BRPI0612129A2 - método para transmissão de dados em um sistema de cdma de multi-portadoras, sistema de cdma de multi-portadoras, e, método para receber duas ou mais sub-correntes de uma corrente de informação em um sistema de cdma de multi-portadoras - Google Patents

método para transmissão de dados em um sistema de cdma de multi-portadoras, sistema de cdma de multi-portadoras, e, método para receber duas ou mais sub-correntes de uma corrente de informação em um sistema de cdma de multi-portadoras Download PDF

Info

Publication number
BRPI0612129A2
BRPI0612129A2 BRPI0612129-2A BRPI0612129A BRPI0612129A2 BR PI0612129 A2 BRPI0612129 A2 BR PI0612129A2 BR PI0612129 A BRPI0612129 A BR PI0612129A BR PI0612129 A2 BRPI0612129 A2 BR PI0612129A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
carrier
rlp
frame
sub
communication system
Prior art date
Application number
BRPI0612129-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Srinivasan Balasubramanian
Patrick Ahamad Hosein
Rath Vannithamby
Original Assignee
Ericsson Telefon Ab L M
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Ericsson Telefon Ab L M filed Critical Ericsson Telefon Ab L M
Publication of BRPI0612129A2 publication Critical patent/BRPI0612129A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04BTRANSMISSION
    • H04B7/00Radio transmission systems, i.e. using radiation field
    • H04B7/14Relay systems
    • H04B7/15Active relay systems
    • H04B7/204Multiple access
    • H04B7/216Code division or spread-spectrum multiple access [CDMA, SSMA]
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L69/00Network arrangements, protocols or services independent of the application payload and not provided for in the other groups of this subclass
    • H04L69/14Multichannel or multilink protocols
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L69/00Network arrangements, protocols or services independent of the application payload and not provided for in the other groups of this subclass
    • H04L69/30Definitions, standards or architectural aspects of layered protocol stacks
    • H04L69/32Architecture of open systems interconnection [OSI] 7-layer type protocol stacks, e.g. the interfaces between the data link level and the physical level
    • H04L69/322Intralayer communication protocols among peer entities or protocol data unit [PDU] definitions
    • H04L69/324Intralayer communication protocols among peer entities or protocol data unit [PDU] definitions in the data link layer [OSI layer 2], e.g. HDLC

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Computer Security & Cryptography (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)
  • Detection And Prevention Of Errors In Transmission (AREA)
  • Circuits Of Receivers In General (AREA)
  • Radio Relay Systems (AREA)
  • Data Exchanges In Wide-Area Networks (AREA)

Abstract

METODO PARA TRANSMISSãO DE DADOS EM UM SISTEMA DE CDMA DE MULTI-PORTADORAS, SISTEMA DE CDMA DE MULTI- PORTADORAS, E, METODO PARA RECEBER DUAS OU MAIS SUB-CORRENTES DE UMA CORRENTE DE INFORMAçãO EM UM SISTEMA DE CDMA DE MULTI-PORTADORAS Em um sistema de CDMA de multi-portadoras, uma corrente de dados é dividida em dois ou mais sub-correntes e cada sub-corrente é designada para uma portadora diferente. Um contexto de RLP é criado para cada portadora e as sub-correntes são transmitidas dentro de um contexto de RLP correspondente através de uma portadora designada. Se a portadora é perdida ou derrubada, o contexto de RLP correspondente pode persistir após a perda da portadora e pacotes retransmitidos envelopados para uma portadora diferente.

