BRPI0614795A2 - disposição de aleta diretriz de uma turbomáquina - Google Patents

disposição de aleta diretriz de uma turbomáquina Download PDF

Info

Publication number
BRPI0614795A2
BRPI0614795A2 BRPI0614795-0A BRPI0614795A BRPI0614795A2 BR PI0614795 A2 BRPI0614795 A2 BR PI0614795A2 BR PI0614795 A BRPI0614795 A BR PI0614795A BR PI0614795 A2 BRPI0614795 A2 BR PI0614795A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
segment
guiding
support
axially
peripherally
Prior art date
Application number
BRPI0614795-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Alexander Khanin
Alexander Chekanov
Original Assignee
Alstom Technology Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Alstom Technology Ltd filed Critical Alstom Technology Ltd
Publication of BRPI0614795A2 publication Critical patent/BRPI0614795A2/pt
Publication of BRPI0614795A8 publication Critical patent/BRPI0614795A8/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F01MACHINES OR ENGINES IN GENERAL; ENGINE PLANTS IN GENERAL; STEAM ENGINES
    • F01DNON-POSITIVE DISPLACEMENT MACHINES OR ENGINES, e.g. STEAM TURBINES
    • F01D9/00Stators
    • F01D9/02Nozzles; Nozzle boxes; Stator blades; Guide conduits, e.g. individual nozzles
    • F01D9/04Nozzles; Nozzle boxes; Stator blades; Guide conduits, e.g. individual nozzles forming ring or sector
    • F01D9/042Nozzles; Nozzle boxes; Stator blades; Guide conduits, e.g. individual nozzles forming ring or sector fixing blades to stators
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F01MACHINES OR ENGINES IN GENERAL; ENGINE PLANTS IN GENERAL; STEAM ENGINES
    • F01DNON-POSITIVE DISPLACEMENT MACHINES OR ENGINES, e.g. STEAM TURBINES
    • F01D25/00Component parts, details, or accessories, not provided for in, or of interest apart from, other groups
    • F01D25/24Casings; Casing parts, e.g. diaphragms, casing fastenings
    • F01D25/246Fastening of diaphragms or stator-rings
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F01MACHINES OR ENGINES IN GENERAL; ENGINE PLANTS IN GENERAL; STEAM ENGINES
    • F01DNON-POSITIVE DISPLACEMENT MACHINES OR ENGINES, e.g. STEAM TURBINES
    • F01D5/00Blades; Blade-carrying members; Heating, heat-insulating, cooling or antivibration means on the blades or the members
    • F01D5/12Blades
    • F01D5/14Form or construction
    • F01D5/18Hollow blades, i.e. blades with cooling or heating channels or cavities; Heating, heat-insulating or cooling means on blades

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Turbine Rotor Nozzle Sealing (AREA)
  • Structures Of Non-Positive Displacement Pumps (AREA)
  • Vessels And Coating Films For Discharge Lamps (AREA)
  • Rotary Pumps (AREA)
  • Motor Or Generator Frames (AREA)
  • Control Of Turbines (AREA)

Abstract

DISPOSIçãO DE ALETA DIRETRIZ DE UMA TURBOMáQUINA. A presente invenção refere-se a uma disposição de aleta diretriz de uma turbomáquina (4), especialmente de uma turbina a gás, abrangendo: ao menos um suporte de aleta diretriz (2), que é fixado a uma caixa (5) de uma turbomáquina (4), várias aletas diretrizes (3), que estão fixadas ao suporte de aleta diretriz (2) e dispostas lado a lado em direção periférica, sendo que cada aleta diretriz (3) apresenta uma plataforma (6), abrangendo um primeiro segmento de trava (8) e axialmente distanciado do mesmo um segundo segmento de trava (9), sendo que o suporte de aleta diretriz (2) apresenta um primeiro segmento de suporte (12) e axialmente distanciado do mesmo um segundo segmento de suporte (13), sendo que cada segmento de trava (8, 9) e o respectivo segmento de suporte (12,13) são de tal maneira configurados que disponibilizam uma fixação axialmente encaixável e radialmente com travamento devido à forma entre o suporte de aleta diretriz (2) e a respectiva aleta diretriz (3), sendo que ao menos um elemento de segurança (14) está fixado ao suporte de aleta diretriz (2) e de tal maneira configurado que disponibiliza uma fixação axial de ao menos uma das aletas diretrizes (3).

