BRPI0613012A2 - dispositivo de acesso, dispositivo de roteador e mÉtodo de suportar uma configuraÇço de endereÇo stateless de ipv6 em uma rede de comunicaÇço - Google Patents

dispositivo de acesso, dispositivo de roteador e mÉtodo de suportar uma configuraÇço de endereÇo stateless de ipv6 em uma rede de comunicaÇço Download PDF

Info

Publication number
BRPI0613012A2
BRPI0613012A2 BRPI0613012-7A BRPI0613012A BRPI0613012A2 BR PI0613012 A2 BRPI0613012 A2 BR PI0613012A2 BR PI0613012 A BRPI0613012 A BR PI0613012A BR PI0613012 A2 BRPI0613012 A2 BR PI0613012A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
user
access device
message
router
identification information
Prior art date
Application number
BRPI0613012-7A
Other languages
English (en)
Inventor
Keyao Zhu
Haibo Wen
Renxiang Yan
Yinglan Jiang
Fanxiang Bin
Qingshan Zhang
Original Assignee
Cit Alcatel
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Cit Alcatel filed Critical Cit Alcatel
Publication of BRPI0613012A2 publication Critical patent/BRPI0613012A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L61/00Network arrangements, protocols or services for addressing or naming
    • H04L61/50Address allocation
    • H04L61/5007Internet protocol [IP] addresses
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L45/00Routing or path finding of packets in data switching networks
    • H04L45/54Organization of routing tables
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L2101/00Indexing scheme associated with group H04L61/00
    • H04L2101/60Types of network addresses
    • H04L2101/618Details of network addresses
    • H04L2101/659Internet protocol version 6 [IPv6] addresses

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Data Exchanges In Wide-Area Networks (AREA)