Description

"MÉTODO PARA TRANSMISSÃO DE DADOS EM UM SISTEMA DECDMA DE MULTI-PORTADORAS, SISTEMA DE CDMA DE MULTI-PORTADORAS, E, MÉTODO PARA RECEBER DUAS OU MAIS SUB-CORRENTES DE UMA CORRENTE DE INFORMAÇÃO EM UMSISTEMA DE CDMA DE MULTI-PORT ADORAS"
FUNDAMENTOS
A presente invenção se refere geralmente a um sistema decomunicações móveis, e, mais particularmente a sistemas de comunicação demulti-portadora.
Sistemas de comunicação de CDMA convencionaistransmitem dados aos usuários em uma única portadora. De encontro àdemanda por serviço de dados em alta velocidade sem fio, sistemas deCDMA de multi-portadoras são requeridos. Sistemas de CDMA de multi-portadoras, como o nome diz, usa múltiplas portadoras para transmitir dadosentre uma estação de rede e uma estação móvel. Sistemas de CDMA de multi-portadoras oferecem vantagens sobre sistemas de CDMA de portadora únicaconvencionais tal como mais altas taxas de dados, latência reduzida, e suporteaprimorado para Qualidade de Serviço ( QoS ). Sistemas de CDMA de multi-portadoras também fornecem mais alta eficiência de espectro explorando odesvanecimento seletivo de freqüências através das múltiplas portadoras eatravés do balanceamento adaptativo de carga.
Propostas existentes para sistemas de CDMA de multi-portadoras assumem que todas as portadoras empregadas usam a mesmainterface aérea. Contudo, pode haver circunstâncias onde um sistema decomunicação emprega diferentes interfaces aéreas para diferentes portadoras.Por conseguinte, há uma necessidade de um sistema de CDMA de multi-portadoras que possa acomodar duas ou mais interfaces aéreas diferentes.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
A presente invenção se refere a um sistema de CDAlA demulti-portadoras para transmitir dados a partir de um sistema de transmissãopara um sistema de recepção através de múltiplas portadoras. Uma corrente dedados de entrada é dividida em múltiplas sub-correntes para serem designadaspara as diferentes portadoras. Um contexto de RLP é estabelecido para cadaportadora para fornecer um mecanismo de transporte confiável através decada portadora. Cada sub-corrente é transmitida dentro de um contexto deRLP através de uma portadora designada.
Os contextos de RLP podem ser negociados e gerenciadosindependentes das portadoras. Quando a portadora é derrubada, o contexto deRLP correspondente pode ser mantido portadora um período curto paraassegura a entrega dos dados. Se alguns pacotes de dados são perdidos noreceptor, uma outra portadora pode ser selecionada para enviar um NAK parao sistema de transmissão. Os pacotes perdidos também podem sertransmitidos através da portadora selecionada. Quando os pacotes perdidossão recebidos, o contexto de RLP para a portadora derrubada pode serfechado.
Em algumas modalidades, interfaces aéreas diferentes podemser empregadas em diferentes portadoras. Por exemplo, o sistema decomunicação pode compreender uma mistura de portadoras do CDMA 200 eEVDO. Outras tecnologias de acesso, tais como WIMAX, tabela pode sersuportadas.
DESCRIÇÃO BREVE DOS DESENHOS
Fig. 1 ilustra um sistema de comunicação exemplar de multi-portadoras.
Fig. 2 ilustra um circuito de multiplexação exemplar para umsistema de transmissão em um sistema de comunicação de multi-portadoras.
Fig. 3 ilustra um circuito de desmultiplexação exemplar paraum sistema de transmissão em um sistema de comunicação de multi-portadoras.Fig. 4 ilustra uma pilha de protocolo exemplar para um sistemade comunicação de multi-portadoras.
Fig. 5 ilustra a transmissão de uma corrente de octeto emsistema de comunicação de multi-portadoras.
Fig. 6 ilustra um pacote de RLP exemplar para um sistema decomunicação de multi-portadoras.
Fig. 7 ilustra a transmissão de uma corrente de pacotes em umsistema de comunicação de multi-portadoras.
Fig. 8 ilustra a transmissão de uma corrente de pacotes comfragmentação em um sistema de comunicação de multi-portadoras.
Figs. 9A & 9B ilustram a retransmissão de pacotes de RLP emum sistema de comunicação de multi-portadoras.
Fig. 10 ilustra um sistema de comunicação de multi-portadorascom duas ou mais interfaces aéreas.
Fig. 11 ilustra um sistema de comunicação de multi-portadorascom uma camada de multi-enlace de comunicação PPP.
