BRPI0613073A2 - método para gerenciar os dados de um registrador de dados de viagem de um veìculo - Google Patents

método para gerenciar os dados de um registrador de dados de viagem de um veìculo Download PDF

Info

Publication number
BRPI0613073A2
BRPI0613073A2 BRPI0613073-9A BRPI0613073A BRPI0613073A2 BR PI0613073 A2 BRPI0613073 A2 BR PI0613073A2 BR PI0613073 A BRPI0613073 A BR PI0613073A BR PI0613073 A2 BRPI0613073 A2 BR PI0613073A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
component
data
vdr
data recorder
vehicle
Prior art date
Application number
BRPI0613073-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Bao Tang
Original Assignee
Vdo Automotive Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Vdo Automotive Ag filed Critical Vdo Automotive Ag
Publication of BRPI0613073A2 publication Critical patent/BRPI0613073A2/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G07CHECKING-DEVICES
    • G07CTIME OR ATTENDANCE REGISTERS; REGISTERING OR INDICATING THE WORKING OF MACHINES; GENERATING RANDOM NUMBERS; VOTING OR LOTTERY APPARATUS; ARRANGEMENTS, SYSTEMS OR APPARATUS FOR CHECKING NOT PROVIDED FOR ELSEWHERE
    • G07C5/00Registering or indicating the working of vehicles
    • G07C5/08Registering or indicating performance data other than driving, working, idle, or waiting time, with or without registering driving, working, idle or waiting time
    • G07C5/0841Registering performance data
    • G07C5/085Registering performance data using electronic data carriers
    • GPHYSICS
    • G07CHECKING-DEVICES
    • G07CTIME OR ATTENDANCE REGISTERS; REGISTERING OR INDICATING THE WORKING OF MACHINES; GENERATING RANDOM NUMBERS; VOTING OR LOTTERY APPARATUS; ARRANGEMENTS, SYSTEMS OR APPARATUS FOR CHECKING NOT PROVIDED FOR ELSEWHERE
    • G07C5/00Registering or indicating the working of vehicles
    • G07C5/008Registering or indicating the working of vehicles communicating information to a remotely located station

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Traffic Control Systems (AREA)

