MÉTODO E APARELHO PARA FORNECER MENSAGEM DE NOTIFICAÇÃO EMUM SISTEMA DE DIFUSÃO
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
Campo da Invenção:
A presente invenção se refere geralmente a um sistemade difusão que suporta um serviço de difusão. Maisparticularmente, a presente invenção se refere a um métodoe a um aparelho para a provisão de uma mensagem denotificação em um sistema de difusão suportando um serviçode difusão móvel.
Descrição da Técnica Relacionada:
Um sistema de difusão móvel inclui vários processos,incluindo: descoberta de serviço por um terminal capaz dereceber um serviço de difusão móvel; assinatura de serviçopelo terminal; provisão de informação de controle variadapara recepção do serviço; transmissão do serviço; erecepção do serviço pelo terminal. No processo de recepçãodo serviço de difusão móvel a partir do sistema de difusãomóvel, o terminal recebe uma mensagem de notificaçãocontendo uma informação de controle variada para o serviçode difusão.
Um exemplo de um sistema de difusão móvel como esse émostrado em detalhes no Pedido de Patente Coreana N0 2005-16650, depositado pelo requerente, cuja exposição inteira édesse modo incorporada como referência. Neste sistema dedifusão, podem ocorrer mudanças devido a várias causas,enquanto o terminal estiver recebendo a difusão. Parte dasmudanças pode ser a informação que deve ser notificada parao terminal. Por exemplo, a informação de mudança podeincluir uma mudança no tempo de serviço de difusão móvel euma mudança na informação para recepção do serviço dedifusão móvel.
O sistema de difusão mostrado apresenta umaarquitetura de notificação de difusão móvel. Contudo, oterminal capaz de receber o serviço de difusão móvel nãopode receber a mensagem de notificação, porque não há umadefinição da informação básica para recepção da mensagem denotificação da transmissão / recepção real da mensagem denotificação. Assim sendo, há uma necessidade de umadefinição destes itens de informação em particular.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
As modalidades de exemplo da presente invenção sedirigem pelo menos aos problemas acima e/ou desvantagens eprovêem pelo menos as vantagens descritas abaixo. Assimsendo, um aspecto da presente invenção é prover um sistemae um método para a transmissão de uma mensagem de controleem um sistema de difusão que suporta um serviço de difusãomóvel.
É um outro aspecto de uma modalidade de exemplo dapresente invenção prover um sistema e um método para ageração e a transmissão de uma mensagem de notificação parao terminal em serviço em um sistema de difusão suportandoum serviço de difusão móvel.
É um outro aspecto adicional de uma modalidade deexemplo da presente invenção prover um aparelho e um métodopara a transmissão de uma mensagem de notificação para umterminal que está inativo ou acessando um outro sistema deinteração em um sistema de difusão suportando um serviço dedifusão móvel.
De acordo com um aspecto de uma modalidade de exemploda presente invenção, é provido um método para a provisãode um serviço de difusão em um transmissor de um sistema dedifusão baseado em protocolo de Internet (IP) . 0 métodocompreende as etapas de (a) transmissão de uma primeirainformação de acesso incluindo um primeiro endereço de redepara a transmissão de uma mensagem de notificação geralpara um receptor de difusão que recebe o serviço dedifusão, e uma segunda informação de acesso associada aogerenciamento do sistema de difusão, para o receptor dedifusão através de uma rede de difusão e uma rede deinteração; e (b) geração da mensagem de notificação geral etransmissão da mensagem de notificação geral gerada para oreceptor de difusão através de uma dentre a rede de difusãoe a rede de interação usando o primeiro endereço de rede,se um evento de notificação geral ocorrer.
De acordo com um outro aspecto de uma modalidade deexemplo da presente invenção, é provido um transmissor deura sistema de difusão baseado em protocolo de Internet(IP). O transmissor compreende um primeiro meio paratransmissão de uma primeira informação de acesso incluindoum primeiro endereço de rede para a transmissão de umamensagem de notificação geral, e uma segunda informação deacesso associada ao gerenciamento do sistema de difusãoatravés de uma dentre uma rede de difusão e uma rede de25 interação; e um segundo meio para geração, se um evento denotificação geral ocorrer, da mensagem de notificação gerale transmissão da mensagem de notificação geral geradaatravés de uma dentre a rede de difusão e a rede deinteração, usando o primeiro endereço de rede.
De acordo com um outro aspecto adicional de umamodalidade de exemplo da presente invenção, é provido ummétodo para a recepção de um serviço de difusão em umreceptor de difusão de um sistema de difusão baseado emprotocolo de Internet (IP). 0 método compreende as etapasde: (a) recepção de uma primeira informação de acessoincluindo um primeiro endereço de rede para recepção de umamensagem de notificação geral e uma segunda informação deacesso associada ao gerenciamento do sistema de difusão, apartir de um transmissor de difusão através de uma dentreuma rede de difusão e uma rede de interação; e (b) recepçãode uma mensagem de notificação geral com base no primeiroendereço de rede nos dados recebidos a partir dotransmissor de difusão.
Ainda de acordo com um outro aspecto de uma modalidadede exemplo da presente invenção, é provido um receptor dedifusão de um sistema de difusão baseado em protocolo deInternet (IP). O receptor de difusão compreende um primeiromeio para a recepção de uma primeira informação de acessoincluindo um primeiro endereço de rede para recepção de umamensagem de notificação geral e uma segunda informação deacesso associada ao gerenciamento do sistema de difusão, apartir de um transmissor de difusão através de uma rede dedifusão e de uma rede de interação; e um segundo meio paraa recepção de uma mensagem de notificação geral com base noprimeiro endereço de rede nos dados recebidos a partir dotransmissor de difusão.
De acordo ainda com um outro aspecto de uma modalidadede exemplo da presente invenção, é provido um método para aprovisão de um serviço de difusão em um sistema de difusãocom base em uma rede usando um protocolo de Internet (IP) .O método compreende as etapas de: (a) transmissão, por umtransmissor de difusão, da primeira informação de acessoincluindo um primeiro endereço de rede para a transmissãode uma mensagem de notificação geral para um receptor dedifusão e da segunda informação de acesso associada aogerenciamento do sistema de difusão, para o receptor dedifusão através de uma dentre uma rede de difusão e umarede de interação; (b) se um evento de notificação geralocorrer, a geração da mensagem de notificação geral e atransmissão da mensagem de notificação geral gerada para oreceptor de difusão através de uma dentre a rede de difusãoe a rede de interação, usando o primeiro endereço de rede;e (c) recepção de uma mensagem de notificação geral combase no primeiro endereço de rede nos dados recebidos apartir do transmissor de difusão.
De acordo ainda com um outro aspecto de uma modalidadede exemplo da presente invenção, é provido um sistema dedifusão com base em uma rede usando um protocolo deInternet (IP). O sistema de difusão compreende umtransmissor de difusão para transmitir previamente umaprimeira informação de acesso incluindo um primeiroendereço de rede para a transmissão de uma mensagem denotificação geral e uma segunda informação de acessoassociada ao gerenciamento do sistema de difusão, para umreceptor de difusão e, se um evento de notificação geralocorrer, a geração da mensagem de notificação geral e atransmissão da mensagem de notificação geral gerada para oreceptor de difusão através de uma dentre uma rede dedifusão e uma rede de interação usando o primeiro endereçode rede; e o receptor de difusão para recepção de umamensagem de notificação geral com base no primeiro endereçode rede nos dados recebidos a partir do transmissor dedifusão.
De acordo ainda com um outro aspecto de uma modalidadede exemplo da presente invenção, é provido um meio degravação que pode ser lido em computador que armazena umprograma para a implementação de um método para a provisãode um serviço de difusão em um transmissor de um sistema dedifusão baseado em protocolo de Internet (IP) . 0 métodoinclui a etapa de (a) transmissão da primeira informação deacesso incluindo um primeiro endereço de rede paratransmissão de uma mensagem de notificação geral para umreceptor de difusão que recebe o serviço de difusão e deuma segunda informação de acesso associada ao gerenciamentodo sistema de difusão, para o receptor de difusão atravésde uma dentre uma rede de difusão e uma rede de interação.
Adicionalmente, o método inclui a etapa de (b) geração damensagem de notificação geral e transmissão da mensagem denotificação geral gerada para o receptor de difusão atravésde uma dentre a rede de difusão e a rede de interação,usando-se o primeiro endereço de rede, se um evento denotificação geral ocorrer.
De acordo ainda com um outro aspecto de uma modalidadede exemplo da presente invenção, é provido um meio degravação que pode ser lido em computador armazenando umprograma para a implementação de um método para recepção deum serviço de difusão em um receptor de difusão de umsistema de difusão baseado em protocolo de Internet (IP). 0método compreende a etapa de (a) recepção de uma primeirainformação de acesso incluindo um primeiro endereço de redepara recepção de uma mensagem de notificação geral e umasegunda informação de acesso associada ao gerenciamento dosistema de difusão, a partir de um transmissor de difusãoatravés de uma dentre uma rede de difusão e uma rede deinteração. Adicionalmente, o método inclui a etapa de (b)recepção de uma mensagem de notificação geral com base noprimeiro endereço de rede em dados recebidos a partir dotransmissor de difusão.
Outros aspectos, vantagens e recursos destacados dainvenção tornar-se-ão evidentes para aqueles versados natécnica a partir da descrição detalhada a seguir, a qual,tomada em conjunto com os desenhos anexados, mostramodalidades de exemplo da invenção.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
Os objetivos, recursos e vantagens acima e outros decertas modalidades da presente invenção tornar-se-ão maisevidentes a partir da descrição a seguir tomada em conjuntocom os desenhos associados, nos quais:
a FIG. 1 é um diagrama que ilustra uma arquiteturafuncional para transmissão de uma mensagem de notificaçãoem um sistema de difusão móvel de acordo com uma primeiramodalidade de exemplo da presente invenção;
a FIG. 2 é um fluxograma que ilustra um método para ageração e a transmissão de um SGDD de acordo com umamodalidade de exemplo da presente invenção;
a FIG. 3 é um fluxograma que ilustra um método pararecepção de um SGDD por um Terminal em um sistema dedifusão móvel de acordo com uma modalidade de exemplo dapresente invenção;
a FIG. 4 é um diagrama de blocos que ilustra umsistema de difusão para transmissão de uma mensagem denotificação geral em um sistema de difusão móvel de acordocom uma modalidade de exemplo da presente invenção;
a FIG. 5 é um fluxograma que ilustra um processo detransmissão de uma mensagem de notificação geral em umsistema de difusão móvel de acordo com uma modalidade deexemplo da presente invenção;
a FIG. 6 é um fluxograma que ilustra um processo derecepção de uma mensagem de notificação geral em uma Funçãode Cliente de Notificação de um sistema de difusão móvel deacordo com uma modalidade de exemplo da presente invenção;
a FIG. 7 é um fluxograma que ilustra um processo derecepção de uma mensagem de notificação geral em uma Funçãode Cliente de Notificação, quando estiver conectado a umaRede de Interação ou um sistema tendo um terminal inativoem um sistema de difusão móvel de acordo com uma modalidadede exemplo da presente invenção;
a FIG. 8 é um diagrama que ilustra uma arquitetura demodelo de dados de um guia de serviços proposto paradifusão móvel em OMA BAC BCAST, um dos grupos depadronização para tecnologia de difusão móvel;
a FIG. 9 é um fluxograma que ilustra um método para ageração e a transmissão de um fragmento de acesso em umsistema de difusão móvel de acordo com uma modalidade deexemplo da presente invenção;
a FIG. 10 é um fluxograma que ilustra um método pararecepção e processamento de um fragmento de acesso em umTerminal de um sistema de difusão móvel de acordo com umamodalidade de exemplo da presente invenção;
a FIG. 11 é um diagrama que ilustra uma arquitetura derede de Convergência de Difusão de Vídeo Digital de Difusãoe Serviço móvel (DVB-CBMS) de acordo com uma segundamodalidade de exemplo da presente invenção;
a FIG. 12 é um diagrama que ilustra um modelo de dadosde um Guia de Serviços Eletrônico (ESG) em DVB-CBMS deacordo com uma segunda modalidade de exemplo da presenteinvenção;
a FIG. 13 é um diagrama que ilustra uma operação deentrega de ESG em DVB-CBMS de acordo com a segundamodalidade de exemplo da presente invenção;
a FIG. 14 é um fluxograma que ilustra um processoesquemático de transmissão / recepção para uma mensagem denotificação de acordo com a segunda modalidade de exemploda presente invenção;
a FIG. 15 é um fluxograma que ilustra uma operação degeração e entrega de um Descritor de Autocarregador de ESGem um sistema de difusão de acordo com a segunda modalidadede exemplo da presente invenção;
a FIG. 16 é um fluxograma que ilustra uma operação derecepção de informação de canal de mensagem de notificaçãoem um Descritor de Autocarregador de ESG por um Terminal emum sistema de difusão de acordo com a segunda modalidade deexemplo da presente invenção;
a FIG. 17 é um fluxograma que ilustra uma operação degeração e entrega de uma informação de canal de mensagem denotificação em um fragmento de Aquisição de ESG em umsistema de difusão de acordo com a segunda modalidade deexemplo da presente invenção;
a FIG. 18 é um fluxograma que ilustra uma operação derecebimento de uma informação de canal de mensagem denotificação em um fragmento de Aquisição de ESG por umTerminal em um sistema de difusão de acordo com a segundamodalidade de exemplo da presente invenção;
a FIG. 19 é um fluxograma que ilustra uma operação deentrega de uma mensagem de notificação geral em um sistemade difusão de acordo com a segunda modalidade de exemplo dapresente invenção;
a FIG. 20 é um fluxograma que ilustra uma operação derecepção de uma mensagem de notificação por uma Função deCliente de Notificação de um terminal em um sistema dedifusão móvel de acordo com a segunda modalidade de exemploda presente invenção; e
a FIG. 21 é um fluxograma que ilustra um processo derecepção de uma mensagem de notificação em uma Função deCliente de Notificação de um terminal, quando ele estiverconectado a uma Rede de Interação em um sistema de difusãode acordo com a segunda modalidade de exemplo da presenteinvenção.
