BRPI0613341A2 - método para comunicação de sinais de um sistema de comunicação móvel - Google Patents
método para comunicação de sinais de um sistema de comunicação móvel Download PDFInfo
- Publication number
- BRPI0613341A2 BRPI0613341A2 BRPI0613341-0A BRPI0613341A BRPI0613341A2 BR PI0613341 A2 BRPI0613341 A2 BR PI0613341A2 BR PI0613341 A BRPI0613341 A BR PI0613341A BR PI0613341 A2 BRPI0613341 A2 BR PI0613341A2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- base station
- entity
- station
- control
- mobile
- Prior art date
Links
Classifications
-
- H—ELECTRICITY
- H04—ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
- H04W—WIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
- H04W36/00—Hand-off or reselection arrangements
- H04W36/02—Buffering or recovering information during reselection ; Modification of the traffic flow during hand-off
-
- H—ELECTRICITY
- H04—ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
- H04W—WIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
- H04W92/00—Interfaces specially adapted for wireless communication networks
- H04W92/16—Interfaces between hierarchically similar devices
- H04W92/20—Interfaces between hierarchically similar devices between access points
Landscapes
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
- Signal Processing (AREA)
- Mobile Radio Communication Systems (AREA)
Abstract
MéTODO PARA COMUNICAçãO DE SINAIS EM UM SISTEMA DE COMUNICAçAO MóVEL. A presente invenção apresenta um método para sinalização em um sistema de comunicação móvel, e mais especificamente, um método para processar informações de controle associadas ao handover em um sistema de comunicação móvel. Em um equipamento de usuário de rádio que recebe um serviço a partir de uma rede de rádio que inclui uma pluralidade de estações base, um nodo de controle que realiza a operação de controle acima das estações base e um nodo de processamento que processa um tráfego de usuário acima das estações hase. a presente invenção compreende as etapas de transmitir uma mensagem de requisição efetuando a requisição de um serviço específico provido por uma primeira estação base para uma segunda estação base, a mensagem de requisição compreendendo informações de controle que indicam dados a serem recebidos pelo equipamento de usuário de rádio e receber os dados correspondentes às informações de controle a partir da segunda estação base.
Description
"MÉTODO PARA COMUNICAÇÃO DE SINAIS EM UM SISTEMADE COMUNICAÇÃO MÓVEL"
A presente invenção está relacionada a um métodopara comunicar sinais em um sistema de comunicação móvel, e maisespecificamente, a um método para processar informações decontrole associadas ao handover em um sistema de comunicaçõesmóvel.
TÉCNICA ANTERIOR
De modo geral, a presente invenção é aplicável adiversos sistemas de comunicação. A rede ELP (Evolução de LongoPrazo) que evoluiu a partir do STMU (Sistema de TelecomunicaçõesMovel Universal 1) é mostrada como um exemplo dos varios sistemas decomunicação para os quais a presente invenção é aplicável, nadescrição a seguir.
A Figura 1 é um diagrama de blocos da rede ELP(evolução de longo prazo) como um sistema de comunicação móvelpara o qual uma técnica relacionada ou a presente invenção éaplicada.
O sistema de rede ELP evoluiu a partir de umsistema STMU convencional. Adicionalmente, o 3GPP está trabalhandona padronização básica do sistema ELP.
Uma rede ELP consiste de um equipamento deusuário (de agora em diante abreviado como EU) , uma estação base(de agora em diante abreviado como eNó B) e um gateway de acesso(de agora em diante abreviado como GA) localizado em um final deuma rede para ser conectado a uma rede externa.
O GA inclui um nodo EPU (Entidade de Plano deUsuário) responsável por um processamento de tráfego de usuário eum nodo EGM (Entidade de Gerenciamento de Mobilidade) responsávelpor um controle. Neste caso, os nodos EGM e EPU podem comunicar-seentre si através de uma nova interface entre os mesmos.
Pelo menos uma ou mais células podem existir emum eNó B. Uma interface X2 para um usuário ou transmissão detráfego de controle é definida entre os eNós Β. E, uma interfaceSl é definida entre o eNó Beo GA.
As camadas de um protocolo de interface de rádioentre um terminal e uma rede podem ser classificadas em Cl(primeira camada), C2 (segunda camada) e C3 (terceira camada) combase em três camadas mais baixas de um modelo de referência deinterconexão de sistema aberto (ISA) extensamente conhecido nossistemas de comunicação. Uma camada física que pertence à primeiracamada provê um serviço de transferência de informações usando umcanal físico. Uma camada de controle de recurso de rádio (de agoraem diante abreviado como CReR) localizada na terceira camada temum papel no controle recursos de rádio entre um terminal e umarede. Para este fim, as camadas de CReR permitem que mensagens deCReR sejam trocadas entre o terminal e a rede. As camadas de CReRpodem ser distribuídas aos nodos de rede incluindo o eNó B,respectivamente. Alternativamente, a camada de CReR pode estarIzedilzdcii tc».ntc i"xC. c"c Ώ como no GA.
A Figura 2 é um diagrama arquitetônico de umprotocolo de interface de rádio entre o EU (equipamento deusuário) e a RARTS (rede de acesso de rádio terrestre STMU) combase nas especificações de rede de acesso de rádio 3GPP.
Fazendo referência à Figura 2, um protocolo deinterface de rádio inclui verticalmente uma camada física, umacamada de link de dados e uma camada de rede e incluihorizontalmente um plano de usuário para transferência deinformações de dados e um plano de controle para transferência desinalização.
