BRPI0614203B1 - Device for the treatment of hair and hair treatment apparatus which understand this device - Google Patents

Device for the treatment of hair and hair treatment apparatus which understand this device Download PDF

Info

Publication number
BRPI0614203B1
BRPI0614203B1 BRPI0614203B1 BR PI0614203 B1 BRPI0614203 B1 BR PI0614203B1 BR PI0614203 B1 BRPI0614203 B1 BR PI0614203B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
blades
hair
housing
row
blade
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Publication date

Links

Description

“DISPOSITIVO PARA TRATAMENTO DE CABELO E APARELHO DE TRATAMENTO DE CABELO QUE COMPREENDE TAL DISPOSITIVO” A presente invenção se refere a um dispositivo de tratamento para cabelo que é destinado a colocá-lo numa forma específica, particularmente o alisamento, dos cabelos de uma pessoa, e que pode além disso ser utilizado com um aparelho geralmente conhecido para o tratamento dos cabelos, tais como secador de cabelo, escova modeladora, pranchas de alisamento, etc.
Os métodos utilizados para tratar os cabelos com vistas a arrumá-lo utilizando de modo geral ar quente soprado por um secador de cabelos ou uma aplicação local de calor e/ou de vapor proveniente de um dispositivo para frisar e/ou alisar.
Os dispositivos previstos para alisar os cabelos do tipo pranchas de alisamento compreendem de modo geral dois mordentes articulados aquecedores que prendem em sanduíche uma mecha de cabelo e a molda aplicando calor. As placas aquecedoras dos dispositivos, mesmo sendo revestidos de material cerâmico, são capazes, com o tempo, de danificar os cabelos devido sua temperatura elevada de funcionamento. O documento US 5553632 descreve um acessório de alisamento de cabelo montado na extremidade de sopro de um secador de cabelo. O acessório compreende um jogo de dois pentes sobrepostos em que um é fixo e o outro é montado de modo a deslizar lateralmente em relação ao primeiro. A base do pente fixo está localizada abaixo da extremidade de saída do ar quente do secador de cabelo. O pente móvel é posto em movimento por um mecanismo acionado a distância pelo usuário. No funcionamento, nós introduzimos os pentes na posição aberta nos cabelos e em seguida acionamos o mecanismo de fechamento dos pentes que reterão assim as mechas de cabelo entre os dentes dos pentes. As mechas assim introduzidas, são puxadas para o alto e secas na posição pelo fluxo de ar soprado pelo secador de cabelo. Tal dispositivo assegura, o alisamento dos cabelos a uma temperatura média, mas com o risco de exercer uma grande tração sobre os cabelos.
Além disso, quando mechas de diferentes espessuras penetram entre os dentes vizinhos, os esforços exercidos pelos dentes sobre as mechas não são uniformes e, por isto, unicamente a mecha mais espessa é presa e alisada, as mechas vizinhas mais finas podem escapar para fora dos pentes. Isto tem como conseqüência um alisamento não uniforme, laborioso, que demanda um tempo longo de tratamento.
Uma outra solução foi proposta no documento EP 1124466 em nome do depositante onde o dispositivo de alisamento é também um acessório destinado a ser fixado na extremidade de sopro de um secador de cabelo, mas onde as mechas são introduzidas entre as superfícies de alisamento de duas lâminas vizinhas que são empurradas um contra a outra por dispositivos elásticos. De acordo com o documento, várias lâminas elásticas são dispostas lado a lado, suas extremidades de ataque apresentando chanfraduras dc introdução de cabelo no interior das lâminas. No funcionamento, nós introduzimos a peça frontal do acessório no cabelo, o que tem como efeito a separação do cabelo em mechas finas que automaticamente se introduzem entre as lâminas vizinhas do acessório. O calor do fluxo de ar soprado pelo aparelho então molda as mechas de cabelo presas entre as lâminas. Fazendo simplesmente deslizar o acessório ao longo das mechas, estas últimas podem em seguida serem alisadas em todo o seu comprimento. Este acessório que apresenta uma excelente qualidade de alisamento do cabelo está apto apenas a tratar cabelos longos ou semi-longos, um certo comprimento de cabelo é necessário para que este possa ser segurado pelo dispositivo e introduzido entre as lâminas de alisamento que o puxa lateralmente. Além disso, em nome de seu grande congestionamento em torno das lâminas de alisamento, este dispositivo não está adaptado para o tratamento dos cabelos curtos. O objetivo da presente invenção é solucionar os inconvenientes acima citados propondo um dispositivo de tratamento de cabelo que possa assegurar um alisamento eficaz e uniforme em todos os comprimentos e tipos de cabelo a serem tratados, respeitando sua natureza.
Um outro objetivo da invenção é um dispositivo de tratamento de cabelo que seja de fácil e prática utilização para a pessoa que o utiliza, permitindo um tratamento rápido e eficaz do cabelo.
Um outro objetivo da invenção é um dispositivo de tratamento de cabelo que seja confiável no funcionamento, podendo ser fabricado em série por um custo médio.