Por todos os desenhos, os mesmos números de referênciaserão usados para referência aos mesmos elementos, recursose estruturas.
DESCRIÇÃO DETALHADA DE MODALIDADES DE EXEMPLO
As matérias definidas na descrição, tais como umaconstrução detalhada e elementos, são providas paraajudarem em um entendimento compreensivo das modalidades dainvenção e são meramente de exemplo. Assim sendo, aquelesde conhecimento comum na técnica reconhecerão que váriasmudanças e modificações das modalidades descritas aquipodem ser feitas, sem se desviar do escopo e do espirito dainvenção. Também, descrições de funções bem conhecidas econstruções são omitidas por clareza e concisão.
Uma modalidade de exemplo da presente invenção incluium aparelho e um método para a geração e a transmissão deuma mensagem de notificação para o terminal recebendo umserviço de difusão móvel, quando mudanças relacionadas aserviço / sistema ocorrerem no sistema de difusãosuportando o serviço de difusão móvel ou houver umanecessidade de notificação de uma situação de emergência.
Além disso, uma modalidade de exemplo da presente invençãoprovê um método capaz de entregar uma mensagem denotificação, independentemente de o terminal estarrecebendo o serviço ou não. Na descrição a seguir, umsistema de comunicação móvel suportando o serviço dedifusão móvel será referido como um "sistema de difusãomóvel".
Por clareza e concisão, após uma modalidade de exemplodo sistema de difusão móvel ser apresentada, um formato deuma mensagem de notificação de acordo com modalidades deexemplo da presente invenção e o sistema de difusão móvelao qual o formato de mensagem é aplicado serão descritos.
Depois disso, uma descrição será feita de um aparelho e deum método para a geração e a transmissão de uma modalidadede exemplo da presente invenção. Uma primeira modalidade deexemplo será descrita com referência ao sistema de difusãodefinido o Projeto de Parceria de Terceira Geração (3GPP),o qual é um grupo de padronização para comunicação móvelassxncrona ou Aliança Móvel Aberta (OMA), o qual é um grupode padronização para aplicativos de terminal. Uma segundamodalidade de exemplo será descrita com referência a umsistema de Convergência de Difusão de Vídeo Digital deDifusão e Serviço móvel (DVB-CBMS) definido por um outrogrupo de padronização para difusão móvel.
Uma descrição será feita, agora, de um sistema dedifusão móvel de acordo com a primeira modalidade deexemplo para a acomodação do entendimento da mensagem denotificação. Embora os nomes de entidade usados no sistemade difusão móvel OMA sejam usados na primeira modalidade deexemplo, o uso dos nomes e do padrão OMA não deve limitar oescopo das modalidades de exemplo da presente invenção, e aprimeira modalidade de exemplo pode ser aplicada a qualquersistema tendo um fundo técnico similar.
A FIG. 1 é um diagrama que ilustra uma arquiteturafuncional para transmissão de uma mensagem de notificaçãoem um sistema de difusão móvel de acordo com a primeiramodalidade de exemplo da presente invenção. 0 sistemamostrado na FIG. 1 é definido pelo grupo de Trabalho deNavegador e Difusão Móvel de Conteúdo da Aliança MóvelAberta (OMA BAC BCAST) , um dos grupos de padronização paraterminais de difusão móveis. Embora uma modalidade deexemplo da presente invenção seja descrita com referência auma arquitetura de difusão de notificação do OMA BCAST, elatambém pode ser aplicada a outros sistemas de difusãomóveis tendo uma função de envio de mensagem de notificaçãodentre os· sistemas de difusão com base em Protocolo deInternet (IP), e esta modalidade de exemplo não limitará oescopo da modalidade de exemplo da presente invenção. Alémdisso, embora uma modalidade de exemplo da presenteinvenção use um "guia de serviços" como uma informaçãoincluindo, por exemplo, uma descrição relacionada a serviçode difusão e um método de recepção do sistema BCAST, tambémé usado um "fragmento de acesso" como a informaçãoincluindo um método de acesso de serviço de difusão. Ostermos "guia de serviços" e "fragmento de acesso" podem serdefinidos como termos diferentes de acordo com um tipo dosistema de difusão.
Com referência à FIG. 1, uma Criação de Conteúdo 101 éum provedor de um serviço de difusão (a partir deste pontoreferido como um serviço BCAST). 0 serviço BCAST podeincluir o serviço de difusão convencional de áudio / vídeo,serviço de transferência (download) de arquivo (arquivo demúsica ou arquivo de dados) ou similar. Se houver qualquerproblema na provisão do serviço BCAST ou qualquer mudançano conteúdo do serviço, a Criação de Conteúdo 101notificará a mudança para uma Função de Evento deNotificação (NTE) 102-1 em um Aplicativo de Serviço BCAST102.
O Aplicativo de Serviço BCAST 102 tem uma função derecepção de dados para o serviço BCAST provido a partir daCriação de Conteúdo 101, manipulação dos dados recebidos naforma apropriada para a rede de difusão, e geração dosdados de serviço BCAST. 0 Aplicativo de Serviço BCAST 102também tem uma função de geração de metadados padronizadosnecessários para um guia de difusão móvel. Além disso, oAplicativo de Serviço BCAST 102 recebe uma mudança noserviço BCAST, notificada pela Criação de Conteúdo 101, enotifica a mudança para uma Função de Geração deNotificação 104-1 localizada em um Gerenciamento deAssinatura de BCAST 104.
Uma Distribuição / Adaptação de Serviço BCAST 103 temuma função de regulagem de uma portadora para transmissãode dados de serviço BCAST providos a partir do Aplicativode Serviço BCAST 102, uma função de determinação de umaprogramação de transmissão para o serviço BCAST, e umafunção de geração de um guia de difusão móvel. ADistribuição / Adaptação de Serviço BCAST 103 é conectada aum Sistema de Distribuição de Difusão (BDS) 106 capaz deprover o serviço BCAST, ou uma Rede de Interação 107suportando uma comunicação de interação. Além disso, aDistribuição / Adaptação de Serviço BCAST 103, incluindoali uma Função de Distribuição / Adaptação de Notificação(NTDA) 103-1, recebe uma mensagem de notificação doGerenciamento de Assinatura de BCAST 104 e transmite amensagem de notificação para um ou uma pluralidade deusuários através do BDS 106 ou da Rede de Interação 107.
O Gerenciamento de Assinatura de BCAST 104 gerenciauma informação de assinatura para recepção do serviçoBCAST, uma informação de aprovisionamento de serviço, e umainformação de dispositivo para um dispositivo recebendo oserviço BCAST. Em particular, o Gerenciamento de Assinaturade BCAST 104, já que inclui a Função de Geração deNotificação 104-1, gera uma mensagem de notificação usandouma informação de evento de notificação recebida a partirda Criação de Conteúdo 101 ou do BDS 106, ou gera umamensagem de notificação para o evento de serviço BCAST.
Uma Distribuição de Serviço de BDS 105 tem uma funçãode distribuição de todos os serviços BCAST através de umcanal de difusão ou de um canal de interação. ADistribuição de Serviço de BDS 105 é uma entidade que podeexistir ou não existir de acordo com o tipo de BDS 106implementado.O BDS 106 é uma rede para transmissão de serviçosBCAST e pode ser, por exemplo, um Serviço de Multidifusãode Difusão de Multimídia do 3GPP, DVB-H (MBMS), um Serviçode Difusão / Multidifusão do 3GPP2 (BCMCS), ou um similar.
Além disso, no caso em que há uma mudança na transmissão deum serviço BCAST em particular, se uma interface X-I 131 oua Distribuição de Serviço de BDS 105 existir, o BDS 106notificará a mudança para a Distribuição / Adaptação deServiço BCAST 103 através de uma interface de NT-Bl 124.
A Rede de Interação 107 transmite serviços BCAST emuma base ponto a ponto ou troca interativamente umainformação de controle e uma informação adicionalrelacionadas à recepção dos serviços BCAST e pode ser, porexemplo, uma rede celular existente.
O Terminal 108 é capaz de receber o serviço BCAST epode ter uma função de acesso à rede celular de acordo comsua capacidade. É assumido aqui que o Terminal 108 é umterminal capaz de acessar a rede celular. O Terminal 108recebe uma mensagem de notificação emitida através de umainterface NT-5 125 usando-se uma Função de Cliente deNotificação (NTC) 108-1, e realiza uma operação apropriadade acordo com a mensagem de notificação recebida.Alternativamente, o Terminal 108 recebe uma mensagem denotificação emitida através de uma interface NT-6 126, erealiza uma operação apropriada de acordo com a mensagem denotificação recebida.
Em seguida, uma descrição será feita de interfacesentre as entidades acima.
Uma interface NT-I 121 é uma interface entre a Funçãode Evento de Notificação 102-1 localizada no Aplicativo deServiço BCAST 102 e a Criação de Conteúdo 101. A interfaceNT-I 121 é usada para a entrega de um evento de notificaçãopara a Função de Evento de Notificação 102-1, quando umevento requerendo notificação ocorrer na Criação deConteúdo 101.
Uma interface NT-3 122 é uma interface a partir daFunção de Evento de Notificação 102-1 localizada noAplicativo de Serviço BCAST 102 para a Função de Geração deNotificação 104-1 do Gerenciamento de Assinatura de BCAST104. A interface NT-3 122 envia a informação necessáriapara notificação de um evento ou para geração de umamensagem de notificação de modo que a Função de Geração deNotificação 104-1 possa gerar a mensagem de notificação.
Uma interface NT-4 123 é uma interface entre a Funçãode Geração de Notificação 104-1 localizada no Gerenciamentode Assinatura de BCAST 104 e a Função de Distribuição /Adaptação de Notificação 103-1 da Distribuição / Adaptaçãode Serviço BCAST 103. A interface NT-4 123 é usada para atransmissão de uma mensagem de notificação para a Função deDistribuição / Adaptação de Notificação 103-1, de modo atransmitir a mensagem de notificação gerada na Função deGeração de Notificação 104-1 para o BDS 106 ou a Rede deInteração 107. Ao invés disso, a interface NT-4 123 podeser usada pela Função de Distribuição / Adaptação deNotificação 103-1 para a transmissão de uma mensagem denotificação por um evento ocorrido no BDS 106.
A interface NT-5 125 é uma interface usada quando amensagem de notificação provida a partir da Função deDistribuição / Adaptação de Notificação 103-1 daDistribuição / Adaptação de Serviço BCAST 103 é diretamentetransmitida para o Terminal 108 através de um canal dedifusão via o BDS 106. A interface NT-5 125 é usada para atransmissão de uma mensagem de notificação para um ou umapluralidade de terminais.
A interface NT-6 126 é uma interface usada quando amensagem de notificação provida a partir da Função deDistribuição / Adaptação de Notificação 103-1 daDistribuição / Adaptação de Serviço BCAST 103 é diretamentetransmitida para o Terminal 108 através de um canaldedicado para o Terminal 108 via a Rede de Interação 107,ou através de um canal de difusão provido pela Rede deInteração 107. A interface NT-6 126 é usada para atransmissão de uma mensagem de notificação para um ou umapluralidade de terminais 108.
A interface NT-Bl 124 é uma interface entre aDistribuição / Adaptação de Serviço BCAST 103 e aDistribuição de Serviço de BDS 105 e é usada como umpercurso de transmissão pela Distribuição / Adaptação deServiço BCAST 103 no BDS 106 ou como um percurso derecepção para a informação de evento gerada no BDS 106.
A interface X-I 131 é uma interface usada como umpercurso de transmissão que a Distribuição / Adaptação deServiço BCAST 103 usará no BDS, ou é usada como um percursode recepção da informação de evento gerada no BDS 106,quando a Distribuição de Serviço de BDS 105 não existir.Contudo, quando a Distribuição de Serviço de BDS 105existe, a interface X-I 131 é usada como uma interfaceentre o BDS 106 e a Distribuição de Serviço de BDS 105,para notificar que o evento ocorreu no BDS 106.
Uma interface X-2 132 é uma interface usada para aregulagem de um percurso de transmissão que a Distribuição/ Adaptação de Serviço BCAST 103 usará na Rede de Interação107, quando a Distribuição de Serviço de BDS 105 nãoexistir. Contudo, quando a Distribuição de Serviço de BDS105 realmente existe, a interface X-2 132 é usada como umainterface entre o BDS 106 e a Rede de Interação 107, para aregulagem de uma portadora, onde uma mensagem denotificação é para ser usada na Rede de Interação 107 epara transmissão de uma mensagem de notificação.
Uma interface X-3 133, uma interface entre o BDS 106 eo Terminal 108, é usada para o serviço BCAST ou todas asmensagens transmitidas através do canal de difusão.
