BRPI0612044A2 - cabeça de escova dental, e, método para fabricação de uma cabeça de escova dental - Google Patents

cabeça de escova dental, e, método para fabricação de uma cabeça de escova dental Download PDF

Info

Publication number
BRPI0612044A2
BRPI0612044A2 BRPI0612044-0A BRPI0612044A BRPI0612044A2 BR PI0612044 A2 BRPI0612044 A2 BR PI0612044A2 BR PI0612044 A BRPI0612044 A BR PI0612044A BR PI0612044 A2 BRPI0612044 A2 BR PI0612044A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
film
film strips
strips
toothbrush head
cleaning elements
Prior art date
Application number
BRPI0612044-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Uwe Bielfeldt
Silvia Stange
Frank Gliemroth
Ralph Macho
Ulrich Stirkel
Original Assignee
Braun Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Braun Gmbh filed Critical Braun Gmbh
Publication of BRPI0612044A2 publication Critical patent/BRPI0612044A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A46BRUSHWARE
    • A46DMANUFACTURE OF BRUSHES
    • A46D1/00Bristles; Selection of materials for bristles
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A46BRUSHWARE
    • A46BBRUSHES
    • A46B9/00Arrangements of the bristles in the brush body
    • A46B9/005Arrangements of the bristles in the brush body where the brushing material is not made of bristles, e.g. sponge, rubber or paper
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A46BRUSHWARE
    • A46DMANUFACTURE OF BRUSHES
    • A46D1/00Bristles; Selection of materials for bristles
    • A46D1/02Bristles details
    • A46D1/0207Bristles characterised by the choice of material, e.g. metal
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A46BRUSHWARE
    • A46DMANUFACTURE OF BRUSHES
    • A46D1/00Bristles; Selection of materials for bristles
    • A46D1/02Bristles details
    • A46D1/0238Bristles with non-round cross-section

Abstract

A presente invenção refere-se a uma cabeça de escova dental compreendendo uma pluralidade de elementos de limpeza substancialmente pedunculares, elásticos, os quais são fixados em um suporte de elementos de limpeza, preferivelmente na forma de grupos, e se projetam para fora do mesmo. A invenção também se refere a um método para fabricação de uma tal cabeça de escova dental. Assim, de acordo com esta invenção, cerdas ou filamentos tradicionais que regularmente têm fibras plásiLicas individuais como a forma de partida, que são então encurtados para o comprimento requerido das cerdas e combinados para formar grupos, não são usados como os elementos de limpeza. Ao invés de tais cerdas e/ou filamentos com propriedades mecânicas não direcionais, isto é, propriedades mecânicas que são as mesmas em todas direções através do eixo geométrico longitudinal, a presente invenção propõe que tiras de filme, que são fabricadas a partir de uma folha de filme por meio de métodos apropriados de separação. As requeridas propriedades mecânicas, especialmente direcionais, são proporcionadas às tiras de filme por meio de apropriada escolha do filme de partida, em particular sua espessura e da composição d o material bem como da escolha apropriado do formato geométrico. Assim, é facilmente possível em particular proporcionar diferentes propriedades mecânicas, tais como resistência à flexão, elasticidade, força de restauração, encurvamento sob flexão, etc., nas tiras de filme, de modo que elas têm diferentes propriedades nas diferentes direções através de seu eixo geométrico longitudinal.

