BRPI0613384A2 - máquina de distribuição de produtos e/ou de serviços - Google Patents

máquina de distribuição de produtos e/ou de serviços Download PDF

Info

Publication number
BRPI0613384A2
BRPI0613384A2 BRPI0613384-3A BRPI0613384A BRPI0613384A2 BR PI0613384 A2 BRPI0613384 A2 BR PI0613384A2 BR PI0613384 A BRPI0613384 A BR PI0613384A BR PI0613384 A2 BRPI0613384 A2 BR PI0613384A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
compartment
machine
receptacle
access hatch
opening
Prior art date
Application number
BRPI0613384-3A
Other languages
English (en)
Inventor
Bruno Marguet
Frederic Haustrate
Original Assignee
Parkeon
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Parkeon filed Critical Parkeon
Publication of BRPI0613384A2 publication Critical patent/BRPI0613384A2/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G07CHECKING-DEVICES
    • G07FCOIN-FREED OR LIKE APPARATUS
    • G07F7/00Mechanisms actuated by objects other than coins to free or to actuate vending, hiring, coin or paper currency dispensing or refunding apparatus
    • G07F7/04Mechanisms actuated by objects other than coins to free or to actuate vending, hiring, coin or paper currency dispensing or refunding apparatus by paper currency
    • GPHYSICS
    • G07CHECKING-DEVICES
    • G07FCOIN-FREED OR LIKE APPARATUS
    • G07F9/00Details other than those peculiar to special kinds or types of apparatus
    • G07F9/06Coin boxes

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Control Of Vending Devices And Auxiliary Devices For Vending Devices (AREA)
  • Pile Receivers (AREA)
  • Financial Or Insurance-Related Operations Such As Payment And Settlement (AREA)

Abstract

MáQUINA DE DISTRIBUIçãO DE PRODUTOS E/OU DE SERVIçOS. A presente invenção refere-se a uma máquina (M) de distribuição de produtos e/ou de serviços mediante pagamento por notas, do tipo que compreende um primeiro compartimento (C1), um leitor de notas e um receptáculo (R) removível, destinado, na posição de uso, a ser mantido por meios de travamento no referido primeiro compartimento (C1) em correspondência com uma saída do leitor para receber e armazenar os bilhetes processados. De acordo com a presente invenção, a máquina compreende um segundo compartimento (C2) de coleta acessível pela parte de fora da máquina por abertura de um alçapão de acesso (D2) solidário do segundo compartimento (02) e uma posição de abertura, e a abertura do alçapão de acesso (D2) comanda automaticamente o controle de meios de destravamento (V) do receptáculo, seguido da transferência do receptáculo a partir do primeiro compartimento (Cl) para o segundo compartimento (02) por um canal de ligação (7, 8) situado no interior da máquina.