Abstract

Patente de Invenção: DISPOSITIVO DE ACESSO, DISPOSITIVO DE ROTEADOR E MÉTODO DE SUPORTAR UMA CONFIGURAÇçO DE ENDEREÇO STATELESS DE IPv6 EM UMA REDE DE COMUNICAÇçO. A presente invenção refere-se a um dispositivo de acesso baseado em lPv6, um roteador de borda e um método para uma configuração de endereço stateless para um equipamento do usuário de lPv6 em uma rede de acesso de Ethernet, em que, o dispositivo de acesso adiciona a ID de agente de transferência que indica o próprio dispositivo de acesso e o identificador de porta relevante que indica o equipamento do usuário a uma mensagem de solicitação de roteador enviada pelo equipamento do usuário na forma de uma opção recentemente definida, e transfere a mensagem para o roteador de borda relevante; e o roteador de borda configura um prefixo de endereço dedicado para o equipamento do usuário de acordo com a ID de agente de transferência e o identificador de porta, combina o prefixo de endereço, a ID de transferência e o identificador de porta em uma mensagem de resposta de roteador, e envia a mensagem de resposta para o equipamento de acesso relevante indicado pela ID de transferência; o dispositivo de acesso envia uma mensagem de anúncio de roteador somente incluindo o prefixo de endereço através da porta de linha indicada pelo identificador de porta para o equipamento do usuário. Pela alocação do prefixo de endereço dedicado para todas as linhas de assinante de dados para o serviço de lPv6, uma configuração de endereço stateless é conseguida para resolver os problemas de segurança e de escalabilidade na técnica anterior.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "DISPOSITIVODE ACESSO, DISPOSITIVO DE ROTEADOR E MÉTODO DE SUPORTARUMA CONFIGURAÇÃO DE ENDEREÇO STATELESS DE IPv6 EM UMAREDE DE COMUNICAÇÃO".
Campo da Invenção
A presente invenção refere-se a uma rede de acesso,e especifi-camente, a um dispositivo e método para implementar uma configuração deendereço em uma rede de acesso.
Antecedentes da Invenção
A configuração stateless IPv6 é considerada um modo de confi-guração recentemente definido no protocolo IPv6, pela qual uma configura-ção flexível de um terminal pode ser conseguida e um plug&play de um dis-positivo de terminal é tornado possível.
A figura 1 mostra uma vista esquemática de uma arquitetura derede de acesso que suporta um equipamento do usuário IPv6, no qual estácompreendida uma pluralidade de equipamentos do usuário (somente o e-quipamento do usuário 3 está mostrado para simplicidade), um dispositivode acesso (ou nodo de acesso) 1 e um roteador 2. Entre estes, o dispositivode acesso 1 pode ser um dispositivo de camada 2 com algumas funcionali-dades de camada 3. Um tal dispositivo típico é um IPDSLAM (Multiplexadorde Acesso de Linha de Assinante Digital de IP). O roteador 2 pode ser umroteador de borda baseado em protocolo IPv6 (BRAS/Roteador de BordaIPv6).
Na configuração de stateless IPv6 padrão, o equipamento dousuário 3 primeiro gera um endereço de transferência de conexão local porsi próprio, e então multidifunde, tomando o endereço como um endereço defonte, informações de configuração de endereços denominada solicitação deroteador (RS) através do dispositivo de acesso 1 para todos os roteadores 2na conexão local. O roteador 2 responde à solicitação com a mensagem deanúncio de roteador (RA) a qual contém um prefixo de endereço de transfe-rência de unidifusão global agregado e outras informações de configuraçãorelevantes. O equipamento do usuário 3 combina o prefixo de endereço glo-bal que este consegue através do dispositivo de acesso 1 do roteador 2 eum identificador de interface gerado por si próprio para gerar um endereçoglobal automaticamente. E através de uma detecção de endereço repetida, oequipamento do usuário 3 pode comunicar-se com outro equipamento dousuário na Internet. Utilizando a configuração stateless, os endereços de IPde todos os hospedeiros dentro de uma rede podem ser mudados sem inter-venção manual. No entanto, a configuração stateless IPv6, a qual foi geradaem aplicativos de rede aberta, opera na premissa de que os nodos vizinhosconfiam uns nos outros. A aplicação direta deste mecanismo em uma redede acesso causará problemas de segurança e de escalabilidade da rede a-cesso, especialmente para um dispositivo de acesso de camada 2 ou umdispositivo de acesso de camada 2 melhorado com algumas funcionalidadesde camada 3. Uma descrição detalhada será abaixo fornecida.
A aplicação do mecanismo de configuração stateless IPv6 pa-drão na rede de acesso causará os seguintes problemas:
1. Problema de segurança potencial: na configuração stateless,quando múltiplas linhas de DSL compartilham o mesmo prefixo, um equipa-mento do usuário malicioso poderia facilmente mascarar os endereços de IPconseguindo diretamente o prefixo anunciado. É quase impossível para odispositivo de acesso 1 suportar um filtro antimascaramento já que nenhumainformação de estado de endereço foi mantida no dispositivo de acesso 1.
2. Problema de escalabilidade potencial: quando o dispositivo deacesso 1 recebe um RA do roteador de borda 2, este precisa transferir a suamensagem de RA para todos os usuários de linha de DSL. Isto é porque es-te dispositivo de acesso 1 não tem conhecimento de qual linha de DSL amensagem de RA está objetivando. Como o número de usuários de bandalarga continua aumentando, a transferência da mensagem de RA para todasas portas de linha de DSL poderia causar um certo problema de desempe-nho o que eventualmente pode ter efeitos laterais sobre a escalabilidade dodispositivo de acesso 1.
De modo a aperfeiçoar a segurança e a escalabilidade, é prefe-rido que o roteador de borda 2 anuncie um prefixo de endereço dedicadopara cada linha de DSL. Assim, 1) o dispositivo de acesso 1 poderia facil-mente executar um filtro antimascaramento de endereço de IP pela inspeçãodo prefixo de uma fonte de pacote e 2) o dispositivo de acesso 1 poderiaevitar o problema de escalabilidade somente transferindo a mensagem deRA do roteador de borda 2 para uma linha de DSL específica.
O problema técnico a ser resolvido na técnica anterior é comosuportar uma tal configuração de alocação de um prefixo de endereço paracada configuração de linha de DSL em uma rede de acesso de banda largaque emprega um dispositivo de acesso de camada 2 com algumas funciona-lidades de camada 3.