Description

"CABEÇA DE ESCOVA DENTAL, E, MÉTODO PARA FABRICAÇÃODE UMA CABEÇA DE ESCOVA DENTAL"
A presente invenção refere-se a uma cabeça de escova dentaltendo uma variedade de elementos de limpeza elásticos essencialmente emforma de cerdas que são montados em um suporte de elementos de limpeza,preferivelmente combinados em grupos e se projetando para fora do suporte.
A invenção também se refere a um método para fabricação de uma tal cabeçade escova dental.
Em tradicionais cabeças de escova dental, filamentos e/oucerdas individuais são usualmente combinados em grupos e fixados nosuporte de elementos de limpeza da cabeça de escova dental na forma degrupos de cerdas. Isto pode ser efetuado ou por meio de um assim chamadométodo de apiloamento de âncora, no qual as cerdas são arranjadas em umaforma de U, com uma placa de âncora inserida entre as pernas das cerdas. Ogrupo de cerdas é então apiloado em um orifício no suporte de elementos delimpeza, com a placa de âncora sendo inserida através das cerdas que seestendem para dentro do rebaixo, de modo que ela é ancorada sobre suasparedes e retém as cerdas no rebaixo. Como uma alternativa para isto, tornou-se conhecido que as cerdas, que são combinadas em um grupo, podem sermoldadas ou fundidas no suporte de elementos de limpeza, que é produzidopor meio de moldagem por injeção de plástico, os grupos de cerdas com suasextremidades que devem ser encastradas no plástico sendo introduzidos nomolde de injeção de modo que eles são moldados ali na moldagem porinjeção do suporte de elementos de limpeza.
Com estas tradicionais cabeças de escova dental, todavia, édifícil proporcionar propriedades mecânicas direcionais às cerdas, isto é, aosgrupos de cerdas. Por exemplo, pode ser desejável proporcionar uma menorrigidez às cerdas e aos grupos de cerdas formados a partir das mesmas emuma direção que em uma outra direção, por exemplo, para se poder aplicarforças mais elevadas à placa dental, por exemplo, em uma direção quando dalimpeza dos dentes, enquanto que, com movimentos de limpeza em uma outradireção, forças menores devam ser geradas, por exemplo, para evitarferimento à gengiva e à mucosa oral, mas, em contraste, para meramentemassageá-las gentilmente. As cabeças de grupos de cerdas podem também seraparadas para somente um número limitado de formas e/ou complicadasformas de cabeça dos grupos de cerdas são difíceis de serem atingidas. Emgeral, as cabeças das cerdas propriamente ditas podem somente serarredondadas.
O WO 01/12013 Al revela uma escova dental e um método defabricação da mesma, em que os filamentos que funcionam como cerdas sãoprimeiramente colados e/ou soldados por suas seções de base sobre uma tiraem série uns após os outros. Por meio de enrolamento da tira com as cerdasfixadas à mesma, um grupo de cerdas é criado e então fixado a um suporte decerdas. É vantajoso aqui que por meio do alinhamento de sólidas cerdas fixasde diferentes comprimentos e/ou diferentes resistências umas após as outras, épossível atingir as propriedades visadas do grupo de cerdas resultantes.
Todavia, aqui, novamente, é difícil atingir propriedades mecânicas do grupode cerdas que são, de fato, direcionais, e em particular as propriedadesmecânicas das cerdas propriamente ditas não podem ser alteradas em umamaneira direcionalmente orientada, quando desejado.
Em oposição a esses antecedentes, o objetivo da presenteinvenção é criar uma cabeça de escova dental aperfeiçoada e um métodoaperfeiçoado para fabricação da mesma, ao mesmo tempo em que evita asdesvantagens do estado da arte e aperfeiçoa o último em uma maneiravantajosa. Em particular, uma cabeça de escova dental que pode ser fabricadapor meio de um método simples deve ser criada de modo que é possívelproporcionar as desejadas propriedades mecânicas que são diferentes comouma função de direção com relação aos elementos de limpeza e grupos deelementos de limpeza, de uma maneira simples.
Este objetivo é atingido de acordo com esta invenção por meiode uma cabeça de escova dental de acordo com a reivindicação 1. Em termosdo processo, o objetivo definido acima é atingido por meio de um método deacordo com a reivindicação 20. Formas de concretização preferidas dainvenção são matéria das reivindicações dependentes.
De acordo com esta invenção, cerdas ou filamentostradicionais não são usados como os elementos de limpeza; essas cerdas oufilamentos tradicionais regularmente usam fibras plásticas individuais como aforma de partida, que são então reduzidas para o comprimento requerido dascerdas e combinadas em grupos. Ao contrário de tais cerdas ou filamentos quetêm propriedades mecânicas não direcionais, isto é, propriedades que são asmesmas em todas direções através do eixo geométrico longitudinal, a presenteinvenção propõe usar, na qualidade dos elementos de limpeza, tiras de filmeque são fabricadas a partir de uma folha de filme por meio de um apropriadométodo de conformação que separa as tiras. As desejadas propriedadesmecânicas, em particular propriedades direcionais, podem ser proporcionadasa tais tiras de filme através de uma apropriada escolha do filme de partida, emparticular sua espessura e composição de material, bem como de umaapropriada escolha do formato geométrico. E, assim, possível, de umamaneira simples, proporcionar diferentes propriedades mecânicas, tais comoresistência à flexão, elasticidade, força de restauração, encurvamento sobflexão, etc., às tiras de filme, de modo que as propriedades são diferentes emdiferentes direções através do eixo geométrico longitudinal das tiras.
Em particular, um material de filme delgado pode ser usado naqualidade do material de partida para fabricação das tiras de filme, e umformato de corte pode ser proporcionado às tiras de filme, de modo que oselementos de limpeza individuais tenham uma seção transversal retangularcujo comprimento preferivelmente é um múltiplo de sua largura. Emparticular, um filme com uma espessura na faixa de 10 μπι a 500 μπι,preferivelmente aproximadamente 50 μηι to 250 μπι, pode ser usado naqualidade do material de partida. As tiras de filme são produzidas a partir deum tal filme, preferivelmente com uma largura de tira, que corresponde a pelomenos dez vezes a espessura do filme, preferivelmente pelo menos quinzevezes a espessura do filme. Por exemplo, tiras de filme com uma tira largurade 1 mm a 5 mm podem ser produzidas desta maneira.
Uma outra vantagem de tais elementos de limpezacompreendendo tiras de filme, ou, mais especificamente, sua seção transversalretangular tendo uma alta relação entre comprimento e largura, é que, emcomparação com cerdas tradicionais tendo uma seção transversal redonda,elas permitem melhor aplicação de creme dental nos dentes a serem limpos.