Fig. 12 ilustra um sistema de comunicação de multi-portadorascom fragmentação de IP e camadas de multi-enlace de comunicação PPP.
DESCRIÇÃO DETALHADA
Referenciando agora aos desenhos, Figura 1 ilustra um sistemade comunicação de multi-portadoras 10 de acordo com uma modalidade dainvenção. Uma corrente de informação Imagem é entrada para o sistema detransmissão 20 e transmitida através de um canal de comunicação 14 para umsistema de recepção 40. Um circuito de multiplexação 22 no sistema detransmissão 20 divide a corrente de informação I em N sub-correntes paratransmissão ao sistema de recepção 40 através de N portadoras. O número deportadoras pode ser determinado com base em critérios tais como condição decanal, taxas de transmissão de dados, qualidade de serviço, etc., e pode serdinamicamente variado durante uma sessão de comunicação. Cada sub-corrente é designada para uma respectiva das N portadoras, que pode serreferenciada no contexto da presente invenção como designação de freqüência( FA ) da sub-corrente. Há um mapeamento de 1 a 1 de sub-correntes paraportadoras. Um contexto de RLP separado é estabelecido, para cada sub-corrente / portadora, que é gerenciado por um ou mais controladores de RLP24. Circuitos de transmissão 26, codificam, modulam e transmite cada sub-corrente através da portadora designada.
No sistema de recepção 40, circuitos de recepção 42, recebem,desmodulam, e decodifica cada sub-corrente. Um ou mais controladores deRLP 44 gerenciam o contexto de RLP para cada portadora e enviam umreconhecimento negativo quando pacotes de RLP são perdidos. Um circuitode desmultiplexação 46 remonta a corrente de informação original Ia a partirdas sub-correntes recebidas.
Figura 2 ilustra o circuito de multiplexação 22 em maisdetalhes. O circuito de multiplexação 22 inclui um circuito de enquadramento28 e um programador 30. O circuito de enquadramento 28 recebe a correntede informação de entrante que pode compreender uma corrente de octeto ouuma corrente de pacote. O circuito de enquadramento 28 divide a corrente deinformação em quadros e adiciona um cabeçalho para cada quadro. Osquadros são referenciados aqui como quadros de multi-portadoras. Ocabeçalho de cada quadro de multi-portadora inclui um número seqüencialque é usado pelo circuito de desmultiplexação 46 para remontar os quadros nosistema de recepção 40. Como serão descritos em mais detalhes a seguir, osquadros de multi-portadora emitidos pelo circuito de enquadramento 28, aindapodem ser segmentados. Os quadros de multi-portadora, ou segmentos dequadro, são passados para um programador 30.
O programador 30 designa cada quadro de multi-portadora ousegmento de quadro para uma das N portadoras. A forma mais simples deprogramação seria atribuir os quadros de multi-portadora de modo circularigualmente para cada uma das N portadoras. Contudo, está abordagem nãofaria o mais eficiente uso dos recursos. Uma melhor abordagem é distribuir osquadros através das N portadoras para balancear a carga, baseada na taxas detransmissão de dados, taxas de velocidade de transferência de dados, latência,ou outros critérios de desempenho. Por exemplo, o programador 30 poderiadistribuir os quadros de multi-portadora através das N portadoras, baseadoproporcionalmente na taxa de velocidade de transferência efetiva em cadaportadora. Uma outra abordagem seria distribuir os quadros de modo a mantera latência de pacote aproximadamente a mesma através das portadoras.
Aqueles com habilidade na técnica apreciarão que numerosos outrosalgoritmos de programação podem ser empregados e que a presente invençãonão é limitada a um algoritmo de programação particular.
Figura 3 ilustra um circuito de desmultiplexação 46 exemplarno sistema de recepção 40. O circuito de desmultiplexação 46 inclui umcircuito de remontagem 48 para remontar a corrente de informação a partirdas sub-correntes individuais. O circuito de remontagem 48 remove ocabeçalho dos quadros de multi-portadora em cada sub-corrente recebidos eremonta a corrente de informação original a partir dos dados recebidos.