Em uma rede de acesso de camada 2 existente, tanto o modode conexão cruzada baseado em VLAN quanto o modo de ponte baseadoem endereço MAC podem ser empregados na transferência de dados. Parao problema técnico acima descrito, uma solução existente é que o dispositivode acesso 1 pode operar no modo de conexão cruzada, a VLAN (rede deárea local virtual) está configurada para identificar e separar o tráfego ou asinformações (por exemplo a mensagem de RS) de diferentes linhas de DSL.No roteador de borda baseado em IPv6 2, a mensagem de RA que contémum prefixo de endereço específico será somente enviada para a linha deDSL identificada por uma certa VLAN. No modo de conexão cruzada, ne-nhuma modificação é necessária no dispositivo de acesso 1. Aqui, o modode conexão cruzada significa que as informações de VLAN do usuário pode-riam ser mantidas no lado da rede e diferentes clientes não compartilharão omesmo identificador de VLAN.
Como o número de identificadores de VLAN é limitado (<= 1024VLANs) (uma rede de acesso pode suportar no máximo 1024 VLANs), seriaimpossível que uma rede de acesso suportasse um identificador de VLANpor uma linha de DSLquando existe um grande número de linhas de DSL narede de acesso. O empilhamento de VLANs é uma solução alternativa pararesolver o problema de escalabilidade de solução de VLAN padrão. Pela uti-lização de empilhamento de VLANs, é possível escalar para suportar 1024 *1024 VLANs distintas. Infelizmente, o empilhamento de VLANs não foi pa-dronizado, e assim não é suportado por todos os dispositivos de acesso eEthernets.
Quando o dispositivo de acesso 1 opera no modo de ponte, co-mo os identificadores de linha de DSL não podem ser transferidos para olado da rede, o roteador de borda não pode alocar um prefixo de endereçoespecífico para cada linha de DSL corretamente. Aqui, o modo de ponte sig-nifica que como as informações de linha de DSL do equipamento do usuárionão podem ser mantidas no lado da rede, é impossível eficaz distinguir osdiferentes equipamentos do usuário.
A presente invenção é proposta para resolver os problemas aci-ma na técnica anterior.
Sumário da Invenção
É um objetivo da invenção prover uma solução técnica que per-mite que um nodo de acesso em modo de ponte suporte uma configuraçãostateless IPv6 de um prefixo de endereço por linha em uma rede de acesso.Pela adição de uma opção de identificador de porta de agente de transferên-cia em mensagens de RS e RA1 um roteador de borda de IPv6 pode conse-guir as informações de ID de uma linha de DSL e utilizar as informações pa-ra alocar um prefixo de endereço de IPv6 para cada usuário de DSL
A proposta de VLAN (ou de empilhamento de VLANs) executaum prefixo de endereço por linha utilizando a tecnologia de Ethernet. Istorequer que todos os dispositivos de Ethernet entre o equipamento do usuárioe o roteador de borda suportem o mecanismo de VLAN e o nodo de acessoprecisa operar em um modo de conexão cruzada.
A presente invenção executa um prefixo de endereço por linhautilizando a tecnologia de IP, isto é, pelo encapsulamento das informaçõesde ID de linha de DSL em mensagens de RA e RS. Esta solução permite queo nodo de acesso opere em modo de ponte ou que uma VLAN seja compar-tilhada entre os diferentes usuários. Mas esta solução requer que tanto onodo de acesso quanto o roteador de borda suportem esta extensão de RS / RA.
De acordo com um primeiro aspecto da presente invenção, estáprovido um método para configuração de endereço em um dispositivo deacesso em uma rede de comunicação suportada por protocolo IPv6, o méto-do compreendendo: receber uma mensagem de solicitação do usuário doequipamento do usuário; adicionar as informações de identificação do usuá-rio que identificam o equipamento do usuário à mensagem de solicitação dousuário, para gerar uma mensagem de solicitação à qual as informações deidentificação do usuário são adicionadas; e enviar a mensagem de solicita-ção à qual as informações de identificação do usuário estão adicionadas pa-ra um roteador.
De preferência, o método ainda compreende as etapas de: rece-ber uma mensagem de resposta de roteador do roteador; separar as infor-mações de prefixo de endereço e as informações de identificação do usuárioda mensagem de resposta de roteador; e enviar as informações de prefixode endereço para o equipamento do usuário correspondente de acordo comas informações de identificação do usuário.
De acordo com um segundo aspecto da presente invenção, estáprovido um dispositivo de acesso para a configuração de endereço para umequipamento do usuário em uma rede de comunicação suportada por proto-colo IPv6, o dispositivo de acesso compreendendo: um primeiro meio de re-cepção para receber uma mensagem de solicitação do usuário do equipa-mento do usuário; um meio de combinação de mensagem para adicionar asinformações de identificação do usuário que identificam o equipamento dousuário à mensagem de solicitação do usuário, para gerar uma mensagemde solicitação à qual as informações de identificação do usuário são adicio-nadas; e um primeiro meio de envio para enviar a mensagem de solicitaçãoà qual as informações de identificação do usuário estão adicionadas, paraum roteador de borda.
De preferência, o dispositivo de acesso ainda compreende: umsegundo meio de recepção para receber uma mensagem de resposta deroteador do roteador; um meio de separação de mensagem para separar asinformações de prefixo de endereço e as informações de identificação dousuário da mensagem de resposta de roteador; e um segundo meio de enviopara enviar as informações de prefixo de endereço para o equipamento dousuário correspondente de acordo com as informações de identificação dousuário.
De acordo com um terceiro aspecto da presente invenção, estáprovido um método para configuração de endereço em um dispositivo deroteamento de uma rede de comunicação suportada por protocolo IPv6, ométodo compreendendo: receber uma mensagem de solicitação do usuáriode um dispositivo de acesso; separar as informações de identificação do u-suário da mensagem de solicitação do usuário; alocar um prefixo de endere-ço específico do usuário com base nas informações de identificação do usu-ário; adicionar o prefixo de endereço específico do usuário e as informaçõesde identificação do usuário para uma mensagem de resposta de roteador; eenviar a mensagem de resposta de roteador à qual as informa-ções de identificação do usuário e o prefixo de endereço específico estãoadicionados para o dispositivo de acesso.
De acordo com um quarto aspecto da presente invenção, estáprovido um dispositivo de roteamento para a configuração de endereço paraum equipamento do usuário em uma rede de comunicação suportada porprotocolo IPv6, o dispositivo de roteamento compreendendo: um meio derecepção para receber uma mensagem de solicitação do usuário de um dis-positivo de acesso; um meio de separação de mensagem para separar asinformações de identificação do usuário da mensagem de solicitação do u-suário; um meio de alocação para alocar um prefixo de endereço específicodo usuário com base na identificação (ID) de agente de transferência e emum identificador de porta; um meio de combinação de mensagem para adi-cionar o prefixo de endereço específico do usuário, a identificação de agentede transferência e o identificador de porta a uma mensagem de resposta deroteador; e um meio de envio para enviar a mensagem de resposta de rote-ador à qual as informações de identificação do usuário e o prefixo de ende-reço específico estão adicionados, para o dispositivo de acesso.