Description

Reíaíório Descritivo da Patente de Invenção para "DISPOSIÇÃODE ALETA DIRETRIZ DE UMA TURBOMÁQUINA".
Área Técnica
A presente invenção refere-se a uma aleta diretriz de uma tur-bomáquina, especialmente de uma turbina a gás.
Estado Atual da Técnica
Uma disposição típica de aleta diretriz abrange ao menos umsuporte de aleta diretriz, que é fixado a uma caixa de uma turbomáquina. Taldisposição de aleta diretriz abrange, além disso, várias aletas diretrizes, queestão fixadas ao suporte de aleta diretriz e dispostas lado a lado em direçãoperiférica. Além disso, cada aleta diretriz apresenta uma plataforma, que a-presenta ao menos dois segmentos de trava, que estão distanciados entre siperifericamente. Cada segmento de trava apresenta uma lingüeta, que sesalienta da plataforma em direção periférica e se estende em direção axial.
O suporte de aleta diretriz apresenta ao menos dois segmentos de suporte,que estão distanciados entre si em direção periférica. Cada segmento desuporte apresenta uma ranhura, que é aberta em direção periférica e se es-tende em direção axial. As lingüetas dos segmentos de trava e as ranhurasdos segmentos de suporte estão de tal maneira configuradas que disponibili-zam uma fixação axialmente encaixável e com travamento radial devido àforma entre o suporte de aleta diretriz e a respectiva aleta diretriz. Uma dis-posição de aleta diretriz desse tipo oferece a possibilidade de se montar edesmontar distintas aletas diretrizes sem decomposição de todo o suportede aleta diretriz.
Apresentação da Invenção
Constitui objetivo da presente invenção disponibilizar uma dispo-sição de aleta diretriz aperfeiçoada, que conserve a possibilidade da simplesmontagem e desmontagem de distintas aletas diretrizes. Esse objetivo é al-cançado pelas reivindicações independentes. Formas de execução preferi-das estão mostradas nas reivindicações dependentes.
A invenção se baseia na idéia geral de dispor os segmentos detrava e os segmentos de suporte complementares com defasagem axial.A montagem e desmontagem das aletas diretrizes é simples, pois é significa-tivamente reduzido o movimento axial das aletas diretrizes, que deve serexecutado para produção da fixação com travamento devido à forma. Sãoreduzidos problemas como escoramento, entalamento e emperramento aolongo do contato axial. Como os segmentos de suporte e segmentos de tra-va cooperantes se estendem em direção periférica, a disposição de aletadiretriz de acordo com a invenção permite um deslocamento das aletas dire-trizes em direção periférica.
Em correspondência a uma forma de execução preferida, a pla-taforma apresenta um compartimento oco, que é limitado radialmente paradentro por uma base e limitado axialmente bem como perifericamente porparedes, que se salientam da base para fora. O suporte de aleta diretriz a-presenta um canal coletor comum, que se estende em direção periférica. Acaixa apresenta ao menos um canal de suprimento de gás de refrigeração,que está unido fluidicamente com o canal coletor comum. O suporte de aletadiretriz apresenta várias aberturas de união, que unem fluidicamente respec-tivamente o canal coletor comum com um dos compartimentos ocos. Graçasa essa característica, o suporte de aleta diretriz abrange um importantecomponente de uma via de suprimento de gás de refrigeração. O menciona-do canal coletor comum simplifica significativamente o suprimento de gás derefrigeração pela caixa da turbomáquina, pois o canal de gás de refrigeraçãoda caixa pode ser disposto em um segmento apropriado da caixa, e porquea disposição do canal de suprimento de gás de refrigeração é independenteda disposição das aletas diretrizes.
Em uma outra forma de execução da invenção, a disposição dealeta diretriz permite equipar aletas diretrizes perifericamente vizinhas comuma disposição de vedação de fenda. Essa disposição de vedação de fendaé configurada para vedação de uma fenda, que se estende axialmente entreduas aletas diretrizes respectivamente vizinhas perifericamente. Com auxíliodessa disposição de vedação de fenda pode ser significativamente reduzidoo vazamento de gás de refrigeração pela referida fenda. Uma diminuição dovazamento de gás de refrigeração tem por conseqüência um aumento dograu de eficácia da turbomáquina.
Outros objetivos e muitas das vantagens colaterais da presenteinvenção são mais facilmente perceptíveis e melhor compreendidos comreferência à descrição detalhada a seguir, na medida em que a mesma éconsiderada em combinação com os desenhos em apenso.
Breve Descrição dos Desenhos
Formas de execução preferidas da invenção serão representa-das nos desenhos e melhor explicadas na descrição a seguir. Característi-cas, que sejam essencialmente ou funcionalmente iguais ou semelhantes,serão referidas com igual ou iguais números de referência.
A Figura 1 - mostra um corte axial esquemático, simplificado, deuma disposição de aleta diretriz em correspondência a uma forma de execu-ção da invenção,
a Figura 2 - mostra uma vista em detalhe segundo a seta Il nafigura 1,
a Figura 3 - mostra um corte periférico em correspondência alinhas de corte Ill na figura 1,
a Figura 4 - mostra uma representação explodida da disposiçãode aleta diretriz segundo a figura 1.