Uma interface X-4 134 é uma interface de canal dedifusão entre a Distribuição de Serviço de BDS 105 e oTerminal 108.
Uma interface X-5 135 é uma interface de canal deinteração entre a Distribuição de Serviço de BDS 105 e oTerminal 108.
Uma interface X-6 13 6 é uma interface de interaçãoatravés da qual a Rede de Interação 107 pode transmitir umainformação de controle relacionada ao serviço BCAST.
A Função de Evento de Notificação 102-1 tem uma funçãode entrega da informação necessária para a geração de umamensagem de notificação para a Função de Geração deNotificação 104-1 e, mediante a detecção de uma ocorrênciade um evento requerendo notificação, entrega uma informaçãosobre o evento para a Função de Geração de Notificação 104-1. A Função de Geração de Notificação 104-1 gera umamensagem de notificação usando a informação e o eventonecessário para a geração da mensagem de notificação,recebida a partir da Função de Evento de Notificação 102-1.
Quando a Função de Geração de Notificação 104-1 recebe umevento de notificação do BDS 106 através da Função deDistribuição / Adaptação de Notificação 103-1, ela gera umamensagem de notificação e transmite a mensagem denotificação para a Função de Distribuição / Adaptação deNotificação 103-1. No processo de geração da mensagem denotificação, se houver uma necessidade de reindicar umcomeço do serviço, a Função de Geração de Notificação 104-1receberá uma notificação indicando uma mudança nainformação de serviço a partir da Criação de Conteúdo 101.Assim sendo, é definido um caso em que uma necessidade detransmissão de um novo guia de difusão móvel e um outrocaso em que um evento em particular ocorre no BDS 106.
A Função de Distribuição / Adaptação de Notificação103-1 serve para a transmissão de uma mensagem denotificação através da interface NT-5 125 ou da interfaceNT-6 126, e para entregar um evento de notificaçãoindicando uma mudança na informação em um serviço dedifusão móvel em particular a partir do BDS 106 para aFunção de Geração de Notificação 104-1 através da interfaceNT-4 123. Aqui, a mudança na informação sobre o serviço dedifusão pode incluir, por exemplo, um ajuste de uma taxa dedados ou a impossibilidade do serviço devido a um ambientede rede sem fio.
Antes de uma descrição detalhada de um método capaz dereceber a mensagem de notificação ser dada, os tipos dasmensagens de notificação serão descritos, primeiramente.
A mensagem de notificação pode ser aproximadamentedividida em dois tipos.Uma primeira mensagem de notificação é uma mensagem denotificação geral que é entregue para todo usuário para umafinalidade geral. Esta mensagem de notificação é usada peloprovedor de serviços para a provisão de uma informação dedifusão de desastre ou mudança de sistema para os usuários.
Uma segunda mensagem de notificação é uma mensagem denotificação especifica que é limitada a um serviçoespecífico. Esta mensagem de notificação é transmitidaapenas para os usuários recebendo o serviço correspondente,e é usada para indicar uma mudança e um começo do serviço.
Será feita, agora, uma descrição de transmissão damensagem de notificação geral ou da primeira mensagem denotificação.
Um ServiceGuideDeliveryDescriptor (Descritor deEntrega de Guia de Serviço) (SGDD) ou uma mensagem deentrega de guia de serviço, de acordo com uma modalidade deexemplo da presente invenção, será descrito, agora. Amensagem de notificação geral de acordo com uma modalidadede exemplo da presente invenção é mostrada na Tabela 1 e naTabela 2 abaixo. A Tabela Iea Tabela 2 mostram elementose atributos do ServiceGuideDeliveryDescriptor (SGDD) parauma difusão de 0MA. Por conveniência, a Tabela Iea Tabela2 são divididas de uma tabela única.<table>table see original document page 22</column></row><table><table>table see original document page 23</column></row><table><table>table see original document page 24</column></row><table>Os termos usados na Tabela 1 e na Tabela 2 serãodescritos, agora. xNome' indica os nomes de valores deelemento e valores de atributo constituindo a mensagemcorrespondente. 1Tipo' indica se o nome correspondentecorresponde a um valor de elemento ou um valor de atributo.O valor de elemento tem os valores de El, E2, E3 e E4. Elsignifica um valor de elemento superior para a mensageminteira, E2 indica um valor de subelemento de El, E3 indicaum valor de subelemento de E2, e E4 indica um valor desubelemento de E3. O valor de atributo é indicado por A, eA indica um valor de atributo do elemento correspondente.Por exemplo, A sob El indica um valor de atributo de El.'Categoria' ('Cat.') é usado para indicar se um valorde elemento correspondente ou valor de atributo éobrigatório e tem um valor M se o valor for obrigatório, eum valor O, se o valor for opcional. 'Cardinalidade'('Cardin.') indica relações entre os elementos e temvalores de ' 0' , Ό..1', ' 1' , Ό,.η', Ί,.η', onde "0"significa uma relação opcional, "1" significa uma relaçãoobrigatória e 'n' significa a possibilidade de ter umapluralidade de valore.s por exemplo, Ό..η' significa apossibilidade de não haver um valor de elementocorrespondente ou de haver η valores de elementocorrespondentes. 'Descrição' define o significado doelemento ou valor de atributo correspondente.
Com referência à Tabela 1, são mostrados elementos eatributos do ServiceGuideDeliveryDescriptor (SGDD) usadopara difusão de OMA. Antes de uma descrição do SGDD, umGuia de Serviço (SG) será descrito. 0 guia de serviço éusado para indicar qual serviço atualmente é provido para ousuário no sistema de difusão móvel. A informação providaatravés do guia de serviço pode incluir uma informaçãosobre o serviço em si, uma informação sobre uma compra deserviço, uma informação sobre recepção de serviço e umainformação sobre o provedor de serviços e o sistema decomunicação.
O guia de serviço é composto por vários segmentos deacordo com uma característica da informação provida nele.Portanto, de modo a configurar um guia de serviço completo,é necessário receber uma pluralidade de fragmentos. Umobjeto do SGDD é prover uma informação sobre umaprogramação de transmissão e canais de transmissão dapluralidade de fragmentos, desse modo permitindo que umterminal programado receba os fragmentos de guia de serviçopara receber eficientemente os fragmentos de guia deserviço.
Com referência à Tabela 1 e ã Tabela 2,DescriptorEntry provê uma informação disponível pararecepção de fragmentos de guia de serviço randômicos noSGDD, e uma pluralidade de 'DescriptorEntry's pode existir.
Transport tem uma informação de posição para umasessão de transporte para envio do guia de serviço, e édefinido pelos 3 atributos a seguir. Um atributo IPAddress,um dos atributos do elemento Transport, indica um endereçode Protocolo de Internet (IP) da sessão de transporte. Umatributo Port, um dos atributos do elemento Transport,indica um número de porta da sessão de transporte. Umatributo SessionID, um dos atributos do elemento Transport,indica um identificador (ID) da sessão de transporte.
AlternativeAccessURL, quando não é possível receberfragmentos de guia de serviço através de um canal dedifusão no canal indicado pela DescriptorEntry, indica umaposição em que é possível receber os fragmentos de guia deserviço, de modo que o terminal de difusão móvel possareceber os fragmentos de guia de serviço através da Rede deInteração 107, e AlternativeAccessURL é denotado peloLocalizador de Recurso Universal (URL).
ServiceGuideDeliveryUnit indica um feixe de váriosfragmentos de dados constituindo o guia de serviço, e écomposta pelos 3 atributos existentes e por uma pluralidadede elementos. O número de elementos emServiceGuideDeliveryUnit é em proporção com o número defragmentos de dados. transportObjectID, um dos atributos doelemento ServiceGuideDeliveryUnit, indica um ID de umobjeto para entrega do guia de serviço. validFrom, um dosatributos do elemento ServiceGuideDeliveryUnit, indica umtempo de começo válido do fragmento de dados de guia deserviço correspondente, validTo, um dos atributos doelemento ServiceGuideDeliveryUnit, indica um último tempoválido do fragmento de dados de guia de serviçocorrespondente.
Fragment é um elemento pertencente àServiceGuideDeliveryUnit e uma pluralidade de Fragmentspode existir. Fragment, o qual é um fragmento de informaçãopara o guia de serviço disponível atualmente, tem 3atributos. FragmentID, um dos atributos do elementoFragment, indica um ID do fragmento de informação.FragmentVersion, um dos atributos do elemento Fragment,indica uma informação de versão do fragmento de informação.Type, um dos atributos do elemento Fragment, indica umesquema ou um tipo de Extensão de Correio de Internet deFinalidade Múltipla (MIME) do fragmento de informação.
Um elemento NotificationEntry tem dois atributos,NotificationPort e NotificationAddress. NotifieationPort eNotifieationAddress indicam uma informação sobre o canalatravés do qual o terminal pode receber a mensagem denotificação geral. Na maior parte da difusão de móvel, ouso de IP como uma tecnologia de transmissão de dados édiscutido. Se um método, no qual o terminal pode receber amensagem de notificação geral sobre a hipótese de que o IPé usado, prover uma informação sobre o endereço de IP parao qual a mensagem de notificação geral é para ser entregue,e prover uma informação sobre um número de porta deProtocolo de Datagrama de Usuário (UDP) sobre a hipótese deque um UDP é usado pelo IP, então, o terminal poderáreceber a mensagem de notificação geral. A razão para usodo UDP é conforme se segue. Embora outros protocolos detransporte, tal como TCP, também possam ser usados, umcabeçalho de protocolo de transporte UDP tem menos tempo deprocessamento e não suporta um reconhecimento de recepção,de modo que o protocolo de transporte UDP é apropriado paraas características de serviço de difusão transmitido deforma unidirecional. NotificationPort tem um número deporta de UDP previamente alocado, de modo que o provedor derede ou provedor de serviços use o número de porta de UDP,quando ele enviar a mensagem de notificação geral. Oterminal, recebendo uma mensagem transmitida através de umaporta de UDP projetada para uso da mensagem de notificaçãogeral, pode imediatamente reconhecer o pacotecorrespondente como uma mensagem de notificação geral eprocessar o pacote, porque está ciente da porta de UDP paraa mensagem de notificação geral através do SGDD.
A Função de Evento de Notificação 102-1 ou a Função deDistribuição / Adaptação de Notificação 103-1 da FIG. 1está disponível como uma entidade para a geração de umamensagem de entrega, de modo a enviar a mensagem denotificação geral. Um aparelho para geração da mensagem deentrega tem uma informação sobre todas as sessões em que oserviço é atualmente transmitido. Isto é, é possível anexara mensagem de notificação geral à sessão de transporteexistente, sem a geração de uma nova sessão em separado.
Uma unidade de identidade básica da sessão é compostapor um endereço de IP, e a mensagem de notificação geralusa um endereço de IP na sessão em andamento. Se o sistemade difusão móvel entregar a mensagem de notificação geralatravés da sessão de IP em andamento simplesmente peladiferenciação da porta de UDP, o terminal poderáimediatamente receber a mensagem de notificação geral, sema necessidade de monitorar separadamente a sessão. ANotificationPort pode ser usada quando o terminal estiverrecebendo o serviço de difusão móvel e desejar entregar amensagem de notificação geral através de um fluxo de IP (oude um percurso de transporte de IP) , onde o serviço dedifusão móvel está sendo transmitido.
O NotificationAddress é usado quando há uma conotaçãode alocar um endereço de IP dedicado durante uma entrega damensagem de notificação geral e entregar a mensagem denotificação geral através de um fluxo (ou percurso detransporte) tendo o endereço de IP. 0 NotificationAddressprovê um endereço de IP, de modo a entregar a mensagem denotificação geral para o terminal recebendo o serviço dedifusão móvel ou os terminais no modo inativo, nãorecebendo o serviço de difusão móvel para poupar energia. Oterminal programado para receber a mensagem de notificaçãogeral tem uma informação da NotificationPort e doNotificationAddress, e recebe a mensagem de notificaçãogeral como a entidade desejando entregar a situação determinal ou a mensagem de notificação geral regula umendereço de recepção da mensagem de notificação geral.
Em seguida, será feita uma descrição de um método paraentrega de uma mensagem de SGDD usando-se o sistema da FIG.1 como um sistema de difusão móvel de acordo com umamodalidade de exemplo da presente invenção.
A FIG. 2 é um fluxograma que ilustra um método para ageração e a transmissão de um SGDD de acordo com umamodalidade de exemplo da presente invenção.
Com referência à FIG. 2, uma Distribuição / Adaptaçãode Serviço BCAST 103 designa elementos e atributos de umSGDD a ser entregue para um Terminal 108 na etapa 201. Naetapa 201, os valores NotificationEntry, NotificationPort eNotificationAddress de acordo com uma modalidade de exemploda presente invenção são designados. Aqui, os elementos eatributos do SGDD foram previamente determinados de acordocom o provedor de difusão ou o ambiente do sistema. Após aetapa 2 01, a Distribuição / Adaptação de Serviço BCAST 103gera o SGDD na etapa 202. Após isso, a Distribuição /Adaptação de Serviço BCAST 103 transmite o SGDD gerado parao Terminal 108 na etapa 203. Embora a designação e ageração do SGDD sejam obtidas aqui pela Distribuição /Adaptação de Serviço BCAST 103, elas também podem serrealizadas por uma Função de Evento de Notificação 102-1.