Comparada com a técnica anterior, a presente invenção conse-gue uma configuração de endereço stateless do serviço de IPv6 pela aloca-ção de um prefixo de endereço dedicado para cada linha de assinante dedados, por meio disto resolvendo o problema de segurança e de escalabili-dade causado pela aplicação da solução da técnica anterior em uma rede deacesso diretamente. Esta permite que um dispositivo de acesso opere nomodo de ponte quando a VLAN (empilhamento de VLANs) não é suportadopelo dispositivo de acesso e uma rede EMAN ou quando múltiplas linhascompartilham a mesma VLAN. Mais ainda, a presente invenção não faz ne-nhuma modificação no equipamento do usuário. O equipamento do usuáriopode empregar diretamente a pilha de protocolo IPv6 padrão.
Breve Descrição dos Desenhos
Daqui em diante, uma descrição detalhada será fornecida dapresente invenção com referência aos desenhos acompanhantes nos quaisos números de referência iguais ou similares denotam os mesmos compo-nentes:
Figura 1 é uma vista esquemática de uma arquitetura de rede deacesso de camada 2 baseada em padrão IPv6 na técnica anterior;
Figuras 2A-C são vistas esquemáticas de um formato de men-sagem de solicitação de roteador, um formato de mensagem de anúncio deroteador e um formato de opção adicional de mensagem na técnica anterior;
Figura 3 é uma vista esquemática de um formato de opção aoqual as mensagens de solicitação e de anúncio de roteador podem ser adi-cionadas de acordo com uma modalidade da presente invenção;
Figura 4 é uma vista esquemática de uma configuração de ende-reço stateless para um equipamento o usuário em uma arquitetura de redede acesso de camada 2 baseada em padrão IPv6 de acordo com uma mo-dalidade da presente invenção;
Figura 5 é um diagrama de blocos de um dispositivo de acessoque implementa uma configuração de endereço para o equipamento do usu-ário em uma rede de acesso de acordo com uma modalidade da presenteinvenção;
Figura 6 é um fluxograma de um método para implementar aconfiguração de endereço para o equipamento do usuário em um dispositivode acesso de uma rede de acesso de acordo com uma modalidade da pre-sente invenção;
Figura 7 é um diagrama de blocos de um dispositivo de rotea-mento que implementa a configuração de endereço para o equipamento dousuário em uma rede de acesso de acordo com uma modalidade da presen-te invenção; e
Figura 8 é um fluxograma de um método para implementar aconfiguração de endereço para o equipamento do usuário em um dispositivode roteamento de uma rede de acesso de acordo com uma modalidade dapresente invenção.
Descrição das Modalidades Preferidas
A presente invenção será descrita em detalhes com referênciaaos desenhos acompanhantes e em termos de modalidades concretas. De-ve ser compreendido que a presente invenção não está limitada a estas mo-dalidades concretas.
As figuras 2A-2B mostram vistas esquemáticas de formatos demensagem de uma mensagem de solicitação de usuário (por exemplo umamensagem de solicitação de roteador (RS)) do equipamento do usuário 3mostrado na figura 1 e uma mensagem de resposta de roteador (por exem-pio uma mensagem de anúncio de roteador (RA)) do roteador 2 mostrado nafigura 1. Ambas estas duas mensagens pertencem ao protocolo de desco-berta de vizinho de IPv6 e estão encapsuladas em um pacote ICMPv6.
Como mostrado na figura 2A, na mensagem de RS, o 12 byte éutilizado para indicar o tipo; o 2- é utilizado para indicar o código; os 3- - A-bytes são checksum; os 5- -82 bytes são bytes reservados; e os bytes sub-sequentes são opções.
Como mostrado na figura 2B, na mensagem de RA, o 12 byte éutilizado para indicar o tipo; o2sé utilizado para indicar o código; os 3S - 42bytes são checksum; o 52 byte é Limite Cur Hop; no 62 byte, o 12 bit denotaΜ, o 22 bit denota O, e os 3- - 82 bits são utilizados para reserva; os 72 - 82bytes denotam o tempo de vida de roteador; os 92 - 122 bytes denotam otempo alcançável; os 132 - 162 bytes denotam o temporizador de retransmis-são; e os bytes subseqüentes são opções.
Os formatos de opções na mensagem de RS / RA são como segue:
As mensagens de Descoberta de Vizinho de IPv6 (que incluemas mensagens de RS e de RA) incluem zero ou mais opções, algumas dasquais podem aparecer múltiplas vezes na mesma mensagem. Todas as op-ções estão na forma mostrada na figura 2C:
em que,
Tipo: o tipo é um identificador de 8 bits. O padrão RFC 2461 de-finiu o tipo de opção como mostrado na Tabela 1:
Tabela 1:
<table>table see original document page 10</column></row><table>
Comprimento: inteiro não assinado de 8 bits. O comprimento daopção (que inclui os campos de tempo e comprimento) é em unidades de 8bytes. O valor O é inválido. O dispositivo de acesso 1 deve descartar um pa-cote ND que contém uma opção com o valor O de comprimento.
Como anteriormente mencionado existem 5 tipos de opções de-finidos no padrão RFC 2461. De modo a implementar a presente invenção,propomos um novo tipo de opção, o formato da qual está mostrada na Tabela 3:
<table>table see original document page 10</column></row><table>
Um seu formato de mensagem concreto está mostrado na figura3, em que,
Tipo: 6
Comprimento: 3 (em unidades de 8 bytes)
Identificador de Conexão: Este campo identifica unicamente umalinha (porta) sob um dispositivo de acesso. Em uma rede de acesso DSL1 oendereço MAC de cada porta de linha de DSL pode ser utilizado como o i-dentificador. Se a porta de linha de DSL não tiver um endereço MAC, qual-quer outro identificador de camada 2 única local pode ser utilizado pelo nodode acesso como o identificador.
ID de Agente de Transferência: Este campo identifica unicamen-te um agente de transferência de mensagem de RS / RA (isto é, um disposi-tivo de acesso). Em uma rede de acesso IPv6, este campo pode empregar oendereço de IPv6 (ou qualquer outro identificador de camada 2 ou 3) do no-do de acesso utilizado pelo provedor de serviço para o propósito de gerenci-amento de rede.
A figura 4 é uma vista esquemática de soluções de RS / RA paraa configuração stateless de IPv6 em uma rede de comunicação baseada emIPv6 a qual emprega o dispositivo de acesso (nodo de acesso) 1 de Ethernetcom algumas funcionalidades de camada IP.
A figura 4 mostra as soluções de agente de RS / RA para o dis-positivo de acesso (nodo de acesso) 1 de Ethernet de camada 2 com algu-mas funcionalidades de camada 3 (camada IP) de modo a suportar a confi-guração stateless de IPv6.