Descrição Detalhada dos Desenhos
Em correspondência à figura 1, uma disposição de aleta diretriz1 segundo uma forma de execução da invenção apresenta ao menos umsuporte de aleta diretriz 2 e várias aletas diretrizes 3. A disposição de aletadiretriz 1 é parte de uma turbomáquina 4. A referida turbomáquina 4 é espe-cialmente uma turbina a gás. Em princípio, a turbomáquina pode ser tambémuma turbina a vapor ou um compressor. A disposição de aleta diretriz 1 a-presenta as aletas diretrizes 3 de uma série de aletas diretrizes da turbomá-quina 4. Usualmente, a turbomáquina 4 é equipada com várias séries de ale-tas diretrizes.
Em princípio, cada uma dessas séries de aleta diretriz pode a-presentar a disposição de alêta diretriz 1 de acordo com a invenção.
O suporte de aleta diretriz 2 está fixado a uma caixa 5 da turbo-máquina 4. As aletas diretrizes 3 estão fixadas ao suporte de aleta diretriz 2.Para configuração da série de aletas diretrizes, as aletas diretrizes 3 ficamdispostas lado a lado em direção periférica.
Cada aleta diretriz 3 apresenta uma plataforma 6 e um perfil defluxo 7, que se salienta radialmente e para dentro da plataforma 6. A plata-forma 6 apresenta um primeiro segmento de trava 8, que está representadono lado esquerdo da figura 1, e um segundo segmento de trava 9, que estárepresentado no lado direito da figura 1. Os segmentos de trava 8, 9 estãodispostos com uma distância axial entre si. Por exemplo, o primeiro segmen-to de trava 8 fica disposto na região de um lado de defluxo 10 do perfil 7,enquanto que o segundo segmento de trava 9 está disposto na região de umlado de afluxo 11 do perfil 7.
Complementarmente aos segmentos de trava 8, 9, o suporte dealeta diretriz 2 apresenta um primeiro segmento de suporte 12 e um segundosegmento de suporte 13. Os dois segmentos de suporte 12, 13 estão igual-mente axialmente distanciados entre si. Cada segmento de trava 8, 9 e ocorrespondente segmento de suporte 12, 13 estão configurados de tal ma-neira que disponibilizam uma fixação axialmente encaixável e radialmentecom travamento devido a forma entre o suporte de aleta diretriz 2 e a res-pectiva aleta diretriz 3. Em outras palavras, os segmentos de trava 8, 9 esegmentos de suporte 12, 13 cooperantes proporcionam um movimento axi-al de encaixe ou pressão para montagem e um movimento axial de desen-caixe ou tração para desmontagem da respectiva aleta diretriz 3. No estadomontado, os segmentos de trava 8, 9 e segmentos de suporte 12, 13 coope-rantes estabelecem uma fixação radial com travamento devido a forma entreo suporte de aleta diretriz 2 e a respectiva aleta diretriz 3.
Adicionalmente, a disposição de aleta diretriz 1 apresenta aomenos um elemento de segurança 14, que está fixado ao suporte de aletadiretriz 2. O referido elemento de segurança 14 é de tal maneira configuradoque disponibiliza uma fixação axial ao menos de uma das aletas diretrizes 3.A aleta diretriz 3 está axialmente fixada ou segura em seu estado montadopor meio do referido elemento de segurança 14.De preferência, os segmentos de suporte 12, 13 e os segmentosde trava 8, 9 se estendem em direção periférica. Durante a montagem, emprincípio, cada aleta diretriz 3 é deslocável em direção periférica. Esse des-locamento pode ser vantajoso para eliminar ou reduzir uma folga entre ale-tas diretrizes 3 vizinhas. Em correspondência à forma de execução preferida,o primeiro segmento de trava 8 e o segundo segmento de trava 9 estão dis-postos com distância radial entre si. Essa característica conduz a uma estru-tura axialmente compacta da disposição de aletas diretrizes 1. Essa caracte-rística reduz, além disso, custos de fabricação. Naturalmente, o primeirosegmento de suporte 12 e o segundo segmento de suporte 13 também po-dem estar radialmente distanciados entre si.
O primeiro segmento de suporte 12 apresenta um colar interno15, que se salienta radialmente para dentro do suporte de aleta diretriz 2 ese estende em direção periférica. O referido colar interno 15 é equipado comuma lingüeta interna 16, que se estende axial e pe rife ricamente. Em com-plemento a isso, o primeiro segmento de trava 8 apresenta uma ranhura in-terna 17. A ranhura interna 17 é axialmente aberta e se estende periferica-mente. A lingüeta interna 16 e a ranhura interna 17 estão de tal maneira con-figuradas que disponibilizam uma primeira união macho-fêmea 18 entre osuporte de aleta diretriz 2 e a respectiva aleta diretriz 3. No estado montado,a lingüeta interna 16 se projeta axialmente para dentro da ranhura interna 17e engata radialmente na plataforma 6.
O segundo segmento de trava 9 apresenta um colar externo 19,que se salienta radialmente para fora da plataforma 6 e se estende em dire-ção periférica. O referido colar externo 19 está equipado com uma lingüetaexterna 20, que se estende em direção axial e em direção periférica. Corres-pondentemente, o segundo segmento de suporte 13 é equipado com umaranhura externa 21, que é axialmente aberta e se estende perifericamente. Alingüeta externa 20 a ranhura externa 21 são de tal maneira configuradasque disponibilizam uma segunda união macho-fêmea 22 entre o suporte dealeta diretriz 2 e a respectiva aleta diretriz 3. No estado montado, a lingüetaexterna 20 se estende para dentro da ranhura externa 21 e engata radial-mente no suporte de aleta diretriz 2.