Abstract

MéTODO PARA GERENCIAR OS DADOS DE UM EGISTRADOR DE DADOS DE VIAGEM DE UM VEìCULO. A presente invenção refere-se um método para gerenciar os dados de um registrador de dados de viagem de um veículo (VDR); em primeiro lugar, um componente mediador é ajustado em um sistema de gerência de dados de viagem do registrador de dados do veículo (VDRDMS), o componente mediador é conectado a um componente cartão inteligente, um componente de comunicação do registrador de dados de viagem do veículo (VDR), um componente de base de dados e um componente de interface de usuário, e cada um dos componentes se comunicam com os outros componentes através do componente mediador; em segundo lugar os atributos do componente mediador, o componente cartão inteligente, o componente de comunicação do registrador de dados de viagem do veículo (VDR), o componente de base de dados e o componente de interface de usuário são ajustados como atributos ativos. Um processo, um conjunto de variáveis de estado e uma fila de mensagem e um conjunto de buffers são ajustados para os atributos ativos de cada um dos componentes. Um identificador de início dos dados e um identificador do comprimento dos dados são adicionados em um comando de velocidade de upload. O método desta invenção aumenta a velocidade de resposta do sistema de registrador de dados de viagem do veículo (VDR), e evita o problema da obstrução de ponto único, e pode informar os outros componentes a tempo quando o estado de um componente se altera.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "MÉTODOPARA GERENCIAR OS DADOS DE UM REGISTRADOR DE DADOS DE VIAGEM DE UM VEÍCULO".
I. Campo Técnico
A invenção refere-se a um método para gerenciar dados, e maisparticularmente, a um método para gerenciar dados de um sistema de ge-rência de dados de registrador de dados de viagem de veículo.
II. Antecedente Técnico
Um registrador de dados de viagem de veículo (VDR) é um dis-positivo eletrônico para registrar a velocidade de viagem de um veículo, ho-ra, quilometragem e outras informações de estado. A formação de um siste-ma de registrador de dados de viagem de veículo (VDR) é mostrada na figu-ra 1. A figura inclui um dispositivo registrador de dados de viagem de veículo(VDR) mencionado acima que é geralmente adaptado a bordo, um leitor decartão, uma série de cartões (tais como um cartão de oficina, um cartão demotorista e um cartão de companhia) adaptada para usar com o leitor decartão e um computador.
Um sistema de gerência de dados do registrador de dados deviagem de veículo (VDRDMS) é um pedaço de software aplicativo usado emum ambiente Windows operando no computador acima, que foi desenvolvidode acordo com os padrões nacionais para registradores de viagem de veícu-lo, GB/T 19056-2003. Um sistema de gerência de dados do registrador dedados de viagem de veículo (VDRDMS) troca dados com um dispositivo re-gistrador de dados de viagem de veículo (VDR) pela comunicação via umaporta serial (COM) ou uma porta USB, e ele pode também trocar dados comum cartão de motorista ou um cartão de companhia pela comunicação via aporta USB, e por meio de uma interface gráfica agradável para o usuário, eleprovê para os usuários funções tais como comunicação de dados, exibiçãode dados (tabelas e gráficos), pesquisa de dados, estatística de dados, im-pressão de dados, análise e gerência de dados históricos, etc.
O software atual do sistema de gerência de dados do registradorde dados de viagem de veículo (VDRDMS) geralmente compreende umasérie de componentes como segue:
Componente de cartão inteligente: uma entidade funcional res-ponsável por se comunicar com um leitor de cartão e um cartão inteligente,Componente de comunicação do registrador de dados de via-gem de veículo (VDR): uma entidade funcional responsável por prover a co-municação entre componentes diferentes,
Componente da base de dados: para armazenar os registroshistóricos completos do sistema do registrador de dados de viagem de veí-culo (VDR), atividades de oficina e informação do motorista.
Componente de interface do usuário: um componente para inte-ragir entre um usuário do terminal e o sistema do registrador de dados deviagem de veículo (VDR).
Existem os seguintes problemas na técnica anterior: em primeirolugar, devido a um grande número de interfaces e ligações existentes entreos componentes acima, eles formam uma conexão semelhante à rede com-plicada que é desvantajosa para manutenção em um estágio posterior e pa-ra localização de qualquer problema depois que ele é encontrado. Em se-gundo lugar, existe uma alta interdependência entre os componentes, o quetambém aumenta a complexidade do sistema. Em terceiro lugar, um tal sis-tema de registrador de dados de viagem de veículo (VDR) tem fraca capaci-dade de redimensionamento.
Em um pedido de patente por Siemens (China) Co., Ltd., umasolução técnica para os problemas acima é proposta, na qual um componen-te mediador é introduzido como um componente central para conectar osoutros componentes, de modo a formar uma estrutura de conexão tipo estre-la, que resolve os problemas acima de maneira bem-sucedida.
Entretanto, no software atual do sistema de gerência de dadosdo registrador de dados de viagem de veículo (VDRDMS) e esses softwaresdo sistema de gerência de dados do registrador de dados de viagem de veí-culo (VDRDMS) usando componentes mediadores, todos os objetos doscomponentes são usados como objetos passivos. Tais objetos assim cha-mados passivos são os sem o seu próprio controle de encadeamento, entãosuas operações são executadas sob o controle do encadeamento nos com-ponentes ativos. Os sistemas acima de registrador de dados de viagem deveículo (VDR) que usam objetos passivos têm os seguintes problemas:
Em primeiro lugar, um tal sistema tem uma velocidade de res-posta lenta. Por exemplo, se um usuário do terminal deseja ler via uma inter-face do usuário do sistema do registrador de dados de viagem de veículo(VDR) os dados de velocidade das últimas 360 horas, desde que os dadosdas 360 horas são aproximadamente de 20k bytes, isso tomará do sistemado registrador de dados de viagem de veículo (VDR) aproximadamente 2minutos para ler os dados de 20K bytes. Para um outro exemplo, se um u-suário do terminal deseja ler via um cartão do sistema do registrador de da-dos de viagem de veículo (VDR) os dados de velocidade das últimas 60 ho-ras, isso levará aproximadamente 20 segundos. Quando lendo um grandevolume de dados, uma velocidade de resposta como essa não satisfaria asnecessidades dos usuários do terminal.