Especificamente, a figura 4 mostra um equipamento do usuário(suportado por protocolo IPv6) 3, um dispositivo de acesso (dispositivo deacesso de Ethernet com algumas funcionalidades de camada IP) 1 e umdispositivo de roteamento (por exemplo um roteador de borda de IPv6) 2.
Primeiro, o equipamento do usuário 3 envia uma mensagem desolicitação de usuário (por exemplo uma mensagem de solicitação de rotea-dor (RS) definida em RFC 2461) para o dispositivo de acesso 1.
Então, o dispositivo de acesso 1 adiciona as informações de i-dentificação de usuário de mensagem de RS para identificar o usuário, aqual contém a ID de agente de transferência que representa o dispositivo deacesso 1 e o identificador de porta que corresponde ao equipamento do u-suário 3. O dispositivo de acesso 1 envia para o dispositivo de roteamento 2a mensagem de RS à qual as informações de identificação de usuário foramadicionadas.
O dispositivo de roteamento 2 separa a mensagem de identifica-ção de usuário (que inclui a ID de agente de transferência do dispositivo deacesso 1 e o identificador de porta que corresponde ao equipamento do u-suário 3) da mensagem de RS recebida, aloca um prefixo de endereço es-pecífico (por exemplo o prefixo de endereço de IPv6) com base na ID de a-gente de transferência e no identificador de porta, e contém as informações(a ID de agente de transferência, o identificador de porta e o prefixo de ende-reço específico correspondente) em uma reposta de roteador (por exemplouma mensagem de anúncio de roteador (RS) definida em RFC 2461). Comomostrado nas figuras 2 e 3, nas mensagens de RS e de RA definidas emRFC 2461, a opção 3 contém as informações de prefixo de endereço, e aopção 6 contém a ID de agente de transferência e o identificador de porta.Subseq6uentemente, o dispositivo de roteamento 2 envia a mensagem deRA para o dispositivo de acesso 1 que corresponde à ID de agente de trans-ferência.
O dispositivo de acesso 1 separa da mensagem de RA a opção3 a qual contém as informações de prefixo de endereço específico e a opção6 a qual contém a ID de agente de transferência e o identificador de porta.Com base na ID de agente de transferência e na porta de linha a qual o i-dentificador de porta indica, e após a opção 6 ser removida da mensagemde RA, a mensagem de RA da qual a opção 6 foi removida é enviada para oequipamento do usuário 3 através da porta de linha a qual o identificador deporta representa.
Como mostrado nas figuras 2, 3 e 4, adicionando a RS / RA a IDde agente de transferência do dispositivo de acesso e as informações deporta que correspondem à linha de DSL (por exemplo como mostrado nasfiguras 2 e 3, uma nova opção 6 é adicionada à mensagem de RS / RA), odispositivo de roteamento 2 (por exemplo o roteador de borda) pode alocarum prefixo de endereço dedicado para cada equipamento do usuário 3 (ouDSL), e o dispositivo de acesso 2 pode evitar o problema de escalabilidade oqual poderia ser causado pela inundação da mensagem de RA para todas aslinhas de DSL1 e implementar um filtro antimascaramento baseado em ende-reço de IP de pré-prefixo (segurança).
A figura 5 mostra um dispositivo de acesso 1 que implementauma configuração de endereço para o equipamento do usuário em uma redede comunicação baseada em protocolo IPv6 de acordo com uma modalida-de da presente invenção, o qual compreende um primeiro meio de recepção11, um meio de combinação de mensagem 12, um primeiro meio de envio13, um segundo meio de recepção 14, um meio de separação de mensagem15, e um segundo meio de envio 16.
O primeiro meio de recepção 11 é para receber uma mensagemde solicitação de usuário (por exemplo uma mensagem de solicitação deroteador (RS) definida em RFC 2461) do equipamento do usuário.
O meio de combinação de mensagem 12 é para adicionar asinformações de identificação de usuário à mensagem de solicitação de usuá-rio, em que as informações de identificação de usuário podem conter a ID deagente de transferência que representa o dispositivo de acesso 1 e um iden-tificador de porta que corresponde ao equipamento do usuário (ou DSL).
O primeiro meio de envio 13 para enviar a mensagem de solici-tação de usuário, à qual as informações de identificação de usuário formaadicionadas, para um dispositivo de roteamento (por exemplo o roteador deborda).
O segundo meio de recepção 14 é para receber uma mensagemde resposta de roteador (por exemplo uma mensagem de anúncio de rotea-dor (RA) definida em RFC 2461) do dispositivo de roteamento, cuja mensa-gem de RA contém as informações de identificação de usuário (pode conterum identificador de porta somente ou uma ID de agente de transferência eum identificador de porta) e um prefixo de endereço específico (por exemploo prefixo de endereço de IPv6) que corresponde ao equipamento do usuário.
O meio de separação de mensagem 15 é para separar da men-sagem de resposta de roteador as informações de identificação de usuário eas informações de prefixo de endereço específico. Como anteriormente des-crito, as informações de identificação de usuário pelo menos incluem umidentificador de porta para identificar o equipamento do usuário (ou DSL).
O segundo meio de envio 16 é para, com base nas informaçõesde identificação de usuário, enviar as informações de prefixo de endereçoespecífico através de uma porta indicada pelo identificador de porta para oequipamento do usuário correspondente.
De preferência, o dispositivo de acesso 1 é um dispositivo deacesso de camada 2 com algumas funcionalidades de camada 3, e mais depreferência, é um dispositivo de acesso de Ethernet.
De preferência, o meio de combinação de mensagem 12 e omeio de separação de mensagem 13 (o qual separa uma mensagem de i-dentificação de usuário de uma mensagem de solicitação de roteador ecombina a primeira com a última) podem ser implementados pela adição dasolução da opção 6 mostrada na figura 3 a uma mensagem de descobertade vizinho de IP (mensagem de RS / RA) definida em RFC 2461 como mos-trado em 2A-2C ou separando a primeira da última.
A figura 6 mostra um fluxograma de um método para implemen-tar a configuração de endereço para o equipamento do usuário no dispositi-vo de acesso 2 em uma rede de comunicação baseada em protocolo IPv6de acordo com uma modalidade da presente invenção.
Na etapa S101, uma mensagem de solicitação de usuário (porexemplo uma mensagem de solicitação de roteador (RS) definida em RFC2461) é recebida do equipamento do usuário.
Na etapa S102, as informações de identificação de usuário sãoadicionadas à mensagem de solicitação de usuário. As informações de iden-tificação de usuário podem conter uma ID de agente de transferência querepresenta o dispositivo de acesso 1 e um identificador de porta que corres-ponde ao equipamento do usuário (ou DSL).
Na etapa S103, a mensagem de solicitação de usuário à qual asinformações de identificação de usuário foram adicionadas é enviada paraum dispositivo de roteamento (por exemplo o roteador de borda).