No caso de grupos de cerdas de filamentos tradicionais, os elementosabrasivos do creme dental são relativamente rapidamente dispersados parafora da área de limpeza do grupo de cerdas devido à área de base convexa dascerdas tradicionais, mas as tiras de filme chatas, isto é, em forma de folha,permitem que o creme dental e seus elementos abrasivos permaneçam sobrecabeça do grupo de elementos de limpeza e por um maior período de tempo e,desta maneira, realizem a ação de escovar sobre a superfície de dente a serlimpo, tendo assim um efeito positivo sobre a remoção da placa dental.
A fabricação das tiras de filme a partir de uma folha de filmepode contar com vários métodos de corte de conformação. De acordo comuma forma de concretização preferida da invenção, as tiras de filme sãopuncionadas para fora da folha de filme. Desta maneira, altas velocidades deprocessamento podem ser atingidas, por um lado, ao passo que, por outrolado, praticamente não existem limites para a variedade geométrica deformatos possíveis para as tiras de filme.
Como uma alternativa ou em adição, na fabricação das tiras defilme, métodos de corte, tais como corte a laser, podem também ser usados.Com a ajuda de ferramentas de corte, é possível aqui fazer cortes no filme departida e, desta maneira, elementos de limpeza individuais na forma de tirasde filme são criados a partir do filme que é originalmente coesivo. Avantagem deste método situa-se no simples processo de fabricação, mas nãopermite a produção de estruturas de qualquer formado desejado.
Em particular através do acima mencionado método depuncionamento de tiras de filme, uma ampla variedade de formatos pode serproporcionada aos elementos de limpeza em suas cabeças, que operam sobre asuperfície dental. Por exemplo, de acordo com uma forma de concretizaçãovantajosa da invenção, as cabeças das tiras de filme podem ter várias pontasde modo que o efeito de limpeza dos elementos de limpeza individuais podeser melhorado até uma extensão não insignificante porque seu efeito delimpeza emana principalmente a partir de suas pontas.
Em uma outra forma de concretização da presente invenção, oselementos de limpeza fabricados de um filme plástico. Para permitir melhoresvariações nas propriedades dos elementos de limpeza individuais, eles podemser fabricados a partir de um filme multicamada. Combinações de diferentesmateriais podem também ser usadas em particular aqui, por exemplo,diferentes camadas de plástico podem ser ligadas juntas para formar um filmelaminado multicamada. Os elementos de limpeza m vantajosamente tambémser formados de uma mistura de a plástico e um outro material não plástico,em particular um filme misturado de papel e plástico, um assim chamadolaminado de mistura de plástico-papel. Quando da fabricação dos elementosde limpeza a partir de tais misturas de plástico-papel, nas quais o componentede papel pode ser ajustado em uma variedade de maneiras, a capacidade de opapel absorver diferentes fluidos, especialmente água, pode ser utilizada emparticular. Devido à capacidade mais alta do papel absorver líquido,substâncias de aplicador líquida ou solúvel em líquido podem ser introduzidasno papel de modo que elas são liberadas na boca durante o uso,. Emparticular, é, por conseguinte, possível, até uma melhor extensão, introduzirsubstâncias quimioterápicas no local onde elas devem ser ativas, maisprecisamente diretamente sobre o dente ou sobre a gengiva. Váriassubstâncias de aplicador, por exemplo, substâncias aromatizantes, agentesantibacterianos, aplicadores que melhoram a circulação, etc., podem serintroduzidos aqui.
Como uma alternativa ou em adição, tais substâncias deaplicador podem também ser aplicadas nas tiras de filme por meio de umrevestimento superficial, que é mais simples no caso de filmes na qualidadedo material de partida para os elementos de limpeza do que quando do uso defilamentos e/ou cerdas individuais.
Essencialmente, as tiras de filme podem ser arranjadasindividualmente sobre o suporte de elementos de limpeza e fixadas ao mesmo.
Preferivelmente, todavia, os elementos de limpeza compreendendo tiras defilme são combinados em grupos e fixados em forma de grupo conjuntamenteno suporte de elementos de limpeza. Preferivelmente pelo menos alguns doselementos de limpeza que são combinados em um grupo aqui, são ligadosjuntos em sua base, preferivelmente sendo configurados integralmente emuma peça uns com os outros, pelo que os elementos de limpeza com sua baseinterconectada podem então ser fixados no suporte de elementos de limpeza.
Do ponto de vista da tecnologia de fabricação, é especialmentevantajoso, aqui, se tiras de filme individuais não são cortadas da folha defilme, mas, ao invés disto, uma fileira de tiras de filme arranjadas lado a ladoé fabricada com as tiras de filme sendo interconectadas em sua base por meiode uma fita similar a tira contínua. Por meio de dobramento e/ou enrolamentoda base similar a tira contínua desta peça em bruto de filme, isto é, partepuncionada, com as tiras de filme arranjadas sobre ela, é possível formar umgrupo de tiras de filme que pode então ser fixado no suporte de elementos delimpeza, opcionalmente após ser combinado com outras tiras de filme ououtros grupos de tiras de filme.
Em particular, os grupos de tiras de filme podem ser formadospor meio de empilhamento de vários de tais grupos de tiras de file que sãounidos por meio de uma base comum, um no topo do outro. Por meio dejunção de seções de base empilhadas desta maneira por meio de fixaçãoadesiva, aquecimento com luz infravermelha ou soldagem, um grupo defilmes pode ser formado facilmente. E especialmente vantajoso aqui que tirasde filme feitas de diferentes filmes de partida com diferentes propriedades dematerial podem ser empilhadas conjuntamente para controlar as propriedadesdo grupo de tiras de filme em uma maneira visada. Tiras de filme comdiferentes geometrias e/ou alinhamentos podem também ser empilhadas paracontrolar as propriedades mecânicas do resultante grupo de tiras de filme. Porexemplo, fitas de tira de filme com tiras de filme inclinadas para a esquerdapodem ser empilhadas em alternação acima de fitas de tira de filme com tirasde filme inclinadas para a direita para resultar em uma alta resistência à flexãoem ambas direções de limpeza. Alternativamente ou adicionalmente, asfileiras de fita de filme individuais podem ser arranjadas de modo que elas sãodeslocadas com respeito às fileiras empilhadas acima delas, resultando em umarranjo muito denso de elementos de limpeza. Da mesma maneira, tiras defilme de diferentes alturas e/ou diferentes larguras e/ou diferentes espessuraspodem ser empilhadas umas acima das outras.