A FIG. 3 é um fluxograma que ilustra um método pararecebimento de um SGDD por um Terminal 108 em um sistema dedifusão móvel de acordo com uma modalidade de exemplo dapresente invenção.
Com referência à FIG. 3, um Terminal 108 executa umserviço de difusão à requisição de um usuário na etapa 301,e determina, na etapa 3 02, se há um guia de serviço (SG) noTerminal 108, de modo a exibir o guia de serviço para ousuário. Se houver um guia de serviço previamente recebidona etapa 3 02, o Terminal 108 exibirá o guia de serviço emum visor na etapa 306. Contudo, se não houver um guia deserviço, o Terminal 108 receberá um SGDD transmitido apartir de uma Distribuição / Adaptação de Serviço BCAST 103na etapa 3 03.
Na etapa 304, o Terminal 108 recebendo o SGDD decifrao SGDD para adquirir uma informação para recepção do guiade serviço, e regula a recepção para o guia de serviçousando a informação adquirida. Particularmente, em umamodalidade de exemplo da presente invenção, o Terminal 108adquire os valores NotificationEntry, NotificationPort eNotificationAddress necessários para a recepção da mensagemde notificação geral além da regulagem geral. Após isso, oTerminal 108 imediatamente recebe o guia de serviço naetapa 305. Após receber dados suficientes de guia deserviço, o Terminal 108 exibe o guia de serviço recebido emseu visor para o usuário na etapa 306.
O Terminal 108 recebendo o SGDD regula a recepção paraa difusão e, então, recebe a difusão. Após isso, o Terminal108 troca a mensagem de notificação geral durante arecepção de difusão, e um sistema de difusão para a trocade mensagem será descrito, agora, abaixo.
A FIG. 4 é um diagrama de blocos que ilustra umsistema de difusão para a transmissão de uma mensagem denotificação geral em um sistema de difusão móvel de acordocom uma modalidade de exemplo da presente invenção. Umaestrutura detalhada da Função de Distribuição / Adaptaçãode Notificação 103-1 e da Função de Cliente de Notificação108-1 da FIG. 1 é mostrada no desenho. A Função de Clientede Notificação 108-1, um bloco funcional do Terminal 108,pode ser considerada como o Terminal 108.
Com referência à FIG. 4, a Função de Distribuição /Adaptação de Notificação 103-1 serve para a entrega de umamensagem de notificação geral para um terminal ou um grupode terminal, e inclui um gerador de pacote de UDP 4 02 e umgerador de pacote de IP 403. O gerador de pacote de UDP402, se houver uma mensagem de notificação geral entregue apartir de uma Função de Evento de Notificação 102-1, geraum pacote de UDP, usando uma porta de notificaçãopreviamente enviada para o terminal através do SGDD e,então, envia o pacote de UDP gerado para o gerador depacote de IP 403. Aqui, a porta de notificação é um valorregulado em um NotificationPort recebido através do SGDD. Arazão pela qual a mensagem de notificação geral éimediatamente introduzida na camada de UDP é porque, quandoprotocolos de transporte de outras camadas superiores sãousados, o tamanho dos cabeçalhos de protocolo é maior doque o tamanho da mensagem a ser transmitido, desse modo sereduzindo a eficiência.
O gerador de pacote de IP 4 03 gera um pacote usando umendereço de IP da sessão em andamento atual mediante arecepção de uma notificação incluindo um pacote de UDPtransmitido a partir do gerador de pacote de UDP 402.Embora seja possível enviar uma mensagem de notificaçãogeral simplesmente com o número de porta de UDP, conformedescrito acima, há uma necessidade de uma sessão de IP emseparado para o recebimento da mensagem de notificaçãogeral. Isto é porque o terminal, quando ativado a partir doestado de repouso, não tem uma sessão em andamento.Considerando-se esta situação, o gerador de pacote de IP403 não apenas gera um pacote para um endereço de IP dasessão em andamento atual, mas também gera um pacote usandoum endereço de IP do NotificationAddress, e transmite opacote gerado.
Os pacotes de IP gerados são transmitidos para aFunção de Cliente de Notificação 108-1 através de umSistema de Distribuição de Difusão ou de uma Rede deInteração 404. Aqui, o Sistema de Distribuição de Difusãoou de uma Rede de Interação 4 04 é mostrado em um bloco, porconveniência. Isto é, uma seleção do dispositivo 404 éfeita de acordo com o provedor de difusão ou o ambiente desistema.
A Função de Cliente de Notificação 108-1 decifra amensagem de notificação geral pela desencapsulação dosdados de pacote de IP transmitidos a partir da Função deDistribuição / Adaptação de Notificação 103-1. Portanto, aFunção de Cliente de Notificação 108-1 inclui um decifradorde pacote de IP 406, um decifrador de pacote de UDP 407 eum decifrador de mensagem de notificação geral 408.
O decifrador de pacote de IP 406 determina se umpacote de IP recebido através do Sistema de Distribuição deDifusão ou de uma Rede de Interação 4 04 corresponde a umasessão em andamento atual ou é designado como um endereçode recepção da mensagem de notificação geral. Isto é, se opacote de IP corresponder ao NotificationAddress, odecifrador de pacote de IP 4 06 gerará um pacote de UDP peladesencapsulação de um cabeçalho de IP, e entregará o pacotede UDP gerado para o decifrador de pacote de UDP 407.Contudo, se o pacote de IP não corresponder aoNotificationAddress, o decifrador de pacote de IP 406descartará o pacote correspondente.
O decifrador de pacote de UDP 4 07 entrega o pacote deUDP provido a partir do decifrador de pacote de IP 406 parauma camada superior apenas quando o pacote de UDPcorresponde a uma sessão em andamento atual. Contudo,quando o pacote de UDP recebido teve previamente um númerode identificação de porta de mensagem de notificação geralregistrado previamente através de NotificationPort do SGDD,o decifrador de pacote de UDP 4 07 entrega o pacote de UDPrecebido para o decifrador de mensagem de notificação geral408 sem uma desencapsulação do pacote de UDP recebido eentregando-o para a camada superior. 0 decifrador demensagem de notificação geral 4 08 recebe o pacotedesencapsulado para decifrar a mensagem de notificaçãogeral, e determina uma operação futura do terminal deacordo com o resultado de decifração. 0 decifrador demensagem de notificação geral 4 08 pode ser implementado emuma controladora.
Com referência à FIG. 5, será feita, agora, umadescrição de um método para transmissão da mensagem denotificação geral de acordo com uma modalidade de exemploda presente invenção.
A FIG. 5 é um fluxograma que ilustra um processo detransmissão de uma mensagem de notificação geral em umsistema de difusão móvel de acordo com uma modalidade deexemplo da presente invenção.
Com referência à FIG. 5, uma Distribuição / Adaptaçãode Serviço BCAST 103 receber uma mensagem de notificaçãogeral contendo um conteúdo de notificação a partir de umaFunção de Evento de Notificação 102-1 na etapa 501. Naetapa 502, a Distribuição / Adaptação de Serviço BCAST 103então gera um pacote de UDP usando uma porta de UDPpredeterminada e a mensagem de notificação geral recebida.Um formato da mensagem de notificação geral, como énotificado no nível de provedor de serviços, não estádiretamente relacionado a uma transmissão, então, amensagem de notificação geral correspondente éimediatamente gerada em um pacote de UDP.
A propósito, existe a possibilidade de haver terminaisno estado de repouso que são conectados a uma Rede deInteração 107, conforme mostrado na FIG. 4, ou podemreceber uma mensagem de radiochamada mediante o recebimentoda mensagem de notificação geral recebida, mas seu receptorde difusão está desabilitado. Portanto, o Terminal 108neste estado deve ativar o receptor de difusão em repouso(não mostrado) pela realização de um envio de radiochamadaatravés da Rede de Interação 107 ou um outro método. Paraesta finalidade, a Distribuição / Adaptação de ServiçoBCAST 103 gera uma mensagem de radiochamada para ativar oreceptor de difusão em repouso na etapa 504, e envia amensagem de radiochamada através da Rede de Interação 107ou um outro método na etapa 505, desse modo ativando oreceptor de difusão em repouso do terminal.
Um pacote para transporte da material não tecido égerado usando-se um número de porta de UDP previamentedesignado, isto é, NotificationPort, para uso de entrega denotificação. Isto é para permitir que o Terminal 108reconheça o pacote recebido como uma mensagem denotificação geral. Na etapa 503, o pacote de UDP gerado égerado em um pacote de IP usando-se um endereço de IP dasessão em andamento atual ou um endereço de IP para entregada mensagem de notificação geral, isto é,NotificationAddress. Uma Função de Distribuição / Adaptaçãode Notificação 103-1 pode adquirir um endereço de IP dasessão em andamento atual porque ele é gerenciado por umaparte para transmissão de um serviço na Distribuição /Adaptação de Serviço BCAST 103. Os pacotes de IP geradossão entregues para um transmissor em uma camada inferior.Neste caso, a mensagem de notificação geral pode serrepetidamente entregue para o transmissor da camadainferior várias vezes, de acordo com as necessidades doprovedor de rede ou do provedor de serviços, levando-se emconsideração a situação na qual há uma perda de pacote ouuma recepção de pacote pode falhar.
A FIG. 6 é um fluxograma que ilustra um processo derecebimento de uma mensagem de notificação geral em umaFunção de Cliente de Notificação 108-1 de um sistema dedifusão móvel de acordo com uma modalidade de exemplo dapresente invenção.
Com referência à FIG. 6, na etapa 601, uma Função deCliente de Notificação 108-1 recebe um pacote de IPrecebido e decifra um cabeçalho do pacote de IP. A Funçãode Cliente de Notificação 108-1 determina, na etapa 602, seum endereço de IP do pacote é idêntico a um endereçamento eIP da sessão em andamento atual, como resultado dadecifração do cabeçalho. A razão para a realização daverificação de IP é porque a Função de Cliente deNotificação 108-1 não tem necessidade de receber um pacoteque é irrelevante para a sessão em andamento atual.
Portanto, se um endereço do cabeçalho de IP for diferentede um endereço da sessão em andamento atual como resultadoda verificação de IP, a Função de Cliente de Notificação108-1 descartará o pacote atualmente recebido na etapa 606.
Contudo, se o endereço do pacote de IP recebido foridêntico ao endereço de IP da sessão em andamento atual, aFunção de Cliente de Notificação 108-1 prosseguirá para aetapa 603, onde ela decifra um cabeçalho de um pacote deUDP obtido pela desencapsulação do pacote de IP. Após isso,a Função de Cliente de Notificação 108-1 determina, naetapa 604, se um número de porta de UDP obtido peladecifração do cabeçalho do pacote de UDP é uma porta de UDPdesignada ao determinar se é idêntica a um número de portapredeterminado através do SGDD, conforme mostrado na FIG.3. Isto é, a Função de Cliente de Notificação 108-1determina se o pacote recebido é uma mensagem denotificação geral ou um pacote de uma sessão de difusãogeral.
Se for determinado na etapa 604 que o número de portado cabeçalho de pacote de UDP recebido é idêntico ao númerode porta de UDP designado para receber a mensagem denotificação geral, a Função de Cliente de Notificação 108-1desencapsulará o pacote de UDP recebido para abrir umacarga útil da mensagem de notificação geral e decifrar amensagem correspondente para realizar uma operaçãonecessária na etapa 605. Contudo, se o número de porta dopacote de UDP recebido for diferente do número de porta deUDP pré-designado, a Função de Cliente de Notificação 108-1prosseguirá para a etapa 607, onde ela manipulará o pacotede UDP recebido, considerando-o como um pacote da sessão dedifusão existente.
A FIG. 7 é um fluxograma que ilustra um processo derecebimento de uma mensagem de notificação geral em umaFunção de Cliente de Notificação 108-1, quando ela forconectada a uma Rede de Interação 4 04 ou a um sistema tendoum terminal em repouso em um sistema de difusão móvel deacordo com uma modalidade de exemplo da presente invenção.
Com referência à FIG. 7, na etapa 701, uma Função deCliente de Notificação 108-1 recebe uma mensagem deradiochamada de acordo com um mecanismo da Rede deInteração 4 04 ou um mecanismo de radiochamada de um outrométodo. Na etapa 7 02, a Função de Cliente de Notificação108-1 ativa um receptor de difusão em repouso através damensagem de radiochamada e se prepara para uma recepção. Apreparação de recepção inclui a geração de uma sessãousando NotificationPort e NotificationAddress transmitidosatravés do SGDD, e a entrada em um estado pronto. Na etapa703, a Função de Cliente de Notificação 108-1 no estadopronto decifra um cabeçalho de um pacote de IP recebidomediante o recebimento do pacote de IP a partir da Funçãode Distribuição / Adaptação de Notificação 103-1.A Função de Cliente de Notificação 108-1 determina naetapa 704 se um endereço do pacote de IP é idêntico a umendereço de IP para uma mensagem de notificação geral,designado a partir de NotificationAddress obtido através doSGDD. Se for determinado que o endereço em um cabeçalho dopacote de IP é diferente do endereço doNotificationAddress, a Função de Cliente de Notificação108-1 descartará o pacote na etapa 708. Contudo, se oendereço de IP do pacote de IP for idêntico ao endereço deIP do NotificationAddress, a Função de Cliente deNotificação 108-1 decifrará um cabeçalho de um pacote deUDP obtido pela desencapsulação do pacote de IP na etapa705.