Na etapa S104, uma mensagem de resposta de roteador ((porexemplo uma mensagem de anúncio de roteador (RA) definida em RFC2461) é recebida do dispositivo de roteamento, cuja mensagem de RA con-tém as (pode conter um identificador de porta somente ou uma ID de agentede transferência e um identificador de porta) e um prefixo de endereço espe-cífico que corresponde ao equipamento do usuário.
Na etapa S105, as informações de identificação de usuário e asinformações de prefixo de endereço específico são separadas da mensagemde resposta de roteador. Como anteriormente descrito, as informações deidentificação de usuário pelo menos incluem um identificador de porta paraidentificar o equipamento do usuário (ou DSL).
Na etapa S106, as informações de prefixo de endereço específi-co são enviadas através de uma porta indicada pelo identificador de portapara o equipamento do usuário correspondente de acordo com a mensagemde identificação de usuário.
De preferência, o dispositivo de acesso 1 é um dispositivo deacesso de camada 2 com algumas funcionalidades de camada 3, e mais depreferência, é um dispositivo de acesso de Ethernet.
De preferência, as etapas de combinar uma mensagem de iden-tificação de usuário com uma mensagem de solicitação de roteador e sepa-rar a primeira da última podem ser implementadas pela adição da solução daopção 6 mostrada na figura 3 a uma mensagem de descoberta de vizinho deIP (mensagem de RS / RA) definida em RFC 2461 como mostrado 2A-2C ouseparando a primeira da última.
A figura 7 mostra um dispositivo de roteamento 2 que implemen-ta a configuração de endereço para o equipamento do usuário 3 em umarede de comunicação baseada em protocolo IPv6 de acordo com uma moda-lidade da presente invenção, o qual compreende um meio de recepção 21,um meio de separação de mensagem 22, um meio de alocação 23, um meiode combinação de mensagem 24, e um meio de envio 25.
O meio de recepção 21 é para receber uma mensagem de solici-tação de usuário (por exemplo uma mensagem de solicitação de roteador(RS) definida em RFC 2461) do dispositivo de acesso 2, em que a mensa-gem de RS contém as informações de identificação de usuário as quais po-dem conter a ID de agente de transferência que representa o dispositivo deacesso 1 e um identificador de porta que corresponde ao equipamento dousuário (ou DSL).
O meio de separação de mensagem 22 é para separar as infor-mações de identificação de usuário da mensagem de solicitação de usuário.
O meio de alocação 23 é para alocar um prefixo de endereçoespecífico correspondente (por exemplo o prefixo de endereço de IPv6) combase nas informações de identificação de usuário (ID de agente de transfe-rência e identificador de porta).
O meio de combinação 24 é para adicionar as informações deidentificação de usuário (podem conter um identificador de porta somente ouuma ID de agente de transferência e um identificador de porta) e o prefixo deendereço específico correspondente para uma mensagem de resposta deroteador (por exemplo, uma mensagem de anúncio de roteador (RA) definidaem RFC 2461).
O meio de envio 25 é para enviar a mensagem de resposta deroteador para um dispositivo de acesso correspondente com base na ID deagente de transferência.
De preferência, o dispositivo de acesso 1 é um dispositivo deacesso de camada 2 com algumas funcionalidades de camada 3, e mais depreferência, é um dispositivo de acesso de Ethernet.
De preferência, o meio de separação de mensagem 22 o qualsepara a mensagem de identificação de usuário da mensagem de solicitaçãode usuário e o meio de combinação de mensagem 24 o qual adiciona o pre-fixo de endereço na mensagem de resposta de roteador pode ser implemen-tado pela adição da solução da opção 6 mostrada na Figura 3 a uma men-sagem de descoberta de vizinho de IP (mensagem de RS / RA) definida emRFC 2461 como mostrado em 2A-2C ou separando a primeira da última.
A figura 8 mostra um fluxograma de um método para implemen-tar a configuração de endereço para o equipamento do usuário 3 no disposi-tivo de roteamento 2 em uma rede de comunicação baseada em protocoloIPv6, de acordo com uma modalidade da presente invenção.Na etapa S201, uma mensagem de solicitação de usuário (porexemplo uma mensagem de solicitação de roteador (RS) definida em RFC2461) é recebida do dispositivo de acesso 2, em que a mensagem de RScontém as informações identificação de usuário as quais podem conter a IDde agente de transferência que representam o dispositivo de acesso 1 e umidentificador de porta que corresponde ao equipamento do usuário (ou DSL).
Na etapa S202, as informações de identificação de usuário sãoseparadas da mensagem de solicitação de usuário.
Na etapa S203, um prefixo de endereço específico correspon-dente (por exemplo o prefixo de endereço de IPv6) está alocado com basenas informações de identificação de usuário (ID de agente de transferência eidentificador de porta).
Na etapa S204, as informações de identificação de usuário (po-dem conter um identificador de porta somente ou uma ID de agente de trans-ferência e um identificador de porta) e o prefixo de endereço específico sãoadicionados a uma mensagem de resposta de roteador (por exemplo umamensagem de anúncio de roteador (RA) definida em RFC 2461).
Na etapa S205, a mensagem de resposta de roteador é enviadapara um dispositivo de acesso correspondente com base na ID de agente detransferência.
De preferência, o dispositivo de acesso 1 é um dispositivo deacesso de camada 2 com algumas funcionalidades de camada 3, e mais depreferência, é um dispositivo de acesso de Ethernet.
De preferência, a etapa S202 de separa a mensagem de identifi-cação de usuário da mensagem de solicitação de usuário e a etapa S204 deadicionar o prefixo de endereço na mensagem de reposta de roteador po-dem ser implementadas pela adição da solução da opção 6 mostrada nafigura 3 a uma mensagem de descoberta de vizinho de IP (mensagem de RS/ RA) definida em RFC 2461 como mostrado em 2A-2C ou separando a pri-meira da última.
Comparada com a técnica anterior, a presente invenção alocaum prefixo de endereço dedicado para cada equipamento do usuário (ouDSL) pela adição de informações de identificação de usuário de mensagemde RS / RA para indicar o equipamento do usuário, por meio disto conse-guindo uma configuração de endereço stateless no serviço de IPv6 e resol-ver o problema de segurança e de escalabilidade causada pela aplicaçãodas soluções da técnica anterior em uma rede de acesso diretamente.
As modalidades concretas da presente invenção foram acimadescritas. Deve ser compreendido que a presente invenção não está limitadaàs modalidades específicas. Ao contrário, várias variações ou modificaçõespodem ser feitas por aqueles versados na técnica dentro do escopo das rei-vindicações anexas.