Em segundo lugar, existe uma obstrução de ponto único no sis-tema. Nos sistemas do registrador de dados de viagem de veículo (VDR)usando objetos passivos, um usuário do terminal pode somente executaruma operação em uma sessão de tempo. Devido à velocidade de respostalenta do sistema, os usuários do terminal geralmente desejam que o sistemarealize outras funções e execute outras operações quando aguardando queo sistema responda a uma operação. Se todos os componentes no sistemasão objetos passivos, nenhuma outra operação pode ser executada enquan-to aguardando os resultados de uma operação.
Em terceiro lugar, se o estado de um componente em um siste-ma do registrador de dados de viagem de veículo (VDR) mudou, desde quecada componente em um sistema de gerência de dados do registrador dedados de viagem de veículo (VDRDMS) usa objetos passivos, os outroscomponentes não têm como obter informação sobre as mudanças que acon-teceram nos componentes no sistema. Por exemplo, depois que um disposi-tivo registrador de dados de viagem de veículo (VDR) foi recentemente subs-tituído por um outro dispositivo registrador de dados de viagem de veículo(VDR), se nesse momento um usuário do terminal clica em um botão via ainterface do usuário para solicitar o uploading dos dados (uploading é ler osdados de um dispositivo registrador de dados de viagem de veículo (VDR)para um PC), então um componente da interface do usuário emite uma ins-5 trução de leitura de dados, porém o componente da interface do usuário nãosabe que o dispositivo original registrador de dados de viagem de veículo(VDR) foi substituído por um novo dispositivo registrador de dados de via-gem de veículo (VDR), portanto, ele ainda executa a operação de leitura dedados no dispositivo original registrador de dados de viagem de veículo (V-DR). Desde que o dispositivo original registrador de dados de viagem de ve-ículo (VDR) foi removido, o sistema informará o componente de interface dousuário que essa operação de leitura de dados não pode ser executada.
Nesse momento, a interface do usuário tem que atualizar o seu estado, en-tão o usuário do terminal pode executar a operação prévia novamente paraler os dados do novo dispositivo registrador de dados de viagem de veículo(VDR). Isto quer dizer, depois da substituição de um dispositivo registradorde dados de viagem de veículo (VDR), o usuário tem que clicar duas vezestoda vez para ser capaz de ler os dados de um novo dispositivo registradorde dados de viagem de veículo (VDR), e a atualização retardada da informa-ção causa inconveniência para os usuários.
III. Conteúdos da Invenção
O objetivo principal dessa invenção é propor um método paragerenciar dados de um registrador de dados de viagem de veículo, que podemelhorar a velocidade de resposta do sistema no sistema do registrador dedados de viagem de veículo (VDR), ao mesmo tempo sendo capaz de exe-cutar outras operações durante a sessão de tempo aguardando o sistemaresponder a uma operação, e quando o estado de um componente no siste-ma é mudado, pode informar aos outros componentes rapidamente da mu-dança que aconteceu nesse componente no sistema.
Para realizar o objetivo acima, a solução técnica de acordo comessa invenção é realizada como segue: um método para gerenciar os dadosde um registrador de dados de viagem de veículo (VDR), no qual, em primei-ro lugar, um componente mediador é ajustado em um sistema de gerênciade dados do registrador de dados de viagem de veículo (VDRDMS), o com-ponente mediador é conectado a um componente de cartão inteligente, umcomponente de comunicação de registrador de dados de viagem de veículo(VDR), um componente de base de dados e um componente de interface deusuário, e cada um dos ditos componentes se comunica com os ditos outroscomponentes através do dito componente mediador; em segundo lugar, osatributos do dito componente mediador, do dito componente de cartão inteli-gente, do dito componente de comunicação do registrador de dados de via-gem de veículo (VDR), do dito componente da base de dados e do dito com-ponente da interface de usuário são ajustados como atributos ativos.
De acordo com um aspecto dessa invenção, um processo, umconjunto de variáveis de estado e uma fila de mensagem são ajustados paracada dito componente, o dito processo de cada componente mantém as va-riáveis de estado do mesmo componente, e quando qualquer variável deestado de qualquer dito componente se altera, esse componente envia umamensagem para informar ao dito componente mediador, que a mensagemestá armazenada na fila de mensagem do dito componente mediador, entãoo dito componente mediador envia uma mensagem para informar aos outroscomponentes relevantes a esse componente.
De acordo com um outro aspecto dessa invenção, um conjuntode buffers é ajustado para o dito componente de comunicação do registradorde dados de viagem do veículo (VDR) para armazenar os dados do disposi-tivo registrador de dados de viagem do veículo (VDR). Um conjunto de buf-fers é também necessário por qualquer outro componente tendo problemasde velocidade. Tipicamente, se o dito componente de interface de usuárioestá em uma posição remota, um conjunto de buffers é ajustado para o ditocomponente de interface de usuário para armazenar os dados requeridospelo dito componente da interface de usuário.
De acordo com ainda um outro aspecto dessa invenção, excetoo dito componente mediador, o processo de qualquer outro componente res-ponde à mensagem vinda de uma fila de mensagem daquele componente, ecuja mensagem vem do dito componente mediador ou daquele próprio com-ponente. Uma mensagem vinda do componente mediador tem uma priorida-de mais alta do que uma mensagem vinda do próprio componente.
De acordo com ainda um outro aspecto dessa invenção, um pro-tocolo de comunicação entre o dito componente de comunicação do regis-trador de dados de viagem do veículo (VDR) e o dispositivo registrador dedados de viagem do veículo (VDR), ou entre o dito componente de cartãointeligente e um leitor de cartão é definido.
De acordo com um outro aspecto dessa invenção, pelo menosum comando de divisão é ajustado no protocolo de comunicação, cujo co-mando de divisão inclui um identificador de início de dados e um identifica-dor de comprimento de dados. O dito comando de divisão é um comando develocidade de upload do registrador de dados de viagem de veículo (VDR).
Alternativamente, um cabeçalho é acrescentado no bloco de dados do pelomenos um comando no dito protocolo de comunicação, cujo cabeçalho incluium identificador de início de dados e um identificador de comprimento dedados. O comando no dito protocolo de comunicação é um comando de ve-locidade de upload do registrador de dados de viagem de veículo (VDR).
De acordo com ainda um outro aspecto dessa invenção, o com-primento do identificador de início de dados e do identificador de comprimen-to de dados é 2 bytes respectivamente.