A fixação das tiras de filme conjuntamente para formar gruposde tiras de filme no suporte de elementos de limpeza em particular podefundamentalmente ser efetuada em várias maneiras. De acordo com umaforma de concretização vantajosa da invenção, as tiras de filme podem serapiloadas na base dentro de um rebaixo no suporte de elementos de limpezaonde elas são ancoradas por meio de um elemento de âncora que se estendeatravés da seção de base da respectiva tira de filme. Para esta finalidade, ocorrespondente elemento de âncora pode ser injetado dentro do suporte deelementos de limpeza de modo que suas seções de extremidade se estendemdentro das paredes do suporte de elementos de limpeza que envolvem orebaixo e são seguras ali. Este tipo de fixação pode ser vantajoso emparticular quando grupos de filmes com tiras de filme alinhadas lado a ladoligados juntos integralmente em uma peça na base, são usados na maneiradescrita acima. O respectivo elemento de âncora pode se estender aqui atravésda seção de base em forma de tira da fileira de tiras de filme.
Como uma alternativa para o método de apiloamento acimamencionado, as fitas de filme podem também ser integralmente coladas com osuporte de elementos de limpeza, em particular sendo integralmente moldadasdentro dele. As tiras de filme que são combinadas para formar grupos de tirasde filme podem preferivelmente ser introduzidas em suas seções de base nocorrespondente molde de injeção antes de o suporte de elementos de limpezaser produzido por meio de moldagem por injeção. O material introduzido nomolde de injeção envolve as seções de base das tiras de filme de modo queelas são integralmente moldadas. Pode ser especialmente vantajoso aqui serebaixos são introduzidos nas seções de base das tiras de filme que devem serintegralmente moldadas, de modo que estes rebaixos são cheios com omaterial de moldagem quando da moldagem no suporte de elementos delimpeza de modo que uma conexão com ajuste devido à forma é estabelecidaem adição à colagem integral e/ou à conexão não positiva.
Estas características bem como outras, e as vantagens dainvenção, são derivadas não somente das reivindicações mas também daseguinte descrição de formas de concretização preferidas, de exemplo, combase nos respectivos desenhos, nos quais:
a figura 1 mostra uma vista lateral esquemática de uma cabeçade escova dental de acordo com uma primeira forma de concretização dainvenção, mostrando o arranjo das tiras de limpeza na forma de tiras de filme,a figura 2 mostra uma vista superior da cabeça de escova dafigura 1,
a figura 3 mostra um detalhe de vista lateral esquemática deuma cabeça de escova dental de acordo com uma outra forma deconcretização preferida da invenção, ilustrando o arranjo dos elementos delimpeza na forma de tiras de filme,
a figura 4 mostra uma vista superior de uma cabeça de escovadental da figura 3,
a figura 5 mostra uma vista lateral esquemática de uma cabeçade escova dental de acordo com a invenção, ilustrando o arranjo das tiras delimpeza na forma de tiras de filme.
A figura 6 mostra uma vista superior da cabeça de escova dafigura 5,
a figura 7 mostra uma vista lateral esquemática de uma cabeçade escova dental de acordo com uma outra forma de concretização dainvenção, mostrando o arranjo de fitas de limpeza na forma de tiras de filme.
a figura 8 mostra uma vista superior de cabeça de escova dafigura 7,
a figura 9 mostra uma vista lateral esquemática de uma cabeçade escova dental de acordo com uma outra forma de concretização dainvenção, mostrando o arranjo de fitas de limpeza na forma de tiras de filme.
a figura 10 mostra uma vista superior de cabeça de escova dafigura 9,
a figura 11 mostra uma vista em perspectiva total de umaescova dental com elementos de limpeza na forma de tiras de filme, onde oarranjo de tiras de filme é configurado como aquele na figura 1,
a figura 12 mostra uma vista em perspectiva de uma peça embruto de tira de filme para formar um grupo de elementos de limpeza de umaescova dental de acordo com uma das figuras precedentes,
a figura 13 mostra um diagrama ampliado em perspectiva,esquemático, de um grupo de elementos de limpeza formado de várias fileirasde tira de filme empilhadas uma acima da outra, e
a figura 14 mostra uma vista de detalhe ampliado a partir decima de uma cabeça de escova dental de uma forma de concretizaçãopreferida da invenção, mostrando o arranjo das tiras de filme individuais nosgrupos de elementos de limpeza.
As cabeças de escova dental 1 mostradas nas figuras consistemessencialmente de um suporte de elementos de limpeza 2 que pode ser feitode plástico por meio de moldagem por injeção, e um número de elementos delimpeza alongados 3, configurados como cerdas, falando toscamente, todosdeles sendo fixados ao acima mencionado suporte de elementos de limpeza 2e se projetando para fora do mesmo.
Pelo menos alguns dos acima mencionados elementos delimpeza 3 consistem de tiras de filme 4 que são fixadas em sua base aosuporte de elementos de limpeza 2 e se projetam para fora a partir de dele. Astiras de filme 4 são todas configuradas para serem elásticas, mas, devido aoseu formato geométrico bem como sua estrutura de material, elas sãovantajosamente configuradas com propriedades mecânicas que são diferentesem diferentes direções.
As tiras de filme 4 são combinadas para formar grupos deelementos de limpeza em uma maneira essencialmente similar àquela comescovas dentais tradicionais. Na forma de concretização de acordo com asfiguras 1 e 2, um grupo de elementos de limpeza 5 é provido com tiras defilme inclinadas na direção da cabeça da escova dental, um grupo deelementos de limpeza 6 arranjados centralmente é provido com tiras de filmeque se projetam em um ângulo reto para fora a partir do suporte de elementosde limpeza 2 e um grupo de elementos de limpeza 7 é provido com tiras defilme inclinadas em direção à traseira rumo ao cabo 8 da escova dental. Comoa figura 2 mostra, um total de quatro fileiras de grupos de elementos delimpeza é provido, com cada fileira 9, 10, 11 e 12, na forma de concretizaçãomostrada aqui, consistindo dos acima mencionados três grupos de grupos deelementos de limpeza tendo diferentes ângulos de inclinação.