Figura 4 ilustra uma pilha de protocolo para um sistema decomunicação de multi-portadoras. A pilha de protocolo geralmente segue aModelo de Referência OSI. As camadas de protocolo incluem a camada física( camada 1 ), a camada de enlace de comunicação ( camada 2 ) e as camadassuperiores ( 3 - 7 ). A camada física define a interface aérea e contem oscanais de comunicação através dos quais uma estação base e uma estaçãomóvel se comunicam. A camada física efetua codificação, modulação, eespalhamento dos sinais para transmissão, e decodificação, desmodulação, enão espalhamento dos sinais recebidos a. Uma vantagem da presente invençãoé que nenhumas mudanças na camada física são requeridas por que a divisãoda corrente de informação ocorre em camadas mais altas da pilha deprotocolo. A camada de enlace de comunicação inclui uma camada decontrole de acesso ao meio ( MAC ), a camada de Protocolo de enlace decomunicação via Rádio ( RLP ), e camada de enquadramento de multi-portadoras ( MCF ). A camada de MAC fornece multiplexação de dadoslógicos e canais de sinalização nos canais físicos e fornece gerenciamento dequalidade de serviço ( QoS ) para cada serviço ativo. A camada de RLP, quepode ser incorporada dentro da camada de MAC, implementa um protocolode retransmissão tal com um protocolo de solicitação de repetição automática( ARQ ) para fornecer transporte confiável de dados de usuário através doenlace de comunicação via rádio. A camada de MCF ( MCFL ) é uma novacamada de protocolo que suporta transmissão de dados em multi-portadorascomo descrito daqui em diante. As camadas superiores ( 3-7 ) fornecemserviços tais como serviços de sinalização, serviços de voz e serviços dedados.
Figura 5, esquematicamente ilustra uma implementação deMCFL para transmissão de uma corrente de octeto. Neste exemplo, a correntede informação compreende uma corrente de octeto. A corrente de octeto édividida em blocos e um cabeçalho é adicionado para cada bloco para gerar osquadros de multi-portadora. O cabeçalho compreende um bit inicial, umnúmero seqüencial de 14 bits, e um bit de parada. Os bits de inicio e paradasão usados para delimitar os quadros de multi-portadora. O númeroseqüencial é usado para reordenar os quadros no sistema de recepção 40. Umespaço de número seqüencial circular ou de empacotamento é usado. Assimsendo, quando o último número seqüencial é usado, reinicia a numeração nocomeço do espaço de número seqüencial. O programador 30 de multi-portadoras distribui os quadros de multi-portadora através das portadorasdisponíveis. No exemplo mostrado na Fig. 5, duas portadoras ou designaçõesde freqüências são mostradas. Um contexto de RLP é estabelecido para cadaportadora ou designação de freqüência. Para cada designação de freqüência, ocontrolador de RLP 24 adiciona um cabeçalho de RLP para ao quadro demulti-portadora como mostrado na Fig. 6. Assim sendo, cada pacote de RLPinclui ambos um cabeçalho de RLP e cabeçalho de enquadramento de multi-portadora. Em algumas implementações, múltiplos pacotes de RPLA podemser incluídos em um quadro de camada física único. Em outrasimplementações, um quadro de RLP único pode ser dividido entre múltiplospacotes de camada física.
Como é bem conhecido na técnica, o controlador de RLPimplementa um protocolo de retransmissão. Quando os pacotes de RLP sãorecebidos fora de seqüência, o controlador de RLP 4:4:4 no sistema derecepção 40 envia um reconhecimento negativo ( NAK ) para o controladorde RLP no sistema de transmissão 20. O pacote de RLP reconhecidonegativamente é então programado para retransmissão. O pacoteretransmitido carrega o mesmo cabeçalho de enquadramento de multi-portadora.
Figura 7 esquematicamente ilustra uma implementação acamada de MFC para transmissão de uma corrente de pacote. Neste exemplo,uma corrente de pacote de protocolo Internet ( IP ) está sendo transmitida.
Cada pacote de IP é inserido em um quadro de multi-portadora. Cada quadrode multi-portadora carrega um único pacote de IP. Como nas modalidadesanteriores, o cabeçalho do quadro de multi-portadora inclui um númeroseqüencial de multi-portadora. O programador de multi-portadora 30 distribuios quadros de multi-portadora 30 através das portadoras disponíveis. Nesteexemplo, duas portadoras ou designações de freqüência são mostradas. Umcontexto de RLP separado é criado para cada portadora ou designação defreqüência.