Claims (14)

1. Método para configuração de endereço em um dispositivo deacesso em uma rede de comunicação suportada por protocolo IPv6, o méto-do compreendendo:receber uma mensagem de solicitação do usuário do equipa-mento do usuário;adicionar as informações de identificação do usuário que identifi-cam o equipamento do usuário à mensagem de solicitação do usuário, paragerar uma mensagem de solicitação à qual as informações de identificaçãodo usuário são adicionadas; eenviar a mensagem de solicitação à qual as informações de i-dentificação do usuário estão adicionadas, para um roteador.
2. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado poradicionalmente compreender:receber uma mensagem de resposta de roteador do roteador;separar as informações de prefixo de endereço e as informaçõesde identificação do usuário da mensagem de resposta de roteador; eenviar as informações de prefixo de endereço para o equipamen-to do usuário correspondente de acordo com as informações de identificaçãodo usuário.
3. Método de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizadopelo fato de que, o dispositivo de acesso é um dispositivo de acesso de E-thernet.
4. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que, as informações de identificação do usuáriocompreendem a identificação do agente de transferência do dispositivo deacesso e um identificador de porta lógica que corresponde ao equipamentodo usuário.
5. Dispositivo de acesso para a configuração de endereço paraum equipamento do usuário em uma rede de comunicação suportada porprotocolo IPv6, o dispositivo de acesso compreendendo:um primeiro meio de recepção para receber uma mensagem desolicitação do usuário do equipamento do usuário;um meio de combinação de mensagem para adicionar as infor-mações de identificação do usuário que identificam o equipamento do usuá-rio à mensagem de solicitação do usuário, para gerar uma mensagem desolicitação à qual as informações de identificação do usuário são adicionadas; eum primeiro meio de envio para enviar a mensagem de solicita-ção à qual as informações de identificação do usuário estão adicionadas,para um roteador de borda.
6. Dispositivo de acesso de acordo com a reivindicação 5, carac-terizado por adicionalmente compreender:um segundo meio de recepção para receber uma mensagem deresposta de roteador do roteador;um meio de separação de mensagem para separar as informa-ções de prefixo de endereço e as informações de identificação do usuário damensagem de resposta de roteador; eum segundo meio de envio para enviar as informações de prefi-xo de endereço para o equipamento do usuário correspondente de acordocom as informações de identificação do usuário.
7. Dispositivo de acesso de acordo com a reivindicação 5 ou 6,caracterizado pelo fato de que,o dispositivo de acesso é um dispositivo de acesso de Ethernet.
8. Dispositivo de acesso de acordo com qualquer uma das rei-vindicações 5 a 7, caracterizado pelo fato de que,as informações de identificação do usuário compreendem a i-dentificação do agente de transferência do dispositivo de acesso e um identi-ficador de porta lógica que corresponde ao equipamento do usuário.
9. Método para configuração de endereço em um dispositivo deroteamento de uma rede de comunicação suportada por protocolo IPv6, ométodo compreendendo:receber uma mensagem de solicitação do usuário de um disposi-tivo de acesso;separar as informações de identificação do usuário da mensa-gem de solicitação do usuário;alocar um prefixo de endereço específico do usuário com basenas informações de identificação do usuário;adicionar o prefixo de endereço específico do usuário e as in-formações de identificação do usuário que identificam o equipamento do u-suário a uma mensagem de resposta de roteador; eenviar a mensagem de resposta de roteador à qual as informa-ções de identificação do usuário e o prefixo de endereço específico estãoadicionadas, para o dispositivo de acesso.
10. Método de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelofato de que, o dispositivo de acesso é um dispositivo de acesso de Ethernet.
11. Método de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelofato de que, as informações de identificação do usuário compreendem a i-dentificação do agente de transferência do dispositivo de acesso e um identi-ficador de porta lógica que corresponde ao equipamento do usuário.
12. Dispositivo de roteamento para a configuração de endereçopara um equipamento do usuário em uma rede de comunicação suportadapor protocolo IPv6, o dispositivo de roteamento compreendendo:um meio de recepção para receber uma mensagem de solicita-ção do usuário de um dispositivo de acesso;um meio de separação de mensagem para separar as informa-ções de identificação do usuário da mensagem de solicitação do usuário;um meio de alocação para alocar um prefixo de endereço espe-cífico do usuário com base na identificação de agente de transferência e emum identificador de porta;um meio de combinação de mensagem para adicionar o prefixode endereço específico do usuário, a identificação de agente de transferên-cia e o identificador de porta a uma mensagem de resposta de roteador; eum meio de envio para enviar a mensagem de resposta de rote-ador à qual as informações de identificação do usuário e o prefixo de ende-reço específico estão adicionados, para o dispositivo de acesso.
13. Dispositivo de roteamento de acordo com a reivindicação 12,caracterizado pelo fato de que,o dispositivo de acesso é um dispositivo de acesso de Ethernet.
14. Dispositivo de roteamento de acordo com a reivindicação 12ou 13, caracterizado pelo fato de que,as informações de identificação do usuário compreendem a i-dentificação do agente de transferência do dispositivo de acesso e um identi-ficador de porta lógica que corresponde ao equipamento do usuário.
BRPI0613012-7A 2005-07-13 2006-05-19 dispositivo de acesso, dispositivo de roteador e mÉtodo de suportar uma configuraÇço de endereÇo stateless de ipv6 em uma rede de comunicaÇço BRPI0613012A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
CN200510027706.8 2005-07-13
CN2005100277068A CN1897589B (zh) 2005-07-13 2005-07-13 IPv6无状态地址配置中的接入装置、路由设备及方法
PCT/CN2006/001032 WO2007006195A1 (fr) 2005-07-13 2006-05-19 Dispositif de routage d’un dispositif d’accès et procédé correspondant acceptant une configuration passive d’adresse