Após isso, a Função de Cliente de Notificação 108-1determina, na etapa 7 06, se um número de porta de UDPobtido pela decifração do cabeçalho do pacote de UDP éidêntico a um número de porta de UDP de NotificationPortobtido através do SGDD. A etapa 706 é realizada para sedeterminar se o pacote recebido é uma mensagem denotificação geral ou um pacote transmitido erradamente.
Se for determinado na etapa 7 06 que o número de portado cabeçalho de pacote de UDP recebido é idêntico àNotificationPort, isto é, o número de porta de UDPdesignado para receber a mensagem de notificação geral, aFunção de Cliente de Notificação 108-1 desencapsulará opacote de UDP para obter uma carga útil da mensagem edecifrará a mensagem correspondente para realizar umaoperação necessária na etapa 707. Contudo, se o número deporta do pacote de UDP recebido for diferente do número deporta da NotificationPort, a Função de Cliente deNotificação 108-1 descartará o pacote de UDP recebido naetapa 708, considerando-o como um pacote de UDP transmitidoincorretamente.
Será feita, agora, uma descrição da mensagem denotificação específica ou da segunda mensagem denotificação.
A FIG. 8 é um diagrama que ilustra uma arquitetura demodelo de dados de um guia de serviço proposto para difusãomóvel em OMA BAC BCAST, um dos grupos de padronização paratecnologia de difusão móvel. Na FIG. 8, cada linha deconexão entre fragmentos representa uma referência mútua emcada fragmento correspondente.
Com referência à FIG. 8, um guia de serviço é compostopor fragmentos tendo seu objeto único e é dividido em 4grandes grupos de acordo com o uso.
Um grupo Administrative (Administrativo) 800, um grupopara a provisão de uma informação básica disponível para orecebimento do guia de serviço, é composto por um ServiceGuide Context (Contexto de Guia de Serviço) 801 e umServiceGuideDeliveryDescriptor 802. O Service Guide Context801 provê uma informação de identidade de um provedor deserviços que gerou e transmitiu um identificador (ID) deguia de serviço e um guia de serviço, e uma informaçãosobre o guia de serviço geral. O ServiceGuideDeliveryDescriptor 802 provê ao terminal umainformação sobre o canal capaz de receber uma pluralidadede fragmentos de guia de serviço, e uma informação deprogramação e uma informação de atualização para o canal,de modo que o terminal possa receber apenas o guia deserviço necessário em um tempo apropriado.Um grupo Provisioning (Aprovisionamento) 810, um grupopara a provisão de informação de honorário para recepção deserviço, é composto por um Purchase Item (Comprar Item)811, um Purchase Data (Comprar Dados) 812 e um PurchaseChannel (Comprar Canal) 813. O Purchase Item 811 provê umainformação de honorário para serviços ou um feixe deserviços, e Purehase Data 812 provê uma informaçãoindicando por qual método o usuário do serviço pode pagar ohonorário. O Purchase Channel 813 provê uma informaçãosobre o sistema a partir do qual o usuário do serviço poderealmente comprar um serviço.
Um grupo Core (Núcleo) 820, um grupo para provisão deinformação sobre o serviço em si, é composto por Service(Serviço) 821, Schedule (Programação) 822 e Content 823. 0Service 821 provê uma descrição do serviço em si que ousuário receberá, e uma informação indicando com qualconteúdo o serviço pode ser configurado. A Schedule 822provê uma informação sobre o momento no qual o serviço podeser provido e usado. O Content 823 provê uma informaçãosobre cada um de uma pluralidade de conteúdos constituindoo serviço.
Um grupo Access (Acesso) 830 é composto por Access 831e Session Description (Descrição de Sessão) 832, e provêuma informação de acesso de serviço indicando como receberserviços do grupo Core 820, e uma informação detalhadasobre a sessão em que o conteúdo constituindo o serviço étransmitido, de modo a permitir que o terminal acesse oserviço. O Access 831 provê ao terminal uma pluralidade demétodos de acesso para um serviço, de modo a prover ummétodo no qual o terminal pode acessar vários serviçosadicionais, com base em um serviço. A Session Description832 provê uma informação de sessão para o serviçotransmitido pelo acesso de serviço definido em um fragmentode acesso.
À parte dos 4 grupos, há um fragmento Preview Data(Prever Dados) 824 e o fragmento Preview Data 824 provêvistas prévias e ícones para serviço e conteúdo.
Da Tabela 3 à Tabela 11 é mostrado um conteúdodetalhado do fragmento de acesso atualmente definido em OMABCAST.<table>table see original document page 43</column></row><table><table>table see original document page 44</column></row><table><table>table see original document page 45</column></row><table><table>table see original document page 46</column></row><table><table>table see original document page 47</column></row><table><table>table see original document page 48</column></row><table><table>table see original document page 49</column></row><table><table>table see original document page 50</column></row><table><table>table see original document page 51</column></row><table><table>table see original document page 52</column></row><table><table>table see original document page 53</column></row><table><table>table see original document page 54</column></row><table>Uma descrição de iCat.' (Categoria) da Tabela 3 àTabela 11 é igual à descrição disso na Tabela 1 e na Tabela2, e uma descrição detalhada da Tabela 3 à Tabela 11 émostrada em um documento de descrição contido no website daInternet
http://www.openmobilealliance.org/ftp/Publicdocuments/BAC/BCAST/Permanentdocument s/OMA-TS-TS-BCAST ServiceGuide-Vl 00-20050930-D.zip de OMA, cuja exposição inteira é dessemodo incorporada como referência. O documento de referênciatem a última versão no momento em que este relatóriodescritivo foi escrito e, se o documento for atualizadodepois disso, a modalidade de exemplo da presente invençãopoderá ser aplicada à versão atualizada.
Da Tabela 3 à Tabela 11, os três últimos itens sãonovamente definidos aqui para a notificação definida naTabela 1 e na Tabela 2. Um elemento NotificationEntry temdois atributos, NotificationPort e NotificationAddress.NotificationPort e NotificationAddress indicam umainformação sobre o canal através do qual o terminal podereceber a mensagem de notificação. O uso de IP como umatecnologia de transmissão de dados para uma difusão móvel édiscutido abaixo. Se um método, no qual o terminal podereceber a mensagem de notificação geral sobre a hipótese deque o IP é usado, prover uma informação sobre o endereço deIP para o qual a mensagem de notificação geral é para serentregue, e prover uma informação sobre um número de portade Protocolo de Datagrama de Usuário (UDP) sobre a hipótesede que um UDP é usado pelo IP, então, o terminal poderáreceber a mensagem de notificação. A razão para uso do UDPé conforme se segue. Embora outros protocolos detransporte, tal como TCP, também possam ser usados, umcabeçalho de protocolo de transporte UDP tem menos tempo deprocessamento e não suporta um reconhecimento de recepção.Assim, o protocolo de transporte de UDP é apropriado paraas características do serviço de difusão transmitido deforma unidirecional.
NotificationPort tem um número de porta de UDPpreviamente alocado, de modo que o provedor de rede ouprovedor de serviços use o número de porta de UDP, quandoele enviar a mensagem de notificação para um serviçoespecífico. O terminal, recebendo uma mensagem transmitidaatravés de uma porta de UDP designada para uso da mensagemde notificação, pode imediatamente reconhecer o pacotecorrespondente como uma mensagem de notificação e processaro pacote, porque está ciente da porta de UDP para amensagem de notificação através do fragmento de acesso.Devido ao fato de o fragmento de acesso existir para cadaserviço, NotificationPort no fragmento de acesso permite arecepção de uma mensagem de notificação para o serviçocorrespondente.
A Função de Evento de Notificação 102-1 ou a Função deDistribuição / Adaptação de Notificação 103-1 da FIG. 1está disponível como uma entidade para a geração de umamensagem de entrega, de modo a enviar a mensagem denotificação. Um aparelho para geração da mensagem deentrega tem uma informação sobre todas as sessões emandamento. Isto é, é possível anexar a mensagem denotificação geral à sessão de transporte requerendonotificação, isto é, uma sessão de um serviço específicoconectado a um fragmento de acesso arbitrário, sem ageração de uma nova sessão em separado. Uma unidade deidentidade básica da sessão é composta por um endereço deIP, e a mensagem de notificação usa um endereço de IP nasessão do serviço em andamento conectado ao fragmento deacesso requerendo notificação. Devido ao fato de o sistemade difusão móvel entregar a mensagem de notificação atravésda sessão de IP específica em andamento simplesmente peladiferenciação da porta de UDP, o terminal podeimediatamente receber a mensagem de notificação relacionadaà sessão em andamento atual, sem a necessidade de monitorarseparadamente a sessão. A NotificationPort pode ser usadaquando o terminal estiver recebendo o serviço de difusãomóvel e desejar entregar a mensagem de notificação atravésde um fluxo de IP (ou de um percurso de transporte de IP) ,onde o serviço de difusão móvel está sendo transmitido.
0 NotificationAddress é usado quando há uma conotaçãode alocar um endereço de IP dedicado durante uma entrega damensagem de notificação e entregar a mensagem denotificação através de um fluxo (ou percurso de transporte)tendo o endereço de IP. 0 NotificationAddress provê umendereço de IP, de modo a entregar a mensagem denotificação para o serviço específico conectado aofragmento de acesso para o terminal recebendo o serviço dedifusão móvel ou os terminais no modo inativo, nãorecebendo o serviço de difusão móvel para poupar energia. Oterminal programado para receber a mensagem de notificaçãotem uma informação da NotificationPort e doNotificationAddress, e recebe a mensagem de notificaçãocomo a entidade desejando entregar a situação de terminalou a mensagem de notificação regula um endereço de recepçãoda mensagem de notificação.
A FIG. 9 é um fluxograma que ilustra um método para ageração e a transmissão de um fragmento de acesso em umsistema de difusão móvel de acordo com uma modalidade deexemplo da presente invenção.
Com referência à FIG. 9, uma Distribuição / Adaptaçãode Serviço BCAST 103 designa elementos e atributos de umfragmento de acesso a ser entregue para um Terminal 108 naetapa 901. Particularmente, na etapa 901, os valoresNotificationEntry, NotificationPort e NotificationAddressde acordo com uma modalidade de exemplo da presenteinvenção são designados. Aqui, os elementos e atributos dofragmento de acesso são previamente determinados de acordocom um provedor de distribuição ou um ambiente de sistema.
Após a etapa 901, a Distribuição / Adaptação de ServiçoBCAST 103 gera o fragmento de acesso na etapa 902. Apósisso, na etapa 903, a Distribuição / Adaptação de ServiçoBCAST 103 provê o fragmento de acesso gerado na etapa 902para o Terminal 108.
A FIG. 10 é um fluxograma que ilustra um método pararecepção e processamento de um fragmento de acesso em umTerminal 108 de um sistema de difusão móvel de acordo comuma modalidade de exemplo da presente invenção.
Com referência à FIG. 10, um Terminal 108 recebe umfragmento de acesso através de seu receptor na etapa 1001.Na etapa 1002, o Terminal 108 recebendo o fragmento deacesso decifra o fragmento de acesso para a aquisição deuma informação disponível para o recebimento de um serviçoespecífico associado ao fragmento de acesso, e regula arecepção para o serviço específico usando a informaçãoadquirida. Particularmente, em uma modalidade de exemplo dapresente invenção, o Terminal 108 adquire os valoresNotificationEntry, NotificationPort e NotificationAddressnecessários para a recepção da mensagem de notificação alémda regulagem geral.
O Terminal 108 recebendo o fragmento de acesso recebeo serviço específico após a regulagem da recepção para oserviço específico. Após isso, o Terminal 108 transmite /recebe uma mensagem de notificação durante uma recepção doserviço específico, e um sistema de difusão para isto serádescrito abaixo.
Um procedimento para entrega da mensagem denotificação associada ao fragmento de acesso é igual àqueledescrito na FIG. 5, mas NotificationPort eNotificationAddress usados devem ser os valores aplicadosapenas para o serviço conectado ao fragmento de acesso, aoinvés dos valores usados para uma finalidade geral. Osvalores acima são determinados pelo provedor de serviços oupelo provedor de rede.
Uma operação do Terminal 108 para recebimento damensagem de notificação para o serviço específico atravésdo fragmento de acesso é igual àquela descrita nas FIG. 6 e7, de modo que uma descrição da mesma será omitida.
A FIG. 11 é um diagrama que ilustra uma arquitetura derede de Convergência de Difusão de Vídeo Digital de Difusãoe Serviço móvel (DVB-CBMS) de acordo com uma segundamodalidade de exemplo da presente invenção.
Com referência à FIG. 11, uma Criação de Conteúdo (CC)1101 é um provedor de um serviço BCAST, e o serviço BCASTpode incluir o serviço de difusão de áudio / vídeo, umserviço de transferência (download) de arquivo (arquivo demúsica ou arquivo de áudio), etc. A Criação de Conteúdo1101, se houver qualquer problema na provisão do serviçoBCAST ou qualquer mudança no conteúdo de serviço,notificará o problema ou a mudança para uma Função deEvento de Notificação (NTE) 1102a em um Aplicativo deServiço BCAST 1102. A Função de Evento de Notificação 1102aentrega um evento de mensagem de notificação para umaFunção de Geração de Notificação (NGF) 1103a com base noevento recebido.