Description

"MÁQUINA DE DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS E/OU DE SERVIÇOS"
Campo da Invenção
A presente invenção refere-se ao campo das máquinas dedistribuição de produtos e/ou serviços contra pagamento por notas, e se referemais precisamente ao problema da coleta com segurança das notas contidasnessas máquinas.
Antecedentes da Invenção
Diversas máquinas de distribuição de produtos e/ou serviços sãodotadas, em particular nos Estados Unidos, de modos de pagamento por notas,geralmente associados a outros modos de pagamento possíveis, tais como pormoedas e/ou cartões de créditos e/ou cartões pré-pagos. A título de exemplosnão limitativos, o pagamento por notas é feito hoje para:
- distribuidores de bebidas,
- distribuidores de produtos,
- distribuidores de bilhetes,
- máquinas de gerenciamento do estacionamento do tipohorodatador.
Como estas máquinas se destinam a serem instaladas em locaispúblicos, elas são particularmente vulneráveis aos atos de vandalismo. Assim,cuidados particulares devem ser tomados para securizar o armazenamento dasnotas antes de sua coleta.
Além disso, o acesso ao interior da máquina deve ser permitidopara agentes de manutenção em caso de conserto do leitor de notas ou outroscomponentes da máquina, mas deve-se evitar ao mesmo tempo, que essesagentes de manutenção tenham acesso às notas.
Finalmente, cuidados específicos devem se tomados parasecurizar às operações de coleta das notas por agentes de coleta. Assim, acoleta das notas deve atender principalmente a duas exigências:- de um Iado1 a coleta deve ser fácil e rápida para os agentes decoleta, de modo a reduzir, em particular, o tempo no qual um roubo por uma pessoaestranha poderia ser efetuado no momento da transferência dos valores;
- de outro lado, é preciso evitar qualquer tentativa fraudulenta pelopróprio agente de coleta.
Assim, as máquinas de pagamento por notas são geralmentedotadas de um receptáculo removível para o armazenamento das notaspreviamente introduzidas pelos usuários e processadas em um leitor de notas.
A operação de coleta nesse caso consiste em retirar da máquina o receptáculoremovível que armazena as notas, e em substituí-lo por um receptáculo vazio.
Hoje, existem principalmente duas estruturas de máquinasdotadas de receptáculo removível de notas.
Em uma primeira estrutura conhecida, o receptáculo de notas émantido travado no interior da máquina, ligado à parte traseira do leitor de notas,mas independente do leitor. Depois do processamento pelo leitor, as notas sãoarmazenadas por gravidade no receptáculo. Um agente de coleta pode coletar oreceptáculo sem passar pelo compartimento chamado de manutenção quecompreende os diferentes componentes tais como o leitor. Entretanto, o agentede manutenção pode muito bem retirar o leitor e ter acesso nesse caso aoconteúdo do receptáculo. Além disso, nessa estrutura, o agente de coleta deverealizar diversas operações sucessivas (identificação por chave mecânica oueletrônica, e abertura do alçapão de acesso, destravamento dos meios defixação do receptáculo, substituição do receptáculo cheio por um receptáculovazio com nova operação de travamento do receptáculo vazio na máquina, efinalmente, fechamento do alçapão de acesso).
Em uma segunda estrutura conhecida, o receptáculo de notas émantido travado no interior da máquina diretamente na parte traseira do leitor denotas. Após processamento pelo leitor, as notas são armazenadas por compressãono receptáculo. Como na estrutura anterior, as operações necessárias para a coletasão muito numerosas. Além disso, nessa segunda estrutura, é preciso acessar oleitor para destravar o receptáculo. Assim, um acesso não desejável ao receptáculoestá também ao alcance dos agentes de manutenção.
A presente invenção tem por finalidade superar osinconvenientes das máquinas precitadas propondo uma nova estrutura demáquina de pagamento por notas graças à qual:
- o número de operações necessárias à coleta e à substituição porum receptáculo vazio fica vantajosamente reduzido;
- as operações de manutenção do leitor e as operações de coletado receptáculo estão dissociadas.
Descrição Resumida da Invenção
Essa finalidade é atingida de acordo com a presente invenção quetem por objeto uma máquina de distribuição de produtos e/ou de serviçosmediante pagamento por notas do tipo que compreende, no interior de umprimeiro compartimento, um leitor de notas para o processamento de notasintroduzidas por um usuário, primeiro compartimento esse que é suscetível dereceber, no modo de funcionamento normal da máquina, um receptáculoremovível destinado, na posição de uso, a ser mantido por meios detravamento no referido primeiro compartimento em correspondência com umasaída do leitor para receber e armazenar as notas processadas;caracterizada pelo fato de compreender ainda:
- um segundo compartimento chamado de coleta, distinto do primeirocompartimento e acessível pela parte da fora da máquina por abertura de umalçapão de acesso solidário do segundo compartimento e móvel entre uma posiçãode fechamento do segundo compartimento e uma posição de abertura; e
- meios de comando destinados a cooperar com meios deacionamento de meios de destravamento durante o movimento do referidoalçapão de acesso a partir de sua posição de fechamento em direção a suaposição de abertura para comandar automaticamente o destravamento doreceptáculo, seguido da transferência do receptáculo a partir do primeirocompartimento para o segundo compartimento por um canal de ligação situadono interior da máquina.
Em um segundo modo de realização particularmente vantajoso, oprimeiro compartimento está superposto ao segundo compartimento, e o canalde ligação compreende uma abertura entre o primeiro e o segundocompartimentos, dimensionados para permitir a referida transferência doreceptáculo removível por simples gravitação.
Breve Descrição das Figuras
A presente invenção, bem como as vantagens que ela proporciona,serão mais bem compreendidas com a descrição a seguir de um exemplo nãoIimitativo de realização, feito em relação às figuras anexas nas quais:
- a figura 1 ilustra a título de exemplo, um horodatador dotado aomesmo tempo de um sistema de pagamento por moedas e de um sistema depagamento por notas que ilustram a presente invenção;
- as figuras 2a a 2e ilustram as diferentes etapas de umaoperação de coleta de um receptáculo de notas e de substituição por umreceptáculo vazio para uma máquina do tipo horodatador da figura 1, dotadaapenas de um sistema de pagamento por notas.
Descrição Detalhada da Invenção
A figura 1 mostra uma máquina de distribuição de produtos e/ou deserviços, no caso um horodatador que emite uma autorização de estacionamento,mediante pagamento por moedas, ou por notas, devendo ficar claro que a presenteinvenção só se refere ao aspecto do pagamento por notas.
O horodatador M da figura 1 se apresenta na forma de umacoluna que apresenta pelo menos dois compartimentos:- um compartimento superior C1 chamado de manutenção, quecontém os componentes necessários ao funcionamento do horodatador, como umleitor L de notas que permite processar as notas introduzidas por um usuário, e
- um compartimento C2 situado, no exemplo preferencial, abaixodo compartimento C1, e destinado à coleta propriamente dita das notas.
Na figura 1, está também um terceiro compartimento C3,compartimento C3 esse que serve para a coleta de moedas.