As camadas de protocolo na Figura 2 podem serclassificadas em Cl (primeira camada), C2 (segunda camada) e C3(terceira camada) com base em três camadas mais baixas de ummodelo padrão de interconexão de sistema aberto (ISA) extensamenteconhecido nos sistemas de comunicação.
As camadas respectivas do plano de controle deprotocolo de rádio mostrado na Figura 2 e o plano de usuário deprotocolo de rádio mostrado na Figura 3 são explicados a seguir.
Em primeiro lugar, a camada física como aprimeira camada oferece um serviço de transferência de informaçõesa uma camada superior que usa um canal físico. A camada física éconectada a uma camada de controle de acesso ao meio (de agora emdiante abreviada como CAM) acima da camada física através de umcanal de transporte. E, os dados são transferidos entre a camadade controle de acesso ao meio e a camada física através do canalde transporte. Ademais, os dados são transferidos entre camadasfísicas diferentes, e mais especificamente, entre uma camadafísica de um lado transmissor e a outra camada física de um ladoreceptor através do canal físico.
A camada de controle de acesso ao meio (de agoraem diante abreviado como CAM) da segunda camada oferece um serviçoa uma camada de controle de link de rádio acima da camada CAMatravés de um canal lógico. Uma camada de controle de link derádio (de agora em diante abreviado como CLR) da segunda camadasuporta transferência de dados confiável. Uma função da camada deCLR pode ser implementada por um bloco de função dentro do CAM.Mcsts caso, α camada CLR pode não existir. Ξ, as camada í» CAi-I è clksubsistem em um eNó B de uma rede.
Uma camada de protocolo de convergência de dadosem pacotes (de agora em diante abreviado como PCDP) da segundacamada realiza uma função de compressão de cabeçalho para reduzirum tamanho de cabeçalho de pacote IP que contém informações decontrole desnecessárias possuindo um tamanho relativamente grandepara permitir transmissão eficiente de pacotes IP tais como IPv4 eIPv6. A camada PCDP existe no GA da rede. A camada PCDP existe emuma EGM (entidade de gerenciamento de mobilidade) ou as camadasPCDP existem na EGM e na EPU (Entidade de Plano de Usuário),respectivamente.
Uma camada de controle de recurso de rádio (deagora em diante abreviado como CReR) localizada em uma parte maisalta da terceira camada é definida apenas no plano de controle eestá associada à configuração, reconfiguração e liberação deportadores de rádio responsáveis pelo controle dos canais lógico,de transporte e físicos (de agora em diante, o portador de rádioserá abreviado como PR) . Neste caso, o PR significa um serviçooferecido pela segunda camada para a transferência de dados entreo EU e a RARTS. E, a camada CReR na rede está localizada no eNó B.
À medida que os canais de transporte de downlinkportam dados para um EU a partir de uma rede, existe um canal debroadcast (CB) portando informações de sistema e um canalcompartilhado (CC) de downlink portando um tráfego de usuário oumensagem de controle.
E, a configuração do PR significa um processo deregulação das características de camadas de protocolo e canaisnecessários para oferecer um serviço específico e um processo deestabelecimento dos seus parâmetros específicos e métodosoperacionais, respectivamente. Um tráfego ou mensagem de controlede um serviço multicast ou broadcast de downlink pode sertransmitido através do CC de downlink ou através de um canalmulticast (CM) separado.
Ademais, à medida que os canais de transporte deuplink portam dados a partir de um EU para uma rede, existe um CAA(Canal de ."ccssc Aleatório) que poita Uiüa iuensagciri «c oonti.oleinicial e um CC de uplink que porta um tráfego de usuário oumensagem de controle.
DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
Por conseguinte, a presente invenção estádirecionada a um método para sinalização em um sistema decomunicação móvel que elimina substancialmente um ou mais dosproblemas relacionados às limitações e desvantagens da técnicarelacionada.
Um objeto da presente invenção é prover um métodopara sinalização em um sistema de comunicação móvel, pelo qual umproblema de perda de dados, que ocorre quando um EU de rádio semove em direção a uma estação base nova, pode ser gerenciadoeficazmente.
De modo a gerenciar imediatamente um problema deperda de dados que pode ocorrer quando um EU de rádio se move emdireção a uma estação base nova, a presente invenção écaracterizada pelo fato de que, se um EU de rádio tenta receber omesmo serviço a partir da estação base nova, o EU de rádiotransfere um número de seqüência para dados específicos que o EUde rádio tenta receber da estação base nova. Diferentemente datécnica relacionada, a presente invenção é caracterizada pelo fatode que um EU que se move em direção a uma estação base novatransfere um número de seqüência para dados específicos que o EUtenta receber na estação base nova.As características e vantagens adicionais dainvenção serão apresentadas na descrição a seguir, e em parteserão evidentes a partir da descrição, ou podem ser depreendidaspela prática da invenção. Os objetivos e outras vantagens dainvenção serão percebidos e atingidos pela estrutura comentadaespecificamente na descrição escrita e reivindicações das mesmas,bem como nos desenhos anexos.
Para atingir estas e outras vantagens e de acordocom o propósito da presente invenção, como incorporado eamplamente descrito, em um equipamento de usuário de rádio querecebe um serviço a partir de uma rede de rádio incluindo umapluralidade de estações base, um nodo de controle que executa umaoperação do. controle acima das ecLaçõcs Lase · e um nodo' aeprocessamento que processa um tráfego de usuário acima dasestações base, um método para sinalização em um sistema decomunicações móvel de acordo com a presente invenção inclui asetapas de transmitir uma mensagem de requisição que realiza umarequisição por um serviço específico provido por uma primeiraestação base a uma segunda estação base, a mensagem de requisiçãoincluindo informações de controle que indicam dados a seremrecebidos pelo equipamento de usuário de rádio e receber os dadosque correspondem às informações de controle provenientes dasegunda estação base.