Como mencionado acima, a aleta diretriz 3 é deslocável em di-reção periférica durante a montagem. Para fixar perifericamente uma posi-ção ajustada entre o suporte de aleta diretriz 2 e a respectiva aleta diretriz 3,está previsto um pino de trava 23. O referido pino de trava 23 penetra em umrebaixo 24, que está escavado no colar externo 19. O referido pino de trava23 está aparafusado em uma abertura de rosca 25 complementar, que éprevista no suporte de aleta diretriz 2.
Em correspondência à figura 2, a aleta diretriz 3 está equipadade preferência com ao menos uma abertura de extração 26, que é uma aber-tura de rosca prevista para uma cooperação com um dispositivo de extraçãonão mostrado. Por meio desse dispositivo de extração é facilitada a extraçãoou remoção da aleta diretriz 3 do suporte de aleta 2.
Em correspondência à figura 3, a plataforma 6 apresenta umcompartimento oco 27, que é aberto para o suporte de aleta diretriz 2. O re-ferido compartimento oco 27 está limitado radialmente internamente por umabase 28 da plataforma 6. O perfil de fluxo 7 se salienta da base 28 radial-mente para dentro. O compartimento oco 27 está limitado por paredes 29axial e perifericamente. As referidas pares 29 se salientam da base 28 radi-almente para fora. O compartimento oco 27 forma uma câmara de distribui-ção de gás de refrigeração. Por exemplo, o perfil de fluxo 7 contém uma viade gás de refrigeração 30, que está unida fluidicamente com o compartimen-to oco 27 pela base 28.
O suporte de aleta de refrigeração 2 está equipado com um ca-nal coletor 31 comum. O referido canal coletor 31 comum se estende perife-ricamente e se estende de preferência ao longo de todo o suporte de aletadiretriz 2. A caixa 5 está equipada com ao menos um canal de suprimento degás de refrigeração 32, que está fluidicamente unido com um dispositivo desuprimento de gás de refrigeração não mostrado. O referido canal de supri-mento de gás de refrigeração 32 está, além disso, unido fluidicamente com ocanal coletor 31 comum e supre, por conseguinte, o canal coletor 31 comumcom gás de refrigeração. O fluxo de gás de refrigeração é simbolizado pormeio de setas 33. O suporte de aleta diretriz 2 está adicionalmente equipadocom várias aberturas de união 34. Cada abertura de união 34 une fluidica-mente o canal coletor 31 comum com um dos compartimentos ocos 27. Cor-respondentemente, os compartimentos ocos 27 das aletas diretrizes 3 sãosupridos com gás de refrigeração pelo canal coletor 31 comum através darespectiva abertura de união 34. No compartimento oco 27 pode estar dis-posta uma placa de impacto 43.
O emprego de um canal coletor 31 comum para suprimento devárias ou de todas as aletas diretrizes 3 com gás de refrigeração, que é depreferência ar ou vapor, tem a vantagem de que pode ser disponibilizadocom a mesma pressão o suprimento de gás de refrigeração da respectivaaleta diretriz 3, devido a configurações de via de gás de refrigeração aproxi-madamente iguais entre o canal coletor 31 comum e os compartimentos o-cos 27 das respectivas aletas diretrizes 3. Adicionalmente, o ao menos umcanal de suprimento de gás de refrigeração 32 pode estar disposto dentro dacaixa 5 independentemente da posição da respectiva aleta diretriz 3. Tam-bém o número dos canais de suprimento de gás de refrigeração 32 pode sermenor do que o número das aletas diretrizes 3 a serem supridas com gás derefrigeração. A flexibilidade para a projeção da caixa 5 é elevada, sendo as-sim reduzidos os custos de fabricação para a caixa 5.
Uma das paredes 29, que delimita axialmente o compartimentooco 27 na região do lado de defluxo 10 do perfil de fluxo 7, é provida do pri-meiro segmento de trava 8. A outra parede 29, que delimita axialmente ocompartimento oco 27 na região do lado de afluxo 11 do perfil de fluxo 7, éequipada com o segundo segmento de trava 9. Correspondentemente, ocompartimento oco 27 se estende axialmente do lado de defluxo 10 para olado de afluxo 11. Em direção periférica se estende o referido compartimentooco 27 por toda a extensão periférica da base 28.
Em correspondência à figura 3, aletas diretrizes 3 perifericamen-te vizinhas estão equipadas com uma disposição de vedação de fenda 35. Areferida disposição de vedação de fenda 35 está configuração para vedaçãode uma fenda 36, que está executada respectivamente entre duas aletasdiretrizes 3 perifericamente vizinhas. A fenda 36 se estende axialmente entreas duas aletas diretrizes 3 vizinhas. Especial, a fenda 36 se estende entreduas paredes 29, que delimitam perifericamente os compartimentos ocos 27dessas aletas diretrizes 3.
A disposição de vedação de fenda 35 apresenta uma placa devedação 37 radial, que se estende perifericamente e axialmente. Perpendi-cularmente a sua extensão, possui a placa de vedação 37 radial uma espes-sura relativamente pequena, pois a placa de vedação 37 radial é moldadacomo placa. As plataformas 6 de ambas as aletas diretrizes 3 vizinhas sãoprovidas de duas fendas de vedação 38 radiais. O par de fendas de vedação38 radiais é disposto perifericamente mutuamente contraposto e se estendeaxial e perifericamente. A placa de vedação 37 radial está inserida na fendade vedação 38 radial, para se obter um efeito de vedação radial.