Figura 8 ilustra uma implementação da camada de MFC naqual quadros de multi-portadora são fragmentados. Para tráfego sensível aatraso / variação, eficiência adicional pode ser obtida fragmentando ousegmentando um quadro de multi-portadora e enviando os segmentos dequadro através de diferentes portadoras ou designações de freqüência. Afragmentação ou segmentação dos quadros de multi-portadora pode ser efetuadapelo circuito de enquadramento 28, e a remontagem dos quadros de multi-portadorapode ser efetuada pelo circuito de remontagem 48. Quando os quadros de multi-portadora são fragmentados, um cabeçalho de fragmentação é adicionado a cadasegmento de quadro para possibilitar remontagem dos quadros no receptor.
Em algumas modalidades, as designações de freqüênciapodem ser trocadas durante uma sessão de comunicação. Quando umadesignação de freqüência é derrubada, pode ainda haver pacotes perdidos nocontexto de RLP correspondente. Neste caso, o contexto de RLP é persistidoou mantido após a portadora estar derrubada. O controlador RLP 44 nosistema de recepção 40 pode envelopar sinalização ( e. g. modo NAKs ) parauma das portadoras remanescentes. O controlador de RLP 24 no sistema detransmissão 20 pode envelopar os pacotes de RLP transmitidos para uma dasportadoras remanescentes. Assim sendo, o receptor pode enviar NAKs, por pacotestransmitidos através de uma portadora derrubada, para uma das freqüênciasremanescentes. Similarmente, os pacotes retransmitidos são envelopados para umaportadora existente para transmissão para o sistema de recepção 40.
Figuras 9A e 9B ilustram operações exemplares quando umaportadora é derrubada. Figuras 9A e 9B ilustram a transmissão de dadosatravés de duas portadoras: FAx e FAy. Quadros de multi-portadora 1, 2, 4, e5 são transmitidos através da FAx, Quadros de multi-portadora 3 e 6 sãotransmitidas através da FAy. Partes dos quadros 2, 3 e 5 são perdidos.Referindo a Figura 9B, o sistema de recepção 40 reconhece negativamente aparte perdida do quadro 2 em uma maneira convencional enviando o NAKatravés da FAx. Porque a portadora associada com FAy foi derrubada, o NAKpara aos quadros 3 e 6 são envelopados para a estação de transmissão atravésda portadora associada com FAx. Similarmente, os pacotes retransmitidos sãoenvelopados para a portadora para FAx e transmitidos para ao sistema derecepção 40. O contexto de RLP para a FAy pode assim ser mantido após aportadora para FAy ser derrubada até os pacotes perdidos serem recebidos nosistema de recepção 40, ou até o sistema de recepção expire em termos detempo de espera e passe adiante o bloco de RLP com os pacotes perdidos.
Figura 10 ilustra uma implementação na qual o nível deenquadramento de multi-portadora é configurado para operar através demúltiplas portadoras com diferentes interfaces aéreas. Neste exemplo aportadora FAx suporta comunicações com uma estação móvel de acordo como padrão TIA-2000. a portadora para FAy suporta comunicações com aestação móvel de acordo com TIA-856.
Figuras 11 e 12 ilustra implementações usando o protocoloponto a ponto (PPP ) de multi-enlace de comunicação para dividir umacorrente de pacote de IP em múltiplas correntes. PPP de multi-enlace decomunicação é baseado na RFC 1717 publicada pela Internet EngineeringTask Force ( IETF ). Esta modalidade tem a complexidade adicional emmanter um enlace de comunicação PPP para cada portadora, modo estendidoevita a sobrecarga adicional introduzida pela camada de enquadramento demulti-portadora. Nesta modalidade, a camada de PPP gerencia múltiplosexemplos de PPP, cada um associado com uma portadora particular. Emsituações onde pacotes de IP são grandes, uma camada de fragmentação podeser interposta entre a camada de IP e a camada de PPP para fragmentar ospacotes de IP, como mostrado na Fig. 12.
A presente invenção pode, é claro, ser realizada em outrasmaneiras específicas do que aquelas aqui estabelecidas sem fugir do escopo e dascaracterísticas essenciais da invenção. As presentes modalidades são, porconseguinte, para serem consideradas em todos os aspectos como ilustrativas e nãorestritivas, e todas as mudanças que vierem dentro do significado e alcance dasequivalências das reivindicações anexas são pretendidas para serem aceitas aqui.