0 Aplicativo de Serviço BCAST 1102 tem uma função derecepção de dados de conteúdo para o serviço BCAST providoa partir da Criação de Conteúdo 1101, manipulação dos dadosde conteúdo recebidos na forma apropriada para a rede dedifusão, e geração dos dados de serviço BCAST. Por exemplo,o Aplicativo de Serviço BCAST 1102 tem uma função degeração de metadados padronizados necessários para um guiade difusão e tem uma função de geração de uma informação detributação de modo conforme para um usuário. Além disso, oAplicativo de Serviço BCAST 1102 recebe uma mudança noserviço BCAST, notificada pela Criação de Conteúdo 1101,entrega um evento de notificação para a Função de Geraçãode Notificação 1103a localizada em um Gerenciamento deServiço (SM) 1103 e provê uma informação de atributo deguia de serviço usada para a geração de uma mensagem denotificação para a Função de Geração de Notificação 1103a.
0 Gerenciamento de Serviço 1103 tem uma função dedeterminação de uma programação de transmissão para oserviço BCAST provido a partir do Aplicativo de ServiçoBCAST 1102, e uma função de geração de um guia de serviço.O Gerenciamento de Serviço 1103 é conectado a um Sistema deDistribuição de Difusão 1106 capaz do serviço BCAST e umaRede de Interação 1107 suportando uma comunicação deinteração. Além disso, o Gerenciamento de Serviço 1103incluindo ali uma Função de Distribuição / Adaptação deNotificação (NTDA) 1103b, recebe uma mensagem denotificação do Gerenciamento de Serviço 1103 e transmite amensagem de notificação para um terminal ou um grupo determinais através do Sistema de Distribuição de Difusão1106 ou da Rede de Interação 1107. 0 Gerenciamento deServiço 1103 tem uma informação de sessão necessitada pelaFunção de Geração de Notificação 1103a para a geração deuma mensagem de notificação para uso por um terminal, e aFunção de Distribuição / Adaptação de Notificação 1103btransmite a informação de sessão para a Função de Geraçãode Notificação 1103a.
0 Gerenciamento de Serviço 1103 gerencia umainformação de assinante para recepção do serviço BCAST, umainformação de aprovisionamento de serviço, e uma informaçãoindicando se o assinante comprou o conteúdo relacionado, euma informação de dispositivo para os terminais recebendo oserviço BCAST. Isto é, o Gerenciamento de Serviço 1103provê uma informação de tributação de usuário para oAplicativo de Serviço BCAST 1102. 0 Gerenciamento deServiço 1103 também provê a informação de assinatura, ainformação de aprovisionamento de serviço e a informação dedispositivo para o Sistema de Distribuição de Difusão 1106,já que inclui a Função de Geração de Notificação 1103a,gera uma mensagem de notificação para o evento denotificação ou gera uma mensagem de notificação para ainformação indicando que o conteúdo é provido a partir doserviço BCAST, quando houver um evento que ocorreuindicando a adição de uma nova função ou uma mudança nafunção existente, provido a partir da Criação de Conteúdo1101, do Aplicativo de Serviço BCAST 1102, do Gerenciamentode Serviço 1103 e do Sistema de Distribuição de Difusão1106. Por exemplo, a mensagem de notificação pode estarassociada a um evento próprio indicando a informação que adifusão correspondente será provida após um lapso de umacerta quantidade de tempo.
O Sistema de Distribuição de Difusão 1106 é uma redepara transmissão de serviços BCAST. Neste exemplo, oSistema de Distribuição de Difusão 1106 é baseado em DVB-H,a título de exemplo. O Sistema de Distribuição de Difusão1106, se ocorrer uma mudança no processo de transmissão doserviço BCAST, notifica a mudança para o Gerenciamento deServiço 1103 através de uma interface CBMS-6 1124a ou deuma interface X-3 1124b.
A Rede de Interação 1107 transmite serviços BCAST emuma base ponto a ponto ou troca interativamente umainformação de controle e uma informação adicionalrelacionadas à recepção dos serviços BCAST e pode ser arede celular existente, tal como uma rede de AcessoMúltiplo de Divisão de Código de Banda Larga (WCDMA) do3GPP.
O Terminal 1108 é capaz de receber o serviço BCAST epode ter uma função de acesso à Rede de Interação 1107usando-se um canal de interação de acordo com ascapacidades do aparelho terminal. É assumido aqui que oTerminal 1108 é um terminal capaz de acessar a redecelular, como um exemplo da Rede de Interação 1107, atravésde X-2 1134. O Terminal 1108 recebe uma mensagem denotificação transmitida por uma Função de Cliente deNotificação (NTC) 1108a através de uma interface CBMS-31125 e realiza uma operação apropriada de acordo com amensagem de notificação recebida. Alternativamente, oTerminal 1108 recebe uma mensagem de notificaçãotransmitida através de uma interface CBMS-4 1126, e realizauma operação apropriada de acordo com a mensagem denotificação recebida.
Em seguida, uma descrição será feita de interfacesentre os elementos de bloco do sistema de difusão móvel deacordo com a segunda modalidade de exemplo da presenteinvenção.
Uma interface CBMS-7 1122, uma interface entre aFunção de Evento de Notificação 1102a localizada noAplicativo de Serviço BCAST 1102 e a Função de Geração deNotificação 1103a do Gerenciamento de Serviço 1103, portauma informação (por exemplo, uma informação de atributo doguia de serviço) necessária para a geração de notificaçãoou de uma mensagem de notificação para ume vento, de modoque a Função de Geração de Notificação 1103a possa geraruma mensagem de notificação.
A interface CBMS-3 1125, uma interface usada quandouma mensagem de notificação transmitida a partir da Funçãode Distribuição / Adaptação de Notificação 1103b doGerenciamento de Serviço 1103 é diretamente entregue para oTerminal 1108 através de um canal de difusão via o Sistemade Distribuição de Difusão 1106, é usada para transmissãoda mensagem de notificação para um ou uma pluralidade determinais 1108.
A interface CBMS-4 1126, uma interface usada quandouma mensagem de notificação transmitida a partir da Funçãode Distribuição / Adaptação de Notificação 1103b doGerenciamento de Serviço 1103 é diretamente entregue aoTerminal 1108 através de um canal dedicado para o Terminal1108 através da Rede de Interação 1107, ou através de umcanal de difusão provido pela Rede de Interação 1107, éusada para a transmissão da mensagem de notificação para umou uma pluralidade de terminais 1108.
A interface CBMS-6 1124a, uma interface entre oGerenciamento de Serviço 1103 e o Sistema de Distribuiçãode Difusão 1106, é usada como um percurso de transmissão aser usado pelo Gerenciamento de Serviço 1103 no Sistema deDistribuição de Difusão 1106, ou um percurso de recepção deinformação de evento gerada no Sistema de Distribuição deDifusão 1106.
A interface X-3 1124b é usada para a regulagem de umpercurso de transmissão a ser usado entre o Gerenciamentode Serviço 1103 e a Rede de Interação 1107.
Uma interface CBMS-I 1133 é uma interface usada quandoum sinal de controle do Sistema de Distribuição de Difusão1106 é entregue ao Terminal 1108. Por exemplo, em DVB-H, umsinal de controle denominado informação Específica dePrograma / informação de Serviço (PSI/SI) corresponde aosinal de controle.
Uma interface X-2 1134 é uma interface entre a Rede deInteração 1107 e o Terminal 1108.
A Função de Evento de Notificação 1102a tem uma funçãode entrega da informação necessária para a geração de umamensagem de notificação para a Função de Geração deNotificação 1103a e, mediante uma detecção da ocorrência deum evento requerendo notificação, envia uma informaçãosobre o evento para a Função de Geração de Notificação1103a. A Função de Geração de Notificação 1103a gera umamensagem de notificação usando a informação e o eventonecessário para a geração de uma mensagem de notificação,recebida a partir da Função de Evento de Notificação 1102a.Quando a Função de Evento de Notificação 1102a recebe umevento de notificação a partir do Sistema de Distribuiçãode Difusão 1106 através da Função de Distribuição /Adaptação de Notificação 1103b, ela gera uma mensagem denotificação e transmite a mensagem de notificação para aFunção de Distribuição / Adaptação de Notificação 1103b. Noprocesso de geração da mensagem de notificação, se houveruma necessidade de reindicar um começo do serviço, a Funçãode Geração de Notificação 1103a receberá uma notificaçãoindicando uma mudança na informação de serviço a partir daCriação de Conteúdo 101, definindo um caso em que há umanecessidade de transmissão de um novo guia de difusão móvele um outro caso em que ume vento em particular ocorre no
Sistema de Distribuição de Difusão 1106.
A Função de Distribuição / Adaptação de Notificação1103b serve para a transmissão de uma mensagem denotificação através da interface CBMS-3 1125 ou dainterface CBMS-4 1126, e para a entrega de um evento denotificação indicando uma mudança na informação sobre umserviço de difusão móvel em particular a partir do Sistemade Distribuição de Difusão 1106 para a Função de Geração deNotificação 1103a. Aqui, a mudança na informação sobre oserviço de difusão pode incluir um ajuste de uma taxa dedados ou uma indisponibilidade do serviço devido a umambiente de rede sem fio.
A FIG. 12 é um diagrama que ilustra um modelo de dadosde Guia de Serviços Eletrônico (ESG) em DVB-CBMS de acordocom uma segunda modalidade de exemplo da presente invenção.
Com referência à FIG. 12, cada bloco representa umfragmento de dados de ESG. Isto é, o modelo de dados de ESGinclui um fragmento Service (Serviço) 1202, um fragmentoSchedule Event (Programar Evento) 1204, um fragmentoContent (Conteúdo) 1206, um fragmento Acquisition(Aquisição) 1208, um fragmento Service Bundle (Feixe deServiços) 1210, um fragmento Purchase (Comprar) 1212 e umfragmento Purchase Channel (Comprar Canal) 1214.
0 fragmento Service 12 02 inclui a descrição plena doserviço. 0 fragmento Schedule Event 1204 representa umainformação sobre o serviço de acordo com o tempo. 0fragmento Acquisition 1208 inclui uma informação de acessode serviço que precisa ser conhecida para receber dados deserviço. 0 fragmento Service Bundle 1210 inclui umainformação sobre o caso em que vários serviços estãoagrupados em um feixe de serviço. 0 fragmento Purchase 1212indica uma informação de preço para compra do feixe deserviço. 0 fragmento Purchase Channel 1214 indica umainformação sobre o sistema que deve ser usada para aaquisição de um direito para a compra.
Cada fragmento do modelo de dados pode fazerreferência a outros fragmentos, e uma seta entre osfragmentos representa uma relação da referência. A frase"fazendo referência" se refere a um processo no qual ofragmento atual provê uma informação associada a ele usandoa informação entregue a partir de um outro fragmento. Istoé, quando um serviço é composto por vários conteúdos, ofragmento Service 1202 inclui apenas a descrição plena doserviço, por exemplo, nome e linguagem do serviço, mas nãoinclui uma descrição do conteúdo transmitido através doserviço. Contudo, o fragmento Content 1206 do conteúdocorrespondente faz referência ao fragmento de serviço doserviço correspondente. Além disso, de modo a se adquiriruma variedade de informação necessária para a recepção doserviço, por exemplo, uma informação de sessão usada para oprotocolo de transmissão, o terminal pode adquirir ainformação pelo recebimento do fragmento Acquisition 1208ao qual o fragmento Service 1202 está fazendo referência, edemodulando-se o fragmento Acquisition 1208 recebido.
Os dados de ESG são enviados para o terminal usando-seum fluxo de IP em separado em um momento diferente daqueledo fluxo de dados real. Portanto, o provedor de serviçospode, antes da entrega do serviço, prover a informação queo usuário deve adquirir antes dele receber o serviço,usando o modelo de dados de ESG. Pelo recebimento do fluxode ESG, o terminal adquire a informação necessária para arecepção do serviço provido pelo provedor de serviços e,quando o substrato seleciona um serviço específico, oterminal acesa o fluxo de dados em que o serviço éentregue, usando a informação adquirida e, então, recebe osdados. A informação necessária pelo terminal para acessar ofluxo de dados de serviço é transmitida através dofragmento Acquisition 1208 conforme descrito na FIG. 11.
No modelo de dados de ESG, vários fragmentos sãoagrupados em feixes e contidos em um recipiente, e cadarecipiente é considerado como um objeto em uma sessão FLUTEdurante sua transmissão.
A FIG. 13 é um diagrama que ilustra uma operação de5 entrega de ESG em DVB-CBMS de acordo com a segundamodalidade de exemplo da presente invenção.
Com referência à FIG. 13, um transmissor provê umainformação de canal de uma sessão de autocarregamento 1310de um ESG para um terminal através de um sinal PSI/SI, paraentrega do ESG. 0 terminal acessa um canal de acordo com ainformação de canal e, então, recebe a informação deautocarregamento. A informação de autocarregamento écomposta por um Descritor de Provedor de ESG 1312 e umDescritor de Acesso de ESG (ou Descritor de Autocarregadorde ESG) 1313. Uma Instância de Tabela de Descrição deArquivo (FDT Plena) 1311 é uma FDT usada em um protocoloFLUTE, e esta é uma tabela incluindo os parâmetrosdescrevendo objetos de arquivo transmitidos em uma sessãoFLUTE.