Como se pode ver na figura 2a, o primeiro compartimento C1 ésuscetível de receber, no modo de funcionamento normal da máquina, umreceptáculo R removível destinado a ser mantido no primeirocompartimento C1 em uma posição em correspondência com uma saída(não representada) do leitor L. Assim, os bilhetes introduzidos por um oumais usuários sucessivos são processados pelo leitor, e armazenados noreceptáculo R, seja por gravitação, seja por compressão. O receptáculo émantido nessa posição chamada de uso graças a meios de travamento. Osmeios de travamento não estão representados como tais, mas a figura 1amostra meios de travamento V compreendidos no receptáculo R, e cujoacionamento permite destravar o receptáculo. Os meios de travamentoestão situados no próprio receptáculo e permitem a fixação do receptáculotravado diretamente sobre o leitor L. Outras possibilidades podem ser,porém consideradas, tais como prever a manutenção do receptáculo sobreoutras partes do compartimento C1. Esses receptáculos R removíveis quecompreendem meios de travamento são já conhecidos e não serãodescritos mais detalhadamente na presente descrição. São de preferênciaescolhidos meios de travamento que constituem um sistema chamado"uma vez" graças ao qual o receptáculo removível só pode ser colocado etravado na sua posição de uso depois de ter sido esvaziado de seuconteúdo por uma pessoa autorizada.Como se pode ver nas diversas figuras, e de acordo com um primeiroaspecto da presente invenção, o segundo compartimento C2 chamado de coleta éacessível pela parte de fora da máquina por abertura de um alçapão de acesso D2solidário do segundo compartimento C2 e móvel entre uma posição de fechamentodo segundo compartimento C1 e uma posição de abertura.
O horodatador compreende ainda meios de travamento (nãorepresentados) do alçapão de acesso D2, e meios de identificação (mecânicosou eletrônicos) para permitir o destravamento do alçapão de acesso D2 nosegundo compartimento C2.
De acordo com um segundo aspecto da presente invenção, omovimento de abertura do alçapão de acesso D2 é associado ao destravamentoautomático do receptáculo seguido de sua transferência, também automática, a partirdo compartimento C1 de manutenção para o compartimento C2 de coleta.
Para isso, a máquina M dispõe, de acordo com a presente invenção,de meios de comando que vão cooperar com meios de acionamento dos meios Vde destravamento do receptáculo durante o movimento do referido alçapão deacesso D2 a partir de sua posição de fechamento para sua posição de aberturapara comandar automaticamente o destravamento do receptáculo R, seguido datransferência do receptáculo a partir do primeiro compartimento C1 para o segundocompartimento C2 por um canal de ligação situado no interior da máquina.
No exemplo de realização preferencial dado, o alçapão de acessoD2 e o segundo compartimento D2 são móveis por rotação em torno de umeixo X-X' (ver figura 2b) sensivelmente horizontal. Como se pode ver nasdiversas figuras, o segundo compartimento C2 é delimitado pelo alçapão deacesso D2 e por duas paredes laterais 1, 2 que se estendemperpendicularmente ao eixo de rotação X-X'. Os meios de comando precitadoscompreendem um pino 3 em uma das paredes laterais (no caso a parede 1),pino 3 esse que é saliente para fora do segundo compartimento C2.Os meios de acionamento precitados destinados a cooperar como pino 3 compreendem, por sua vez, uma haste móvel em translação vertical,que se estende paralelamente à parede lateral 1 que porta o pino 3. Aextremidade superior da haste 4 desemboca no interior do primeirocompartimento C1. A extremidade superior da haste 4 compreende ainda umperfil de carne 5, mais visível na figura 2c. Os meios de acionamentocompreendem ainda um dedo 6 de acionamento dos meios de travamento V,que é móvel em translação em uma direção sensivelmente horizontal noprimeiro compartimento, e uma extremidade livre do dedo coopera com o perfilde carne (ver figura 2a).
Partindo da posição de partida da figura 2a na qual o alçapão deacesso está na posição fechada, e o receptáculo está mantido travado na parteposterior do leitor L, constata-se que o pino 3 não está em contato com a haste4. O dedo de acionamento 6 está por sua vez em uma concavidade do perfil decame de modo que ele não atua sobre os meios de destravamento V.