Em correspondência à figura 1, a disposição de vedação de fen-da 35 pode apresentar também uma primeira placa de vedação 39 axial, quefica disposta na região do primeiro segmento de trava 8. A primeira placa devedação 39 axial se estende periférica e radialmente. Perpendicularmente àsua extensão, possui a primeira placa de vedação 39 axial uma espessurarelativamente pequena. As plataformas 6 de ambas as aletas diretrizes 3 sãoprovidas de duas primeiras fendas de vedação 40 axiais perifericamentecontrapostas. A primeira fenda de vedação 40 axial se estende periférica eradialmente. A primeira fenda de vedação 39 axial está inserida no referidopar de primeiras fendas de vedação 40 axiais, para obtenção de um efeitode vedação axial.
Adicionalmente, a disposição de vedação de fenda 35 apresentatambém uma segunda placa de vedação 41 axial, que se estende paralela-mente à primeira placa de vedação 39 axial. A segunda placa de vedação 41axial está disposta na região do segundo segmento de trava 9. As platafor-mas 6 de ambas as aletas diretrizes 3 vizinhas são igualmente providas deduas segundas fendas de vedação 42 axiais, em que está inserida a segun-da placa de vedação 41 axial, para obtenção de um efeito de vedação axial.
Em correspondência à figura 4, cada aleta diretriz 3 individualpode ser montada e desmontada independentemente das outras aletas dire-trizes 3. Especialmente não precisa o suporte de aleta diretriz 2 ser desmon-tado para a montagem e desmontagem das aletas diretrizes 3.
Para a montagem da aleta diretriz 3 no suporte de aleta diretriz 2a respectiva aleta diretriz 3 é axialmente movida em correspondência a umaseta 44. Em uma fase final desse movimento axial, mediante encaixe axialdas lingüetas 16, 20 nas respectivas ranhuras 17, 21, são produzidas as du-as uniões macho-fêmea 18, 22. Depois dessa operação de encaixe, a res-pectiva aleta diretriz 3 é fixada radialmente ao suporte de aleta diretriz 2 pormeio do travamento devido à forma disponibilizado pelas uniões macho-fêmea 18, 22.
Para fixação da aleta diretriz 3 relativamente ao suporte de aletadiretriz 2 é montado o pino de trava 23. Depois da montagem do pino de tra-va 23, o elemento de segurança 14 é montado no suporte de aleta diretriz 2.
De preferência, o elemento de segurança 14 e o suporte de aleta diretriz 2são equipados com duas uniões macho-fêmea 45, que se assemelham àsuniões macho-fêmea 18, 22 entre a aleta diretriz 3 e o suporte de aleta dire-triz 2. O elemento de segurança 14 está fixado ao suporte de aleta diretriz 2por meio de ao menos um pino de trava 46 em combinação com ao menosum segmento de entrada 47. O segmento de entrada 24 é equipado com umestágio externo 48. A plataforma 6 é provida de um de estágio interno 49,que fica disposto relativamente à direção de montagem 44 na extremidadeposterior da plataforma 6. No estado montado, em correspondência à figura1, o estágio externo 48 do segmento de entrada 47 está em engate com oestágio interno 49 da aleta diretriz 3. Por conseguinte, o segmento de entra-da 47 é sustentado pela aleta diretriz 3. O segmento de entrada 47 pode,adicionalmente, estar fixado por outros meios de fixação não mostrados aosuporte de aleta diretriz 2.
O pino de trava 46 atravessa o elemento de segurança 14 dentrode uma abertura de passagem 50 e se projeta para dentro de um furo cego51, que é executado no suporte de aleta de diretriz 2. No estado montado, opino de trava 46 está sustentado radialmente internamente pelo segmentode entrada 47. Radialmente externamente o pino de trava 46 é sustentadopelo suporte de aleta diretriz 2 por meio de uma mola de pressão 52. O pinode trava 46 garante a posição axial do elemento de segurança 14 e o apoioentre os dois estágios 48 e 49.
Listagem de Referência
1 disposição de aleta diretriz 2 suporte de aleta diretriz 3 aleta diretriz 4 turbomáquina 5 caixa 6 plataforma 7 perfil de fluxo 8 primeiro segmento de trava 9 segundo segmento de trava 10 lado de defluxo de 7 11 lado de afluxo de 7 12 primeiro segmento de suporte 13 segundo segmento de suporte 14 elemento de segurança 15 colar interno 16 lingüeta interna 17 ranhura interna 18 primeira união macho-fêmea 19 colar externo 20 lingüeta externa 21 ranhura externa 22 segunda união macho-fêmea 23 pino de trava 24 rebaixo 25 abertura de rosca 26 abertura de extração 27 compartimento oco28 base
29 parede
30 via de gás de refrigeração
31 canal coletor comum
32 canal de suprimento de gás de refrigeração
33 fluxo de gás de refrigeração
34 abertura de união
35 disposição de vedação de fenda
36 fenda
37 placa de vedação radial
38 fenda de vedação radial
39 primeira placa de vedação axial
40 primeira fenda de vedação axial
41 segunda placa de vedação axial
42 segunda fenda de vedação axial
43 placa de impacto
44 direção de montagem
45 união macho-fêmea
46 pino de trava
47 segmento de entrada
48 estágio externo
49 estágio interno
50 abertura de passagem
51 furo cego
52 mola de pressão.