0 Descritor de Provedor de ESG 1312 inclui umainformação relacionada, tais como ID, nome e logotipo de umprovedor de ESG, e o Descritor de Acesso de ESG 1313 incluiuma informação sobre um canal de Anúncio de ESG 1320, umainformação sobre o número de sessões de IP em que o ESG éentregue, e uma informação de endereço das sessões de IP.
0 canal de Anúncio de ESG 1320 porta um Recipiente deInicialização de ESG 134 0 e uma informação de índice deESG, e a informação portada pelo Recipiente deInicialização de ESG 134 0 é conforme se segue. Um cabeçalhode recipiente 1332 é para decifração do ESG, e umainformação de Partição 1334 inclui uma informação decritério de separação de sessão e uma informação de canalde cada sessão, quando o ESG é transmitido através de umapluralidade de sessões. Uma Lista de índice 1335 e umaEstrutura de índice 133 6 incluem fragmentos do ESG detransmissão, e uma informação de mapeamento entrerecipientes 1340-1 a 1340-n. Ainda, uma Instância de Tabelade Descrição de Arquivo (FDT Plena) 1321 é adicionalmenteincluída.
O ESG está contido em vários recipientes durante suatransmissão, conforme mostrado na FIG. 13, e cadarecipiente é composto por uma informação de Gerenciamentode Fragmento indicando uma informação sobre os fragmentosque constituem o recipiente correspondente, e fragmentos deESG.
Antes de uma descrição de uma operação de recebimentode uma mensagem de notificação de acordo com a segundamodalidade de exemplo da presente invenção ser dada, ostipos das mensagens de notificação serão primeiramentedescritos. A mensagem de notificação pode seraproximadamente dividida em dois tipos.
Uma primeira mensagem de notificação é uma mensagem denotificação geral que é entregue a todo usuário para umafinalidade geral. Esta mensagem de notificação é usada peloprovedor de serviços para a provisão de uma informação dedifusão de desastre ou mudança de sistema para os usuários.
Uma segunda mensagem de notificação é uma mensagem denotificação específica que é limitada a um serviçoespecífico. Esta mensagem de notificação é transmitidaapenas para os usuários recebendo o serviço correspondente,e é usada para indicar uma mudança e um começo do serviço.A mensagem de notificação específica também pode ser geradae transmitida separadamente para cada grupo de usuárioespecífico individual, ao invés de cada serviço individual.0 "grupo de usuário específico" pode ser um grupo deusuário formado através de uma assinatura de serviço denotificação, ou um grupo de usuário formado quando uma redepretende entregar uma mensagem de notificação para uma áreaespecífica. Quando há uma intenção de entregar uma mensagemde notificação para o grupo de usuário formado através deassinatura de serviço, é possível transmitir a mensagem denotificação em uma base ponto a ponto, porque umainformação sobre cada assinante é gerenciada. Quando há umaintenção de entregar a mensagem de notificaçãoseparadamente para cada área específica individual, o grupode usuário localizado na área específica não é gerenciadoseparadamente.
Em uma transmissão / recepção da mensagem denotificação, o fluxo geral de acordo com a segundamodalidade de exemplo da presente invenção é mostrado naFIG. 14. Conforme mostrado na FIG. 14, a presente invençãoaproximadamente inclui uma operação A (1410) de entrega /aquisição de informação de canal de mensagem denotificação, uma operação B (1420) de transmissão /recepção de uma mensagem de notificação, e uma operação C(1430) na qual um terminal recebe e decifra uma mensagem denotificação e realiza uma operação de acordo com isso. Aoperação A (1410) será descrita na segunda modalidade deexemplo, a operação B (1420) será descrita com referênciaàs FIG. 21 a 26, e uma descrição da operação C (143 0) seráomitida, por clareza e concisão.
I. Operação A (1410)
Em um sistema DVB-CBMS de acordo com a segundamodalidade de exemplo, uma informação de canal de mensagemde notificação é transmitida para um terminal usando-se umESG, e o terminal reconhece que um pacote recebido incluiuma mensagem de notificação, usando a informação de canal.
Com referência à Tabela 12 abaixo, será feita, agora,uma descrição de uma informação de canal de mensagem denotificação aplicada ao sistema DVB-CBMS de acordo com umamodalidade de exemplo da presente invenção.
Tabela 12
<table>table see original document page 71</column></row><table>
Uma descrição dos termos usados na Tabela 12 serádescrita. iNome' indica os nomes de valores de elemento evalores de atributo constituindo a mensagem correspondente.'Tipo' indica se o nome correspondente corresponde a umvalor de elemento ou a um valor de atributo. 0 valor deelemento tem valores de El, E2, E3 e E4. El significa umvalor de elemento superior para a mensagem inteira, E2indica um valor de subelemento de El, E3 indica um valor desubelemento de Ε2, e E4 indica um valor de subelemento deE3. 0 valor de atributo é indicado por A, e A indica umvalor de atributo do elemento correspondente. Por exemplo,A sob El indica um valor de atributo de El.
'Categoria' ('Cat.') é usado para indicar se um valorde elemento correspondente ou valor de atributo éobrigatório e tem um valor M se o valor for obrigatório, eum valor O, se o valor for opcional. 'Descrição' define osignificado do elemento ou valor de atributocorrespondente.
Um elemento NotificationEntry tem dois atributos,NotificationPort e NotificationAddress. NotificationPort eNotificationAddress indicam uma informação sobre o canalatravés do qual o terminal pode receber a mensagem denotificação. O uso de IP como uma tecnologia de transmissãode dados para uma difusão móvel é discutido abaixo. Se ummétodo, no qual o terminal pode receber a mensagem denotificação geral sobre a hipótese de que o IP é usado,prover uma informação sobre o endereço de IP para o qual amensagem de notificação geral é para ser entregue, e proveruma informação sobre um número de porta de Protocolo deDatagrama de Usuário (UDP) sobre a hipótese de que um UDP éusado pelo IP, então, o terminal poderá receber a mensagemde notificação. A razão para uso do UDP é conforme sesegue. Embora outros protocolos de transporte, tal comoTCP, também possam ser usados, um cabeçalho de protocolo detransporte UDP tem menos tempo de processamento e nãosuporta um reconhecimento de recepção. Assim, o protocolode transporte de UDP é apropriado para as característicasdo serviço de difusão transmitido de forma unidirecional.Quando a mensagem de notificação é entregue em umabase ponto a ponto, um TCP pode ser usado ao invés de UDP.Portanto, deve ser compreendido que uma porta de TCP éusada como uma porta de mensagem de notificação no esquemade ponto a ponto, a menos que declarado de outra forma.Embora uma porta de UDP possa ser usada como uma porta demensagem de notificação na descrição a seguir, a porta deTCP pode ser usada como a porta de mensagem de notificaçãono esquema de ponto a ponto, conforme declarado acima.
NotificationPort tem um número de porta de UDPpreviamente alocado, de modo que o provedor de rede ouprovedor de serviços use o número de porta de UDP, quandoele enviar a mensagem de notificação. O terminal, recebendouma mensagem transmitida através de uma porta de UDPdesignada para uso da mensagem de notificação, podeimediatamente reconhecer o pacote correspondente como umamensagem de notificação e processar o pacote, porque estáciente da porta de UDP para a mensagem de notificaçãoatravés do fragmento de acesso.
Uma operação de geração de uma mensagem de notificaçãocomo uma mensagem de transmissão pode ser obtida na Funçãode Evento de Notificação 1102a ou na Função de Distribuição/Adaptação de Notificação 1103b da FIG. 11. Uma entidadepara geração da mensagem de entrega tem uma informaçãosobre todas as sessões em andamento. Isto é, é possívelanexar a mensagem de notificação à sessão de transporteexistente, sem a geração de uma nova sessão em separado.Uma unidade de identidade básica da sessão é composta porum endereço de IP, e a mensagem de notificação usa umendereço de IP na sessão em andamento. Aqui, a sessão emandamento pode estar associada a um serviço específicoconectado a um fragmento Acquisition requerendonotificação.
Devido ao fato de o sistema de difusão móvel entregara mensagem de notificação através da sessão de IP emandamento simplesmente pela diferenciação da porta de UDP,o terminal pode imediatamente receber a mensagem denotificação (mensagem de notificação geral ou mensagem denotificação específica relacionada a um serviço da sessãoem andamento), sem a necessidade de monitorar separadamentea sessão. A NotificationPort pode ser usada quando oterminal estiver recebendo o serviço de difusão móvel edesejar entregar a mensagem de notificação através de umfluxo de IP (ou de um percurso de transporte de IP), onde oserviço de difusão móvel está sendo transmitido.
O NotificationAddress é usado quando há uma conotaçãode alocar um endereço de IP dedicado durante uma entrega damensagem de notificação e entregar a mensagem denotificação através de um fluxo (ou percurso de transporte)tendo o endereço de IP. O NotificationAddress provê umendereço de IP, de modo a entregar a mensagem denotificação para o terminal recebendo o serviço de difusãomóvel ou os terminais no modo inativo, não recebendo oserviço de difusão móvel para poupar energia. Com o uso deNotificationPort e do NotificationAddress, o terminalrecebe a mensagem de notificação de acordo com um endereçode recepção para a mensagem de notificação da entidadedesejando entregar a situação de terminal ou a mensagem denotificação.
No sistema de difusão de acordo com uma modalidade deexemplo da presente invenção, devido ao fato de o terminalque já acessou o serviço de difusão receber um sinalPSI/SI, o transmissor não transmite separadamente ainformação de canal de mensagem de notificação.
Uma descrição será feita de um método para entrega damensagem de notificação no sistema de difusão de acordo comuma modalidade de exemplo da presente invenção.
Para a mensagem de notificação geral, o transmissorinsere a informação de canal da Tabela 12 no Descritor deAcesso de ESG 1313 da FIG. 13, antes da transmissão. Para amensagem de notificação específica, o transmissor insere ainformação de canal da Tabela 12 no fragmento Acquisition1208 da FIG. 12.
Com referência às FIG. 15 e 16, será feita, agora, umadescrição da transmissão / recepção do Descritor deAutocarregador de ESG 1313 no sistema de difusão de acordocom a segunda modalidade de exemplo da presente invenção.
A FIG. 15 é um fluxograma que ilustra uma operação degeração e entrega de um Descritor de Autocarregador de ESG1313 em um sistema de difusão de acordo com a segundamodalidade de exemplo da presente invenção.
Com referência à FIG. 15, uma Função de Distribuição /Adaptação de Notificação 1103b designa elementos eatributos de informação de canal de mensagem de notificaçãogeral como uma informação de autocarregador de ESG a serentregue para um Terminal 1108 na etapa 1501.Particularmente, na etapa 1501, os valores
NotificationEntry, NotificationPort e NotificationAddressdescritos acima são designados. Aqui, os elementos eatributos da informação de canal de mensagem de notificaçãogeral são determinados previamente de acordo com o provedorde difusão ou o ambiente de sistema. Após a etapa 1501, aFunção de Distribuição / Adaptação de Notificação 1103bgera um Descritor de Autocarregador de ESG 1313 incluindo ainformação de canal de mensagem de notificação geral naetapa 1502. Após isso, na etapa 1503, a Função deDistribuição / Adaptação de Notificação 1103b entrega oDescritor de Autocarregador de ESG 1313 para o Terminal108. Embora a geração da informação de canal de mensagem denotificação geral seja obtida aqui pela Função deDistribuição / Adaptação de Notificação 1103b, ela tambémpode ser realizada por uma Função de Evento de Notificação1102a.
A FIG. 16 é um fluxograma que ilustra uma operação derecebimento de imagem codificada de nível múltiplo em umDescritor de Autocarregador de ESG 1313 por um Terminal1108 em um sistema de difusão de acordo com a segundamodalidade de exemplo da presente invenção.
Com referência à FIG. 16, um Terminal 1108 executa umserviço de difusão por um usuário na etapa 1601, e, então,recebe um Descritor de Autocarregador de ESG 1313transmitido a partir d uma Função de Distribuição /Adaptação de Notificação 1103b na etapa 1602. Mediante orecebimento do Descritor de Autocarregador de ESG 1313, oTerminal 1108 decifra o Descritor de Autocarregador de ESG1313 na etapa 1603, e adquire NotificationEntry,NotificationPort e NotificationAddress necessários para arecepção de uma mensagem de notificação geral na etapa1604. Após isso, o Terminal 1108 prossegue para a operaçãoB (1420) da FIG. 14.Com referência às FIG. 17 e 18, será feita, agora, umadescrição da transmissão / recepção do fragmentoAcquisition de ESG 1208 no sistema de difusão de acordo coma segunda modalidade de exemplo da presente invenção.
A FIG. 17 é um fluxograma que ilustra uma operação degeração e entrega de informação de canal de mensagem denotificação em um fragmento Acquisition de ESG 1208 em umsistema de difusão de acordo com a segunda modalidade deexemplo da presente invenção.
Com referência à FIG. 17, uma Função de Distribuição /Adaptação de Notificação 1103b designa elementos eatributos de uma informação de canal de mensagem denotificação específica como uma informação de fragmentoAcquisition de ESG a ser entregue para um Terminal 1108 naetapa 1701. Particularmente, na etapa 1701,
NotificationEntry, NotificationPort e NotificationAddressdescritos acima são designados. Aqui, os elementos eatributos da informação de canal de mensagem de notificaçãoespecífica são previamente determinados de acordo com umprovedor de difusão ou um ambiente de sistema. Após a etapa17 01, a Função de Distribuição / Adaptação de Notificação1103b insere a informação de canal de mensagem denotificação específica em um fragmento Acquisition de ESG1208 na etapa 1702. Após isso, a Função de Distribuição /Adaptação de Notificação 1103b completa o ESG pelacombinação do fragmento Acquisition de ESG 1208 com outrosfragmentos na etapa 1702, e, então, entrega o ESG para o1108\ na etapa 1704. Embora a geração da informação decanal de mensagem de notificação específica seja obtidaaqui pela Função de Distribuição / Adaptação de Notificação1103b, ela também pode ser realizada por uma Função deEvento de Notificação 1102a.