Quando um agente de coleta faz com que o alçapão D2 passepara sua posição de abertura em torno do eixo de rotação X-X', o pino 3 entraem contato com a extremidade inferior da haste 4 (ver figura 2b). Continuandoo movimento do alçapão D2, o pino aciona em translação para cima a haste 4e, conseqüentemente, a translação do perfil de came e também do dedo 6 quecomanda o destravamento do (ver a figura 2c).
Como o receptáculo R está destravado ele pode ser transferido doprimeiro compartimento C1 para o segundo compartimento C2. No exemplorepresentado, o primeiro compartimento C1 está superposto ao segundocompartimento C2, e os dois compartimentos estão separados por uma paredehorizontal P. Nesse caso, basta prever, como canal de ligação, uma abertura 7entre o primeiro e o segundo compartimentos, no nível da parede P deseparação dos dois compartimentos, e essa abertura está dimensionada parpermitir a transferência do receptáculo R removível por simples gravitação.
Entretanto, na realização preferida representada nas figuras, o canal de ligaçãocompreende ainda uma rampa 8 de descida inclinada situada entre a abertura 7e o segundo compartimento C2. A principal finalidade dessa rampa de descida étornar mais lenta a queda do receptáculo R, e evitar assim que ele sejadanificado. Depois de efetuada a transferência, o receptáculo R fica na posiçãomostrada na figura 2d ou na figura 1. O agente de coleta só precisa então retiraro receptáculo R e substituí-lo por um novo receptáculo vazio R'. Essa operaçãode recolocação no lugar é também facilitada pela rampa de descida 8 que estávantajosamente dimensionada par aceitar o guiamento manual do receptáculoremovível vazio R' a partir do segundo compartimento C2 de coleta para suaposição de uso travado no interior do primeiro compartimento C1 (ver a figura 2eque representa o novo R' na posição travada).
Assim, graças à presente invenção, a operação de coleta e desubstituição do receptáculo de notas só requer três operações por parte doagente de coleta:
- abertura do alçapão de acesso D2, após identificação prévia;
- retirada do receptáculo de notas cheio R;
- colocação no lugar do novo receptáculo R' de notas vazio efechamento do alçapão de acesso.
Ela confere um ganho de tempo na operação de coleta pelamelhora muito sensível de sua ergonomia.
Além disso, como se pode ver na figura 1, a máquina M compreendeainda uma porta D1 de acesso securizada no primeiro compartimento C1, distintado alçapão de acesso D2. O nível de segurança fica reforçado pela dissociação daoperação de coleta da operação de manutenção. Mais precisamente, um agenteencarregado da manutenção só terá acesso ao compartimento C1, sem poder porisso acessar o receptáculo R uma vez que este último estará travado na parteposterior. A segurança pode ser ainda reforçada prevendo-se uma cobertura C deproteção (ver figura 2a) que contém o receptáculo R e impede qualquer acesso aoreceptáculo por um agente de manutenção. Um agente de coleta só terá por suavez acesso ao compartimento de coleta.
Embora a presente invenção tenha sido descrita por meio de umexemplo de realização preferencial, outras realizações são possíveis sem fugirao âmbito da presente invenção. Em particular:
- o alçapão de acesso solidário do compartimento C2 foi descritocomo móvel por rotação em torno de um eixo horizontal X-X'. Evidentemente,outro tipo de movimento, por exemplo, uma translação horizontal, poderia serconsiderado, adaptando-se evidentemente os meios de comando e mos meiosde acionamento para que a abertura por translação do alçapão de comandocomande automaticamente o destravamento do receptáculo.
- a transferência por gravitação (ou queda) do receptáculoconstitui em si uma realização preferida, pois ela é simples e pouco onerosa derealizar. Entretanto, pode-se considerar ter compartimentos C1 e C2 nãosuperpostos, e nesse caso meios de transferência específicos, eventualmentemotorizados, devem ser propostos para assegurar a transferência doreceptáculo R depois de destravado para o compartimento de coleta C2.