Os objetivos são alcançados com um dispositivos de tratamento de cabelo destinado a receber um aporte de ar quente ou de calor, o dispositivo compreendendo um cárter que recebe uma fileira de pares de lâminas de fixação protuberantes, pelo menos uma das lâminas de cada par sendo montada móvel em relação a uma lâmina adjacente, as lâminas móveis da fileira são trazidas por carro deslizante posto em movimento por um sistema de acionamento que permite abrir e/ou fechar os pares de lâminas de fixação, devido ao fato de que cada lâmina móvel se desloca sob a força de uma mola no seu alojamento no centro do carro deslizante.
Tal dispositivo já funciona com um aporte de ar quente soprado, por exemplo, por um secador de cabelo ou por uma escova modeladora, e mesmo com unicamente um aporte de calor por condução ou por radiação proveniente de um elemento elétrico de aquecimento que pertence, por exemplo, a uma prancha aquecedora. Numa variação, o elemento de aquecimento pode pertencer ao dispositivo, este último sendo então munido de um cabo de alimentação de energia elétrica. O dispositivo compreende um cárter que recebe e sustenta pelo menos em parte as lâminas de fixação que são protuberantes em relação ao cárter e ao corpo do dispositivo que pode assim ser introduzidas no cabelo para prender o cabelo a ser tratado. As lâminas de fixação são dispostas por pares para formar pinças e são forçados em compressão por um dispositivo elástico.
As lâminas móveis da fileira de lâminas de fixação são trazidas por carro deslizante e efetuam um mesmo movimento que este último, que é acionado por um sistema de acionamento. Assim, um par de lâminas de fixação pode compreender uma lâmina móvel e uma lâmina fixa, as lâminas móveis sendo neste caso trazidas por um mesmo carro deslizante. Numa variante, um par de lâminas de fixação é formado por duas lâminas móveis frente a frente, as lâminas móveis de uma série sendo trazidas por um carro deslizante e as lâminas móveis de outra série sendo trazidas por um segundo carro deslizante, cada carro deslizante sendo posto em movimento por seu sistema de acionamento respectivo. O movimento relativo das lâminas frente a frente de um par de lâminas de fixação tem por objetivo abrir na posição de máximo afastamento e de fechar periodicamente as pinças, cada uma sendo formada por duas lâminas vizinhas. Assim, o dispositivo da invenção já permite abrir e fechar o intervalo existente entre as lâminas de fixação a fim de, na posição aberta, introduzir o cabelo a ser tratado e, na posição fechada efetuar o tratamento do cabelo que entra em contato com as superfícies de duas lâminas vizinhas fechadas.
De acordo com a invenção, cada lâmina móvel se desloca sob a força de uma mola no seu alojamento no centro do carro deslizante. Isto permite a cada lâmina móvel se afastar em relação a um lâmina adjacente, seguindo uma direção determinada por sua montagem no centro do carro deslizante, para melhor adaptar a força de fixação à espessura da mecha introduzida entre as lâminas. O deslocamento se reúne ao deslocamento efetuado pelo sistema de acionamento do carro deslizante para passar de uma posição aberta de um par de lâminas para uma posição fechada e vice-versa. Assim, as lâminas de um par que está em contato de compressão sob a força de um dispositivo elástico, o intervalo que estas definem e, então, a espessura da mecha tratada, apresenta uma dimensão variável, mantendo as lâminas em contato fixo contra a mecha de cabelo. Isto permite então tratar corretamente e individualmente cada mecha de cabelo introduzida entre as lâminas, várias mechas podendo assim ser tratadas simultaneamente, sem importar o seu comprimento ou a sua espessura.
Num primeiro modo de realização da invenção, as lâminas móveis são montadas deslizantes sobre os dispositivos de guia que pertencem ao carro deslizante.
Tal montagem deslizante das lâminas móveis permite um deslocamento paralelo, por um contato plano, com as lâminas fixas adjacentes.
Num segundo modo de realização da invenção, as lâminas móveis são montadas em rotação em tor4no dos eixos de rotação que pertencem ao carro deslizante. A montagem rotatória das lâminas móveis desde a sua base permite um contato progressivo da lâmina móvel, a partir de seu ponto de rotação, com a mecha de cabelo que as lâminas de um par prendem, o que tem como principal vantagem uma melhor distribuição do cabelo entre duas lâminas de fixação de um par, a distribuição se faz ao longo das lâminas de fixação, paralelamente a suas superfícies internas. Assim, o cabelo é ordenado e alinhado de modo a ficar paralelo entre si e a superfície das lâminas, o que tem como resultado uma qualidade muito boa de alisamento.
Vantajosamente, cada par de lâminas é formado por uma lâmina fixa e uma lâmina móvel frente a frente forçada por uma mola de compressão. Nós podemos imaginar duas lâminas móveis lado a lado formando um par de lâminas de fixação, cada lâmina móvel sendo acionada separadamente em movimento. Nós preferimos contudo, por razões de simplificação da construção, deslocar unicamente uma lâmina móvel, trazida por um carro deslizante, em relação a uma lâmina fixa vizinha sustentada, pelo cárter do dispositivo.
De preferência, as lâminas de fixação são normalmente abertas e o carro deslizante as dispõe numa posição fechada na qual estas entram em contato com as lâminas fixa frente a frente contra a força da dita mola.