Pode ser observado da solução acima que o ponto chave dessainvenção é que os atributos do componente mediador, componente do car-tão inteligente, componente de comunicação do registrador de dados de via-gem de veículo (VDR), componente da base de dados e componente da in-terface do usuário no sistema de gerência de dados do registrador de dadosde viagem de veículo (VDR) são todos ajustados como atributos ativos.
Pode ser observado que o método para gerenciar os dados deum registrador de dados de viagem de veículo (VDR) provido por essa in-venção tem as seguintes vantagens e aspectos:
(1) Pelo ajuste dos atributos do componente mediador, compo-nente do cartão inteligente, componente de comunicação do registrador dedados de viagem de veículo (VDR), componente da base de dados e com-ponente da interface do usuário no sistema de gerência de dados do regis-trador de dados de viagem de veículo (VDRDMS) dessa invenção como atri-butos ativos, o sistema pode acessar os dados ativamente, portanto, a velo-cidade de resposta do sistema é aumentada.
(2) Nessa invenção, os atributos dos ditos componentes são a-justados como objetos ativos; desde que a iniciação e a execução de umprocesso em um objeto ativo são separadas e um objeto ativo tem seu pró-prio encadeamento de execução independente, a iniciação de um processoem um objeto ativo é feita por um outro encadeamento, porém o processo éexecutado por seu próprio encadeamento, portanto, a iniciação de um pro-cesso de objeto ativo não é de obstrução, o que evita o problema de obstru-ção de ponto único.
(3) Nessa invenção, uma fila de mensagem é ajustada para umcomponente tendo objetos ativos. Quando o estado de um componente sealtera, esse componente informará o componente mediador, que por sua vezinforma os outros componentes relevantes, portanto, os outros componentespodem saber as mudanças nesse componente no sistema em tempo. Alémdo mais, desde que todos os componentes com objetos ativos têm seus pró-prios encadeamentos independentes, então os outros componentes podematualizar seu próprio estado em tempo depois que eles são informados damensagem sobre a mudança que aconteceu nesse componente, e podemexibir o mesmo para um usuário do terminal.
IV. Descrição dos Desenhos Acompanhantes
A figura 1 é um diagrama de ilustração da estrutura do sistemade um registrador de dados de viagem de veículo.
A figura 2 é um diagrama de ilustração do método para gerenciaros dados de um registrador de dados de viagem de veículo nessa invenção.
V. Modalidades
Esse sistema de software de gerência de dados do registradorde dados de viagem de veículo (VDRDMS) é um pedaço do software aplica-tivo usado em um ambiente Windows, que foi desenvolvido de acordo comos padrões nacionais para registradores de viagem de veículo motorizado,GB/T 19056-2003. As modalidades dessa invenção são construídas combase no método para gerenciar os dados de um registrador de dados de via-gem de veículo como mostrado no diagrama de ilustração da figura 2.
Na figura 2, o sistema externo inclui um registrador de dados deviagem de veículo (VDR), um leitor de cartão e vários cartões, tais como umcartão de oficina, um cartão de motorista, um cartão de companhia, etc. Osistema de gerência de dados do registrador de dados de viagem de veículo(VDRDMS) se comunica e troca dados com o componente de comunicaçãodo registrador de dados de viagem de veículo (VDR) via uma porta serial(porta COM RS232) ou uma porta USB; também se comunica e troca dadosvia a porta USB com o componente do cartão inteligente, tais como um car-tão de motorista ou um cartão de companhia e via uma interface gráfica a-gradável para o usuário provê para um usuário a comunicação de dados,exibição de dados (tabelas e gráficos), pesquisa de dados, estatística dedados, impressão de dados, análise e gerência dos dados históricos e outrasfunções. O componente de comunicação do registrador de dados de viagemde veículo (VDR) e o componente do cartão inteligente são componentes desoftware relacionados com o dispositivo. Devido à introdução de um compo-nente mediador no sistema de gerência de dados do registrador de dados deviagem de veículo (VDRDMS) por essa invenção, os outros componentes,tais como o componente de comunicação do registrador de dados de viagemde veículo (VDR), o componente do cartão inteligente, o componente da ba-se de dados e o componente da interface do usuário, todos se comunicamvia o componente mediador, portanto, o componente mediador exerce a fun-ção de um componente lógico de controle. Um usuário opera em um PC viauma interface de usuário.
Essa invenção é descrita aqui abaixo pelas modalidades, masessas modalidades não são de qualquer forma para limitar o escopo dessainvenção.
Nessa invenção, o modo de objeto ativo é usado no sistema desoftware do registrador de dados de viagem de veículo (VDR). O assimchamado objeto ativo é considerado em contraste com um objeto passivo,onde a iniciação e a execução de um processo no objeto passivo estão den-tro do mesmo encadeamento, então a iniciação do processo no objeto pas-sivo é sincronizada e obstruída, e os objetos comuns todos pertencem aospassivos; enquanto a iniciação e a execução de um processo em um objetoativo são separadas e um objeto ativo tem seu próprio encadeamento deexecução independente, a iniciação de um processo em um objeto ativo éfeita por um outro encadeamento, mas o processo é executado por seu pró-prio encadeamento, portanto, a iniciação de um processo do objeto ativo éassíncrona e não obstrutiva.
Uma primeira modalidade dessa invenção é descrita aqui emprimeiro lugar, na qual um dispositivo original registrador de dados de via-gem de veículo (VDR) é substituído por um outro dispositivo registrador dedados de viagem de veículo (VDR) e os dados são transferidos do novo dis-positivo registrador de dados de viagem de veículo (VDR) para um PC.
De acordo com o método dessa invenção para gerenciar os da-dos de um registrador de dados de viagem de veículo (VDR), um componen-te mediador é ajustado em um sistema de gerência de dados do registradorde dados de viagem de veículo (VDRDMS) e o componente do cartão inteli-gente, o componente de comunicação do registrador de dados de viagem deveículo (VDR), o componente da base de dados e o componente de interfa-ce do usuário no sistema de gerência de dados do registrador de dados deviagem de veículo (VDRDMS) são conectados, via o componente mediador,nos outros componentes, respectivamente. Os componentes têm muitos a-tributos, tais como mobilidade, confiabilidade e capacidade de redimensio-namento, e de acordo com essa invenção, esses atributos do dito compo-nente mediador e ditos outros componentes são ajustados como atributosativos.