Preferencialmente, as informações de controle sãoinformações para um número de seqüência dos dados recebidos peloequipamento de usuário de rádio.
Preferencialmente, as informações de controle sãoinformações para um número de seqüência para uma unidade de dadosde downlink.
Preferencialmente, as informações de controle sãoum número de seqüência que indica que os dados não foramcompletamente recebidos a partir da primeira estação base.
Preferencialmente, as informações de controle sãoum número de seqüência que corresponde a uma unidade de dados deuma camada ELC ou CAM da primeira estação base.Preferencialmente, o equipamento de usuário derádio realiza um handover para a segunda estação base a partir daprimeira estação base.
Preferencialmente, o método compreendeadicionalmente a etapa de transmitir uma mensagem que requisitasuspender a transmissão/recepção de dados para a segunda estaçãobase.
Preferencialmente, o método compreendeadicionalmente as etapas de medir a qualidade de canal para umapluralidade das estações base e transmitir um resultado de medidada qualidade de canal para pelo menos uma dentre uma pluralidadedas estações base.
Prcfcrcncialir.cnto, o·· raétodu · compreendeadicionalmente as etapas de medir a qualidade de canal para umapluralidade das estações base e transmitir um resultado de medidada qualidade de canal para o nodo de controle.
Para atingir adicionalmente estas e outrasvantagens e de acordo com o propósito da presente invenção, em umaprimeira estação base específica era uma rede rádio que compreendeuma pluralidade de estações base, um nodo de controle que realizauma operação de controle acima das estações base e um nodo deprocessamento que processa um tráfego de usuário acima dasestações base, um método para sinalização em um sistema decomunicação móvel compreende as etapas de receber uma mensagem derequisição que requisita um serviço específico provido por umasegunda estação base a partir de um equipamento de usuário derádio e realiza uma requisição para iniciar a transmissão/recepçãode dados para o equipamento de usuário de rádio para o nodo deprocessamento.
Preferencialmente, a segunda estação base recebeuma mensagem que requisita suspender a transmissão/recepção dedados para o equipamento de usuário de rádio a partir doequipamento de usuário de rádio.
Mais preferencialmente, a segunda estação baserequisita que o nodo de processamento suspenda atransmissão/recepção de dados para o equipamento de usuário derádio.Preferencialmente, o método compreendeadicionalmente a etapa de transmitir uma mensagem que requisita ainclusão da primeira estação base em um conjunto ativo para oequipamento de usuário de rádio para o nodo de controle.
Preferencialmente, o método compreendeadicionalmente a etapa de transmitir uma mensagem que requisitaremover a primeira estação base de um conjunto ativo para oequipamento de usuário de rádio para o nodo de controle.
Preferencialmente, o método compreendeadicionalmente a etapa de receber informações que indicam se aprimeira estação base está incluída em um conjunto ativo para oequipamento de usuário de rádio a partir do nodo de controle.
Para atingir adi ci ona imo? i t e estas <= oütfciSvantagens e de acordo com. o propósito da presente invenção, em umaprimeira estação base específica em uma rede rádio que compreendeuma pluralidade de estações base, um nodo de controle que realizauma operação de controle acima das estações base e um nodo deprocessamento que processa um tráfego de usuário acima dasestações base, um método para sinalização em um sistema decomunicação móvel compreende as etapas de receber informações deequipamento de usuário incluindo informações de controle queindicam dados a serem transmitidos para um equipamento de usuáriode rádio que realiza um handover a partir de uma segunda estaçãobase, recebe uma mensagem que instrui uma iniciação detransmissão/recepção de dados para / a partir do equipamento deusuário de rádio proveniente do nodo de processamento, etransmitir os dados que correspondem ás informações de controlepara o equipamento de usuário de rádio.
Deve ser entendido que a descrição geralprecedente e a descrição detalhada a seguir são exemplares eexplicativas e pretendem prover explicações adicionais dainvenção, conforme reivindicado.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
Os desenhos anexos, os quais são incluídos paraprover um entendimento adicional da invenção e estão incorporadose constituem uma parte deste relatório descritivo, ilustrammodalidades da invenção e em conjunto com a descrição servem paraexplicar os princípios da invenção.
Nos desenhos:
A Figura 1 é um diagrama de blocos de rede ELP(evolução de longo prazo) como um sistema de comunicação móvelpara o qual uma técnica relacionada ou a presente invenção éaplicada;
A Figura 2 é um diagrama arquitetônico de umplano de controle entre o EU (equipamento de usuário) e a RARTS(rede de acesso de rádio terrestre STMU) com base nasespecificações de rede de acesso de rádio 3GPP;
A Figura 3 é um diagrama arquitetônico de umdano de usuário antre o EU. (equipamento de douárxO) «= a »\Αι\ϊο(rede de acesso de rádio terrestre STMU) com base nasespecificações de rede de acesso de rádio 3GPP;
A Figura 4 é um diagrama de blocos de um métodode handover de acordo com uma primeira modalidade da presenteinvenção;
A Figura 5 é um diagrama de blocos de um métodode handover de acordo com uma segunda modalidade da presenteinvenção; e
A Figura 6 é um diagrama de blocos de um métodode handover de acordo com uma terceira modalidade da presenteinvenção.
MELHOR MODO DE EXECUTAR A INVENÇÃO
Agora será realizada referência em detalhes àsmodalidades preferidas da presente invenção, exemplos os quais sãoilustrados nos desenhos anexos.