Claims (10)

1. Disposição de aleta diretriz de uma turbomáquina (4), especi-almente de uma turbina a gás, abrangendo:- ao menos um suporte de aleta diretriz (2), que é fixado a umacaixa (5) de uma turbomáquina (4),- várias aletas diretrizes (3), que estão fixadas ao suporte de ale-ta diretriz (2) e dispostas lado a lado em direção periférica,- em que cada aleta diretriz (3) apresenta uma plataforma (6),abrangendo um primeiro segmento de trava (8) e axialmente distanciado domesmo um segundo segmento de trava (9),- sendo que o suporte de aleta diretriz (2) apresenta um primeirosegmento de suporte (12) e axialmente distanciado do mesmo um segundosegmento de suporte (13),- sendo que cada segmento de trava (8, 9) e o respectivo seg-mento de suporte (12, 13) são de tal maneira configurados que disponibili-zam uma fixação axialmente encaixável e radialmente com travamento devi-do à forma entre o suporte de aleta diretriz (2) e a respectiva aleta diretriz(3),- sendo que ao menos um elemento de segurança (14) está fi-xado ao suporte de aleta diretriz (2) e de tal maneira configurado que dispo-nibiliza uma fixação axial de ao menos uma das aletas diretrizes (3).
2. Disposição de aleta diretriz de acordo com a reivindicação 1,- em que os segmentos de suporte (12, 13) e os segmentos detrava (8, 9) se estendem em direção periférica, e/ou- sendo que o primeiro segmento de trava (8) e o segundo seg-mento de trava (9) estão dispostos com distância radial entre si, e/ou- sendo que o primeiro segmento de suporte (12) e o segundosegmento de suporte (13) estão dispostos com distância radial entre si.
3. Disposição de aleta diretriz de acordo com a reivindicação 1ou 2,- em que o primeiro segmento de suporte (12) apresenta um co-lar interno (15), que se salienta radialmente para dentro e se estende emdireção periférica,- sendo que o colar interno (15) é provido de uma lingüeta inter-na (16), que se estende axial e perifericamente,- sendo que o primeiro segmento de trava (8) apresenta umaranhura interna (17), que é aberta axialmente e se estende perifericamente,- sendo que lingüeta interna (16) e ranhura interna (17) são detal maneira configuradas que disponibilizam entre o suporte de aleta diretriz(2) e a respectiva aleta de diretriz (3) uma primeira união macho-fêmea (18).
4. Disposição de aleta diretriz de acordo com a reivindicação 1ou qualquer uma das reivindicações precedentes,- em que o segundo segmento de trava (9) apresenta um colarexterno (19), que se salienta radialmente para fora e se estende em direçãoperiférica,- sendo que o colar externo (19) é provido de uma lingüeta ex-terna (20), que se estende axial e perifericamente,- sendo que o segundo segmento de suporte (13) apresenta umaranhura externa (21), que é aberta axialmente e se estende perifericamente,- sendo que lingüeta externa (20) e ranhura externa (21) estãode tal maneira configuradas que disponibilizam entre o suporte de aleta dire-triz (2) e a respectiva aleta diretriz (3) uma segunda união macho-fêmea (22).
5. Disposição de aleta diretriz de acordo com a reivindicação 1ou qualquer uma das reivindicações precedentes,- em que cada plataforma (6) ou uma das plataformas (6) apre-senta um compartimento oco (27), que é limitado radialmente para dentropor uma base (28) e é limitado axialmente bem como perifericamente porparedes (29), que se salientam radialmente para fora da base (28),- sendo que o suporte de aleta diretriz (2) apresenta um canalcoletor (31) comum, que se estende perifericamente,- sendo que a caixa (5) apresenta ao menos um canal de supri-mento de gás de refrigeração (32), que está unido fluidicamente com o canalcoletor (31) comum,- sendo que o suporte de aleta diretriz (2) apresenta várias aber-turas de união (34), que une fluidicamente respectivamente o canal coletor(31) comum com um dos compartimentos ocos (27).
6. Disposição de aleta diretriz de acordo com a reivindicação 5,- em que uma das paredes (29), que delimita axialmente o com-partimento oco, está equipada com o primeiro segmento de trava (8), e/ou- sendo que a outra parede (29), que delimita axialmente o com-partimento oco (27), está equipada com o segundo segmento de trava (9).
7. Disposição de aleta diretriz de acordo com a reivindicação 5ou 6,- em que cada aleta diretriz apresenta um perfil de fluxo (7), quese salienta radialmente para dentro da base (28),- sendo que cada perfil de fluxo (7) contém uma via de gás derefrigeração (30), que está unida fluidicamente pela base (28) com o com-partimento oco (27).
8. Disposição de aleta diretriz de acordo com a reivindicação 1ou uma das reivindicações precedentes, em que aletas diretrizes (3) periferi-camente vizinhas são providas de uma disposição de vedação de fenda (35),que é equipada para vedação de uma fenda (36), que se estende axialmenteentre respectivamente duas aletas diretrizes (3) perifericamente vizinhas.
9. Disposição de aleta diretriz de acordo com a reivindicação 8,abrange ao menos uma das seguintes características:- a disposição de vedação de fenda (35) apresenta uma primeiraplaca de vedação (39) axial, que fica disposta na região do primeiro segmen-to de trava (8) e se estende periférica e radialmente;- as plataformas (6) de ambas as aletas diretrizes (3) vizinhassão providas de duas primeiras fendas de vedação (40)axiais perifericamen-te contrapostas, em que está inserida a primeira placa de vedação (39) axial;- a disposição de vedação (35) apresenta uma segunda placa devedação (41) axial, que fica disposta na região do segundo segmento detrava (9) e se estende periférica e radialmente;- as plataformas (6) de ambas as aletas diretrizes (3) vizinhassão providas de duas segundas fendas de vedação (42) axiais, periferica-mente contrapostas, em que está inserida a segunda placa de vedação (41)axial;- a disposição de vedação de tenda (35) apresenta uma placa devedação (37) radial, que se estende perifericamente e axialmente;- as plataformas (6) de ambas as aletas diretrizes (3) vizinhassão providas de duas fendas de vedação (38) radiais perifericamente con-trapostas, em que está inserida a placa de vedação (37) radial.
10. Turbomáquina, especialmente turbina a gás, abrangendo aomenos uma série de aletas diretrizes (3), que é equipada com disposição dealeta diretriz (1) como definida na reivindicação 1 ou em qualquer uma dasreivindicações 1 a 9.
BRPI0614795A 2005-08-17 2006-08-09 Disposição de aleta diretriz de uma turbomáquina BRPI0614795A8 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
CH1348/05 2005-08-17
CH13482005 2005-08-17
PCT/EP2006/065188 WO2007020217A2 (de) 2005-08-17 2006-08-09 Leitschaufel-anordnung einer strömungsmaschine