Quanto ao componente de comunicação do registrador de dadosde viagem de veículo (VDR), seus atributos ativos são ajustados para incluirum processo, um conjunto de variáveis de estado, um conjunto de buffers euma fila de mensagem. A fila de mensagem significa que a comunicaçãoentre os componentes é por meio do envio de mensagens. O processo docomponente de comunicação do registrador de dados de viagem de veículo(VDR) mantém suas próprias variáveis de estado, e quando qualquer umadas suas variáveis de estado muda, o componente de comunicação do re-gistrador de dados de viagem de veículo (VDR) envia uma mensagem parainformar o componente mediador, cuja mensagem está armazenada na filade mensagem do componente mediador, então o componente mediador en-via uma mensagem para informar o componente da interface do usuário.
Por exemplo, quando um dispositivo original registrador de da-dos de viagem de veículo (VDR) é desconectado, o processo do componen-te de comunicação do registrador de dados de viagem de veículo (VDR) de-tectará essa mudança e atualizará o estado correspondente do componentede comunicação do registrador de dados de viagem de veículo (VDR) para"desconectado"; por outro lado, quando um outro dispositivo registrador dedados de viagem de veículo (VDR) é conectado, o processo do componentede comunicação do registrador de dados de viagem de veículo (VDR) detec-tará essa mudança e atualizará o estado correspondente do componente decomunicação do registrador de dados de viagem de veículo (VDR) para "co-nectado". O componente de comunicação do registrador de dados de via-gem de veículo (VDR) envia uma mensagem para informar o componentemediador que o estado do componente de comunicação do registrador dedados de viagem de veículo (VDR) é "desconectado" ou "conectado", e essamensagem é mantida na fila de mensagem do componente mediador. De-pendendo das necessidades de um usuário, o componente mediador decidequais componentes relevantes devem ser informados. Além do mais, o com-ponente relevante para o componente de comunicação do registrador dedados de viagem de veículo (VDR) é o componente de interface do usuário,então o componente mediador envia uma mensagem para informar o com-ponente da interface do usuário, e essa mensagem é mantida na fila demensagem do componente da interface do usuário. Quando o processo docomponente da interface do usuário recebe a mensagem enviada do com-ponente mediador, ele atualiza o seu próprio estado, que é mostrado pelofato que um botão originalmente clicável agora muda para não clicável(quando o estado correspondente no componente de comunicação do regis-trador de dados de viagem de veículo (VDR) é atualizado para "desconecta-do") ou um botão originalmente não clicável agora muda para clicável(quando o estado correspondente no componente de comunicação do regis-trador de dados de viagem de veículo (VDR) é atualizado para "conectado").
Depois que o dispositivo registrador de dados de viagem de veí-culo (VDR) foi conectado no PC via uma porta serial, devido ao fato que osatributos do componente de comunicação do registrador de dados de via-gem de veículo (VDR) são ajustados para atributos ativos, mesmo se nãoexiste instrução do usuário do terminal, ele ativamente faria o upload dosdados do dispositivo registrador de dados de viagem de veículo (VDR) parao PC. Os dados uploaded seriam armazenados primeiro na área de bufferajustada para os dados no componente de comunicação do registrador dedados de viagem de veículo (VDR), e quando o componente mediador solici-ta os dados (por exemplo, quando o usuário do terminal solicita ver os da-dos), o componente de comunicação do registrador de dados de viagem deveículo (VDR) enviaria os dados para o componente mediador, e o compo-nente mediador por sua vez enviaria os dados para um componente corres-pondente da interface do usuário. Os dados na área de buffer do componen-te de comunicação do registrador de dados de viagem de veículo (VDR) con-tinuarão sendo mantidos lá, justo como mantendo um conjunto de cópia lo-calmente para os dados enviados para o componente mediador. Quando osdados são lidos através de uma interface do usuário, se os dados atualmen-te requeridos não estão na área do buffer do componente de comunicaçãodo registrador de dados de viagem de veículo (VDR), o componente de co-municação do registrador de dados de viagem de veículo (VDR) Ieria os da-dos do dispositivo registrador de dados de viagem de veículo (VDR) e arma-zenaria os mesmos na sua área de buffer, então enviaria os dados atravésdo componente mediador para a interface do usuário; se os dados atualmen-te requeridos estão disponíveis na área do buffer do componente de comu-nicação do registrador de dados de viagem de veículo (VDR), o componentede comunicação do registrador de dados de viagem de veículo (VDR) seriacapaz de enviar os dados na área do buffer rapidamente para o componentemediador, sem a necessidade de ler os dados do dispositivo registrador dedados de viagem de veículo (VDR) novamente, o que economizaria o tempopara leitura dos dados significativamente.
Se o estado do componente de comunicação do registrador dedados de viagem de veículo (VDR) muda, (por exemplo, "desconectado" ou"conectado"), os dados na área de buffer do componente de comunicaçãodo registrador de dados de viagem de veículo (VDR) são apagados.
O processo do componente de comunicação do registrador dedados de viagem de veículo (VDR) responde para as mensagens na suaprópria fila de mensagem. Uma tal mensagem pode vir não somente docomponente mediador (chamada como uma mensagem externa), mas tam-bém do próprio componente de comunicação do registrador de dados deviagem de veículo (VDR) (chamada como uma mensagem interna). Por e-xemplo, o componente mediador pode solicitar via uma mensagem ler osdados de velocidade para as últimas 360 horas, e o componente de comuni-cação do registrador de dados de viagem de veículo (VDR) pode tambémsolicitar via uma mensagem ler os dados da sessão de registro completos.
Quanto à mensagem vinda do próprio componente de comunicação do re-gistrador de dados de viagem de veículo (VDR), seu nível de prioridade estáabaixo desse da mensagem do componente mediador.
A segunda modalidade dessa invenção é sobre o tempo gastodurante o processo de uploading dos dados de velocidade do dispositivoregistrador de dados de viagem de veículo (VDR) para o PC.
Assumindo que uma mensagem é recebida pelo componente decomunicação do registrador de dados de viagem de veículo (VDR) proveni-ente do componente mediador, enquanto o componente de comunicação doregistrador de dados de viagem de veículo (VDR) está no processo de uplo-ading dos dados de velocidade, como mencionado acima, a mensagem vin-da do componente mediador tem um nível de prioridade mais alto do queesse da mensagem vinda do próprio componente de comunicação do regis-trador de dados de viagem de veículo (VDR), portanto, a mensagem docomponente mediador deve ser executada primeiro.