Claims (28)

1. Método para transmissão de dados em um sistema deCDMA de multi-portadoras, caracterizado pelo fato de compreender:- dividir uma corrente de dados em duas ou mais sub-correntesdesignadas para diferentes portadoras;- criar um contexto de RLP para cada portadora; e- transmitir cada sub-corrente dentro de um contexto de RLPcorrespondente através de uma portadora designada.
2. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelofato de que dividir uma corrente de dados em duas ou mais sub-correntescompreende dividir mencionada corrente de dados em quadros de multi-portadora e atribuir cada quadro de multi-portadora para uma portadoradesignada.
3. Método de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelofato de adicionalmente compreende atribuir um número seqüencial de multi-portadora para cada quadro de multi-portadora para remontar mencionadacorrente de dados em um receptor.
4. Método de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelofato de que dividir uma corrente de dados em duas ou mais sub-correntesainda compreende dividir cada quadro de multi-portadora em segmentos dequadro, onde cada segmento de quadro de mencionado quadro de multi-portadora tem o mesmo número seqüencial de multi-portadora.
5. Método de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelofato de adicionalmente compreender delimitar cada quadro de multi-portadoraatravés de um bit de início e um bit de parada.
6. Método de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelofato de que atribuir cada quadro de multi-portadora para uma portadoradesignada compreende balancear a carga através das múltiplas portadorasbaseado nas taxas de velocidade de transferência de dados em cada portadora.
7. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelofato de adicionalmente compreender persistir um contexto de RLP após umaportadora correspondente ser derrubada e envelopar pacotes de RPPPretransmitidos para o mencionado contexto de RLP persistente para umadiferente portadora.
8. Método de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelofato de adicionalmente compreender terminar mencionado contexto de RLPpersistente após um tempo pré-determinado ter passado desde a transmissãode um último pacote de RLP sem um NAK.
9. Método de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelofato de que dividir uma corrente de dados em duas ou mais sub-correntesdesignadas para diferentes portadoras ainda compreender um enlace decomunicação de PPP para cada portadora.
10. Sistema de comunicação de multi-portadoras paratransmitir dados, caracterizado pelo fato de compreender:- um multiplexador para dividir uma corrente de dados deentrada em duas ou mis sub-correntes designadas para diferentes portadoras;- um controlador de RLP para criar um contexto de RLP paracada portadora; e- um transmissor para transmitir cada sub-corrente dentro deum contexto de RLP correspondente através de uma portadora designada.
11. Sistema de comunicação de multi-portadoras de acordocom a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que multiplexadormencionado compreende um circuito de enquandramento para dividirmencionada corrente de dados em quadros de multi-portadora, e umprogramador para atribuir mencionados quadros de multi-portadora paraportadoras designadas.
12. Sistema de comunicação de multi-portadoras de acordocom a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que circuito deenquadramento mencionado é configurado para atribuir um númeroseqüencial de multi-portadora para cada quadro de multi-portadora pararemontar mencionada corrente de dados em um receptor.
13. Sistema de comunicação de multi-portadoras de acordocom a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que mencionado circuitode enquadramento divide cada quadro de multi-portadora em segmentos dequadro, onde cada segmento de quadro de mencionado quadro de multi-portadora tem o mesmo número seqüencial de multi-portadora.
14. Sistema de comunicação de multi-portadoras de acordocom a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que circuito deenquadramento delimita cada quadro de multi-portadora através de um bit deinício e um bit de parada.
15. Sistema de comunicação de multi-portadoras de acordocom a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que mencionadoprogramador equilibra a carga através das múltiplas portadoras baseado nastaxas de velocidade de transferência de dados em cada portadora.
16. Sistema de comunicação de multi-portadoras de acordocom a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que controlador de RPPmantém um contexto de RLP após um portadora correspondente serderrubada e envelopa pacotes de RPPP retransmitidos para uma diferenteportadora.
17. Sistema de comunicação de multi-portadoras de acordocom a reivindicação 16, caracterizado pelo fato de que controlador de RPPtermina um contexto de RLP após um tempo pré-determinado ter passadodesde a transmissão de um último pacote de RLP sem um NAK.
18. Método para receber duas ou mais sub-correntes de umacorrente de informação em um sistema de CDMA de multi-portadoras,caracterizado pelo fato de compreender:- criar uma contexto de RLP para duas ou mais portadoras; e- receber cada sub-corrente dentro de um contexto de RLPcorrespondente através de uma portadora designada.
19. Método de acordo com a reivindicação 18, caracterizadopelo fato de adicionalmente compreender remontar mencionadas sub-correntes em mencionada corrente de informação.
20. Método de acordo com a reivindicação 19, caracterizadopelo fato de que cada sub-corrente compreende uma pluralidade de quadrosde multi-portadora, e onde cada quadro de multi-portadora é identificadoatravés de um número seqüencial de quadro correspondente para remontarmencionados quadros de multi-portadora recebidos através de umapluralidade de portadoras.
21. Método de acordo com a reivindicação 18, caracterizadopelo fato de adicionalmente compreender enviar um reconhecimento negativoquando um pacote de RLP perdido é detectado.
22. Método de acordo com a reivindicação 21, caracterizadopelo fato de adicionalmente compreender persistir um contexto de RLP parauma portadora derrubada e envelopar mencionado reconhecimento negativopara portadora remanescente.
23. Método de acordo com a reivindicação 22, caracterizadopelo fato de adicionalmente compreender receber mencionados pacotes deRLP transmitidos através da portadora remanescente.
24. Sistema de comunicação de multi-portadoras,caracterizado pelo fato de compreender:- um receptor para duas ou mais sub-correntes de uma correntede informação através de diferentes portadoras,- um controlador de RPP para manter um contexto de RLPpara cada uma das duas ou mais mencionadas portadoras; e- um desmultiplexador para remontar uma corrente de dadosde entrada das duas ou mais sub-correntes.
25. Sistema de comunicação de multi-portadoras de acordocom a reivindicação 24, caracterizado pelo fato de que cada sub-correntecompreende uma pluralidade de quadros de multi-portadora, e onde cadaquadro de multi-portadora é identificado através de um número seqüencial dequadro correspondente para remontar mencionados quadros de multi-portadora.
26. Sistema de comunicação de multi-portadoras de acordocom a reivindicação 24, caracterizado pelo fato de que mencionadocontrolador de RLP envia um reconhecimento negativo quando um pacote deRLP perdido é detectado.
27. Sistema de comunicação de multi-portadoras de acordocom a reivindicação 21, caracterizado pelo fato de que controlador de RLPmencionado mantém um contexto de RLP para uma portadora derrubada eenvelopa reconhecimentos negativos de pacotes de RLP perdidos para umaportadora remanescente.
28. Sistema de comunicação de multi-portadoras de acordocom a reivindicação 27, caracterizado pelo fato de que o mencionadocontrolador de RLP recebe pacotes de RLP retransmitidos atravésmencionada portadora remanescente.
BRPI0612129-2A 2005-06-17 2006-06-16 método para transmissão de dados em um sistema de cdma de multi-portadoras, sistema de cdma de multi-portadoras, e, método para receber duas ou mais sub-correntes de uma corrente de informação em um sistema de cdma de multi-portadoras BRPI0612129A2 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US69136705P 2005-06-17 2005-06-17
US60/691,367 2005-06-17
US11/453,668 2006-06-15
US11/453,668 US7944992B2 (en) 2005-06-17 2006-06-15 Multicarrier CDMA system
PCT/US2006/023623 WO2006138648A2 (en) 2005-06-17 2006-06-16 Multicarrier cdma system