Na introdução assim das lâminas no cabelo na sua posição aberta, nós chegamos a fazer entrar entre as lâminas mesmo os cabelos muito curtos, por ação natural e espontânea, efetuando os mesmos gestos que com um pente quando o passamos no cabelo. Uma operação sobre o sistema de acionamento permite em seguida fechar as lâminas de fixação prendendo a mecha no interior de um par de lâminas, sob a força de uma mola. Isto simplifica o tratamento e permite uma melhor segurança com a mão do dispositivo, o que permite adaptar o dispositivo ao tratamento dos cabelos curtos.
Vantajosamente, o dito carro deslizante efetua um movimento de translação alternativo no interior do dito cárter paralelamente ao eixo longitudinal da fileira de lâminas de fixação de uma amplitude correspondente a distância entre duas lâminas fixas adjacentes.
Isto permite, por um movimento simples de translação paralelo ao eixo longitudinal da fileira de lâminas de fixação, imprimido as lâminas a partir de sua base, fechar e abrir alternativamente o intervalo entre duas lâminas de um mesmo par. Uma lâmina móvel varre assim, completamente o intervalo existente entre duas lâminas fixas adjacentes, o que permite se ter intervalos grandes para um tratamento ainda mais rápido do cabelo.
Vantajosamente, pelo menos uma das lâminas de cada par é realizada em um material termicamente condutor.
Isto permite um tratamento mais eficaz pelo contato com as lâminas aquecidas a uma temperatura próxima daquela do fluxo de ar ou da fonte de calor utilizada no tratamento. Tal material termicamente condutor é, por exemplo, alumínio ou uma liga de alumínio. Num modo vantajoso de realização, as lâminas são revestidas com um material cerâmico, um verniz, PTFE ou vidro para melhorar as propriedades de distribuição ao de transmissão de calor, e mesmo de deslizar as lâminas sobre os cabelos.
De preferência, a lâmina em material termicamente condutor se apóia no funcionamento contra uma lâmina em um material termicamente isolante e esta última é protuberante em relação a primeira.
Tal disposição permite proteger o couro cabeludo quando de um contato com as extremidades das lâminas, permitindo um tratamento do cabelo a partir de sua raiz.
Vantajosamente, as lâminas fixas apresentam uma forma oca que permite alojar as lâminas móveis na posição aberta do dispositivo.
Tal configuração das lâminas fixas permite às lâminas móveis, na sua posição aberta, desimpedir completamente o intervalo entre as duas lâminas fixas adjacentes e portanto ao cabelo deslizar melhor em relação às lâminas do intervalo e se introduzirem melhor neste intervalo, sem que haja risco de embaraçar os cabelos nas lâminas.
De preferência, o dispositivo compreende pinos dispostos sobre pelo menos um dos lados da fileira de lâminas de fixação.
Isto permite segurar melhor o cabelo para guiá-los no intervalo definido pelas lâminas de fixação. Estes pinos podem ser uniformemente distribuídos ao longo da fileira, ou podem vantajosamente ser concentrados ao nível do intervalo existente entre duas lâminas nas suas posições de abertura a fim de guiar o cabelo unicamente no interior do intervalo.
Vantajosamente, o dito sistema de acionamento compreende uma mola de retenção.
Isto permite ter um acionamento unicamente num sentido de deslocamento, para uma solução mais simples e mais econômica.
De preferência, o dito sistema de acionamento compreende um eletroímã. Nós poderiamos fazer uso de um sistema mecânico manual do tipo botão elétrico e mecanismo apropriado para acionar o carro deslizante sobre o corpo do dispositivo ou à distância. Nós poderiamos também considerar a utilização de um sistema eletromecânico que compreende um motor elétrico acoplado a uma engrenagem que coloca em rotação um carne para transformar o movimento de rotação do eixo de saída do motor em um movimento de translação do carro deslizante que traz os carnes móveis. Nós poderiamos, além disso, utilizar outros mecanismos ou dispositivos eletromecânicos para assegurar o deslocamento do carro deslizante, tais como: um motor e um parafuso sem fim, utilizando eventualmente um moto-redutor com inversão do sentido de rotação do motor e então do deslocamento, e mesmo um êmbolo e cilindro a cera, um sistema de ar, tal como uma moto-bomba e válvula, etc. Nós preferimos, contudo, um sistema de acionamento a eletroímã devido este permitir, a partir de um comando eletrônico simples, uma boa transmissão de um movimento de translação, por um custo de revenda médio e sem esforço para a pessoa que o utiliza, Além do mais, com tal sistema, nós poderiamos, numa variação, suprimir a mola de retenção utilizando um eletroímã de duplo efeito.
Vantajosamente, o dispositivo da invenção compreende dispositivos de detecção da presença do cabelo entre as lâminas de fixação.
Tais dispositivos de detecção permitem disparar o acionamento do carro deslizante e então o fechamento das lâminas de fixação desde quando as mechas de cabelo se encontram inseridas entre as lâminas. Isto permite automatizar o funcionamento do dispositivo para torná-lo ainda mais simples de usar e para acrescentar vantagem à eficácia do tratamento.
De preferência, os ditos dispositivos de detecção compreendem pelo menos um sensor infravermelho. Nós podíamos utilizar outros sensores de presença de cabelo entre as lâminas, particularmente um sistema por contato eletromecânico ou um detector de presença capacitivo, etc. Um sensor de raios IV se comporta, contudo melhor no funcionamento do dispositivo da invenção, sendo simples de instalar e sendo de funcionamento muito confiável.