Os grupos de elementos de limpeza 5, 6 e 7, cada,compreendem tiras de filme empilhadas umas acima das outras. Maisprecisamente, cada grupo de elementos de limpeza 5,6,1 compreende várioscompósitos de tiras de filme 13 empilhados uns acima dos outros, comomostrado na figura 12 como um exemplo. Um número de tiras de filme 4 éarranjado, umas após as outras, em fileiras, e são ligadas juntas integralmenteem uma peça com sua seção de base 14. O compósito de tiras de filme 13forma um pente, por assim dizer, com uma pluralidade de tiras de filme 4arranjadas umas após as outras em fileiras e se projetando para fora a partir desua seção de base 14. Estes compósitos de tiras de filme 13 podem serfabricados em particular por meio de puncionamento ou corte da folha defilme que serve na qualidade do material de partida, pelo que diferentesfilmes, por exemplo, filmes laminados multicamadas compreendendocamadas de plástico e camadas de papel podem ser usadas na maneira descritana introdução. Para formar grupos de cerdas 5, 6 ou 7, vários dos compósitosde tiras de filme 13 mostrados na figura 12 são empilhados uns acima dosoutros e ligados juntos na seção de base 14. Isto pode ser efetuado em umamaneira não positiva por meio de fixação adesiva ou por meio de integralfixação através de soldagem. Como uma alternativa ou em adição, as tiras defilme 4 podem também ser empilhadas umas acima das outras em uma talmaneira que o compósito de tiras de filme 13 é dobrado ou enrolado comomostrado na figura 12, de modo que várias tiras de filme passam a se situarumas acima das outras. Então, tiras de filme 4 tendo os mesmos formatosgeométricos podem ser colocadas umas acima das outras em várias maneirasde modo que elas coincidem e/ou tiras de filme tendo o mesmo formatogeométrico podem ser empilhadas umas acima das outras em uma tal maneiraque elas são deslocadas em relação a um outro na direção longitudinal daseção de base 14 e/ou na direção longitudinal das tiras de filme 4 e/ou tiras defilme 4 tendo diferentes formatos geométricos podem ser empilhadas umasacima das outras. É igualmente possível empilhar tiras de filme 4 tendodiferentes propriedades de material para definir as propriedades mecânicas dogrupo de tiras de filme, de modo que elas são diferentes em diferentesdireções, se necessário.
Após as tiras de filme 4 terem sido empilhadas umas acima dasoutras e unidas conjuntamente na maneira descrita acima, elas podem serfixadas no suporte de elementos de limpeza 2 na maneira descrita acima, emparticular por meio de moldagem integral, moldagem por injeção ou por meiode um método de apiloamento de âncora tradicional essencialmenteconhecido.
Como na forma de concretização ilustrada nas figuras 1 e 2, astiras de filme 4 de cada grupo individual de tiras de filme 5, 6 e 7 são, cada,empilhadas umas acima das outras de modo que elas coincidem. Embora astiras de filme 4 difiram em seus alinhamentos de grupo de tiras de filme paragrupo tiras de filme, não obstante as tiras de filme 4 sejam configuradas paraser geometricamente as mesmas que aquelas no mesmo grupo de tiras defilme 5, 6 ou 7 e sejam empilhadas umas acima das outras, de modo que elascoincidem. Como mostrado na figura 2, três compósitos de tiras de filme 13podem ser empilhados uns acima dos outros por grupo de tiras de filme 5, 6ou 7. Como mostrado na figura 1, as tiras de filme 4 podem vantajosamenteser puncionadas e/ou cortadas com duas pontas 15 e 16 em sua extremidadelivre, tornando assim possível tangivelmente melhorar o efeito de limpeza.
Na forma de concretização de acordo com as figuras 3 e 4,todas as tiras de filme 4 são combinadas em um único grupo de tiras de filme5, pelo que as tiras de filme 4 são também fabricadas aqui na maneira descritaacima usando compósitos de tiras de filme 13 puncionados e/ou cortados, osquais são empilhados uns acima dos outros. Como as figuras 3 e 4 mostram,todavia, tiras de filme 4 de diferentes geometrias são empilhadas umas acimadas outras de modo que elas são deslocadas umas em relação às outras. Comoa figura 3 mostra, as tiras de filme 4 diferem em comprimento, em particular.
Além disto, como a figura 4 mostra, as tiras de filme 4 são arranjadas demodo que elas são deslocadas umas em relação às outras na direçãolongitudinal dos compósitos de tiras de filme 13.
Na forma de concretização de acordo com as figuras 5 e 6, acabeça de escova dental 1 inclui grupos de elementos de limpeza 5, 6 e 7 queestão no lado exterior, cada um formando fileiras de grupos de elementos delimpeza 9 e 10 (ver a figura 6). Grupos de cerdas 17, tradicionais, são fixadosno suporte de elementos de limpeza 2 entre estas duas fileiras de grupos deelementos de limpeza 9 e 10.
Os grupos de elementos de limpeza 5, 6 e 7 compostos de tirasde filme 4 são caracterizados nesta forma de concretização por seus diferentesformatos geométricos e opcionalmente suas diferentes propriedades dematerial. No grupo de tiras de filme 5 que está situado na cabeça do suportede elementos de limpeza 2, existem tiras de filme curvas 4 que são encurvadasem direção à cabeça da escova dental. Os grupos de tiras de filme 6arranjados no centro consistem de tiras de filme 4 de uma pequena largura,que se projetam em um ângulo reto (ver a figura 5). Todavia, as tiras de filme4, que são arranjadas em direção ao cabo da escova dental e formam o grupode tiras de filme 7, têm uma largura muito maior. Além disto, elas são, cada,providas com múltiplas pontas 15, 16.
Na forma de concretização mostrada nas figuras 7 e 8, osgrupos de tiras de filme 5 compreendendo tiras de filme 4 são arranjados emum padrão de estrela sobre o suporte de elementos de limpeza 2, cada grupode tiras de filme 5 tendo uma seção transversal retangular sobre o total. Cadagrupo de tiras de filme 5 é composto de múltiplos compósitos de tiras de filme13 com tiras de filme arranjadas em fileiras umas após as outras na maneiradescrita acima, unidos por meio de uma seção de base comum 14 eempilhados uns acima dos outros. Por exemplo, as tiras de filme 4 podem serarranjadas com um deslocamento uma relação à outra, resultando em umdenso empacotamento de tiras de filme 4. Um grupo de cerdas 17 de cerdastradicionais e/ou filamentos assenta-se no centro do arranjo de grupos defilme em forma de estrela. Como mostrado na figura 7, os elementos delimpeza 3 formados por meio de tiras de filme podem ter um comprimentoconsideravelmente mais curto do que o tradicional grupo de cerdas 17.
Quase que qualquer formato pode ser proporcionado às tiras defilme 4 por meio de puncionamento das tiras de filme 4 de filme plástico oufilme laminado, como ilustrado na 9. O grupo de tiras de filme 5 situado nacabeça do suporte de elementos de limpeza 2, aqui, consiste de tiras de filme4 tendo um contorno em ziguezague, enquanto que o grupo de tiras de filme 6arranjado voltado para o cabo 8 é formado de tiras de filme 4 tendo tiras defilme 4 que se adelgaçam em direção à ponta aproximadamente em umaforma de vulcão. Aqui novamente, como a figura 10 mostra, múltiploscompósitos de tiras de filme 13 são empilhados uns acima dos outros.