Claims (9)

1. MÁQUINA DE DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS E/OU DESERVIÇOS, mediante pagamento por notas, do tipo que compreende, no interior deum primeiro compartimento (C1), um leitor (L) de notas para o processamento denotas introduzidas por um usuário, primeiro compartimento (C1) esse que ésuscetível de receber, no modo de funcionamento normal da máquina, umreceptáculo (R) removível destinado, na posição de uso, a ser mantido por meios detravamento no referido primeiro compartimento (C1) em correspondência com umasaída do leitor para receber e armazenar as notas processadas;caracterizada pelo fato de compreender adicionalmente:- um segundo compartimento (C2) de coleta distinto do primeirocompartimento (C1) e acessível pela parte da fora da máquina por abertura deum alçapão de acesso (D2) solidário do segundo compartimento e móvel entreuma posição de fechamento do segundo compartimento (C2) e uma posição deabertura; e- meios de comando (3) destinados a cooperar com meios (4, 5, 6) de acionamento de meios de destravamento (V) durante o movimento doreferido alçapão de acesso (D2) a partir de sua posição de fechamento parasua posição de abertura para comandar automaticamente o destravamento doreceptáculo (R)1 seguida da transferência do receptáculo a partir do primeirocompartimento (C1) para o segundo compartimento (C2) por um canal deligação (7, 8) situado no interior da máquina.
2. MÁQUINA (M), de acordo com a reivindicação 1,caracterizada pelo fato do primeiro compartimento (C1) estar superposto aosegundo compartimento (C2), e pelo fato do canal de ligação compreenderuma abertura (7) entre o primeiro e o segundo compartimentos, dimensionadapara permitir a referida transferência do receptáculo (R) removível porgravitação.
3. MÁQUINA (M)1 de acordo com a reivindicação 2,caracterizada pelo fato do referido canal de ligação compreender ainda umarampa (8) de descida inclinada situada entre a referida abertura (7) e osegundo compartimento (C2) para tornar mais lenta a transferência doreceptáculo (R) por gravitação.
4. MÁQUINA (M)1 de acordo com a reivindicação 3,caracterizada pelo fato da referida rampa (8) de descida estar dimensionadapara aceitar um guiamento manual de um receptáculo removível vazio (R') apartir do segundo compartimento (C2) de coleta para sua posição de usotravada no interior do primeiro compartimento (C1).
5. MÁQUINA (M)1 de acordo com uma das reivindicações 1 a 4, caracterizada pelo fato do referido alçapão de acesso (D2) e do segundocompartimento (C2) serem móveis por rotação em torno de um eixo (X-X')sensivelmente horizontal.
6. MÁQUINA (M)1 de acordo com as reivindicações 2 e 5,caracterizada pelo fato de que o segundo compartimento (C2) ser delimitadopelo referido alçapão de acesso (D2) e por duas paredes laterais (1, 2) que seestendem perpendicularmente ao eixo de rotação (X-X'), referidos meios decomando esses que compreendem um pino (3) sobre uma das paredes lateraissaliente para fora do segundo compartimento (C2), e os referidos meios deacionamento compreendem:- uma haste (4) móvel em translação vertical, que se estendeparalelamente à parede lateral (1) que porta o pino (3) e cuja extremidadesuperior desemboca no interior do primeiro compartimento (C1), extremidadesuperior essa que compreende ainda um perfil de carne (5);- um dedo (6) de acionamento dos meios de destravamento (V)1móvel em translação em uma direção sensivelmente horizontal no primeirocompartimento, e uma extremidade livre do dedo coopera com o perfil de came;- e pelo fato da haste (4) ser acionada em translação para cimapelo referido pino (3) durante a rotação do alçapão de acesso (D2), provocandoo deslocamento para cima do perfil de carne e a translação do dedo (6) deacionamento que comanda o destravamento do receptáculo (R).
7. MÁQUINA (M)1 de acordo com uma das reivindicações 1 a 6, caracterizada pelo fato dos meios de travamento do receptáculo removívelconstituírem um sistema chamado - uma vez -, pelo qual o receptáculoremovível só pode ser recolocado no lugar na máquina depois de ter sidoesvaziado das notas que comporta.
8. MÁQUINA (M)1 de acordo com uma das reivindicações 1 a 7, caracterizada pelo fato de compreender adicionalmente meios de travamentoo alçapão de acesso, e meios de identificação para permitir o destravamentodo alçapão de acesso (D2) no segundo compartimento (C2).
9. MÁQUINA (M)1 de acordo com uma das reivindicações 1 a 8, caracterizada pelo fato de compreender adicionalmente uma porta (D1) deacesso securizado ao primeiro compartimento (C1), distinto do alçapão deacesso (D2).
BRPI0613384-3A 2005-06-27 2006-06-26 máquina de distribuição de produtos e/ou de serviços BRPI0613384A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0551781 2005-06-27
FR0551781A FR2887668B1 (fr) 2005-06-27 2005-06-27 Machine de distribution de produits et/ou de services contre paiement par billets
PCT/FR2006/001471 WO2007000511A1 (fr) 2005-06-27 2006-06-26 Machine de distribution de produits et/ou de services contre paiement par billets