Vantajosamente, o dispositivo da invenção compreende uma caixa munida de dispositivos de fixação na extremidade de sopro de um secador de cabelo, as lâminas de fixação sendo dispostas no fluxo de ar, e sendo paralelas a este. O dispositivo da invenção é montado na extremidade de sopro de um secador de cabelo, o cabelo sendo assim alisado pelas lâminas do dispositivo, aquecidas pelo fluxo de ar. Isto permite uma arrumação do cabelo pelo dispositivo utilizando um fluxo de ar quente de temperatura relativamente baixa, portanto mais branda a fim de respeitar melhor a natureza do cabelo.
De preferência, a fileira das lâminas de fixação é disposta transversalmente e sobre o eixo do fluxo de ar e a caixa compreende pelo me nos uma abertura de saída do ar adjacente a fileira de lâminas de fixação.
Isto permite tratar a parte das mechas do cabelo presa entre as lâminas pelo calor e pressão das lâminas, então a modelagem da parte da mecha adjacente se faz pelo fluxo de ar soprado pelo aparelho, para maior eficiência do tratamento sobre o comprimento total das mechas tratadas. Vantajosamente, o aparelho compreende várias aberturas de saída de ar dispostas paralelamente à fileira de lâminas de fixação. O dispositivo da invenção compreende uma caixa munida de dispositivos de fixação na extremidade de sopro de uma escova modeladora. O funcionamento sendo similar aquele com um secador de cabelo, a disposição na extremidade de sopro de uma escova modeladora, compreendendo de modo geral um cabo alongado que encerra os dispositivos de produção do fluxo de ar quente, permite uma manipulação mais facilitada do dispositivo, ampliando a palheta de funções de uma escova modeladora.
Numa variação da invenção, o dispositivo pode ser utilizado com uma prancha de frisar, as lâminas de fixação do dispositivo sendo postas em contato térmico com a parte aquecedora do aparelho. A invenção se refere também a um secador de cabelo que compreende um dispositivo de tratamento de cabelo conforme a invenção, este último podendo então ser disposto de modo amovível na extremidade de sopro do aparelho ou ser integrado a construção deste último, numa mesma caixa comum.
Num modo vantajoso de realização da invenção, a caixa do secador de cabelo encerra o sistema de acionamento.
Dispondo o eletroímã na caixa do secador de cabelo, nós podemos transmitir o movimento por uma alavanca de retorno mecânico para o carro deslizante do dispositivo, o que permite evitar a utilização do conector elétrico no dispositivo de tratamento se este é amovível. A invenção será mais bem compreendida com o estudo dos modos de realização tomados a título de forma alguma limitativo e ilustrados nas figuras anexas nas quais: - a figura 1 é uma vista em perspectiva de um dispositivo de tratamento de cabelo de acordo com um primeiro modo de realização da invenção, as lâminas estando na posição aberta; - a figura 2a é uma vista frontal do dispositivo de tratamento de cabelo da figura I;
- a figura 2b é uma vista em corte axial de acordo com o plano A-A do dispositivo de tratamento de cabelo da figura 2a; - a figura 2c é uma vista em corte axial de acordo com o plano B-B do dispositivo de tratamento de cabelo da figura 2a; - a figura 2d é uma vista em escala ampliada do detalhe D da figura 2b; - a figura 3a é uma vista frontal de um dispositivo de tratamento de cabelo de acordo com um primeiro modo de realização da invenção, as lâminas de fixação estando na posição fechada; - a figura 3b é uma vista em corte axial de acordo com o plano OC do dispositivo da figura 3a; - a figura 3c é uma vista em escala ampliada do detalhe E da figura 3b; - a figura 4 é uma vista explodida de um dispositivo de tratamento de cabelo de acordo com um segundo modo de realização da invenção; - a figura 5 é uma vista em corte axial do dispositivo de tratamento de cabelo de acordo com um segundo modo de realização da invenção, as lâminas estando na posição aberta. O dispositivo de tratamento de cabelo 1 representado nas figuras anexas é do tipo destinado a ser fixado na extremidade de sopro de um secador de cabelo. Um secador de cabelo (não representado nas figuras) compreende de modo geral uma caixa tubular que compreende uma ventoinha que produz uma circulação de ar entre um extremidade de entrada de ar e uma extremidade de saída de ar soprado, assim como um elemento de aquecimento elétrico disposto na caixa a montante do orifício de saída do ar. A caixa é prolongada para baixo por um cabo de preensão que compreende a parte elétrica de comando e de conexão do aparelho a energia elétrica, o cabo é munido, além disso, com botões de comando e seleção do modo de funcionamento (particularmente de regulagem da vazão do ar soprado, da temperatura) do secador de cabelo.
Tal como representado na figura 1, o dispositivo de tratamento do cabelo 1 de acordo com um primeiro modo de realização da invenção compreende uma caixa 2 oca, aberta nas extremidades, que possui uma forma ligeiramente alargada de uma extremidade de saída do ar 4 para uma extremidade de entrada do ar 3. A caixa 2 compreende, a extremidade de entrada de ar 3, dispositivos de fixação no orifício de saída de ar do secador de cabelo. Dispositivos que podem ser, por exemplo, ranhuras 5 (fig. 2b e fig. 3b) nas quais se inserem os ganchos de fixação elástica que pertencem a caixa do secador de cabelo. O dispositivo compreende elementos de tratamento do cabelo sob a forma de lâminas de fixação 7 dispostas lado a lado e que formam uma fileira 8 disposta na extremidade de saída de ar 4 do dispositivo, particularmente diametralmente ou centralizado de acordo com a maior dimensão longitudinal da abertura desta parte da extremidade.