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0614795A2 true BRPI0614795A2 (pt) 2011-04-12
BRPI0614795A8 BRPI0614795A8 (pt) 2017-07-25

Family

ID=34975062

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0614795A BRPI0614795A8 (pt) 2005-08-17 2006-08-09 Disposição de aleta diretriz de uma turbomáquina

Country Status (10)

Country Link
US (1) US7677867B2 (pt)
EP (1) EP1917419B1 (pt)
AT (1) ATE430874T1 (pt)
BR (1) BRPI0614795A8 (pt)
CA (1) CA2617826C (pt)
DE (1) DE502006003679D1 (pt)
MX (1) MX2008002013A (pt)
SI (1) SI1917419T1 (pt)
TW (1) TWI324217B (pt)
WO (1) WO2007020217A2 (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102007015669A1 (de) * 2007-03-31 2008-10-02 Mtu Aero Engines Gmbh Turbomaschine
US9133732B2 (en) 2010-05-27 2015-09-15 Siemens Energy, Inc. Anti-rotation pin retention system
US20120321454A1 (en) * 2011-06-14 2012-12-20 Yu Zhi-Xuan Wind power generation apparatus
US10526921B2 (en) * 2017-06-15 2020-01-07 General Electric Company Anti-rotation shroud dampening pin and turbine shroud assembly
US11346252B2 (en) 2019-07-01 2022-05-31 Raytheon Technologies Corporation Multi-purpose anti-rotation lock pin
CN113605994B (zh) * 2021-07-26 2023-10-03 中国船舶重工集团公司第七0三研究所 一种新型船用燃气轮机低泄露损失双联冷却导叶结构