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0612129A2 true BRPI0612129A2 (pt) 2011-01-04

Family

ID=37618248

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0612129-2A BRPI0612129A2 (pt) 2005-06-17 2006-06-16 método para transmissão de dados em um sistema de cdma de multi-portadoras, sistema de cdma de multi-portadoras, e, método para receber duas ou mais sub-correntes de uma corrente de informação em um sistema de cdma de multi-portadoras

Country Status (10)

Country Link
US (1) US7944992B2 (pt)
EP (1) EP1897329B1 (pt)
JP (1) JP5059754B2 (pt)
KR (1) KR101234416B1 (pt)
CN (1) CN101199186B (pt)
AT (1) ATE492110T1 (pt)
BR (1) BRPI0612129A2 (pt)
CA (1) CA2612715C (pt)
DE (1) DE602006018916D1 (pt)
WO (1) WO2006138648A2 (pt)

Families Citing this family (18)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7965771B2 (en) 2006-02-27 2011-06-21 Cisco Technology, Inc. Method and apparatus for immediate display of multicast IPTV over a bandwidth constrained network
US8218654B2 (en) * 2006-03-08 2012-07-10 Cisco Technology, Inc. Method for reducing channel change startup delays for multicast digital video streams
US8031701B2 (en) 2006-09-11 2011-10-04 Cisco Technology, Inc. Retransmission-based stream repair and stream join
KR101261900B1 (ko) 2006-09-26 2013-05-08 에스케이텔레콤 주식회사 다중-rlp에서의 연속 rlp 일련번호 설정 방법 및장치
US7937531B2 (en) * 2007-02-01 2011-05-03 Cisco Technology, Inc. Regularly occurring write back scheme for cache soft error reduction
US8769591B2 (en) * 2007-02-12 2014-07-01 Cisco Technology, Inc. Fast channel change on a bandwidth constrained network
US7940644B2 (en) * 2007-03-14 2011-05-10 Cisco Technology, Inc. Unified transmission scheme for media stream redundancy
US20080253369A1 (en) * 2007-04-16 2008-10-16 Cisco Technology, Inc. Monitoring and correcting upstream packet loss
US8483223B2 (en) * 2008-02-01 2013-07-09 Qualcomm Incorporated Packet transmission via multiple links in a wireless communication system
US8787153B2 (en) * 2008-02-10 2014-07-22 Cisco Technology, Inc. Forward error correction based data recovery with path diversity
US8934405B2 (en) * 2008-05-06 2015-01-13 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) Method and apparatus for retransmission scheduling and control in multi-carrier wireless communication networks
US8199776B2 (en) * 2008-07-29 2012-06-12 Sony Corporation System and method for effectively transmitting content bursts to electronic devices
US7924754B2 (en) * 2008-09-23 2011-04-12 Telefonaktiebolaget L M Ericsson Multiple carrier acknowledgment signaling
US9401867B2 (en) * 2009-01-13 2016-07-26 Alcatel Lucent Method of handling transmission of data to a mobile device through multiple channels
US9125090B2 (en) * 2009-02-27 2015-09-01 At&T Mobility Ii Llc Staggered channelization code allocation for multi-carrier networks
US9168946B2 (en) * 2010-03-19 2015-10-27 Javad Gnss, Inc. Method for generating offset paths for ground vehicles
US10088265B2 (en) * 2016-02-09 2018-10-02 James Matthew Underwood Rear trunnion and folding stock fitting assemblies
US10862809B2 (en) * 2017-05-19 2020-12-08 Advanced Micro Devices, Inc. Modifying carrier packets based on information in tunneled packets