Tal como melhor visto nas figuras 2b e 3b, a fileira 8 de lâminas de fixação 7 é formada de vários pares de lâminas lado a lado, cada par compreendendo um lâmina móvel 10 e uma lâmina fixa 11. As lâminas fixas 11 são unidas a um cárter 12 montado de modo fixo no interior da caixa 2 do dispositivo. As lâminas fixas 11 são vantajosamente realizadas num só peça, por uma técnica de moldagem de material plástico, com o cárter 12. Tal como visto lateralmente, as lâminas fixas 11 possuem uma forma trapezoidal, a base sendo ficada no cárter 12 e a extremidade frontal sendo protuberante em relação a este último e em relação a caixa 2 do dispositivo, O perfil das lâminas fixas 11 é arredondado e ligeiramente alargado na base a fim de permitir uma melhor penetração da sua extremidade frontal no cabelo. As aberturas 28 de saída de ar são previstas entre as paredes internas da caixa 2 do dispositivo e aquelas do cárter 12, de um lado e de outro da fileira 8 de lâminas de fixação 7.
As lâminas móveis 10 são trazidas por um carro deslizante 14. De acordo com a invenção, cada lâmina móvel 10 é montada sob a força de uma mola de compressão 15, com a possibilidade de deslocamento num alojamento 16 específico no centro do carro deslizante 14. O carro deslizante 14 é uma peça em geral de forma em L cujo lado maior forma a base 18 do carro deslizante e o lado menor forma um braço 17 transversal unido a um sistema de acionamento, tal como será explicado em seguida. A base 18 do carro deslizante 14 compreende várias paredes verticais 19, as paredes vizinhas delimitando, sobre o comprimento da base 18, os alojamentos 16 de recepção das lâminas móveis 10. Um alojamento 16 é assim previsto para receber uma lâmina móvel 10 e sua mola de compressão 15 (unicamente duas molas 15 foram representadas nas figuras 2b e 3b, mas nós compreendemos facilmente que cada alojamento 16 compreende uma). A forma da base 18 do carro deslizante 14 e a de uma parede vertical 19 são melhores vistas na figura 2c onde nós marcamos também a forma da parte superior 20 de uma lâmina móvel 10 que é protuberante em relação a uma parede vertical 19 vizinha.
Uma lâmina móvel 10 apresenta uma seção transversal (fig. 2b, 2d e fig. 3b, 3d) de forma duplamente curvada, com a parte inferior 21 montada de modo deslizante no centro do carro deslizante 14. Mais particularmente, a peça inferior 21 da lâmina móvel 10 é atravessada por duas hastes de guia 23 paralelas, trazidas pelas paredes verticais 19 do carro deslizante 14. Uma lâmina móvel 10 é assim disposta para deslizar horizontalmente, sob a força de uma mola de compressão 15 no interior de um alojamento 16. A parte superior 20 de uma lâmina móvel 10 (fig. 2c) apresenta uma forma retangular na extremidade frontal arredondada. O perfil de uma lâmina móvel 10 é de modo geral plano, de espessura quase constante sobre sua altura. Uma lâmina móvel é vantajosamente realizada em um material termicamente condutor, por exemplo, de alumínio revestido, pelo menos na sua parte superior destinada ao contato com o cabelo a ser tratado, com um material cerâmico ou um fino depósito de vidro. Numa variação, a lâmina móvel pode ser realizada em um material plástico, eventualmente recoberto na sua parte superior, com um depósito metálico ou termicamente condutor.
De acordo com um aspecto vantajoso da invenção, o carro deslizante 14 que compreende as lâminas móveis 10 é posto em movimento por um sistema de acionamento 30. O sistema de acionamento 30 compreende um eletroímã 31 que compreende uma haste 32 horizontal fixada com o auxílio de um rebite 33 na extremidade do braço 17 do carro deslizante 14. No exemplo apresentado, o eletroímã 31 é do tipo de efeito simples, o retorno a posição de repouso do carro se deslocar individualmente, ao encontro de sua própria mola de compressão 15 em função da espessura da mecha de cabelo que esta pressiona contra uma lâmina fica 11 adjacente. Isto permite ao conjunto de lâminas de fixação aplicar uma força equilibrada e então um tratamento uniforme sobre cada uma das mechas, não sendo influenciado pela espessura ou comprimento da mecha, todas as mechas sendo assim corretamente tratadas quando de uma única aplicação do dispositivo através de uma zona do cabelo. O restante da massa de cabelo é em seguida tratado da mesma maneira, o que permite tratar uniformemente mesmo os cabelos muito curtos, estes sendo presos desde o fechamento das lâminas de fixação. O eletroímã 31 é conectado aos dispositivos elétricos de alimentação e de comando próprios ao dispositivo de tratamento 1, seu acionamento podendo ser disparado pelo usuário por intermédio de um botão de comando situado por exemplo, na caixa 2 do dispositivo.
Numa variante da invenção, o eletroímã 31 é unido aos dispositivos elétricos de alimentação e de comando do secador de cabelo, o dispositivo compreendendo então um conector elétrico associado a um conector complementar que pertence à caixa do secador de cabelo. Neste caso, o comando do eletroímã podería ser feito a distância, desde o cabo do secador de cabelo.