Claims (34)

1. Cabeça de escova dental tendo uma pluralidade deelementos de limpeza elásticos (3) essencialmente em forma de cerdas, quesão combinados em um suporte de elementos de limpeza (2), preferivelmentepara formar grupos (5, 6, 7), e fixados de modo que eles se projetam para foraa partir da cabeça, caracterizada pelo fato de que os elementos de limpeza (3)compreendem tiras de filme (4).
2. Cabeça de escova dental de acordo com a reivindicaçãoprecedente, caracterizada pelo fato de que os elementos de limpeza (3) têmuma seção transversal retangular, cujo comprimento é um múltiplo de sualargura.
3. Cabeça de escova dental de acordo com qualquer uma dasreivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que as tiras de filme (4)têm uma espessura entre ΙΟμοε 500 μηι, preferivelmente entre 50 μηι e 250μιη.
4. Cabeça de escova dental de acordo com qualquer uma dasreivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que a largura das tirasde filme (4) é pelo menos dez vezes, preferivelmente pelo menos quinzevezes a espessura das tiras de filme (4).
5. Cabeça de escova dental de acordo com qualquer uma dasreivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que pelo menos um doselementos de limpeza (3) é feito de filme plástico.
6. Cabeça de escova dental de acordo com qualquer uma dasreivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que pelo menos umelemento de limpeza (3) é formado de uma mistura de plástico e um outromaterial não plástico, em particular um filme misturado de plástico-papel.
7. Cabeça de escova dental de acordo com qualquer uma dasreivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que pelo menos umelemento de limpeza (3) compreende um filme laminado de multicamada.
8. Cabeça de escova dental de acordo com qualquer uma dasreivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que pelo menos umasubstância de aplicador, preferivelmente uma substância de aplicador líquidaou solúvel em líquido, é introduzida nas tiras de filme (4), em particular emum componente de papel das tiras de filme (4).
9. Cabeça de escova dental de acordo com qualquer uma dasreivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que as tiras de filme (4)têm um revestimento superficial contendo pelo menos uma substância deaplicador.
10. Cabeça de escova dental de acordo com qualquer uma dasreivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que os elementos delimpeza (3) têm propriedades mecânicas direcionais, em particular rigidez,forças de restauração e/ou propriedades de encurvamento que são diferentesem direções transversais diferentes.
11. Cabeça de escova dental de acordo com qualquer uma dasreivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que os elementos delimpeza (3), cada, têm várias pontas (15, 16).
12. Cabeça de escova dental de acordo com qualquer uma dasreivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que múltiploselementos de limpeza (3) são ligados juntos em seções de base (14),preferivelmente sendo configurados integralmente em uma peça uns com osoutros.
13. Cabeça de escova dental de acordo com qualquer uma dasreivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que múltiploscompósitos de tiras de filme (13) de múltiplas tiras de filme (4) ligadas juntassão combinados para formar um grupo de tiras de filme (5, 6, 7) e fixados nosuporte de elementos de limpeza (3) e/ou ligados juntos em suas seções debase (14), em particular por meio de fixação adesiva e/ou soldagem.
14. Cabeça de escova dental de acordo com qualquer uma dasreivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que múltiploscompósitos de tiras de filme (13) compreendendo tiras de filme (4) alinhadasem fileiras lado a lado e ligadas juntas integralmente em uma peça em suasseções de base (14) são empilhados uns acima dos outros e as camadas que sesituam umas sobre as outras da pilha resultante são ligadas juntas em umamaneira com fecho devido à força e/ou à substância nas seções de base (14)dos compósitos de tiras de filme (13).
15. Cabeça de escova dental de acordo com qualquer uma dasreivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que as tiras de filme (4)de diferentes materiais e/ou diferentes geometrias e/ou diferentesalinhamentos são combinadas em um grupo de tiras de filme (5, 6, 7).
16. Cabeça de escova dental de acordo com qualquer uma dasreivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que elementos delimpeza de cerdas e/ou filamentos são providos próximos aos elementos delimpeza (3) de tiras de filme (4).
17. Cabeça de escova dental de acordo com qualquer uma dasreivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que pelo menosalgumas das tiras de filme (4) são inseridas em um rebaixo no suporte deelementos de limpeza (2) e são ancoradas ali por meio de um elemento deancoragem que se estende através das seções das tiras de filme (4) arranjadono rebaixo.
18. Cabeça de escova dental de acordo com qualquer uma dasreivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que pelo menosalgumas das tiras de filme (4) são moldadas com suas seções de base (14) nosuporte de elementos de limpeza (2).
19. Cabeça de escova dental de acordo com qualquer uma dasreivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que pelo menosalgumas das tiras de filme (4) têm seções de base (14) com rebaixos quepodem ser cheios por meio do material de moldagem que forma o suporte deelementos de limpeza (2).
20. Método para fabricação de uma cabeça de escova dental(1) como definida em qualquer uma das reivindicações precedentes, em queuma pluralidade de elementos de limpeza elásticos alongados (3) sãopreferivelmente combinados em grupos e fixados em um suporte deelementos de limpeza (2) de modo que os elementos de limpeza (3) seprojetam para fora a partir do suporte de elementos de limpeza (2),caracterizado pelo fato de que tiras de filme (4) que são cortadas a partir depelo menos uma folha de filme na qualidade do material de partida são usadascomo os elementos de limpeza (3).
21. Método de acordo com a reivindicação precedente,caracterizado pelo fato de que pelo menos algumas das tiras de filme (4) sãopelo menos parcialmente puncionadas.
22. Método de acordo com qualquer uma das reivindicaçõesprecedentes, caracterizado pelo fato de que pelo menos algumas das tiras defilme (4) são pelo menos parcialmente cortadas da folha de filme por meio decorte, em particular por meio de corte a laser.
23. Método de acordo com qualquer uma das reivindicaçõesprecedentes, caracterizado pelo fato de que um revestimento superficialcontendo pelo menos uma substância de aplicador é aplicado à folha de filmeantes de ela ser dividida em tiras de filme individuais (4)
24. Método de acordo com qualquer uma das reivindicaçõesprecedentes, caracterizado pelo fato de que pelo menos uma substância deaplicador é introduzida nas folhas de filme antes de elas serem cortadas emtiras de filme, em particular em um componente de papel da folha de filme.
25. Método de acordo com qualquer uma das reivindicaçõesprecedentes, caracterizada pelo fato de que múltiplas tiras de filme (4) sãoempilhadas umas acima das outras e fixadas como grupos de elementos delimpeza (5) no suporte de elementos de limpeza (2).
26. Método de acordo com a reivindicação precedente,caracterizado pelo fato de que as tiras de filme (4) que são combinadas paraformar uma pilha são ligadas juntas nas seções de base (14), em particular pormeio de fixação adesiva e/ou soldagem.
27. Método de acordo com qualquer uma das reivindicaçõesprecedentes, caracterizado pelo fato de que um compósito de tiras de filme(13) tendo múltiplas tiras de filme (4) que são arranjadas lado a lado e sãoligadas a uma seção de base comum (14) são cortadas da folha de filme.
28. Método de acordo com qualquer uma das reivindicaçõesprecedentes, caracterizado pelo fato de que um compósito de tiras de filme(13) tendo uma seção de base (14) coesiva e múltiplas tiras de filme (4) dediferentes geometrias integralmente moldadas sobre a mesma é fabricado.
29. Método de acordo com qualquer uma das duasreivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que o compósito detiras de filme (13) é dobrado ou enrolado para formar uma pilha de tira defilme e é então ligado no suporte de elementos de limpeza (2)
30. Método de acordo com qualquer uma das reivindicaçõesprecedentes, caracterizado pelo fato de que múltiplas tiras de filme (4) e/oucompósitos de tiras de filme (13) são empilhadas umas acima das outras efixadas como grupos de tiras de filme (5, 6, 7) no suporte de elementos delimpeza (2).
31. Método de acordo com a reivindicação precedente,caracterizado pelo fato de que compósitos de tiras de filme (13) empilhadosuns acima dos outros são ligados junto em suas seções de base (14), emparticular por meio de fixação adesiva e/ou soldagem.
32. Método de acordo com qualquer uma das reivindicaçõesprecedentes, caracterizado pelo fato de que um grupo de tiras de filme (5, 6,-7) é tampado em um rebaixo no suporte de elementos de limpeza (2) parafixar as tiras de filme (4) no suporte de elementos de limpeza (2), onde elassão ancoradas por meio de um elemento de ancoragem que se estendetransversalmente e introduzido no rebaixo que se situa sobre uma seção dastiras de filme e é ancorado nas paredes do rebaixo.
33. Método de acordo com qualquer uma das reivindicaçõesprecedentes, caracterizado pelo fato de que as tiras de filme (4) são fixadas nosuporte de elementos de limpeza (2) de uma maneira não positiva e/ouintegralmente ligadas.
34. Método de acordo com a reivindicação precedente,caracterizado pelo fato de que as tiras de filme (4) são moldadas na superfíciede elementos (2), em particular sendo embainhadas circunferencialmente como material formando o suporte de elementos de limpeza (2) na moldagem porinjeção do suporte de elementos de limpeza (2).
BRPI0612044-0A 2005-06-16 2006-06-07 cabeça de escova dental, e, método para fabricação de uma cabeça de escova dental BRPI0612044A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102005027981A DE102005027981A1 (de) 2005-06-16 2005-06-16 Zahnbrüstenkopf sowie Verfahren zu seiner Herstellung
DE102005027981.3 2005-06-16
PCT/EP2006/005404 WO2006133832A2 (de) 2005-06-16 2006-06-07 Zahnbürstenkopf sowie verfahren zu seiner herstellung