Na técnica relacionada, um EU transferesinalização para um controlador de rede de rádio (CRR) que se moveem direção a uma estação base nova (eNó B) . Porém, uma vez queapenas o controlador de estação base pode gerenciar um problema deperda de dados que pode ocorrer quando um EU se move em direção auma estação base nova, o gerenciamento de dados tem velocidadereduzida.
Este documento provê um método para sinalizaçãopelo qual um problema de perda de dados, que ocorre quando um EUse move em direção a uma estação base nova, pode ser gerenciadoeficazmente.
Métodos de handover de acordo com as modalidadesda presente invenção são explicados com referência às Figuras 4 a6 como a seguir.
Em primeiro lugar, as entidades de rede mostradasnas Figuras 4 a 6 podem executar diversas funções.
Um nodo de suporte GPRS servidora (de agora emdiante abreviado como NSGS) se encarrega de uma função EPU detransferir um tráfego de usuário a um eNó B e um E-CRR éresponsável por uma função EGM de se encarregar de diversasfunções de controle.
Tanto oNSGS como o E CRR sao incluidos em um GA.Assim, uma camada CAM e uma camada CLR ficam situadas no eNó B euma camada PCDP fica situada no NSGS.
Um T-E-Nó B (de agora em diante abreviado comoTNB) indica uma estação base nova meta para a qual um EU vai semover e um S-E-Nó (de agora em diante abreviado como SNB) indicauma estação base fonte antiga em que o EU ficava situado antes dohandover.
A Figura 4 é um diagrama de blocos para umprimeiro método de handover de acordo com uma modalidade dapresente invenção.
Fazendo referência à Figura 4, quando um EU derádio decide iniciar um handover para um TNB a partir de um SNB, oSNB transfere um recipiente para o TNB. O recipiente incluiinformações associadas ao EU que executa a operação de handover.Neste caso, um número de seqüência (de agora em diante abreviadocomo NumSeq) para os dados recebidos/transmitidos pelo EU éincluído no recipiente.
O TNB transfere uma unidade de dados para o EUque executa a operação de handover de acordo com o número deseqüência. Em particular, o TNB transmite uma unidade de dados deuma camada CLR ou CAM que corresponde ao número de seqüência doEU. O número de seqüência corresponde às informações para umnúmero para identificar pelo menos uma unidade de dadostransmitida para o EU e pode ser implementado em diversas formas.Preferencialmente, o número de seqüência é gerenciado pela camadaCLR ou CAM, por exemplo.
A Figura 5 é um diagrama de blocos de um segundométodo de handover de acordo com uma modalidade da presenteinvenção.
Fazendo referência à Figura 5, antes de iniciarum handover, um EU informa a um SNB que o SNB deveria suspender atransmissão/recepção de dados (mensagem de Suspensão de Fluxo) einforma a um TNB que o TNB precisa iniciar a transmissão/recepçãode dados (mensagem de Requisição de Fluxo).
A mensagem de Suspensão de Fluxo pode sertransmitida como o '501' mostrado na Figura 5 e a mensagem derequisição de Fluxo pode ser transmitida como o · '502' muaLiddo n*.Figura 5.
Neste caso, um número de seqüência de uma unidadede dados de uma camada CLR ou CAM a ser transmitido/recebido peloEU é incluído na mensagem transmitida para o TNB pelo EU (503).Neste exemplo, um número de seqüência de downlink NumSeq_DL étransmitido.
O TNB é capaz de transmitir pelo menos umaunidade de dados da camada CLR ou CAM que corresponde ao número deseqüência depois de ter recebido as informações. O número deseqüência de downlink é um número de seqüência para identificardados de downlink transmitidos para o EU a partir de uma estaçãobase, isto é, o TNB pode ser gerenciado pela camada CLR ou CAM.
Se o controle da transmissão/recepção de NSGScomo um nodo superior de NB (TND ou SNB) for requerido parahandover, o SNB que recebeu a mensagem de Suspensão de Fluxoinforma para o NSGS que o NSGS deveria suspender atransmissão/recepção de dados (504). O TNB que recebeu a mensagemde Requisição de Fluxo é capaz de realizar uma requisição deinício da transmissão/recepção de dados para o NSGS (505).
No caso de realizar a requisição para atransmissão/recepção de dados (505), o TNB é capaz de entregar asinformações de número de seqüência (506) transferidas através doEU para o NSGS. Neste caso, o número de seqüência (506) precisaser reconhecido pelo NSGS. Assim, o número de seqüência 506 podecorresponder a um número de seqüência gerenciado por um PCDP ouuma camada de segurança situado no NSGS. Ou seja, uma vez que cadanúmero de seqüência deveria ser de informações reconhecíveis poruma entidade de rede para a qual o número de seqüência é entreguee deveria corresponder a um número de seqüência gerenciado pelaentidade de rede.
Um E-CRR, como mostrado na Figura 5, é capaz degerenciar um conjunto ativo para suportar mobilidade do EU. Emparticular, pelo menos um eNó B usado para transmissão/recepção dedados para um EU específico pode ser gerenciado sendo incluído noconjunto ativo para o EU.
Para esta finalidade, o E-CRR recebe informaçõesde medida !507) dc EU para potência de recepção . de diversascélulas para gerenciar o conjunto ativo. As informações de medidapodem ser entregues para o E-CRR através de uma tal estação basecomo um SNB ou podem ser entregues diretamente para o E-CRR apartir do EU. Na Figura 5, tanto o TNB como o SNB são incluídos noconjunto ativo para um EU específico.