As figuras 4 e 5 ilustram um dispositivo de tratamento 1 de acordo com um segundo modo de realização da invenção onde nós marcamos: uma caixa 2 que forma a blindagem de proteção de uma fileira 8 de nove pares de lâminas de fixação, cada par sendo formado por uma lâmina fixa 10 e uma lâmina móvel 11 adjacente frente a frente. As lâminas móveis 11 são sustentadas por um carro deslizante 14 móvel. De acordo com a invenção, cada lâmina móvel 11 é montada em rotação, sob a força de uma mola de compressão 15, em torno de um eixo 40 unido ao carro deslizante 14. Uma tampa 41 é unida a caixa 2 e traz um eixo de rotação 42 de uma alavanca 43 de transmissão do movimento de acionamento do carro deslizante 14 desde de um sistema de acionamento externo ao dispositivo, tal como será explicado em seguida. O movimento de deslizamento do carro deslizante 14 se efetua no sentido de seu comprimento (perpendicularmente as lâminas) e é deslizante 14 se faz com o auxílio de uma mola de retenção 35. A moda de retenção 35 é montada entre um batente 36 do carro deslizante 14 móvel e a parede interna de um chassis 37 montado fixo em relação ao cárter 12. O cárter 12 pode ser fixado na sua parte inferior por parafusos de fixação no chassis 37 com o qual este forma um envelope de proteção das lâminas de fixação e de seu mecanismo de acionamento.
As figuras 1 a 2c representam o dispositivo da invenção com as lâminas de fixação 7 em posição aberta ou de repouso. Nesta posição de afastamento máximo, duas lâminas vizinhos que formam uma pinça, particularmente uma lâmina móvel 10 e uma lâmina fixa 11 definem um intervalo 25 de introdução do cabelo a ser tratado. Uma fileira 8 compreende assim vários intervalos 25 uniformemente distribuídos sobre seu comprimento. A fim de facilitar a introdução do cabelo num intervalo 25, o dispositivo compreende, além disso, pinos 27 dispostos de um lado e de outro da fileira 8. No modo de realização representado nos desenhos, os pinos são dispostos em ziguezague em grupos de três sobre a largura de um intervalo 25, o que permite reter melhor o cabelo para canalizá-los no intervalo 25 com vistas ao tratamento. As lâminas móveis 10 têm uma largura inferior aquela das lâminas fixas 11 e são dispostas para se alojar no interior destas últimas na posição de repouso ilustrada nas figuras 1 a 2c, o que permite o cabelo deslizar melhor entre as lâminas abertas para se introduzir facilmente nos intervalos 25.
Em funcionamento, nós conectamos o dispositivo na extremidade de saída de um secador de cabelo e nós introduzimos no cabelo. As lâminas fixas 11 podem então penetrar até o couro cabeludo e tomar apoio. Quando o dispositivo entra em contato com o cabelo, nós podemos comandar o fechamento das lâminas de fixação 7 por um comando enviado ao eletroímã 31. O eletroímã 31 atrai então a haste 32 para o interior, ao encontro da força da mola de retenção 35, o que tem por efeito o deslocamento do carro deslizante 14 com as lâminas móveis 10 na posição representada nas figuras 3a e 3b. As lâminas móveis 10, inicialmente encaixadas pela força da mola de retenção 35 sobre as lâminas fixas 11 a esquerda, se deslocam para as lâminas fixas 11 adjacentes situadas a direita. Além deste deslocamento do conjunto de lâminas móveis 10 pelo carro deslizante 14, cada lâmina móvel 10 pode recebido pelo carro deslizante 14 ao nível de seu batente 44 mediante um braço de retorno 45 da alavanca 43 curvada, o outro braço de acionamento 46 da alavanca 43 recebendo o movimento de acionamento de acordo com a seta F na figura 2. O movimento de acordo com a seta F é vantajosamente recebido de um eletroímã (não representado nos desenhos) disposto na caixa do aparelho, particularmente de um secador de cabelo.
De modo vantajoso a fim de otimizar a obstrução do dispositivo e evitar a utilização de conectores elétricos entre o secador de cabelo e o dispositivo de tratamento quando este é montado amovível na extremidade de sopro do secador de cabelo, nós dispomos o eletroímã na caixa deste. O eletroímã exerce então uma força de acordo com a seta F da figura 4, dirigida paralelamente ao eixo longitudinal da caixa do secador de cabelo (ou paralelamente ao fluxo de ar soprado pelo secador de cabelo). O movimento do eletroímã de acordo com a direção F é transformado por uma alavanca 43 de retorno em um movimento perpendicular a direção F, ou perpendicular a direção do fluxo de ar, que corresponde a direção do deslocamento do carro deslizante 14. O movimento do carro deslizante 14 se efetua sob a força de uma mola de retenção 35 que permite o retorno do carro deslizante a posição inicial quando o eletroímã não está sendo alimentado. O eletroímã é dimensionado de modo a exercer uma força superior aquela da mola de compressão 35, adicionada aquela das nove molas de compressão 15 das lâminas móveis 11, considerando em relação ao efeito multiplicador da alavanca 43.