Existe um protocolo de comunicação entre o componente decomunicação do registrador de dados de viagem de veículo (VDR) e o dis-positivo registrador de dados de viagem de veículo (VDR) e esse protocolotem um formato similar a esse do protocolo de comunicação entre os com-ponentes do registrador de dados de viagem de veículo (VDR), mas não i-dêntico. Existe um comando de velocidade de upload no protocolo de comu-nicação original entre o componente de comunicação do registrador de da-dos de viagem de veículo (VDR) e o dispositivo registrador de dados de via-gem de veículo (VDR). De acordo com essa invenção, um comando de velo-cidade de upload dividido é adicionado no protocolo de comunicação origi-nal. Desde que o comando de velocidade de upload é ajustado como umcomando de divisão, o comando de divisão inclui um identificador de iníciode dados e um identificador de comprimento dos dados. Alternativamente,um cabeçalho é adicionado no bloco de dados do comando de velocidade deupload original no dito protocolo de comunicação, cujo cabeçalho inclui umidentificador de início de dados e um identificador de comprimento dos da-dos. O identificador de início dos dados e o identificador do comprimento dosdados são de 2 bytes, respectivamente.
Desde que um identificador de início dos dados e um identifica-dor de comprimento dos dados são adicionados no comando de velocidadede upload, eles permitiriam uma quantidade relativamente pequena de da-dos sendo uploaded de cada vez pelo componente de comunicação do re-gistrador de dados de viagem de veículo (VDR). Assumindo que P1 seja obyte superior representando o início dos dados de upload, P2 é o byte inferi-or representando o início dos dados de upload, L1 é o byte superior repre-sentando o comprimento dos dados de upload e L2 é o byte inferior repre-sentando o comprimento dos dados de upload. Para uma mensagem exter-na vinda do componente mediador, se nenhum dos dados de upload está naárea do buffer local (PC), o tempo para o processo responder para a mensa-gem é Pi; e para essa mensagem externa, se todos os dados de upload es-tão na área de buffer local (PC), o tempo para o processo responder para amensagem é Ci e é sabido que Ci « Pi.
Pode ser observado a partir da definição acima que, em primeirolugar, a melhor situação seria essa se todos os dados de upload estivessemna área de buffer local (PC) (por exemplo, na área de buffer do componentede comunicação do registrador de dados de viagem de veículo (VDR)), en-tão o tempo para o processo responder para a mensagem externa é Ci.
Em segundo lugar, se o componente de comunicação do regis-trador de dados de viagem de veículo (VDR) está inativo (por exemplo, oprocesso do componente de comunicação do registrador de dados de via-gem de veículo (VDR) recentemente terminou respondendo a uma mensa-gem externa, e está no meio da verificação se existe qualquer nova mensa-gem), e nesse momento o componente de comunicação do registrador dedados de viagem de veículo (VDR) recebe uma mensagem externa vinda docomponente mediador, e nesse caso nenhum dos dados fica na área de buf-fer local, então o tempo para o processo responder para a mensagem exter-na é Pi.
Além do mais, se o componente de comunicação do registradorde dados de viagem de veículo (VDR) recebe em primeiro lugar uma men-sagem interna de si próprio, então o processo do componente de comunica-ção do registrador de dados de viagem de veículo (VDR) responderia paraessa mensagem, a saber, uploading dados do dispositivo registrador de da-dos de viagem de veículo (VDR) para a área de buffer do componente decomunicação do registrador de dados de viagem de veículo (VDR). Se du-rante o tempo de resposta a essa mensagem interna, uma mensagem exter-na vinda do componente mediador é recebida, embora a mensagem docomponente mediador tenha prioridade mais alta do que essa da mensagemdo próprio componente de comunicação do registrador de dados de viagemde veículo (VDR), desde que a resposta para a mensagem do componentede comunicação do registrador de dados de viagem de veículo (VDR) é umaoperação original que não pode ser interrompida durante a sua execução, énecessário aguardar que o processo do componente de comunicação doregistrador de dados de viagem de veículo (VDR) complete sua respostapara essa mensagem, a seguir é possível responder à mensagem vinda docomponente mediador. Assumindo do momento que o componente de co-municação do registrador de dados de viagem de veículo (VDR) recebe amensagem do componente mediador até o momento em que o processo docomponente de comunicação do registrador de dados de viagem de veículo(VDR) responde para a mensagem, o intervalo de tempo é BT, no pior casoquando nenhum dos dados está na área de buffer local, o tempo de respostamáximo para essa mensagem externa seria BT+Pi.
Geralmente, depois que o dispositivo registrador de dados deviagem de veículo (VDR) foi conectado no PC, desde que o componente decomunicação do registrador de dados de viagem de veículo (VDR) ativamen-te faria o upload dos dados, de tempos em tempos, para o PC local e os ar-mazenaria na área de buffer local, quanto mais dados são transferidos parao PC local e armazenados na área de buffer local, o tempo de resposta dosistema para uma mensagem se tornaria cada vez mais curto. Isto quer di-zer, no estágio anterior depois que o dispositivo registrador de dados de via-gem de veículo (VDR) foi conectado no PC, o tempo de resposta pelo pro-cesso pode ser BT+Pi algumas vezes, mas à medida que o tempo de cone-xão se torna cada vez mais longo, as ocorrências para o tempo de respostapelo processo ser BT+Pi seriam cada vez menores, e as ocorrências de Ciseriam cada vez maiores, até o momento em que todos os dados do disposi-tivo registrador de dados de viagem de veículo (VDR) tivessem sido transfe-ridos e o tempo de resposta do processo seria sempre Ci.
Desde que os dados são transferidos lote por lote, o tempo parao componente de comunicação do registrador de dados de viagem de veícu-lo (VDR) responder para uma mensagem interna não seria longo, isto é, ovalor de BT seria muito pequeno, portanto, mesmo se durante um processode uploading uma mensagem é recebida do componente mediador, ele pre-cisa aguardar somente um tempo muito curto para responder para a mensa-gem do componente mediador, então uma economia significativa é feita notempo de espera.Essa invenção é descrita acima por meio de modalidades e a-queles versados na técnica seriam capazes de fazer alterações sem se afas-tar do espírito dessa invenção, e todas tais alterações estariam dentro doescopo das reivindicações anexas a ela.