Enquanto isso, na modalidade mostrada na Figura5, o E-CRR é capaz de entregar informações 508 para cada eNó Bincluído no conjunto ativo e para o NSGS correspondente. Asinformações indicam que o eNó B que recebeu as informações 508 éincluído no conjunto ativo.
A Figura 6 é um diagrama de blocos para umterceiro método de handover de acordo com uma modalidade dapresente invenção.
Fazendo referência à Figura 6, um E-CRR permiteque um eNó B seja incluído ou removido de um conjunto ativo deacordo com uma requisição (Requisição de Conjunto Ativo) realizadapelo eNó B correspondente (601). Neste caso, o eNó B pode realizaruma requisição para uma inclusão/remoção do conjunto ativo deacordo com uma requisição (Requisição de Fluxo / Suspensão deFluxo) (603) realizada por um EU.
Um conjunto ativo é gerenciado para cada EU. 0 EUou eNó B pode realizar uma requisição para um GA parainclusão/remoção de um eNó B específico ou célula do conjuntoativo através de uma mensagem tal como Requisição de Fluxo,Suspensão de Fluxo e Medida proposta pela presente invenção. Emgeral, um eNó B em um conjunto ativo transmite dados para um EUcorrespondente ou recebe dados a partir do EU correspondente.
Enquanto isso, no caso de bicast em que uma EPUtransmite dados para pelo menos dois eNós B simultaneamente, ospelo menos dois eNós B são incluídos no conjunto ativo.
APLICABILIDADE INDUSTRIAL
Portanto, no caso em que um EU de rádio tentareceber um mesmo serviço a partir de uma nova estação base depoisde ter realizado handover para a nova estação base, a presenteinvenção permite que o EU de rádio entregue um número de seqüênciaepccificos me. EU de rádio tenta receber ε partir danova estação base, enquanto permite que o EU de rádio gerencieimediatamente um problema de perda de dados que pode ocorrer nohandover realizado pelo EU de rádio.
Enquanto a presente invenção foi descrita eilustrada neste relatório com referência às modalidadespreferidas, será aparente aos técnicos na área que podem serfeitas várias modificações e variações sem partir do espirito eescopo da invenção. Assim, pretende-se que a presente invençãocubra as modificações e variações desta invenção que advém doescopo das reivindicações anexas e suas equivalentes.
Claims (20)
1. "MÉTODO PARA COMUNICAÇÃO DE SINAIS EM UMSISTEMA DE COMUNICAÇÃO MÓVEL", caracterizado pelo fato de possuiruma primeira estação base, uma segunda estação base e um nodo decontrole de estação base que controla a primeira estação base e asegunda estação base, o método compreendendo:transmitir, a partir da estação móvel para umadentre a primeira estação base e a segunda estação base, umaprimeira mensagem de controle compreendendo um número de seqüênciaque indica pelo menos uma unidade de dados a ser recebida a partirde uma dentre a primeira estação base e a segunda estação base oua ser transmitida a partir da estação móvel para uma dentre aprimeira estação base e a segunda estação base, em que a primeiraestação base e a segunda base estação trocam informações sem seremcontrolados pelo nodo de controle de estação base; ecomunicar a pelo menos uma unidade de dadosindicada pelo número de seqüência com uma dentre a primeiraestação base e a segunda estação base.
2. "MÉTODO", de acordo com a reivindicação 1, emque a etapa de transmitir é realizada quando a estação móvelexecuta uma operação de hándover.
3. "MÉTODO", de acordo com a reivindicação 1, emque a primeira estação base é uma estação base de origem e asegunda estação base é uma estação base meta.
4. "MÉTODO", de acordo com a reivindicação 3, emque a primeira mensagem de controle é transmitida para a estaçãobase meta.
5. "MÉTODO", de acordo com a reivindicação 3,compreendendo adicionalmente:transmitir uma segunda mensagem de controleindicando uma suspensão de transmissão de dados a partir daestação móvel para a estação base de origem.
6. "MÉTODO", de acordo com a reivindicação 1, emque o nodo de controle de estação base é um gateway de acesso.
7. "MÉTODO", de acordo com a reivindicação 1, emque o nodo de controle de estação base compreende uma primeiraentidade e uma segunda entidade, em que a primeira entidadecontrola tráfego de usuário e a segunda entidade controlagerenciamento de mobilidade.
8. "MÉTODO", de acordo com a reivindicação 7, emque a primeira entidade é uma entidade de plano de usuário (EPU) ea segunda entidade é uma entidade de gerenciamento de mobilidade (EGM).
9. "MÉTODO", de acordo com a reivindicação 1, emque cada uma das estações base compreende uma camada controle deacesso ao meio (CAM).
10. "MÉTODO", de acordo com a reivindicação 9, emque cada uma das estações base compreende adicionalmente umacamada de controle de link de rádio (CLR).
11. "MÉTODO PAU?- COMUNICAÇÃO DE SxNAIS Eí-i UMSISTEMA DE COMUNICAÇÃO MÓVEL", caracterizado pelo fato de possuiruma primeira estação base, uma segunda estação base e um nodo decontrole de estação base que controla a primeira estação base e asegunda estação base, o método compreendendo:receber na primeira estação base uma primeiramensagem de controle a partir de uma estação móvel incluindo umnúmero de seqüência que indica pelo menos uma unidade de dados aser transmitida para a estação móvel ou para ser recebida a partirda estação móvel, em que a primeira estação base e a segunda basetrocam informações sem serem controlados pelo nodo de controle deestação base; ecomunicar a pelo menos uma unidade de dadosindicada pelo número de seqüência com a estação móvel.