Family Cites Families (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPH09168006A (ja) * 1995-12-15 1997-06-24 Hitachi Ltd 通信装置および通信方法
US6256290B1 (en) * 1996-09-13 2001-07-03 Lucent Technologies, Inc. Multi-carrier CDMA transmission system with frequency and transmit diversity
US6052812A (en) * 1998-01-07 2000-04-18 Pocketscience, Inc. Messaging communication protocol
FI105976B (fi) 1998-02-09 2000-10-31 Nokia Networks Oy Matkaviestimen suurinopeuksinen liityntä TCP/IP-verkkoon
KR20000075358A (ko) * 1999-05-27 2000-12-15 윤종용 이동통신시스템에서 라디오링크프로토콜에 따른 가변길이의 데이터 송수신 장치 및 방법
US6618375B2 (en) 1999-09-13 2003-09-09 Qualcomm, Incorporated Radio link protocol frame sorting mechanism for dynamic capacity wireless data channels
US7096261B2 (en) * 2001-03-12 2006-08-22 Qualcomm Incorporated Method and apparatus for providing multiple quality of service levels in a wireless packet data services connection
US7035201B2 (en) * 2001-04-20 2006-04-25 Mediatek Inc. Programmable transceiver structure of multi-rate OFDM-CDMA for wireless multimedia communications
US9270410B2 (en) * 2002-04-22 2016-02-23 Texas Instruments Incorporated MIMO PGRC system and method
JP4115784B2 (ja) * 2002-09-11 2008-07-09 三菱電機株式会社 再送制御方法および通信装置
KR20040038327A (ko) * 2002-10-31 2004-05-08 엘지전자 주식회사 무선 통신 시스템의 전송 안테나 할당 방법
US7403505B2 (en) * 2002-12-31 2008-07-22 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Resource granting in multi-carrier CDMA systems
EP1646170B1 (en) * 2003-08-20 2019-10-09 Godo Kaisha IP Bridge 1 Radio communication apparatus and subcarrier assignment method
TWI264194B (en) * 2004-02-06 2006-10-11 Univ Nat Chiao Tung Framework and method for multiple-input multiple-output (MIMO) multi-carrier code division multiple access communication system
US7839834B2 (en) * 2004-06-18 2010-11-23 Qualcomm Incorporated Radio link protocols for a wireless communication system
US7583982B2 (en) * 2004-08-06 2009-09-01 Interdigital Technology Corporation Method and apparatus to improve channel quality for use in wireless communications systems with multiple-input multiple-output (MIMO) antennas
US7333421B2 (en) * 2005-02-22 2008-02-19 Interdigitial Technology Corporation OFDM-MIMO communication system using smart spatial symbol mapping and associated methods

Also Published As

Publication number Publication date
US7944992B2 (en) 2011-05-17
JP2008544657A (ja) 2008-12-04
JP5059754B2 (ja) 2012-10-31
CN101199186A (zh) 2008-06-11
CA2612715A1 (en) 2006-12-28
CA2612715C (en) 2013-02-05
ATE492110T1 (de) 2011-01-15
DE602006018916D1 (de) 2011-01-27
WO2006138648A3 (en) 2007-03-01
EP1897329A2 (en) 2008-03-12
US20070008934A1 (en) 2007-01-11
WO2006138648A9 (en) 2008-04-10
KR101234416B1 (ko) 2013-02-18
EP1897329B1 (en) 2010-12-15
CN101199186B (zh) 2014-07-30
KR20080022099A (ko) 2008-03-10
WO2006138648A2 (en) 2006-12-28

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0612129A2 (pt) método para transmissão de dados em um sistema de cdma de multi-portadoras, sistema de cdma de multi-portadoras, e, método para receber duas ou mais sub-correntes de uma corrente de informação em um sistema de cdma de multi-portadoras
US11387952B2 (en) Method and apparatus for processing reverse transmission resources in a mobile communication system
US6532211B1 (en) Communication device and method
US20050249183A1 (en) Method and device for transmission and reception over a distributed media access control network
EP2498434B1 (en) A flexible segmentation scheme for communication systems
KR100424654B1 (ko) 이동 통신시스템에서 라디오링크프로토콜에 따른 데이터 재전송 장치 및 방법
JP5284215B2 (ja) トランスポートブロックセットのセグメント化
EP1994670B1 (en) Hybrid automatic repeat request method in a mobile communication system and receiver apparatus therefor
JP5781655B2 (ja) データ再伝送要請のための制御メッセージを処理する方法及び装置
BRPI0414892B1 (pt) Método e aparelho para manipular blocos de dados em um sistema de comunicação móvel e método de processar blocos de dados em um sistema de comunicação móvel
WO2008097001A1 (en) Method and apparatus for transmitting/receiving variable-sized packet in a mobile communication system
JP2003289575A (ja) 基地局装置及びパケット伝送方法
JP4068881B2 (ja) 基地局装置及びパケット伝送方法
ES2354283T3 (es) Sistema cdma multiportadora.

Legal Events

Date Code Title Description
B06G Technical and formal requirements: other requirements [chapter 6.7 patent gazette]

Free format text: SOLICITA-SE A REGULARIZACAO DA PROCURACAO, UMA VEZ QUE BASEADO NO ARTIGO 216 1O DA LPI, O DOCUMENTO DE PROCURACAO DEVE SER APRESENTADO NO ORIGINAL, TRASLADO OU FOTOCOPIA AUTENTICADA.

B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: AS CLASSIFICACOES ANTERIORES ERAM: H04L 29/06 , H04L 5/02

Ipc: H04L 29/06 (1990.01), H04L 29/08 (1990.01)

B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B11E Dismissal acc. art. 34 of ipl - requirements for examination incomplete
B11T Dismissal of application maintained [chapter 11.20 patent gazette]