Claims (12)

1. Método para gerenciar os dados de um registrador de dadosde viagem de veículo (VDR), caracterizado pelo fato de que, em primeirolugar, um componente mediador é ajustado em um sistema de gerência dedados de viagem do registrador de dados de veículo (VDRDMS), o compo-nente mediador é conectado a um componente cartão inteligente, um com-ponente de comunicação de registrador de dados de viagem de veículo (V-DR), um componente de base de dados e um componente de interface deusuário, e cada um dos ditos componentes se comunica com os ditos outroscomponentes através do dito componente mediador; em segundo lugar, osatributos do dito componente mediador, do dito componente cartão inteligen-te, do dito componente de comunicação do dito registrador dè dados de veí-culo (VDR), do dito componente da base de dados e do dito componente dainterface de usuário são ajustados como atributos ativos.
2. Método para gerenciar os dados de um registrador de dadosde viagem de veículo (VDR) de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de que um processo, um conjunto de variáveis de estado e uma filade mensagem são ajustados para cada dito componente, o dito processo decada componente mantém as variáveis de estado do mesmo componente, equando qualquer variável de estado de qualquer dito componente se altera,esse componente envia uma mensagem para informar ao dito componentemediador, que a mensagem está armazenada na fila de mensagem do com-ponente dito do mediador, então o dito componente mediador envia umamensagem para informar aos outros componentes relevantes a esse com-ponente.
3. Método para gerenciar os dados de um registrador de dadosde viagem de veículo (VDR) de acordo com a reivindicação 2, caracterizadopelo fato de que um conjunto de buffers é ajustado para o dito componentede comunicação do registrador de dados de viagem do veículo (VDR) paraarmazenar os dados do dispositivo registrador de dados de viagem do veículo (VDR).
4. Método para gerenciar os dados de um registrador de dadosde viagem de veículo (VDR) de acordo com a reivindicação 2, caracterizadopelo fato de que se o dito componente de interface de usuário se localizarem uma posição remota, um conjunto de buffers é ajustado para o dito com-ponente de interface de usuário para armazenar os dados requeridos pelodito componente da interface de usuário.
5. Método para gerenciar os dados de um registrador de dadosde viagem de veículo (VDR) de acordo com qualquer uma das reivindica-ções 2 a 4, caracterizado pelo fato de que exceto o dito componente medi-ador, o processo de qualquer outro componente responde à mensagem vin-do de uma fila de mensagem daquele componente, e cuja mensagem vemdo componente mediador ou daquele próprio componente.
6. Método para gerenciar os dados de um registrador de dadosde viagem de veículo (VDR) de acordo com a reivindicação 5, caracterizadopelo fato de que uma mensagem vindo do componente mediador tem umaprioridade mais alta do que aquela de uma mensagem vindo do própriocomponente.
7. Método para gerenciar os dados de um registrador de dadosde viagem de veículo (VDR) de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de que um protocolo de comunicação entre o dito componente decomunicação do registrador de dados do veículo (VDR) e o dispositivo regis-trador de dados do veículo (VDR)1 ou entre o dito componente de cartão in-teligente e um leitor de cartão é definido.
8. Método para gerenciar os dados de um registrador de dadosde viagem de veículo (VDR) de acordo com a reivindicação 7, caracterizadopelo fato de que pelo menos um comando de divisão é ajustado no dito pro-tocolo de comunicação, cujo comando de divisão inclui um identificador deinício e um identificador de comprimento de dados.
9. Método para gerenciar os dados de um registrador de dadosde viagem de veículo (VDR) de acordo com a reivindicação 8, caracterizadopelo fato de que o dito comando de divisão é um comando de velocidade deupload do registrador de dados de viagem de veículo (VDR).
10. Método para gerenciar os dados de um registrador de dadosde viagem de veículo (VDR) de acordo com a reivindicação 7, caracterizadopelo fato de que um cabeçalho é acrescentado no bloco de dados do pelomenos um comando no dito protocolo de comunicação, cujo cabeçalho incluium identificador de início de dados e um identificador de comprimento de dados.
11. Método para gerenciar os dados de um registrador de dadosde viagem de veículo (VDR) de acordo com a reivindicação 10, caracteriza-do pelo fato de que o comando no dito protocolo de comunicação é um co-mando de velocidade de upload do registrador de dados de viagem de veículo(VDR).
12. Método para gerenciar os dados de um registrador de dadosde viagem de veículo (VDR) de acordo com a reivindicação 8 ou 10, carac-terizado pelo fato de que o comprimento do dito identificador de início dedados e o dito indicador de comprimento de dados é 2 bytes respectivamente.
BRPI0613073-9A 2005-06-30 2006-06-30 método para gerenciar os dados de um registrador de dados de viagem de um veìculo BRPI0613073A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
CNB200510080215XA CN100449550C (zh) 2005-06-30 2005-06-30 一种车辆行驶记录仪管理数据的方法
CN200510080215.X 2005-06-30
PCT/EP2006/063713 WO2007003586A1 (en) 2005-06-30 2006-06-30 A method for managing data of a vehicle traveling data recorder