12. "MÉTODO", de acordo com a reivindicação 11,em que a etapa de receber é realizada quando a estação móvelexecuta uma operação de handover.
13. "MÉTODO", de acordo com a reivindicação 11,em que a primeira estação base é uma estação base meta e a segundaestação base é uma estação base de origem.
14. "MÉTODO", de acordo com a reivindicação 13,em que uma segunda mensagem de controle que indica uma suspensãode transmissão de dados a partir da estação móvel é transmitidapara a estação base de origem.
15. "MÉTODO", de acordo com a reivindicação 11,em que o nodo de controle de estação base é um gateway de acesso.
16. "MÉTODO", de acordo com a reivindicação 11,em que o nodo de controle de estação base compreende uma primeiraentidade e uma segunda entidade, em que a primeira entidadecontrola tráfego de usuário e a segunda entidade controlagerenciamento de mobilidade.
17. "MÉTODO", de acordo com a reivindicação 16,em que a primeira entidade é uma entidade de plano de usuário(EPU) e a segunda entidade é uma entidade de gerenciamento demobilidade (EGM).
18. "MÉTODO", de acordo com a reivindicação 11,pI" que cuüa uma cü3 iste-çõ^s base· comprcéuclc uíuô caíuciüci decontrole de acesso ao meio (CAM).
19. "MÉTODO", de acordo com a reivindicação 18,em que cada uma das estações base compreende adicionalmente umacamada de controle de link de rádio (CLR).
20. "MÉTODO PARA COMUNICAÇÃO DE SINAIS EM UMSISTEMA DE COMUNICAÇÃO MÓVEL", caracterizado pelo fato de possuiruma primeira estação base, uma segunda estação base e um nodo decontrole de estação base que controla a primeira estação base e asegunda estação base, o método compreendendo:receber, a partir da estação móvel na primeiraestação base, uma primeira mensagem de controle compreendendo umnúmero de seqüência que indica pelo menos uma unidade de dados aser transmitida ou para ser recebida a partir da estação móvel, emque a primeira estação base e a segunda estação base trocaminformações sem serem controlados pelo nodo de controle de estaçãobase; etransmitir uma segunda mensagem de controlecompreendendo o número de seqüência para a segunda estação base.
Applications Claiming Priority (5)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
US69060305P | 2005-06-14 | 2005-06-14 | |
US60/690,603 | 2005-06-14 | ||
KR10-2006-0037243 | 2006-04-25 | ||
KR1020060037243A KR101221898B1 (ko) | 2005-06-14 | 2006-04-25 | 이동 통신 시스템에서의 시그널링 방법 |
PCT/KR2006/002252 WO2006135185A2 (en) | 2005-06-14 | 2006-06-13 | Method of communicating signals in a mobile communication system |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BRPI0613341A2 true BRPI0613341A2 (pt) | 2011-01-04 |
Family
ID=37532712
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BRPI0613341-0A BRPI0613341A2 (pt) | 2005-06-14 | 2006-06-13 | método para comunicação de sinais de um sistema de comunicação móvel |
Country Status (10)
Country | Link |
---|---|
US (2) | US7903603B2 (pt) |
EP (1) | EP1891817B1 (pt) |
JP (1) | JP5344913B2 (pt) |
KR (1) | KR101221898B1 (pt) |
CN (1) | CN101199218B (pt) |
BR (1) | BRPI0613341A2 (pt) |
MX (1) | MX2007015820A (pt) |
RU (1) | RU2414081C2 (pt) |
TW (1) | TWI383702B (pt) |
WO (1) | WO2006135185A2 (pt) |
Families Citing this family (21)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
WO2007077523A1 (en) * | 2006-01-03 | 2007-07-12 | Nokia Corporation | Performing a handover procedure after transmitting the segmented service data unit (sdu) in mac layer |
TWI451774B (zh) | 2006-01-31 | 2014-09-01 | Interdigital Tech Corp | 無線通信系統中提供及利用非競爭基礎頻道方法及裝置 |
GB0616682D0 (en) | 2006-08-22 | 2006-10-04 | Nec Corp | Mobile telecommunications |
KR100837704B1 (ko) * | 2006-09-29 | 2008-06-13 | 한국전자통신연구원 | 진화된 umts 망 시스템에서의 데이터 전송 방법 |
KR101165659B1 (ko) | 2007-03-20 | 2012-07-16 | 닛본 덴끼 가부시끼가이샤 | 기지국, 그 기지국을 이용하는 이동 통신 시스템, 및 데이터 전송 방법 |
AU2007352754C1 (en) | 2007-04-26 | 2012-09-06 | Fujitsu Limited | Base station, mobile station, communication system, transmission method and reordering method |
JP5104260B2 (ja) * | 2007-12-04 | 2012-12-19 | 富士通株式会社 | 移動通信システム |
CN101562838B (zh) * | 2008-04-15 | 2011-06-29 | 创新音速有限公司 | 改善传输时间间隔集束传输的方法及通讯装置 |
JP5319838B2 (ja) * | 2009-04-21 | 2013-10-16 | アルカテル−ルーセント | 無線リレーの方法およびデバイス |
JP5446823B2 (ja) | 2009-12-16 | 2014-03-19 | ソニー株式会社 | ハンドオーバのための方法、端末装置、基地局及び無線通信システム |