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0613012A2 true BRPI0613012A2 (pt) 2010-12-14

Family

ID=37609962

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0613012-7A BRPI0613012A2 (pt) 2005-07-13 2006-05-19 dispositivo de acesso, dispositivo de roteador e mÉtodo de suportar uma configuraÇço de endereÇo stateless de ipv6 em uma rede de comunicaÇço

Country Status (7)

Country Link
US (1) US8655990B2 (pt)
EP (1) EP1909452B1 (pt)
JP (1) JP4801153B2 (pt)
KR (1) KR100997075B1 (pt)
CN (1) CN1897589B (pt)
BR (1) BRPI0613012A2 (pt)
WO (1) WO2007006195A1 (pt)

Families Citing this family (23)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN100499674C (zh) * 2006-01-06 2009-06-10 华为技术有限公司 一种路由器下终端设备ip地址的分配方法
US7995524B2 (en) 2006-09-07 2011-08-09 Industrial Technology Research Institute Wireless communication system and method
US8005080B2 (en) * 2006-10-23 2011-08-23 Electronics And Telecommunications Research Institute IPv6 address configuration method in wireless mobile network and apparatus therefor
EP2048857A1 (en) * 2007-10-12 2009-04-15 PacketFront Systems AB Method of configuring routers using external servers
CN101547383B (zh) * 2008-03-26 2013-06-05 华为技术有限公司 一种接入认证方法及接入认证系统以及相关设备
CN101753635A (zh) * 2008-12-17 2010-06-23 华为技术有限公司 Ipv6地址配置方法和系统
EP2244434B1 (en) 2009-04-20 2017-06-28 Alcatel Lucent Method and apparatus for connecting subscriber devices to an IPV6-capable aggregation network
CN101873515B (zh) * 2009-04-21 2013-12-04 华为技术有限公司 无源光网络的ipv6协议消息传输方法、系统及装置
CN102088391B (zh) * 2009-12-07 2013-09-11 华为技术有限公司 一种IPv6报文的处理方法、设备和系统
CN102143242B (zh) * 2010-10-21 2014-07-09 华为技术有限公司 Ip网络中地址分配方法、设备及系统
CN102694752B (zh) * 2011-03-21 2015-03-11 国基电子(上海)有限公司 网关设备
CN102724101B (zh) 2011-03-29 2015-01-21 华为技术有限公司 报文转发方法及系统与中继代理设备
CN103167048A (zh) * 2011-12-12 2013-06-19 华为技术有限公司 基于IPv6的二层互通的方法、装置和系统
CN104335553B (zh) * 2012-03-30 2017-12-26 诺基亚通信公司 用于分布式网关的集中式ip地址管理
US20220014495A9 (en) * 2012-10-11 2022-01-13 Cable Television Laboratories, Inc. Adaptive prefix delegation
CN103037026B (zh) * 2012-12-10 2015-07-22 上海斐讯数据通信技术有限公司 Dhcp服务器地址池自动配置方法、装置及cpe设备
JP6029449B2 (ja) * 2012-12-17 2016-11-24 三菱電機株式会社 スマートメータシステム、管理ルータおよびメータ
KR102295394B1 (ko) 2014-08-27 2021-09-01 아씨아 에스피이, 엘엘씨 액세스 노드의 가상화 구현을 위한 시스템, 방법 및 장치
CN105591848A (zh) * 2014-10-20 2016-05-18 中兴通讯股份有限公司 一种IPv6无状态自动配置的认证方法及装置
CN109495594B (zh) 2017-09-11 2022-03-29 华为技术有限公司 一种数据传输方法、pnf sdn控制器、vnf sdn控制器及系统
CN110417658B (zh) * 2018-04-28 2022-08-12 北京京东尚科信息技术有限公司 用于边缘路由器的网络接入方法和装置
CN111131548B (zh) * 2019-12-30 2022-06-28 奇安信科技集团股份有限公司 信息处理方法、装置和计算机可读存储介质
CN114500258B (zh) * 2021-12-14 2023-08-15 四川天邑康和通信股份有限公司 家庭智能网关下wifi6路由器下ipv6自动上网配置方法

Family Cites Families (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FI109950B (fi) * 2000-01-20 2002-10-31 Nokia Corp Osoitteen saanti
JP4253520B2 (ja) * 2003-03-19 2009-04-15 株式会社日立製作所 ネットワーク認証装置及びネットワーク認証システム
EP1360821B1 (de) * 2001-02-13 2008-04-23 Nokia Siemens Networks Gmbh & Co. Kg Verfahren und anordnung zum ermitteln der internetprotokolladresse einer endgeräteanordnung
US7457253B2 (en) * 2002-03-26 2008-11-25 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) System, an arrangement and a method relating to IP-addressing
JP3896897B2 (ja) * 2002-05-24 2007-03-22 株式会社日立製作所 ルータ設定方法およびルータ
JP2003348116A (ja) * 2002-05-28 2003-12-05 Hitachi Ltd 家庭内ネットワーク向けアドレス自動設定方式
EP1540885B1 (en) * 2002-07-08 2008-02-20 Packetfront Sweden AB Dynamic port configuration of network equipment
JP4034611B2 (ja) * 2002-07-18 2008-01-16 東日本電信電話株式会社 ネットワークシステム及びネットワーク分岐装置
JP4106621B2 (ja) * 2003-06-20 2008-06-25 富士通株式会社 モバイル端末及びルータ及びアドレス登録方法
CN100493073C (zh) * 2003-07-19 2009-05-27 华为技术有限公司 不同链路层隔离域的邻居发现实现方法
JP2006512877A (ja) * 2003-07-23 2006-04-13 サムスン エレクトロニクス カンパニー リミテッド インターネットプロトコルシステムにおける端末のインターネットプロトコルのアドレスを生成する方法及びシステムと、このためのメッセージを伝送する方法及びシステム
JP2005064570A (ja) * 2003-08-12 2005-03-10 Hitachi Ltd ネットワークシステム及びインターネットワーク装置
US8341700B2 (en) 2003-10-13 2012-12-25 Nokia Corporation Authentication in heterogeneous IP networks

Also Published As

Publication number Publication date
US8655990B2 (en) 2014-02-18
KR20080033938A (ko) 2008-04-17
CN1897589A (zh) 2007-01-17
WO2007006195A1 (fr) 2007-01-18
KR100997075B1 (ko) 2010-11-30
JP2009500970A (ja) 2009-01-08
EP1909452A4 (en) 2010-03-24
CN1897589B (zh) 2010-12-15
EP1909452B1 (en) 2012-10-31
EP1909452A1 (en) 2008-04-09
US20080244090A1 (en) 2008-10-02
JP4801153B2 (ja) 2011-10-26

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0613012A2 (pt) dispositivo de acesso, dispositivo de roteador e mÉtodo de suportar uma configuraÇço de endereÇo stateless de ipv6 em uma rede de comunicaÇço
US9124450B2 (en) VRRP and learning bridge CPE
Touch Dynamic Internet overlay deployment and management using the X-Bone
ES2602084T3 (es) Método y sistema para la creación, modificación y eliminación de un CPE virtual distribuido
JP2009530973A (ja) データ通信ネットワークに関する論理グループエンドポイントディスカバリ
JP2010506439A (ja) ブリッジされたネットワークにおけるポイントツーマルチポイント機能
WO2008058477A1 (fr) Procédé, appareil et système de gestion d&#39;informations de localisation
BRPI0918779B1 (pt) Método e gateway para proporcionar acesso múltiplo ã uma rede com base em ip
WO2014079208A1 (zh) Trill网络的通信方法及装置、系统
Isaac Comparative Analysis of IPV4 and IPV6
ES2528744T3 (es) Método y sistema para enrutar tráfico de datos
Jeuk et al. Network segmentation in the cloud a novel architecture based on UCC and IID
Cisco Frame Relay Commands
Cisco Frame Relay Commands
Cisco Frame Relay Commands
Cisco Frame Relay Commands
Cisco Frame Relay Commands
Cisco Frame Relay Commands
Cisco Frame Relay Commands
Cisco Frame Relay Commands
Cisco Frame Relay Commands
Cisco Frame Relay Commands
Cisco Configuring IP
Cisco Configuring IP
Cisco Configuring IP

Legal Events

Date Code Title Description
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B11E Dismissal acc. art. 34 of ipl - requirements for examination incomplete
B11T Dismissal of application maintained [chapter 11.20 patent gazette]