macrômero contendo silicone; a lente de contato de hidrogel formada pela polimeri-zação da composição precursora de lente (1118) sendo uma lente de contato de silicone hidrogel (1413); colocar a lente de contato de silicone hidrogel (1413) em contato com um líquido para separar a lente de uma superfície da seção de molde (1010; extrair os componentes extraíveis da lente de contato de silicone hidrogel (1413).
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a formação das seções de molde (1010) compreende a formação de um membro alongado (1012) que se estende a partir da região de formação de lente (1014).
3. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a formação das seções de molde (1010) compreende a moldagem por injeção de um material à base de copolímero de álcool etileno-vinílico em uma cavidade em forma de lente de contato.
4. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que adicionalmente compreende a soldagem da segunda seção de molde (1010) à primeira seção de molde (1010) para formar um conjunto de molde de lente de contato (1012) .
5. Método, de acordo com a reivindicação 4, CARACTERIZADO pelo fato de que a soldagem compreende a formação de um anel descontínuo em torno da cavidade em forma de lente de contato usando um dispositivo de envio ultrassô-nico (1210) .
6. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a polimerização compreende expor a composição precursora de lente (1118) à radiação ultravioleta.
7. Método, de acordo com a reivindicação 6, CARACTERIZADO pelo fato de que a polimerização compreende mover a lente de contato através de um alojamento (1310) que compreende uma pluralidade de lâmpadas ultravioleta (1312) que proporcionam uma exposição uniforme e constante da composição precursora de lente à radiação ultravioleta.
8. Método, de acordo com a reivindicação 6, CARACTERIZADO pelo fato de que a polimerização compreende a exposição da lente de contato à radiação ultravioleta emitida por uma lâmpada a uma intensidade inferior a 1.000 pW/cm2.
9. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a separação compreende dispor uma cunha (1510) entre a primeira seção de molde (1010) e a segunda seção de molde (1010) para separar a segunda seção de molde (1010) da primeira seção de molde (1010).
10. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a remoção compreende aplicar pressão negativa à superfície da lente de contato (1413) usando um aparelho de vácuo (1610) para separar a lente de contato (1413) da seção de molde (1010).
11. Método, de acordo com a reivindicação 10, CARACTERIZADO pelo fato de que adicionalmente compreende deslocar a lente de contato a partir de uma superfície do aparelho de vácuo (1612) para uma bandeja.
12. Método, de acordo com a reivindicação 11, CARACTERIZADO pelo fato de que adicionalmente compreende direcionar uma coluna de ar ao longo do aparelho de vácuo (1610) para facilitar o deslocamento da lente de contato a partir da superfície do aparelho de vácuo (1616).
13. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a extração compreende colocar a lente de contato (1413) em uma pluralidade de volumes de solvente orgânico (1714).
14. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que adicionalmente compreende inspecionar a lente de contato (1413) para defeitos.
15. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que adicionalmente compreende dispor a lente de contato de silicone hidrogel (1413) em uma embalagem selável (1410) compreendendo um material hi-drofóbico.
16. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que cada uma das seções de molde (1010) inclui um identificador (1022), e o método adicionalmente compreende rastrear as seções de molde (1010) por leitura do identificador (1022).
17. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que adicionalmente compreende resfriar a primeira seção de molde (1010) para fazer com que a lente de contato (1413) adira à primeira seção de molde (1010) quando separada da segunda seção de molde (1010).
18. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que adicionalmente compreende colocar em contato a lente de contato (1413) na primeira seção de molde (1010) com água após a segunda seção de molde (1010) ter sido separada da primeira seção de molde (1010).
19. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que adicionalmente compreende reciclar um solvente orgânico usado para extrair os componentes extraiveis a partir da lente de contato de silicone hi-drogel (1413) .

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0615169A2 (pt) sistemas e métodos para a produção de lentes de contato de hidrogel silicone
CN103189191B (zh) 眼科装置模具和相关方法
BRPI0614248A2 (pt) métodos e sistemas de desmoldagem e liberação na fabricação de lentes de contato de silicone hidrogel
JP2001518028A (ja) 成形法
US20220266554A1 (en) Method for producing contact lenses
BRPI0600538B1 (pt) processamento de hidrogel
US11840033B2 (en) Method for producing contact lenses
WO2006041799A2 (en) Method for separating excess material from a lens mold
US11279103B2 (en) Method for producing contact lenses
BRPI0615169B1 (pt) Method for producing a surface non-treated hydrogel contact lens
BRPI0609480A2 (pt) métodos de inspeção de lentes oftálmicas
US20070132119A1 (en) Use of a super-cooled fluid in the manufacture of contact lenses
EP1965968B1 (en) Method for producing contact lenses
CN108541232A (zh) 用于制造接触镜片的方法