US9031039B2 (en) | 2010-05-14 | 2015-05-12 | Lg Electronics Inc. | Method and apparatus for performing handover procedure in wireless communication system |
EP2617230B1 (en) * | 2010-09-17 | 2019-02-20 | Xieon Networks S.à r.l. | Method and device for processing data in a communication network |
CN102625382B (zh) * | 2011-01-31 | 2017-08-11 | 中兴通讯股份有限公司 | 跨无线网络控制器的切换方法及系统 |
US8705556B2 (en) * | 2011-08-15 | 2014-04-22 | Blackberry Limited | Notifying a UL/DL configuration in LTE TDD systems |
EP3562242B1 (en) | 2012-10-05 | 2022-03-23 | NEC Corporation | Base station and communication control method for control plane user plane split systems |
CN103731920B (zh) * | 2012-10-10 | 2019-04-23 | 中兴通讯股份有限公司 | Un子帧配置方法及装置 |
CN104602307A (zh) * | 2013-10-30 | 2015-05-06 | 北京三星通信技术研究有限公司 | 切换方法及系统 |
US20160338130A1 (en) * | 2014-01-17 | 2016-11-17 | Lg Electronics Inc. | Bearer setup method and apparatus in wireless communication system supporting dual connectivity |
CN105519165B (zh) * | 2014-08-08 | 2020-04-14 | 华为技术有限公司 | 无线承载处理方法、用户设备和基站 |
JP6586512B2 (ja) * | 2016-03-31 | 2019-10-02 | 京セラ株式会社 | 通信方法及び通信装置 |
RU2719366C1 (ru) * | 2016-08-04 | 2020-04-17 | Хуавэй Текнолоджиз Ко., Лтд. | Способ осуществления связи, пользовательское оборудование, базовая станция, сетевой элемент плоскости управления и сиситема связи |
Family Cites Families (26)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
FI101763B (fi) * | 1995-12-01 | 1998-08-14 | Nokia Mobile Phones Ltd | Siirrettävän tiedon koostumuksen säilyttäminen tukiaseman vaihdon yhte ydessä |
US6519457B1 (en) | 1997-04-09 | 2003-02-11 | Nortel Networks Limited | Methods and systems for standardizing interbase station communications |
EP0891114A1 (en) * | 1997-07-12 | 1999-01-13 | Telefonaktiebolaget Lm Ericsson | Method and system for performing an optimised hand over |
KR100299041B1 (ko) | 1998-06-13 | 2001-11-01 | 윤종용 | 이동통신시스템의 라디오 링크 프로토콜 처리장치 및 방법 |
US6553003B1 (en) * | 1998-06-13 | 2003-04-22 | Samsung Electronics, Co., Ltd. | Device and method processing a radio link protocol in a mobile communication system |
KR100547838B1 (ko) | 1998-11-17 | 2006-03-23 | 삼성전자주식회사 | 부호분할다중접속 통신시스템에서 전용제어채널의 핸드오프방법 |
US6813256B1 (en) * | 1999-09-30 | 2004-11-02 | Qualcomm, Incorporated | Signaling data link for a GSM-CDMA air interface |
JP3545682B2 (ja) * | 2000-07-04 | 2004-07-21 | 松下電器産業株式会社 | 高速パケット伝送システム |
FI113323B (fi) | 2000-08-21 | 2004-03-31 | Nokia Corp | Datapakettinumeroiden synkronointi pakettivälitteisessä tiedonsiirrossa |
GB2369961B (en) * | 2000-12-09 | 2003-04-23 | Ericsson Telefon Ab L M | Transmission control in a radio access network |
JP3766346B2 (ja) * | 2001-04-26 | 2006-04-12 | 株式会社エヌ・ティ・ティ・ドコモ | データリンク伝送制御方法、移動通信システム及びデータリンク伝送制御装置 |
US7010301B2 (en) | 2001-06-28 | 2006-03-07 | Lucent Technologies Inc. | Apparatus, method and system for mobile wireless communication hand-off utilizing ISDN multiway capabilities |
US6725040B2 (en) | 2001-07-09 | 2004-04-20 | Asustek Computer Inc. | Lossless SRNS relocation procedure in a wireless communications system |
KR100438443B1 (ko) * | 2001-12-12 | 2004-07-03 | 삼성전자주식회사 | 이동통신시스템에서 핸드오프 수행방법 |
US20030231598A1 (en) * | 2002-06-18 | 2003-12-18 | Ramesh Venkataraman | Method and apparatus for tracking data packets in a packet data communication system |
AU2003244895A1 (en) | 2002-06-20 | 2004-01-06 | Nokia Corporation | QoS SIGNALING FOR MOBILE IP |
US20030236085A1 (en) | 2002-06-21 | 2003-12-25 | Chi-Fong Ho | Method for synchronizing a security start value in a wireless communications network |
GB2396998A (en) * | 2003-01-06 | 2004-07-07 | Roke Manor Research | Handover method for packet streaming data |
KR101015768B1 (ko) * | 2003-09-13 | 2011-02-22 | 삼성전자주식회사 | 이동통신 시스템에서 방송 컨텐츠 프레임의 동기화 방법 |
ATE506822T1 (de) * | 2003-09-23 | 2011-05-15 | Panasonic Corp | Protokolkontextübertragung in einem mobilfunkkommunikationsystem |
SE0400163D0 (sv) * | 2004-01-28 | 2004-01-28 | Ericsson Telefon Ab L M | Method and systems of radio communications |
KR20050081566A (ko) * | 2004-02-14 | 2005-08-19 | 삼성전자주식회사 | 고속 순방향 패킷 데이터를 전송하는 이동통신시스템에서압축 모드에 따른 복합 재전송을 수행하는 방법 |
EP1752009A4 (en) | 2004-06-04 | 2012-06-13 | Nortel Networks Ltd | SWITCHING IN A DISTRIBUTED ACCESS NETWORK |
US7590064B1 (en) | 2004-07-20 | 2009-09-15 | Nortel Networks Limited | Method and system of flow control in multi-hop wireless access networks |