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0612044A2 true BRPI0612044A2 (pt) 2010-08-17

Family

ID=37246458

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0612044-0A BRPI0612044A2 (pt) 2005-06-16 2006-06-07 cabeça de escova dental, e, método para fabricação de uma cabeça de escova dental

Country Status (10)

Country Link
US (1) US20090151101A1 (pt)
EP (1) EP1890570B1 (pt)
CN (1) CN101198265A (pt)
BR (1) BRPI0612044A2 (pt)
CA (1) CA2612499A1 (pt)
DE (1) DE102005027981A1 (pt)
DK (1) DK1890570T3 (pt)
ES (1) ES2386459T3 (pt)
RU (1) RU2007146774A (pt)
WO (1) WO2006133832A2 (pt)

Families Citing this family (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20090113648A1 (en) * 2007-11-07 2009-05-07 Vaynberg Victoria Brush with an internal compartment
US8185999B2 (en) * 2008-06-20 2012-05-29 Colgate-Palmolive Company Oral care implement having tissue cleaning elements with directional cleaning
US8776302B2 (en) 2008-08-29 2014-07-15 Colgate-Palmolive Company Oral care implement
USD654696S1 (en) 2009-12-18 2012-02-28 Colgate-Palmolive Company Toothbrush handle with tissue cleaner
US8863345B2 (en) * 2009-12-18 2014-10-21 Colgate-Palmolive Company Oral care implement having a closed-loop arrangement of cleaning elements
USD654270S1 (en) 2009-12-18 2012-02-21 Colgate-Palmolive Company Toothbrush handle
USD675830S1 (en) 2009-12-18 2013-02-12 Colgate-Palmolive Company Toothbrush
USD654695S1 (en) 2009-12-18 2012-02-28 Colgate-Palmolive Company Toothbrush
EP2797551A1 (en) * 2011-12-27 2014-11-05 Koninklijke Philips N.V. Mouthpiece for cleaning teeth comprised of alternating layers of base and bristle components
USD724324S1 (en) * 2012-06-20 2015-03-17 Braun Gmbh Toothbrush head with tongue cleaner
CN105768527A (zh) * 2014-12-29 2016-07-20 邹钰 一种高效清洁的牙刷
CN104522995B (zh) * 2014-12-29 2016-08-31 叶雨玲 一种高效的牙刷