A FIG. 18 é um fluxograma que ilustra uma operação derecebimento de informação de canal de mensagem denotificação em um fragmento Acquisition de ESG 12 08 por umTerminal 1108 em um sistema de difusão de acordo com asegunda modalidade de exemplo da presente invenção.
Com referência à FIG. 18, um Terminal 1108 executa umserviço de difusão por um usuário na etapa 1801 e, então,recebe um Descritor de Autocarregador de ESG 1313transmitido a partir de uma Função de Distribuição /Adaptação de Notificação 1103b na etapa 1802. Mediante orecebimento do Descritor de Autocarregador de ESG 1313, oTerminal 1108 decifra o Descritor de Autocarregador de ESG1313 na etapa 1803. Após isso, na etapa 1804, o Terminal1108 adquire uma informação disponível para recepção doESG, realiza uma regulagem de hardware e de software pararecepção do ESG usando a informação adquirida e, então,imediatamente recebe o ESG. Na etapa 1805, o Terminal 1108adquire e checa NotificationEntry, NotificationPort eNotificationAddress, o que é necessário para a recepção deuma mensagem de notificação específica, e é incluído nofragmento Acquisition 1208 do ESG. Após isso, o Terminal1108 prossegue para a operação B (1420) da FIG. 14.
Como um outro exemplo, o Terminal 1108 pode reconhecerum serviço específico conectado à mensagem de notificaçãopelo recebimento da mensagem de notificação e decifração deum Service_ID inserido na mensagem de notificação, sem aobtenção de uma informação de canal de mensagem denotificação específica através do fragmento Acquisition1208 do ESG, conforme feito nas FIG. 17 e 18. É preferívelque o Service_ID tenha o mesmo significado que o ID deserviço no ESG.
II. Operação B (142 0)
Com referência à FIG. 19, será feita, agora, umadescrição de transmissão de uma mensagem de notificação deacordo com a segunda modalidade de exemplo da presenteinvenção. Devido ao fato de a mensagem de notificação gerale a mensagem de notificação específica serem iguais uma àoutra em termos do método de transmissão, elas não serãodistinguidas na descrição da FIG. 19.
A FIG. 19 é um fluxograma que ilustra uma operação deentrega de uma mensagem de notificação geral em um sistemade difusão de acordo com a segunda modalidade de exemplo dapresente invenção.
Com referência à FIG. 19, uma Função de Distribuição /Adaptação de Notificação 1103b recebe uma mensagem denotificação geral contendo um conteúdo de notificação (istoé, um evento de notificação) a partir de uma Função deEvento de Notificação 1102a na etapa 1901. Na etapa 1902, aFunção de Distribuição / Adaptação de Notificação 1103bentão gera um pacote de UDP usando uma porta de UDPpredeterminada e a mensagem de notificação geral. Umformato da mensagem de notificação geral, conforme édefinido no nível de provedor de serviços, não estádiretamente relacionado à transmissão, então, a mensagem denotificação geral é imediatamente gerada em um pacote deUDP. Após isso, na etapa 1903, a Função de Distribuição /Adaptação de Notificação 1103b gera um pacote de acordo coma sessão de difusão em andamento e o endereço de IP denotificação previamente designado, usando a mensagem denotificação gerada, e entrega o pacote gerado para osterminais. A propósito, na área de serviço, existe apossibilidade de haver terminais no estado em repouso,quando eles forem conectados a uma Rede de Interação 1107ou podem receber uma mensagem de radiochamada, mas seureceptor de difusão está desabilitado. Para os terminaisneste estado, o sistema deve ativar os receptores dedifusão em repouso (não mostrados) dos terminais pelo usodo canal de interação da Rede de Interação 1107 ourealizando uma radiochamada através de outros meios. Paraesta finalidade, o sistema gera uma mensagem deradiochamada para ativar o receptor de difusão em repousona etapa 1904, e envia a mensagem de radiochamada para osterminais através do canal de interação da Rede deInteração 1107 ou de outros meios na etapa 1905, desse modoativando os receptores de difusão em repouso dos terminais.
Um pacote para transporte da mensagem de notificaçãogeral é gerado usando-se um número de porta de UDPpreviamente designado, isto é, NotificationPort, para usode entrega de notificação. Isto é para permitir que oTerminal 1108 reconheça o pacote recebido como uma mensagemde notificação geral. Os pacotes de UDP gerados são geradosem pacotes de IP usando-se um endereço de IP da sessão emandamento atual ou um endereço de IP para entrega damensagem de notificação geral, isto é, NotificationAddress.Um endereço de IP da solução salina pode ser adquiridoporque a Função de Distribuição / Adaptação de Notificação1103b para geração de uma mensagem de entrega denotificação existe no Gerenciamento de Serviço 1103 paragerenciamento de todas as transmissões. Os pacotes de IPcompletados são entregues para um transmissor em uma camadainferior. Neste caso, a mensagem de notificação geral podeser repetidamente entregue para o transmissor da camadainferior várias vezes, de acordo com as necessidades doprovedor de rede ou do provedor de serviços, levando-se emconsideração a situação na qual há uma perda de pacote ouuma recepção de pacote pode falhar.
Com referência às FIG. 20 e 21, será feita, agora, umadescrição de uma operação de recepção de uma mensagem denotificação em um sistema de difusão de acordo com asegunda modalidade de exemplo da presente invenção. Devidoao fato de a mensagem de notificação geral e a mensagem denotificação especifica serem iguais uma à outra em termosdo método de recepção, elas não serão distinguidas nadescrição a seguir.
A FIG. 20 é um fluxograma que ilustra uma operação derecepção de uma mensagem de notificação por uma Função deCliente de Notificação 1108a de um terminal em um sistemade difusão móvel de acordo com a segunda modalidade deexemplo da presente invenção.
Com referência à FIG. 20, após a recepção dainformação de canal de mensagem de notificação na operaçãoA (1410) da FIG. 14, uma Função de Cliente de Notificação1108a recebe um pacote de IP e decifra um cabeçalho dopacote de IP na etapa 2001. A Função de Cliente deNotificação 1108a determina, na etapa 2002, se um endereçodo pacote de IP é idêntico a seu endereço de IP requerido,como resultado da decifração de cabeçalho. Aqui, o"endereço de IP requerido" significa um endereçamento e IPda sessão em andamento atual ou um endereço de IPespecífico, isto é, NotificationAddress, alocado para amensagem de notificação. Portanto, se o endereço de IP nocabeçalho não for o endereço de IP requerido, comoresultado da checagem de IP, a Função de Cliente deNotificação 1108a descartará o pacote de IP recebido naetapa 2006.
Contudo, se o endereço do pacote de IP recebido foridêntico ao endereço de IP requerido, a Função de Clientede Notificação 1108a prosseguirá para a etapa 2003, ondeela adquirirá um pacote de UDP através de umadesencapsulação no pacote de IP e decifrará um cabeçalho dopacote de UDP. Após isso, a Função de Cliente deNotificação 1108a determinará, na etapa 2004, se um númerode porta de UDP obtido pela decifração do cabeçalho dopacote de UDP é idêntico a um número de portaNotificationPort de informação de canal de mensagem denotificação predeterminada, obtido previamente através deum Descritor de Autocarregador de ESG 1313 ou de um sinalPSI/SI. Isto é, a Função de Cliente de Notificação 1108adetermina se o pacote recebido é uma mensagem denotificação geral ou um pacote de uma sessão de difusãogeral.
Se for determinado na etapa 2004 que o número de portado cabeçalho de pacote de UDP recebido é idêntico ao númerode porta de UDP designado para receber a mensagem denotificação, a Função de Cliente de Notificação 1108adesencapsulará o pacote de UDP recebido para a obtenção deuma mensagem de notificação geral incluída em sua cargaútil, e decifrará a mensagem de notificação para realizaruma
operação necessária na etapa 2 005 e, então, prosseguirápara a operação C (143 0) da FIG. 14. Contudo, se o númerode porta do pacote de UDP recebido for diferente do númerode porta de UDP pré-designado, a Função de Cliente deNotificação 1108a prosseguirá para a etapa 2007, onde elamanipulará o pacote de UDP recebido para o serviço dedifusão, considerando-o como um pacote da sessão de difusãoexistente, ou desconsiderará o pacote de UDP recebido, seele não for sua mensagem de notificação desejada.
A FIG. 21 é um fluxograma que ilustra um processo derecepção de uma mensagem de notificação em uma Função deCliente de Notificação 1108a de um terminal, quando elaestiver conectada a uma Rede de Interação em um sistema dedifusão de acordo com a segunda modalidade de exemplo dapresente invenção. Este processo pode ser aplicado nãoapenas à Rede de Interação, mas também a um terminalconectado a um sistema capaz de gerenciar um terminal emrepouso.
Com referência à FIG. 21, após a recepção dainformação de canal de mensagem de notificação na operaçãoA (1410) da FIG. 14, uma Função de Cliente de Notificação1108a recebe uma mensagem de radiochamada de acordo com ummecanismo de radiochamada da Rede de Interação ou um outrosistema na etapa 2101. Na etapa 2102, a Função de Clientede Notificação 1108a ativa um receptor de difusão emrepouso através da mensagem de radiochamada e se preparapara a recepção. A preparação de recepção inclui a geraçãode uma sessão usando NotificationPort e NotificationAddresstransmitidos no método descrito através da segundamodalidade de exemplo, e entrando em um estado pronto. Apósentrar no estado pronto, a Função de Cliente de Notificação1108a decifra um cabeçalho de um pacote de IP recebidomediante o recebimento do pacote de IP a partir da Funçãode Distribuição / Adaptação de Notificação 1103b na etapa2103 .
A Função de Cliente de Notificação 1108a determina naetapa 2104 se um endereço do pacote de IP é idêntico a umendereço de IP designado a partir de NotificationAddress.Se for determinado que o endereço em um cabeçalho do pacotede IP é diferente do endereço do NotificationAddress, aFunção de Cliente de Notificação 1108a descartará o pacotena etapa 2108. Contudo, se o endereço de IP do pacote de IPrecebido for idêntico ao endereço de IP doNotificationAddress, a Função de Cliente de Notificação1108a decifrará um cabeçalho de um pacote de UDP extraídopela desencapsulação do pacote de IP na etapa 2105.
A Função de Cliente de Notificação 1108a determina naetapa 2106 se um número de porta de UDP obtido peladecifração do cabeçalho do pacote UDP é idêntico a umnúmero de porta de UDP da NotificationPort. A etapa 2106 érealizada para se determinar se o pacote recebido é umamensagem de notificação geral ou um pacote transmitidoerradamente.
Se for determinado, na etapa 2106, que o número deporta do cabeçalho de pacote de UDP recebido é idêntico àNotificationPort, isto é, o número de porta de UDPdesignado para receber a mensagem de notificação geral, aFunção de Cliente de Notificação 1108a desencapsulará opacote de UDP para obter uma mensagem de notificaçãoincluída em sua carga útil e decifrará a mensagem denotificação para realizar uma operação necessária na etapa2107, e, então, prosseguirá para a operação C (1430) daFIG. 14. Contudo, se o número de porta do pacote de UDPrecebido for diferente do número de porta daNotificationPort, a Função de Cliente de Notificação 1108adescartará o pacote de UDP recebido na etapa 2108,considerando-o como um pacote de UDP transmitidoerradamente. Após isso, o terminal prossegue para aoperação C (143 0) da FIG. 14. A operação C não estárelacionada à essência de uma modalidade de exemplo dapresente invenção; então, uma descrição da mesma seráomitida.
Conforme pode ser compreendido a partir da descriçãoprecedente, uma modalidade de exemplo da presente invençãoregula um endereço de IP e uma porta de UDP para entrega demensagem de notificação em um SGDD, para evitar anecessidade de decifração de todos os cabeçotes para umsinal recebido, desse modo reduzindo o tempo deprocessamento do sistema e tornando possível entregar amensagem de notificação, mesmo quando o terminal estiver emum estado em repouso ou estiver interagindo com um outrosistema.
As modalidades de exemplo da presente invenção podemser concretizadas em um computador de finalidade geral aose rodar um programa a partir de um meio que pode ser lidoem computador, incluindo, mas não limitando, uma mídia dearmazenamento tal como mídia de armazenamento magnética(ROMs, RAMs, discos flexíveis, fitas magnéticas esimilares), mídia que pode ser lida oticamente (CD-ROMs,DVDs, e similares), e ondas portadoras (transmissão pelainternet).
Embora certas modalidades de exemplo da presenteinvenção tenham sido mostradas e descritas aqui comreferência certas modalidades preferidas da mesma, serácompreendido por aqueles versados na técnica que váriasmudanças na forma e nos detalhes podem ser feitas aqui, semse desviar do espírito e do escopo da invenção, conformedefinido pelas reivindicações em apenso e seusequivalentes.