KR20060013466A (ko) | 2004-08-07 | 2006-02-10 | 삼성전자주식회사 | 소프트 핸드오프 영역에서 역방향 패킷 전송을 위한단말들의 상태 정보 시그널링 방법 |
US7724766B2 (en) * | 2005-03-31 | 2010-05-25 | Siemens Aktiengesellschaft | High-density wireless local area network |
-
2006
- 2006-04-25 KR KR1020060037243A patent/KR101221898B1/ko active IP Right Grant
- 2006-06-13 EP EP06747505.3A patent/EP1891817B1/en active Active
- 2006-06-13 JP JP2008516747A patent/JP5344913B2/ja active Active
- 2006-06-13 US US11/917,480 patent/US7903603B2/en not_active Ceased
- 2006-06-13 MX MX2007015820A patent/MX2007015820A/es active IP Right Grant
- 2006-06-13 CN CN2006800211951A patent/CN101199218B/zh active Active
- 2006-06-13 RU RU2008101422/09A patent/RU2414081C2/ru active
- 2006-06-13 BR BRPI0613341-0A patent/BRPI0613341A2/pt not_active IP Right Cessation
- 2006-06-13 WO PCT/KR2006/002252 patent/WO2006135185A2/en active Application Filing
- 2006-06-13 US US13/558,838 patent/USRE44065E1/en active Active
- 2006-06-14 TW TW095121319A patent/TWI383702B/zh active
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
CN101199218B (zh) | 2011-01-12 |
USRE44065E1 (en) | 2013-03-12 |
KR20060130489A (ko) | 2006-12-19 |
JP2008547261A (ja) | 2008-12-25 |
US20080192694A1 (en) | 2008-08-14 |
WO2006135185A3 (en) | 2008-01-03 |
CN101199218A (zh) | 2008-06-11 |
TWI383702B (zh) | 2013-01-21 |
EP1891817A2 (en) | 2008-02-27 |
US7903603B2 (en) | 2011-03-08 |
MX2007015820A (es) | 2008-02-22 |
EP1891817B1 (en) | 2015-09-16 |
TW200709700A (en) | 2007-03-01 |
EP1891817A4 (en) | 2012-07-25 |
JP5344913B2 (ja) | 2013-11-20 |
RU2008101422A (ru) | 2009-07-20 |
WO2006135185A2 (en) | 2006-12-21 |
RU2414081C2 (ru) | 2011-03-10 |
KR101221898B1 (ko) | 2013-01-15 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
BRPI0613341A2 (pt) | método para comunicação de sinais de um sistema de comunicação móvel | |
KR102220436B1 (ko) | 데이터 처리를 구현하기 위한 방법, 네트워크 디바이스 및 시스템, 및 저장 매체 | |
JP6923655B2 (ja) | 情報伝送方法および装置 | |
WO2019242748A1 (zh) | 信息传输方法及装置 | |
AU2018247332B2 (en) | Communication apparatus and communication method | |
EP3823354A1 (en) | Communications device, infrastructure equipment, wireless communications network and methods | |
US8228868B2 (en) | Method of supporting handover in a mobile communication system | |
BRPI0711905A2 (pt) | mÉtodos e equipamentos para utilizar endereÇos curtos em um sistema de comunicaÇço | |
JP2023036640A (ja) | イーサネットpduセッションのためのアンカー変更を提供する方法および関係するネットワークエンティティ/ノード | |
US10893567B2 (en) | Communication method, radio terminal, processor, and base station | |
KR102698189B1 (ko) | 서빙 셀을 전환하는 방법 및 디바이스와 온디맨드 시스템 정보 메시지를 지원하는 방법 및 디바이스 | |
KR20200009089A (ko) | 서빙 셀을 전환하는 방법 및 디바이스와 온디맨드 시스템 정보 메시지를 지원하는 방법 및 디바이스 | |
BRPI0712412A2 (pt) | mÉtodos e equipamento para usar valores de controle para controlar processamento de comunicaÇÕes | |
BRPI0615116A2 (pt) | método de relocação de caminho de transmissão de tráfego para sistema de comunicação por rádio | |
BR112020013486A2 (pt) | Método para transmissão de enlace ascendente em um sistema 5g nr | |
CN102595534A (zh) | 用户设备上下文相关资源的释放方法和设备 | |
EP3858086A1 (en) | Methods and apparatuses for handling dual connectivity in redundancy transmission | |
CN114026929B (zh) | 一种f1接口管理方法及装置 | |
CN114008993A (zh) | 用于无线通信网络中的会话建立的方法、装置和系统 | |
EP3659386B1 (en) | Method and device for device-to-device (d2d) communication | |
WO2023080621A1 (en) | Method and device for providing split computing service in wireless communications system | |
US20220182910A1 (en) | Data Processing Method, Apparatus, And System | |
US20230388848A1 (en) | First Network Node, Second Network Node and Methods in a Wireless Communications Network | |
CN114071599A (zh) | 通信网络中的节点及其方法 | |
WO2023080620A1 (en) | Method and apparatus for managing pdu session establishment for disaster roaming service |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B08F | Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette] |
Free format text: REFERENTE A 10A ANUIDADE. |
|
B08K | Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette] |
Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2385 DE 20-09-2016 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013. |
|
B15K | Others concerning applications: alteration of classification |
Ipc: H04W 36/02 (2009.01), H04W 92/20 (2009.01) |