Family Cites Families (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB214701A (en) * 1923-01-19 1924-04-22 Morland Micholl Dessau Improvements in or relating to articles of or containing rubber as a substitute for bristles, fibres and the like, such as brushes, mats, floor coverings, grips and the like
US2171591A (en) * 1935-09-05 1939-09-05 Henry D Minich Brush
US2265102A (en) * 1940-05-21 1941-12-02 John L Grove Toothbrush
US2548255A (en) * 1947-01-06 1951-04-10 Edward P Cressler Single-use toothbrush
US2860011A (en) * 1953-03-25 1958-11-11 James F Dunn Method of making disposable tooth-brushes
GB9423421D0 (en) * 1994-11-19 1995-01-11 Smithkline Beecham Plc Novel device
US6041467A (en) * 1997-07-03 2000-03-28 Gillette Canada Inc. Toothbrush
US6210514B1 (en) * 1998-02-11 2001-04-03 Xerox Corporation Thin film structure machining and attachment
US5967617A (en) * 1998-03-02 1999-10-19 Zapanta; Gary Filament tape for cleaning and dental application
AU6775000A (en) 1999-08-17 2001-03-13 Gillette Canada Company Toothbrush and method for making a tuft of bristles usable in a toothbrush
ATE290804T1 (de) * 1999-09-20 2005-04-15 Kerrhawe Sa Bürste für die anwendung in der zahnrestauration
US6336242B1 (en) * 2000-03-15 2002-01-08 Chun-Lin Tseng Card type paper toothbrush
DE10164336A1 (de) * 2001-12-28 2003-07-17 Trisa Holding Ag Triengen Zahnbürste und Verfahren zur Herstellung einer solchen Zahnbürste
DE10212701B4 (de) * 2002-03-21 2015-05-13 Geka Gmbh Borste, Verfahren und Vorrichtung zu ihrer Herstellung sowie Borstenware
AR043336A1 (es) * 2003-01-20 2005-07-27 Glaxosmithkline Consumer Healt Cabeza de cepillo de dientes con cerdas triangulares y ondulantes

Also Published As

Publication number Publication date
CN101198265A (zh) 2008-06-11
WO2006133832A2 (de) 2006-12-21
EP1890570A2 (de) 2008-02-27
CA2612499A1 (en) 2006-12-21
WO2006133832A3 (de) 2007-02-22
EP1890570B1 (de) 2012-06-06
DK1890570T3 (da) 2012-09-10
DE102005027981A1 (de) 2006-12-28
ES2386459T3 (es) 2012-08-21
RU2007146774A (ru) 2009-06-20
US20090151101A1 (en) 2009-06-18

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0612044A2 (pt) cabeça de escova dental, e, método para fabricação de uma cabeça de escova dental
AU714961B2 (en) Toothbrush
US6442786B2 (en) Toothbrush comprising a resilient flex region
JP2733586B2 (ja) 歯ブラシ
TWI421043B (zh) toothbrush
RU2422071C2 (ru) Зубная щетка
US8177553B2 (en) Dental strip
US6886207B1 (en) Toothbrush
BRPI0614152A2 (pt) cabeÇa de escova para uma escova de dentes, e, escova de dentes
BR112017010792B1 (pt) Instrumento de higiene bucal
BR0213113B1 (pt) cabeça de escova de dentes, e, escova de dentes.
BRPI0806941B1 (pt) implemento de higiene bucal
GB2391462A (en) Toothbrush
MXPA01012890A (es) Un cepillo de dientes.
JPH01500882A (ja) 歯掃除具
AU2017208408B2 (en) Novel device
TW200418408A (en) Toothbrush
US11672326B2 (en) Applicator device
JP2011024839A (ja) 歯ブラシ
JP6178801B2 (ja) ベース構成要素及び毛構成要素の層からなる複合材料を含む毛領域を有する歯ブラシ
US20100024142A1 (en) Non-planar brush
JP2004208816A (ja) 歯ブラシ
JP2004081286A (ja) 歯ブラシ
MX2007015374A (en) Toothbrush head and method for producing the same
WO2000076370A1 (en) Twin-headed toothbrush

Legal Events

Date Code Title Description
B06G Technical and formal requirements: other requirements [chapter 6.7 patent gazette]

Free format text: ESCLARECA O DEPOSITANTE DIVERGENCIA CONSTANTE ENTRE O NOME DA INVENTORA SILVIA STANGE CONSTANTE DO FORMULARIO 1.03 E A PUBLICACAO INTERNACIONAL - WO.

B06G Technical and formal requirements: other requirements [chapter 6.7 patent gazette]

Free format text: SOLICITA-SE A REGULARIZACAO DA PROCURACAO, UMA VEZ QUE BASEADO NO ARTIGO 216 1O DA LPI, O DOCUMENTO DE PROCURACAO DEVE SER APRESENTADO EM SUA FORMA AUTENTICADA; OU SEGUNDO MEMO/INPI/PROC/NO 074/93, DEVE CONSTAR UMA DECLARACAO DE VERACIDADE, A QUAL DEVE SER ASSINADA POR UMA PESSOA DEVIDAMENTE AUTORIZADA A REPRESENTAR O INTERESSADO, DEVENDO A MESMA CONSTAR NO INSTRUMENTO DE PROCURACAO, OU NO SEU SUBSTABELECIMENTO.

B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]

Free format text: MANTIDO O INDEFERIMENTO UMA VEZ QUE NAO FOI APRESENTADO RECURSO DENTRO DO PRAZO LEGAL