As lâminas fixas 10 são, tidas por um suporte 48 montado fixo em relação a caixa 2. Os parafusos de fixação 49 mantém o conjunto de todos os componentes unidos da caixa 2. A caixa 2 compreende uma extremidade de fixação 50 na saída de ar da caixa de um secador de cabelo, a extremidade oposta compreendendo arcos 51 de proteção das lâminas fixas 10. Duas fileiras de pinos 27 são dispostas de um lado e de outro dos arcos, paralelamente a fileira das lâminas e têm por objetivo fixar e alinhar o cabelo que foi introduzido entre as lâminas do dispositivo de tratamento 1. Os orifícios de saída de ar são dispostos na parte frontal da caixa 2, de um lado e de outro dos arcos 51.
Em funcionamento, o eletroímã efetua uma força de acordo com a direção F, a alavanca 43 transforma este movimento longitudinal (de acordo com o eixo da caixa do secador de cabelo) em um movimento transversal do carro deslizante 14, comprimindo a mola 35. As molas de compressão 15 das lâminas móveis 11 são também comprimidas pela força exercida sobre as lâminas pelo cabelo introduzido entre as lâminas no momento do fechamento do intervalo 25.
De acordo com um outro aspecto da invenção, o dispositivo de tratamento compreende dispositivos de detecção 7 da presença de cabelo entre as lâminas fixas 10 e móveis 11 do dispositivo. Os dispositivos de detecção compreendem um transmissor e um receptor de feixe infravermelha dispostos na caixa do secador de cabelo, o feixe infravermelho que chega ao nível do dispositivo de tratamento 1 através de uma guia ótica 52. O feixe infravermelho proveniente do transmissor da caixa chega paralelamente as lâminas do dispositivo e é retornada numa direção perpendicular as lâminas por um prisma 53 transmissor que forma um ângulo de retorno de 45°. O feixe atravessa uma série de orifícios 54 de forma oblonga praticada em todas as séries de lâminas, fixas e móveis. Após ter atravessado a série de lâminas, o feixe incidente reencontra um espelho plano 55 disposto paralelamente as lâminas e é reenviado por este espelho novamente em direção aos orifícios 54 das lâminas fixas e móveis que este atravessa tendo que chegar ao nível da guia ótica 52 que o conduz ao nível do receptor IV da caixa.
Em uso, o cabelo que se aloja nos intervalos 25, corta o feixe de raio infravermelho e o receptor de IV não mais detecta a emissão, esta aciona o eletroímã 35. A fim de evitar que o eletroímã não fique bloqueado na posição fechada se algum cabelo ficar preso no dispositivo de tratamento 1, nós podemos imaginar melhorar a eficiência de tal dispositivo o adaptando de modo adequado ao diâmetro do feixe IV e/ou ao diâmetro dos orifícios praticados nas lâminas móveis e fixas e/ou a sensibilidade do ou dos sensores de IV de modo a apenas pilotar o comando do eletroímã 15 a partir de uma certa quantidade de cabelo detectada.
Num outro modo de realização (não representado nos desenhos), as lâminas móveis 10 se encontram em posição de repouso no interior de um intervalo 25, por exemplo, em uma posição mediana, seu deslocamento podendo então ser efetuado a direita e/ou a esquerda em relação a esta posição de repouso para alisar o cabelo inserido dos dois lados das lâminas móveis. Numa variação deste modo, todas as lâminas de fixação da fileira são móveis, e são trazidas por dois carro deslizante diferentes comandados em sentidos contrários para aproximar e respectivamente afastar duas lâminas de um par a fim de abrir e fechar o intervalo entre duas lâminas adjacentes.
Outras variações e modos de realização da invenção podem ser considerados sem sair do quadro das reivindicações.
Assim, o sistema de acionamento pode ser um êmbolo e cilindro a cera posto em movimento pelo calor, por exemplo, aquele proveniente de um secador de cabelo.
Numa outra variação, o sistema de acionamento pode compreender um cartucho de ar comprimido para uma ação rápida sobre o carro deslizante. O dispositivo de tratamento pode também ser munido com um cabo e pode compreender seus próprios meios de alimentação de eletricidade, seus próprios meios de aquecimento e de comando do funcionamento.
REIVINDICAÇÕES

Claims (19)

1. Dispositivo de tratamento de cabelo (1) destinado a receber um aporte de ar quente ou de calor, o dispositivo compreendendo um cárter (12) que recebe uma fileira (8) de pares de lâminas de fixação (7) protuberantes, pelo menos uma das lâminas de cada par sendo montada móvel em relação a uma lâmina adjacente, as lâminas móveis (10) da fileira (8) são trazidas por um carro deslizante (14) posto em movimento por um sistema de acionamento (30) que permite abrir e/ou fechar os pares de lâminas de fixação (7), CARACTERIZADO por cada lâmina móvel (10) se deslocar sob a força de uma mola no seu alojamento (16) no centro do carro deslizante (14).
2. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelas lâminas móveis (10) serem montadas de modo deslizante sobre os dispositivos de guia que pertencem ao carro deslizante (14).
3. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelas lâminas móveis (10) serem montadas em rotação em tomo dos eixos de rotação que pertencem ao carro deslizante (14).
4. Dispositivo de acordo com as reivindicações 1 a 3, CARACTERIZADO por cada par de lâminas ser formado de uma lâmina fixa (11) e uma lâmina móvel (10) frente a frente forçadas por uma mola de compressão (15).