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0613384A2 true BRPI0613384A2 (pt) 2011-01-11

Family

ID=35276562

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0613384-3A BRPI0613384A2 (pt) 2005-06-27 2006-06-26 máquina de distribuição de produtos e/ou de serviços

Country Status (8)

Country Link
US (1) US20090127064A1 (pt)
EP (1) EP1902428A1 (pt)
AU (1) AU2006263787A1 (pt)
BR (1) BRPI0613384A2 (pt)
CA (1) CA2611553A1 (pt)
FR (1) FR2887668B1 (pt)
MX (1) MX2007015784A (pt)
WO (1) WO2007000511A1 (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN103700182B (zh) * 2013-12-24 2016-01-20 广州广电运通金融电子股份有限公司 纸币收纳装置
EP3001390A1 (en) * 2014-09-29 2016-03-30 Hartmann Tresore Italia S.r.l. Security system for payment posts, particularly for service stations

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5676231A (en) * 1996-01-11 1997-10-14 International Game Technology Rotating bill acceptor
US6138814A (en) * 1998-06-19 2000-10-31 Sigma Game, Inc. Front loading cash box assembly
FR2817377B1 (fr) * 2000-11-30 2003-01-24 Schlumberger Systems & Service Appareil securise a pieces de monnaie
US7516832B2 (en) * 2003-08-20 2009-04-14 Ellenby Technologies, Inc. Two door electronic safe

Also Published As

Publication number Publication date
MX2007015784A (es) 2008-04-04
WO2007000511A1 (fr) 2007-01-04
FR2887668B1 (fr) 2007-10-12
US20090127064A1 (en) 2009-05-21
AU2006263787A1 (en) 2007-01-04
CA2611553A1 (fr) 2007-01-04
EP1902428A1 (fr) 2008-03-26
FR2887668A1 (fr) 2006-12-29

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2337208T3 (es) Maquina expendedora con un mecanismo unidireccional.
ES2207746T3 (es) Cupon de seguridad para cierre electronico de una maquina para venta automatica.
US5695038A (en) Drop safe
JPS5831228Y2 (ja) 通貨配分装置
PT90068B (pt) Sistema de arrumacao em armarios adjacentes comandados por um dispositivo de microprocessador
ES2157022T3 (es) Aceptador rotativo de billetes.
DK174392B1 (da) Udendørs, offentlig modultelefon
EP0958558A1 (en) Dispensing machine for newspapers and magazines
CZ282963B6 (cs) Zajišťovací zařízení bezpečnostní schránky
US5492212A (en) Device for sorting and storing objects inserted by way of payment in a dispenser
SE459532B (sv) Sedel- eller bankautomat med foerslutbara och laasbara behaallare, vilka aer avlaesningsbart insaettningsbara i automaten
US20200058200A1 (en) Cash machine for the management, insertion or withdrawal of valuables
US4452390A (en) Portable security container
BRPI0613384A2 (pt) máquina de distribuição de produtos e/ou de serviços
ES2777878T3 (es) Máquina de monedas con recipiente de monedas extraíble
CN104885129A (zh) 用于硬币操作式装置的硬币盒
EP1703475A1 (en) Security apparatus
US4718532A (en) Coin operated vending machines for newspapers or the like
GB2103281A (en) Slot-machine coin safe
US3119484A (en) Coin controlled shopping bag dispenser
KR20110121390A (ko) 음식물 쓰레기 수거장치
RU2434113C2 (ru) Устройство для защищенного сбора монет и способ защищенного перемещения и опорожнения монетных контейнеров
WO2010014035A1 (en) Deposit system for bags containing money or other valuables
JP3000276U (ja) 自動販売機、両替機等における施錠金庫
JP2006113643A (ja) 有料給水機

Legal Events

Date Code Title Description
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B11Y Definitive dismissal - extension of time limit for request of examination expired [chapter 11.1.1 patent gazette]