Family Cites Families (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB804922A (en) * 1956-01-13 1958-11-26 Rolls Royce Improvements in or relating to axial-flow fluid machines for example compressors andturbines
GB804010A (en) * 1956-02-13 1958-11-05 Rolls Royce Improvements in or relating to stator vane assemblies such as are used in axial-flowfluid machines
GB995643A (en) * 1961-12-27 1965-06-23 Licentia Gmbh Improvements in or relating to multistage steam turbines and installations thereof
US3471126A (en) * 1966-10-31 1969-10-07 United Aircraft Corp Movable vane unit
JPS5872606A (ja) 1981-10-24 1983-04-30 Hitachi Zosen Corp ピストン制御孔型排気制御装置
US5022818A (en) * 1989-02-21 1991-06-11 Westinghouse Electric Corp. Compressor diaphragm assembly
US5131814A (en) * 1990-04-03 1992-07-21 General Electric Company Turbine blade inner end attachment structure
US5498126A (en) * 1994-04-28 1996-03-12 United Technologies Corporation Airfoil with dual source cooling
EP0943785A1 (de) * 1998-03-18 1999-09-22 Asea Brown Boveri AG Anordnung zur Befestigung einer Turbinenschaufel
JP2000213301A (ja) 1999-01-19 2000-08-02 Takeshi Hatanaka 高効率タ―ビン
JP2002201913A (ja) * 2001-01-09 2002-07-19 Mitsubishi Heavy Ind Ltd ガスタービンの分割壁およびシュラウド
DE10210866C5 (de) * 2002-03-12 2008-04-10 Mtu Aero Engines Gmbh Leitschaufelbefestigung in einem Strömungskanal einer Fluggasturbine
GB0228748D0 (en) * 2002-12-10 2003-01-15 Alstom Switzerland Ltd Sealing arrangement
US7014424B2 (en) 2003-04-08 2006-03-21 United Technologies Corporation Turbine element
US6832897B2 (en) 2003-05-07 2004-12-21 General Electric Company Second stage turbine bucket airfoil
US7094025B2 (en) * 2003-11-20 2006-08-22 General Electric Company Apparatus and methods for removing and installing a selected nozzle segment of a gas turbine in an axial direction
US7094026B2 (en) * 2004-04-29 2006-08-22 General Electric Company System for sealing an inner retainer segment and support ring in a gas turbine and methods therefor

Also Published As

Publication number Publication date
EP1917419B1 (de) 2009-05-06
EP1917419A2 (de) 2008-05-07
CA2617826A1 (en) 2007-02-22
WO2007020217A3 (de) 2007-04-12
WO2007020217A2 (de) 2007-02-22
MX2008002013A (es) 2008-03-27
TWI324217B (en) 2010-05-01
ATE430874T1 (de) 2009-05-15
SI1917419T1 (sl) 2009-10-31
DE502006003679D1 (de) 2009-06-18
BRPI0614795A8 (pt) 2017-07-25
CA2617826C (en) 2014-04-01
TW200712309A (en) 2007-04-01
US20080199312A1 (en) 2008-08-21
US7677867B2 (en) 2010-03-16

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0614795A2 (pt) disposição de aleta diretriz de uma turbomáquina
CN101473107B (zh) 用于燃气轮机动叶片的平台冷却结构
US4930980A (en) Cooled turbine vane
US5320485A (en) Guide vane with a plurality of cooling circuits
US6981845B2 (en) Blade for a turbine comprising a cooling air deflector
TWI632289B (zh) 葉片、及具備該葉片的燃氣渦輪機
JP2005140119A (ja) ノズルセグメントのプラットホーム端縁用の冷却システム
KR20010098379A (ko) 고정자 베인 세그먼트 및 터빈 베인 세그먼트
KR101671650B1 (ko) 축류 배기 터빈
KR100198475B1 (ko) 다단식 진공 펌프
BR112012004470B1 (pt) compressor de turbomáquina, e, turbomáquina.
BR112018010604B1 (pt) Bomba a vácuo e cartucho para uma bomba a vácuo
BRPI0807304A2 (pt) Dispositivo para a refrigeração de ar de carga, sistema para a superalimentação e/ou refrigeração de ar de carga, processo para refrigeração de ar de carga.
BRPI1008982B1 (pt) câmara anular de combustão destinada a equipar uma turbomáquina, e, turbomáquina
KR100830684B1 (ko) 냉수조용 구획부재 및 이를 사용한 정수기
US5062262A (en) Cooling of turbine nozzles
JP6033476B2 (ja) 軸流式エキスパンダ
US20180187565A1 (en) Gas turbine with secondary air system
BR112020006497A2 (pt) elemento de distribuição de fluido de resfriamento, conjunto de anel de turbina para uma turbomáquina, turbomáquina, e, processo de fusão a laser sobre leito de pó.
US20140161607A1 (en) Turbomachine
JP3986163B2 (ja) 蒸気タービンのノズル室暖機構造
US2849209A (en) Nozzle construction for turbines
WO2021212643A1 (zh) 用于干衣机的底座组件及具有其的干衣机
JP3801344B2 (ja) ガスタービン冷却静翼
WO2021212644A1 (zh) 用于干衣机的底座组件及具有其的干衣机

Legal Events

Date Code Title Description
B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: ALSTOM TECHNOLOGY LTD. (CH) , GENERAL ELECTRIC TEC

B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: ANSALDO ENERGIA SWITZERLAND AG (CH)

B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]
B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2474 DE 05-06-2018 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.