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0613073A2 true BRPI0613073A2 (pt) 2010-12-21

Family

ID=36928641

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0613073-9A BRPI0613073A2 (pt) 2005-06-30 2006-06-30 método para gerenciar os dados de um registrador de dados de viagem de um veìculo

Country Status (4)

Country Link
EP (1) EP1908026A1 (pt)
CN (1) CN100449550C (pt)
BR (1) BRPI0613073A2 (pt)
WO (1) WO2007003586A1 (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN103164885B (zh) * 2011-12-16 2016-10-12 上海博泰悦臻电子设备制造有限公司 驾车行为控制系统
CN103164883A (zh) * 2011-12-16 2013-06-19 上海博泰悦臻电子设备制造有限公司 汽车安全黑匣子装置
CN104035363A (zh) * 2014-05-28 2014-09-10 湖南三一路面机械有限公司 一种车载记录管理系统及其管理方法
US10210680B2 (en) * 2015-06-15 2019-02-19 Assa Abloy Ab Credential cache
CN112398744A (zh) * 2019-08-16 2021-02-23 阿里巴巴集团控股有限公司 网络通信方法、装置及电子设备

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP3272960B2 (ja) * 1996-08-19 2002-04-08 株式会社データ・テック ドライビングレコーダ及び車両の運行解析装置
WO1998047109A1 (en) * 1997-04-17 1998-10-22 Stage Iii Technologies, L.C. Vehicle crash data recorder, locator and communicator
US7046638B1 (en) * 2000-10-12 2006-05-16 Robert Bosch Gmbh Wireless access to closed embedded networks
WO2003015002A1 (en) * 2001-08-10 2003-02-20 Tellsyn Co., Ltd System and method for collecting vehicle data and diagnosing the vehicle, and method for automatically setting the vehicle convenience apparatus using smartcard
EP1293937A1 (en) * 2001-09-17 2003-03-19 Koninklijke KPN N.V. Service mediator system for vehicles and vehicle passengers in a traffic network
US20050066371A1 (en) * 2003-09-19 2005-03-24 Bin Lu Mobile digital security system and method
US6978198B2 (en) * 2003-10-23 2005-12-20 General Motors Corporation System and method to load vehicle operation software and calibration data in general assembly and service environment

Also Published As

Publication number Publication date
WO2007003586A1 (en) 2007-01-11
EP1908026A1 (en) 2008-04-09
CN100449550C (zh) 2009-01-07
CN1889082A (zh) 2007-01-03

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US7533181B2 (en) Apparatus, system, and method for data access management
US8291025B2 (en) Controlling retention of publication
US7165083B2 (en) File management method in a distributed storage system
BRPI0613073A2 (pt) método para gerenciar os dados de um registrador de dados de viagem de um veìculo
JP6095012B2 (ja) メタ情報書込方法、メタ情報読出方法、ファイル管理システム、コンピュータ・システム、プログラムおよびデータ構造
CN107786623B (zh) 消息异步处理方法和装置
JPH10171681A (ja) オブジェクト指向装置管理システム
US7228352B1 (en) Data access management system in distributed processing system
GB2378546A (en) Automatic configuration of performance management software
US7917476B2 (en) Device management system using log management object and method for generating and controlling logging data therein
KR100631761B1 (ko) 가상의 sdr을 이용한 관리 시스템 및 그 방법
US5652913A (en) System for providing intercommunication of I/O access factors stored in a shared data structure, accessed and maintained by both file system and device driver
CN107193563B (zh) 一种服务器无状态固件版本管理的方法
US8527710B2 (en) Storage controller and method of controlling storage controller
US7603585B2 (en) Systems and methods for updating field replaceable units
US7421613B2 (en) Method and system for managing of job execution
CN104636086B (zh) 一种ha存储设备、管理ha状态的方法
US11262834B1 (en) Data processing system and method for monitoring system properties
JP5485846B2 (ja) 情報記録装置
KR101138937B1 (ko) 네트워크 버퍼를 이용한 컨텍스트 상태 정보 기반 미리 읽기 시스템 및 방법
CN109753325A (zh) 桌面未读数更新方法、装置、应用及终端
CN109088921A (zh) 一种写操作处理方法、装置和计算机可读存储介质
CN112578996B (zh) 一种存储系统的元数据的发送方法及存储系统
JP2001134511A (ja) ネットワーク管理システム及びその管理方法並びにその制御プログラムを記録した記録媒体
JP2001251318A (ja) ゲートウェイシステム及び情報端末

Legal Events

Date Code Title Description
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B11Y Definitive dismissal - extension of time limit for request of examination expired [chapter 11.1.1 patent gazette]