5. Dispositivo de acordo com a reivindicação 4, CARACTERIZADO pelas lâminas de fixação estarem normalmente abertas e o carro deslizante (14) as dispor numa posição fechada na qual estas permitem o contato sobre as lâminas fixas frente a frente contra a força da dita mola.
6. Dispositivo de acordo com as reivindicações 4 e 5, CARACTERIZADO pelo dito carro deslizante (14) efetuar um movimento de translação alternativo no interior do cárter (12) paralelamente ao eixo longitudinal da fileira (8) das lâminas de fixação (7) com uma amplitude que corresponde a distância entre duas lâminas fixas (11) adjacentes.
7. Dispositivo de acordo com as reivindicações 1 a 6, CARACTERIZADO por pelo menos uma das lâminas de cada par ser realizada em um material termicamente condutor.
8. Dispositivo de acordo com a reivindicação 7, CARACTERIZADO pela lâmina em material termicamente condutor vir se apoiar durante o funcionamento contra uma lâmina em material termicamente isolante e este último ser protuberante em relação ao primeiro.
9. Dispositivo de acordo com as reivindicações 4 a 8, CARACTERIZADO pelas lâminas fixas (11) apresentarem uma forma oca que permite alojar as lâminas móveis (10) na sua posição aberta.
10. Dispositivo de acordo com as reivindicações 1 a 9, CARACTERIZADO por compreender pinos (27) dispostos sobre pelo menos um dos lados da fileira (8) das lâminas de fixação (7).
11. Dispositivo de acordo com as reivindicações 1 a 10, CARACTERIZADO pelo dito sistema de acionamento (30) compreender uma mola de retenção (35).
12. Dispositivo de acordo com as reivindicações 1 a 11, CARACTERIZADO pelo dito sistema de acionamento (30) compreender um eletroímã (31).
13. Dispositivo de acordo com as reivindicações 1 a 12, CARACTERIZADO por compreender dispositivos de detecção da presença de cabelo entre as lâminas de fixação (7).
14. Dispositivo de acordo com a reivindicação 13, CARACTERIZADO pelos ditos dispositivos de detecção compreenderem pelo menos um sensor de infravermelho.
15. Dispositivo de acordo com as reivindicações 1 a 14, CARACTERIZADO por compreender uma caixa (2) munida de dispositivos de fixação na extremidade de sopro de um secador de cabelo, as lâminas de fixação (7) sendo dispostas no fluxo de ar, e paralelas a este.
16. Dispositivo de acordo com a reivindicação 15, CARACTERIZADO pela fileira (8) de lâminas de fixação (7) ser disposta transversalmente e sobre o eixo do fluxo de ar, e a caixa (2) compreender pelo menos uma abertura (28) de saída de ar adjacente a fileira (8) das lâminas de fixação (7).
17. Dispositivo de acordo com as reivindicações 1 a 14, CARACTERIZADO por compreender uma caixa munida de dispositivos de fixação na extremidade de sopro de uma escova modeladora.
18. Secador de cabelo que compreende uma caixa que encerra dispositivos de circulação de um fluxo de ar entre uma extremidade de entrada de ar e uma extremidade de saída de ar, dispositivos de aquecimento do fluxo de ar, CARACTERIZADO por compreender disposta na sua extremidade de saída de ar, um dispositivo conforme as reivindicações 1 a 16.
19. Secador de cabelo de acordo com a reivindicação 18, CARACTERIZADO por sua caixa compreender o sistema de acionamento.

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0614203A2 (pt) dispositivo para tratamento de cabelo e aparelho de tratamento de cabelo que compreende tal dispositivo
AU2016322051B2 (en) Apparatus and method for drying hair
BR112016026663B1 (pt) Aparelho de pentear a vapor com meios de confinamento do vapor
US8607470B2 (en) Hair styler
KR102590962B1 (ko) 헤어 스타일링 기기
JP5475127B2 (ja) 自動ヘアケアプロセス
US20100089413A1 (en) Hair straightening and drying device
BRPI0817612B1 (pt) Aparelho para tratamento dos cabelos a vapor
JP2016179350A (ja) 基部および携帯用ユニットを備える蒸気整髪装置
US20220183438A1 (en) Hair styling appliance
BRPI0617138A2 (pt) dispositivo para pentear
US7093376B2 (en) Hair drying and shaping system
BR112017011772B1 (pt) Sistemas assistidos por vácuo para preparação de cabelo
US20140353301A1 (en) Hair styling appliance
KR200465072Y1 (ko) 상향식 모발 건조기
US20170095050A1 (en) Multiple Purpose Hair Dryer
KR20110094774A (ko) 고데기 겸용 헤어드라이기
JP2022523519A (ja) ヘアスタイリング装置
US4570651A (en) Combination pressing comb dryer and blow dryer
BRPI0614203B1 (pt) Device for the treatment of hair and hair treatment apparatus which understand this device
KR20140034376A (ko) 송풍수단이 구비되는 다용도 고데기
KR200471579Y1 (ko) 애완견 드라이 장치
KR100853710B1 (ko) 움직일 수 있는 빗을 구비한 헤어드라이어
KR200345984Y1 (ko) 가열 머리빗
CN107105853B (zh) 具有优化加热机构的刷型理发设备